Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

EXPLORANDO O BEM

Uma mensagem do espirito Marta, do livro: Luz para a vida sem fim, que tive a honra de psicografar.

EXPLORANDO O BEM


Permite que o infinito da vida e a profundidade do Amor Universal se manifeste pelas tuas expressões na existencia e console os que seguem, esgotados no pranto.

Abre as comportas do teu coração e flui com ternura em direção aos horizontes luminosos do Bem.

Explora-te no Amor e descortinarás continentes de luz que jamaios sonhavas existir em teu íntimo.

Desdava os oceanos dos afetos nobres que banham-te a alma eterna. Penetra nas dimensões sublimes dos sentimentos superiores e abraça-te à generosidade, reconhecendo a beleza e a harmonia que trazes no mais profundo dos teus sonhos...

terça-feira, 29 de junho de 2010

AS LÁGRIMAS DE TALITA

No mês de março de 2003 assistíamos, eu e minha filha mais velha Talita, que na época tinha 11 anos, as imagens impactantes de centenas de bombas sendo despejadas sobre a cidade de Bagdá, no Iraque. A selvajeria, o barbarismo da cena chocou minha filha e a mim de forma dilacerante. A TV transmitia como se fosse um filme de ação.Olhei para minha filha e ela chorava, olhos fixos no aparelho de TV como que se perguntando por que bombas ceifando vidas. A dor e a tristeza estampada nos olhos doces de Talita me comoveram profundamente. Falei-lhe, então, sobre a necessidade do amor entre os homens. Em lágrimas, ela me pediu para que desligasse a televisão e o fiz. Depois de reconfortar-lhe, saí do quarto e escrevi a emoção que me tomava a alma:

AS LÁGRIMAS DE TALITA

Quanto me doeu ver os teus olhos chorando
a barbárie da civilização, minha filha.
Eram lágrimas de um coração que não entendia
porque bombas e não flores...
Vi tua alma tomada de dor e soluçavas em meus braços,
olhos fixos na televisão que transmitia as explosões da selvajeria.

Te abracei e senti o teu coração sofrendo.
Tua alma era coração e chorei contigo.
Ainda assim, vi em teu pranto a certeza
que o futuro não dará espaço à guerra.
Sei que outras crianças choram como voce pois
não entendem as bombas sobre vidas divinas.

Um dia, filha, não haverá espaço para a segregação.
Existirão irmãos, haverá amor, haverá flores...
Tua lágrima não terá sido em vão.

Este poema consta do livro A Vitória de Deus.

MAR REVOLTO

Basta um olhar simples ao derredor e teremos uma visão da realidade íntima de grande parte das pessoas que formam a nossa civilização. Estados de irritabilidade, gente ríspida, intranquilidade, temor e as salas de psicologia abarrotadas. Tudo isto infere as tormentas do ser humano. A predominância de valores trasitórios e a brutal ignorância sobre si mesmo leva a esta verdadeira epidemia de doenças psíquicas. A mente do homem se assemelha a um mar revolto e a conturbação joga a consciencia de um lado à outro quase que levando à pique a "frágil" embarcação.

Um olhar mais detido leva-nos à sensação de que estamos convivendo com zumbis, seres que parecem vagar em uma falsa realidade no tocante ao desconhecimento de "quem somos nós". Olhando permanentemente para fora de si, atraído pelos sentidos físicos, o ser humano não se vasculha, portanto, não compreende sua verdadeira natureza. O homem na Terra ainda vive como se ele fosse matéria e que esta é a organizadora de tudo. Ledo engano de imprevisíveis consequencias.

A psicologia transpessoal vem trazendo significativa contribuição ao mostar o homem como um ser formado por um complexo de vivências reencarnatórias, sendo assim, sobrevivente à morte e fomado por uma consciencia que independe da matéria embora sofra sua influencia quando no estado de encarnado no mundo.

A terapeutica dos que tomam consciencia dessa realidade tem gerado pessoas mais maduras, auto- confiantes, tranquilas. É o mesmo efeito que o Espiritismo bem estudado e assimilado e, sobretudo, vivido, provoca na criatura. A mente recebe um influxo de qualidade de vida, de espiritualidade em tal grau que torna essas pessoas, antes mar revolto, em lagos tranquilos, embora os embates naturais da existencia terrena.

Ser consciente de sua realidade espiritual faz a diferença.

ATUALIZANDO

Desculpem o atraso na atualização do blog. Vamos normalizar à todo vapor. Ah!...Estamos felizes pela chegada de novos seguidores. Sejam bem vindo nesse trabalho que objetiva contribuir para a iluminação de nossas consciencias.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

INCORPORAÇÕES

Silvana, uma das mais assíduas seguidoras do nosso blog, sugeriu uma abordagem sobre o fenômeno das incorporações, aquele em que um espirito utiliza o corpo e, especificamente, as cordas vocais do médium, para efetuar sua comunicação. Podemos dizer que é dos mais comuns nos meios espiritistas mas tambem na história da humanidade. O proprio Jesus chegou a falar com alguns espiritos que se expressavam através de suas vítimas, os obsediados da época. Lembram daquela passagem do evangelho em que um desses comunicantes, representando o grupo de desencarnados infelizes ao qual estava ligado, disse para o Senhor: " que temos nós a ver contigo, Jesus de Nazaré?".

O termo incorporação não nos parece o mais adequado pois dá a impressão que o espirito "entra" no corpo do médium. O termo mais apropriado seria psicofonia pois melhor qualifica e define o fenômeno. Essea expressão significa"fonia da alma ou fonia psíquica"; voz espiritual. Na verdade, o Espiritismo esclareceu o mecanismo da psicofonia, adentrando-se em suas nuances delicadas.Vejamos:

Os dois elementos que compõem o processo psicofônico são o corpo espiritual, que Allan Kardec chamou de perispírito, e a mente. Quando um espirito deseja falar através de um médium, havendo sintonia de energia, a conjugação de forças se dá por intermédio de um envolvimento fluídico, perispírito à perispírito. Após esse enlace de energias delineando o transe, o comunicante desencarnado age sobre o centro da fala do médium, precisamente em seu plexo laríngeo. A essa altura, o cérebro do medianeiro já estará saturado das vibrações do espírito, atuando essa energia mental do comunicante sobre a zona da fala localizada no cérebro do sensitivo.

De conformidade com a expansão da consciencia do médium, de seu maior ou menor grau de distanciamento do corpo, evidenciando um transe mais profundo, a psicofonia poderá se dá no que se cataloga como consciente, inconsciente ou semi-consciente. Existem diversas nuances para esse fenômeno. Como não existem dois médiuns iguais, tambem as comunicações do mesmo gênero pelo mesmo médium pode apresentar( e frequentemente apresenta) detalhes e características diferenciadas. Pode uma comunicação psicofônica ser eminentemente através de correntes mentais, num processo profundamente intuitivo, com o espirito localizado à distância, o que nos faz entender que em termos de envolvimento perispiritual quase isto não ocorre.Noutras comunicações do gênero o comunicante praticamente se "agarra" ao organismo do médium. Esse fenômeno ocorre quando a entidade que se comunica encontra-se em condições morais inferiores. Como exemplo, podemos citar os casos que as pessoas chamam de possessão. Mesmo nessa situação, o espirito não entra no corpo do médium. Podemos dizer que ele se debruça, estreitando suas vinculações magnéticas, semelhante ao animal que anseia não perder sua presa. Não precisamos enfatizar que os espíritos nobres jamais atuam dessa forma.

Bom, sucintamente, está aí uma pequena abordagem sobre o tema sugerido pela Silvana. Recomendamos, dentro da vasta literatura espírita que trata da temática mediunidade, as seguintes obras:

-O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec.

- Mecanismos da Mediunidade, André Luis-Chico Xavier

-Nos domínios da mediunidade,André Luis- Chico Xavier

A literatura é maravilhosa. Vários sites espiritas tambem trazem abordagens interessantes e sugerem outros livros.

Espero ter contribuído, ante a exiguidade do espaço, para elucidar um pouco o assunto.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O ESPIRITO E A CIENCIA

Podemos dizer que a existencia da alma já foi comprovada pelos cientistas desde o século dezenove embora não o seja pelas academias e, portanto, pela chancela oficial. Milhares de pesquisadores obtiveram provas irrefutáveis mas o entrosamento da ciencia com uma concepção materialista da vida vem impedindo avanços mais significativos nesse campo. Às vezes, o meio cientifico até se assemelha às assembléias mais retrógradas do fundamentalismo religioso. O fanatismo de qualquer natureza é nefasto para o progresso, seja cientifico ou religioso.

Mas o mundo espiritual não deixa de se mostrar para os homens. Através de médiuns sérios ou por intermédio de aparelhagens eletrônicas como na transcomunicação instrumental, a dimensão seguinte apresenta-se e sua constatação tem o condão de efetuar transformações profundas nas vidas.

Tenho grande admiração pelas pesquisas científicas de toda natureza e aquelas relacionadas à imortalidade mais ainda. Gostaria de ver no meio espirita mais companheiros voltados à ciencia efetuar pesquisas. O Espiritismo possui um tríplice aspecto e aquele relacionado a ciencia é maravilhoso. O funcionamento harmonioso desse triplice aspecto está na raiz, na alma da grande mensagem da renovação da humanidade. Aguardemos o progresso da nossa tecnologia e o aumento do já extraordinário volume das evidencias da imortalidade. Estamos no limiar dessa conquista definitiva para a ciencia.

NOVAS TRAGÉDIAS

Um amigo do blog nos faz, em seu comentário último, indagações quanto à estas tragédias que, volta e meia, atingem a humanidade. As recentes enchentes que vitimaram as populações de Alagoas e Pernambuco, despertam comoção e uma imensa solidariedade. São cerca de cem mil desabrigados e provavelmente se chegue a uma centena de mortos. O amigo solicita nossa abordagem quanto a estes problemas que dizimam milhares de vidas. Já o fizemos em outras postagens mas é sempre bom uma retomada do assunto pois a dor que se instala na sociedade embaralha sentimentos e abala convicções.

É indiscutível que estamos vivendo um período especialíssimo na história da civilização. Conforme informes dos espiritos benfeitores, este é o período das grandes transformações, objetivando as mudanças fundamentais para a ascese da Terra à uma realidade mais avançada no que toca ao progresso espiritual. Tudo evolui no Universo, os homens e os mundos. Nessa transformação, faz- se uma avaliação das condições espirituais do planeta e oportunidades são legadas a um grande número de espiritos que reencarnam para acelerar a marcha do progresso ao mesmo tempo em que se submetem a ação da Grande Lei, da qual ninguem escapa. O passado, relacionado à outras existencias na carne, cobra os reajustes necessários à criatura.

Mas as grandes catástrofes não servem, apenas, para resgate de dívidas morais das criaturas. Servem tambem para a ampliação do sentimento de solidariedade humana. Vejamos as grandes mobilizações internacionais para o socorro à quem tudo perdeu nas tragédias. Até a ciencia avança pois é desafiada a dar respostas à situação, buscando meios de evitar novas catástrofes semelhantes. As epidemias geram a busca das vacinas e os terremotos aperfeiçoam a engenharia, no afã de se antecipar aos tremores sísmicos que sempre assolaram o planeta como consequencia da movimentação das placas tectônicas.

Sim, pudemos entender a expressão que alguns utilizam para designar o momento planetário: "limpeza da Terra". Não deixa de ser. Importante que estejamos à altura desse instante histórico que vivenciamos. Se usarmos uma denominação bíblica, seria o momento apocalíptico. De mudanças mas sempre para melhor.A lei do progresso é inexorável. Nada a detem. Essa é nossa finalidade: progredir sempre, tal é a lei. Guardemos serenidade, compaixão e trabalho pelo progresso de todos. Atravessaremos, assim, com grande confiança, os dias tormentosos que nos batem à porta de nossa vida. Deus está no leme, não nos esqueçamos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

FRASES SOBRE O ABORTO

"A ninguem é concedida a faculdade de interromper o fenômeno da vida, sem assumir penoso compromisso de que não se liberará sem pesado ônus" - JOANNA DE ANGELIS

"Alega-se, tambem,que é medida salutar alegalização do aborto, em considerando que a sua prática criminosa é tão relevante, que a medida tornada aceita evita a morte de muitas mulheres temerosas que, em se negando à maternidade, se entregam a mãos inescrupulosas e caracteres sórdidos, que agem sem os cuidados necessários à preservação da saúde e da vida...Um crime, todavia, de maneira alguma justifica sua legalização, fazendo que desapareçam as razões do que o tornavam prática ilícita"....() O aborto, portanto,mesmo quando aceito e tornado legal nos estatutos dos homens fere, violentamente,as leis divinas, continuando crime para quem o pratica ou a ele se permite submeter. Legalizado torna-se aceito, embora continue não moral" - JOANNA DE ANGELIS, livro: Alem da Tempestade.

"Sempre que faço referencia ao aborto, lembro-me da utilidade do anticoncepcional como elemento de socorro às necessidades do casal. As duas criaturas quewrem a união, mas não estão em condições de realizarem esse ideal; nesse caso, a anticoncepção viria em seu auxílio...( ) Se minha mãe, quando me esperava, repleta de doenças,quisesse me expulsar, não sei o que seria de mim... ( ) Se há anticoncepcional, por que promover A MORTE de criaturas nascituras ou em formação? Com uma terra tão imensa para ser lavrada e aproveitada, é impossível aplaudir o aborto.Somente podemos entender o aborto terapeutico quando a vida materna está ameaçada.
( ) Lembro- me de minha mãe sofrendo por minha causa...Não, eu não posso aplaudir o aborto" CHICO XAVIER, no livro: Lições de Sabedoria, pubnlicado pela FE editora de São Paulo - 1988.

" Por princípio, sou contra...sou favorável que se realize um plebiscito para que o brasileiro decida pela legalização ou não" - MARINA SILVA,candidata à presidencia da Republica.

"Liberar o aborto seria liberar uma carnificina" - José Serra, candidato à presidencia da Republica em recente debate promovida pela Folha de São Paulo.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

LIÇÕES ENTRE DIMENSÕES

Quem tem a oportunidade de participar de reuniões mediunicas onde os espiritos atuam demonstrando algo da realidade extra- física, sabe que nessas reuniões temos um verdadeiro curso sobre a vida e a lei de causa e efeito. Um profundo curso sobre as dores da alma, suas emoções desencontradas, seu estado psicológico conflituoso, a agonia mental. Tudo refletindo a deseducação do espirito que ainda apresentamos. Afinal, quando ferimos propositalmente a alguem, quando magoamos com intenção, quando exigimos do outro de forma intensamente egoísta, estamos refletindo o ser não esmerilhado, não trabalhado em sua extensão infinita, transcendental.

Nos contatos mediúnicos temos a história humana. Os espiritos somos nós, as criaturas da Terra sem a roupagem física, expressando toda tempestade que caracteriza o universo atormentado do psiquismo hmano.

Dramas de amor, sentimentos enfermos pela emoção da raiva, mágoas e até ódio, por mais paradoxal que pareça, junto às perseguições mais dolorosas, próprias dos processos obsessivos cujos nascimentos ocorreram há séculos e podem prosseguir séculos à frente. Vemos consciencias escravizadas em núcleos de remorsos, lágrimas abundantes e revoltas alucinantes, expondo feridas morais intensas...

O que somos, enfim, na experiencia física seremos como desencarnados. Nossa vida futura, após a morte, depende da experiencia no presente. Daí a necessidade de olhar nossa vida por aqui como um processo de educação.

Nos trabalhos mediúnicos entendemos como o descontrole emocional e o cultivo de sentimentos destrutivos ampliam os estados patológicos que o grosso da humanidade vivencia tanto na Terra como na realidade espiritual.

Em nossa experiencia mediunica temos visto mães desesperadas por não desejar largar o lar terreno, pais angustiados por desejar solucionar problemas deixados no mundo, filhos atormentados pelo medo do desconhecido, corações em sombras pelo mergulho no ódio, enfim, conversamos com espiritos que apresentam toda fragilidade provocada pela falta de educação espiritual.

Nessa escola da vida que é a reunião mediúnica, a pedagogia do diálogo com amor proporciona tanto àquele encarregado de conversar com os espiritos quanto ao desencarnado em sofrimento, a identificação das raízes dos seus problemas existenciais, por tocar nos pontos onde se insurgem as lágrimas. Desse diálogo entre dimensões pode surgir significativa reflexão capaz de redirecionar nossas vidas.

JOÃO CAMPOS - GRATIDÃO

Estava no início das minhas atividades espíritas. Várias vezes, ele me convidava para proferir palestras na Casa dos Espiritas de Pernambuco. Afetuoso, extremamente carinhoso, não parava de me estimular e me chamava para ser o entrevistado em seu programa espirita no canal 11, TV Universitária.

Incansável, João Batista Campos, em sua saga de difundir o pensamento espirita, muitas vezes assumindo, sozinho, os custos financeiros para tal. Recebi, hoje, e-mail comunicando seu retorno ao mundo espiritual, nossa pátria de origem. Fiquei com lágrimas nos olhos recordando seu heróico coração que benefiava centenas de familias carentes na instituição que erguera com tanta abnegação.

Sou imensamente grato a ele por tudo que me fez de lindo e bom em minha vida. E triste, confesso, por ter permitido que as lutas da vida me afastasse tanto de suas notícias. Rogo a Deus que o envolva com a paz dos bons. Sei que ele merece. Até breve, querido irmão de jornada. Espero que nos encontremos adiante para dar prosseguimento a jornada de luz, na superação de nossas dificuldades.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

DA AIDS AO AMOR

Na trajetória do espirito em direção à sua destinação sublime, ele vai do instinto à sensibilidade, da sensualidade às emoções de sutileza espiritual, do prazer fulgás e ilusório aos sentimentos mais profundos e elevados. A verdade mais eloquente das sagradas Leis Universais cintila através do laborioso aperfeiçoamento promovido pelos recursos da educação: a dor esmerilhando a alma; o sofrimento ampliando sua sensibilidade e o amor fazendo incendiar de idealismo o coração.

Nesses tempos de vulgarização dos sentimentos, da escravização ao sexo, deturpando-o em sua finalidade encantadora e superior, nos defrontamos com uma das mais significativas expressões do desajuste emocional e afetivo do ser humano. Toda uma potente rede de comercio e mídia é utilizada para a glorificação do erotismo em sua fotografia mais banal. Espero que não vejam nessa colocação qualquer ranço de puritanismo. Creio estar falando de fatos e atos perfeitamente representativos da escravização aos sentidos físicos, a hiper valorização do corpo. A frenética busca do prazer imperceptivelmente vai fomentando graves conflitos psicológicos que, mais cedo ou mais tarde, explodirão, em forma de frustrações, compulsões obsessivas, distúrbios comportamentais.

Temos milhões de pessoas mutiladas afetivamente, vazias emocionalmente e em crescente deterioração da própria consciencia. Angústias, neuroses, fobias, complexos, abarrotam as salas de psicoterapias. A visão e a prática deturpada do sexo é uma das grandes responsáveis por uma boa parcela desses milhares de universos sofridos e deprimidos.

Da aids ao amor vai uma bela distância. Quero dizer que o sexo não representa o amor, na realidade dos interesses sensuais do ser humano. Óbvio que a aids não deve ser vista como punição divina aos pecados dos homens. É o resultado do desgoverno íntimo,da nossa imaturidade afetiva, da busca desenfreada de parceiros, da alucinação pelo prazer, questão da fidelidade e da conscientização. Claro que não se adquire aids apenas por promiscuidade apenas. E mais claro ainda que os portadores merecem todo o carinho, respeito, zelo e atenção solidária da parte de qualquer ser humano. Mas há uma porção expressiva nesse doloroso campo solicitando maiores reflexões à respeito da sensualidade.

O amor se depura. Não significa que fique mais tenue. Ao contrário. Sentimento depurado é poderoso, cristalino e responsável por intensas emoções e realizações concretas. Se ainda estamos aprisionados às paixões do gozo, caminhamos, no entanto, para saciar uma dimensão mais profunda e elevada da qual somos feitos e pela qual ansiamos, ainda que inconsciente.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

COPA NO BRASIL

Para vingar a versatilidade do nosso blog, aqui vai um assunto do momento: copa do mundo de futebol. O país pára nesse período, sobretudo, nos dias de jogos da nossa seleção. Em 2014 a copa ocorrerá em nosso país. É um momento de união de povos, de beleza na arte da bola no pé. Uma notícia, porem, vem movimentando a mídia: São Paulo não será mais uma das sedes, assim como outros estados estão ameaçados por que seus governos não querem investir entre 500 milhões à cerca de um bilhão de reais de dinheiro publico para construção de estadios de futebol. E acho que esses governantes estão corretos.

Como conceber que o poder publico invista tantos recursos de nossos impostos, principalmente, os governos estaduais, em arenas futebolísticas enquanto milhares de brasileiros morrem em filas de hospitais e postos de saúde, milhares de nossas crianças falecem em falsas UTIs, por falta de leitos equipados ou de medicamentos ? Como entender o gasto de valores tão altos para a edificação do concreto esportivo enquanto temos cerca de 50 mil brasileiros assassinados por ano em nosso país? Esse recurso poderia fazer uma revolução na segurança publica. Bilhões investidos na Copa enquanto nossos aposentados ganham miséria e para receberem 7% de aumento, foi uma batalha tremenda, aumento este que ficará muito aquem dos aumentos de remédios...

Não sou contra a copa ser realizada em nosso país desde que dentro de um projeto razoável, onde o poder publico tenha real noção das necessidades prementes da população. Os governantes estaduais que não desejam( ou não podem) usar dinheiro da população em estádios para tres ou duas partidas da copa, creio, estão corretos. Há coisas mais urgentes a serem resolvidas, como nossa pífia educação, que não consegue qualificar e, até, alfabetizar , adequadamente, nossas crianças e jovens.

Sei dos aspectos positivos que tem a realização de tal evento para um país. Turismo, geração de empregos temporários aos milhares e imagem da nação para o exterior. O exemplo do Pan do Rio de Janeiro não pode ser esquecido. Obras foram feitas e agora para nada servem. Além disso, os problemas de superfaturamento foram escandalosos. Mas o que me fez escrever esse texto foi um olhar sobre nossas imensas carencias sociais, que melhor seriam atendidas se os recursos do evento fossem empregados para solucioná- las.

Para se ter uma idéia do que estar por vir dentro da movimentação para nossa copa: o Governo de Pernambuco vai investir muitos milhões para construir um estadio em São Lourença da Mata. Se for recurso publico imaginem o quanto esse dinheiro não poderia fazer para a população na atualidade? E depois da copa, como ficará esse estádio?

quarta-feira, 16 de junho de 2010

TUDO DEPENDE DA SEMENTE

O trabalho da educação é uma tarefa de inseminação. A transformação do ser, objetivo sublime da educação, precisa passar pelos estágios naturais: a preparação do solo, depois a semente nele é depositada, passa pelas tormentas na intimidade da terra, busca a luz do sol e inicia seu crescimento. A frondosa árvore em nada lembra a "inexpressiva" semente. Assim somos nós.

No cortejo do tempo, partindo de um ponto aparentemente insignificante, damos início à grande epopéia da evolução. Somos sementes, passamos pelos tormentos das experiencias no seio da carne e impulsionados por um anseio inerente, buscamos a luz da verdade, o sol do Criador, atingindo a plenificação da consciencia divina. Talvez seja isso que o espirito Joanna de Angelis quis dizer referindo- se a diluição de nossas sombras na luz de que somos constituídos na essencia. Educar-se talvez seja o equivalente a um Big Bang interno, um fiat lux da alma, permitindo, através dessa moldagem no tempo, dessa educação interior, o desenvolvimento da consciencia crística. As sombras internas, que representam fases atravessadas na construção da individualidade ao longo dos milênios, são transmutadas em luz pois representam, apenas, desconhecimento do que se é. Quando a consciencia desponta, o ser vai se acendendo. Adiante, o espirito nobre, poderoso, em nada lembrará a alma trôpega, apática e insegura dos primeiros tempos.

Podemos afirmar que os tormentos que a semente humana experimentará são os embates de toda a sorte que vivenciamos nos mundos inferiores. Lutas acerbas preparam a alma para sua gloriosa destinação. Frustrações dilacerantes abrem clareiras no ser, onde penetrará cada vez maior cota de verdade e sabedoria. Decepções para conosco mesmo e com os outros nos ensinam, amargamente, algo mais sobre quem somos, o estágio em que nos encontramos e para onde nos drigimos.

Quanto mais nos embriagamos com a ilusão da matéria mais sentiremos sede de auto-realização. A posse do transitório levará, mais dia, menos dia, à ânsia de tomar posse de si mesmo. Quanto mais se tem "coisas" mais se perde a si mesmo. Quando não se conquista a maturidade escraviza-se por dentro.

Estamos brotando. Uns como a semente no terreno adubado, preparado pelo agricultor da vida (nós mesmos). Outros, semelhantes a sementes que caíram em terrenos problemáticos, que necessitam de melhor preparo. Estamos, porem, despontando. Essa é a sublime realidade.

terça-feira, 15 de junho de 2010

CONTRADIÇÕES HUMANAS

Interessante observar as contradições que carregamos em nossas experiencias cotidianas. Verificamos os anseios paa a obtenção da riqueza material, imaginando- se a resolução do nosso problema de vida, no entanto, encontramos, em grande quantidade, pessoas resolvidas financeiramente mas, ainda assim, amarguradas. Livres para viajar, conhecer outros países, no entanto, prisioneiras do medo, dos medicamentos, dos anti-depressivos, etc. Garanto que não são poucas. Falo das minhas experienias em contato com essas dores humanas.

Há os que são invejados por grande parcela da população por possuirem casas encantadoras, porem, não sabem os que os invejam, que estes afortunados trazem a casa mental atormentda pelo temor de perderem tudo ou o universo emocional assombrado pelo desafeto, pela família desestruturada ou pela indiferença de corações queridos. Essas dores são as mais dilacerantes.

Não que os bens materiais sejam contrários às leis da vida. Desde que adquiridos honestamente e usados com propósitos dignos e convertidos em estímulos de progresso para a humanidade, além do próprio crescimento espiritual, eles são compatíveis com a harmonia e a felicidade que se espera alcançar. O problema é quando nos tornamos escravos do que possuímos(se e´que se possui alguma coisa na Terra alem do que somos). Tornamo-nos possuídos. E ficamos desvitalizados em nossa condição espiritual.

Nossas contradições expressam-se mais intensamente quando confundimos o bem estar material com a condição íntima. Mais que nunca o "buscar o Reino de Deus primeiramente que o resto virá por misericórdia divina" deve ser refletido pelo ser humano nos dias atuais. A enorme fileira dos que tombam vitimados pelas hecatombes emocionais falam sobejamente dessa realidade. As condições psicológicas infelizes, que apontam criaturas em frangalhos, acenam com a imprescindível necessidade de reformulação dos valores que regem nossas vidas. Necessitamos reformatar nossas aspirações e entendermos que a espiritualização é o caminho natural para a conquista de si mesmo , alcançando a felicidade que todos aspiram.

domingo, 13 de junho de 2010

NÃO RESISTAIS AO AGUILHÃO

Se olharmos com atenção, parece haver, em verdade,uma força vigorosa que agrega-se ao ser, mobilizando-o. É como se um aguilhão poderosissímo não permitisse o repouso. Deus seria um indescritível magneto e nós, limalhas de um ferro transcendente, atraído para o grande imã. Grandes almas referem-se a isto em suas vidas. Paulo de Tarso foi alfinetado até ceder ao aguilhão. Madre Terasa, Vicente de Paula, Francisco de Assis e tantos outros se viram tomados por uma força que os impelia quase que hipnoticamente à realização da luz em si. Crescia neles uma sensação de missão, uma delicada angústia pelo que desejavam e precisavam fazer. Parece que essa idéia seria a negação da liberdade do ser mas não é isto. Me refiro a uma espécie de tomada íntima que eletriza o espirito. Na verdade, é grau de depuração da consciencia que vai domando a personalidade transitória. O que foi conquistado ao longo dos milênios e está nos porões do inconsciente começa a inquietar e até a sobrepujar o ser animal, a personalidade atual. Isto é o aguilhão amoroso. O ferrete da evolução. O espinho que fará a criatura saltar do seu nível espiritual para outras órbitas superiores.

O aguilhão é um instrumento educador que esmerilha, apara, aformoseia a realidade íntima do ser, um cinzel do infinito.

O aguilhão pode apresentar-se como uma perda afetiva,emocional, uma angústia, um vazio existencial. A alma é trabalhada, é desperta, sacudida por tormentos íntimos, por uma força telúrica. Isso é o abençoado aguilhão.

P. S. - Este é um trecho, com ligeiro acréscimo, de um texto meu que consta do livro : A Vitória de Deus. Aproveito para pedir desculpas pela demora de novas postagens. Estava viajando e só pude atualizar o blog hoje. Alem do mais, estou com um probleminha no computador, que espero resolver logo. Um abraço à todos.

LEI DO PROGRESSO

Tudo no universo progride. Tudo evolui. Seres e mundos. Indivíduos e coletividades. O progresso é norma da vida. Até no aparente caos há uma ordem implícita, que ordena e impulsiona todas as coisas.

A fricção provocada pelo choque dos elementos debasta as imperfeições. O atrito entre os diferentes, enriquece a vida e produz algo diferente, agregando lições. Podemos auxiliar a marcha das coisas. Podemos contribuir para que esta lei soberana da vida cumpra sua tarefa, usando nossa liberdade de escolher caminhos afim de aformosear nosso ser mais rapidamente.

Problemas e dificuldades são, portanto, elementos de força que extraem da alma sua capacidade transformadora. Somos belos mutantes no caminho da felicidade pois nada escapa à diretriz divin a para a felicidade. Simples assim a Lei do Progresso.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

VIVER

Viver, aqui ou lá, entre estrelas ou no sumo da terra...não importa. Viver é o importante.

Importa que meus olhos contemplem a honestidade e se compadeçam dos que miram na indecencia, na negação, no domínio de mentes e corações. São escravos da morte.

Viver nestas plagas ou nas vertentes do invisível, eis o premio entregue pelo Senhor dos Mundos.

Viver, ainda que tropeços e becos aparentemente sem saída vitimem os meus pés. Não importa. Viver é como o beijo nos lábios mais ansiados, é como o abraço na alma mais desejada, um toque no coração que se derrama em saudade.

Viver é ter a paixão do Bem, da coragem e da certeza de ser feliz.

CORREÇÃO

Queridos amigos; empolgado pelas idéias que fluíam no meu último post, escrevi estar por vir, quando o correto é está por vir.Obrigado pela compreenção à este velho escriba.

terça-feira, 8 de junho de 2010

OLHOS NO INFINITO

De vez em quando, uma leve nostalgia me impele a olhar para o infinito. É como se buscasse algo do amanhã, um frescor do futuro, um cheiro do que estar por vir. Sinto, tambem, nesse estado especialíssimo de sentimento, sons do passado, um perfume do ontem, um sabor do já vivido.

Sinto, nesses momentos, como se asas invisíveis me retirassem do chão e, de alguma maneira, pudesse algo abarcar da odisséia que nos cabe, na conquista de nós mesmos. Essa aventura, doce e amarga ao mesmo tempo, empina os gestos de entendimento do quanto nos falta jornadear, vencer escolhos internos e fazer luz sobre sombras que teimam em permanecer.

Nessas horas de devaneios espirituais, creio que sou capaz de ouvir vozes inarticuladas que me arrancam lágrimas e põem em minha mãos luzeiros que intentam me clarear melhor por dentro. São vozes amigas, vozes que me prometem eterna amizade e que afirmam acreditar na vitória do compromisso assumido.

O que torna belo esses instantes mágicos é exatamente o confronto das minhas fragilidades com a força do gigante adormecido. Quanta beleza nesse lusco- fusco, nesse amanhecer com nesga de madrugada, esse embate de mais luz espraindo-se na escuridão da pequenez espiritual.

Até um leve sorriso de contentamento brota desse contato com a fecunda dinamica da vida. Ser humano nessa apoteose de vida plena, nessa eternidade de possibilidades, me comove, sim. Ser feliz por ser humano, ternamente humano, com seu desfile de fragilidade e seu cortejo de poderes. Saber estar se esculpindo para a grandeza da vida, como um Canyon sendo talhado pelos séculos. Saber-se fecundado de evolução, gestando um anjo, com as dores que se fazem necessárias, preparando a luz que se dará dessa estelar gravidez. Porisso, anda que os pés estejam presos ao chão empoeirado, meus olhos continuam postos no infinito, como se desejasse pegar com o brilho do olhar, a vida que terei pelo Universo sem fim.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

COERENCIA 2

O momento da humanidade pede, da parte de quem busca seu desenvolvimento espiritual, coerencia para com suas convicções.Nessa escala de valores, não caberá, jamais, a concepção de que os fins justificam os meios. Isso é a banalização ou a oficialização do que é desonesto sendo utilizado para conquistar o que é digno. Não deverá haver espaço para conciliar princípios edificantes com interesses humanos que, principalmente, não se coadunem com a consciencia já adquirida à respeito do funcionamento das Leis de Deus.

Sou favorável a que um cristão, ou especificamente, um espirita que tenha vocação para a politica, por exemplo, se candidate, com plena consciencia que ele deve procurar ser diferente e leve a contribuição de seus ideais superiores para a arena politica. Mas, como ele irá pedir votos para um candidato que defenda o aborto? Creio que seria incoerencia da parte do idealista das causas mais nobres.

Um artista, que prima pela verdade, pelo bem e pelo belo, utilizar seu talento para propagar idéias que explorem as paixões destrutivas ou disseminem sentimentos perturbadores.

Um homem de ciencia que veicule a descrença, embora creia na grandeza da vida e na imortalidade, para ficar bem no ambiente academico onde predomina o materialismo anacrônico e vazio, próprio da ciencia mais atrasada que existe.

Enfim, somos chamados a dar nosso testemunho de coragem, dentro daquilo que acreditamos, sem temer julgamentos ou a execração publica. Aquele que me negar diante dos homens, tambem eu o negarei diante do Meu Pai...Quem não se recorda de tão grave alerta?

Sejamos coerentes. Os grandes espiritos se caracterizam pela coerencia, onde primam pelo afago da consciencia e não pelo incenso do mundo.

domingo, 6 de junho de 2010

SERRA

Nestes dois meses- Junho e Julho - estarei subindo a serra das Russas para divulgar a mensagem espirita naquela região. As cidades de Bezerros, Gravatá e Chã Grande estão no roteiro. Particularmente , a última é uma grata surpresa pois só há alguns meses foi implantada uma casa espirita naquela localidade. Uma alegria imensa poder compartilhar com os amigos de lá o pensamento da imortalidade. Voltarei ao tema mais adiante.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

ISSO JÁ ACONTECEU...

Um acontecimento que é mais frequente que se pensa é aquele que a pessoa passa por uma situação e tem a nitida impressão que o fato já ocorrera. "Mas, isso eu já vivi", afirmam, perplexas, diversas criaturas. O que é conhecido como "Dejavu" - sensação de já ter visto - é dos mais intrigantes fenômenos do universo psíquico no nosso estágio atual.

Como explicar tal fato que antecipa algo que só ocorrerá no futuro? É uma faculdade, uma possibilidade do espirito avançar sobre uma nova fronteira vibratória e, sobrepujando o tempo presente, atingir o futuro. Ao dormir, saímos do organismo físico e nos projetamos, seja para uma nova dimensão espiritual, seja muito alem do espaço e do tempo. Poderemos, nesse estágio fora do corpo, ter acesso ao passado ou vislumbrar o amanhã. As possibilidades que detemos em nós, na nossa estrutura espiritual, é incomensurável. A expressão do Cristo denominando- nos de deuses se refere a esses reursos extraordinários que nos caracteriza a condição de filhos da luz.

Precisamos nos estudar mais e confiar que os poderes sublimes da imortalidade é uma realidade efetiva. Ter a sensação de já ter vivido algo, sensação profunda e vigorosa, abre-nos um campo vasto de averiguação e aprofundamento sobre a grandeza da vida.

Fenômenos similares são aqueles em que se chega em um local e se conhece cada rua ou caracteristica da região sem ter estado ali. Tanto pode ser um caso de projeção espiritual anterior à viagem, como pode, em certas circunstâncias, ser um caso de reencarnação, onde a pessoa reconhece um local em que viveu anteriormente, numa outra existencia física.

O espirito não está preso ao corpo tão absolutamente como muitos possam pensar. Temos momentos de liberdade parcial durante esse período em que estamos ligados ao organismo material. Pelo sono, por um depauperamento físico como consequencia de uma enfermidade ou sob o impacto de uma forte emoção, a alma pode se desvencilhar um tanto de sua prisão de carne e entra em contato com sua natureza real, sua pátria de origem e suas inúmeras faculdades íntimas. Somos os deuses que ainda não se reconhecem como tal.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CONVIVENCIA

Somos seres de estrita necessidade de convívio. Este gera o processo de alimentação espiritual. A troca de energias é fator determinante para essa busca de interação . A compensação vibratória que expressa simpatia, identificação, exerce fator de atração poderoso, capaz de gerar entusiasmo, sensação prazerosa e, ate,´êxtase.

No convívio, no entanto, tambem está presente o recurso pedagógico da diferença. O fato de existirem características e tendencias opostas auxilia na dilatação de nosso senso de respeito, agregando novos valores e estimulando qualidades que se desenvolvem a partir das diferenças. Elas são imprescindíveis tanto para o exercicio da tolerancia quanto para o processo do auto- conhecimento, ao demarcar um quadro comparativo entre o que identificamos em nós e o que se caracteriza no outro.

Não é fortuito o fato de estarmos em contato com esses fatores de atrito. Aliás, como tudo na natureza, não há gratuidade. Tudo está à serviço de um longo aprendizado. Deus não colocou todos os ovos numa só cesta. Os atritos elevam nosso grau de busca de sobrevivencia e vão debastando elementos predominantes do ego exarcerbado. As arestas levam a criatura a refletir, embora lentamente, em possíveis elementos em si que podem desagradar aos outros. O que ocorre em si deve ocorrer nos outros. Se desejo ser aceito como sou, por que não devo aceitá-los em sua realidade atual?

Interessante verificar a sabedoria contida nos evangelhos, com uma grande ciencia ( ou arte) sobre a questão da convivencia. O convívio difícil, sem aceitação do outro, intensifica as áreas de atrito e contribui para estados perturbadores de natureza emocional, produzindo sofrimentos diversos.

O bom convívio expressa algum nível de maturidade. Claro que me refiro, sobretudo, ao bom convívio com pessoas difíceis para nossa percepção, diferentes de nós até ao extremo. No rumo do amor incondicional necessitamos dos opostos. O que é diferente de nós precisa, para gerar o amor realizador da alegria, da incondicionalidade, do qual ainda estamos bem distantes. Mas estamos caminhando, convivendo com essas magníficas lições de alteridade, em meio aos atritos entre os diferentes. É a sabedoria sendo forjada na fornalha do que não se parece conosco. É a proposta do Evangelho e dos grandes ensinamentos do conhecimento espiritual milenar.

REFLEXÃO

Espiritismo não é apenas consolo. É, tambem, esclarecimento. E um e outro se confundem, se mesclam, fazendo sua grandeza.