Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FRASES DE LEON TOLSTOI

Um presente para nossas reflexões do grande escritor russo.


"O mal não pode vencer o mal. Só o Bem pode faze-lo"

"Não é possível ser bom pela metade"

Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim mas uma consequencia"

A arte deve ser um órgão moral da vida humana"

"A alegria de fazer o bem é a única felicidae verdadeira"

"Na vida só há um modo de ser feliz: viver para os outros"

"Cada um viveu tanto quanto amou"

"Os atos de uma pessoa tornam-se sua vida, seu destino. Tal é a lei da nossa vida"

"Há quem passe por um bosque e só veja lenha para a fogueira"

"Todos pensam em mudar a humanidade e ninguem pensa em mudar a si mesmo"


O que acharam? vale comentários, não?

domingo, 27 de fevereiro de 2011

FAZENDO HISTÓRIA

Parabens à todos! Estamos fazendo história. São mais de trinta mil acessos ao blog. É um recorde. E queremos mais face a finalidade desse nosso espaço. Obrigado à todos. Vamos caminhar.

SER QUEM SOMOS...

Na nossa trajetória muitas vezes nos defrontamos com a pressão da sociedade ou de pessoas ao nosso redor para que sejamos o que elas desejam que sejamos. Às vezes ( costumeiramente )não significa ser o que é melhor mas é o que se convencionou ser o "melhor", ou seja, fincarmos pé nos padrões e nos interesses nem sempre dignos ou adequados aos nossos anseios morais

Não devemos nos incomodar quanto ao fato de não estarmos atendendo a essas pressões. Nosso compromisso é com a consciencia. Precisamos traçar nossos rumos, ao ritmo que nos cabe. Não nos inquietemos ante as exigencias da sociedade. Aprender a escutar a própria alma. Valorizar a música de nossos passos. Isso nos favorecerá o crescimento espiritual. E nos levará a ser útil à vida e ao mundo.

P. S. - Esse post é para uma amiga do blog que nos enviou um belo comentário e solicitou que não o publicasse. Em respeito ao seu pedido, não publiquei o comentário mas espero que ela leia o texto e que ele possa ajudá-la de alguma forma.

PROGRAMA DE RÁDIO

Alguns companheiros do blog escutaram o nosso programa de rádio pela internet. Agradeço as palavras de estímulo. Vamos continuar ampliando a difusão do bem.

AH, TRISTE NOTÍCIA

Amigos, não houve condições para postagem durante o dia de ontem e quase todo dia de hoje. Volto, porem, com uma noticia que me entristeceu mas coloco-a para que oremos pelos que trazem o compromisso da governança, enquanto fazemos a nossa parte. Os jornais deste final de semana, precisamente o Estadão, publica que o Brasil é o "campeão mundial de assassinatos de jovens". Ao lado do avanço avassalador do "crack", a violencia contra os jovens responde como consequencia de diversos fatores a afligir a sociedade brasileira.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PROGRAMA DE RÁDIO

Logo mais, ao meio dia, estarei apresentando mais um programa na rádio Calheta, entrevistando o meu querido amigo Pastor da igreja evangélica batista, que tem um belo trabalho social na Cohab aqui da cidade do Cabo de Santo Agostinho. Acho que voces se recordam que informei a natureza do programa. Não é um programa espirita. É um programa sobre o bem. Notícias e análises das coisas boas que estão acontecendo no planeta e não sai na mídia tradicional. Claro que sempre lanço mensagens de alcance espirita, alem de difundir a sabedoria espiritual milenar. O programa chama-se "Espaço Rotary". A rádio calheta pode ser sintonizada na região do Cabo na faixa 98.5. Pela Internet tambem podem nos escutar. Fiquem à vontade.

P. S.- Nõ é um programa espirita pelo fato de ser uma ação do Rotary da cidade. Aceitei o desfio pela possibilidade de veicular coisas boas e pensamentos edificantes. E já percebemos como as pessoas tem sede de notícias boas e temas que as ajudem a sentirem-se melhores

AGENDA

Amanhã, farei um seminário em Boa Viagem sobre Iluminação Interior. Será numa transversal da Barão de Souza Leão, próximo ao Supermercado Boa Vagem. O nome da instituição, parece-me ,Sociedade Espiita Allan Kardec ( me perdoem a parca lembrança). No domingo, estarei na cidade de Olinda, falando sobre o carnaval (olha que lugar para falar sobre o carnaval!), no Fraternidade Espirita de Ouro Preto. Ah, ontem proferi uma palestra no Rotary Cub internacional sobre o tema: " Compreensão Mundial". Muita gente influente e pessoas simples na sala abarrotada e podemos levantar reflexões que, creio, foram muito pertinentes. Lá estava de presidente de câmara de vereadores à medicos, empresários e presidente do SESI, de líderes comunitários à homens de comunicação. Valeu a divulgação do ideal de iluminação. A reação, aliás, foi maravlhosa. É a força do pensamento imortalista junto à sede de paz da humanidade.

O DESPERTAR DA ÁSIA

Na década de trinta do século passado, Chico Xavier psicografou uma obra encantadora. O livro intitula-se "Emmanuel". São dissertações de seu venerável mentor espiritual abordando diversos temas humanos, soretudo, colocando uma visão de futuro, esmiuçando os problemas da civilização e apontando os caminhos da história. Dentre suas abordagens encontra-se a que ele faz sobre o continente asiático. Detalhando o comprometimento do "velho mundo" - a Europa - com os instinos beligerantes, promotora de duas grandes guerras ( a segunda guerra estava sendo gestada naquele período das mensagens ) e com um grande desenvolvimento da indústria bélica, Emmanuel explicita a hipocrisia da diplomacia da época, em que se pregava a paz e, nos bastidores, se preparava a estupidez da guerra. Fala da falência da igreja em não conseguir chegar ao coração europeu com os valores cristãos, contribuindo para o afastamento do povo das sagradas inspirações de espiritualidade. Dentro do seu raciocinio,o lúcido espirito discorre, então, sobre a Ásia como sendo o continente do futuro, para onde se transportaria os surtos do progresso. A visão Emmanuelina, ve-se hoje, estava correta.

Assisti, agora há pouco, um programa mostrando o desenvolvimento dos países asiáticos, com suas cidades dinâmicas e de arquitetura futurística, suas ruas cheias de vibração. O mais interessante são os projetos de vários países da região para associar o progresso econômico com o mais amplo desenvolvimeto social. Parecem demonstrar a consciencia de que, não adianta só enriquecimento de uma parte da população com indiferença à parte que fica na margem do progresso. Cingapura, China, Malásia (que, calcula-se, será país plenamente desenvolvido em 2020), Hong Kong (pertencente à China mas com estratégia própria), Coreia do Sul, Tilândia, Índia, Vietnan trabalham unidos, criando um mercado único, objetivando, tambem, o pleno desenvolvimento social.

O dinamismo das economias asiáticas vem tirando, anualmente, milhões da pobreza. Investem, cada vez mais, em educação para o seu povo. Emmanuel foi certeiro em sua previsão. Agora, não podem perder a conexão com o valores do espirito. Toda decadencia começa aí. A história é pródiga sobre o fato. Toda sociedade que esquece sua natureza transcendente não se mantem. Vira ruínas, literalmente ou simbólicamente. O Espirito é o sopro criativo e renovador, pai de todo verdadeiro humanismo e de toda a glória da vida.

FRASE QUE ME IMPRESSIONA

Gosto de frases que marcam, definem, explicitam com transparencia um caminho. Dentro desse raciocínio, confesso que, dentre todo o evangelho, recheado pelas frases impctantes que lhe constitui as páginas luminosas, uma se destaca para refletirmos no tocante à coerencia que devemos ter entre o que acreditamos e o que vivemos. Eis a frase: "seja sua (palavra, proceder) sim, sim, não, não". Isto implica em profunda identificação entre ideal e vida. Como a nossa palavra será sim, sim, não, não, se não internalizei todo o sentido de minha adesão aos sagrados postulados da vida? quando isto não ocorre, confundimos compreensão e universalismo com concessão à quívocos, assim como cedemos à craveira comum para nos fazer igual com o todo. Ora, o objetivo é ascender para auxiliar que ocorra o mesmo com o todo que me cerca. Ser igual é não se sentir superior a quem quer que seja e não nivelar-se em níveis mais baixos de ser.
Nosso desafio é "estar no mundo, sem se misturar com as coisas do mundo". Claro que isso não é rejeição ao planeta abençoado que nos ampara a evolução. Se refere aos valores do materialismo e todo o cortejo de paixões negativos, de deixar predominar os impulsos da vida puramente animalizada. O salto para uma consciencia mais ampla solicita esforço, sinceridade de propósitos, coerencia intensa e vontade firme. Isso tudo é possível conseguirmos. O importante é querer, desejar ardentemente para que um dia possamos dizer: "não sou eu mais que vivo mas Ele que em mim vive", por mim age e penso como ele.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

RESITENCIA À MUDANÇA

É uma característica do ser humano: temos uma resistencia à mudança. Receiamos o novo, o que não dominamos. A acomodação faz parte da nossa experiencia. Isso explica alguns dos aspectos dessa imensa dificuldade que apresentamos para redirecionar a própria vida. E tambem porque aderimos mais facilmente a um ideal na sua exterioridade do que o fazemos por dentro. Será que não passa por essa constatação que fazemos agora, nos tempos atuais, a interpretação daquela passagem da embarcação com os apóstolos em plena tempestade e Jesus, andando sobre as águas, convida Pedro a fazer o mesmo? este, sob estado de "hipnose santa", salta do barco e inicia o maravilhoso passeio sendo despertado , em determinado instante, daquele estado pelas lufadas de vento. Ao despertar fica temeroso e começa afundar. Nesta passagem, não teríamos a representção simbólica de nossa vida limitada, estreita e acomodada naquilo que conhecemos, no ambiente que dominamos? é preciso uma ousadia moral para saltar dessa "embarcação" e enfrentar as tempestades íntimas que caracterizam nossa experiencia emocional. Ter a coragem para encarar os relâmpagos de nossas deficiencias morais e a firmeza de propósitos para suportar os trovões ensurdecedores da consciencia solicitando mudança de rumos.

Essa rejeição à mudança se expressa em todos os quadrantes de nossas vidas. Na área profissional, na vida afetiva e na religiosa, só para ficar nesses exemplos. Daí a dificuldade histórica em aderirmos aos valores que a nossa consciencia identifica como adequados na construção da verdadeira felicidade mas que não conseguimos efetuar como gostaríamos. Junte-se a isso a sedimentação de longos séculos das estruturas equivocadas, deitando raízes profundas em nosso universo pessoal.


A educação da alma é o romper dessas raízes. É o romper, muitas vezes, nossos paradigmas de acomodação, alterando as matrizes das atitudes, modificando os estímulos já macanizados na intimidade, colocando outros fatores, de natureza mais espiritualizada, nos impulsos sutis de nossa mente. E detrminação é condição fundamental para conseguirmos o êxito necessário a esse empreendimento de alta monta para nossa trajetória. O aperfeiçoamento implica em aparar arestas e debastar áreas deformadas, polindo o que se encontra em detritos e obscurecido. Ampliemos nossos horizontes, saltando da barca pequenina na direção dAquele que nos apresentou a infinitude da vida. Sem medo dos ventos e dos relâmpagos.

SUPERADO

Amigos, tivemos um problema na área de comentários, no entanto, foi solucionado hoje. Postamos os comentários que, com certeza, muitos se perguntavam por que não haviam sido publicados. Não havia neles qualquer impropriedade. Foi problema técnico. Um abraço.

EXTREMISMO E DECADENCIA

No excelente livro "Emmanuel", psicografado por Chico Xavier, há uma reflexão muito oportuna do mentor do Chico referente à tendencia agressiva do Ocidente. Abordando a indústria belica altamente avançada nos países ocidentais, a geração de milhares de empregos, tudo para manter a hegemonia e em nome da "paz", Emmanuel deslinda nuances fundamentais para entendermos as transformações de agora. A decadencia dos valores mais profundos da cristandade, como fruto dos desvios da igreja "oficial" perante os poderes temporais do mundo, contribuiu imensamente para a feição belicista ocidental e a não realização da missão de cristianização da civilização. Por outro lado, o afastamento dos valores espirituais tambem teria favorecido o surgimento de doutrinas extremistas tanto no campo político quanto religioso.

Se tivéssemos assimilado a essencia dos postulados da Boa Nova, com certeza, os rumos teriam sido outros. Isso é história e, como tal, passou, deixando amargas lições. São chegados os tempos, porem, em que esses fundamentos colocarão tudo no seu devido lugar e aquilo que poderia ter sido feito de maneira equilibrada e mais leve será realizado com esses contributos de lágrimas e dores acerbas. Serão, no entanto, concretizados os planos do Alto para a ascenção do planeta a uma condição mais elevada no tocante aos aspectos morais. A civilização não será mais a mesma. Os divinos fundamentos substituirão os movimentos belicistas e as ideologias extremistas. O equilibrio, com o devido respeito à vida, será a tônica dos rumos civilizatórios.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SONHO E REALIDADE

Agora que postei comentário abaixo, sobre o momento poítico que vem ocorrendo nos países árabes, gostaria de expressar meu sonho ( e que será realidade na Terra regenerada): Não haverá mais levante do povo e, muito menos, atos de violência, tanto da população quanto dos governantes. Não haverá nem mesmo motivo para levante popular. A não violencia, poder do espirito, será a grande vitoriosa. Antes disso, porem, novas lições. E práticas próprias das almas inquietas, muitas vezes imaturas. Elas defendem ideais nobres às vezes com exageros. Mas são tempestades que higienizam tambem. Mundo em convulsão. Mundo em gestação. O últero da civilização dará a luz à luz. Caminhamos para ela.

VENTOS DEMOCRÁTICOS

O mundo assiste, impresionado, o efeito dominó que ocorre no mundo árabe. Região de muitas ditaduras, cheia de "slogans" contra o imperialismo norte americano e ocidental, sempre foi vítima do domínio opressor. Ficaram ricos a custa do sofrimento do povo e da ausencia de liberdade. Digam o que quiserem mas a democracia, com as imperfeições que a caracteriza, ainda é o regime mais adequado para o desenvolvimento das sociedades no estagio espiritual em que nos encontramos. E creio que a democracia tende a se aperfeiçoar. Ditadura, jamais. De qualquer espectro político ideológico.

Primeiro a Tunísia, que derrubou o ditador, com manifestações da população em várias cidades. Depois, o efeito dominó. Líbia prepara-se, através de manifestações populares, para comemorar a queda da tirania de Kadafi, no poder há 40 anos. O Irã vê recrudescer o movimento popular contra o Armahdnejar, o homem que quer riscar Israel do mapa. Até no Bahrein, pais próspero, surgem movimentos de protesto.

Há que devemos creditar esse momento histórico nos países árabes? Temos uma panela de pressão. Essa analogia entre os regimes opressores e a panela de pressão é perfeita. Um dia a tampa explode. O sopro dos ventos da renovação naquela região do planeta faz parte de um projeto de renovação espiritual em curso, como bem o sabemos.Um breve olhar sobre todos os campos da vida humana nos faz perceber que há transformações ocorrendo em todo o globo. Na política não seria diferente. Não deverá haver mais espaço para a corrupção e a opressão. O populismo barato, que faz comandantes dominarem o povo através de seu carisma, desaparecerá, em breve, da face do planeta. Quando menos se esperar, eis que não haverá mais espaço para certas práticas que conhecemos tão bem por aqui.

Claro que democracia não é apenas eleição direta. Por incrível que pareça, ditaduras de pessoas ou de partidos podem se perpetuar através de manipulações e atitudes escuras em plena processo eleitoral. Sem falar na manutenção de um povo com baixo índice educacional, o que favorece práticas populistas, em que não se resolvem problemas fundamentais de um país mas se mantem popularidades através da mídia e de supostos programas populares. Democracia é o fortalecimento das instituições e o império da lei. O funcionamento harmônico e respeitoso entre os tres poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - é condição indispensável para a emancipação de uma nação, alcançando o patamar de país desenvolvido. Quando ocorre a hipertrofia de um dos poderes, a democracia verdadeira corre perigo. Será que o legislativo no Brasil é independente ou subserviente ao executivo? E com as atuais nomeações do Supremo Tribunal sendo realizado pelo governante de plantão, será que temos suficiente independencia deste para julgar os desvios do executivo?

Interessante observar que grande parte desses ditadores são amigos próximos do governo que saiu do poder no nosso país. Nunca entendi por que o nosso governo vivia apoiando e cheio de carinhos para com esses regimes torturadores Quem não se lembra das frases afetuosas entre Lula e Kadafi há dois anos atrás? E entre nosso ex- presidente e o presidente do Irã? E ele, nossa autoridade maior, abraçado e feliz com Fidel Castro, ditador de Cuba durante 50 anos e que, por motivo de saúde, passou o poder para o seu irmão, Raul Castro? Sem falar na estreita amizade com Hugo Chaves, que vem promovendo a quebra da Venezuela, com seu projeto bolivariano.

E viva a democracia. Pena que muitas vidas estejam sendo tiradas pelos homens do poder nos países árabes, Seria o ideal que não houvesse qualquer derramamento de sangue. Que o sopro renovador trouxesse apenas debate de idéias e não o espoucar de armas. Mas os que querem se perpetuar no poder parecem não conhecer o valor das idéias. Mantem-se pelo terror, pela opressão. Por isso, são ditadores. Peçamos ao Alto paz para essas terras e bom senso à todos. E que os que estão no poder parem para escutar a voz da população. Não se chega a essa situação aleatoramente. E viva a democracia e a paz.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SINFONIA DA ESPERANÇA

Inclina teu ouvido, meu amigo, eescuta a melodia da terra, derramando a música da fartura!
A cana de bambu, esvaziada de vida, tmbem se dobra em busca do chão, para enriquecer-te de melodia.
O teu pequeno sofrimento de soledade se mistura ao infinito sofrimento de soledade do mundo.
E enquanto aos teus ouvidos não chegue a acústica da grande dor, a tua dor não romperá a concha da acústica da felicidade de todos...
Toma da vara de bambu e sopra nela qual uma frauta, e deix que teu campo de tristeza cante tua dor, na tristeza de todas as dores que não podem cantar!
E enche... enche com a melodia que teus ouvidos captem da abundância do chão, o vazio do teu coração deserto...
E verificarás, atônito, que o amor, quanto mais se doa mais se enriquece, e quanto mais se esvazia mais se embebeda de amplidão...

Encontrei-te um dia, amigo, e pediste para que eu cantasse.
A minh voz se perdia na sinfonia da Terra em festa, e eu não podia cantar!
Chamaste-me "amigo", e a voz da tua melodia deu melodia à minha voz, para que eu te chamasse "irmão"!

Acompanhei com os olhos a abelha, ébria de zumbido, no festival sonoro que a Natureza cantava!
E vi-a avançar em redemoinho de festa até a última flor de lótus, que derramava perfume.
Avancei precípite e arranquei a débil mensagem da vida perfumada, e saí a procurar-te, amigo, para recolher nas petalas mimosas de tuas lágrimas, como o orvalho de um irmão, na intimidade da terra que nos dava o lótus, como a fartura no seu seio maternal.
E por isso, agora que o outono não não mais nos pode atender, deixa-me segurar-te a mão,para cantar contigo, na tristeza do nosso caminho, a sinfonia da esperança, como abelhas do trabalho, embriagadas, na primavera, no festival das alegrias.


TAGORE

( Página recebida pelo médium Divaldo P. Franco, na reunião da noite de 04. 02. 1963, em Salvador, Bahia )

CHICO XAVIER NO CARNAVAL

Já está um frisson o fato veiculado na imprenssa concernente à homenagem que a Viradouros, escola de samba carioca, pretende fazer à Chico Xavier no carnaval. Vamos ser objetivo em nosso pensamento: Primeiro, estamos em um país livre. Se desejam homenagear o Chico não existe qualquer lei que proíba e nem acho que cabe ao movimento espirita, por ter sua visão do carnaval, se sentir ofendido e, com uma atitude fundamentalista, tentar coibir o gesto da escola de samba. Segundo: Isso não muda nossa reflexão sobre a problemática do carnaval que, embora muitos achem simples extravasar de alegria, traz riscos muito próprios de toda sorte de excessos cometidos durante o período de Momo. São problemas de alcoolismo, drogadição, desequilibrio sexual, alto índice de violência e perversão do bom senso e da civilidade na sociedade. Claro que existem aqueles que brincam sem nada disso mas é uma super minoria. Alem disso, estes ficam expostos à atmosfera psíquica turbulenta e sombria, oriunda do nível de desajustes dos encarnados e da turba de desencarnados que aguardam, ansiosos, estes dias para mais facilmente agir sobre as paixões e o entorpecimento moral próprios da época. Lembramos, ainda, as consequencias pós- carnaval, que atinge milhões: obsssões, gravidez indesejada, abortos, depressões e crises de variada natureza.

Voltando à suposta homenagem, a escola pode faze-la. É livre, no entanto, fala-se que alguns espiritas iriam desfilar no carro alegórico. Tambem são livres para faze-lo, no entanto, creio que isso não seria compatível como pensamento espirita quanto à festa. Sempre nos posicionamos com imenso respeito aos que gostam e brincam mas fomos muito transparentes no tocante a situação. E vale ressaltar que não temos a idéia de que quem brinca está perdido, nos umbrais, obsedado e coisa que o valha. Não. Muitos brincam e guardam sua qualidades íntimas, com seus méritos adquiridos, etc. A nossa tarefa é esclarecer o que ocorre nos bastidores do evento (mundo espiritual) e o que pode advir ( os problemas citados anteriormente). E se propugnamos uma elevação dos padrões espirituais do planeta, claro que esse não é o caminho. Não precisamos ser incorente com o que ensinamos para ter essa "divulgação" de um expoente espirita. Nem ele necessita disso e nem o espiritismo. A proposta é clara. Precisamos dar um salto moral. Volto a falar do carnaval mais adiante.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

DESAPRENDER - AINDA O TEMPO

Muitas vezes necessitamos "desaprender", ou seja, abrir a mente para que coisas estabelecidas na mente possam ser alteradas. Descondicionar a mente para que ela esteja aberta à novas possibilidades, à novos conceitos e visões da vida. Não tenho dúvida que a ascenção espiritual vai rompendo conceitos e paradigmas pois nosso estágio atual nos coloca em uma faixa muto estreita de compreensão, seja no que tange às forças da natureza, seja no tocante às questões morais. É uma dilatação extrema que, hoje, não suportaríamos conceber. Seria uma luz muito forte a toldar nossa visão.

A questão do tempo encontra-se dentro desse aspecto.Voces devem estar lembrado de nossa penúltima abordagem. O tempo no mundo espiritual, fora da matéria densa, e o tempo nas dimensõs mais sutis. Desejaria complementar com este breve comentário face ao fato de que, pensando em tres dimensões não conseguimos entender o Universo com mais dimensões. Daí nossa dificuldade de entender tudo aquilo que extrapola nossas referencias, inclusive, naturalmente, como entender o "não- tempo".

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

EM CARPINA

Respondendo à carinhosa colocação do Fábio, de Carpina, onde estive terça feira proferindo palestra nas comemorações dos 65 anos daquela operosa casa( Amor e Caridade). Agradeço o carinho de todos. E coloco-me à disposição, Fábio, para trocarmos idéias e experiencias sobre os trabalhos de cunho espiritual, conforme voce externou. Um grande abraço.

NA LINHA DO TEMPO

Nossa amiga Hilda nos solicita uma abordagem a respeito da questão do tempo no mundo espiritual. E cita uma informação contida em um livro cuja data do reencarne de um personagem não bateria com a contagem do tempo na Terra ( se entendi bem). Vamos tentar colocar a questão, que é um tanto difícil ao nosso entendimento linear e limitado por todas as referencias humanas, da melhor maneira possível.

Todos sabemos que o tempo é um "convenção" humana, face a criação do relógio e todas as formas de relação que desenvolvemos a partir daí. Em verdade, fora da percepção que desencadeamos ante todas as referencias, no universo o tempo inexistiria. Ele simplesmente é. Não haveria o fluxo passado, presente e futuro, ou melhor, tudo seria presente. O passado para trás e o futuro para a frente é fruto da nossa mente atrelada ao relógio e a limitação advinda da matéria. A natureza das vibrações aceleradas do espirito tambem é um elemento para diferenciar essas duas realidades. Aliás, essa não é uma visão apenas espírita da questão. A física, desde Einstein, já questionou a noção de tempo. E os estudos sobre a capacidade premonitória de algumas pessoas corrobora que, para o espirito imortal, a percepção de tempo não segue o fluxo que conhecemos. No mínimo, isso.

Agora vamos entender algumas informações trazidas em obras sérias, como Nosso Lar, a respeito de dia e noite, alem dos horários correspondentes àqueles da Terra, embora estejamos falando de uma cidade espiritual. Vamos lá

A Misericórdia de Deus é tão grande que, a fim de proteger a sanidade mental dos espiritos que evoluem em mundos como o nosso, retardado moralmente e com forte apego as expressões materiais, estabelece áreas de transição, compatíveis com as condições da maioria das almas, objetivando não causar danos que adviriam do choque de referencias. Imaginem desencarnarmos e ao abrir os olhos não encontrarmos qualquer elemento conhecido nosso. Todas as referecias desaparecidas e toda a noção espacial e tempo alterada. Seria enlouquecedor para todos nós. Em Sua Previdência, o Senhor estabeleceu, então, estas áreas que se "moveriam" conforme os padrões humanos, ou melhor, terrenos. O "tempo" seria sentido no mesmo fluxo que o da Terra. Por isso, cidades espirituais na posição vibratória e moral como Nosso Lar, de transição para a dimensão espiritual propriamente dita, apresenta a mesma concepção que o planeta. A mentalidade da maioria dos espiritos que habitam a Terra necessita, ainda, da contagem do tempo como a conhecemos. À medida que a alma se eleva, vai se distanciando desse fluxo temporal e "caindo"na eternidade, onde tudo é presente.

Espero que não tenha sido muito confusa a abordagem. Quanto a questão dos personagens citadas pela Hilda, não poderia emitir qualquer concepção sem conhecer o contexto do livro. A não ser que um dos personagens estivesse habitando um mundo muito evoluido, de vibrações rápidas, consequentemente, fora da noção de tempo e espaço da Terra. Ao reencarnar, com a diminuição vibratória para adptação ao planeta, encararia discrepância entre os dois conceitos de tempo. Basta lembrar que há planetas que, segundo os astrônomos, o ano desses mundos descobertos equivaleria àpenas trinta dias dos nossos, graças ao movimento de translação desses planetas em torno de sua estrela. Isso para reforçar a iéia de que o tempo pode mudar de acordo com fatores diversos, tais como vibração ( caso dos mundos espirituais mais desligados da carne), movimento de translação, etc.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

NO MUNDO DOS SONHOS

Quando as pessoas sabem que somos espiritas, é ralativamente comum perguntarem a respeito dos sonhos. E quase sempre narram alguns deles, como se fôssemos decifradores deste mundo onírico. Isso é fruto, claro, do desconhecimento quanto ao espiritismo. E, na verdade, os sonhos tem sua importância, tanto a nível orgânico quanto psíquico. Alem disso, no período do sono físico a alma pode emancipar-se da matéria, ganhando uma independencia parcial da realidade fisiológica. Neste estado, a alma entra em relação com o mundo dos espiritos, podendo se relacionar com parentes domiciliados no além ou contactar com outras entidades, tanto simpáticas quanto adversárias de sua felicidade. A vida que levamos na Terra, não só aquela que se expressa nas atitudes que tomamos durante o dia mas, tambem, a vida mental que temos, é um aspecto determinante para definir nossas companhias espirituais ou o ambiente para onde vamos após despreendermo-nos do corpo no repouso físico.

A complexidade para entender o universo onírico é aumentada face ao fato que, durante essa emancipação, podemos ter acesso a uma experiencia relacionada com vidas anteriores pois os laços com a matéria se afrouxam, permitindo nesga do passado se projetar para a memória imediata. Alem disso, sonhos premonitórios podem ocorrer, ou seja, visões do futuro, graças à peculiaridade do espirito "escapar", temporariamente, do nosso espaço -tempo.

Outro fator que dificulta a compreensão exata dos sonhos é a imensa colcha de retalhos que é nossa mente, ainda não devidamente educada, favorecendo, ante a emancipação pelo sono, a projeção do inconsciente, delineando medos, temores e traumas estruturados no nosso psiquismo.

Como veem, não é fácil penetrar nesa área, no entanto, com serenidade, devemos estar atentos para os sinais que são emitidos. Eles podem indicar necessidade intrinsecas ou desafios a serem vencidos pelo indivíduo. Mas, sem neuroses. Afinal, já é um grande embate as lutas da vigília, imaginem, viver para os embates dos sonhos...

LIVROS ESGOTADOS

O amigo do blog, Nato, fez referencia em seu último comentário ao fato dos meus livros estarem esgotados, impedindo que as pessoas interessadas em adquiri-los o faça. Olha, Nato, sei dessa dificuldade. Durante cerca de oito anos publiquei meus livros pela DPL, de São Paulo. Foi uma parceria maravilhosa. Tenho enorme gratidão ao meu amigo José Carlos por ter lançado os trabalhos para todo o Brasil pois até então tínhamos feito publicações próprias, portanto, sem distribuição em livrarias. Graças aos céus nossos livros tiveram grande aceitação, principalmente o Luz Para a Vida Sem fim e o Ajuda-te, o campeão de vendagens, alem do "Os Filhos de Lázaro", que, parece-me, vendeu acima da média. Infelizmente, não houve condições para continuar a parceria por diversos fatores. Após publicar 7 livros pela querida DPL, seguimos novos rumos. Várias edições foram publicadas pela minha antiga editora desses livros. Agora, estão esgotados. Pretendo, num futuro que espero o mais breve possível, reeditá-los. Publiquei o meu último livro pela editora de Pernambuco, a BOM LIVRO. Estou aguardando para verificar se iremos publicar outros. Aguardemos as novidades.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

BATENDO O RECORDE

Amigos, nosso blog está pertinho de bater seu recorde. Estamos chegando a trinta mil acessos. Já imaginaram que o nosso espaço iria chegar a isso?
Valeu e obrigado à todos, do Brasil e do exterior, que confiam no blog.

EXPLICANDO

Como devem ter lido aí embaixo, colocamos duas mensagens do espírito Marta para nossas reflexões. Para os novatos no blog, essas mensagens foram psicografadas por meu intermédio e falo isso para assumir, como instrumento, qualquer discrepância ou discordância que possa advir da mensagem. Marta é mentora das minhas atividades, a quem muito devo nessa trajetória cheia de percalços e lutas. Espero que tirem salutar proveito do seu pensamento evangelizado.
As mensagens constam do livro de Marta: "Caminhos da Sabedoria", publicado pela editora DPL, de São Paulo.

PRESENÇA DA DESENCARNAÇÃO

Ela se faz presente. Renovadora, silenciosa e precisa. Carrega em si o poder de desmontar os tentáculos da crença na vida eminentemente material. Põe por terra as miragens e ergue, firme e segura, a fronte do homem, em direção do infinito. Fala ao ser de sua origem superior e de sua luminífera destinação. Retira a pérola pensante - o espírito - do ergástulo de carne e impulsiona-a em direção das estrelas.
A morte atemorizadora dos que só acreditam na força cega da matéria é, em verdade, o portal para o encontro do espírito com sua real natureza.
Muda o indivíduo de dimensão sem alterar, de imediato, sua reaidade interna. O portento da imortalidade, então, envolve a alma, livre do fardo abençoado e pronta para novos aprendizados. Só aqueles que à vida sensual se aferram demoram na perturbação própria de sua criação mental. Os que obscurecem seu mundo mental encontrarão as sombras em volta. Os que escravizam o coração às paixões degradantes encontrarão a degradação após o desenlace.
Atentemos nos cuidados infinitos de Deus para conosco em todos os caminhos da vida, inclusive, nas proximidades da morte. Na verdade, ela não existe. Após a inexorável passagem, ali estarão os nossos amores e as nossas verdades nos aguardando.
Somos filhos dos céus. Ninguem se perpetuará na carne.
Acende, pois, as luzes do teu céu nos carreiros do mundo com o azeite do amor, a energia da bondade, a eletricidade da compaixão. Edifica desde a Terra o paraíso do teu amanhã, aperfeiçoando e corrigindo, restaurando e refazendo os passos, com mãos operosas no presente e olhos postos no futuro.

Ama e serve.

Eis o teu céu, que encontrarás adiante, após a grande viagem.

MARTA

PRESENÇA DA MEDIUNIDADE

Folheando as páginas da história nos defrontamos com a dimensão invisível convivendo e interagindo com o mundo físico de forma intensa e quase permanente. A trajetória evolutiva da civilização humana está marcada pelo intercâmbio transcendente, em fenômenos ora ostensivos, ora sutis, demonstrando a conjugação das duas realidades que, em verdade, significam janelas da mesma expressão: a vida.

O ser humano não pode se furtar ao valor mediúnico pois é apanágio da alma, compondo as forças psíquicas do ser, do espirito imortal.

Se porventura te sentes tocado pela faculdade mediúnica de maneira intensa ou mesmo suavemente, recorda que Deus nos faculta os recursos do conhecimento e da educação nas luminosas páginas da codificação espirita e estabeleceu as diretrizes éticas do seu uso na vivencia dos postulados evangélicos, tesouro legado à Terra pelo Inseparável Amigo.

Tua faculdade mediúnica não representa condenação mas oportunidade de desenvolvimento, escada laboriosa para o exercício da tua cidadania cósmica, onde em plena carne fazes a ponte entre as duas dimensões, revelando algo de tua natureza espiritual.

Constrói uma realidade feliz permitindo-te conhecer os meandros de tua mediunidade, deixando-te levar por sentimentos sagrados em sua utilização, convertendo a mediunidade em templo de nobres realizações.

Estuda-te, observa tuas tendências, analisa a natureza do mundo espiritual que te cerca e atrai os bons espíritos, avançando na transformação moral que te faça vencedor sobre si mesmo e detentor de produtiva mediunidade, realizadora do bem e da luz em ti mesmo e à tua volta.

MARTA

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A FAMÍLIA AUMENTA

Novos amigos estão chegando, ampliando nossa família do blog. Talvez alguem possa achar algo não tão importante quando enfatizamos a chegada de mais um companheiro(a) ao nosso espaço de idéias espirituais, possivelmente, a própria pessoa que aportou não encare dessa forma o que colocamos aqui sobre isso. Mas digo à todos que é de grande importância. É o engrossar de fileiras. É o saber que mais gente compartilha conosco, divergindo em algum instante mas aberto para enriquecer-se com as abordagens de todos. E eu, particularmente, fico muito feliz por ver estender-se este espaço com o pulsar de tantos corações. Da mesma forma como há a indignação dos santos contra o avanço do mal, devemos demonstrar o contentamento por mais um que vem dizer: contem comigo. Guardo as mesmas aspirações de voces quanto ao bem e aos valores espirituais.

Sejam bem vindos. Estamos trabalhando e torcendo para, em breve, comemorarmos o amigo(a) de número 400. E ficará mais um exemplo que se pode ter um blog voluntário que trate das luzes da imortalidade e que isto interesa a um número enorme de pessoas. Me sinto realizado pelo que já alcançamos. Temos apenas um ano de existencia. É a regeneração.

SOBRE A RAIVA E O ÓDIO

"Acho que a raiva e o ódio causam, de fato, mais prejuízo para nós do que para a pessoa responsável pelo nosso problema. Imagine que seu vizinho odeia voce e está sempre lhe causando problemas. Se voce perder a paciência e desenvolver o ódio por ele, sua digestão será prejudicada, seu sono irá piorar e voce terá que começar a usar tranquilizantes e pilulas para dormir. Depois terá que aumentar as dosagens, o que prejudicará o seu corpo. Seu humor será afetado; como resultado, seus velhos amigos hesitarão em visitá-lo. Voce ficará com mais cabelos brancos e rugas e poderá, por fim, desenvolver problemas de saúde mais sério. Então, seu vizinho ficará realmente feliz...( )

( )...Se, apesar das injustiças dele voce permanecer calmo, feliz e tranquilo, sua saúde se manterá boa, voce continuará alegre e mais amigos virão visitá-lo. Sua vida será mais bem sucedida...( )" - Dalai Lama.

Nada a acrescentar.

MAIS LUZES

"Geralmente os períodos difíceis da vida proporcionam as melhores oportunidades para adquirir experiencias úteis e desenvolver força interior." - Dalai Lama.

Como o carbono bruto torna-se um diamante reluzente? necessário o esmerilhar, a fricção, o debastar de arestas para que se dê a bela transformação. O espírito lapida-se por meio dessas convulsões de experiencias. A ascenção solicita esforço. As almas fortes que tanto admiramos, capazes dos mais altos sacrifícios no cumprimento do ideal abraçado, foram retemperadas nas retortas dos desafios em múltiplas existencias, angariando, dessa forma, a mais absoluta confiança dos céus, em grandiosas tarefas no universo.

No Livro dos Espiritos há uma questão que os espiritos superiores responderam à Kardec da seginte maneira: " As reencarnações mais proveitosas são aquelas marcadas por desafios e lutas". As palavras não foram estas mas o sentido, sim. Não se progride com facilidades. A conquista sobre si mesmo pede lutas e persistencia, afinal, o "que perseverar até o fim, será salvo". Vamos em frente, então.

SABEDORIA

"Quando somos enfrentados por um inimigo, uma pessoa ou um grupo de pessoas tentando nos prejudicar, podeos ver isso como uma oportunidade para desenvolver paciencia e tolerância. Precisamos dessas qualidades; elas nos são úteis. E a única ocasião que temos para desenvolve-las é quando somos desafiados. Assim, desse ponto de vista, nosso inimigo é nosso guru, nosso professor. Independentemente da motivação deles, do nosso ponto de vista, os inimigos são benéficos, uma benção." - Dalai Lama.

Essa maneira de pensar, eminentemente espirita, eminentemente cristã, era adotada por Chico Xavier, quando definia os que lhe perseguiam como sendo seus intrutores espirituais. Como avaliar o que já adquirimos senão em contato com aquilo que confronta o que somos ou achamos ser? Identificar as próprias carências é fundamental para o nosso crescimento e a forma mais eficiente é quando aparece alguem para nos fazer ver o que não desejamos ou o que os amigos, por generosidade, não desejam mostrar.

A adversidade, pois, significa poder de aferição, capacidade de avaliação sobre si mesmo, alem de possibilidade de efetuar conquistas definitivas ante os desafios enfrentados.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

EM VIAGEM

Estive em viagem nestes dias. Hoje, fiz palestra em Vitória. Ontem, falei na Casa de jaraguá. Na próxima terça feira farei uma palestra à tarde no GEAP - Grupo Espirita Amor ao Próximo, em Boa Viagem e, logo após, viajo para o interior do estado onde irei proferir, na mesma terça,`a noite, uma palestra na cidade do Carpina, no aniversário do Amor e Caridade que faz 65 anos. E assim vamos seguindo. Amanhã. segunda feira, postarei algum texto. Até mais.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

UMA TESE

Vamos levantar uma tese. E tese ja´diz: é uma construção hipotética nascida de algumas observações e análise pessoal. Não é resposta sobre algo. É reflexão sobre um tema. Feita esta colocação que considero necessária, vamos ao que proponho.



Assistindo esta manhã ao filme "Dom Juan De Marco", com Marlon Brando e John Deep, uma parábola sobre questões da psique masculina e sua relação com a mulher, além da exaltação do universo feminino, fiquei pensando com meus botões sobre as duas polaridades de que é composto o espirito, a masculina e a feminina. Conforme encontramos na codificação e em outros livros de conteúdo elevado, a alma para atingir a plenitude necessita passar por experiencias nos dois campos das polaridades. Implica dizer que experienciamos em ambos os sexos. Bom, essa não é a tese pois está muito claro nas informações espirituais confiáveis tal informação. O que desejo colocar é que, se estagiamos em ambos os sexos, por que há casos em que existe um nítido conflito entre a polaridade predominante no ser e o seu corpo? parece-me que a imensa maioria passou pela troca de polaridade sem maiores dificuldades pois percebemos uma certa naturalidade e sintonia entre as almas e os corpos que estão utilizando. Ou será que a explicação para essa "normalidade" está no fato da maioria de nós estagiar demoradamente num sexo antes de passar para outro? ou será que a questão da aceitação do espirito antes de reencarnar não seria determinante quanto ao conflito ou não entre o corpo e a mente?



Assisti esta semana um programa em que um rapaz fez cirurgia para delinear melhor sua imagem feminina. Após a intervenção cirúrgica, o rapaz, agora ela", disse: " agora vão poder ver minha alma, ver como sou". Expressou uma realidade de sua mente. Me parece um caso ( como outros existentes ) de não aceitação de suas necessidades de inversão da polaridade. Diversos são os motivos para essa inversão. O problema é essa reação de alguns enquanto uma boa parcela parece lidar bem com o processo. Tudo nessa área é maravilhosamente complexo, profundo e delicado, parecendo querer nos impulsionar ao campo do entendimento e tolerância, humildade e generosidade para com a diversidade da experiencia humana, afinal, estamos em aprendizado para ficar sintonizado com a grande lei universal.

O conflito dessas almas em não aceitar a mudança esbarra com o motivo da alteração antes do reencarne. E deverá trazer possíveis retardamentos no processo de evolução embora a lei tire proveito para que a alma avance sempre mais. Temos aí material para reflexão, e muito.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A DITADURA DA APARENCIA

Um dos grandes tormentos que assediam a alma humana pelos caminhos do mundo é o "jogo" das formas, a ilusão dos "traços", o império das aparencias. O domínio da forma sobre aquilo que é a essencia tambem responde por esse vazio existencial que infesta bilhões de pessoas na face da Terra. É o vazio dos que caminham como uma caneta sem tinta, uma casa sem gente, gente sem amo
Desconectados da sua realidade interior, vivendo excusivamente para o jugo dos sentidos, milhões transitam entre a angústia do medo da morte e as inúmeras frustrações que maceram os fragilizados da estrada. Entre os jovens, a moda da "beleza física" ou dos padrões estabelecidos como característico da beleza, atormentam e infelicitam um sem número de almas ainda nos primeiros tempos da mocidade. Entre os mais vividos, o anseio de rejuvenescer à força promove uma competição avassaladora consigo mesmo, intentando-se manter a forma qué teima em deteriorar-se. Sem alma, sem vida moral aguda, vem a sensação de derrotados pelo tempo. A incompreensão sobre a finalidade da vida, o materialismo fixado no consumismo extremo evidenciam a distância em que boa parcela da humanidade, aprisionada nas grades da existencia sem raiz, do corpo "sem espírito", se encontra da paz

É a ditadura da aparencia. Precisamos atingir a liberdade da alma que voa, da beleza perene alem da forma, das cintilações do belo no universo moral. A exaustão trabalha o ser. Esgotado de ilusão, debastado pelo sofrimento e desilusão, alcançará o país da verdade. E aí, então, conhecerá a mais profunda felicidade.

GRANDE LIÇÃO

Esta semana uma emissora de televisão apresentou uma reportagem em que nasceu uma criança sem os braços e as pernas. A mãe, contrariando o que se esperava, disse que, em nenhum momento pensou em abortar. Tinha feito a ultrassonografia e ja´sabia que a criança viria com aquelas limitações. Só a cabeça e o tronco. Ela dizia para a criança, ainda no seu ventre, que ela seria bem vinda e amada. E vem cuidando dela com entranhada dedicação. Um empresário, sensibilizado com o acontecido, já prometeu financiar a implantação de pernas mecânicas para a criança.

Muitos ficam a pensar: por qual razão nascem crianças naquelas condições? e volvemos a mente para a grande e profunda filosofia reencarnacionista que nos explica a ciencia dos múltiplos nascimentos, cumprindo com perfeição o funcionamento da Justiça dos Céus.

O sorriso e o olhar de resignação da mãe tambem nos traz sérias e graves reflexões. Fala-nos da maturidade espiritual desta mulher e da sua consciencia na tarefa que lhe cabe. Não é fortuito o fato dela ser a mãe. Não é aleatório o fato dele ser seu filho. E aquela circunstância oferece lições imorredouras sobre os mecanismos da vida e aqueles insondáveis motivos de tão rude prova.

"MÃE, PRECISO NASCER"

Era terceira gestação da jovem senhora. Em todas as ocasiões, ao fazer ultrassonografia, constatava que o feto era deficiente. Não aceitava. E realizava o aborto. O espirito era o mesmo nas três ocorrencias. Gritava desesperado pela oportunidade. Possuía estreitos vinculos com aquela mulher. E desejava ressarcir o passado equivocado que construíra ao lado dela.

A senhora vivia irritada, neurastênica. Tinha pesadelos e, ao contrário do que se poderia pensar, não eram motivados pelo espirito rejeitado. A própria consciencia bradava a distonia que acometia a futura mãe.
Como resolver tal situação? o caminho fora encontrado pelo Alto. Cada caso é um caso. A alma que precisava retornar ao mundo da carne possuía certa cota de méritos e tinha o acompanhamento de nobre entidade a ela vinculado de longas eras. Resolveu-se que, na próxima gestação, o corpo apresentaria normalidade a fim de que não fosse abortado, aparecendo as inibições físicas após o segundo ano de vida. E assim foi. Com dois anos, surgiu o primeiro quadro de enfermidade com degenerescência de alguns órgãos. A jovem mãe, embora afetada pelo quadro de enfermidade da criança, já nutria intenso amor pelo filho. E foi toda renúncia e abnegação. Assim age a Sabedoria Incomparável, sempre de conformidade com cada caso.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

RESISTENCIA

Nos vales do mundo encontrarás sombras e obstáculos cujas nascentes encontram-se em teu coração. As mazelas inferiores são "plugs" que nos ligam às forças da tentação, estabelecendo os conflitos, as amarguras, as armadilhas...

A sintonia em que vives será o teu coroamento no reino da alegria ou a tua corrente no vale da tristeza.

Resiste, na intimidade de ti mesmo, àquilo que se apresenta em expressões de delinquência, desvio, mácula, tortura.

Resiste, normatizando o bom combate, na certeza de que assim fazendo permites que os benfeitores do alto te auxiliem por encontrar campo de penetração.

Tua vontade firme em crescer por dentro será a chave a te fornecer os elementos imprescindíveis à tua resistencia.

Podes vencer a ti mesmo. Conseguindo este mister ficarás à vanguarda da vitória, quebrando as amarras que te algemam às dolorosas reecarnações reparadoras. Quanto mais enraizada for a deficiência maiores dificuldades encontrarás, exigindo-te esforços redobrados para que maior seja a alegria, pois a colossal batalha mais te engrandece quanto maior for a resistência adversária.
Resiste ao mal, às sombras, aos apelos do passado e ao seu teor negativo.
Resiste a atração da acomodação e àquilo que te possa envolver em falsa felicidade.
Busca em ti o Sublime Rei.
Marta

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

DALAI LAMA - REFLEXÕES

"Creio que todo ser humano tem o desejo inato de felicidade e não quer sofrer. Tambem acredito que o verdadeiro propósito da vida é experimentar essa felicidade. Acredito que cada um de nós tem potencial idêntico para desenvolver a paz interior e, desse modo, alcançar a felicidade e a alegria. Quer sejamos ricos ou pobres, instruídos ou incultos, pretos ou brancos, do Oriente ou do Ocidente, nosso potencial é igual. Somos todos mental e emocionalmente iguais. Embora alguns de nós tenham narizes maiores e a cor da pele possa variar ligeiramente, somos basicamente iguais em termos físicos. As diferenças são secundárias...( )"

"Compartilhamos as emoções perturbadoras, bem como as positivas, que nos trazem força interior e tranquilidade. Acho importante estarmos cientes de nosso potencial e deixar que isso inspire nossa auto confiança. Às vezes olhamos o lado negativo das coisas e nos sentimos desamparados. Acho que essa é uma visão errada"

""Se temos uma atitude mental positiva, mesmo quando cercados de hostilidade, não nos faltará paz interior. Por outro lado, se nossa atitude mental é mais negativa, influenciada pelo medo, desconfiança, desamparo ou aversão por nós mesmos, mesmo quando cercados por nossos melhores amigos, em uma atmosfera agradável e ambiente confortável, não seremos felizes. Assim,a atitude mental é muito importante: ela faz grande diferença em nosso estado de felicidade."- Extraído do livro: Um Coração Aberto
O que voces acham dessas reflexões?

COMPAIXÃO SEGUNDO O DALAI LAMA

Um presente para nosso coração: pensamento do Dalai Lama sobre a compaixão:

""O que é compaixão? Compaixão é o desejo de que os outros se libertem do sofrimento. É por meio da compaixão que aspiramos obter a iluminação. É ela que nos inspira a nos empenharmos nas práticas virtuosas que levam ao estado de Buda. Devemos, portanto, nos dedicar a desenvolve-la" - Do livro: Um Coração Aberto - Praticando a compaixão na vida cotidiana, da editora Martins Fontes.

ACESSOS INTERNACIONAIS

Amigos, alem dos países que vem acessando nosso blog com maravilhosa frequencia, como Arábia Saudita ( ainda em segundo lugar, atrás do Brasil), Estados Unidos (firmes em terceiro posto), Portugal, Alemanha e Canadá, alem da Rússia que tem presença significativa, constatamos pela ferramenta Google, que a Eslovênia começa a surpreender. Vem crescendo seus acessos à nossa página, se aproximando da Indonésia. Israel e Paraguai tambem começam a figurar. Angola tambem avança. Que esses nossos irmãos de outras terras (ou que lá se encontram) possam permanecer nos dando a alegria de suas participações. A mensagem necessita circular. Assim, estaremos contribuindo pelo arejamento de idéias. Sejam bem vindos.

SIAMESES

Ontem assisti maravilhoso documentário sobre gêmeos siameses. Vários casos, das mais variadas formas, apareceram no programa: ligados pelo tronco, através de vários órgãos, alguns vitais, pela cabeça, atrelados pelo cérebro de maneira a não se poder separar, etc. E fiquei meditando sobre a presença da reencarnação nesses casos inusitados. Os casos me faziam refletir a respeito das vinculações magnéticas e fluídicas entre dois espiritos. Que magnas lições a Divina Providência não quis trazer a essas duas almas, às vezes obrigadas a viver cara a cara ou a se ajudarem mutuamente se quiserem se movimentar! E quantos casos de almas afins que, por misteriosos passos da vida, se imantam da maneira mais inusitada! Quantos desafetos seculares se atrairam vigorosamente para essa singular circunstância!

No programa de ontem, o texto dizia que: "por causa desconhecida, certos fenômenenos dessa anomalia ocorrem, desafiando a medicina". Interessante, tambem, é verificar a diferença de personalidade dos seres. A matéria bruta poderia gerar tal delicadeza de nuances? sem a alma, como explicar perfis tão díspares, atestando a independência deles das condições materiais e níveis diferenciados de natureza espiritual?

Fiz questão de citar os dois ângulos da situação ( adversários reunidos e almas afins) porque não podemos precisar o que originou o fato. Ódios extremos podem imantar vigorosamente individualidades para que aprendam a irmandade e a necessidade da reconciliação. São leis magnéticas de alta precisão. Tambem almas que desenvolveram profunda ligação não devidamente equilibrada podem criar a situação especial. Não nos esqueçamos, ainda, das belas almas que renascem nessa condição para dar exemplo ao mundo ou para servir de progresso às ciencias do planeta.

Os siameses falam de uma mensagem diferenciada sobre a grandeza da vida e que força é o ser, com seu poder de atração ou repulsão, tendo necessidade de valorizar questões de alta moral a fim de caminhar com segurança pelas estradas da evolução.

SINAL DOS TEMPOS

Já abordei, de algum maneira, o tema mas ante o avanço verificado, sempre é bom revisarmos o assunto pois que, em meu entender, gera estímulos para continuarmos na jornada com mais ímpeto e bom ânimo. Me refiro ao asunto sobre o avanço das idéias espiritualistas e, especificamente, espirita nos horizontes do planeta. Isto é importante porque, diante da incipiência do movimento espirita em vário países e da inexistência deste em muitos outros, conquanto o progresso verificado nos últimos dez anos em dezenas de nações, poderiam aqueles que não conseguem uma visão mais abrangente desanimar, acreditando que será ainda extremamente demorada a instalação das grandes verdades no coração da humanidade.

Gostaria de ressalvar mais uma vez a necessidade de distinguirmos movimento espirita organizado do Espiritismo em si; o movimento dos homens e o movimento dos espiritos; o movimento da Terra e o dos Céus. O Espiritismo significa leis da natureza. E essas leis, independente do movimento dos homens, por mais eficiente que seja, vão se estabelecendo pela ação de uma das mais fabulosas leis da vida: a do progresso. Vejamos, então.

Na biologia moderna, avança, através dos estudos da nova biologia, a concepção da inteligência da vida. O Dr. Bruce Limpton, criador da epigenética e o maior expert sobre o mundo celular, escreve um livro encantador: A Biologia da Crença, onde o cientista, dos mais respeitáveis vale dizer, descreve como deixou de ser ateu e se tornou convicto, não só da imortalidade da alma como da reencarnação, estudando aprofundadamente a vida celular.

Na genética, dezenas de pesquisadores vão assumindo uma nova postura, se afastando do materialismo paulatinamente. Podemos citar o Dr. Francis Collins, cientista de renome e simplesmente o diretor do projeto genoma. Collins escreveu a obra "A Linguagem de Deus", em que ele descreve todas as evidencias da presença de Deus após o mapeamento genético dos seres.

Na física avançada aumenta o número de físicos que concordam com a concepção de que o Universo é uma expressão de uma inteligência superior. Amitt Goswami chega a escrever uma obra intitulada "Fisica da alma", em que o grande centista prova a imortalidade e a reencarnação através da física quântica. São dezenas de prêmios nóbeis que cerram fileiras à respeito de uma Inteligência criadora do Universo.

Na Astronomia, diante das novas averiguações referentes ao surgimento do Universo, cresce o número dos adeptos que não conseguem explicar a perfeição e os cáculos matemáticos que propiciam a existencia das galáxias e da vida na natureza sem a concepção de Deus.

Na área concernente às ciencias da psique, são incontáveis os que se dedicam a estudar as condições psicológicas do ser humano sob o prisma da reencarnação. Associações e cientistas individualmente se debruçam sobre o conceito das várias existencias na carne para melhor explicar diversas circunstâncias da mente humana. Jin Tucker, Ian Stevensson, Raimond Mood, Julita Kiskis, Hellen Wanbach e tantos outros trouxeram e trazem inestimável contribuição à nova era.

Os fenômenos de Quase Morte tambem vem chamando às pesquisas inúmeros cientistas.

Nos meios de comunicação, os fenômenos espiritas chamam cada vez mais a atenção de pesquisadores para o que vem depois da morte. São filmes e programas de televisão na Europa e nas Américas tratando do tema. Livros de escritores não espiritas abordam a mediunidade e a imortalidade, alem da reencarnação. As crianças prodígios recebem atenção especial não só da imprensa como de cientistas. E no meio do povo, em várias nações, o tema é recorrente.

Tudo o que me referi acima, e de uma forma pálida, ocorre fora do meio espirita organizado. Claro que o movimento espirita tem a missão de esclarecer os fatos e apresentar a filosofia para aqueles que vão tomando contato com essa realidade. Mas os que não tiverem acesso às explicações doutrinárias chegam a conclusões por sua própia lavra. Não nos esqueçamos, ainda, da nova leva de espiritos que esta´reencarnando, trazendo uma vasta contribuição às mudanças que já ocorrem no mundo. Essa gama de situação aqui narrada, não tenho dúvidas, representam sinais dos tempos. Kardec, em sua Revista Espirita, já previa isso.

ASSOCIAÇÕES MÉDICAS ESPIRITAS

Dentre os inúmeros elementos que fazem avançar os princípios espiritas sobre a humanidade, um movimento tem dado extraordinária contribuição à difusão do ideal imortalista: as AMEs - Associções médicas espiritas. Tendo à frente, tanto no Brasil como na AME internacional, Dra Marlene Nobre, espalham-se de forma segura por quase todos os Estado brasileiros e já se faz presente em alguns países, como Portugal, Estdos Unidos e inglaterra. Outros países se preparam para ter sua Associação.

Embora sejam constituídas por espiritas, as AMEs enveredam pela área das pesquisas, promovendo cursos, seminários e congressos onde se discutem os novos paradigmas para a medicina. Analisando o homem sob o prisma de sua imortalidade e levando em consideração diversos fatores que compõem um quadro patológico, as AMEs contribuem para que, no meio acadêmico, a abordagem referente`a reencarnação, imortalidade da alma e obsessões seja levada à sério, ainda que não admitida oficialmente pela área.

Alem dos Estados, muitos municípios tem constituído sua AME, como por exemplo: AME Campinas, Pelotas, Sorocaba, Campina Grande, etc. Aumenta o número de médicos e pesquisadores que, tornando-se espíritas, se dedicam à pesquisas sérias nesse âmbito, promovendo jornadas em vários países, todos os anos, a fim de que, lá fora, seja mais amplamente difundido o pensamento da imortalidade. Sinal dos tempos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

IDÉIAS E FUNDAMENTAÇÃO DOUTRINÁRIA

Este espaço propõe-se em ser uma área de exposição do pensamento de progresso espiritual. É um espaço democratico. Tudo o que tenho escrito o faço com o embasamento dos fatos históricos, evangélicos e doutrinários. Alem, claro, de minhas reflexões pessoais. Isso aprendi no Espiritismo, estrutura de livre pensamento alicerçada na razão e no argumento lógico. E qual o motivo dessa abordagem, pode estar pensando os amigos do blog. Bom, quando escrevemos necessariamente as pessoas que nos leem não precisam estar de acordo. Faz parte do desenvolvimento de idéias. Não sou o dono da verdade absoluta assim como voces, queridos colaboradores deste espaço.

Vamos direto ao assunto. Uma das nossas acompanhantes do blog, diante do assunto sobre "Mediunidade de cura", postou um comentário (que não deverei postar para preservar seu nome) um tanto transtornado. Textualmente, escreveu: "Não concordo com isso. Sinceramente me arrependo de ter ido a uma de suas palestras e aproveitando a ocasião, me desligue dessa droga de blog e esqueça que eu existo". Foi quase esse o texto. Fiquei perplexo. Não porque ela se arrependeu de ter ido as minhas palestras. O que eu não esperava foi o fato dela não ter concordado com meus argumentos e não ter argumentado contrário. Ora, dizer que não aceita é muito pouco. Me perdoe mas tudo o que escrevi foi utilizando-me dos evangelhos e dos escritos de Allan Kardec na codificação e na Revista Espirita. Claro, alem das minhas conclusões pesoais. Deixei claro que a tarefa do centro espirita é a divulgação da doutrina; que não se deve concorrer com a medicina e nem transformar a casa espirita em clinica médica. Será que foi o fato histórico sofrido no cristianismo nascente que a incomodou? Não sei pois ela não especificou por que não concordava com o texto.

O embate de idéias e de visões é extremamente salutar. E deve ser feito dentro da civilidade e da cordialidade fraternal própria do ideal que estamos vinculados. Da mesma maneira como não tenho que concordar com todas as opiniões que me chegam, voces tambem não necessitam concordar comigo em tudo. Natural. Agora, embasemos nossa discordância. Não concordar por não concordar é muito vago.

O assunto já se estendeu muito. Tratei do tema para que aproveitássemos e deixássemos claro o direcionamento do blog. Lamento pela irmã nos ter deixado. Se ela, por ventura, resolver retornar, as portas estarão abertas. E se isto ocorrer, meu coração, minha amiga, vai dar uma festa. Não sei se ja nos encontramos e falamos, porem, se ocorrer, quero lhe dar um grande abraço. Quanto ao que escrevi sobre a mediunidade de cura, mantenho todo o texto, até que alguem me prove que me equivoquei.Justificar

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

NOSTALGIA E DEPRESSÃO

Muita gente confunde aquele certo estado peculiar de nostalgia com depressão. A nostalgia pode, sim, levar à depressão, no entanto, são coisas distintas. Nem mesmo a tristeza é depressão. Estou abordando isso porque verificamos essa confusão de estado emocional.

A nostalgia, conforme verificamos nos livros da codificação, pode ter a ver com uma certa saudade da realidade espiritual. Mesmo quem morre de medo de morrer pode apresentar essa condição pois, endependente do pavor da morte, a natureza real do que somos fala mais alto. Alem do mais, deixamos afetos na outra realidade. Nossa história não foi escrita só aqui. Nossas experiencias afetivas mais vigorosas podem estar ou terem ocorridas na dimensão original de todos nós: o mundo dos espiritos. A pressão do dia a dia ao longo dos anos prepara a alma para o anseio à libertação das cadeias da matéria. Isso, porem, é diferente de querer morrer ou, muito menos, de se matar.

Quando se atinge essa situação de desejar evadir-se da vida física é sinal de que o estado nostálgico "fugiu" ao controle, degenerou-se e entrou na fase patológica. Ter saudade de algo indefinível, de um cheiro, de rostos que não sabemos de onde conhecemos ou de uma paisagem que parece marcada na intimidade, é fato que pertence aos seres encarnados, portadores de profundas necessidades espirituais ou que para o mundo vieram a fim de contribuir para o avanço da sociedade em que está inserido. Essa nostalgia deve nos servir de estímulo santo para que venhamos a enfrentar e vencer os obstáculos do caminho. O premio é a vitória sobre si próprio, colocando-se na condição de acessar o "mundo " da nostalgia, o mundo que está registrado no psiquismo de profundidade.

Podemos até sentir esse peculiar estado de alma sem recorrer à fuga e sem enfermar tal sensação. Devemos avançar para merecer os níveis mais elevados a que aspiramos, desta forma alcançando a plenitude da auto realização.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

MEDIUNIDADE DE CURA

Creio que todos sabem perfeitamente que, tal qual Jesus fez o alerta que não viera curar corpos e sim, edificar consciencias, libertando almas, o Espiritismo tambem assim se expressa. Muitos procuram as casas espiritualistas - e não só espíritas - para resolverem seus problemas físicos, as patologias que a medicina humana não resolveu e, até, aquelas que poderiam ser perfeitamente solucionadas nas clínicas da medicina convencional. Gostaria, no entanto, de fazer referencia a possíveis exageros que, habitualmente cometemos sobre o tema, face a nosso hábito de não ter equilíbrio para entender diversas questões. Vamos lá.

O próprio Jesus, que fez a referencia que citamos no início da postagem, Ele mesmo, realizou curas espetaculares, deslumbrando os que presenciavam os fatos. Isso quer dizer que, a despeito de sua tarefa ser a de libertar almas, curando-as por dentro, não se pejou de entregar seus fluidos curadores em nome da misericórdia. E tendo em vista que para os curados, alguns poderiam se abrir para a grandeza da vida à partir da recuperação da saúde. Naturalmente não fez da cura do corpo um princípio de sua atividade mas o amor cura, entrega, se doa.

Os bons espiritos e, em particular, os médicos desencarnados, embora ressalvando a necessidade da melhoria moral da alma humana, tambem prodigalizaram, e ainda o fazem, curas que desafiam a ciencia ou impulsionam vidas a buscar comprender melhor a vida transcendente. O próprio Kardec, em muitas ocasões, escreveu sobre os médiuns de cura, com a maneira séria com que ele tratava temas pertinentes. Tanto no Livro dos Médiuns quanto na Revista Espirita, que ele publicou durante onze anos, o tema foi abordado com profundidade e respeito pelo codificador.

Portanto, cremos que não podemos diminuir esse gênero de mediunidade quando ela exista exercida seriamente e santamente, sob a orientação correta e tendo como objetivo único a caridade, procurando, porem, ressalvar a necessidade da reforma moral do beneficiado para que a cura seja efetiva e perene. É preciso cuidado para que não venhamos radicalizar com coisas que sempre pedem ponderação. A tarefa maior das casas espiritas é a difusão do pensamento espirita, propugnando pela mudança moral das criaturas. Não é competir com hospitais ou clínicas da Terra. Não é competir com aqueles que estudaram e se formaram em medicina. Agora, daí a pensarmos em extinguir a faculdade em si e os trabalhos sérios que existem, creio que daí vai uma grande distância. Lembrando que nos referimos à cura pelos fluidos ou intervenção dos espiritos.

De alguma forma, penso que podemos alertar para que esse fator não seja mais um contributo nosso às idéias que alguns poucos, vale ressaltar, centros espiritas vem difundindo de que as casas espiritas não necessitam mais do intercâmbio mediúnico, bastando o contributo filosófico da doutrina. Lembro que o cristianismo tornou-se anêmico, depauperado, desfigurado exatamente quando os homens "fecharam" as portas da mediunidade nos tempos primitivos do evangelho, obra das sombras para que os homens não fossem mais instruídos pelos invisíveis e, dessa maneira, se voltassem, os próprios cristãos, a uma vida cada vez mais materializada, voltada simplesmente para a vida terrena. Perdeu-se, então, o viço, a seiva, o contato mais íntimo com os céus. Não será isso que as sombras desejam agora? Repetir o fato histórico infeliz? Tisnar a fonte cristalina que deu origem a própria doutrina e a vitaliza? Teríamos o Livro dos Espiritos se não fosse o contato mediúnico e todas as colocações dos princípios universais? E sem a mediunidade, teríamos a obra fantástica de Andre Luiz e toda a produção profunda do Chico Xavier? E o impacto das curas de Eurípedes Barsanulfo e Bezerra de Menezes quando por aqui estavam?

Nem mediunismo exarcerbado e nem desprezo à sua beleza. Nem transformar o centro espirita em casa de cura, apenas, e nem "calar" as vozes dos invisíveis ou o potencial benfazejo dos que trazem mediunidade curadora, aliás, como todas as demais, todos trazemos em potencial. Equilíbrio e respeito aquilo que está nas leis da natureza e na capacidade do amor.

A LINGUAGEM DOS ESPIRITOS

A linguagem dos espiritos é o pensamento, no entanto, no que se refere a qualidade da linguagem, nos espiritos superiores ela é sempre precisa, elevada, nobre, concisa. Expressam muito em poucas palavras. Isso não quer dizer que não expressem muits idéias mas que o fazem sem desperdício de palavras. Já os espiritos em condições inferiores são prolixos, ou seja, falam muito, expressam pouco e, quase sempre, compensam o vazio de idéias com abundância de palavras.

A natureza do conteúdo das idéias dos bons espiritos é sempre voltada para a união e a dignidade. Nos espiritos inferiores, características relativas à privilégios e, até, a desunião, são frequentes. Os bons falam do que conhecem usando da sabedoria de não dizer tudo o que os homens desejam mas, sim, o de que eles necessitam para progredir, levando em consideração a mentalidade destes. Os pseudo sábios falam de tudo, até do que não sabem. Não temem em apresentar o que, na verdade, não são.

Dotados dessa capacidade de discernir entre a lingugem e o conteúdo dos bons espiritos e a dos espiritos ainda pouco evolvidos, nos protegeremos com mais segurança contra os engodos na relação para com a dimensão espiritual e contra o endeusamento em relação aos desencarnados, ainda tão em voga nos meios espiritualistas. Continua valendo a máxima biblica: "Não acrediteis em todos os espiritos mas verificai se vem de Deus."

BALÃO DE FESTAS?

Os espiritos não são balões de festas, amarrados na cintura dos médiuns. Muitos que enganam pessoas incautas apresentam-se como sendo alguem que, a qualquer momento, pode conversar com a alma desencarnada que desejar. O mais simples conhecimento da realidade espiritual já evita que se acredite nessas pessoas que parecem ser donas dos imortais. Os espíritos tem vontade própria e não se comprazem em serem escravos dos humanos. Vejam o que escreve Allan Kardec na Revista Espirita que ele publicava, a respeito da questão:

"()...Outro ponto a considerar, igualmente essencial, é que os espiritos são livres; comunicam-se quando querem e a quem lhe convem e, tambem, quando podem pois tem suas ocupações. Não estão às ordens e aos caprichos de quem quer que seja e a ninguem é dado faze-los rir mau grado seu nem lhes dizer o que querem calar, de sorte que ninguem pode afirmar que um certo espirito virá a seu apelo em determinado momento ou respondera´a esta ou aquela pergunta. Dizer ao contrário é provar absoluta ignorância dos princípios mais elementares do Espiritismo. Só o charlatanismo tem fontes infalíveis."
Reflitamos sobre a questão. A fé raciocinada tambem passa por aí.

EM GOIANA

Amigos, hoje estarei em Goiana no trabalho do NACCA. Teremos, inclusive, a companhia de irmãos de Abreu e Lima, do Hospital de Jesus Irma de Castro - Meimei. Mais tarde, caso seja possível, postarei alguma coisa. Até mais.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A ESPIRITUALIZAÇÃO "DESMATERIALIZA"

A medida que espiritualizamo-nos, enveredando pelos valores mais sutis da vida, guardando aspirações mais delicadas e colocando nossa forma de pensar na vida fora da matéria, transformando este gesto em hábito da alma, ocorre uma "desmaterialização" da nossa natureza, se assim podemos nos exprimir. A sutilização do ser o leva a sintonizar com dimensões cada vez mais desmaterializadas, acelerando as vibrações do seu corpo espiritual que, na verdade, estara´refletindo a mente vibrando em padrões, em faixas cada vez mais potentes e elevadas do universo.

Obviamente, o contrário, ou seja, o apego à matéria, a entrega á sensualidade no que diz respeito ao prazer da forma em predominância e os sentimentos egoístas, centrando no próprio interesse a razão de ser da vida, são elementos que alimenta as sensações mais primitivas, mais condizentes à experiencia animalizada. Ou seja, estaremos mais perto do ponto de partida que o da chegada.

Observar a natureza dos pensamentos, criar o hábito da oração e da meditação, explorar os continentes luminosos na nossa realidade espiritual, investindo na aplicação do altruísmo em nosso mundo de relação, é favorecer a ascenção de nossas vibrações, desmaterializando e predispondo-nos à formas de vida mais altas. Taí um tema que precisamos dedicar mais atenção.

A FORÇA ANÍMICA

Um dos temas mais controversos para muitos admiradores do espiritismo e de doutrinas que adotam o contato com o mundo póstumo, é o animismo. Para muitos neófitos e até alguns experientes, o animismo é um pesadelo. Se parece, em muitos ambientes espiritualistas, com um câncer psíquico. E sempre associado a mistificação e a fraude.

Essa visão radicaliza a questão, equivocando-se ao enxergar o fenômeno produzido pelo próprio médium como sendo a negação da mediunidade ou a uma grave deficiencia de caráter. Para início de abordagem, a mediunidade está associada ao animismo pois, por definição, animismo é aquilo produzido pela alma do médium, diferindo do fenômeno mediúnico no tocante ao fato deste se produzir com a assistência de espiritos independentes do medianeiro. Ora, quando ocorre a autentica comunicação mediúnica, os desencarnados se utilizam dos recursos pertencentes ao médium, tanto os intelectuais quanto os fisiológicos. Ou seja, necessitam da força e dos recursos anímicos de seu instrumento para agirem no mundo físico.

O proceso anímico torna-se incômodo e até desconfortável, quando ele interfere, de maneira negativa, na produção psíquica do medium, ou seja, problemas emocionais, desajustes psicológicos, por exemplo, interferindo na recepção do pensamento do desencarnado, anulando o esforço deste em contactar conosco. A vaidade tambem pode desencadear uma condição anômala na faculdade de um sensitivo, fazendo-o plasmar algo que não corresponda a realidade enquanto ocorre a produção do fenômeno. A fraude, no entanto, está na ação consciente da pessoa em forjar o que não existe. A intenção, assistida por interesses escusos ou menores, produzem o charlatanismo e o engodo. Espero que os sinceros e cheios de boa vontade candidatos à tarefa mediunica alcancem estas nuances e não se inibam no exercício de suas faculdades, temerosos de estarem enganando. Creio que deu para entender que são coisas distintas. O estudo, a sinceridade de propósitos e a prática criteriosa, cheia de sentimentos os mais elevados possíveis, são fatores a assegurar a superação dos obstáculos e a assistencia dos bons espiritos.

MEDIUM SEM ESPIRITOS

Em todas as épocas, no tocante a autenticidade da faculdade mediunica e a honorabilidade do médium, a maneira como este lida com suas faculdades psíquicas fala muito de sua condição moral e da confiabilidade que se possa ter neste ou naquele sensitivo. Allan Kardec primou sempre pela abordagem a esta questão pois à sua época ( hoje ainda ocorre) era comum aparecerem acusações contra médiuns, tachando-os de charlatão. E alguns o eram. O codificador, dentre outras qualidades, destacava a gratuidade do uso da faculdade, como um dos fatores a previnir possíveis fraudes ou atitudes ilícitas de algum médium. Ao cobrar pela mediunidade, o médiun demonstra, alem de desconhecimento do funcionamento da sensitividade, "baixo " interesse pelo fator sagrado da mediunidade. Ora, os espiritos possuem vontade própria e não são propriedade dos médiuns. Não basta o médiun desejar produzir fenômenos concernentes a Intervenção da dimensão invisível junto aos homens para que ele consiga tal intento. Os que assim agem facilmente tendem a fraudar as próprias faculdades.

Esses são os que podemos chamar de médiuns "sem espíritos". Produzem por si mesmos. E o apóstolo de Lyon fez uma colocação que considero uma imagem perfeita.: médium sem a assistencia dos espiritos é como violonista sem violino. Os médiuns precisam dos desencarnados para que a mediunidade ocorra.

Nunca é demais a precaução no tocante aos possíveis contatos com a outra realidade da vida. O bom senso e o uso da razão nunca são demais. A fase do pensamento mágico precisa ficar para trás. Os adversários da imortalidade, nos dois planos da vida, se utilizam da empolgação pouco racional, do entusiasmo exorbitante e do sensacionalismo pueril para levar ao descrédito a mediunidade e as grandes verdades da transcendencia do existir. Afinal, quanto mais conseguirem manter o ser humano na faixa dos interesses puramente material mais fácil o domínio sobre ele.

Portanto, prudencia e forte embasamento intelectual, alem, claro, de sustentação moral, atraindo os bons espiritos para o nosso lado, a fim de contribuirmos para o efetivo progresso da sociedade terrestre, auxiliando, desta forma, a ampliar os horiontes dos habitantes deste mundo em torno da largueza e profundidade da vida, que não se encontra nas grades estreitas dos sentidos físicos.

Bom, parafraseando o texto bíblico que diz: "não acrediteis em todos os espiritos mas verificai se eles vem de Deus", eu diria, então: "não basta que encontreis um médiun; verificai se ele tem espíritos". Penso que deu para entender o trocadilho, não?

ROTARY : O BEM EM MOVIMENTO

Dentre as inúmeras instituições que agem no planeta fazendo a diferença e promovendo o Bem encontra-se o Rotary Clube Internacional. Ha´mais de cem anos que os rotarianos vem estabelecendo projetos de emancipação de cidadãos ou simplesmente agindo em áreas de tragédias ou em campanhas para extinção de doenças, como o combate a poliemielite nos países pobres. É um clube de serviço. Artistas, empresários, profisionais liberais, pessoas comuns, compõem este clube do bem. Tive a honra de ser convidado a fazer parte do Rotary da minha cidade - Cabo de Santo Agostinho - e aceitei. Estamos na atividade. Uma das coisas que mais me marcou na instituição foi o clima de fraternidade do clube. Alem do mais, a oportunidade de ser útil àqueles mais desprovidos de condições me estimulou a aceitar o convite do atual presidente do Rotary Cabo, o radialista Ely José.

No mundo inteiro o Rotary tem projetos humanitários. Do combate ao analfabetismo à luta contra a fome; da presença no Haiti devastado pelo terremoto à prospecção de água em paises africanos. Tem tambem uma juvntude atuante. São os Rotaracts e os interacts. É o bem em movimento. Quando voce souber de uma ação do Rotary em sua localidde, apoie. É do bem.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

400

Logo, logo chegaremos a 400 seguidores pelo andar da carruagem. Isso mostra a força do bem e a sede que temos dos valores mais profundos da espiritualidade. Claro que sabemos, pelo número de acessos, que esse número é mais que multiplicado. Temos milhares de acessos diários de todo o Brasil e muitos, centenas, do exterior. Segundo as estatísticas que temos do Google, cerca de 25 mil brasileiros vem acesando o blog. Vamos continuar abordando temas que motivem o interesse dos que acessam, naturalmente com a ajuda de todos. Eu já disse outras vezes: o blog é feito por todos voces, seja sugerindo os temas, seja postando comentários que muito tem enriquecido o espaço.

UMA POETISA

Recebemos uma postagem da Maria Luisa Adães que, pelo que entendi, reside ou esta´indo residir na Europa. Achou nosso blog e, segundo diz, gostou. Olha Luisa, fiquei muito feliz com sua abordagem sobre Allan Kardec. Espero que onde voce estiver continue seu aprendizado nessa área. Alem do mais, temos mais outra afinidade: gostamos de poesia e escrevemos as nossas. Passe sempre por aqui. Será uma imensa alegria ler, de vez em quando, seus comentários. Ah, creio que o fato da queima dos livros a que voce se refere seja aquela ocorrida em Barcelona, Espanha, e não em Lyon. De qualquer maneira, temos na poetisa mais uma amiga da espiritualidade. Um grande abraço.

AINDA AS REENCARNAÇÕES

O meu amigo Gustavo fez, como sempre, pertinentes colocações a respeito do tema "reencarnações deformadas". No seu comentário indagou: "e quando a pessoa nasce sadia e depois sofre algum tipo de limitação?" o sentido de sua colocação foi este. E narrou sua experiencia pessoal. Faço referencia a sua experiencia porque está em seu comentário postado aqui. vamos a questão:

Ocorre, na programação rencarnatória de certos espiritos, a necessidade do surgimento de certas enfermidades ou limitações psíquicas ou fisiológicas, durante as etapas da vida na carne. Recordemos que a Lei de Deus não é punitiva e sim, reeducativa. Certas injunções de nossas vidas são profundamente pedagógicas. Podemos exemplificar com a seguinte situação: uma pessoa que nasce cega tem um impacto em sua recomposição evolutiva. Nasce privado de ver o que outros veem e se deslumbram, enquanto alguns indivíduos perdem a visão depois de conhecer o esplendor das cores, das paisagens, dos rostos amados, enfim, de todo o benefício da visão. Ora, nesse caso, é muito mais impactante. Creio ser muito mais doloroso o surgimento dessa limitação visual. E porque isso ocoreu dessa forma com este e com aquele outro já ocorreu no nascimento? a resposta é que são necessidades diferentes. São espíritos que possuem caracteriticas de aprendizado diferente e a Previdencia sábia sabe qual a lição que melhor atende a necessidade deste ou daquele espirito. Sem falar que o próprio indivíduo pode escolher, de conformidade com seus núcleos de remorso ou de suas carências evolutivas, o gênero da provação ou do quadro expiatório.

Portanto, a questão levantada pelo Gustavo encontra aí sua explicação. Cada caso é um caso. Cada espírito é um universo específico e a sabedoria cósmica, a mente de Deus, conhece a realidade intrínseca a cada ser. A Suprema Inteligencia age no infinito da vida com perfeiçao, sempre com o objetivo de nos impulsionar a patamares superiores da existencia.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CONSTRUTORES DA NAÇÃO

Saindo um pouco das abordagens de cunho espiritual mas sem deixar de tambem ser, fiquei impressionado com um tabalho jornalístico mostrando a sociedade muito organizada da Coréia do Sul, um dos países mais avançados da atualidade, altamente informatizado, com grande renda per cápita. Na década de 60 do século passado, era um país mais atrasado que o nosso. Investiu pesado em educação, desde os primeiros anos até a faculdade. Preparou engenheiros, técnicos em informática, cientistas de vários campos e tabalhou para levar a quase zero a corrupção. O resultado é a potencia que temos hoje no sudeste asiático.

O que me encantou mais por lá foi a cultura consolidada quanto aos professores. São chamados os "construtores da nação" e, por isso, estão entre os profissionais mais bem remunerados e dos mais prestigiados. Cérebros de alta categoria sentem prazer e honra em ensinar e, dessa maneira, mantem-se o alto nível de ensino. Onde não há valorização existe "fuga de cérebros". O nível do ensino cai (quando há o que cair, óbvio). E a nação torna-se a nação do sub emprego, dos que não entendem o que lê (quando consegue ler), sem tecnologia, sem ciencia, sem engenheiros, sem patentes, sem educação. Uma nação que ainda está para chegar no futuro, que é o presente dos que fizeram a coisa certa. Vamos pensar?

REENCARNAÇÕES "DEFORMADAS"

Os chamados casos teratológicos ainda representam um grande desafio para a ciencia da Terra. Embora os avanços na genética, as deformidades e os casos ditos bizarros comovem e convidam os seres humanos a tentar compreender melhor o fenômeno da vida. O defeito num gene explica muitos casos mas o que levou àquela anomalia? pais geneticamente sadios sofrem essas situações com o nascimento de filhos teratológicos.

Novamente, para entender a origem da anomalia, necessário a chave da reencarnação. O espirito renascente exerce influencia direta na seleção cromossômica e no desenvolvimento adequado ou não de sua estrutura. O "carma" está representado no impulso que a mente do reencarnante dá durante os primeiros momentos após a fecundação. Núcleos de remorsos ou matrizes do débito estabelecem as mais diversas condições para que almas comprometidas "drenem", através desses corpos problemáticos, energias desequilibradas que nascem das conturbações morais desencadeadas no processo evolutivo da alma.

O espirito comanda a genética. Essa será a grande descoberta da nova medicina. O determinismo genético cederá à influencia dos fatores morais das almas. Isso será alcançado quando a medicina deixar o campo puramente organicista e atingir o universo da imortalidade.

As vidas marcadas pelas defomidades significam caminho para o embelezamento da alma. É uma catarse, um esforço do psiquismo para expurgar forças deletérias cultivadas pela incúria e imprevidencia do ser. Salvo os casos em que um anjo se embosca em corpos dessa natureza para servir de exemplo à humanidade. Em tudo brilha a divina previdencia e em tudo trabalha a grande lei, objetivando a ascenção dos seres.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

HORA DE SE CURAR

Muitos estão doentes. Nossa civilização ainda é patológica. Cada vez mais, a ONU e organizações médicas vem confirmando a interação das emoções para com o sistema imunológico. E que o pensamento exerce influência grave e direta sobre os sistemas do organismo, particularmente, o que se relaciona com a imunolgia.

A auto cura é um realidade. Conforme a natureza dos pensamentos e emoções, agimos nos sistemas endocrino e nervoso alem de interferir na química cerebral. O corpo precisa ouvir a voz de nossa vontade, escutar nossa determinaçãode desejar saúde mas não podemos esquecer do ajuste dos sentimentos a fim de consolidar os dispositivos de nossa melhoria orgânica.

É fundamental querer mas fazer é estrutural. Como agimos delineia os ".caminhos" do organismo. Rever as ações, o que elas vem edificando em nossa estrada, é postura capaz de dar uma guinada à nossa vida. Pessoas com câncer vem demostrando poder de superação, aumentando a sobrevida que teriam pelos prognósticos médicos. Gente que só viveria seis meses, já chega a dois anos ou mais. Amam a vida. E já tem cientista estudando a curva do amor e sua capacidade de restaurar a saúde. É, é hora de se curar.

A REVISTA DE ALLAN KARDEC


Um dos maiores tesouros espirituais que nos foi legado pelo codificador do Espiritismo, Allan Kardec, sem dúvida, foi a Revista Espírita, que ele publicou durante onze anos. Tinha como sub título "jornal de estudos psicológicos." Nesta revista temos uma amostra da lucidez e precisão com que o missionário francês tratava os temas concernentes aos fatos espíritas. Acredito que estudar essa revista é vestir-se com os mais profundos conhecimentos a respeito dos conceitos espíritas. Sugiro aos nossos leitores a leitura de cada número publicado. Algumas editoras espíritas brasileiras lançaram as edições de todos os anos. A Edicel, por exemplo, publicou a revista com a tradução do grande Julio Abreu. Conheçamos espiritismo na fonte, tratado com a seriedade e a elevação que ele merece. Bebamos na fonte de progresso material e moral que é o Espiritismo, conforme palavras do codificador, esmiuçando cada página da Revista Espírita. São artigos de Kardec, fatos espíritas, comunicações mediúnicas recebidas naqueles primórdios da doutrina, etc. Fica a recomendação para os amigos do blog.