Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MARCA DAS POSTAGENS

Amigos, passamos de mil postagens. Na verdade, com este pequeno texto informativo chegamos a mil e duas postagens. Ou seja, desde o início do blog já postamos mais de mil textos. Os inúmeros temas da vida e as sugestões de vocês foram os elementos que me levaram a escrever tanto assim. Claro que, na sua maioria, os assuntos deveriam ter recebido melhor abordagem, possivelmente com mas ampla profundidade, no entanto, tanto pela nossa boa vontade quanto pelo esforço que fizemos para usar uma linguagem leve e objetiva, creio que podemos dizer que algo de interessante conseguimos fazer brotar nas abordagens. E se fôssemos somar os comentários tão apropriados que vocês fizeram, então, poderíamos acrescentar o numero das postagens... Obrigado. Prometo que me esforçarei para comemorarmos, em breve, os dois mil textos.

VALORES FUNDAMENTAIS

Toda idéia elevada surgida na humanidade preservou a família e por um motivo muito simples : ela é estruturadora para o bem estar da sociedade. A família é um avanço de natureza espiritual. O que muda dentro dela é o processo de amadurecimento, de espiritualidade, que lhe molda não só a união entre os seus membros como o sentimento de ampliação do próprio conceito de família, assimilando outros seres como pertencentes tambem a ela, englobando a grande família humana.

Basta verificarmos uma das leis funadamentais da natureza, a reencarnação e as consequencias do processo, para verificarmos sua importância ( da família ) no processo evolutivo da criatura. No espiritismo a família amplia-se e fortalece-se como poderoso elemento de socialização, desenvolvimento de potencialidades e reconciliaçãode almas, tratando conflitos até mesmo milenares entre elas. Em nossa contribuição pelo aperfeiçoamento do planeta, não economizemos esforços para que valores do espirito, que tanto acreditamos, possam predominar, começando pelo exemplo da coerencia entre o que acreditamos e o que fazemos.

VIVA A HUNGRIA !

Foi aprovada pelo parlamento húngaro a nova constituição do país e que começa a vigorar a partir de janeiro do próximo ano. Nela, consta o seguinte parágrafo : fica protegida a vida do feto desde a concepção. Ou seja, nada de aprovar o aborto. A Hungria assume valores que nos são caros, sua raiz cristã. É o que falta nestes tempos do "politicamente correto ". Parabens aos políticos e a justiça húngara. Aqui no Brasil é o que a maioria da população deseja.: respeito à vida. Respeito ao feto, que é um ser vivo, um ser humano. Prossigamos em nossa luta plos valores que acreditamos. A vida irá prevalecer agora e no amanhã.


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NOVO RECORDE DE ACESSOS

Acompanhando o avanço da imortalidade nas mentes científicas, nosso blog nos dá mais alegrias. Batemos nosso recorde de acessos. Já estamos com mais de 74 mil acessos. O crescimento se dá não apenas no Brasil ( obviamente, o grande puxador de acessos ) como tambem no exterior. Os EUA vem aumentando significativamente sua participação. Portugal cresce vertiginosamente e deverá alcançar a Arábia Saudita dentro de pouco tempo. Os "Sauditas " continuam muito bem, com um número impressionante de acessos mas é que Portugal vem aumentando sua presença de maneira vigorosa. Enfim, muitos irmãos de sonhos, ideal, esperança e curiosidade tambem, iluminam nosso blog. Obrigado à todos.

SUPERINTERESSANTE

A revista Superinteressante deste mes traz na capa "A CIENCIA ESPIRITA ", e olha o texto da capa logo abaixo do título: "Eles são cientistas. E eles acreditam em espiritos e reencarnação. Agora, estão usando o laboratório para provar que tudo isso não é apenas uma questão de fé. E dizem que estão conseguindo".

No corpo da matéria, a revista fala das pesquisas realizadas pelo neurologista ingles Peter Fenwick, o cardiologista ingles da Universidade de Southampton, Sam Parmia, o psiquiatra americno Jim Tuker, o psicólogo da universidade da Islândia Erlendur Haraldsson, além das pesquisas feitas no Brasil pela USP e Universidade de Juiz de Fora- MG.

E mais virá. O momento é propício para que as grandes verdades da espiritualidade chegue ao ambiente acadêmico pois no coração e na mente do povo o movimento já é irreversível. Trabalhemos.

AH, QUE PENA ! ( SOBRE AS CRÍTICAS AO BLOG)

Lembram que prometi a voces algo em torno de uma abordagem em uma publicação feita aqui em Pernambuco, criticando o blog por algumas afirmaçoes que eu fiz sobre o Umbral e o reencarne de Emmanuel ? Pois bem, só ontem me chegou às mãos o periódico, me permitindo tomar contato com o que fora escrito na íntegra. A partir daí, avaliaria se deveria postar algo à respeito, embora já, a princípio, pensara faze-lo em respeito ao carinho que o articulista deve ter pela causa que veneramos. Não tenho qualquer receio de crítica, afinal, peciso aprender e crítica, bem escrita, fundamentada, construtiva, é uma benção dos céus ao nosso aprendizado.

Infelizmente, com todo o respeito ao articulista, os argumentos foram fracos e representa o desconhecimento dele quanto ao que ocorre no próprio meio espirita quanto ao que eu abordei, alem, claro, de não me parecer fundamentada suas críticas. Sinceramente, pensei em nada escrever pois não vi qualquer razão à respeito mas , alem de entender que o articulista é amante sincero da causa, alguns dos nossos participantes podem ter ficado com as mesmas dúvidas ou impressão. Então, vamos aos fatos:

a) O articulista diz que cometi um "DESLIZE DE GRAVES CONSEQUENCIAS" pelo fato de ter afirmado que Emmanuel havia reencarnado e ter dito que era de fonte segura. Ora, o movimento espirita inteiro assimilou esta informação que partiu, inicialmente de duas senhoras idôneas, amigas muito íntimas do Chico ( e aí, me perdoem não ter, agora, os seus nomes mas poderei procurar com Dra Marlene Rossi que as conhece, bem como o Divaldo e o pessoal de Uberaba ); Creio que o próprio Divaldo, sempre circunspecto em questões de revelações espirituais, não falaria o mesmo, como o fez em varias ocasiões, como no Congresso Espirita de Alagoas, promovido pela Federação daquele Estado; Nestor Massotti, presidente da Federação Brasileira e diretor do Conselho Esp. internacional, tambem fala à respeito. Marlene Nobre, todos o sabem , foi muito intima do Chico e divulga a mesma informação, sendo que ela é uma pessoa extremamente serena e equilibrada, não afeita a entusiasmo inconsequente. Poderíamos citar várias outras fontes que considero, sim, seguras e confiáveis, pois são fontes racionais, respeitáveis em suas atividades doutrinárias mas seria muito extenso cita´-las todas. Alem disso, por fim, a ultima fonte que cito e sei, provavelmente seja a de menor peso, seria a informação vinda em nossa instituição quando nossos orientadores confirmaram o fato, sem qualquer exaltação deles em torno da questão. Não tenho, até hoje, porque não creditá-los, tambem, como fontes seguras.

b ) Não citei o reencarne de Emmanuel como algo inusitado e sim, como estímulo e motivação por sabermos que temos o reforço desses corações abnegados, agora na carne, com certeza, trazendo inestimável contribuição à melhoria do planeta. Eu, particularmente, fico mas animado ainda, procurando ampliar meus singelos esforços na divulgação do nosso ideal. Penso que outros amigos tambem sentem da mesma maneira.

c) Onde a gravidade de ter dito que Emmanuel reencarnou ? Foi uma aberração doutrinária ? Qual o problema dele reencarnar ? Se a questão é de não se poder comprovar, através do próprio, então, façamos como o codificador recomendou : aguardemos o tempo e as informações. Isso não é atitude ante-doutrinária. O próprio Kardec escreveu em sua revista espirita mensagens de espiritos de artistas que viviam em Júpiter, inclusive, divulgou suas casas desenhadas mediunicamente. Como comprovar isso ? simplesmente porque tem coisas que podem ser tocadas, aguardando a chancela do tempo. O próprio Chico deu informações da vida em Marte e Saturno. Até hoje as sondas da Terra não comprovam isso. Mas o Chico disse que aguardemos o tempo, quando os cientistas compreenderiam a existencia da matéria em outra vibração diferente da nossa, aliás, o que já começa a ocorrer, segundo as notícias da ciencia atual. Portanto, onde algo tão grave ao afirmar que Emmanuel reencarnou ?

d) O articulista fez a mesma queixa peo fato de eu ter escrito que Joanna de Angelis tambem estaria vindo. O meu argumento é o mesmo das questões anteriores. Só acrescentaria que essa informação veio do seu próprio médium que, entendendo que ele é um ser humano como outro qualquer, me parece, no entanto, que nos merece toda a respeitabilidade, credibilidade, sobretudo pela informação obtida por ele, da própria Joanna. E se Emmanuel veio, por que ela não o poderia ?

e) A outra questão foi referente ao desaparecimento do umbral, tema este que já respondi aqui no blog. E deixei claro que era uma tese minha baseada na lei do Progresso. Por que tem gente que deseja perpetuar o umbral ? O espiritismo é uma doutrina que respeita nossa capacidade de pensar. Vários escritores tem trazido sua colaboração ao edifício doutrinário a partir de suas elucubrações. Obviamente, desde que não fira a razão, o bom senso e os princípios doutrinários. Onde, afirmar que um dia o umbral, como o conhecemos hoje, deixará de existir pelo progresso do planeta, fere esses tres elementos ?

Por fim, sempre com um toque de ironia, o que achamos inadequado porque fere a elegância moral, o articulista fala que eu não venho me dando conta do que escrevo no blog e conclui que estas minhas afirmações servem para palestras ( e por que serviriam para palestras e não para o blog ? ) desde que ele não esteje na palestra. Bom, aí ele apresentou a importância que tem para a nossa causa e creio que a tem.. Sinceramente, sei o quanto ele se preocupa com nossa doutrina. Espero apenas que possa refletir no que postei aqui. E continue dando uma passadinha no blog, contribuindo pelo seu melhoramento.

Ah!... vou continuar, sim, trazendo certas informações, com a mesma seriedade com que venho pautando minha vida doutrinária, nesses mais de trinta anos de aprendizado, quando achar compatível divulga´-las.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MORTE MATERNA ; UM FLAGELO

No Brasil, um dado assustador: morrem 75 mulheres por 100 mil bebês nascidos vivos, uma taxa bem acima do aceitável, ou seja, cerca de 1. 600 mulheres morrem no período entre a ges tação e seis semanas após o parto, por complicações decorrentes ou agravados pelo estado reprodutivo. 90% dos óbitos são evitáveis, causados, por exemplo, por tratamento inadequado e negligência. Isso é mais um reflexo de nosso caos na saúde pública. São números africanos. São inadmissíveis para qualquer nação muito mais ainda para uma nação como a nossa, com recursos para não te-los. A OMS cataloga esses números brasileiros como altíssimos, próprios de países subdesenvolvidos.

Interessante é que temos recursos, sim. O problema está, desde o gerenciamento, com a devida aplicação, à sinceridade de propósitos. Vejam essa: foi divulgado na imprensa, esta semana, que o governo diminuiu o percentual aplicado na saúde e aumentou o percentual do bolsa família. A saúde é uma tragédia mas o bolsa família tem um apelo político eleitoral esplendoroso. Só posso pensar que esse seja o motivo. E os governantes querem criar um novo mposto para a saúde. Não aceitam ter perdido a CPMF. Ora, temos dinheiro sim. Falta aplicá-lo adequadamente. Falta coibir os desvios. Falta o verdadeiro sentimento de dever público. É muito dolorosa a condição de um político após a morte quando ele traz a marca do desvio do recurso público ou a negligência em sua tarefa de beneficiar a coletividade.

O flagelo de tantas mães morrendo para ter filho é mais um triste indicador de que necessitamos saltar de patamar em todos os sentidos. É preciso que o povo entenda que o governante é um gerente que ele contratou para administrar o bem coletivo e não o dono do país, do estado ou da cidade. Idolatrá-lo é abrir caminhos para sérios problemas para a vida coletiva. Nos países esclarecidos isto já é assim. Precisamos fazer o mesmo por aqui.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

FACULDADE ESPIRITA EM PERNAMBUCO

O DoMonte, companheiro do blog, indagou em seu comentário aqui postado agora há pouco, se era verdadeira a notícia de eu e o Nando Cordel tínhamos um projeto de implantar uma facudade espirita em Pernambuco. Olha DoMonte, não, eu eo poeta Nando Cordel não tínhamos este projeto. O projeto que acalentamos era uma creche e um abrigo, que, sob as bençãos de Deus, estão implantados. O Lar do Amanhã, com centenas de crianças e famílias beneficiadas e o Lar do amor, com cerca de oito velhinhos abrigados, para início da experiencia. Fico muito feliz de ver que a idéia inicial foi consolidada. O Nando leva outros projetos de forum íntimo com certeza.

DEFESA DO CHICO

O amigo do blog, Renato, me pediu opinião à respeito de algumas posições do Dr. Waldo Vieira, o médium que psicografou com Chico Xavier décadas atrás, livros importantes como Evolução em Dois Mundos e outros, referentes ao Chico. Por ser a figura venerável do médium mineiro o alvo das colocações de Waldo, naturalmente, gera desconforto compreensível em nosso meio espirita. Olha Renato, a vida, a história do Chico fala por si mesmo. O legado do medianeiro de Emmanuel é uma das mais expressivas contribuições para o bem da humanidade em toda a história da civilização. Alem da sua obra, sua postura de vida é o atestado da veracidade de tudo o que ensinou. Para mim, Chico é o protótipo do espírita e, creio, para grande parcela dos seguidores espiritistas. E aí está sua grande defesa. Digo com sinceridade que a melhor maneira de apagar o fogo das sombras é não lhes dar promoção. Isto não quer dizer que em alguns momentos não devamos nos posicionar. Devemos sim, e é fundamental em muitas ocasiões mas, no caso do Chico, para que falar mais ? É só verificar os frutos de cada árvore.

Quanto ao Waldo, deixou-nos obras belíssimas e somos gratos à sua dedicação dos primeiros tempos. Seguiu outra área de pesquisa e procura contribuir, à sua maneira, com a propagação da imortalidade da alma. Como qualquer ser humano, tem o direito de externar suas idéias, conquanto, necessáriamente não tenhamos que concordar com elas. Oremos por ele, para que possa superar suas dificuldades. Todos nós somos livres para semear mas teremos que colher. Quem colherá bem ?

Esta é minha posição sobre o fato. Chico permanece, com certeza, colhendo os luminosos louros de sua feliz trajetória.

CIDADÃOS DO UNIVERSO

Na marcha insana da guerra encontra-se à frente a idéia distorcida do orgulho pátrio. Confunde-se amar sua pátria com outros fatores que estimulam a belicosidade. Uma coisa é amar seu país e nada melhor de demonstrar isso que através de ofertar sua criatividade e respeito às leis que regem a nação. Outra coisa é desejar impor ponto de vista por intermédio da força militar.

Se pegarmos a ótica reencarncionista, nosso raciocínio fica mais claro. Estou brasileiro, não sou brasileiro. Já fui cidadão de outros países e serei de outros mais. Este é um exercício que move o ser humano à entender que somos, na verdade, simplesmente, seres humanos, independente de onde estejamos reencarnado hoje. E elevando mais ainda o raciocínio, nem mesmo sou da Terra, estou nela. Posso já ter vivido em outros mundos ou para outros irei, dentro da transmigração progressiva. Claro que enquanto aqui estiver, devo desenvolver o sentimento de gratidão pela pátria que me acolheu e pelo planeta que me recebeu. Amar o local onde evoluímos é importante, porem, de forma sadia e despreendida. Todo sentimento que agrilhoa, aprisiona, não é sadio. Vejamos a quantidade enorme de almas que, após o desencarne, continuam presas aos ambientes onde viviam na matéria, sejam casas, países e até a crosta planetária.

Sei que ainda estamos um tanto distantes dessa maturidade de visão e vivência, no entanto, podemos começar a exercitar. O equilíbrio se alcança, tambem, por esse caminho: amar sem posse, sem preconceito de raça, cor, condição social, cultural ou religiosa. Precisamos dar um passo adiante. Devagar mas consistentemente. Começar é necessário. Dizer que ainda não dá não favorece o início da conquista. Precisamos alcançar a consciencia de que somos cidadãos do universo.

PAZ ; QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA

A convivência pacífica entre nações é uma questão de inteligência, de sobrevivência e de elevação. O convivio respeitoso entre os povos deve sempre nortear os líderes políticos pois é difícil acreditar que um veradeiro líder avançado não deseje viver a prosperidade que proporciona os dias de paz. Todos os países já tem problemas demais para cuidar, de natureza interna, pra ainda se envolver com a estupidez da guerra.

Infra estrutura, emprego, distribuição de renda, esgotamento sanitário, mobilidade urbana, cultura, educação e saúde para a população já absorve muita energia dos governantes e são problemas que afetam diretamente a existencia sadia das populações. A guerra, alem de ser um ato insano, característico da ausencia de fraternidade, drena os recursos financeiros, dilapida o patrimonio humano e cultural e ceifa esperanças. Só o uso da inteligencia auxilia a superar o egoísmo de raça e favorece a visão de que somos habitantes da mesma casa, irmãos apenas com algumas características diferentes.

Judeus e palestinos podem viver em paz e merecem ter os seus países. Israel já existe e a Palestina tem direito a existir como país. Agora, não se pode achar que um só existe sem o outro. Claro que sabemos que diversos outros fatores contribuem pra a animosidade peculiar à esses povos,como o fato de Israel, segundo a ótica dos palestinos, encontrar-se em suas terras, pelo menos assim consideram, e os israelenses creiem ter total direito à terra prometida, que associam a região. Tem sua complexidade mas nada que a boa vontade e um sentimento de despreendimento não resolva.

Oremos para que os líderes das regiões explosivas vençam a belicosidade e primem pela paz. Existe um enorme espaço para isso. Todos ganharão se isso ocorrer, não só as nações envolvidas como o planeta como um todo.

O PODER DA MOBILIZAÇÃO

Todos se lembram da polêmica que foi a questão do aborto nas eleições presidenciais recem ocorridas. Dilma sempre fora favorável à legalização do aborto, fato este registrado pelos meios de comunicação. Ante a perda de muitos votos, sangrando eleitoralmente, fez pacto com seguimentos religiosos de que não aprovaria, ou melhor, o governo não tomaria iniciativa de enviar qualquer projeto de lei para a legalização do crime. Ela não mandaria mas deixou a porta aberta para que seus aliados deputados o fizessem. Dito e feito. Bom, graças a mobilização permanente que o movimento contra o aborto vem fazendo, estamos vencendo algumas batalhas. Até o ministério das mulheres ( nem sei se é esse o nome, são tantos....) tentou lançar um projeto para a legalização do aborto, o que foi rechaçado, me parece, por alguns partidos da própria base aliada. Vamos continuar a mobilização pois eles não irão desistir fácil. E neste domingo haverá, aqui em Recife, em Boa Viagem, a caminhada contra o aborto. Vamos colocar muita gente nas ruas em mais uma mobilização vitoriosa, para dzer claramente que estamos atentos a toda a manobra. Todas as religiões e humanistas contrários ao aborto estarão presentes. A vida será vitoriosa.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MAIS RÁPIDO QUE A LUZ

Eistein, em seu trabalho magnífico, apresentou-nos um Universo curvo. Em sua teoria, que em boa parte tem sido confirmada, não concebia nada que fosse mais veloz que a luz ( trezentos mil quilômetros por segundo ). Bom, essa semana, cientistas europeus fizeram um "achado " que vai subverter a ciencia, colocá-la quase de cabeça para baixo: detectaram uma partícula subatômica que se move a uma velocidade maior que a luz. O neutrino observado nos faz relembrar a idéia de que a ciencia caminha para os mundos espirituais e a passos largos. Existe uma realidade alem da capacidade que o nosso globo ocular é capaz de captar. Essa descoberta feita na Europa vem em reforço aos estudo da física quanto aos chamados universos paralelos, corroborados pelo depoimentos de alguns astrofísicos que afirmam existirem muitas dimensões no infinito.

Ora, não enxergamos o mundo espiritual exatamente devido ao fato dele vibrar em uma condição mais rarefeita, numa frequencia vibratória muito alem do que pode conceber o olho e o cérebro humano, bem como os aparelhos de que dispomos na atualidade no planeta.Essa descoberta da ciencia, na verdade, a confirmação do que já desconfiavam inúmeros cientistas, empurra, cada vez mais, o mundo academico para a vida sutil, rarefeita, "concreta"das dimensões da imortalidade. Como previsto, breve, muito breve, aquilo que centenas de cientistas averiguaram e comprovaram ao estudar os fenômenos espiritas, sera´oficializado. E muita coisa mudará, com mis velocidae, na mentalidade da nossa civilização.

DEUS NÃO É SÁDICO OU OS CAMINHOS DE CARMEM

A história de Carmem me comove. É uma amiga que frequenta, atualmente, nossa Casa do Caminho. Foi atropelada há cerca de tres anos atrás na Pe- 60. Ficou mal. Quebrou a perna e passou mais de um ano para recuperar-se. Colocou gesso ( mal colocado ). Sofreu bastante. Vendia canetas nos ônibus para se sustentar. Tem filhos mas mora só, aqui em Garapu. Apesar de todo o sofrimento, nunca permitiu desaparecesse o sorriso de sua face. Mesmo quando estava chorando de dor, sorria. Escrevo isso porque eu vi. A visitava com outros companheiros do grupo.

Este ano, quando havia se recuperado das sequelas do acidente que quase tirou-lhe do corpo, cai e fratura a mesma perna. Perambula nos hospitais e, finalmente, coloca pinos na perna, não sem antes sofrer com o gesso. Muitas dores. Dores lancinantes. Alem disso, só não passou necesidades básicas porque a instituição adotou-lhe. Quanto sofrimento, amigos! Foram nove meses de angústia mas com o mesmo sorriso no rosto e uma fé maravilhosa. Sempre que chegávamos la´, falava que estava bem ou melhor. Sorria que parecia ser a pessoa mais "saudável" da face da terra. Sua casinha ( realmente pequena ) ferve no verão. Telha de zinco, piso por fazer, portas improvisadas. Doente, com a perna inchada e sozinha ali. Conseguimos alguem para lhe fazer companhia mas que não poderia dormir com ela. Pelo menos, alguem para fazer sua comida pois não podia se locomover. A Casa do Caminho procurou ser útil em todo esse período.

Agora, Carmem já caminha sozinha. Vai ao Centro, sorri como uma criança ao receber um doce. Ela é ( ou era, não perguntei ) evangélica mas dá para perceber que tudo isso que tem vivido mexeu com sua maneira de ver a vida. Creio que ela reflete com mais precisão sobre a reencarnação pois sem esse princípio, como não achar que Deus seria sádico, à ponto de escolher determinadas pessoas para sofrer sem uma "explicação" coerente, racional, lógica e que não fira sua Misericórdia ?

Não, Deus não é sádico. Ao ver, desde o início, o coração singelo e bondoso de Carmem, sua fé verdadeira, comprovada, e sabendo que Deus não é injusto, então, entendemos, pela soberana lei da Reencarnação, que nossa amiga avança no carreiro da evolução pelos caminhos dolorosos, possivelmente, organizados pelo passado ou estruturado pela necessidade de assimilar virtudes como as que ela vem demonstrando.

Deus não é sádico pois não possui os defeitos humanos. Nós é que temos as virtudes divinas e não sabemos experimenta´-las em nossa vida. Estudando a vida de Carmem, avulta a beleza das várias vidas e a destinação gloriosa reservada à todos nós após vencermos as tempestades do apendizado, tempestades estas que foram forjadas, em boa parte, pelos próprios descalabros, e as outras borrascas, pela necessidade de amadurecimento que apresentamos.

Que bom entendermos que o Senhor da Vida, o Amor Inesgotável, não é sádico.

sábado, 24 de setembro de 2011

O RIO E O TUFÃO NO MAR

Observando o número enorme de pessoas inquietas, ansiosas, inseguras, temerosas, cujas vidas mais se assemelham a um mar revolto, assolado por tremendo tufão, vem à minha mente as abordagens especialmente feitas pelo sr. Allan Kardec e pelos espiritos amigos quanto às alterações pertinentes à transição planetária, caracterizada exatamente pelos choques de gerações e pelo atiçar das grandes provações. São raras as almas quietas, serenas, na face do planeta.

A dificuldade que temos de compreender que necessitamos de alterar o padrão moral de nossa forma de viver e a ignorãncia quanto ao funcionamento da Grande Lei, através da reencarnação, responde pelo turbilhão que sacode, há séculos a Terra, especialmente nestes últimos anos.

A ética está sendo avaliada. As posturas emocionais, no nível em que se apresenta, urge sofrer mudanças e as atitudes da indiferença perante a dor do outro precisa ser entendida como a chave valorosa que nos abrirá as portas do equilíbrio e da própria felicidade. Creiam, amigos, que é de causar perplexidade o volume de criaturas ( crianças, jovens, adultos ) que trazem imensas feridas na alma e não entendem como cicatrizá-las. O trabalho dos céus é imenso no afã de despertar vidas e atender a imensa dor que macera bilhões de seres. A mudança irreversível está em pleno andamento. Feliz daquele que torna-se rio de calma e serenidade, confiança e firmeza, beneficiando as variadas embarcações à deriva em pleno tufão, que são os ainda atados à matéria, cegos de sua realidade, descrentes de sua origem e da sua gloriosa destinação.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PRIMAVERA

Aí está a primavera. Não só a beleza do florescer nos campos mas, tambem, a mensagem por trás do que se vê na natureza. O ciclo das estações tambem nos ensina a entender nossos ciclos de vida. Temos a ardencia das ansias da alma, nosso verão interior; temos ainda o inverno das provas rudes, dos enormes desafios que parecem conspirar contra a paz e a felicidade que todos ansiamos encontrar; vem o outono das reflexões, do ensimesmamento, do voltar-se para dentro, muitas vezes machucados pelos invernos rigorosos que passamos e, então, reflorescemos, recomeçamos, nos preparamos para arder outra vez, em um novo verão. O ciclo significa que sempre haverá um recomeço. É assim que funciona a natureza. E somos parte dela, a força inteligente do universo, a individualidade imortal.

O poeta já gravou para a humanidade: "Quando entrar setembro e a Boa Nova entrar....". Na construção de um ser humano renovado, nas bases seguras da fé raciocinada e do coração aquecido pelas mais belas florações do amor, poderemos nos encantar com todo o ciclo. Isto nos fará compreender melhor o aprendizado que as dores do mundo e as vivencias dos relacionamentos nos proporcionam. Compreender os mecanismos daquilo que atravessamos é fator fundamental para melhor tirarmos proveito dos desafios. Assim, fazendo, nos afastamos do veneno da revolota e da não aceitação. A pacificação fará parte de nossos passos e estaremos mais aptos a não repetir erros.

Primavera da alma. Que quem se aproxime de nós possa sentir o perfume do amor a evolar-se dos nossos pensamentos, atitudes, sentimentos...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

AGENDA

Neste domingo pela manhã realizarei seminário no "Allan Kardec", na Ilha do Retiro, sobre o espiritismo e a transição planetária. O local é fácil de encontrar pois fica logo atrás do estádio do Sport Club. Bom, e a tarefa prossegue. Só para terem idéia do que ainda vou circular nos próximos meses, alem de palestras em Recife e cidades circunvizinhas, ainda irei duas vezes à Natal, sertão da Paraíba, Paulo Afonso, Arapiraca, e tudo indica que até o início do próximo ano estarei em Sorocaba e adjacencias, alem de Poços de Caldas, MG ( a confirmar ). Belo Horizonte, através da minha querida amiga Jusselma Coelho, do Miramez, me aguarda. Estarei ainda em Sergipe, no Congresso promovido pela Federação daquele Estado. Ufa, vamos lá....que bom. O trabalho é o de que mais necessito. Obrigado, Senhor. Obrigado aos inúmeros amigos que me convidam e me envolvem de mais certeza sobre o mundo melhor que se aproxima.

EM MACEIÓ

Está confirmado a minha ida à bela capital de Alagoas, Maceió. Será no dia 19 de novembro, quando estarei realizando seminário sobre perispirito e mediunidade. Será à tarde e a noite. Qualquer informação, procurem Bete, do abrigo Francisco de Assis. Gostaria de ve-los todos de Maceió no evento. Mais próximo, daremos novas informações.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NAS LIVRARIAS ESPIRITAS

Quando estiverem em alguma livraria espirita, seja nas instituições ou em livrarias não doutrinárias, procurem sempre ( e recomendem para os amigos ) as obras clássicas dos notáveis autores, sinalização segura de acesso ao conhecimento espirita de qualidade. Digo isso pelo fato de termos, hoje em dia, livrarias cada vez mais bem organizadas, porem, as obras fundamentais como os livros de Kardec e, sobretudo, os de Gabriel Delane, Flammarion, Leon Dennis e outros, às vezes, ficam em locais não muito bem localizadas, para mais fácil identificação dos leitores.

Os romances de capas monumentais estão sempre em primeiro plano. Tem sua importância, claro. Mas como entender o edifício espirita sem a base , o alicerce que segura sua estrutura ?

Por isso, se puderem, mostrem para os responsáveis pela livraria, se por acaso notarem essa discrepância, que voces estão atentos, no afã do melhor e da melhor maneira de se divulgar o ideal sublime da imortalidade.


AS GRANDES VERDADES MÍSTICAS

Entre todas as maravilhas do pensamento espírita encontra-se o fato deste popularizar a essência dos grandes ensinamentos iniciáticos da humanidade. Quando lemos o extraordinário Leon Dennis, sobretudo no seu portentoso O Grande Enigma, compreendemos muito dessas verdades imortais, antes só acessiveis àqueles que passavam por rigorosos testes de iniciação. Das palavras tocadas de natureza dos druídas nas Gálias até as verdades místicas do antigo Egito, encontramos nas páginas da codificação espírita a mesma alma, agora ao alcance do povo. Isto porque são chegados os tempos das grandes lições serem derramadas sobre "toda a carne ", ou seja, sobre qualquer pessoa. Aproveite quem desejar.

Se folheamos os livros esotéricos ou os rituais das variadas instituições místicas, la´encontramos a mesma verdade que o espiritismo dissemina sem os aspectos ritualísticos ou simbologias de qualquer natureza. E a moral mais elevada, consubstanciada nos Evangelhos, tambem ensinada nos templos iniciáticos antigos, é esmiuçada nas páginas dos imortais nos tempos de hoje, explicitando o espirito que vivica, extraindo-o da letra que mata.

Ao invés de ser um demérito para as práticas antigas, esta abetura efetuada pela doutrina espirita é o reconhecimento de como as grandes verdades haviam chegado para aqueles que se faziam dignos delas. Os poderes da alma, as forças psíquicas como clarividencia, telepatia e práticas mediúnicas, agora estudados ao alcance do povo, eram recursos inerentes aos que se assenhoraram da luzes nas portentosas iniciações.

Eis porque devemos aproveitar melhor o conhecimento que nos é entregue na codificação pois representa manncial de luz feérica, capaz de nortear com amor e dirigir com sabedoria nossos passos inda um tanto vacilantes. Estudemos a grande mensagem para entendermos melhor quem somos, o de que somos capazes, os poderes vigorosos que dormitam em nossa intimidade, compreendendo, por fim, o sentido sublime exarado por Jesus na expressão : sois deuses. Os sacerdotes ntigos e os iniciados dos tempos mortos compreendiam esta verdade. Agora, nós tambem podemos entender.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ANAXÁGORAS E O ESPIRITISMO

Um dos maiores pensadores da Grécia antiga, Anaxágoras, vivendo cerca de quinhentos anos antes de Cristo, expressou que a vida era uma semeadura universal. O criador da primeira escola filosófica de Atenas definiu que uma lúcida consciência atuava na matéia inerte gerando o sopro da vida. Seria a matéria e a essência pensante existencias distintas, sendo que a junção das duas formaria a vida na carne.

O grande filósofo grego exprimiu ainda que todas as matérias universais, antes de terem sido separadas, estavam todas juntas em somente uma. Tudo era um mistura única. Este extraordinário pensador falava, na verdade, do mesmo ensinamento trazido pelos espíritos cerca de dois mil e quinhentos anos depois, em o Livro dos Espiritos, quando a falange do espírito Verdade se referiu ao Fluido Cósmico Universal, matéria primordial donde todas as demais procediam em suas múltiplas variações. E a estrutura do pensamento de Anaxágoras de que o espirito vivica é a mesma que Jesus traria quinhentos anos depois.

Essa abordagem objetiva mostrar o quanto a verdade se apresenta ao longo da história da humanidade com uma certa homogeneidade conquanto a diversidade e as cores múltiplas que a colore de conformidade com ambientes, contextos e culturas diferentes. Os grandes ensinamentos repetem-se ao longo da história pela boca das grandes almas. E o Espiritismo, que sintetiza os ensinamentos espirituais da humanidade, configura as mente brilhantes do ontem, de Rama à Ghandi, de Anaxágoras à Socrates, de Platão à Chico Xavier, nas páginas veneráveis da codificação, naturalmente, esclarecendo melhor as lições que jorraram em todos os povos e em todos os templos iniciáticos das civilizações mortas. O grego afirmava que a alma era o pensar da matéria. O Espiritismo diz que o espírito intelectualiza a matéria. Ou seja, os grandes axiomas da luz retornam para mostrar ao ser humano as verdades que ele teima em não ver. Adiante, pretendemos trazer a análise referente ao que disseram outros pensadores antigos para confrontarmos e reencontrarmos estes mesmos dizeres nas páginas sublimes da mensagem espírita.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RANKING

Atualizando o ranking de acessos ao blog por países. Fazia um tempo que não informávamos à respeito. Lá vai:
O Brasil, claro, segue disparado na frente ( não poderia ser diferente ). São 67. 275 acessos. Em segundo lugar, prosseguem os Estados Unidos, agora com 1. 216 acessos. Em terceiro a Arábia Saudita com 831 visualizações. Em quarto lugar vem Portugal com 758, em quinto, Alemanha com 233 acessos e a Rússia logo em seguida com 150. Os demais países, como Canadá, Espanha, Reino Unido, etc, estão com acessos abaixo de cem. Como veem, muitos irmãos nossos continuam lendo o que voces tem postado aqui.

CANÇÃO NOVA E O PADRE FÁBIO

Ontem, antes de dormir, pude assistir, no canal do movimento Canção Nova, da igreja católica, uma palestra do padre Fábio de Melo. Muito interessante. Alem do carisma do sacerdote, o conteúdo consistente e abrangente apresentado por ele sobre a misericórdia de Deus foi comovente. Depoimento emocionante do Fábio com colocações precisas. Foi tão interessante que, embora cansado e já com o adiantado da hora, fui até o final da abordagem. Auditório lotadíssimo, com muitos jovens, o que me emocionou.

O palestrante fez uma abordagem de grande reflexão sobre a bondade divina e de como, se nos dizemos cristãos, deveríamos imitar o gesto da compaixão, de misericórdia para com os que tombam, os que caem na estrada. Enfatizou sua própria experiencia de como precisou da misericórdia de seu orientador espiritual, o padre Léo, ante suas quedas morais e insegurança íntima. Quando somos misericordiosos, nos afastamos da arrogância, irmã dileta da presunção. Quem não já tombou em atitudes equivocadas ? E o bom foi que ele tambem enfatizou a necessidade de estarmos atentos, à despeito do apoio alheio, para não nos acomodarmos na queda.

Creio que em todo o movimento religioso precisamos estar atento para não nos arvorarmos em juízes da vida moral dos outros. Como citei acima, a arrogância intelectual e a presunção moral são sinais de profunda ilusão espiritual, preparando terreno para intensas dores e decepções mais adiante.

Não podemos conceber a vivencia cristã com condenações e acusações sobre o próximo. Podemos e devemos avaliar a ação do mal para coibí-lo na sociedade porem, no tocante à vida moral e quedas do semelhante, precisamos estar atento para fazer ao próximo o que gostaríamos que ele nos fizesse. Assertiva clara e direta do Evangelho. A palestra do padre merece ser divulgada para todos nós, os que amamos e ansiamos servir ao Senhor, em qualquer escola de trabalho do cristianismo, assim como, de outros seguimentos religiosos.

domingo, 18 de setembro de 2011

SOBRE O SEMINÁRIO

Procuramos mostrar como o livros de história sempre destacaram os grandes guerreiros como heróis de seus povos e poucas abordagens sobre aqueles que se fizeram promotores da paz. Enveredamos pelo entendimento quanto a Ahimsa - a força da paz - vivida por Ghandi e relacionamos Jesus com essa mesma força em diversas passagens do Evangelho. Abordamos o problema das nossas escolas privilegiarem a preparação dos alunos para o mercado de trabalho e não para educá-los para a vida e o descaso dos pais atuais no tocante à religiosidade junto aos seus filhos.

Passeamos pela consciencia desperta e pela pro atividade do ser humano de paz e procuramos demontrar que ter paz não é viver sem problemas. Refletimos à respeito das inquietações dos tempos atuais, dos quadros depressivos e dos conflitos na intimidade do lar. Em síntese, foi esse o caminho que tomamos na abordagem do tema. Alem, naturalmente, de citarmos exemplos e personalidades da não violência que clareiam as buscas do ser humano para encontrar o rumo da felicidade e da plenitude.

SEMINÁRIO EM GOIANA

Não dá para descrever o ambiente de beleza espiritual do nosso seminário na granja do amor. Cerca de 250 pessoas participaram com alegria e fraternidade, alem, claro, do nosso contentamento pelas expressões de encanto dos participantes em relação à beleza do local. Fiquei muito feliz por tudo o que ocorreu. Das apresentações artísticas à organização, tudo saiu satisfatoriamente. Até o tempo, um tanto instável, ajudou ( com excessão da parte final do almoço pois o aguaceiro que caiu forçou uma retirada em alta velocidade na direção da tenda coberta).

Espero os comentários dos que participaram aqui em noso blog par dar uma idéia do que foi vivido por eles. Só temos que agradecer ao Senhor da Vida pelas bençãos que nos envolveu durante todo o dia de hoje. Os que não puderam estar presentes pelos mais diferentes motivos possam ser envolvidos pela mesma paz que todos os que lá se encontravam sentiram. Minha gratidão aos amigos de João Pessoa, Campina Grande, Recife e Cabo, alem de amigos de Souza, na Paraíba, que vieram em caravanas prestigiar o evento e conhecer nossa obra social no município de Goiana. Quem desejar conhecer o Nacca, será um prazer recebe-los em outras ocasiões.

sábado, 17 de setembro de 2011

EQM NA GLOBO

O programa Globo Repórter de ontem foi sobre os chamados Fenômenos de Quase Morte - EOM. Estudados há cerca de trinta anos, estes fatos desafiam qualquer explicação puramente fisiológica. No início dos acontecimentos acreditava-se poder explicá-los devido a ausencia de oxigênio no cérebro ou uma suposta desorganização cerebral ante a proximidade da morte. A evolução dos fenômenos foi derruindo tais explicações, sobretudo, pela descrição realizada pelas vítimas, de cenas que só poderiam ser feitas por quem estaria presenciando-as. Mas se estavam em coma ou dados como "mortos", como poderiam ter assistido o que descreveram ? Afora isto, diversos relatos de casos em que o paciente descreve o contato com pessoas que haviam morrido enquanto elas estavam em coma e não sabiam do fato. São relatos que definem realmente ações e não ilusões. Os acontecimentos tem sido tão surpreendentes e volumosos que várias universidades no exterior e no Brasil já programaram pesquisas oficiais para entender as EQMs.

O programa de ontem, conquanto muito curto para a temática, foi equilibrado, feito com o respeito e a seriedade que o tema merece. Pinçou vários depoimentos apenas de casos brasileiros e de pessoas dotadas de perfeita lucidez e senso crítico. Um ex-executivo, professor e ciencias exatas ( matemática ), uma professora gaúcha, um ator e músico, um delegado de polícia, etc. lem disso, teve os depoimentos de alguns pesquisadores estrangeiros e nacionais, como o afamado dr. Mervim Morse, Sam Parmia e a equipe brasileira comandada pelo Dr. Leonardo. Como vemos, o planejamento do Mundo Maior não dá tréguas para os pesquisadores e para a humanidade como um todo, no sentido de que se discuta a imortalidade da alma e que existe não só consciencia após a morte como vida de relação social. E mais abordagens virão sobre os temas do espirito.

NOVAS FRASES

Aqui publico algumas frases que merecem nossa reflexão acurada:

" É na omissão dos bons que os maus prosperam "

" A humanidade não se sente ameaçada somente por aqueles que fazem o mal. É tambem ameaçada por todos que permitem que a maldade se faça " - Albert Einstein

" O espirito humano é a fonte de todos os nossos problemas e quando corretamente dirigido, é sua solução " - Dalai Lama.

" Paz não é ausencia de lutas e desafios, é equilíbrio".

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DALAI LAMA NO BRASIL

Os meios de comunicação estão enfatizando a presença do lider tibetano, o Dalai Lama, no Brasil para palestras. Está em São Paulo. Não foi divulgado se ele irá à outros Estados. Um trecho de sua primeira entrevista em terras nacionais ja´me agradou. Fez questão de frisar que o Brasil está em um momento de crescimento econômico mas que, para aproveitar melhor isso, deve faze-lo usando os valores morais, a fim de não perder o que poderia advir de extremamente positivo para o nosso povo. O Dalai Lama vem, incansavelmente, difundindo as idéias relativas à compaixão, à generosidade, à bondade. É, sem dúvida, um grande auxiliar para a nova era que se avizinha. E fala para o mundo.

CRÍTICA

Um amigo de longas datas me telefonou, ontem, informando sobre uma publicação aqui de Pernambuco, precisamente de Jaboatão dos Guararapes, que fez críticas ao blog. Ele leu alguns trechos da crítica e ficou de me entregar este final de semana um exemplar com a integra a fim de que eu tomasse conhecimento e avaliasse. Claro que o farei. Vou me inteirar com mais profundidade sobre o que está posto lá. A crítica é sempre válida para o devido aprendizado e o devido aperfeiçoamento. Quando construtiva é benfeitora. Quando negativa, tambem o é, pois é oportunidade de exercitar valores que defendemos sempre. Após a leitura completa, avaliarei o teor exato e verificarei se cabe qualquer colocação de nossa parte. Voces tomarão conhecimento do que se trata. Sinceramente, avaliarei com carinho o acerto da crítica. Caso não proceda e mereça uma resposta de minha parte o farei. E o farei pelo carinho e respeito que merecem o articulista do periódico, com certeza, dedicado companheiro do ideal. Agora, de imediato, já tomei contato de algumas colocações feitas que me precem ser fruto do desconhecimento da finalidade do blog e de questões outras. Só para exemplificar, fez críticas à algumas afirmativas minhas sem citar a fonte e com que segurança podia falar à respeito, como o ter escrito aqui que Emmanuel já estaria reencarnado em São Paulo. Parece que o amigo, nesse quesito, desconhece a informação perfeitamente aceita e difundida por depoimentos respeitáveis, inclusive, perfeitamente conversado no meio espírita. Parece que ele deseja a segurança absoluta disso. Ora, não há segurança absoluta de nada. Kardec escreveu sobre teses e publicou comunicações que tinham a chancela de espiritos. Mas lembramos que ele escreveu a teoria da beleza e fez divulgação da casa de Mozart em Júpter, inclusive, feita de notas musicais. Como comprovar isso ?

Será que os espiritos teriam que se materializar em praça publica para afirmarmos certas coisas, já postas por pessoas idôneas e mais de uma, como no caso do Emmanuel ? mas, responderemos melhor na próxima semana. Ah, outra coisa que foi criticada, segundo leitura por telefone do amigo, foi a abordagem que fiz sobre o fim do umbral. Será que querem a perpetuação do mesmo ? O que há de ante doutrinário ou irracional na abordagem ? segunda feira farei um melhor observação.

Desculpem ter antecipado o fato mas creio que como voces fazem o blog, como sempre tenho dito aqui, deveriam saber do ocorrido. Vamos lá.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

OS AMIGOS DO SUDESTE

Algumas vezes recebo "queixas" de alguns companheiros do sudeste do país pois vou pouco por lá. Sâo Paulo, Minas, Rio de Janeiro...é, faz já uns anos que não demoro em palestras por aquelas bandas. Pois bem, provavelmente em março do próximo ano estarei em tourné por algumas cidades de São Paulo e Minas. Sorocaba e adjcencias, alem de Poços de Caldas, nas Minas Gerais. O meu amigo Alamar Regis me telefonou e está organizando essa peregrinação. Embora este ano devo chegar ao sudeste, será muito em breve, sem poder me deslocar demoradamente por várias cidades. Próximo ano, então, deverei permanecer cerca de uma semana no sudeste como carinhosamente desejam os amigos de lá. Estive no Rio mas apenas na capital. E no próximo ano Brasília estará no roteiro, conforme entendimentos com Nazareno Feitosa, meu querido e inesquecível amigo, belo expositor do espiritismo da capital federal.

PERDOAR OS AMIGOS

Estamos acostumados a ver enfatizada a necessidade que temos de perdoar os inimigos ao ponto de os amar. Gostaria, no entanto, de enfatizar um detalhe importantíssimo em nossa iniciação ao perdão: ofertá-lo aos amigos. Pode parecer esquisita essa nossa proposta pois pode-se imaginar que se se faz referencia à necessidade de perdoar os inimigos o que dirá os amigos?...Exatamente por isso que faço essa abordagem. Não podemos esquecer dos amigos. E faço este lembrete pelo fato de lembrar um detalhe fundamental para a questão: os amigos são aqueles com quem temos uma experiencia direta e mais íntima. Quantas vezes esses se apresentam como os mais difíceis de compreender e relevar suas atitudes que nos incomodam?!

Pode parecer estranho mas creio que todos sabemos como se apresenta lidar mais facilmente com quem chega e passa do que com quem fica ao nosso lado, com o desgaste que advem do convívio. E os amigos precisam de nossa compreensão tanto quanto necessitamos da compreensão de cada um deles para com nossas ações que lhe desagradam. Vejam que não estou usando a expressão "erro" e sim ação que nos desagrada até porque muitas coisas que nos ferem são, simplesmente, as atitudes inerentes à personalidade do outro, em seu direito de ser como é, e que temos dificuldade de aceitá-las. Nem sempre, assim, são erros dos amigos o que nos fere ou desagrada.

A amizade é de um valor tão monumental que melhor se expressa através do perdão e da aceitação do outro como ele é. Amar o ser de acordo como ele se apresenta é o exercício da amizade. E se devemos agir dessa maneira para com estranhos, com que dedicação não devemos faze-lo para com os amigos ?

O convívio salutar passa pela aceitação, respeito, indulgência. Se utilizarmos estes elementos em nossos relacionamentos nem precisaremos perdoar pois não nos sentiremos afetados pela forma de ser ou pelos erros porventura cometidos por eles. A compaixão estará sendo exercitada bem como a humildade. Perceberemos, então, a grandeza de ser feliz por amá-los, a eles, os amigos que Deus nos permitiu na estrada, tesouro que devemos valorizar como dos mais belos do universo.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

OS "IMPERFEITOS"

Certa feita Chico Xavier fez referencia ao fato de ter sido amparado, em um dos momentos mais delicados de sua vida, exatamente por pessoas criticadas por companheiros cristãos como imorais ou, no mínimo, desnorteadas. E o grande médium mineiro ressalvou, na ocasião, a passagem em que Jesus choca os fariseus ao dizer que aquelas mulheres consideradas de má vida alcançariam o Reino de Deus antes deles.

Interessante como não nos atemos à passagens como esta para calçarmos as sandálias da HUMILDADE.

A INDULGÊNCIA NASCE DA OBSERVÂNCIA DAS SITUAÇÕES COMO ESTAS POSTAS ACIMA. Antes de julgarmos e condenarmos irmãos que tombaram em algum momento da vida ou que se apresentam um tanto intempestivos ou "pouco afeitos à evangelização", verifiquemos o quanto de fidelidade e companheirismo, de coragem e dedicação possuem ou devam possuir. Levar em consideração o que Jesus falou é de suma importância para não contribuirmos ao espezinhamento de quem quer que seja, sobretudo porque trazemos na alma muitos lances que nos fazem necessitar da tolerância alheia.

Gosto muito de trabalhar com os "imperfeitos". Creio que funciona aí a plena identificação com o meu próprio estágio.

Obs : Esse texto surgiu pelo fato de ter lido a passagem a que fiz referencia sobre o Chico e os que lhe amparam no momento difícil que passava. Fiz essa leitura lá na nossa reunião da Casa do Caminho.

DORMINDO COM OS ESPIRITOS

Chico Xavier, certa feita, fez um comentário sobre a importância de orarmos antes do recolhimento para o repouso da noite. Segundo o querido médium, quem não ora ao preparar-se para o leito corre o risco de dormir com espíritos. Aqueles que estão presos à crosta e nos acompanham em nossa invigilância cotidiana. Bom, o que parece ser um exagero do missionário mineiro na verdade é uma possibilidade real. É só verificarmos o processo de intercâmbio, a energia vital da qual necessitam eles e a simbiose de interesses. Há espíritos tão "materializados" que suas atitudes são bem semelhantes àquelas que teriam se estivessem na carne. Sentem as mesmas necessidades fisiológicas e temem a mudança da condição de vida, tal o despreparo que apresentam para encarar a dimensão extra física. Daí a deitar-se com os encarnados é um passo.

A prece é um gerador de poderosas forças protetoras, alterando nosso campo vibratório. elevando-o e aumentando a possibilidade de "cortar" a ligação indesejada. As grandes almas que impulsionaram a humanidade possuíam, em sua generalidade, o hábito de orar ou, se não, faziam do serviço ao próximo e da própria missão para o bem de civilização, um dilatador das condições vibratórias. Portanto, orar é uma ação, atitude pro ativa, realizadora e não algo passivo. Reflitamos sobre isso.

SEMINÁRIO EM GOIANA

Domingo estaremos realizando nosso seminário em Goiana, na Granja do amor - o Nacca . Quem ainda não se inscreveu pode faze-lo no local. Creio que será um encontro inesquecível. Embora as dificuldades de infra estrutura tudo está sendo preparado com muito carinho. Arte espirita, abordagens doutrinárias e um ambiente bucólico suave favorecerão um evento para ser guardado no coração. Bom, pelo menos, assim espero. Contagem regressiva.

JK

Deixem compartilhar com voces uma leitura que está me empolgando. Estou lendo um livro sobre o presidente JK, construtor de Brasília. Minha admiração por ele cresceu mais ainda. Foi, sem dúvida, o melhor presidente que o Brasil já teve. Rasgou estradas, industrializou o país ( que, por sinal, está sofrendo uma desindustrialização), inaugurou escolas e hospitais, fomentou a cultura e, o interessante, comprovou que foi um linha de atuação característica dele pois tanto como prefeito quanto como governador de Minas Gerais foi um administrador tocador de obras e um homem visionário.

Quanta diferença desses ultimo anos...!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

70 MIL ACESSOS

Chegamos lá: 70 mil acessos em nosso blog. Obrigado pela presença. A luz deseja mais. Para servir ao Senhor, à luz, precisamos pensar grande, sem perder, naturalmente, a busca da humildade. Valeu.

PARA AMAR, NASCI

Parafraseando o grande Neruda ( olha ele de novo aí ), escrevo agora: para amar, nasci. Não vim ao mundo para lamentar o amor que não tive e sim, o amor que não amei. Não vim ao mundo para me queixar dos desafios e sim, dos DESAFIOS QUE NÃO SOUBE ENTENDER


Não estou aqui para esperar que me façam feliz e sim, para estender toda felicidade possível a quem não a tem e nem de longe divisa sua presença. Não vim ao mundo para pensar como um bolo de carne que enda e come e sim, como a delicada falena, a fagulha transcendente que aportou, temporariamente no porto da matéria densa.


Não, não vim ao mundo para que as tardes passem cálidas e modorrentas e as manhão tenham ido embora assistindo apenas ao meu olhar pasmo e inerte. E que a noite não me encontre vazio de afago e sem braços socorridos ou beijados pelo meu amor. estou aqui para tecer amim e ao mundo com a teia trabalhosa da construção, da atividade sôfrega, do aluvião de energias em prol, do ideal mais elevado.

Para amar, isso eu sei, nasci.

HUMANISTA

Como pode um coração humanista esquecer do humano ?

Como conceber que a mente intelectual não insira o humano em suas viagens pelo mundo ideal ?

Como pode um coração cristão não transbordar de ternura e encher-se de misericórdia, se a alma frágil dos homens carece de amparo e entendimento ?

E como vibra o coração espirita se nele não pulsar a doce tolerância e a placidez dos grandes lagos e a profundidade dos infinitos oceanos ?

Converter crença em atitude e deixar brotar rosas no adubo da alma...exista lama e, ainda assim, perfuma o coração...

quem do poeta verdadeiro se aproxima sente cheiro de almíscar e de esperança conjugada paixão...paixão pelo bem, ardencia pelo mundo melhor, saudades do amanhã.

domingo, 11 de setembro de 2011

AGENDA

Amigos, fiquei sem internet durante todo o sábado. Hoje estarei proferindo a palestra de encerramento da Mostra Espírita da Federação Pernambucana, às 17: 15. Ontem, realizei palestra á tarde no mesmo evento. Segundo soube, poderá ser acompanhado pela internet na TV CEI. Se for possível, volto a postar mais tarde. Ainda estou sem poder acessar do meu computador. Estou em casa de um irmão consanguíneo colocando estes textos. Tudo vai se resolver.

O HOMEM VELHO E O ONZE DE SETEMBRO

Hoje o mundo recorda a tragédia das torres gêmeas que, na verdade, não atingiu apenas os EUA mas foi uma agressão à humanidade. A insana ação representa o ser humano arcaico, atormentado, envelhecido em sua decadência. Matar em nome de Deus, seja de que religião parta tal descalabro, é a marca do primitivismo ainda presente na realidade espiritual de boa parte de nossa sociedade. É o atestado da inferioridade do nosso mundo no concerto da criação.

Não há qualquer justificativa para tal. Já li e ouvi pessoas, a título de posição ideológica, vibrar ou enaltecer a agressão contra o imperialismo americano. Ora, somos seres humanos. Precisamos entrar no universo das idéias e, através delas, melhorar o mundo. O fundamentalismo é reprovável sempre, seja ele muçulmano, cristão, budista, etc. Admiro grande nação norte americana pelo que contribuiu e contribui em avanços científicos, na produção tecnológica, na defesa democrática e das leis e muitas outras construções realizadas em benefício da humanidade. Isso não quer dizer que concorde com os inúmeros erros que os EUA cometeram ao longo de sua história como grande potencia do planeta, sobretudo, o apoio e influencia direta nas ditaduras violentas e nefastas no chamado terceiro mundo, alem, claro, de seu instinto beligerante. O que é reprovável nas ações americanas deve ficar bem claro em nossa posição, no entanto, daí a apoiar o terrorismo é outra coisa. Equilíbrio é a melhor posição para a construção de um mundo mais justo.

Que o onze de setembro sirva, pelo menos, para que os homens de bem vibrem para demonstrar, com veemencia, a rejeição a qualquer ato de violência. O futuro da humanidade será o amor. violência será derrotada pelo bem verdadeiro e as religiões ou qualquer outro interesse não serão mais justificativas para carnificina ou predominância de idéias.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A CARTA VIVA DE ASSIS

Tenho uma profunda veneração por uma das mentes mais fiéis ao amor ue a Terra conheceu: Francisco d assis. Não é uma admiração apenas pelo seu cuidado com os pobres ou sua ternura inigualável, o que ja´seria motivo para tal respeito. Aprofundando nossa reflexão em torno dessa personalidade ímpar da Úmbria em pleno período medieval, encontramos uma alma vigorosa, que teve a coragem de viver o Evangelho da maneira que o fez. Mente madura, divisava a profunda necessidade do mundo dito moderno para sair da armadilha das falsas necessidades instituídas pelo consumismo desenfreado, fruto da superficialidade existencial. Parece-me que ainda falta uma abordagem no complexo universo psicológico do apóstolo de Assis. Ele representa a carta viva de uma postura extremamente elevada de viver. Significa uma quebra de paradigmas na concepção de vida dos seres humanos.

Até sua feição ecológica já tão citada nos dias atuais, ainda carece de uma devida compreensão. Há mais largueza na sua relação com a natureza. Conquanto a preocupação com o meio ambiente caracterize o mundo moderno de uma maneira cada vez mais intensa, é a questão de sobrevivencia da humanidade, agressora da moradia que nos abriga a experiencia evolutiva, que move as ações ecológicas na maioria das iniciativas. Já é um belo passo, no entanto, a relação de Francisco era de outra natureza. Ele se sentia interligado visceralmente à tudo. O seu amor era fruto dessa integração e o respeito pelo meio ambiente tinha a ver com sua sagração à vida. Todas as formas de vida lhe merecia reverência como expressão de Deus no universo. Era como se sentisse ligado à todas as coisas. Seu amor não era por ameaça de extinção ou por temor às consequencias advindas do desmatamento. O que se vê hoje sobre meio ambiente é maravilhoso mas quis enfatizar que estamos dando passos inicais para amar a natureza pelo prisma que o herói da Úmbria nos apresentou.

Essa carta viva de amor ainda será melhor esmiuçada pelos estudiosos da Terra num futuro muito breve.

SOL DA MADRUGADA

Vejo-o, suavemente, rasgar a madrugada. Olhos ansiosos e assustados fitam os primeiros raios clarendo os últimos sonhos.
Como os braços da amada, cálido, ele agasalha as ânsias mais belas e abriga o perfume inesquecível da casa do amor.
Em plena madrugada, ele ilumina, aos poucos, qual neblina esbatida por luz mortiça, o templo da esperança e anuncia o tempo de mudanças, quando a noite já se despede do coração da gente.
Este sol em plena madrugada anuncia o dia perene e atrairá constelações para que, substituindo a escuridão, quando noite, resplandeça novos astros, impedindo a escuridão onde se escondem os atos insanos e que aprisionam a alma nos catres da agonia...

Vejo já a alvorada antes da alvorada. O manto obscuro cede ao véu translúcido do amor revestido das claridades do dia. É o sol da madrugada, vede-o... como os olhos da amada guarda-me em seus sonhos e leva-me à ela, como ímã que prende a limalha, fácil, fácil...
É o sol diferente, a estrela que não conhecíamos aqui na Terra, o mundo que virá na crista de seus raios.
Ah, é o sol da madrugada que, finalmente, desponta.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RELIGIÕES E A SATISFAÇÃO DO EGOÍSMO

Dentro do tema da mobilidade religiosa que abordei no texto abaixo, verifica-se a intensa transmigração entre os frequentadores das chamadas igrejas neopentecostais. Cerca de 40% dos fiéis migram "internamente" entre as várias denominações do rebanho. E são as migrações que mais falam de uma característica que não pertence apenas a este seguimento : a crença para satisfazer à si mesmo, para serem beneficiados, sobretudo, em coisas materiais. Esse é um problema de várias denominações, que propagam a fé cristã como elemento de salvação pessoal e não como uma construção de uma consciencia ético - moral, capaz de tornar o fiel um agente de transformação da civilização, pelas atitudes de solidariedade humana, edificando a felicidae pelo que oferta aos outros e à vida e não pelo que pode receber dos céus.

E me parece que aí está a grande distonia entre a cristandade de bilhões de pessoas nos dias presentes e o cristianismo nascente, caracterizado pela consciencia do servir, doar-se em benefício dos outros, auxiliando o próximo para que ele encontre a paz e a feicidade. O altruísmo era o sentimento predominante na justa compreensão da mensagem do Evangelho. Hoje, desejamos ser atendidos em tudo, sem o devido entendimento que é necessário plantar para colher, sobretudo, sem intenção de colheita. Buscamos as religiões para superar desemprego, ficar bom de uma doença, apaziguar o "inferno " que viceja no lar, saber se um relacionamento vai dar certo e por aí vai. Não é de se estranhar tanta gente infeliz nos meios cristãos (e em outras religiões ) exatamente por que fica-se completamente afastado do que ele, o cristianismo, em sua essencia, propaga.

A vida vai trabalhando para que os homens acordem para a religiosidade, elemento fundamental para a saúde integral do ser. E sua prática é o alimento superior à concretização do ser humano feliz e emancipado, caminho apontado pela Boa Nova, nos anos do sopro renovador do cristianismo nascente, hoje abordado pelo espiritismo.

MOBILIDADE RELIGIOSA

Pesquisas recentes realizadas por sociólogos e teólogos e que a revista Istoé publicou em sua edição de 24 de agosto expressam um fenômeno que já há lgum tempo vem ocorrendo mas que intensificou-se nos últimos cinco anos: a mobilidade religiosa, ou seja,cada vez um maior número de pessoas migra para outras denominações religiosas. Alem da já conhecida transferencia de fé de católicos para o ambiente evangélico, dois novos fluxos tem chamado a atenção dos estudiosos. Esses dois fluxos migratórios refletem uma realidade do interior das pessoas que merecem mais acurada observação. Aumenta o número de evangelicos que não frequentam nenhuma das igrejas, semelhantes à muitos católicos que se afirmam como tal mas não frequentam a missa. Nasceram em berço evangélico, se denominam como tal, mas não possuem uma afinidade com qualquer de seus cultos. Há alguns anos isso equivalia à cerca de 0, 25% nas estatísticas e hoje representa algo em torno de 2, 50%, cerca de quatro milhões de fiéis evangélicos sem igreja. O outro fluxo, embora muito incipiente mas consistente, ainda conforme a pesquisa publicada, é a adesão de antigos evangélicos à seguimentos dos cultos afro brasileiros. Segundo ainda o mesmo levantamento, cerca de 35% dos seguidores desse culto já teve experiencia de anos no evangelismo.

Bom, o que poderia ser visto como algo preocupante, na verdade, em meu entender, representa as transformações que hora vivenciamos. É como se o ser humano estivesse insatisfeito com suas buscas espirituais e os depoimentos dos que migraram para outra forma de crença espelham e reforçam este raciocínio. Cada vez mais aumenta o número dos que parecem desejar um caminho de "desinstitucionalização" da própria crença. Ou seja, muitos creem em Deus, sabem que algo existe de transcendente, ainda não encontraram exatamente a resposta, não se veem contemplados com as formas de crença tradicionais e preferem seguir sem religião "formal". Claro que essa é uma fatia dos que tem participado dessa mobilidade. A outra parte tem varioss motivos de migração, como não estar satisfeito na denominação, vazio interior, experiencias pessoais na área da espiritualidade ou questionamento intelectual.

O terreno está aberto. A inquietação interior e a busca de respostas consistentes para os dramas da vida elaboram um caldo de cultura altamente efervescente, provocando novos desafios às várias denominações religiosas que anseiam não só não perder fiéis como desejam conquistar novos adeptos. E onde se insere o espiritismo ?

Primeiro, por não ser uma religião institucionalizada e sim religiosidade acima de formalidades, ainda deverá permanecer com minoria natural nesse processo. Segundo, por voltar seu olhar para a qualidade da fé e ao aperfeiçoamento espiritual dos seres humanos, oferta uma filosofia aberta, abrangente e uma fatia desse fluxo ( mínima ) tem propensão natural a mergulhar em suas águas. É possível que um número talvez triplicado de pessoas passem pelos centros espiritistas, no entanto, como sempre, um número reduzido permanecerá ali, o que não quer dizer que aqueles que se afastam para outros seguimentos não levem a semente do esclarecimento espiritual consigo.

Na verdade, é importante que, com serenidade, as casas espiritas e os vários seguimentos religiosos, se preparem para responder as indagações e inquietações de milhões de almas nos tempos de hoje. O ser humano está em busca de sua identidade, de sua natureza espiritual e a forma de vida puramente material não lhe satisfaz como antes. Pressentem que algo mais deve formar o sentido da vida. Pressentem que o que é sutil faz cada vez mais pressão sobre suas existencias. As religiões serão levadas a depurar-se , a desmaterializar-se, sob risco de de não atender a ânsia da alma. O Espiritismo sabe perfeitamente o que é isso.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

AMANHÃ

Nossa Casa do Caminho terá a alegria, amanhã, 7 de setembro, de receber quatro caravanas. Estaremos em festa e prontos para acolher os corações irmãos que nos visitarão. Sejam bem vindos.

SERVIDOR

A vida é serviço. Tudo serve em a natureza. Servem as forças da natureza, servem todos os elementos do universo. A mente de Deus é servidora e Jesus colocou o servir ao próximo como senha para ser o "maior" no Reino dos Céus. Ele mesmo exemplificou isto. Observando as grandes almas que impulsionaram a humanidade, todas se caracterizaram pelo fato de terem sido servidoras da civilização. Nenhuma delas perdeu tempo ou desperdiçou energia ansiando serem atendidas em suas vidas. E como nos situamos ante esse fato ? Onde podemos reflexionar sobre o que sentimos e como vivemos hoje e nossa disposiçãopara servir ou não ?

É comum encontrarmos pessoas se queixando da vida e da própria crença, aferradas, na verdade, ao anseio de serem atendidas pela divindade, ainda que quase sempre nunca se indagando sobre a própria semeadura. Desejamos colher o que não plantamos. E quando plantamos, muitas vezes, é esperando colher imediatamente. Esquecemos que o Senhor da vida é dadivoso e jamais se esquecerá do servidor digno e fiel ( não esquece, nem mesmo, dos infiéis ).

Somos convidados para sermos servidores. Quem entrega os tesouros das virtudes ao seu semelhante vibra ao nível das forças mais poderosas da vida. Torna-se força. Adquire o poder da imortalidade. Penetra os "mistérios" do Infinito.

Ao longo da nossa existencia, o quanto servimos e o quanto fomos servidos ? Quanto beneficiamos e o quanto fomos beneficiados ? E diante da resposta, seria justo e necessário o que vivemos ?

Reflitamos cada um, bem dentro do templo sagrado que somos.

O DIVINO ESCULTOR E A PEDRA

Rezam todas as tradições das iniciações espirituais que somos a pedra a ser lapidada pelo divino escultor. Chamemo-lo Deus, Alá, Grande Arquiteto do Universo, Força Suprema ou qualquer outra denominação, esse conceito representa a lei do progresso, caracterizada na definição espírita de que somos criados simples e ignorantes, porem, perfectíveis. Esta possibilidade de perfeição encontra-se expressa pela palingenesia, ou as várias vidas que experimentamos na realidade física. No contato com as imperfeições da matéria e com as arestas oriundas dos atritos com outras individualidades, atravessamos a fornalha do burilamento, com consequente desenvolvimento de nossos recursos anímicos. O cinzel divino apresenta-se na intimidade dos desafios e lições da jornada.

Outra imagem frequentemente utilizada nos meios espiritualistas e que consideramos oportuna é a do oleiro (Deus) e a cerâmica ( nós ). Se levarmos em consideração essas alegorias, poderemos não só compreender melhor as necessidades das lutas e dificuldades como estaremos mais abertos à solidariedade, ao envolvimento para com o próximo, mostrando sincero interesse por suas dificuldades e tornando-nos pessoas mais acolhedoras.

Estamos em lapidação. Em breve, surgirá uma verdadeira obra de arte. Da pedra bruta brotara´um anjo. O pesado se fará leve. A sombra não suportará a luz. É a construção da plenitude. O obreiro tornar-se-á venerável. Refletiremos, então, o Divino Escultor, com a pujança de sua arte, o esplendor de Sua Luz e a grandeza de seu amor.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CIRCO

Eu coloquei na minha agenda deste final de semana que, após as palestras, iria ao circo. Foi marvilhoso. A arte circense me encanta, sobretudo pelo esforço que eles fazem para sobreviver com dignidade, alem, claro, da imensa alegria que disseminam onde chegam. Aliviam a pressão em que as pessoas vivem e alegram. Vi o encanto na face de adultos e crianças. Quando teve início o espetáculo ( por sinal, muito bom), começei a bater palmas com a criançada em volta. Voltei no tempo. Como lido com muitos casos de depressão, obsessões, dores múltiplas nas atividades doutrinárias, aquele foi um momento diferenciado. Foi lindo o espetáculo. Produção bem cuidada. E interagiam muito com a platéia. Valeu à pena. O circo está ficando cada vez sem espaço nas cidades para armar seu picadeiro. E isso estreita cada vez mais o mercado para estes mágicos da alegria. Na minha cidade, por exemplo, quase não tem mais espaço. Quando eu respondia pelo departamento de cultura da prefeitura, sempre que aparecia um representante de circo solicitando apoio eu me empenhava para tal. Me comove muito o esforço do artista circense. Um tio, já desencarnado, foi artista de circo. E vi o quanto ele representou a decadencia da profissão. Viva o Circo!

CANCELANDO

Lamentavelmente, não irei poder atender ao compromisso que teria com a nossa querida Semana Auta de Souza, no Centro do mesmo nome, amanhã, face à dificuldades surgidas para estar no horário da palestra. Já comuniquei aos nossos amigos de lá, na pessoa de Rosaldy. Breve pagarei com juros e correção monetária esse cancelamento. Adoro àquela casa e não pretendo ficar em débito com ela.

A CORAGEM DO BEM

Interessante verificar como, a medida que o tempo passa, as pessoas vão se integrando à movimentos e instituições promotores do bem. A timidez que marcava, há algumas décadas, os que se interessavam em socorrer seus semelhantes, quase que começa a desaparecer do planeta. Até as empresas, desenvolvendo seu conceito de responsabilidade social, incentivam a participação nesse setor.

O importante é a imensa gama de projetos e trabalhos, que vão desde caravanas para entrega de donativos até projetos de emancipação do cidadão. Temos a singela distribuição de sopa pelas ruas das cidades até núcleos de promoção social, inserindo os "esquecidos" no mercado de trabalho com cursos profissionlizantes, atingindo a inserção social com apoio psicológico, sociológico e humanitário.

Não há mais volta! É irreversível a expansão do Bem. Claro que ainda perduram largas dificuldades, sobretudo, àquelas de natureza íntima. Mas isso deve nos estimular a prosseguir. Quanto maior a dificuldade pessoal para nos atrelarmos ao movimento luminoso maior o mérito desse esforço, gerando uma sensação mais ampla de satisfação, bem estar emocional, certeza de se sentir e saber-se útil. E ser útil à sociedade é um dos mecanismos do desenvolvimento pessoal e um dos nossos deveres para com o próximo.

Quem não pode (ainda) realizar uma grande obra ( no sentido de extensão) faça o que estiver ao alcance, mas faça. Sempre podemos ofertar pão e água, fazer visitas ou estabelecer diálogos fraternos. Importante é acreditar na capacidade de ser irmão. E, ao lado de amigos, não necessáriamente da mesma crença, criar uma atividade que faça a diferença na vida de alguem. Vejam o exemplo citado abaixo. É hora de atitude.

BROTA UMA NOVA SEMENTE

Recebi de um participante do blog uma informação maravilhosa. O Ruy Andrade, de Alagoas, postou comentário ( deem uma olhada nesse comentário ) sobre um grupo de trabalho fraterno criado em sua cidade. Congrega seguidores de várias religiões para fazer o bem. Taí mais uma expressão do novo tempo. Ruy, Que maravilha, amigo ! Obrigado pel generosidade de suas palavras que me arrancaram lágrimas pelo seu incentivo. Aproveito a ocasião para sugerir aos nossos participantes que, se puderem, tentem fazer o mesmo em suas cidades. O importante é que o Bem se multiplique. A força da Luz, suave e poderosa, terna e dinâmica, há de transformar, em definitivo, este mundo.

sábado, 3 de setembro de 2011

AGENDA

Ia esquecendo da agenda. Aí vai: logo mais à noite, estarei em Rio Doce, Olinda, na SEDALC, realizando seminário sobre 'Os Dez Mandamentos". Amanhã, pela manhã, tenho compromisso na sede da Maçonaria do Cabo e à tarde, palestra no C. E. Paulo e Estevão, em Recife. E `noite, pasmem, estarei com a família me encantando com malabaristas, palhaços, equilibristas, etc, no Grande Circo de Portugal. Sou apaixonado pelos artistas circenses. Pareço criança. Estou louco para assisti-los.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO

Estamos nos aproximando dos setenta mil acessos. Isto é resultado da dinâmica que voces tem empregado, com comentários pertinentes, interessantes, e com sugestões para lá de especiais para serem abordados aqui. Faltam um pouco mais de tres mil acessos.Já estamos em quase sessenta e oito mil. Vamos acessar mais. Vamos trazer mais gente para somar o amor e multiplicar o bem, diminuindo a sombra e dividindo a esperança. Vamos lá, gente. Falta pouco.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A PERPETUAÇÃO DO DIABO ( ? )

Todos conhecem a simbologia do anjo decaído. O diabo, o anjo que se revoltou contra o seu Criador e o enfrenta por toda a eterndade. Claro que nós, espiritas compreendemos esta personagem mítica não como uma realidade e sim, como uma imagem referente aos nossos processos interiores. Vamos ser mais claro: O diabo seríamos nós quando, no usufruto do nosso livre arbítrio, podemos chegar ao disparate de desejar "enfrentar" o Supremo Poder. Mas esta rebeldia teria um tempo de ser. A Lei do Progresso trabalha as almas, reajustando-as ao longo dos séculos e milenios.

Agora, me permitam uma atitude filosófica, se posso definir desta forma a liberdade de pensar: o livre arbítrio continuará sendo prerrogativa da criação divina e, portanto, no universo onde rodopiam munos tão atrasados ou mais que a Terra, poderão existir outros seres equivocados como o nosso "diabo", embora sempre numa condição transitória. Não que todos os espiritos tenham que passar pela condição diabólica mas que esta possibilidade é vivida por muitos, ah isso é. E aí o amor continua agindo. Os seres que antes envergavam a túnica da maldade, agora recuperados, vão espalhar o esclarecimento e a luz sobre esses que ainda teimam na rebeldia. A questão é mais transcendente do que pensamos. Desculpem-me o voo do pensamento mas o objetivo foi mostrar que o que não falta é trabalho no infinito e nem almas para serem amadas...e esclarecidas.


SOBRE ORTODOXIA

O participante do blog, Alcídio, postou comentário em um texto que escrevi sobre Espiritismo Ortodoxo, lá atrás, já há alguns meses. E ele faz referencia de que J. Herculano Pires, o grande filósofo espirita, especifica que ortodoxo seria o que escolhe a coisa certa e heterodoxo, o errado. Ora, Alcídio, creio que não seria bem isso o pensamento do grande Herculano, por quem nutro grande admiração. E mesmo que o fosse, como voce mesmo colocou em seu comentário, de que não fica bem Emmanuelismo, chiquismo, etc, tambem não fica bem Herculanismo, concorda ? Toda ortodoxia ( e aí o termo que eu emprego é aquele relacionado com estreiteza de visão, rigidez de percepção, interpretação literal das coisas ) produz "fundamentalismos". A mente fecha-se na concepção de que a verdade nos pertence, no sentido absoluto.

Sendo o Espiritismo progressista por execelência e progressivo em sua revelação, devemos estar atento para não congelarmos as possibilidades de desdobramentos das lições e, sobretudo, da vivencia destas. Quanto à ouvir Emmanuel, Andre Luiz, Bezerra, Joanna e outros, enquadra-se na atitude de ouvir São Luis, Fenelon e outros pois tanto para uns como para os outros, devemos empregar o bom senso e a razão, passando por estes crivos qualquer mensagem oriunda do pensamento espirita. O problema é quando começamos a pensar que fora de Kardec não há salvação ou de que alem do que já foi dito sobre as grandes Leis postas na venerável codificação não há mais vida ou novas informações. Isto cria a ortodoxia infeliz.

O próprio Kardec afirmou que "a primeira palavra havia sido dita mas não a última " em termos de espiritismo. A dinâmica de cada tempo confere um movimento próprio à cada etapa. Estamos com voce referente à prudencia e zelo doutrinário porem, sem que isso represente engessamento e fixação mental de tal monta que tornamo-nos ortodoxos não por buscarmos o certo mas por acharmos que não ha´mais algo certo alem do que conhecemos.

Espero que tenhas entendido nosso pensamento, amigo Alcídio. Participe mais vezes, enriquecendo, como o fez, nosso espaço. Um grande abraço.

A NOITE DE ONTEM

Havia algo de diferente na atmosfera da instituição Casa do Caminho ontem à noite. Casa lotada e doce expectativa. Atendemos alguns companheiros e saímos para abraçar o pastor Erivaldo, que já havia chegado em nossa sede. Alguns fiéis de sua igreja vieram lhe acompanhando. Com o início da reunião, a primeira parte ficou com o visitante pois ele declinou de utilizar todo o tempo da reunião. Falou 25 minutos sobre a esperança. Lindo. Seguro, amoroso. Proferi palestra sobre a figura de Pedro. A alegria foi maior pois tivemos a visita do pastor Valdemir, da igreja batista de Garapu, bairro em que esta´localizada a Casa do Caminho. Foi uma festa. Dei-lhe a palavra ao final da reunião e ele externou a alegria de estar entre nós. O lançamento do livro do Erivaldo foi um sucesso. E os nossos corações estavam felizes pela ponte entre os dois seguimentos.

Não tenho dúvida de que a energia acumulada pelas religiões, se unida, faria avançar a luz pelos caminhos do mundo. As sombras sabem dessa força e, porisso, trabalham para manter a separação entre elas. Isso, porem, será superado. Não há força que detenha a lei do progresso. E o que o Alto determina, se cumpre. Assim será.