Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 29 de maio de 2011

COM SUELY CALDAS SHUBERT

Maraavilhoso o IV Congresso Espirita de EDucação, promovido pela CEE. Ontem e hoje, o público teve e terá oportunidade de debater temas de riquíssimo conteúdo. Tive a honra de perticipar ao lado de Suely C. Shubert, autora de excelentes livros doutrinários, abordando mediunidade em crianças e adolescentes. O público poderia ser melhor. Tem potencial para muito mais. m todas as edições ocorridas, o conteúdo sempre foi estimulante e com a presença de nomes qualificados do movimento espirita. O problema está na frequencia de assistentes. O evento merece um espaço maior em nosso coração. Vamos aguardar as novas edições. Quem esteve presente tirou grande proveito das colocações da escritora mineira. Abordagem segura, tranquila e segura, Suely iluminou a cada um de nós com suas colocações apropriadas. Aprendi muito. Parabens a CEE pela iniciativa. O movimento espirita precisa participar mais da promoção, que trata mais incisivamente, da educação do ser. Fundamental.

BEM VINDA

Mais uma amiga para o blog. Com expressões carinhosas, Evanir postou comentário e se prontificou a enriquecer o nosso blog. Bem vinda. Voce está em casa. Aguardamos outros.

sábado, 28 de maio de 2011

AS VIRTUDES NAS DIVERGENCIAS

Um dos grandes entraves para a paz no mundo é exatamente a dificuldade que os religiosos tem para saber conviver com quem diverge de seu pensamento. Nadas mais comprobatório de que estamos longe de viver o que acreditamos do que isso. O fundamentalismo, em seus vários níveis, começa aí. No universo individual, podemos infernizar nossa vida e das outras pessoas por intermédio da intolerância.

Quantas vezes encontramos pessoas anatemizando outras porque creem de forma diferente ou porque não aceitam pontos de vistas opostos? A paz tem início no exercício da tolerância, do respeito ao outro, na disposição de entender que o outro pode nos enriquecer com sua visão de mundo. Nada mais contrário ao Evangelho ( nos referindo, obviamente, aos cristãos)do que a condenação a alguem pelo fato de agir fora da crença. O evangelho começa pelo respeito à diversidade.

Nossa contribuição por um mundo melhor começa pela virtude a que nos referimos. Já estaremos aliviando o planeta se não guerrearmos pela "posse" de Deus e da verdade universal e absoluta.

ARÁBIA SAUDITA PERDE POSIÇÃO

Amigos, os EUA passaram a Arábia Saudita em número de acessos. Ambos encontram-se com mais de 700 acessos, sendo que os norte americanos estão alguns pontos à frente. Portugal vem encostando rapidamente na Arábia. O importante é que os americanos aumentaram o número de acessos e não os árabes que tenham diminuído. Quanto ao Brasil, bom, já estamos em 45 mil acessos. Nosso blog vai indo bem, não é mesmo?

Aproveito para dizer que tive dificuldades para atualizar o espaço como desejava. Quando isso ocorrer, peço que comentem os textos pois é uma maneira de mante-lo ativo.

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO

Hoje à tarde estarei no Congresso espírita de educação, no Centro de Convenções de Pernambuco, à partir das 14 horas. Estarei com Suely Caldas Shubert e Sandra Borba. Uma oportunidade maravilhosa de refletir sobre os caminhos da educação na ótica espírita. Depois posto algo à respeito.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

SABENDO ENVELHECER

Olhando ao redor de nós somos capazes de enxergar a titânica luta de muitos para lidar com a passagem do tempo. Há os que olham pra as mãos e notam que elas já não possuem a mesma firmeza de antes. Observam os pés e já caminham lentos, quase como se não quisessem obedecer ao comando da mente. Alguns tombam no estado depressivo e vivem enclausuradas no mundo das recordações, lembrando determinadas etapas da vida em que chamavam a atenção do mundo ou facilmente atraíam os olhares de parceiros, encantados com o viço, o charme que apresentavam.

Saber envelhecer é uma arte e, por que não, uma ciencia. A ciencia da alma e a arte de amar e entender a vida em suas múltiplas etapas. Cultivar os valores da alma é dar-se oportunidade de compreender que cada fase tem sua importância, sua riqueza, seu contributo, nos mundos como o nosso, para o agregar de lições na intimidade do espirito.

Não gostaria de ser uma pessoa ranzinza, muito menos raivosa com a proximidade do crepúsculo físico. A mente é tudo; a jovialidade é dinâmica da alma, embora reconheçamos influencia da matéria sobre as disposições do espirito. O entendimento da mudança dos tempos; a tolerância para com o comportamento dos mais jovens que acreditam, toscamente, que não envelhecerão tambem; o persistir em olhar o significado de cada ano em nossa trajetória são recursos de grande alcance para o envelhecimento sereno, harmonioso, sadio. Fazer o bem é garantia de bom humor e alegria nos anos da invernia física. Há, sim, imensa beleza na fisionomia enobrecida daquele que chegou com dignidade à senectude.

Nesta crônica talvez eu já esteja dizendo para mim mesmo como é belo esse momento. Olho para trás e, sinceramente, fico feliz pelas doces recordações de cada etapa da minha atual encarnação. Incluo aí, naturalmente, os erros cometidos que me abriram todo um universo de renovação, toda a força de um desejo de mudança e uma carga de experiencia que me tem sido útil nos dias da chamada maturidade. Me preparo, dessa forma, para o natural envelhecer, feliz e comprometido em viver com a intensidade necessária e com a dignidade possível, os tempos que
virao.

Vibro ao encontrar jovens que erguem-se nas tribunas espiritas e encantam, com seu ardor e conhecimento, o público ouvinte. Encho-me de contentamento ao perceber que muitos deles estão melhor preparados , muito à frente, como a tranquilizar-me , afirmando que os céus não se contentariam com tarefeiros tão limitados quanto eu. E escrevo isso sem qualquer laivo de afetação, creiam-me. Olho-os e me emociono por ver a misericórdia de Deus se expressando através desses novos servos, esses jovens apóstolos da nova era. As sombras tremem e sabem que ante muitos que chegaram tão bem preparados, não terão as mesmas facilidades que tiveram conosco, penetrando-nos as atividades graças as imperfeições que ainda nos caracteriza o ser.

Mas, prossigo feliz e com a mesma vibração de antes. Vou procurando dar o melhor do meu coração, limitado ao que posso alcançar mas falando com o coração e buscando viver, tanto quanto possível, de acordo com o que prego. É difícil, ah, como é...! Prossigamos, porem. É assim que desejo envelhecer: trabalhando e aprendendo com os jovens trabalhadores que aportam na seara. É assim que anseio continuar a viver, com olhos postos no futuro, cheio das inesquecíveis lições dos mais vividos que eu.

"É O TREINO..."

A amiga do blog, Artes da Pytilika, colocou, de maneira graciosa, um comentário sobre o texto: Podemos seguir o modelo?. Na sua colocação,ela faz referencia ao fato de andarmos semelhante ao vagalume, apagando e acendendo a própria luz. Chegou, porem, a conclusão, que era nossa maneira de treinar. Ri muito da humorada colocação da amiga. Ela está correta, de certa forma. Ensaiamos resplandecer mas o ser velho, atrelado aos fatores mais próximos à animalidade, nos impedem de viver conforme os anseios de sermos criaturas mais espiritualizadas. E às vezes a luz se apaga. Chegará, no entanto, o momento em que a luz brilhará intensa. Seremos clarão de meio dia, permanente.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

"CEGOS"

Ver. Ter olhos para ver. Expressão do Senhor que deve nos fazer refletir sobre como enxergar a vida e encontrar seu sentido. A falta de visão espiritual explica os valores hedonistas que temos cultivados. O foco de nossas principais preocupações tem sido, assim, aquilo que está no mundo da transitoriedade. Não que não devamos ofertar nossa atenção para as coisas do mun do, afinal, estamos reencarnados e as experiencias do mundo físico são fundamentais para a ascenção espiritual, porem, nossa natureza real é submetida a um adormecimento, quando não, a uma negação.



Qual a aspiração central de nossa vida ? Essa indagação é estrutural para a devida avaliação do que somos e de quem temos sido. Enxergamos o sentido da vida ou estamos a definir o sentido da vida como a realização no mundo das formas ou nos joguetes das forças ilusórias ? O que nos motiva um estado de felicidade ou níveis de angústias ? Quais as escolhas que temos feito e quais as emoções que essas escolhas tem desencadeado ? Interessante repensar os próprios passos. Afinal, o alerta dos céus mais que nunca ressoa na acústica da alma: "Aquele que tiver olhos para ver, que veja."

RIGIDEZ INTERIOR

É estranha a colocação! Rigidez interior...! esse é um desafio que temos à nossa frente no tocante a exercermos a tolerância, virtude fundamental para a pacificação em nossas relações. Quando somos muito rígidos emocionalmente, cobramos exageradamente dos outros. Mesmo que estejamos corretos em nosso ponto de vista terminamos por ferir agudamente quem se relaciona conosco. Parece que somos inflexíveis ( e muitas vezes, somos). Duros, implacáveis, terminamos por nos sentirmos vítimas do "mau caratismo" ou da negligência de quem convive conosco. Geralmente ofendemos, dessa forma, quem mais amamos. E sofremos.


Não foi por acaso que Jesus e outros luminares da humanidade chamaram a atenção para a prática da tolerância. Sua ausência proporciona o surgimento do fundamentalismo. Não pode haver pacificação nossa e da civilização sem que a tolerância esteje presente. É irmã dileta da paciencia. Uma só se apresenta com a outra. Claro que não devemos confundir tolerância com conivencia com o erro. Mas, ainda nesse aspecto, importante manter a serenidade para que o mal seja combatido mas o que o praticou encontre portas abertas para sua recuperação.

A compreensão das Leis e o auto conhecimento nos favorecem com leveza interior e um nível expressivo de tolerância. A elasticidade emocional significa maleabilidade que leva à arte de conviver bem com o que pensa diferente e com os que agem fora de nossos padrões. Esse tambem é o caminho para a humildade: não somos o protótipo de toda a verdade.

Analisemos a quanto anda nosso nível de tolerância. É imprescindível em nosso projeto de desenvolvimento pessoal e para nossa contribuição à um mundo melor.

RIGIDEZ INTERIOR

É estranha a colocação! Rigidez interior...! esse é um desafio que temos à nossa frente no tocante a exercermos a tolerância, virtude fundamental para a pacificação em nossas relações. Quando somos muito rígidos emocionalmente, cobramos exageradamente dos outros. Mesmo que estejamos corretos em nosso ponto de vista terminamos por ferir agudamente quem se relaciona conosco. Parece que somos inflexíveis ( e muitas vezes, somos). Duros, implacáveis, terminamos por nos sentirmos vítimas do "mau caratismo" ou da negligência de quem convive conosco. Geralmente ofendemos, dessa forma, quem mais amamos. E sofremos.





Não foi por acaso que Jesus e outros luminares da humanidade chamaram a atenção para a prática da tolerância. Sua ausência proporciona o surgimento do fundamentalismo. Não pode haver pacificação nossa e da civilização sem que a tolerância esteje presente. É irmã dileta da paciencia. Uma só se apresenta com a outra. Claro que não devemos confundir tolerância com conivencia com o erro. Mas, ainda nesse aspecto, importante manter a serenidade para que o mal seja combatido mas o que o praticou encontre portas abertas para sua recuperação.





A compreensão das Leis e o auto conhecimento nos favorecem com leveza interior e um nível expressivo de tolerância. A elasticidade emocional significa maleabilidade que leva à arte de conviver bem com o que pensa diferente e com os que agem fora de nossos padrões. Esse tambem é o caminho para a humildade: não somos o protótipo de toda a verdade.





Analisemos a quanto anda nosso nível de tolerância. É imprescindível em nosso projeto de desenvolvimento pessoal e para nossa contribuição à um mundo melor.

RIGIDEZ INTERIOR

É estranha a colocação! Rigidez interior...! esse é um desafio que temos à nossa frente no tocante a exercermos a tolerância, virtude fundamental para a pacificação em nossas relações. Quando somos muito rígidos emocionalmente, cobramos exageradamente dos outros. Mesmo que estejamos corretos em nosso ponto de vista terminamos por ferir agudamente quem se relaciona conosco. Parece que somos inflexíveis ( e muitas vezes, somos). Duros, implacáveis, terminamos por nos sentirmos vítimas do "mau caratismo" ou da negligência de quem convive conosco. Geralmente ofendemos, dessa forma, quem mais amamos. E sofremos.



Não foi por acaso que Jesus e outros luminares da humanidade chamaram a atenção para a prática da tolerância. Sua ausência proporciona o surgimento do fundamentalismo. Não pode haver pacificação nossa e da civilização sem que a tolerância esteje presente. É irmã dileta da paciencia. Uma só se apresenta com a outra. Claro que não devemos confundir tolerância com conivencia com o erro. Mas, ainda nesse aspecto, importante manter a serenidade para que o mal seja combatido mas o que o praticou encontre portas abertas para sua recuperação.



A compreensão das Leis e o auto conhecimento nos favorecem com leveza interior e um nível expressivo de tolerância. A elasticidade emocional significa maleabilidade que leva à arte de conviver bem com o que pensa diferente e com os que agem fora de nossos padrões. Esse tambem é o caminho para a humildade: não somos o protótipo de toda a verdade.



Analisemos a quanto anda nosso nível de tolerância. É imprescindível em nosso projeto de desenvolvimento pessoal e para nossa contribuição à um mundo melor.

PODEMOS IMITAR O MODELO ?

Quantas vezes não escutamos a frase: Ah, Jesus era Jesus! Creio que todos já escutaram sobejamente e, talvez, até já a pronunciou. Para qualquer ser humano, imitar Jesus é um desafio colossal. Até por vergonha ou por não acreditar em si mesmo, não associamos que ele é um modelo que nos foi entregue para ser seguido. Obviamente, o Espiritismo nos esclarece que Ele é o modelo de perfeição que podemos alcançar na Terra. E não quer dizer que o será numa só existencia.


Interessante observar o detalhe de que, se não pudesse ser seguido, não teria sido enviado ao mundo. A Sabedoria Divina não cometeria tal absurdo. Diante disso, podemos suavizar a inquietação e a sensação de "impossível" que nos atinge quando comparamos as ações do Cristo quando esteve pelos caminhos do mundo e as nossas atitudes. Claro que estamos longe desse modelo de perfeição moral, no entanto, toda a perfeição necessita dar os primeiros passos. Sem iniciar a caminhada, como atingir o topo?


As virtudes são alcançadas em um lento laborar, em geral. Para deitar raízes e se transformar em hábito do indivíduo, necessitam serem exercitadas. A repetição de um ato cria o automatismo. A naturalidade com que viveremos as atitudes nobres será alcançada à medida em que atentamos para sua prática.


Se nos foi concedido um modelo é, pois, porque ele pode ser seguido e cada um de nós o fará, dentro de suas possibilidades atuais e de sua determinação para o faze-lo.

terça-feira, 24 de maio de 2011

ONDE VIBRA O PENSAMENTO

Diante da imagem de um artista da fotografia entregue à reflexões profundas, não pude me furtar a imaginar onde vibrava o pensamento dele. Em que águas estranhas navegava a embarcação de sua mente. Pensaria, por acaso, em saudades doridas ou cascavilhava os mistérios da vida, tentando entender a morte?


Aquela imagem me fez olhar de forma diferente as palavras mudas de quem parece não trazer qualquer compromisso com a vida ou com algum tipo de reigiosidade. Talvez sua religião seja a busca; a busca por respostas que a quase totalidade das escolas do pensamento humano não possuem.


O olhar perdido, tentando se encontrar, foi profundamente significativo. Parecia que ele escutava uma musica ou uma voz ignota, vinda lá dos confins do universo - e talvez viesse de lá mesmo. O fotógrafo tinha um diáfano véu de sensibilidade que não conseguia encobrir algo de sua alma. Era um véu transparente. Parecia o olhar de Deus, transparente, penetrando em tudo.


Inspirou-me o jovem artista a escrever esta crônica. A vida tem essas facetas. De repente, algo nos sopra a chama e parece que redescobrimos a vida. Um lampejo fulgurante clareia as entranhas, ilumina os labirintos da mente e perfuma o coração da gente. Basta um cheiro,um olhar de um parente ou um estranho, não importa, e nos incendiamos de uma paixão pelo bem e de uma instigante vontade de conhecer melhor à nós mesmos. É como estar envolto na alma de quem amamos, nos braços de quem não queremos nos apartar. É uma catedral que se ergue, de um momento para o outro, dizendo que tudo é sagrado para a alma que ama. O mundo vira uma catedral. O universo, um templo. O outro, uma prece.


Nesta terça feira com muito sol e alguma chuva, creio que fixei, tatuei em mim, o olhar de procura daquele fotógrafo solitário.

EXPLORANDO O BEM

"Permite que o infinito da vida e a profundidade do Amor Universal se manifeste pelas tuas expressões na existencia e console os que seguem esgotados no pranto.
Abre as comportas do teu coração e flui com ternura em direção aos horizontes luminosos do Bem.

Explora-te no Amor e descortinarás continentes de luz que jamas sonhavas existir em teu íntimo.

Desbrava os oceanos dos afetos nobres que banham-te a alma eterna.Penetra nas dimensões sublimes dos sentimentos superiores e abraça-te à generosidade, reconhecendo a beleza e a harmonia que trazes nos mais profundos dos teus sonhos..."

Mensagem do espirito Marta extraída do livro: Luz Para A Vida Sem Fim - editora DPL

O GRUPO SEMEARTE EM GOIANA

Alguns jovens de Campina Grande vem fazendo a diferença em termos de arte espirita na bela cidade paraibana. É o grupo Semearte. Cada vez mais afinado, vem se destacando com músicas de elevada inspiração e canta com o sentimento nos lábios. O grupo já possui dois cds gravados. Pois bem, quem for participar do nosso seminário em Goiana,24 de julho, além do ambiente bucólico, de bela energia espiritual, terá o prazer de ouvir o Semearte. Carinhosamente, seus componentes se ofereceram para contribuir com o evento. Explodí de contentamento. Isso dá uma idéia de que vamos ter um grande momento de congraçamento, de fortalecimento espiritual na granja do amor. er´inesquecível, não tenho dúvidas. Quem for, verá.

O PENSAMENTO DE VOLTAIRE

"Posso não concordar com o que dizes mas defenderei até a morte o teu direito de dizeres"


Voltaire - filósofo francês, em defesa do respeito à opiniões diferentes da nossa.

O PENSAMENTO DE TAGORE

"Dormi e sonhei que a vida era alegria. Despertei e vi que a vida é serviço. Servi e entendi que o serviço é alegria."


Tagore - poeta e pensador da ìndia, premio nobel de literatura, ressalvando que o serviço ao póximo nos abençoa com a aleria de viver, no rumo da felicidade.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SUGESTÂO

Sugiro aos amigos do blog a leitura do comentário do Nilson, postado no texto "reunião dos espiritos puros". Achei muito interessante. Aliás, já fiz varias ressalvas à propriedade dos comentários que voces postam. Muitos são excelentes e outros tantos, muito bons. Porisso, temos selo de qualidade. Volto, provavelmente, a postar mais tade. Comentem.

CAMPINA GRANDE VEM EM PESO

Estive, neste final de semana, na bela Campina Grande, realizando palestra e seminário no aniversário do Instituto espirita Scheilla, completando 46 anos de existencia, tendo à frente o querido amigo Wilson. E levamos ingressos para o seminário que realizaremos em Goiana, para ajudar na construção do auditório do Nacca. Foram vndidos todos as 46 senhas que levamos. Muitas caravanas já estão se formando para o evento. Campina estará em peso. E muitas pessoas farão, por estes dias, suas incrições pelo site www.nacca.om.br. São vagas limitadas. Quem ainda não se escreveu e deseja participar do nosso encontro na granja do amor, por favor, se antecipe pois, pela procura deverão se esgotar, rapidamente, as 150 vagas. Não comportamos mais. João Pessoa já está se inscrevendo. De lá, tambem virão algumas caravanas. Os amigos de Pernambuco devem se apressar. Gostaríamos de fazer um evento para trezentas pessoas mas não é possível, lamentavelmente. A procura está cada vez mais aquecida. Obrigado à todos que estão mostrando interesse pelo evento e, ao mesmo tempo, estão nos ajudando em nossas construções.

FECHEM AS ESCOLAS, ENTÃO...!

Aberração! Essa é a melhor definição para a bizarria protagonizada pelo MEC ( governo federal) ao distribuir um livro, cheio de ideologia torta, para mais de 500 mil alunos da rede publica, acatando a concepção de que não há erro na língua portuguesa. Falar errado não é erro. " Nós pega", "nós vai", "a gente foram", etc, não deve ser corrigido pois isto seria "preconceito linguístico. Onde vamos parar?`Para que, então, professor de português e, até mesmo, escolas?


Preconceito linguístico! essa época do "politicamente correto" está degradando ao invés de elevar o cidadão. Tudo virou preconceito, exclusão. Falta pouco para aparecer que o erro moral deve ser acatado pois o certo é preconceituoso. Como não se consegue uma educação eficiente, vamos nivelar tudo pelo pior. Este livro é a chancela da ignorância, na perfeita definição do jornalista Alexandre Gacia. Em um país que está localizado nos últimos lugares em termos de educação, segundo todas as avaliações internacionais, e que mais de 60% dos alunos que concluem o segundo grau ( ensino secundário) não sabem ler direito e não entendem o que leem, apoiar esse achicalhe educacional é o cúmulo. O livro traz absurdos, proprios de uma visão pequena do mundo, bem ao contrário do que pensam seus idealizadores. Enquanto os países cada vez mais investem em educação eficiente e em valorização da lingua padrão, a língua do país, alem do ingles e espanhol, por aqui estamos, agora, a incentivar os disparates sobre nossa expressão linguística. Como ficarão estes alunos no mundo profissional? como conceber que crescerão profissionalmente se enveredarem por assumir os erros gramaticais por significar a expressão do povo?


E tem mais, segundo o livro distribuído pelo MEC, deve-se ser respeitado esse falar errado e seria humilhação social corrigir a criatura que fale: "Essas muié"...isso seria exclusão social. Ora, estão confundindo as coisas. À título de defender o povo, não se pode deixá-lo no atraso, na ignorância. Ah, mas a ignorância das pessoas interessa a esses que governam de forma tão triste! é mais fácil manipular, dominar consciencias quando estas vivem num nível de mediocridade intelectual e se contentam com palavras chaves que os faça acreditar que possuem "protetores" deles.


Parece que a idéia é disseminar a concepção de que, falar correto é um problema de elite, exgencia da moral burguesa. Que disparate! Que pobreza de visão! Por isto e tanto mais, é que o Brasil, ao contrário do que afirma a propaganda dos governantes, está sempre nos últimos lugares em vários setores de avaliação da vida da nação, em relação à outros países. Estamos abaixo de Peru e Filipinas em competitividade,nos últimos lugares em saúde e infra estrutura e por aí, vai.


Não calarei enquanto verificar esses tipos de posturas de nossos administradores publicos. E saibam os que estão acessando nosso blog: não apoio a atual linha de governo e o farei, tambem, com qualquer outra linha, comandado por qualquer outro partido político, que enverede pelos absurdos da imoralidade publica e pelo descaso com a elevação que deve nortear um bom governo. Que outras pessoas e instituições, que visam o bem do país e o desenvolvimento do nosso sofrido povo, se pronunciem, a fim de fazer recuar o indefensável projeto que apoia a ignorância de nossa gente e o assassinato de nossa língua.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

OS TITÃS SÃO TERNOS

As almas colossais, fortes e relizadoras são ternas, comoventes. Comovem exatamente por sua história e pelo profundo humanismo. Vigorosos na atuação dentro do ideal que abraçaram, sao como crianças na música da generosidade. Suaves e firmes, esses titãs do bem, esses colossos da generosidade são verdadeiros poemas da compassividade e da ternura. Muitos confundem sua gentileza com fraqueza. Aí se enganam pois na defesa da luz ficam como gigantescas árvores em plena tempestades: incólumes, inquebrantáveis.


Embora os compromissos que abraçam, são capazes de sorrir com a destreza de um mágico, capaz de produzir prodígios como quem bebe água. Simples, são mentes complexas e avançadas. Humildes, aquecem vidas com o calor de seus sentimentos e com sua determinação de manter-se fiéis aos postulados. Colossais, se fazem iguais à nós. São assim. Os titãs são ternos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O RISO E O PRAZER

Interessante verificarmos como a neurociencia está se aproximando das idéias espiritas quanto à nossa natureza. Há estudos, como o do neuro pesquisador Jorge Moll Neto, que demonstra que uma atitude altruísta ativa o córtex frontopolar, região moralmente nobre do cérebro. Isto faz com que seja ativadoo sistema do prazer. É a primeira prova científica de que um ato nobre gera prazer sensorial. O cérebro nos recompensa biológicamente por uma ação nobre positiva.


A natureza dotou o homem da condição para a felicidade. Na nossa linguagem, obviamente, Deus nos dotou para isso. Ser bem humorado é condição estrutural para mais saúde pois o riso, segundo averiguações, desencadeia a produção de imuniglobulina salivar A, fortalecedor do sistema imunológico. O riso é elemento que nos auxilia, inclusive, em recuperações de um quadro infeccioso. Já o mal humor nos predispõe à enfermidades pois deprime a defesa do corpo.


Sorrir nos leva ao prazer, não aquele que está associado ao artificialismo do prazer do gozo material mas àquele relacionado à formas mais sutis de plenificação.

ESPIRITISMO NÃO É HERMÉTICO

O grande pensador espirita, Deolindo Amorim, em um dos seus magistrais artigos, faz uma confrontação entre a essencia do espiritismo e a rede de conhecimentos que a civilização vem desenvolvendo ao longo de sua trajetória. E ele coloca com a pujança de sua inteligência o fato de que tudo interessa ao espiritismo. Todas as descobertas científicas, toda a elucubração filosófica, sociologica e antropológica. Todas as expressões do pensamento humano tocam diretamente o interesse da cultura espirita. O Espiritismo não é uma doutrina hermética, fechada, encastelada em sua torre de marfim, ao contrário, está aberta para, inclusive, incorporar descobertas e conhecimentos que estejam aptas a somar no edifício da verdade. Encontra-se pleno para dialogar com a vida e com o movimento dos homens.


Não se pode perder a curiosidade intelectual, muito menos sob o pretexto de já ter suficiente conhecimento porque se é espirita. Isso é frontalmente contrário ao próprio espiritismo. Estar em dia com as "coisas" é conceder a si mesmo tesouros de esclarecimento e oportunidade de aprofundar o conhecimento doutrinário que se traz. É uma doutrina dinâmica, pujante, vigorosa, aberta à toda sorte de informações, que faz passar pela fieira do bom senso e da razão. A cultura em todas as suas variantes deve nos interessar pois representa elemento dos mais eficientes na consolidação da sublime fé raciocinada.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DOIS PERIÓDICOS QUE RECOMENDO

Na busca por informações e abordagens de temas ricos de estudos, recomendo aos amigos do blog as leituras da Folha Espirita, de São Paulo, e da Tribuna Espirita, de João Pessoa, Paraíba. Excelentes artigos, apresentação gráfica agradável, conteúdo doutrinário expressivo e persistente amor à difusão da causa. Detenho-me, particularmente, no periódico paraibano. Já são trinta anos de serviço prestado ao movimento espírita. De parabens ao Azamor e sua equipe, lá do Centro Espirita Leopoldo Cirne, pela dedicação e por manter a mesma qualidade, sobretudo, a qualidade doutrinária. Considero um dos melhores meios de comunicação do espiritismo em terras brasileiras. Vale à pena adquirir.

DOUTRINA DINÂMICA

Uma das coisas que mais me estimularam no espiritismo foi a sua capacidade de abrir novos horizontes ao pensador. Muitas facetas da vida passam a ser conhecidas a partir das reflexões concernentes aos seus postulados. Ao filósofo, o espiritismo descortina vasta área de compreensão da existencia e do universo. É campo fecundo. É matéria rica em possibilidades que impulsiona a mente no rumo de mais altas considerações sobre o mundo das relações sociais, a diversidade das situações humanas, as explicações sobre determinadas realidades dos seres e a imortalidade da alma.


Por tudo isso, temos na doutrina recursos de entendimento tão dinâmicos que só podemos acreditar que estamos no início de uma era de ouro, mais ampla e rica do que foi o renascimento estudado nos livros de história, nos séculos passados.


É indiscutível a força do conceito reencarnacionista na explicação coerente em um mundo de fatos que sempre intrigaram a alma humana. Mas, tambem, deve-se ter o cuidado de não se cair numa idéia simplista de à tudo explicar pela ótica puramente de vidas passadas. O livre arbítrio é outro elemento poderosíssimo capaz de nos ofertar grande manancial para entendermos a nós mesmos e a amplitude dos valores da vida. Muitos tem a tendencia de acreditar, numa visão puramente acomodada, de justificar a vida e sua nuances como resposta do que fora feito no ontem, em outra existencia carnal. É preciso estar atento para não cair nessa "armadilha" intelectual. A dinâmica do viver passa pelas escolhas do presente e, conquanto soframos, naturalmente, consequencias desse passado reencarnatório, alteramos projetos estabelecidos antes do mergulho na carne para melhor ou pior e, até, pode-se interferir em programas do mundo mais elevado para a coletividade a partir do comportamento dessa mesma coletividade, embora a tudo isso devamos enxergar em sentido relativo.


Engessar a capacidade do ser humano de alterar seus passos é condicioná-lo aos estreitos liames da robotização. Ele seria quase demente se assim o fosse e perderia qualquer sentido acreditar na luz interior decantada pelas grandes almas que passaram na Terra apregoando os poderes do espírito. Muito cuidado, portanto, para não mediocrizarmos o homem, pondo-o na condição de simples marionete da vida. Isto apequena o ser. Pauperiza-o. Torna-o anemico.


O espiritismo é dinâmico, com sua revelações obre as infinitas nuances, as inúmeras angulações da vida. Essa dinâmica nos estimula ser intenso no viver, generoso no agir, profundo no pensar . Saltos fantásticos do pensar podem ser alcançados por quem se entrega à varar as ricas águas dos mares infinitos da filosofia espírita, aquela que caminha com o tempo a fim de nos entregar, com mais intensidade e detalhes, os tesouros inesgotáveis das Leis de Deus.

terça-feira, 17 de maio de 2011

COMO CHEGAR AO PRIMEIRO MUNDO

Fazia tempo que eu não escrevia nada sobre nossa política. Serei breve. Diante das denúncias de enriquecimento supostamente inexplicável do ministro Antonio Pallocci, sabe o que o governo fez? reolveu que o assunto estava encerrado e que não cabia ao governo investigar a conduta passada de seus ministros....pode? Em qualquer país filiado à decência, esse é um dos critérios: o passado da autoridade. Alem disso, ele foi ministro do governo Lula, de onde teve que sair pelo caso do caseiro Francenildo, lembram? É, assim fica difícil chegar a país de vanguarda. Não basta o crescimento do Pib. É preciso muito mais. A posição teria que ser o da averiguação das sérias denúncias mas parece que o procedimento será o mesmo do governo que passou. Mais do mesmo.

SOLICITAÇÃO

Se alguem de Aracaju estiver acessando o blog, por favor, solicite à Federação Espirita de Sergipe que envie o e-mail de contato pois o irmão Júlio fez um convite para minha participação no Congresso espirita daquele Estado mas pelo e-mail que chegou não consegui enviar uma resposta. Agradeço.

JUDICIOSAS CONSIDERAÇÕES

O amigo do blog, Anderson, fez judiciosas considerações sobre a questão da reunião dos espiritos puros. Seu comentário está posto e recomendo que deem uma olhadinha lá. Concordo em genero, número e grau com as colocações feitas pelo amigo. Gostaria, apenas, de expressar algumas reflexões para ficar claro aos amigos porque fiz a abordagem sobre o tema. Vamos lá:


1)Sempre procedi com a maior ponderação à respeito de revelações espirituais, exatamente pelo fato do codificador fazer corretas observações sobre o fato. Foi assim que aprendi o espiritismo. Sempre fui muito "recatado" quanto a veicular informações dessa natureza. Para faze-lo eu preciso sentir suficiente segurança à respeito.


2)Antes de repassar tal informação, vários elementos me levaram a absoluta segurança quanto a veracidade da informação, ou seja, não foi apenas pela suposta informação ter sido veiculada pelo Chico. Um dos critérios sim, passa pelo médium e o Chico, embora não seja perfeito, merece credibilidade. Depois, a pessoa com quem ele conversou é extremamente ponderada. As informações são perfeitamente compatíveis com o zelo que devemos ter para com o ideal espirita.


3) A entrevistadora, ao meu entender, tambem está dentro do nível de ponderação e equilíbrio, responsabilidade e respeito compatíveis com os cuidados à serem tomados: Marlene Nobre, presidente da AME Brasil e Ame Internacional, pessoa que conheço e sei de seu extremo respeito à doutrina, alem do vasto conhecimento doutrinário.


4)Várias dessas informações nos chegaram através de outras fontes que considero confiáveis.


5)Antes dessas fontes, tambem recebi, em nossas atividades, algumas delas, tanto que, ao ler as informações, não me surpreendi com a maioria das notícias. Houve convergencia. Ao recebe-las em nossas singelas atividades, passei pelo crivo da razão e do bom senso, naturalmente, dentro de minhas parcas condições espirituais. Clima espiritual, ambiente equilibrado, nada que significasse alteração de nossas relações com os benfeitores que costumeiramente nos assistem.


Agora, gostaria de recordar que não devemos levar no sentido absoluto certas colocações de Kardec pois ele mesmo agiu dessa forma. Senão, vejamos: O próprio codificador veiculou informações de espiritos sobre vida em Jupiter e outros mundos. Até desenho de supostas residencias de Mozart e Palissy em Júpiter o codificador publicou. Ele nao teria como checar, no sentido absoluto, essas informaçoes, salvo confiando na proteção de seus guias e nas assertivas vindas através de médiuns diferentes. Claro que ele poderia ter se equivocado. Era e é humano. No entanto, até hoje não surgiu qualquer desmentido dos benfeitores à respeito das casa e vidas em Jupiter. O mesmo ocorre com o livro Transição Planetária, psicografado por Divaldo Franco, extremamente zelozo e ponderado, e que nos fornece a informação do nascimento, na Terra, de espiritos vindos de um planeta que circunda a estrela Alcíone. Por que Divaldo ( e Manoel Philomeno de Miranda através dele) iriam, agora, trazer essas abordagens "ousadas "? Não seria o momento propício para se começar a falar em temas que, sabiamente, teriam que esperar o tempo adequado? E tudo isso sem ferir o bom senso e a fé raciocinada.


Faço estas ponderações não por qualquer agastamento com as corretas colocações do querido Anderson, mas porque sei das responsabilidades, após trinta anos de atividades de divulgação doutrinária, que me cabem em minhas singelas forças. O Anderson muito nos ajudou. Deu a oportunidade de explicar e colocar aquilo que devo faze-lo por amor e respeito à luz da verdade.


Há mais coisas que virão à tona neste momento de transição. Tenhamos equilíbrio para mantermo-nos fiéis ao raciocínio equilibrado sem engessar a mente, aberta que deve estar para a progressividade das informações. Obrigado ao Anderson. Fico muito feliz por saber que contamos com espiritas com os critérios que nos asseguram o respeito e a credibilidde que o espiritismo merece. E ele é um deles.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

REUNIÃO DOS ESPIRITOS PUROS

O meu caro amigo Kéops indagou, em comentário postado no blog, à respeito da terceira reunião dos espiritos responsáveis pelos Sistema Solar que, segundo Emmanuel, na obra A Caminho da Luz, editada em 1938, se daria na atmosfera do nosso planeta para deliberar sobre os caminhos da Terra no processo de evolução. Conforme está publicado no jornal Folha Espirita deste mês, Chico Xavier teria confidenciado ao confrade Geraldinho Alves, lá pelos idos dos anos oitenta, que essa reunião teria ocorrido em julho de 1969, ano em que o homem pisou o solo da lua. Várias deliberações foam tomadas e considero muito interessante a reportagem publicada por aquele mensário espirita. Recomendo. Estarei em Campina Grande no próximo sábado e teremos, então, a oportunidade de aprofundar o tema. Possivelmente, voltaremos ao assunto aqui no blog. O que acham?

HORA DE APROXIMAÇÃO

Na verdade, já passa da hora de abrir-se canais de diálogo e aproximação entre os segmentos religiosos. Acender a luz nos caminhos da humanidade é a grande tarefa que nos cabe. Aquilo que nos aproxima deve ser mais valorizado que os fatores doutrinários que nos fazem optar por este ou aquela denominção religiosa. No caso dos cristãos, que predominam no ocidente e, particularmente, no Brasil, fortalecer a mensagem de Jesus para a humanidade, contribuindo por um mundo de paz, é missão que devemos abraçar com afinco. Milhões de corações abrigados na generosidade do movimento católico e outros tantos socorridos na interpretação das diversas denominações evangélicas, aguardam, assim como a minoria amparada na doutrina espirita, exemplos dos que professam tais convicções, estimulando-os no rumo da própria transformação moral.


O materialismo é o adversário da mensagem iluminadora da Boa Nova. As consequencias de uma existencia voltada para os ilusórios valores da matéria são terríveis e responsáveis por inúmeros problemas que atormentam a sociedade terrestre. Se os que seguem a grande mensagem conseguirem internalizar a proposta do evangelho, darão farta contribuição à um mundo melhor. A vivencia das virtudes pelos que seguem o Caminho, A Verdade e a Vida é a grande missão que nos cabe. Superar os períodos das separações pelo modelo de crença, creio, será sublime mensagem que as religiões transmitirão em nome do Principe da Paz."Conhecereis meus discípulos por muito se amarem" e a outra expressão "Se amares apenas os que estão convosco, apenas os que vos amam, que mérito tereis?" expressam a união que deve nortear nossos passos, a prática que devemos implantar em nossas vidas. Afinal, o conteúdo de tudo isso que escrevi se resume no slogam: "O mesmo Pai, o mesmo Filho, o mesmo Amor - o que podemos fazer juntos?"Esta é a luminosa hora da aproximação, fortalecendo a energia do Bem, da Boa Nova, para que triunfe, em definitivo, a mensagem inigualável do amor.


O que importa para Deus é o quanto de amor ofertamos ao próximo, `a vida.

domingo, 15 de maio de 2011

OS NORTE AMERICANOS AVANÇAM

Não, não nos referimos a qualquer manobra militar dos EUA. No tocante aos acessos internacionais ao nosso blog, os Estados Unidos ganham força e se aproximam da Arábia Saudita, ameaçando tomar-lhe o segundo lugar na participação desse espaço. São 699 acessos da Arábia contra 669 dos americanos. Impressionantecomo foi encurtada a distância. Portugal,por sua vez, vem chegando com grande fôlego. Não será de estranhar se o país luso encostar nos outros dois. Embora coloquemos dessa maneira, não é uma competição. Desejo apenas fazer referencia à alegria que sentimos por verificar o interesse que a causa espirita vem despertando em outros paises. Obviamente, o Brasil está à frente nos acessos: mais de 43 mil. Obrigado.

SEMINÁRIO MARCANTE

De retorno da capital paraibana, tivemos recordações de intensa satisfação. O seminário que comemorava os 80 anos da Casa da Vovozinha, cujo tema foi "a transição e consciencia espirita", teve excelente publico e, me parece, causou contentamento nos companheiros que foram compartilhar a abordagem que fizemos. À noite, fizemos palestra no Centro Espirita Leopoldo Cirne, onde tivemos a oportunidade de rever muitos amigos. Para mim foi um seminário marcante pelo fato de abordar, pela primeira vez, com maior amplitude, temas que habitualmente não são tratados nos eventos espiritas, tais como: contato com irmãos de outros mundos, as informações sobre a terceira reunião dos espiritos puros na atmosfera do nosso planeta e para onde estamos caminhando nesse limar de um novo tempo. Espero que tenha sido efetivamente proveitoso para todos que participaram

sexta-feira, 13 de maio de 2011

VISITANDO BARREIROS

Estive, esta tarde, na cidade de Barreiros, uma das localidades mais atingidas nestas últimas enchentes em Pernambuco. Há alguns meses atrás, a cidade foi quase que totalmente destruída e agora, mal se refez, foi novamente atingida, embora de maneira bem mais amena. Mesmo assim, dá para ver imagens de guerra, face às marcas de destruição. Pontes derrubadas pela força da enchente e gente abrigada em colégios. Fui como pertencente ao Rotary Clube levando, junto com alguns amigos, donativos no desejo de minimizar tanta dor. A solidariedade é algo que não devemos negar sob hipótese alguma, dizem os benfeitores espiituais. E a solidariedade não tem faltado, graças à Deus. Orem por nossos irmão dessas localidades atingidas tão dolorosamente pelas enxurradas deste mês.

EM JOÃO PESSOA

Amanhã, sábado, estarei em João Pessoa realizando, à tarde, na Casa da Vovozinha, seminário sobre esse momento que estamos vivendo e farei algumas colocações não muito habituais, referentes à informações seguras da espiritualidade quanto aos passos que estamos dando e circunstâncias que advirão. De noite, faço palestra no mesmo local. No domingo, estarei em Goiana, pela manhã, verificando a preparação para o evento de 24 de julho que transcorrerá naquela nossa granja do amor, o NACCA. Em razão desses compromissos, deverei voltar à postar domingo à tardinha ou pela noite. Passem por aqui e deixem seus comentários, certo?

A MENINA ALANI

A amiga Fau postou comentário solicitando minha opinião sobre um caso de uma garota de 6 anos de idade que teria, segundo seus pais, o dom de curar. Eles são evangélicos e afirmam que desde novinha a menina possuía o dom de uma forma intensa. Fau, preocupada com a grande exposição de Alani ( este o nome da menina), me indagou sobre o que eu achava sobre isso. Alem do mais, levntou reflexão à respeito de Jesus curando. Outras pessoas conseguiriam tal feito?


Bom, não conheço o caso de Alani, portanto, não conseguiria falar especificamente sobre, até mesmo, a veracidade da informação dos pais da garota. O que posso dizer, de maneira generica, é que tem renascido espiritos com características pertinentes ao novo planeta que se desenha. Se Alani seria um desses espiritos, não sei. Agora, o fato pode se dar, creio que sim. Definitivamente, vários casos semelhantes vem chamando a atençao do mundo pensante. Os pais de Alani devem, sim, ter cuidado com a superexposição dela e buscar tratar com naturalidade o dom da filha. A obtenção de curas como Jesus realizava estava muito associado à elevação moral do Cristo, à sua pureza magnífica. Mas, um espirito com elevação espiritual, sobretudo, pode obter resultados impressionantes. Até mesmo criaturas sem tantos requisitos mas com grande potencial magnético e vontade ardente de servir tem obtido exito em tratamentos de enfermidades.


Não tenho dúvidas que ainda veremos coisas maravilhosas à despontarem nos horizontes da vida humana. A partir de 2020, sobretudo. Se nos mantivermos em busca da paz, pacificando-nos e orando para que as nações resolvam seus conflitos por vias efetivamente civilizadas, o futuro relativamente próximo nos reserva o início de um era de ouro, de cintilações magnifícas no que diz respeito à espiritualidade

DESCULPAS

Tentei diversas vezes acessar o blog no dia de hoje e simplesmente aparecia o aviso de "página indisponível", sem qualquer explicação por parte do Google. Peço desculpas à todos voces. Inclusive, a página que aparecia era referente às postagens de quarta feira, quando eu tinha a certeza de haver postado dois assuntos na quinta feira. Bom, o importante é que o blog voltou. Outras pessoas detentoras de blogs tambem se queixaram. Enfim, vamos prosseguir.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

O GRANDE FUTURO

Cura de cânceres e aids. Desaparecimento de inúmeras enfermidades não mais compatíveis com as novas necessidades das almas que aqui reencarnarão. Avanços tecnológicos inimagináveis, capazes de impulsionar o ser humano para as estrelas mais distantes. Instrumentos de contato com os entes queridos já domiciliados no além. Estrutura social justa e equilibrada. Desaparecimento de corrupção e desonestidades outras. Arte iluminada. Países prósperos nas regiões mais atrasadas do globo. Extraordinária sabedoria espiritual e ciência cada vez mais íntima da realidade transcendente da vida. Estes são alguns dos fatores que se consolidarão com a implantação do mundo de regeneração. Dá para se antever o planeta mais feliz. Não será um mundo paradisíaco mas, em relação ao atual, sem dúvida, é a Terra da Promissão. Depende de nossas decisões acelerar o grande momento ou retardá-lo. O que escolhemos?

FIM DE JORNADA

O grande Victor Hugo, expert em frases de efeito, definia dessa maneira a morte: "ela não é um labirinto sem saída mas uma avenida que fecha-se no crepúsculo e abre-se, novamente, na alvorada". O quanto esse conhecimento pode alterar a vida da civilização desde que adotado como verdade pelos homens, não podemos ter noção. O conhecimento dessa realidade tem o poder de revolucionar comportamentos quando absorvido integralmente pelos homens. A ética, as leis, os procedimentos, as ciências, as artes, sofreriam considerável impacto e teriam poderosa inspiração para seus trabalhos. Grande motivação atingiria a sociedade, divisando esta a felicidade e um mundo mais justo. As consequências advindas desta verdade não podem ser mensuradas. Que venham novos Victor Hugo....! E que se difunda que a morte seria o fim dessa jornada mas não da existência. Novas jornadas virão, no mundo dos espíritos e em novas encarnações. A vida persiste sempre.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

UNICIDADE E DIVERSIDADE

A Terra, como sabemos, é formada por uma gama imensa de elementos humanos diversos. Vários povos, váriada culura, identidades psicológicas múltiplas, sem falar na multiplicidade de linguas e dialetos. Os governos dos paises dão a impressão de serem administradores de planetas diversos, no entanto, fazemos parte da mesma nave , da mesma "incubadora".


Compomos a mesma humanidade. Fazemos parte da mesma civilização. Creio firmemente que caminhamos para a unicidade na diversidade. É a consciencia integrando-se no todo. E isto inclui, no grande amanhã, um só governo planetário. Sei que, de imediato, vem a baila a preocupação: "Quem nos governará? Que nação será responsável por tal comando?" e aí vem à tona os problemas da atualidade, os interesses sectários, o "provincianismo" de mentalidade e a concepção de deter a hegemonia. Só que essa forma de pensar, neste futuro a que me refiro, não terá mais espaço pois será o tempo da superação desses fatores. Como em mundos mais avançados, o governo pertencerá aos mais evolvidos moral, espiritualmente. E como será na era de ouro da civilização, os interesses maiores predominarão. Isto será fruto de uma delicada construção, mas será obtida. Nada detem a lei do progresso. E os sofismas ideológicos, as ambições desmedidas pelo poder e pelo mando desaparecerão. O mundo será norteado pelos valores mais elevados da espiritualidade, com a predominância do espirito sobre a matéria. Utopia? aguardem e verão. Serão respeitadas as diversidades mas estas cederão a primazia para tudo aquilo que convirja, para a humanidade em primeiro lugar.


Estará tão distante esse momento? sim, provavelmente, em termos da contagem humana. Não se pode precisar o tempo pois o livre arbítrio exercerá considerável influência no processo, mas se dará. Até lá, devemos orar muito e contribuir para que as nações detentoras de armamentos nucleares e outros artefatos de destruição em massa não obstacule o que está planejado, por vias mais suaves, ao ser humano. Caso contrário, se a insanidade predominar nestes próimos anos, tudo se dará de outra forma, muito mais problemático e difícil. Caminhamos, no entanto, para a maneira mais suave, apesar das turbulências. Deus inspire os comandantes atuais e mantenham o rumo para o progresso dos povos. Superem ambições e ranços pessoais. Há muita coisa bela nos aguardando no final da grande noite.

PACIFICAR-SE

Somos um campo de energia. Esse campo emite ondulações, vibrações. Essas vibrações interagem com todos os elementos do Universo, com todas as expressões de vida. Uma das características de uma humanidade atrasada espiritualmente é a sua sensação de ser deslocada de tudo, uma não percepção de que compõe toda estrutura. Isso dificulta a compreensão à respeito de si mesmo e da vida.

Muitos fatores do futuro dependem das escolhas que perpetramos agora. A proposta de pacificação preconizada por todas as religiões tem fundamento lógico em todos os sentidos que possamos imaginar. Nossa pacificação terá repercussão não apenas no que diz respeito a uma sociedade mais tranquila como ressoa em relação à muitas possibilidades de interação com outras forças do universo. Nossa civilização faz parte daquelas que, por sua belicosidade, sua ignorância do funcionamento da Lei, encontram-se em uma espécie de prisão sobre si mesmo, numa "bolha" de limitação a fim de não conturbar seus irmãos de outras plagas. A nossa espiritualização romperá essa bolha e permitirá que façamos parte da grande família cósmica, limpos e maduros moralmente. Há toda uma organização no universo. Se na Terra existem estruturas organizacionais é porque refletimos, de maneira pálida, a estrutura mãe da vida.


Se conseguirmos enxergar de mais alto nossa situação, teremos uma compreensão mais ampla desse fato. É como uma peniteciária. Alguns, ao longo de sua trjetória, vão sendo libertos para se relacionar com o mundo externo, até que um dia a peniteciária tornar-se-á um campo de refazimento aberto, iniciando seus contatos com humanidades outras. Estamos neste limiar.

Habitualmente não abordamos esta temática mas, creio, é chegada a hora de aprofundarmos a questão. Reconhecemos que alguns segmentos espiritualistas já fazem algumas abordagens. Neste campo sempre é bom, porem, prudencia e bom planejamento. Uma verdade colocada de maneira extemporânea ao invés de clarear, cega. Um alimento, por mais rico em vitaminas que seja, para um estômago despreparado, será um alimento inadequado. Não será, muitas vezes, digerido.

Dentro desse raciocínio é que compreendemos o porque de irmãos de outros mundos, que já nos visitam há tanto tempo, não terem se mostrado mais aberto para a sociedade, só esporadicamente. Necessário que adentremos a condição de humanidade cósmica. A chegada do homem na lua e o envio de sondas espaciais ao universo extra solar marca a proximidade desse tempo de contato mais próximo. As potestades celestes delinearam perfeitamente tudo isso. De forma organizada, vão dosando a confirmação de mais um dos princípios espíritas: a pluralidade dos mundos habitados, hoje, aceito por um número significativo de astrônomos, face seus cálculos probalísticos. Nossa pacificação interior contribuirá, decisivamente para a nova era, para um clima de paz e harmonia e, tambem, para que nos insiramos no grande concerto dos mundos, finalmente como mundo em regeneraçao, condição sine qua non para que tal fato se dê.





terça-feira, 10 de maio de 2011

NESTE FINAL DE SEMANA

Estarei em João Pessoa, na conhecida Casa das Vovozinha. Toda a programação será no sábado. À tarde, realizarei seminário sobre a transição planetária e à noite, proferirei uma palestra no mesmo local. Uma grande alegria poder rever os queridos amigos da capital paraibana. No domingo vou à Goiana, na granja do amor, o Nacca.

HOJE

Logo mais, às 20 horas, estarei no C. E. Humberto de Campos, em Coqueiral, Recife, proferindo palestra. Bom, o que há de diferente nessa palestra é que a farei no aniversário de um querido amigo, dedicado trabalhador da causa, Marcos Pimentel. Sinto-me muito feliz de estar lá, proferindo a abordagem no dia de mais um complemento de etapa desse irmão. Começou viajando comigo, assistindo palestras e hoje já está sendo convidado em vários locais para falar sobre a bela mensagem. Abnegado, faz campanhas do quilo, leva expositores para instituições em bairros periféricos e é muito querido pelo nosso movimento pernambucano. Deus o ilumine na estrada e o mantenha firme. Que a sua luz brilhe.

SACRIFICAR O ANIMAL ?

Tudo evolui. Sabemos que a atitude de sacificar o animal visa, sob a ótica humana, evitar sofrimento maior para ele. Ora, a difusão do conhecimento à respeito da alma dos animais trará outra idéia e novas concepções. Creio que já não precisamos sacrificá-los. A medicina veterinária avançou consideravelmente. A ciencia tem produzido medicamentos que são eficientes auxiliares às necessidades dos animais, assim como ocorre com os humanos. Ampará-los com melhor qualidade de vida, afeto, muito carinho e medicamentos é melhor atitude que matá-lo. Às vezes, sacrifica-se porque não suportamos ver o animal sentindo dor. Tomamos a atitude por ele ou por nós, que sofremos ao ve-los naquela condição?


A eutanásia é um processo semelhante. Por desconhecer a importância daquela circunstância para o espirito, preferimos optar pelo desligamento do aparelho pois pesa à nossa vida o fato de termos uma pessoa sem esperança de recuperação, por meses ou talvez anos. Os animais tem alma. São princípios espirituais em evolução. E o ser humano seria o equivalente a um "deus" para eles. É um irmão bem mais velho e bem mais forte, que deve protege-los pela lei de solidariedade, em que os mais poderosos devem, em sua generosidade, amparar os mais frágeis.


O relacionamento dos homens com os reinos inferiores, tais como o animal, fala da condição espiritual do planeta. E atá aí percebemos que estamos progredindo. Já existem leis que amparam nossos irmãos ainda em estágio animal, embora muitos problemas que ainda enfrentam. Perante a grande Lei, somos tambem responsabilizados pelo que fazemos aos animais. Vibração e sentimento: eis os elementos que geram segurança e conforto ou desespero, revolta ou medo nos seres da vida animal diante do homem. Bom refletirmos em tudo isso. Nada escapa e lei de causa e efeito.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ALMA NOS ANIMAIS

Essa é uma questão que provoca intensa curiosidade nas pessoas, sobretudo, naquelas que tem animal de estimação. A lei de evolução é para tudo o que existe. O espiritismo nos diz que os animais são princípios espirituais em experiência evolutiva. Fatos inúmeros narrados ao longo dos séculos falam de aparições de animais em diversos lugares e culturas. A lógica indica o caminho da sobrevivência após a morte para os animais. Eles expressão uma inteligência rudimentar, fragmentada e até sentimentos.

O que ocorre com eles após a sepultura ( os animais merecem ser enterrados)? Em o Livro dos Espiritos, encontramos a informação de que são levados à nova encarnação quase que imediatamente. Isso não quer dizer que animais desencarnados não permaneçam na dimensão espiritual por algum tempo. Narrativas mediúnicas explicitam essa realidade. Na obra Nosso Lar, de Andre Luiz - Chico Xavier, encontramos a presença deles em parques e lares, além de alguns serem utilizados em serviço nas regiões umbralinas, para resgate de almas em grande sofrimento. São dedicados auxiliares do Bem.

O grande espírito Padre Germano aparecia para diversos médiuns sempre acompanhado pelo seu cão, que havia desencarnado antes dele e lhe era fiel companheiro em vida física. Chico Xavier tinha certeza que o seu cachorro Branquinho era a reencarnação de outro, o Lorde, e que havia retornado para ele.

O animal tem alma e esta é imortal, até porque passará pela fieira das encarnações até chegar às condições de humanizar-se. Sim, tornar-se-a espírito humano. É a grande Lei que a tudo impulsiona para uma realidade superior.

Bom, agora a informação que não será boa para muita gente: não adianta esperar uma mensagem mediúnica de seu animal querido. Ele não pode se comunicar pelo motivo básico de que não há elementos correspondentes entre ele e um médium, tais como estrutura de comunicação nos animais, capacidade de sintonia, realidade fluídica, morfologia perispiritual que permita identificação entre os dois, etc. Qualquer informação de contato mediúnica que alguem teria recebido de um animal é mistificação, fascinação ou qualquer outra coisa, menos realidade de contato. Não confundir a impossibilidade de comunicação mediúnica com aparição dos animais. Esta ocorre. Não é uma comunicação inteligente mas uma comprovação da sobrevivência do animal. Falamos de um animal se servir de um médium humano para trazer suas informações ou "conversar" com seus antigos donos. Isto, não. Nada se destrói, tudo se transforma. E que consolo sabermos que nosso querido animal continua a viver e, talvez, possamos a encontrá-lo numa outra realidade, salvo se não for levado à reencarnação imediata pelos espíritos responsáveis pelo progresso dos reinos inferiores ao ser humano.

sábado, 7 de maio de 2011

SERÁ QUE NATAL VIRÁ ?

Aí embaixo tem um comentário de Natal, RN, falando da possibilidade de Natal fazer partedo seminário em Goiana, dia 24 de julho. Será ? Falo isso pela distância. Seria uma grande alegria contar com alguns amigos potiguares, daquela belíssima capital onde tenho a alegria de relacionar um bom número de companheiros de ideal.


Atenção Natal e outras cidades do Rio Grande do Norte: esperamos voces para fazermos um grande momento no Nacca. Façam logo a inscrição. Alem do seminário, ainda fruiremos do bucolismo da área. Estamos aguardando.

ESQUECI A AGENDA

Esqueci de publicar a agenda destes dias. Tambem tive dificuldade para postar nestes dois dias. Sei que voces compreendem que não sou um "blogueiro" profisional, não é? Prometo ficar mais atento e postar os compromissos de palestras.

MÂE

Todos os dias devem merecer de todo mundo o mesmo cuidado que o chamado dia das mães no tocante àquela que nos permitiu vir ao mundo, numa nova encarnação, ou que nos criou através da maternidade não biológica. Às vezes, pessoas ficam chateadas porque não possuem recursos financeiros para presentear suas mães. Ora, não pense apenas em dar coisas ( o que estimula muito mas o convencionalismo social ). Dê o seu coração. E não só amanhã. Se puder, entregue a lembrança para a mãe, no entanto, cante a canção do espirito em sua alma e faça-a sentir toda a ternura e poesia do seu coração filial na tesitura do seu ser. Faça-a sentir, como nunca, a importância que tem para si e surpreenda-a na segunda feira, tratando-a do mesmo jeito. Repita a dose na terça feira e continue peo resto da semana, do mês e dos anos. Permita que ela "beba" da água da eternidae em seus gestos.


Embora seja um dia de forte apelo comercial, transforme-o em apelo dos sonhos e do paraíso futuro, estreitando mais ainda seu carinho para com ela. Se porventura uma rusga ou nuvem sombria interrompe o fluxo de seu afeto na direção de sua mãe, pode ser uma boa hora para voltar a sentir a beleza da intensidade dos grandes sentimentos. Hora de amar e prosseguir amando.


Alem de recordar de minha mãe, já domiciliada no mais alem, recordo o Sublime Espirito que é Maria, aquela que foi a mãe de Jesus. Ser mãe já é um patamar de grandeza afetiva. Ser mãe do Senhor não há como dimensionar. Não é para qualquer uma. Obrigada, Maria.

O NOVO TEMPO E O FUNDAMENTALISMO

Muitos se indagam, ao verificar a onda de violência que ainda grassa nos meios religiosos, principalmente quando um número considerável de pessoas associam o terrorismo diretamente a um segmento religioso, como ficará essa ordem de coisas ante as mudanças da era nova. E não me furto em dizer que é preciso ampliar nossa sensibilidade para perceber que mudanças signifiativas já estão em curso no mundo islâmico. Os movimentos pró - democracia que intentam derrubar ditadores e favorecer valores compatíveis com a dignidade humana podem, perfeitamente, serem inseridos no foco das alterações previstas para a implantação de uma era de paz e progresso para toda a humanidade. Óbvio que temos ainda etapas a serem vencidas. Superar estruturas viciadas há séculos só com a visão superiora do Ordenamento Universal..


O fundamentalismo, embora ainda dure muitos anos, desaparecerá da face da Terra, completamente incompatível com os anseios da civilização, o sonho de um mundo de paz e da propagação do Deus de Amor. O planeta regenerado nõ aceitará fanatismo e coisa similar, venha de que religião vier. Não haverá espaço para que se mate em nome de Deus, essa bizarria enlouquecida. Não haverá como se acreditar em privilégios divinos ou de que determinados grupos sejam "donos de Deus". Várias ocorrencias da atualidade apontam nessa direção. Até mesmo a manutenção da violencia atual durante um tempo representará os últimos estertores. Um dos elementos utilizados pela Providencia divina é a reencarnação, permitindo o mergulho na carne de almas mais avançadas em nosso mundo, dentro de todos segmentos religiosos.


A mente humana avança na direção de um mundo melhor. É irreversívl. Não há, nessa minha colocação, nenhum ufanismo exagerado ou alienação da realidade. É a racionlidade queme permite ter a certeza absoluta do que escrevo. O que está previsto e em vias de concretização passa pela eliminação dos fatores fundamentalistas, a fim de que a luz estabeleça os novos padrões de convivencia entre os povos, as culturas e as religiões.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

JOÃO PESSOA NÃO PODE FALTAR

Atenção amigos de João Pessoa: dia 24 de julho, domingo, estaremos relizando um seminário com o objetivo de angariar recursos para a construção do nosso complexo do Nacca, em Goiana. O evento será no próprio local, com seu bucolismo e o agradável ambiente espiritual. Campina Grande já está preparando suas caravanas e a capital paraibana, não vai se movimentar para estar conosco ? Tenho certeza que teremos muitos amigos de lá. Acessem o site www.nacca.com.br e façam a inscrição. Lá encontra-se todas as informações para participar do encontro. João Pessoa não pode ficar de fora.

DEUS É TUDO

Estamos tão distante de entender Deus como um verme encontra-se de entender o homem. No afã de compreender um pouco mais do Criador, viajamos por universos de palavras e tentamos definir o indefinível e dar dimensão ao incomesurável, o indimensional. Na sociedade machista dos tempos imemoriais, cultuamos Deus como Pai. Neste dia das mães, o poeta Merlânio nos presenteou com seu poema: Deus é Mãe. Fantástico. E especifica porque. No entanto, na pobreza de nossas conjeturas, Ele seria TUDO, Mãe e Pai, pois a natureza de ambos, de forma perfeita, sintetiza-se no Criador.

Com todas as características da grandeza maternal, apresenta os valores paternais na mais cristalina pureza, na perfeição das perfeições. Poemas e pinturas, sinfonias e representações na Terra serão sempre pobres para tentar descrever o que está alem, muito alem. Mas ao poeta tudo é permitido. Pela beleza e o inusitado com que Merlânio coloca a homenagem para o dia das mães, fica o registro de nossa admiração e concordãncia. E indo alem, Deus é TUDO.

O POETA "FALOU"

Em comentário na postagem sobre "ser voce mesmo", o meu irmão e poeta paraibano, Merlânio Maia, expressou, com a maestria de sempre à respeito de Deus ser mãe. Encantador, poeta. E ainda recomendo uma visita em seu maravilhoso blog. Vou postar alguma coisa sobre essa questão, ok? concordo com voce mas penso em ampliar um pouquinho a questão. Me permite?

SER VOCE MESMO

Muitos conflitos atingem a alma que anseia seguir o rumo da espiritualização. De acordo com o grau de maturidade, segue padrões e molda clichês que alimentam a superficialidade das mudanças e seu artificialismo, fonte de futura insatisfação com a vida. Não percebe mas passa a funcionar dentro desse aparato, identificando-se com tal ou qual grupo social, no caso, religioso. É a "normose", situação abordado com precisão pelo saudoso dr Pierre Wail e Roberto Crema, da Universidade da Paz de Brasília. Sentir-se "normal" significa, aí, está dentro de uma linha de ser e proceder, sem perigo de se sentir excluído ou fora da normalidade. Mas, será que investir na espiritualidade não é ter coragem de apostar numa realidade diferente do comum? Não é estar na carne sem ser a carne, estar no mundo sem se escravizar às coisas do mundo?


Ter a coragem de ser voce mesmo não implica em desejar ser mal educado e egoísta, fazendo o que deseja sem levar em consideração as outras pessoas. Não, isso não tem nada a ver com ser autentico. Isto, ser autentico, significa ser a verdade que está descobrindo em si, entendendo que cada ser tem seu ritmo, seu pulsar, seu universo, sua construção emocional. É fugir da hipocrisia - o ato de aparentar o que não se é - e investir no conhecimento de si, amando a realidade espiritual e vivendo de acordo com o que se é, sem medo de não ser aceito pela sociedade se pensar diferente dela, naturalmente dentro dos valores mais elevados da vida. Ter a coragem de ser generoso ainda que não seja apoiado pelos seus ou pela comunidade que o cerca; entender e aceitar a compaixão ainda que o circule a indiferença e a frieza de corações. Interessante é que, os que insistem na construção do bem em si descobrem, com o tempo, que muitos pensam da mesma maneira.


Não nos preocupemos em ser "normal". Isso é permanecer na paralisia. Quando nos deixamos ser tomado pela necessidade de evoluir, ao contrário de moldarmo-nos ao mundo "velho" devemos contribuir para o seu rejuvenescimento, sua melhoria, sua mudança de valores. Contribuir para que a civilização modifique seus paradigmas, do embrulho vazio do ter para o enriquecimento do ser. Ser rico é doar e doar-se, sem ser perdulário. Precisamos criar uma outra "normalidade".

ACÚMULO DE "COISAS"

Me emocionei hoje pela manhã com uma entrevista com o diretor Tom Shadyac, dos grandes sucessos de holyhood "O Todo Poderoso", "Os Mentirosos" e "Pofessor Aloprado". Shadyac tornou-se multimilionário, adquiriu casas luxuosíssimas, carros fantásticos e foi, segundo ele mesmo colocava, acumulando coisas. Quanto mais adquiria mais vazio sentia. Sabia que algo estava errado. O excesso de atenção das pessoas só porque ele era um diretor de cinema de sucesso começou a lhe incomodar. Tinha dezenas de funcionários: um para cuidar da piscina, outro para cuidar da quadra de tenis, um gerente da mansão, etc. Entrou em crise pela insatisfação com tudo aquilo. Mergulhou a câmera para dentro de si e começou a viagem para a realidade do espirito que é. Iniciou o despreendimento das coisas. Procurou viver com o nrecessário. Já doou boa parte de sua fortuna em projetos humanitários e em auxílio ao seu semelhante.


Interessante é o fato dele dizer que não julga quem quer que seja e de que não se coloca como referencia de nada. Deseja, apenas, contribuir para um mundo melhor, conscientizando, dentro de sua arte, pessoas quanto à questão da solidariedade. Expressou como se sentia pesado com tantas posses. Hoje se sentia leve e feliz. Trocou a mansão de mais de mil metros quadrados, com dezenas de quartos e banheiros, por uma casa de tres quartos e dois banheiros, confortável. O acúmulo de coisas é um peso desnecessário e forja uma falsa natureza para o ser humano.


Citou textos de evangelho e produziu um documentário intitulado :"I amy". Uma reflexão sobre o que somos. A entrevista, meus amigos, foi um encanto e nada tinha de fanatismo ou coisa similar. Foi uma abordagem sábia. No conjunto, deu para perceber a transição funcionando. Como ele, vários atores e pensadores estão se voltando para o espirito e uma mudança estrutural na própria existencia. Falou, ainda, da integração entre todos os seres e que a natureza é pródiga em nos ensinar a solidariedade, componente de todas as coisas existentes, de todos os seres
vivos.


Valeu a entrevista, rica de luzes. Digna de um novo tempo.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

SEMINÁRIO DO NACCA

Veja as fotos do Nacca, nosso trabalho em Goiana, e perceba o ambiente maravilhoso onde voce poderá participar de um seminário sobre a paz no dia 24 de julho, durante todo o dia. E ainda estará nos ajudando na construção que efetuamos no local. É um belo projeto que voce pode fazer parte. Inscreva-se logo. Acesse o site do Nacca e garanta sua presença nesse encontro que, creio, será inesquecível.

CEMITÉRIO ILUMINADO

O chamado Campo Santo sempre recebeu dos homens a impressão lúgubre, depósito de entes queridos, casa dos mortos, etc. E se nosso olhar consegue enxergar outros prismas, ângulos de percepção graças à doutrina da imortalidade?


Estive, hoje pela manhã, no campo santo da minha cidade. Fomos sepultar a "roupa" utilizada pela nossa dedicada Tia Zel. Muitos amigos encarnados e outros tantos fora da matéria, inclusive, querida amiga, amparada pelos seus benfeitores abnegados. E observando as diversas lápides, desde as mais simples àquelas mais luxuosas, entreguei-me a uma observação acurda sobre o ambiente. E não detectei, àquele momento, qualquer expressão lúgubre. Não foi devido o sepultmento da amiga. Claro que isto ajudou, porem, refiro-me ao largo serviço de auxílio desencadeado pelos bons espiritos em nome do sublime amor, junto aos que ainda não haviam conseguido superar o medo do "desconhecido", após a morte. Em toda a parte há movimento, vida, vibração. Como nos assevera a codificação, não há vácuo ou vazio no universo. Por que haveria de existir no cemitério? Muitas vezes, pelos clichês referentes à natureza e objetivos do campo santo , associamo-lo às almas penadas ou ao descanso eterno. Quanto as almas presas por aqui, sim, é fato que existem naquela localidade, daí as tarefas caridosas efetuadas por dedicados cireneus do alto. Descanso, no entanto, não cabe aonde pulsa atividades. A vida da alma é contrária inatividade.O cemitério estava iluminado pelo trabalho, pelo amor, pelo bem produzido junto aos angustiados após o túmulo. La´, podemos dizer que os "mortos" tambem brilham, com o brilho dos que servem e trabalham em nome de Deus.


O Espiritismo amplia a visão e detecta que todo lugar pertence à Deus, por isso, vige a luz em nome do eterno amor.

terça-feira, 3 de maio de 2011

ACENDER

Na marcha da evolução, necessário que nos permitamos acender. Virar uma tocha cheia dessa ardencia contagiosa e capaz de desafiar todo obstáculo e de vencer qualquer desafio. Fundamental se acender e arder com o brilho de mil sóis ou mesmo que seja a luz de um vaga lume. Não importa. Importante é acender. Afinal, ninguem supera óbices sem determinação e esta é uma chama. Arde e vibra, clareia e ilumina. É preciso se acender.


Ficar preso às limitações que ainda nos caracteriza o ser é se apagar e deixar-se derrotar pelos próprios temores. Não há força no infinito que exista para nos derrotar. Nos derrotamos pela paralisia a que nos impomos, contrárria à natureza que somos. Acendamos. Acessos e ardento na chama do ideal, avançaremos. Lá, ao longe, fulgura o porto luminoso. É lá que atracaremos o navio da evolução para ascender à outros portos, mais alem.

UM SOPRO RENOVADOR

As circunstâncias no Oriente Médio atestam transformações significativas naquela parte do planeta. Embora a Al Quaeda continue a existir, a despeito da morte de seu líder, ela se encontra, desde alguns anos, enfraquecida. E esse enfraquecimento foi proveniente do fato de, alem dos líderes terroristas terem sido " caçados", grande parte dos países muçulmanos não ser favorável ao radicalismo. Afora isso, as revoluções por anseios democráticos em muitos dos países da região enfraqueceram ideologicamente Bin Laden. Parece-me que acende-se uma luz de esperança para que o Oriente Médio penetre em outros patamares. E a paz pode ter uma bela chance. Não que não vá haver acontecimento violento. Lamentavelmente, ainda ocorrerá. Mas os planos divinos precisam se cumprir e aquela região não pode ficar à parte.


A região que parecia impermeável à luz renovadora sente o sopro restaurador. Nenhuma parte do planeta deixará de sofrer as mutações imprescindíveis para que se cumpra o planejado. A Terra ascenderá nas escalas do mundo. Nada deterá essa ascenção. As sombras já sabem disso.

VOA, TIA ZEL

Ontem chegou a notícia do desencarne da nossa tia Zel, aqui da Casa do Caminho. Quem já nos visitou conhece a figura firme, dinâmica e afetuosa. Era um dos nossos "braço direito". Que saudade. amigos! Ontem, na sala de tratamento à distância, a ausencia dela, ali em sua cadeira, onde sempre gostava de sentar, mexeu com a emoção de todos.



Voa, querida tia Zel. Corte o espaço e vá receber o galardão que fez por merecer. Breve estará de novo na ativa. Uma alma dinâmica não fica parada muito tempo. Jesus necessita de sua dedicação. A Casa do Caminho precisa de suas orientações como espirito. E eu, me perdoem a citação pessoal, necessito sentir, novamente, a sua ternura, seu amor que tanto me amparou nesses anos de atividades.


As assistidas sentirão enorme falta. A senhora as conhece pelo nome. Víamos o afeto com que lhe recebiam nas comunidades. Vão chorar quando souberem da notícia. Ah, como o Espiritismo nos consola e edifica! Sabemos que nos reuniremos em breve. Nos veremos de novo. Trabalharemos juntos, como o fazíamos até há pouco.




Voa, tia Zel. E diga aos céus que prosseguimos, na tarefa que nos cabe, à despeito de nossas limitações.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

MINISTERIO DA SAÚDE

Terminei excluindo uma postagem do Ministério da saúde referente ao assunto: A dengue mata. E a falta de saneamento tambem. Por favor, peço que enviem novamente o comentário.

ÚTERO QUE SANGRA

Uma grande experiência. Um grande exemplo de heroísmo. Fui procurado por um jovem senhora, aqui na Casa do Caminho. Face marcada por enorme dor. Há anos apresenta um quadro de sofrimento terrível, semelhante a uma endometriose. Olhos lacrimejantes, acompanhada do dedicado companheiro, ela me fala que a prova tem sido muito dura. Embora não seja espirita, admira a mensagem, segundo suas palavras. Chora pois os médicos, sem mais saber o que fazer, começam a tratá-la com indiferença. Falam ríspido com ela. Os exames não apontam tumoração. Ela sangra há muitos anos. Vasos se rompem em seu útero, provocando assustadora hemorragia. Foi exposta em sua intimidade para estudantes e sofreu outros constrangimentos. Mas, mantem a fé em Deus.

Surpreendentemente, quando eu recebia uma intuição sobre o seu caso, ela me confirma a impressão. Sonhou, certa ocasião, que em uma existencia anterior havia sido indiferente à vida, realizando abortos de maneira fria. Teria abusado de sua intimidade. O que ela descreveu, bateu com a informação que eu recebia por via espiritual.

Senti sua resignação. Olhava com grande afeto para sua mãe, presente naquele momento, ao lado de seu marido. Ambos sempre a apoiaram. Tem problemas com alguns familiares pelo fato de não poder ter filhos. Talvez tenha que realizar uma esterectomia. Que grande vida! Que força interior dessa jovem senhora. Sabe que não sofre qualquer injustiça da vida. E traz arrependimento sincero na alma. Dignidade extraordinária demonstra os fantásticos progressos que ela efetuou desde a encarnação passada. Narro este caso para que sirva de estímulo à todos nós, ante os enfrentamentos de nossos desafios. Se mostramos arrependimento sincero e desejo de avançar, os recursos do alto se apresentam com amplitude. O presente é abençoada oportunidade de refazimento.

Aprendi muito com essa admirável criatura. Deus a abençoe em sua trajetória marcada de muitas batalhas, das quais, não tenho duvida, sairá vitoriosa. E que ela seja aliviada em seu martírio, não apenas das dores físicas e dos sangramento mas, tambem, de suas angústias da alma. Cada caso é um caso. Em todos, porem, brilha a misericórdia divina. Confiemos.

MORTE DE BIN LADEN

Os Estados Unidos anunciaram a morte de Bin Laden, o líder da rede Al Quaeda e o homem mais procurado do planeta desde 11 de setembro de 2001, ocorrida neste domingo, através de uma ação da "inteligência" americana. O que isso representa para o atual momento do planeta? Temos vários caminhos de reflexão. E não se pode acreditar que o terrorismo foi vencido. A irracionalidade de se lutar por um ideal através da violência, sobretudo, por um ideal "religioso", tirando a vida corporal de pessoas "inocentes", ainda irá persistir por um tempo mais ou menos longo. Células terroristas ainda permanecem ativas, lamentavelmente. Teremos um longo caminho à percorrer até a superação dessa fase de barbarismo, onde ceifa-se vidas preciosas em nome da grandeza divina (???).

A grande transição que se opera conhecerá inúmeros desdobramentos desse triste capítulo da sociedade planetária. Manter a serenidade e a confiança nas potestades diretoras da Terra é imprescindível, a fim de mantermos a sanidade mental e o otimismo. Sim, sanidade mental pois sabemos de muitos corações que não suportam as lutas e a torrente de dolorosas informações.

Faz parte da grande noite essa torrente de incômodas notícias assim como fará parte do permanente dia espiritual as conquistas que se efetuam no campo do amor. A vitória da luz será concretizada. Nada pode deter o progresso. A regeneração é fato. Assim o quer o governo espiritual do universo.