Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 31 de julho de 2011

SOU ESPIRITA ?

Já escutei companheiros de doutrina dizerem que estão tentando ser espirita, portanto, ainda não tinham coragem de se dizer espirita. Respeito essa postura mas creio que há um equívoco nessa posição. Ora, Kardec define o verdadeiro espirita como aquele que luta para domar suas más inclinações, procurando a cada dia ser melhor que no dia anterior. Se aceitamos os postulados do ideal e nos inserimos nesta idéia do codificador, então não há porque não nos afirmarmos como espiritista. Não é necessário sermos perfeitos. Necessário a busca de se tornar um ser humano melhor e uma visão da vida estruturada na filosofia espirita.

A afirmção dos postulados abraçados deve ser uma honra para cada um de nós. Se somos mais imperfeito ou menos imperfeito, aí sim, é uma questão de forum íntimo. A consciencia dirá a cada um de nós. Não devemos nos esconder das próprias lutas internas e negarmos a beleza daquilo que abraçamos como ideal iluminativo : o espiritismo.

A acomodação é uma peçonha que, sorrateira, se instala em meio a suposta posição de humildade. Assumir o que somos não significa negar o que aspiramos. Temos dificuldades morais, é verdade, mas, se lutamos para nossa melhoria, não temos porque sumirmos sob o guante das imperfeições que trazemos. Só precisamos ser sinceros conosco mesmo e ser determinado perante o que desejamos alcançar. Só isso já é um bom começo. O restante, a experiencia, as oportunidades de ser útil concretizará. O Grande Amor do Universo nos conhece à fundo. Não há o que temer. Não há porque arrefecer o ânimo ante os erros cometidos. É verificar que ocorreram, corrigí-los e ir adiante.

Como nos primeiros tempos do cristianismo, devemos responder ante a indagação do outro : sois cristãos ? Resposta: Sim,com muita alegria. Sois espirita ? Sim, com grande honra. E quanto mais vivermos o que acreditamos mais fácil ficará assumir a mensagem imortal, fazendo desaparecer a interrogação incômoda : eu sou espírita ?

UM POUCO MAIS DE NERUDA

"Posso escrever os versos mais tristes esta noite. Escrever, por exemplo: a noite está estrelada e tiritam, azuis,os astros, ao longe.
O vento da noite gira no céu e canta.
Posso escrever os versos mais tristes esta noite. Eu a amei e às vezes ela tambem me amou.
Em noites como esta eu a tive entre os meus braços. Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito.
Ela me amou, às vezes eu tambem a amava. Como não ter amado os seus grandes olhos fixos ?
Posso escrever os versos mais tristes nesta noite. Pensar que não a tenho. Sentir que a perdi.
Ouvir a noite imensa, mais imensa sem ela. E o verso cai na alma como no pasto o orvalho.

Que importa que o meu amor não pudesse guardá-la ?
A noite está estrelada e ela não está comigo. Isso é tudo.
Ao longe alguem canta. Ao longe. Minha alma não se contenta em te-la perdido.
Como para aproximá-la o meu olhar a procura. Meu coração aprocura, e ela não está comigo."

sexta-feira, 29 de julho de 2011

RECORDE

Alcançamos a marca: Sessenta mil acessos em nosso blog. Sessenta mil olhadas na luz do pensamento espirita e espiritualista. Sessenta mil aspirações pelo bem, pela paz, pelos sonhos de bailar em pleno amor. E tem vaga para mais, não acham ?

OS TITÃS AMAM NOS CÉUS

Titã, na mitologia, é um gigante, um deus, uma força colossal...aqui na Terra, muitas vezes esquecemos que, na dimensão invisível aos nossos olhos, existem verdadeiros titãs que nos amam e velam por nós. Isso mesmo: são gigantes do bem que nos envolvem nas emanações do zelo e trabalham com afinco para o nosso êxito em cada encarnação. Por que não lembramos deles, os anjos da guarda e demais amigos de nossas vidas ? Quantas vezes nos recomendamos aos guias espirituais de outras pessoas, como se fôssemos desprovidos de apoio desses paladinos da luz, os cireneus invisíveis?

Ah, amigos, como teríamos mais forças se acendéssemos a estrela de nossa fé na direção desses amigos invisíveis e, aquietando a alma, fazendo silencio interior, ouvíssemos suas inspirações, seus sopros de renovação, suas energias de bálsamo e proteção....!

Eles, "nossos" titãs, nos amam nos céus mas lá não ficam. Vem até nós, respiram nosso ambiente e, como professores maduros, verdadeiros educadores, estimulam o aprendizado em nossas vidas. Seu amparo não implica afastar tudo o que consideramos ruim de nossos caminhos. Não, até porque muitas coisas de que não gostamos são convites para alteração de visão de mundo. Com certeza, porem, eles, os titãs do bem, nos socorem e amparam. E esperam, calmos e serenos, pela nossa vitória, a fim de que estejamos em comunhão com eles, na luz da redenção e na força do amor.

O PROBLEMA DA SALVAÇÃO

Grande parcela da humanidade adere uma denominação religiosa movida pelo desejo da salvação, sem maiores preocupações, ate mesmo, com a vivência dos postulados relacionados à igreja a que se vinculou. O menor esforço predomina pois é mais fácil para a consciencia adormecer na crença que a atitude externa resolve o problema existencial do que empreender mudanças fundmentais na construção do ser renovado, conforme preconiza Jesus em seu Evangelho. É mais fácil acreditar que a simples presença à um templo em reuniões semanais fornece o direito ao céu do que acrisolar virtudes que solicitam esforços de perseverança. É mais fácil acender uma vela, levantar a mão ou tomar passes do que perdoar e servir, ser humilde e generoso, pagar o mal com o bem.

E o que dizer da atitude egoística quando nos preocupamos com a própria salvação, indiferente à dor da humanidade ? Quão distante isto está da essência da Boa Nova...! " A fé sem obras é morta ". O texto bíblico já nos afirma assim. Fica evidente que Jesus e seu Evangelho profundo são desconhecidos da própria maioria da cristandade. Louvamos por fora e ficamos distantes por dentro; declamamos a fraternidade nos templos e esfriamos na nossa relação com o próximo, sobretudo quando este não faz parte de nossa forma de crer; exaltamos o amor de Deus e tratamos o outro como jamais desejaríamos ser tratados. É assim, voltados para dentro das próprias necessidades, que encastelamos nossa crença em um castelo de ilusão, aprisionados num cristianismo anêmico, sem acolhimento, sem ternura, sem solidariedade...é como livro sem letra, caneta sem tinta, família sem amor...para nada serve. Está desnaturado, sem função.

Concluo essa abordagem, solicitada pela amiga Fau, recordando uma frase do Senhor : "Aquele que deseja ser o maior no Reino de Deus, seja o servidor de todos ". Para que escrevermos mais, não é verdade ?

AGENDA

Neste sábado, à tarde, estarei proferindo palestra no Centro Espirita Júlio César, em Rio Doce, Olinda. É aniversário da casa e tenho grande felicidade por estar presente já há vários anos no acontecimento. No domingo pela manhã, realizo seminário no Deus Cristo e Caridade, em Muribec, Jaboatão dos Guararpes. O tema será : A Transição Planetária.

NOVA DATA DO SEMINÁRIO EM GOIANA

Amigos, a data de nosso seminário sobre a construção da paz, no Nacca, será 18 de setembro. Espero que todos possam comparecer, sobretudo, os que se inscreveram. Caso alguem deseje ser ressarcido pela impossibilidade de comparecer, o faremos e compreendemos. Até lá, portanto.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

"SIM, SIM, NÃO NÃO !"

Falta a humanidade aquele senso de equilíbrio entre tolerância e conivência. É muito próprio da imaturidade espiritual que caracteriza nossa civilização. Recordo, porem, que a chave desse equilíbrio está no limiar da coerencia, ainda que respeitando o direito que cada um tem de escolher seus próprios caminhos. E a frase lapidar de Jesus, dizendo: seja tua palavra Sim, sim, não, não!. Ou seja, era um convite à coerência, à firmeza de princípios, à segurança de convicções. Não se pode relativizar com princípios. Exemplifico: ser contra o aborto e quando surge circunstância de atestar essa convicção dentro de casa, relativizamos, ou seja, optamos pelo aborto por conveniência familiar. E assim verificamos o anestesiamento da sociedade no tocante aos males que ainda a infestam. Confundimos a indulgencia que devemos ter para com os que erram com conivência com o que é errado. Cultuamos valores cristãos superiores mas no dia a dia vivemos afastados destes.

Sim, sim, não, não! Firmeza, vivencia, entrega, coerência, respeito...quem busca o espírito não pode servir, passivamente, ao que lhe é contrário.

AH, DONA CÍCERA, DONA CÍCERA...!

Dona Cícera é a mãe de Fabiana, a menina especial a que fiz referencia esses dias aqui no blog. Mulher de imensa fibra. Espírito forte e sensível. Fabiana foi o sexto filho que ela sepultou. Sofreu essa dor em seis ocasiões. Teve, me parece, onze filhos. Sentiu sua alma rasgar-se ante mais essa "perda". Segundo ela, amava e sofreu por todos os filhos que enterrou mas Fabiana tinha algo a mais. A situação de Fabi, claro, aumentou o afeto, o zelo, os cuidados. Serena, embora sofrida, machucada, reverenciava a Deus pela vida. E disse ao meu amigo Cléo, que estava ao seu lado, uma frase marcante, cheia de doce emoção: " Minha Fabiana, agora, deve estar brincando com seus outros irmãos".

Os filhos que desencarnaram tinham entre meses de nascido e cinco anos. Fabiana foi a mais velha, dez anos embora aparentando cinco. O olhar calmo de dona Cícera, embora revestido de dor, era o reflexo de quem trazia Deus na alma. E tem. Observando sua firmeza, avaliei os meus passos ante as dificuldades do caminho. E não posso conter a expressão que dá título ao post: Ah, dona Cícera, dona Cícera...!

terça-feira, 26 de julho de 2011

VESTIDA DE LUZ

Vestida de luz observei os teus passos... tinhas o ar de quem espera a imortalidade
E trazias o olhar cheia de pérolas.
Estavas vestida de eternidade e nas mãos percebi que pétalas desciam ao chão.
Olhei, então, na direção do amor e permiti que a esperança me falasse sobre o amanhã...esperei e esperei...pousei minhas mãos nas tuas e deixei que me embriagásseis de sonhos.

Vestida de luz te vi caminhar e me preparei para ser alvorada, depois dessa longa noite de agonia...


FREI MARTINHO

Amigos de Frei Martinho, em breve gostaria de retornar aí. E vamos retornar. Aguardem

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CORRIGINDO

Escrevi que Fabiana, que desencarnou hoje, teria quinze anos. Nosso Cleo Fonseca enviou a idade correta da amiga: ela ia fazer dez anos mas parecia ter cinco. Obrigado amigo Cleo pela informação correta.

O ENTRELAÇAMENTO DAS VIDAS

Muita gente fica perplexa pela sincronicidade dos acontecimentos. Muitos atestam grande surpresa e questionamentos quanto a certos acontecimentos da vida. Ha´coisas que parecem ser "inteligentes", tal o encaixe perfeito nas circunstâncias do caminho. Ora, a chave para entender sobre tudo isso encontra-se na "grande universidade " da sabedoria que é a reencarnação. Ela dá explicação dos mecanismos sábios das Leis de Deus e como ela carrega a misericórdia e justiça, a tolerancia e o amor imanente no Criador em suas entranhas.

Desde uma criança q nasce com os olhos apagados ao trabalhador que apresenta, posteriormente, inibições a lhe impedirem a continuidade de seu "ofício" profissional, temos a presença de complexos e delicados meandros. Até questões sutis de relacionamentos encontram aí explicações justas e inteligentes para existirem. E entendendo essas peculiaridades do funcionamento da grande lei alcançaremos imensas possibilidades de ajustar o presente, reordenando atitudes e comportamentos pois já teríamos compreendido a lei de causa e efeito movimentando-se em cada gesto da vida.

Nossas existências estão mais entrelaçadas do que pensamos. O passado de outras encarnações ainda repercute vigorosamente no presente, estruturando os fatos do hoje ao lado das circunstâncias próprias do momento. A conquista desse conhecimento, com devida prática, transforma-se em poderosa ferramenta de redenção, facultando o entendimento e a busca de atitudes renovadas com vistas ao porvir. Agora, se mesmo conhecendo esse mecanismo ainda permanecemos indiferentes ao seu funcionamento, seremos como o que enxerga mas, ainda assim, cai no barranco. A consciencia não dará muita trégua, não. Todo conhecimento, naturalmente, aumenta o nível da responsabilidade em qualquer expressão da vida. Meditemos à respeito.

FALTA POUCO

Falta pouco para batermos mais um recorde. Estamos à um "fiozinho" pra chegarmos ao acesso d número 60.000. Sim, sessenta mil acessos. A luz da mensagem imortal sacia toda a sede. É água transcendente. É cristalina voz que acende a alma. O aluvião de bençãos derramado pelo espiritismo e outros seguimentos espiritualistas denotam o grande momento que vive o planeta no tocante às coisas de Deus. A ascendencia do espírito sobre todas as coisas, cada vez mais, é sentida pela humanidade. Daí o sucesso desse blog. Ele é feito do magnetismo de voces, da energia vibrátil de cada um dos frequentadores desse ninho de idéias renovadoras. Prossigamos. Esse é mais um tijolo, singelo, é verdade, na estrutura do grande edifício de amor, que se ergue na Terra sob a orientação de Jesus. Convide mais alguem para conhecer nosso blog. Vamos invadir os espaços com a força da grande mensagem.

DESENCARNA FABIANA

Fabiana partiu. Para quem não leu ( acho que escrevi sobre ela aqui no blog ), ela foi uma garota especial em todos os sentidos. Morava em Goiana. Era uma das assistidas do Nacca. Tinha quinze anos mas parecia ter cinco aninhos. Não enxergava, não andava. As pernas frágeis, retorcidas, retratavam a dura prova desse extraordinário espírito. Sim, extraordinário pela grandeza que possui. Sua pele semelhante a uma seda e o sorriso suave quando escutava nossas vozes amigas detalhavam a leveza da alma. Soube, através dos bons espíritos, que Marta era a "madrinha" dessa encarnação proveitosa de Fabiana. Tínhamos um imenso carinho por ela ( claro que ainda temos ).

O espirito vencedor livrou-se do corpo prisão de acordo com a programação do alto. Existência dolorosa mas resignadamente vivenciada pela menina. Muito aprendizados tiraríamos se soubéssemos as raízes dessa experiencia. Quando tivermos "olhos para vermos ", aprenderemos com os escaninhos das lutas humanas e entenderemos a sabedoria e misericórdia que constituem a vida na Terra e em todo o universo.

Fabiana se foi e espero poder reve-la, agora, com a beleza da alma refletida no corpo espiritual saudável e belo.

CARO ADALBERTO E QUERIDA LILY

Temos mais um amigo no blog. É o Adalberto que se identificou como sendo de Palmeira dos Indios, Alagoas, e reside atualmente no Rio de Janeiro. Seja bem vindo, caro amigo. E prometo que, na primeira oportunidade, estarei retornando ao Rio para proferir palestras. Tenho gratas lembranças da semeadura nas terras cariocas. Um abraço. E quanto à querida Lily...bom, primeiro, esquece a formalidade do "senhor". Sou, simplismente, Fred. Segundo, voce não imagina a felicidade quando li seu comentário. Agradeço suas orações e espero que elas continuem pois a luta, como sabes, é grande diante das nossas imensas dificuldades internas. Ms, prosseguimos. Um beijão, Lily, e apareça sempre. Breve, estaremos nesse sertão amigo da Paraíba.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CARINHO DE AMIGOS

Recebi várias demonstrações de amizade sobre o dia do amigo, inclusive, aqui no blog. Obrigado à todos. Confirmou-se o que havia colocado em uma postagem referente à amizade. Leiam os comentários e irão entender o porque de minha emoção. Um grande abraço aos amigos de Itaporanga que aqui postaram seus comentários. Até breve. Mais tarde ou amanhã postarei mais alguma coisa. Ah, se gostaram, colocarei mais Neruda .

AGENDA

Esta noite estarei em Olinda, no Centro Espirita Maria Madalena, 19: 30. Amanhã, durante toda a tarde, estarei realizando seminário na cidade universitária, auditório de engenharia ( foi isso que me falaram ) sobre O evangelho na construção do ser humano . Promoção do Lar Sem Fronteiras. É um seminário em benefício daquela instituição.

UM POUCO DE NERUDA

Aqui vai um pouco de um poeta que admiro intensamente. Sua poesia tem a ardencia da vida e o amor que se deve ter. Um pouco de Pablo Neruda, poeta do Chile.


"...Me lembro como eras no último outono. Eras a boina cinzenta e o coração em calma. Nos teus olhos brilhavam as chamas de crepúsculo. E as folhas caíam na água de tua alma.
Colada aos meus braços como uma trepadeira, as folhas recolhiam tua voz lenta e em calma.
Fogueira de espanto em que minha sede ardia.. Doce jacinto azul torcido sobre a minha alma.

Sinto viajarem teus olhos distantes e é distante o outono: boina cinzenta, voz de pássaro,
e coração de casa, para onde emigravam os meus profundos desejos e caíam os meus beijos alegres como brasas.
Céu visto de um navio. Campo visto dos montes: tua lembrança é de luz, de fumaça, de lago em calma.!
Mais para lá de teus olhos ardiam os crepúsculos.
Folhas secas de outono giravam na tua alma.

Gosto de ti quando calas porque estás como ausente e me ouves de longe,
e a minha voz não te toca. Parece que que os olhos tivessem voado de ti e parece que um beijo te fechara a boca.
Como todas as coisas estão cheias de minha alma emerges das coisas cheia de minha alma.
Borboleta de sonho, pareces com minha alma e pareces com a palavra melancolia.

Gosto de ti quando calas e estás como distante. E estás como que te queixando, borboleta em arrulhos. E me ouves de longe e a minha voz não te alcança: deixa-me que me cale com o silencio teu. Deixa-me que te fale tambem com o teu silencio claro como uma lâmpada, simples como um anel.
És como a noite, calada e constelada. Teu silencio é de estrela, tão longínquo e singelo.
Gosto de ti quando calas porque está como ausente, distante e dolorosa como se tivesses morrido. Uma palavra então, um sorriso bastam. E estou alegre, alegre de que não seja verdade. "

quarta-feira, 20 de julho de 2011

AMIGO

Bom, o mundo criou a convenção do dia do amigo hoje. Penso que esse deve ser todos os dias, mas, vá lá. E já que é assim quero dizer que esse é o maior tesouro, a jóia mais preciosa que se pode encontrar no Universo. Isso porque ela, a amizade, está automaticamente incrustrada no amor. Se e´amor de mãe ou de pai, lá está a amizade, refletida no amor. Se tratamos de filhos, não se pode acreditar que amizade não se encontre, ainda que em estado letárgico ou coberto pelo egoísmo na relação. E o verdadeiro amigo tem algo de pai, mãe, tio, avô, esposa, marido...tem o zelo, o cuidado, o silencio redentor, o olhar acolhedor, a ternura que emociona e a palavra sincera que aponta rumo.

E ele, o amigo, é a mais intensa certeza de que a solidão não vigora na natureza que ama. O ombro e os lábios, o sorriso e o choro solidário no compartilhar das batalhas íntimas, são algo do perfume de Deus, de Sua inefável presença na jornada que trilhamos. É a lembrança que nos fortalece nas tempestades e a saudade que nos fustiga nas distâncias. Ele, o amigo, volta sempre quando todos foram embora, já afirmaram certa feita. E tem o mágico poder de nos asserenar, acalmar, quando tombamos na agonia íntima. Amigo foi a expressão que Jesus utilizou para falar de uma das mas belas qualidades que devemos alcançar.

Sinto-me imensamente rico porque os tenho em grande quantidade. Me amam como sou e fazem-se felizes no pouco que oferto em função das próprias limitações. Que aqueles que leiam essa singela crônica me perdoem quando os feri alguma vez e que, por serem amigos, relevaram minha pobreza. Não citarei nomes, seja porque o espaço seria pequeno ( graças à Deus ), seja para não cometer o imperdoável deslize de esquecer algum nome.

Obrigado, amigos.

APROVEITANDO OPORTUNIDADES

O que nos é legado pelas bençãos de Deus deve merecer de todos nós a devida consideração. A oportunidade é concessão divina às necessidades que temos de melhoria íntima.
Não posterguemos o encontro com a auto avaliação perante os minutos de reflexão que nos chega.

Se aportas na atividade do bem, entende que Deus te concede singular de crescimento espiritual ante o serviço a iluminação.

Se chamado a prestar socorro à alguem, auxilia compreendendo que o bem que produzes é ajuda às tuas próprias carencias íntimas.

O bem é tesouro que encontramos na vida a benefício dos nossos corações comprometidos, outrora, com as sombras dos equívocos.

Socorre, ampara, beneficia sempre. Consola, edifica, alimenta e ama sempre. Perdoa, apazigua, pacifica e reconcilia sempre.

O que ofertamos ao outro é o que encontraremos na estrada, agora ou mais alem.

MARTA

terça-feira, 19 de julho de 2011

ENTENDIMENTO

Eu sabia que iriam entender o adiamento do seminário em Goiana. Espero que a data nova possa atender à rodos. Há problema com a data escolhida - 04 de setembro - pois o pessoal de Campina Grande está sem poder vir, pelo menos, uma boa parte. Vamos fazer de tido para escolher a melhor data, ok ?

VISITAS QUE EMOCIONAM

Pablina, o anjo que me assessorou em Itaporanga ( cada expositor tinha o seu anjo ), postou aqui em nosso blog e fiquei imensamente feliz. Sim, Pablina, estou com saudades de sua dedicação. Apareça sempre em nosso blog. Da mesma maneira me encantei com a postagem do Paulo que fez talentosa caricatura minha. Paulo, acesse sempre nosso blog, bem como outros amigos aí de Itaporanga. Estava em viagem e só agora pude acessar o espaço. E fui só sorrisos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

SÓ HOJE CHEGUEI DE ITAPORANGA

As chuvas que provocaram o adiamento do nosso seminário, inviabilizando o acesso à granja, me fez de vítima tambem. Depois da longa viagem de volta do sertão paraibano tive que pernoitar em João Pessoa pois uma ponte em Goiana, na BR 101 caíra. Hoje pela manhã tive que retornar à Campina Grande e de lá segui por Caruaru, pegando a 232 até chegar ao Cabo de Santo Agostinho. No total, foram cerca de mil quilômetros percorridos desde ontem. Ufa!

CANCELAMENTO DO SEMINÁRIO EM GOIANA

Com tristeza sou obrigado a comunicar aos amigos que o seminário previsto para o próximo domingo no NACCA terá que ser adiado face às chuvas que caíram neste final de semana conforme é do conhecimento de todos, afetando violentamente uma parte da Paraíba e exatamente a região de Pernambuco onde localiza-se o Nacca. O acesso para a granja foi arrancado, onde passa um córrego. Uma parte da barreira da própria granja caiu e está impedindo o acesso até para quem vai a pé. Não teríamos condições financeiras para resolver estas pendencias até o domingo. Alem do mais, os meios de divulgação começam a falar que existem previsões de chuvas para os próximos dias, inviabilizando ainda mais o encontro.


Pedimos desculpas à todos que se inscreveram. Remarcamos uma nova data - 04 de setembro - período estiado, sem chuvas, portanto. Haverá tempo para que os acessos sejam refeitos e voces, que viriam, possam se programar para estar presentes. O que acham ? As pessoas que se inscreveram e acharem que não poderão vir no dia 04 de setembro devolveremos o investimento ( mas espero que não seja preciso pois desejaríamos contar com todos ).


Como veem, não temos responsabilidade ante este incidente da natureza. Sei que compreendem perfeitamente e espero que nos ajudem, mais uma vez, na superação desse momento delicado, como sempre o fazem

domingo, 17 de julho de 2011

É, SINAL DOS TEMPOS...!

Ainda sobre o encontro em Itaporanga, um fato nos chamou a atenção como sinal dos tempos novos: a ornamentação do ambiente foi feito por um pastor evangélico e o evento se deu no colégio diocesano da cidade. E´ou não um novo tempo, ainda mais pelo fato de estarmos nos referindo a uma cidade do sertão nordestino ?

ENCONTRO MARAVILHOSO

Amigos, o encontro com os jovens em Itaporanga, sertão paraibano, foi algo inesquecível. Organizadíssimo e em clima de mundo regenerado. Após o seminário que realizei, tivemos à noite o perguntas e respostas na arena jovem, junto com o José Otávio, outro expositor do evento. Pela internet tambem nos fizeram perguntas. Vicente, Paulinha, seu querido companheiro e toda a equipe foram extraordinários na tarefa de coordenar cerca de 250 jovens. Alem desse evento, participei, ainda, de uma reunião da coordenadoria do sertão promovida pela Federação espirita da Paraíba, junto com seu vice presidente Marco Lima, querido amigo de longas datas. A saudade do encontro dança em meu coração e espero, muito breve, rever aquelas almas queridas.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

ENCONTRO COM JOVENS EM ITAPORANGA

Viajo hoje à tarde para o sertão da Paraíba, precisamente para Itaporanga, onde terei a oportunidade abençoada de ser uma dos expositores de um Encontro de Juventude do Sertão Paraibano. Amo essas oportunidades pois estaremos falando para os que assumirão o "comando" daqui à algum tempo. E quando são receptivos, é uma sensação maravilhosa, encantadora. Retorno domingo, após o almoço. Vou, tambem, rever os amigos da federação paraibana e de outras cidades do interior do Estado irmão. Quando retornar, postarei algum comentário sobre o evento, está bem ? Passem por aqui e coloquem seus comentários. Como de praxe, tentarei liberar o que escreverem e, se tiver oportunidade lá no sertão, postarei algo...É, como estão vendo, estou viciado em voces. Até mais.

PATINAÇÃO NO GELO

Não se espantem. Não vou fazer palestras patinando e nem irei tratar de reuniões mediúnicas em pistas de esqui na neve. É que presenciei cenas comoventes assistindo várias crianças patinando em um hotel em que estava hospedado. Pode parecer algo banal mas, quanta sabedoria não existe nas coisas que consideramos banal, simplório ? O que é sábio tem a magia da simplicidade. E aprendi com os benfetores espirituais a "ler" um pouquinho, nos acontecimentos da vida, a lei do progresso.

Pois bem. Com eu disse, assistia à diversas criança e adolescentes patinando, felizes, na pista apropriada pelo hotel. O interessante, durante o longo tempo que ali fiquei admirando, foram os gestos espontâneos, todo o tempo, de uma criança ajudando a outra quando caiam. E não era ajudando seu conhecido ou irmão, não. Era qualquer um que caía. Sempre ia passando outra e estendia a mão para a que tombava. Os jovens faziam o mesmo com as crianças e vi uma criança pequenina, franzina, parar para ajudar uma adolescente que tombara. A jovem era um pouco volumosa para a criança ergue-la. Mesmo assim, tentou. E caiu tambem. Duas outras crianças mais "graúdas"se aproximaram, chamaram outra adolescente e numa verdadeira corrente, levantaram a primeira e a criança franzina. Eu me emocionava e sorria, sozinho, olhando aquelas cenas de solidariedade. Linda, muito linda!

Crianças e jovens de um novo tempo. Não me cansava de assistir acena. Projetava isso para o mundo todo, de como será quando isso for regra geral em qualquer lugar. E será. O bom é que será.

A HORA DO SEMINÁRIO

Está chegando o dia do nosso encontro sobre a construção da paz na granja do amor, em Goiana. Estamos praticamente no limite do que esperávamos para o evento. Será uma oportunidade de fruir um ambiente sadio, de espiritualidade e fraternidade. Torço para que o tempo ajude. E aos que se inscreveram, nosso muito obrigado pelo esforço que fazem, contribuido com a obra e nos dando a oportunidade de um encontro dessa natureza. Tenho certeza que o momento de arte será outro fator responsávável por tornar o seminário inesquecível. Dia 24, portanto, estaremos juntos em Goiana, no querido Nacca.

ENXURRADA DE COMENTÁRIOS

A passagem do frei José continua contagiando. A quantidade de comentários sobre os posts referentes à noite encantada foi incrível...E o contágio do bem tem estimulado outras pessoas na direção de uma nova forma de viver. Espero que perdure essa disposição de espirito pois este é o grande desafio. Emmanuel já escreveu certa feita: "Receber a luz, todos nós recebemos, o problema é mante-la acesa em nós ". É isso aí. Concordo com vários dos comentários no tocante ao poder de contagio do bem e da alegria. Vamos contaminar o mundo.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

UM FREI NAS RUAS, AMANDO

Ontem, após a reunião publica na Casa do Caminho, como de costume, saiu a caravana da sopa pelas ruas da cidade do Cabo. A novidade é que o nosso bom amigo frei José resolveu ir com a equipe. Foi uma experiencia gratificante observar seu amor pelos desvalidos, seu carinho para com os assistidos pelas ruas frias da cidade. A prece que fazia, o olhar acolhedor e o gesto de amizade para com todos. Espiritas e um frei franciscano, pelas ruas da cidade, ate´de madrugada, amando e servindo. Só luz.

O QUE "MATA"

A corrupção mata crianças equecidas e suas escolas maltratadas e sem merenda,
sem professores e sem pintura.
A indifeença mata sonhos, famílias
que se aferram à fé porque líderes lhe enganam com palavras ocas e lhe dão o atraso.
A sordidez mata os filhos da esperança embora a esperança não morra, fica emboscada à
espera do acordar.

A mentira mata o querer chegr mais rápido no "céu" da civilidade,
Na sociedade mais equânime, não filha da manipulação.
A desonestidade mata a presença da segurança e esconde nos escombros das
sombras a luz que faz parte de nós.
A ideologia tosca, superficial, cheia de engodo, engessa a consciencia e a coerencia
nas pirâmides negras, nos sarcófagos da falsidade.

Ainda assim, sei que viverá a ideologia nobre, espiritual, e sobreviverão os sonhos e a beleza,
a verdade e dignidade, a honestidade e o respeito pois passarão os seres da inverdade e as sombras não resistirão a construção do que edificará a plena luz.
Os admirados não serão os que matam e sim os que fazem viver,
não os que machucam e sim os que cicatrizam,
não os que derramam lágrimas de dor e sim, os que fazem brotar sorrisos, os que cuidam das crianças e os que não se enriquecem com a desolação de muitos.

Eis o que virá.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

NOITE ENCANTADA

Foi uma noite inesquecível, nesta quarta, na Casa do Caminho. O público ficou extasiado com a presença do Frei José, de Maceió, vestido em seu hábito de franciscano e falando da doutrina espirita e com Lizst Rangel abordando, de maneira didática e carismática, sobre suas pesquisas à reseito do Jesus histórico. Após as palestras, que contaram, ainda, com a presença de diversas pessoas de Campina Grande, fomos ao refeitório tomar aquele cafezinho, uma sopa deliciosa, coroando com o clima de fraternidade pura. O frei mostrava-se encantado com tudo, inclusive pelo fato dos bons espiritos terem lhe orientado os passos no apostolado que exerce nas terras alagoanas. O público saiu nas nuvens. Uma noite de cultura e sentimento, de espiritualidade e reflexão.

terça-feira, 12 de julho de 2011

"SOMBRAS" LUMINOSAS

Interessante observar as almas de alta estirpe, de alta qualidade, que se apagam para que outras, cheias de trefas amplas junto à humanidade, possam brilhar e cumprir sua mssão. Passam despercebidas da sociedade ou com pequena citações, como se tivessem pouca importância ou qualidades. Já citei aqui a mãe de Jesus, alma de grandeza incomensurável. Lembro agora aquela que permitiu que viesse ao mundo o "sol" de Assis, o cândido Francisco. A singeleza de Maria João de Deus escondia sua grandeza atrás da missão de amor do Chico Xavier. E as mulheres que se "apagaram" para que seus companheiros irradiassem nova luz para a humanidade.

As mulheres tem o poder de sustentar o mundo sem estardalhaço, personalismo e no silêncio mágico das grandes almas. Carregam uma consciencia tranquila colocando a tarefa acima dos louvores da sociedade. A história está recheada desses exemplos e mereciam ser estudadas nas escolas como estímulo à uma cultura de paz. Os fastos da história são carregadas pelos guerreiros e pelas invasões que fizeram a expressão do nosso planeta atrasado. E continua-se a valorizar o primitivo nos estudos sociológicos, políticos e culturais, alem de se deter nas infelicidades perpetradas pelas religiões. Não que não se deva analisar o fato histórico, absolutamente, mas por que não descobrir o grande aprendizado ético que adviria se fosse permitido aos nossos jovens estudar, adequadamente, os perfis psicológicos desses espiritos e seu pacifismo operante, dinâmico, concreto e realizador ?

Há muito que beber nessas vidas aparentemente apagadas, essas "sombras" luminosas que aqueceram os grandes missionários com o poder de suas renúncias, de seus sacrifícios, de suas vidas tocadas por um imenso poder de amar...e o amor não conhece força maior. Há muito que aprender com esses olhares cheios de piedade e ternura e esses corações tomados por uma coragem não exibicionista, carregada de um encanto de outro mundo, uma feérica luz de outras dimensões. As "sombras" que iluminaram almas de luz ainda podem clarear os valores de homens e mulheres de hoje, tão carentes de despreendimento e de sentido para o viver. É preciso dar uma chance à essas vidas para que possamos contribuir ao aperfeiçoamento da coletividade onde aprendemos e evoluímos, crescemos e avançamos, ao longo de tantos séculos.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

AGENDA

Dessa vez não esqueci. Quarta feira estarei recebendo em nossa Casa do Caminho o querido irmão Liszt Rangel e o Frei José, tarefeiro do Senhor em Alagoas. Na quinta feira farei palestra em Abreu e Lima, no Hospital da medicina de Jesus Irma de Castro. Sexta feira estou viajando para o sertão da Paraíba, onde participarei, até domingo, de um evento relacionado com a juventude. É fantástico poder participr desses encontros enriquecedores.

SOBRE AS ABORDAGENS DO BLOG

Muitas vezes comentam que o assunto que abordei aqui foi de valia para tal ou qual pessoa ou que o tema veio a calhar, chegando no momento exato. Confesso que muitas vezes não sei por que tal assunto veio à baila. Nem estava pensando nele. Claro que não é sempre que isso ocorre. Muitos dos assuntos que tratamos neste espaço nasceram de reflexões pessoais, de sugestões de voces e, até, de acontecimentos do dia a dia. Mas que ocorrem certas inspirações inesperadas, ah, isso ocorre.

O fato é que me motiva muito saber que determinados assuntos fora interessante para alguns dos nossos frequentadores. E fico sempre alerta para os acontecimentos à volta ou notícias que caem dos "céus", como que enviadas. Alem do mais, tudo o que diz respeito ao ser humano interessa ao nosso blog, não é mesmo ? O espiritismo, repito o que á postei anteriormente, dialoga com nossa vida, de maneira pragmática e filosófica. Portanto, caros amigos, continuem atentos. Sugiram temas e aguardem as "possíveis" surpresas que podem surgir aqui. Nesses tempos de mutação, olhos bem abertos e mentes vigilantes.É assim.

NOVOS SINAIS DO NOVO TEMPO 2

Do Estado da Califórnia vem uma bela notícia: o Dr. em teologia Lewis Betty começou a dar a aula na universidade da Califórnia sobre os fenômenos de espiritualidade, de EQM à fenômenos mediúnicos e discutindo a imortalidade da alma com seus alunos. Contesta a indiferença de muitos dos seus colegas pelo tema, dizendo ser mais por preconceito acadêmico do que por convicção. Lendo sua entrevista publicada pelo Jornal Folha Espirita deste mês, ele se expressa semelhante aos espiritas no tocante aos aspectos éticos morais da civilização e à idéia da vida após a morte. Lançou apenas em inglês o livro : THE AFTERLIFE UNVEILED.

O professor diz, na entrevista, que a morte fora criada por Deus como um significado, talvez o maior deles, para trazer à tona a nossa nobreza de caráter. Vale à pena ler entrevista do dr Lewis. Consultem o Folha Espirita. Quem não tiver como adquirir o jornal, creio que na internete é possível acessar. Bom, temos aí mais um passo à crença comum a respeito da nossa imortalidade. Até os herméticos meios academicos estão em rebuliço quanto a relidade do espirito que somos. E vem mais por aí.

NOVOS SINAIS DO NOVO TEMPO 1

Colton Burpo, 11 anos, do Estado americano de Nebraska, tem estarrecido os EUA desde os 4 anos de idade. Na oportunidade, entrou em coma após sofrer uma cirurgia de emergência devido a uma apendicite. Disse, ainda, que sua mãe ficara chorando na capela do hospital, rezando para que ele não morresse. Esta história de Colton virou best seeler. E ainda hoje, dá entrevista em diversos programas de entrevistas de grande audiência entre os norte americanos.

Dois acontecimentos da história do menino chamaram mais a atenção dos jornalistas: o garoto afirmou que conheceu um espirito que se apresentou como sua irmã que não conseguira nascer. Colton não sabia mas sua mãe confirmou, surpresa, que realmente ela sofrer um aborto espontâneo. Ficara amargurada com o acontecido e nunca soubera o sexo do bebê.

Outro fato que autenticou a experiencia do menino foi o encontro descrito por ele com seu bisavô, que deu detalhes de histórias da família que Colton não poderia conhecer. Alem disso,o menino afirmou que no céu tudo era brilhante, com muitas cores e que o "céu existe e nele as pessoas podem se reencontrar com quem se foi".

Quem se interessar por mais detalhes do garoto, podem adquirir o livro (ja´traduzido para o portugues):O Céu é Real. É a confirmação do espiritismo como crença comum, claro, não significando que as outras irão desaparecer, apenas esses princípios serão admitidos por todo o planeta diante da contundência dos fatos. E lembrando que, independente do nosso querido movimento espirita organizado.

sábado, 9 de julho de 2011

MARIA - O ESPIRITO FORTE

Consegui oportunidade de postar. E gostaria de expressar uma reflexão que estava fazendo à respeito de Maria, a mãe de Jesus. Já vi muitos religiosos subestimando a importância de Maria na história do cristianismo, o que considero um colossal equívoco, e outros apenas voltando-se para o seu sofrimento terrível de mãe, desenhando uma mulher frágil, que comove pelas lágrimas. Ora, cada dia que passa tem surgido novas abordagens sobre ela, sobretudo no espiritismo. E acho que precisa-se de mais. Há muito que se aprender sobre esta personagem de alta magnitude na história da humanidade. Ainda necessitamos superar a miopia espiritual concernente à Maria.


Quanto à sua força interior, acho que é fácil observar sua estatura moral e seu poder magnífico. Não apenas superou o drama do sacrifício de Jesus como semeou sua mensagem, vivendo os ensinamentos na mais profunda fraternidade. Alem do mais, deu demonstrações de que não ficaria a ser uma mãe a lamentar a morte injusta do filho.


Para finalizar, ninguem nasceria com a tarefa de ser mãe do governador espiritual da Terra se não possuísse envergadura para tal. Ser mãe do Cristo não é para qualquer alma. Precisamos estudar melhor a figura de Maria, verdadeiro repositório de sabedoria e firmeza no cumprimento da árdua missão.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

VIAJANDO

Estarei viajando este final de semana. Não será possível postar. Por favor, se puderem e dsejarem, postem comentários. Assim que for possível, atualizarei tudo. Até à volta.

COMENTÁRIOS

Os comentários não estão aparecendo. Creio que os frequentadores do blog devem estar com dificuldades para postar. Faço um apelo ao pessoal do blogger que invista em eficiencia, caso seja este o problema. Nossos amigos nunca deixam passar a oportunidade de expressar suas idéias. Aguardemos a solução.

A MAÇONARIA INVISÍVEL

Existem as instituições na Terra e na dimensão invisível. Dentro desse aspecto, gostaria de expor algumas reflexões sobre a Maçonaria, esta instituição que desperta no imaginário popuar as mais diversas concepções, das mais intrigantes às mais macabras possíveis. Sem descer à análise dessas imagens que fazem ,não se discute que ela, a Maçonaria, sempre contou entre seus membros com personalidades importantes na história política, religiosa, filosófica e científica. Inúmeros são os fatos históricos que tiveram a participação dos maçons na sua consecução. Podemos citar, por exemplo, a revolução francesa, a abolição da escravatura e o sopro do pensamento republicano.

Mas este artigo não visa fazer qualquer abordagem referente a ação das lojas maçônicas nestes fatos, diríamos, de ordem material. Há muito me vem à cabeça idéias para serem colocadas aqui concernentes ao "outro lado" da maçonaria, ou seja, aquele que está na alma, na essência e na estruturação da base mais elevada daquela institução. Aliás, na Revista Espírita, publicada por Allan Kardec, em um dos seus numeros, há várias comunicações mediúnicas de alto teor, proferidas por maçons desencarnados, mensagens estas muito instrutivas. Não foi por acaso que o codificador as colocou em sua conceituada revista.

Não sou maçon mas sempre me chamou a atenção a aura que envolve a maçonaria. E em minhas reflexões, sinto que não chegaremos a entender essa aura sem chegar ao ideal que esta´organizado na realidade invisível. E é aí, nessa dimensão, no mundo das idéias de Platão, que nasce e verte o alimento do ideal maçônico.Verdadeira iniciação espiritual caracteriza seu movimento íntimo. Baseada em valores os mais elevados, impulsiona a busca de se entender a vontade do Grande Arquiteto do Universo, como se referem à Deus os seus membros. E visa, ainda, elevar a cultura espiritual da humanidade à partir de estudos edificantes e pela postura reta de seus proflitentes.

A sabedoria que se busca nos estudos efetuados contribui para o salto evolutivo da humanidade, gerando construtores de templos sagrados na intimidade dos seres. Penso que o compromiso dos maçons é de imensa responsabilidade tal como é àqueles que seguem as várias denominações religiosas, no tocante a necessidade de se viver o ideal em que se acredita. Seriam os maçons construtores de igrejas essenciais, de edificações voltadas à glorificação de Deus na natureza. Com sua ação, a Maçonaria contribuiria para a transformação da Terra em imenso templo, onde a verdade seria vivida na sua forma mais pura. Estaria e está no contexto das imensas transformações regeneradoras que caracteriza o atual ciclo histórico do planeta. Se os seus seguidores atuais estão à altura desse compromisso elevado e histórico, não sei. Se tem consciencia de sua importância no tocante à restauração do Bem, do Belo e do Nobre, , tambem não sei. Mas, ganharia a Terra se eles estivessem.

Há uma harmonia implícita nas estruturas basilares da Maçonaria. As formas geométricas que compõem o movimento íntimo do Universo está na argamassa que dá sustentabilidade às pilastras fincadas não só no mundo físico bem como na realidade espiritual. O conhecimento dessa realidade ilumina a mente e aquece o coração. Em seus objetivos essenciais, os maçons, alem de primar peo estudo das coisas mais sagradas, entendem que necessitam respeitar tudo isso introjetando em sua vida pessoal a moral mais elevada.

Liberdade, Igualdade , Fraternidade, eis o dístico que me faz recordar essa instituição, no mundo material. Amor, honestidade e sabedoria, eis o que me fama imensa acácia luminosa pulsando o infinito e abrigando os anseios humanos mais puros e elevados.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

É PRECISO DECENCIA

O Brasil precisa estar ao nível de sua destinação espiritual, sobretudo, ante a proximidade da instalação de mundo regenerado. Para que isso ocorra, necessário que nos voltemos para a decencia nas expressões das atividades públicas e privadas, principalmente, nas primeiras.

As notícias sobre corrupção nos diversos ministérios do governo se avolumam e sempre descobertas pela imprensa ou reveladas por um dos que dela participaram. Depois de sentir a pressão publica, dá-se um jeito de trocar e mantem-se a tendência. Um desrespeito o que assistimos. É o que verificamos nas últimas denúncias no Ministério dos Transportes, o responsável pelas nossas caóticas estradas. Caiu o Ministro. Antes, Pallocci não pode mais ser sustentado, por mais a presidente e Lula o desejasse.

Os meios de comunicação informam que o governo apresta-se à conseguir a aprovação do projeto referente a não se revelar os valores das obras para a copa do mundo. Ora, o que isso significa ? o que podemos pensar ? Aliás, desde 2007 que o país sabia que ia sediar a copa e o governo Lula não se mexeu. Vai ficando tudo para a última hora. Já à mais de oito anos ( governo Lula e agora de Dilma ) que a nação assiste a um verdadeiro desfile de horror. Quem se interessa por valores mais elevados não se contenta com possíveis acertos no varejo. Sabe da importância da decencia e de como a corrupção no país pode estar matando crianças, tirando vidas nas estradas, alimentando a insegurança e perenizando a péssima educação oferecida aos cidadãos brasileiros.

Sei que o Mundo Maior tem os meios que farão cessar tal descalabro e esses meios serão empregados, no entanto, seria melhor se fizéssemos nossa parte, evitando desperdício dos recursos e o cinismo dos desvios de verbas públicas. Decência é o início de todo o êxito, gerando efeito moral positivo sobre a coletividade. Fora daí, vem queda espetacular.

EM CONSTRUÇÃO

Estamos em construção. A humanidade, mesmo que não perceba, está em permanente estado de construção através da irrigação do solo da mente com pensamentos edificantes ou com atitudes nobilitantes. É claro que ainda persistem elementos destruidores e que proporcionam expressiva cota de dor na civilização. Ela mesma começa a questionar os "valores" do consumismo desenfreado que estimula a superficialidade e distancia da vida profunda da alma. Mas, eis que aparecem diversas vozes e corações a delinear uma realidade diferente.


O que há de positivo da sociedade atual ( e existem diversos fatores positivos ) permanecerá, embasando os caminhos para a felicidade. E novos conceitos, idéias inovadoras e a sede de entendimento e paz trarão uma contribuição de alta magnitude para a superação dos problemas humanos. Temos, ainda, muito a vencer, no que diz respeito à nossa colaboração para um mundo melhor. Ser em nós a mudança que desejamos para o mundo é um bom passo para auxiliarmos com mais eficiencia nesse processo. Exigir menos dos outros e examinar mais a nós mesmos. Não ter receio de externar pensamentos que edificam, ainda que incomodem de imediato. Mostrar coragem para os embates fundamentais, recordando que as sombras se alimentam dos medos.


Estabeleçamos a efervescência das idéias e a experiencia dos sentimentos superiores. Nada resiste aquilo que se move de acordo com a sublimidade das Leis do Universo. A construção é irreversível

HALDSON

Antes de ontem partiu para a dimensão espiritual um grande e inesquecível amigo. Irmão a quem devo extraordinárias demonstrações de fidelidade e carinho. Sempre ao meu lado, embora nem tanto, fisicamente. Momento de dolorosa provação em minha vida e lá estava ele, firme, afetuoso e dedicado. Às vezes, silencioso. Após o acidente de automóvel que sofri, lá estava ele, atendendo necessidades que surgiram neste seu velho amigo. O câncer foi o passaporte para vida imortal, após meses de luta.


Não posso recordar sem emoção o quanto ele se preocupava comigo. Sou apenas gratidão. Ainda que não possua mérito suficiente para pedir algo aos céus, peço, implorando, que meu amigo Haldson tenha sido recebido com todo amparo. E sei que foi, seja porque a misericórdia de Deus jamais nos deixa sozinhos, seja pelo bem que ele semeou no mundo. Ajudou à muitos. E ainda que ele não tivesse semeado os benefícios, os que ele me fez irá iluminar seus caminhos na eternidade. Foi um benfeitor em minha vida. Que sua Germana e filhos possam sentir a serenidade do homem de bem que se foi. Breve, estará auxiliando à todos eles.


Até breve, meu amado Haldson. Deus lhe abençoe pelo bem que me fez, pelo amparo que deu, pela amizade que tanto me beneficiou.

terça-feira, 5 de julho de 2011

VISITA DO FREI JOSE

Recebi um contato telefônico, ontem, me informando que o frei José, de Maceió, estará nos visitando, lá na Casa do Caminho,próxima quarta, dia 13 de julho. Será uma grande alegria. Pode vir, amigo, pois nosso coração já resplandece de contentamento. Espero que possa falar conosco sobre o coração e nosso amado Jesus. Todos estão convidados para esse contato fraternal, de amanhã à oito dias.

O PEQUENO IDOSO

Na obra que visitei em Maceió, a de Frei José, me chamou a atenção um senhor adormecido, mão agarradas ao espelho da cama. Olhos cerrados, dormia profundamente. Encolhido na cama, parecia refletir sua carência. Talvez o desprezo dos familiares, talvez a ingratidão de um filho. Fiquei imaginando o mundo daquele idoso pequeno, pernas quase atrofiadas. Quais as emoções que habitualmente o assediam ?

Pena que saí de lá e ele ainda estava adormecido, pelo menos quando fui à outra área do espaço simples e amoroso. Não pude estabelecer qualquer contato com sua história, com suas dores e frustrações, assim como com sua esperança ( se a tinha ). Fitei, várias vezes, aquele rosto apagado, fisionomia sofrida, olhos fechados para a sua dura realidade, quem sabe intentando fugir dela, não mais abrindo as pálpebras para não enxergar o mundo que lhe marcou a face com sombras de sofrimento.

Olhei para ele e cheguei a pensar : quem seria aquele espirito para viver tal situação ? qual sua história pregressa ? meu pensamento fixou-se, então, na Suprema Justiça e na Misericórdia Incondicional do Senhor das vidas. O sopro da certeza do caminhar daquele ser para a felicidade refrescou-me o coração. E voltei meu olhar para as outras almas, amparadas pelo alto, naquele pouso da caridade, enquanto o pequeno idoso permanecia adormecido, agarrado ao espelho da cama.

CRÔNICA DE UM DESPERTAR

Ainda alvorece. Os primeiros raios do sol derramam-se por sobre a multidão adormecida. Mentes que dormem. Consciencias narcotizadas. Ainda amanhece. As dores supostamente escondidas nos braços do sono esperam para despertar para mais um dia de angústia e medo, desespero e irritações. Sonolenta, a humanidade, com excessões, não percebe o amanhecer e vive tragada pelo que parece ser uma eterna noite.

Amanhece em plena invernia rigorosa desta humanidade. Civilização atada ao materialismo que nada explica e nem consola. Bilhões caminham sem perceber a primavera luminosa e perfumada que se avizinha. Os pássaros cantam, anunciando que faz-se amanhecer. Aparecem mãos dedicadas ao amor, ao amparo, ao servir. Bocas abrem-se para instruir, esclarecer, reerguer e edificar. Há o que se multiplicam para fazer brotar casas de socorro e oficinas de iluminação. São os mensageiros do amanhecer. São os arautos da alvorada. São os jardineiros da celeste primavera.

Onde nos situamos ? entre os que dormem ou já nos apresentamos para a ensementação de um novo tempo ?

Amanhece...e já sentimos o suave calor de uma manhã diferente...!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

60 MIL ACESSOS

Estamos à caminho dos sessenta mil acessos. Um novo record. Já passamos de 55 mil acessos. Vamos espalhar a semente. Vamos aumentar o número de frequentadores. Por favor, se puderem divulgar em suas instituições e entre amigos, ficarei grato. Pela mensagem e por termos um espaço aberto aos valores superiores da vida.

DESAFIOS DA REENCARNAÇÃO

No Congresso de Alagoas, o dr. Ricardo Santos, em sua feliz abordagem, mostrou fotos de doenças raras que estão catalogadas como desafio à compreensão dos pesquisadores. Uma das anomalias diz respeito `a crianças que apresentam faces envelhecidas, bem acima da idade cronológica. É como se a criança tivesse dez anos e a fisionomia próxima à 60 anos. Outra anomalia é o inverso: Rapazes de cerca de 18 anos apresentando feições e tamanho de um bebê de menos de 1 ano de nascido. Impressionante. O que leva um espirito submeter-se a tal circunstância ?

A reencarnação e´a chave que propicia o estudo adequado dessas precocidades. Sem a lei dos renascimentos, não há como se entender tais fatos. A alma comprometida impregna-se dos efeitos desestruturadores dos atos inflizes. Se reveste das próprias obras, tanto no sentido positivo quanto negativo. O ro das patologias não devidmente compreendidas ainda é considerável. A ciencia precisa chegar onde deve: o espirito imortal. E já caminha firme nessa direção.

AMANHÃ

Estarei abrindo as comemorações de aniversário de uma das mais tradicionais casas espiritas de Pernambuco, o Núcleo Espirita Investigadores da luz - NEIL. Com certeza, viverei um grande momento pois a folha de serviços prestada por aquela instituição honra nosso veneravel movimento. Será à noite, a partir das 19:30 horas. Fica localizada numa transversal da rua Imperial.

domingo, 3 de julho de 2011

NA OBRA DE FREI JOSÉ

Numa folga que tivemos dentro da programação do Congresso de Alagoas, fui atender a uma imensa vontade que tinha: conhecer a obra de Frei José. Voces devem estar lembrado dele. Já postei à seu respeito aqui no blog. Alma singela, recolhe moradores de rua e drogados, os abandonados do caminho. Lá estive e constatei sua dedicação, entrega e pobreza franciscana. Precisa de ajuda, de colaboradores. Os bons espiritos lá estão, fazendo o melhor ao seu alcance. E o frei me narrou uma de suas maravilhosas experiencias espirituais.


Certa feita, cuidando de uma pobre criatura que lá aportara com uma bala na cabeça, pessoa esta que piorava celeremente, já sem consciencia e sem se alimentar, Fei José estava velando à cabeceira do assistido - Romero era o seu nome - quando um fato transcendente ocorreu. Surgi-lhe ao lado uma linda garota que lhe fala à respeito de Romero. Frei José orava para que ele morresse em paz. O espirito da menina lhe diz, porem, que enquanto ele orava para que o pobre desencarnasse tranquilo, o Venerável dr. Bezerra de Menezes estava cuidando dele. A menina sumiu como apareceu. No outro dia, o frei acordou com os gritos de Romero pedindo comida. Foi uma só perplexidade. Depois disso, começou a ir para a cadeira de rodas e, posteriormente, voltou a andar. Recuperado, foi ter com a família na cidade de Palmares, em Pernambuco. Nunca mais soube dele. Ficou, no entanto, o belo fenômeno da menina espirito e a cura produzida pelo Dr. Bezerra. Em sua obra, o fei mantem um retrato pintado com as mãos do "médico dos pobres".


Me disse o abnegado amigo dos desvalidos, frei José, que tinha a certeza de que sua casa era governada pelos bons espiritos, tendo à frente Bezerra. E nada falta à instituição conquanto não tenha e não queira convênio com nenhum órgão governamental. Quem puder, visite em Maceió, a obra. Quem sabe não será a oportunidade de se tornar uma mão amiga desse trabalho amoroso por excelencia ?


Minha gratidão à amiga Letícia, que me proporcionou a oportunidade da notável experiencia, prontificando-se, com extrema gentileza, a levar-me ao local.

QUASE TODO O BRASIL EM MACEIÓ

A festa foi bonita. Festa da alma. Quase todos os Estados brasileiros estavam representados pelo grande público presente. De São Paulo à Sergipe; de Pernambuco ao Rio Grande do Sul. A federação Espírita de Alagoas está de parabens pelo fantástica mobilização. Seu primeiro congresso mobilizou um grande publico. Digno da mensagem espirita.

UMA GRATA SURPRESA

Dentro da programação do Congresso Alagoano, tivemos uma grata surpresa, pelo menos para estas bandas do Nordeste: Haroldo Dutra, um juiz de direito muito jovem, com cerca de quarenta anos e que parece ter 28 anos no máximo. Autor de um livro publicado pela FEB sobre os evangelhos, Haroldo encantou à todos com a simplicidade da abordagem sem perder a profundidade dos conceitos. Manso na exposição, fazia paralizar o público, levando o imenso auditório a um silencio "ensurdecedor ", se é que me faço entender. Adorei conhece-lo. Figura humana inesquecível. E sei que o publico adorou.

DIVALDO SE SUPEROU

Dá para imaginar Divaldo Franco se superando ? O notável tribuno baiano nos brindou com um excelente seminário sobre a transição planetária. Didática impecável, leveza na apresentação do conteúdo em alguns momentos, profundidade da abordagem, enfim, aquilo que estamos acostumados nas abordagens que faz, no entanto, ele foi ao máximo em cada um desses itens. Havia uma aura de encanto e reflexão. Aplaudidíssimo exatamente pelo fato de ter levado a assistencia à um banho de conhecimento e de avaliação sobre nós mesmos. Confesso que não esperava que ele fosse capaz de nos oferecer alem de toda a excelencia com que vem realizando sua missão. Excelente o seminário. Que seria ótimo já sabíamos com antecipação, porem, foi mais da conta.

SOBRE O CONGRESSO DE ALAGOAS

Maravilhoso o primeiro Congresso Espirita de Alagoas. Organização encantadora e o conteúdo apresentado representou oportunidade de reciclagem para todos nós. O tema foi a transição para a nova era. Presente o presidente da FEB, Nestor Massoti e o diretor do CEI - Conselho Espirita Internacional. Mais de mil pessoas lotaram o auditório do Centro de Convenções, num clima de profunda harmonia.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

NOVAS POSTAGENS

Vou fazer, agora, nosso programa na rádio Calkheta. Logo depois, viajarei para Macei[o, para o Congresso citado logo abaixo. Procurarei, nas terras dos Marechais, postar algo, inclusive, sobre o congresso. Passem por aqui nestes dias. Prometo que tudo farei para postar. Um abraço.

MARTA E MARIA

As irmãs de Lázaro, tão famosas pelas passagens do evangelho, se destacam para um estudo do que cada um pode representar no processo da evolução dos seres. Passou para a posteridade o pensamento de que Marta teria representado o apego às coisas do mundo e de que Maria representaria a ascensão espiritual. Creio que esta não seria a interpretação mais adequada.


Em diversas ocasiões, Jesus demonstrou o imenso carinho por aquela família de Betânia. A própria Marta demonstrou, em diversas ocasiões, seu amor pelos ensinamentos do mestre. Por que, então,receberia a pecha que lhe foi imposta pela história?


Marta significaria a força das realizações práticas no mundo, aliás, ações estas fundamentais para a implantação do Reino na Terra. Maria expressa a contemplação espiritualizada, tambem importante para a consolidação, dentro de nós, das grandes realizações da alma. Jesus não perdia um só momento para consolidar em todos a certeza de que as coisas da alma devem vir em primeiro lugar. E aproveitou aquela situação para, mais uma vez, efetivar o "buscai o reino de Deus primeiramente..." Ele combateu a inquietação mas compreendendo a preocupação, naquele instante, que Marta apresentava, com receio de que não desse conta do preparo da alimentação paa tanta gente sozinha. Alem do mais, o Mestre deveria estar faminto pois viera de uma longa caminhada. O Senhor não entenderia a gentileza da irmã de Lázaro ?


Vejo em cada seguidor histórico de Jesus retratos dos diversos perfis da humanidade. Representam belos e fecundos campos de análise do ser humano. A psicologia encontrará área fértil de estudo nas diversas passagens do Evangelho. Estudar estas passagens é, de alguma forma, devassar a alma humana. Tenhamos olhos para ver.