Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SOBRE A "NOVA FAMÍLIA"

As colocações feitas pelos comentaristas do blog à respeito do tema concernente a adoção de crianças por casais homossexuais foram marcadas por seriedade e equilíbrio e impressiona, sobretudo, pela delicadeza do assunto.

Quem somos nós para ensinar a respeito de sexo e afetividade? não podemos, no entanto, nos eximir de opinar e, tanto quanto possível, dentro da visão lúcida característica da Doutrina espirita.
O espirito não tem sexo. Na verdade, ele tem as duas polaridades. O amor não tem sexo. Ele é.

O sexo é uma energia que necessita de educação para que sua manifestação dignifique a vida, enobreça quem a utilize e respeite sua força criadora. Hetero ou homessexual precisa de educação, que afasta da promiscuidade e da leviandade.

O amor é potencia da alma. O espirito ama. Quanto mais se eleva na escala moral mais transcende os aparatos da carne e paira acima da sensualidade.

A prática homossexual , porem, conforme as funções biológicas e os aspectos anatômicos, é que não se coaduna, solicitando reflexão em torno do tema. O amor, porem, não é função da forma e sim da essencia.

E quanto ao fato dos homoafetivos que desejam "ter" filhos, como encarar a questão? muitas crianças encontram-se entregues em orfanatos, à espera de um lar. Por esse prisma, não haveria qualquer dúvida de encontrar a validade da aspiração, no entanto, creio ser interessante, tambem , refletir em algumas questões relativas à constituição emocional das crianças. O referencial paterno e o materno representam as polaridades ínsitas na natureza e são fundamentais na estruturação dos mecanismos emocionais do ser humano. Claro que não descarto a possibilidade de, em certos casos, isto ser superado em bases de amor e da maturidade de certas crianças, porem, sera´que isso não seria excessão à regra?

A temática ainda é nova e necessita de muita maturação da parte de toda a sociedade. O que não ajuda é o preconceito, a rejeição e a intolerância que nasce dos dois elementos citados anteriormente ( preconceito e e a rejeição). Continuamos abertos à outros comentários. Vamos deixar o tema maturando em nossas mentes. Esse é um assunto para muito tempo.

GRANDE EMOÇÃO

A amiga Arte da Pytilika me emocionou profundamente pela letra de uma música do Legião Urbana, texto que ela enviou referente à partida para a pátria esiritual do Felipe. Leiam nos comentários. Parecia que eu estava falando para o Felipe. Seu rosto tranquilo, seus olhos suaves e sua seriedade precoce parecem reviver em minha pulsação. Outros amigos postaram belas colocações sobre a partida do professor da invasão. Obrigado à todos.

domingo, 30 de janeiro de 2011

ESPIRITISMO ORTODOXO?

Um amigo deste espaço me solicita uma abordagem sobre "Espiritismo ortodoxo", "tipo" este de espiritismo que afastou uma pessoa das lides doutrinárias. Bom, é uma incongruência essa definição. O espiritismo, pela sua feição progressiva, avançada e progressista, não oferece espaço para ortodoxia. Espiritas, sim, conforme suas cabeças, podem engessar sua visão da doutrina. Agora, não se pode confundir lealdade aos princípios estruturais da doutrina, pois que sem esses princípios não teríamos mais dutrina espirita, ou seja, Deus, reencarnação, mediunidade, lei de causa e efeito, imortalidade da alma, pluralidade dos mundos habitados, com ortodoxia, fechamento de visão ou coisa parecida. O Espiritismo é a permanente revelação das leis universais, cósmicas, a fluir em profusão na medida em que amadurecemos para ampliar os horizontes do espirito. Portanto, que a pessoa procure entender a distinção entre doutrina e certos companheiros que tem sua peculiar forma de entender o espiritismo. Mas não se inquiete muito caso não consiga reverter o quadro. O jovem terá seu tempo de despertar.

FELIPE SE FOI

Nosso pequeno tarefeiro da favela, o Felipe, de quinze anos, que passava às tardes da semana alfabetizando as crianças do Pocotó, foi embora. Retornou à dimensão espiritual. Não resistiu aos ferimentos dos tiros que levou quando pretendeu defender um parente de uma execução, possivelmente crime cometido devido o tráfico. Mais uma morte que não entrará nas estatísticas oficiais, porem, está em meu coração. Felipe nos comoveu ao preferir ensinar as crianças carentes de sua favela do que está nas lans house ou nos guetos da prostituição ou drogas. Para mim, foi um misionário. Deve ter se encontrado com a Grande Lei face à maneira como desencarnou. Os bons espiritos, com certeza, devem te-lo recebido com extremado carinho. Breve, quem sabe, não estará ensinando entre as estrelas ou nos lugares onde pontifica a ignorância e o desprezo social.

Enquanto isso....

O ABRAÇO DE FREI JOSÉ

Os amigos do blog devem se recordar que postei um texto sobre o Frei José e sua obra social, alem de seu carinho para com o Espiritismo, sendo que, conforme já me falaram, há em sua tarefa misionária, quadros de André Luiz, Emmanuel, etc. Ele ão perde um evento espirita. Ontem, no "José Euzébio", em Maceió, ao terminar minha palestra, eis que lá vem Frei José me abraçar. Tinha assistido a palestra noutro salão pois a casa estava lotada. Que alegria ao receber o abraço cheio de energia e espiritualidde! Com seu hábito franciscano e o sorriso puro como de uma criança, me comoveu. E soube, por intermédio de um dos diretores da casa, que o Frei já era um dos palestrantes eventuais da instituição espirita. É, sinto mesmo o cheiro do mundo de regeneração.

Nosso abraço foi muito fotografado. Ele é uma mensagem viva de que nós, os religiosos, necessitamos construir pontes de luz, não apenas dialogando mas, sobretudo, vivendo o amor.

AH, MACEIÓ

Retornei hoje a tarde de Maceió. Proferimos uma palestra na sexta feira no "Discipulos de Jesus". O clima de espiritualidade e fraternidade legítima nos encantou o coração. Como sempre, a alma alagoana me albergou com extremado carinho. No sábado pela manhã e à tarde, realizamos seminário comemorativo aos 150 anos do Livro dos Médiuns, abordando essa magistral obra de Allan kardec sobre a transcendencia das nossas faculdades. Foi tambem em comemoração aos 103 anos da Federação Espirita de Alagoas. À noite, fomos ao Centro Espirita José Euzébio, sendo recebido por um grande publico, cheio de vibração fraternal e muita sede de conhecimento espiritual. A jornada me deixou feliz, sereno e grato pela etapa cumprida.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MINHA OPINIÃO

Não estou esquecido de emitir meu ponto de vista sobre a questão da homoafetividadade e a "nova família". Aguardo mais algumas opiniões. Na próxima semana, possivelmente na segunda feira, deverei estar escrevendo a respeito. Logo mais estarei viajando para Maceió. Farei o programa de rádio que apresento toda sexta-feira e, logo após o almoço, viajo. Tentarei postar algo amanhã e domingo. Passem por aqui para ver se consegui, ok? um grande abraço. Se possivel, postem comentários. Voces fazem o blog. Não esqueçam disso.

RELIGIOSIDADE

Precisamos indagar de nós mesmos por que aderimos a este ou aquele ponto de vista religioso. Observando a quase totalidade dos que fazem parte das diversas escolas religiosas temos a nítida sensação que fazemos dessa filiação religiosa um verdadeiro espetáculo ou uma tentativa de acomodar a si mesmo perante o sentido da vida e um Criador. Creio que essa deve ser uma das mais vigorosas causas de termos inúmeros segmentos religiosos e tanta discrepância entre os ensinamentos dessas religiões e o procedimento dos fiéis.

A consciencia de que mais importante que a simples adesão a uma escola de fé é a religiosidade que se entrelaça com espiritualidade e vivência. A religiosidade rompe com a formalidade, com a postura hipócrita e alicerça serenidade, filha da adesão da consciencia aos postulados abraçados.

Necessitamos "desmaterializar" nossa fé, ou seja, desvincular convicção de mecanismos externos a alma, sutilizando a própria fe e proporcionando que ela seja alimentada pela razão, daí advindo o sentimento de participação dessa fé em nosa capacidade de contribuir para o aperfeiçoamento social.

A religiosidade é proativa, dinâmica, realizadora, construtiva e, porisso mesmo, libertadora. Não se engessa na fé impodutiva e nem faz da crença um "local" para tirar proveito de Deus. Impulsiona a alma à servir antes de ansiar ser servida. Faz o ser dadivoso. A generosidade é sua essencia. Maior que estar em uma religião, a religiosidade promove o ser a condição de co- partícipe da vida, enquanto que a estagnação dogmática realimenta a dependencia permanente da compaixão alheia, sobretudo, a compaixão dos céus. Uma promove o cresimento da criatura, a outra estabelece amarras. A religiosidade nos faz encontrar o reino em nós e o seu consequente poder. A religião dogmática, convencional, nos faz sonhar com fatores externos que nos traga a paz e a felicidade almejada.

Analisemos qual tem sido nossa opção. E busquemos cada vez mais espiritualidade, erguendo o templo na intimidade da alma, onde resplandece o amor e onde nenhuma traça dos dogmas, nenhuma ferrugem das concepções arcaicas e absolutamente nenhuma ladrão conseguirá obstruir o sol da plenitude por dentro do ser.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O NOVO TESTAMENTO E O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Uma indagação feita por Débora, nossa amiga do blog, trouxe uma bela oportunidade para tirar possível dúvida de outras pessoas quanto a questão : por que o Novo Testamento não está todo ele no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo? É o mesmo Evangelho bíblico?

Sim, é o mesmo evangelho baseado nos quatro evangelhos canônicos. O que aconteceu foi que Allan Kardec, sob a orientação dos espiritos superiores, usou um mecanismo didático capaz de enfatizar as questões eminentementes morais da Boa Nova, aquelas que não suscitam controversas interpretações de qualquer segmento religioso. Exemplifico: Jesus andando sobre as águas ou multiplicando pães e peixes são passagens que causam admiração, porem, podem ser interpretadas ao sabor de cada escola religiosa, no entanto, amar seu próximo como a si mesmo ou perdoar quem lhe fere, ainda que fiquem submetidas ao grau de maturidade de cada indivíduo,´são liçoes sentidas numa mesma direção. Amar é amar. Fazer ao próximo o que gostaríamos que ele nos fizesse não comporta outras interpretações, ao contrário, por exemplo, da "ressurreição" de Lázaro, que para uns foi um fato miraculoso, com a derrocada das Leis de Deus, enquanto que para outros, dentre estes os espiritas, recebe a passagem uma interpretação dentro das leis da natureza.

Eis a razão do codificador haver reservado ao livro a Gênese um estudo sobre estas passagens e outras consideradas miraculosas enquanto fora reservado ao Evangelho segundo o Espiritismo às máximas morais, a substância norteadora da reforma moral tão necessária à nossa trajetória evolutiva.

Espero ter conseguido deixar compreensível a questão nesta breve abordagem. Caso contrário, podem escrever, ok?
P. S. - Kardec colocou, ainda, mensagens mediúnicas de grande valor, que foram recebidas em grupos confiáveis, cujo teor passou pelo crivo da razão, mensagens estas que abordam várias das passagens de cunho moral da Boa Nova, enriquecendo, sobretudo, a obra.

O QUE GUARDAS NO CELEIRO?

Abre as comportas da mente e avalia, na intimidade do teu coração, o que guardas no celeiro da tua vida. Observa os tesouros que amontoas e em que eles te servirão na eternidade.

Sê sóbrio. O que pertence ao mundo no mundo permanecerá, possuindo vida breve, enquanto o que nasce no tecido sublime da alma perdura, ocupando em definitivo a vida do ser indestrutível, enquanto tesouro imortal.

Cada pensamento teu seja ressonância do despreendimento que cultives, preparando para que prossigas sem amarras que te atem aos atoleiros das baixas expressões da vida.

O teu retrato será representado pelas asas da leveza que o tesouro espiritual faz nascer ou pelas algemas repulsivas que as paixões brutaizadas estabelecem, aguilhoando o ser nas reencarnações recapitulatórias.

Avalia, com profunda honestidade, de que se compõe o celeiro da tua vida, recordando que a inspiração da felicidade começa a materializar-se nos gestos de grandeza espiritual, aqui mesmo, nas grades da vida sensorial, canto abençoado onde se forja a angelitude e a sabedoria.


MARTA

FELIPE, DROGAS, VIOLENCIA, TRISTEZA

Lembram do Felipe, aquele que alfabetiza crianças na Invasão do Pocotó, um garoto de quinze anos? Lamentavelmente, ontem fiquei sabendo que está em coma no Hospital da Restauração, Recife, vitimado por dois disparos de arma de fogo. Segundo a pessoa que me informou, um cunhado de sua mãe, possivelmente envolvido com drogas, foi o alvo da ação violenta de um encapuzado. A causa seria dívidas para com o tráfico. No momento do ocorrido, Felipe estava no barraco e parece que foi defender o executado. Levou dois tiros. Encontra-se na UTI. Vamos orar pelo nosso amigo Felipe e pelo cunhado de sua mãe, desencarnado de forma tão violenta.

EM MACEIÓ

Meu coração expode de contentamento pois faltam poucas horas para rever tantos amigos da encantadora Maceió, capital das Alagoas. Estarei proferindo palestra amanhã (sexta feira), à noite, no Centro Espirita Discípulos de Jesus. No sábado, comemorando aniversário da veneranda Federação Espirita de Alagoas, realizarei seminário sobre o Livro dos Médiuns, das 9 às 17 horas. Seria no auditório do Tribunal de Contas, porem, devido à queda de uma parte da cobertura, foi transferido para o auditório do Lar São Domingos. Espero ver muitos amigos por lá, compartilhando o estudo sobre esse livro magistral da codificação. Mediunidade em alto grau.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O INTERVALO ENTRE AS ENCARNAÇÕES

O espírito progride entre uma encarnação e outra quando se encontra na dimensão espiritual? sim. A doutrina espirita tambem nesse aspecto ampliou, e muito, as informações a respeito. Os depoimento que nos chegam através dos pesquisadores da área, além das comunicações mediúnicas, atestam o fato. E a razão chancela, pela lógica, a assertiva. O intervalo entre duas existencias na carne é pródigo em oportunidades para o auto conhecimento, para estudos longos a respeito da vida e em serviços no exercício do amor. Durante nossa estadia no espaço reavaliamos nossos valores, ampliamos a visão, desenvolvemos possibilidades.

A Terra é uma cópia imperfeita da sociedade espiritual. O mundo dos espiritos possui organização em sua coletividade. Não é um amontoado de seres "incorpóreos" vagando a seu bel prazer. Existem cidades, hospitais, escolas, vida social. É de se entender que, quando retornamos à carne, carregamos o que tambem aprendemos no espaço, recursos que dilatamos e habilidades exercitadas.

Segundo o informe dos espiritos nobres e sérios (sei que isso é redundante mas quero enfatizar bem suas qualidades) há um planejamento para as reencarnações tão infinitamente variável quanto são infinitas as diferenças entre os filhos de Deus. Há planejamento e há, em geral, o respeito ao livre arbítrio ao nível dos méritos de cada alma. Liberdade e responsabilidade. Quanto mais evoluído o ser mais apresenta um programa um tanto complexo para sua futura encarnação. Quanto mais atrasado o espírito, mais obedece a um planejmento global, mediano, coletivo, ainda que considerando particularidades.

Creio que voces devem sentir o mesmo contentamento pelo fato de, conforme a lógica pois não poderia ser diferente, progredirmos nos intervalos das encarnções. Podemos retornar numa edição bem melhorada, só depende de nós. O Bem que produzirmos na vida extra carne redundará em bem no próprio caminho reencarnatório, asssim como o Bem praticado na Terra redunda em luz nas estradas do futuro. Óbvio que não devemos ajudar pensando em qualquer troca com os céus. Fiz referencia a isso como estímulo aos nossos passos. E é da Lei que assim seja.

DIVÓRCIO

Nossa amiga Débora, lá da bela Coruripe, Alagoas, que já me cobrou suas sugestões de temas para o blog (rrsrsrsr) me solicita abordar a questão do divórcio sob a ótica espirita pois afirma ter ficado um pouco confusa pelo fato dos espiritos no evangelho segundo o espiritismo falarem que é uma lei humana separando o que já estava separado, ou seja, oficilizando. Por outro lado, nossa amiga cita Emmanuel em algumas abordagens externando a necessidade do casal ficar junto, etc. Qual a posição adequada?



Bom, primeiro precisamos proceder conforme a lúcida colocação de Allan Kardec no tocante às opiniões espirituais, por mais respeitável seja o nome da entidade, no caso, Emmanuel. Foi uma opinião dele. Observemos outras opiniões do Mundo Maior. Com isso não estou dizendo que o que ele colocou fora errado. É apenas um lembrete que considero importante. Quanto ao divórcio propriamente dito, ora, é difícil crer que o Sublime Amor deseje que um casal se digladie até o desrespeito total ou que chegue ao ponto da agressão moral e física. O que o Espiritismo coloca - e creio que Emmanuel tambem - é que o divórcio seja a última saída, buscando-se a superação das dificuldades que surgem nos casamentos. Não é divorciar-se por qualquer problema ou incompatibilidade, sobretudo quando já se faz presente filhos. Caso não haja possibilidade de vencer-se as incompatibilidades, então, chegamos ao "mal" menor: o divórcio. Nesse caso, é preferível que aqueles indivíduos sigam seus caminhos do que se comprometam mais gravemente perante a Grande Lei.

Engessamos muito nossa visão do funcionamento da lei. E o compromisso daquele casal, acertado antes da reencarnação, como fica? primeiro, entendemos que, se há compromisso anterior e estão a ponto de piorar a situação, seria estratégico o divórcio como colocado acima. Segundo, é difícil dizer se e qual o compromisso pois será que todo casamento na Terra estava programado? tenho dúvidas disso em função do livre arbítrio e dos interesses que movem o ser humano ainda não espiritualizado no planeta. Vejam a quantidade de pessoas que já passaram por dois, tres casamentos ou até mais. Com qual dessas criaturas estava programado o casamento? ainda que tenha sido o primeiro enlace mas casou outras vezes, demonstrando que a liberdade pode forjar as situações. Se os vários casamentos estavam programados, então, já estavam previstos os inúmeros divórcios daquela pessoa?

Como veem, não é tão simples assim. Portanto, o divórcio seria o tratamento amargo para uma situação que, teoricamente, aproximava-se de males mais dolorosos e terríveis. Responsabilidade com esta decisão. Em um mundo em que a maioria das relações não é baseada no amor e sim em outros fatores ( sexo, carencia, interesse social, busca de segurança material, temores diversos) como esperar não apareça caminhos para socorrer a dureza dos nossos corações?

Espero que tenha ficado claro para minha querida irmã Débora o posicionamento do Espiritismo quanto ao tema. É sempre delicado. E o primeiro passo de um casal em crise deve ser a busca da superação, na base do perdão, do respeito mútuo e do resgate daquilo que formou a história afetiva do casal. Em última instância, no entanto, quando a própia integridade emocional e até física do mesmo está em jogo, e´melhor rever os caminhos.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SUGESTÃO DE LIVRO

Quero deixar uma sugestão de leitura aos amigos do blog. Trata-se da monumental obra do médum Yvone do AmaraItálicol Pereira, "Devassando o invisível". vale a pena. Extraordinária abordagem de uma das mais conceituadas sensitivas do Brasil a respeito da temática mediúnica. Muitas lições resplandecem nessa obra, aliás, como em toda a produção de Yvone. Publicação da FEB - Federação Espirita Brasileira. Quem ainda não leu, tenho certeza, irá se encantar.

O TEMA FERVE

Amigos, o tema sobre a nova família está fervendo. É só verificar o número de comentários. Leiam o que já foi postado pois são colocações judiciosas, adequadas, interessantes. Creio que, talvez, apos encerrar o tempo das colocações, eu nem precisarei escrever mais nada. Continuem a postar. Os que ainda não se posicionaram, se o desejarem, fiquem a vontade. Escrevam. É assim que esse nosso blog é a tribuna de todos nós. Espaço democrático e aberto paa o sublime aprendizado.

O LIVRO DOS MÉDIUNS - 150 ANOS


Este ano o movimento espírita comemora os 150 anos de lançamento da magistral obra O Livro dos Médiuns. Um livro que todos os interessados em mediunidade, espiritualidade e assuntos correlatos deveriam procurar estudar criteriosamente. Considero o livro que colocou em patamar de racionalidade, portanto, retirando do pensamento mágico e fantasioso, esse assunto que se encontra na história das civilizações

Todos sabemos que a faculdade mediúnica é um porta para outras dimensões e diz respeito às potencias que a alma humana traz em si mas a grande maioria nem sabe possuir e quando ela se faz patente na vida da pessoa não sabe como lidar com ela. Nesse ponto, entra o Livro dos Mediuns como poderoso auxiliar para a compreensão do fenômeno, da faculdade em si. Não é um livro para ser lido e estudado apenas pelos que mourejam na prática mediunica. É para todos os intressados na imortalidade. É tambem uma força auxiliar no que diz respeito aos estudos psicológicos. O exercício da mediunidade passeia pela mente do ser e seu desenvolvimento deve ser trabalhado na direção da maturidade emocional da criatura. Conforme verificamos no espiritismo, equilíbrio psicologico, ajuste emocional, são fatores importantíssimos para que se exerça a mediunidade com alegria, produtividade, elevação e nobreza.

O Livro dos Médiuns é uma bússola. É roteiro seguro para o entendimento do delicado tema que trata do intercâmbio com outras dimensões da vida. Fica a sugestão aos amigos do blog para que estudemos e reestudemos a obra do sr. Allan Kardec e dos espíritos superiores.

OUTRAS VEZES MORREREI

Há muito que caminhar para que enxerguemos a beleza e a profundidade da vida. O universo estuante, vibrando imortalidade, ainda é um complexo enigma para a mente humana. A vida interior é um continente de luz que ainda não desbravamos como deveríamos. Ainda muitas vidas viveremos e, em consequencia, muitas mortes experimentaremos até que alcancemos níveis de consciencia mais elevados. Os sentimentos sublimes que dormem dentro de nós acordam aos poucos. As dores fazem sua parte, abrem sulcos na arena da alma. As lições se sucedem, as lágrimas rolam, os fatos se repetem, os seres se encontram e reencontram.

Esta casa - a Terra - tão nossa conhecida, recebeu-nos em várias versões, generosa, solidária, contribuindo para o desenvolvimento da alma. Não pode haver economia de gratidão ao planeta assim como ao pensamento lúcido dos inúmeros mensageiros do alto que semearam com suas lutas e dores as sementes de orientação para que aprendêssemos a caminhar. Do gênio kardequiano aos Evangelhos; de Buda à Confúcio; de Sócrates `a Ghandi. E tambem gratidão outra como aquela que devemos aos vários corpos que utilizamos, aos amigos que nos sustentam na estrada.

Com certeza, nessa viagem do abismo às estrelas, muitas vezes vivi e muitas outra vezes morrerei para, por fim, tomar consciencia de ser imortal e tomar posse dessa imortalidade. Morrendo na carne e sobrevivendo à morte que não existe. Adiante, não mais se fará necessária a vida física. O esplendor da nossa realidade divina dominará. Filhos de Deus, vencedores das dores e da morte, livres servos do amor.

A FORÇA DO TEMA

Os comentários estão chegando sobre o tema da homoafetividade e a constituição da "nova família". Dá para verificar a força do tema. Aguardarei mais algumas opiniões antes de postar nosso ponto de vista. O tema tem uma força intrínseca. E fala de uma realidade que não pode-se fazer de conta que não existe. Aguardo mais opiniões.

P. S. - A querida amiga Débora, da bela Coruripe, Alagoas, me pergunta se recebi suas sugestões para tema do blog. Recebi, amiga. Peço sua compreensão pois são vários temas sugeridos, inclusive em meu e-mail. Na medida do possível vamos atendendo a todos. E suas sugestões, para mim, valem ouro. Um grande abraço.

domingo, 23 de janeiro de 2011

UMA NOVA FAMÍLIA?

Indiscutivelmente, estes são os tempos das grandes transformações e de imensos desafios para o ser humano. Paradigmas e conceitos diversos vem sofrendo alterações. E uma das mais inquietantes questões é aquela relacionada com a família homoafetiva e a adoção de filhos pelos casais homossexuais. Não se pode fechar os olhos para o tema que traz potencial de análise muito grande para vários segmentos que estudam o comportamento do ser humano. Nesse primeiro post à respeito, gostaria de levantar indagações para que fomentemos um debate sadio. Acho interessante que reflitamos sobre o tema. E encontremos as respostas espirituais para a questão.

Alem da formação da relação conjugal entre pessoas do mesmo sexo temos ainda o fato deles estarem constituindo família, seja através da adoção, seja pela fetilização por inseminação artificial. Algumas situações aparecem: que falta a ausencia paterna ou materna, com o referencial masculino e feminino, fará para o campo emocional desses filhos? seria superável? haveria possibilidades de danos psicológicos? perante o arcabouço espiritual, o que significa essa "nova família"? os que se amam e pertencem ao mesmo sexo podem erguer esse grupo familiar?

Gostaria de ler o comentários dos amigos e, se possível, especialistas de diversos campos para que venhamos a encontrar uma terra de equilíbrio e respeito, entendimento e compreensão. E que, quem tiver opiniões discordantes possam expressar-se com tranquilidade, sendo que, os que tenham uma visão favorável compreendam as colocações contrárias. Vamos às idéias. Noutra postagem, buscarei colocar uma visão espiritual da questão.

O FILME

O grande Clint Westhoody fez um importante filme com o talento de sempre. "Alem da Vida" é mais uma abordagem sobre a questão da imortalidade realizada pelo cinema norte americano. O talento do grande diretor produziu fecunda credibilidade para o filme. E uma grande propaganda para a reflexão, nestes dias de desafios para a humanidade, à respeito da imortalidade da alma. Voces devem estar lembrados que cheguei a fazer um texto explicando que o Espiritismo estava cumprindo seus objetivos não necessariamente por intermédio do movimento espirita organizado, que ainda tem alcance limitado a nível mundial. Dentro do plano do Mundo Maior para a emancipação espiritual do planeta, filmes como o de Clint significa grande poder de fogo pois irá atingir milhões no mundo inteiro, falando de alguns dos seus princípios. E de uma maneira que as pessoas não se sintam em desconforto por não ter qualquer feição doutrinária.

Alem da qualidade do cinema americano, o alcance da obra é bem maior que o filme "Nosso Lar". Não entendam que estou a desmerecer a produção da obra de André Luiz. É apenas uma constatação que, creio, voces devem me entender e até concordar. Ambos atendem à sede de orientação sobre a vida em suas várias dimensões. Para o Brasil, "Nosso Lar" abriu portas, no entanto, havemos de convir que sua distribuição no exterior não terá tanta força. Já o filme norte americano escancara publico internacionalmente, ainda mais tendo à frente o diretor que tem.


Bom, pelas duas obras estamos felizes. Vão assstir "Alem da vida". E comentem por aqui.

P. S. - Assistam, ao lado, o trailler do filme. Gostaram do presente?

SAUDADES?

Saudades? o tempo em que não postei parecia uma eternidade Deve ser algo parecido a saudade que sentimos quando partimos par o mundo espiritual e não podemos enviar notícia, pelo menos da maneira como gostaríamos...rsrrsrsr....o importante é que estamos de volta. Vamos lá.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

AMANHÃ, NO NOSSO LAR

Amanhã, dia 22, estarei no Centro Espirita Nosso lar, no bairro do Cordeiro, às 20:oo hs, falando sobre "Obsessão". Oportunidade de rever muitos amigos e fazer reflexões sobre tema sempre atual como esse, que se refere à intervenção infeliz e dolorosa de espiritos sobre outras almas. No domingo, estarei no Nacca, em Goiana, para o trabalho com os corações de nossas assistidas daquela comunidade.

PRA QUE BATTISTTI AQUI?


Uma pergunta que não quer calar: por que o governo Lula manteve o condenado na Itália por quatro homicídios, no Brasil e não o extraditou? ora, existem leis internacionais claras e devem ser respeitadas em momentos como esse. Não é interferencia na vontade do nosso país. Battistti foi julgado por um pais democrático, cuja tradição de legalidade é notória. Não estamos falando de perseguição política ou de um país ditatorial e imaturo. Apenas interesse ideológico deve ter levado a decisão equivocada do governo Lula. Ainda e´tempo de mudar isso. O italiano deve responder perante a justiça daquele país.

O BRASIL E OS DESASTRES NATURAIS

A ONU, através de uma consultora sua, fez duras críticas ao Brasil - e com razão, diga-se de passagem - referindo-se a incompetencia do país em lidar com desastres naturais. Pode ser que alguem diga que "não se pode lutar contra a natureza", etc. Ora, o que a ONU se refere é ao fato de, em dez anos, o país ter passado sempre por enchentes, quase todas nos mesmos locais. A consultora diz não ser admissível que, em pleno século 21, tanta gente morra por conta de deslizamentos de terras. O Brasil tem recursos para fazer um trabalho de profundidade sobre a questão mas não o faz e nem mesmo empregou verbas nessa direção. Ao contrário, diminuiu, em 2010, o uso de verbas para prevenção de tragédias. A Onu fica perplexa com o fato do nosso país não ter furacões, tsunamis, terremotos, só enchentes e não consegue lidar com isso, sobretudo porque são previsíveis, repetindo-se praticamente todo os anos.

Por favor, não vejam na dureza das críticas da Onu ingerencia em nosso país. É a verdade. Precisamos amadurecer e levar tudo isso à sério. Morre-se muito no Brasil de maneira
questionável.

A LINGUAGEM DE DEUS

,Os grandes músicos clássicos do passado já afirmavam, em uma definição cheia de poesia, que, se Deus possuía uma linguagem esta seria a música. Já os afeitos às ciencias exatas afirmam que Deus se expressa través da matemática. Os biólogos teístas dizem que a linguagem de Deus seria o DNA. Sinceramente, creio que Ele se expressa de todas essas maneiras. Seria poliglota. No entanto, no meu entender, a Sua linguagem preferida, a que Ele usa frequentemente, é o Amor, que sintetiza todas as outras. O amor é matemático porque preciso; é poesia pura porque nasce das entranhas do sentimento e é complexo e simples como o DNA pois este caracteriza-se em apenas quatro letras que originam a complexidade da vida, enquanto a palavra AMOR tambem se constitui de quatro letras e desencadeia um aluvião, uma torrente de forças colossais e complexas para a capacidade humana entender em suas múltiplas dimensões, forças estas que brotam da simplicidade das quatro letras e desaguam em estruturas requintadas do coração.

Em suma, para começarmos a entender Deus e toda a grandeza, toda a beleza de sua linguagem, precisamos deixar que o amor fale em nossas vidas. Só o amor é capaz de entender, em plenitude, o Amor.

UMA VISÃO MAIS LÚCIDA


Eis uma bela mensagem que tive o prazer de psicografar de um espírito que vivenciou a hanseníase na sua ultima encarnação, aqui em Pernambuco. A mensagem está no livro "Os filhos de Lázaro", lamentavelmente em edição esgotada. Segue a mensagem:


"A morte não nos revela a sabedoria suprema do universo, porem, muitas coisas ficam mais claras sem as amarras da matéria E aqui, na realidade para além da sepultura, defrontei-me com um sentimento, uma forma de pensar a respeito de Deus bem diferente, em diversos aspectos, daquele que nutrimos na Terra sobre o Criador.

Compreendo melhor agora quão difícil é, na carne, entender o infinito amor, a misericórdia que não se acaba. Como é lamentável a visão que muitos cultivam sobre um Deus colérico, bravo, ressentido. E como isto está completamente equivocado, distante da ternura inenarrável, da bondade indescritível do Pai Sublime.

Ah, se Ele possuísse qualquer dos resquício humano, estaríamos perdidos, nós, os "pecadores". Mas, não! Ele não possui os tormentos dos homens, seus defeitos, seus males. Nós é que carregamos a grandeza divina no cerne da alma.Trazemos Sua imagem e semelhança. E o mundo não é melhor exatamente porque obstaculamos esta realidade, permitindo que uma falsa natureza de mesquinharia e indiferença, egoísmo e orgulho, se apodere de nós.

Ah, se não existisse essa maravilhosa e inesgotável paciência do Senhor, como conceber que ainda teríamos esperança?

Existe mais alegria nos céus ante o arrependimento de um equivocado do que para as ações nobres de um santo. É dúlcido deixar-se penetrar por tal solicitude, como também é importante saber aproveitar as oportunidades que se renovam pois, se o céu não condena, também ninguém engana a vida, sendo que os passos para a vida livre e feliz da alma ocorrem à medida que refazemos as estradas dos erros. "Não saireis de lá até resgatares o último ceitil".

Bendita renovação de oportunidade! Bendito mergulho na carne por inúmeras vezes! Bendito o que se arrepende, realiza e constrói!

Seja qual for a circunstância que nos envolva, agradeçamos, serenos, aprendendo a lição e aproveitando o máximo.

O corpo alquebrado libera a alma. A dor profunda ilumina o ser. A solidão imposta amadurece o coração.

Tudo o que passarmos nos braços da resignação e do entendimento, será farol e bússola a nos guiar da sombra à luz, da miséria moral à plenitude, do endurecimento à sensibilidade, com vistas à destinação gloriosa traçada pelo Senhor para todos os seus filhos.


Edwiges

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

NOTÍCIA BOA PARA REFLETIR

Em Bangladesh, o empresário Mohammad Yunus, ganhador do premio Nobel da paz de 2006, avança com seu banco para os pobres ( um dos motivos de seu premio). Ao verificar a pobreza de sua Bangladesh, resolveu fazer alguma coisa. Criou uma linha de microcrédito para a população mais pobre do país, principalmente emprestando às mulheres. Já retirou da pobreza cerca de 80% dos que tomaram dinheiro emprestado. Os filhos, obrigados a ir à escola, se se destacarem, ganham bolsa de estudos. O seu banco Grammen já doou 30 mil bolsas de estudo aos alunos pobres com melhores notas. O objetivo, diz o empresário, é que eles, os filhos, estudando, rompam de vez o cerco da pobreza acompanhando a linha de emancipação dos pais. Em tempo, o empréstimo do banco dos pobres é para a montagem de negócios, sob orientação do banco.

Como se não bastasse esse empreendimento que emancipa o cidadão, Yunus criou, tambem, o empréstimo para pedintes. Isto mesmo, pedintes podem receber empréstimos do Grammen. Ele oferece, sem juros e com não obrigatoriedade de devolução dos empréstimos, cerca de 12 dólares. Eles devem comprar brinquedos ou souvenirs, por exemplo, e quando vão nas portas esmolar, ao invés de pedir esmolas oferece o seu produto. Resultado: dos cerca de trinta mil pedintes de Daccar capital de Bangladesh, algo em torno de cinco mil deixaram de esmolar e breve, com certeza, estarão recebendo os empréstimos para pobres e montando seu próprio negócio. Fantástico, não? Yunus vem difundindo sua idéia da chamada empresa social. Os interessados em conhecer essas idéias e saber mais do Grammen - o Banco dos Pobres - adquiram o livro "Mundo sem Pobreza", do premio Nobel da paz. Vale a pena.

NOTÍCIA RUIM PARA REFLETIR

Na Bahia, em dois finais de semana, cerca de 40 assassinatos. A presidente teve 132% de aumento, os deputados tiveram 62% e o trabalhador em torno de 5%. Ah, as passagens de ônibus em algumas localidades aumentaram, este ano, cerca de 30%. Caminhar é preciso...

RESPONDENDO


O companheiro do blog Aristóteles me pergunta se os seus comentários estavam chegando. Respondo: não. Infelizmente, esses que publiquei hoje foram os primeiros. Faço isso para o amigo ficar ciente que, se antes não foram publicados seus comentários foi pelo fato de não ter chegado. Seja bem vindo à nossa sala de contatos.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

BIG BROTHER: A SAGA DA MEDIOCRIDADE

Sinceramente, há um parâmetro forte para sabermos se elevamos o nível da nossa humanidade: a ausencia de programas como Big Brother dos meios de comunicação. Com todo respeito aos amigos que gostam e acompanham o reality show, não há qualquer coisa defensável em tal programa. Várias pessoas dentro de uma casa com aquilo que acham do bom e do melhor, sem produzir nada para a humanidade, envolvendo-se com toda a sorte de decadencia moral, em festas e relações as mais duvidosas possíveis.Nada de instrutivo encontramos. Os que assistem, dizem, o fazem por conta dos jogos, da competição. Será?

As crianças e adolescentes, em enorme quantidade, assistem tal programa. Ali, continua a inversão de valores que campeia na atual relação social. Um povo culto, imbuído de conceitos mais elevados de civilização, não se entrega à futilidade desses programas. Estamos caminhando, porem, dá para perceber o quanto a estrada é longa.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O QUE VAMOS ENCONTRAR DEPOIS ?

Essa questão baila na mente de bilhões de pessoas que se voltam para indagar a respeito da vida após a morte. E podemos definir ( me perdoem a possível presunção em estar colocando esta definição) que o que vamos encontrar depois da experiencia terrena será o tanto o que vivemos e sentimos e fizemos sentir e viver as outras pessoas que cruzaram nosso caminho durante a etapa na carne. Não quero fazer uma abordagem sobre cidades espirituais e a natureza das esferas que encontramos depois da sepultura. Isto já foi sobejamente abordado na literatura espiritualista, inclusive aqui mesmo, neste blog. Quero enfatizar algo mais subjetivo: o mundo de nossas emoçoes e sensações.

Interessante como essa realidade é patenteada por aqueles que passaram pela experiencia de quase morte. Ao retornarem da projeção à dimensão espiritual, os que atingiram o estágio da revisão da própria vida narram, com impressionante convergencia de particularidades, as minúcias do que viveram na Terra, desde a infãncia até a idade do acidente. E projeta-se a realidade dos sentimento e das emoções que fizemos sofrer os outros, ou seja, não só revemos o que foi nossa vida como, por uma força que não se entende por enquanto, nos colocamos no lugar do outro. Por exemplo: se ferimos alguem, tratando-o com desprezo, sentimos sua humilhação, exatamente o que ele sentiu. Se caluniamos uma pessoa, nessa revisão, sentimos o resultado da calúnia que desencadeamos. Se auxiliamos uma criatra teremos a emoção e o bem estar que a pessoa ajudada sentiu com o nosso gesto. Após a morte, importante verificarmos se sentiremos vergonha de nossos atos, dores que infligimos às pessoas, ou se teremos maior cota de bem estar e felicidade pela felicidade e bem estar que tenhamos espalhado.

Na dimensão espiritual a verdade é patenteada e ficaremos diante do espelho da própria consciencia. Ela será a prisão ou o céu de liberdade de cada alma. Nada do que fazemos na Terra passa despercebido pelo "filme da vida." E esse filme assistiremos independente da vontade. Eis porque os vitimados pela "quase morte" retornam com outros valores e, muitas vezes envergonhados com a maneira que vinham procedendo na vida carnal. Compreendem que fazemos parte de uma imensa corrente universal e toda atitude negativa agride esta corrente. Somos responsáveis pelo que desencadeamos de bom ou de ruim nas vidas que nos cercam. Naturalmente que a Grande Lei sabe averiguar as responsabilidades de cada alma em todo e qualquer acontecimento.

Quanto de amor repartimos? quantas lágrimas enxugamos? quantas vidas se acenderam em esperança por nossa causa? quanto bem ofertamos? essas são as coisas mais importantes com que nos depararemos após a grande viagem. E o quanto de belas emoções despertamos nos outros e dignamente vivemos aqui no mundo já nos indicará o que iremos encontrar adiante. O contrário tambem é verdadeiro.

TEMOS GUIA ESPIRITUAL?

O que me levou a escrever esse texto foi um comentário do amigo Nato, referente ao tema "E o espirito disse: ela é minha"? na ocasião, o amigo do blog questiona o fato de termos guias espirituais, como Kardec escreve na codificação, e, no entanto, eles não estariam intervindo para impedir que seus pupilos (nós) caiam em processos obsessivos. Vamos tentar esclarecer a questão.

Primeiro, precisamos compreender melhor qual a função primordial de um guia espiritual ou anjo da guarda. Essa tarefa não poderá, jamais, suprimir o livre arbítrio dos tutelados. A lição precisa ser feita pelo aprendiz. Outro aspecto interessante é exatamente o fato das Leis de Deus estarem estruturadas de uma maneira que cada criatura seja responsável pelo seus méritos e pelos deméritos, ou seja, "a cada um conforme suas obras".

Em segundo lugar, o espiritismo nos desvenda a profundidade da lei de sintonia, grande responsável, dentro da lei de causa e efeito, pelas conquistas e responsabilidades de cada alma. A sintonia, identificação de forças, é a comprovação do que cada um está fazendo de si mesmo. O que plantamos, colhemos. Os nossos Guias Espirituais procuram nos inspirar, insuflam bom ânimo, agem da maneira possivel mas respeitando a liberdade de obrar de cada um. Não há privilégios perante a Lei e nem desprezo ou indiferença desta.

Ante este breve exposto, podemos afirmar, querido Nato, que, na verdade, estamos muito mais nas nossas próprias mãos do que na do mal. O que temos que avaliar é o nosso grau de adesão ao mal, os elementos residentes em nós que promovem nossa sintonia com as forças das sombras. Solicito sua leitura de nossa abordagem sobre obsessão colocada em nosso blog. E lá voce vai ver mais explicitadamente como esta funciona. Somos a matriz de toda má influencia que sofremos. Quanto mais nos renovamos, mais nos distancimos das garras da perturbação. A dificuldade de se livrar disso está na profundidade das raízes das deficiencias que nos caracteriza a individualidade. Portanto, não há negligência dos guias amigos e nem indiferença divina para com nossas lutas. O que precisamos é tomar consciencia que fomos livres para seguir nesta ou naquela direção e, agora, podemos alterar a rota. Não nos faltará o amor de Deus e nem os poderosos amparos dos bons espiritos. Espero que tenha clareado um pouco a questão. Um abraço, amigo.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

E O ESPIRITO FALOU: "ELA É MINHA"

Não é raro encontrarmos circunstâncias em que pessoas narram experiencias relacionadas com o mundo espiritual em que o desencarnado aponta ser o "dono" de determinadas pessoas. Habitualmente ocorre em núcleos mediúnicos não espiritas, porem, tambem nas casas espiritas o fenômeno ocorre. Neste final de semana, tive contato, mais uma vez, com um caso desse tipo. E a família da criatura assediada vem sofrendo enormes dificuldades ante as investidas de entidades que dizem "possuir" direitos sobre uma jovem senhora. Esta, muitas vezes, se desespera mas mantem-se alimentando a fé de que esse pesadelo acabará em breve. Conversamos com ela, abordando diversas nuances do caso. Mas, gostaria de refletir sobre a atitude dos espiritos que se posicionam dessa maneira.

"Ela é minha", essa a expressão. No caso em pauta, a expressão surgiu depois que essa amiga, por necessidade, buscou uma instituição vinculada aos cultos afro. Após um período por lá, não sentiu maiores afinidades com o genero de atividades da casa e resolveu buscar novos caminhos. Aí começou a aflição. Os espiritos daquela instituição, segundo a jovem nos narrou, passaram a persegui-la e aos seus familiares. A filha tem visto entidades sombrias e uma irmã tentou o suicídio. Podem eles agirem desta maneira, aparentemente onipotentes? onde estaria a Suprema Providencia?

Naturalmente o assunto comporta grandes reflexões atinentes a ação de Deus e os mecanismos que permitem ao mundo espiritual interagir, aparentemente ao seu bel prazer, sobre os homens.

Sabemos que há leis que regem essa conexão ente os dois mundos. Em o Livro dos Espiritos, há uma questão referente ao fato de que " se alguem deseja fazer o mal à uma pessoa, com a ajuda de um espirito mal, poderia?". A resposta é contundente: Não, Deus não o permitiria. Ora, diante disso, nossa mente voa para os inúmeros casos de obsessão e percebemos que há ângulos da questão que necessitam ser averiguados. Entra agora a questão da sintonia, da identificação de energia, gostos e tendencias e, ainda, os comprometimentos dos indivíduos perante a Grande Lei desde vidas passadas. A atual vítima não consegue se aperceber que esses fatos profundamente incômodos representam convites para reavaliação de si mesmo com a iminente necessidade de mudança interior, cortando a linha de alimentação de qualquer assédio infeliz da dimensão invisível aos homens.

A complexidade dos comprometimentos nossos com os núcleos da perturbação, suas variantes diversas, é um desafio para a compreensão do ser humano. A pessoa assediada deseja ficar livre da perseguição mas não consegue compreender que ela mesma é o combustível que move o processo. As vinculações podem ser diretas, como nos casos em que o espirito que assedia fora a vítima em circunstâncias passadas, ou "indireta", quando os ambientes frequentados ou os anseios cultivados, ou, ainda, os desequilíbrios apresentados proporcionam os "plugs" que vinculam os corações e mentes. A extrema materialidade de certos espiritos os coloca na condição de sentirem-se "donos" das pessoas e, muitas vezes, se sentem, sim, no pleno direito de posse sobre as mesmas.

A solução do impasse vai na mesma direção da abordagem espirita, comportando mais ou menos dificuldades conforme a natureza das vinculações e a predisposição do assediado em mudar os próprios passos: tratamento espiritual, fluidoterapia mas, sobretudo, transformação intima, modificando o padrão vibratório que nos caracteriza o ser, elevando-o através de novas disposições mentais, novas atitudes de caráter moral mais digno e vontade férrea de fazer o bem, incendiando o coração com o amor que cobre a multidão de pecados.

Na essência ninguem pertence a ninguem, a não ser quando se deixa escravizar. Se iniciamos, por conta de nossos desacertos, o período da dependencia ou vitimização, tambem podemos iniciar a época da libertação.
Gostaria de ressalvar que milhares de casas que servem ao bem dentro da linha dos cultos afros, não permitem coisas desses gênero e são inúmeros os espiritos cheios de bondade que derramam a paz e a esperança nesses departamentos da fraternidade. Faço essa ressalva para que não generalizemos o quadro. Em toda a parte existem os que se desviam da rota ou os que abusam dos próprios caminhos.

domingo, 16 de janeiro de 2011

NOVOS SEGUIDORES

E o blog avança nas mentes e corações(rsrsrsrs). Passamos de trezentos seguidores. Infelizmente, não sei quem foi o de número trezentos pois quando acessei o blog já estava em 304. De qualquer maneira, sejam bem vindos e obrigado pela felicidade que nos trouxeram. Tenho certeza que é a opinião de todos aqui. E minha gratidão pelas expressões carinhosas que nos drigem, particularmente, nossa Ivanete,sempre generosa. Um abraço.

CONHECER O NACCA - GOIANA

Vários amigos que aqui postam demonstraram desejo de conhecer o nosso trabalho em Goiana. De quinze em quinze dias, aos domingos pela manhã, realizamos a tarefa. Próximo domingo estaremos lá. Quem desejar marcar um local para o encontro a fim de conhecer, pode entrar em contato pelo meu e-mail ou pelo número 99470768. Ficaremos felizes de recebe-los.

sábado, 15 de janeiro de 2011

INFORMES DA TRANSIÇÃO

Os paradigmas estão mudando. O que os espiritos previram para o surgimento da nova era vem se cumprindo. Por um déficit de percepção, alguns amigos ficam ainda ressabiados pelo fato do espiritismo não ser, no resto do mundo, como é no Brasil. Esse o motivo por não conseguirem sentir esse novo momento. Ora, primeio, não podemos esquecer que o programa do projeto espirita não está restrito ao movimento espirita. É um projeto da natureza. É só verificar a enorme produção cinematográfica e televisiva que vem abordando temas como reencarnação e mediunidade. Segundo, da ciencia à filosofia, a temática das Leis da natureza preconizada pelo Espiritismo vem mexendo com as cabeças pensantes do planeta. Terceiro, a presença de almas cada vez mais voltadas ao Bem, compondo a nova geração e que vem desafiando pedagogos e especialistas e causando perplexidade nos pais e na sociedade como um todo, é uma realidade cada vez mais patente nos nossos dias. Portanto, não devemos cair na armadilha ortodoxa e oficiosa de achar que seria o movimento espirita organizado a única vertente utilizada pelos espiritos superiores para fazer que se cumpra o elevado projeto de regeneração da Terra.

Nosso movimento vem colaborando, de forma dinâmica, com esse projeto, sobretudo, com o novo Conselho Espirita Internacional - CEI. Mas os desígnios do Alto não ficam restritos às forças de um só ângulo do movimento humano. Portanto, a transição vem se efetuando consistentemente e tenho verificado isso nos meus contatos, tanto com os espiritos orientadores, quanto com as descobertas e as surpresas que tenho encontrado no caminho. Agora será mais acelerado o processo e devemos estar preparados e determinados para contribuimos com a mudança. Em nossa instituição, temos presenciado o afastamento de alguns orientadores desencarnados para voltarem à Terra. Da parte de médiuns confiáveis e dignos, as informações são convergentes. Os fatos no planeta vem atestando o previsto. A mudança prossegue.

CONTENTAMENTO

Publiquei os diversos comentários postados ontem e hoje. Que contentamento! Incentivos e pessoas se colocando à disposição para colaborar nas novas obras de nossas atividades, sem falar nos que comentam sobre o blog especificamente. Kéops e o pessoal de Campina Grande, como sempre, derramaram uma torrente de forças sobre nós. E ainda houve o lembrete para a chegada do tricentéssimo seguidor do blog (aqueles que colocam sua foto na página inicial pois sei que milhares tem seguido o blog, graças a Deus). O Gustavo, sempre fazendo comentários judiciosos, tambem se colocou generosamente no pelotão de auxílio. Assim tantos outros. Obrigado. O bem conta com muita gente e vem aumentando esse contingente. É a transição. Voces conhecerão os projetos mais adiante. Alem disso, estou à disposição para os que desejem conhecer um "pedacinho" do mundo espiritual lá em Goiana. Quem conhecer, tenho certeza, vai concordar comigo.

O SOM DO CORAÇÃO

Assisti um filme que recomendo aos amigos do blog. Chama-se "O som do coração". Lindo. Não é uma obra prima, nenhum filme magistral no que diz respeito à genialidade, porem, a beleza da mensagem e a sutileza com que fala de Deus, a abordagem sobre a intuição, a música na alma, a mensagem da imortalidade, enfim, toda a atmosfera transcendente e bela, resplandece com suavidade. Alem do mais, a genialidade do garoto nos faz refletir na pujança da reencarnação, única abordagem capaz de explicar o fato. Não falarei mais para não tirar o interesse de quem for assisti-lo.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

LENDO POSTS ANTIGOS

Peço aos amigos mais recentes do blog, e até os veteranos que ainda não o fizeram, que, se possível, deem uma lida nos posts mais antigos. Poderão fazer comentários interessantes, como sempre, e sugerir temas. E em breve - vou só confirmar a data - estaremos comemorando um ano do blog. É, ainda não temos um aninho. Somos "bebezinhos." Mas, com certeza, temos todos a impressão de maior tempo de existencia. Pelo menos, é assim que sinto. E vocês? como sentem esse tempo tão curto desse nosso espaço democrático, íntimo, bem próximo?

TRAGÉDIA DAS CHUVAS


O Brasil está comovido. Muitas vidas tragadas pelas águas. Famílias inteiras sob o drama da perda de parentes e casas. Muitos não sabem como recomeçar. Nossa solidariedade aos irmãos do sudeste do país. Que encontrem forças espirituais e alimentem-se em Deus para a superação desse momento. Esperamos que a parte que cabe ao homem fazer seja feita, não só em termos da ajuda a essas famílias afetadas bem como com a utilização dos recursos das verbas públicas na prevenção. A notícia divulgada, mais uma vez, relaciona-se com a diminuição de verbas ou a não liberação destas para as obras devidas. Um escárnio. Por outro lado,existem casos em que a incúria, a imprevidencia de muitos, premidos uns pela necessidade, outros por negligência, de construirem em áreas de extremo risco, ampliando a possibilidade da tragédia.

NOVOS PROJETOS

2011 será um ano de intenso trabalho para a nossa equipe. Vamos dar início a construção de auditório e refeitório, alem de núcleo de hospedagem, em Goiana, onde temos o Núcleo de Apoio Cristão Casa do Caminho, atendendo centenas de pessoas necessitadas social, econômica e espiritualmente, numa área belíssima, com 2 hectares. No bucolismo do lugar, sentimos a presença dos queridos benfeitores, tornando o local extremamente aprazível. Objetivamos, em breve, disponibilizar a área para encontros religiosos, seminarios, retiros, ou seja, atividades relacionadas com o desenvolvimento interior da criatura, independente de religião. A própria atividade do Núcleo, conquanto sejamos espiritas, nasceu e se desenrola de forma ecumenica. Lá estão evangélicos e católicos, assistindo nossas palestras e participando, felizes, conosco. Desde o início que optamos pela atividade do bem, sem filiação oficial a um segmento. Todos que lá vão, no entanto, sabem de nossa adesão ao espiritismo e abordamos, de vez em quando, temas relacionados com a reencarnação, mediunidade, causa e efeito, etc. Não é, portanto, um centro espirita no sentido formal do termo. A atividade do Nacca já vai para seis anos.

Na Sociedade Espirita Casa do Caminho, Garapu, Cabo de Santo Agostinho, teremos a ampliação da instituição, com a construção do novo auditório e a adaptação do antigo para servir à evangelização infantil. Será ardua batalha mas confiamos na presença do alto e no poder dinâmico dos tarefeiros para ofertarmos melhores condições às atividades doutrinárias do querida Doutrina Espirita. Tem sido sempre assim.

SUCESSO DE UM PROJETO

Embora o natal já tenha passado, estou felicíssimo pelo fato do projeto Onde Jesus passaria o natal, ter avançado em outras cidades. As informações dos queridos amigos de Campina Grande são de que foi grande a emoção desse primeiro ano de implantação do trabalho. Maceió e Arapiraca parece que já estão consolidando a atividade, assim como já é uma realidade em Olinda, no bairro de Rio Doce. Nesta época em que cada vez mais se fala em Papai Noel e menos em Jesus, esse projeto intensifica a lembrança do aniversariante, alem de promover um contato de fraternidade com as populações carentes na véspera do Natal. Daí poderá nascer, quem sabe, um trabalho social junto aos visitados, caso a instituição já não o faça.

SEMINÁRIOS E PALESTRAS

Amanhã viajarei para a cidade de Bom Jardim,onde, à tarde, realizarei um seminário intitulado: Mediunidade com Jesus. Será das 15:30 até 17:00 horas. Farei ainda uma palestra às 19:30 com o tema: Prazer em servir. No domingo pela manhã, estarei em Olinda, no Centro Espirita Guillon Domênico, realizando o seminário: A força do pensamento para uma vida feliz. Este seminário ocorrerá das 9:00 às 12 horas. Creio que será maravilhoso compartilhar idéias e relexões com tantos amigos sobre nossa espiritualização.

O BEM SILENCIOSO

Naturalmente, associamos a prática do bem aos atos visíveis ou detectáveis aos sentidos humanos, como por exemplo, matar a fome de alguem, falar algo que oriente, dar um objeto que seja útil, escrever um texto que oriente e promova a esperança, etc. No entanto, o bem pode ser promovido, inclusive, onde a percepção do próprio beneficiado não alcance. Ele pode até sentir um bem estar mas não consegue precisar a origem.

Quando procuramos organizar nosso mundo interior de conformidade com as leis espirituais, ganhamos mais serenidade e a mente adestra-se a pensar no bem de tudo e todos. Há uma afirmativa da sabedoria que diz ser um homem sereno e espiritualizado, fonte de amparo, de energias sustentadoras da paz onde quer que ele se encontre. Isto nos afirma que, em nos educando mental e espiritualmente, nossa presença, por si só, já proporcionaria bem estar para os que encontram-se atravessando as inquietações características de mundos como a Terra.

Educados moralmente, irradiaremos forças de alta qualidade,beneficiando ambientes e pessoas, espiritos encarnados e desencarnados, animais e plantas onde nos fizermos presentes. Faz sentido? calro que sim, afinal, somos um campo eletro magnético, um feixe de forças a irradiar permanentemente um fluxo de energia que terá qualidades inerentes à nossa condição espiritual.

Portanto, fazer o bem silencioso e não perceptível aos sentidos imediatos, é perfeitamente lógico. Nossa atmosfera psíquica, aquilo que produzimos em energia tambem contará no indicativo do bem que realizamos, do progresso efetuado. Isso representa as múltiplas dimensões do bem dentro da polivalência de nossas infinitas possibilidades.

EXPLICANDO

Face a alguns belos comentários que chegaram à respeito do texto: quando meu corpo baixar à sepultura, na verdade é um poema livre, aproveito para dizer que a origem dele localiza-se numa forma diferente que busquei para nos levar a uma reflexão sobre que tipo de vida estamos vivendo, quais nossas realações com o mundo e o próximo, se estamos voltados ao próprio umbigo e indiferentes aos outros, enfim, o que deixará nossa passagem pelo mundo para a civilização, para o grupo mais próximo em que vivemos, para os familiares. É uma auto avaliação.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

QUNDO MEU CORPO BAIXAR À SEPULTURA

Quando meu corpo baixar à sepultura, será que lágrimas cairão de faces amigas?
Será que uma prece se erguerá rastreando os caminhos da alma?
Que dirá de mim os que ficarão pelas valas do mundo?
Que lembranças despertarei?

Quando meu corpo baixar à sepultura, com que olhar fitarei o infinito e o que escutarei
na acústica da alma? Que me dirá a cristalina consciencia, tranparente como a fonte esquecida
nos bosques da vida?
Que voz escutarei e em que tom me falará?

Quando meu corpo baixar à sepultura, de quem terei saudades? de que sentirei falta?
Haverá brilho por dentro de mim, claridades de amanhecer, sol de alvorada ou
terei a noite cobrindo-me o véu da saudade? pelo que meu coração baterá ante
a nova existencia?

Quando meu corpo baixar à sepultura sei que recordarei os sorrisos de minhas filhas, seus abraços, e perceberei, como um sussurro de um riacho, os soluços de saudade...
Minha esposa, depositando permanente flor de luz na sepultura e no coração, escutará minha voz, num eco de dor. Assim, começarão a chegar as respostas.

Depois, apos meu corpo baixar à sepultura, começarei a perceber o que fiz da vida,
da minha estada na carne.
As peguntas que aqui escrevi são indagações para que a alma se entenda, embora
não precisarmos aguardar o corpo baixar à sepultura para nos conhecermos.

De novo me entrego à indagação: quando meu corpo baixar à sepultura,
Como de mim recordarão os que me conheceram?

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TATUAGEM

Quando o sentimento se aprofunda entre os seres ao longo das encarnações, ele se assemelha a uma tatuagem. Fica impregnado no outro. É algo tão vigoroso, tão vital, que se enredilha no psiquismo da criatura e se torna uma emulação, um impulso vibrátil para as almas. Naturalmente que a força desse sentimento deve se tornar fator de progresso espiritual não só para os dois mas, tambem, para a vida em volta. O grande problema é se ter maturidade para que tal identificação afetiva entre duas pessoas não se vista da bolha do egoísmo e os isole do pocesso de integração para com a vida, a sociedade, o universo.

Quando duas almas maduras vivem essa realidade de um grande amor, tornam-se um grande dínamo gerador de luz e progresso para quem lhes cruza os caminhos. Suas mentes vibram no campo do altruísmo e criam, quase sempre, projetos de solidariedade e ações que beneficiam a coletividade. Os frutos do amor não se voltam apenas para eles. Quando a imaturidade e o nível de moralidade desses seres fica a desejar, então, em geral, produz-se correntes de posse e exigencias e uma busca pela satisfação de ambos. O mundo lhes pertence e não "importa" o que está em volta.

Um dos mecanismos utilizados pela grande lei, em termos pedagógicos, é a separação dessas almas marcadas pelo exclusivismo do sentimento, a fim de que aprendam, na saudade ocasionada pela separação, a necessidade de se compartilhar os próprios recursos do espirito com a vida. Muitas vezes se encontram essas almas em planos separados, em encarnações distantes geograficamente, e até próximos fisicamente mas impedidos por circunstâncias que não lhes agrada, obviamente. É o refinamento do sentimento. É a sutilização do afeto. É a integração com o universo. É o aprender a amar, em meio as escarpas das lutas sem aquele coração querido presente. Claro que esse recurso aplicado pela Lei ocorre em casos em que já se vem ao longo de muitos séculos nesse exclusivismo egóico. É uma atitude extrema com o fito de ajustar os passos e, aí sim, possam eles fruir da companhia um do outro de forma plena e mais intensa do que se imagina.

Ninguem está sendo punido porque ama mas porque, ao longo de um tempo já longo, o sentimento, por incrível que pareça, vem sendo causa de distúrbios nos caminhos dessas almas. O objetivo das estruturas reguladoras da vida é o progresso dos seres. Refletem, essas estruturas, a sapiencia divina, seu Amor incompreendido pela pouca estatura espiritual que ainda nos caracteriza. Como se vê, até para amar é preciso se educar. O que não quer dizer, aos mais "apressadinhos" de interpretação, que se perde em intensidade e espontaneidade, em vibração e felicidade, em prazer e poder. Muito pelo contrário.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O AMANTE

Somos seres feitos de potencialidades e toda potencialidade precisa ser exercitada para resplandecer na alma. Assim tambem o amor. Ele precisa ser exercitado para que cintile e produza, em nossa vida, os frutos de que é capaz.

Muitos vivem angustiados à espera de um grande amor. Li, certa feita, um pensamento do filósofo Osho, em que ele dizia: "Se voce não permitir que o amor floresça em seu coração, não atrairá o amor. Só a flor aberta atrai as abelhas" Era mais ou menos assim o pensamento. Assim somos nós. Fechados, como atrair a vida e todo seu cortejo de experiencias inesquecíveis?

Desejamos que o casamento seja uma realização, anseio de todos. Casamos antes de amar. Somos apressados para o casamento e lerdos para acender o amor em nós. O amor é uma necessidade vital nas nossas vidas mas é preciso entender que ele se torna mais abundante à medida em que o ofertamos. Por isso, convertermo-nos em doador, em verdadeiro ser amoroso, em amante da vida e dos seres, é fundamental.

Deus se revela naquele que aprendeu a ser um amante. Este tem compromisso com o ato de amar com paciencia, intimidade com o sentimento, afeto pela humanidade. Naturalmente que voce já percebeu que o amante a que me refiro não é aquele que substitui o marido ou a esposa. É o amante das estrelas, do evangelho, do Zend Avesta, do Alcorão, de Buda, das verdades espirituais. É aquele que alcançou a eloquencia do silencio e a paz das dunas. É o amante do amor e da luz. Aberto para a vida, irradia o amor. Precisamos ser o amante.
P. S. - Este texto é um bem vindo ao novo seguidor do blog que se designa Pensamento de Osho. Um abraço

LIVRO O CEU E O INFERNO

Esta é uma obra que me parece "injustiçada" pelos que estudam a doutrina dos espiritos. Pouco se fala no livro que, no meu entender, é um grande tratado filosófico sobre o funcionamento da Justiça Divina. Ao deslindar os mecanismos da consciencia e sua importância para os indivíduos após a morte, o "Céu e o Inferno" é tmbem um elemento de estudo no campo psicológico, pois aponta o desnudar da alma na realidade espiritual.

O livro é fascinante. Os depoimentos dos espiritos falando sobre suas condições pós morte traduz a grande realidade das dimensões invisíveis aos nossos olhos. São comunicações sobre o momento do desencarne, sua natureza e sensações, implicações e complexidades; temos as revelações das situações de almas felizes, em condições medianas, os criminosos, os suicidas, enfim, como cada um esta´se sentindo na realidade espiritual conforme aquilo que fez da própria vida, afinal, céu e inferno é, como já o sabemos, um estado de consciencia, sendo resultado da própria construção interior.

É um livro para ser lido com olhos de aprendiz, com a curiosidade sadia para refletir como estamos estruturando nossa existencia. Podemos aprender muito com as observações que Alan Kardec efetua e, como já escrevi acima, com o que foi trazido pelos desencarnados. Um monumento, este livro. Precisa ser melhor explorado pelas instituições espiritas e pelos que anseiam aprender à respeito da vida póstuma.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

POEMA PARA O PENSAMENTO SULFI

Queres ver o infinito de perto? então, olha para dentro de ti
e resplandecerá constelações e galáxias, mundos e pérolas e sonhos e vidas...
Verás a lua e seu plenilúnio e onde se esconde o grande amor descobrirás por dentro de ti.

Se queres saber onde mora o poder e vive a luz, olha para dentro de ti. Talvez se incendeie teu peito ou te ofuscarás com o brilho de tua natureza.
Não te apartes de ti e não te apartarás do universo. Não te isoles de ti e não te afastarás de Deus.

Se anseias tocar as areias do paraíso, consulta teu coração e verás que já habitas a transcendente praia e seu oceano inundará tua alma de vida em profusão.
E se te sentires só, fala com teu interior e perceberás que não há solidão pelas almas e vidas que passam por ti. Alem delas, há Deus. Ele está emboscado em Ti, como gema preciosa na concha misteriosa.

NÃO FUI LEVADO

Calma, minha querida Hilda, não fui levado para conhecer a bela Arábia Saudita. Tambem fico ansioso por dar notícia em nosso blog. Nem sempre é possível. Dois dias sem contactar com voces já me deixa triste. E fico feliz por verificar que não é unilateral. Muitos me cobram a ausencia quando passo dois dias sem postar. Aí embaixo já tem coisa nova. Obrigado pela indagação carinhosa e super bem humorada. Rí bastante. Estou de volta pro meu aconchego. Beijos, amiga.

MUDANÇA DE PARADIGMA

A interconexão ente os sberes e as ciencias como um todo expressa a profunda transição da sociedade humana. Desde que Max Planck apresentou a fisica quantica em 1900, confirmda pela mecânica quântica na década de trinta no século passado, apoiada pela teoria geral da relatividade de Einstein, em 915, que os paradigmas científicos começaram a mudar. Outros movimentos do conhecimento tambem projetaram esta mudança, tais como o surgimento da parapsicologia, a ciencia cibernética, a ciencia informacional, a psicologia transpessoal, a genética, etc. Todos estes saberes foram desencadeando uma ação de aproximação, delineando uma conexão entre elas e mostrando que não se poderia mais manter o apofundamento de suas áreas de forma isolada. Fundamental a conjunção de todas, estudos coligados, um movimento de unicidade.

A nova ciencia rompe com as estruturas cartesianas e organicistas e demonstra que há caminhos para se entender a mente humana capaz de agir independente do cérebro, de maneira "não-local", inculcando a certeza de que ela, a mente, não é um epifenômeno do cérebro, conforme dizia a antiga ciencia cartesiana- materialista. As pesquisas sobre telepatia realizadas em conceituadas universidades mundiais e as averiguações das telecinesias (possibilidade de mover objetos à distância) abriram vastas perspectivas na direção à condição espiritual do ser humano. Forja-se uma nova cultura. Novos paradigmas caracterizam-se.

Isto não quer dizer que as conquistas da ciencia newtoniana não tenham sua importância, seus méritos, afinal, elas foram a base do avanço das ciencias e trouxeram os valiosos conhecimentos que abriram as portas para o aprofundamento dos saberes. O grande problema do antigo referencial foi a estreiteza da visão, o seu reducionismo, limitando o homem a um amontoado de peles, nervos, músculos, células e o sistema nervoso. O ser espiritual fora esquecido. Portanto, podemos enxergar as novas ciencias como complementares ou ampliadoras das conquistas anteriores.

Ainda muito terá que ser aprofundado. Todas as hipóteses mecanicistas ruíram ante a física atual. E a presença de um Criador voltou para o universo das conjecturas dos cientistas, muitos deles convencidos da existencia de uma Superinteligência ordenadora e impulsionadora da vida, afinal, segundo todos os cálculos matemáticos, só essa inteligencia suprema seria capaz de manter a estabilidade da expansão do universo, favorecendo a presença da vida e equilibrando a fronteira crítica que ameaçaria o universo de um colapso.

Bem vinda a revolução da inteligencia. Ela descobrirá, enfim, a presença do reino por dentro de nós.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ARÁBIA SAUDITA

Amigos, confesso que estou muito curioso quanto aos acompanhantes do blog no exterior, particularmente da Arabia Saudita pelo número significativo de visualizações de nossos posts. O belo país árabe está em segundo lugar em acesso, só perdendo, naturalmente, para o Brasil. Alô, amigos da Arábia bem como da indonésia e todos os outros países que tem acessado o blog: gostaria que pudessem fazer um contato, um comentário referente a voces afim de que possamos estreitar os laços. Fiquem à vontade.

APÓS O BIG BANG


Há cerca de algumas décadas os cientistas que estudam o surgimento do universo foram emparedados em suas convicções materialistas. Acreditavam que o universo existira sempre e, portanto, não havia a necessidade de um criador. Interessante que esta idéia que defendiam caía no mesmo problema que encontrava para crer em Deus: Sua existencia de todo o sempre. Como o Universo existia de todo sempre, ou seja, era eterno? Por que o Deus das religiões não poderia existir de todo o sempre e o universo poderia? tempos depois, eles, os pesquisadores, chegaram a teoria do Big Bang, a explosão inicial que teria dado origem ao cosmos. As provas levantadas foram confirmando a explosão inicial. O chamado ruído de fundo micro-ondas, sendo uniforme em todas as direções, seria o eco dessa explosão criativa. O universo não existira de todo sempre mas tivera um início. Fora criado. E a precisão, a organização que eles constataram existir desde o começo do universo, ergue as evidencias da inteligencia, do chamado design divino. Beco sem saída para os astrofísicos e astrônomos ateístas. Estavam diante da Criação.

Claro que até os cientistas deístas e os que, agora, começam a admitir uma força criadora e inteligente, continuam não aceitando um Deus antropomórfico, pessoa, igual ao ser humano. Essa é uma concepção infantil de Deus e o espiritismo está de acordo com eles. No restante, se eles se dedicarem a verificar o pensamento imortalista encontrarão um grande convergencia e um extraordinário auxiliar às suas buscas. Eles mesmos afirmam que do nada não pode se criar alguma coisa. De onde surgiu a matéria ou a energia primordial comprimida que deu origem a grande explosão inicial? e que força e inteligencia planejou e organizou essa compressão de partículas, saindo de forma tão organizada capaz de propiciar o surgimento da vida na hora efetivamente adequada? e mais: chegaram a conclusão que não há vazio no espaço, coisa que os espiritos nos afirmam desde o século dezenove.

Após o big bang, os astronônomos estão começando a olhar a face de Deus, como bem se expressou um dos seus representantes

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ZOOTROPIA

Sem dúvida este é um dos fenômenos mais intrigantes do psiquismo humano. Fenômenos em que espiritos apresentam características de um animal, procedendo como tal. Nas reuniões mediunicas, são as comunicações mais dramáticas e comoventes, conquanto relativamente raras. Como conceber tal fato se o Livro dos Espiritos, obra magnífica da codificação nos indica, com a lógica que é sua essencia, que a alma não regride?

De fato, não regride. A explicação está no entendimento dos meandros desecadeadores do infeliz processo. A mente presa à ideia fixa negativa sobre si mesmo ou manipulação dessa mesma mente por outra, vigorosa e conhecedora das forças hipnóticas, são elementos a nos abrir a compreensão do fato. Forças poderosas da mente agem sobre a tessitura sutil e plástica do corpo espiritual, altamente suscetível à ação da energia mental. O corpo de energia reflete o que somos ou como nos sentimos por dentro. É um mundo de possibilidades magistrais que dormitam no universo da alma. Recomendamos aos amigos, a leitura das obras do espirito Andre Luis, psicografadas por Chico Xavier, pois que, em algumas delas, o problema é abordado. Apenas para facilitar a reflexão, recordemos como nos sentimos num acesso de raiva. Creio que a sensação é animalesca. Se não nos controlarmos, poderemos trucidar alguem como se fôssemos uma fera. Quem sabe não voltaremos ao assunto adiante? foi só para abrir o tema.

FENELON DE VOLTA?

Recomendo aos amigos do blog a leitura da consistente obra de Herminio C. Miranda, "As sete vidas de Fénelon". Neste livro, escrito com a elegância ja´conhecida do escritor espirita, narra-se a dramática experiencia do psicanalista holandês, radicado em New York, Dr. Erlon Von Warveren, que através de sonhos, visões, estado de transe hipnótico e pela psicografia através dele mesmo, entra em contato com existencias que tivera na Terra, em vários séculos atrás.

A perplexidade que envolve a ele e sua esposa, tambem psiquiatra, é de se imaginr, afinal são academicos, com formação tradicional, junguianos de formação. A narrativa do Dr. Erlon é dramática pos não aceita, de imediato, a idéia da reencarnação. Deixo aos amigos a tarefa de ler a obra. Não vou desmanchar o prazer das descobertas que farão. Alem da informação que ele teria sido Fénelon, outras personalidades ligadas à igreja católica, desfilam na memória do psiquiatra. Vale à pena a leitura. A editora é a Lachâtre.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O BRASIL HUMILHADO

O pior legado de qualquer governante é deixar o comando de um país com péssimo indice de educação. Teria vergonha de saber que meus co-cidadãos mal sabem ler, não compreendem o pouco que lê e são um desastre em matemática. Pois bem. Saiu mais um resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos - o conceituado PISA. E como os anteriores, o estudante brasileiro foi uma enorme decepção. Em matemática, quase 70% dos brasileiros não passaram do nível 1 (o pior nível). Em leitura, quase 50% tambem ficou no pior nível. Entre 65 países ficamos em 53 lugar. Atrás de Chle, México, Bulgária, Tailândia, etc. O melhor estado brasileiro, o Distrito Federal, ainda ficou abaixo da média mundial. O nosso pior estado, Alagoas, só foi melhor que o lanterninha, o Quirguistão.

Não haverá o salto que desejamos para o país mantendo essa condição humilhante da educação. Inaugurar faculdades não significa avanço real nesse setor. O problema não é de quantidade, e sim, de qualidade. Somos, há décadas, uma das dez economias do planeta, embora ainda não sejamos uma nação desenvolvida. E nos arrastaremos enquanto não entendermos que não basta o comércio e as indústrias vendendo e produzindo, mas a população despreparada. Chegará o gargalo. Sem qualificação, competencia para crescer, ler, entender e construir, continuaremos gerando empregos de massa, sub empregos, não abrindo perspectiva para os cidadãos deste país. Em todas as pesquisas sobre o Brasil, este não se sai bem e vai ficando para trás em quesitos fundamentais na alavancagem da sociedade. Essa é a realidade que a propaganda oficial escamoteia. Pena.

MAIS DO MESMO 2

Recomendo o capítulo 10 do livro de Andre Luiz, psicografado por Chico Xavier, "No Mundo Maior", publicado pela FEB - Federação Espirita Brasileira. Neste capítulo temos uma idéia contundente sobre o efeito do aborto no espirito atingido pela decisão da mulher que "não quer ser mãe". Outras obras da lavra do Chico tambem abordam a problemática e me parece que é sempre bom, particularmente a nós, espiritistas em particular, e espiritualistas em geral, reler algo em torno do tema ou, se ainda não leu nada à respeito, o faze-lo. Fundamental consolidar os princípos éticos em que se baseiam as convicções espiritas para que nossas escolhas sejam coerentes com aquilo em que acreditamos. Seremos convidados a declarar, após a morte, o que fizemos dos princípios abraçados e o quanto por ele entabulamos esforços. Vamos lá, amigos !

MAIS DO MESMO?

Um pouquinho da politica tupiniquim para ficar um pouco chato, tá? o novo governo já começa mostrando que parece que teremos mais do mesmo. O número de ministério, que já era enorme com o Lula, aumentou com a sucessora. A imprensa já pegou dois ministros da presidente pagando a estadia para a posse com dinheiro publico. E a presidente teve a mesma postura do anterior: não só não repudiou como não deu a minima. Alem do mais, lembram que Dilma mudou a conversa e disse que era contra o aborto e coisa mais? pois bem, no jornal Folha de São Paulo, em entrevista, a ministra das mulheres já externou sua intenção de legalizar o aborto pois não se pode obrigar a mulher a ser mãe. Simples assim. É o segundo recado que chega do novo governo quanto a questão de ver o aborto como um problema de saude publica. A mesma cantoria. Resta dizer que a ministra escolhida pela presidente é da linha dura(ala radical) do PT e milita no movimento feminista. Como se vê, a luta vai ser grande para conseguirmos novas vitórias, evitando a legalização do aborto. Não vai ser fácil. Ah, a revista Veja desta semana tambem faz referencia ao pensamento pró aborto da ministra. É preciso se informar.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

VIDA OU A MORTE DELE

As igrejas cristãs, em sua maioria, priorizam, quase sempre, a crucificação, o martírio de Jesus como grande símbolo de sua passagem pelos caminhos do mundo. As imagens do Cristo crucificado se multiplicam nos diversos templos ou nas inúmeras prédicas aos fiéis. O que alimenta essa escolha é a concepção messiânica de que Ele morreu para limpar nossos pecados, dessa forma, retirando de nossos ombros quaisquer necessidades de mudança íntima. É cômodo jogar sobre os ombros sublimados de alguem a responsabilidade em torno da própria "salvação."

O resultado desse processo é a valorização de sua morte ao invés de sua vida. Seria deveras mais proveitoso observar o que foi sua existencia com toda a beleza de suas lições maravilhosas do que deter-se na morte, que teve seu valor, claro, por todo o simbolismo e exempificação de entrega e renúncia por amor à causa, mas que, no meu entender e, creio, de muitas outras mentes, a pujança da renovação encontra-se nas lições ofertadas à humanidade durante sua existência. As palavras sábias, o convite à reflexão através das parábolas e a vivencia do amor de forma eloquente, são os fatores capazes de arrebatar e transformar vidas muito mais que a própria crucificação.

Acredito que predominou sua morte pelo fato de que, para renovar-se faz-se necessário olhar para si mesmo. Alem do mais, em observando suas lições, encontramos a humildade e o despreendimento dos poderes terrenos como fator decisivo para a vivencia do evangelho. Ora, as igrejas anseiam o dominio sobre os seres. Tem sido assim ao longo dos séculos. Para que isso mude, fundamental lembrar a assertiva magnífica: o que desejar ser o maior no Reino, seja o servidor de todos. Quem domina, conforme os interesses do mundo, anseia ser servido.

É preciso olhar mais para o que nos foi legado por ele como o grande roteiro para a plenitude. Mais que sua morte, tambem impactante, imprescindível olhar e refletir na sua extraordinária vida.

domingo, 2 de janeiro de 2011

DOS FENÔMENOS ÀS MENSAGENS

Arthur Conan Doyle, o magitral criador de "Sherlock Holmes", publicou um comentário extremamente feliz sobre o espiritismo em sua obra "A Nova Revelação", publicada pela feb. Disse o grande médico e escritor inglês sobre os fenômenos espíritas:
"Os fenômenos são como o tilintar do telefone. São importantes pois que chamam a atenção das pessoas para o fato de que alguem deseja se comunicar com o receptor. Se este, no entanto, não atender o telefone, o tilintar não tera´qualquer significado. Portanto, passado o estágio do tilintar, fundamental atender a chamada para saber do conteúdo.

Muitos indagam porque se tinha tantos médiuns de efeito físico até meados da década de quarenta do século XX e atualmente quase não se ouve falar destes. Havia uma profusão de fenômenos extraordinários, capazes de convencer o cientista mais cético que lhes pesquisava a natureza. Não seria o caso de se intensificar o chamamento por intermédio de forças que tocassem os sentidos? não! A humanidade, como um todo, busca o que convence pela lógica e começa a guardar interesses mais sutis. É o caminhar da natureza. Tudo tem seu momento e sob o planejamento do Mais Alto. Vejam bem: antes o ceu baixava à Terra, materializando-se os espiritos; agora, os homens devem se elevar aos céus, desmaterializando-se. O forte conteúdo da imortalidade continuará tendo o sustento dos fatos espiritas, agora com uma feição mais sutil. São os estudos dos casos de reencarnação. São os fenômenos de quase morte a desafiar a interpretação dos homens de ciencia. É a física de vanguarda desmaterializando a matéria e falando de dimensões invisíveis. São médiuns de psicografia como Chico, Divaldo e outros menos conhecidos a atestarem a sobrevivencia do ser, etc. Agora, a necessidade de avançar numa ética comportamental mais elevada, capaz de promover a civilização à patamares superiores de vida, com a instalação do primado do espirito, dos valores morais.

A morte desaparece dando lugar à vida que jamais perece. Essa é a mensagem.

sábado, 1 de janeiro de 2011

AGENDA

Amanhã, dia 02 de janeiro, reinicio as atividades de divulgação com um seminário na cidade de Pauista, área metropolitana de Recife, das 15 às 17 horas, no centro espírita Francisco de Assis. O tema será: Temores da vida: saúde e doença. A instituição fica no bairro Maranguape.

RECOMEÇANDO

É apenas convencionalismo do calendário humano, no entanto, a passagem de ano esta´carregada de simbolismos capazes de arrancar lágrimas de tristeza e remorso, de alegria e esperança. Representa, no inconsciente coletivo, o fim de um ciclo e um convite para avaliação da própria vida.

Na ótica espiritual, tem importância significativa se atentarmos para uma reflexão que nos ponha em contato com os nossos passos durante os trezentos e sessenta e cinco dias que se foram. O que construímos nesse período? quanto de alegria semeamos e quanto de lágrimas enxugamos? quanto de energia desperdiçamos girando em torno dos próprios problemas, esquecidos da solidariedade, fundamental na edificação de uma consciencia liberta?

Importante que o ano iniciante abre as portas do recomeço, tambem no incosciente coletivo. Manda sinal de esperança, de refazimento e de novas possibilidades de reescrever a própria história. É como novas páginas em branco à espera de nosso texto. O que escreveremos sobre estas páginas? podemos traçar diretrizes iluminativas e erguer templos de amor. Podemos edificar vidas e semear estrelas no solo obscurecido de muitos e da própria existencia. Podemos apagar, se houver, algum núcleo de remorso e clarear com a paz os horizontes da mente...!

É hora de perseverar e ir alem, ousando acreditar no amor que possuímos e que necessitamos ofertar à vida. Nada ha´perdido. Tudo existe para ser feito. A matéria prima é o amor.