Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

DESMATERIALIZAÇÃO PARCIAL

Prosseguindo com alguns apontamentos sobre fenômenos de efeitos físicos, que são, em essencia, profundamente inteligentes, gostaria de narrar uma experiencia dessa natureza que desafia os cânones da ciencia tradicional. A desmaterialização parcial ou total de corpos materiais provocadas pelos espíritos. Vários cientistas já se debruçaram sobre o tema ostentando a perplexidade na face.

Entendemos não ser nada fácil para uma mente prisioneira dos conceitos cartesianos academicos aceitar a dissolução de um corpo físico nos moldes em que ocorre nas sessões experimentais espíritas. E o seu reaparecimento como se nada hovesse acontecido. A mecânica quântica agora é que começa a se ater mais claramente ao assunto. Afinal, ela sai da faixa de dimensão tridimensional e do conceito ortodoxo da matéria para alargar os horizontes na direção de novas dimensões e da compreensão de que a matéria existe em realidades vibratórias muito mais amplas do que se concebia.

Foi numa das noites de atividades voltadas para tratamentos de cura à distância, atividade esta em que podem ocorrer alguns fenômenos dessa natureza. Em um dado momento dos trabalhos, um amigo espiritual nos solicita a ida até as cabines onde ficavam duas médiuns em estado de transe, doando ectoplasma ou em desdobramento. Ao adentrar-mos à cabine, ficamos surpresos: uma das nossas tarefeiras da cabine, ressonando e parcialmente desmaterializada. Víamos nitidamente que uma parte do tórax até o abdômem não existia. Divisávamos, apenas, a espreguiçadeira onde repousava o seu corpo( ou o que dele restava). Creio que uns quatro de nós pode assistir o fenômeno. As pernas estavam cobertas com uma manta e não sei dizer se tambem estavam desmaterializadas. Quando a reunião chegou ao final, tudo estava normal. Ela estava completa.

O grande Alexander Aksakof, cientista russo, estudou esses fenômenos com afinco. Como todos os outros dessa natureza, representam convites para que aprendamos a olhar a vida por outros prismas, por angulações diferentes. A dinâmica da existencia, a profusão de transformações trazidas pelo conhecimento cientifico na atualidade, sinaliza a necessidade de termos a mente aberta para divisarmos um mundo novo, diferente daquele, estático, quase congelado, das estatísticas oficiais.

A realidade sub atomica nos proporciona o começo do estndimento que, na verdade, tudo o que é real, é desmaterializado. A substância densa da materia é apenas efeito das forças micro no universo invisível, causando a sensação de opacidade, materialidade. O que chamamos realidade(a matéria densa ) é um efeito ilusório nos nossos sentidos. A realidade na dimensão espiritual é tão concreta como a temos aqui na carne. Precisamos aprender a pensar como espiritos imortais que somos, sob pena de ver desmaterializar a fé, ante a torrente de provas que se avolumam nos dias que passam.

sábado, 29 de maio de 2010

PERFUME DO ALEM

Existem acontecimentos que se fixam em nosso coração como balizas de luz. São mensagens vivas da imortalidade falando da nossa origem e finalidade gloriosas. Dentre tantas experiencias que considero desses marcos, um deles foi uma visita que tive a oportunidade de fazer a um confrade, irmão de ideal, que estava bastante enfermo, na cidade de Caruaru. Estávamos presentes à esta visita eu, o Nando Cordel, Divaldo Franco e mais uns amigos. Em certo momento, o tribuno baiano solicitou um instante de prece pois ele iria aplicar um passe no querido irmão enfermo. Entramos em sintonia com o alto. Em determinado momento da aplicação da bio energia, eis que a sala simples se inunda de um forte cheiro de éter. Os médicos da espiritualidade ali estavam para expressar sua misericórdia. Dali à algum tempo, o forte cheiro de éter se esvai e imediatamente é substituido por encantador odor de rosas. Era uma fragância delicada, nos elevando a um clima de espiritualidade. Esse fenômeno chama-se olorização e o Divaldo é pródigo, graças à sua mediunidade de efeitos físicos, na produção desses fatos, demonstrando a presença dos imortais ao nosso lado.

Sempre me comovo com fatos dessa natureza. Me interesso muito pelo estudo dos efeitos físicos, não apenas pela oportunidade de comprovar o prosseguimento da vida após a morte mas, sobretudo, pelos recursos que podem ser utilizados para beneficiar os enfermos, como ocorria com a mediunidade do inesquecível Peixotinho. Nosso venerável Chico Xavier não só se interessava pelos fenômenos citados como ele mesmo serviu de instrumento para as materializações de espiritos durante quase tres anos, só parando por causa da avaliação feita pelos espiritos superiores de que o desgaste que acometia o missionário dePedro Leopoldo poderia interferir na tarefa maior da produção dos livros.

Ah, o perfume do alem! Recordo-me que, quando adolescente, por volta dos treze anos, quando ia ao Núcleo Espírita Ismael Gomes Braga, minha querida casa de origem, ainda no seu inicio, sentia um perfume agradável, que ainda hoje me provoca indefinível saudade. Como é pródiga a Bondade de Deus ao nos dar essa nesga de luz, esse consolo ante as dores da vida, esse bálsamo de imortalidade. Sem falar que, aos estudiosos, tais fenômenos comportam complexo e variado campo de análise e compreensão da grandeza da vida.Voltarei à este assunto mais adiante. Que possamos deixar o perfume da caridade onde passarmos, enchendo a vida de nossos irmãos de doce esperança e do odor sublime da vida imperecível.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

DROGAS

Elas são devastadoras, principalmente, a mais nova que pontifica vigorosamente na mídia,o crack. Durante tantos anos, elas entraram pelas nossas fronteiras e inundaram o país. Avançam sobre todos, principlmente os jovens. É uma praga que tambem vitima diversos outros países.

O que vou colocar aqui serve para outros governos que tivemos mas o atual está sendo emblemático com a falta de cuidado com o tema. Passados quase oito anos à frente do país, hoje, em ano eleitoral, surge campanha contra o crack.

Quando alcançaremos uma forma civilizada de se fazer politica neste grande e belo país? Droga é algo que se relaciona com tudo o que é destruidor: assassinatos, roubos, destruição de lares, desaparecimento da esperança, influencia espiritual negativa, debacle econômica das famílias vítimas, etc. É um problema que paraliza o bem estar social e corrói o futuro. Um plano de governo sério, sem oba oba eleitoral, a ser aplicado por governos sucessivos, independente se da mesma facção politica. Investimento na família, na educação, em paralelo com estratégia bem delineada na repressão ao tráfico. O dinheiro destrutivo das drogas, sabe-se, tambem financia até campanha eleitoral e não só por aqui. O tema é delicado e urgente.

Sei que alguns amigos do blog não gostam quando falo algo que se relaciona com politica. Já até me falaram pessoalmente sobre isso. Discordo deles. Se o Espiritismo auxilia na medicina, na psicologia, na advocacia, nas artes, em todas as atividades humanas, por que não faria luz sobre essa atividade humana tão importante por atingir a coletividade? Por que não entender a tarefa dessa natureza, que influencia a vida de todo cidadão? Não capactuo com a idéia que nosso pensar sobre a vida nos alienie da realidade que nos cerca. Religião não é o ópio do povo, como já dissera um pensador comunista. Com o Espiritismo, religião é dinâmica, atividade constrtutiva para a coletividade a partir da nossa mudança moral. O que não devemos fazer é politica partidária e nem levar isso às nossas atividades doutrinárias. Jamais. Não sou ligado a nenhum partido( e não serei). Meu partido é o Evangelho e a mensagem libertadora da doutrina que abracei. Aprendi, desde cedo, que os poderes da Terra são transitórios. Que os governantes passam, só Deus comanda para sempre. Agora, dentro dos princípios que abraçamos, precisamos mostrar lucidez e, até, indignação, pelos fatos que dificultam o avanço da luz.

Portanto, cuidemos dos nossos filhos, ofertando-lhes amor e estrutura moral adequada. E torçamos para que nossos governantes, atuais e os vindouros, não brinquem de politica,de gato e rato, com uma socidade devastada pelas drogas já há muito tempo. Que tracem diretrizes sérias com metas para muitos anos e não qundo chega a campanha eleitoral. Isto indica a seriedade de uma nação e se ela se aproxima do estado de verdadeira civilização.

Foi um alerta e um sincero desabafo de um coração que é pai de tres meninas. Me perdoem se desgostei alguns dos meu queridos participantes. Sou sincero.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

MEU AMIGO E O CÂNCER

Fui chamado por um jovem que deu-me o recado de um querido amigo de juventude. Eu sabia que ele estava com um câncer devastador no reto. Já o havia visitado na residencia em que ele está abrigado. Trabalhava em construção civil numa grande empresa brasileira, lá no Rio Grande do Sul. O problema surgiu agressivo. Tudo muito rápido.

Fui ao seu encontro após o recado que ele desejava falar-me. Encontrei-o muito magro mas não abatido como fosse de esperar. Abraçamo-nos como naqueles longínquos tempos de grupo de jovens. Entramos na casa e fomos até o seu leito. Uma saudade dos velhos tempos invadiu-me com uma certa suavidade. O amigo me falou que a quimioterapia e a rádioterapia não funcionaram e os médicos lhe deram apenas cerca de dois meses de vida. Ouvi com serenidade, embora sensibilizado pela situação. Ele me falava isso com grande naturalidade e altivez. não havia qualquer expressão de mágoa ou frustração, muito menos de medo, na sua voz .

-Não estou com medo de morrer, meu amigo. Voce me conhece e sabe que eu estou falando a verdade.

Ele tem conhecimento espirita. Várias vezes, em nossa juventude, conversávamos sobre Espiritismo e,quando me dediquei à causa, algumas vezes estivemos juntos trocando idéias à respeito. Ele sabe que a vida continua e não teme a passagem. Percebi grande sinceridade no que ele me dizia sobre se sentir preparado para a "viajem". Muito sereno e tranquilo quando se referia ao fato de ter possíveis dois meses de vida física. Quantos de nós guardaria tal serenidade e calma com semelhante noticia?

Vi mais uma vez como o conhecimento da verdade espiritualista é capaz de assegurar firmeza e tranquilidade à alma que sofre. A resignação do meu amigo ante a doença era comovente. E desejava apenas solicitar-me a presença em seu feneral, ao lado de um nosso amigo em comum, o pastor Herivaldo, da igreja Batista da COHAB, belo missionário de Jesus em nosso municipio.

Fitei o amigo nos olhos e tentei passar-lhe o meu carinho, o meu afeto verdadeiro. Era um gigante que estava ali, conversando comigo. Agigantou-se ante os meus olhos. Ainda que ele se vá em dois meses, o cancer não o venceu. Ele viaja vencedor. Sabe que a doença é puificadora. E está pronto para avançar na direção das luzes mais belas dos mundos melhores. Assim espero.

Graças ao Espiritismo pudemos conversar com proveito à respeito da sua partida. E divisamos o amanhã.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

TRANSTORNOS MENTAIS 2

Nossa singela e breve abordagem sobre o tema suscitou comentários à respeito. Nossa irmã Fau falou do sofrimento causado em sua familia por uma situação que envolve um seu familiar. Comprendemos sua dor. Os sofrimentos são muitos, não apenas para a vítima direta bem como para os familiares.

A mente humana é ainda um grande desafio. Não sabemos nem 10% de sua realidade. Quando se retira a idéia do espirito imortal de suas conjeturas, as diversas escolas de tratamento psíquico ficam extremamente limitadas em suas buscas para minorar tais sofrimentos.

Nossa Fau escreveu fazendo indagação quanto ao por que de tal provação em seu familiar e, naturalmente, para toda a família. Essa indagação reforça meu argumento de que o caminho mais eficiente e adequado para cuidar dos transtornos mentais passa pela questão do espirito e, em muitos casos, com sua realidade relacionada com existencias passadas. Claro que só constatar o fato não significa sanar o problema. Mas é uma etapa importante no rumo da recuperação.

Não há provação eterna. E toda ela se fundamenta num paradigma de seu objetivo; Curar o ser, filtrando energias problemáticas localizadas no psiquismo de profundidade, onde dormem- e quase sempre despertam- traumas, remorsos, que estruturam os quadros de dissossiação da personalidade, os surtos psicóticos, as circunstancias relacionadas à compunsões obsessivas, ao transtorno bipolar, etc.

Trabalhar pela harmonização da alma enferma é componente fundamental dentro dos esforços para amenizar crises e, até, se obter a recuperação do paciente. Com certeza, cara Fau, seu querido familiar vai encontrar a saúde definitiva. Espero que seja o mais breve possível. Não há provação para sempre e a imortalidade nos fala dos objetivos sagrados da vida. Ao lado dos tratamentos médicos convencionais, que não devem ser esquecidos pois são de muita valia, o atendimento espiritual em uma instituição séria, dedicada ao conhecimento espirita, creio que será sempre bem vindo objetivando a melhoria daquele que sofre tais tormentos.

Torço por ele, Fau. Peçamos à Deus, em sua misericórdia, que permaneça amparando-o e lhes dando forças para vencer tal peleja. O amanhã, cara amiga, será de felicidade e luz, para ele e todos voces. Confie. Persevere em sua fé. Deus está a postos.

terça-feira, 25 de maio de 2010

TRANSTORNOS MENTAIS

Não sou especialista da área psiquiátrica mas o espiritismo nos auxilia com fartas luzes a viajar pelos meandros da complexa mente humana, adentrando-nos no campo dos trantornos mentais. Óbvio que temos que enfatizar as magníficas contribuições dos gênios que matizaram com suas descobertas o universo mental. Freud e Jung são duas pontas de lança nessa área delicada. As diversas escolas, como a psicologia analítica ou o Behaviorismo, trouxeram luzes importantes no estudo dos sofrimentois mentais. A chamada quarta força da psicologia, a transpessoal enveredou por aspectos mais amplos, uma visão integral do ser humano, chegando aos vãos da imortalidade da alma e suas várias existências na carne.

Como eu escrevi no início desta postagem,o Espiritismo, que é uma doutrina de cunho psicológico, já que estuda a alma humana, traz uma extraordinária contribuição sobre esses transtornos compulsivos-obsessivos, as esquizofrenias, as neuroses de variado jaez, as síndromes múltiplas, etc. Antes da psicologia transpessoal, a ciencia espirita já abordava a questão da reencarnação como elemento explicativo para diversos desses transtornos. Ensina-nos a doutrina que não se pode descartar os traumas e complexos oriundos das existencias anteriores que o espirito traz impregnado nos tecidos mais sutis de seu ser. A mente grava, de maneira vigorosa, as experiencias vividas.

Dentro das causas que originam os diversos transtornos mentais, alem dos conflitos de consciencia que atravessam mais de uma encarnação, encontra-se, tambem, a obsessão, essa verdadeira epidemia que envolve grande parcela da humanidade, senão quase toda ela. a obstinada ação de mentes desencarnadas agindo sobre os homens, seja em atitude de vingança por circunstâncias relacionadas em vidas anteriores, seja devido à invigilância no comportamento atual da vítima, oferecendo num como no outro caso, as brechas psíquicas de cunho moral que estabelecem o poder de influencia desses espiritos infelizes.

A medicina psíquica do amanhã não irá descartar esses dois fatores na sua saga de cuidar da saude mental das criaturas. As limitações de uma psicologia e uma psiquiatria sem alma, dentro do modelo organicista, cartesiano, já indica claramente esse salto na direção da imortalidade. Muitos profissionais da área já se renderam à esses fatores paranormais e outros tantos já se sentem impotentes para tratar certos casos que evidenciam aspectos mais profundos que àqueles divisado pelo academicismo.

A conjugação entre a ciencia e a moral será perfeitamente delineada pela compreensão de que os dois aspectos estão intrinsecamente unidos. O vai e não tornes a pecar que Jesus exarava ao curar um enfermo é extremamente expressivo e a medicina atual já descobre essa relação. Nossos distúrbios morais se encontram na gênese de nossos transtornos mentais. A doença é a desarmonia da alma perante o equilíbrio das Leis Universais. Na investigação e terapeutica do futuro, nossos profissionais da área colocarão à frente de seus consultórios: " Vai e não tornes a pecar...". Isso como orientação aos pacientes e para si mesmos.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CÉLULAS E REENCARNAÇÃO

Através do estudo das células, um dos mais renomados experts sobre o cosmo celular, o dr. Bruce Lipton, na sua obra a Biologia da Crença, descobre que as celulas são influenciadas pelo pensamento e, por intermédio da observação da vida desses pequeninos departamentos do nosso corpo físico, o grande cientista, que era materialista, não apenas se convence da transcendencia da vida como tambem ganha a certeza da reencarnação.

Os estudos de Lipton vem revolucionando o conhecimento biológico. Em alguns momentos, parece que estamos lendo André Luiz, espirito, se expressando sobre o tema. Coisas que o médico desencarnado escreveu através do Chico Xavier sobre as células reencontramos neste livro do conceituado cientista norte americano. Ele fala que as células são seres vivos, psiquismo e nosso André já fez referencia a isso.

Cada dia que passa estamos assistindo a ciencia aproximando-se de todas as conceituações espiritas à respeito da vida. Das possíveis formas diferenciadas de vida no espaço infinito à reencarnação. E o mais interessante é que esses estudos são elaborados totalmente fora do meio espiritualista. A verdade se espalha obedecendo aos planos de uma realidade superior. Bruce Lipton, assim como o diretor do projeto genoma humano, dr. Francis Collins, bem como o biólogo Rupert Shaldreick, estendem, na atualidade, oconhecimento mais amplo da manifestação da vida, nos moldes de uma era nova, voltada para uma visão mais espiritual da existencia. Sugiro, portanto, o livro a biologia de crença. E entrem no extase da inteligencia.

domingo, 23 de maio de 2010

COERENCIA

Minha inesquecível amiga Fátima Rabelo, da bela Aracaju, sugeriu uma abordagem sobre coerência. Questão extremamente interessante pela importância que tem tal qualidade dentro dos nobres objetivos da vida. A conquista da evolução passa por esse elemento tambem. Tentaremos objetivar nossa maneira de encarar o tema.

Ser coerente é, fundamentalmente, unir o que se pensa com o que se faz. É estruturar uma visão de mundo que corresponda ao que afirma o intelecto e o sentimento. É ser honesto consigo mesmo. É compatibilizar gesto e intenção.

Se abraçamos um corpo de ensinamentos tal qual no nosso caso de espiritista, não será de bom termo pregar uma coisa e agir diametralmente ao que se prega nem defender princípios em que, de fato, não se crê. Posso dar um exemplo de coerência relacionado com um fato que venho batendo aqui no blog: nas eleições, escolher candidatos que são contrários à nossa concepção em defesa da vida. Como espirita e cristão, como escolher alguem para votar que seja favorável ao aborto e tenha interesse em oficializá-lo? Como conjugar minha fala em defesa da vida e ao reencarne se coloco no comando quem pode agredir esse direito fundamental do Universo?

Nossa consciencia é o melhor termômetro para avaliar se estamos sendo coerente com nossa proposta de vida. Agora, não vamos confudir coerencia com engessamento de idéias. Se podemos progredir, isso implica que podemos mudar. Paralizar a mente por entender que se está sendo coerente não é coerencia.É como confundir humildade com subserviência. Não há contradição no que estou escrevendo. Questão de Leis superiores como o aborto não muda. Me refiro a compreensão de que estamos construindo a nós mesmos ao longo da evolução. Porem, se optamos por um ideal e seus princípios e se formatamos nossa filosofia de vida em cima dessa convicção, então, por coerencia, devo buscar a máxima sinceridade de vivência.

Espero que essas breves colocações possam ter atendido, na limitação desse espaço, à solicitação da Fátima, para quem envio um grande abraço e a minha convicção do belo ser humano que ela é (voces precisam conhece-la).Abraços, amiga.

FINAL DE SEMANA

Este final de semana foi esplendoroso em termos de atividades na difusão do pensamento espirita. Na abertura do primeiro encontro dos Magistrados Espiritas do Nordeste, um auditório encantador, lotado e vibrante. Lá estavam não apenas magistrados espiritas mas tambem os que não o são. Depois, viajamos para João Pessoa e na afetuosa capital paraibana, já no sábado à tarde, fazíamos um seminário na tradicional Casa da Vovozinha, sobre o tema : A Dimensão Humana da Mediunidade. À noite, proferimos uma palestra no Centro Espírita O Bom Samaritano, casa em que labuta meu querido amigo, o escritor Severino Celestino. Hoje pela manhã tivemos um encontro informal com trabalhadores de várias casas espiritas de João Pessoa e até da cidade interiorana Itapororoca. Foram momentos que permanecerão brilhando em meu coração. Este encontro foi na sede do Missionários da Luz, no bairro do Cristo Redentor, dirigido pelo meu queridíssimo João Araújo.

Segundo expressões dos que participaram da jornada, as reflexões ensejadas pelo pensamento espírita os levou a desejar efetuar algumas mudanças nas atitudes perante a causa que abraçamos. Fiquei extrtemamente feliz. Abraços à todos com votos de muita paz.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

MEDIUNIDADE

Novamente o tema volta à cena a pedido de uma amiga do Blog, a Fau. E ela faz algumas indagações pertinentes, sobretudo porque toca a experiencia comum das pessoas. Por exemplo, ela pergunta se todos nós somos médiuns e se a faculdade mediúnica pode mesm0 ser desenvolvida, etc. Um espaço como um blog não comporta maior aprofundamento face a alguns fatores de leitura fácil e outros mais. Vejamos se podemos auxiliar, no entanto, nas questões suscitadas acima.

Sabemos que a mediunidade é um estado mais agudo de sensibilidade. São chamados médiuns as pessoas que trazem, de forma ostensiva, essa propriedade de entrar em relação mais direta com a dimensão espiritual. Se todas as pessoas são médiuns, tornou- se uma indagação muito corriqueira no meio espirita e, naturalmente, não espirita. Embora alguns dedicados estudiosos defendam a idéia que nem todos são médiuns, sou favorável a idéia que sim. Somos todos médiuns. Me baseio na idéia kardequiana à respeito. Ora, dois são os elementos que favorecem o fenômeno mediunico: pensamento e perispirito. Todos nós temos o fluxo mental contínuo e irradiamos ondas magnéticas que entram em relação com outras ondas mentais de teor equivalente, ondas estas exaladas por encarnados ou desencarnados. Isso indica que influenciamos e somos influenciados muito mais do que imaginamos, embora não venhamos a nos dar conta disso. Quanto ao corpo espiritual ou perispirito, é elemento fundamental para que o fenômeno se dê ostensivamente. Todos temos perispirito. Isso implica em dizer que as condições, pelo menos,em termos de princípios de elementos disponíveis, existem para a mediunidade em todas as criaturas humanas. É uma faculdade psíquica inerente aos espíritos.

Em gérmem, somos todos médiuns. Agora, tecnicamente, chama-se médium a pessoa que apresenta a peculiaridade da ostensividade mediúnica. Podemos desenvolve-la? Claro, afinal, o próprio codificador fala-nos, em o Livro dos Médiuns, que isso é possível. São canais de sensibilidade que , não apenas podem ser abertos por uma vontade determinada e prática, como por circustâncias alheias à vontade da pessoa: uma doença que enfraqueça o organismo, um fato de natureza emocional impactante, etc.

E por que algumas pessoas apresentam essa condição mediunica desde pequenina? Aí adentramos a questão relativa aos compromissos reencarnatórios organizados antes da vinda ao mundo. Quando isso ocorre, conforme verificamos na excelente obra do espirito André Luiz, psicografada por Chico Xavier, Os Mensageiros, tudo é organizado na estrutura orgânica do reencarnante para lhe favorecer as condições psíquicas e a implementação fisiológica que favoreça a ostensividade mediunica. Lembremos Kardec quando nos diz que a faculdade é psíquica, porem, radica-se no organismo. Este teria a predisposição para essa ostensividade. Com a obra de André Luiz, entendemos onde nasce essa predisposição orgânica. Sugiro, tanto a leitura dessa obra como a leitura do Livro dos Médiuns e Nos dominios da Mediunidade,de André Luiz.

Importante termos em vista que a questão moral é imprescindível no tocante a que tipo de espirito o médium sintoniza. Conforme seja a vida moral do medianeiro, a natureza moral das entidades que utilizem essa hiper sensibilidade será correspondente. A mediunidade em si é um instrumento neutro. Sua utilização, porem, depende da espiritualização do medium. Ela pode ser uma faculdade geradora de felicidade, auto-estima elevada e bem estar ou pode se transformar em canal de angústia e agonia pelos fatores acima expostos.

São raros na Terra os médiuns por conquista evolutiva. A grande maioria ganha esse "presente divino" para reordenar o próprio passado problemático através da prática da caridade, do bem que a mediunidade propicia à pessoa realizar. Portanto, a mediunidade não é um dom, no sentido de algo especial que só alguns privilegiados teriam recebidos de Deus através da natureza, e sim, recurso superior da vida que constitui nossa natureza espiritual, a espera de condições orgânicas propícias para se manifestar mais largamente. Quem se dispõe a amar dilata seu universo íntimo, tornando-se médium da luz e da esperança, antes de se-lo, apenas, em suas expressões fenomênicas. Espero ter sido útil, amiga Fau.

TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL 2

Me foi perguntado, por uma das nossas participantes, se para ocorrer um contato com o mundo espiritual via aparelhagem eletrônica,se faz necessária a presença de um médium. Embora a questão ainda seja controversa entre os pesquisadores, creio que não. Não é preciso um médium no sentido técnico da palavra conquanto acredito que os espiritos devam usar em certas condições, ectoplasma disponível. Não seria, no entanto, questão indispensável. Claro que se alguem que experimenta a transcomunicação for medium ostensivo, isso pode favorecer, de alguma forma o processo. Mas quero deixar claro que essa é uma opinião muito pessoal de um curioso e não de um especialista na temática. Como disse, me parece que até entre os dignos experimentadores a questão não se encontra devidamente resolvida. Como todo ser humano possui elementos propiciadores do mediunismo na sua natureza...

Mas o contato se relaciona, basicamente, com questões de eletrônica, aparelhagem em condições adequadas, etc. Sugiro, a quem se interessar, buscar os livros da Sonia Rinaldi e do Cloves Nunes, alem de outros internacionais relacionados ao tema, para sanar algumas dúvidas de natureza tecnica. Em o Livro dos Espiritos, estes dizem a Kardec que, até surgirem outras condições para o contato com os homens, os médiuns seriam os canais....etc. Recordemos que na época de Kardec não existia televisão e muito menos computadores. Ah, fiquem tranquilos os médiuns pois não sofrerão aposentadoria compulsória(rsrsrsrsr) pois a mediunidade permanecerá sendo recurso psíquico a caracterizar nossa ação no Universo em qualquer tempo da eternidade.

terça-feira, 18 de maio de 2010

TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL

Acho que todos já ouviram falar de transcomunicação instrumental, que vem a ser a modalidade de contato com os espíritos através de aparelhos eletrônicos. Na verdade, embora na atualidade vários engenheiros eletrônicos e físicos da Europa, assim como pesquisadores norte americanos, estejam realizando notáveis experimentos nessa área, inclusive através de computadores, esse fenômeno teve inicio, na linguagem mais moderna, na década de cinquenta do século passado.

Há uma boa literatura sobre o tema. Sugiro uma busca dos amigos que me leem. Quero, no entanto, dizer-lhes que tive oportunidade de realizar alguns experimentos, seja através de contatos por intermédio de uma das mais dedicadas pesquisadoras brasileira, Sonia Rinaldi, seja experimentando em meu próprio computador com a orientação da Sonia.

Posso dizer que é um fato. Não que a transcomunicação necessitasse do aval desse pobre escriba mas é que é sempre interessante quando temos oportunidade de atestar acontecimentos. Por essa via pude manter contato com minha avó, Maria da Paz, bem como com o espirito do Dr Aejandro, falecido médico espnhol que faz parte da equipe espiritual da nossa instituição. E esses contatos ocorreram através do computador da Sonia Rinaldi, num experimento não programado em seu apartamento do hotel em que estávamos na cidade de Natal, RN.

Claro que aprendemos em nossos estudos doutrinários a importância da seriedade e elevação de propósitos afim de atraírmos espiritos sérios e proteção para o intento. Embora grande parte dos pesquisadores internacionais não liguem muito para esse aspecto, consideramos fundamental para que não ocorra decepções nos experimentos.

O fato de termos essa possibilidade de contato por via eletrônica tambem nos fala desse momento ímpar que vive a humanidade."Derramarei meu espirito sobre toda a carne..." e poderíamos acrescentar que sobre aparelhagens sofisticadas tambem. A imortalidade se impõe de várias maneiras ao aflito homem da contemporaneidade. A morte será transmutada em mecanismo simples de saída do corpo denso sem desaparecimento da individualidade.

Foi emocionante escutar, impresso na gravação do computador, vozes que lá não estavam e que respondiam as nossas indagações. Um fremito suave nos envolveu. Na oportunidade do hotel, uma jovem que desencarnou em São Paulo de acidente de carro se fez presente. Conosco, uma senhora respeitável que a conhecia e se emocionou pelo inusitado contato. Assim,o véu do infinito se levanta um pouco mais, através de médiuns ou de recursos eletrônicos.Que tenham olhos para ver e ouvidos para ouvir a humanidade.

AVISO

Muitos amigos estão chegando agora ao blog. Por favor queiram ler as antigas postagens pois pode haver algo interessante e poderão postar comentários. Fiquem à vontade. Ah, e podem sugerir temas para abordagens.

PRECISAMOS

Creio que a consciencia da civilização começa a despertar, embora muito lentamente. É um movimento consistente e não mais retrocederá. Ante as mutações em curso podemos saber o de que precisamos para termos uma sociedade emancipada e madura. Necessitamos, em todos os postos da atividade humana, pessoas que estejam compromissadas com a verdade. De garis à politicos, administradores de nações. Precisamos de seres humanos sóbrios e leais, sinceros e transparentes, equilibrados e pragmáticos no que diz respeito a consciencia dos seus deveres. Sobretudo para os que dirigem coletividades, não devem ser radicais e precisam ter a sensibilidade social e o amor à cultura. Não minta e forje o futuro dos povos com o maior senso de respeito ao próprio passado , realizando no presente com vistas ao futuro.

Precisamos, em nós mesmos, estabelecer esses parâmetros que ansiamos para os outros, afim de que tenhamos a força do exemplo a guiar nossas expectativas. Sei que parece querer demais e um tanto utópico mas se não começarmos quando mudaremos a face do mundo?

A grande duna é formada pelos minúsculos grãos de areia e o assustador oceano se forja a partir das gotículas d'água. Precisamos começar. Mais preparo e menos ideologias equivocadas entre os que administram países. Mais médicos humanos, voltados para o paciente como pessoas do que os que só enxergam a doença, ao invés do doente. Mais artistas voltados à nobreza de sua inspiração e talento ao contrário dos que vulgarizam sentimentos e emoções. Mais exemplo que palavras. Mais querer do que apenas sonhar, mas sonhar, porque sem sonhos não se inicia a realidade. Mais coragem de se emocionar e de dar um abraço acolhedor. Mais coragem de reconhecer o erro pois se assim não for não identificaremos a necessidade de mudar.

Precisamos agir mais ao invés de esperar que o mundo torne-se melhor. Ele não mudará sozinho. Precisa do agente transformador, o ser humano, para alterar a realidade. Os que chegam ao mundo somem-se aos nossos sinceros esforços por uma civilização mais nobre e elevada. É possível. Precisamos crer e mais que isso, precisamos saber, que é possível. Essa é a energia motriz, a força concreta das transformações, a matéria prima do amanhã.

Não estamos sós e precisamos saber disso. Somos a argila do novo tempo. Somos a massa levedada. Somos o vaso sagrado.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

MAGISTRADOS

Em todas as áreas a vertente espiritual se faz presente. Próxima sexta- feira estarei proferindo a conferenia de abertura do Primeiro Encontro do Nordeste dos Magistrados Espiritas. Será na bela Campina Grande, Paraíba. Homens de indiscutível compromisso para com o funcionamneto das leids que regulam o convívio social estarão compartilhando pensamentos sobre a realidade espiritual da vida, sob o crivo da visão espirita. A ABRAME é a Associação dos Magistrados espiritas do Brasil e é a promotora do evento.

Sinto- me honrado de ter recebido o convite para realizar a conferencia de abertura de tão significativo evento, apesar de não ser da área do Direito, não ser nem Juiz ou Advogado. Tudo farei para dignificar nossa extraordinária mensagem. O Espiritismo clareia, tambem, os caminhos do direito, e não poderia ser diferente.

Na mesma noite viajo para João Pessoa pois no sábado tenho um seminário a ser realizado na Casa da Vovozinha, tradicional instituição paraibana. À noite, estarei no Centro Espirita Nosso Lar. Retorno no domingo após encontro informal com trabalhadores espiritas do Centro Missionários da Luz, no bairro do Cristo. Como vemos, o Senhor multiplica oportunidades para que não retornemos de mãos vazias depois desta encarnação.

AGUARDA

Amigos, como prometi, de vez em quando publicaremos alguma mensagem de amigos espirituais. Vai mais essa de Marta, que consta do livro Luz Para a Vida Sem Fim:

Aguarda

Nas noites tormentosas de teus passos, aguarda a ação de Deus onde não puderes mais atuar. Ele sabe o de que necessitas para vencer a borrasca.

Nos campos espraiados de espinhos, que espicaçam teus pés e varam teu coração, aguarda a Providencia Infalível que te reconhece viajor na dificil ascensão para a glória da imortalidade.

Nas horas dos testemunhos árduos, quando teus olhos derramarem as águas das dores íntimas, aguarda confiante o lenço sublime que te chegará `a face da alma no instante azado, a te enxugar o espirito encharcado.

Nos dias mais tristes ou nos minutos mais violentos, sob o acicate das moléstias ou sob a chuva amarga do fel da calúnia, aguarda, com serenidade, o supremo remédio Daquele que nos ama tanto que por dentro de nós permanece, aguardando nossos passos vitoriosos em direção do Seu amor.

Sempre pensando em ti Deus está e contigo permanece Ele desfraudando o futuro.

Não te envolvas na malha do desânimo pois quem tem a certeza do Seu Poder sabe que nada lhe faltará.

domingo, 16 de maio de 2010

FREI JOSÉ

Lá estava ele no evento espirita. Vestido com seu hábito franciscano, assistiu a todas as palestras. Participa de encontros de várias religiões. Coração ecumênico, Frei José realiza um trabalho social encantador na cidade de Maceió. Acolhe dezenas de moradores de rua, sobretudo, os drogados, intentando recuperá-los. Dizem que na casa que atende, em que socorre os desvalidos, tem retrato de Emmanuel, André Luis e Chico Xavier. Casa pobre, perfumada de amor.

Eu o conheci há alguns anos atrás no aniversário de 50 anos do Abrigo espirita Francisco de Assis. Hoje, ao término de minha palestra,disse-me que viu, durante toda minha abordagem, o espirito de uma moça sorridente ao meu lado. Provavelmente era Marta,minha querida orientadora espiritual.

A mente cristã, aberta, e seu coração dedicado aos mais necessitados, tem ampliado a sensibilidade mediúnica do querido Frei. Que Jesus o abençoe em seu apostolado, não permitindo que esmoreça em sua tarefa na religião que abraçou com tanta dedicação.

GRANDES ENSINAMENTOS

Voltei há pouco do Encontro médico espirita em Maceió. Foi um encontro de valiosas informações. Cada vez mais fico fascinado pela profundidade do Evangelho diante do que a ciencia está trazendo nos dias de hoje. A maneira como os médicos estão abordando a questão da saúde nos remete às palavras da Boa Nova. O pensamento está na construção de tudo. Nossas escolhas emocionais, a natureza dos nossos pensamentos, definem o surgimento ou não de patologias. Ao mesmo tempo, a saúde depende da natureza de nossos sentimentos. Estes regem nosso cosmo orgânico e comanda o sistema imunológico. Doenças brotam a partir da falta de perdão, das mágoas cultivadas, dos ressentimentos que nos envenenam. Temos possibilidades de escolher nossos caminhos. Podemos definir a área de nossa movimentação na vida. Sombras e tormentos ou luzes e plenitude. Vida é escolha. Qual a nossa?

sexta-feira, 14 de maio de 2010

NÃO DEU

Amigos não foi possível postar algum artigo. Voces devem ter observado, como a querida Debora de Coruripe, AL, que parecia um fenômeno de comunicação espiritual umas tentativas de postagem,rsrsrsrsrsrs. Vou tentar encontrar um meio de escrever lá do Encontro Médico Espirita. Fiquem na expectativa. Um abraço.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

AVISO

Amigos, tentarei postar algo mais, ainda hoje. Amanhã estarei viajando para a terra das Alagoas, afim de participar do Encontro dos médicos espiritas a que me referi em outra postagem. Face ao fato de viajar amanhã pela manhã, talvez não consiga postar algo até o próximo domingo. Mas, lá mesmo em Maceió, tentarei escrever. Sei que compreenderão e não irão me abandonar...rsrsrsrsrsr. Um abraço e paz para todos.

ESCRAVATURA E OS CONFLITOS ATUAIS.

Hoje comemora- se a libertação dos escravos negros no Brasil. Participei há pouco de um programa de rádio, abordando algo da vida do grande brasileiro Josue´ de Castro e sobre a escravidão.

Fiz uma abordagem que, creio, nos interessa enquanto busca de pacificação no planeta. Fiz uma pequena retrospectiva sobre o triste fato histórico de homens humilhados apenas por causa da cor da pele. Essa mancha dolorosa da humanidade( a Escravidão não apenas no Brasil) ainda hoje atiça angústias e indignação. Mas não foi uma questão da raça negra. Lamentavelmente, outras cores de pele sofreram tal monstruosidade em períodos distintos de nossa história.

A escravidão negra por parte de senhores poderosos brancos tem servido, na atualidade, de reação violenta(vale dizer, de uma minoria) em relação aos brancos. Pode-se defender a equidade sem precisar agredir um outro ser. Se levarmos em consideração que os grandes baluartes da abolição em todo o planeta foram homens brancos na sua grande maioria, isso deve nos fazer buscar o caminho do não preconceito de qualquer raça. Aliás, reforçando essa nossa reflexão, os brancos compravam escravos negros de outros negros que os escravizavam no continente africano. É fato histórico.

Essa triste página da nossa história deve permitir a indignação contra qualquer coisa dessa natureza, levando- nos a lutar com idéias e coragem contra qualquer tipo de exclusão social por qualquer motivo que seja.

Com a consciencia da reencarnação dificilmente alguem irá cultivar preconceitos de qualquer naipe. Hoje estou no genero masculino, amanhã, poderei renascer no sexo feminino. Hoje sou brasileiro mas, e amanhã, em que país renascerei? Portanto, estamos nesta ou naquela condição, no entanto, pertencemos a unica raça cientificamente comprovada, a raça humana. A cor da pele, morfologicamente masculino ou feminino, economicamente rico ou pobre, porem, são situações transitórias. Somos, na verdade, espiritos imortais, cidadãos do Universo. Daí, dessa consciencia, nascem a tolerância, a indulgência, a humildade, o respeito ao outro e à sua diversidade.

Que outras formas de escravidão tambem sejam banidas da face da Terra, tais como: a escravidão moral, a escravidão aos sentidos das paixões animalescas, a escravidão à juventude, onde se rejeita o passar do tempo, a escravidão da posse, enfim, tudo aquilo que nos prende às expressões mais baixas da vida. Unidos pelo sentimento da mais profunda fraternidade, construamos um outro momento para a nossa humanidade, a partir da adesão ao sublime desígnio da Grande lei da vida - o Amor.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PROGRAMA DE RÁDIO

Vim agora há pouco de um programa de rádio cujo tema foi sobre a Nova Família. Foi um programa altamente construtivo, com os ouvintes interagindo. Foram muitas perguntas e parabens dados à rádio pelo tema. Ao meu lado estava uma simpática psicologa e um educador de uma escola municipal. Várias questões relacionados com as dificuldades da relação familiar foram levantadas. E vimos a sede de orientação que as pessoas tem de orientação sadia. Como espiritas e espiritualistas precisamos ter um posicionamneto seguro, refletindo, inclusive, em nossos equívococ e acertos. Voltarei com noivos assuntos assim que puder.

P.S. - A felicidade foi enorme ao receber um comentário de um rapaz que não vejo há um bom tempo e por quem tenho grande carinho. Valeu, querido Wagner. E que bom que voce entendeu minha posição. Aliás, não poderia ser diferente. Abraços.

terça-feira, 11 de maio de 2010

PREOCUPANTE

O portal Terra acaba de publicar nova defesa da ex- ministra da casa civil, Dilma Roussef, candidata à presidencia pelo PT,quanto ao aborto. Da mesma maneira, o governo federal, após a reação da sociedade brasileira ao Plano Nacional dos Direitos Humanos, que abordava, alem de outras questões polêmicas e rejeitadas pela população, a legalização do aborto em qualquer período de gestação, assim queira a mulher, volta à carga, agora modificando o texto original. Não mais pretende o governo federal legalizar o aborto como direito da mulher ao seu corpo mas sim como uma questão de saúde publica. Dessa forma, crê o governo, a idéia da legalização não causará tanto impacto, facilitando sua aprovação.

Isso tudo é preocupante porque temos um governo muito bem avaliado pela população, segundo os Institutos de pesquisa, tendo o seu maior representante a força do carism e uma base no congresso que praticamente faz o que ele deseja. Acredito, no entanto, na mesma reação à tal idéia sombria. Creio na força das religiões e humanistas para que permaneçamos um país sem a oficialização de tal crime. Os Espiritas e outros seguimentos reencarnacionistas sabem o que significa o aborto perante as Leis Soberanas. Os cristãos das mais variadas escolas sabem que matar fetos não é solução para nada. O que o Brasil necessita de nossas autoridades são ações concretas de emancipação social, educação intensa e apoio aos valores morais que fortalecem e dignificam o ser.

Em defesa da vida é o primeiro gesto em defesa dos direitos humanos. Há alguns meses atrás escrevi um texto dizendo que, dos tres candidatos atuais, só a Dilma era favorável ao aborto, enquanto Marina e José Serra já se manifestaram contrários. Ante o exposto, que os compromissados com a vida meditem em quem irão votar, para depois não se lastimar ante a escolha. Todo gesto nosso fala sobre as escolhas éticas que nos envolve o ser.

INALDA

Querida amiga.

Sua recordação de minha mãe encheu- me de doce emoção. Essas lembranças são flores amenas que refrigeram o coração. E aqueles gestos que eram peculiares a ela falam dessa imortalidade gloriosa. Valeu, amiga!

O ESPIRITO E A MEDICINA

Este final de semana estarei em Maceió participando do sexto Encontro Médico Espirita do Nordeste, que contará com a participação de vários nomes conceituados ligados às Associações Médico- Espiritas do Brasil.

Esse Encontro, promovido pela AME- Alagoas, será, com certeza, maravilhoso. As AMES vem realizando um trabalho encantador não só no Brasil bem como no exterior. Já existem, inclusive, Associações Médico- Espiritas de vários países. Elas vem fazendo a interface entre a ciencia e o Espirito, com pesquisas criteriosas e abalizadas, demonstrando a íntima relação da saúde com a questão da espiritualidade. São médicos que investigam a mediunidade e devassa-lhe as peculiaridades. Outros se dedicam a estudar os problemas psíquicos que assolam grande parcela da humanidade. Estudam as obsessões e vem contribuindo para romper os paradigmas cartesianos, puramente materialistas, que ainda regem o exercicio da medicina atual. Isto, porem, já está mudando.

Uma medicina mais humanizada, levando em consideração que o paciente é um espírito imortal, trazendo histórias múltiplas de várias vidas e tendo como elemento importante na análise sobre seu estado de saúde o corpo espiritual, realidade energética que reflete os estados íntimos dos indivíduos.

Apesar de não ser do "ramo", de vez em quando os médicos espiritas me convidam para dar uma contribuição em seus eventos e me sinto muito honrado com isso. Prometo que tentarei absorver as fantásticas informações que, com certeza, eles trarão nesse evento e repassarei alguma coisa para os amigos do blog. É isso aí. O Espirito está , cada dia, na pauta da ciencia. É a era nova preconizada pelo Espiritismo e outros seguimentos espiritualistas Veja quem tem olhos para ver.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CONVERSA INUSITADA

Estava refletindo em algo estranho mas extremamente interessante, creio eu: E se fôssemos capazes de encontrar conosco mesmo, num lapso de tempo ou numa estranha dimensão? Me refiro a voce encontrar a voce mesmo mais jovem, sentado num banco de praça. O que voce conversaria com voce? O que diria ou quais experiencias voce repassaria para voce mesmo para que não repita ao longo da vida?

Sei que é algo estranho, bizarro mas não pensem que enlouqueci. É só um pequeno exercício de auto conhecimento ou reavaliação de atitudes. É possível que, com a experiência atual, se pudesse, evitaríamos certas trilhas. Não que estejamos rejeitando nossa vida, absolutamente, mas, com certeza, enxergamos as coisas com outras motivações ou angulações, passados os anos...

O que voce diria à voce mais jovem? O que voce proporia em termos de renovação? E como voce o abraçaria? Seria com amor ou chateado? Penso que as respostas podem dizer muito de sua satisfação consigo mesmo ao longo da caminhada...

Depois disso, quem sabe possamos fazer um outro interessante exercício: Como nos veríamos alguns anos à frente, com a velhice contornando nossa mente, envolvendo nosso corpo?

sábado, 8 de maio de 2010

MÃE

Recordo seu olhar firme. Suas atitudes seguras contrastavam com uma doçura transbordante. Ainda hoje, passados trinta anos de seu retorno ao mundo dos espíritos, ainda ronda meu coração a saudade dos que amam. Lembro sua voz perguntando-me como eu estava. E sua imagem nos ultimos instantes no corpo físico.

Ah, mas o que é a morte senão um pequeno hiato em que nos transferimos de condição vibratória? E o que pode fazer a morte contra a força do amor? O amor sepulta a morte e gera vida em abundância.

Peço aos que ainda tem sua querida mãe na Terra que não percam a oportunidade de dizer-lhe o quanto ela é importante para sua caminhada.

De propósito, não desejo me estender no tema, seja porque acredito que todos os dias sejam merecedores de uma reverência à estas que nos permitem renascer e nos envolvem com tanta renúncia, seja por que me falta palavras para exprimir toda a dimensão que minha mãe ocupa em minha vida.

Obrigado, dona Terezinha! Seu filho não pode esquecer o que fez por ele,, o quanto me aconchegou e me protegeu de mim mesmo. Até breve. Quando chegar minha hora de retornar, creia, vou dar todos os beijos referentes aos dias das mães que não pude estreita-la em meus braços aqui na Terra.

Até breve, minha mãe.

VIDA E SEXO

Mais um tema sugerido pelos nossos internautas: sexo. Esse é um tema sensível, delicado e desafiador. Belo em suas expressões mais íntimas e assustador para muitos espiritos, que trazem em sua história pregressa quedas monumentais na área.

Nesse nosso espaço pequeno tal tema ficará sempre deixando à desejar pois suas angulações e as particularidades próprias de cada alma são de uma intensa diversidade. Vamos, então, à questão.O sexo é fonte de vida. Por intermédio de suas forças criadoras, almas se corporificam no mundo para dar prosseguimento ao processo evolutivo, vindo das eras mortas. Para quem não acredita em reencarnação serve o mesmo conceito: a alma criada por Deus se corporifica para viver na Terra. O sexo tambem é elemento de alimentação energética do ser pois, através da permuta magnética que proporciona, reabastece-se a alma para a continuidade de sua trajetória.
Essa poderosa energia guarda em sua intimidade as virtudes dos anjos e a sabedoria inerente às grandes almas. É força que impulsiona a criatura para os altos níveis da evolução, desde que educada e encaminhada para exercícios cada vez mais nobres de suas funções. E aí tem início o martirológio dos seres humanos, num histórico de paixões animalescas e escravização a uma força que deveríamos governar. Sim, porque , submetido ao exercício deseducado e puramente a serviço da carne, o sexo passa a dirigir a pessoa. Nesse estágio, desencadeiam-se, inclusive, processos obsessivos de larga monta.

A busca desenfreada do prazer e a necessidade de afirmar- se na vida pelas conquistas da sexualidade denonta nossa maior proximidade com o ponto de partida( a animalidade) que do ponto de chegada( a espiritualidade). O sexo vivido com respeito a si e ao outro proporciona gratificante estado de espirito enquanto seu exercício à serviço do mais brutal egoísmo desencadeia a sensação de incompletude, vazio e frustração. Conheci "campeões do sexo", detentores de "conquistas da carne" inúmeras, no entanto, profundamente infelizes e frustrados no campo afetivo.

O sexo à serviço do amor gera proximidade com a auto realização e com valores mais belos da vida. Usado como expressão puramente de gozo físico produz a inquietação da busca sôfrega, após aqueles instantes de prazer.

Embora a história da repressão castradora tenha colocado o sexo como obra pecaminosa, vimos que não o é. É divino, o sexo. Não é sujo em sua essencia. Podemos tisná-lo de acordo como o utilizamos. Educação é a palavra chave. Evolução é o seu objetivo. Plenificação, seu resultado como conquista dessa educação.

Não nos esqueçamos que sexo está na mente do espirito e não nos órgãos sexuais. Estes tem o instinto estimulado pela libido mas a alma é quem comanda(deveria) essa força extraordinária. Somos o que diz nosso pensamento, nosso universo mental. Sem medos, cresçamos na construção intima. Eduquemo-nos.

Ao O ESPIRITO

Um novo amigo postou expressões carinhosas. Fico feliz pelo fato de colocar algo que tenho escrito em seu twitter.Seja bem vindo,oespirito.Esteje em casa tanto quanto outros que escrevem anonimamente... vamos em frente.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A TAREFA DA MULHER NA ERA NOVA

A história do Espiritismo traz a marca da presença feminina, numa apoteose de coragem e heroísmo monumental. Das meninas Fox até os dias de hoje, um sem número de abnegadas tarefeiras enfileira- se numa bela lição de entrega. Como não lembrar que quase todas as questões de o Livro dos Espiritos tiveram como medianeiros adolescentes como a senhorita De Plainnenmaison, as meninas Baudan, as filhas de sr. Roustan e Ermance Dufault? Numa fase posterior, os anais do espiritualismo moderno registram a tarefa missionária de Elizabeth Hope(Esperance), Eusápia Paladino, Florence Cook e Senhora Piper, só para ficar nas mais pesquisadas pelos homens de ciencia. No Brasil, Ana Prado, no Pará, Yvone Pereira nas Minas Gerais e outras tantas anônimas tem levado adiante o compromisso da espiritualização da humanidade nessas horas de transição.

Leon Dennis já fez referencias profundas à tarefa da mulher cristã para o objetivo superior de fazer a Terra alcançar a condição de mundo feliz. Sua natureza delicada, sua sensibilidade mais apurada e a capacidade de renúncia e sacrifício confere à mulher posição de destaque na vanguarda da transformação moral que se delineia para nossa civilização.

Foi a pedido de um dos nossos queridos participantes do blog que escrevemos à respeito. Historicamente, quando numa época, a mulher se desvaloriza ou negligencia seu compromisso sublime com a vida, a civilização sofre grande derrocada. Na verdade, não tenho qualquer receio de afirmar que o debacle moral da mulher é a ruína da civilização em qualquer periodo da história.

Nesse novo mundo que se molda, cintilando a regeneração do ser humano, é na mulher que se encontra, mais uma vez, depositadas sagradas expectativas. Vejam como, em geral, são elas que formam o maior numero de frequentadores das religiões e seu maior número de trabalhadores. Em termos de Espiritismo, e, em particular, de mediunidade, essas peculiaridades das mulheres estarem mais abertas para as coisas mais transcendentes proporciona sua participação majoritária em tarefas de espiritualidade. A força moral que irradia-se de uma mulher consciente de sua missão é capaz de mudar o curso das coisas. É uma energia poderosa, capaz de convencer pela lógica argumentativa, pelas colocações da inteligência, mas, tambem, pela força da ternura, da suavidade, do carinho.

Veiculando a grande mensagem através desses citados recursos e recebendo as novas gerações para implementação de uma era nova na face da Terra, a mulher espiritualizada sem dúvida dará uma extraordinária contribuição à esse novo tempo.Olhando-a, ficamos com a impressão de estarmos observando o futuro radioso, num misto de veneração e luzes,a nos dizer: O que Deus planejou será cumprido. Elas nos garantirão isso.

ESTRELAS E ESTRELAS

Tenho hábitos um tanto poéticos de olhar para as estrelas. Elas me arrebatam para o universo filosófico e despertam sentimentos de pequenez e grandeza. Paradoxal como a vida. Deslumbrante ao extremo. E instigante por completo.

Nossa galáxia, a Via Láctea, é composta de cerca de quatrocentos bilhões de estrelas que devem estar rodeadas por seus planetas tal qual o nosso sol e seus oito acompanhantes. Imaginar que só a Terra , esse nosso pequenino e belo mundo, seria capaz de gerar a vida inteligente é acreditar na inoperância divina. Seria um desperdício de espaço tantos astros vazios. E quando se sabe que hoje, em nosso universo conhecido, se tem conhecimento de mais de um bilhão e meio de galáxias, sendo que muitas delas são extraordináriamente superior em quantidade de estrelas que a nossa Via Láctea, então uma doce vertigem nos atinge.

Não estamos sózinhos nesse infinito deslumbrante e, portanto, a grandeza da vida com seu cortejo de experiencias ganha nuances e angulações que não podemos dimensionar. Fico a imaginar quando os primeiros contatos mais abertos ocorrerem entre nossa sociedade e outras civilizações do Infinito de meu Deus,o que não haverá de abalar e alterar nos paradigmas da vida humana e das nossas ciencias? Filosofia e conceitos teológicos, artes e religiões, tudo sofrerá alterações significativas, ampliando a idéia da vida.

Cada dia que passa aumenta o número de astrônomos e astrofísicos que se rendem à possibilidade da vida fora da Terra. A lógica. dizem eles, indica isso. Os números evidenciam isso.E em breve, os fatos constatarão isso. Aliás, se se levar em consideração os inúmeros depoimentos em todos os quadrantes do planeta referentes a visões de OVNIS e até contatos mais agudos, podemos afiançar que os fatos já comprovam a existencia de outras humanidades.

A alegação de que os outros planetas não possuem as mesmas características químicas e físicas que propiciaram o desenvolvimento da vida no nosso planeta azul é sem efeito pois quem disse que a vida só poderia se desenvolver nos moldes do nosso mundo? Aqui mesmo temos vários ambientes que catalogam uma diversidade de vida que impressiona, desde os seres que respiram no gelo da Antártida até os que se movimentam entre os gases tóxicos dos vulcões.

Não há vazio no espaço, afirmam os espiritos responsáveis pelo desenvolvimento da nossa humanidade em o Livro dos Espíritos. Onde os homens veem o nada alguma coisa ali está preenchendo a aparente lacuna. Os conceitos do Universo, na atualidade, não comportam mais apenas as tres dimensões que temos conhecimento.

Então, meus queridos amigos do blog, continuo olhando para os céus e me deslumbrando. Sugiro aos que ainda não fazem isso que o faça. É repousante e, ao mesmo tempo, estimulante. Pode nos fazer sentir os caminhos da humildade despertando, ainda, a glória de sermos filhos de tal poder. Olhe para o alto e medite na paz do piscar das estrelas. Elas guardam grandes lições para nós, nos induzindo a reproduzir aqui, nos vales da Terra, a serenidade que apresentam, em toda a plenitude da placidez, e a força da energia que exalam, em torrentes de explosões nucleares da mais alta magnitude. Ou seja, suaves e poderosos. Assim somos nós, nos meandros desconhecidos da alma.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

CRIANÇAS DO LIXO

Ao entrar em contato com a amarga realidade das crianças que crescem em meio ao lixo, reflito na extensão das lutas que envolvem esse nosso planeta, a um passo de tornar-se um mundo melhor na escala do progresso. Um aperto no coração se faz presente, inquietando- me a alma. Alem das provas de cada um dentro da lei de causa e efeito não podemos olhar, senão com tristeza, a inercia que envolve os que trazem a tarefa sagrada de efetivar as politicas publicas. A situação de muitos politicos na realidade espiritual é dolorosíssima em função das imensas possibilidades que eles dispõem de melhorar as condições de vida de seus semelhantes e não o fazem.

Sinceramente, devemos orar muito por aqueles que carregam a missão de definir o processo administrativo da sociedade terrena. Os apelos negativos são muitos e, se não existir um caráter bem estruturado, fatalmente sucumbem.

Faço essa observação devido aos destinos de milhões de criaturas que sobrevivem, em vários países, da podridão do lixo.

Mas, voltemos as nossas crianças que, até mesmo com um certo ar de felicidade, brincam em meio ao monturo. Elas ensaiam os sonhos e fantasiam com brinquedos que encontram ao catarem as sobras.

Esse triste assunto me veio ante o contato com Felipe, o garoto que ensina as crianças pobres em meio ao lixo.

Que os nossos politicos lancem seu olhar para essas regiões esquecidas. Como pode um país ir bem com essa desgraça ainda visitando nossa experiencia de vida comunitária? Por estar sempre em contato com essa dura realidade, é que clamo à todos a oração para elas, nossas crianças do lixo e para os nossos governantes, para que, cumprindo seus compromissos elevados amenizem os dramas sociais que vitimam tantos irmãos.

terça-feira, 4 de maio de 2010

FELIPE CHEGOU

Voces estão lembrados do pequeno professor da invasão do Pocotó, o que alfabetiza crianças em meio à lama e o lixo? Pois bem. Eu não estava na Casa do Caminho neste domingo(quase nunca estou face às viagens e palestras realizadas todo final de semana) mas soube, para minha felicidade, que o Felipe, nosso missionário da educação, esteve lá assistindo a reunião publica. Foi levado plas crianças que ele ensina. Boa parte delas frequenta nossa evangelização.

Enquanto a gurizada foi para as aulas de moral cristã, Felipe ficou na reunião, assistindo com profundo interesse. Foi sua primeira ida. Fiquei a imaginar essa sincronicidade, essa descoberta mútua, essa empatia entre nossos mundos. Está mais que claro que aquela bela energia de simpatia que nos envolveu no sábado evidencia que algo vi ocorrer. Vamos ver que realidade irá se patentear disso tudo. Dizem quwe ele demonstrava um surpreendente interesse pela palestra, como se tivesse muita sede das coisas espirituais. Creio que seja uma dessas jóias preciosas emboscada na concha da miséria.

Vamos ver onde essa luz irá nos levar.

domingo, 2 de maio de 2010

EBULIÇÃO

Nosso blog tem recebido vários comentários maravilhosos. Todos são publicados. Percebo o quanto estamos com sede de desenvolvimento interior. É como se sentíssemos que estamos de mudança para uma nova realidade mas que precisamos fazer a nossa parte.Estamos, na verdade, em ebulição. Uma corajosa ebulição, cheia de auto-descobertas, em uns, mais agudas, em outros, mais superficialmente.

Amigos do blog fazem referencias ao desconhecimento da nossa própria força e nos deixamos abater pelo desânimo...é verdade. Mas somos capazes de superar até mesmo esse martírio interior. Não há sombra capaz de deter esse vulcão de energias grandiosas, capaz de mover montanhas de dificuldades. Sim, somos essa força construtiva, criativa, capaz de moldar um mundo diferente dentro de nós e ao nosso derredor.

É isso que os invisíveis tem nos dito e procurado mostrar. Acreditar em si e permitir que a presença de Deus em nossa vida realize as façanhas que pode realizar. Virão as experiencias, as dores, as lutas mas seremos vencedores. Podemos fazer mais do que o fizemos até agora. Podemos avançar para os dias melhores que virão, com absoluta certeza. O Evangelho e os valores espirituais seguindo à frente dos nossos passos e por dentro do coração é garantia das conquistas no universo da alma. Prossigamos.

sábado, 1 de maio de 2010

Ele tinha o olhar quase que perdido naquela manhã. Algo indefinível naquele olhar. Mescla de sonho e dor, realidade e magia. Meditava sobre seus acertos e seu desejo de servir à causa do Bem e na enorme dificuldade de vencer as proprias mazelas. Incômodo crescente toda vez que parava para identificar os erros que ainda cometia. Após isso, alegria intensa pelo Bem realizado, pela oportunidade do trabalho sadio.

Olhei para aquela face marcada por transcendente tristeza e seu olhar de névoa parecia retratar o que muitos de nós vivencia:a luta íntima contra as próprias imperfeições.

Ao observar que eu o olhava cheio de ternura, refez a expressão e sorriu como que para me dizer que valia a pena tudo o que passava. Sofrer os conflitos era importante para não lhe fazer esquecer a tarefa colossal que teria que realizar por dentro do próprio coração. A senda era íngreme mas abençoada. A subida escarpada era desafiadora mas, como ascender sem suor e esforços?

Olhei, agora, na direção do horizonte, na hora em que o sol despedia-se de mais um dia e pude como que me ver refletido no espelho dágua à minha frente. Eu não era diferente dele, o tarefeiro de olhos tristes e sonhadores mas de sorriso aconchegante e amigo. Pude ver que atrás dele multidão seguia, magnetizada e identificada com o meu andarilho luminoso.

Somos multidão. Somos inúmeros. Não devemos nem necessitamos desanimar ante nossas dificuldades e deficiencias. Depois da subida, os suores e lágrimas ficarão no passado, como instrumento da conquista sobre nós mesmos. Vale a pena.

CONHECI UM MISSIONÁRIO

Hoje conheci mais um missionário. Visitando uma invasão que recebe amparo da nossa Casa do Caminho, a invasão do Pocotó, me comovi ante a fantástica experiencia. Numa comunidade extremamente carente, esquecida pelo poder público, entre caminhos cheio de lama e buracos, misturando crianças e lixo, deparei- me com a luz brilhando em plena escuridão.

Ao chegar em um barraco(quase todos eles são feitos de plásticos e papelão), lá estava um rapazinho, na verdade ainda um garoto, de quinze anos de idade, sentado ao chão, ensinando tres outras crianças, inclusive uma que aparentava apenas uns tres aninhos, a ler. Um quadro improvisado, cadernos envelhecidos e ele, fisionomia serena tranquilidade exalando pelos poros, ensinando aos pequeninos. A dona do barraco vizinho nos disse que todo dia ele está ali, ensinando as crianças da invasão a ler. Sua filhinha já estava aprendendo alguma coisa. Era a menina dos tres anos. Nos comovemos pela abnegação daquele jovem. Poderia estar envolvido com os interesses próprios da sua idade, no entanto, trazia a luz do conhecimento para os demais.

Me surpreendi quando a mulher nos informou que era todo dia. Felipe é o nome do herói da Pocotó. Ele quer ser professor. Estuda num colégio do município pela manhã e à tarde, ensina às crianças. Parabenizamos sua dedicação, o gesto de ensinar, de auxiliar outros a combater a escuridão da ignorância. Ele sorriu envergonhado, muito tímido. Vamos ver como ajudar esse seu gesto,melhorando sua "escolinha". Ficou a beleza daquele pequeno missionário. Até ele sabe a importância da educação. Ah, se os que podem fazer mais pelo cidadão tambem encarasse dessa forma...!

Quem é esse espírito? Não sei. Não importa. Importa que conheci um missionário em plena favela do Pocotó e meu coração ficou em festa.