Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 31 de março de 2011

MINHA MÃE PRETA

Todas as quintas feiras vou visitar minha mãe preta. Eu tinha dias de nascido quando ela chegou para ajudar minha mãe nos cuidados com os nove filhos. Isso mesmo, nove filhos. Garota, cuidou particularmente de mim. Afeiçoamo-nos intensamente. Não lembro daquele tempo inicial mas tanto ela como outras pessoas afirmavam que ela fazia os meus gostos de ficar no braço. Ela teve que se afastar durante um tempo de casa após vários anos pertencendo à nossa família. Adoeci. Tive febre. O médico, após examinar-me, pediu que a chamássemos com urgencia. Eu precisava de minha querida mãe preta.
Ela se chama Augusta. Agitada e simpática. Hoje caminha sentindo o peso dos anos. Sinto nela, no entanto, o portento da reencarnação, dos amores que se vestem de colorido diferente mas que são os mesmos amores. Nos chamamos, às vezes, de "tiririca", o mato que corta. Noto o quanto seus olhos brilham ao me ver. Vejo o quanto se sente orgulhosa quando chego em sua humilde casa e almoço. E me leva até a rua quando me despeço, feliz, mostrando às pessoas de sua vizinhança o quanto eu não a esqueci. E quanto a amo.

As lágrimas brotam quando escrevo sobre ela. São lágrimas de gratidão e sincera ternura. Minha mãe preta. É preta mesmo, nada de afrodescendente. Isso perde a poesia e a intimidade. Suas mãos parecem se iluminar ao fazer a comida deliciosa. Diz ela que sabe o que eu e meus irmãos gostamos. E agora sabe tambem o que gostam minhas filhas. Minha eterna mãe preta Augusta, um grande amor, que vale um lindo romance.

ASSISTINDO UM PARTO

Observo as contrações de um enorme útero. Sacode suas entranhas um movimento invisível. Lá longe, pareço divisar expressiva face, algo iluminada, sorridente, esperançosa.

Assisto o alvorecer, o nascimento de um novo tempo. Percebo figuras diferentes como que definidoras de uma nova humanidade. As arcaicas pilastras hão de ruir e vigorosas estruturas levantarão a sociedade mais bela. Creio nisso. Já escuto o sorriso - e não o choro - dessa criança feliz. Devemos nos juntar a ela. Façamos parte dessas novas, renovadas pilastras.

CORRENDO ATRÁS OU FALTA DE PLANEJAMENTO

O mundo vem desenvolvendo-se há décadas. O crescimento econômico dos países é fato. Não é só o nosso que vem crescendo. Temos a vantagem de um grande mercado, uma população consumidora magnífica. Mas, estranhamente, vivemos correndo atrás. Enquanto diversos países atendem suas necessidades de infra estrutura com velocidade, e podemos citar entre os chamados emergentes, Malásia, Indonésia, India e China, o Brasil não investe o que deveria e quando o faz, suas obras duram mais que o dobro para se concretizarem. A lerdeza é resultante de váios fatores já sobejamente conhecido de todos. E isto não é obra de um só governo mas postura de vários. Vejam o governo anterior, o do Lula. Apesr de toda a louvação, o Brasil ficou, após os oito anos de sua administração, em nonagésimo sexto lugar ( 96) entre 150 países na avaliação do progresso econômico. Duas coisas verificamos aí: o país se desenvolveria de qualquer maneira, independente de quem fosse o presidente e poderia ter sido melhor se tivesse sido melhor gerenciado. Vários gargalos travam o país. Falta de investimento em infra estrutura, alto nível de corrupção, educação incompetente, insegurança e gastos mal direcionados.

Existem obras no Brasil que já duram doze anos. É o caso do metrô de Salvador. Outras encontram-se paralizadas por super faturamento e outras irregularidades. O resultado: mais prejuízo para o país.

Reluto, às vezes, em fazer tais abordagens. Prefiro as que lidam com as questões predominantes no blog, porem, faço-as porque necessitamos de espaço para expor o pensamento e mostrar que há pessoas acompanhando os acontecimentos e propondo ideias para que avancemos. Todos tem a ganhar se a seriedade e a compenetração das responsabilidades reger nossa nação. Inadmissível que milhões sejam prejudicados por todos os fatores já conhecidos que norteiam a prática política brasileira. Repito: são problemas antigos e não de um ou dois governos. Agora, uns mais que outros. Os mais, fácil saber.

É hora de se mudar tais práticas infelizes. Isto ocorrerá sem paixões políticas e sim com integral dedicação à missão de trabalhar pela coletividade.

terça-feira, 29 de março de 2011

AS LENDAS APARECEM

Esse é o período das grandes transformações e...das várias revelações! No Japão, foram descobertas, por pessoas que mergulhavam próximas à ilha de Yonanguni, em 1995, ruínas de várias construções magistrais, denotando terem sido efetuadas por desenvolvida civilização do nosso passado. Conforme averiguação, estas espetaculares ruínas submersas teriam sido resultante de uma sociedade que teria existido há mais de 11.000 anos atrás, portanto, antes da idade da pedra.

Oito grandes estruturas foram descobertas, inclusive, um enorme platô de cerca de 200 metros de comprimento, uma pirâmide em estilo azteca e maia, constituída de cinco andares e alinhada com os pontos cardeais. O sítio arqueológico submerso está sendo explorado pela equipe do dr. Masaaki Kimura, da universidade Ryukyu.

As fotos divulgadas são impressionantes. A arquitetura monumental e as escadarias, alem das demais construções indicam uma civilização muito avançada, sobretudo para o período, tão remoto. Uma grande sociedade que teria sido tragada por uma catastrofe terrível. Os pesquisadores indagam se não seria a lendária Atlântida a que se refere Platão em uma de suas obras mas os cientistas levantam a possibilidade, pelo local, de ser Lemúria ou Mu, duas outras civilizações erguidas no imáginário do planeta como de fato existentes.

Ora, os dados corespondem às informações um tanto vagas da Lemuria. As evidencias indicam ser este o complexo de edificações humanas mais antigas que já se tem conhecimento. E bem antes de concepções mas avançadas na nossa história. Os pesquisadores estão impressionados com o conhecimento arquitetônico e a simetria com as construções do povo Maia. E muito mais antigas.

Creiam: muito mais irá aparecer nos próximos anos. Ah, os últimos terremotos ajudaram a emergir novas construções do sítio. Vmos aguardar o que virá.

segunda-feira, 28 de março de 2011

A DENGUE E MATA. E A FALTA DE SANEAMENTO TAMBEM

O governo acerta ao engajar a população no combate à dengue. Temos o dever de fazer nossa parte, cuidando para evitar água limpa parada, jarros com água, pneus abertos, etc. O problema é que a população, uns mais, outros menos, vem tentando fazer sua parte. O governo, no entanto, parece que achou mesmo que sua parte se resume à campanha em meios de comunicação de massa para consicentizar a população. Olhando pelo prisma dos efeitos da campanha para os governantes, ela teve o poder de transferir para o povo a responsabilidade pelas várias epidemias que explodem em nosso país todos os anos. Já não vemos ninguem criticando ou fazendo ressalvas quanto ao desenpenho dos nossos políticos na questão. A comuncação do governo, nesse aspecto, já é vitoriosa.

A dengue é, tambem, um problema de falta de saneamento. A situação sanitária brasileira é vergonhosa. Em pleno século 21, um pouco mais de 50% dos lares brasileiros tem acesso ao sanemento básico. Muitas comunidades convivem com esgoto a céu aberto. Nesse ponto, FHC e Lula foram um desastre. Tiveram desempenho pífio, aviltante. É mais fácil e cômodo lançar vários programas que, quase sempre, só se realizam em, no máximo, 30%do que concretizar o de que carecemos. Haja propaganda. Novo surto de dengue já se delineia em todo o Brasil e novamente os governantes fazem o mesmo pedido. Correto. Vamos pedir a eles, ou melhor, exigir deles, que nos deem saneamento básico, água potável e bem tratada e condições de saúde que precisamos, principalmente, pela alta carga de impostos que pagamos.

NO BATISTA DE CARVALHO

Amanhã, terça feira, 20 horas, estarei no Abrigo espirita Batista de Carvalho, em jardim São Paulo, proferindo palestra. O Batista de Carvalho realiza abnegado trabalho de amparo à velhice desassistida ou que os familiares não conseguem atender. Estão convidados para esse nosso encontro fraterno. No sábado, 19 horas, falo na Federação Espirita Pernambucana, sobre "Familiares Problemas". A Federação localiza-se na av. João de Barros, bem pertinho da Encruzilhada.

FUNDAÇÃO AME MAIS

Uma idéia original. Um "achado" de apoio às casas espiritas. A Fundação Ame Mais, concebida por meu velho amigo Alexandre, vice presidente do Centro espirita Amor e Caridade, em Jardim Brasil, nasceu para apoiar o trabalho social realizado numa escola alfabetização criada pelo Centro. Ao mesm tempo em que estrutura esse apoio, Alexandre percebeu a dificuldade de várias casas no tocante à infraestrutura, não possuindo retro projetores ou datashow, por exemplo. Gratuitamente, ele disponibiliza esses recursos para a casa que necessite, face a um evento a ser realizado ou uma palestra que solicite tais materiais. Desde que agende anteriormente, a Fundação terá imenso prazer em ajudar, inclusive, disponibilizando um funcionário para levar e montar o material, sem qualquer custo para a insttuição que solicitou o material.

Como se não bastasse tal colaboração ao movimento espirita, Alexandre ainda crou o "disque palestra", em que procura atender às casas espiritas com dificuldade para arranjar palestrantes em determinados momentos. Prestação de serviço. Interessante idéia. Vamos ver como vai funcionar. Alexandre é dinâmico, empreendedor, responsável e organizado. A idéia é nova. Vamos torcer que saia tudo como ele imaginou. Não tenho, ainda, um telefone da fundação, porem, segue o da sua empresa de eventos: 34271112 e 88466666

MISHA

Baryshnicov, asas nos pés, rotação do 360 graus em meia ponta, quase impossível de se fazer. Colossal energia criativa, vencia a gravidade e levava ao êxtase quem lhe assistia. Veloz e elegante, movimentos graciosos e firmes, olhar entregue aos céus e o corpo integrando-se totalmente à alma.

Misha vivia com intensidade sua parceira no ballet. Alma renascida para trazer beleza à Terra, deitava romantismo e vigor nos palcos, tornando intensa e encantadora cada cena. Quintessência da dança, foi cisne e tigre, colibri e águia a pairar no palco.

Missionário da arte, hoje avô, o grande bailarino russo sente a chama para a arte da dança. Seus olhos ainda brilham, a escrever mensagem de ardencia e poesia. Quem o assistiu viajando nos ares em cada salto artístico jamais o esquece.

Obrigado, Misha. O mundo necessita da eterna beleza, da arte nobre.

sábado, 26 de março de 2011

NO SEST SENAT

Neste domindo, das ove às doze horas, estarei no auditório do Sest Senat realizando o seminario: Mediunidade - compromisso moral e espiritual. É uma promoção do Centro Espirita Amor e Caridade. Quem puder se fazer presente, estará contribuindo com aquela instituição. O Sest Senat fica em Peixinhos, Olinda.

NOVA RENASCENÇA

Lembram do movimento renascentista que colocou um fim à idade média e colocou o homem, novamente, no centro de todas as expressões? A arte floresceu, a filosofia ampliou-se, a ciencia desenvolveu-se e os questionamentos atingiram vários dogmas e arcabouços arcaicos que ditavam a vida da civilização.

Podemos dizer que estamos experimentando, de uns anos para cá, uma nova renascença. Agora, efetivamente, uma renascença espiritual. Arcabouços tombam, verifica-se um ar de transição em tudo e o homem tenta se posicionar ante o universo, entendendo-se como elemento importante nas estruturas da vida. Novas mentes, arejadas, questionam os padrões limitadores e até os cânones da ciencia sofrem turbulência.

A ânsia de compreensão do que antes era mistério empurra o ser humano para o sagrado. A renascença desse terceiro milênio será mais expressiva e importante que a anterior. Translúcida e transcendente, ela definirá rumos e transparecerá a beleza indescritível. Um outro olhar verterá sobre a Terra. Renascerá a esperança. E ela já brota em muitos corações. Tenho encontrado o rastro luminoso dessa renascença. Em toda parte ela se apresenta. Em muitos olhares ela se expressa.Vivamos esse nascer. Vivamos essa nova renascença.

sexta-feira, 25 de março de 2011

AS MÃES DE CHICO XAVIER E SUAS MÃOS

Está lançado o filme as mães de Chico Xavier. Mães enevoadas pela dor da perda de seus filhos. Mães envoltas na profunda saudade de seus amados. Só as mães compreendem bem essa dor. É uma amputação. Um pedaço da alma, dizem elas, vai para o alem com os filhos. Olhar o quarto querido e ve-lo vazio, sem o sorriso tão amado, sem o olhar inesquecível.

Mesmo que enfatizemos a consciencia de que nossos filhos não são nossos filhos, na verdade estão nossos filhos, ah, a dor das mães não pode ser dimensionada. E elas buscaram seu consolo nas mãos de Chico. Sua mediunidade apostolar expressou, de foma singular, a função consoladora do espiritismo e da mediunidade à serviço do Cristo.

Elas se sentiram órfãs quando ele partiu. Embora valorosos mediuns continuem recebendo as mensagens que trazem os filhos amados de volta, Chico possuía peculiaridades que lhe eram próprias. Havia uma aura de profunda credibilidade, de intensa certeza face à moral do medianeiro.

Quantas não apertaram as cartas mediunicas junto ao peito, como se apertassem o próprio filhinho, por reconhece-lo de volta, naquela missiva cheia de transcendencia e luz! Os nomes, os detalhes, os acontecimentos que só eles, pais e filhos, poderiam saber, apelidos e fatos da intimidade familiar.

As mães beijavam as mãos do Chico; mãos que foram sublimes consolos para suas dores inomináveis. Mãos que lhe trouxeram de volta o desejo de viver pois seus tesouros inesquecíveis estavam vivos. As mãos de Chico foram mães para os corações feridos dessas mulheres atingidas pelo desespero. Mãos e mães abençoados por Deus.

quinta-feira, 24 de março de 2011

ADENDO SOBRE OS CAPELINOS

Informam os espíritos superiores que, nas esferas superiores, entre os responsáveis pela nossa humanidade, ainda existem remanescentes de Capela que, por amor, resolveram permanecer amparando o progresso da Terra. Faço esta postagem em complemento da que fiz mais abaixo, sobre o tema.

quarta-feira, 23 de março de 2011

SOBRE A SAUDADE APÓS A MORTE

Muitas vezes encontro corações sofridos duplamente ante a partida de um ente querido. Dplamente porque, sendo espiritas ou de outras denominaçoes religiosas, entram em conflito pelo fato de sentirem saudade de seu afeto que singrou no rumo da dimensão espiritual. Isso ocorre, com certa frequencia, no meio espirita. Ouvem que não devem chorar, que vão maltratar o ente que desencarnou, etc. É fato que o choro de desespero prejudica a si e aos que se foram. Deve ser evitado. Além de gerar mais revolta, demonstra desconhecimento sobre os fundamentos da vida imortal. A aceitação é um resultado ligado à compreensão desses fundamentos, constituindo-se um mecanismo da fé raciocinada. E nossa não aceitação atinge o coração querido recem desencarnado, que por sua vez, quase sempre, tambem não aceita seu desligamento do corpo carnal, ampliando a área de sofrimento, criando-se um ciclo de não aceitação de ambos os lados.

Agora, sentir saudade é natural. Alguem querido viaja e a saudade brota. Não podemos nos condenar por isso. Só precisamos ajustar a saudade ao entendimento sobre nossa imortalidade, à convicção do nosso ideal. Se as lágrimas caírem, que não sejam de revolta ou mágoa para com Deus ou quem quer que seja ante a desencarnação do afeto. Somos de lá. Temos um tempo na carne. Estruturar essa convicção em bases sólidas é fundamental para aprendermos com o fato e seguir em frente, ciente de que, breve, nos encontraremos com os que foram, antes de nós, para nossa pátria verdadeira.

E tenhamos tato ao abordar os que choram seus entes que desencarnaram. É o nosso estagio. Precisamos de entendimento e respeito. Ainda que seja um espirita que chore. Nada demais.

terça-feira, 22 de março de 2011

EM GARANHUNS

Na próxima sexta feira viajo para a cidade jardim, Garanhuns. Proferirei palestra à noite com o tema: Espiritismo: Uma doutrina universalista. No sábado, pela manhã, realizarei seminário com o tema: A construçao da saúde e da felicidade. Retorno no sábado à tarde pois, no domingo pela manhã, estarei realizando seminário no Sest Senat de Peixinhos, Olinda, sobre o tema: mediunidade - compromisso moral e espiritual, numa promoção do Centro Espirita amor e Caridade, fundado pela querida Hilda Pastich. Começará às 9 horas e irá até às 12:00. Quem puder comprecer, será uma grande alegria abraçar. ( Perceberam. Coloquei a agenda com antecipação).

AGRADECIMENTO

Poeta, meu poeta Merlânio, obrigado pelos versos que caem como grande incentivo à jornada e como expressão de seu enorme coração. Visitarei seu blog. E breve desejo lhe abraçar na ternura das almas amigas que se amam.

MENINO INCORPORADO NO PIANO

Não sei se o garoto estava incorporado ao piano ou este no garoto. Pareciam ser uma única entidade. Mãos alígeras, dedos ágeis, Ethon Bortnik, 7 anos de idade, apareceu para o mundo. Hoje, está com 10 anos. E já está realizando uma tourné pela América. Foi o artista mais jovem a participar do show em benefício das vítimas do Haiti. Grande coração, vem convertendo seu talento em mensagem viva de solidariedade à humanidade. Seu piano parece brilhar e dá a impressão que ele trouxe a melodia dos céus para nossa sofrida Terra.

Como se vê, a arte irá exercer uma influencia fundamental na transformação do planeta, sensibilizando o mundo com a arte digna. Os grandes artistas, como previra nosso Chico Xavier, estão voltando e darão uma fantástica contribuição para a espiritualização da Terra. Beethovem, Mozart, Chopin, Liszt, Tchaicovski e outros, estarão andando ente nós, como setas da beleza, apontando o rumo dos céus. Derramarão sua arte no coração da humanidade, pondo-a à serviço do amor ao próximo. Tenhamos olhos para ver e ouvidos para escutar.

VIOLINO ENCANTADO

Brianna Kahane me levou às lágrimas. Manejando o violino como se ela não tivesse mais corpo físico. 9 anos de idade. Essa menina da nova era estava no programa da apresentadora americana, Oprah W. Fisionomia serena, aliás, característica dessas almas especiais do mundo regenerado que será a Terra, olhos encantadoramente lúcidos e muita paixão pelo que faz.

Brianna surpreendeu ao dizer, respondendo indagação da apresentadora sobre o que pretendia fazer com seu dom maravilhoso, que desejava tornar o mundo melhor. E vem demonstrando isso ao converter seu talento em instrumento de solidariedade aos que mais sofrem. Viajou os Estados Unidos tocando e arrecadou cerca de 18 milhões de dólares para obras de caridade. Seu violino encantado está posto à serviço do próximo. Ao saber que um violinista haitiano ficou machucado no terremoto que devastou aquele país caribenho e estava hospitalizado em Miami, a menina foi até o hospital e tocou para ele, objetivando lhe confortar.

Fui às lágrimas ouvindo o violino mágico de Brianna. Eles estão começando a mostrar a que vieram. O mundo obsoleto irá se render a essa nova realidade. Como escrevi em um artigo ontem, não dá mais para segurar. Eles vieram mostrar que não dá mais paa viver na indiferença, no brutal egoísmo, sem dar uma chance aos valores do espirito imortal que somos. Que eles brilhem, clareando o novo mundo que se desenha.

POETA MERLÂNIO MAIA

Tive a honra de verificar um comentário do meu querido poeta paraibano Merlânio Maia. Passe mais vezes, meu amigo. Sua história se mistura à minha, nesse afã que temos de ver um mundo melhor. Ah, voce me fez sentir uma fantástica emoção quando, em Guarabira, dois jovens declamaram um cordel que voce fez sobre minhas singelas atividades. Gostaria que voce me enviasse o cordel ( seria essa a definição? ). É possível? abraços, poeta, e muito obrigado pelo incentivo poético.

segunda-feira, 21 de março de 2011

OS GOVERNANTES DO FUTURO

Escrevi um texto e que compõe o meu livro "A Vitória de Deus', o qual reproduzo, em parte, neste nosso espaço. Espero que gostem. Vamos lá.

Diante dos inúmeros conflitos espalhados pelo mundo, as infelizes opções pela guerra faz estremecer qualquer cérebro com um mínimo de bom senso. Os governantes, naturalmente com algumas poucas exceções, não tem conseguido promover a evolução, a prosperidade dos seus povos, o desenvolvimento de uma consciencia ética superior. Creio até que muitos deles almejam promover a sociedade que governam porem, não sabem como, qual caminho seguir ou, quando sabem, deficiencias morais, limitação da sensibilidade ou outros fatores obstaculam maior avanço. A visão de um estreito nacionalismo, a concepção puramente mercantil de desenvolvimento, a ambição desmedida, a egolatria, o despreparo espiritual, são alguns dos elementos que impedem a superação dos problemas crônicos das populações.

Como avançar para conquistas maiores se ainda se cogita pouco de uma visão espiritual do homem por parte dos indivíduos detentores de poder politico e administrativo? como enxergar melhor o homem de todas as latitudes sem um processo que cuide da essência do ser?

Temos avanços, porem. Todos os países, pelo menos teoricamente, vem enxergando a educação como básica para todos os saltos na qualidade de vida dos povos e de sua emancipação econômica. Claro que ainda sob a limitada ótica de que investir em educação é investir numa escola ainda preparatória de peças de reposição para o mercado de trabalho e não organizadora de almas equilibradas, dinâmicas e serenas. Mas já é um avanço. E aqui e ali econtramos preocupações consistentes qunto aos valores morais e espirituais do ser humano.

Que interesses movem os governantes atuais do planeta? a visão separatista de cada povo, o egoísmo de nação confundido com amor a seu país, a necessidade de auto projeção, geram a pouca credibilidade dos politicos que governam.

Allan Kardec, o organizador do espiritismo, fala sobre o futuro quanto a esse ângulo da vida humana. Se refere o grande educador francês ao que ele chama de "aristocracia moral"....( )
( )...Essa aristocracia moral, ao contrário do que possa pensar qualquer raciocínio precipitado, não representa uma elite no sentido de qualquer privilégio. É uma idéia que se aproxima do que ocorre nas dimensões espirituais da vida. Os mais preparados em sentimento, raciocínio, ética, poder espiritual, experiencia e vivencia moral, assumem as "rédeas" da coletividade. Não precisamos dizer que direitos humanos seria vivencia cotidiana...( )

( )...O pensamento dos governantes do futuro será sempre voltado para o bem coletivo, para todos os países, todos os povos. Afinal, estamos na mesma nave, partilhamos o mesmo ar, os problemas são praticamente os mesmos e um elo divino interpenetra todas as vidas...( )

* Os que desejarem conhecer o texto por completo, podem faze-lo consultando o livro Vitória de Deus. Ah, desculpem o texto longo.

NO GRUPO DA PAZ

Esta quarta feira estarei no Grupo Espirita da Paz, aqui mesmo em minha cidade, no distrito de Ponte dos Carvalhos, falando sobre saúde e espiritualidade. Nunca marco palestras quartas feiras pois estou atendendo o público que nos procura. Abri excessão face ao fato de ter sido fundador daquela casa e os amigos de lá me solicitaram com imenso carinho que pudesse estar com eles. Como os dias de atividades coincidem, tive que abrir o espaço. Grande alegria rever o GEP e os amigos que lá prosseguiram nas atividades, enquanto fui abrir a nova frente de trabalhos na Casa do Caminho, em Garapu.

NÃO DÁ MAIS PARA SEGURAR

A capa da revista Istoe desta semana é reveladora do momento que vive nossa civilização, com a realidade espiritual se impondo ao cartesianismo, ao materialismo dissolvente. Chamada da capa: Premonição existe. Se refere a reportagem a uma pesquisa realizada por um dos mais proeminentes cientistas da atualidade, um respeitado professor do meio academico norte americano, o Dr. Bem, psicólogo dos mais conceituados, tambem formado em física. Junto com outro pesquisdores, o cientista fez teste com diversos universitários ( me parece que cerca de mil voluntários) e constatou a veracidade da premonição. Caiu como uma bomba nos meios academicos. Afinal, essa constatação atinge mortalmente o conceito de que o pensamento é uma segregação do cérebro. Constata a ação "não local" da mente, o que indica que algo se desloca do cérebro e percebe fatos futuros. A pesquisa já começa a ser agredida pelos cientistas ainda materialistas mas não surte muito efeito. Quem fez a pesquisa, quem teve a ousadia científica de faze-la foi, nada mais , nada menos, que um dos mais admirados representantes do mundo científico atual. Esse trabalho vem se somar à dezenas de outros feitos por eminentes pesquisdores em várias partes do planeta.

É, não dá mais para segurar a grande verdade.

AINDA EXISTEM CRIATURAS DE CAPELA NA TERRA ?

Esta foi uma indagação de uma participante do blog na semana passada. Segundo algumas informações da espiritualidade, os capelinos já teriam voltado todos para seu mundo de origem. Obviamente nos referimos àqueles em experiencia de recuperação na Terra. Claro que alguns dos mentores atuais da humanidade, domiciliados em dimensões superiores, podem ser oriundos daquela distante constelação, que por razões fraternais permaneceram ligados ao nosso mundo. Caso ainda existissem capelinos em necessidade de recuperação, naturalmente poderiam se encontrar na Terra em alguma reencarnação, atraídos pela história comum ou por afinidade afetiva. Mas isto deve ter ocorrido alguns séculos atrás.

sexta-feira, 18 de março de 2011

AKRIT E O DESEJO DE CURAR

Na velha India de tantas maravilhas da espiritualidade, chega mais uma informação de uma criança especial. Desde os dois anos de idade, Akrit, que nasceu em uma família pobre da India, lê com desevoltura e se interessa por tudo o que lhe aparece aos olhos. Com cerca de seis anos já lia tratados de medicina e tinha especial interesse por anatomia e cirurgia. Memória extraordinária, decorava todas as técnicas e tratados referentes à medicina, particularmente no campo da oncologia. Com sete anos realizou sua primeira cirurgia, que foi transmitida pela televisão. Os professores da área ficaram impressionados com a técnica e habilidade da criança médica.

Akrit estuda, hoje, na universidade de Harvad, nos EUA. Já formou-se em Botânica. E afirma seu empenho para curar diversos tipos de câncer e descobrir a cura contra a AIDS. Diz que ja´detectou vários erros médicos no tratamento do câncer mas precisa atingir a idade adequada para comprovar suas teses. Categoricamente, sabe que veio ao mundo para trazer esse socorro à humanidade. Deseja criar um instituto filantrópico para curar indianos pobres.

Alem da memória fotográfica e q.i. elevadíssimo, o menino, hoje com 15 anos, traz o dom da cura. Impõe as mãos sobre as feridas e obtem resultados fabulosos, alem de diagnosticar com rapidez e precisão, as enfermidades das pessoas. Os parapsicólogos acreditam que ele seja um dos mais evoluídos sensitivos do planeta na atualidade.

UM NOVO MOZART ?

Mais um exemplar dessa nova geração que está reencarnando na Terra deslumbra os pesquisadores. Desta vez é o norte americano Jay Greenberg. Desde quando completou um ano de vida demonstrou precoce inteligência e uma memória fantástica. Amante da música, apresentou sua genialidade ao mundo com cinco anos de idade, compondo sua primeira sinfonia, por sinal, gravada pela prestigiada Orquestra Sinfônica de Londres. Ele já compôs 5 sinfonias. É considerado o novo Mozart. Não compõe apenas a partitura central mas compõe as peças para todos os instrumentos. Jay afirma que seu cérebro possui tres canais de música e escuta-os todos. Quando lhe indagam como é capaz de compor para todo os instrumentos ele apenas diz que está tudo em sua cabeça. Simples assim.

Essa questão em que ele afirma sentir que seu cérebro teria tres canais para a música nos leva a refletir na complexidade do cérebro, principalmente, esses cérebros que servem de instrumento à mentes tão avançadas. As vastas conquistas milenares dessas almas significam psiquismos muito cmplexos e representam, ainda, o desenvolvimento de mais áreas de potencial dos cérebros humanos. O mundo assiste, perplexo, o nascimento, em todo o planeta, dessas mentes elevadas, desses espiritos que vieram fazer a diferença e revolucionar todos os ramos do conhecimento humano.

Levanto só uma questão ( sem afirmar ou negar, óbvio): seria um novo Mozart ou o mesmo, de volta?

UM NOVO MOZART ?

Mais um exemplar dessa nova geração que está reencarnando na Terra deslumbra os pesquisadores. Desta vez é o norte americano Jay Greenberg. Desde os quatro anos que compõe música do mais alto nível, inclusive, sua primeira sinfonia composta quando tinha seis anos de idade ( parece que está, atualmente, com doze anos ) foi tocada pela orquestra sinfônica de Londres, uma das mais conceituadas do planeta. A Orquestra, inclusive, gravou em cd a sinfonia do garoto prodígio. E como explicar tal fenômeno sem a reencarnação ?
Greenberg, inclusive, diz que seu cérebro teria tres canais de música e ele escuta sons seletivos em cada um deles. Seria, porventura, uma mutação já ocorrendo em alguns da nova geração, adequando-se o organismo à natureza desses espiritos mais elevados, provenientes, talvez, de mundos mais evolvidos ( me refiro a outros planetas mesmo ), vindo à Terra para contribuir para implantação da Nova Era, conforme todas as referencias feitas sobre o assunto ? Aí está farto material para meditação.

AGENDA

Como sempre, esqueço de colocar a agenda. Amigos sempre me cobram e tenho esquecido. Perdoem essa mente limitada. Bom, aí vai. Amnhã, estarei em Aldeia, cidade de Camaragibe, realizando seminário sobre o espiritismo no mundo e a função da casa espirita. No domingo pela manhã, estarei em Goiana e à tarde, palestra em Olinda, na Federação Espirita Olindense. Tentarei não me esquecer de postar os compromissos da agenda, ok?

DIA DO SER HUMANO

As chamadas "políticas afirmativas" foram necessárias - e ainda podem ser, dependendo de alguns fatores- no tocante à superação de qualquer tipo de preconceito. As mulheres, por exemplo, que sempre sofreram discriminação e eram tolhidas em sua capacidade de realização, precisaram desencadear um movimento para que essa injustificável condição fosse superada. Ocupam, na atualidade, merecidas posições no mercado de trabalho e na vida social, rompendo as estruturas equivocadas, de natureza machista. No início, necessitava de certa energia e isso fez com que a natureza desse esforço descambasse para uma visão competitiva entre o homem e a mulher. Com o tempo e o amadurecimento da sociedade e do próprio movimento, bem como de uma boa parcela dos homens, percebeu-se ( isto precisa ser aprofundado ) que a visão é de complementaridade. Um enriquece o outro, não se devem excluir. Um não tem que ser mais importante que o outro.

A sociedade mudou. A constituição familiar sofreu alterações dentro dessa nova realidade. O espiritismo, por exemplo, desde do século 19, aponta os direitos iguais para ambos. Direitos iguais para seres diferentes, com funções biológicas diferentes. E a visão reencarnacionista vem apontar que o espirito, para atingir a perfeição, passa pela fieira das vidas feminina e masculina. Ou seja, todos reecarnamos como homem e mulher. Diante disso, o que vale é o ser humano. E creio que esta é a próxima etapa. Não mais dia da mulher ou do homem, do negro ou do branco. Teremos o "dia do ser humano", até que todos os dias serão vistos como o dia da pessoa, que ama, sente, sonha, aprende, se frustra, se amargura e necessita tanto de solidariedade como de ser solidário. Este será o momento da maioridade existencial, social, espiritual. A felicidade do respeito à criatura humana, alma imortal e filha da luz, estagiando, temporariamente, na condição masculina ou feminina, de preto, branco ou moreno, brasileiro, japonês ou americano. Simplesmente, ser humano. Simplesmente, filho dos céus.

quinta-feira, 17 de março de 2011

PROBLEMA SOLUCIONADO

Tive um probleminha em meu notbook porisso não postei nem liberei os comentários. O problema foi solucionado. Espero voltar a postar com regularidade. Ah, já estamos nos aproximando da postagem de número 700. E caminhamos céleres para os quarenta mil acessos. Breve, portanto, mais um recorde para um simples blog, não profissional, mas que trata, com seriedade e respeito, sobre temas da nossa transcendencia. Vamos em frente.

VIDA EM MARTE

O parceiro do blog Aristóteles expressou sua inquietação quanto a informação dada por Boriska de que a vida em Marte, hoje, se desenvolveria em cidades subterrâneas. O amigo Aristóteles disse que, quanto mais evoluída uma civilização esta seria mais desmaterializada e que sempre raciocinava nos termos de que o nosso sistema solar teria vida em outras dimensões, não na dimensão de matéria densa. Como poderia ele raciocinar agora ante a informação do garoto russo?

Ouso emitir minha forma de pensar em uma assunto tão delicado, sobretudo, que nos exige muita ponderação, sob o perigo de não oferecermos "armas" aos negadores de tudo o que é transcendente, loucos por apontar que somos fantasiosos, não é mesmo? Pois bem. Na minha opinião, Boriska é um fenômeno. Tem expressado, em meu entender, grandes verdades e representa, sim, a geração da Terra regenerada. Acho plausível, até, que tenha vivido em outro planeta. Dentro das leis universais, perfeitamente possível. Levanto, no entanto, a possibilidade dele ter se equivocado com esta informação sobre o genero de vida marciano. Ele se encontra num corpo extremamente denso como este nosso, que exerce uma ação "sufocante" sobre o psiquismo. Embora Boriska dê detalhes de uma memória extra sensorial, é um encarnado e sabemos o que isto representa para o espirito e como limita a mente, por mais evoluído seja o ser. Se assim não fosse, terímos as grandes almas recordando-se de suas existencias pretéritas e parece que isto não ocorreu ao longo da história. Pelo menos, não em termos da quantidade de santos ( os verdadeiros, claro) que tenham falado à respeito.

Por que levanto a possibilidade da matéria ter limitado ou distorcido, um pouco, a memória fantastica do garoto prodígio? Alem do que abordei acima, creio que a informação dada pelo Chico me parece mais palatável e explicativa quanto ao fato de nossas sondas não terem detectado vida, cidades ou qualquer movimentação inteligente no planeta vermelho. Tudo isto existiria, porem, conforme Chico, em outra dimensão da própria matéria, em grau de sutileza que seria como que inexistente para as aparelhagens da Terra. E que nossa ciencia caminha, a passos largos, para entender essa variedade dimensional da matéria. Numa postagem que fiz esta semana sobre o assunto, ressalvei o fato de dois espiritos que escreveram através de Chico - sua mãe, Maria João de Deus, e o grande escritor maranhense, Humberto de Campos - não terem se referido, em nenhum momento, a vida subterrânea em Marte.

Isto não quer dizer que só porque Chico não intermediou essa informação, então, dogmáticamente, qualquer outra informação diferente da veiculada pelo grande médium mineiro não possa ter forum de verdade. Não existe o "fora do Chico Xavier não existe informação verdadeira". Apenas acho estranho não ter qualquer referencia a isto na obra do médium quando o assunto foi o planeta Marte. Abro, até, a possibilidade dessa forma de viver citada por Boriska existir e a obra xaveriana ter feito uma abordagem, apenas, da dimesão mas sutil daquele mundo irmão. Mas, confesso que isso sai de mim mais como uma concessão. É mais forte, em meu raciocinio, a idéia da limitação natural, ocasionada peo reencarne, na mente do garoto russo. Creio, no ntanto, que esse é um desses temas que devem aguardar a passagem do tempo para encontrar o devido esclarecimento. Espero que o amigo Aristóteles encontre nessa minha abordagem, elementos que o auxilie a compreender meu exato ponto de vista sobre o delicado tema.

quarta-feira, 16 de março de 2011

BORISKA II

O dr. Vladislav Lugovenco, um dos cientistas que vem estudando Boriska, afirmou, em entrevista, que nos ultimos vinte anos os pesquisadores vem constatando o nascimento de muitas crianças como o prodígio russo. Na China, Vietnan, India e outros países tem aparecido essas figuras "diferentes". Diz ainda o cientista que eles possuem as hélices do DNA notavelmente perfeitas, o que fortalece o sistema imunológico de forma extraordinária, capaz de anular a ação de vírus como o da AIDS.

Sim, esses seres trazem maior complexidade em seu psiquismo e influenciam, diretamente, a configuração do DNA. São agentes dessa mutação que ocorre, tambem, em nosso núcleo de informação genética. Nova humanidade, nova estruturação genética. Simples, assim.

SOBRE AS TRANSFOTOS

Voces devem ter observado, no lado direito de quem olha a tela, fotografias de rostos. Estas são as transfotos, ou seja, fotografias de desencarnados que teriam sido recebidas nas experiencias com imagem por Sonia Rinaldi. Ela está expondo as imagens para ver se alguem reconhece esas fisionomias. Segundo a pesquisadora, cinco dessas transfotos já foram reconhecidas por familiares. Ela pede que quem identifique um parente nas imagens, apresente documento com foto do dsencarnado para dirimir qualquer dúvida. Ah, ela solicita, ainda, que não entrem em contato com o seu grupo de pesquisa desejando uma foto de um ente querido pois eles, os pesquisadores , não tem controle sobre as imagens. Tudo é feito de lá para cá, pelo menos, acrescento eu, por enquanto.

BORISKA

Muitos já ouviram falar de Boris ou Boriska, o garoto prodígio russo, hoje com 13 anos, que vem assombrando o mundo e os cientistas russos com o alto conhecimento demonstrado sobre cosmologia, física e filosofia e que afirma, ainda por cima, ter vivido em Marte em outra encarnação. A segurança e o encadeamento com que ele fala do Planeta Vermelho, isto desde que ele tinha cerca de seis anos de idade e mantem até hoje a história, tem feito com que psicologos que o entrevistaram e outros pesquisadores atestem a veracidade da informação.

Sem entrar, por ora, na questão dessa reencarnaçaõ em nosso vizinho cósmico, chama-me a atenção o interesse e as investigações dos cientistas sobre o garoto. Para termos uma idéia desse interesse, o Instituto pra Estudos do Magnetismo da Terra e Emisão de rádio da Academia de Ciencia da Russia fotografou a aura de Boriska. Esta apresentou-se intensa, vigorosa e de cor alaranjada, denontando, segundo o Professor Vladislav Lugovenko, ser a sua personalidade alegre, positiva e intelectualmente poderoso. Estamos falando da Academia de Ciencias da Russia, uma das mais prestigiadas do planeta. Entrevistas são feitas com o menino da nova era, com cunho científico. E eles, os cientistas, estão aceitando, pelo meno alguns deles, a história da reencarnação de Boriska no planeta vermelho.

Seria interessante que nossos cientistas , aqui no Brasil, se interessassem pelos fenômenos paranormais e mediunicos como acontece nas grandes nações. Temos um grande potencial nessa área e não aproveitamos. Quanto ao Boriska, assistindo no You tube, fiquei impressionado com seus conhecimentos, o que ele passa de serenidade e os alertas que faz para nossa humanidade. Vale a pena dar uma olhada. Ainda que a história de sua vida em Marte possa ser um embaralhamento da sua mente (não digo que seja ou não veraz), muitas outras coisas ele tem afirmado e dado detalhes que deixam os nossos "sábios" de queixo caído. Deixo claro minha colocação: ele diz que hoje a civilização marciana vive em cidades subterrâneas. Pode ser. Recordo, apenas, que, em dois textos psicografados pelo Chico Xavier, um de Maria João de Deus, que consta na obra "Cartas de uma morta", e outro do espirito Humberto de Campos ( não me recordo o nome do livro em que está publicado ) aborda-se a vida inteligente em Marte mas não se faz referencia à vida subterrânea. Quando Chico foi indagado sobre o fato das sondas da Terra não terem identificado vida em Marte, sendo este, pelas imagens, um planeta inóspito, o medium mineiro respondeu que a ciencia da Terra ainda alcançaria a compreensão de que a matéria se expressa em dimensões diferentes daquela que nos marca o momento atual. E nenhuma abordagem sobre a vida no interior do planeta. Isto não quer dier que não tenha. Chico não é Deus e nem deve ter todo o conhecimento, apesar de sua grandeza espiritual. Este é apenas um detalhe que não empana o brilho da presença de Boriska na face da Terra. Ele fala com beleza e propriedade sobre a transição que vive nosso mundo, aliás, de acordo com todas as informações que nos chegam da dimensão espiritual. Só sei que Boriska é um encanto e creio que ele faz parte dessas mentes que vieram ajudar o mundo a ampliar a consciencia no rumo da grandeza da vida e da presença de Deus.

terça-feira, 15 de março de 2011

TERRA DO SOL NASCENTE

Nossos irmãos nipônicos irão superar, como em outras ocasiões, mais este drama oriundo do terrível terremoto que devastou a região de Sendai. O Japão possui uma sociedade organizada, disciplinada, estóica. Venceu tragedias indescritíveis, renascendo cada vez mis rica e realizadora. Possui uma profunda cultura espiritual milenar e seu heroísmo ante as destruições lhe permitem enviar mensagens de esperança para toda a humanidade. Humanidade que lhe pranteia os mortos e que se coloca a auxiliar-lhe a reconstrução de vidas. Muito rapidamente estará superado o momento. E as feridas ficarão como granes lições no caminho. Nossa solidariedade aos irmãos japoneses, que por sinal, vem aumentando seus acessos ao nosso blog. Ainda é incipiente o acesso mas vem crescendo. São cerca de 18 acessos. Para mim, equivalem à 18 mil acessos. Sejam bem vindos.

TIA ZEL

Existem pessoas enviadas dos céus para nos ampararem nas tarefas abençoadas. São corações vigorosos ou ternos, ou ainda possuidores das duas qualidades. Dentre tantas que Deus colocou em nossas atividades desejo citar Tia Zel, um braço direito que vale pelos dois braços. Firme e sensível à dor dos mais necessitados que chegam à nossa Casa do Caminho. Amorosa, de uma amor que ela mesma duvida possuir. Dedicada ao extremo, não só em relação as atividades da instituição mas, tambem, no tocante à sua família. Todos recorrem à ela.

Tia Zel adoeceu e meu coração ficou um tanto triste. Seu sorriso como se apagou. Ficou com um olhar distante. A alma parecia ansiar partir. Todos ficaram saudosos de sua presença. Mas sabemos que as provas libertadoras chegam para todos e nossa amiga não ficaria isenta. Nobre, tentou compreender o seu momento.

Agora, tem melhorado e está voltando com aquele sorriso encantador. Já anunciou o retorno às atividades. Ainda terá que enfrentar um quadro cirurgico mas é heróica, cheia da fibra santa. E meu coração alegra-se pela sua força interior. Se ilumina, nossa Tia Zel. Fica mais bela a cada instante. Amanhã deveremos sentir o aconchego de seus braços firmes e de seu olhar pleno de doçura. Na nossa Casa do Caminho, que fica mais cheia de amor iluminada pelo sorriso de Tia Zel.

VOZ DE ESTRELA

Escutei sua voz. Era voz dos astros,
Veludo a derramar-se como de uma garganta de pelúcia.
Tinha brilho feérico aquela voz materializda...
Escutei sua voz, voz de estrela.
Mil sóis fulguraram em eternos amanheceres...mil tons desenharam o amor
em cores antes inexistentes.

Escutei sua voz e ela como que retirou de mim o medo de amar.
Fábrica de ternura, descreveu o mundo dos sonhos nas aspirações adormecidas.
Hecatombes, tragédias, tudo desaparecera em meio à sua voz, feita de constelações.
O tempo parara...o mundo tornou-se uma fotografia congelada em meus olhos.

Escutei sua voz e cessaram todas as injustiças e todas as diferenças.
A diversidade tornou-se mais rica e polifonia era a torrente que inundava o universo.
Fitei, então, pela primeira vez, sua face. Era multicor, irradiante, sem tom para a Terra, cheia de tons para a eternidade...
Me fitou transmitindo seu mistério à minha alma sedenta. Tinha sede e saciou-a.
Escutei, sim, sua voz e esse encanto permaneceu, ferrão divino, pulsando amor, latejando vida.

Agora, tento retransmitir, palidamente, sua voz...voz de estrela.

segunda-feira, 14 de março de 2011

SOBRE AS TRANSFOTOS

Amigos, vamos colocar melhor as fotografias que voces devem ter notado na postagem abaixo. Na verdade, graças ao meu querido irmão Jairo elas estão aí. Vamos ordená-la melhor. Quanto a uma indagação num comentario aqui postado sobre como Sonia Rinaldi consegue essas imagens, buscarei melhor informação para poder responder tal pergunta, ok?



* Ok! fotos já disponibilizadas na coluna direita do blog

FOTOS DE FALECIDOS





Ainda referente à transcomunicação instrumental, a pesquisadora brasileira Sonia Rinaldi vem se destacando na área pelo trabalho criterioso, de cunho científico, que ela vem empregando em seus trabalhos como transcomunicadora. E isso é relevante pois deve-se assegurar todo o controle contra possíveis outras interpretações para o fenômeno ou contra a possibilidade de fraudes. Esta recomendção é bem kardequiana e essencialmente científica. Coberta todas as áreas de segurança, abre-se o caminho para que o mundo acadêmico seja, em definitivo, vencido pela realidade ivisível. A consequencia disso será imensos recursos intelectuais, morais, tecnológicos e científicos à serviço de um mundo melhor


Pois bem, Sonia me enviou, assim como o fez para outras pessoas, a informação de que tem recebido o que se chama transfotos, ou seja, fotografias de espiritos. É uma especie de bancos de fotos do alem. E espera que as criaturas que aparecem nas transfotos, sejam reconhecidas já que aparece o rosto do espirito mas não sua identificação. Segundo Sonia, cinco das imagens teve reconhecimento de parentes. Vou tentar colocar aqui, em nosso blog, as fotos dos desencarndos.
É muito interessante.


Às vezes escuto pessoas espiritas indagarem para que esses experiementos pois eles não tem mais dúvidas sobre a imortalidade, no entanto, não devemos unicamente pesquisar para nós e sim, para a humanidade. Ainda é grande o ceticismo quanto a essas possibilidades. Alem do mais, existem imensos benefícios que podem advir a partir desse intercâmbio cada vez mais nítido e aberto. Pouco conhecemos, ainda, das forças da natureza, do mundo das energias, das imensas possibilidades da vida. A transcomunicação, ao meu ver, atende a essa lacuna. É um bem para a humanidade.

NOVAS PORTAS

O mundo espiritual, obedecendo planejamento perfeitamente delineado para implantar a era da imortalidade sobre a Terra, tem procurado abrir novas portas de acesso dos homens para a realidade invisível. Dentro desse movimento encontra-se o contato com os espiritos através de aparelhos eletrônicos. Interessante observar que, o mesmo critério utilizado para o surgimento dos livros da codificação espirita, foi utilizado na chamada Transcomunicação Instrumental. Em toda a parte o intercâmbio por via tecnológica se processa. São vários grupos de pesquisa na Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, Brasil, etc. Dos pioneiros, tanto a partir das experiencias de Landel de Moura, quanto a partir de Jurgenson, em 1959, na Suécia, até os dias de agora, assistimos ao avanço da tecnologia na Terra permitindo o esforço dos desencarnados em nos contactarem por intermédio dos recursos eletrônicos. Fico a pensar que a tecnologia não surgiu na Terra apenas para trazer mais conforto material à nossa sociedade e sim, tambem, para propiciar estas novas portas de acesso ao infinito.

Breve, não tenho dúvidas, iremos assistir prodígios nessa área. Por que estranharmos o provável contato através de canais televisivos num futuro não muito distante? Quem acessa a literatura da transcomunicação tem conhecimento de que os cientistas do lado de lá estão aperfeiçoando seus instrumentos ao mesmo tempo em que orientam os que se encontram no mundo da carne no tocante à ajustarem seus aparelhos. O "frio" aparelho eletrônico aquece a vida, reaproximendo corações que se encontravam "afastados" pela cortina da diferença vibratória. A cortina começa a romper-se. E o consolo verte dos céus através de computadores e telefones, celulares e gravadores. Volto a escrever a respeito daqui há um pouco de tempo.

domingo, 13 de março de 2011

ELE NUNCA ADOECEU

Uma psicóloga alemã, dra. Hanna, estudando o sofrimento emocional dos seres humanos ao mesmo tempo em que analisava a figura de Jesus de Nazaré, chegou a uma conclusão interessante no tocante a compreender os efeitos das emoções descontroladas sobre a saúde humana: o Mestre de Nazaré jamais enfermou. E por que? claro que sua condição superior responde a pergunta, porem, podemos aprofundar ou ampliar a resposta observando a serenidade, o equilibrio e a sobriedade como fatores decisivos à preservação da saúde emoional e mental da criatura.

E por que adoecemos tanto? a resposta está intrinsecamente ligada à questão acima. Toda a inferioridade moral, em geral, guarda relação com as condições de sustentabilidade do organismo. Não se veja isso no sentido absoluto, e sim, dentro da relatividade própria de um mundo como a Terra. Temos, no entanto, na figura de Jesus, um vasto manancial de estudo sobre nossa condição de saúde. Podemos avaliar nossa saúde emocional e associá-la às doenças que nos atingem habitualmente.

Em tudo Jesus torna-se grande parâmetro e manacial de profunda sabedoria à ser seguido como exemplo. E não nos cabe dizer: "Ah, mas Ele era Ele!"Não nos esqueçamos de sua colocação: O que eu faço, podeis fazer e ainda mais. Vamos refletir?

sábado, 12 de março de 2011

AINDA O MAGNETISMO

Estudar o magnetismo é penetrar em um universo de imensas possibilidades do ser. Não me refiro apenas ao poder de cura que ele apresenta mas, tambem, aos recursos que propiciam adentrar nos registros da consciencia, ativando-os e podendo faze-los vir à tona, dessa maneira, desvendando algo da nossa própria história. Não foi outra a ferramenta utilizada pelos grandes magnetizadores para chegar a investigação da reencarnação no final do século 19 e meados do século 20. A força magnética, impulsionada por um vontade firme, produz verdadeiros prodígios.

Quando me referi, em outra postagem, que o espiritismo e o magnetismo eram irmãos siameses ( aliás, essa foi uma expressão utilizada por Kardec ), recordava-me que, ao ler a Genese - Os milagres e as predições segundo o espiritismo - os fenômenos ocorridos na bíblia, particularmente aqueles produzidos por Jesus, encontravam explicações naturais no magnetismo, bem como vários dos fenômenos espiritas da atualidade. As curas do Mestre, seu "andar sobre as águas", a recuperação de Lázaro, sepulto tres dias, a multiplicação dos pães e peixes...claro que temos aí a força magnética elevada a um grau superlativo, próprio da naturea pura alcançada pelo Cristo, no entanto, recordando sua assertiva, o que Ele fizera, poderíamos alcançar e fazer da mesma maneira e ainda mais. Quantas possibilidades fenomenais possuímos se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda!

Enfermidades podem ser vencidas por força da aplicação magnética e está aí um campo poderoso de auxílio à nossa medicina. Esta, estudando essa realidade, só tem a ganhar. O entendimento do perispirito e da ação magnética podem concretizar a arte da cura, com infinitos horizontes abertos ao homem. E é eficiente auxiliar no tratamento de múltiplas enfermidades psíquicas. Nisto tambem o conhecimento espiritista contribui para a evolução da civilização. Creio que os espiritas, assim como outros seguimentos espiritualistas, deveriam estudar com mais profundidade o tema. As instituições que já oferecem o tratamento com passes podem ganhar em eficiencia e qualidade nestes tratamentos, unindo a boa vontade ao conhecimento, até alcançar o amor, força superior do universo, que é capaz de curar apenas com o olhar. Pensemos nisso.

sexta-feira, 11 de março de 2011

TERREMOTO E TSUNAMI NO JAPÃO

O Japão vive um momento doloroso, principalmente a região de Sendai, área do epicentro de um terremoto de 8.9 na escala Richter, fora os cerca de trinta terremotos secundários. Um tsunami de grandes proporções invadiu a parte costeira da região e já se contam cerca de trezentos mortos. Vamos orar pelos nossos irmãos vitimados pela tragédia e pelo conforto espiritual dos seus familiares. Por outro lao, o bem já se mobiliza mundialmente. Vários países se mobilizam para auxiliar na tragédia. O alerta de tsunami aponta vários países que podem ser atingido pelas ondas gigantes, inclusive, na América Latina, embora devendo atingir a zona costeira do Chile e Equador de maneira mais fraca.

Serenidade e certeza da ação dos bons espiritos e de Deus junto a esses momentos de tragédias no planeta. Conhecemos essa face das grandes dores. Estejamos firmes, com a confiança de que o amor vencerá e a luz sempre orvalhará a terra assolada pelas grandes provações. Voltarei a postar mais adiante.

quinta-feira, 10 de março de 2011

ESPIRITISMO E MAGNETISMO

Aí esta´a mesma ciencia com suas faces irmãs. O magnetismo explica diversos fenômenos espiritas e é sobejamente utilizado pelos espiritos tanto na dimensão espiritual quanto na Terra, no mister de beneficiar os que sofrem.

Allan Kardec, que era estudioso do magnetismo, fez várias referencias à respeito das forças magnéticas, ressalvando, ainda, que ambos eram irmãos siameses. Daí a necessidade que nós, espiritas, procuremos estudar o magnetismo pelo potencial inerente em termos do bem que se pode fazer através dele, alem disso, tambem representa uma oportunidade de se conhecer um pouco sobre as imensas potencialidades que trazemos. Quase nada conhecemos desse potencial. Jesus chamou nossa atenção sobre o tema ao dizer : "O que eu faço, vós podeis fazer e muito mais".

Ainda não temos aproveitado os vastos horizontes que o Espiritismo abre em nossa direção. Ficamos limitados às coisas que "já sabemos" e não vamos alem. Quando se fala que estudar é fundamental é ter essa noção da amplitude de possibilidades que se desvenda, estruturando a fé raciocinada e demonstrando o que a fé pode realizar sob o impulso do conhecimento e da vontade.

Recomendo o estudo de toda a coleção da Revista Espirita, publicada por Kardec durante onze anos. Fundamental destrinchar as inumeras estradas que o Alto nos entrega para que trilhemos esses caminhos e nos acerquemos do manancial de sabedoria de que estão impregnadas.

Magnetismo e Espiritismo caminham juntos, se tocam carinhosamente e se pertencem como a ciencia espiritual para um mundo redimido.

quarta-feira, 9 de março de 2011

CALMA PARA O EXITO

Em todos os passos da vida, a calma é convidada a estar presente.
Aqui, é uma pessoa tresvarida que te agride...
Ali, é uma circunstãncia infeliz que gera dificuldade...
acolá, é uma meaça de insucesso na atividade programada..
Adiante, é uma incompreensão urdindo males contra os teus esforços...
É necessário ter calma sempre.
A calma é filha dileta da confiança em Deus e na Sua Justiça, a expresar-se numa conduta reta que responde por uma atitude mental harmonizada.

Quando não se age com incorreção não há porque temer-se aconecimento infeliz. A irritação, alma gêmea da instabilidade emocional, é responsável por danos ainda não avaliados, na conduta moral e emocional da criatura.
A calma inspira a melhor maneira de agir e sabe aguardar o momento próprio para atuar, propiciando os meios para a ação correta.
Não antecipa, nem retarda.
Soluciona os desafios, beneficiando aqueles que se desquilibram e sofrem.

Preserva-te em calma, aconteça o que acontecer.
Aprendendo a agir com amor e misericórdia em favor do outro, o teu próximo, ou da circunstância aziaga, possuirás a calma inspiradora da paz e do êxito.


Joanna de Angelis

P. S. - do livro "Episódios diários", psicografado por Divaldo Franco.

INVERSÂO

Assisti agora há pouco o noticiário na TV. Uma das reportagens mostrava que a sensação de insegurnça se alastra pelo interior do país. Em Franca, os comerciantes já colocaram grades nas vitrines, afetando a exposição dos produtos, pois não aguentam mais serem assaltados. Uma das empresárias entrevistadas colocou com muita felicidade: "As pessoas de bem ficam atrás das grade e os assaltantes soltos nas ruas." É uma total inversão de posição.

Não por acaso o Brasil despencou para uma posição medíocre numa avaliação da preferencia dos turistas internacionais. Nossa posição, que já era ruim, piorou nos ultimos anos. Estamos no quinquagésimo segundo lugar nas avaliações internacionais. Infraestrutura precária, péssima linha de tansportes, má qualificação e SEGURANÇA, com os altos índices de violencia, foram os quesitos avaliados pelo mundo para reprovar o Brasil. Aliás, despencamos em todas as avaliações de vários institutos internacionais em diversas áreas: educação, saúde, participação do país no comercio, desenvolvimento de pib per capita. Só na propaganda ufanista oficial e nas mentes ue compram esses números estamos tão bem na fita. Essas avaliações devem levar em consideração o pogresso dos outros. Essa comparação é o que mostra o real avanço. Claro que se compararmos conosco mesmo sobre cerca de dez anos ou vinte anos atrás iremos atestar que avançamos. E continuaremos a avançar. Não podemos é acreditar que estamos fazendo o que poderíamos. Não mesmo. Precisamos dar um salto.

Não podemos ficar enjaulados enquanto os que não deveriam permanecem fazendo sua jornada. Educação, educação, educação.

NO EXTERIOR

Informando os amigos do blog sobre as ideias aqui postadas se multiplicando no exterior. Segundo nossa ferramenta de avaliação dos acesos ao blog, Rússia, Eslovenia e Angola aumetaram, e muito, os acesos ao nosso espaço de espiritualidade. A Rússia, inclusive, cresce sua participação e já se aproxima de Portugal, quarto colocado. Bom, em segundo lugar em acesso, perdendo apenas para o Brasil, continua a Arábia Saudita, seguida de perto, pelos Estados Unidos.

CHICA - OS OLHOS QUE VIBRAM DINAMISMO

Neste evento de Campina Grande reencontrei uma alma muito querida, que parece se acender como um sol em cada dia. É minha amiga Chica, esposa do inesquecível Samuel, nosso Samuca. Irradiante e sincera, foi logo dizendo-me que não lhe dei a atenção no blog. Claro que ela fez isso para afirmar, mais uma vez, ( como se precisasse), sua amizade luminosa, seu carinho extremo para comigo e para com todos que privam de seu afeto. Não esqueço com que dedicação e zelo, ela e seu companheiro Samuel, me envolveram, dando-me todo o suporte necessário para que eu vinhesse a ter a tranquilidade adequada para realizar a tarefa programada naquela cidade progressista. E foram várias ocasiões. Chica chegou a apresentar um rograma espirita em uma rádio local e tive a alegria de ser um dos convidados. Tem um grande potencial de realização. É uma energia sublime que o Senhor pode utilizar mais intensamente em sua obra. Chica, continue a iluminar a vida com sua alegria. Nossa amizade é um tesouro que me foi entregue como presente do divino, amparando-me, de alguma forma, os passos nessa jornada para vencer a mim mesmo. Obrigado.

VOLTANDO

Depois da participação, mais uma vez no MIEP - Movimento de Integração do Espirita Paraibano, volto ao nosso contato com voces pelo blog. Tentei postar algo durante o evento mas não obtive exito pois onde estava não conseguia acesso à Internet. Como sempre, o MIEP foi uma cascata de luz, tanto pelo conteúdo dos expositores que lá estiveram quanto pela dedicação dos amigos da coordenação, extremamente solícitos e eficientes. Quem nunca participou desta programação durante o carnaval em Campina Grande precisa viver essa experiencia. Com certeza, não deixará mais de ir. Essa é a posição de todos os que vão conhecer o trabalho. Muitos pernambucanos se fizeram presentes, inclusive, com ônibus fretado. É uma verdadeira ilha de espiritualidade. E o sucessoé tão grande que todo ano há um aumento entre 15 à 20% no público. Para terem uma idéia do sucesso, na palestra que proferi, domingo à noite, aberta ao publico, havia cerca de 1 300 ( mil e trezentas pessoas ) no local. Inscritos, ou seja, os que tinham acesso aos seminários e outras atividades programadas, foram 735 pessoas. Então, preparem-se para o próximo carnaval. O tema será sobre a reencarnação. Pelo nível de todos os anos, muita informação maravilhosa será derramada para nós no próximo MIEP.

sábado, 5 de março de 2011

COMO HAVIA DITO

Queridos amigos, como havia escrito alguns dias atrás, estarei participando de eventos no interior paraibano. Tentarei postar algo nesse período. Passem sempre por aqui para ver se tem alguma novidade. Vou tentar encontrar um computador disponível. E coloquem seus comentários pois caso consiga postar irei liberar o que voces escreverem. Abraços.

A VILA DO PAN ESTÁ AFUNDANDO

Lembram da vila do Panamericano, os jogos que custariam cerca de 800 milhões e terminou custando, me parece, quase 4 bilhões? bom, está na justiça a investigação sobre superfaturamentos aplicados entre o governo federal e as construtoras. Claro que não deve dar em nada. Agora, alem disso tudo, a vila, que os governantes da época diziam que não seria um elefante branco já o é. Ninguem mora lá. Está vazio. E o pior, está, literalmente, afundando. Isso mesmo. Assisti agora há pouco um programa esportivo que mostrou imensas rachaduras no asfalto e o terreno cedendo. Muito parecido com as casas de outro projeto governamental, entregue de tal maneira que ante as primeiras chuvas, ficaram alagadas, com imensas pingueiras.

Continuarei tocando, vez em quando, nesses assuntos para mostrar que precisamos de menos propaganda e mais seriedade no trato com a coletividade. Não precisamos de "show man" e sim de quem governe com dignidade e sobriedade

VOU ABANDONAR TUDO. NÃO AGUENTO MAIS.

É possível que voce já tenha escutado alguem dizer isto. Talvez voce mesmo já tenha se expressado dessa forma. E quando ocorre essa situação, não tenhamos dúvidas de que há, implicita e explícitamente, uma cota considerável de sofrimento. Desânimo e stress são as marcas desse esgotamento a fluir das palavras carregadas de amargor. Claro que o nível desse sofrimento é variável. Cada caso é um caso. Importante é entender o que se passa e assegurar que a situação pode ser superada brevemente. E iniciar a recuperação.

Muitos, se não começarem a recomposição, podem cair na depressão. Muitos deixam tarefas nobres e trabalhos importantes para suas trajetórias para se arrependerem terrivelmente depois. Ofertemos a esses cmpanheiros muita compreensão e repeito pelo sofrimento emocional que apresentam. E se formos nós a viver tal momento, respirar fundo, buscar reordenar o pensamento e deixar ouvir a voz da inspiração - a ajuda dos céus à nossa condição de angustiado.
O querer abandonar projetos e, até, lamentavelmente, a própria vida, significa profunda distonia íntima. A alma está em desalinho mas pode se reorganizar e sair mais forte desse estado.

Não se entregar é importante. Todos nós somos suscetíveis a essa situação. Acreditar que estamos em busca da serenidade e da pacificação emocional. E podemos conseguir esse intento. Na verdade, mais dia, menos dia, conseguiremos. O importante é ter a consciencia que esse êxito será alcançado mais rapidamente de acordo com o esforço pessoal. Somos buscadores espirituais. E quem procura, acha. Acharemos. Vamos em frente.

P.S. - Em homnagem à todos os que sentem o peso da luta mas, com certeza, serão vencedores de si mesmos.

sexta-feira, 4 de março de 2011

NA CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTOS

Pensar, pensar, pensar. E construir idéias, elaborar pensamentos e edificar casas libertadoras no universo mental. Não ter receio de novas concepções mas encará-las e, utilizando a razão e o bom senso, verificar suas veracidades ou valor. O homem que margeia a realidade espiritual não pode permitir o pauperismo mental ou o medo de confrontar suas concepções com as que lhes chegam de outras fontes. Não somos seres acabados. Somos feitos de possibilidades. E perfectíveis.

O próprio Allan Kardec afirmou que "se em algum ponto a ciencia comprovar que o espiritismo estaria em erro, deveríamos segui-la, revendo o que chegou pelo espiritismo". Claro que, até agora, isso não ocorreu. Ao contrário, a ciencia vem, aos poucos, confirmando as teses e os ensinamentos ensinados pelos espiritos superiores nas obras da codificação. A mente espirita deve ser uma mente progressista, aberta, ávida de novos círculos de conhecimento. Mente arejada e flexível, capaz de entender que o ser humano aqui na Terra encontra-se muito longe de conhecer tudo do infinito. Muito longe mesmo.

Penso que uma das coisas mais belas de que somos capazes é o poder de construir idéias, de pensar por si mesmo, de ser capaz de argumentar. E com bondade e equilíbrio

NA RÁDIO

Logo mais, como voces devem lembrar, estarei na Rádio Calheta, 98.5, apresentando nosso programa Espaço Rotary. Podem acompanhar pela internet. Muitos ouvintes tem ligado para a radio de forma positiva, inclusive, solicitando a ampliação do programa para uma hora de duração ( hoje, são 25 minutos apenas). Emocionantes os depoimentos. Soube que a atendente da rádio foi às lágrimas com os telefonemas dos ouvintes, o que eles falavam sobre o programa, etc. Isso nos impulsiona.

CUIDANDO DO PLANETA

É voz corrente que nossa civilização precisa cuidar melhor do planeta que nos acolhe para as experiencias da evolução. Isso tambem serve de parâmetro para aferir o grau de progresso espiritual de uma sociedade. A exaustão que já se delineia na natureza reflete as atitudes inconsequentes tomdas pela humanidade na utilização dos recursos naturais. O gênero de vida que levamos, com um nível de busca desenfreada do "ter", posuir, alem da deseducação em termos de alimentação, vem causando impactos significativos nas estruturas do planeta.

A ameaça de uma guerra nuclear sempre foi um grande temor da civilização. Temos o livre arbítrio e podemos evitar essa monstruosidade por meio de uma busca de pacificação, de uma verdadeira conscientização que pertencemos a uma mesma família, habitando a mesma casa cósmica. As fronteiras foram criadas pelos interesses humanos. E criamos, tambem, as fronteiras emocionais, culturais e morais, que se somam àquelas que representam raças ( só existe, na verdade, a raça humana).

Podemos viver melhor e em convívio fraterno. A escolha nos pertence. As retóricas diplomáticas precisam dar lugar às atitudes construtivas que visem real interesse de entender nossa condição de irmãos no infinito, experienciando no mesmo lar, navegando pelo espaço na mesma abençoada nave.

Cuidar do planeta é demonstrar maturidade. E pede, sem dúvida, educação. Podemos começar fazendo nossa parte, o ambiente mais próximo onde nos situamos, sem esperar que os grandes líderes mundiais efetuem sua importante parte. É preciso começar. É como o amor: é necessário amar para entender a força colossal que ele tem.

quinta-feira, 3 de março de 2011

ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS? OU NA CASA DO MEU PAI EXISTEM MUITAS MORADAS

Olhando as páginas da história , nos defrontamos com fortes evidencias de que nosso planeta teria sido visitado por seres de outros mundos. Claro que o tema é polêmico no que tange à comprovação efetiva dessas visitas. Os inúmeros depoimentos da atualidade, contando-se aos milhares, excluindo-se os casos de alucinação, fraudes e fantasias, corroboram que não estamos sozinhos no universo. O Espiritismo apresenta-nos a pluralidade dos mundos habitados como um dos seus princípios básicos e fundamentais. Os Espiritos Superiores colocam com muita firmeza que a Terra não é o único núcleo de evolução das almas no infinito. E a lógica tambem aponta nessa direção.

Só nossa Via Láctea, a galáxia onde se situa nosso sistem solar, calculam os astrônomos, deve conter algo entre 200 a 400 bilhões de estrelas. Apenas cerca de tres mil estrelas podem ser vistas a olho nú. Os poderosos telescópios de última geração já fotografaram cerca de um bilhão e meio de galáxias, umas bem maiores que a Via Láctea. Ora, qualquer cálculo probalístico indica que a vida, com toda sua complexidade, deve ter se desenvolvido em outros mundos, existentes em número quase infinito. Não há qualquer sentido em acreditar que apenas neste grão de areia que é nosso querido planeta azul, a vida se fez presente. Não há o vazio no espaço. Este, que nós pensamos estar vazio, está preenchido de algum tipo de vida, diz o Livro dos Espiritos.

Claro que não devemos achar que a vida inteligente em outros mundos tenha que ser na mesma fisiologia, nas mesmas configurações que temos em nosso ambiente terreno. Nossos corpos são organizados através do oxigenio, hidrogenio, carbono e hélio, porem, o que impede de outras estruturas orgânicas se desenvolverem através do metano e outros gases para nós letais ou que até mesmo estruturas mais energéticas que fisicamente sólidas não caracterizem a constituição dos seres de determinados mundos?

"Na casa do Meu Pai existem muitas moradas", disse o inesquecível Amigo. Creio que aproxima-se o dia de uma maior integração de irmãos de outras terras conosco, de uma maneira mais ostensiva. Agora, como tudo, precisamos manter o bom senso e a razão, a fim de não fantasiarmos ou criarmos expectativas "assombrosas" sobre a questão. Como o ser humano já estuda a possibilidade de visitar outros planetas do nosso sistema solar, como Marte, por exemplo, não haveremos de estranhar a possibilidade de civilizações mais avançadas poderem estarem conosco já de algum tempo, aguardando, quem sabe, nossa maturidade e menos agressividade para que venhamos a nos inserir dentro de uma consciencia mais ampla no concerto dos mundos.
Eram os deuses astronautas? bom, se eram, não podemos afirmar categoricamente mas que as coisas apontam nessa direção, ah, apontam, sim.

NESTE CARNAVAL

Neste carnaval terei uma vasta programação de palestras e mine cursos. Estarei fazendo a abertura de um evento de juventude em Guarabira (PB), sábado à noite, viajando, na mesma noite, para Campina Grande, onde permanecerei até terça feira participando do tradicional MIEP- Movimento de Integração do Espirita Paraibano, que já não é mais da Paraíba, aglutinando pessoas de vários estados brasileiros. Na oportunidade, proferirei algumas palestras e realizarei seminários. Talvez faça alguma palestra no Encontro da Nova Consciencia. Este "talvez" é em função das circunstâncias naquele evento que une diversos segmentos religiosos pois é comum surgirem a ausencia de um ou outro expositor e eles solcitam a solidariedade do MIEP. Portanto, caros amigos, minha última postagem deverá ser no sábado. Tentarei, no entanto, postar algo durante o carnaval. Mas teremos hoje, amanhã e depois para nosso encontro na área do blog.

quarta-feira, 2 de março de 2011

A ARTE NA NOVA ERA

Indiscutivelmente a arte exercerá imporante papel na transformação do planeta. E não poderia ser diferente. O sopro da renovação teria que atingir com naturalidade a alma sensivel dos artistas, quase sempre sensitivos apurados que, como antenas da renovação, captam as inquietações das mudanças. A arte reflete o interior do artista. E como muitos dos grandes nomes do passado estão reencarnando nesse período especial da Terra, nada mais natural que esperar o que deve estar chegando por aí.

Segundo informes que consideramos sérios e seguros, Chopin e Franz Liszt já estariam entre nós, enquanto muitos outros estariam em preparação, como Victor Hugo e Beethoveen. Fácil observar como a natureza moral do espirito espelha-se em suas criações. Quem traz beleza na alma consegue produzir a beleza. Quem carrega a mente tocada pelas vibrações mais sutis das dimensões nobres produz a arte elevada.

Se tudo na Terra vem passando por alterações substanciais (uns setores mais que outros ), a arte não ficaria imune, até mesmo pelo seu poder de refletir o momento da civilização. Fico aqui na expectativa feliz da nova arte. O mundo regenerado terá, tambem, é óbvio, uma arte regenerada.

O INTERESSANTE CASO DE ALLAN LEE

Eis um interessante caso de reencarnação, muito bem documentado por médicos, psicólogos e parapsicólogos, ocorrido nos EUA. O dr Banerjee, da India, já falecido e muito criterioso nos estudos relativos às várias vidas, pesquisou o inusitado caso e publicou no seu livro: Vida Pretérita e Futura. O caso chamou a atenção da comunidade científica pelo fato de Allan Lee recordar-se, com detalhes impressionantes, de dezesseis encarnações e em cada uma delas falar fluentemente a língua daquela existencia, inclusive linguas raras ou "mortas", como a do antigo Egito, quando ele teria sido o faraó Kallikrates. Allan não só falava linguas que desconhecia quando em estado de vigília como apresentava habilidades e posturas características daquela existencia acessada em seu subconsciente. Referente às linguas, especialistas analisaram,tanto em gravações como "in loco", os diálogos e os discursos de Allan e constataram a veracidade das expressões verbais. Eram expressões inteligentes, com sentido e, muitas vezes, em resposta à indagações elaboradas pelos pesquisadores naquele momento. Não havia dúvidas. Até os mais céticos se curvaram, na oportunidade, à idéia da reencarnação.

Dentre as suas varias vidas, ele teria sido o ator das primeiras décadas do cinema, Rudolfo Valentino. Quando recordava-se da personalidade do astro do cinema, Allan dançava tango com grande precisão e dava detalhes da vida íntima de Rudolfo. Mas para que alguem não fique a pensar que ele fora apenas gente famosa ou imporante, nas dezesseis vidas reconectadas, a maioria fora de personagens totalmente desconhecidas ou sem maior importância, vidas comuns. Vale à pena ler o livro do dr. Banerjee. Acho que não sera´fácil encontra´-lo pois me parece que fora uma edição pequena Quem sabe, num sebo?

terça-feira, 1 de março de 2011

ALMA "PENADA" ESPLENDOROSA

Esse era o jeito com que eu tratava um os mais dedicados tarefeiros da seara que conheci. Meu amigo Herculano, lá de Abreu e Lima, cidade nas proximidades de Recife. Muitas vezes, a seu convite, viajei para Gravatá, Bezerros, Caruaru, Goiana, Natal e Abreu e Lima para falar de nosso ideal. E via em seus olhos o amor que trazia na alma pela causa do Senhor. Sorríamos bastante em nossas atividades. Chamava-o de " alma penada". Isto cainhosamente, é claro. No meio espirita havia os que não concordava com a linha de atuação das casas que ele, abnegadamente, dirigia. É preciso aprender a amar com as diferenças. É verdade que algumas práticas diferiam daquelas que nos norteiam as atividades mas isso não diminuia o amor e a sinceridade que utilizava para socorrer tantos que lhe procuravam. Eu costumava dizer que gostaria que existissem outros como ele na seara ( e ainda falo isso). Por ve-lo sincero, dedicado e amante da doutrina é que aceitava os convites na maior alegria. Era minha maneira de tentar dizer para as pessoas que ele era o tarefeiro que Jesus amava. E que eu sentia-me honrado por atender suas solicitações.

Deu vontade de escrever este texto para ele. Vontade de expressar minha saudade. Guardo seu carinho por mim e a força que sempre me dava na tarefa que abracei. Que ele possa nos auxiliar na dimensão em que se encontra. Suas boas sementes estão crescendo. E que os seus amigos de tarefa sejam dignos de prosseguir o trabalho. Com Jesus e Kardec.

MARCAS DA ABNEGAÇÃO

Desde minha adolescencia, já espirita, escutava falar no trabalho do médium Lyra. Era o "seu" Lyra. Nunca soube o seu nome completo e até hoje não sei. Falava-se dos trabalhos maravilhosos que aconteciam através de sua mediunidade de efeitos físicos, no Centro Espirita Manoel Quintão, cidade de São Lourenço, área metropolitana de Recife. segundo várias testemunhas, os espiritos se materializavam e curavam as pessoas. Ouvi de pessoas idôneas depoimentoos incríveis. Trabalho belo. Trabalho sério.

Às vezes escuto alguem falar com desdem das materializações. Eu, particularmente, sinto muito carinho por elas, sobretudo, aquelas voltadas para tratamento de pessoas aflitas e desenganadas, como ocorria com o extraordinário Peixotinho. É minha veia científica. Gosto das pesquisas e dessa ligação intensa entre os dois mundos. Em trabalhos como esses, forças profundas atuam sobre a Terra. E os céus parecem baixar ao planeta.

Há cerca de dois anos pude conhecer o irmão Lyra. Já não exerce o trabalho das materializações. Já está com idade avançada. Fui até ele através de um amigo em comum, meu amado Geceraldo Cerqueira. Idoso,mãos trêmulas mas ainda atendendo os necessitados através das consultas pela psicofonia. Foi um momento de grande contentamento conhecer médium com tal dedicação e perseverança. Fico imaginando suas lutas íntimas, as batalhas intensas consigo mesmo e para com as incompreensões dos próprios co-irmãos de ideal. Ah, se as pessoas entendessem as imensas lutas que os que se dedicam à mediunidade com Jesus travam...!

O sorriso do médium em nossa apresentação e suas carinhosas palavras ao meu respeito me comoveram. Foram palavras de doce estímulo. Surpreendeu-me pelas informações que fez. Estava feliz por te-lo conhecido. E ele me afirmou que tambem desejava me conhecer pessoalmente. Olhei-o demoradamente e vi as marcas da abnegação no seu organismo alquebrado, na sua falta de visão. Está cego mas com um sorriso na face e a mesma dedicação aos que padecem. "Seu" Lyra, caro irmão, que bom se o mirássemos mais. E nos dedicássemos mais ao ideal. Obrigado amigo.

VIVER PARA OS OUTROS?

Por favor, leiam novamente as frases publicadas abaixo. Uma delas, que tratarei aqui neste texto, pode suscitar, em quem não está habituado com a maneira de pensar sobre valores espirituais, alguma dúvida ou questionamento. É aquela em que ele diz: " Na vida só ha´um modo de ser feliz: viver para os outros".

Viver para os outros? o pensamento egoista imediatamente pode nos levar a dizer que primeiro nós. Vertente do conhecimento espiritual introduz a ciencia do altruísmo e explicita que o bem que realizamos ao próximo é o elemento desencadeador da química do bem estar, gerando no organismo reações químicas no sitema límbico que produz o fortalecimento do sistema imunológico e os êxtases. É científico que aquele que promove ações de benevolencia e generosidade sinta-se feliz e mais disposto para a vida.

Quando se fala em viver para os outros não implica em esquecer de cuidar-se, até porque quem não se ama não conseguira´sentir o amor aberto ao mundo. Tocar-se para conseguir tocar o outro. Quem amadurece espiritualmente entende que sua vida necessita ter uma utilidade para a sociedade. É o exercicio do altruísmo, oposto do egoísmo. Novamente, a alma avançada de Leon intui as grandes verdades da vida. Eis o motivo de termos colocado suas frases em nosso espaço.

ANDA AS FRASES DE L. TOLSTOI

Como voces leram abaixo, colocamos algumas das frases marcantes daquele que é uma das mais extraordinárias referencias mudiais, não apenas na literatura mas como humanista, pensador, pacifista. Me permitam ir ao encontro de algumas dessas frases para expor o que podemos entender melhor dentro delas. Observemos esta: "O mal não pode vencer o mal. Só o bem pode faze-lo". Estudando as obras de Andre Luiz e outras do mesmo teor, creio que nos parece extremamente veraz a afirmativa do autor de Anna Karenina. Analisando as forças antagônicas e a lei de sintonia podemos compreender a frase em sua profundidade. Leon Tolstoi parecia conhecer o universo das forças que regem o fenômeno transcendente da vida.

Agir contra o mal em sua vibração específica, ou seja, no mesmo campo em que ele se expressa, é torna´-lo mais forte pois lhe alimenta por similitude de energia. O bem, caracterizado por potencia vibratória oposta, de alta frequencia, tem o poder de dissolver-lhe os componentes. O mal não resiste às vibrações do Bem. É pura incompatibilidade de vibração. O bem fragiliza a energia do mal, obviamente sendo esse bem sincero, vivido, pois só assim exala-se a energia a que me refiro. A força primordial do universo é o bem, emanação de Deus em seu processo criador. O que chamamos de mal é sua distorção, oriunda do livre arbítrio agindo de forma desfigurada, distônica. A ação do bem, por ser o fator real da vida, recompõe o que sofreu alteração ( o mal). Daí a frase do grande escritor russo estar amparada na mais absoluta realidade espiritual.