Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TELEPATIA

Desde a década de sessenta que os russos haviam comprovado a telepatia, o poder que teríamos de influenciar outra mente ou ser por ela influenciado, fazendo uma "leitura" do que se passa em outra casa mental. Os EUA tambem há muito vem experimentando a telepatia, inclusive como elemento de espionagem. Na guerra fria, ambas as potencias que se digladiavam ( EUA e União soviética ) sabiam dessa força e queriam estar à frente de seu inimigo.

Estudando os fenômenos mediúnicos, lidamos, habitualmente, com o fenõmeno telepático. O uso das correntes mentais para intuir ou propagar uma idéia, é frequente. Nossa mente é uma usina de força de grande magnitude e estamos longe de saber utilizar suas  potencias extraordimárias.

Para que o curso telepático se dê com mais facilidade necessitamos da afinidade. Quando ela existe entre duas pessoas, a telepatia, a captação do pensamento, dos sentimentos e anseios do outro mais facilmente ocorre. Pais e filhos, conjuges e irmãos, amigos e médiuns com certos espiritos podem desenvolver vasta e intensa atividade telepática pelo fato da afinidade desenvolver a sintonia. Esta propicia a ocorrencia de se sentir melhor o outro ou de captar suas intenções, interpretando suas idéias. No futuro da humanidade, esse fenômeno não só será encarado com a naturalidade que deve ser como será vivido com frequencia inusitada. será a época de mais amplo conhecimento do homem sobre sua natureza e seus poderes anímicos.

VIAGEM PELO MUNDO ESPIRITUAL

O que fazemos enquanto nosso corpo recompõe-se durante o sono físico ? essa indagação inquieta e atiça a curiosidade de milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo àqueles que se interessam pelos fenômenos espirituais. Esse aspecto de nossa vida alcança, tambem, uma das mais intrigantes questões da experiencia humana e espiritual: o mundo dos sonhos.

Estudando o espiritismo, encontramos a abordagem referente ao despreendimento da alma durante o sono físico. Nesse estado de emancipação do espirito, retornamos, de alguma maneira, à pátria de origem. Claro que as condições em que esse fato se dá são as mais variadas. De acordo com a natureza das aspirações da alma, de seus pensamentos e sentimentos, de seus interesses imediatos ou meis profundos, teremos a chegada do ser a determinados ambientes. A lucidez que possamos ter durante esta emancipação guarda relação direta das condições de mais ou menos espiritualização da criatura. Quanto mais devotado aos valores espirituais, a chance de permanecer relativamente lúcido na dimensão dos espiritos libertos aumenta. Quanto mais voltado para as sensações mais brutais da matéria, às suas paixões, menor a quota de percepção mais ampla a alma terá em seus desdobramentos.

E os sonhos ? Aí teremos que ter mais prudencia do que o habitual no que tange às interpretações que possamos fazer à respeito deles. A grande maioria dos sonhos são intraduzíveis na linguagem e no entendimento humano pela ausencia de lógica em suas imagens, sobretudo, se se levar em consideração possíveis atividades que a alma possa estar realizando fora do corpo. Ora, sabemos que os sonhos são, quase sempre, uma mescla de atividades concretizadas durante o estado de vigília, imagens criadas pelo subconsciente, coisas que ficaram guardadas no porão da mente, reordenamento do cérebro sobre as pressões do dia a dia, ou ainda recordações de vidas passadas, sempre fragmentadas, projeções do inconsciente, visões premonitórias podem se mesclar  com essa gama imensa de fatores, alem de pequenas recordações de encontros e atividades realizadas pela alma durante o sono, no mundo dos espiritos. Como veem, é muito complexo o universo dos sonhos. Existem, no entanto, aqueles que se apresentam tão intensos, reais, que produz um estado de compreensão mais nítida sobre cada um deles. Ou a premonição é tão real que ficamos inquietos, como que tendo a certeza que estivemos em tal lugar, que conversamos com alguem ou que tivemos uma visão de algo que irá ocorrer no futuro.

Estudar as coisas da alma, os valores espirituais, é uma tarefa de auto conhecimento e de entendimento mais profundo sobre a vida. Recomendamos aos amigos aqui participantes o mergulho nos livros elevados da doutrina, aqueles que formam a codificação e as chamadas obras subsidiárias. Tambem é interessante ler trabalhos não catalogados como espiritas, embora tratem de questões espiritas, tais como livros de pesquisas sobre reencarnação, quase morte, mediunidade ou de filosofias que abranjam a imortalidade do ser. Pesquisemos, ampliemos os horizontes da mente. A alma cresce quando penetra em sua natureza transcendente, imbuído da vontade de aprender e de se reformar moralmente.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SÓ UM DETALHE

Viram que nosso espaço já se aproxima dos 700 seguidores postados no painel ? Já somos 664. E o exército da luz avança, crescendo sempre.

CORREÇÃO

Uma correção por fazer: O blog a que me referi da Maria das Neves numa postagem logo abaixo, não é de Alagoas. É de Recife. É que ela havia dito, em seu comentário, que tinha adquirido seu ingresso, para ela e para amigos de Maceió, para o nosso evento e, assim sendo, pensei, erradamente, que ela seria da bela capital alagoana. Feita a correção, enfatizo, aproveitando a oportunidade, que o Dennis, de Maceió, que trabalha com turismo, está organizando caravana para comparecer em nosso encontro no dia 29 de abril. esperamos todos aqui.

AGENDA

Amanhã, estarei proferindo a palestra na Casa do Caminho, no Cabo de Santo Agostinho. Quinta feira, proferirei palestra para os pais e filhos do Bureau Jurídico Colégio e Cursos, no bairro do Benfica, Recife, sbre o tema : A Importância da Família. No domingo que vem estarei em João Alfredo, interior de |Pernambuco, realizando seminário pela manhã e uma palestra à tarde.

BLOG COMEEÇAR É PRECISO

Com imensa satisfação recebemos o comentário do Neves, de Maceió, dizendo de sua presença no evento do dia 29 de abril e que postou a divulgação do mesmo em seu blog. Este tem o título "Começar é |Preciso. Sugestivo o nome do blog. Obrigado, Neves, e espero que muitos outros amigos das Alagoas possam se fazer presentes. Será um momento de grande congraçamento de corações. Pelo menos, assim esperamos. Vou dar uma olhadinha no seu blog e recomendo aos nossos participantes que façam o mesmo. Deus o abençoe pela iniciativa de criar mais um espaço para a divulgação do pensamento espirita. Sei que outros seguidores do nosso blog possui, tambem, seus blogs. Interajam. Conectem esta força, uma na outra. É uma avalanche de luz. Irreversível.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

AUSENCIA NO EVENTO

Caros amigos, uma informação sobre nosso evento: O meu querido amigo Liszt Rangel não poderá ser um dos expositores do nosso Encontro do dia 29 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco. Ele estava certo de retornar de uma viagem de pesquisa na Inglaterra dois dias antes do evento e, por isso, havia confirmado sua presença. Lamentavelmente ( para nós, claro ) ele me telefonou pedindo desculpas mas, segundo o querido amigo, professores ingleses desejaram conhecer melhor o trabalho de pesquisa que está realizando, daí não poder mais chegar em tempo de participar conosco da programação. Então, serão palestrantes no Encontro com o Pensamento Espirita: Frederico Menezes, Spencer Junior, Rosemere Kiss e Lourenço Barros. Tá bom assim ?

A SATISFAÇÃO PELO BEM REALIZADO

Nos foi perguntado a respeito da alegria que sentimos quando produzimos o bem e se isso pode ser visto ou até sentido como vaidade. Ora, é natural que sintamos satisfação pelo bem que venhamos a produzir. Esse sentimento prazeroso é estímulo para que desejemos sentir tal sensação com mais frequencia. A ciencia, inclusive, já aborda, com muita precisão, os efeitos no organismo, das atitudes da caridade, dos pensamentos nobres. Então, há um recurso da natureza para que venhamos a procurar o bem. O que não podemos desenvolver é a distorção desse sentimento de bem estar, resultando num envaidecimento injustificável, aliás, gerando sentimentos bem diferentes daqueles produzidos pela alegria de servir. Portanto, nenhuma paranóia de servir e se condenar por estar feliz, face ao bem concretizado.`É natural, como vimos. Vaidade é hipertrofia do ego. Nada melhor que o auto conhecimento para não permitir a presença da distorção acima descrita. Evangelho e auto conhecimento, creio que aí se encontra o caminho para o exercício da humildade, reconhecendo que todo o bem vem de Deus, que nos legou, no entanto, a alegria de servir.

O IRÃ E O MUNDO

Agora, um pouquinho de política internacional. Estamos vivendo o imblóglio das nações quanto ao interesse do Irã em desenvolver tecnologia nuclear para fins civis, segundo as autoridades iranianas, embora as potencias ocidentais desconfiem que o objetivo da terra dos aitolás seja a de possuir artefatos nucleares. Sabemos como as relações internacionais são complexas. E sabemos como diversos interesses de natureza econômica, ideológica, cultural e espiritual interage no processo. O estado de tensão que se vive nos dias de hoje sobre o tema leva-nos a rogar ao alto que ilumine os atores do problema, particularmente, os líderes iranianos, afim de que as tensões que se viveu durante a chamada guerra fria entre os blocos capitalista e socialista, não se repita.

Toda e qualquer situação que ponha em risco a integridade do planeta e o equilíbrio entre as nações deve receber das pessoas de bom senso a atenção por intermédio das orações, dos pensamentos positivos e construtivos e das vibrações harmoniosas. E que muito em breve os homens de todas as latitudes e religiões compreendam que pertencemos a uma mesma humanidade, viajando numa mesma "nave" ( A Terra) e trilhando os mesmos objetivos, que é a evolução. Viver em paz será uma questão de inteligencia e senso moral desenvolvido. A infantilidade humana quanto à viver com Deus e em Deus, como se Ele pertencesse a este ou aquele povo, a esta ou aquela forma de crença, dará lugar à maturidade de compreender que a religião do amor vivida fará mais pela crença em Deus do que a violência em nome DELE e o Bem realizado promoverá a felicidade para todas as nações do que rituais e aparencias, que apenas criam muros e fossos entre corações. Nunca será tarde apostar no diálogo dentre civilizações, enriquecendo-se cada uma com os valores seculares das culturas, abrindo horizontes para que o entendimento se faça, quanto antes, entre os irmãos que vivem, hoje, na terra.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TÔ LIGADO - JESUS E O BATISMO

O jovem Pedro Henrique, de onze anos de idade, postou comentário à respeito do batismo não existir no espiritismo e perguntou por que isso, já que Jesus havia se batizado. Olha, Pedro, muito boa sua abordagem. Sem dúvida que o Senhor submeteu-se ao batismo através de João, o Batista. Se observarmos direito, Jesus foi muito coerente com a estratégia que utilizara desde o início de suas atividades pois enfatizava que viera cumprir as leis e era necessário que algumas coisas seguissem seu rumo como era. O batismo, naquela época, não tinha a mesma feição que tem hoje no catolicismo, por exemplo. Na atualidade, se recomenda batizar quando criança para que a criança não morra afastada da igreja, que seria, conforme  seus representantes, a possuidora da chave do reino. Já na época do Senhor, o batismo era para os adultos e tinha o objetivo de renovar a pessoa que ansiava entregar-se à Deus, sendo que a maioria submetia-se ao ritual no rio Jordão, para lavar seus pecados simbolicamente e poder, dessa forma, começar uma nova vida. Daí a estranheza de João quando Jesus apareceu para submeter-se ao ritual. Ele sabia que o Mestre era o messias e não necessitava renovar-se, não tinha pecados e possuía muito mais autoridade moral que ele, João, para batizar quem quer que fosse, ao ponto de dizer ao senhor que ele é que deveria ser batizado pelo Cristo de Deus.

Hoje, Pedro, com o espiritismo, sabemos que qualquer prática externa, cultos, não são mais importantes que o pensamento. A renovação não necessita de simbolos. E concluindo sobre a questão de Jesus ter recorrido ao batismo, há um último elemento encantador na história: O Senhor admirava a fidelidade e a entrega de João e nunca perdia a oportunidade de enaltecer e valorizar o trabalho daquele que " pregava no deserto ". Espero ter atendido convenientemente sua pergunta, querido Pedro. Escreva mais vezes, está bem ?




HUMILDADE E DESVALIA

Me pedem para fazer uma abordagem sobre humildade. Na verdade, tem-se grande dificuldade em entender humildade sem associá-la à auto desvalia. É um grande equívoco. O humilde não necessita se colocar inferior à ninguem. E naturalmente não se acha acima de ninguem. Busca enxergar todos os elementos que se movimentam dentro daquilo que lhe bafejou o caminho ou  naquilo que se destaca em si. Observando o nosso Chico Xavier, às vezes poderia passar a impressão de rebaixamento ( e até acho que, em certas ocasiões, era assim quer ele fazia ) mas não perdia a dignidade nobre, o respeito a si mesmo. Esse exagero do Chico era para esconder a sua grandeza e o fazia de coração. Não apresentava, no entanto, falta de confiança e exalava firmeza. Tinha profunda segurança no que fazia, embora as muitas vezes em que se dizia um capim. Faço essa ressalva pois ele é o exemplo do ser humilde que não deixava de realizar a tarefa. Não se escondia e era pro ativo, dinâmico.

A humildade só existe quando ela é concreta. A aparência se trai. Chico era o que era. E fez o que tinha de fazer. O humilde não despreza a auto estima. E fico por aqui pois, de humildade sabemos tão pouco. Só se sabe, em profundidade, o que é essa virtude gloriosa, quando se a vive. O resto, é tese e verborragia, não é mesmo ? E, sinceramente, não escrevo isso  por humildade.

MACEIÓ ESTARÁ PRESENTE

Recebi contato do amigo Dennis, de Maceió, que trabalha com eventos e turismo. Há muitos interessados em vir até o nosso evento em abril. Já começa a formar uma caravana. Breve ele retornará o contato para dizer quantos ingressos irá precisar mas, pelo número de pessoas que o contactou no facebook, deverá vir muita gente. Estamos esperando.

A amiga Lily, de João Pessoa pergunta onde adquirir o ingresso na capital paraibana. olha, Lily, o pessoal da planeta turismo deve ser procurado. Ela está preparando caravanas saindo de |Campina Grande e outras de João Pessoa. Pretendo, ainda, enviar alguns ingressos para o Sr Araújo, do Missionários da Luz, no bairro do Cristo. Assim que estivermos com isso pronto, divulgaremos neste espaço como fazer para voce adquirir o seu, certo Lily ?

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O INTERESSE PELO NOSSO EVENTO

No Miep ainda houve uma grande receptividade em relação ao nosso evento, aqui em Recife, no Centro de Convenções, no dia 29 de Abril. Todos os ingressos que levei foram vendidos e muitos participantes foram até o nosso stan de vendagem pedir informações e garantindo que estariam presente. A Planeta Turismo está formando duas caravanas, uma saindo de Campina Grande e outra de João Pessoa. Pelo visto, ante a grande movimentação em torno do nosso encontro por lá, a Paraíba teráuma maravilhosa participação no dia 29 de Abril. E quem desejar adquirir ingressos, sugiro que compre logo. Parece-me que teremos ( como já começou a ocorrer ) uma grande procura. Quem mora na área metropolitana de Recife pode adquirir seu ingresso na Banca Espirita, ao lado da pracinha do Diário, na Dantas Barreto; na distribuidora Renascer, por trás do antigo cine São Luis ou em algumas instituições como GEAP, perto da vila da Aeronáutica, Boa Viagem, Lar Ceci Costa, em Olinda, nas proximidades do Centro de Convenções. Mais adiante, informaremos outros locais que estarão vendendo os ingressos. É, esperávamos essa receptividade face ao carinho que o movimento espirita tem para com os expositores convidados pela Casa do Caminho: Rosemere Kiss, Liszt Rangel, Spencer Júnior e Lourenço Barros. Alem do mais, o conteúdo, creio, será de extrema relevância para o público, espirita ou não, que anseia obter informações sobre como o Espiritismo encara muitos dos problemas da atualidade, como juventude, drogas, relacionamentros dos pais para com esse desafio, a decantada rebeldia daS NOVAS GERAÇÕES, alem de abordagens múltiplas sobre a atualidade do pensamento espirita.

ECOS DO MIEP 3

Conheci o Orson Peter Carrara, do Clarim, Matão, terra do grande apóstolo do espiritismo, Caírbar Schutel. Ele e sua esposa, ambos imensamente simpáticos, carinhosos e fraternais, deram um toque mais especial ainda ao evento. Campina Grande ficou mais bonita com esse casal iluminando a programação. O público adorou as palestras do Orson. Os demais expositores dispensam comentários. Severino Celestino desfilou seu conhecimento sobre as escrituras, Haroldo Dutra fez o mesmo e exemplificou  a simplicidade em seu mais alto grau, Décio Iandoli eficiente e seguro como sempre, Liszt Rangel encantou com sua retórica e simpatia e Breno, da própria cidade, falando sobre ecologia, deu conta do recado com excelente conteúdo. No próximo ano tem muito mais. Pode se agendar.

ECOS DO MIEP 2 - COM OS JOVENS

Um dos fatores que encanta quem participa do Miep é a presença de um enorme número de jovens, tanto como inscritos, quanto como trabalhadores na organização do evento. De várias partes da Paraíba e de Estados vizinhos, eles enchem nosso coração de sagradas esperanças. A emotividade que demonstram, a grande sensibilidade que se caracteriza nas lágrimas deles ante as palestras ou o grande interesse que demonstram ante as abordagens nos cursos e seminários, levam os adultos presentes pela primeira vez a expressar com olhar de espanto e felicidade a presença desses jovens. É uma magnífica programação para os pais levarem seus filhos, se afastando da folia de momo e sabendo que seu jovem encontra-se num ambiente saudável, aprendendo sobre valores espirituais. Presenciei pais com olhar surpresa pela enorme presença juvenil. Estes adultos estavam, pela primeira vez, no evento. No proximo ano, quem ainda não veio, venha conferir. Serão comemorados os quarenta anos do MIEP. E a programação está sendo preparada com grande carinho pelos  coordenadores. Não podia ser diferente, não é mesmo ?

NO MIEPINHO

Tenho falado aqui do MIEP e alguem pode estranhar quando me refiro ao Miepinho. É que o grande evento de Campina Grande não descuida das crianças e há um espaço cuidado com muito carinho por dedicadas evangelizadoras, anônimas, que não aparecem para o público, chamado Miepinho. Cerca de oitenta crianças são evangelizadas e participam de muitas oficinas especialmente porogramadas para elas. Na programação da gurizada, a coordenação propicia o contato dos expositores adultos para com elas. E tive o prazer e a honra ( como ocorre todos os anos ) de ser entrevistado pela turminha. Fiquei deslumbrado com o que vi. Acreditem que encontrei muito da nova geração prevista pelos espiritos para este terceiro milenio. As crianças perguntaram muito. Sinceramente, nunca havia sido sabatinado dessaz forma. Elas demonstravam grande sede de saber, sobretudo, sobre mediunidade e reencarnação.

Outra benção : Os depoimentos, com profunda espontaneidade, que elas davam sobre seus contatos com os espiritos. E a naturalidade com que a maioria delas encaravam a realidade da outra dimensão. não sei como agradecer à Deus as alegrias desse encontro com os "recem vindos". Eles farão a diferença. Dá para perceber isso. E tenho grande confiança que, pelo menos, uma maioria não vai se perder no caminho. Naturalmente que torço para que todos cumpram suas tarefas. Aguardemos.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

NA NOVA CONSCIENCIA

Logo mais, às 11; 20, estarei proferindo palestra na Nova Consciencia, evnto que agrega vários seguimentos espiritualistas em Campina Grande durante todo o carnaval. Retorno ao MIEP para fazer, ao final da tarde, o seu encerramento.Na palestra desa manhã,estarei abordando o tma referente à transição planetária. amanhã, volto à postar sobre o evento.

ECOS DO MIEP

O MIEP, aqui em Campina Grande, está uma explosão de conteúdo e experiencias muito interessantes. São mais de 800 inscritos e mais um tanto que participam sem inscrição. À noite,aberto ao público não inscrito, chega-se mas de 1. 300 pessoas. Os coordenadores. eficientes, trabalham na sustentação de um evento que já pertence ao Brasil. Gaúchos, goianos, paulistas  nordestinos de vários dos nossos Estados, estão presentes. A TV CEI está transmitindo para todo o país.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

GRANDES EVENTOS, INESQUECÍVEIS MOMENTOS

Este ano terei, mais uma vez, a oportunidade de participar de grandes eventos da nossa causa, tais como, o MIEP, em Campina Grande, o Congresso Espirita de Sergipe, um evento em São José dos Campos, São Paulo, outro em Poços de Caldas, Minas, etc. ressalvo, porem, que à despeito da sublme oportunidade de informações que estes nobres eventos proporcionam e do belo clima de fraternidade que lhes caracteriza, confesso que é no contato com as casas espiritas singelas e pequeninas dos interiores e das periferias das grandes cidades, que sinto e tenho vivido momentos inesquecíveis. Sem qualquer demérito dessas programações de magnitude, a oportunidade de visitar cidades pequenas, onde nossos irmãos lutam com enorme heroísmo para difundir o pensamento espiritual, me emociona profundamente, fixando-se em meu coração com uma ternura indizível. Espero que os amigos dessas localidades nunca esqueçam de mim e me coloquem em suas programações. Sinto-me abastecido quando respiro o ar, o carinho, o perfume das almas simples e amigas, das casas singelas e humildes. Essa troca de energia, essas vibrações que nos irmanam pois representam as dificuldades que são muito nossas, em nossas limitações, significa presente dos céus às minhas necessidades de perseverança e aprendizado. E gostaria que nossos queridos e abnegados expositores da causa espirita pudessem, tanto quanto lhes permitem os compromissos familiares, doutrinários e profissionais, visitar esse interiorzão do nordeste, a fim de traduzir em alegria na alma dos apóstolos dessas localidades esse contato inesquecível. Injeta-se mais ânimo nos companheiros visitados e recebemos lições sublimes de vida e trabalho, de idealismo e sinceridade de cada um deles. Quem sabe não conseguimos formar uma caravana com esse objetivo, uma caravana com alguns dos mais requisitados expositores de nossa região, para levar nosso abraço e nossas abordagens aos amigos co idealistas ?

NOSSA DIVULGAÇÃO

O amigo Matteus postou dizendo que tem divulgado este nosso espaço na rede social e postado nossos artigos, com link para o blog. Matteus, sinto-me honrado por voce e outros que aqui participam indicarem nosso espaço e, até, replicarem nossos textos. O importante é que a mensagem desse ideal luminífero se espalhe. Somos limitados mas se a mensagem ganha o caminho, então, à despeito de nossas dificuldades, a tarefa vai sendo feita, não é mesmo ? Pode continuar a divulgar nosso blog e a colocar os textos que voce achar interessante, meu amigo.

Outro companheiro que chega é o Lúcius Augustus. Postou comentário e propõe somar forças, este espaço e o que ele criou. Lúcius, visitarei seu espaço. Todos os que aspiram um mundo melhor, uma civilização mais espiritualizada, serão sempre recebidos com indescritível alegria aqui. Obrigado por visitar nosso blog.. Um grande abraço.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O FILHO DE CHICO

Segundo informações de uma amiga, possivelmente no mes de março, o filho adotivo do Chico Xavier, Eurípedes Reis, vira´conhecer o Recife, acompanhado de algumas pessoas da querida cidade de Uberaba. Deverá visitar algumas instituições. É possível que dê uma esticadinha até nossa Casa do Caminho. Após o carnaval deveremos falar melhor à respeito. Teremos, com certeza, a confirmação dessa vinda. Creio que poderá ser um bela oportunidade de trocar experiencias com quem conviveu bem pertinho com o nosso Chico. Alem do prazer fraterno de receber os amigos que vem das Alterosas.

ONDE ENCONTRAR OS INGRESSOS

Mais uma informação sobre o nosso Encontro com o Pensamento espirita, que ocorrerá no dia 29 de abril, no Teatro tabocas, no centro de Convenções de Pernambuco : os ingressos já podem ser adquiridos na Banca espirita, ao lado do Diário de Pernambuco, próximo á Av. Dantas Barreto; na Livraria Renascer, por trás do cinema São Luis; no Lar ceci Costa, próximo ao centro de Convenções; no GEAP - Grupo Espirita Amor ao Próximo, perto da vila da aeronáutica, Piedade; no Peixotinho, próximo ao colégio Santos Dumont, em Boa Viagem e no Celec, na Várzea, Cidade Universitária, alem, claro, da Casa do Caminho, no Cabo de Santo Agostinho. Vou dar um jeito de postar os telefones destes locais. Sei de muita gente que me encontra e diz que não vai perder. Agora, é bom comprar logo os ingressos. Falam que ainda está longe a data do evento, porem, quem pode garantir como será a procura ? Confesso à voces que torço para que a procura seja grande. Precisamos. Nossa equipe é muito pequena para um evento desse porte e responsabilidade. O ideal nos leva a esse passo, Estamos construindo em duas frentes. O evento vai ser fundamental para prosseguirmos com elas. A arrecadação servirá para concluirmos a primeira etapa de nosso projeto em Goiana, onde interagimos com muitas famílias extremamente carentes, e tambem servira´para a conclusão do novo auditório da Casa do Caminho, em Garapu, Cabo.

E não foi fácil conciliar as agendas dos expositores. Conseguir juntar essa "trupe" num só evento foi uma epopéia. Eu mesmo quase não podia me agendar. Parece brincadeira, não é ? Só tinha essa data livre e isto porque só terei uma palestra à noite, no Curado. Então, teria o dia disponível. Depois, conseguir o espaço na agenda do Spencer, do Liszt, da Rosemere e do Lourenço foi uma benção. Acho que os céus queriam mesmo esse evento....rsrsrsr....

O GRANDE E TRISTE MAL DA IGNORÂNCIA

Em nossa atividade na casa do caminho, no atendimento fraterno e espiritual que realizamos às quartas feiras, temos nos defrontado com dolorosos casos que infelicitam o ser humano. E, talvez, os mais impressionantes seriam aqueles que ocorrem sob o manto da mais completa ignorância. e escrevo ignorância na acepção do termo, ou seja, desconhecimento e alienação sobre a vida.

Só para citar um exemplo, certa ocasião recebemos uma jovem com problemas no baixo ventre. A expressão da visitante demonstrava a limitação de sua percepção sobre a finalidade da vida ou relativo aos mais comezinhos deveres morais. Face sem maior expressão, olhos tristes, sofridos, como que passando a sensação de total desconhecimento sobre qualquer coisa. No contato realizado, a moça confessou ter realizado dois abortos, pelo motivo de não ter um companheiro fixo. Não demonstrava maiores sentimentos de culpa. Não que achasse que estava certa - e nem errada - e sim, porque simplesmente não atinara para o gesto. E o seu problema no ventre estava relacionado aos abortos, conforme informação dos espiritos amigos.

Fiquei pensando na máscara facial da infeliz irmã quase que em grande estado de infantilidade. E verifiquei como a ignorãncia leva as pessoas, muitas vezes, a tomarem atitudes capazes de desestruturarem suas vidas...

A impressão foi de um bom coração da jovem. E  de que ali estava uma criatura que parece levada pela vida, necessitando de amparo e esclarecimento, afeto e amor, mãos estendidas e socorro de toda a natureza, jamais de qualquer julgamento e muito menos, condenação. Ah, que benção o conhecimento das verdades da alma e de sua implicação no roteiro da construção da felicidade...! Fiquei com a fisionomia da garota impregnada na memória. E com mais uma confirmação de como a ignorância das Leis da vida nos envolve em sombras amargas, mais amargas quando se tem consciencia do que se faz. Nesse caso, claro, não há ignorância. Quanto mais conhecimento, maior o poder da escolha, não é mesmo ?

EM CAMPINA GRANDE

Sábado estarei viajando à bela Campina Grande, Paraíba, onde ficarei até a quarta feira. Neste período, terei várias atividades no MIEP - Movimento de Integração do Espirita Paraibano - evento que já extrapolou, há vários anos, as terras do Estado vizinho. Hoje o MiEP pertence ao Brasil. São mais de 800 pessoas inscritas participando de seus seminários, palestras, mesas redondas e oficinas. Nas conferencias da noite, abertas ao público não inscrito, tem-se uma média de 1.300 pessoas. Alem de palestras e mine - curso que realizarei no encontro espirita, farei uma conferencia em outro evento naquela cidade: A Nova Consciencia, que abrange várias religiões e seguimentos que estudam a espiritualidade. Falarei na terça feira pela manhã. Portanto, dificilmente poderei atualizar o blog durante o carnaval. Mesmo assim, tentarei. Quem puder, dê sempre uma passadinha aqui. Pode ser que eu poste algo, sobretudo sobre o evento.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

UMA MINISTRA QUE EXALTA O ABORTO

Semana passada, o jornalista Reinaldo Azevedo publicou a gravação de uma entrevista da Universidade de Santa Catarina com a atual Ministra das "Mulheres do governo Dilma, Eleonora Menecucci, que vem provocando reações fortes dos meios religiosos, ao ponto da bancada evangélica já estar se mobilizando para realizar uma caminhada pela vida em brasília. A entrevista da ministra é de 2004. Nela, Eleonora diz que é a favor do aborto e que teria ido à Colômbia fazer um curso de prática de aborto por meio de sucção. Sim, isso mesmo. E o interessante é que o "curso" seria ilegal pois, nesta época, era crime qualquer prática abortiva. E nessa mesma entrevista a atual ministra ainda falou que duas mulheres foram levadas a abortar através dela, que por sinal, nem é médica. Falou a ministra : foi lindo. Ver aquelas mulheres conhecendo o útero, foi lindo!". Ora, parece um filme de terror.`´E uma ministra de estado explicitando sua posição em um treinamento clandestino para a prática do aborto em um outro país. Certo que ela ainda não era ministra mas esta não é a questão. É a atitude de uma autoridade do país que não deveria mais estar num cargo dessa natureza. E essa  autoridade, na atualidade, já voltou a enfatizar seu apoio à legalização do aborto.

Não creio que a presidente Dilma vá regularizar o aborto. Ela não o faria, não porque não o apoiaria mas porque foi tão exposta durante a campanha eleitoral e perdia votos quando resolveu assumir que não legalizaria o aborto no país. Seria um suicídio, no meu entender, se ela voltasse atrás e assumisse o aborto. O que deve-se analisar são as autoridades do nosso país. O ministério das Mulheres deve estar voltado para políticas públicas que contemplem a vida e não a morte. Não cederei em continuar usando este espaço para somar com os que lutam pelos valores mais profundos da vida, acima de ideologias que "dizem" servir ao povo. E ai de nós se não fosse a mobilização de imensa parte dos nossos irmãos evangélicos e católicos, a erguer um muro de contenção à esses espasmos de violência contra a vida que essa linha de governo apregoa. E ainda bem que boa parte da chamada base aliada do governo não comunga com estes absurdos. Lamento se algum amigo do blog goste ou admire ou seja encantado por essa linha atual. Não retrocederei nas posições que tomo aqui. Respeito à todos e espero que façam o mesmo quanto ao que penso. Quanto aos espiritas, continuam tímidos na defesa da vida quanto à essas sutuações como ocorreu na campanha eleitoral. Confundem serenidade e equilíbrio com omissão e dubiedade. Talvez porque boa parte de nossos co-idealistas sejam de formação acadêmica ou com certo nível de intelectualidade, temem ser definidos como conservadores ou retrógrados. Não sei se é isso. Me perdoem se não o for. Não é uma posição de julgamento de suas posições. Me refiro ao compromisso que temos para com os valores que nos alimenta no espiritismo. E recordo de Jesus alertando. "...Ou se serve a um ou ao outro. Não se pode servir a dois senhores". Que os espíritas, com equilíbrio e bom senso, abram os olhos. Estamos participando de uma construção de algo muito mais alem e profundo que qualquer estrutura viciada da Terra. O que estamos participando é da construção de um mundo renovado, moralizado e dignificando a vida, luz que brilha no universo.

O HOMEM DE BEM

Há um texto de Kardec no Evangelho Segundo o espiritismo, precisamente no capítulo "Sede Perfeito", que provoca nas pessoas que o leem uma sensação de impotencia, de pequenez, capaz de paralizar as disposições de crescimento dos mais frágeis emocionalmente. É a abordagem feita pelo codificador em que ele enuimera diversas qualidades do homem de bem. Uma amiga pertencente à nossa Casa do caminho, aqui no Cabo de Santo Agostinho, confessou que já se sentiu um quase nada e ficou desanimada, certa feita, ao ler o texto. Claro que o objetivo do codificador não foi o de nos fazer sentir vergonha do que ainda somos. É preciso observar o contexto da abordagem e a finalidade. Ali estão relacionadas virtudes interligadas como referencia a ser alcançada ( e serão ). Mais vigorosa, ainda, é a colocação de jesus dizendo para sermos perfeitos. Dá para encarar ? Lógico que temos como entender o que Ele quis dizer. Não fiquemos intimidados pelo texto, ao contrário, enxerguemo-lo como um tônico para a jornada pois, efetivamente, o é. Buscar o que está ali é possível, solicitando disciplina e firmeza naquela direção. Conseguiremos.

ROUPA BRANCA NO CENTRO ESPIRITA

O Espiritismo é um corpo de ensinamentos tratando de Leis do Universo, portanto, leis naturais, e que enfatiza a importância do pensamento como base de nossa relação para com o mundo invisível aos olhos da Terra. Toda a relação é construída através da natureza das vibrações. se as vibrações criam uma determinada frequencia vibratória configura-se, então, as chamadas vibrações compensadas ou identificadas. Dessa maneira, a construção da sintonia é um fenõmeno relacionado com as características do pensamento e sentimentos, não sendo influenciada por qualquer mecanismo de natureza exterior. Dito isso, compreende-se porque a cor da roupa que se está usando na atividade mediúnica nada tem à ver com o tipo de espirito que venha a marcar presença nas atividades mediúnicas. No Livro dos Espiritos coloca-se com muita clareza que a ascendencia espiritual é de ordem moral e que amuletos ou qualquer outros fatores materiais não exercem influencia espiritual no tocante ao fenômeno mediunico.

Faço essa abordagem porque sempre me fazem perguntas relacionadas a esta questão. Embora respeite as casas espiritas onde encontramos seus trabalhadores vestidos de branco, não posso me omitir quanto a uma abordagem doutrinária. Caminhamos para um nível de conhecimento sobre as leis espirituais que nos levará a um melhor entendimento quanto à força do pensamento. Ele está na raíz de tudo, inclusive, em nossa construção pessoal. Somos o que pensamos e atraímos as energias que se afinizam com nossa maneira de pensar e sentir. Tudo no universo sutil da mente, nada  relacionado a aparatos extrernos ao que somos. Não é a cor da vestimenta que definirá nossas companhias espirituais e sim, o que vibramos. Algumas instituições em que se vestem de branco tem conseguido belos resultados junto às dores do mundo, aliviando e até curando corações sofridos, no entanto, isto não ocorre em função da vestimenta e sim, pela fraternidade dos seus componentes e, sobretudo, pela generosidade dos bons espiritos, mercê da misericórdia de Deus. Posto isso, não façamos disso "cavalo de batalha," apontando com sarcasmo ou ironia, centros que dessa prática se servem, Ali se encontram corações dedicados de trabalhadores abnegados e cheios de generosidade para com o sofrimento do próximo. Merecem não só nosso respeito bem como nosso reconhecimento pela dedicação que apresentam. Agora, adiante, caminharão para esse entedimento aqui exposto.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

SIM, CONFIRMADO

O amigo Anderso falou, com entusiasmo, do evento no  Centro de Convenções no dia 29 de abril e perguntou se Liszt Rangel estava confirmado. Sim, caro Anderson, ele me confirmou a presença. No dia teremos, alem de Rangel, Spencer Jr, Rosemere Kiss, e e o Lourenço Barros. Será um dia de estudos e interação produtiva, creio. Nossa intenção é tornar o momentyo inesquecível. Aguardamos todos.

MENTE E MEDIUNIDADE

Numa visão ilustrativa, os espiritos fazem uma imagem de que a mente seria semelhante a um espelho, isso no tocante a mediunidade. Quando essa mente está calma, serena, harmoniosa, mais facilmente consegue registrar aquilo que lhe chega pelos canais da inspiração ou de emanações telepáticas mais ostensivas, como no caso das psicografias. Agitado, esse espelho fica turvo e não consegue refletir, a não ser de maneira distorcida, aquilo que lhe chega da realidade mais sutil. Cabe tambem uma comparação com um lago de águas calmas, refletindo o azul do céu com perfeição. Agitada, essas águas distorce a imagem do céu. Simples, assim.

Muitas vezes um médium que até já produziu belas páginas empobrece e, até, chega a não mais conseguir materializar as inspirações no papel. As preocupações do dia a dia, as conturbações da vida material, as idéias fixas em determinadas questões, podem ser a explicação dessa queda de produção mediúnica. Aliás, essa parece ser uma técnica utilizada pelos que ainda mourejam nas sombras para paralisar um tarefeiro do evangelho e da imortalidade. Não deixa, tambem, essa situação, de se assemelhar a uma branda ou até mesmo vigorosa hipnose. Nada mais eficiente que açambarcar a mente mediúnica de anseios e excessos de preocupações para "tirá-la" de circulação.

Sempre é bom dar-mos atenção a como anda o espelho de nossa mente. E levar em consideração se os problemas da experiencia física não estão tomando todo o espaço possível de nosso mundo interior, afastando cada vez mais os interesses espirituais de nosso psiquismo. O instrumento, então, começa a enferrujar. Vai ficando inutilizado por falta de uso. O que era, anteriormente, expansão, transmuta-se em contração. Nos apequenamos e a vida se estreita, perdendo o viço, o entusiasmo e as aspirações mais largas. É hora de uma reorganizada interior e uma retomada da jornada. A grande alegria pode voltar. Só depende do tarefeiro.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

JÁ ESTAMOS COM OS INGRESSOS

Já estamos com os ingressos referentes ao nosso evento no dia 29 de abril, no Centro de Convenções. Amanhã, deveremos começar a colocar em vários centros espíritas de Recife para que os interessados adquiriram os mesmos. Campina Grande e João Pessoa tambem terá como comprar os ingressos através da empresa de turismo Planeta. A nossa expectativa é de boa receptividade pela procura que já está ocorrendo.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CARAVANA NA CASA DO CAMINHO

Hoje, mais uma caravana visita nossa Casa do Caminho, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Alem dela, outros visitantes estão previstos vindos de carros de Recife e até de cidades interioranas. Vem para o atendimento fraterno, amigo, para um contato com nossos benfeitores. É sempre uma grande alegria receber tantos corações amigos. Confesso que às vezes fico um pouco inibido pelo fato de tanta generosidade proveniente dessas almas que se deslocam de tão longe a fim de nos visitar. Sempre tenho a sensação que poderia recebe-los melhor, dar um pouco mais de atenção mas, mesmo assim, conto com a compreensão desses amigos, que entendem, com certeza, a dificuldade para atender este meu anseio. Creiam, caros irmãos, que voces deixam um perfume de felicidade quando retornam aos seus lares, às suas cidades. Conosco fica a saudade e o contentamento de te-los em nossa casa que tambem lhes pertence. E fica o convite à todos que desejem, um dia estar conosco em nossas atividades. A Casa do Caminho os aguarda de braços abertos.

DE ALMA NUA

É comum escutarmos a expressão: como é difícil ser o que desejamos...! Isso no tocante aos valores espirituais. Recordo, ainda, o grande apóstolo dos gentios, Paulo de Tarso, afirmando que " o mal que não desejo fazer este o faço, no entanto, o bem que desejo fazer, este não o faço". Ora, estes elementos merecem, de nossa parte, uma bela reflexão. Somos suscetíveis de erros e ainda necessitamos lutar com a realidade interna que clama por transformação. Isto, no entanto, não deve nos desanimar. O mérito está exatamente na dificuldade. Grande conquista se dá na alma por intermédio, precisamente, da nossa condição humana. De alma nua,sem receio de encarar à si mesmo, podemos estender a compreensão sobre nossas limitações e às dos outros, favorecendo a indulgencia e a tolerância, alem de estimular a determinação de nossas forças na direção da renovação.

Quem não está sujeito às explosões da personalidade ? Quem estaria isento de um momento de inquietação ? Devemos, no entanto, não utilizar isto como desculpa para permanecer os mesmos e sim, como parâmetro sobre aquilo que necessitamos realizar em nós no processo de evolução. A vida é um grande poema, amigos, e tudo canta a alegria dos céus com a epopéia da nossa evolução. A alegria de viver deve ser buscada em todas as circunstâncias de nosso caminho. Isto nasce, tambem, da certeza de que somos profundamente amados por Deus e que suas Leis expressam, sempre, este Amor. Lições e lições. Aprendizados múltiplos e oportunidades sem conta para que venhamos a fazer todo o bem ao nosso alcance. Nos acenderemos mais rapidamente na produção do Bem. Ajudar e ajudar sempre, tal a lei. Este o caminho. De alma nua, transparente. Translúcida. Amorosa.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

NO CARNAVAL 2

Tive a oportunidade, concedida pelo alto, de ver, na prática aquilo que só havia tido notícias em livros ou mensagens espiritas, alem do que eu intuía à respeito. Trabalhava na Secretaria de cultura de minha cidade e, como diretor da mesma, fui convocado, isto na década de 80, pelo prefeito do município, para assumir a presidencia dos festejos de momo. O prefeito sempre me liberava para meus eventos espiritas no carnaval mas, naquele anos, face a um problema de confiança abalada dele para com o assessor responsável pela festa, tive que assumir o posto. Dá para voces imaginarem a situação. Mas, de tudo vem um grande proveito quando os céus permitrem certas coisas. E assim foi. Durante os quatro dias de festa, me foi dilatada a percepção espiritual e tive as visões mais repugnantes na observação do que ocorria na dimensão dos espiritoa que "pulavam " com os humanos na praça pública. E vi os fatos mediúnicos mais autenticos que nem poderia imaginar assistir. O que os desencarnados faziam de gestos obscenos acompanhando certos grupos humanos, estes repetiam dali à poucos segundos. E apesar de toda minha vigilância durante aqueles dias de grande aprendizado para mim, fiquei completamente encharquado de energias densas, ao ponto de, ao chegar para as tarefas de tratamento à distância, sentindo-me com as pernas pesando bastante, os espiritos amigos informarem que eu seria isolado pois estava "encharquado ", este o termo que utilizaram, de forças complicadas.
Não narro isso para assustar ou desejar validar minha posição à respeito. O que me move é o desejo de passar a verdade desses fatos e das forças desencontradas que pululam nestes dias de profunda inquietação e exarcerbação de sentimentos. É o desejo de auxiliar., o que não quer dizer que todo aquele que brinca é um "proscrito " ou um obsidiado. Não. Não é esse o pensamento. Cumpro com um dever. E Deus é quem sabe a realidade de cada alma, não é mesmo. ?

NO CARNAVAL

Aproxima-se um dos períodos mais polêmicos da humanidade: o carnaval. Momento onde se extravasam sentimentos os mais contraditórios da criatura humana, gera opiniões díspares em seguimentos diferentes da sociedade. Os que brincam, alegam que apenas desejam se divertir, sem qualquer interesse que não seja pura alegria. Os que enxergam diferente, chegam a condenar a festa, até com colocações girando em torno da moralidade humana ou tangenciando a saúde da criatura.

Indiscutivelmente é uma época de grande radicalismo, onde se vivem situações não apenas da alegria sadia dos que adoram brincar mas onde explodem instintos e viciações de variada natureza. Muitos controles sociais e individuais são derruídos e verifica-se o descontrole de muitos mecanismos que, de alguma maneira, equilibram a vida coletiva. Ninguem desconhece que as drogas campeiam soltas, o alcoolismo alimenta o extravasar e a sexualidade desrespeitosa mutila e denigre muitas mentes e corações. Observando sob a ótica de possíveis influencias espirituais, fácil entendermos que é um período onde muitos irmãos ainda envoltos nas condições mais primitivas na dimensão espiritual encontram acesso relativamente fácil às mentes dos encarnados.

Tem quem brinque sem qualquer desgoverno ou interesses escusos ? Sim, claro que sim. O que estamos abordando é que a atmosfera psíquica é das mais problemáticas e dificilmente alguem consegue ficar imune a ela. Temos inúmeras fragilidades e a possibilidade de se ficar suscetível à ardis das sombras ou ao fato de ceder em fatores que, em outras condições, não o faríamos, é grande.

Somos livres e qualquer um de nós pode escolher este ou aquele caminho. Nosso texto não visa julgar ou condenar este ou aquele, isto ou aquilo. Fornecemos, apenas, alguns elementos para que se faça uma análise e se tome a decisão com conhecimento de causa. São milhões enlouquecidos, alterados, desnorteados, fazendo pressão sobre alguns poucos que apenas desejam se divertir. Pensemos nisto. Sou de Pernambuco e conheço bem a beleza cultural do carnaval, dos batuques do maracatu à músicas líricas dos blocos românticos, dos indios dançantes aos mascarados folclóricos, porem, infelizmente, o carnaval não é mais isto. Sou pernambucano e sei, na história de tão momentosa festividade, o quanto de violência e agressividade se vive, o quanto de estupros ocorre, o quanto de entorpecentes se consome e o quanto de obsessões se instalam.

DIREITOS HUMANOS E DEVERES HUMANOS

Em nossos trabalhos desta noite na Casa do Caminho, um companheiro de tarefas me solicitou uma abordagem sobre como eu via a questão dos direitos humanos. Nessa tarefa, temos a oportunidade, todas as segundas feiras, de fazer várias abordagens, trocando idéias com os componentes do grupo. Ele citou os direitos humanos pelo fato de ter lido algo que girava em torno da questão. Disse-lhe, então, que os direitos humanos era uma conquista da lei do progresso. Era uma conquista de uma concepção mais humanitária na construção da coletividade. O problema não estaria nele. A complexidade do tema é oriunda de uma série de fatores que devem ser levados em consideração na análise do assunto.

Até certo período da humanidade, o ser humano vivia praticamente sem direitos, numa experiencia brutalizante, sobretudo, os menos aquinhoados econômicamente falando. Quando as leis foram se aperfeiçoando e chegamos `a época dos direitos adquiridos pelo homem, caiu-se no extremo. Creio que até de uma forma compreensível face à maturidade que nos caracteriza a personalidade e a vida de relação social. Hoje, ganhou, em certos lugares, feição ideológica no sentido politico do termo. E esquece-se de: 1 ) usar esses mesmos direitos de maneira total, para todos os seguimentos e 2 ) recordar que, alem dos direitos, temos os direitos. Lá adiante, no universo da consciencia, vamos entender que o direito efetivamente pertencente a cada um inicia-se nos deveres retamente cumpridos ( pelo menos assim deveria ser ). Todos querem os direitos e nunca indagamos se estamos cumprindo nossa parte no contexto das leis, da vida social e da própria espiritualidade.

Não que os direitos só devam ser empregados para os que cumprem seus deveres. A ressalva que faço é para ampliar nosso entendimento de que, perante as leis soberanas do infinito, o que vive em harmonia perante o equilíbrio da lei de amor, faz por merecer maior cota de direitos, estando proporcionalmente relacionado que : quanto maior o mérito, mais ampla cota de liberdade e luzes recebe o que se tornou digno e responsável no usufruto dos recursos da vida. Não sei se me faço entender. Perdoem-me caso não tenha conseguido. Talvez eu possa resumir da seguinte maneira a questão, ante o futuro e um melhor entendimento da causa e do efeito : a cada um conforme sua obras, ou, àquele que mais tem, mais ainda lhe será dado.
Enfim, o respeito aos direitos humanos representam conquista de nosso processo evolutivo, solicitando, no entanto, a vivencia dos nossas deveres, a fim de consolidar a civilidade plena da sociedade terrena.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

AGENDA

Hoje estarei no bairro de Cavaleiro, município de Jaboatão dos Guararapes, área metropolitana de Recife, a partir das oito horas da noite, falando na Fraternidade Espirita irmão Zaqueu, a convite de meu amigo Carlos Borges. Amanhã, estarei em Goiana, no nosso Nacca, com as famílias queridas da nossa casa.

OS QUE COMBATEM O BEM

Em nossa experiencia no contato mediúnico junto aos que aida não compreendem o Cristo ou mais amplamente a luz, tal qual nós mesmos em tempos talvez relativamente próximos, pude verificar o quanto, no íntimo, sofrem estes irmãos que investem contra as luzes do bem. Tentam justificar suas atitudes e, embora cada qual apresente mais ou menos uma segurança de propósitos, dá para perceber as fragilidades tanto de argumentação quanto de sentimentos. São dolorosos os diálogos. São entrtistecedoras suas condições íntimas. E como podemos entende-los em suas dificuldades pelo fato de serem muito p´roximos de nossas limitações. Não preciso dizer que ainda nos identificamos com suas mazelas muito mais do que com a maturidade e as virtudes do mentores queridos.
Nesse momento de transformação do planeta, muitos deles pressentem o que está ocorrendo e se deseperam alguns e outros procuram mostrar uma força que, na verdade, não detem. Lamentam-se uns, praguejam outros. E tentam carregar suas vítimas consigo: Se não posso me livrar do meu inferno, que venha mais alguem comigo.
Terão novas oportunidades às portas do futuro. Serão contemplados sempre com recursos que brotem do arrependimento sincero e da avaliação renovadora que promoverem na intimidade. Aliás, como nós mesmos carecemos fazer permanentemente. As Soberanas Leis derramam a misericórdia sem limites sobre todas as almas, não importando o estágio em que se encontram. os que combatem o bem lá adiante estarão batalhando por ele, sofrendo por ele, como fez sofrer aos que trilhavam os caminhos da luz, da própria redenção. Louvado seja Deus.

CRÔNICA SOBRE OS PRÓPRIOS PASSOS

Ninguem é obrigado a compartilhar de nossas intenções. A riqueza da vida tambem encontra-se nos diversos rumos que cada ser dá aos seus passos. Me recordo que alguem parecia não aceitar quando eu escrevia sobre arte ou alguma experiencia de ordem pessoal. Estou convencido, porem, que as experiencias pessoais são extremamente pedagógicas, ilustrativas mesmo, capazes de fixar bem o conteúdo que desejamos passar. E exatamente olhaando nessa direção tambem creio que assim nos fazemos mais próximos de todos em nossa condição humana, na nossa dimensão de viajores de muitas dimensões e de diversos tempos.

Não me canso de enfatizar as lutas que me constituem os passos. E isso porque penso ser importante que os amigos que se miram, de alguma maneira, em determinados trabalhadores da causa, entendam a si mesmos em suas fragilidades e temores. Nesses mais de trinta anos de batalha pelo ideal que todos nós amamos, tenho verificado algo das lutas íntimas que travam estes maravilhosos tarefeiros do evangelho, ícones da mensagem e que servem de referencia aos nossos passos. Ou alguem aí desconhece, ainda, os desafios enfrentados pelo Divaldo, pela Suely Caldas, o Raul Teixeira e os que já partiram da Terra mas que nos legaram sementes encantadoras de esperança e trabalho ?

Ao observar a condição humana de cada um desses respeitáveis lidadores, fortaleci minhas disposições para o bom combate. Entendi que a beleza da vitória desses apóstolos do Bem era delineada pela característica eminentemente humana de cada um. Suscetríveis às quedas, avançaram; sujeitos aos conflitos humanos, prosseguiram; exigidos que fossem "perfeitos" porque eram referencia, não se detiveram. Podem errar e erram. podem cair, e, com certeza, caíram em algum momento. O importante é que prosseguem consolidando qualidades e legando o melhor de seus corações. Não é fácil sentir-se e saber-se humano mas carregando o compromisso de ser referencia para muitos que necessitam mirar-se em um espelho de carne e osso, conquanto sendo um espirito detentor do vasto conhecimento das luzes imortalistas.

Se enxergarmos estes mecanismos poderemos ser mais fraternos uns para com os outros e seremos mais indulgentes com as dificuldades que estes servidores ainda trazem com eles, tal como desejamos que sejam para com nossas dificuldades, por nossa vez. O tempo e a experiencia tem me trazido cada vez mais a serenidade para me sentir no esplendor da condição humana limitada que me compõe a realidade atual e não exigir que os outros sejam o que eu estou ainda muito distante de ser. A tolerãncia é generosidade que nasce de um pouco de auto conhecimento.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A GRANDE REDE

Os antigos cultores do esoterismo e doutrinas ocultas já falavam do conhecimento concernente ao fato de tudo estar interligado no universo. Agora, são os cientistas, os estudiosos da física quântica quem afirma tal fato, dizendo-nos que estamos em rede, pertencentes à uma grande rede e, portanto, tudo nos diz respeito e nossa condição aqui e agora, interessa e influencia, de alguma forma, outros pontos e seres do universo. Ante esta colocação tão antiga quanto podemos avaliar, não estaríamos chegando ao sublime ensinamento de jesus no tocante à presença do Reino de Deus em nós ? E aqueles ensinamentos magistrais exarados na Galiléia distante não começariam a ser melhor entendidos nos dias de hoje sob as bençãos do conhecimento científico ?

Ah, como ainda não compreendemos a magnitude da mais alta sabedoria que nos foi entregue, revestida da mais profunda simplicidade, pelo Mestre do Amor, em sua Boa Nova encantadora...! Como é engraçado, às vezes, escutar pessoas desejando minimizar tais ensinamentos, como se estes fossem simplórios e indignos de " suas inteligencias" magníficas. É só verificar como continuam a estudar e a escrever livros em torno da grande mensagem e como, a cada dia, tanto no âmbito da medicina como no da psiquiatria, as abordagens de Jesus projetam incrível precisão. O Senhor é mais que atual; é vanguarda, ainda está no futuro. Podemos dizer que Ele é um viajante do tempo: veio do amanhã, bem adiante, para apontar as estradas de um túnelo do tempo a fim de aportarmos no que seremos.

Ensinou o perdão de maneira enfática e a medicina hoje sabe o quanto o "não perdão" vem adoecendo milhões de criaturas. Mostrou a lei de causa e efeito, tanto no episódio em que pediu à Pedro para que não usasse a espada bem como na passagem em que enfatiza que "a cada um conforme suas obras ". Tantas outras passagens e ensinamentos poderíamos enfileirar neste espaço mas não desejo me tornar cansativo com textos muito longos, no entanto, é só darmos uma olhadazinha com calma nos evangelhos ( e olha que os temos empalidecidos pelas distorções realizadas pelos homens ) para verificar, naquela fonte de simplicidade as grandes verdades ínsitas ali e que hoje vem recebendo a chancela das escolas da psicologia e de outros ramos do conhecimento humano.

Quero encerrar, recordando para todos nós, que muitas vezes nos ensoberbamos por um suposto "grande conhecimento" adquiridos nas cátedras do mundo, o pensamento lapidar dEle, resplandecente : " Graças te dou, meu Pai, por revelardes tudo isto aos simples e humildes de coração e não aos doutos e sábios"...

OS MERIDIANOS DA ACUPUNTURA

Vivemos a época das grandes confirmações, por parte da ciencia da Terra, das realidades transcendentes da vida, ou melhor colocando, período em que se aprofundam as confirmações. Dentre essas confirmações, os estudos já realizados que indicam a presença dos famosos meridianos que são divulgados pelos cultores da acupuntura milenar. Os meridianos seriam "canais de energia" mirados pelas agulhas dos acupunturistas capazes de propiciar analgesia ou recuperação de determinados órgãos. Até algum tempo atrás, a ciencia da Terra fazia vista grossa não apenas sobre a existencia desses canais assim como da própria prática da acupuntura. Hoje, várias pesquisas tem indicado a existencia dos meridianos e um número cada vez maior de médicos se dedicam a estudar a prática milenar.

Na ótica espiritual, são os pontos em que várias dessas linhas de força, que são os meridianos, se cruzam que formam os chamados vórtices ou chacras, sendo que, quando são diversos pontos de intersecção, surgem os chamados núcleos principais, os sete chacras tradicionais. Mas outros núcleos menores existem, compondo a faixa onde podem surgir as doenças ou se estabelece a saúde, naturalmente no que tange a boa parte das enfermidades.

Daí ao estudo da ação do magnetismo sobre o corpo físico é um pulo. E isso já está sendo feito por vários pesquisadores. Um deles, o dr. Tiller, vem, corajosamente, abordando temas concernentes aos diversos corpos de energia de que seria composto o ser humano. E o homem é uma das sumidades na área científica, assim como outro dos mais ardorosos defensores dessa abordagem, o físico Amitt Goswami.

A busca por entender a saúde humana e o volume crescente de pessoas com diversas enfermidades, sem dúvida vem contribuindo para que a ciencia da Terra se interesse em estudar criteriosamente os chamados "tratamentos alternativos", que alguns preferem chamar de complementares. E abrem-se, dessa maneira, muitos horizontes para o conhecimento de nossa natureza espiritual, rompendo o terrível lacre limitador aos cinco sentidos físicos que nos apequena perante a vida, que nos limita perante o universo.