Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A CONSCIENCIA É MAIS UMA PROVA

A consciencia é mais uma prova da imortalidade da alma. Não há como conceber que algo puramente material seria capaz de produzir a delicadeza, a agudeza da consciencia. As moléculas não tem senso ético. Algo desencadeia isto no ser. O homem, em sua transcenencia, é a resposta. É verdade que o ambiente impregna a criatura dos elementos culturais que o caracteriza, no entanto, diversos são os exemplos de uma noção de ética muito superior ao ambiente. É algo que brota e tem o seu dinamismo no próprio ser.

Pense num amontoado de moléculas ser capaz de produzir o genio de um Chopin ou a vigorosa inspiração de um Bach. Tente conceber músculos e nervos desencadear a delicadeza de uma Akiane ou o heroísmo de Jesus. Acredita mesmo que a força cega da matéria é responsável pela saudade ou pelos arroubos do amor, capaz das renúncias mais inimagináveis e pela dedicação mais comovente ?

Olhando a própria diversidade da humanidade, dos casos mais mediocres às expressões das sublimes genialidades, tudo faz crer, sim, na ascendencia do espirito sobre a matéria, da alma governando a vida. Observando o corpo cadaverizado de um amigo, de um coração amado que bem conhecíamos, algo nos diz que o que movia aquela máquina saiu e sem ele, nada pode ser. Voce conhecia a capacidade de amar, as qualidades, a vivacidade daquela criatura e agora....ali está um amontoado de carne sem qualquer expressão de vida. Não, não há como não entender que algo deixou aquele organismo, agora frio e sem inteligencia. O que intelectualizava aquele corpo não está mais ali. Olhando com calma e refletindo assim, nem se precisa as tantas provas que os fenômenos espirituais fornece para se chegar a sublime conclusão : somos imortais.

O desencadeiamento ético moral desta certeza só a história irá precisar para que a civilização alcance tal dimensão. A certeza disto mudará quase tudo. E uma nova realidade forjara´uma grandiosa sociedade, cheia de generosidade e compaixão, justiça e equilíbrio moral. Nosso mundo será formado, então, por habitantes sintonizados, finalmente, com a Grande lei que rege e é seguida por inúmeras outras humanidades, mais felizes do que imaginamos. Estaremos mais aptos a conviver com nossos irmãos mais adiantados no universo. Nos aproximaremos da cidadania cósmica, consequencia natural, do processo evolutivo.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AINDA A AGENDA

Neste final de semana estarei em Natal, a bela capital potiguar. Farei palestra no aniversário do Centro Espirita da Candelária, no sábado à noite e no domingo estarei no Café Cultural da instituição comandada pelo meu estimado Jacob Melo, a quem não vejo há algum tempo. Neste café, realizarei seminário só pela manhã. Na semana seguinte viajo para Arapiraca, Alagoas, e depois Paulo Afonso, na Bahia. Já são as últimas viagens deste ano. Ainda falarei no Humberto de Campos em Coqueiral; no bairro do Pina, no trabalho social realizdo pelo meu amigo Edney em Recife, na Federação Espirita Pernambucana no dia do Natal, como já é tradicional e encerro o ano de palestras no dia 30 de dezembro, falando no novo centro espirita do Cabo de Santo Agostinho, na praia de Gaibu.

NO PAZ, LUZ E HARMONIA

Amanhã estarei no Centro Espirita Paz, Luz e Harmonia, localizado no Barro, próximo à Tejipió. A palestra será às 20 horas com o tema "Conhece-te a ti mesmo". A instituição comemora mais um ano de atividades abençoadas pela causa da luz. Tem uma juventude dinâmica, sendo que conheço acasa há muitos anos, sempre apresentando uma movimentação impressionante tanta de trabalhadores como de publico assistente.

domingo, 27 de novembro de 2011

SAUDADE DO AMANHÃ

É possível que os amigos estranhem o título da postagem, no entanto, fácil explicar o mesmo, afinal, ansiamos tanto um mundo melhor que parece que ele, de alguma maneira, já se encontra formado por dentro de nós. E creio que assim o é. Antevemos a beleza desse amanhã. Uma especie de clarividencia "nasce " em meio ao ideal que cultivamos. Desejamos ardentemente ver irmãos felizes e uma civilização tomada pelos mais comezinhos deveres da fraternidade mai bela. A solidariedade, que se desenha tão intensa nos dias de hoje, será poderoso medicamento à minimizar qualquer agrura.

Sim, tenho saudade do amanhã. Uma saudade do que vai vir e que advinhamos nas fibras mais profundas de nosso ser. Se sonharmos juntos a construção dessa realidade, ela se tornará o presente e não mais o amanhã, não mais o futuro. Conheço inúmeros outros que sentem esta estranha saudade ao mesmo tempo em que trabalham, incansáveis, na edificação desse novo momento.

Ele virá. E teremos uma nova saudade, agora, de um estágio superior. É assim que nos moveremos para a amplitude da nossa destinação. É dessa maneira que tomaremos posse de nossa origem sublime e dos poderes magistrais do espirito moralizado.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

DEBATE DE NÍVEL NO RÁDIO

Participei, como havia divulgado aqui, de um debate no programa de maior auiencia do estado e, talvez do NE, na rádio Jornal, em Recife. Tanto o pastor Miguel Cox, da igreja Anglicana, como o Padre Amaurílio, como de outras vezes, foram muito elegantes e respeitosos durante todo o programa. O tema girou em torno do preconceito dentro das religiões. Creio que foi interessante e pude colocar a necessidade das religiões, ou melhor, dos religiosos, reavaliarem seus preconceitos e como os prejulgamentos nos afastam de Deus e das propostas abençoadas de Jesus. Estávamos, os tres, afinados neste ponto de vista. Espero que muitos outros líderes invistam nessa aproximação respeitosa entre os diversos segmentos religiosos. O que nos une ( Deus, Jesus, o Amor, o Bem ) deve ser bem mais forte do que nossas visões diferentes de enxergar a vida e a própria fé.

OLHANDO OS OLHOS DE ALFE

Uma amiga paraibana deste blog me escreveu narrando sua dor e de seu companheiro ante o câncer que devasta as entranhas de seu animal de estimação, o Alfe, seu cachorro. Ao levá-lo ao veterinário e entrando na sala, encontrou seu amigão - como ela chama afetuosamente Alfe - com a barriga aberta. O veterinário encontrou o câncer doloroso avançando a partir do peritônio sobre Alfe. A emoção foi imensa. Ela autorizou a cirurgia que o Alfe, provavelmente, não resistirá. Mas, vale a pena tentar. E, sobretudo, poder olhar novamente em seus olhos de amigo fiel e faze-lo sentir, novamente, o quanto ele é amado.

Sei o que minha amiga está sentindo. Tenho um cãozinho, o Apolo. Esteve há poucos dias doente. Tremia. Quando é uma criança, ainda chora e pode apontar, em certos casos, onde incomoda. Eles, os animais, não. E chorei, emocionado, vendo meu alegre Apolo entristecido, sem festa nos olhos e na calda.

Os animais são imortais. São princípios em evolução. E se o amor une sempre, por que não imaginar a possibilidade de rever, um dia, nossos queridos animais? São várias as evidencias de alguns retornos deles para o antigo dono, alem de demonstrações da amizade no mundo espiritual ( vide Padre Germano e o seu cão, Sultão ). Claro que o Livro dos Espiritos nos explica que, em geral, os animais são recambiados para uma nova encarnação quase que de imediato, porem, as evidencias falam em outras possibilidades.

Independente disso, o importante é que o Alfe sabe que foi amado ( e é). E que Deus é o Pai e Mãe de todos os seres, de tudo o que existe. Vá, amiga, olhe nos olhos de seu Alfe e simplesmente, deixe o amor fluir, sem apego e com completa confiança no Divino Amor de Deus. Ele cuidará de seu Alfe muito bem. Ame e ame-o. Quando chegar a hora dele deixar este corpo, partirá cheio de amor. E reconfortado.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

AOS QUE CHEGAM

Aos amigos que estão chegando neste espaço, sejam bem vindos. Sei que representam novas energias à somar para que uma nova consciencia se instale em nossa civilização. Jamais pensem que nada representam pois, como a montanha é composta por grânulos e o grande oceano pelas minúsculas gotas dágua, a grande luz é composta pelos pequeninos fótons que somos. É a grande esquadrilha do bem, enviando a mensagem para as sombras ( inclusive, a que trazemos em nós ) de que a vitória do Bem não tem volta. Só os que postaram sua presença no painel inicial do blog já são 586, fora os inúmeros que não se identificam e aqui participam.

NOVO CENTRO ESPIRITA

Minha cidade ganhou mais uma casa espirita. Localiza-se na praia de Gaibu e foi fundada por amigos, alguns deles ligados há muito, conosco. Terei a honra de fazer a última palestra do ano da casa, dia 30 de dezembro. E o tema será uma reflexão sobre o ano que termina e as expectativas para o novo ano. Sempre que surge uma instituição aumenta a sensação de divina esperança nesses dias que se aproximam. Apesar de todasas imperfeições que nos são peculiares, é mais um farol funcionando, dando possibilidades de conhecimento aos corações. Gaibu é uma praia muito visitada e habitada. Sem dúvida, atenderá à grande demanda que ali identificamos.

Agora já são seis centros espiritas e uma obra social em nosso município. E estão bem distribuídos: Um no centro da cidade, outro no bairro populoso do São Francisco, mais outro na longa rua são João, Uma casa no distrito de Ponte dos Carvalhos, outra em Garapu e a creche- abrigo Lar do Amanhã, no Engenho Novo. Como veem, não somos muito por aqui mas, vamos fazer a diferença.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

"VAI PARA O INFERNO...TÁ PERDIDO!"

Certa feita, e já citei tal fato aqui, se não me falha a memória, um amigo de um dos meus irmãos, vinculado ao seguimento evangélico, havia externado sua opinião à respeito da minha pessoa, quando conversavam sobre religiões. Disse o amigo que, apesar de me achar uma boa pessoa, meu caso era um caso perdido. Ao morrer, segundo ele, não haveria misericórdia para esta pobre alma. Era inferno direto. Obviamente, quem o escutava, não gostou nada da minha condenação. Ao me dizer o fato, procurei tranquilizá-lo, afirmando minhas convicções à respeito da inexistencia de tal lugar e que ele não devia se preocupar com isso. Mas trato desse assunto para demonstrar o quanto temos que caminhar para superar nossa estreiteza de percepção quanto ao amor de Deus e as suas Sagradas Leis. Se os religiosos conseguissem avançar para a vivencia dos postulados iluminativos de cada religião, não teríamos tantas dificuldades no planeta, sobretudo, no âmbito da violência.

Quero dizer, ainda, que a opinião exarada pelo rapaz à respeito de minha condenação não é, creio, a mesma postura de outros do mesmo seguimento. A estreiteza de visão e o fundamentalismo serão superadas à medida que a compreensão mais larga da religiosidade marcar presença no coração da humanidade. Tenho encontrado no meio evangélico, assim como entre os católicos, verdadeiros discípulos de Jesus, dedicados tarefeiros do Bem, sempre a nos tratar com extrema generosidade e respeito.

Nos passos que formos dando na evolução, iremos ampliando a noção de que somos espiritos materializados e não um corpo de carne que deve ser espiritualizado. Essa noção deve fazer a diferença na nossa maneira de encarar a vida e de nos relacionarmos com as diferenças. Aprenderemos que elas, as diferenças, são profundamente enriquecedoras e isto é que o Senhor da vida deseja para nós: sermos ricos de valores mais profundos, de sentimentos mais altruístas e mais alteridade no templo do coração.

As atitudes maduras serão determinantes na construçao de um mundo melhor, mais equanime, mais justo e misericordioso. A paz não dispensa a vivencia desses valores citados acima. Sem eles, a pacificação do planeta em que experienciamos nossa evolução será uma quimera. E podemos execitá-los, agora, a partir de uma decisão firme e inabalável.

E aí, não existirão mais condenações como aque me foi imputada: "Está perdido! Vai direto para o inferno !"...

SOBRE ARAPIRACA

Nossa participante Guenda, alem de outros amigos, tem postado comentários e escrito para o meu e mail, perguntando sobre a data de nossa ida à Arapiraca, cidade polo no interior de Alagoas. Estarei lá no próximo mes de dezembro, nos dias 10 e 11. Me parece que o seminário será no auditório do fórum da cidade. Portanto, será uma grande alegria te-los conosco neste evento. Guenda me perguntou se eu tinha algo programado para Porto Alegre. Infelizmente, não. No próximo ano estarei em São Paulo, no interior do Estado e em Poços de Caldas, Minas Gerais. O Rio Grande do Sul, lamentavelmente, não consta do próximo roteiro.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

AGENDA

Nesta sexta feira estarei participando do programa Geraldo Freire, na Rádio Jornal, aqui de Recife. Será um programa em que estarão, ainda, um pastor da Igreja Episcopal e o Padre Amaurílio, do bairro de Casa Amarela, grande discípulo do Senhor da igreja católica. O programa tem grande audiencia e será mais uma oportunidade de externarmos o pensamento espirita. O tema, me parece, girará sobre preconceito religioso e coisas do genero. Será às 11 da manhã.

No sábado, estarei no Grupo Espirita Júlio Cesar, em Rio Doce, Olinda, à tarde, realizando seminário relâmpago sobre a transição do planeta. Logo depois, à noite, sigo para outro bairro de Olinda, Jardim Atlântico, onde falo na Sociedade Espirita Jardim Atlântico às 20 horas. No domingo deverei estar, pela manhã, em Goiana. Digo assim porque me pogramei para estar no Nacca domingo anterior mas não foi possível. Vamos ver.

CRIANÇAS QUE SE MATAM

Suicídio infantil. Eis um tema dolorosíssimo, difícil até para se abordar. Lamentavelmente, vez em quando surgem notícias desse teor, impactando a sociedade. Há pouco meses, no interior de São Paulo, um garoto de dez anos atirou na professora e depois se matou. Isto num ambiente em que, supostamente, ele estaria respirando esperança e novas perspectivas para sua vida, que se iniciava. O que o levou a agir dessa maneira ? Não há como detectar. Só a lamentar e tirar uma farta gama de elementos que desafia o campo da educação e as famílias. Claro que cada caso é um caso. Até as vidas pregressas da criança podem contribuir para explicar esses delicados casos de auto destruição.

A questão da estrutura familiar precisa ser levada em consideração no tocante à iniciativas preventivas contra tal desatino. Sabe-se que numa família equilibrada, voltada para valores afetivos e de acolhimento, dificilmente encontraremos algo dessa natureza. Pode até ocorrer mas aí seria relacionado à outros fatores que podem passar por aspectos obsessivos e outra questões. Sem dúvida, criança ou adulto, o suicídio choca e mostra-nos como a Terra ainda necessita voltar-se para Deus e o ser humano entender sua natureza e destinação. Os pais, aguçarem seu senso de observação para vasculhar, tanto quanto possível, a vida íntima dos filhos. Não me refiro à uma vigilância pura e simples, com invasão da privacidade. Me refiro à atenção que devemos ter para com o mundo emocional de nossas crianças, suas carências de orientação moral e a detecção de suas dores "escondidas".

O tema é delicado e comporta várias nuances. Como disse, cada caso é específico. Como não conhecemos a realidade de cada caso, diretamente esta a que me referi do interior paulista, ficamos, apenas, no campo especulativo, sem maiores objetividades. A prevenção, no entanto, com certeza, passa pelo investimento de teor moral, pelo incentivo aos nossos filhos, sobre sua espiritualidade e na criação de um ambiente saudável dentro do lar. Sem dúvida, esses elementos são decisivos para que tal tragédia não se repita.

ANDERSON E SEU ARTIGO NA REVISTA INTERNACIONAL DO ESPIRITISMO

Meus amigos, esta postagem é um reconhecimento ao artigo escrito pelo estudioso do espiritismo aqui de Recife, Anderson Santiago, para a Revista Internacional do Espiritismo, da editora Clarim, de Matão, São Paulo. Judiciosa abordagem que nosso companheiro fez sobre o critério da razão e do bom senso que devemos ter no tocante ao contato com o mundo espiritual. Concordo em tudo com o que ele abordou. A questão da mediunidade necessita ser praticada nos moldes em que o Livro dos Médiuns sugere. E se assim fosse feito, muitas obras não viriam à público, muitas vezes com erros crassos ou com feição eminentemente personalista.

A ausencia do estudo edificante e criterioso; o embasamento teórico quase inexistente, alem da imprudencia no trato da questão tem levado a encontrar-se, no meio espirita, muitas dificuldades e desacertos doutrinários. O Anderson foi muito feliz em sua abordagem e espero que o articulista de Recife, nosso irmão de ideal, continue cotribuindo para o esclarecimento de todos nós, na delicada seara mediúnica e doutrinária como um todo. O trabalho do amigo, chamando a atenção para os ensinamentos do espirito Erasto, no Evangelho mas, sobretudo, em o Livro dos Médiuns, é um primor de lógica e um convite para nos debruçarmos sobre os esclarecimentos ali contidos. Não se pode enveredar no universo da prática mediúnica desconhecendo as leis fundamentais que nos são apresentadas na obra da codificação. Parabens ao Anderson. Recomendo a leitura do artigo na revita desse mês publicada pelo Clarim.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DO MUNDO ESPIRITA

Essa segunda parte do Livro dos Espiritos é um colosso de informações sobre a dimensão invisível. Insisto nesse tema pelo fato de verificar a enorme quantidade de pessoas que convivem com a mediunidade, bem como as muitas pessoas que já militam na mediunidade dentro do espiritismo, apresentando quase total desconhecimento sobre o tema, ou limitados entendimentos sobre o exercício da faculdade psíquica. Nossas casas de ideal precisam aprofundar mais o estudo à respeito pois, é revelador o fato de encontrarmos dedicados tarefeiros da mediunidade perdidos na tarefa ou submetidos à angústias intensas por simples desconhecimento de suas leis. Falo do que tenho verificado. Não é uma colocação desalentadora ou pessimista, creiam. É um atestado. Importante identificar o problema para corrigi-lo, correto? A tendencia é o aumento de casos de natureza mediúnica baterem à porta de nossas instituições e necessitamos estar preparados para recebe-los, para orientar com eficiencia.O ser humano deve ser enfatizado nos casos dos médiuns atormentados que surgem, mostrando-lhes que, alem de estudar a faculdade, imprescindível reestruturar o ser humano. Cuidar da alma que ele é. Estimulá-lo a interagir melhor com a vida, consigo mesmo, com o próximo e com Deus, de maneira leve e feliz, aberta e profunda. O estudo do conjunto da codificação permite tal fator. Numa obra voce tem estudos específicos sobre mediunidade ( Livro dos Médiuns ), noutra, análise filosófica sobre nossa destinação nas vidas ( Ceu e Inferno ). Numa outra ( O Evangelho ) temos o código de conduta portador dos instrumentos para a construção de nossa felicidade e em outra, (A Genese ) a compreensão mais ampla sobre o pensamento Criador de Deus, sem falar no banho de filosofia esclarecedra que levamos em o Livro dos Espiritos. Então, o que estamos esperando para fazr cintilar em nossas instituições o brilho de uma verdadeira Universidade da alma ?

ACESSOS NO BRASIL

Amigos, atingimos, só no Brasil, mais de 80 mil acessos. Estamos satisfeitos pelo êxito, até agora, do blog. Sei que, principlmente nos finais de semana passo dois dias sem atalizar o espaço. Faço o possível para mante-lo com novas abordagens, porem, as outras atividades não me permitem faze-lo como gostaria. Não sou "blogueiro" profissional. Nem mesmo tenho utilizado o espaço com publicidades, embora devido aos acessos, já me tenha sido oferecido a oportunidade. Sinceramente, não desejo fazer isso, até porque pode ocorrer de não poder atualizá-lo mais como gostaria. Tenho previsto algumas viagens mais demoradas e, embora saiba que poderia atualizar onde estiver, confesso que termino por esquecer devido à programação, quase empre intensa, e mais os contatos de pessoas que desejam conversar, trocar idéias, tirar dúvidas, etc. Aí, às vezes, chego ao hotel ou na residencia que me acolhe, meio que um "bagaço ". Vamos em frente. Ah, aproveito essa postagem para agradecer tantas vibrações carinhosas em meu aniversário. Foi fantástico. Obrigado, amigos. Vibro, tambem, por voces.

SEMINARIO EM MACEIÓ

Alem de um público maravilhoso ( estava previsto um evento para apenas 250 pessoas face ao espaço, mais de 400 se fizeram presentes), tivemos uma tarde ensolarada ( foi ao ar livre, no pátio do Abrigo Francisco de Assis ) e um clima espiritual emocionante. Fiquei muito feliz pois diversas pessoas presentes, pela primeira vez, assistiam uma palestra espirita. Outras tantas não conheciam o abrigo e podem se transformar em potenciais colaboradores daquela obra de amor, tão bem conduzida pela Bete. E esta amiga teve apenas 20 dias de propaganda já que eu não iria à Maceió por falta de agenda mas houve uma alteração e a data ficou em aberto. Bom, o importante é que o evento foi um sucesso e lá tínhamos, inclusive, pessoas de outros seguimentos religiosos que foram convidadas por amigos. Acreditem: talvez tenha sido o seminário inserido como dos que teve uma presença de um público não espirita que já fiz até agora nesses trinta e um anos de atividades. Impressionante. Se contarmos os que estão começando agora no espiritismo, creio que a só temos que agradecer aos bons espiritos tal cota de emoçoes.

SOBRE RAUL TEIXEIRA

Há um comentário postado dando-nos conta do atual estado de noso querido Raul. Embora continue na UTI ( agora em outro hospital ) e tenha imobilizado todo um lado do corpo, obteve melhoras e já se alimenta de comidas pastosas. Ainda não consegue se expressar verbalmene mas vem melhorando seu quadro. O hospital está perplexo pea quantidade de emails e votos de melhoras que ele vem recebendo de vários países. Continuemos a orar pelo lidador abençoado.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

NOSSOS PRETOS VELHOS

Perguntou-me a querida amiga que nois auxilia na minha residencia, sobre o preto velho. Ela é evangélica e expliquei-lhe a relação dos pretos velhos com a umbanda aproveitando para esclarecer-lhe sobre as diferenças entre o espiritismo e os cultos afro brasileiros. Quero ressalvar que procurei manter a postura sem qualquer presunção mas enfatizando a confusão que se faz, ainda, sobre as duas doutrinas.
Lógico que o chamado "preto velho", muitas vezes, é um espirito que mantem uma fixação numa forma que teve no mundo e, apresentando-se na casa espirita, naturalmente procuramos auxiliar no desvencilhamento da moldagem que apresentam, afinal, o espirito nem é "preto e nem velho". É espirito. Mas isso não quer dizer que tenhamos uma postura presunçosa e excludente se, porventura, surgirem nas instituições com as características próprias com que se apresentam na umbanda, por exemplo. Claro que, se desejarem este ou aquele ingrediente de natureza material, a posição é de esclarecer-lhe a situação, contribuindo amorosamente para sua espiritualização, "desvinculando a casa mental do mundo das formas. Isto no caso dos que sintonizam em condições espirituais mais "humanas". No entanto, há os que se apresentam cheios de dignidade e grandeza pois foram pretos velhos na carne e são almas mais avançadas, cumprindo abençoadas missões juntos aos nossos irmãos vinculadaos àquela forma de fé. Temos muito que aprender com estes em humildade, sabedoria e respeito às diferenças. Grandes espiritos tomam esta forma para melhor atingirem certas faixas de "corações" e servem, incansáveis, ao bem. Muitas casas de umbanda são expoentes do amor e disseminam consolo em profusão, contribuindo, dentro de suas características, para que muitos alimentem a esperança e sejam balsamizados em suas amarguras.
Nossa noção do Bem deve nos alegrar no tocante ao somatório dos que se colocam à serviço da paz. Desmaterializemos nossas aspirações entendendo os que ainda não conseguem este intento. Esclareçamos as almas, respeitando os que estagiam neste ou naquele patamar. A luz de Deus jamais discrimina. Nosso coração precisa aprender a fazer o mesmo.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

TÔ LIGADO - OS ESPIRITOS, NOSSOS PENSAMENTOS E AS TRANSFOTOS

Respondendo ao Pedro Henrique que nos indaga sobre duas questões: até que ponto os espiritos podem ler nossos pensamentos e sobre as chamadas transfotos. Olha, Pedro, quanto mais evoluído for o espirito mais facilmente pode saber o que estamos pensando pois já utiliza, com naturalidade, a linguagem verdadeira da alma que é o pensamento. Os espiritos ainda pouco evoluídos tambem podem penetrar em nossa casa mental desde que foquem bem a atenção nesse desejo e alguns praticamente podem não conseguir pois sequer imaginam que podem faze-lo. Em geral, no entanto, eles captam os pensamentos pois para a realidade mais sensível em que se encontram, esta área - a captação do pensamento - lhes compõe a o mundo natural, entendeu ?

Quanto às transfotos, seriam fotografias do mundo espiritual ou de espiritos, que diversos pesquisadores da transcomunicação instrumental - contato com a outra dimensão através de aparelhos eletrônicos - tem obtido em vários países. Aqui no Brasil, Sonia Rinaldi seria o nome de referencia sobre o assunto. Caso deseje aprofundar seus conhecimentos sobre tão interessante assunto, entre na Internet e coloque o nome dela que voce terá muitasinformaçõs que vai gostar.

Gostaria que voce postasse dizendo se esclareci ou se ainda ficou alguma dúvida. Terei imenso prazer de voltar ao assunto ou outro que voce deseje, ok ?

OS JOVENS QUE DESPONTAM

Estou impressionado com a quantidade de jovens apresentando caracteristicas muito claras de compromisso com valores espirituais. Tenho tido contato com eles em nossa Casa do Caminho e me emociona a delicada sensibilidade que demonstram em nossas conversas. Chegam a chorar, como se algo se ampliasse em sua memória, recordando-lhes o compromisso agendado com o Evangelho antes do mergulho na carne. Torço para que todos possam cumprir a bela tarefa que trouxeram para o mundo. Oremos por eles.

RAUL TEIXEIRA

Caros amigos, aguardei um pouco para tratar do assunto à espera de novas informações, porem, pedimos aos companheiros do blog preces e vibrações amigas para o nosso querido lidador do ideal, Raul Teixeira, de Niterói, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral dentro do avião que o levava para Nova York onde realizaria uma série de palestras. Ele se encontra em UTI num hospital da metrópole norte americana. Estamos sem notícias atualizadas pois o hospital só concede informações para familiares e, até ontem, eles não haviam chegado até o local. As informações que temos foram repassadas pelo confrade Alamar Régis. Esperemos que a proteção do Alto possa permanecer amparando o valoroso tarefeiro da palavra espirita que muito vem contribuindo para a divulgação dos nossos postulados. sim que tivermos notícias colocaremos neste espaço.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

COMEÇAMOS A CONSTRUÇÃO DO NOVO SALÃO

Iniciamos a construção do novo salão de reuniões públicas da Casa do Caminho, em Garapu, Cabo. A ação é muito mais para aproveitar o atual salão e nele instalar, em melhores condições, a evangelização infantil - trabalho fundamental na Casa Espirita - do que por necessidade imediata de ampliação do salão. Claro que, mutas vezes, ficam pessoas do lado de fora durante algumas palestras mas até que suportaríamos mais um tempo, porem, as salas de evangelização estavam sacrificadas e iremos, dessa forma, otimizar o espaço. Nossas crianças e adolescentes precisam ser cuidadas como jóias preciosas. Bom, taí, se alguem puder ajudar, por favor, entre no site da SOESCA - Sociedade Espiritaa do Caminho e peguem informações de como faze-lo.

Alem dessa construção, estamos nos preparando para tentr cobrir o novo auditório do Nacca, em Goiana. Entre outros projetos, encontra-sea de um abrigo naquela localidade. Feliz pelo fato do Lar do Amanhã, alem da creche, já estar funcionando o abrigo para idosos Lar do Amor, sonho do início da fundação do Lar do Amanhã. ansiamos, agora com um outro grupo, abrir mais este espaço de amparo à velhice desamparada., agora na zona da mata norte do Pernambuco. E conto com os amigos de sempre.

MAIS DE TREZENTOS JÁ INSCRITOS EM MACEIÓ

Já deve ter passado de trezentos os inscritos para o seminário sobre Perispirito e Mediunidade que realizarei no Abrigo Espirita Francisco de Assis, no bairro Serraria, em Maceió. E voce, da redondeza, vai ficar de fora ? Ainda dá para se inscrever pois, conforme a diretora do abrigo, o espaço dará satisfatoriamente. Começaremos às tres horas e iremos até cerca de dezenove horas. Até o dia espero que ampliemos o número dos participantes. Com certeza contarei aqui como foi o evento. Esperem.

GHH E SUA PALAVRAS BENFEITORAS

Ghh - este o "nome" que postou um comentário à respeito de minha jornada atual e de como "dou trabalho" ao meu médico...rsrsrsr. É verdade. O Dr. João Sávio, aqui do Cabo e que muito admiro, já me recomendou desacelerar meus trabalhos, sobretudo, as viagens e o número de palestras. Sei que ele deve estar com a razão. Tenho sentido "umas coisas" mas nada que deva preocupar quem quer que seja. Disse-lhe que entendia seu pedido mas ainda não deu para diminuir o ritmo.Até o final do próximo ano ainda preciso atender à Paulo Afonso, Natal, Fortaleza, Sorocaba, Piaracicaba, Poços de Caldas, etc, rsrsrsrs. É difícil receber as solicitações num momento tão especial do nosso planeta e não procurar atende-las. Claro que o Senhor da Vida tem servidores mais qualificados e preparados para as tarefas. Claro que sei que sou eu o mais necessitado dessas atividades mas, sinceramente, anseio dar essa singela contribuição.

Ghh, sua última postagem me comoveu enormemente. Obrigado. Meu coração sensibilizou-se ao extremo. Isso que me move. Deus te abençoe o afeto e as vibrações caridosas. E grato pelos votos de feliz aniversário, bem como aos outros amigos do blog que tem postado o mesmo e os que ainda postarão. Deus ampare à todos.

SEMINÁRIO EM MACEIÓ

Recebi ligação de Bete, do Lar Francisco de Assis, local do nosso seminário: "Perispirito e Mediunidade", a ser realizado no próximo sábado, a partir das tres da tarde. Segundo a amiga, as inscrições já passaram do planejado mas ela diz que não há problema. O espaço ( o pátio da instituição ) comporta mais gente. Creio que será um encontro cheio da energia própria da mensagem espirita. Conto as horas para rever tantos amigos da terra dos marechais. inda dá para se inscrever embora já estejamos cima dos ingressos programados.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ATITUDE E CONSEQUENCIA

Em todas as épocas da civilização, nas diversas escolas filosóficas e religiosas, se colocou que as atitudes desencadeavam consequencias, boas ou más, conforme a natureza das ações. Com o Espiritismo esse axioma melhor se delineia pela reencarnação ou pelas respostas advindas na mesma encarnação.Temos o poder de escolher a plantação, no entanto, não podemos nos furtar da colheita. Somos construtores do que chamamos destino. E somos os que podem alterar o mesmo destino.

Falamos muito da importância da liberdade, porem, esquecemos que o preço desta é a responsabilidade do uso desta. Diversos movimentos sociais lutam pelos direitos, no entanto, onde encontramos a noção dos deveres que nos competem no universo das relações ? Exigimos a satisfação dos anseios mas não queremos encarar a consequencia deste usufruto. Nada mais justo para que sejamos os donos do mérito ou do demérito da própria jornada. Cada um cuidando da própria consciencia.

Importante cuidarmos do que cultivamos na alma pois será isto o alimento que teremos para colher até que nos devotemos à outro tipo de anseio, se mais nobre, mais feliz seremos. Caso contrário....

A PRIMEIRA PARTE DO LIVRO DOS ESPIIRITOS

Na aparente singeleza das respostas dadas pelas entidades venerandas à Kardec no tocante ao surgimento do Universo encontramos grandiosas lições de cosmologia avançada. Desde a resposta a questão de númro 01 - Que é Deus - até o estudo sobre o princípio vital, passeamos por diversos elementos capazes de nos proporcionar o entendimento, dentro das condições em que nos situamos presentemente, de uma série de questões fundamentais, a desafiar os pensadores de todasas épocas da civilização.

A causa primeira da vida recebe fulminante explicação quando o livro nos desdobra o raciocínio de que, para algo inteligente, uma origem inteligente deve ter. Utilizndo o método científico de observação e conclusão, os espiritos superiores se antecipam ao que ciencia iria detectar só nos meados do século vinte: há uma matéria desconhecida no espaço que eles denominam matéria escura. Alem disso, no Livro dos espiritos há uma referencia ao fato de que não existe vazio no Universo, o que está sendo corroborado, hoje, pelos pesquisadores .

E aí temos um mundo vasto a nos desafiar a coragem de ir alem. Recomndo aos amigos a refazer o asseio ( pois acho que já o fizeram ) nessa cosmogonia. É o início de uma iniciação espiirtual baseada na razão e no pensamento lúcido. A síntese : Deus criou o universo evolucionário e cria permanentemente; somos o resultado inteligente dessa origem inteligente mantendo nossa individualidade para sempre ( o panteísmo, a doutrina dos que pensavam que, ao morrer, voltamos ao todo universal, tambem é estudada nessa primeira parte ) e guardando a consciencia de si mesmo. Enfim, a imortalidade. Só isso

domingo, 13 de novembro de 2011

O ALIMENTO DA ALMA

Recordando depoimento de Chico Xavier no tocante à sua participação no famoso programa Pinga Fogo, lembro que ele se referiu ao fato de que, durante a entrevista, sintiu-se envolvido numa espécie de "bolsa de luz ". Era como se uma grande usina de forças o estivesse municiando. Segundo Emmanuel, seu venerável orientador espiritual, aquela sensação era oriunda das vibrações afetuosas, amigas, emanadas pelos que lhe tinham simpatia e pelos espíritas, todos irradiando preces e votos de sucesso no conceituado programa. Grande ensinamento a nos mostrar o quanto os pensamentos atingem o alvo. O programa era ao vivo. Já o segundo programa que ele participou fora gravado e, naturalmente, ele não pode sentir a usina de amor lhe amparando durante as gravações.
Trato do assunto pelo fato de ser beneficiado por vibrações amigas tambem através do nosso blog. Agradeço à Guia, participante do nosso espaço, como escreve desejando-me amparo e cuidado com a saúde. Dá para sentir o amor com que escrevem dessa forma. O alimento da alma é a vibração do amor. Força viva, nos atinge em cheio porque o amor é energia equivalente à nossa natureza. A energia de que somos constituídos é igual, daí a sensação de fortalecimento e bem estar que envolve a criatura quando envolvido pelos mais belos sentimentos.
Por tudo isso, seria interessante que nos devotássemos mais a vibrar o melhor para todos. teríamos uma força colossal constituindo uma atmosfera psíquica de grande valor, colaborando para a mudança das disposições interiores de grande parcela da humanidade. A oração é força viva, capaz de não só sustentar alguem combalido mas, tambem, de mudar rumos e destinos na história dos homens.

sábado, 12 de novembro de 2011

PEDRO HENRIQUE - MENSAGENS QUE DEVEM SER REPASSADAS. TÔ LIGADO

O caro Pedro henrique me indaga à respeito se deve ou não repassar as mensagens que aparecem no Orkut dizendo que, se não for feito a mãe morrerá. Bom, pelo menos foi isto que entendi. Me desculpa Pedro, se não entendi direito. Olha, não precisa repassar essas mensagens. Os bons espiritos não se utilizam de coisas desse tipo. E Deus, muito menos, permitiria que uma mãe seja sacrificada porque alguem não repassou esta ou aquela mensagem. Fica tranquilo e não se deixe levar por essas coisas. Lamentavelmente na Internet encontramos muitas coisas sem sentido e sem conteúdo. Um abraço e continue a escrever para o nosso TÔ LIGADO.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ANTES DE DORMIR

Estou um pouco cansado mas gostaria de postar algo referente ao número de seguidores que colocam suas fotos no painel do blog, antes de me recolher. Amigos, verifico que poucos sites apresentam tão expressivo número de aficcionados que assumem a preferencia. É a força da mensagem e que vai regenerar o mundo. Sei que a quantidade de seguidores é bem maior mas é impressionante o número de amigos que fazem questão de se posicionar no painel para que o mundo veja que não somos poucos. E o mundo está vendo, tenham certeza. Um beijão em todos.

HOJE

Logo mais, às dezessete e trinta, estarei no Centro Espirita Semeador do Bem, junto com nossa amiga Rosemary Kiss, para comemorar mais um ano de atividades daquela instituição. Farei uma abordagem sobre os trabalhadores da última hora. Domingo já estarei em Goiana.

ONDE VIVEM OS ESPIRITOS

Na questão 87 do Livro dos Espiritos, estes, junto com Kardec, tratam de onde os espiritos vivem. A colocação é feita de maneira genérica. O codificador indagou se os espiritos ficavam em um lugar circunscrito e eles responderam que eles estavam em toda a parte, ocupavam o espaço infinito. Vejam que o contexto da pergunta refletia o cuidado com a informação. Uma grande idéia colocada num momento inadequado pode se perder ou retardar o progresso. Surgindo num período de grande presença das religiões tradicionais e utilizando médiuns em grande parte com frequencia católica, a legião dos bons espiritos e o grande missionário da codificação preferiram definir que os espiritos não ficavam em um lugar como que reclusos mas que povoavam o espaço e se encontravam, inclusive, entre os homens. Se por acaso fosse dito que ficavam restrito a um ambiente, pareceria contraditório que estivessem ali, se comunicando com os homens e daria "munição" para afirmarem a crença num céu e um inferno circunscritos. A resposta sábia não só explicava que os espiritos interagem com os homens e se encontram por toda a parte como fazem parte de todo o universo, sendo uma das forças vivas do criação.


A questão das cidades espirituais, surgindo numa época mais propícia, foi sendo revelada paulatinamente, desde Swendemborg, precursor do espiritismo, passando pelo médium Jackson Davis, até as informações de Dale Owem e Chico Xavier. Eles, os desencarnados, são encontrados em toda a parte, no entanto, se reunem em sociedade por afinidade, estabelecendo vida de relação e atividades organizadas condizentes com uma estrutura urbana, uma urbe, uma cidade. Mesmo os que estão localizados em uma dessas colônias, podem visitar o planeta e, dependendo de seu nível evolutivo, visitam locais mais avançados. Só lhes é interditado ambientes mais evoluídos, que lhes cause incompatibilidade vibratória. Muitas vezes almas mais avançadas estão em serviço em ambientes espirituais mais atrasados e estes podem, em diversos momentos, ascenderem àsa dimensões superiores.


Eles nos cercam, estão ao nosso redor, trocando inspirações e sujeitos às nossas vibrações tanto quanto influenciam nossa vida. Por estarem invisíveis,recebem todo o destaque dos bons espiritos no livro base no tocante à sua influencia, porem, reforço, neste texto, nossa responsabilidade e consciencia no que tange aos nossos exemplos, sob o efeito da influencia recíproca.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MUDANÇA NO RANKING

Como vinha se delineando, Portugal ultrapassou a Arábia Saudita em número de acessos. Agora, os portugueses ocupam o teceiro lugar com quase mil acesos. O Brasil, lógico, vai à frente, com quase 78 mil acessos. Quem vem crescendo de forma admirável são os amigos da Alemanha. Já vem com cerca de 400 acessos e começam a ameaçar a arábia saudita, que tem algo em torno de 900 acessos. No total, já nos aproximamos dos 90 mil acessos.

O MUNDO NORMAL PRIMITIVO

Interessante a resposta dada pelos espiritos à Kardec na questão de número 85 do Livro dos Espiritos no tocante a qual dos mundos seria o principal, o espiritual ou o material. Com a concisão própria dos grandes espiritos, estes colocaram que o mundo espirita seria o principal pois pre existe ao material e sobrevive a este, ainda que a realidade física venha a desaparecer algum dia. Na mesma abordagem, as perguntas subsequentes tratam o mundo espiritual como nossa pátria real, a que pertencemos e que retornaremos após o fenômeno que batizamos de morte.
Na questão 86, os espiritos superiores colocam, com grande beleza, que os dois mundos ( espiritual e material ) são independentes, no entanto, reagem um sobre o outro constantemente. E esse é um ponto que eu gostaria de chamar a atenção dos amigos. Às vezes deixamos passar detalhes que são importantíssimos para a compreensão de inúmeras situações relacionadas à nosso convívio com os desencarnados e para o entendimento de nossa responsabilidade perante à vida e os que se encontram na dimensão espiritual. É que nesta questão, a expressão de que os dois mundos reagem um sobre o outro demonstra que não devemos apenas nos deter no fato dos espiritos influenciarem nossas vidas mas, tambem, que nós influenciamos a vida dos espiritos, tanto para o bem quanto para a ausencia deste. Quantos desencarnados não se encontram desanimados pelo esquecimento dos encarnados em relação à eles ou quantos não enlouquecem moralmente pelo exemplo perturbador oferecido pelos que estão ainda na Terra ? Quantos entes queridos não vivem atormentados na pátria original pelo fato de seus afetos no mundo estarem desgovernados ou agindo contrário ao bom senso ?
Sim, nós influenciamos os espiritos. Estamos interligados uns aos outros no processo evolutivo. O dizer bíblico "estamos cercados por uma nuvem de testemunha " é uma grande verdade. E observemos que precisamos, em amadurecendo, deixar de achar que só eles, os desencarnados, estão interferindo sobre nós. Podemos edificar ou derrubar seres invisíveis sobre os quais podemos ter algum tipo de ascendência, afinal, isto é possível pelo simples fato dos espiritos serem as almas dos homens que habitavam na Terra, portanto, suscetíveis às fragilidades próprias da condição pouco evoluída dos seres humanos. Meditemos na nossa responsabilidade no que tange à vida moral de quem nos observa, sobretudo, da dimensão invisível aos nossos olhos. Quem procura levar uma vida edificante poderá estar encaminhando inúmeras outras vidas no rumo do progresso. E ao desencarnar, poderá se surpreender com a legião de almas à lhe aguardar após o túmulo para agradecer-lhe os exemplos nobres que muito os auxiliou na jornada. Eis um dos motivos que leva às belas recepções para aqueles que deixaram luminosos rastros na face do mundo. Lembremo-nos, portanto, que é incessante a interação entre as duas dimensões da vida.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O IRÃ NUCLEAR E O MUNDO DE REGENERAÇÃO

O mundo recebeu com apreensão a informação da Agencia Atômica Internacional de que o Irã estaria a caminho da podução de armas nucleares. O que se desconfiava parece estar se confirmando. É lamentável pelo simples fato de alguns países não mostrarem qualquer equilíbrio para a utilização de seus poderes militares. Quando nossos líderes entenderão que não pode haver vencedores numa guerra nuclear ?

O Irã tem sido um ameaça à paz mundial, porem, seria interessante que Israel abdicasse de poder nuclear assim como todos os demais que optaram pela perigosa e injustificável condição de potencia nuclear. É hora da paz. O mundo regenerado será implantado mais rapidamente e sem maiores traumas se não tivermos qualquer conflito bélico com as terríveis proporções de uma guerra nuclear. Claro que o fato de uma nação construir sua bomba não implica que teremos uma guerra, no entanto, aumenta-se a tensão mundial, principalmente, quando essa possibilidade de construção de uma bomba é um país com histórico de conflitos no já tensionado Oriente Médio. Alem disso, o presidente iraniano em entrevistas fez alusão a riscar Israel do mapa.

Esperamos que os líderes encontrem, pelo diálogo, o caminho da paz e que o Irã, caso seja veraz a informação da AIEA ( e tudo indica que é ), renuncie à qualquer projéto bélico nuclear. Não deve mais haver espaço pra guerras, muito menos, nestas proporções enlouquecedoras. Que os Espiritos Superiores encontrem ressonância na mente e nos corações desses líderes políticos e que a paz relativa entre as nações, mantenha-se. Sim, paz relativa pois desde 1945 não tivemos guerras mundiais e sim, localizadas. Observem que conflitos bélicos entre nações tem diminuído consideravelmente, predominando as guerras internas, lamentavelmente. Mas, já é um avanço. Que venham novas conquistas de paz. E que nós, os que ansiamos por ela, vibremos e ajamos como leais pacifistas, nos desarmando, dessa forma, fornecendo energias poderosas em benefício do entendimento entre os homens, nossos irmãos.

O PODER DA VIBRAÇÃO

Quando fiz referencia a que adoro receber parabens no dia do aniversário, embora em tom de brincadeira, eu estava me referindo a um fato concreto, de efeito real sobre nossas vidas. O mundo das vibrações já é motivo de estudos entre acadêmicos. Já se sabe que vivemos mergulhados em um oceano de forças invisíveis, realimentado pelas irradiações mentais de cada um de nós. E nos locomovemos nesse mar de energias, interagindo, ainda que sem o desejar ou sem tomar consciencia, de maneira vigorosa através dessas vibrações.
Pensar bem de alguem é emitir poderosas ondas capazes de precipitar respostas altamente positivas sobre a pessoa alvo. Se ela está receptiva, através de uma condição íntima favorável, melhor ainda. O certo é que, quando o ser humano entender sua condição energética e sua transcendencia, em todos os campos de sua existencia haverá uma intensa revolução, com poder vigoroso de transformar vidas.
Deseje o melhor para as pessoas, para o planeta, para a sociedade humana. Não que só isso seja o bastante mas é um bom início. O melhor é a ação direta, responsável, determinada, fazendo a diferença na sociedade onde estamos inseridos. Fazer isso conjunto com o auto conhecimento é avassalador. É uma energia de alto teor, capaz de mover montanhas.
Ah, obrigado pelos bolsões de poderosas energias que me tem chegado pelo aniversário. Eu, que não sou bobo, já divulguei o meu.....rsrsrsrsr. Até quarta feira vou me abastecer para o ano todo.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

AGENDA

Nesta sexta feira estarei no Semeador do Bem, na vila Tamandaré, Recife, proferindo palestra no aniversária daquela casa, onde minha estimada Rosimery Kiss exerce suas atividades. Uma grande alegria retornar àquela casa e rever esta que é uma das grandes divulgadoras do nosso ideal em Pernambuco. A palestra será às 20 horas.

TÔ LIGADO - ROCK PESADO

Taí uma questão interessante que o amigo do blog, Matheus, da Paraíba, nos propõe abordar. Poderia um jovem que toca música espirita e gosta de rock pesado, fazer ambas as músicas ?

Ora, o rock é um estilo musical e temos que ter muito cuidado para não rotular, sempre negativamentye, as coisas. Por que quem gosta de rock pesado não teria sentimentos nobres ou generosidade ? Claro que sabemos que o genero de musica tem efeitos sobre o psiquismo das pessoas e até no sistema nervoso, mas, daí a criar uma icompatibilidade para as atividades da música espirita vai uma bela distância. Acredito, até, que a permanencia desse jovem na atividade da música idealista o auxilie na direção de refinar cada vez mais seu gosto musical e o induza a contribuir para a melhoria do próprio rock, caso ele componha algo do gênero. É indiscutível a qualidade superior para o espirito, da música mais suave. É indiscutível que no futuro a música elevada "vencerá ", se é que podemos dizer assim, no entanto, respeitemos o gosto musical do amigo e entendamos que não seria esse, em meu entender, o desencadeador de qualquer empecilho na tarefa do grupo espirita e sim, o comportamento moral em que vivemos cotidianamente.

HORA DOS GRANDES VÔOS

Esta é a hora dos grandes vôos. Hora de enxergar bem longe, alem das estrelas.
Esta é a hora de efetuar os largos vôos do coração, fazendo-nos abraçar vidas e ir alem das faixas onde moram os anjos.
É a hora de estender mãos e vida, e aparar as arestas que nos afastam dos outros.

O que nos causa dissabor ? É hora de perdoar e avançar.

Aqueles que não nos entenderam ? É hora de faze-los sorrir com o humor que brota da nossa ternura.

É hora de estendermos os horizontes e interliga-lo com o próximo horizonte do mundo mais próximo. Hora de estar junto e, se for num instante de solidão, que não dure muito e não deixe aguardando o irmão.

É hora de olhar nos olhos e entregar estrelas para quem apenas chora, acreditando que apenas há sombras no universo.
É hora de chamar de meu amor e de dizer da importância que o outro tem em nossa vida...mesmo que ele seja um estranho.


É hora de permitir o anjo se manifestar, deixando-o sair da casca grossa e indelicada, muro que nos separa da vida. Essa é a hora.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O BARÃO E A ESCRITA DIRETA

Um dos grandes pesquisadores dos fenômenos espiritas foi o Barão de Guddensttubée. Dedicou-se, na época do codificador, lá pelos meados do século 19, a estudar os fenômenos da escrita direta, a escrita produzida em papel ou em lousas, sem a mão de um médium. Como ele, vejo estes fenômenos como dos mais contundentes, favoráveis à comprovação de nossa imortalidade. Aliás, adoro toda a parte científica e a observação dos fenômenos. Embora seja dos que primam pelas consequencias morais advindas dos fatos, creio que sempre é interessante analisá-los pois implica em busca de novos conhecimentos. E não devemos perder a ânsia de aprender permanentemente. Sugiro aos amigos a leitura da obra: "Bases Científicas do Espiriitismo", de Eppes Sargent, publicado pela Federação Espirita Brasileira.

EM CARUARU, MORRER E DEPOIS ?

Na abertura das comemorações dos sessenta anos da Associação Municipal do Espiritismo, em Caruaru, tive a oportunidade de abordar, em seminário, o tema de como se processa nossa existencia após a morte. Sempre um tema que atiça todas as curiosidades. Até mesmo os espiritas, com o grande volume de informações a respeito, sabe que há muito por destrinchar. Os olhares cheios de curiosidade e atenção refletiam essa grande angústia que permeia o coração dos homens. E o Espiritismo apresenta-se como um posto avançado no socorro a essa ânsia humana de saber para se vai após a morte.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

VIDA EM MARTE

O nosso participante Bruno Vieira colocou, em seu comentário da semana passada, suas dúvidas quanto a questão da vida no planeta Marte, especificamente sobre o grau de evolução dos habitantes do planeta vermelho. Ele afirmou que leu na Revista Espirita publicada por Allan Kardec do ano de 1858, que, segundo comunicação espiritual, Marte seria inferior à Terra, enquanto que, pela psicografia de Chico Xavier, seria o contrário, tanto no escrito por sua mãe desencarnada, Maria João de Deus, quanto pelo espirito do grande escritor maranhense Humberto de Campos. O médium Ercílio Maes teria psicografado um livro do espirito Ramatis tambem se referindo à maior evolução da civilização marciana. Olha Bruno, esse tema tem sempre alguns desencontros. Vou dar uma olhada na revista que voce citou para consolidar o que lá está escrito. Tenho lembrança que Kardec realmente teria feito referencia a que Marte seria inferior à Terra mas sem citar a fonte desse sua colocação.Depois, pretendo voltar para abordar o que voce me propôs, certo amigo?


Adianto, porem, que o tema merece o aguardar do tempo para verificarmos, efetivamente,onde houve alguma falha de filtragem, se na época do codificador ou na do Chico. Voltarei ao tema adiante.

PROGRAMA DE RÁDIO

Antes de ontem, no chamado dia de finados, estive participando de um programa de grande audiencia na Rádio Jornal, o de Graça Araújo. Presente tambem um pastor da igreja Episcopal, infelizmente, esqueci o nome do missionário que esteve ao meu lado. O debate foi, naturalmente, sobre a vida após a morte. O público esteve atento. É sempre grande oportunidade de colocar o pensamento espirita para um número maior de pessoas. No tocante à reencarnação, como não poderia deixar, houve uma reação do pastor. Alem dos exemplos bíblicos que citei, indaguei que, se a alma vai logo ser julgada por Deus logo após a morte ( a igreja Episcopal, segundo ele, é evangélica mas não defende a idéia de que ficamos dormindo até o juízo final ) como o Senhor julgaria aqueles que viveram antes de Cristo e não tiveram acesso ao ensinamento do Mestre dos Mestres e, portanto, não teriam o mesmo conhecimento dos que vieram apos a chegada do Evangelho ? Infelizmente, ele não se saiu muito bem na resposta ( e não poderia pois só a reencarnação nos aponta a justiça na avaliação dos seres feita pela própria consciencia.). Não seria justo que alguem que nasceu nos primórdios da humanidade recebesse um julgamento equivalente àqueles que passaram a conhecer mais amplamente a verdade. Mas, valeu o programa. Aguardaremos outras oportunidades.

OBRIGADO

Tem chegado muitos comentários sobre a postagem de ontem referente à reflexão que fiz. Obrigado pelo aprendizado e estímulos de todos. Valeu, meus amigos. Vamos trabalhar.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

NESTE FINAL DE SEMANA

Sobre a agenda deste final de semana, estarei na bela cidade de Caruaru, no agreste pernambucano. Lá, falarei à tarde do sábado, 15 horas, num centro espirita no Alto do Moura. À noite, estarei no Bezerra de Menezes, Cohab 2 e no domingo pela manhã, a partir das 9 horas, realizarei seminário na sede da AME - Associação Municipal Espirita. Após o almoço, sigo para Recife onde à tarde, 16 horas, no Centro de Convenções, teatro Guararpes, faço a palestra de encerramento do FORESPE - Forum de Debates Espiritas de Pernambuco.

NESTE MES DE ANIVERSÁRIO, UMA REFLEXÃO

Perdoem a abordagem de ordem pessoal mas espero que ela possa servir para cada um dos amigos que frequentam nosso espaço. É que completo mais uma etapa dessa minha encarnação neste mes, precisamente, dezesseis de novembro (aliás, adoro receber parabens....rsrsrsrsr). Já iniciei profundas reflexões sobre a jornada até agora realizada. São titânicas as batalhas íntimas meus amigos. Sei que voces sabem disso, no entanto, cada alma tem sua mensuração, seu ritmo, seus equívocos, as mazelas entranhadas há tantos séculos. Mas temos, tambem, a suprema esperança tatuada na alma, numa mensagem dos céus à nossa atual indigencia. Perpasso a mente no filme da existencia e encho-me de imensa gratidão à Deus pela honra e pela caridade de ter-me concedido o conhecimento espirita. O que seria de mim sem este conhecimento ? Se tendo-o enfrento agruras de minhas inúmeras fraquezas, imaginem sem a grande mernsagem codificada pelo apóstolo lionês ?


Desfilam os inúmeros amigos, benfeitores dedicados a quem verifico uma dívida praticamente impagável( pareço a Grécia!), pelo tanto de amparo, de afeto, de tolerância para com minhas dificuldades íntimas, ao longo desses 31 anos de trabalho na causa, alem dos 52 anos de encarnação. Enfileiram-se momentos de fortes emoções, atestadas pela presença dos espiritos amigos, nos acontecimentos inúmeros junto às atividades de socorro espiritual, de atendimento aos vários corações que me cruzaram a estrada. Seria impossível citar os nomes ( cometeria injustiça com muitos por não recordar-lhes os nomes veneráveis ) dos que surgiram em meus passos rogando à Deus por mim, além daqueles que nem se aproximam fisicamente mas que oram à Jesus para que eu não tombe, erre menos e acerte mais, como costumava frisar nosso inesquecível Chico Xavier.


Creiam que escrevo este texto com lagrimas molhando-me a face. Embora sinta-me quase esmagado ante a pequenez que teima em obstacular o filho da luz que sou, este socorro da generosidade de tantos , sem dúvida, vem me amparando, socorrendo-me como cireneus anônimos e luminosos, a sustentar-me os passos. E em relação ao Alto, o que dizer ? Marta, a estimada protetora, de extraordinária paciencia e inesgotável sabedoria, a ensinar-me reiteradas vezes as lições que minha limitação teima em não aproveitar convenientemente. Tadeu, o amigo espiritual querido e o Josué , abnegado medico da alma, junto com toda a equipe espiritual de nossa casa de trabalho...sem esquecer o venerando Bezerra de Menezes, o amigo de todos nós, os recalcitantes de tanto tempo... Muitos outros que não citarei os nomes mas eles sabem de minha gratidão.


Divaldo Franco foi a palavra bondosa e firme em um dos momentos mais dolorosos da jornada. Me amparou com o coração cintilante de evangelho. A ele, que talvez nem imagine o quanto me incentivou e me fez superar as dores, meus rogos aos céus pela sua jornada abençoada. E a familia compassiva e compreensiva, que entende e aceita minhas inúmeras viagens, à frente, a esposa dedicada e adorável, merecedora de um companheiro mais "casado" com ela ( rsrsrsrsr)...alma cheia de tolerância larga, alem das filhas afetuosas,Esperança, Dandara e Talita, tesouros que me fazem devedor maior perante a vida.


Taí: neste meu aniversário, este texto é uma homenagem à voces, meus queridos samaritanos, meus abnegados cireneus...obrigado.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

RENOVAÇÃO DE IDÉIAS E IDÉIAS DE RENOVAÇÃO

Neste momento especial do planeta, em que transformaçoes aceleradas e vigorosas vem ocorrendo de maneira ostensiva, o espiritismo comanda um corpo de idéias capaz de renovar todas as áreas do conhecimento humano e, sobretudo, do conhecimento do homem sobre ele mesmo. É mais que claro a necessidade de arejamento das idéias, fomentando um novo campo de reflexão do ser humano à respeito do fenômeno da vida. Muitos desafios surgem ante os olhos perplexos da sociedade solicitando esta oxigenação a que me refiro. O pensamento espirita oferece extraordinário contributo para a renovação das idéias apresentando poderoso manancial de idéias renovadoras.


Como continuar a pensar o mundo sob as mesmas pilastras retrógradas do materialismo quando todas as suas estruturas filosóficas e científicas são postas em xeque a cada dia ? Cientificamente, os avanços adquiridos subvertem os cânones da ascendencia de forças cegas regendo o Universo. A física, até então o maior arauto do materialismo, avança a passos largos para o mundo das energias e a realidade interdimensional. A astrofísica se dobra ante desafios à ortodoxia apresentado pela matéria escura e pela matemática do surgimento da vida em nosso planeta, posicionado milimetricamente numa faixa capaz de gerar a vida como a conhecemos. A biologia oferece aspectos inusitados ao pesquisador, desde o DNA, organização complexa, até as células, que, com sua forma de vida, fez com que um dos maiores cientistas da biologia, antes materialista, se convertesse à imortalidade e à reencarnação estudando os componentes celulares.


Filosoficamente, o chamado materialismo dialético incorporado pelos países comunistas foi o fiasco conhecido, não atendendo a natureza da criatura humana pois esqueceu que há uma alma, organizadora da matéria e não perquiriu sobre as necessidades da individualidade que evolui ao longo dos séculos.


Em todas as áreas sopra o vento da renovação. A dinâmica das transformações é acelerada e as antigas pilastras continuarão a ruir a fim de que um novo mundo desponte por entre os escombros. Para auxiliar a renovação de idéias é necessário idéias renovadoras, que atendam à razão e ao sentimento, na implementação de uma civilização mais avançada, mais espiritualizada. O conhecimento da reencarnação e dos poderes do espirito é capaz de realizar a mais profunda revolução nas estruturas sociais, econômicas, filosóficas, existenciais. E por que ainda não há o debruçar em massa sobre essas possibilidades apresentadas pelo espiritismo ? bom, primeiro que o ser humano tem natural resistencia àquilo que lhe vem modificar o que estava acostumado. Tem medo do novo. Segundo, ainda se faz necessário uma certa gama de maturação na consciencia coletiva para que estas verdades despontem no arrebatamente da grande maioria. Claro que já temos avanços consideráveis e bilhões de pessoas acreditam, sim, na imortalidade e na reencarnação. Não precisa ser espirita para acreditar nestes pontos.


As idéias de renovação continuarão a vicejar nos acontecimentos do mundo, alimentando o ideal de renovação tão necessário para a felicidade do ser humano.

HOJE NO INVESTIGADORES DA LUZ

Logo mais à noite estarei no Núcleo Espirita Investigadores da Luz, na rua Imperial, em Recife. É o aniversário a mocidade desta que é uma das mais tradicionais e conceituadas casa espirita da capital pernambucana. Sinto-me extremamente honrado pelo convite. A palestra será 20 horas.