Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

POEMA AO AMIGO: FELIZ ANO NOVO

Quero escrever em teu ser os mais belos poemas de afeto
Projetarei em tua alma hologramas de amor
E luzes de neon de ternura explodirão em mil cores nos teus traços.

Quando te sentires sozinho perceberás
a suave pressão de minhas mãos em teus ombros;
Não te sentirás sozinho, jamais.
E quando alcançares meus olhos
eles te agasalharão como és, incondicionalmente,
com as lágrimas que derramas,
com os espinhos que trazes,
com tuas histórias de quedas...

Sou teu amigo!
Buscarei fazer cintilar em tuas noites as mais belas estrelas
E nas tuas manhãs, tudo farei para que sejam azuis, azuis, azuis.
A doença,meu irmão, não me levará de ti.
Ela não resistirá ao fraternal abraço de nossas almas.
A alegria não me fará esquecer de ti;
Serás parte dela,
Serei tua parte nela

Saiba: incondicionalmente.

P. S. - Este poema dedico à todos voces que acompanham nosso blog, amigos que sinto pelos teclados e os quais fazem florescer as flores da amizade e, particularmente, ao meu amigo de adolescencia, alma forte que enfrenta o câncer com nobreza, Valdi Soares.

ENTRADA DE ANO

A amiga Fau faz uma indagação se a maneira que alguem "entra " no ano novo interfere no restante do ano. Não, Fau, não tem nada uma coisa com outra. O livre arbítrio, as escolhas que fazemos, as atitudes que tomamos, o que priorizamos, os valores que cultivamos é o que vai determinando as conquistas ou quedas que vivemos. Como foi a "passagem" do ano não define o que faremos dos outros dias. Um grande abraço.

INDICE DE FELICIDADE

Vários especialistas já propõem que o PIB - Produto Interno Bruto - que mede o desenvolvimento de um país seja trocado pelo indice de felicidade de sua população, o que englobaria diversos fatores relacionados com qualidade e expecJustificartativa de vida, etc. Na nossa experiencia como espiritos encarnados, podemos meditar no nosso indice de felicidade, com isso avaliando os estágios em que nos encontramos em termos de percepção e interação para com a vida. Mas o conceito de felicidade, sabemos nós, pode mudar muito de alma para alma. O que leva alguem a se sentir feliz pode guardar nuances sutis em diferença para outra pessoa. Claro que a medida que a alma avança, se desenvolve, amadurece, aproxima-se de idéias mais convergentes sobre a verdadeira felicidade. Esta passa de satisfação de intresses imediatos e abrange o sentimento de solidariedade e o desenvolvimento de potencias da alma, valores mais transcendentes.

Podemos construir um indice satisfatório de felicidade mais profundo dependendo de nossas escolhas mentais, emocionais e espirituais. Se a felicidade inda não é deste mundo podemos, no entanto, dar início a ela a partir de agora. A qualidade de vida é um processo que a alma desencadeia a partir de vertentes estruturantes que se encontram nos paradigmas relacionados com a espiritualidade.

Neste final de ano creio ser uma boa pedida investigar nosso atual indice de felicidade e, se ainda não satisfatório, investir nessa conquista. Traçar diretrizes para alcançar os sagrados objetivos da iluminação interior. Não há meta mais gloriosa que esta. E sentiremos que este indice se fortalece quando nos apercebemos que ele se instala a medida em que ansiamos espalhar felicidade e bem estar ao derredor. Todos desejam ser felizes, porem, a reposta foi dada de maneira extraordinariamente simples para alcançá-la: Faça ao próximo o que desejaria que ele lhe fizesse. Feliz ano novo.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CONCLUINDO O ANO

Logo mais, as 16 horas, estarei no Lar de Silas, realizando a penúltima confrencia do ano. A última será amanhã, em nossa Casa do Caminho, na cidade do cabo de Santo Agostinho, as 20 horas. Passado o ano, reiniciamos no próximo domingo, das 15 às 17 horas, com um seminário na cidade de Paulista, no Centro Espirita Francisco de Assis, em Maranguape. Aí retornamos a maratona querida e abençoada.

A FORÇA DA MENSAGEM

Sempre penso na força da mensagem concernente à imortalidade. A profusão dos fatos comprobatórios catologados por centenas de homens de ciencias e de milhares de outros pesquisadores cai sobre a necessidade da humanidade com a energia transformadora das grandes idéias. Quem nunca se indgou sobre o destino de um coração querido ante a sepultura ainda aberta?

A libertadora informação sobre a nossa imortalidade pode, com justa razão, modificar as relações sociais a partir das alterações capazes de ocorrer no caráter de cada pessoa. Entender, em definitivo, que o pai ou a mãe, que já morreram, assistem nossos atos da dimensão espiritual pode ter o poder de fazer cessar nossos engodos e a notícia que nosso destino após à morte está umbilicalmente ligado às construções morais de nossas atitudes durante a existencia física tem o poder inquestionável de alterar nosso procedimento no dia a dia.

Há mensagem tão poderosa que desnorteia, a princípio, para alavancar depois. É o que ocorre com aqueles que se diziam céticos e depois se defrontam com a verdade da vida que não perece jamais. A mensagem de Jesus, por exemplo, de tão vigorosa continua mudando vidas, apesar de se ter passado milênios de sua passagem pelo mundo e de todas as desfigurações que sua palavra sofreu face aos interesses dos homens.

Nunca é demais estarmos abertos para as novas informações que advirão como fruto do tempo, bem como estarmos amadurecendo as antigas colocações para o mais profundo entendimento. Neste final de ano, reflitamos em nossa natureza imortal, com todas as consequencias morais que nos pode proporcionar tal consciencia. E apontemos para outros esse caminho. É o maior presente de final de ano que podemos ofertar a alguem: apresentar-lhe sua imortalidade.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

HORA DO BEM - O PROBLEMA DO MAL

Na imaturidade que nos caracteriza o estágio atual, permanecemos na visão e na vivencia periférica, externa à nós, desta forma, responsabilizamos elementos do nosso entorno para justificar nossas mazelas. Até o problema do mal transferimos para uma especie de deidade - o demônio - na ansia de explicar nossas tentações e quedas. É mais fácil e cômodo dizer que não nos deixam ser felizes do que encarar o que o verdadeiro conhecimento espiritual nos mostra: somos nós a fonte das mazelas, a matriz dos próprios males.

A decisiva tomada de consciencia de que o mal é a nossa distonia perante o equilíbrio das Leis precisa ser realizada. Até mesmo quando fatores exógenos produzem embates nas nossas existencias, o fulcro a atrair estes gêneros de testes e situações somos nós. Ah, mais a carne exerce uma triste influencia sobre nós, com seu cortejo de desejos animais e paixões atormentadoras, chegam a afirmar alguns. Se esquecem, no entanto, de fazer a seguinte indagação: e por que estamos vivendo em corpos perecíveis? por que ainda carecemos de viver na carne, suscetíveis de todas as injunções correspondentes ao mergulho na realidade física?

Nossa adesão ao Bem, em todos os ângulos em que ele possa se manifestar, é o passaporte para a ascese sublime. E a ascese passa pelo olhar internalizado, no entendimento de que precisamos fazer desaparecer os núcleos de sombras cultivados, ainda, na nossa intimidade. Sempre é hora para o bem. O problema do mal, não esqueçamos, está em nós, assim como a solução para ele. Conforme Jesus: quem tenha ouvidos para ouvir, que ouça.

LÁGRIMAS DE DAMIÃO

Antes de mais nada peço desculpas pelos dois dias sem atualização. Tive um problema no meu computador. Ainda estou sem poder utilizá-lo. Escrevo no computador de um amigo, meu querido irmão Rubens. Esse o motivo de só hoje está postando. Mas, vamos ao assunto da nossa postagem.

No trabalho emocionante que realizamos na véspera do natal - o projeto "onde Jesus passaria o natal" - tivemos, dentre tantas lições inesquecíveis, um momento que foi, para mim, marcante, a relatar algo mais dos inúmeros dramas humanos. Na invasão do Pocotó, uma das comunidades assistidas pela Casa do Caminho, dentre os vários barracos daquela comunidade, fomos ao barraco do seu Damião. Homem de fisionomia sofrida, vivendo em condições deploráveis, telha de zinco, madeira velha e chão batido compondo sua casa. Entregamos os donativos e fizemos a oração, como o fazemos em cada habitação que entramos, rogando as bençãos de Deus para sua vida e de seus familiares. Antes perguntamos pelos familiares. A resposta foi triste, a voz cortada pela emoção. Percebemos o drama que marcava aquela existencia. Após a prece, Damião desabou em lágrimas. Estava sozinho naquela quase noite de natal. A esposa havia deixado o lar e levado os filhos.

Claro que ela deve ter seus motivos para a decisão drástica. Não entraremos, porem, no mérito da questão. Não sei quem estaria mais isento no problema conjugal. A questão é o que está vivendo o Damião e, com certeza, os filhos, longe dele. A companheira, possivelmente, tambem deve sofrer sua cota de dor. As lágrimas de Damião me comoveram. Seu rosto de homem marcado pela dor, soluçando naquela solidão, deixou uma lembrança aguda em mim. Tentamos consolá-lo. O grupo o abraçou sem julgamentos e sem indagar sobre o que acontecera. Não era o momento. Apenas o fizemos sentir nossa solidariedade. Se desejasse falar, estaríamos ali para escutá-lo. Voltaremos lá, no entanto.

Ah, quantos Damiões por aí à fora! Quantas companheiras e filhos no vazio das separações, sempre traumáticas, sempre dilacerantes!

Após as várias visitas, ficou mais um longo aprendizado sobre os intrincados labirintos da vida humana. Olhei para o céu, agradecendo ao Pai pela oportunidade do serviço e pensei naquelas vidas quase sem perspectivas, quase sem sonhos, quase sem natal. Quase, pois eles possuem uma fé em Deus e mesmo que não tivessem, o Senhor da Vida estaria com eles. Eles tem a Jesus e seus amigos, os cireneus do caminho. Por isso, jamais estarão perdidos. Damião sabe disso.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

EDUCADOS POR UM "MORTO"

Temos uma tendencia a cristalizar a visão sobre qualquer assunto. É algo como desenvolver a ortodoxia. Quando isso ocorre em assuntos transcendentes, então, é uma temeridade. Quem sabe tudo sobre mediunidade? o que conhecemos, realmente, sobre fenômenos mediúnicos? qual a dimensão dItálicoa elasticidade desses fenômenos?

Uma coisa são as normas para o bom funcionamento de uma reunião mediúnica numa casa espirita, ordenando e disciplinando o seu funcionamento, coisa extremamente salutar e necessário; outra coisa é tentar moldar, rigidamente, como o fenômeno se dê nos diversos ambientes humanos. Pior ainda é tentar fixar o funcionamento da Grande Lei a partir de nossa estreita visão. Pouco sabemos de tudo isso. Fiz essa introdução para narrar-lhes uma experiencia que conheci de perto. Ontem, antes de dormir, me veio à lembrança tal fato e o desejo de postar a respeito para nossas reflexões em conjunto. Segue o fato:

Uma senhora muito amiga de minha família, D. Iracema, cheia de dignidade e nobreza de coração, apresentou, desde pequenina, faculdade mediúnica apreciável. Falo melhor dela num livro que estou escrevendo e espero, breve, publicar. Pois bem, nossa Iracema casou, teve filhos e utilizava sua mediunidade para atender alguns casos na própria residencia. Ressalvo que ela não é espirita e sim, médium. Ficou viúva com os meninos ainda crianças. A preocupção natural de ve-los crescer sem a referencia paterna se desfez por um fenômeno inusitado: o marido desencarnado continuou, depois de algum tempo na dimensão espiritual, a educar os filhos através da mediunidade da esposa. E eles cresceram falando com o pai e até sendo por ele admoestados quando faziam algo inadequado. Contam eles, agora adultos, formados, profisionais e donas de casa, que várias vezes, estando a brincar, recebiam o recado de que o papai desejava falar com este ou aquele. Interessante é que, apesar de terem feito a trela em segredo, sem que a mãe soubesse, noutro lugar fora do bairro em que moravam, o pai desencarnado revelava que sabia do malfeito, dava detalhes do que haviam feito de errado e era rígido, austero para com eles, colocando-os de castigo quando achava que mereciam. Para eles, era natural aquele contato singular pois cresceram dessa forma.

Podemos ficar a pensar: por que outros filhos não tem essa oportunidade? aí é que entra os diversos ângulos da questão. A mãe é possuidora de aguçada faculdade psíquica. Se foi permitida tal interferencia, podemos dizer extremamente rara, é que os planos do alto para isso incluía diversos fatores, desde merecimento até ensinamentos diferenciados dos padrões comuns sobre o tema. Creio que só no mundo dos espiritos poderemos saber melhor à respeito do fato. E se, muitas vezes, nos defrontamos com processos obsessivos em que os perseguidores interferem, cotidianamente e ostensivamente, na vida da vítima, por que, no angulo positivo não poderíamos ter algo dessa natureza?

Trouxe esse acontecimento para nossos estudos. Há muita coisa que precisamos aprender em torno desse mundo invisível para nós, que nos cerca e nos influencia muito mais do que imaginamos, conforme observação feita pelos espiritos superiores à Allan Kardec e que se encontra inserida na obra "O livro dos Espiritos". Reflitamos.
P. S. Que bom que pude postar algo neste dia. Estou me preparando para ir à rádio. Feliz natal à todos. Volto em breve.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

AMANHÃ

Amigos, ainda tentarei postar hoje ou amanhã. Nesta véspera de Natal estarei com várias atividades, com participações, pela manhã, em entrevistas na rádio e com a apresentação do programa que tenho na rádio Calheta, todas as sextas- feiras. Almoçarei e logo depois estarei me dirigindo à Casa do Caminho para darmos início,as 15 horas, ao projeto: Onde Jesus passaria o natal. O trabalho vai até à noite. Tentarei, no entanto, postar algo. Caso não consiga, podem postar seus comentários pois, na medida do possível, procurarei liberá-los a fim de que os que venham a acessar o blog possam fruir de seus pensamentos. Antecipadamente, um grande natal para todos e que a grande mensagem seja o magno sentimento de todos nós, reverenciando o aniversariante na pessoa mais necessitada, sem esquecer a família, obviamente.

VÍDEO DE AKIANE

Não sei se viram mas conseguimos colocar no texto sobre Akiane - eles estão entre nós - um vídeo sobre a garota doce que vem causando, há anos, reflexões e perplexidades em quem a conhece. Deem uma olhadinha

RESTAURAÇÃO

Saudades? pois é, ontem não deu para postar. Ficou faltando um pedaço de mim. A interação com voces parece que já virou tatuagem....rsrrsrsrs....

Ontem, no atendimento fraterno que realizamos na Instituição à qual estou ligado, recebi algumas pessoas que, conforme afirmaram, sempre ficam um tanto entristecidas nesta época do ano. Muitos ficam felizes e acham a época mais bela do ano mas outros tantos tem uma relação difícil e até problemática com o final de ano. As causas são diversas: há os que sofrem por núcleos de remorso na consciencia, guardando um sentimento agudo de que deveriam e poderiam ter feito diferente ; outros sentem que não fizeram o programado e desenvolvem uma sensação de inoperância e fracasso; outros mais estão ressentidos pelas dores e provas atravessadas durante o ano que finda, etc. Independente das causas, nos empenhamos para tentar reverter esse doloroso processo nesses corações, buscando infundir-lhes o objetivo sagrada da vida que é o aprendizado, a nossa restauração interior. Alguns se apresentam receptivos, outros, nem tanto.

Me indagam a respeito desse conceito de restauração. Claro que sem a idéia da reencarnação o conceito perde qualquer sentido pois se Deus houvesse nos criado no momento do corpo teríamos que restaurar o que?! tento lhes falar da lógica da idéia. Restaurar é refazer o que, com o nosso livre arbítrio mal utilizado, deformamos. Essas deformidades, essas distorções que desencadeamos no nosso relacionamento para com a Grande Lei, ante a lógica reencarnacionista, são os elementos responsáveis pela infelicidade. Esses elementos impregnam o subconsciente de áreas de inquietação, setores de conflitos que a criatura não sabe precisar no campo do consciente. Aí entra a necessidade da restauração pelos mecanismos da reeducação. Mesmo que não identifiquemos as causas exatas de nossas angústias podemos mudar nossa posição mental, reajustar as emoções, equilibrar os sentimentos e modificar atitudes para que estejam mais condizente com o bem, supremo mecanismo de auto harmonização.

É importante sabermos que a luta sempre é muito árdua quanto a esta restauração em função do automatismo que desenvolvemos por séculos de desajuste. Substituir os maus hábitos por outros opostos a estes é uma das funções do processo reeducativo. Mas tambem é fundamental ter a consciencia de que é perfeitamente possível faze-lo pois esta é a finalidade. A vida nos fornece todo o ferramental para isso, alem do fato que estamos constituídos pelo objetivo mor da Lei que é nosso aperfeiçoamento espiritual.

São muitos os que expõe suas feridas intimas nestes finais de ano. São inúmeros os que aguardam quem lhes possa estender âncoras de segurança e poder de convencimento de que podem se restaurar, refazer os próprios passos e estabelecer caminhos de felicidade e bem estar, na trajetória em direção à plenitude. Tudo isto sem esconder que a decisão pessoal é a chave para que essa resturação se dê. Há muito serviço de fraternidade nestes finais de ano junto à esses amigos machucados na alma. Sirvamos, então.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O PENSAMENTO TRANSFORMADOR

Jesus, certa feita, disse que viera trazer o fogo e desejava que ele se espalhasse. A que fogo se referia o Sublime Profeta?

Suas idéias foram impactantes para a época e, podemos dizer, continuam sendo na contemporeneidade. O seu pensamento foi um rastrilho de pólvora que tocou fogo na humanidade, estabelecendo uma estrutura ética totalmente revolucionária para os padrões morais vigentes. E desejou que esta chama acendesse os caminhos da humanidade, provocando debates e incertezas, pondo em questionamento o próprio relacionamento do ser humano para com Deus. Como pensador original, surpreendeu a civilização com seJustificarus conceitos inusitados e sua filosofia provocou terremotos emocionais, intelectuais e morais no homem de todas as épocas.

Tão instigante seus ensinamentos que a lerdeza moral procurou esconde-los por trás de rituais e aparatos exteriores. Temendo se defrontar com a própria consciencia, os homens, sem poder sobre si mesmos, imputaram às sua posições religiosas a capacidade de julgar e condenar, supostamente ligando ou desligando nos céus o que eles determinassem na Terra.

Se quando pregava abalava conceitos e idéias, ao agir causava perplexidade. Dava inusitado vigor à sua mensagem através de suas atitudes desnorteadoras e indicou na prática do Bem a verdadeira adesão da criatura à Deus, ao lado da conquista do conhecimento. Pôs fogo, sim, na face do planeta e soprou, com sabedoria, para que esse fogo- não destruidor mas, na verdade, chama que aquece e ilumina - enraizasse na alma das criaturas. Mostrou que mortos são os que estão presos à matéria, forma de energia das mais atrasadas do universo e aqueles que passaram pela sepultura seriam os vivos reais. Os que seguissem seus ensinamentos, conquistariam a vida sem morte, ou seja, não precisaria mais reencarnar em corpos perecíveis. Viveria a plenitude da vida espiritual.

Sua mensagem é tão poderosa que, mesmo com todas as deturpações, interpolações, desfigurações que sofrera ao longo dos séculos, vem há milênios transformando vidas. Que homem é este? que pensador magnífico ele é, capaz de impulsionr uma humanidade, ainda que não comprendido por ela? neste Natal, repensemos nosso entendmento sobre sua mensagem e procuremos redimensionar nossa percepção sobre o magnífico código de amor que Ele fixou, no psiquismo da civilização, para ser adubado pelo tempo, ao longo das reencarnaçoes

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

GNOSE - A BUSCA DO CONHECIMENTO

Eles foram rotulados, nas proximidades do terceiro século da era cristã, como hereges pelos cristãos ortodoxos que já se formavam. Foi o período que se armava o movimento cristão como um poderoso sistema político. Já estava existindo o bispo de Jerusalem, a quem se deveria reportar o movimento cristão para tomar determinadas decisões. Interessante que, na verdade, quem deveria ser chamado de hereges eram os ortodoxos pois que os gnosticistas desejavam manter a pureza dos ensinamentos de Jesus e das práticas do primeiro século, ou seja, intentavam preservar a comunhão com o mundo espiritual, falando da pre-existencia da alma, sua sobrevivencia após a morte e a continuidade da alma na dimensão espiritual. Estudavam o intercâmbio com os vivos da espiritualidade através dos carismas e pregavam a reencarnação. Enquanto isso, a vertente do cristianismo que se tornou maioria e havia derivado para o poder temporal, político, optou pela quantidade e pela dominação de consciencias, desvirtuando os ensinamentos do Cristo e criando a teologia predominante nos dias atuais, marcada pela destinação definitiva após a morte e o silêncio no intercâmbio mediúnico. Calando-se os instrutores do mundo invisível, os sacerdotes ganhavam a primazia da orientação às ovelhas, destruindo o respeito que os profetas ou médiuns do periodo gozava entre a população.

Gnosticista é aquele que crê na conquista do conhecimento como forma de evolução, desenvolvendo senso crítico e se interesando por todo pensamento ou idéia que possa favorecer a auto-iluminação Poderíamos dizer que o Espiritismo seria, para as religiões predominantes, a gnose da contemporaneidade. Construtor do livre pensamento e apologista da fé raciocinada, alem de pregar a reencarnação, a pre-existencia da alma e lei de causa e efeito, a doutrina dos espíritos causou, em seu início, um impacto colossal nas vertentes "oficiais". Hoje, no entanto, já não se pode esmagar as novas idéias como ocorria há muitos séculos atrás. Lentamente, as pessoas vão se abrindo para os conceitos mais amplos sobre a vida e a presença de Deus, nos moldes que existiam no cristianismo primitivo. As pedras das sepulturas se abriram e as vozes proféticas novamente se fizeram ouvir, ameaçando a hegemonia dos que traçam caminhos ao povo conforme os interesses do poder temporal.

Não há como deter a abertura dos novos horizontes. A salvação coletiva pela atitude de Jesus perde força a cada dia. A libertação espiritual pelo esforço pessoal, pela auto iluminação, avança nas consciencias pois é a ideia mais adequada àqueles que amadureceram ao longo das várias vidas. A lei do progresso é inexorável. Claro que ainda a estrada é longa. Há muito chão a ser percorrido, no entanto, o fermento cresce e a terra começa a ficar cada vez mais preparada pra retomar as grandes verdades espirituais, livres de dogmas e ritualísticas. Aliás, os rituais bem servem à dominação e permanencia do status quo pois quanto mais ritos e práticas externas menos se pensa e se volta para dentro. Esse olhar interiorizado irá promover a convicção que o Reino está dentro de cada ser, em um universo a espera do nosso mergulho.

Mas a cada estômago o alimento compatível. A cada mente, o raciocínio adequado. A sabedoria se acende lentamente para que sua luz não cegue, ofuscando ao invés de clarear. Usando o tempo para a devida semeadura, a sabedoria saira´vitoriosa.

domingo, 19 de dezembro de 2010

VERGONHA NACIONAL OU A ILHA DA FANTASIA

Mais uma vez o povo brasileiro se vê afrontado pela movimentação dos nossos políticos ((ou será que ele não se sente mais afrontado?). Os nossos deputados e senadores se deram um aumento de quase 62%, bem como ao cargo executivo da nação. Os representantes do legislativo irão receber o equivalente de um juiz do Supremo Tribunal, cerca de 26, 700 mil. Quando voce junta as facilidades que eles tem, ou seja, verbas extras para pagarem casa, combustível, segurança e outras regalias, ganharão perto de cem mil reais. A presidente eleita terá um aumento de 134% no salário. Passará a receber os 26 mil reais mais a "beleza" dos cartões corporativos onde não precisa justificar gastos e pode sacar milhões em dinheiro, isso sob o manto indecente do segredo pois seria questão de "segurança nacional". Enquanto isso, disseram que o candidato da oposição estava fazendo demagogia pelo fato de anunciar um minimo, caso eleito, de R$ 600,00. O mínimo, a partir do próximo ano, será de "extraordinários" R$ 540,00. Fez a conta do percentual de aumento para o salário do povão?

Se estamos aqui para contribuir para um mundo melhor não podemos nos eximir de dar a contribuição. Esse o motivo de expressar neste blog minha indignação. Eles fazem seus salários, que serão pagos com o nosso dinheiro, dos impostos recolhidos através de nossa criatividade e esforço. Penso que essa prática seja indecente. E depois vão para as ruas e para a imprensa e enchem os veículos de comunicação com propaganda massiva, falando de suas ações pelo povo e de suas preocupações com os graves problemas nacionais. Não há dinheiro para a saúde e para uma boa educação, alem da segurança de nossas fronteiras e população, no entanto, para se darem presentes de Natal como esse, sempre há recursos.

Dizem que estas eleições produziram uma renovação de 40% na Câmara. Será que os novos representantes serão diferentes em ética e capazes de rejeitar e reverter tal aberração? e a nova presidente, tomaria ela uma decisão histórica de não aceitar o aumento de 134%?

Sei que é de grande responsabilidade suas funções e não estou aqui questionando o fato de ganharem bem em suas atividades, embora, muitas vezes, não sejam dignos delas. Questiono essa vergonha nacional que coloquei acima. Produzem, durante todo ano, uma série de escândalos ligados à corrupção e, ao invés de serem punidos, são agraciados, por eles mesmos, com polpudos reajustes. Eis a razão do Brasil estar tão mal colocado nas pesquisas internacionais quanto à sua seriedade, o valor de sua democracia e a presença da corrupção. A impunidade e a gratificação são os elementos que atingem os que se locupletam com o dinheiro público ou com ele é negligente.

Temos muito o que caminhar e seria interessante que a sociedade brasileira se posicionasse sobre isso. Pelo que vejo, no entanto, continuamos adormecidos em berço esplêndido, chorando baixinho suas mazelas e se contentando com as migalhas que chegam. Precisamos do debate de idéias e nossos representantes precisam saber o que pensamos e que temos como pressionar para que a justiça comece lá em cima. Basta de maus exemplos que contaminam um povo ainda despreparado culturalmente, de frágil estrutura educacional e fácil de se manipular.

sábado, 18 de dezembro de 2010

LUIZ SIGNATES

Escrevi um artigo no mes de setembro, aqui no Blog, sobre a moral do brasileiro. Neste texto fiz referencia a belíssima palestra, de conteúdo denso e rico, do professor Luiz Signates, de Goiás. Isto foi no Congresso Espirita do RN. Fiquei encantado e enriquecido pela abordagem corajosa e cirúrgica. Pois bem. Hoje, ao ir liberando os comentários dos nossos amigos do blog, eis que me surpreendo, feliz, com um comentário do professor Signates. Eu havia cometido um equívoco escrevendo seu nome João Signates. Ele, gentilmente, me parabenizou pelo texto e fez correção do seu nome, com grande simplicidade. Olha, professor, essa correção tem importância, sim, na medida que alguns dos nossos seguidores possam se interessar em encontrar mais material seu e postando o nome errado, como eu havia grafado, não encontrariam, não é mesmo?

Desculpe o pequeno erro e gostaria que o amigo pudesse nos escrever mais, passando de vez em quando por aqui. Seria uma grande honra. Forte abraço e espero que nos encontremos nos eventos da vida ou numa possível vinda sua à Recife.

AGENDA


Neste sábado à noite, das 19 às 21 horas, estarei no centro Regeneração, no Bongi, próximo CHESF, realizando um seminário sobre auto- iluminação. Amanhã, à tarde, a partir das duas da tarde, seminário em Camaragibe, área metropolitana de Recife.

Convido à todos para a palestra de Natal, dia 25, às 19:00 hs, na Federação Espirita Pernambucana, na Av.João de Barros, próximo a Encruzilhada, Recife. Todo ano tenho a alegria de proferir esta palestra, abraçando os amigos na noite especial.

RANKING DOS PAÍSES

No ranking dos países que estão acessando nosso blog, logicamente o Brasil está bem à frente, com mais de 18 mil acessos. Em segundo, e aí nossa alegria vai aumentando, a Arábia Saudita mantem a posição, com quase 400 acessos. Os EUA permanecem na terceira posição, com numeros bem próximos ao segundo lugar. Portugal passou à Rússia e já se aproxima de duas centenas de acessos. Segue uma lista de mais uns dez países, dentre eles Alemanha, itália, Indonésia, Vietnã, Japão, Inglaterra, Holanda, Croácia, Eslovênia, Suiça e agora Angola já pontua. É ou não para estarmos felizes? as idéias imortalistas vão circulando o planeta e cresce nossa responsabilidade. O mundo tem sede de valores mais profundos. É hora de dar uma chance ao Espirito.

MARTA E O NATAL

Em uma das nossas reuniões de tratamento à distância, o espirito Marta nos ditou a mensagem que vai a seguir. Espero que gostem.


NATAL


A primavera do amor perfumou a humanidade naquela palha humilde. Cercada pelos sons da natureza, em onomItálicoatopéias felizes, o Senhor da caridade apareceu nos horizontes do mundo instalando conceitos éticos de sublimes postulados. Cantou o Amor e o levou à todas as experiencias humanas. Sobre as águas ou no pico de um monte, próximo ao venerável tanque de Siloé ou no bucolismo de Genezaré, Ele lançou as bases do Reino, ensementando a civilização com as sementes da luz vivida, praticada.

Ardeu como archote de fé nos instantes mais delicados patrocinados sobre Ele pela desídia dos homens. Clareou os sentimentos fustigados pelos desvarios e paixões embrutecidas. Iluminou as interrogações que bailavam nas mentes à respeito do Pai Amantíssimo, envolvendo-O com a ternura infinita. Assentou a saúde dos seres nas escolhas das nobres emoções, identificando a felicidade como resultante do bem que espargimos sobre as vidas alheias. Construiu a fraternidade nas pilastras do respeito e da indulgencia, da tolerância e do perdão, apontando nestas virtudes a estrada para a paz ansiada.

Natal! Recordando o nascimento de Jesus, a humanidade renova a oportunidade de refletir sobre os luminíferos postulados do Evangelho, norteando cada criatura sobre sua vida a partir da observação quanto à adesão à Boa Nova, nas expressões de cada dia.

A ciencia conquista os píncaros da admiração, dominando forças naturais ou interferindo no universo da genética. A filosofia esgarça o raciocínio, em suas diversas escolas, procurando definir o homem e seu destino, dissecando a vida. A engenharia ergue monumentos de cálculos. A arquitetura faz cintilar portentos da estética. As leis sociais se aperfeiçoam aproximando-se, lentamente, dos marcos regulatórios da Lei Divina. A psicologia, de Jean Piaget à Sigmund Freud, de Carl Gustav Jung `a Leopold Zsond, investiga a psique humana, agora sendo apoiada pela escola transpessoal. Todos esses saberes da civilização, no entanto, fluem na direção dos profundos e sábios postulados do Evangelho, síntese de todas as Leis para a edificação dos homens.

Louvado seja o Sublime Amor que nos visitou, há milênios, na Galiléia distante. Seja Ele habitante permanente de nosso coração, através da renovação e do Bem, da caridade e da consciencia, em todos os atos de nossas existencias.


MARTA

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ADÃO

Aqui em minha cidade tinha uma dessas figuras consideradas folclóricas. Recordo bem sua imagem simpática, de compleição vigorosa, rosto de traços fortes e barba por fazer, olhos miúdos e sorridentes, cabelos bem curtos, moreno, cerca de 1, 75 de altura. Chamava-se Adão. Tinha um problema de retardamento mental. Mente infantil. Coração de criança. A gurizada adorava Adão ( alguns tinham medo dele).

Adão era muito querido na cidade. Vivia de carregar feiras das pessoas que compravam nos supermercados ou ajudando em alguma pequena construção. Havia uma padaria que ele era quem carregava a lenha para o forno. Em todos esses serviços, Adão não aceitava dinheiro. Só queria comida. Não havia quem conseguisse faze-lo aceitar dinheiro. Claro que algumas pessoas o exploravam por causa de sua ingenuidade, de sua pureza. Era comovente o carinho de Adão pelas cianças e a bondade inata que apresentava.

Foram anos convivendo com sua figura mal vestida, sem camisa e sorridente. Sua fala, conquanto grave, possuía um toque infantil. Ouvindo-o falar, perdia-se qualquer receio de sua figura. Sua voz era aquecida, despojada de convencionalismo. Algo nele me fazia recordar a figura do grande santo de Assis. Era sua pureza, sem dúvida.

Um dia a cidade acordou com a notícia da morte de Adão. Não recordo a causa. A cidade se comoveu. Nesse dia, parecia que havia um véu de tristeza no ar. O amigo dos velhinhos e das cranças havia partido. Mas a maior emoção foi no seu sepultamento, que saiu do abrigo São Francisco De Assis. Uma multidão acompanhou o féretro. Carregava o caixão médicos e empresários da cidade. Muitos choravam. E o povo simples recordava, com lágrimas nos olhos, aquele que deixara uma lição magnífica de como viver na simplicidade dos pássaros, sem maiores necessidades criadas pela estrutura de civilização que forjamos. Acompanhei com os olhos saudosos o enterro de Adão.

Anos se passaram. Certa feita, em uma das nossas reuniões mediúnicas, um belo espirito se apresenta, vestido de suave luminosidade. Lúcido, trouxe-nos encantadora mensagem. E não consegui conter a emoção ao identificar, no nobre comunicante, o nosso querido Adão. Me parece que trouxera um espirito para que fosse assistido em nossos trabalhos. A lição que já conhecíamos no Evangelho Segundo o Espiritismo se repetia. Ali estava alguem que passara na Terra sem credenciais sociais mas que, na dimensão invisível, se assemelhava a um rei. Era a supremacia do espirito sobre qualquer posição na Terra. E é o que vale para Deus e para a vida plena.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ELES ESTÃO ENTRE NÓS - AKIANE

Há um bom tempo que se fala nas reencarnações de espiritos mais avançados objetivando a consolidação da Terra como mundo de regeneração. Esse fato vem sendo comprovado através de informações advindas por intermédio de médiuns responsáveis em várias partes do planeta, além da simples observação do comportamento diferenciado de muitas cranças e jovens na atualidade. Como Kardec escrevera na sua obra A Gênese, a troca de uma geração mais atrasada moralmente por outra mais desenvolvida se daria paulatinamente. Verificamos esta ocorrência na atualidade.





Boriska, na Rússia, vem impressionando os jornalistas com seus conceitos filosóficos morais, apesar de ser uma criança ainda. No México, um garoto vem impactando os médicos com os seus conhecimentos científicos e dizendo que uma de suas tarefas no mundo é conseguir a cura para diversos tipos de cãncer. Vários outros estão deixando perplexos os que lhe ouvem ou com eles partilham a convivencia, pelos tesouros morais que apresentam. Gostaria, no entanto, de me referir, especificamente, a uma menina chamada Akiane. Desde os quatro anos que desenha de manera encantadora, inclusive, seu primeiro desenho foi o rosto lindo que ela afirmou ser a de um anjo que a levou para um mundo muito belo de cores e luzes deslumbrantes. A partir daí, Akiane começou a retratar espiritos e paisagens maravilhosas. Ela afirma, ainda, que tem uma tarefa especial nesta vida. Escreve poemas extraordinários, de uma pureza deslumbrante. Muito doce, hoje Akiane está com doze anos Mora em Idaho, EUA.



A garota seria o que alguns estudiosos definem como uma criança cristal, ou seja, uma alma evoluída, que veio contribuir para a mudança de nível espiritual do nosso mundo. Divaldo diz que Akiane pintou o que seria o rosto mais próximo do que tinha Jesus. Assisti um vídeo e fiquei realmente impressionado com os seus quadros e, particularmente, o de Jesus. No YouTuube há vários vídeos sobre ela. Recomendamos.

Como se vê, eles ja´estão entre nós para fazer a diferença. Façamos a nossa parte.

LIVRE COM A VERDADE

Muitos procuram a liberdade. Todo desejam ser livres. O grande desafio é compreender o sentido real de ser livre. Em nosso estágio atual temos confundido liberdade com irresponsabilidade e desrespeito aos direitos dos outros, gerando turbulências na vida social.

Eu anseio ser livre. Tenho refletido, porem, em vários ensinamentos dos bons espíritos e pensadores na Terra à respeito dessa conquista. E tenho verificado que não se pode ser livre se não o sejamos em nosso mundo interior, nos recessos da consciencia. Essa conquista, porem, só se efetua à medida em que nos tornamos mais íntimos da verdade. Tolstói, o grande escritor russo já escrevera : " Muitos buscam a liberdade e a não encontram. Só se encontra a liberdade na verdade". Jesus já fizera esta referencia: "Conhecereis a verdade e esta vos tornará livres".


Estar com a verdade é ter a anuencia da consciencia. O Senhor tambem dissera: "Quem comete pecado torna-se escravo do pecado". Ora, temos um mundo de reflexão em torno da questão. Sem duvida que o que nos incomoda no cerne da consciencia nos aprisiona, de alguma maneira. Já o que caminha sem núcleos de perturbação acusando-o por dentro sente-se leve, confiante e feliz. Compreende-se melhor o pensamento da sabedoria quando nos diz que a morte de um justo é feliz e tranquila pois este não tem o que temer. É livre por dentro.


Observamos que há pessoas aparentemente soltas para fazer o que desejar, no entanto, apresentam certo desconforto, angústia intensa, escravizadas por grades invisíveis, que lhes limitam os vôos da alma. Já outras, vivem encarceradas fisicamente, inibidas por algum problema físico mas seus olhos e seu sorriso demonstram que nada temem, estando abertas para a vida. O custo da liberdade é o compromisso para com a verdade das sublimes leis morais do Universo. Quanto mais moralizado o ser mais livre é.


Eu desejo ser livre e essa reflexão me mostra o quanto necessito caminhar para alcançar meu anseio. Aspirar é o primeiro passo. Viver o que se acredita é o passo definitivo.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

NOVAMENTE A QUESTÃO DO ABORTO

Nossos governantes, passadas as eleições, já votaram à carga a favor do aborto. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, deu declaração ontem em São Paulo, para empresários, favorável à legalização do aborto. Olha que frase do governador carioca: "quem aqui não teve uma namoradinha que precisou abortar?". Nesta frase infeliz, alem do machismo, ainda expõe pessoas e, o pior, não faz nenhuma referencia ao bebê. Para os que defendem a liberação, o feto parece ser uma coisa e não uma vida, um ser humano. E ainda usa a mesma falácia dos que defendem a oficialização do crime. Diz que milhões de mulheres fazem o aborto. Não é verdade. O número é aumentado para impressionar. E mesmo que fosse, não justificaria. O que preocupa é o fato do ministro da saúde de Dilma Roussef ter sido indicado por ele. Dá para perceber a coisa?

Falam eles que é hipocrisia não querer liberar o aborto. Ora, hipocrisia é persistir nesse argumento anti científico, amoral e discriminatório contra a vida fetal. Vão tentar mais uma vez. Não vão desistir, embora a grande maioria dos brasileiros rejeite o aborto. Até aquelas mulheres que realizaram a prática, em sua maioria, não concordam. Mais que nunca, precisamos difundir as verdades sobre a vida imperecível. Nossos governantes necessitam ter um compromisso com a vida em todas as suas dimensões.

Acho que a população que rejeita o aborto cometeu um equívoco nestas eleições, porem, deve-se respeitar vontade popular como componente da democracia. A luta será árdua em defesa dos que precisam reencarnar e o nosso blog, simples e pequeno, será sempre uma trincheira contra a legalização do aborto. Antes da politica dos homens, a politica soberana das coisas superiores, a politica da vida.

E EU VI MARIA

Lá estava ela. Rosto sereno, crestado pelo sol de todos os dias. Catava lixo para transformá-lo em alimento e remédio para si e para um irmão doente. Remexia nas sacolas plásticas com uma concentraçao parecida com a de um cirurgião ante um paciente em risco de vida. Indiferente ao julgamento das pessoas, lá estava a heróica Maria, vivendo honesta e alegre, como quem se livrou das falsas necessidades da sociedade moderna.

Lá estava a alegre Maria. Parece viver em uma bolha à parte do burburinho do mundo embora seja elétrica nos seus gestos e palavras. Ao me ver, abre um sorriso franco e a doçura de seus olhos me abraça em pleno sol de meio dia. Me pergunta sobre o centro espirita com a dificuldade natural ante a limitação mental que apresenta. Me abraça e se despede,voltando o olhar para a próxima bolsa de lixo como se não tivesse me visto há pouco tempo.

Continuei meu caminho vendo faces agoniadas e ansiosas, pessoas falando sozinhas e fisionomias fechadas na capa da amargura. Pareciam estar infelizes, cheias de sombras essas pessoas. Mas, apesar de ve-las assim, sorri, pois havia visto Maria e ela parecia feliz, parecendo um anjo no lixo, abençoando a vida.

...E eu vi Maria.

NA CONSTRUÇÃO DO OTIMISMO

O pessimismo é de uma letalidade que não se sente, de imediato. Mata a esperança e esta ausencia vai vitimando a criatura paulatinamente. Perde-se a visão do horizonte e tudo se estreita à vista do ser. A dificuldade de lidarmos com as emoções é alimentada pela não construção do otimismo em nossas vidas e essa infeliz situação é responsável por uma série de tormentas que assediam o ser humano.

O otimismo a que me refiro não é aquele que nasce de uma posição alienante da vida, de fuga ou escapismo no tocante a realidade. Refiro-me ao otimismo que nasce da compreensão precisa do mundo e das leis soberanas que regem todo os universos. É a convicção profunda da presença de Deus governando todas as expressões da vida, uma fé raciocinada, lógica, que nos faz entender a inteligencia por trás dos acontecimentos. E ganha mais consistencia esse otimismo quando levamos em consideração o ser imortal que somos, com todos os valores próprios que caracterizam essa natureza espiritual do ser humano.

Há motivos, então, para se ter otimismo mesmo ante um aluvião de problemas que parecem conspirar contra nós? sim, essa é a resposta baseada em fatos, logicidade e inteligencia. O conhecimento espiritual nunca foi tão fundamental para vida em nossa civilização como na atualidade. E sem a reencarnação que dá lógica às nossas experiencias no mundo e nos aponta o amanhã cheio de luz e felicidade não há como encontrar inteligencia na vida. Passamos a compreender a finalidade de tudo o que vivenciamos , a caminho de níveis mais elevados de consciencia. A sombra é resultante do nível que, até então, resolvemos viver. A partir do instante em que optamos pelos caminhos da alma, ampliamos nossa consciencia e as potencias de que somos constituídos irradiam-se, projetando o ser para círculos cada vez mais elevados, para esferas de experiencias cada vez mais sublimes, para ambientes mais luminosos e felizes.

Esses são fatores que desevolvem um otimismo real, vigoroso, embasado, pleno de confiança na divina paternidade. Este estado construtivo desencadeia um potente círculo virtuoso, predispondo a criatura para os gestos de confiança e grandeza interior, maior disposição para a vida, edificando um magnífico bom ânimo. Isso tudo nos predispõe à vitória sobre nós mesmos, avançando para uma relação sempre mais confiante e íntima para com a vida, para com o próximo e para com Deus. Há mais intensidade em nossas atitudes, maior poder de liderança e determinação em quem constrói essa realidade otimista em cima dos valores transcendentes e racionais.

Sim, há múltiplas razões para sermos otimistas. O objetivo da vida é nossa felicidade, num desenvolvimento constante do ser. Tudo passa. Todas s dores, sofrimentos, desafios, problemas....tudo passa. Só a alma permanece. Só o Espirito e a conquista da felicidade são para sempre.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

AS DROGAS DEVASTAM

O Brasil viu crescer, nestes últimos anos, a presença das drogas em suas terras. Devastando milhares de pessoas e destruindo famílias inteiras. É hoje um dos países mais infestados pela drogadição. Não produz o veneno. importa-o. Nossa fronteiras são portas escancaradas. Voces lembram, na campanha eleitoral, quando a imprensa começou a noticiar o avanço do crack no país? ante a possibilidade de interferir nos indices de sua candidata nas pesquisas, o presidente lançou uma cruzada contra as drogas, com projetos e sua candidata fez programas em defesa das famílias contra o mal. Passadas as eleições, os jornais noticiam que prossegue o avanço das drogas e nenhum centavo apareceu do governo para os projetos. Como podemos definir isso?

Não se brinca com drogas. São mortes e crimes cometidos em nome delas. São jovens que se destroem e perdem suas referencias quanto à valores. Se eu fosse governante, sinceramente, sentiria vergonha de encerrar um mandato com indices cada vez maiores de infestação como essa, sem falar nos decepcionantes números da educação e outras coisitas mais. Quem quiser que goste do que vê. Eu prefiro aguardar, ansioso, por outros representantes, com mais apurado senso ético, mais comprometimento com a sociedade, mais respeito à vida. Os números não mentem. A lei do progresso existe.

NOVOS AMIGOS

Temos recebido a visita de novos amigos. Uma dessa visitas, a Martha, postou um comentário de que havia solicitado ao Google algo sobre o Natal e caiu aqui em nosso blog. Afirmou que gostou do que leu e que voltaria a nos visitar. Olha, Martha, voce não imagina a alegria que nos deu com sua passagem por aqui. Volte mais vezes e, se possível, coloque comentários, inclusive, com sugestões, ok?

Outra visitante postou comentário assinando "consultora educacional" e nos convidando para visitar seu curso(?) de ingles. Seja bem vinda, tambem. Acredito que sua página será ( se já não o for\) um grande sucesso. Assim espero. Vou visitar, sim. Obrigado pela visita e pelo convite.

O HÁLITO MENTAL E A NATUREZA

Respondo ao nosso caro Gustavo que nos indagou se o meu post sobre a ação nossa na natureza guardava alguma relação com informações contidas no livro do Divaldo Franco mais recente, Transição Planetária. Sim, Gustavo. Nosso hálito mental age sobre a natureza de maneira consistente. Porisso que nos mundos mais avançados a natureza reflete o equilíbrio de seus habitantes bem como as tormentas naturais do nosso mundo reflete nossos desajustes mentais, nosso desequilíbrio moral. Tomar consciencia disso é ampliar o entendimento sobre o ecossistema do qual fazemos parte simbióticamente. Somos parte da natureza e agentes diretos das transformações que ela, a natureza, sofre. A concepção mais profunda da ecologia nos faz entender aquilo que coloquei no artigo em apreço. Nossa harmonia íntima contribuirá para a harmonia da natureza. Nosso desajuste agredirá o meio ambiente.

Investir na educação do nosso ser é investir no equilíbrio do ecossistema. Quanto mais compassivo formos, quanto mais generosidade tivermos, melhor trataremos o mundo que nos cerca e ampliaremos nosso senso de reaponsablidade para com tudo à nossa volta. Essa consciencia já está em gestação mas em estado ainda embrionário. Até mesmo o chamado movimento ecológico ainda necessita ampliar essa concepçao aqui apresentada pelo conhecimento espiritual.

O conceito de que o universo é semelhante a uma teia, onde tudo está interligado, é fato. Não podemos nos dissociar dessa interligação. O crescimento espiritual favorecerá aquele sentimento de irmandade apresentado pelo grande santo da Úmbria, Francisco de Assis, que lhe fazia chamar de irmão o sol, a pedra, o vento, a lua, etc. A mente expandida do grande espirito lhe dava a perfeita sensação de estar irmanado às forças e a todos os elementos da vida. Chama-se isso expansão da consciencia. Espiritualizar-se remete ao cuidado para com a natureza, a zelar pelo meio ambiente, a amar todas as expressões de vida e tudo o que existe. Chegaremos lá, caro Gustavo.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AGENDA

Amanhã estarei no Centro Espirita Humberto de Campos em Coqueiral, Recife, abordando o tema: O desafio de lidar com as emoções. Será às 19: 30 hs. No final de semana, no sábado, realizarei um seminário sobre auto iluminação, no C. E. Regeneração, no Bongi, Recife, das 19 às 21 hs. No domingo estarei na cidade de Camaragibe com o seminário: Jesus, Kardec e Chco: Vivencia,conflitos e felicidade, das 14 às 18 horas. Neste final de ano não tenho mais viagens para outros Estados, ficando alguns espaços para o devido repouso.Ufa! Mais adiante, divulgo a agenda da próxima semana.

O ESPIRITO E A NATUREZA

Nossa nave de experiencias iluminativas - a Terra - vive momentos delicados. A natureza, inclemente, parece uma força revoltada, incapaz de se segurar, destruidora quando arregimenta sua energia colossal e provoca reações telúricas arrasadoras. Os militantes das causas ecológicas e vários cientstas, no entanto, vem alertando para a ação do ser humano sobre a natureza de uma maneirai nefasta, exaustora e desequilibrante. É fora de dúvida que temos tido uma relação deplorável para com a generosidade da mãe natureza .

Dentro das observações pertinentes ao preocupante quadro que provocamos em nosso habitat físico - não nos esqueçamos que nosso habitat original é o da dimensão espiritual - precisamos, tambem, estender nossa concepção ecológica. E há uma gama imensa de novas angulações para compreender mais amplamente nossa interferência nociva sobre o meio ambiente.

Agredimos o meio ambiente não apenas quando construimos barragens nos rios ou desmatamos inconsequentemente nossas florestas. A poluição espiritual que provocamos não seria tão devastadora quanto `a sonora ou visual ou ainda das chaminés dos carros e das fábricas? Nossa poluição mental, eivada de "partículas" atormentadas, de frustrações e medos, de raivas e ressentimentos, não seria, na verdade, elementos causais da poluição do meio ambiente físico? ora, se somos partes da natureza, nossas ações internas não seriam forças amplamente capazes de agredir vigorosamente a outras partes dessa mesma natureza?

É fundamental entendermos que a melhor contribução que podemos dar à defesa da natureza é nossa educação espiritual. Inicia-se aí. As ondas de energias que cada ser humano deseducado espiritualmente irradia são tão deletérias quanto as explosões nucleares tão temidas. Levar em consideração que somos espiritos, os agentes inteligentes da vida e o quanto influenciamos o mundo à nossa volta com nossa realidade emocional, é posicionamento de grande valia na preservação da natureza. Descargas de ódio ou de mágoas são explosivos impactantes sobre o equilíbio do planeta que nos serve generosamente para o processo de evolução.

Não nos basta plantar árvores ou salvar esta ou aquela espécie vegetal ou animal. Isto tambem. É necessário salvar nossas emoções, nosso universo psicológico, devastado pelas fobias e angustias, pela insegurança e emoções agresivas, envolto em uma atmosfera de inquietação e competitvidade predadora. Precisamos, tambem, de uma tomada de atitudes quanto aos valores de forte teor materialista, propiciadores de falsas necessidades que atormentam os seres humanos, assediando-os com ansiedades e stresses sem conta.

Nossa espiritualização já é uma grande contribuição para a preservação da natureza, do planeta que habitamos, pois daí advirão ações amorosas e um imenso respeito à vida. Plantemos árvores, no entanto, perdoemos tantas vezes quanto se fizer necessário. Salvemos da extinção animais e plantas, porem, promovamos a preservação da generosidade e da compaixão em nosso relacionamento conosco mesmo, com o próximo e com Deus. Reciclemos o lixo mas não nos esqueçamos de reciclar nossos valores e atitudes, nossa maneira de pensar e sentir, por amor à natureza que intentamos defender. Cobatamos os testes de armas de qualquer espécie, porem, não nos esqueçamos de cessar nossas explosões de mágoas e ódios, de inveja e ciúme, pois degradam a qualidade de vida de quem sente esses miasmas dos sentimentos bem como todo o cosmo ambiental à nossa volta. Façamos nossas caminhadas pela paz e pelo meio ambiente, no entanto, não nos esqueçamos de caminhar para dentro de nós mesmos em busca da transformação íntima e na direção do outro, para compreende-lo e auxiliá-lo com a compaixão dos que se sentem integrados a tudo e a todos.

Como a paz do mundo começa em nós, a ecologia tambem.

domingo, 12 de dezembro de 2010

NOVIDADE

Notaram a novidade no lado esquerdo seu, na tela do blog? tem um vídeo com uma palestra minha no SIMESPE, enquanto o Baccelli rcebia mensagens de consolação. Foi surpresa até para mim ( rsrsrsrrs). Deve ter sido o nosso Jairo,o amigo que, quando preciso mexer no visual do blog, é a quem recorro. Acho que ele quis me fazer uma surpresa. E fez. Espero que gostem. Talvez venha mais por aí. Um abraço.

MATERNIDADE

Estava em viagem e só agora pude atualizar o blog. Alguns comentários, por si só, já se assemelham a artigos de suma importâcia. Um mexeu um pouco mais em minhas reflexões. Foi o da Fau sobre sua maternidade. E sem desvalorizar qualquer dos aspectos profundamente humanos da mulher que se prontifica a engravidar, enfoco o organismo da mulher como uma câmara nobre onde os espíritos descem do infinito para as sublimes experiencias na carne.

A beleza da maternidade se destaca em certas obras do Chico Xavier e Andre Luis. Não há como deixar de se comover ante a delicadeza da maternidade vista pelo ótica da dimensão espiritual. Urgente que todos os ramos da vida humana coloque o ascendente espiritual na cota de suas conjecturas pois sem esse fator não há como entender a vida e todas as derivações que lhe são pertinentes.

E realmente o ventre materno é um verdadeiro santuário onde forças ignotas se mobilizam para que uma nova vida se processe. O drama da evolução se delineia em seu portento e realeza quando o ventre da mulher se entumesce para ser co- criadora com Deus. Ela é medium da sublime Vontade. E as almas do imponderável densificam- se para novas lutas abençoadas, graças ao claustro materno. Os seios se preparam para gerar alimento para o ser frágil e toda sua estrutura muscular, óssea e hormonal se alteram a fim de concretizar a mais delicada operação da natureza. O ventre feminino, sagrado como uma flor de lotus, ganha matizes de luzes imorredouras e uma nova beleza se espraia pela aura da mulher, irisando seu perfil de misteriosa e indescritível modelagem. Não há palavras. Só pode existir admiração.

sábado, 11 de dezembro de 2010

VINCULAÇÃO À INSTITUIÇÕES

Recebi correspondencia da Carol perguntando se estaria no rumo certo pois estaria um tanto distante de instituições espiritas. Ela se sente tranformada. Olha, amiga, a colocação está um tnto vaga. Não poderia, com os dados que voce forneceu, aprofundar minhas reflexões para partilhar com voce sobre a atual situação. Voce está se sentido melhor como pessoa? está mais segura? Sente mais a presença dos valores espirituais? esses fatores são mportantes para a percepção dos caminhos que estamos trilhando na atulidade. Não é o fato de se estar vinculado a uma instituição que vai dizer se a pessoa está bem ou não. O importante é a realidade do nosso coração. O Espiritismo nos traz um modelo de vida consubstanciado na imortalidade, na possibilidade de escolhas que temos, no assumir a responsabildade pelos próprios passos.

Se está bem e mais segura, se sentindo mais madura, é o momento que voce está vivendo. O que não devemos esquecer é a construção permanente do ser humano melhor, objetivo sublime de todos nós na estrada da evolução. Aí está uma das belezas da informação espirita: temos a condição de escolha, com o ônus e o mérito das decisões. Um grande abraço, amiga.

SOLICITAÇÕES

Estou surpreso pela grande quantdade de solcitações para abordagens. São assuntos palpitantes e tentarei atender às solicitações. Obviamente sei que os amigos irão sempre entender que não o faço como senhor absoluto das verdades, no entanto, procuro embasar-me nos postulados que me norteiam a vida e que me ampliaram os horizontes. A fomentação do debate é algo extremamente salutar. E aprender a pensar com originalidade é um avanço, não é mesmo?

Uma amiga do blog, nossa Carol, fez referencia à indiferença, a frieza dos corações que caracteriza a violencia velada. Sem dúvida que, dentre os diversos gêneros de agressão, aquela que pontifica no distanciamento gélido ou pelo desprezo humilhante é das mais dolorosas, agindo como um punhal cravando na alma indescritível veneno. Como lidar com esses momentos de dor profunda?

A construção da auto estima é elemento fundamental para lidar e superar de pronto circunstâncias dessa natureza. A segurança que a auto estima proporciona gera extraordinária serenidade e até compreensão ante esse genero de violencia. Importante tanto quanto ajudar essas pessoas a não serem assim é observar como nos comportamos quando somos vítimas da indiferença ou do desprezo de alguem. O fato nos coloca, ainda, frente à frente com a necessidade de vivenciar a humildade, sem se deixar abalar pela imaturidade de outrem.

Há muitas formas de violencia silenciosa no planeta. A nossa adesão à educação íntima, à meditação, aos postulados do amor e os valores espirituais significa poder de superação quando, porventura, esse mal chegar à nossa porta. Sem dúvida, a Terra é uma grande fornalha de aperfeiçoamento. E somos bafejados pela oportunidade de aprender e crescer em contato com essas deficiencias que são, de alguma forma, ainda nossas.



Há muita violência "silenciosa " no mundo. Nossaespiritualização, a meditação, a adesão aos valores mais profundos da alma e a prática daqu

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

POLITICAS PUBLICAS

Tarefa de governos é a criação de politicas públicas que promovam o cidadão, ofertando-lhe as condições de se sentir livre e respeitado, retirando-o da dependencia oficial. Esse é o caminho. Sempre achei - e ainda acho - que no primeiro momento, o Bolsa Família fora importante mas não com a feição que possuía para sua continuidade. Não é tarefa governamental fazer filantropia. E como estava e está, é o que ocorre. Vejam o que a imprensa publicou esta semana, resultado das informações do próprio governo ( claro que essa informação só apareceu após as eleições, rsrsrsrs) : 42% dos que recebem bolsa família vievem na miséria absoluta; 82% dos que recebem a renda do governo e que tem acima de 25 anos de idade, não completou o ensino fundamental.

A princípio alguem pode dizer que os 42% que vivem na miséria absoluta viveriam pior sem o bolsa família. Ora, é preciso um olhar mais acurado para enxergar outros prismas da questão. Depois de oito anos de bolsa, continuam na miséria e sem perspectivas de melhoria como cidadão. Isto é que reforça meu posicionamento quanto a este "tipo " de transferencia de renda. Claro que eu sei que qualquer dinheiro para eles é bem vindo. Questiono é a estagnação para esses cidadãos brasileiros, estaganação esta que os não retira da condição vergonhosa de miserabilidade e de ficarem presos aos humores dos politicos de plantão. Questiono a eficácia do programa que não consegue emancipar o cidadão. Desejo que os que me leem nessa abordagem esqueçam simpatias ideologicas ou políticas. Não entro nesse mérito. Quero o melhor para a nossa gente. Precisamos avançar a um outro patamar e com esses programas não conseguiremos.

Ah, outra coisa constatado em pesquisa internacional: aumentou nossa distância em termos de educação em relação a outros países. Estamos ficando defasados. Nossa educação é avaliada como uma das piores do planeta. E boa educação é dos mais eficientes programas de promoção social que existe. Deu para entender?

Por que abordo estas questões neste blog? por uma busca de consciencia planetária e pela noção de cidadania. Fosse quem fosse à frente da nação, o partido que fosse, teria a mesma posição. O Brasil precisa e merece mais.Que os governantes pensem nisso.

ABORDAGEM

Alguns seguidores do blog nos tem solicitado uma abrdagem sobre a apometria. Prometo para breve essa abordagem, Antes, desejo aprofundar alguns detalhes dessa técnica que, como se vê, traz algumas polêmicas. Buscarei chegar a algumas conclusões antes da solicitada abordagem, ok?

TRANSFERINDO RESPONSABILIDADE

Nossa amiga Karinne solicita uma abordagem sobre as pessoas que transferem suas responsabilidades para aqueles que procuram ajudar. Sem dúvidas, Karinne, esse é um problema de grande parcela da humanidade. Por imaturidade moral, não entendemos a finalidade dos próprios desafios e nem enxergamos as lições por trás dos obstáculos a constituir-nos os passos. Ao invés de solucionar no mundo interior os núcleos das dificuldades desejamos transferir para outros o que nos cabe realzar. De alguma maneira é o que ocorre na adesão das pessoas a esta ou aquela religião. Num ato mais exterior e formal que de assimilação dos ensinamentos, permanece-se na crença que tudo será resolvido porque estamos frequentando este ou aquele templo e que pequenos gestos ritualísticos solucionarão as magnas dificuldades de cunho moral que nos constitui a realidade íntima.

Enquanto não assumirmos a necessidades de mudanças e encararmos o que somos, permaneceremos na dependencia psicológica, na acomodação de esforços e desejando que outrem traga a fórmula mágica e de menor cota de lutas para que alcançemos a paz que, na verdade, não edificamos. Tomar a própria cruz, como posto no Evangelho, é, exatamente, a coragem para enfrentar, aprendendo, as própris carencias e necessidades.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

FAZER SILENCIO MENTAL

Na vida tumultuada dos dias atuais, uma de suas características é a gande poluição sonora que agride os ouvidos humanos. Mas há tambem os sons inaudíveis para o exterior, no entanto, altamente perturbador para o mundo íntimo: a poluição mental. Os pensamentos conflituosos, o torvelinho emocional, os gritos "silenciosos" da alma emanam ondas dilacerantes na realidade espiritual da criatura. O budismo e outras doutrinas que trabalham com a mente, investem na educação mental, auxiliando-nos a aprender a fazer silencio interior.

O estado de meditação, a criação de hábitos salutares no tocante ao pensar a vida, favorece o encontro com esse silencio interno, propiciador da serenidade, tão necessária às nossas vidas. Esse controle mental contribui para um estado saudável para a pessoa, reordenando emoções e gerando grande qualidade de vida. A maneira como falamos externamente reflete muito das condições internas. A tranquilidade nas diversas situações pode ser adquirida a partir desse cessar das agonias mentais. Observemos esses nossos tumultos internos e teremos grandes possibilidades de alcançar o auto conhecmento.

PSICOLOGIA SEM ALMA? 2

Existem muitos meandros na alma que a psicologia atual, ainda organicista, não consegue nem se aproximar. A grande esperança são os profissionais da psique que enveredam pela psicologia transpessoal. Não por acaso, "Sua Voz", o ser que inspirou a obra A Grande Síntese, do filósofo italiano Pietro Ubaldi, afirmou que a psicologia ortodoxa, a organicista, não teria futuro. Não vai aqui qualquer desmerecimento ao ramo. Já enfatizei os grandes avanços das ciencias psi nestes cem anos ultimos, no entanto, a dinâmica da vida está a exigir coragem para ousar. E para entender o ser humano em maior profudidade há que se levar em consideração sua imortalidade, pre- existencia e suas variadas dimensões.

Mas, nada ficara´parado. A psicologia tradicional, conservadora, será levada a ir alem, a não ter medo de afrontar seus cânones. Neste dia, a psicologia enxergara´a alma e fará jus à tarefa que lhe cabe na emancipação espiritual da humanidade. E isso já está em execução. Sinal dos tempos.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PSICOLOGIA SEM ALMA?

É inegável o avanço das chamadas ciencias PSI nos ultimos cem anos. Sigmund Freud, o pai da psicanálise, trouxe ao conhecimento humano a influencia do inconsciente no universo emocional da criatura. Jung, por sua vez, estendeu esse conhecimento para a questão dos arquétipos e a contribuição de Jean Piaget é fantástica no bojo da grande busca do entendimento sobre a alma humana. Mas erguem-se desafios as diversas escolas da área no tocante a ampliação do horizonte. Como ir além se as correntes predominantes ainda investem numa psicologia sem alma?



Essa abertura para concepções mais vastas levando em consideração a "hipotese" de algo existir no ser humano que não seja apenas matéria fará a diferença. Freud ficou preocupado com seu dileto discípulo, Jung, por que percebeu a direção que este estava tomando em suas pesquisas e análises, tendentes à realidade transcendente do ser. Chegou a escrever uma carta admoestando Jung em relação à sua tendencia ao "ocultismo". Este, no entanto, avançou para alem do trabalho de Freud e, ele mesmo, era um sensitivo, com experiencias fora do corpo e outros fatos paranormais, narrados pelo próprio cientista.



Na atualidade, a Física e a Biologia são as ciencias que mais avançam. E avançam na direção da alma. Quanto à psicologia, se não fosse a escola da psicologia transpessoal, faltaria uma nova aragem. Não há como entender muitos dos processos da alma sem lançar um olhar sobre a reencarnação. E a reencarnação simboliza a imortalidade e uma serie de derivações em assuntos correlatos.

A psicologia sem alma inibe maiores possibilidades para novos vôos da ciencia. E a parapsicologia é o "ir alem" da ortodoxia das ciencias psi. Nestes novos tempos que vivemos, se a psicologia deseja ter amanhã não pode se aferrar à matéria e nem ter receios de penetrar na transcendencia. Esse é o caminho.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

SEMPRE NASCENDO



Sob a ótica do Espiritismo e levando em consideração os avanços da ciencia, morrer é, na verdade, um nascimento para uma outra realidade, tão verdadeira quanto esta do mundo físico. O conhecimento humano já constatou que o Universo é caracterizado por transformações de energia, da condição mais densa ( universo físico ) às condições mais sutis, de cada vez mais pura energia. Ora, o homem não seria diferente de todas as manifestações existentes. Ele não desaparece da vida, apenas modifica seu estado de vibração. Em resumo, "morre" para a Terra e nasce para uma dimensão mais elevada da manifestação da energia, o mundo dos espiritos. E corroborando os ciclos da natureza, novamente pode reaparecer no cenário do mundo físico, em uma edição melhorada ( Reencarnação ). Aliás, esta é uma expressão do Grande Benjamim Franklim, reeencarnacionista, e que se encontra posta em seu túmulo.

Creio que, com o passar do tempo, o ser humano irá compreender que o desafio chamado morte é, na verdade, um convite para a transcendencia. Superar a matéria é o grande estímulo fixado no coração da criatura.Por isso o homem é um ser transcendente. Sua destinação é o infinito. A magia do viver é a alma do universo e a mente do homem sonha e busca. Deus o favorece com os elementos que proporcionam experiencias e, portanto, sabedoria.

O que é hoje incompreensível, o misterio, a dor, o sentimento de perda, as duras lições, o silencio da meditação, o anseio de mudança, a oração, são os tantos recursos postos ao alcance do espirito para que progrida e vá ao encontro de sua verdade, de sua origem luminosa, de seu lar transcendente.

Por tudo isso creio que podemos entender melhor a dinâmica da vida e, em seu seio, a desencarnação, enxergando-a tocada por suave e cariciosa luz.

O amoré o melhor veículo na travessia daquilo que chamamos morte.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

AGENDA

Nesta terça feira estarei proferindo palestra no GEAP - Grupo Espirita Amor ao Próximo, em Boa Viagem, à tarde e à noite estarei fazendo uma reflexão com um grupo de não espiritas que solicitou o encontro, face a desencarnação de um grande amigo deles. Serão cerca de trinta interessados e esta reflexão será na Casa do Caminho, aqui no Cabo de Santo Agostinho.

domingo, 5 de dezembro de 2010

RESPONDENDO 2

No seminário que realizei no Sest Senat esta manhã de domingo sobre a força do pensamento, uma pessoa me indagou por que temos dificuldades em ter contatos com entes queridos em sonhos mesmo tendo tido estreito relacionamento com eles. A resposta não é tão simples pois engloba diversas possibilidades para ela. Vejamos:
1 - O contato pode estar ocorrendo, no entanto, em razão da dificuldade nossa no tocante a registrar, conscientemente, o que ocorre no mundo espiritual, podemos não guardar a lembrança do encontro;
2 - O espirito desencarnado pode não estar em condições desse contato, seja pelo fato de não se encontrar em boas condições emocionais ou por se encontrar em zona de difícil condições para que se promova o encontro;
3 - Aquele que se encontra na carne apresenta condições emocionais inadequadas, seja pelo sentimento possessivo, ou por outros fatores realacionados à sua condição espiritual;
4 - Ausencia de merecimento de ambos perante às Leis Soberanas da Vida;
5 - A providencia divina achar que ainda não seria o tempo propício devido à fatores relacionados com reflexões importantes à serem feitas por ambas as partes;
6 - Por fim, uma vida muito voltada para aspectos puramente materiais ou para valores transitórios pode significar elemento impeditivo para que a lembrança do contato espiritual efetuado venha à tona.
Como verificamos, existem multiplos aspectos, dentre eles, a ansiedade, que pode atrapalhar toda a delicadeza de que se reveste o esperado contato durante o despreendimento pelo sono. Não nos esqueçamos, ainda, que esse citado fato ocorre durante o sono físico. Quanto mais a mente estiver voltada para a oração e a calma mais favorecerá a lucidez sobre qualquer contato efetuado. Sempre é bom investigar a nós mesmos para compreendermos que existem leis a reger o processo de natureza espiritual. Muita gente fica triste e até revoltado com a dificuldade desse momento sem, no entanto, perguntar a si mesmo se tem colaborado para o mister.

RESPONDENDO

A amiga Maristela pergunta se estarei no MIEP, encontro que acontece todo ano, durante o período do carnaval em Campina Grande. Sim, Maristela, já confirmei presença no evento. Que pena que voce, ao lado de seu companheiro, não possa estar presente. No ano seguinte, no entanto, tem MIEP de novo. E nos veremos por lá.

sábado, 4 de dezembro de 2010

A FORÇADO PENSAMENTO

Uma das características da nossa imaturidade espiritual é o quase desconhecimento à respeito do poder da mente. A capacidade transformadora e de realização do pensamento permanece envolta em denso nevoeiro para a quase totalidade dos habitantes do planeta. A grandiosa assertiva de Jesus referente à presença do Reino dentro de cada um e sua abordagem concernente ao fato de que poderíamos reproduzir seus prodígios parece não ter ressonância em nós e permanecemos como joguete de forças aparentemente incontroláveis, como se a vida fosse um jogo de cartas marcadas. O livre arbítrio e o poder de redirecionar os passos soam como uma miragem distante no desolador deserto do desânimo. Perdemos a chance de ser feliz e de ser construtor de uma realidade.

Essa temática abordarei amanhã pela manhã, no auditório do Sest Senac, av. Beberibe, quando terei oportunidade de tratar sobre a força do pensamento e o equilibrio para uma vida saudável e feliz. E isso não um simples clichê de auto- ajuda. É questão científica, filosófica e espiritual do mais alto interesse para todos nós, espiritos em evolução.

Somos construtores de nós mesmos. Deus não nos fez prontos, acabados. Legou-nos o germem do progresso e as possibilidades de desenvolve-lo. Ofertou-nos diversas ferramentas tais como a reencarnação, a força mental, o livre arbítrio, a vontade e os sentimentos a fim de que venhamos a nos apoderar de toda a grandeza latente na intimidade da alma. À medida que o ser se desenvolve, amplia sua capacidade de influir na vida, no universo, nas forças vivas da natureza. Somos o que pensamos. Isso resume muita coisa para definirmos o que queremos de nós mesmos e que direção desejamos dar aos próprios passos.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O MAL DO MATERIALISMO E A VITÓRIA DE DEUS

É mais que evidente a força dissolvente do materialismo. Sem esperança no futuro, sem crença na própria imortalidade, o homem tende ao desespero, ao afrouxamento do senso ético, à dilapidação de sua realidade moral. A vida atribulada da atual civilização pesa sobremaneira sobre os homens. A lágrima não encontra consolo. O cérebro não alcança o entendimento. O coração esfria e o pensamento se amesquinha.

Recordo que, quando tinha onze anos, escutava nas aulas do antigo ginásio o professor se referir ao átomo como a menor partícula da materia. E apesar da pouca idade refletia que o átomo seria alguma coisa e, assim sendo, deveria ser constituído por algo menor ainda. Sem ser cientista, imaginava o que, alguns anos depois, viria a ler em artigos da ciencia contemporânea: novas partículas foram descobertas e algumas apenas hipotéticas já que os cientistas entraram na dimensão puramente energética.
Bom, os homens "sábios" da Terra ficaram estarrecidos ao verificar que não havia ( e não há) matéria no sentido convencional no universo. Na verdade, toda matéria sólida é formada por ondas de luz, partículas de energia. A matéria bruta é luz coagulada. Diante disso, se alguem tentasse me convencer sobre a consistencia do materialismo eu pediria a ele que primeiramente me apresentasse a matéria. E que me explicasse, depois, como pode o nada produzir alguma coisa, sobretudo, que pensa, sente, chora, com toda a complexidade do universo emocional humano. Acreditar que forças cegas sejam capazes de produzir o genio de Einstein, a sabedoria de um Sócrates, a sensibilidade poética de um Victor Hugo ou a capacidade de amar ao sacrifício de um Jesus de Nazaré, é duvidar da própria sanidade.
Sim, ante a revolução das ciencias, podemos dizer que assitimos a vitória de Deus. A jornada que empreende o ser humano para dentro de si, impulsionado pelos diversos fatores da vida, significa a conquista do Reino da Luz. O materialismo, com seu cortejo de violencia e maldade obre as aspirações humanas, está próximo de conhecer sua transformação final pois nada desaparece na vida. Sofre mutações. E essas mutação na intimidade do materialismo é a descoberta de sua alma, da ascendencia do espirito sobre a própria matéria.

ESPAÇO DO BEM

Tive o prazer de estreiar, hoje, nosso programa de rádio. É um espaço patrocinado pelo Rotary Clube do Cabo. Só uma vez por semana, as sextas feiras, das 12 às 12:30. O importante é que centenas ou milhares de pessoas podem ter contato com idéias referentes aos valores éticos morais. Só iremos noticiar coisas boas e ações construtivas. O horário é de boa audiencia pois vem logo após o programa Passando à limpo, de grande receptividade. Estou muito confiante com a semeadura. Há muito bem sendo realizado no planeta e vamos enfatizar exatamente esse fator. Nesses dias tão difíceis, todos espaço para divulgar a luz deve ser ocupado. Vamos lá. Ah, é na rádio Calheta, Cabo de Santo Agostinho.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

IRMÃOS DE TERRAS DISTANTES

Estou imensamente feliz. Cerca de 16.ooo brasileiros, em vários Estados do país, tem acessado o blog. Essa felicidade cresceu quando verifiquei, para a minha surpresa, o grande número de acessos no exterior. E vejam porque tanta surpresa: depois do Brasil, a Arábia Saudita apresenta o maior número de acessos, com cerca de 304 acessos. Depois temos os norte americanos com 220 acessos Portugal com mais de cem, Rússia, Canadá, Indonésia, Holanda,, Alemanha,, Vietnã, Itália e Japão, todos com dezenas de acessos todo mês. Não é uma felicidade?

Eu não tinha idéia do alcance que estávamos tendo com esses singelos artigos. Aumenta a responsabilidade e me dá mais ânimo para organizar o tempo e poder manter o blog. Bem vindos amigos, sejam brasileiros ou originários destes países, que nos dão a honra de participar desse nosso trabalho. Ah, e tem mais, teve um pessoal ligado ao movimento em defesa da doação de órgãos que postou um comentário no texto referente ao tema, perguntando se poderíamos divulgar um vídeo produzido por eles em defesa da doação. Claro que sim. Será um prazer. Quero assití-lo e, depois, divulgá-lo, está bem?

Agradeço, ainda, as felicitações pelo novo visual do blog. O meu amigo Jairo Lima tambem está felicíssimo pela aceitação das suas idéias renovadoras. Um abraço à todos.

CAMPO MORFOGENÉTICO

O grande biólogo inglês, Ruppert sheldrake, é o criador da tese do campo morfogenético. Segundo o cientista, seria esse campo o responsável por ordenar, organizar o mundo das formas. Em tudo existiria esse campo invisível capaz de manter o equilíbrio das formas. O ser humano teria o seu campo; as plantas, os animais, enfim, tudo. Interessante é que essa idéia já havia sido levantada pelo anatomista e pesquisador Harold Sexton Burr, da Universidade de Yale. Ele diz que teríamos um "Campo Modelador da Forma". Bem parecido, não? a parapsicologia defende a mesma idéia através de alguns de seus cientistas, como o Dr. Hernani Guimarães Andrade, já desencarnado. Este falava do MOB - Modelo Organizador da Forma.

A idéia de uma realidade energética responsável pela organização da forma está presente nas várias escolas esotéricas e iniciáticas bem como nas concepções dos povos mais antigos, como o Eidolon, dos gregos, ou o corpo celestial de Paulo de Tarso.

No Espiritismo, essa concepção é reafirmada pelos espiritos superiores. Allan Kardec batizou a substância que envolve os espiritos, conforme estes mesmos haviam dito ao codificador, de Perispirito, neologismo que deriva do grego Peri = revestimento + do latim spiritus = alma. E hoje sabemos como esse corpo espiritual, preexistente ao corpo físico e que prossegue conosco após a morte, é importantíssimo como chave do entedimento sobre diversos fenêmenos da vida. É o elemento que explica a mediunidade assim como reflete a ação da suprema justiça, registrando nossas obras no espelho de sua realidade plasticizante, moldável a ação da mente. Aliás, exatamente por sua submisão a força mental, o perispirito justifica o desenvolvimento de variadas patologias oriundas da desarmonia dos pensamentos e emoções, já que ele é altamente sensível tanto a um como à outro.

Carma, na definição de expiações por deslizes do passado, passa pela ação do corpo espiritual. Ele agrega os recursos que são condizentes às condições espirituais da criatura. É o modelo estruturador, organizador das características das condições fisiológicas, em suas inibições ou mutilações. E sofrendo as consequencias dos pensamentos, gera enfermidades ou produz saúde. Da mente em remorso recebe o influxo para os miasmas, os vibriões que desordenarão o campo imunológico da pessoa, predispondo-a `a multiplicidade das doenças. Sob a ação do amor, o perispírto aumenta sua potencia vibratória, ganha poder de resistir aos ataques de vírus, bacterias e outros, com isso demonstrando sua ação no sistema imunológico.
Na área da mediunidade, ele é decisivo no tocante à interação com outro corpo de energia (do espirito comunicante), que apresente ressonância com seu tônus vibratório. Quanto mais sensibilidade para o bem mais o corpo espiritual se identifica com uma realidade mais sutil, daí sua ação na mediunidade. Essa sensibilidade, no entanto, pode ser grande até em pessoas desajustadas ou de sentimentos negativos. Neste caso, a pessoa nasceu com a mediunidade como recurso de recuperação ante as quedas do passado, em outra encarnações.

Ora, se é o campo morfogenético, ou seja, o estruturador da forma, havemos de convir da sua importância no que diz respeito à integridade da criatura e como repercute o equilíbrio ou o desquilíbrio íntimo dos espiritos. Mais que nunca se patenteia a necessidade do auto estudo, do conhecimento sobre nós mesmos e dos ajustes do pensamento e das emoções para que essa realidade energética possa refletir as melhores condições para nossa saúde e para que venhamos a esmiuçar os poderes que dormitam neste corpo espiritual, de extraordinários recursos para a alma. Recomendo a obra do Zalmino Zimermmam, O Perispírito, bem como as obras de André Luis, psicografadas pelo Chico Xavier, para quem deseja aprofundar o assunto. Se o interesse for mais na área científica, recomendamos o livro "A Nova Ciencia da Vida", do dr. Ruppert Sheldrak ou as pesquisas do casal de cientistas russos Semian Kirliam, os descobridores do efeito Kirliam - os eflúvios energéticos que formam a aura das coisas.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

AGENDA


É, sempre esqueço da agenda. Como lembrei agora, lá vai para o final de semana: Neste sábado vou estar em Olinda, à tarde, no NEAN e no domingo realizarei um seminário pela manhã, a partir das 8:30, na avenda beberibe, no Sest- Senac, com o tema: A força do pensamento e o equilíbrio para uma vida feliz. Na próxima terça, estarei falando no GEAP, em Boa Viagem, `s 3 horas da tarde.



Olha, eu esqueço de postar a agenda mas estou sempre por aí, realizando palestras e seminários. No próximo ano já estou todo programado. Peço desculpas aos amigos das várias instituições que tem telefonado para marcar palestras mas não tenho mais disponibilidade. Sinceramente, gostaria de atender a todos. Não dá. Alem das viagens e das palestras nas redondezas, ainda tenho os trabalhos sociais da nossa Instituição, tanto no Cabo como em Goiana. Sei que serei entendido. Sou grato pelos convites mostrando a generosidade e o carinho de nosso querido movimento. Alem disso, das atividades citadas, estarei, sob as bençãos do alto, iniciando neste mes de dezembro, um programa na rádio Calhetas. Será um programa todas as sextas feiras voltado para a divulgação das boas notícias, um programa para as coisas do bem. Não será espirita mas, é óbvio que o espiritismo estará presente. É um espaço criado pelo Rotary Clube da cidade. É isso aí.

PELO DIREITO DE SONHAR


Muitas vezes aparecem pessoas preocupadas por se acharem sonhadoras demais e até se condenam por isso. Dizem que parecem não se entender com o mundo e se sentem inadequadas ante a realidade que lhes cerca. Mas o problema não está, exatamente, no fato de sonhar. O problema está no excesso.

Sonhar é a construção do ideal. É a argamassa para uma realidade melhor. É a antesala do amanhã diferente. Toda grande obra da humanidade foi forjada na realidade subjetiva dos sonhos. Dos santos aos grandes artistas; dos geniais cientistas aos extraordinários estadistas. Nas aspirações dessas almas forjaram-se as edificações da esperança, seiva e vida do progresso da civilização.

O problema não está no sonho. Se não fosse o sonho não teríamos a obra magistral de Madre Tereza de Calcutá entre os miseráveis do mundo e nem o portento de Beethovem, derramando a musica sagrada sobre a humanidade. O problema é que não se pode ficar apenas no sonho. É fundamental trazer o sonho para a realidade concreta como fizeram essas personagens que citei. A alma do idealista deve ter algo da alma do construtor. Projetar a casa e construí-la. Se ficar apenas no projeto arquitetônico a casa não se levanta. Sonhar e não perder o sentido da objetividade.

Dos sonhos brotam os mais belos poemas. Dos sonhos surgem os grandes amores. Dos sonhos delineiam-se os asilos e creches, hospitais e sopas, albergues e amparos. Não deixemos de sonhar mas, tambem, não nos esqueçamos de lutar para transformá-los em realidade no mundo das formas.

PELO DIREITO DE SONHAR