Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DA BELA ESPANHA

No nosso painel de participantes, tive o prazer de constatar a presença da Victória, nascida, como ela mesma afirma e disso já tínhamos conhecimento através de revistas especializadas em turismo, nas belas ilhas de Tenerife, na Espanha. Seja bem vinda, cara Victória, com sua intensidade e respeito pela vida, com sua coragem para mergulhar nas explosões de cores e perfumes que espoucam por toda a parte do universo. Venha e traga sua alma, seu viço, seus sonhos e sua espiritualidade. Aqui é sua casa.

ATENÇÃO MACEIÓ

A participante Maria, de Maceió, postou comentário à respeito do seminário do sia 29 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco. Ela deseja saber se vai ter caravana saindo de maceió para o evento. Olha, Maria, ainda não sei se vai se formar alguma caravana. Começamos a divulgar o seminário praticamente esta semana. Falei com a Bete, do Abrigo Francisco de Assis e ela disse estar interessada em vir. Quem sabe um contato seu com ela não pode desencadear uma caravana ? Ficaríamos muito contentes se isso ocorresse. Quanto aos ingressos, vários centros espiritas deverão iniciar a vende-los, dentre eles, o Auta de Souza, no IPSEP, o GEAP em Piedade e o Batista de Carvalho em Jardim São Paulo. Vamos procurar distribuir em todas as regiões de Recife, alem, claro, da nossa Casa do Caminho, no Cabo de Santo Agostinho e, possivelmente, a federação Espirita Pernambucana. Breve já poderão adquirir a entrada para esse encontro com o pensamento espirita.

O QUE AINDA NÃO SOU... O QUE PRECISO SER

Nosso Chico Xavier costumava dizer, em determinadas ocasiões, que rogava a Deus que ele um dia fosse o que precisava ser e que os amigos o perdoassem por ainda não ser que ele um dia será e que estes pensavam que ele fosse. Ação de sua humildade. E sempre fiquei refletindo em minhas dificuldades pessoais, creditando à este pensamento do venerável médium um poder de auto conhecimento maravilhoso. Nas ocasiões em que refleti por este prisma, encontrei forças para prosseguir na jornada em direção ao que preciso ser embora a distância em que me encontro desse ponto ansiado. Sou muito ainda do sonho de ser o que precisso ser.

Em diversas circunstâncias tive que lidar com os " fantasmas" que assombram as deficiencias não superadas, no entanto, sempre identifiquei sublimes protetores que me estimulam à caminhar, não me detendo em lembranças de erros e deslizes cometidos nesta e em outras encarnações. Importante é prosseguir, edificando, com o amor que cobre a multidão de pecados, o novo mundo em meu universo interior. É o bom combate que o grande apóstolo dos gentios se referia. E vale à pena travá-lo, com a certeza absoluta que não nos faltará, jamais, a proteção divina e as mãos amigas de nossos anjos tutelares. E assim vamos...

domingo, 29 de janeiro de 2012

O TEMPO DE AMAR

Esse é o tempo de amar e como amo,
Amo olhando a luz do sol...mais obscura que a luz desse amor.

Esse é o tempo de te olhar e como olho,
Olho como quem fita o mundo encantado que se forma alem da matéria.

Esse é o tempo de ternura e como a sinto,
Sinto-a como o róscio do orvalho na corola da flor ou como o sussuro da imortalidade na ferida aberta do padecente.

Esse é o tempo da misericórdia e se a tenho,
Tenho-a com a suavidade da compaixão, que perdoa e ampara.

Esse é o tempo de te ter e se a tenho em minha alma,
Tenho-a como uma tatuagem de sonhos, névoa de esperança na alma cansada de viajar.

Então, esse é o tempo de amar.











sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

VOCES SABIAM ?

Cuba é o segundo país em números de centro espirita do planeta. Cerca de quinhentos e trinta e cinco centros estão catalogados no Governo cubano e algumas dezenas de outros aguardam registro. E mais : Cuba é o único país de língua hispânica a ter um busto de Kardec em praça pública. E tem centro com mais de cem anos em atividade ininterrupta. Ainda por cima o próximo Congresso do CEI - Conselho Espirita Internacional ocorrerá em Havana.

CHEGAMOS

Atingimos a marca : Itálico100. 875 acessos. Obrigado à todos.

AS CURAS PARANORMAIS

Recebi de um querido amigo daqui de Recife um livro extremamente interessante e que está me enriquecendo muito. Trata-se do livro Curas Paranormais, da editora Pensamento, organizado pelo eminente cientista, Dr. George Meeck, com depoimentos de quatorze outros cientistas e médicos que averiguaram os fenômenos realizados pelos médiuns curadores. O livro não é espirita. Alerto isso porque o leitor encontrará algumas colocações divergentes do que orienta o espiritismo. São pesquisas mostrando o quanto a ciencia avança no rumo da verdade espiritual da vida.

A obra é consistente no tocante aos fatos. Muitas abordagens são convergentes com a doutrina espirita e abre um leque imenso de concepções. Recomendo o livro para quem deseja atualizar-se à respeito. De Arigó à vários "curandeiros" ( termo que utilizam na obra para se referir aos médiuns ) filipinos, passando por sensitivos russos e ingleses, o assunto se desdobra e fica encantadora quando o George Meeck levanta questões referentes aos guias espirituais. Vale à pena a leitura.

MUITO IMPOSTO E POUCO RESULTADO

Na edição do jornal do Commercio de hoje, a manchete principal foi a péssima colocação do Brasil numa pesquisa internacional feita com 30 países, sobre a quantidade de impostos que é cobrada à população e a forma em que eles retornam para ela. Na verdade, o resultado da pesquisa era algo que já sabíamos pois está em nosso dia a dia: o Brasil ficou em último lugar, aliás, como em várias pesquisas sérias feitas no planeta sobre diversos temas. O nosso país possui uma das maiores cargas tributárias do mundo e, conforme averiguação na referida pesquisa, é o que menos devolve à população, em forma de aplicação, esses impostos, ou seja, somos mal servidos pelos nossos governantes.

Abordo de vez em quando esses temas pelo fato de que devemos primar cada vez mais pela honestidade, onde não se tenha interesse de vender um paraíso que estamos longe de viver por aqui. Pagamos duas vezes por educação ( em que nos encontramos nos últimos lugares, segundo o Pisa ), saúde ( um desastre, onde se morre nas filas dos hospitais e onde somos segundo lugar em número de hanseníase e um dos campeões em tuberculose, em pleno século 21 ), segurança e viajamos por estradas ruins. Temos filhos e sabemos como é difícil o malabarismo para atendermos dignamente o grupo familiar.

Para concluir, nosso país foi dos que menos investiu nestes ultimos oito anos, em saneamento básico, o que reflete nas condições da saúde da população, devido a insalubridade e às más condições de vida. Comemorou-se o fato do nosso pib ter ultrapassado a Grã Bretanha mas o pib não significa a riqueza da população e nem seu bem estar. Quem vive em melhores condições, nós, brasileiros ou os ingleses, os noruegueses, suecos ou australianos, que possuem um pib menor que o nosso ? O mais importante é a distribuição real de renda e uma infra estrutura decente em todos os sentidos, com um povo dotado de uma educação de alta qualidade e uma saúde publica respeitável. Bom, mas a população parece que não liga muito para isso, afinal, temos emprego...

Sou, porem, muito otimista e creio mesmo que vamos avançar, como temos feito há cerca de vinte anos. Sinceramente, já poderíamos estar em melhores condições. Mas vamos experimentar outras experiencias, com certeza. A alternância FAZ bem a saúde da democracia. Até que, um dia, os valores do espirito estará governando a coletividade.

QUEM VEM...

Recebemos contato da Planeta Turismo e do Eribaldo, da Teltur, buscando informações sobre nosso evento no dia 29 de abril no Centro de Convenções de Pernambuco. Segundo o Antonio, da Planeta, pretende trazer várias caravanas de João Pessoa e Campina Grande e já o procuram, perguntando à respeito das condições. O Eribaldo já nos escreveu confirmando a formação de grupos. nossa amiga Bete, de Maceió, mostrou-se interessada e, provavelmente, vai estar conosco. A procura por ingressos já começou e informo à todos que, provavelmente, na próxima semana, os mesmos estarão confeccionados. Várias casas espiritas serão pontos de apoio para que se adquira a entrada. Neste espaço estaremos dando novos detalhes sobre a programação do evento.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ACESSOS : COMO ESTAMOS ?

Estamos próximos aos cem mil acessos. Beiramos os 98 mil acesos ao nosso blog. Majoritariamente, o Brasil vem nos prestigiando com cerca de 93 mil . No âmbito internacional, os EUA avançaram e se distanciaram um pouco de Portugal, o terceiro em número de visitas ao espaço. Os americanos já nos brindam com mais de duas mil consultas. E a Arábia Saudita, hein ? continua surpreendendo e mantendo a quarta posição, passando de mil acessos. A Alemanha progride e já me impressiona. A semana passada, tive o prazer de receber um convite do Grupo de Estudos Espiritas Allan Kardec, de Munique. Isto ocorreu após a palestra que proferi no Geap. Lá estava uma participante daquele grupo, possivelmente em férias no Brasil. Enfim, nosso espaço continua bem na fita, como se fala na gíria. E permanece nossa responsabilidade de manter o nível do que é abordado aqui pois não teríamos todas estas visitações se não encontrassem interessante conteúdo, não é mesmo ?

E EU JÁ ESTAVA MORTO...

A reencarnação embute oportunidades inusitadas como já conhecemos algumas, perfeitamente divulgadas nos meios que estudam a questão. Podemos citar como exemplo as crianças que reconhecem outra família como sendo a sua verdadeira, situação muito estudada na India e no Sri Lanka. Agora, presenciei um fato extremamente interessante ocorrido com uma pessoa conhecida minha. Ela segurou nas mãos um livro que havia publicado na encarnação anterior. Um livro de pesquisas psíquicas. Sei que alguem pode questionar sobre a veracidade do fato, o que garantiria que o livro fora mesmo escrito por ele, etc. O questionamento é sempre salutar e deve ser utilizado nas questões relativas sobretudo aos fatores psíquicos. Gostaria, apenas, de que voces se detivessem no fato possível de ocorrer. O que posso dizer que as evidências que temos é de que, realmente, os dois personagens são o mesmo espirito. Bom, vamos lá; Voces não acham interssante que alguem tome uma obra nas mãos e fale : " E eu já estava morto quando a publicaram!"?

Parece coisa de maluco. E penso que para um leigo ou descrente não poderia ser outra a definição. Quanto à veracidade da informação de este conhecido tivesse sido o tal personagem que escrevera a obra em pauta, muitos elementos nos levam nessa direção. temos apenas evidencias mas não uma prova científica. Por isso, não citamos os nomes exatamente para dizer que não estou afirmando que se trata mesmo de um fato comprovado. Objetivamos abordar uma coisa inusitada, já ocorrido com diversos pesquisadores, que se defrontaram com fatos semelhantes e tiveram a oportunidade de constatar a veracidade da informação.

É, ainda ecoa em meus ouvidos as palavras ditas com certa tristeza e emoção pelo meu conhecido : E eu já estava morto...!

CONTRA A AÇÃO NA CRACOLÂNDIA ?

Li agora há pouco que vários estudantes e militantyes políticos fizeram um protesto, durante as comemorações ao aniversário de São Paulo, contra a ação da prefeitura da capital paulista na chamada cracolãndia. Chamaram até o prefeito de assassino. Sinceramente, creio que aprofunda-se a inversão de valores na questão. O crack, assm como outras drogas, vem acabando, destruindo muitos jovens e famílias inteiras. A ação deve ser em duas frentes: reeducativa e repressiva. Até porque o dependente alimenta a violência, seja enriquecendo os traficantes, seja ele mesmo partindo para assaltos e assassinatos a fim de obter recursos para alimentar a dependencia química. Não se deve ser hipócrita ao ponto de acreditar que só a ação educativa vai resolver a situação. E deixar de cultivar a visão de que o usuário é simplesmente o coitadinho que deve ser tratado como simples usuário. A questão é mais complexa. A experiencia de Nova Iorque deve ser assimilada mesmo levando em conta a realidade de cada localidade. Houve ação repressiva, educativa e de alteração ourbanística. Revitalizar as áreas degredadas é fundamental mas, para que não ocorra apenas a mudança de endereço do problema, fundamental intervenções interdependentes entre diversas secretarias, governos, empresas e sociedade.

Será que os interesses eleitoreiros vem guiando essas manifestações ? Ofertemos às vítimas das drogas o apoio, o amor de que necessitam mas para que eles tenham mais forças para lutar pela pró´ria melhoiria, ofertar oportunidade de consciencia do quanto sua não batalha para vencer o vício compromete sua saúde, destrói toda a família , corrói o tecido social e alimenta a violência.

O poder público tambem necessita fazer sua parte no processo. E a família é chamada a rever vários de seus elementos, tais como as relações dentro do lar e a ausencia de religiosidade como indutores para que o mal das drogas ali se instale. A sociedade brasileira ( mas em outros países tambem ) vem assistindo a proliferação das devastadoras drogas. E o medo de que ela bata à porta de sua casa apavora inúmeros pais. A união de diversas áreas da experiêcia humana é essencial : religiosidade, educação avançada, espiritualidade nos valores, poder público exemplar, que combata a corrupção ( droga mortal em muitos governos ), setores das artes, das ciencias, cientistas sociais, etc. A conjugação dos esforços trará maior possibilidade de êxito. E não será com gritos "ideológicos " equivocados que se vencerá esse grande mal.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PATY BONITO

A amiga Paty Bonito colocou no painel sua apresentação conforme solicitação nossa. Colocou de onde era e suas atividades. Isso ajuda a nos identificar e criar mais proximidade. Valeu, Paty. Continue com essa beleza de contribuir com o progresso espiritual da humanidade. E diga ao pessoal de Aracaju que estou com imensa saudade de todos.

SOBRE AS CARAVANAS

Estou mais otimista ainda com o nosso evento de 29 de abril. Campina Grande já se movimenta para formar caravanas e, tenho certeza, João Pessoa tambem se fará presente. A receptividade à natureza do evento, com os expositores divulgados, nos encoraja a prosseguir para apresentar um conteúdo digno das expectativas. O Encontro com o Pensamento Espirita visa aprofundar a abordagem da doutrina sobre os problemas da atualidade, demonstrando a grandiosa contribuição dos imortais para a edificação da nova era. Cada vez mais me encanto com a profundidade da filosofia espirita e vejo não apenas sua atualidade como seu vanguardismo. Está à frente do nosso tempo e responde aos desafios do momento bem como àqueles que virão. Por tudo isso, creio que teremos um evenmto capaz de trazer abordagens interessantes e ricas, promovendo reflexões de crescimento para os que dele participarem. Pelo menos, assim esperamos. e que venham as caravanas.

NAS FRONTEIRAS DO AMOR

Quando descobrirmos as dimensões do amor, com toda a pujança de plenitude que elas nos proporcionam, entenderemos o que o maior de de todos os pensadores, Jesus, quiz dizer com " o Amor cobre a multidão de equívocos, de deslizes, de quedas..."

a amplitude que o amor projeta para a vida retira toda a limitação e afasta toda a sombra da vida humana. Toda a saúde que aspira a criatura encontra-se no sentir e exteriorizar o amor. Toda a felicidade que se sonha emerge do amor como conquista do coração que ama e serve. Não há outro caminho para a plenitude. O amor é o caminho.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O CONGRAÇAMENTO EM VICENCIA

Nosso encontro na inauguração da sede do Núcleo Espirta de Vicencia foi marcado por grande fraternidade. vivemos, por antecipação, o mundo regenerado que foi o tema de nossa abordagem. Muitas cidades daquela região da zona da mata norte do Estado e mais alguns centros espiritas de Recife, fizeram-se presentes. Carpina, Timbaúba, Nazaré da Mata, Passira, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, foram algumas das cidades que participaram do grande encontro. Para os padrões da pequenina cidade o público foi excelente: cerca de 200 pessoas. Muita chuva, o que não impediu o êxito do evento. Pela manhã, Lourenço Barros abordou as transformações morais na preparação do novo tempo e á tarde foi a minha vez, falando da grande transição. Excelente o encontro.

QUANDO PASSAR A TEMPESTADE

A tempestade ruge, ameaçadora. Relâmpagos lancinantes atravessam o céu do coração e a torrente desafiadora constrange-te à recolher-te, temeroso. Tudo isso passará, porem. E após a tempestade, descobrirás o esplendor de um novo tempo, onde perene sol clareará até as noites dos teus passos.

Suporta as nuvens atormentadortas. Entende a força saneadora das tormentas. Silencia queixumes e concentra-te na esperança. Serve incansavelmente, doa- te um pouco mais, semeia paz nas vidas que tiveres oportunidade de contactar.

Espera mais um pouco. Mil sóis resplandecerão, após todas as tempestades.

MARTA

QUANDO PENSAR EM DESISTIR

Sim, quase todos nós já sentimos vontade de parar no caminho, de desistir ante as provas. Nossos queridos benfeitores e o conteúdo da doutrina espirita, assim como o conteúdo de vários seguimentos espiritualistas, chegam na hora certa e nos mostram que por mais longa seja a prova, ela passará e a alegria da vcitória brotará, acenando com os dias gloriosos do amanhã. Não há dor que persista indefinidamente e perante nossas lutas íntimas seculares, vale à pena suportar os reveses. Alem do mais, quão enorme é o aprendizado em cada desafio, em cada dor, em cada obstáculo a ser superado.


Quando estivermos a pensar na desistencia, recordemos o valor da reencarnação e no seu devido aproveitamento, sem falar na ação diluidora dos males exercida pela força do bem que entregarmos ao muindo. Compreenderemos que, à despeito das lutas que estivermos atravessando, o amor que sentirmos e o auxílio que prestarmos aos irmãos de jornada será sublime amparo às nossas próprias angústias.

Não nos desesperemos com o agulhão da hora. O espinho se converterá em flores das mais belas expressões e a lama que nos incomoda irá se transformar na areia suave sob nossos pés. O grande objetivo dessas batalhas é nos preparar para a grande felicidade, para a conquista da sabedoria e para nossa devida inserção na harmonia universal. não existe sofrimento eterno. existem Leis que falam do grande amor, nos educando para a vida sem fim. Agora ou depois, os desafios serão vencidos. Jamais desistir. Avancemos.

sábado, 21 de janeiro de 2012

O CENTRO ESPIRITA DE VICENCIA

Hoje estarei inaugurando a sede própria do centro Espirita de Vicencia. É a única instituição daquela cidade do interior pernambucano. A festa prossegue amanhã com a reaslização de um seminário com Lourenço Barros pela manhã e este amigo de voces à tarde. sempre me emociono ante a luta heróica desses idealistas  do interior, enfrentando inúmeras Costumo dizer que ser espirita nas cidades maiores dá "charme e distinção ", no entanto, nas pequenas urbes é desafiador. Esse um dos motivos que me faz aceitar os diversos convites, apesar da dificuldade de tempo. Aprendo enormemente com os nossos apóstolos do interior. Representam abnegação e entrega. Merecem o mais completo respeito de todos nós. O mesmo ocorre na cidade do Carpina, embora em grau menor, onde estarei logo mais à noite. Carpina possui, me parece, quatro instituições. E crece o número de casas co irmãs para o serviço da divulgação de grandes luzes espirituais. 

O EVENTO E OS EXPOSITORES

Já chegaram os primeiros comentários à respeito do nosso evento no Centro de Convenções de Pernambuco, com participação dos seguintes oradores: Frederico Menezes, Spencer Júnior, Rosemere Kiss, Lourenço Barros e, a confirmar, Liszt Rangel. É a primeira vez que essa turma se reúne em um mesmo evento. Nosso objetivo, conforme o tema central escolhido, é estudar a atualidade do pensamento espirita ante os desafios da contemporaneidade.  Junto a isso, esperamos obter os recursos necessários para a conclusão da primeira etapa do projetado para o Nacca. Creio no sucesso do encontro. sei do carinho do público para com os expositores convidados, reconhecem o conhecimento e a dedicação de todos eles para com a doutrina dos espiritos e será uma grande oportunidade de se falar de alguns dos problemas atuais sob a ótica espirita. Espero mesmo que o teatro Tabocas, com seus 900 lugares, seja pequeno. E se nossos participantes do espaço vierem, então, só aí, teremos que repetir a dose. Não esqueçam : será em Abril, dia 29, das 9 às 17 horas. Voltaremos, adiante, a abordar o assunto.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ENCONTRO INÉDITO

Em abril, numa promoção objetivando arrecadar recursos para o NACCA, trabalho social que temos em Goiana e onde estamos construindo um auditório, estaremos reunindo, pela primeira vez num mesmo evento, eu, Spencer Júnior, Rosimary Kiss e, possivelmente, Liszt Rangel. Ou seja, a prata de casa, pernambucanos que vem desenvolvendo um persistente trabalho de divulgação do espiritismo por todo país. O evento será no teatro Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, no dia 29 de abril, manhã e tarde.Momento especial. reunir essa turma com toda a dificuldade de agenda, não foi fácil. A generosidade desses expositores queridos nos permitiu promover esse encontro inédito. Então, amigos do blog, programem-se. breve voces terão os cartazes e a divulg~ção da programação, cujos temas versarão sobre o pensamento espirita e os problemas atuais.O valor do ingresso será de R$ 20  antecipado. No dia do evento, será de R$ 25.

PORTAS À DENTRO

A descoberta do nosso mundo interior e a consequentente leitura das necessidades evolutivas que apresentamos representa a sadia inquietação  que impede o ser humano de permanecer estagnado.Portas à dentro da alma nos defrontamos com muitos "fantasmas" que os amigos não conhecem. Na intimidade, mergulhados na solidão da auto descoberta, somos chamados a penetrar nos escaninhos das lutas mais íntimas e dolorosas. Dói mas é extraemamente útil que assim o seja.

Falo por mim, caros amigos, ante os percalços que tenho encontrado no fórum íntimo. E a luta titânica mas abençoada com as próprias ( e inúmeras ) imperfeições abre horizontes onde nós, os navegadores da imortalidade, somos convidados à singrar mares de fascinantes desafios.

Portas à dentro desse universo maravilhoso que somos, há continentes luminosos ansiando serem descobertos. É preciso coragem para lançar-se a este fantástico mar, propiciador da sabedoria suprema. Penetremos portas à dentro, sem medo, sem temor de se conhecer e sem desânimo ante o contato com as próprias necessidades der mudança.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

HORA DE FAZER

Estamos no momento de concretizar aquilo que acreditamos, em nossas vidas. A riqueza maior é aquela que vibra como ideal elevado e se converte em atitude. O de que mais a humanidade necessita ( e nós, individualmente ) é pro atividade. É atitude. É trabalho. É serviço. A fé sem obras é morta. O conhecimento sem aplicabilidade é verniz que pode embelezar por fora mas não impede a sujeira por dentro. Esta é a hora de fazer. Os séculos passado solicitam de cada um determinação na construção de uma nova e melhor realidade. O coração clama por isto. A alma anseia por ser diferente. E o tempo breve na carne solicita determinação e empenho. É hora de fazer.

AGENDA

Amanhã estarei no GEAP, aqui em Boa Viagem, às 15 horas. Sábado e domingo, farei palestra em Carpina e Vicência, no interior de Pernambuco.Em Vicência, além da palestra de inauguração da sede própria do grupo espirita, realizarei seminário englobando diversas cidades da região. Tentarei, ainda, dar um jeitinho de ir até Goiana, para os nossos serviços do Nacca. Depois de am,anhã. quarta feira, a alegria de receber muitos irmãos para o atendimento fraterno em nossa Casa do Caminho.

DIFICULDADES

Voces devem ter observado a ausencia de postagem. Desde quarta feira que não colocava nada de novo. Os afazeres tem criado dificuldades. Não tenho conseguido manter a regularidade. Peço desculpas e nem sei se vou poder melhorar o tempo para as postagens. Manterei a página em aberto e passem sempre por aqui. Na medida do possível, vou escrevendo. O blog, como já escrevi em outras ocasiões, é de voces.

sábado, 14 de janeiro de 2012

O FOGO E A FÉ

Sim, esse fogo sagrado que o Senhor deseja que se alastre e queime , abrasando a Terra tem algo da fé poderosa, esta à qual se referiu a nossa amiga Linda. Tomado pelo idealismo superior, ancoramos nossa vida na energia do entusiasmo, do impulso renovador, na ardência iluminativa do ideal. Ser tomado pelo evangelho é sentir-se impulsionado por uma colossal energia transformadora e quando essa energia se irradia, transforma em cinzas o que não deve mais permanecer.


A fé acende o fogo e o faz arder no sagrado entusiasmo, na sagrada dinâmica do amor. Ele contagia, iluminando. E os céus anseiam qie esse fogo se espalhe e essa fé se fortaleça. É dessa maneira que devemos arder, vibrar, clarear. E que esse clarão se espalhe.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O FOGO ACESO

"...Quero mais é que o fogo se acenda e espalhe!". Essa frase categórica de Jesus merece de nossa parte uma séria reflexão. O fogo purificador precisa alastrar-se e transformar em cinza as velhas construções do universo de ilusões. Ele é saneador e toda ação saneadora abala. Mas ele tambem cauteriza, cicatriza. Vive-se, hoje, na Terra, sua ação renovadora. E que esse sagrado fogo nos purifique, renove e restaure. O fogo está acesso.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O CONTATO COM OS MAIS SIMPLES 2

Entrar naqueles casebres e encontrar tanta demonstração de confiança em Deus já nos toca enormemente. Enfrentando tremendas dificuldades, nossos amigos mais carentes materialmente nos impregnam de um poder de superação que convida à prosseguir. E as expressões de amor são de uma comovente sinceridade. Cuidar da mediunidade começa por aí: visitar os mais necessitados e aprender com eles a arte de esperar e da paciencia. São lições de como sorrir para a vida ainda que ela, a vida, pareça não desejar sorrir para nós. São instruções para que aceitemos o que nos cerca e valorizemos o que já nos bafeja os passos. Muitos de nós precisamos, ainda, levar nossos filhos para esse encontro a fim de que ele enxerguem a existencia por novos prismas. É uma universidade. Estejamos prontos para aprender.

O CONTATO COM OS MAIS SIMPLES

Sempre havia lido as orientações do Chico Xavier sobre a necessidade de buscarmos, nas tarefas que nos cabem no ideal, o contato com as pessoas mais simples. E todas as vezes que lia as entrevistas do grande médium, reconhecia a justeza de suas palavras pois sempre me abasteci desse contato. Todas as vezes que algum desânimo ameaçava intervir em minha vida, corria para as visitas fraternas na periferia e me renovava. Sempre verifiquei na prática tal lição. É sublime medicamento contra vaidade e presunção, alem de nos alimentar da força do amor.
Hoje mesmo fui à periferia, nas comunidades assistidas pela Casa do Caminho. Ah, o cheiro das casas simples, os singelos lenços na cabeça, os sorrisos sinceros e abertos, as imagens delicadas da fé de cada um nas paredes de barro ou nas alvenarias estragadas...Voltei renovado. Me senti mais saudável. E sábado tem mais. Quem ainda não experimentou, vá até a periferia e vá com fraternidade. Daí a importância da casa espirita ter um trabalho com os mais simples. Eles são nossos benfeitores, podem acreditar.

QUASE CEM MIL ACESSOS

Amigos, já estamos às portas dos cem mil acessos. Para ser exato, estamos com um pouco mais de 97 mil acessos, incluindo aqueles que vem de fora do país. 90 mil acessos ocorreram no Brasil. Ficamos todos felizes, não é mesmo ? A engrenagem ainda está azeitada e espero que assim permaneça. Quando atingirmos a marca, GRITAREI, rsrsrsr. Parabens à todos voces.

SER ESPIRITA E SER POLITICO

Desejo dar as boas vindas ao José Aparecido que, inclusive, fez uma indagação se o espirita pode ser político. Alem disso, nosso irmão disse que achou muito interessante a abordagem sobre a China. Olha, Aparecido, sem dúvida o espirita pode, e se tiver vocação, deve ser político, afinal, a política é das mais importantes funções da sociedade humana, com efeitos diretos sobre a vida da comunidade. Se é importante termos médicos espiritas, advogados e engenheiros espiritas, empresários e donas de casa espiritas, artistas pertencentes ao ideal, por que não políticos, que podem influenciar diretamente a vida das pessoas, sobrtetudo, as mais vulneráveis socialmente falando ? Agora, os que disporem a seguir a árdua missão da administração pública ou do legislativo, devem faze-lo com muita consciencia dos riscos ocasionados pelas facilidades advindas da proximidade do poder. Muitos sucumbem dolorosamente. A prova da comando é díficílima. O dinheiro fácil estimula os fatores negativos que o ser humano traz ainda em si.
Alguns dos nomes mais admiráveis do espiritismo tiveram passagem na política: Eurípedes Barsanulfo, Bezerra de Menezes, Cairbar Schutel, Freitas Nobre. Passar incólume e ainda servir bem a sociedade pede determinação e caráter firme, vigilância e exercício de honestidade. Em todos os setores da vida humana haverá mudanças para melhor e a política não será uma excessão, ao contrário, os bons espiritos trabalham com muito carinho a elevação do nível espiritual dos que mourejam nesta área.
Ah, quanto à China, tambem sou totalmente contrário a qualquer forma de ditadura e este ainda é um problema do grande país asiático. O que me chamou a atenção, no entanto, são os elementos que estão brotando da dinâmica chinesa. Muitas mudanças tambem atingirão Pequim. Aguardemos.

SOBRE A AGENDA

O participante Aimar Junior postou comentário sobre informações quanto as minhas palestras, enfim, sobre minha agenda. Olha, Aimar, com muito prazer eu tenho colocado aqui, em nosso blog, minha agenda. Dê sempre uma passadinha que voce saberá onde estarei, está bem ? E gostaria de lhe conhecer pessoalmente em uma destas palestras. Abraços.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SOBRE A SAUDADE

Nossa participante Hilda postou texto de Pablo Neruda, o grande poeta do Chile, abordando e definindo a saudade. E, dentre as tantas pérolas, eis que me toca esta : "Saudade é quando o amor ainda não findou mas o amado já se foi...". Que acham ? Leiam a postagem da Hilda nos comentários. Tem muito mais ali.

NOSSO LAR E OS LÍDERES CHINESES

O que vou escrever aqui é apenas um pequeno exercício de associação. Não tomem, por favor, como uma afirmativa ou muito menos uma "verdade" constatada. É, no máximo, uma reflexão, uma pequena tese. Ao ler um livro chamado : Tendencias - China, trabalho extremamente interessante sobre o notável país asiático que vem espantando o mundo com o seu progresso, comecei a pensar no que está acontecendo na sociedade chinesa neste inicio de século. Creio que, se algo de inovador está acontecendo em qualquer país deste planeta em termos de construção de uma nova sociedade, é exatamente na China.

Até meados da década de setenta a sociedade chinesa era moribunda. Nada produzia, não tinha dinamismo. Percebendo os ventos da renovação que teriam que chegar em todos os lugares, os líderes comunistas partiram para renovar, reciclar e redirecionar seus passos. Estimularam a criatividade de sua imensa população, aprenderam com outras sociedades, sobretudo o que havia dado certo na ocidental, mantiveram boa parte dos valores chineses estão edificando uma sociedade próspera e dinâmica.

Vale ressaltar que os chineses tem sua cultura e sua maneira de ver o mundo e de se portar em sociedade. Estranhamos, por exemplo, que eles não tenham aportado nas águas de nossa experiencia democrática, com eleições quase todos os anos para eleger seus líderes. Mas, segundo a obra a que me referi, que é de um estudioso daquele país ( prometo que vou postar o nome do autor, do qual não me recordo agora ) eles afirmam estar construindo a chamada democracia vertical, aquele em que não se escolhe seus governantes mas eles, escolhidos numa instância maior, consultam o povo e ditam leis para serem executadas pela sociedade. Não vamos analisar aqui se está correto ou não ou se é melhor ou pior assim do que no nosso modelo; apenas é um modelo diferente, que atende, nos parece, maneira como pensa o chines. É um modelo que vem dando certo, pelo menos, no tocante à conquistas do progresso sócio econômico. Mais de 400 milhões de chineses saíam da pobreza e da miséria dessa forma.

Observando o momento criativo e efervescente da sociedade asiática, comecei a meditar em alguns aspectos da maneira de se construir àquela sociedade e a cidade espiritual Nosso Lar, abordada por André Luiz. Lá, quem escolhe o governador não são os habitantes da colônia. A população da cidade espiritual precisa aprender a pensar no coletivo, tal como tambem o faz a população chinesa.. Pronto. Ficarei por aqui. Não é um quadro comparativo. Não estou dizendo que as duas sociedades são semelhantes e nem que o modelo chines é perfeito. Tem falhas, como tudo o que é produzido pelos homens. Com certeza, temos muito o que aprender com eles, assim como eles aprenderam e ainda aprendem com nossa sociedade ocidental. No fundo, Ocidente ou Oriente são ângulos de um mesmo planeta, que nos abriga para o processo de evolução. Agora, que achei interessante estes dois aspectos semelhantes na fórmula administrativa da China e do Nosso Lar ( guardando as devidas proporções ) ah, isso achei. Quem sabe não assistimos à alguns ensaios na sociedade humana com vistas ao mundo melhor que aspiramos? Poderemos voltar a abordar a questão mais adiante, sobretudo, no tocante à liberdade, ainda tão em falta na sociedade chinesa.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TÔ LIGADO - O BEM E AS PROFISSÕES

Nosso jovem Matheus nos escreveu indagando sobre utilizar a profissão para promover o bem e alguem de seu convívio falou-lhe que as duas coisas precisam esar separadas: profissão e caridade. Olha, o que deve ser entendido, Matheus, é que o trabalho da caridade é, sim, voluntário mas isto não quer dizer que, na profissão, não possamos estar a fazer o bem. Medico faz o bem. E pode, em certas condições, até faze-lo em plena atividade profissional sem nada receber. Mas, ainda que voce esteje apenas no campo pofisional, somos parte de uma engrenagem que deve visar a elevação da humanidade. Jamais ser mercenário e pensar só em tirar proveito finaceiro...exageros, extremos. Um profissional nobre, ganha a vida e ajuda a humanidade. E tem sempre tempo para ser útil fora de sua profissão, sem nada cobrar. Se formos honestos em nossa atividade profissional, com humanidade e respeito, já estaremos contribuindo com um mundo melhor, entendeu ?

AGENDA

Amanhã estarei proferindo palestra no Centro Espirita Missionários da Luz, no bairro do Pina, Recife. Instituição tradicional da cidade e terei felicidade de voltar ao seu auditório para compartilhar o pensamento do nosso ideal. Será às vinte horas. No sábado, falarei no bairro do Cordeiro, no Centro Nosso Lar, sobre a função da dor, tambem à noite. Já no domingo, às dezessete horas, estarei no Celec, na Várzea, falando sobre perispírito. Como perceberam, já retomamos o ritmo.

O ESPIRITISMO E O POVO

Conquanto entendamos porque o espiritismo ainda será, por um bom tempo, minoria na sociedade planetária, tambem compreendemos que a doutrina veio para o povo. E compreendemos isto não porque vemos a ação como que para converter à todos em espiritas e sim, como sendo a presença da benevolencia junto à grande massa, colocando, ainda, ao alcance de quem o desejar, o conhecimento que nos arrebata a existencia. Não podemos prender o espiritismo em uma torre sofisticada e elitizada. Isso seria desfigurar algo de sua alma.

Falo isso porque sabemos que há os que não aceitam as atividades espiritistas nas periferias, sobretudo para a entrega de sopa e alimentos outros. Falam de assistencialismos e que não seria essa a função do ideal. Calro que sabemos, todos nós, a função emancipadora da mensagem, porem, em suas entranhas, o espiritismo veio reviver Jesus e nada melhor do que se aproximar dos mais carentes, de suas mais comezinhas necessidades. Aos que podem dar mais que um prato de sopa, como, por exemplo, um emprego, ótimo. Dê o emprego. Mas os que não tenham condiçao para isto, dê, pelo menos, um pedaço de pão, uma sopa reconfortante e um apoio dos próprios ombros. Assim aprendi com os nossos orientadores espirituais e daqueles que nos antecederam, os grandes pioneiros da mensagem.

Abramos eventos e espaço para discutirmos o temas mai palpitantes do ideal, doutrina rica de valores culturais extraordinários mas não nos esqueçamos de ir até a dor escondida nas misérias sociais e nas expiações e provas escabrosas que atingem bilhões em todo o mundo. Ficar indiferente à essa terra de esquecidos seria como que, de alguma forma, retirar Jesus do espiritismo. Sua alma se perderia. Sua seiva feneceria. Seu consolo seria omisso.

Alguns dizem que é tarefa dos governos cuidar para atender a essa massa de indigentes. Sim, nossos administradores trazem esta tarefa, porem, o que nos autoriza, enquanto eles não conseguem, ficar indiferente à dor de milhões de crianças, idosos, mulheres, adultos nas mais variadas condições de sofrimento ? O que nos faz crer que não ligar para tanta miséria, tanta fome, é atitude mais correta quando bebemos na fonte de águas extremamente generosas, a nos dizer que somos irmãos e que a caridade é a atitude que mais nos aproxima da nossa natureza real ?

O espiritismo veio para ir ao encontro do povo, de todas as condições sociais, iluminando consciencias, enriquecendo mentes mas, tambem, saciando toda a sede e fome e aquecendo o coração.

EXPLOSÃO DE VIOLENCIA

Segundo noticias veiculadas nos meios de comunicação, o número de homicídios aumentou 80% no Ceará. Mas, lamentavelmente, não foi apenas na bela terra de José de Alencar que isto ocorreu. Na minha cidade, por exemplo, o nível de violencia atingiu uma exorbitância e assim, em todo o país. Precisamos trocar a propaganda para garantir novas eleições aos políticos e nvestir na realidade. Sou oimista mas não perco a noção de realidade.O Brasil está perdendo, embora saibamos que temporariamente, a guerra contra a violencia. A raíz desse problema não é apenas a ação de nossas políticas públicas. Outros fatores contribuem e necessitamos refletir sobre em que sentido ofertamos nossa contribuição para a violencia na sociedade que vivemos.

A ausencia dos elevados valores do cristianismo em nossa vida prática é um fator capaz, por si só, de explicar muito do mal que assola a sociedade. A indiferença, o egocentrismo, potencializam a queda da humanidade. Se somos capazes de nos pacificar, toda a humanidade se pacifica um pouco mais. A massa de seguidores da religião cristã, apenas para ficar em nosso campo de crença, vivenciando um pouco mais da grande mensagem, já alteraria substancialmente o terrivel índice de homicidios e agressões outras.

Então, a despeito da falência de nossa administração política, precisamos assumir que devemos buscar fazer um pouco mais. Dar um pouco de nosso coração, seguir um pouco mais alem do que simplesmente afirmar que acreditamos em Jesus ou nesta ou naquela doutrina. O momento nos desafia, mais que nunca, à vivencia do que acreditamos. Creio que a humanidade agradece. E a própria consciencia tambem.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

QUEDA NA PARTICIPAÇÃO

Como era de se esperar, houve uma pequena queda no acesso ao blog. Quatro dias sem postagem, sempre leva a esse afastamento, alem das viagens de fim de ano. Claro que eu gostaria que retomássemos o patamar de acessos que tínhamos. E claro que acredito que vamos retomar esse patamar. Ou não ? Com voces, a palavra.

O POUSO DE HELENA

Estive, após algum tempo ausente, no abrigo erguido pela abnegação de Helena, próximo à rua do Lima, área central de Recife. Teve câncer há muitos anos e resolveu socorrer os que sofriam do mesmo mal vindos do interior para tratamento e que não tinham onde ficar. Transformou aquela casa simples em um núcleo de fraternidade e é só leito, da entrada até os fundos, das duas residencias singelas. Apesar de enfrentar vários problemas de família, como uma filha bastante enferma, cuida com a mesma abnegação de antes daqueles infelizes que lá aportam, no abrigo para suas dores. Helena ainda adotou uma criança abandonada às suas portas. Pobre, a amiga se multiplica para obter recursos. Pobre, chorou ao me falar dos problemas com a filha e por escutar, de algumas pessoas, acusações que a ferem brutalmente. É sempre assim: algumas pessoas nem fazem e ainda criticam severamente aqueles que produzem. Não se pejam em ferir a dignidade das pessoas. Ainda é a Terra. Vai mudar, porem.
Hoje à tarde, ao chegar para ve-la, o grande cantor Emílio Santiago estava chegando para conhece-la. foi uma festa só. Logo que ele saiu, ela chorou um pouco, narrando suas amarguras. Bom, Helena vai prosseguir na tarefa que realiza em mais de trinta anos. Pobre, como sempre. pobre, como uma verdadeira franciscana. Jesus é sua riqueza. Aqueles que ela ampara são seus tesouros. É o bastante.

RETOMANDO AS ATIVIDADES EM PROGRAMA DE RÁDIO

Estive, no dia 2 deste novo 2012, sendo entrevistado na rádio CBN sobre a força do pensamento construtivo para um novo ano. O entrevistador, excelente, por sinal, enveredou pelos princípios de nossa doutrina e, como não poderia deixar de ser, perguntou, com mais enfase, à respeito da mediunidade e da reencarnação. Foram trinta minutos de bela audiencia, onde os elevados ideais que nos irmanam teve um digno espaço num dos veículos mais conceituados de nosso rádio. Fiquei extremamente feliz pela oportunidade e porque os produtores do programa pareciam exultante por iniciar o ano abordando a temática da espiritualidade. Gritavam, literalmente, que era bom demais começar o ano com uma mensagem tão especial como a que éramos portadores ali.
Confesso que tenho grande estima pelo apresentador, o radialista Aldo Vilela. Já havia participado de seus programas, tanto na rádio quanto na TV, inclusive, neste final de nao, na véspera do Natal. Não penso duas vezes quando o convite parte de sua produção.è sério, antenado, respeitoso e lhe deixa muito à vontade para ser entrevistado. Um grande profisional. O espiritismo teve um espaço que não teríamos como mensurar o seu valor. Graças aos céus que pudemos estar presente. Que venham outros.

AH, FINALMENTE, DE VOLTA

Amigos, me perdoem a ausencia de quatro dias. Naturalmente voces compreendem que não foi de meu agrado. Estava de mudança e, em consequencia, fiquei sem internet. Juntem isto aos compromissos e tivemos, então, estas "férias" involuntárias. Esper que o acesso não tenha diminuído e vou verificar isso daqui à pouco. Como passaram de um ano para outro ? Olhando o mar durante a passagem de ano, refleti sobre tantas bençãos derramadas em nosso caminho durante o ano findo. As experiencias doutrinárias, os contatos com irmãos com seus múltiplos dramas, as lágrimas de mães e a angústias de pais, alem de jovens atormentados pela desesperança...veio-me à mente os tantos amores recebidos de vários espíritos, encarnados e desencarnados e, então, pude mais uma vez verificar o quanto o Senhor nos cumula de bençãos e não percebemos de imediato. Olhava as ondas a quebrarem na areia e as luzes espoucando nos céus. A família juntinha. Os abraços em minhas filhas e na companheira estimulando a vontade de abraçá-los à todos os que participam deste nosso cantinho para troca de alimento espiritual. Deus os abençoe, caros amigos. Neste e em todos os outros, ante os desafios do delicado momento que atravessa o nosso belo planeta azul.
Finalmente, estou de volta. Sei que a imensa capacidade de compreender e perdoar de voces relevará a falta. Vamos continuar nossa jornada de disseminação das idéias imortalistas, das nossas idéias espiritas. E vamos continuar convocando a humanidade para o banquete do amor. O banquete da idéias que iluminará o coração humano. Assim seja.