Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 31 de outubro de 2010

LIVRO SOBRE A TRANSIÇAO DO PLANETA

Ganhei de presente da Cleide e seu esposo, de Natal, a mais nova obra mediúnica do Divaldo Franco - Transição Planetária - do espirito Manoel P. de Miranda. Excelente! Traz importantes informações a respeito do atual momento do planeta e das resoluções tomadas pelos espiritos Superiores concernente ao reencarne, na Terra, de milhões de espiritos mais evoluidos, habitantes de uma esfera planetária de alta estirpe, localizada na constelação das pleiades. O livro enfoca, ainda, o trabalho realizado por equipes espirituais após o Tsunami que vitimou mais de trezentas mil pessoas na Indonésia. Nos relata, com riqueza de detalhes, como a espiritualidade trabalhou para o desligamento de muitas criaturas que permaneciam presos aos seus despojos carnais.

Muitas reflexões de grande profundidade encontramos na obra. Vale à pena a leitura e recomendo aos amigos do blog.

ATUALIZANDO

Amigos, retornei hoje de viagem e não tive tempo para atualizar as postagens e os comentários. Sei que quem postou vai entender o atraso da liberação dos comentários. A Semana Espirita de Ponta Negra foi maravilhosa. Proferimos duas palestras e realizamos seminário sobre médiuns e obsessão. Grande publico e clima espiritual encantador.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

NA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Estive hoje, pela manhã, proferindo palestra na Universidade Católica de Pernamuco, a convite da turma de Administração , à frente o simpático professor Luis Couto. Fui recebido com extremado carinho e toda a turma mostrou, pelo seu comportamento atencioso, o quanto o Espiritismo desperta o interesse das pessoas, pricipalmente, os jovens. Faço essa referencia aos jovens no tocante aos estudantes que, em toda a parte, se deixam mpregnar pela mensagem.

O convite partiu de um aluno que mora perto de mim e como o trabalho comportava levar alguem que falasse da doutrina, lá fui. Foi maravilhoso. Muitas perguntas após a exposição, sem falar os que me rodearam, ao final, para questões pessoais. Valeu mesmo.

AGENDA

Amigos, amanhã e sábado estarei proferindo palestras na semana espirita de Ponta Negra, em Natal.A mbas as participações ocorrerão as 19:30. No sabado, farei um seminário o Centro Espirita Casa do Caminho.( Desculpem mas esse seminário nao sei qual o bairro). No domingo, retorno para dar o meu contributo da cidadania.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

COREIA DO SUL

Talvez os amigos do blog estranhem uma referencia ao país asiático, no entanto, todas as vertentes do desenvolvimento da civilização nos interessa. E a Coreia, assim como Cingapura,Tawan e outros países asiáticos, legam grandes exemplos de como desenvolver-se social e econômicamente, beneficiando seu povo. Há cerca de 40 anos atrás, a Coreia era um país mais atrasado que o Brasil. Traçou diretrizes de Estado, com metas a serem alcançadas, investiu pesado em educação a começar no ensino fundamental e explodiu como potencia. Distibuiu renda, educou a nação, incentivou o empreendedorismo e avançou para a produção de ciencia e tecnologia.

Hoje os coreanos possuem uma nação avançada, socialmente culta e próspera, sem precisar de dominio sobre consciencias, sem o populismo, muito próprio de nosso continente. Cingapura fez o mesmo e antes da Coreia, Tawan trilhou o mesmo caminho, apostando na capacidade de realização do seu povo, na criatividade, na seriedade de seus propósitos. Segundo as instituições internacionais que apuram o grau de confiabilidade das nações, esses países estão entre os mais confiáveis. Isso inclui desburocratização da sociedade e nível de presença da corrupção. O Brasil caiu várias posições em relação há alguns anos atrás (já não estava bem situado) e agora está atrás até de Ruanda, país africano, localizando-se nos ultimos lugares em termos de nível de corrupção.

Cada pais tem suas peculiaridades mas existem valores e ações que servem para qualquer um. Precisamos aprender com os que deram certo. E estamos muito longe do que poderíamos e deveríamos. Seriedade e civilidade. Investimento profundo em educação e saúde. Respeito às instituições e integridade de propósitos. A Lei é clara: onde há deterioração de valores morais se concretiza derrocadas. A história está repleta de exemplos, antigos e recentes. Reflitamos.

P. S. - O que me levou a bordgem foi um documentário que assisti e que me encantou sobre aquele país da Ásia. Não pude deixar de fazer uma "leve" comparação.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

YANNI

Ah, Yanni. Sua música, sua magia, seu esplendor...acabei de assistir mais um DVD desse resplandecente artista. Voces o conhecem? É um grego que através de sua orquestra composta de grandes músicos de vários países nos coloca frente à frente com a beleza, o que é colossal, o que encanta. Não pude conter as lágrimas ao assisti-lo mais uma vez. Já havia experimentado sua transcendencia, seu brincar com a melodia, em outras apresentações, como o show no Taj Mahal, na India e na Acrópole, na Grécia. Dá para imaginar a delicadeza do momento?

Ah, Yanni, brincas com as notas e teu talento faz derramar-se sobre a humanidade a imortalidade e o sonho de um mundo marcado pela harmonia entre os povos.

Quem ainda não conhece sua arte, por favor, procurem seus DVDs. Emoção pura

DEPRESSÃO

O ceu cinza, a alma aflita. O vazio interior e a perda da esperança. O coração sangra, as lágrimas descem molhando a face. O rosto contristado e o desânimo contundente. É a depressão, a enfermidade do século, que atinge de crianças a adultos. As causas são as mais variadas. Dramas de outras vidas não metabolizadas nos dias de hoje a fatores bio-químicos. De conflitos familiares à relações amorosas desfeitas. Ainda contribui para tal epidemia a incompreensão da finalidade da vida , a ausencia de fé substancial até influencias espirituais, expressas em obsessões vigorosas.

Existe, porem, solução. Existem caminhos. Embora milhões tombem nas garras da depressão, outros milhões conseguem vence-la. Buscar os fatores espirituais para estruturar uma visão de vida é fundamental, alem de estabelecer a energia podutora do bem através da pratica de atitudes construtivas junto à humanidade. Querer ir adiante, usar a potencia da alma que é a vontade. E ter o apoio de familiares. Esse texto não é nenhum tratado sobre o problema. É, apenas, uma simples abordagem relembrando que há saídas. O sol do Evangelho em nossas vidas representa sublime medicamento, acendendo dia em nossa noite de angústia. Acreditar. Reerguer. Desejar. Nada detem a alma quando ela quer. Somos maiores que os nossos desafios.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AO OUVIR A FRASE: EU TE AMO

Todo o paradigma das religiões alcança o seu apice no amor. Ele permeia as elucubrações e rasga as entranhas da mente dos filósofos, construindo as perspectivas de um ser humano feliz. Amar, doar-se, empregar abnegação para beneficiar, com a própria vida e na utilizaçao dos próprios talentos, a humanidade, são expressões poderosas do grande objetivo que nos sustenta no universo. Estamos aqui para sermos úteis e, em consequencia, sermos felizes.

Mas, em geral, todos nós sabemos isso e comentamos a respeito da Lei de amor. O que eu gostaria de abordar no entanto, é a virtude de saber deixar-se amar. Essa é, tambem, uma qualidade intrínseca de quem se dispõe a amar. Creio que, quem ama, mais facilmente compreende os gestos e o cuidado de um outro ser para consigo. Se eu desprezo alguem que me tem consideração e respeito, devo, então, questionar meus valores, minha capacidade de externar o amor que encontra-se em meu interior.

A generosidade para com quem nos devota carinho, afeto, é próprio de um coração adestrado, amadurecido na arte de amar. Observemos como as grandes almas que passaram na Terra eram acolhedoras para com aqueles corações que lhes devotavam carinho...!

A largueza do coração que se dspõe a amar contempla o deixar-se amar. Uma coisa está umbilicalmente atada `a outra. Quem não sabe deixar-se acolher na intimidade de um outro coração não entenderá, adequadamente, a dinâmica do amar pois esta implica em ser acolhedor.

Ao ouvir a frase EU TE AMO, devemos nos sentir gratificados e honrados por quem nos entrega tal "caixa de jóias". E retribuir a onda de afeto com mais afeto e respeito. Deixar-se amar faz parte da prática do amor. Simples assim. E que oferta à humanidade vasto cabedal de paz e entendimento.

domingo, 24 de outubro de 2010

CLONAGEM HUMANA

Esse é um tema que ainda vai dar panos para as mangas. Com certeza, o avanço da ciencia já começa a produzir excelentes perspectivas nessa área. Como mensageira dos céus, ela, a ciencia, começa a produzir esperanças para milhares de pessoas que aguardam nas filas de transplantes órgãos para a superação de seus males. A partir da genética e das pesquisas referentes a clonagem, avançará a humanidade na direção de trabalhos exitosos.

Não creio, no entanto, que venhamos a ter clonagem de um ser humano nestes tempos. Isto poderá vir a ocorrer mas numa etapa mais avançada da maturidade ética da civilização. Quando isto ocorrer, quanto ao reencarne, tenhamos a certeza que a possível clonagem é do corpo e não da alma. Haverá um espírito programado para o novo corpo, caso a clonagem seja alcançada. Não poderá haver vida em um corpo sem alma.

ANSIEDADE

Na ansia de atualizar as notícias, atropelei o portugues. Comi letras, enfim, erro de digitação. Normalmente faço correção antes de postar. O cansaço da viagem me fez esquecer esse detalhe importante.

TRABALHO EM SURUBIM

Foi maravilhoso o trablho relizdo o interior pernambucano. Diversas cidades foram congregadas: Bom Jardim, Vertentes, Taquaritinga, Toritama, Limoeiro, alem, claro, dos amigos de Surubim. Proferimos uma palestra sobre a individualidade e a imortalidade e realizamos um seminário sobre Meiuns e Mediunidade, alé de participarmos de um programa de radio. stou muito feliz.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MENTIRA

Uma das características de uma civilização moralmente atrasada, de um povo leniente, de um ser espiritualmente atrasado,´e a capacidade de mentir. Essa naturalidade que temos em não optar pela verdade ressoa a dificuldade que temos para vive-la no intimo.



Quando a mentira provem de quem publicamente teria a tarefa de rejeitá-la, comandando vidas, isto ganha ares trágicos. Qualquer ser humano que tenha algum tipo de mais ampla influencia sobre outros detem imensa responsabilidade sobre os ombros e irá responder pela gravidade das atitudes.



A verdade vos tornará livres. O maior de todos os pensadores assim se expressou em torno da verdade, o que implica inferir que a mentira nos torna prisioneiro, engaiolados nas masmorras da consciencia.



Líderes religiosos, governantes, artistas, pais, filósofos, todos carregam mais ampla cota de responsabilidade sobre os ombros face a influencia sobre vidas. Hora de pensar. E de ver quem não merece a real definição de líder. Falamos, muitas vezes, que amamos a verdade, no entanto, ante a situação de conveniencia ou do agrado à simpatias puramente humanas, ficamos contra ela e justificamos, ou tentamos justificar, o abraço com a mentira. A voz assertiva de Jesus ecoa vigorosa, ainda hoje, nas nossas vidas.

AGENDA

Estarei, neste final de semana, na cidade de Surubim, interior de Pernambuco. Farei uma palestra no sábado à noite e um seminário domingo pela manhã.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CHEIRO DE PRIMAVERA

Parece outono mas sinto o cheiro da primavera.
As folhas do coração teimam em cair, mas outras, mais vigorosas e belas aparecem, substituindo as que caem, entristecidas.
A brisa fria e até a atmosfera um tanto opressa cedem, aos poucos, à vibração do renascer...
Em meus olhos tu te desnudas como visão translúcida e me falas, com voz de estrela, que em meu coração amanhece.

Parece outono mas sinto o cheiro da primavera.
Há em meu ser perfume dos lilaseiros e bosques se desenham na alma em um aceno
doce e nostálgico, como a chuva ao molhar a terra entregue.
Ah, esse cheiro de primavera que se configura em meio ao frio do outono e tua voz de sonho reverbera o que minhalma advinha há tempos...! É outono, ainda, mas o meu peito sente nesga de eterna primavera pois que outono algum resiste à mudança.

Sinto o vento da transformação e meus olhos apenas estão molhados. O rosto sorri e minhas mãos tocam a etérea esfera cintilante, onde me despeço da invernia e do sopro outonal.
Os olhos da renovação limpam os céus e a opressão se despede, vencida, pelo sol radiante. Falta pouco. É quase primavera.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

FAMILIA - A BASE

"Tudo " começa nela. É a estrutura fundamental no processo do desenvolvimento humano. Pode-se dizer que é o "esqueleto" a sutentar todo o arcabouço. Não por acaso, o ser humano é definido como social por natureza e tem a família como a primeira experiencia desse teor. Em geral, desde que abre-se os olhos nesse mundo, sofre-se diretamente o fluxo enrgético desse núcleo.

Na ótica espiritual, reencarnaionista, configura-se o núcleo familiar como sendo formado pelas almas que magneticamente se atraem, carreando as vivencias inerentes aos resgates, aprendizados e consolidação de afetos de que carece aquele grupo de almas.

Em o Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos a colocação que nos afirma: "em geral, a família é formada pelos espiritos que tem afinidades desde antes.." ou seja, são almas afins, que já se conhecem e vem evoluindo juntas há muitos períodos. Esse é o fator determinante para entendermos as lutas inerentes a cada grupo familiar. Existem renascimentos de espiritos antagonistas e que se vinculam por tendencias ou por situações pretéritas que lhes atraem a partir das resultantes das atitudes perpetadas.

Os problemas em familia não significam, em tese, que sejam adversários do ontem. O próprio convívio expõe nossas dificuldades morais, nossas falhas de caráter e não necessariamente uma possível animosidade de "outras vidas". Digo isto para que não generalizemos algumas dificuldades de relacionamento como resultante de reencontro com algum desafeto do passado. Isto pode ocorrer e, efetivamente, ocorre. Mas não podemos enxergar apenas por este prisma.
Nossas limitações morais , que nos impede de aceitar o que é diferente de nós , responde por grande parte de nossos relacionamenntos tumultuosos. A aceitação do outro como o outro é e o combate ao egoísmo é condição determinante para superação desses fatores de conflitos.

Na família recai, ainda, um compromisso principal, especificamente relacionado aos pais, que é aquele de encaminhar os filhos para a dignidade, a honestidade, para os valores morais. Essa é a tarefa maior. Os filhos apresentam tendencias infelizes do passado e cabe aos pais, favorecendo o diálogo, norteá-los para o Bem. Nada melhor para combater qualquer possibilidade contra drogas em nossos filhos do que dotá-los de uma estrutura moral e espiritual, acolhendo-os no coração e num ambiente familiar equilibrado, construído a partir do exemplo que deve ser preocupação constante de nossa parte.

Familia: instrumento da vida onde o amor forja-se em sua grandeza e onde se exercita a angelitude, nas renuncias e na abnegação.

domingo, 17 de outubro de 2010

NO REINO DOS SONHOS - AS VIAGENS DA ALMA

Os sonhos mexem com o imaginário da população. Desde a aura mística até fantasias e crendices, esse tema é recorrente nos meios espiritualistas e não seria diferente na seara espírita. Quando alguem sabe que somos profitentes do espiritismo é muito comum a indagação sobre sonhos - e chegam a nos narrar seus sonhos.

Os sonhos possuem, sim, sua importância no contexto de nossas experiencias. Se assim não fosse, ele, o sonho, creio, nem existiria. Sigmund Freud, o grande missionário da psique, foi quem primeiro procurou entender o país dos sonhos pelo viés da ciencia. Edescortinou quadros importantíssimos sobre a zona de escape que nos ocorre durante o sono físico. Chegou a afirmar o cientista austríaco que se não fossem os sonhos talvez enlouqueceríamos.

O Espiritismo compreende, tambem, os sonhos como constitutivos de toda uma simbologia a refletir anseios da alma e seu universo inconsciente. Entender sua simbologia é poder acessar realidades magnas de nossa vida interior. Aprender a ler suas metáforas é tarefa das mais árduas ante nossas limitações evidentes. E por tudo isso, não podemos acreditar que basta ser espirita para entender o sonho. Isso é fantasia, é folclore.

Alem de tudo o que colocamos acima, os sonhos, na abordagem espírita, tambem podem ser retratos do que a alma realiza quando de seus desdobramentos durante o sono físico. Sim porque ao dormirmos, em geral saímos do corpo, empleno exercício para a morte e, então, podemos estabelecer relação com a dimensão espiritual do nosso interesse imediato, irmos até locais de nossa predileção moral ou reencontrarmos entes queridos domiciliados na vida espiritual. Essas ações podem ser retradas de forma difusa (o habitual,face nossa limitação de valores mais elevados de natureza espiritual) ou através de grande confusão mental.

Os sonhos tambem podem conter elementos concernentes à experiencias de vidas passadas ou projeções no amanhã - visões premonitórias.

Como se vê não é fácil penetrar reino dos sonhos. Importante é saber que a alma viaja durante o período do sono - viaja n espaço, se deslocando no mundo espiritual, quanto viaja para dentro de sua complexa mente .

Entender a necessidade de harmonizar-se, estudando-se em profundidade e guiando a própria vida por padrões mais elevados de interesses é fundamental para que venhamos a ter bons sonhos e estes serem, inclusive, mecanismo de acesso à sabedoria.

MELINDRE

A amiga do blog, Joice, me pede para uma abordagem sobre o orgulho e o melindre. Sem dúvida, o melindre é um elemento que encontramos facilmente pelas estradas da vida e, por incrível que pareça, tem-se a impressão que no meio espirita ele tem o maior ibope...rsrsrsr...
Indiscutível que o melindre é filho dileto do orgulho. A presunção referenda o melindre, que é a posição interior da criatura que não aceita ou se sente machucada por alguem ou alguma opinião, ou ainda atitude, contrária às suas expectativas. Sentindo-se machucada, a pessoa dá asa ao posicionamento do orgulho em sua vida. Ao contrário de quem, ainda que não seja humilde mas pelo menos busca conviver com respeito à diversidade de personalidades e opiniões, o melindroso sofre e muitas vezes promove o sofrimento de quem o cerca. Em geral, ele superdimensiona os fatos, demonstrando um nível significativo de imaturidade emocional.

Como o melindre é resultante do orgulho exarcerbado, dependendo da profundidade de sua manifestação em nossa vida íntima, pode derivar para comportamentos radicais nos dois polos extremos: tanto pode cair em desânimo agudo como pode expressar grande quadro de violência.

Ainda aqui vale o melhor caminho para a superação de tal sentimento enfermiço: o Evangelho, meditado por nós e tanto quanto possível vivido. Meditando nas sombras internas seremos capazes de nos afastar do melindre, que tanta dor de cabeça provoca em nós e em nossas relações.

sábado, 16 de outubro de 2010

ELES, OS MÉDIUNS

Sabe esses que apresentam sensibilidade mediúnica e trabalham, quase sempre, sob pressão interna e externa nas casas espiritas e fora dela? São, em sua generalidade, almas que estão a se preparar, agora, para mais amplas oportunidades de tarefa no futuro. Raros já estão prontos como o nosso admirável Chico Xavier. Estão em pleno exercício, agregando conhecimentos e desenvolvendo habilidades psíquicas para o grande amanhã. O presente é oportunidade ímpar para eles avançarem no auto-aperfeiçoamento. Ao mesmo tempo em que buscam servir à causa, recompõem-se ante o passado não muito feliz. Mas, estão, visto à longo prazo, se preparando para saltos mais amplos no concerto da própria evolução.

Este é o século em que a mediunidade fará cada vez mais intimamente parte da vida humana. E daqui para cada vez mais ampla participação na experiencia social. Incentivemo-los para que vivam a mediunidade com a responsabilidade, a dignidade fundamentais ao êxito do compromisso. Que eles possam estudar a faculdade e vive-la nos sentimento mais moralizado que puderem, refletindo a luz das esferas sábias junto as estradas dolorosas da humanidade.

AOS QUE ESTÃO CHEGANDO

Alguns mais estão vindo somar conosco em nosso blog. Sejam muito bem vindos, particularmente, a Maria Claudione. Estamos felizes por novos membros da família.
Ah, obrigado pelas avaliações que continuam a chegar e pelas frases de estímulo. É, não vou embora. Não nos deixaremos (e espero, por muito tempo)....rsrsrrs.
Ao Gustavo Cajueiro, obrigado pelos comentários sempre pertinentes e pelas sugestões de temas. Serás atendido, amigo. Espero, breve, conhecer à todos pessoalmente e abraçá-los. Voces são o blog. Voces tem escrito comentários que seriam perfeitamente aproveitados como artigos. Parabens.

Vamos lá.

A SUAVIDADE DA COMPAIXÃO

Taí um sentimento capaz de orvalhar a própria vida de quem o sente: a compaixão. Filha dileta da generosidade e da bondade, a compaixão possui o condão de apaziguar dores e afastar a criatura da intolerância. Expressa-se com enorme beleza através da indulgência, irradiando um colorido todo especial no tocante à piedade. Ser compassivo é externar profunda afeição ao semelhante, independente de conhece-lo, se este se faz prisioneiro de dores ou amarguras sem conta. A compassividade caracteriza uma alma amadurecida e com imensa propensão à calma pois funciona em um ritmo harmonioso.

Cultivar a compaixão cerca de delicada poesia a atmosfera de quem a vive. Gera saúde em sua expressã mais profunda. O Budismo é um dos segmentos que mais difunde este nobre sentimento. E propaga que aquele que a exemplifica vive nas trilhas da saúde integral, da sintonia para com a soberania da vida, espelha algo dos céus.

Ser compassivo é de uma inteireza à toda prova. Não se predispõe a julgar e muito menos condenar quem se submete a luz de sua natureza. As grandes almas são compassivas em larga dimensão. Demonstra profunda sensibilidade e capacidade de se colocar no lugar do outro. Compaixão tambem se identifica com a alteridade.

O Evangelho é um poema insofismável de compaixão. Sua dinâmica resplandece na ternura de Jesus e lega para a humanidade de todos os séculos o norte para a relação social sadia e elevada. Ergue a fraternidade ao patamar mais elevado.

Qual o nosso grau de compaixão?

Em que ponto nos identificamos com esse sentimento da mais alta estirpe, da mais bela expressão?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A NEFASTA AÇÃO DO MEDO

Uma das emoções mais impactantes em nossa trajetória é o medo. Reação que faz parte da ação de preservação instintiva. Tem em certos aspectos seu valor. Quando ele passa a reger nossa maneira de viver, a paralizar a construção, a edificação, a dificultar o movimento da alma, então, o medo passa a ser nefasto, demolidor.

Ele impede saltos importantes na vida da criatura. Muitas vezes, é o reflexo da auto estima em baixa, serve ao complexo de inferioridade e desvaloriza a pessoa perante ela mesma.

O medo deteriora o auto amor e minimiza o potencial que cada um de nós traz como filho da luz. Gera a insegurança e é pela insegurança gerado. Extrapolando aspectos da função que citei acima - preservar a vida - o medo se transforma no desencadeador de inúmeros processos de fragilização do ser.

É indiscutível a importância de uma fé consistente para nos auxiliar a vencer tal emoção devastadora. Uma fé que nos impulsione, que nos motive e nos faça acreditar no que virá e no que Deus reservou para todos nós. Ao mesmo tempo, buscarmos essa consciencia do potencial magnífico que detemos, através do autoconhecimento, o estudo sobre si mesmo. E ação. Praticar o melhor, enfrentando os desafios. Enxergá-los como oportunidade de crescimento e não entender problemas ou dificuldades como castigo ou sinal de que "não prestamos e merecemos ser infeliz". É preciso sair dessa armadilha.

Vencer o medo faz parte da grande assertiva de Jesus: "Conhecereis a Verdade e ela vos tornará livres". A verdadeira liberdade é aquela de quem conhece, conhecendo interioriza, interiorizando, realiza, trabalhando, vivendo aquilo em que acredita. E assim fazendo, produz o bem. O bem realizado é o sentimento de ser útil e sendo útil, se é feliz. Que tal?

ANÁLISE DE UM LIVRO

Eu fui indagado à respeito de uma obra de Robson Pinheiro que teria sido escrito por um espirito que se infere ser o Cazuza, compositor e cantor brasileiro. A pessoa que me solicitou a opinião - DoMonte - tem algums dúvidas sobre se seria ele mesmo, se o medium teria credibilidade, tem ponderado, procurado usar o senso crítico e até questiona, pelo que nos parece, algumas informações ali postas.

Bom, inicialmente quero dizer que DoMonte está se posicionando corretamente ao ler uma obra espirita. Kardec solicita o uso da razão e do bom senso. Filtrar com racionalidade o que se vê e o que se lê, nesse terreno delicado das abordagens espiritas, sobretudo, as de natureza mediúnica. Muita gente se empolga com informações mediúnicas apenas porque teria vindo dos espiritos. Ora, sabemos que há espiritos e espiritos. Nunca é demais a utilização dos critérios alicerçados na codificação para que nos movimentemos com segurança nesse terreno.

Os próprios espiritos superiores da falange do Espirito Verdade colocou que não se deve confiar cegamente nas informações advindas do mundo invisível pois a sociedade espiritual é formada por almas das mais variadas condições intelecto-morais.

Estou, portanto, descredenciando a obra de Robson Pinheiro? Não, absolutamente não e explico. A recomendação que fiz acima independe de quem seja o médium. Robson, Divaldo, Frederico, qualquer médiun, enfim, deve se submeter a esses critérios de ponderações, preservando a própria doutrina. Conheço pouco o conjunto que faz a obra mediúnica do Robson. O pouco que li, gostei de muita coisa. Outras informações que encontrei, aguardo a passagem do tempo e a mesma informação por médiuns outros, em lugares diferentes, procurando, depois disso, utilizar a razão e o bom senso. Repito que encontrei salutares informações no pouco que eu li dele.

Quanto à obra em pauta (Cazuza), não a conheço. Não li. Não posso, então, fazer qualquer juízo de valor. Seria leviano de minha parte. É possível que procure ler. Se estou abordando abertamente a questão específica - o que, a princípio não gostaria de faze-lo - é para aproveitar o que DoMonte nos trouxe e fazer uma reflexão doutrinária à respeito de como devemos adentrar o universo das informações espirituais, independente dos médiuns utilizados. Há muitos problemas nessa área pois a quantidade de livros publicados é extraordinário e, naturalmente, o que se ganha em quantidade faz aumentar a possibilidade de se perder em qualidade.

Sei que o medium Robson é um dedicado trabalhador da causa em Minas, mantendo uma obra interessante nas Alterosas. O conheci rapidamente, quando amigos em comum me apresentaram o médium. Tive uma boa impressão dele.

Pois bem, DoMonte, prossiga abastecendo-se do conhecimento doutrinário. Um grande caminho é aprofundarmos o estudo das obras de André Luis, o que muito nos auxiliará a sanar quaisquer dúvidas. Se eu tiver a oportunidade de ler o livro citado, poderei lhe fazer um breve comentário. Só não posso garantir, ok?

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

FIBROMIALGIA - A ALMA SE PUNE

A fibromialgia, enfermidade que causa dor difusa e atinge cerca de 3% das mulheres e menos de 1% dos homens, segundo levantamentos da ciencia médica, é uma sídrome dolorosa sem um quadro inflamatório, que não causa deformidades e nem comprometimento das articulações. Envolve músculos, tendões e ligações. Por ser difusa a dor, ou seja, podendo apresentar-se em qualquer parte do corpo, caracteriza a dificuldade de precisar a origem do problema. Até hoje não se achou. Face a essas características, essa é uma das síndromes que melhor contrubui para abrir canais de análise da influencia da alma sobre essa experiencia dolorosa.

Onde estaria o fulcro original desse mal? Porque algumas pessoas apresentam propenção à fibromialgia?

Alguns casos de regressão de memória por hipnose tem apresentado uma luz para o entendimento dos casos. Recordamos que, cada vez mais, a ciencia vem associando um número maior de enfermidades ao estado interior da pessoa. Falta ainda a essa mesma ciencia colocar a chave da reencarnação para compreender, efetivamente, a participação do espirito nas circunstâncias patológicas.

Allan Kardec, no livro a Gênese, coloca que o espirito enraiza-se no corpo qual a raiz da planta no solo. Ele está ligado célula à célula ao seu organismo físico, isto no processo da reencarnação. Ora, não seria a dor da alma a explicar certas enfermidades da natureza da fibromialgia? Nos casos a que fiz referencia de hipnose, a culpa apresentava-se na intimidade do psiquismo face aos deslizes cometidos. Num dos casos, o paciente se reportou à graves delitos cometidos, e conclui dizendo: "só me resta a dor..."

A rigidez da alma, o perfeccionismo de algumas pessoas, pode responder por casos de dor difusa. O medo de errar ou não aceitação da posibilidade de erro pode estar espelhando dramas de consciencia, sentimentos de culpa que encontram-se nos porões da alma. O quadro da fibromialgia tambem se associa com a depressão e apresenta-se, assim como esta, em níveis diversos, desde sintomas superficiais até situações mais graves porque profundas.

Vale estudar a alma para que se entenda a multiplicidade das enfermidades que cada vez mais assoma na realidade humana. E vejam como as doenças vão deixando a área do físico para cada vez mais apresentar-se como enfermidades psíquicas. Antes eram sarampos, coqueluches, varíola, agora, depressão, síndromes diversas com reflexos no corpo e até cânceres começam a ser estudados na ótica dos estados emocionais da criatura.

No jornal Folha Espirita deste mes há uma importante entrevista com o médico espirita Henrique Rubim de Carvalho sobre fibromialgia, de onde tirei a inspiração para o tema e a citação dos casos aqui referidos. Vale a pena ler.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

AGENDA

É, eu sempre esqueço de colocar a agenda. Me cobram muito. Lembrei. Na próxima sexta feira estarei proferindo palestra na Semana Espirita Cabense, aqui na minha cidade, na Câmara de Vereadores, às 19;30. No sábado, estarei no Abigail e Estêvão, em Cavaleiro, Jaboatão, 20 horas e no domingo, estarei na Federação Espirita Pernambucana, na Av. João de Barros, Espinheiro, Recife, às 16 horas.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

ONDE JESUS PASSARIA O NATAL

Pois é, taí o Ibope do blog. Já chegaram sugestões. E começo por atender ao meu querido irmão de Campina Grande, o Kéops. Ele me sugeriu abordar aqui sobre o nosso projeto iniciado há 9 anos atrás, chamado "Onde Jesus passaria o Natal". Consiste ele numa experiencia que se mostrou encantadora, emocionante.

Refletimos sobre o alarido e as festas do mundo na véspera e no dia reverenciado como sendo o do nascimento do Senhor de nossas almas.E dentro do coração sentimos uma enorme vontade de entender qual a experiencia que mais nos aproximaria de uma homenagem ao Cristo. Onde Ele passaria a noite de natal? Em que ambiente poderíamos sentir sua Presdença amiga e generosa?

E aí nos veio a imagem dos esquecidos do mundo, dos que não tem condições de voltar-se às festas e ao colorido das luzes do mundo. Nos veio à mente os que dormem em casebres precários em todos os sentidos e que não podem dar um natal aos seus filhos que, nesta noite especial, poderiam estar sentindo fome ou frio, sem o anteparo financeiro e apoio dos poderes da Terra.

Conversamos com um grupo de amigos e resolvemos passar por uma experiencia renovadora, impactante. Uma experiencia de grande emoção, com histórias encantadoras. Todos os anos, na véspera de Natal, nossa equipe sai com donativos para visitar barracos na periferia da cidade. No início, íamos a partir das dezenove horas. Com o aumento do número das famílias visitadas, começamos o trabalho todo dia 24 de dezembro, as tres da tarde, estendo-se até cerca de 21 horas. Em cada lar vestido daquela pobreza que corta o coração, entregamos cestas básicas, roupas e brinquedos e algumas ceias de natal. Nos confraternizamos com os moradores de cada barraco e encerramos a visita àquela família com uma prece. São lágrimas e alegria, dores e esperanças que se renovam naquelas fisionomias marcadas pelo sofrimento. O blog seria pequeno para narrar as inúmeras experiencias marcantes nesses nove anos de projeto.

Hoje, algumas sementes da idéia já começam a dar frutos. Companheiros de outras localidades, sabendo dessa atividade, implantaram a mesma em suas cidades. Maceió, Campina Grande, Arapiraca, Olinda são alguns dos exemplos da multiplicação da experiencia rica. Aproveito a ocasião para colocarmo-nos à disposição daqueles que desejam implantar nosso projeto, a fim de tirar qualquer dúvida a respeito. Creio que onde for implantado será motivo de contentamento e reflexão.

Não é exagero dizer que sentimos uma energia diferente e muitos que vem conhecer o trabalho choram nas visitas. Sentem a presença do Senhor. Quando o mundo encontra-se refastelado de prazeres e diversão, distoando do objetivo do nascimento de Jesus, parece-nos perceber o sorriso Dele ante o fato de estarmos nos casebres da amargura, comemorando seu nascimento junto as necessidades do semelhante.

Experimente implantar tal tarefa em sua cidade, no seu bairro, se perguntando:"Onde Jesus passaria o seu natal"?...Voce vai se surpreender com a experiencia. E vai realizar um natal inesquecível para muitas famílias que não sabem o que é essa noite há muito tempo.

AVALIAÇÃO

Bom, queridos amigos do blog. Chegamos a um período do nosso trabalho em que precisamos fazer uma avaliação. Sempre procurei, o máximo possível, interagir com voces, faze-los sentir proximidade. Sendo assim, gostaria de saber as impressões que estão tendo do blog. A avaliação de voces é importante para o aperfeiçoamento do mesmo. Por favor, avaliem, sugiram temas, colaborem. Postem comentários para que eu possa saber como foram dados os passos e como poderemos caminhar. Ou até mesmo se devemos encerrar o blog ( rsarsrs).

O objetivo desse espaço é contribuir com informações referentes aos valores espirituais, ao estudo das Leis do Universo e, particularmente, ao conhecimento do espiritismo.

Aguardo suas avaliações. Um forte abraço.

CUIDAR DAS CRIANÇAS

Dia das crianças. Claro que esse dia é mais uma convenção comercial que faz a alegria da garotada pelos presentes que virão. Aproveito a ocasião para abordar um tema que é estrutural no que diz respeito ao mundo melhor que desejamos. É o cuidado com nossas crianças. Cuidado que não é apenas aquele relacioinado com o suprir com boa alimentação seu crescimento ou atende-la no tocante à sua educação. Cuidado, tambem, em sua dimensão espiritual, psicológica e emocional- afetiva.

O futuro monitoriza o que estamos fazendo no presente pelas nossas crianças. Muitas feridas sociais do momento começaram a ser construidas lá atrás, em lares displicentes ou na indiferença afetiva. Muitas dores de hoje são oriundas da insegurança no período infantil. E muitos valores estão subvertidos na atualidade porque ouve negligência em incutir nos pequeninos aspectos éticos - morais imprescindíveis.

Nossos avós tinham a preocupação de aparelhar seus filhos com algum nível de fé em Deus, de alguma religiosidade, por mais superficial que fosse. Ensinavam a orar e mediam o grau de educação de sua prole pela honestidade no comportamento. Hoje, esses valores são facilmente negligenciados e eles são fundamentais na formação emocional do cidadão. Pesquisas científicas constatam que o cidadão com religiosidade, com algum tipo de valor de espiritualidade, são mais interessantes para as empresas porque tendem a ser mais honestos e produtivos, alem de serem mais saudáveis na construção de seus relacionamentos sociais. Claro que existem excessões.

Nas diversas denominações religiosas existe o trabalho da evangelização da criança e do jovem. É um trabalho de alto porte. Nasce esta tarefa no coração sublime de Jesus. Fornece o ferramental mais importante para que os futuros cidadãos crescam íntegros e equipados para consolidar uma era nova na face da Terra.

Cuidar das crianças. Cuidar de suas necessidades morais. Cuidar para corrigir suas más inclinações pois no estado de infância encontra-se maior cota de facilidade para a melhoria moral do ser. Essa é maior demonstração de amor que podemos dar aos nossos filhos: encaminhá-los para a dignidade, para sua espiritualização.

Cuidemos delas, levando-as à evangelização. Como espiritos que vieram do espaço para progredir, elas agradecerão. E o futuro tambem.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

NOTICIA FELIZ

Amigos do blog. Estou extremamente feliz pela última pesquisa DataFolha sobre a opinião dos brasileiros quanto ao aborto. Cerca de 71% disseram que são contra a legalizção do aborto e que não deseja modificar a nossa legislação. Apenas 7% afirmou ser favorável o aborto. Espero que esses números estejam bem representados no próximo 31 de outubro. A Patria do Evangelho, o Cração do Mundo no trairá seus valores cristãos, que são, essencialmente, valores da vida.

O brasileiro confirmou, mais uma vez, ser contra a cultura de morte que ameaça nossa integridade e compromisso com a luz.

Vamos em frente.

CAUSA E EFEITO

A complexidade da vida não pode ser entendida para quem buca situar a presença de Deus no Universo sem a chave da lei de causa e efeito, ação e reação. A inteligencia da vida se expressa nesse cambiante, nessa moldagem de leis reguladoras, leis estas que funcionam inteligentemente, sempre primando pela justiça movida pela misericórdia. Como enxergar misericórdia e justiça ante as aparentes injustiças e "desinteligencia" nos acontecimentos que nos cercam?

A chave é a reencarnação e, dentro dela, o aprofundamento de como funciona Causa e Efeito, sob a ação do livre arbitrio. Taí outro fator decisivo para o entendimento das provas, expiações e circunstâncias aparentemente despropositadas que nos envolvem na experiencia da vida. Parece que estamos longe de entender a grandeza, a inteligencia e os mecanismos que garantem a ordem no Universo em meio ao aparente caos. Quanto menos evolução, maior a sensação de caos pois falta-nos referencia e sensibilidade, falta-nos maior percepção de profundidade para alcançar a harmonia e a Inteligencia Superior por trás de acontecimentos aparentemente perturbador da ordem. Não entendemos que até mesmo o caos está a serviço do equilíbrio, o fortuito a serviço do organizado.

Toda ação nossa desencadeia uma resposta nas águas da vida. Pensamento e atitude produz consequencias e elas delineiam um aprendizado. Assim a alma progride.

Precisamos ampliar nossa consciencia para compreender a liberdade que temos para usar e sua ação nos acontecimentos da vida. Há mais inteligencia nos acontecimentos que nos cercam do que desconfia nossa percepção, não é mesmo?

sábado, 9 de outubro de 2010

FABIANA SORRIA

Hoje à tarde estive no município do Goiana, onde nossa equipe tem um trabalho social chamado NACCA - Núcleo de apoio cristão Casa do Caminho. Visitamos dezenas de lares de famílias assistidas pelo núcleo. Amanhã, elas estarão participando de evangelização na sede do NACCA, uma granja de dois hectares, bucólica, linda em sua simplicidade cristã. Pois bem, é lá, numa das casas simples que vive Fabiana, uma garotinha que não enxerga, não fala, não anda. Só ouve. Sua pele parece de seda. Em geral, todos que vão conhece-la choram, sentindo a beleza daquela alma.

Há alguns anos atrás, quando tivemos o primeiro contato com Fabiana e sua mãe, obtivemos a informação que a menina ali à nossa frente era uma grande amiga de Marta, minha querida orientadora espiritual. Na verdade, aquela encarnação fora um investimento com todo o aval da benfeitora espiritual. Não fora por acaso que fomos realizar aquele trabalho em um município à centenas de quilômetros da minha cidade, sendo localizado no lado oposto onde resido. O Cabo de Santo Agostinho fica ao sul, perto de Recife, saindo na direção de Alagoas. Goiana localiza-se ao norte, já perto da fronteira entre Pernambuco e o Estado da Paraíba.

A emoção foi enorme quando conhecemos Fabiana. E foi maior ainda por sua ligação com Marta. Morava num casebre paupérrimo. Hoje mora numa casinha melhor, localizada em um sítio cujo pai da pequenina amiga é caseiro.

Quando lá chegamos, ela estava pronta, à nossa espera. Perfumada. Macia. Pura. Quando escutou nossa aproximação, as vozes falando seu nome, ela abriu um sorriso enorme. Janelinha aberta pois lhe falta os dois dentinhos da frente. E não parou de sorrir até próximo de nossa saída.

Fico sempre a pensar, após visitar Fabiana, a respeito da minha própria existencia. As difíceis condições em que vive e que nossa equipe tenta minorar não abala a fé de sua família, de sua mãe, que tambem sorri bastante. E fico a meditar na Providencia divina, localizando ali, entre as granjas de Goiana, nas proximidades do litoral goianense, uma alma tão nobre, tão reluzente em resignação, tão vitoriosa... Ah, os insondáveis caminhos do espírito. Ele sopra onde quer. Não se sabe de onde veio e nem para onde vai. De onde veio Fabiana? Para onde Fabiana irá?

Não queira saber, sr fred, não queira saber, me diz uma voz suave, no átrio da consciencia...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

E ISSO É VERDADE?

Todo mundo deve estar acompanhando o movimento de várias igrejas através de seus pastores e padres se posicionando contra candidatos que apoiam a legalização do aborto, movimento este que atingiu, em cheio, a candidata Dilma Rousseff. Como um rastilho de pólvora, a nação eminentemente religiosa, conquanto o Estado seja laico, levou a candidata do governo a perder milhões de votos. E parece que a sangria continua pois novos padres e pastores, alem dos que já se posicionaram e voltaram a falar para os seus fiéis, estão sendo incisivos, pedindo aos seus seguidores que não aceitem a legalização do aborto.

Naturalmente, o governo e sua candidata tentam reverter a queda mas creio que o faz da forma mais inadequada possível, dizendo que é tudo boato e que Dilma é contra o aborto. Não, não é boato. Não somos inconsequentes, nós que nos posicionamos quanto a esta questão. Lula está enganado ou querendo passar uma de desentendido. Há vários vídeos na internet com entrevistas dadas por Dilma a favor da legalização do aborto em anos diferentes. Existe o documento do terceiro congresso do PT fechando questão em torno da legalização. Luis Bassuma e outro companheiro de PT foi penalizado porque o partido fechara questão e eles foram contra o aborto. Inclusive, em entrevista à Folha de São Paulo dessa semana, Bassuma, que é espirita, conta sua punição e textualmente fala que Dilma defende o aborto assim como o PT. Acrescentamos, ainda, o Plano Nacional dos Direitos Humanos 3, onde a questão volta à baila, assim como outros temas polêmicos. Ressalvo, ainda, que agora, verificando que a sociedade brasileira começou a rejeitar a candidata devido, entre outras coisas, a esse fator, a imprensa informa que o PT estuda retirar o aborto de seu programa, confirmando, sim, que a legalização faz parte do programa do partido, que tem como candidata, Dilma. Isso, portanto, é fato.

Ora, Lula não pode querer brigar com os fatos , pensando que nas religiões não tem quem pense, reflita e se informe. E tambem não há moleques. Eu não o sou. E denunciei a questão. Contra fatos não há argumentos. Se ela agora diz que mudou de opinião, é outra história ( duvido dessa mudança). O que não pode é o presidente querer nos convencer que tudo o que está gravado é uma ilusão nossa; que a entrevista que Dilma deu a revista Marie Clair, ano passado, não ocorreu e outra coisas mais.

Para tentar tirar o foco da problemática, já tem gente dizendo que não se deve misturar questões religiosas com politica. Isto é engodo. Primeiro, que ser a favor da vida não é uma questão de religião ou grupos religiosos; é questão humana. Segundo, religião faz parte da experiencia cultural humana e, portanto, como toda ação que diz respeito ao ser humano, pertence, tambem, ao fator político. Terceiro, engana-se quem pensa que religiosos devem se preocupar apenas com a vida do outro lado, se distanciando, alienadamente, dos problemas do mundo. Ao contrário, temos que ter uma atuação pelo bem cotidianamente nos caminhos do mundo. Por fim, é isso que os manipuladores e sagazes pretendem: fazer com que os que sonham com um mundo melhor fique em berço esplêndido, assistindo a sordidez locupletar-se e atentar contra a vida.

Eu tambem gostaria que outros temas viessem à baila para se analisar nesta campanha. O país tem muitos problemas graves para debater. Não está pronto e maravilhoso como querem nos fazer crer. São milhões de brasileiros, cerca de 50 milhões, que não tem acesso a saneamento básico e milhares morrem por ano em nossos hospitais. Fora outra aberrações. Agora, lamentavelmente, já algumas eleições que quem está no poder despolitizou o pleito e pasteurizou tudo. É conveniente. Por que se queixar que a legalização do aborto polarize a campanha eleitoral? é tambem um fator político, como expliquei acima. Existem outros, mas este predominou.

O estrago foi feito. Vamos ver o que o brasileiro escolhe. Continuo com o mesmo pensamento do primeiro turno: Quem defende o aborto não merece meu voto.

Dizer agora que não defendeu, criando cenas de marketing, não daverá colar. Com a palavra, ou melhor, com o voto, os brasileiros.

UM ESPIRITO PARA FAZER O MAL

Na questão 551, de o Livro dos Espiritos, Allan Kardec indaga: "Pode um homem mau, com o auxílio de um mau espirito que lhe seja dedicado, fazer mal ao seu próximo?". A resposta pode ser surpreendente para muita gente que ouve falar muito de feitiços e até já acredita ter sofrido essa ação nefasta. Eis a resposta dos espiritos superiores: "NÃO; DEUS NÃO O PERMITIRIA."

Ora, essa resposta parece ser contrária ao que se vê por aí e parece atentar contra a idéia das obsessões. É importante ler o citado livro, sobretudo nos capitulos referentes à influencia dos espiritos em nossa vida. Verificando todo o contexto, o leitor entenderá como se chegou a esta resposta sem negar as obsessões. De fato, não há qualquer incoerencia. Não basta a alguem evocar um espirito infeliz para desencadear o mal sobre alguem. Onde estaria Deus nisso tudo? seria um caos. Na verdade, não podemos deixar de levar em consideração outros fatores. Se a criatura alvo da nefasta intenção carregar determinados débitos ou se seu procedimento, pela lei de sintonia, der acesso a esses espiritos em sua vida moral, aí o processo ocorrerá. Deus o permite, no caso em pauta, como consequencia de crimes perpetrados no passado ou como alerta para os invigilantes, os que levam uma existencia dissoluta, em baixo padrão espiritual, ofertando sua casa mental para as más influências. Nesse caso, vê-se o resultado do livre arbítrio. Necessário que a alma aprenda e conquiste os méritos da própria evolução.

Em geral, costumamos culpar Deus pelos dissabores que nos infestam a vida. Nada mais sem sentido. Na verdade, a ação divina nos evita muitos males mas outros precisam ser entendidos pela criatura e evitados. São consequencias de escolhas pessoais, de opções morais levadas à efeito pelas tendencias que carregamos. O espírito constrói a si próprio, avançando moralmente ou permanecendo nas baixas condições, submetidos aos prazeres equivocados, donde é secundado pelos espiritos que lhe são afins ou que lhe desejam o mal.

Não podemos deixar de focar a responsabilidade de cada um no que diz respeito ao ambiente intimo que exala atraindo forças semelhantes. O universo é uma troca permanente de energias que se entrecruzam, se tocam e se absorvem, obedecendo a critérios bem definidos pela vida: os semelhantes se atraem. Se porventura alguem expele forças violentas e maldosas na direção a outra criatura, evocando forças perturbadoras para alcançar seus propósitos malévolos, em princípio isto não será permitido. Agora, face a estarmos em um planeta reeducativo, onde impera realidade complexa e de forças antagônicas, então, ante ao exposto acima, poderá aquele mal atingir seu alvo, pela similitude de posição ou pelas tendencias e compromissos apresentados pela vitima. No geral, no infinito ou em qualque plaga, não é permitido que se dê tal realização apenas pela vontade infeliz de alguem. O mundo seria, então, um verdadeiro manicômio ( eu sei que muitas vezes assim parece).

Não basta querer fazer o mal. Necessário saber que nada ocorre sem a permissão do Alto. Se foi permitido, é que aprendizados mais amplos ou o comprometimento moral do vitimado apresente os fatores para que tal fato proceda.

Daí a importância da nossa reforma íntima, preservando-nos das ciladas sombrias. O bem protege sempre e Deus governa a vida

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

NO REINO DOS ESPÍRITOS 2

Embora a ralidade do mundo espiritual seja para nós de natureza fluídica, energética, resultando da elaboração mental, é uma realidade concreta para os que vivem naquela faixa de experiência. Ninguem pense que irá encontrar um mundo vago, etéreo, no sentido de tudo transparente. Tudo que estiver em determinada dimensão vibra na frequencia correspondente, portanto, as "coisas" tem solidez. O que tocamos naquela localidade é semelhante a experiencia daqui da Terra. Claro que, a medida que ascendemos para esferas mais desenvolvidas, todo o ambiente se torna cada vez mais aperfeiçoado e novos elementos, os quais nenhuma referencia temos por hora, se incorporam à nova realidade. Quanto mais próximo do planeta ou com vibração mais semelhante, mais o mundo espiritual apresenta analogia com a Terra.

No processo evolutivo a mente se expande paulatinamente. Isto quer dizer que vamos abrangendo nuances mais amplas da vida. Passamos a entender cada vez mais a imortalidade e desenvolvemos novos sentidos que proporcionam a compreensão maior de Deus e dos mecanismos da vida. A mente se torna mais poderosa e complexa. A sabedoria se firma no ser e os sentimentos, refinados, vibram consoante a Lei de Amor. Não temos condições, em nosso estágio atual, de entender uma alma expandida, sábia, e o que é o seu mundo.

A grande maioria dos espiritos que habitam à Terra é fomada por seres aprisionados à erraticidade, ou seja, estão à espera de novas oportunidades na carne. Em menor percentagem estão os que já ascendem à realidades inescrutáveis para nossa capacidade de apreensão. Para só ficar num exemplo bem badalado do momento, a quase totalidade dos habitantes da cidade espiritual Nosso Lar prepara-se para novos reencarnes dali mesmo, cidade de transição que é. Poucos ascendem à esferas espirituais mais sutis.

Então, não pensemos que iremos atravessar paredes na esfera espiritual que formos habitar após a morte. Tudo lá será sólido para nós como o é aqui na carne. Os que estiverem bem acima, em mundos espirituais sutilizados podem, sim, atravessar os mundos inferiores, por vibrar em frequencia acima daquela esfera inferior.

Recordemos o pensamento de Jesus : "Onde colocas teu tesouro, aí estará teu coração", ou seja, onde o nosso pensamento, nossa construção mental se localiza é para onde nos dirigimos, ou ainda, conforme nossas aspirações e realizações, edificamos, por fora, o mundo que somos por dentro.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

NO REINO DOS ESPÍRITOS

Entender o reino dos espiritos tem sido um grande desafio para a humanidade ao longo de sua história. As várias religiões, em diversos tempos, ousaram falar à respeito, desde as crenças politeístas da antiguidade até as expressões das diversas escolas da cristandade.

Como a idéia da alma era muito vaga e não se entendia (como muitos ainda hoje não entendem) a vida de um ser humano sem o seu corpo físico, as concepções sobre a vida imortal pecavam pela extrema subjetividade ou, até mesmo, pela absoluta ausencia de idéias à respeito. Na cristandade, desenvolveu-se o quadro do céu e do inferno e a vida nos céus ganhava contornos fugazes ou de vigorosa inaptidão à idéia de Deus, como no caso do inferno, lugar para que a criatura sofra eternidade afora.

Indiscutível que a imaturidade de grande parte da humanidade justifica os temores e a visão puramente "material" da vida após à morte. Tal como a concepção de Deus antropomórfica, o lugar dos espiritos deveria ganhar contornos nas fantasias das várias escolas religiosas.

Em contato com a realidade dos desencarnados e assessorado pela ciencia espírita, nos defrontamos com idéias mais precisas sobre este mundo pós morte. E temos a conjunção de concepções eminentemente materiais até a realidade mais transcendente que se possa conceber.

As múltiplas dimensões dos espíritos não são apenas lugares que vibram em frequencia diferenciada do planeta material. Alem da condição vibratória, essas dimensões, na verdade, se iniciam na condição mental de cada alma. Como cada mente vibra, com seu cortejo de sentimentos, interesses e desejos, delineia-se sua realidade dimensional. Ou seja: somos levados, após a morte, para o universo que corresponde aos nossos valores pessoais. Ao morrer o corpo, a alma gravita para sua realidade interna, que encontra seu correspondente em termos de dimensão. A afinidade de propósitos nos localiza ao lado de outras almas de nível semelhante. A sociedade após a morte é caracterizada por essa identificação de estágio embora mantendo-se a individualidade, com as particularidades de cada ser.

Alem dos interesses correspondentes, existem os fatores que servem como elementos de equilíbrio objetivando a sanidade mental do desencarnado, quais sejam: o reencontro com pessoas queridas e suas respectivas formas conhecidas ( o corpo espiritual, em geral, mantem a imagem da encarnação recente, embora o espirito possa alterar essa forma de acordo com sua vontade) ; construções análogas às da Terra, favorecendo a compreensão do recem desencarnado e contribuindo para amenizar a perturbação inerente ao processo da morte; por fim, sente a pessoa anseios próprios da vida física, embora já se encontre no mundo extra- corpóreo, tais como o fato de poder sentir fome, sede, sono, fadiga, etc, até que , readaptado ao mundo da alma, dispense os fatores característicos da vida física.

Deduzimos, logo, que a construção mental da pessoa é fundamental no desapego imprescindível para o exito do desenlace físico. A educação para a morte tem que ver com o desapego, a consciencia de ser independente do corpo e o cultivo de valores ético-morais mais elevados para que atravessemos dimensões inferiores após a morte com a celeridade dos que se prepararam para a vida mais rarefeita da alma equilibrada. O Espiritismo é um corpo de conhecimento que nos ajuda fantasticamente pois nos faz entender que somos possuidores de uma vestimenta de natureza fluídica mas concreta, real, e que somos detentores de recursos inimagináveis na moldagem do ser mais feliz e pleno que ansiamos. Esta vestimenta chama-se Perispirito.

O que fazemos aqui no mundo compõe o material de construção do nosso lar após a morte. E os alicerces deste lar forjam-se, inicialmente, na nossa casa mental. Pensemos nisso.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

OS OLHOS DOCES DE CAMILA

Lá estava ela, quase deitada no sofá. Séria e suave. Traços tão delicados que se assemelhavam a um amanhecer. Quatro para cinco anos de idade. Vem me abraçar com uma delicadeza que impressiona. Ela oferece o rostinho para que a beije. Observo seus olhos ali, bem de perto. E espanto-me com o que vejo.

Quem é Camila? De onde vem Camila? De que céu, de que nave, de que édem?

Seus olhos refletem uma doçura não melosa, mas firme. Terna expressão mas que não incute qualquer idéia de fragilidade. Fala com desenvoltura e parece saber o que quer. Quando nos encontramos na rua, corre e abre os braços de uma maneira tal que parece querer nos guardar em seu coração.

Meu irmão - o avô de Camila - me fala de sua maturidade, das tiradas próprias de uma alma vivida.

Ah, os olhos doces de Camila. Eu os olho e vejo a nova Terra, o novo édem, a nova era. Vejo a volta da limpidez e a sinceridade de retorno. Vejo as promessas proféticas se concretizando e vejo que o amor passeia pelo mundo e o mundo não vê. Sei que Camila tem defeitos, sim. Essa crônica é inspirada pela esperança e pelo coração que varre o infinito na ânsia de ver os anjos descendo. Enquanto não tenho certeza de onde eles estão, deixo-me entregue, feliz, em ver os doces olhos de minha pequena Camila, minha sobrinha-neta.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

-LIBERDADE, LIBERDADE

Muitos anseiam encontrar a liberdade. Acreditam que ela é um ingrediente que parece estar exposto em alguma prateleira do mundo exterior. Outros atrelam-se a uma visão esteriotipada, de que a liberdade é um jeito de vestir...

Um grande pensador, Leon Tolstoi, definiu de forma grandiosa, qual o caminho para se alcançar a verdadeira liberdade: " Quem busca a liberdade, não encontra a liberdade. Só quem busca a verdade encontra a liberdade". Fantástico, não?

"Conhecereis a verdade e ela vos tornará livre". O pensamento de Jesus resplandece com vigor nessa máxima e o Livro dos Espiritos nos diz que a medida que o espirito evolui, amplia-se sua liberdade pois evolução significa maior proximidade com o panteão de verdade.

Quanto mais luz na intimidade do ser, maior a amplitude de sua liberdade. A alma de consciencia harmônica para com as leis do universo é mais responsável e, portanto, cada vez menos suscetível em infrigi-la. Daí a sua liberdade de circular pelo infinito à fora.

O que aconteceria se as almas pouco educadas moralmente tivessem acesso às diversas moradas da casa do Pai, a seu bel prazer? Certamente causariam perturbações extraordinárias no equilibrio de outras civilizações. Porisso que o habitante da Terra não pode, apenas por conta de sua vontade, deixar a atmosfera terrestre e perscrutar outros mundos. A interação para com outras plagas do Universo depende do grau evolutivo. Isto é ordem e segurança, elementos que constituem a realidade moral da Criação.

A conquista da liberdade está, portanto, associada à fatores de natureza moral. É um estado de alma, é uma posição guiada por valores e princípios que correspondem aos patamares do Evangelho. E quem avança na direção de mais luz acende em si um compromisso sempre maior de respeito à liberdade dos outros.

Comecemos por ser livre por dentro. Depois, conquistando a si mesmo, avançemos no rumo da liberdade exterior.

domingo, 3 de outubro de 2010

HORA DE CONSCIENCIA

HOJE, DIA DAS ELEIÇÕES,É A HORA DA CONSCIENCIA. QUE DEUS INSPIRE OS ELEITOS PARA QUE SEJAM DIGNOS DO COMPROMISSO ASSUMIDOS. QUANTO AOS ELEITORES, QUE ELES POSSAM ESCOLHER PENSANDO NO RESPEITO À VIDA. NOSSO MAIOR COMPROMISSO É COM A VIDA. NÃO VOTEM EM CANDIDATOS ABORTISTAS.

sábado, 2 de outubro de 2010

BOM JARDIM

Logo mais, à noite, estarei na cidade de Bom Jardim, proferindo palestra no Centro Espirita Herculano Pires, revendo meu querido irmão Chico. Amanhã não terei palestras pois é dia de eleição. E como cidadão, vou procurar fazer a minha parte, optando por democracia, liberdade e a vida. Façamos o mesmo.

Abraços.

RECOMEÇAR

Sempre encontro pessoas que estão vivendo o que chamam "fundo do poço". Experimentam amarguras cruéis e tudo parece conspirar contra seus interesses imediatos. O futuro, na ótica dos que atravessam tal furacão de agonias, se apresenta sombrio e as perspectivas são as piores possíveis. Nevoeiro denso envolve-os e solapa toda e qualquer possibilidadede ânimo.

Ante tal ruína de expectativa, não se pode mais contar com a auto-estima, atingida mortalmente. Não encontro outro rumo a ser dado à estas pessoas senão aquele que indica recomeçar. Não há derrocada efetiva. Não existe "beco sem saída" na vida. Esse furor de tormentas, por mais dure, passará. Os ensinamentos que ficam devem ser aproveitados não só como instrumento de ressarcimento nosso perante o passado problemático mas, tambem, como oportunidade de se agregar valor à vida e experiencias imprescindíveis à nossa trajetória para o amadurecimento emocional, espiritual.

Recomeçar sempre. Sempre há recomeço. Se alguem, desavisadamente, optar pela fuga equivocada do sucídio, verá que o gesto em nada resolve a própria infelicidade, ao contrário, a agrava. Ninguem consegue evadir-se da vida. Morrer é prosseguir nela, com as mesmas dificuldades e, ante o suicídio, com o agravante do gesto infeliz. Mesmo nestes casos, haverá recomeço. De maneira mais dolorosa, mas terá que recomeçar.

Importante que nos fortaleçamos ante os desafios, provações e expiaçõesà nossa frente. São oportunidades iluminativas. O tempo passa, inexorável, e tudo é levado, de roldão, por sua força renovadora.

Cremos que todas as leis do universo são estruturadas para catapultar o progresso de tudo o que existe, inclusive, a nós. Não há um só fator em nossas vidas que não esteja em simbiose com este princípio evolutivo. Esse é o sentido que devemos encontrar na frase iniciática: o Universo conspira à nosso favor.

O fanal, o alvo final dessa jornada quase sempre íngreme da vida é a conquista dos valores mais amplos do espírito, impulsionando a criatura à felicidade. E poder recomeçar é fundamental nessa emulação. Presente de Deus, sem dúvida, a benção do recomeço. Do sol que renasce toda manhã à reencarnação que nos faz retomar os passos do aprendizado, tudo na natureza nos fala da atitude imperiosa do recomeçar. A vida não é estanque. É processo dinâmico, com moto renovador, uma energia de refazimento e aprendizado permanente. Se erramos, podemos identificar o erro e mudar a posição.Não querer estar aberto à mudanças é abraçar-se à "morte" das luminosas possibilidades com que nos bafeja o Soberano Amor.

Portanto, caros amigos, se estivermos nesse chamado fundo do poço ou se estamos a atravessar caminhos de ruínas ou sombra, vamos recomeçar. Vamos refazer para escrever uma nova história. Cada página da nossa existencia pode ser reescrita. É o poder das múltiplas possibilidades que nos dá esse sentido. O tempo só espera nossa decisão de vencer, de recomeçar. E amanhã, será sempre, outro dia.

ATUALIZAÇÃO

Passei aqui, meus amigos, para justificar a ausencia de novas postagens. Ontem foi um dia muito puxado. Não tive tempo para postagens. Peço a compreensão de todos. Pretendo mais tarde ataulizar esse nosso espaço fraterno. Agora, ainda não dá. Aguardem.