Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

FORÇA DO PENSAMENTO

Muito já se falou e escreveu sobre a força do pensamento. A ação da mente sobre a matéria em vários níveis de energia ou da matéria em várias dimensões, já foi escrutada por vários pesquisadores ao longo da história. André Luiz, o médico e jornalista do alem popularizado pela psicografia do Chico nos oferece ricas observações sobre o tema em suas obras, refletindo o que seus mentores ensinavam, particularmente nos livros "Nosso Lar", "No Mundo Maior", "Obreiros da Vida Eterna" e "Ação e Reação". O grande Leon Dennis especifica sua força através da abordagem referente às potencias da alma, na sua obra magistral , "O Problema do Ser, do Destino e da Dor". Emmanuel, o lúcido paladino do evangelho que nos legou consistente conteúdo doutrinário através de seu médium, o apóstolo de Uberaba, entregou-nos um grande manancial sobre o tema, no livro: "Pensamento e Vida".

Cada vez mais a ciencia psicossomática se aprofunda na capacidade que tem a mente de adoecer ou gerar saúde na criatura humana. Várias marcas no corpo surgem a partir dos raios mentais irradiados constantemente pela pessoa e ate´mulheres sentem todos os sintomas de gravidez, inclusive, com intumescimento do ventre, face ao desejo forte de gerar um filho mesmo sem haver um feto na sua intimidade.

Nos trabalhos mediúnicos verificamos a força do pensamento sobre as estruturas delicadas do corpo espiritual. Espiritos se comunicam apresentando deformações no perispirito quase inconcebíveis para a compreensão dos que estão na carne e o efeito dos quadros hipnóticos de alma para alma ou de auto sugestão explodem em diversas ocasiões nos trabalhos práticos da enfermagem espiritual.

Observando a nós mesmos, quantas vezes alimentamos pensamentos mórbidos que nos empurram para "baixo", construindo uma atmosfera de tristeza e abatimento, nos inclinando à infelicidade? Quantas vezes não passamos a acreditar que nada vai dar certo e as situações parecem corroborar o triste vaticínio?

A ação contrária tambem é verdadeira. Quando a alma deseja ardentemente, criando uma onda de otimismo, e acredita com determinação, os fatos se moldam nessa direção e nos sentimos felizes e confiantes. O pensamento é a base de todas as expressões da nossa vida. Somos exatamente o que pensamos e a vida irá apresentar as cores que nossa mente delinear. Por isso, os grandes caminhos da iniciação espiritual entre os antigos, como na atualidade, enfatizam a necessidade imperiosa de se aprender a educar a mente, aprendendo a utilizar a energia da vontade.

Os que se dedicam aos estudos das faculdades psíquicas sabem a importância do pensamento no tocante à criação de um clima de sintonia para a atração de forças protetoras de natureza elevada, alem de ser elemento fundamental na expansão da nossa capacidade irradiante em qualquer setor das atividades mediúnicas e existencial.

Aprender a meditar, a ajustar a mente, a controlar os anseios faz parte desse longo, árduo e importantíssimo caminho de ascenção espiritual. Dilatar nosso clima mental de paz e serenidade é de fundamental importância na construção desse ser renovado que anelamos. Acostumar nossa casa mental à prece consubstancia em nós o reino que tanto desejamos e precisamos edificar por dentro.

No auto conhecimento a educação dos pensamentos é elemento revigorante e decisivo. A harmonia não pode existir sem a busca desse apaziguamento mental. Necessitamos desenvolver essa percepção de vida intima fazendo silencio interior, não "gritando" tanto mentalmente como o fazemos. Não foi por acaso que Jesus fez referencia à essa força quando se referiu ao adultério por pensamento pois este, alimentado veementemente pelo pensamento, forma-se ao nosso derredor como força viva e "vivencial". São o que os espiritos chamam de "formas-pensamento", que podem ganhar toda uma conotação de existencia, inclusive, com movimentos, quando, na verdade, são forças profundas da mente que desejou algo tão ardentemente.

Não nos aterrorizemos, no entanto, ante o exposto. Todos estamos aprendendo mais sobre o que somos e quem somos a cada momento. Enfatizemos com ardencia que desejamos tudo de bom, todo o progresso espiritual e vamos edificando a casa renovada na rocha sólida do presente. A evolução do ser é das mais belas epopéias e estamos em ascenção. Vigiai e orai. A palavra sábia do Senhor flameja, bondosa, como bússola aos nossos caminhos. Conseguiremos.

AGENDA

Hoje estarei na cidade de Jaboatão dos Guararapes, no bairro Muribeca, proferindo palestra às 20 Hrs. O tema: Do Atomo ao Anjo. Será no Centro Deus, Cristo e Caridade.No final de semana estarei no interior de Pernambuco, na cidade de Palmares cuja ruas foram destruidas há pouco pelas chuvas torrenciais de Julho. O Centro espirita Violeta Gris foi destruido e vamos lá no auxilio ao recomeço.Todo o material que vendermos dos livros, cds e DVDs reverteremos para a reconstrução da Instituição.

Na semana seguinte, dias 11e 12, estaremos na cidade de Colonia Leopoldina, interior das Alagoas. Dia 14 na cidade de Bezerros. Tambem estaremos nos dia 17 no interior, alem de 18 e 19 na Mostra Espirita no Centro de Convenções de Pernambuco, promoção da Federação Espirita Pernambucana.

Dias 25 2 26, estarei na capital paraibana, precisamente no sábado, no centro espirita Leopoldo Cirne e no domingo farei seminário pela manhã no Lar de Jesus. Dia 29 estarei em Gravatá e dia 30 no Centro maria de Nazaré, em Recife. Ufa!

MAMÃE, ESTOU GRÁVIDA

A frase acima é uma das mais desmoronadoras que existem para a grande maioria dos pais. Apesar de se saber que o início da atividade sexual das filhas está cada vez mais precoce, tal notícia impacta vigorosamente as estruturas emocionais de famílias inteiras. Era assim há muitos anos e é assim na atualidade.

Entendemos o drama que assola os corações de pais que trazem princípios de vida. Entendemos, tambem, que muitas vezes é o preconceito social que induz pais amorosos a atitudes drásticas contra as filhas ao saberem de uma gravidez inesperada. Aliás, quando é o filho que vai se tornar pai a reação nunca é a mesma. Só isso deve nos fazer refletir melhor quanto a posição mais adequada diante de tema tão delicado.

Nosso objetivo não é ditar norma de procedimento a quem quer que seja. Desejamos fazer uma reflexão que possa auxiliar muitos pais ante a situação. E isso é vivido por muitos. O que me levou a tal abordagem foi uma conversa que tive com uma mãe vivendo o fato. Ela estava inconsolável pelo fato da filha ter se envolvido intimamente com um rapaz. Se perguntava, em prantos, onde tinha errado. Sinceramente creio que não cabe aos pais se culparem pelo fato da filha ter se envolvido sexualmente antes do casamento principalmente se ela é de maior. Não podemos esquecer que essa é uma decisão de fórum íntimo. Pode ocorrer sob o efeito de uma paixão avassaladora, sob um forte sentimento de confiança no outro, por desejo sexual vigoroso, enfim, diversos fatores ensejam o surgimento da circunstância.

O fato da filha ficar grávida, claro, faz brotar uma serie de preocupações quanto as responsabilidades que advem do acontecimento. Os cuidados com a criança, a vida da futura mãe sofrerá alterações, etc. Rejeitar a filha pelo motivo pode representar um mal efetivo para ela e para a criança. Quantas mulheres, ao não contar com a compreensão dos pais, terminam por entregar-se a prostituição! Creio que esta é a hora de apoio e da atitude cristã por excelencia. Evitará muitos males de consequencias imprevisíveis `as portas do tempo. Isso não quer dizer que os pais não possam conversar a respeito do senso de responsabilidade que os filhos devam ter. E nem implica na mesma forma de se posicionar quando a filha, por irresponsabilidade, face ao apoio dos pais, engravide todo ano. São situações diferentes que pedem atitudes diferentes, embora devamos sempre buscar aquela que auxilie.

O respeito à sexualidade, desenvolvendo o senso de enobrecimento desta, é valor que os pais devem repassar aos filhos. E até creio que muitos fazem isso, no entanto, apesar da orientação, o problema aparece. Nada de se culpar. Os filhos possuem o livre arbitrio e responderão por ele. Alem do mais, muitas surpresas agradáveis podem surgir em meio à situação. Conhecemos casos em que os pais resistiram aceitar a gravidez da filha mas depois do nascimento da criança, o paraíso do afeto se fez no lar. Uma alma afim renasce ou o coração dos pais se comove ante a ternura de uma criança dentro de casa. Fora isso, os pais verificam que a filha não é nenhuma leviana. Não se prostituiu pelo que ocorreu. Não perdeu valores dignos que era detentora. Resultado: continuaram com a filha tão amada e ganharam um neto lindo. E ficaram com a consciencia límpida porque não atiraram a primeira pedra.

ESPANTO

Desculpem ocupar o espaço para falar sobre isso mas como estou espantado pela alegria dos nossos participantes pelo retorno das postagens. Não sabia que voces tinham ficado tão viciados quanto eu pelo blog...rsrsrsrsrs...Valeu. Obrigado.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

NOSSO LAR

Sinceramente, depois de "Nosso Lar" - o filme, podemos dizer que estaremos em outro período da divulgação espirita no planeta. É uma produção grandiosa, muito acima das filmagens brasileiras. Creio que dá para sentir o planejamento do mundo espiritual superior neste momento de farto material de divulgação da imortalidade da alma. Nelson Xavier, que fez o papel de Chico Xavier, já está se preeparando para iniciar as filmagens de outra obra abordando o trabalho do médium mineiro :" As mães de Chico Xavier". Será um filme que envolverá a história de tres mulheres que perderam filhos em acidentes. Chico os traz de volta pela psicografia.

A inserção de "Nosso Lar" nos cinemas do exterior vai depender da bilheteria do filme no Brasil. E seria uma pena que nossos irmãos de outros países não tivessem a oportunidade de assistir a película.

Tenho um questionamento à fazer: Como as casas espiritas estão se preparando para esse novo momento em que o publico leigo entra em um contato mais amplo com o pensamento da doutrina? Será que estamos tendo a percepção da enorme dimensão desse instante e nos adequando convenientemente? Estamos organizando o conteúdo de nossas instituição e qualificando os trabalhadores para atender a procura que, espera-se, ocorra como resultado de tal exposição na mídia ?

É hora de deixar qualquer complexo de timidez e buscar a maturidade necessária, pondo em prática uma dinâmica rica e própria da grandeza desse que é o grande pensamento revolucionário da civilização nos dois últimos séculos no âmbito do universo espiritual. Claro que outras vertentes tem contribuido para a agitação, a efervescencia que move o planeta na atualidade, porem, havemos de convir que até mesmo essas vertentes desaguarão nos princípios das Leis universais que o Espiritismo faz jorrar sobre a humanidade. Ao lado do budismo, do pensamento cristão mais abrangente e das novas ciencias que vem impactando a vida na Terra, como a genética, a física quântica, a neurociencia e a psicologia transpessoal, para ficar apenas nestas, os ensinamentos dos espiritos avança sobre corações e mentes, ampliando horizontes e exigindo novas posturas de espiritas e outros pensadores. Precisamos desaguar nesse novo tempo, nesse novo contexto, para estar à altura da tarefa dessa envergadura.

Vamos assistir "Nosso Lar". A força da bilheteria alavancará mais ainda a presença do espiritismo nas telas, nas revistas, nos jornais.

DE VOLTA

Depois de uma pausa motivada pela viagem ao Rio Grande do Norte, estamos de volta. A saudade era um alimento que nutria o incessante desejo de escrever. O Congressp de Natal foi um espetáculo de aprendizado. Palestras interessantes, inteligentes, instigantes. A fraternidade era a mágica que cobria a atmosfera de sagradas esperanças. Dava para sentir o momento especial pelo qual passa o pensamento espiritualista. O publico foi um show à parte. Concentrado, paciente, enfrentou a maratona de palestras com uma alegria e determinação própria de quem tem verdadeira sede de luz. Assistimos o trailler do Filme "Nosso Lar, imperdível, por sinal. Bom, estamos de volta. Vamos abordar assuntos que nos instinguam a alma. Pelo menos, assim espero.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CONGRESSO DE NATAL

Devido a viagem que farei para o Rio Grande do Norte, onde realizarei nesta quinta feira a palestra de abertura do Congresso Espirita de Natal, estarei ausente do nosso blog. A programação de lá será intensa e não deverei postar nenhum texto até o domingo. Só estarei de volta segunda feira, aí atualizarei o nosso blog. Podem postar comentários que os publicaremos na primeira oportunidade. Como farei seis participações no Congresso, não devo ter condições de qualquer postagem. Serão quatro dias sem contato com voces. Dá para aguentar.

Um grande abraço à todos. Até a volta.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A DOR DOS FILHOS

É muito natural a aflição dos pais ante o sofrimento pelo qual passa o filho. Suas lágrimas parecem escorrer por nossas faces e a angústia deles parece repercutir com maior intensidade na intimidade dos pais. Alguns desejariam sofrer pelos filhos e chegam a afirmar que, se pudessem, impediriam os filhos de sofrerem.

Essa atitude, conquanto bonita, é, na verdade, ante-educativa. Sob a ótica espiritual seria o equivalente a impedir os filhos de aprenderem, adquirirem experiencias, enrijecendo o caráter para o caminho evolutivo. Não podemos esquecer que, como nós, os filhos são almas com grandes necessidades de aprendizado e de ressarcimento de débitos do passado. Impedir suas experiencias de dor seria interferir, com superproteção descabida, seus acertos para com a vida.

Claro que não estou dizendo que nada venhamos a fazer quando eles padecem. A própria lei de caridade indica que compartilhar com eles e lhes ser solidário é dever moral. Os pais, se devem ser úteis a qualquer ser humano, devem ser, tambem, para os filhos. O que me refiro é a visão extrema, da proteção descabida ou dos mimos bizarros que impedem o desenvolvimento do ser.

O conhecimento da finalidade da vida proporcionado pela doutrina dos imortais favorece uma melhor compreensão de nossa abordagem. Em "O Livro dos Espiritos", eles respondem à Allan Kardec que a missão dos pais é encaminhar os filhos para a senda do Bem, encaminha- los para Deus, portanto, direciona - los moralmente.

Por amor sentimos suas dores. Por amor, busquemos compreender suas necessidades e a sabedoria da Grande Lei. Da mesma maneira que nos sentimos muito felizes com seus sucessos, entendamos que seus revezes e frustrações são elementos iluminativos, com objetivos superiores permeando suas lágrimas. O objetivo que norteia as leis da natureza é sempre o de atingirmos estágios mais grandiosos em nossa trajetória dentro da vida. A grande finalidade dessa dinâmica é o de alcançarmos a felicidade. Até na indesejável morte de um filho podemos ver finalidade mais ampla, afinal, onde enxergamos o mal quase sempre há um bem que não entendemos no momento. Por mais difícil que seja, precisamos aprender a ler nas almas e no livro da natureza a grandiosidade da vida e seus sagrados objetivos. A reencarnação encadeia e dá inteligência à dinâmica do existir. Estudemo- la.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O HOMEM NASCEU NO ESPAÇO

Nesta manhã de segunda feira estava a refletir num pensamento do grande sábio Hermes Trimegisto, pensamento este que acredito merecer profunda análise de todos nós, sobretudo porque creio que ele tem o poder, se sentido onvenientemente, de impulsionar nossos anseios para círculos mais elevados da vida. Disse o grande pensador da antiguidade:

"O HOMEM NASCEU NO ESPAÇO: É FILHO DAS ESTRELAS."

Em todas as direções que voce apontar a mente sobre o tema terá muita orientação à respeito da vida, de nossa origem e elementos indicativos de outros fatores que se inserem no pensamento espirita e nas descobertas da ciencia contemporanea. Vejamos: várias abordagens científicas, na atualidade, enfocam que as condições para que surgisse o ser humano em nosso planeta teria originariamente descido do espaço. Estudos apontam que o nosso corpo físico seria formado de poeira de estrelas. Emmanuel, através do Chico Xavier fala de uma geléia que desceu sobre o planeta quando em um dos seus períodos, propiciando o surgimento da vida e essa mesma doutrina, ensinada pelos espiritos superiores, nos fala que a pátria de origem é o espaço. São diversos elementos informativos que reforçam o pensamento de Hermes.

Por outro lado, a consciencia de nossa origem no infinito e a concepção espirita de nossa destinação gloriosa pode nos auxiliara a viver o despreendimento, criando uma atmosfera mais espiritualizada em nosso mundo intimo e ao nosso derredor. Os valores serão outros. Os anseios ganharão aspectos mais elevados e a sensibilidade mais apurada sentirá a vida com maior amplitude. Nossa relação com a morte poderá sofrer, antão, transformação substancial. Ela perderá o aspecto aterrorizador. A vida será, então, vitoriosa, em todas as dimensões de que se compõe. Somos filhos das estrelas.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AGENDA

Neste final de semana estarei na bela capital paraibana. Será no SEMILUZ, promovido pelo Missionários da Luz, no bairro do Cristo. No sábado à tarde realizaremos seminário sobre mediunidade e saúde com Jesus, que se estenderá à manhã do domingo. Conto as horas para o contato com os queridos irmãos de João Passoa.

PRESENÇA DA LUZ

Impulso da Mente Divina, a luz é o elemento essencial do Universo, tendo o amor como alma de sua existencia.
Tudo o que existe é sua multiplicidade de expressão em todos os quadrantes da vida.
Quanto mais sutilizarmos nosso ser mais ela se irradia do templo íntimo em direção à vida.
Na realidade mais rarefeita, cintila em ritmo de suprema beleza e indescritível poder. Possui a força de dissolver males nas valas dos mundos inferiores e leva às lágrimas quando se manifesta nos sombrios vales da dor.
O Senhor referia-se a luz como constituinte de cada ser e podemos, sem dúvida, afirmar que sua manifestação na intimidade de nossa alma significa que retiramos grossas camadas de ilusão que obstaculizavam sua irradiação.

Permite que tua luz clareie as sendas dos teus passos e alimente a esperança nos que seguem atordoados pelos caminhos da escuridão.
O amor se expressará em forma de tua luz irizada de paz e harmonia.
Sutiliza tuas aspirações e dignifica os teus pensamentos. Cultiva o desejo de servir incondicionalmente e dá de ti o melhor de bondade que tragas em tua alma.

Transforma-te em claridade suave e diamantina, por tua maior identificação com as Soberanas Leis.
A luz do teu coração criará o ambiente feliz em que respirarás e te fará sentir a leveza própria dos mundos harmoniosos. Os que te cercarem perceberão algo de indescritível na linguagem humana, tal a calorosa sensação de aconchego e paz que transmitirás.

Magnetizados pelo teu amor, os indivíduos desejarão tua companhia pois no silencio da tua luz os auxiliarás com seus conflitos e inquietações, apaziguando-os.
Serás sentido como alvo de suas confianças e muitos buscarão aconchegar-se a ti, irmão dos que padecem.

Permite que fulgure tua luz por intermédio das obras de compaixão e do entendimento que exalarás, nos caminhos do amor que trilhas. Deixa nestas trilhas as pegadas radiantes e o calor da luz atrairá, qual perfume de indizível primavera, as almas em chagas, os espiritos em amargura.

Seja tua presença, em qualquer lugar, a presença da luz, amparando e servindo, acalmando e sorrindo a todos os teus irmãos.


P. S. - Mensagem do espirito Marta, do livro "Caminhos de sabedoria - Presnça de Jesus"

TRANSMIGRAÇÃO DA ALMA

Os grandes iniciados do passado já conheciam tal Lei. Os templos sagrados e as doutrinas iniciáticas e esotéricas já preparavam seus seguidores para a grande viagem de mundo à mundo. Nos tempos atuais, o Espiritismo, que vem tornar publico o conhecimento antes voltado aos candidatos à iniciação espiritual, destrincha, com imensa beleza, a destinação gloriosa que nos cabe no concerto da vida: de vida em vida e de mundo à mundo, viajamos no infinito para círculos cada vez mais amplos, mais belos, mais cheios de plenitude, de felicidade.

A transmigração progressiva da alma é dos princípios espiritas menos abordados conquanto tocado por beleza infinita e digno repositório da esperança para as almas que sofrem e sonham. Após o aprendizado fornecido pela Terra, absorvida a sabedoria a ser conquistada no planeta que hora habitamos, seja como mundo de expiação, seja como regeneração, o indestrutível ser que somos alça voo embusca de mais luz, mais realizações, mais sabedoria. O grande pensador e poeta da França, Victor Hugo, em mais uma das suas felizes reflexões, disse certa feita:

" NADA SE ASSEMELHA À ALMA COMO A ABELHA. ESTA VOA DE FLOR PARA FLOR, AQUELA DE ESTRELA PARA ESTRELA. A ABELHA TRAZ O MEL, COMO A ALMA TRAZ A LUZ.

De estrela em estrela vamos conhecendo a indescritível Criação e sentindo toda a pujança dos Universos. Nessa vertente de ascendência, percebemos como valorizamos exageradamente certos aspectos da vida na Terra, no tocante aos seus percalços, e entendemos, felizes, que esses espinhos pequeninos nada representam ante a grandeza do que nos aguarda infinito à fora. Compreendemos que vale a pena suportar os revezes do mundo com a resignação operante. Todo o passado terreno com suas agruras irá se tornar uma pequena nesga de dissabores e diante da alma se abrirão caminhos de vida intensa, de vida em abundância. Mais depurada, a alma mais ascende, expande sua consciencia e penetra o que antes era mistério insondável. Vasculha o Cosmos e descobre em si mesmo os portentos que o deslumbra nas constelações. A vida cintila em mil metamorfoses e ganha nuances inimagináveis. A beleza apresenta-se como nenhum artista no mundo pode decifrar e palavras serão traços irrisórios em sua capacidade de comunicação para expressar o turbilhão colossal de luzes e cores, sons e perfumes, sentimentos e poderes. Se nos fosse dado perceber pequenas nuances do que escrevo agora, sentiríamos vertigens e como anjo de asas cortadas, tombaríamos sob o peso de mil sóis em nossos ombros frágeis...

Diante disso, levantemos da tristeza para a esperança, da sombra para a luz. A transitoriedade desses momentos infelizes é a preparação para o que não terá adeus, nem angústia, nem pequenez. Todo esse feliz amanhã, porem, deve se formar por dentro de nós, tecendo o fuuro com a vontade firme do presente. Afinal, iremos viajar, de estrela em estrela, na direção de mais luz, na medida em que viajemos de estrela em estrela no universo da própria consciencia.

Tenham paz.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

UM PENSAMENTO DE GHANDI

Li e me encantei com a frase da grande alma da India, Mohandas Karachand Ghandi, que tomei para reflexão em nosso blog. Vejam que perola dessa alma universalista:

"SEJA EM VOCE A MUDANÇA QUE QUER PARA O MUNDO".

O que acham?
A perspicácia do pacifista oriental é fulminante e merece de toda pessoa que anseia por um mundo melhor, acurada análise. Podemos encontrar na alma do texto a explicação do porque certas ideologias, em suas bases até belas, não conseguirem vingar no solo do mundo. E tambem porque apesar de todo o manancial de sabedoria espiritual que foi entregue à humanidade em milênios permanece ela distante dos resultados advindos de tal sabedoria. O problema é de vivência. Sem mudar o homem não se muda o corpo coletivo.

O corpo social é formado de células que são as pessoas. Se as células estão enfermas, o corpo estará doente. Se a desonestidade faz parte da cultura dos indivíduos, não haverá alteração para melhor apenas mudando-se siglas e nomenclaturas partidárias ou religiosas. Basta verificar o retumbante fracasso da idéia socialista em todos os países em que foi experimentado. Em si, a concepção socialista guarda profunda intimidade com o humanismo, no entanto, ao se penetrar nos paises que adotaram o sistema, descobriu-se diversas mazelas características do sistema oposto, que o socialismo combate: cúpulas governantes cada vez mais rica, privilégios , corrupção e outros venenos da vida social. No âmbito religioso, os absurdos de violência em nome da paz, o falso privilégio de Deus, de sua posse. Quantos desvios históricos das religiões...!

Se desejamos um mundo que idealizamos dentro do que há de mais elevado na concepção humana quanto ao futuro da civilização, precisamos introduzir o que esperamos de um mundo melhor em nosso mundo íntimo. Esperar honestidade no planeta quando impregamos, de alguma forma, a desonestidade, não é indicado para vermos satisfeito nosso anseio de uma Terra mais justa. Sem começar por aplicar as virtudes em nós mesmos não valerá aguardar mudança real em derredor. Exemplo vale mais que mil textos, milhões de palavras.

Essas reflexões tambem servem para os instantes emn que indagamos de Deus por que tal coisa nos ocorre, por que "só" conosco certas mazelas aparecem, etc. Questionamos dessa maneira mas nunca conseguimos questionar a nós mesmos quanto à natureza de nossos sentimentos, emoções, atitudes. Sem falar naqueles fatos que estão ligados aos fenômenos de existências passadas.

Ghandi foi de uma enorme felicidade ao formar tal frase. Sabedoria que devemos aproveitar para o aperfeiçoamento íntimo e, por extensão, da sociedade como um todo. Antes de querer e exigir do mundo o que o mundo precisa, com justiça, mudar, mudemos nós para melhor, injetando força moral em nosso anseio de uma Terra melhorada.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PRESENÇA DO PERDÃO

O perdão é o antípoda do orgulho. É sentimento que simboliza conquistas da alma e sua não-existência reflete a ganga que envolve o coração do ser.

Antítese da arrogância, é suave atitude capaz de arrancar lágrimas do coração mais endurecido. Gera a plena satisfação da consciencia a quem utiliza. Quem recorre ao perdão quase sente a voz de Deus falando em sorrisos no templo do coração.

Perdão é tambem irmão gêmeo da vida. A natureza parece utilizá-lo com frequencia: o sol persiste a renascer ainda que receba a incompreensão dos homens. As árvores, muitas vezes agredidas pelos seres humanos, respondem com a renovação de seus frutos e ainda concedem a sombra amiga a quem lhe atira pedras. O rio, recebendo os detritos jogados pela incúria dos homens, prossegue gerando urbes e semeando vidas, fertilizando as margens e proporcionando alívio à sede, multiplicando o socorro a todos os fenômenos da natureza.

O perdão é luz que clarifica, com miríades de estrelas, os caminhos de quem o utiliza. Ainda quando te sintas tentado ao revide, susta o impulso e procura o sentimento que aprimora, libera, oferta beleza e dá dimensão espiritual a quem vive.

Ainda que te vejas sob o acúleo da maldade, calúnia,desprezo ou ingratidão, perdoa. O perdão é o exercício do amor incondicional, abrindo estradas nas florestas mais densas das provações humanas. Procura o seu uso. Multiplica-o em teu caminho. Estarás mais sudável no futuro...no futuro entenderás a riqueza de que serás possuidor por te-lo aplicado.

Perdoaa, orvalhando a mão que te fere, suavizando os lábios que te agridem, balsamizando as almas que te maltratem. Tudo retornará, com naturalidade, aos teus próprios passos.


( MENSAGEM DO ESPIRITO MARTA, DO LIVRO CAMINHOS DA SABEDORIA - PRESENÇA DE JESUS)

AUTORES DO PRÓPRIO DESTINO

Inspirado pela obra do médium Clayton Levy, do espirito Augusto, "O Homem de Bem", resolvi tecer algumas reflexões em torno do tema. Indiscutível o esforço que muitos fazem para tornar-se um homem de Bem, dentro do conceito exarado em o Evangelho de Jesus. E não poucos são tomados pelo desânimo quando defrontam-se com as próprias imperfeições, a exteriorizarem-se através de atitudes que já não gostaríamos de te-las; dos pensamentos que desejaríamos não mais elaborar e das palavras que sonhávamos não mais proferir, de natureza inferior. Acontece, no entanto, que ainda não somos o que seremos e a realidade que se patenteia é aquela de que somos vitórias e quedas, luz na essencia e sombras renitentes, desvios e acertos. O crescimento tão decantado de cunho espiritual não se processará se não encararmos essa realidade a fim de talhá-la com o escopo das transformações fundamentais à conquista dos valores mais nobres da vida.

Sem reconhecer as próprias dificuldades; sem identificar as mazelas que se estratificaram há tantos séculos e sem buscar entender a própria condição íntima, como avançar para círculos mais amplos de progresso espiritual?

Alguem já afirmara há séculos que o homem que se conhece é um iluminado. Detectar as próprias carencias é ter oportunidade de traçar estratégias para supri-las, assim como não esconder-se de si mesmo é fator preponderante para que traçemos diretrizes de auto-superação com vistas ao aeperfeiçoamento que nos cabe.

Somos, ante o exposto, autores de nosso destino. O livre arbítrio é tesouro ou recurso definidor dessa realidade. Sem culpas, encarar a necessidade que temos de reformular conceitos em torno de nós mesmos e valores que tem pontificado na nossa forma de existir. Negar que ainda existem sombras internas não significa se acender. Tambem isto não significa que devamos viver angustiado pelo fato de saber que elas vibram na nossa realidade intima.

O amor Soberano nos impulsiona para as conquistas mais vastas da vida. Nesse processo, atingir a consciencia do Bem como energia primordial da vida é alcançar a vitória sobre si mesmo. E o interessante é que, quanto mais essa consciencia do Bem se instala em nós mais o Bem em nós será um Bem para todos. Nossa energia, nossa vibração mental, nossas palavras e ações serão mananciais a beneficiar o todo, o equilíbrio da coletividade, a organização do conjunto. Quanto maior cota de Bem na forma de ser de cada criatura maior a capacidade de influenciar o corpo coletivo com a força moral que jorra daquela fonte. Um só indivíduo que atinge o Bem internalizado (não só aquele das atitudes externas) torna-se elemento inspirador para muitas vidas.

Nesse nível do Bem internalizado nos referimos à postura interna, um permanente pensar no melhor para o mundo e a sentir o melhor dos sentimentos. O anseio de ser útil em pensamentos, palavras e obras redundam em grande potencia capaz de alterar realidades. A força que brota de um sincero coração voltado ao bem move todas as montanhas e modifica, inclusive, o magnetismo dos mundos. Pode parecer absurdo mas creio que esse é o significado profundo da emulação proporcionada pelo Bem. Se até a morte cede a força do amor; se até o DNA sofre, na sua intimidade, a ação dos sentimentos mais nobres, levando-nos ao Amor que cobre a multidão dos pecados, modificando enfermidades já programadas para os indivíduos, como não acreditar que o planeta é uma energia a refletir o que somos, podendo sofrer alterações em seu equilíbrio íntimo a partir de nossas mudanças para melhor?

Autores de si mesmo no sentido de que somos perfectíveis, voltados para alcançar a plenitude, podemos efetuar escolhas que recairão, naturalmente, sobre nossos passos sob o nome de destino, a ser alterado, por dsua vez, pelas novas escolhas que faremos ao longo do tempo. Conforme a natureza moral dessas escolhas, sermos mais felizes ou não. teremos mais embaraços ou saltos qualificados emn nossa trajetória. Irradiaremos a luz de nossa essência com mais intensidade ou a obstacularemos com as sombras internas resultantes da ignorância espiritual ou da acomodação ao campo das grades puramente físicas. Temos essas possibilidades de escolhas.Temos a possibilidade de traçar caminhos e de redirecioná-los se não forem de acordo com a harmonia da vida. Autores do próprio destino, escolhemos, e essas escolhas nos trarão lições e vivencias a nos ensinarem o caminho para o Reino dos Céus, no grande universo por dentro de nós.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

OBSESSÃO ENTRE ENCARNADOS

Esse é um fenômeno muito corriqueiro entre nós. São os casos em que as pessoas se tornam, reciprocamente, obsessoras. O mal seria o mesmo da chamada perseguição de um desencarnado sobre quem está entre os que experienciam na carne. A diferença do processo, muitas vezes, encontra-se apenas na invisibilidade.

Muitas pessoas se queixam que sofrem perseguição de alguem ou que se sente sugada por determinada criatura. Às vezes tem-se a impressão que ela vive para impedir a felicidade do outro. Óbvio que esses acontecimentos, quase sempre, tem sua origem em contendas antigas que varam o tempo. Não é por acaso que certas circunstâncias chegam em nossas vidas. A força imantadora do débito ou a necessidade imperiosa de aprendizado, ou ainda a carencia que temos de devolver a alguem o que usurpamos no passado se impõe vertiginosamente nessas relações doentias.

O interessante, alem de saber que sem motivos a problemática não se instalaria em nossas vidas, é ter consciencia que o procedimento para lidar com tal processo se relaciona com o redirecionamento de nossa existencia. O Evangelho traz um grande contributo para que venhamos a quebrar o triste "elo" que nos mantem envolvido em tal situação. Perdão sincero, serenidade operante e determinação em superar tal fato são elementos fundamentais. Quase sempre não é fácil pelos mecanismos de interdependencia emocional, afetiva e até de mágoas mútuas que vão consolidando a nefasta simbiose. Porisso que o perdão é recurso poderoso na solução do drama. O mal se alimenta da mágoa, do ressentimento, do ódio que se aninha nas entranhas da relação, vitalizando a agonia do inferno dessa relação.

Não podemos seguir adiante na construção da felicidade mantendo núcleos de animosidade ferrenha no rastro que deixamos. Ser livre para conquistar o futuro passa por conseguirmos alterar as forças que marcam nossas provas. Mudar a energia distoante que nos vinculam a quem nos persegue ou que se sente credor nosso. Esses lamentáveis fatos são lições que nos fazem refletir o que estamos fazendo da nossa capacidade de relação. Ninguem lesa o outro sem estar lesando a si próprio. Nossos atos são forças vivas que vencem o tempo e o espaço, magnetizando-nos àqueles que foram alvos de nossas atitudes.

O amor que cobre a multidão de pecados é o alimento divino que pode modificar todo o ambiente. Junto com o arrependimento sincero, alem da resignação operosa, sem acusações descabidas, representam trunfos da alma em sua trajetória para se livrar, ante o tempo breve ou mais longo, desses gêneros de obsessão. Tanto a perseguição tradicional quanto à de encarnado para encarnado,o caminho é a melhoria de vibração pessoal, pagando todo o mal com o bem. Para toda plantação haverá sempre a colheita correspondente. Plantemos o melhor agora. Ante a lei do progresso, toda animosidade se transformará, um dia, em sincero afeto, clareando toda a sombra à nossa volta.

LEIAM COM ATENÇÃO

Reproduzo aqui o editorial do jornal "Folha Espirita" deste mês de agosto,que tem a chancela da associação espirita do Brasil e que traz grave assunto para todos nós cristãos e espiritas em particular. Leiam com atenção:

MAIS UM DURO GOLPE DOS ABORTISTAS


"Não houve repercussão na mídia, no entanto, foi um duro golpe para os que estão preocupados com a defesa da dignidade da vida humana. Se não fosse por um comentário de um blog ligado ao jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, tudo teria se passado no mais absoluto silêncio. No dia 16 de julho, em Brasília, ao término da XI Conferência Regional sobre Mulher da América Latina e Caribe, a MINISTRA NILCÉIA FREIRE, DA SECRETARIA DE POLITICAS PARA AS MULHERES, assinou um documento, no âmbito do direito internacional, que propõe para todos os governos da América Latina, inclusive o Brasil, a legalização do ABORTO. O documento tambem teve a chancela da ONU, representada pela Comissão Econômica para América e Caribe (CEPAL), promotora da conferência.

Em seu texto final, o documento pede aos governos a promoção da saúde integral e dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, a revisão das leis que preveem medidas punitivas contra as mulheres que tenham cometido abortos e a garantia da realização do aborto em condições seguras nos casos autorizados por lei.

Com isso, O GOVERNO LULA VOLTOU A DEFENDER A DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO EM DOCUMENTO OFICIAL, mesmo depois de ela ter sido excluída do terceiro Programa Nacional dos Direitos Humanos. E O FEZ DE FORMA BASTANTE PROVOCATIVA, chamando o documento de "Consenso de Brasília". Na verdade, um consenso que se apresenta muito mais como um conchavo de minorias, pois o povo - principal interessado - ficou de fora. E não só o povo brasileiro que tem demonstrado em pesquisas sucessivas que é contra a descriminalização, mas, de um modo geral,esta é tambem a posição dos povos da América Latina.

Desde 1969, o Brasil é signatário do Pacto de São José da Costa Rica, que afirma, em seus primeiros artigos: "Toda pessoa tem direito ao reconhecimento de sua personalidade jurídica. Toda pessoa tem o direito de que se respeite a vida.Esse direito deve ser protegido pela lei em geral e, em geral, desde o momento da CONCEPÇÃO". Do mesmo modo, o Brasil é signatário, desde 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, e tambem da convenção sobre os Direitos da Criança, na qual a mesma ONU reconhece que a criança não tem maturidade física e mental e precisa ser protegida, inclusive, legalmente,´TANTO ANTES QUANTO APÓS O NASCIMENTO.

Em nosso ordenamento jurídico o Código Penal de 1940 já reconhecia o nascituro como pessoa ao colocar o crime do aborto, especificamente em seus artigos 124 a 128, debaixo do título de "Crimes contra a Pessoa".

O novo Código Civil Brasileiro, datado de 2002, em seu artigo 1. 798, ao tratar do direito de herança, menciona como pessoas tanto as "NASCIDAS COMO AS JÁ CONCEBIDAS".

O grande perigo do chamado "Consenso de Brasília" é passar aos povos latino-americanos a idéia de que eles terão, obrigatoriamente,de legalizar o aborto, porque, se não o fizerem, estrão violando os direitos humanos internacionalmente reconhecidos.

Depois desse triste episódio, estaremos atentos ao deserolar desses acontecimentos para nos mantermos firmes e fortes na defesa da vida humana e CONTRA A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO EM NOSSO PAÍS.

A luta continua. "


Obs: Os destaques em negrito foram colocados por mim. Reproduzi todo o editorial pela gravidade do assunto e para que tenhamos uma idéia mais clara do que está em jogo. Há um plano traçado para a legalização do aborto. Já em quatro ocasiões o atual governo do país tentou legalizá-lo. Não desiste ainda que haja resistencia da sociedade. Não podemos nos omitir. Eu não me omitirei. Não pode haver simpatia partidária ou ideológica que nos possa levar a ir contra o ideal sublime do espirito, dos valores espiritas e da vida. Que os cristãos de todas as vertentes e os espiritas em particular reflitam no seu posicionamento nas próximas eleições. Como diz a campanha do TSE : " O VOTO TRAZ CONSEQUENCIAS". Meu interesse não é partidário ou de qualquer natureza transitória, e sim, apenas, pelo que eu acredito no ideal que abracei. Temos que ser coerentes. Continuarei fazendo a minha parte. Depois, não poderemos dizer que não sabíamos.

Desculpem o texto muito longo, porem, necessário.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

NOSSO LAR - O FILME

O meio espirita aguarda com natural ansiedade a estréia do filme " Nosso Lar", baseado na obra do médico espiritual André Luis, psicografado pelo Chico. Creio que o plano traçado pelo Mundo Maior visando a propagação do pensamento imortalista vai de vento em popa. Observem que a verdade está sendo postas acima dos lares (onde se localizam as antenas de televisão), veiculando novelas e minie-séries e ganhando as telas de cinema, popularizando os conceitos espiritas e aferindo, mais uma vez, o grande interesse do público pelos temas concernentes ao Espiritismo. É a inauguração do período da crença comum, onde até os seguidores das convicções religioisas mais ortodoxas expressam, com uma certa naturalidade, o sentimento da veracidade das informações espíritas, quando não, pelo menos, a curiosidade sobre a questão.

O filme Nosso Lar vem coberto pela aura de uma extraordinária produção. Esperemos que seja, tambem, fiel ao conteúdo da obra homônima. Acho que o será pois me parece que foi orientada, tambem, pela Federação espirita Brasileira. A estréia será no dia 03 de setembro e aguarda-se uma grande afluência de publico desde o primeiro dia. Isso será importante pois os produtores, a depender de uma boa afluência de público, poderá lançar o filme no exterior, daí a importância dos espiritas comparecerem em massa desde o primeiro dia de exibição.

FESTA DA ALMA

O que pode ser comparado à festa do coração? Este final de semana, como eu havia divulgado, estivemos realizando seminários e palestra na capital alagoana, numa promoção do Abrigo Espirita Francisco de Assis, administrado pela incansável Bete. Na ocasião, o carinho dos presentes, da Federação Espirita de Alagoas e do Abrigo derramou torrente de emoções sobre a alma desse velho amigo de voces. Em comemoração aos trinta anos de oratória, me foi ofertada uma série de condecorações que, na verdade, pertencem ao querido movimento espirita, ao Sr. Allan Kardec e a Jesus pois se não fossem eles eu não estaria nessa atividade santa, à despeito das minhas reconhecidas imperfeições.

Um filme passou à minha frente ante as comemorações acima ditas. Trinta anos de lutas internas e de muitas histórias. Trinta anos de grande alegria, de imensa felicidade e de momentos inesquecíveis. Trinta anos conhecendo verdadeiros apóstolos da decencia, da bondade e da abnegação por este Brasil afora. Trinta anos ouvindo almas e aprendendo com a vida sob a ótica espírita.

O filme que se desenrolava à minha frente focava desde os 12 anos de idade quando li o primeiro livro espirita - "Nosso Lar" - e me encantei pelo ensinamento da mensagem consoladora e libertadora do Espiritismo até aquele instante em que a generosidade dos amigos alagoanos me incentivava à prosseguir.

Voltei feliz e mais disposto para continuar a jornada. Muito devo ao imenso coração do nosso movimento, feito pelos heróis anônimos das grandes cidades e das pequeninas cidades do nosso interior. Deus os fortaleça e retribua em grande quantidade todo o afeto com que me envolvem. Prometo que me esforçarei sempre mais pra ser digno dessa ternura e confiança que depositam neste simples companheiro de atividades. Fiquem em paz, meus amigos e benfeitores. Agora a próxima parada é João Pessoa, no evento promovido pelo "Missionários da Luz" chamado de SEMILUZ. Vou reencontrar a alma paraibana, tão generosa quanto a alagoana. Será neste final de semana, onde estarei tambem realizando um seminário e uma palestra. Durante a semana deverei colocar os detalhes do evento.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

EM MACEIÓ

Como escrevi anteriormente, estarei este final de semana em Maceió. A partir das duas da tarde, no centro espirita Discípulos de Jesus, realizarei um seminário sobre "Fim de Mundo ou Recomeço?". A noite, no mesmo local, proferirei palestra aberta ao publico, falando sobre o "Ponto de Deus em nós". Isto no sábado. No domingo pela manhã, estaremos participando de um café da manhã no querido abrigo para idosos Francisco de Assis, dirigido pela dinâmica Bete. Conto as horas para rever muitos amigos e compartilhar com eles as magníficas reflexões espiritas.

DONANA

Sabe uma dessas pessoas marcantes, que ficam bailando em nossa vida, perfumando-a e enchendo-a de permanente saudade? Pois é, Donana, como a chamávamos, era dessas almas. Sorriso aberto, com a boca cheia de ouro e prata e olhos talhados para sorrirem. Ria com os olhos. Sua pele reluzia tal a negritude encantadora que lhe dava especial beleza. Marcada pelo sofrimento da vida mas sempre cheia de sorrisos e afeto, dizia que eu era seu filho. Éramos "apaixonados" um pelo outro. Minha mãe pela alma( tive a felicidade de ter outras mães maravilhosas).

O nome dela real era Ana Zulmira. Coração talhado para o Bem. Mãos abertas e acolhedoras para todos os que sofriam. Fazia tapioca e um mingal criado por ela e me levava em casa, afirmando que eu precisava me alimentar. Coisas de mãe.

Por circunstância da vida perdemos contato com ela. Teve que ir morar noutra cidade. Ficou a saudade. E ficou a dúvida se ela ainda estaria na Terra. Ela já tinha uma idade avançada. As lutas me fizeram "esquecer " as indagações sobre o seu paradeiro. Até que uma moça que morava em São Paulo e veio morar em Pernambuco, terra de seu companheiro, começou a frequentar a Casa do Caminho, instituição que estou vinculado. Entrosou-se e breve começou a participar de nossas atividades mediúnicas. Eu não participava do grupo de atividades dessa amiga mas ela começou a narrar seus contatos espirituais com uma entidade que ela definia como uma simpática preta velha. Falou-me das mensagens singelas mas extremamente afetuosas. Indaguei-lhe se sabia o nome do espírito e ela disse: parece que é Zulmira.

Estremeci. Ela, então, me perguntou se eu sabia de algum espirito da equipe da casa com esse nome pois ela estava insegura à respeito dessa identidade. A descrição dela, da cor, do lenço, do sorriso e o nome me deixou atento. "Então, Donana estava no mundo dos espíritos..."

Meses depois tive a confirmação. Minha querida Ana Zulmira estava conosco. Interessante foi a prova que desejou nos ofertar se manifestando e dando a conhecer por uma pessoa que não sabia de minha história com ela, assim como a maioria dos outros trabalhadores da casa pois minha ligação com ela vinha de muitos anos atrás, no Ismael Gomes Braga, e creio que ninguem, da nova geração, a conhecia. Deu sinal de sua presença através de uma pessoa que viera de São Paulo e estreitou as informações de forma muito inteligente. Zulmira era semi-analfabeta, no entanto, de larga inteligencia, alem da beleza moral. Agora, estava de possse de um vasto patrimônio conquistado ao longo das muitas reencarnações.

Sinto seu sorriso tão largo quanto antes. E sinto que na concha de seu coração amante do evangelho, há lugares amplos para todos os que estão sequiosos de amor. Quem tiver sede de afeto, vai encontrar na sua alma de escol o abrigo de que carece. Assim deve ser nossa alma: abrigo, aconchego, dádiva incondicional. Como Donana, minha amada Ana Zulmira.

200

Taí, chegamos a marca expressiva de duzentos seguidores do nosso blog. Festa da alma e, creio, na realidade espiritual que nos acompanha. A simbologia desse numero é, claro, algo que brinco, dando uma conotação descontraída. mas agradeço aos que divulgam esse espaço de difusão do pensamento imortal que tem o objetivo de esclarecer, compartilhar idéias e consolar. Estou muito feliz pois no ano em que comemoro esses trinta anos de oratória, nosso singelo espaço- blog chega a essa marca. Sem falar, claro, os outros corações que entram no blog sempre, ainda que não se coloquem no quadro de seguidores. É a mensagem espirita circulando, chegando a consciencias. Obrigado à todos.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

E O "PISTOLEIRO" CHOROU

Meu pai foi um homem muito querido aqui na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Como escrivão, registrou e casou tres gerações. Hoje, conversando sobre ele com um dos meus irmãos, este me recordou uma cena das mais marcantes no velório do meu pai, no ano de 1988. Muita gente fez fila para passar em frente ao seu caixão. Pela madrugada, aproximou-se do caixão um homem muito temido em nossa cidade. Diziam que era um frio pistoleiro, acostumado a matar com certeiros tiros suas vítimas. Vestido como de costume, uma grossa capa lhe caindo nos ombros, chapeu na cabeça, muito parecido com pistoleiros do Farwest americano. Passos largos e pesados, chamou a atenção de todos que velavam o corpo de meu pai. Era ele, o pistoleiro temido. A arma estava ao seu lado.

Este homem grandalhão, de fisionomia gélida, estacou ante o cadáver, apoiou-se à cabeceira do caixão e ficou a fitar o meu pai. Longos minutos de silêncio assustador. Foi aí que verificamos, comovidos, que uma furtiva lágrima deslizava pela face do "pistoleiro". Sim, ele chorava. Como grande parte da população da minha cidade. Em silêncio, ele enxugou discretamente a face e se retirou, sem falar com ninguem. Solitário e triste, se afastou.

Por que estou abordando isso neste blog?

Ah! o que sabemos das entranhas do ser humano. Como desvendar a alma de alguem reconhecido como um justiceiro? O frio matador era ali, ante a esfinge da morte, o antípoda do que se poderia esperar em um homem acostumado, como diziam, a conviver com a morte. Alem disso, temos tambem o exemplo de que, por mais comprometido ´seja o ser, é um filho de Deus, dotado de sentimentos, ainda que o mascare na maior parte do tempo. E, conforme a espiritualidade nos diz, fadado à conquista da angelitude, como qualquer um de nós.

Reflexionando na conversa com o meu irmão, me emocionei, recordando que até o "pistoleiro" chorou a morte de um homem de bem.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SUICÍDIO JAMAIS!

Esse é um tema delicado, profundo, espinhoso. Todas as religiões defendem a vida em qualquer circunstância. Lamentavelmente, milhares de desesperados pensam em evadir-se da vida pelas enganosas portas do suicídio. E a desilusão é enorme quando fazemos essa infeliz opção. Primeiro, porque descobrimos que ninguem consegue fugir da vida. Ela é permanente, indestrutível. O depoimento nas reuniões mediúnicas de companheiros suicidas é sempre marcado por enorme remorso e o fato de acordar na própria vida, embora na invisibilidade para os olhos da Terra, é das mais atrozes amarguras. O sofrimento é de tal magnitude que quase sempre é inenarrável.

O Espiritismo, ao revelar em detalhes a vida após à morte, nos desvendou a dura realidade que passa os que lá aportaram pelos dolorosos mecanismos do suicídio. É a demonstração mais poderosa de que matar-se não apenas não resolve nossas dores ou dificuldades como piora a situação. Agrava-nos os percalços, intensificando a sensação de inoperância e fraqueza. A consciencia, acordando para o fato de não termos confiado em Deus, em sua Bondade Ilimitada, queima o íntimo.Muitos dos que recorrem a esse ato extremo, sentem a decomposição do organismo físico, acrescentando aos seus inúmeros martírios, a percepção aguçada do sofrimento causado aos familiares e amigos pelo insano ato.

Muitos se perguntam se vale à pena orar pelos suicidas. Claro que sim! A prece é um alívio e grande sentimento caritativo, tornando-se refrigério aos que carpem as angústias dessa natureza na realidade espiritual. Afinal, não podemos esquecer que Deus é o Amor Infinito e o Amor não desiste nunca. Suas Leis não são condenativas e sim reeducativas, objetivanmdo o aprendizado da criatura. A oração atinge o suicida como orvalho ou luz bendita, o amparando na grande noite de seusatrozes sofrimentos.

Claro que cada caso é um caso. Não se pode afirmar que todo suicida sofre de maneira identica pois os multiplos fatores que levam ao gesto interfere na própria natureza dos males que advem à alma equivocada. Independente disso, novas etapas virão, novas encarnações, no entanto, se isso é expressão da Sublime Misericórdia, não se pode escapar à lei de causa e efeito e isto é um fator a mais de se evitar a atitude lamentável da auto-destruição( do corpo, claro).

Alem do sofrimento após a morte do corpo físico, ainda haveremos de encontrar as sequelas nas futuras encarnações expiatórias. Por todo esse entendimento, seja qual for o problema que estejamos atravessando, jamais devemos dar guarida ao pensamento sombrio do suicídio. Coragem para enfrentar os desafios pois toda dificuldade passa e é superável. Deus não está adormecido e sabe, perfeitamente, das nossas necesidades. Quando Ele permite o prolongamento de determinadas lutas é porque Ele sabe que carecemos desses embates para que nos preparemos para entender a grandeza da vida, sua plenitude e a imensa felicidade que nos cabe no concerto da vida. Nada de desespero. Nada de desânimo ou abatimento. Firmeza e confiança pois o Alto nos fornecerá o amparo de que carecemos e as ferramentas necessárias à superação de qualquer embate. Diante de qualquer noite, haverá sempre amanhecer, até que venhamos a merecer o eterno meio-dia.

Suicídio, JAMAIS!

ALAGOAS

Neste final de semana estarei nas Alagoas, precisamente no "Discípulos de Jesus", sábado à tarde, realizando um seminário com o título: "Sinal dos Tempos: Fim de Mundo ou Recomeço"?

No domingo pela manhã, estarei num contato bem informal falando e respondendo sobre Espiritismo, no Abrigo Francisco de Assis. Haverá um café da manhã.

Toda essa programação será dentro das comemorações que muitos queridos amigos estão fazendo à respeito dos meus trinta anos de oratória. Olho para trás e trago belíssimas recordações desses trinta anos ininterruptos de pregação da nossa mensagem. Sinceramente, esses anos representam quase nada ante o serviço à fazer e minhas necessidades espirituais que estão me solicitando milenios de atividades ininterruptas, porem, a bondade de amigos de Estados irmãos tem feito referencia a esse esforço que venho encetando para propagar a grande mensagem, buscando, tanto quanto me permitam as parcas forças, vive-la. Agradeço aos inúmeros amigos, verdadeiros benfeitores de minha vida, essas expressões de incentivo para que eu prossiga sem esmorecer. Obrigado à todos. Maceió, estou chegando.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PSICOMETRIA

Atendendo solicitação feita por um dos participantes do blog, interessado em estudar o fenômeno da psicometria - faculdade que alguns sensitivos apresentam de perceber acontecimentos ocorridos em determinados locais ou de entrar em contato com a história de antigos donos de objetos pelo simples toque nos mesmos - indicamos o estudo da obra do cientista Ernesto Bozzano : Enigmas da Psicometria , publicada pela Federação Espirita Brasileira. É uma obra qualificada do grande pesquisador italiano.

Realmente, é um fenômeno interessante. Se relaciona com a clarividência mais aprofundada e outros recursos de que somos dotados e nem percebemos.Os antigos iniciados das doutrinas secretas já estudavam tais fenômenos e chamavam de registros Akásicos. Afirmavam que tudo o que é vivido se encontra retido na atmosfera psíquica do planeta (no caso de acontecimentos em locais) e que os objetos ficam imantados pela energia de quem os possuiu. Perfeitamente lógico pois se exalamos energia, essa energia envolve tudo o que nos pertence, com as características do nosso ser, pois ela reflete nosso caráter, a natureza dos nossos sentimentos, enfim, o que somos. É o mesmo motivo de alguem que se aproxima de outro e se sente mal pelos fluidos raivosos ou invejosos dessa pessoa. O mundo da energia necessita ser melhor estudado pelas criaturas, o que favorecerá um belo aprendizado e, ao mesmo tempo, nos desenvolverá muito, no que diz respeito ao aspecto espiritual. Quem se interessar por psicometria, aproveite esse livro indicado.

POR QUE O MEU FILHO?

Nada mais dilacerante que escutar o grito desesperado de uma mãe indagando a razão da angustiante prova que vive: a morte de um filho. Se assemelha a um brusco cair da tarde o questionamento que ela faz:" por que o meu filho?"

Extremamente comovente olhar a lágrima resignada de uma mulher ante o túmulo de seu filho. Nesses momentos, louvo a grandeza da doutrina espirita e outras espiritualistas que fornecem o consolo de que carecem esses corações crucificados pela dor da saudade. O Consolador vem cumprindo sua função explicando para as mães e os pais o porque das separações. O conhecimento da imortalidade e da reencarnação abre horizontes vastos de entendimento sobre as motivações para tais provas. O filho que se vai é o coração querido que "apenas" foi à frente, semelhante a alguem que antecede nossa chegada em determinado destino. Sentiremos saudades, porem, estaremos com ele muito em breve.

As causas da desencarnação de um filho, antes dos pais, se relacionam com as vidas anteriores dos personagens envolvidos na situação. Recordo como me comovi lendo as mensagens psicografadas pelo Chico Xavier ou pelo Eurícledes Formiga, de jovens vitimados por acidentes automobilísticos ou de motos, ou ainda assassinados, explicando aos seus queridos pais que o que lhes ocorrera fora o passado sombrio que precisava ser iluminado. Era o passado de outras vidas que os alcançava e, embora a grande saudade que sentiam dos pais, agradeciam à Deus pelo doloroso resgate que lhes evitava a continuidade de sofrimentos no futuro. Afirmavam que se sentiam, agora, livres para novas conquistas da evolução. Pediam, muitas vezes, nas páginas mediúnicas, para os pais pensarem, ainda, que se prosseguissem na Terra, quem sabe não se veriam sujeitos às drogas ou a sofrimentos atrozes e, por hora, insondáveis...

Existem, sim, razões para Deus permitir tal dor às mães. É dor de evolução, preparando realidade muito mais feliz para os corações que se amam. É sublimação de afetos que, embora possamos não compreender no momento, funciona para a felicidade sem adeus no grande amanhã.

Mães! Não há perda de filhos. Eles são espíritos imortais e o próprio amor é a bússola que vos imanta aos seus amados. É o viaduto luminoso que vos mantem na mesma via dos seus filhos, embora estejam eles, por ora, separados de vós pela invisibilidade, o que não quer dizer que estão ausentes! Confiai no Poder Supremo, Bondade inesgotável que se desdobra para legarnos a grande felicidade....!Breve, voltarás a estreitar vossos amados e a lhes envolver em beijos saudosos, entendendo, definitivamente, que a morte não existe. Tudo tem uma razão de ser. Confiai!

sábado, 7 de agosto de 2010

A DOR DA DEPRESSÃO

Essa é uma das mais devastadoras dores da alma. E já é uma das mais destruidoras epidemias que grassam no coração da humanidade. São bilhões vitimados pela doença detonada pela perda do sentido da vida, pelas fragilidades emocionais, pela dificuldade de lidar com perdas, por influencia espiritual perturbadora ou por alterações químicas no cérebro. Situações de impacto, doenças crônicas e até predisposição genética para a enfermidade completam o terrível quadro de grande angústia. Tudo fica cinza. Não há sol.Não brilham as estrelas. Não há espaço para luar de esperança.

Iniciando com simples tristeza, derivando para melancolia contumaz, pode atingir nível alarmante ao levar a pessoa à prostração e ao anseio de morrer.

Existe saída das furnas depressivas? Claro que sim e milhões saem dela através de diversos mecanismos. Indiscutivelmente, buscar valores espirituais é elemento extraordinário de apoio. A religiosidade, no seu sentido mais abrangente, é fator de fortalecimento, alimentando sagradas esperanças na alma atribulada, além de proporcionar reconforto e acolhimento na idéia da presença de Deus na governança da vida.

Junto aos tratamentos médicos, os estímulos de natureza espiritual, capazes de aprofundar o sentido da vida, catalizam a energia abatida do ser e auxilia na saída do emparedamento emocional. Fator fundamental nesse aspecto é o trabalho da solidariedade a que deve ser estimulado o deprimido pois o espirito Joanna de Ângelis foi extremamente feliz quando cunhou a frase: Quem é solidário nunca está solitário.

Temos encontrado mutas pessoas com essa chaga e sempre recomendo o trabalho do voluntariado, alertando, no entanto, que ele deve ser feito com o mínimo de sentimento. A construção de novas amizades e a sensação que advem de ter sido útil, representam poderosas forças a combater a solidão, um dos mais vigorosos sintomas da depressão.

Questões reencarnatórias, que se expressam por meio de remorsos e traumas oriundos de vivencias infelizes de outras encarnações não podem ser descartadas no contexto de certas propenções ao quadro depressivo. Neste aspecto, a visão espirita é um grande auxiliar no tratamento desse morbo que infelicita famílias inteiras.

Nunca o Evangelho sentido foi tão necessário quanto nesses tempos de profundas e dilacerantes doenças da alma. O grande médico que nos trouxe a Boa Nova, no entanto, aponta o caminho da construção da felicidade almejada, indicando que os elementos para um ser humano feliz já se encontram na realidade íntima de cada um de nós.

Não nos entreguemos aos pensamentos de desvalia ou de pouco respeito à nós mesmos. Valorizemos nossa origem divina. Saiamos para edificar uma nova realidade emocional se a que a gente vive apenas nos deprime. Afastemos, através da busca de valores superiores, nosso coração da visão pessimista da vida. Há razão para acreditar. Cada dia novas possibilidades se abrem para fazermos diferente, para buscar novos rumos. A espiritualidade, se cultivada om determinação e profundidade, nos mostrará grande sentido para a existencia e razões para os acontecimentos da vida. Aprendemos, assim, que as dores da alma são superáveis e que podem dar lugar aos prazeres do espirito, substanciados na prática do Bem, no amor sentido e na compreensão da grandeza da vida. A depressão pode e será vencida, assim queiramos. Acredite.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MAGNETISMO

Existem forças imponderáveis e ainda desconhecidas pela humanidade no Universo. São forças que o Espirito, ao desenvolver-se, pode utilizar dentro de objetivos elevados e sagrados. Os iniciados da antiguidade já sabiam dessa realidade e, algumas dessas forças, chegavam a dominar. O Espiritismo revela para toda a coletividade, não mais em templos iniciáticos, diversas dessas energias, ensinando ao ser humano o caminho para a construção do reino divino em nós mesmos. O uso do magnetismo é uma dessas revelações.

Estudado por sábios da antiguidade, analisado por Franz Mesmer, médico e pesquisador, o magnetismo humano foi profusamente incorporado pela prática espirita nas instituições que estudam seus postulados. Através da utilização desse potencial, impulsionado pela vontade firme e por sentimentos nobres, o magnetismo pode curar, aliviar, edificar, harmonizar. O conhecimento de que somos constituídos de um corpo de natureza fluídica, energético - o corpo espiritual - favorece a chave para o entendimento de diversos fenômenos vistos até há pouco como miraculosos.

Na história, desde os grandes sábios dos templos védicos à iniciação egípcia; de Moisés à Jesus, alcançando os chamados iluminados e santos das religiões, temos expressões do poder do magnetismo permeando os acontecimentos da humanidade. E não podemos esquecer a inesquecível frase, exarada nos evangelhos: "O que eu faço, podeis fazer e muito mais".

Ora, se podemos fazer o que Ele realizou, por que não alcançamos os êxitos que bem conhecemos nas páginas sagradas?

O conhecimento espiritual da atualidade nos desvenda muitos dos aspectos que formam a resposta à pergunta suscitada acima. "Àquele que crê, tudo alcançará"! "O amor cobre a multidão de pecado"! "Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: retira-te daí e ela baterá em retirada"!

Todos sabem que devemos entender a chama por trás dessas frases lapidares do Mestre. Mas o que devemos não perder de vista é que a energia poderosa de quem crê movimenta forças sutis e profundas e que, regidas pelo Amor, essas energias são capazes de realizar prodígios. A ação da vontade, expandindo até mesmo nosso corpo espiritual, argamassada pelos mais belos sentimentos de fraternidade, é capaz de nos levar a alcançar sucesso na atividade de socorrer vidas, aliviar dores. E nisso, não se pode esquecer a humildade, bastião e fortaleza a proteger as próprias forças.

A prece, a oração sentida, é uma forma de utilização de forças magnéticas, estreitando energias "de baixo para cima", ligando céu e Terra. Como não entender o que pode, por exemplo, o coração de uma mãe conseguir no apoio ao filhinho que sofre, com sua vontade e amor movidas na intensão de curar seu coração querido? O que atrapalha é a natural inquietação e insegurança que envolve as pessoas ante a enfermidade de um ente amado.

Os recursos do passe magnético, tão em uso nas casas espiritistas, é benção consoladora para milhões de criaturas que se socorre dessa prática. Sugerimos aos nossos leitores que procurem obras que tratam do tema pois o aprendizado favorece a conquista de maior cota de luz e sabedoria. Com uma observação que considero fundamental, encerro essa rápida abordagem do tema: quanto mais reforma íntima, quanto mais nos corrigimos, tornando-nos criaturas melhores, seres humanos mais gentis e generosos, mais as energias que exalamos ou venhamos a manipular, terá expressão de pureza e poder, realizando o que os que não conhecem essa realidade chamam de prodígios. Esse texto deve ser lido como uma continuação do anterior sobre o sal da Terra.

P. S. - Na conta das dificuldade para a obtenção de curas devemos levar em conta, tambem, o problema cármico do paciente atendido, que pode necessitar da doença para ter a cura efetiva no futuro, além, claro, do merecimento adquirido pelo que se apresenta enfermo.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PROATIVIDADE E SAL DA TERRA

Refletindo nas possibilidades imensas das quais somos detentores buscamos compreender melhor por que, a despeito desses grandiosos recursos que possuímos, ainda vivemos como se fôssemos simples seixo a rolar pelos caminhos do mundo. A indigência que apresentamos é incompatível com a grandeza de que somos constituídos.

Nos tempos atuais, na seara da neurolinguística, fal-se constantemente em proatividade, forma de viver na criatura que passa a interagir com a vida buscando construir seus sonhos. É a tomada de consciencia de que devemos ser agente transformador. Somos o elemento dinamizador da vida por excelência, capaz de redirecionar as energias e os mecanismos na direção que nossa liberdade de escolher e nossas forças íntimas desejarem.

Jesus, o Grande Instrutor de nossas vidas já tocava no mesmo ponto através da linguagem de sua época. Disse-nos que éramos deuses e éramos o sal da Terra. A implicação dessas assertivas é a de que somos aqueles que podem dar sabor aos próprios passos, à vida que nos rodeia. E somos os que, co-criadores ao lado do Pai, feitos à Sua Imagem e semelhança, podem reverenciar a vida e da-lhe criatividade e beleza. Podemos criar, em plano menor, o que o Senhor dos Universos o faz em Plano Maior.

A grande iniciação de todos os templos sagrados dos mistérios milenares seria a descoberta desse poder de transmutação, de ação sobre as forças da vida a partir do potencial interior. Da manipulação de energias pelo magnetismo ao contato com a dimensão dos invisíveis, passando pela purificação face a reformulação moral de nossas vidas, eis o sal da terra sendo desnudado à nossa compreensão.

A vida se move sempre. É da Lei que ela não seja estanque, porem, a força dessa movimentação e sua direção recebe da alma o toque determinante à sua expressão. Embora a vida "seja" à despeito de nós, nós a colorimos com as cores de nossa própria realidade. Será insípida se não a beneficiarmos com o nosso sal. Será inodora se não a perfumarmos com o que exalamos. Ela, a vida, é rica, luminosa, bela em sua essencia, no entanto, cada um a sente conforme os póprios sentidos, as escolhas efetuadas, as cores do próprio coração. Ela apresenta-nos inúmeras possibilidades. Cabe a cada ser escolher suas estradas, seu aprendizado, seus efeitos pela causa desencadeada por nós.

Se movermos os elementos da existencia com o instrumento da sabedoria, dando profundidade às própria atitudes, desencadearemos uma sensação de plenitude e de infinitude da vida. Será a vida em abundância a que se referiu o Mestre por Excelência. Esta jorrará aos borbotões de nossos olhos, enchendo de intensidade o cântaro de nossas experiências. Teremos olhos para ver o fulgor das constelações ainda que nuvens ameaçadoras escondam-nas dos olhos físicos e nossos ouvidos conseguirão escutar todas as sinfonias que caracterizam o som do infinito mesmo que os ruídos do mundo busquem abafar seus acordes.

A escolha nos pertence. A chave nos pertence. A vida é uma epopeia de belezas espirituais que nos esperam. Somos o Sal da Terra.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

NOSSO TRABALHO EM GOIANA

Nós temos uma atividade no município de Goiana, aqui em Pernambuco, na zona da mata norte do Estado. Creio que já temos cerca de seis anos, se não me falha a memória. Numa área de dois hectares, numa granja que era da família do meu irmão e grande amigo de muitas encarnações Clenaldo Fonseca. Limpamos a área que estava abandonada, erguemos as duas primeiras barracas de palha de coqueiro, agregamos a comunidade carente da região e passamos a fazer um trabalho de evangelização das famílias, além, claro, de uma assistencia social imediata. É lindo, o trabalho. Já inicia-se no sábado, com a visitação aos lares dos assistidos, levando sopa e donativos. No domingo, pela manhã, temos a ação no local. Isso ocorre quinzenalmente. Quem nos visitar nessa atividade vai se encantar com a paisagem bucólica, as casinhas brancas, as árvores frutíferas do local e a imensa energia espiritual da área.

Provavelmente iniciaremos a ampliação das atividades desse trabalho que tem a denominação de NACCA - Núcleo de Apoio Cristão Casa do Caminho - no próximo ano. Os Espiritos já traçaram as novas diretrizes e vamos colocá-las em prática. Ultimamente, face as inúmeras palestras, não tenho estado lá mas já estou organizando as coisas para retomar o pique do trabalho. Estão convidados a conhecer esse lugar "mágico", magia essa criada pelo amor de todos os tarefeiros e dos assistidos, alem, claro, dessa almas benfeitoras que nos orientam do mundo invisível.

Caso eu não esteja em determinados domingos, Nosso Cleo e sua companheira Angélica, alem de outros amigos, encontram-se lá para recebe-los com muito afeto. O NACCA fica à caminho da praia de Ponta de Pedra. Contato pelo e-mail: nacca@oi.com.br. Vale à pena uma visita e teremos grande alegria de recebe-los.

ESTE FINAL DE SEMANA

NESTE FINAL DE SEMANA ESTAREI AQUI MESMO EM PERNAMBUCO. FALAREI NA PRAIA DO jANGA, NO CENTRO ESPIRITA SEARA DA ESPERANÇA, EM PAULISTA. DOMINGO É DIA DOS PAIS E AS MULHERES DA MINHA VIDA ME PROIBIRAM MARCAR PALESTRA. MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO.

GRANDE MARCA

Atenção queridos amigos do blog: Estamos nos aproximando do seguidor número duzentos. Quando atingiremos tal marca? Espero que seja breve. Peço que divulguem essa nossa sala de encontro e pequenos estudos. Vamos comemorar o seguidor ducentéssimo. E os acessos continuam "bombando" (rsrsrsrsrsrs). A mensagem espirita é fantástica, não é mesmo? Beijos.

AUTISMO

Eis um tema complexo, cujas matrizes ainda representam quase uma incógnita para os pesquisadores. Definido hoje como transtorno do desenvolvimento global, o autismo caracteriza-se por vários sintomas, tais como : isolamento, deficit de atenção, dificuldade de comunicação, de interação com o ambiente, irritação sem motivo aparente, etc. Apresenta-se em vários niveis, desde o mais grave e profundo até uma forma mais branda. Os sintomas, até pela variação desse nível de profundidade, não aparecem todos num só paciente. Foi na década de 40 do século passado que a psicopatologia foi "descoberta".



Mas qual a visão espírita sobre a problemática? Até mesmo na área espirita não há um só motivo que origine esse tipo de patologia. O autista, sem dúvida, é alguem que parece em fuga da realidade e cremos que essa observação reflete muito da realidade. O que leva à um espirito nascer autista? Já ouvimos explicações do Alto sobre alguns casos de autismo. A explicação abrange diversas questões. Remorsos profundo na alma pode desencadear a situação. Noutras ocasiões, o genero de suicídio tambem pode ser um fator desencadeador. Trumas intensos de fundo emocional, gravado à fogo no espírito, pode levar ao renascimento nessa forma de alheamento. O espírito sofre, em muitos casos, dor profunda. Não generalizemos, porem. Não enveredemos por qualquer visão rígida sobre a origem do problema. Ele faz parte desse universo complexo que é a alma humana. E a reencarnação é um elemento fundamental para encontrar a chave da compreensão.

Embora nem sempre o autista apresente uma caracteristica de "fuga da realidade", sem dúvida que grande parte dessa situação apresenta uma sensação de uma alma que não desejaria estar com sua realidade. Obviamente que, ao reencarnar, o cérebro irá apresentar a predisposição para a dificuldade de comunicação e à alienação, como nos casos mais graves. Em outras situações, poderá haver a presença do componente obsessivo. Afinal, estamos falando de almas e traumas, débitos e remorsos. Adversário do passado, nesse caso, será o "ofendido" cobrando remorso pela ação infeliz perpetrada pelo atual autista. Perceberam a gama de possibilidades para o desencadear da síndrome?

Esse tema é vastíssimo e merece um tratado, uma enciclopédia para a sua abordagem satisfatória. Creio, no entanto, que temos algumas nuances para nos fazer entender um pouco desse drama da alma, uma experiencia limitadora quase sempre imposta pelo próprio ser que a sofre. Meditemos na grandeza e complexidade da vida e na abrangência da pedagogia da Grande Lei que nos alcança objetivando nossa educação para a plenitude.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

VÁRIAS DIMENSÕES DA MATÉRIA

Um tema que desperta reflexões em muita gente é aquele que dia respeito a realidade da vida após à morte. Fala-se em esferas espirituais e algumas pessoas tem dificuldade de entender esse mecanismo. Hoje, vários pesquisadores do campo da física quântica e da área da astrofísica, já abordam suas convicções de que o Universo possui várias dimensões. A energia escura desafia o conhecimento atual da astronomia, ela que compõe mais de 90% do Universo conhecido.

Estudos já falam de matéria em níveis diferentes de vibração, escapando da abordagem de qualquer aparelhagem humana. Na verdade, é isso que nos ensinam os benfeitores espirituais. Até o pensamento é um tipo de matéria quando se irradia da mente. Andre Luis chama de matéria mental. A matéria, que é um tipo de energia densificada, tambem se encontra em níveis tão sutis, tão etéreos que para nós é como se não existissem, pois se manifesta em realidade vibratória alem da velocidade da luz, escapando-nos a qualquer verificação.

Após a morte, a consciencia continua a existir. A individualidade que somos continua sua trajetória, agora revestida de um organismo tão rarefeito que só pode ser detectado na realidade do mesmo teor vibratório em que se manifesta na vida espiritual, salvo em casos especiais, como em contato com alguem dotado de clarividencia. As chamadas esferas espirituais são camadas concentricas em torno dos mundos, a fim de que os que saem desses mundos mas que ainda estão presos à realidade moral do planeta, possam continuar, sem maiores sobressaltos, sua caminhada. Existem, no entanto, esferas em vários níveis, correspondendo a condição de desenvolvimento moral de cada indivíduo. O corpo de energia que nos reveste é o elemento definidor de nosso estágio espiritual pois reflete nossa condição mento-moral.

Não se deve, porem, pensar que as esferas só existam em forma de uma acima da outra. Elas tambem existem se interpenetrando, embora existam com independencia total entre si pois estão em realidade vibratória diferenciada. Para facilitar nosso entendimento à respeito, basta verificar que nos movimentamos em meio a várias forças invisíveis e não nos damos conta disso. Os pesquisadores da ciencia da Terra chamam de Universos Paralelos. As idéias estão convergindo para a sabedoria espiritual.

Observemos a nossa realidade interior. Observemos o teor de nossos pensamentos e a natureza das nossas emoções. Anotemos as ações que entabulamos pois todos esses fatores formam o universo que somos, a realidade íntima, sutil, em que nos situamos. Quando nossa morte chegar - desencarnação na linguagem espírita - essa realidade interna será patenteada, caracterizando o padrão vibratório que nos levará à morada espiritual que corresponder ao que somos por dentro. Vivamos com a melhor conduta, dentro de princípios elevados, para que a passagem nos seja leve e satisfatória.

CIENCIA CONFIRMANDO ANDRE LUIS

As revelações trazidas pelo espirito Andre Luis, através da mediunidde do Chico Xavier, cerca de 50 anos atrás, vem sendo paulatinamente confirmada pela ciencia. Na Universidade McGill, de Montreal, no Canadá, o Dr. Bernard Grad fez uma série de pesquisas sobre o efeito da energia de curandeiros sobre a água. Testou a imposição das mãos sobre a mesma e derramou sobre sementes de cevada. Outro grupo das mesmas sementes não recebeu a água submetida a interação psíquica. O resultado, que foi testado várias vezes, inclusive por outros pesquisadores, foi magnífico: As sementes que receberam a agua magnetizada teve um crescimento bem superior às outras.

O interessante foi a verificação quimica da água : houve alteração na sua química, inclusive com a quebra da molécula de hirogênio. Outra constatação feita pelo Dr. Grad foi quando ele entregou certa quantidade de água para que absorverse o magnetismo de pacientes psiquiátricos, com dramas de depressão. Colocada essa água em novas sementes, constatou-se um efeito contrário ao obtido pelo curadeiro, ou seja, as sementes não tiveram bom desenvolvimento, como que atrofiando-se.

Os pesquisadores chegaram a conclusão que a água possui a propriedade de reter expressões sutis do psiquismo humano, com a característica de armazenar as energias boas ou más das pessoas. Ora, quem já leu a obra "Nosso Lar", do médico desencarnado, escrito na década de 40, deve recordar quando ele fala das propriedades da água quando lhe é explicada uma das funções do "Rio Azul", que atravessa boa parte da cidade espiritual tornada conhecida pela psicografia do médium mineiro. É só dar uma olhadinha no capítulo referente ao bosque das águas que veremos como a ciencia está se aproximando, cada vez mais, da realidade espiritual. Os espiritos nos dizem que as águas absorvem as emanações mentais dos habitantes, tanto na crosta física quanto nas cidades espirituais como Nosso Lar.

Daí entendermos o recurso terapeutico utilizado pela espiritualidade nas casas espiritas, através da água "fluidificada". Tem fundamentação científica, alem, claro, de efeito concreto face ao que já foi demonstrado por inúmeras pessoas atendidas nas instituições espiritistas. Essa pesquisa do Dr. Grad veio mostrar que não é um efeito placebo, de natureza emocional. Sua pesquisa foi realizada com sementes exatamente para evitar o efeito psicológico. E comprovou o que André Luis nos truxe em sua magistral coleção.

MÃES QUE CHORAM CHICO XAVIER

Recebi, em nosso blog, um comentário de uma mãe referente a falta que o Chico Xavier estava fazendo às mães. Mães que perderam filhos. Mães que choram a imensa saudade dos seus queridos, aves que voaram para o infinito antes delas. Ao nos ouvir citar na palestra que proferi sobre Chico sobre as mães que foram consoladas pelas cartas psicografadas por ele, ela postou que, se ele ainda estivesse entre nós, poderia ter sido mais uma beneficiada pela mediunidade ímpar do medium de Uberaba pois perdera um filho a pouco tempo. Concluiu a irmã: "Seria tão bom se existissem outros Chicos por aí..."

Ela se referia, naturalmente, ao trabalho de consolação das cartas psicografgadas. Eu acrescentaria que seria ótimo se mais Chicos existissem exemplificando o amor em suas variadas vertentes. Mas, cada um tem sua tarefa. E gostaria de dizer para a amiga que, embora sem a mesma facilidade e sintonia do Chico, há médiuns espalhados pelo mundo e, particularmente no país, na tarefa da consolação. As condições para que a comunicação se dê é que exigem perseverança. Nem todo mundo que ia à Uberaba recebia a mensagem desejada. Vários fatores interferem nesse processo, frustrando o anseio dos que aguardam retomar o contato com o coração amado agora domiciliado no plano dos espíritos. Merecimento da entidade ou dos parentes; necessidade entrevista pelos benfeitores espirituais; as condições do médium e do ambiente; a programação dos espiritos superiores para aqueles trabalhos; o dominio do espirito quanto ao instrumento mediunico, etc. Vários são os fatores que dificultam o intercâmbio desejado. No entanto, podem surgir, espontâneamente, essa comunicação. Construamos as pontes através da resignação e do pensamento construtivo, semeando o bem em nosso caminho.

Que a nossa amiga guarde a certeza absoluta de que em breve o reencontro se dará. O amor é a ponte luminosa que nos une para sempre. Aí está a beleza da vida que não perece jamais. Somos imortais.

ENCONTRO EM NATAL

Foi uma festa espiritual. A atmosfera do encontro de trabalhadores espiritas de Natal, promovido pela Federação Espirita do Rio Grande do Norte, foi marcante. Clima de alegria e carinho. Como sempre, os potiguares me receberam com extremado afeto. A emoção que nos envolvia era visível. Revi muitos corações amigos e pude conheer outros tantos amigos que me enriqueceram a alma. Ao final deste mês estarei de volta à Natal, desta vez para participar do já tradicional e esperado Congresso Espirita, promovido pela Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes. Conto os dias para o grande evento.