Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 29 de setembro de 2012

APRENDENDO A DECIFRAR O GRANDE ENIGMA

A trajetória da alma implica em sua jornada pelos caminhos interiores. É ali, no mundo interno, que ela aprenderá a decifrar o grande enigma da vida. Parece ser algo extremamnete intelectualizado ou de uma sofisticação à toda prova. Não é. Seja com a mais completa consciencia ( que ocorrerá ao longo do tempo ) , seja em função das experiencias mais amargas, o espirito é levado para a realidade  subjetiva, no sentido de interior, mas real, dos continentes luminosos que jazem em sua intimidade. A dor tambem impulsiona a alma para dentro.

A espiritualização do ser o submete à decifração das grandes verdades que se apresentam, muitas vezes, sob os símbolos e linguagem herméticos, fechados aos estágios de pouca maturidade que o indivíduo apresente. Não por acaso, Sócrates, o magnífico filosofo que antecedeu o Mestre de Nazaré, entendia na frase que encimava o templo de Delfos o ápice da sabedoria espiritual: "Homem, conhece-te  a ti mesmo e decifrarás o enigma do universo". Isto demonstra o quanto de poder e luz, sabedoria e valor repousa em cada alma, mesmo nas mais atrasadas em termos de evolução.

O escopo das experiencias nos vai ensinando a decifrar, primeiramente, a nós mesmos, depois, a própria vida. O cinzel das lutas argamassa o campo das vivências com os elementos concernentes ao desenvolvimento dos sentimentos. As muitas batalhas do ser ao longo das várias vidas o adestra para alcançar as respostas. A esfinge, então, estará vencida. Os mistérios estarão decifrados. Isso não quer dizer que novos mistérios não apareçam. Pelo menos, os que sempre intrigaram e desafiaram a criatura humana em seu horizonte de HUMANO, portanto, fundamente limitado, estarão entendidos pela ânsia de conhecer que impulsiona nossa espécie.

Ante qualquer desafio à compreensão, já sabemos: nada de desânimo. Somos convidados à decifrá-lo. Somos chamados para um novo e mais amplo encontro conosco mesmo e, portanto, com a grandeza da vida.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A QUEM INTERESSA A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO ?

A campanha mundial pela legalização do aborto - sim, não é uma loucura apenas brasileira - representa uma orquestrada ação, quase sempre em países que trazem uma certa linha de atuação política, alem da participação de ONGs financiada pelo poder público ou grandes fundações internacionais. Mas, a quem interessa essa ânsia de ceifar vidas humanas no ventre materno ? Seria mesmo para proteger as mulheres com seu direito ao corpo ? Seria para evitar que tenham mais filhos, aumentando sua miséria sócio econômica, embora existam outros meios de controlar a natalidade, muito mais ético e humano ?

Na França, hoje governada pelo partido socialista, o governo já decidiu que vai pagar todo o procedimento cirúrgico e  ou medicamentoso para que se realize o aborto. Segundo fontes governamentais francesas, são realizados cerca de 250 mil abortos por ano no país de Kardec. 250 mil espiritos deixam de nascer para cumprir suas missões ou resgatar sua história no país da antiga Gália. E fico pensando quantos missionários do novo tempo não são atrapalhados em seu programa de reencarnação em função dessa situação.

Neste embate entre a luz e as sombras, nenhuma trincheira fica deserta. As sombras sabem que a transformação se verificará e não deixarão suas trincheiras no planeta sem carregar consigo um bom número de corações desavisados ou invigilantes. Agitadas, investem contra a vida, aproveitando-se de interesses, inclusive, econômicos e ideológicos, para dizimar possibilidades de reencarne. Elas, as sombras, sabem do movimento iluminativo e tem a intuição segura dos grandes espiritos que descem no momento ao palco da vida física para acelerar o progresso da humanidade. Tudo farão para obstacular o movimento.

Nós, espiritas, trazemos o mais amplo ferramental de esclarecimento para contribuir na superação desse embate. Mas precisamos de posição firme. Temos um farto conteúdo de persuasão, capaz de argumentar com precisão e de espalhar a concepção espirita fora do ambiente doutrinário, através de seminários, palestras, etc. Sim, fora do ambiente doutrinário pois interessa a todos os segmentos sociais o pensamento espirita. Ele construiu essa credibilidade. Não podemos é ficar apenas em notas burocráticas ou documentos ( importantíssimos, por sinal ) entregues à autoridades que vão sorrir e engavetá-los. São ações que devem ser feitas. É preciso, no entanto, aumentar o volume de atividades nesse sentido. Fazer chegar ao maior número de pessoas o pensamento espirita em defesa da vida. Dar mais volume à nossa posição, somando-se aos irmãos de outras concepções que tambem trabalho ( e já o fazem ) com afinco contra o aborto.

São interesses vigorosos, poderosos, que se movimentam para implementar essa verdadeira indústria da mortandade. No Brasil,  caminha-se nessa direção. Interessante é que os que dizem defender a decisão do povo, de um governo popular, nunca fazem, de verdade, uma consulta ao povo. É sempre um movimento inviesado, de cima para baixo, decidindo pelo conjunto da sociedade. No máximo, fazem audiências pouco divulgadas, ocupadas, em boa parte, pelos defensores da legalização, sobrando vaias para os poucos que ousam estar presentes contrários à legalização. As pesquisas no Brasil, todas que foram feitas, comprovam que a grande maioria do nosso povo não aceita a implantação do aborto pois creem que é tirar a vida de um ser humano indefeso. E é. Mas isso não interessa aos ideólogos do aborto. Dizem defender as mulheres mas elas são a maioria contrária ao aborto. Dá para entender ? E assim, tambem, outros assuntos, que não passam pela decisão do povo, como gostam de dizer os que trazem certa linha de procedimento político.

Se for implementado o aborto no Brasil, nosso país estará penetrando num terreno sombrio, de consequencias amargas à coletividade nacional. Embora saibamos que adiante, numa sociedade e num governo moralizado, essas implementação possa ser revogada, até que isto ocorra, muitas vidas terão sido expulsas, de maneira covarde, dolorosa, do ventre materno, e muitas mães e pais carregarão núcleos de tormenta de consciencia que cobrará seus tributos de lágrimas e amarguras em algum momento. Sem esquecer as almas que traziam belos compromissos para o mundo e até junto aos futuros pais e veem seus planos caírem por terra. As consequencias desse desastre humanitário e moral não temos idéia de sua magnitude. Vara o tempo. Corrompe as mentes. Apoia as sombras.

KARDEC NA INTERNET

Na postagem abaixo, em que atualizo o rancking de acesso ao blog, o nosso amigo Alexandre faz um comentário postando o endereço do blog kardecnainternet. Seria interessante que nós passássemos por lá. Todo espaço, bem elaborado e com o conteúdo doutrinário consistente, merece ampliar seu alcance pois isto favorece - e muito - a disseminação da luz espiritual. Alexandre, torço para que o seu espaço de estudo alcance sucesso. Creio que isto ocorrerá. Essa tropa daqui não é moleza não. Ela vai passar lá e deixar uma contribuição fenomenal, como faz no nosso espaço. Pode acreditar pois eu acredito. Eles , nossos participantes, nunca nos faltaram. Trazem o ideal superior ardendo na veia. Agora, investe forte no conteúdo. Faz o caldeirão do amor ferver. E mostra como o Espiritismo dialoga com a nossa vida.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ACESSO AO BLOG - ATUALIZAÇÃO DO RANCKING POR PAÍSES

Consegui atualizar o rancking dos acessos por país. Essa é uma radiografia de como anda a aceitação do nosso espaço na rede. Há muito que não atualizava e o amigo Nery, da cidade do Cabo, me cobrou isto ontem à tarde. Vejam o que voces estão fazendo de bom com o blog pois, com certeza, os comentários que aqui postam contribuem para um interesse cada vez maior pelo site. Vamos ver os números:

1) Brasil   -   142. 437 vizualizações

2) EUA   -    6. 635

3) Portugal   -    1. 906

4) Alemanha   -   1. 778

5) Rússia   -   1. 338

6) Arábia Saudita   -   1.266

Esses são os seis países que nos honram com acessos acima de 1.000 vizualizações de nossas páginas. Destaco o crescimento da participação da Rússia e o grande crescimento da Alemanha. A Arábia Saudita continua como uma grata surpresa, mantendo-se entre os primeiros em número de acesso ao blog. Outros países tambem se fazem presentes, embora com acessos abaixo de mil, tais como França, Angola, Holanda e Canadá, todos abaixo de 250 vizualizações. Sou muito grato à estes pois se só tivéssemos um acesso, já ficaria feliz pois algum internauta havia se interessado pelo conteúdo que trazemos aqui. Sou grato a todos os amigos do Brasil ( natural a diferença de acessos do nosso país em relação aos demais ) e desses países que nos incentivam, dessa forma, a prosseguir com o trabalho. Abraços à todos. Prossigam conosco.

PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL

Tenho tido uma certa dificuldade de acessar as informações concernentes à participação de amigos residentes em outros países neste nosso espaço. Houve uma alteração na configuração do google mas pretendo atualizar a informação. Posso dizer que tem aumentado essa participação internacional. E aqui no Brasil a satisfação aumenta um tanto mais. Muitos novos companheiros tem chegado e ficado conosco, demostrando que o conteúdo tem agradado e que eles tem se identificado com a possibilidade de externar seus pontos de vistas. Gostaria, apenas, que nossos amigos de outros países pudessem interagir mais. Não sei se há algum impedimento tecnológico. Aguardamos a palavra de voces.

SEMINÁRIO NO DOMINGO

Lembram que divulguei nesta semana, a agenda do sábado e domingo ? pois bem, faltava divulgar o local do seminário deste domingo. Será no Lar Transitório de Cristie, Rio Doce, Olinda. Minha participação será pela manhã, das 8: 30 às 12 horas. O Márcio postou comentário com maiores informações, inclusive, sobre a participação de quem se interessar e qual a finalidade do evento, que prosseguirá na parte da tarde, com uma expositora que é psicóloga. Tenho certeza que será extremamente interessante todo o seminário.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

VALORES DA LIBERDADE

Falo, agora, uma postagem referente a um dos valores mais caros ao ser humano, a liberdade de expressão e o senso de responsabilidade que deve presidi-lo. E por que tal abordagem? mais uma vez o mundo islâmico está incendiado face a um filme ( para quem viu, de péssima qualidade )em que se desrespeitava a fé islâmica. Naturalmente que ninguem tem o direito de agir dessa maneira contra qualquer crença, convicção ou valor de outra pessoa. Pode-se até discordar mas respeitar sempre. Sabemos que essa é uma característica dos muçulmanos: reação vigorosa para quem publique qualquer imagem de Maomé ou desrespeite seus valores e a fé que professam. o Espiritismo, assim como qualquer vertente do cristianismo que leve em consideração as propostas do Evangelho, defende o direito de se buscar suas convicções. Deus não pertence a esta ou aquela denominação religiosa. São caminhos, cada uma com vertentes e visões que podem se aproximar um pouco mais, um pouco menos, da verdade.

Somos contrários a qualquer abordagem que achincalhe convicções religiosas, no entanto, pode-se fazer movimento de repúdio se o quiser, ir aos meios de comunicação mostrar a posição da religião ofendida, tudo bem. A democracia preconiza isto. O que qualquer movimento religioso necessita entender é que, reagir espalhando morte, condenando a assassinato seu semelhante, não pode ser agradável ao deus que dizemos acreditar. Imaginem se os católicos fossem queimar a rede globo pelo fato de uma personagem da novela Avenida Brasil debochar de valores que são caros aos valores do catolicismo? Ou pelo fato de Gabriela apresentar um padre que revira os olhos de maneira esquisita e serve aos coronéis da novela?

Pode-se argumentar que os islâmicos tem, no entanto, esses valores. Ora, não são valores da religião. São dos seguidores. o Al Corão prega a generosidade, a bondade, com certeza. Os extremos nascem dos homens. Assim como na cristandade, muitos males, violência, foram cometidos em nome de Cristo. São equívocos dos homens. A presidenta Dilma cometeu um deslize em seu discurso na Onu ao dizer que estaria em curso uma islamofobia no mundo. Sinceramente, não vemos isto. Ao contrário. Nos países ocidentais, continua a liberdade destes construírem suas mesquitas e estão, inclusive, crescendo em números. Os valores cristãos é que, no próprio ocidente, vem sofrendo restrições, mesmo em países de tradição cristã. E o cristianismo tem uma dificuldade enorme de se propagar em diversos países islâmicos.

Importante para o mundo que as diversas religiões encontrem guarida na liberdade para que auxiliem na espiritualização da civilização. Necessário que sejamos fiéis aos postulados de compaixão e amor que todas essas religiões preconizam. Se vivêssemos a mensagem que afirmamos acreditar, não nos ofenderíamos por críticas ou deboches que a insanidade dos descrentes viessem a produzir. Usaríamos o perdão nesses casos. Ofendemos, creio, muito mais a crença quando matamos ou violentamos mesmo que em sua defesa, do que aqueles que, em sua miopia moral e espiritual, ironizam as crenças. Agindo violentamente, de alguma maneira, atestamos que eles, os que não creem ,estariam, de alguma forma, certos. E não estão.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

PARA QUE SE MORRA MENOS NO TRÂNSITO

Será lançada, em rede nacional, campanha do governo federal, objetivando diminuir o índice inacreditável de mortandade de brasileiros nas estradas. São cerca de 40 mil mortes Bela iniciativa. Só que está incompleta. A campanha chama a atenção para o fato que: Celular mata; bebida mata; imprudencia mata. Corretíssimo. E espero que, realmente, esse número absurdo de vítimas fatais diminua sensivelmente. Quando falo que a campanha está incompleta é porque faltaram outros textos, dizendo: estradas esburacadas matam; estrada sem sinalização, mata; falta de fiscalização , mata. Não é justo só o cidadão fazer sua parte ( e ser responsabilizado por tudo ),  enquanto ele trafega em estradas de péssima conservação, ameaçadoras, inseguras. A junção do cidadão com o governo é o correto. Mão dupla. Cada um fazendo sua parte, teremos sucesso.

AGENDA

No próximo sábado estarei proferindo palestra no C. E. Centelha de Jesus, no bairro dos Coelhos, aqui mesmo em Recife. Depois de dois meses viajando, volto a realizar palestras em Recife. O tema será`: "Homem, conhece-te a ti mesmo". Será às 16 horas. Tenho, tambem, um seminário agendado para o domingo pela manhã. O problema é que vou deixar para divulgar melhor até o fim de semana pois não tenho dados para noticiar, como local, por exemplo. Estou aguardando contato dos amigos que acertaram a data conosco. Sei que abordarei dois temas, a partir das 9 horas indo até meio dia. serão os seguintes: O Papel do Espirita na construção da nova era e O Espirita e o meio ambiente. A instituição que está promovendo´chama-se Irmãos da Luz.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

QUANTOS REINOS PELA FRENTE ?

Na longa trajetória da evolução, quantos reinos, ou estágios, ou condição, não importa o nome que coloquemos, teremos ainda que atravessar almejando a plenitude ? Muitas vezes escrevi ( e falei ) que o Evangelho aponta o rumo para a angelitude, nosso próximo estágio, após as experiencias humanas. Ainda estamos longe de esgotar as conquistas inerentes a condição humana. Enfatizo que Jesus, sábio por excelência, jamais nos conclamaria a viver virtudes transcendentes ao estágio em que nos situamos toscamente. Daí minha convicção que a pujança, a magia da Boa Nova, é um hino ao que podemos alcançar na condição em que nos situamos. O auge do ser humano é a prática das virtudes preconizadas no Evangelho. O que vem depois ?

O que pode conceber nossa mente, ainda tão restrita, limitada, tão aferrada à dimensão mais densa do universo, sobre os estágios posteriores da nossa jornada ? Vamos por etapas. Cada etapa é a que podemos alcançar e entender, e ainda assim, lentamente. À medida que avançamos, que nos acendemos, dilatamos o poder de compreensão, alcançamos níveis de percepção mais requintado. Ficará mais fácil ter noção do infinito de possibilidades que nos desdobra o portento da vida. Deus não foi econômico para com os caminhos da felicidade e perfeição do espirito.

Se conseguimos fazer um exercício para imaginar os diversos e infinitos estágios que alcançaremos, como se acomodar e se apequenar no acanhado nível em que nos encontramos presentemente ? Como permanecer vinculado ao que embaça, enubla e limita a grandeza da vida e sua luz irradiante ? Ensaiar conceber a magnitude do futuro pode nos ajudar a superar os entraves do momento, os obstáculos do agora que são, em verdade, treinamento para encarar o luminoso horizonte sem ficar "cego " ante o assombroso brilho do futuro.

Podemos entabular, sim,reflexões a respeito dos nossos próximos estágios. Claro que serão reflexões parcas, pobres, toscas e pálidas sobre algo que está, por hora, bem longe do que possa entender nossa vã filosofia.

domingo, 23 de setembro de 2012

O AMOR NOS TORNA IGUAIS.

Por solicitação de um dos nossos frequentadores, que pediu informação sobre as abordagens que fiz no Congresso Espirita de Sergipe, tivemos a honra de tratar de dois temas. O primeiro, "O Amor nos Torna Iguais". Como o tema central do evento foi sobre justiça social, enveredamos por uma reflexão no tocante ao fato de que a sociedade é um corpo e os seres humanos são células. Se não se cuida das células, unidades que compõe a coletividade, este organismo adoece. Nenhuma tratativa para se alcançar uma sociedade justa obterá exito se não se entender que se faz necessário renovar o indivíduo. Cidadãos emancipados emancipam a sociedade. E foquei na tolerância e indulgencia que brota quando identificamos que os outros possuem necessidades de compreensão assim como nós, possuidores que somos de defeitos morais, precisamos do entendimento de outras pessoas. Somos iguais em nossa natureza divina, fadados à perfectibilidade e à felicidade. Claro que, ante os cerca de 70 minutos de palestra, muitas outras coisas trouxemos à baila

A outra abordagem tratou de "Bem Aventurados os que tem sede e fome de de justiça..." Em mais de uma hora, enveredei pela continuidade da abordagem anterior, aprofundando-a e refletindo, de alguma maneira, na chamada Aristocracia Intelecto moral, delineada por Allan Kardec em sua obra magistral: Óbras Póstumas.

Na noite de sábado, face não termos programação no congresso, fui levado pelo presidente da federação local para proferir palestra no C. E. Cristo Consolador, simpática instituição localizada no bairro Farolândia. Abordei o tema refernte à mediunidade e reencarnação como pilastras fundamentais da mensagem renovadora da proposta espirita, enfocando a imortalidade, a ética e a justiça de Deus agindo no universo.

UM AR PLENO DE ENTUSIASMO

Como divulguei aqui, participaria do congresso espirita sergipano neste final de semana. E foi o que ocorreu, enchendo-me de entusiasmo pelo avanço da luz. Quatro convidados de estados diferentes foram os responsáveis pelos temas sugeridos. Sandra Borba, do RN, Alberto Almeida, Pará, Suely Caldas Shubert, MG e este amigo de voces, pernambucano feliz.

O evento ocorreu no simpático teatro Tobias Barreto. Bom público, embora este fosse um evento para uma participação maior do movimento espirita local. muitos representantes de estados diversos se fizeram presentes. Bahia, Paraíba, Minas Gerais, Brasília, Piauí, etc. Segundo a vibração dos congressistas, o nível das palestras parece que agradou em cheio. Alberto Almeida, por exemplo, alem da palestra de abertura na sexta feira que foi muito boa, fez uma abordagem no sábado pela manhã, monumental. E o que dizer de Sandra Borba, com sua fluencia mágica, consistente, aguda nas argumentações e fiél aos postulados doutrinários ?

Deu para perceber um entusiasmo na atmosfera do Teatro. O sorriso e os comentários do público, refletindo o conteúdo trazido nas conferencias, davam a nota do evento. A  organização foi eficiente. Simples, o Congresso espelhou as condições em que fora realizado o mesmo. A equipe de apoio funcionou com um dinamismo surprendente, alem de uma enorme simpatia  por parte de todos. Um marco, creio, para o movimento sergipano. Parece-me que a TV Cei transmitiu algo do acontecimento, alem da rádio Fraternidade, que cobriu todo o evento. segundo informações, muitos irmãos que não puderam se fazer presente, acompanharam as palestras pela rádio.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

NO AR

Amigos, estarei no ar dentro de algumas horas. Viajo para a capital sergipana. É o Congresso Espirita de Sergipe, promovido pela Federação daquele Estado. Deverei atualizar o blog, possivelmente, domingo à noite, quando estarei de retorno. Se eu tiver acesso e oportunidade amanhã, o farei. Passem sempre por aqui para ver se consegui. E postem comentários, afinal, voces é que fazem o blog comigo. Até mais.

UMA ALMA CHAMADA NICE; UM CORAÇÃO CHAMADO ZÉ

Desde ontem, em conversas com amigos, ampliei a saudade de uma pessoa muito querida. Ela está em São Paulo, junto aos familiares e o seu companheiro, tambem coração que mora no meu. Nice Albano, voz de \Deus, cantora iluminada, alma que brilha e esse brilho contagia através de seu sorriso largo. Ah, quanta saudade deles dois, Nice e Zé, simplesmente Zé. Ele dedilha o violão com a delicadeza do espirito. Ela, solta a voz com a irradiação das estrelas. Meus amigos inesquecíveis.

Nice enfrenta um momento de testemunho que sei, irá superar. Trata-se de um câncer no seio. Heróica, acostumada aos desafios, pois assim tem sido sua vida, ao lado do Zé Caetano. Deus há de lhes infundir sempre mais ânimo , e para nós, dará Ele a felicidade de poder abraçá-los mais uma vez. Estão tatuados em mim. Não há como esquecer tantos momentos encantadores na Casa do Caminho ou em sua residencia, deliciando a saborosa comida que tanto ela como o Zé sabem fazer tão bem. O grão de bico com bacalhau volta a impregnar o paladar dos sabores dos céus.



Que eles saibam o quanto dói a saudade deles, o quanto procuro escutar o riso largo de Nice, o quanto busco o rosto silencioso de Zé Caetano. De Pernambuco para São Paulo, o pensamento chega rápido. Eles sabem, sim.

OS LIVROS QUE TENHO LIDO

Na postagem "De Volta ao Começo", fiz citação que estava a ler alguns livros de teor científico que estão a confirmar o que encontramos na base do espiritismo. Nossa participante do blog, Lili, solicitou que listasse o nome de alguns desses livros. E passo para ela, naturalmente à todos que se interessarem:

- BIOLOGIA DA CRENÇA - DR. BRUCE LIMPTON

- A FÍSICA DA ALMA - DR. AMITT GOSWAMI

- MOSTRE-ME DEUS -  FRED HEEREN

- EVOLUÇÃO ELEGANTE - DAVID LAPIERRE E PEGGY PHOENIX DUBRO

- MUITO ALEM DA VELOCIDADE DA LUZ - DR MARC SEIFER

- A REGRESSÃO A VIDAS PASSADAS COMO MÉTODO DE CURA: COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL DA TEORIA DA REENCARNAÇÃO - DR THORWALD  DETHLEFSEN.

- A LINGUAGEM DE DEUS - DR FRANCIS COLLINS


Esses autores não são espiritas. São pesquisadores de diversos ramos da ciencia ( psicólogos, astrônomos, físicos e biólogo ). Portanto, não se deve ler essas obras buscando encontrar fidelidade doutrinária. São livros que convergem para o pensamento espirita. Muito bons e interessantes, exatamente pór não serem espiritas. TEM OUTROS TANTOS QUE, MAIS ADIANTE, POSSO RELACIONAR MAS CREIO QUE SÓ ESSES VÃO TOMAR O TEMPO DE VOCES, NÃO ?

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DE VOLTA AO COMEÇO

Em termos de espiritismo, para se caminhar seguro para o futuro, imprescindível voltar ao passado. Explico. Terreno fértil de riqueza mas tambem de ervas de fantasia, o universo das coisas do espirito solicita prudencia, racionalidade e consistência. Não por acaso, o codificador teceu observações concernentes aos perigos que espreitam quem penetra na seara sem o devido apoio no estudo sério, gerador da base criteriosa da fé raciocinada. E nesse âmbito, nada mais seguro que adentrar-se na espinha dorsal do espiritismo, estabelecida na codificação e obras de apoio, as chamadas subsidiárias.

Hoje, o público interessado na realidade espiritual tornou-se um filão editorial dinâmico. E aí, temos uma cada vez mais vasta literatura tratando das questões espirituais, obras nem sempre com o melhor conteúdo abordando o tema. Livros sofríveis uns, outros repetitivos, mais alguns tantos cheios de "novidades", sem se levar em conta o bom senso apregoado pelo senhor Allan Kardec em seus escritos iniciais.

Quando coloco isso, não estou dizendo que não haja, nos tempos atuais, obras dignas e a altura daquelas primeiras. Há sim. Temos bons e excelentes autores, tanto espirituais quanto encarnados, enriquecendo a doutrina. Não podemos, no entanto, abdicar da análise justa e equilibrada que nos proporciona a base. Na atualidade, percebo ( e se eu estiver enganado, me perdoem) que a nova geração de espiritistas - os mais jovens sobretudo - não conhecem o portento dos trabalhos não só de Kardec bem como de Leon Dennis, Flammarion e até mesmo os livros de André Luis e Emmanuel me parecem não estariam recebendo o investimento devido no tocante a estarem ao alcance dos que chegam nas instituições espiritas. Claro que existem as casas que são exceção.

Ivone do Amaral Pereira - outra que não é conhecida e nem reconhecida pelos novos seguidores do espiritismo, autora de maravilhosas obras psicografadas como Memórias de um Suicida, Devassando o Invisível e Recordações da mediunidade  - já fazia referencia a isso no início da década de oitenta. Afirmava ela que estava um tanto triste pelos modismos levantados por algumas obras incensada pelo sucesso editorial, enquanto obras de profundo conteúdo doutrinário e estilos elegantes e agradáveis de leitura não conseguiam, as vezes, nem serem publicadas.

A sede do público pelos dramas e novidades não devem predominar nos critérios da difusão da mensagem. A humanidade merece o carinho e o zelo, afim de que tenha o norte, o rumo através de livros que edifiquem sem fantasia e esclareça com a clareza devida. Claro que sei o risco natural que se alcança quando se atinge o patamar de interesse público. Se o Espiritismo ainda não é uma doutrina de massa, já possui uma forte inserção junto a sociedade, cada vez mais admiradora desta e curiosa pelas suas abordagens, e isso tem um preço. Atrai, tambem, outros interesses que podem levar à superficialidade, aos "clichês explicativos dos problemas da existencia.

Tenho lido obras não espiritas, sobretudo as de natureza científica, que me deixaam cada vez mais feliz face à comprovação que estas obras modernas de nossa ciencia fazem daquilo que fora escrito na codificação e nos livros clássicos da doutrina. Eles são atualíssimos. E extremamente ricos. São, estes livros básicos a segurança de se atingir o futuro com o equilíbrio devido. O futuro seguro depende, então, sob esse prisma, de uma volta ao passado, onde tudo começou e onde encontramos a estrutura monolítica do arcabouço doutrinário.

SOCIEDADE MADURA

Inconteste as grandes transformações que abalam as estruturas da sociedade atual. Algumas delas caracterizam-se como extremamente positivas, tais como os fenômenos espirituais e a reencarnação cada vez mais debatidas por pesquisadores e a mídia do mundo, e os avanços da ciencia. Outras mudanças, ou ensaios destas, provocam tremores sísmicos e polêmicas, como testando a coletividade sobre os rumos a serem tomados. Citamos, entre outras, a chamada nova configuração da família, concernente a homo-afetividade, e  a adoção de crianças por estes casais, o debate sobre eutanásia e aborto e os ventos das transformações políticas, seja no Brasil, seja no oriente médio ou no ocidente chamado desenvolvido. É muita coisa para a mente humana. As inquietações aceleram as feridas emocionais e muitos se sentem confusos e perdidos em meio ao turbilhão de acontecimentos. Tudo transcorre em alta velocidade. Parece que não há tempo.

Tem-se verificado o aumento substancial de pessoas submetidas à depressão, à sindrome do pânico, `\a angústia, demonstrando a insegurança íntima e temores. A fé tradicional parece já não sustentar, em boa parte de seus seguidores, o equilíbrio entre eles. Não que essas religiões não sejam importantes. Continuam sendo, inclusive, para estes que se sentem perdidos. Sem elas, estariam, possivelmente, mais fragilizados. Ou seja, a sociedade se sente desafiada por novos aspectos da vida.

O confronto entre o arcaico e o que desponta nos horizontes da vida humana inquieta os corações. Nem tudo que parece ser novo deve ser incorporado aos valores da vida. E não será. Outras questões serão incorporadas as experiencias da civilização.  Sociedade mais madura nascerá dessas feridas expostas, dessas agruras persistentes e incisivas que deixam um rastro, muitas vezes, de dor e temores. É um parto. De grandes e maravilhosas proporções.

MEU E MAIL

De vez em quando alguem solicita meu correio eletrônico para um contato mais privativo. Alexandre e Bia solicitaram mais recentemente. Vai aí :fredericoomenezes@yahoo.com.br. Terei sempre grande alegria em responder os contatos.

CORREÇÃO

Eu havia colocado na postagem referente ao Congresso de Aracaju, que Divaldo seria um dos expositores. Isso era o que tinha sido passado para mim algum tempo atrás, no entanto, uma amiga sergipana, leitora do blog, ligou para mim dizendo que Divaldo não vai mais participar, por motivos que ela não sabia. Com certeza, algo de razão superior. Parece que o Alberto Almeida o substituirá na abertura. Importante esta correção pois, como sabemos, muitos acorrem para as palestras do baiano e poderia ser que alguem , ante a informação aqui postada, se deslocasse para Aracaju e lá chegando, se decepcionaria. Feita a correção. Divaldo não estará presente.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

MARAVILHOSO hERMÓGENES

Existem almas que trazem o poder de estabelecer surto de evolução e coragem, sem perder a doçura. Uma dessas criaturas é o Hermógenes, conceituado lidador da filosofia iogue no Brasil. Tive a oportunidade de o conhecer em evento de seguidores e praticantes da ioga em João Pessoa, capital da paraíba. Alegre, sorridente, bem humorado e simples, mostrava, de imediato, que possuía o dom de aconchegar, agasalhar e deixar à vontade o coração que dele se aproximasse. Sua palavra tomada por sentimento e lucidez falava da grandeza de seu coração.

Estive dois dias com ele. E não mais o esqueci. Impossível esquecer tal torrente de espiritualidade. Foi de uma delicadeza comigo à toda prova. Após a palestra em que enfatizei o que seria ser iogue, dirigiu-me a palavra com tanta bondade que não pude evitar uma emoção aflorante nos olhos. Sua figura anciã e amiga, transbordava sabedoria naquele evento cheio de vibrações elevadas. Não sei se ainda existe o encontro de ioga no hotel Ouro Branco ( acho que era esse o nome ). Se não mais existe, deveriam retomá-lo, pois o mundo necessita de mais encontros dessa natureza, expondo a espiritualidade de cada um de nós como caminho para um ser humano saudável.

Na área de comentários, Rosa sem Perfume nos traz um poema reflexão do mestre. Isso me levou a viajar no tempo, para o dia em que ele me envolveu no orvalho de sua ternura.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O ROSTO DE MARTE

Nosso participante Cabral nos trouxe na área de comentários um link referente a um desmentido do "rosto de Marte", tema de uma das minhas abordagens. Já conhecia essa matéria desmentindo o rosto. Não sei se o rosto é veraz ou não. Levantei mesmo a questão pelo fato do desmentido ter sido questionado por especialistas que prestavam serviço á própria Nasa. Eles atestam a evidencia de ser uma construção artificial, tecnicamente não encontrando como seria jogo de luz e sombra e angulo, desencadeando ilusão de ótica. De qualquer forma, fica o indicativo do Cabral, para que acessem e tomem contato com a posição da Nasa. Obrigado, Cabral.

PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO

Vejam como a comunicação é algo imprescindível. A boa e clara comunicação. O Thiago Leite, que fiz referencia aqui e está postada uma abordagem sobre ele, me deixou extremamente feliz. E mostrou que quando há ruído na comunicação, muita coisa fica complicada. Segundo ele postou em novo comentário, não se referia a intolerância de minha parte e sim, ao contrário, a intolerância de outros e que não ptendia se afastar de nosso espaço. Thiago, pelo carinho em relação à sua participação, foi uma bela notícia. Acho que não devo ter entendido mesmo sua colocação. Credito a defeito à comunicação. Acontece. Encerrada a questão, vamos em frente.

CONGRESSO ESPIRITA DE SERGIPE

Sexta feira estarei levantando voo para proferir duas palestras no Congresso Espirita de Sergipe, promovido pela federação Espirita daquele Estado e será realizado no Centro de Convenções de Aracaju.  Será uma grande oportunidade de aprender com os vários expositores de estarão presentes, dentre eles, Divaldo Franco. Alem disso, poderei rever muitos amigos da bela terra. Fazem mais de tres anos que não vou à Aracaju.

domingo, 16 de setembro de 2012

DE RETORNO

Retornei de Caruaru à tarde. No André luiz, no Alto do Moura, ambiente simples, de pobreza franciscana, fui recebido pelo amor daqueles corações amoráveis. Na parte da noite,o "Bezerra de Menezes" recebeu um belo público e pude falar sobre "Fim de Mundo ou Recomeço". Hoje pela manhã, seminário na Associação municipal Espirita, com o tema: Espiritualidade e saúde". Pude sentir toda a hospitalidade dos caruaruenses, aliás, sem novidade pois esta é habitual e conhecido de todos que aportam na capital do forró. Foram dois dias de encanto. Estou refeito.

QUERIDO THIAGO

Depois de um bom tempo interagindo com os participantes deste espaço, nos sentimos, de alguma maneira, próximo de todos. Introduzo esta abordagem dessa maneira para me dirigir ao Thiago Leite, querido, sim, participante do blog. Ele postou comentário, sobre o meu texto quando fiz referencia ao fato de que, quem entra aqui saberá que tenho posições. Divergimos, eu e ele, à respeito da ação do governo e o aborto ( pelo menos tenho entendido assim ). Usei a expressão  e o Thiago fez referencia a uma possível não participação sua aqui, já que ele entendeu que não estaria aceitando opinião contrária. Ora Thiago, definitivamente, não é isso. Sempre postei, inclusive, seus pontos de vistas. Poderia não te-lo feito, não é verdade? O que eu disse, e peço que releia o meu texto, foi que já haviam feito comentários usando palavras inapropriadas, me atacando pela minha posição. Não foi o seu caso. Quem me atacou eu nem liberei o comentário exatamente porque não estava compatível com o nível de voces. Não foi porque ele discordara de mim. Foi o xingamento. E firmei, então, na postagem, que não arredaria o pé dos princípios que trago, relevando o fato do meu blog ter um posicionamento. Quem entrar aqui - reafirmo, então - saberá disso. Portanto, espero que tenha ficado melhor esclarecido. O amigo sempre postou contribuições maravilhosas e até quando discordou o fez respeitosa e civilizadamente. Escrevo isto, Thiago, não porque simplesmente voce fez menção de não mais vir aqui ( o que, sinceramente, lamentaria ) mas por dever de consciencia e para melhor esclarecer um texto que, talvez, eu não tenha conseguido ser claro. Torço para que continue conosco, porem, respeitarei sua decisão, ansiando que prossigas clareando mentes e ajudando pessoas com seus textos de amigo.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O CAMINHAR DA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO E A RESISTENCIA

Várias entidades do movimento Em Defesa da Vida entregou ao congresso nacional uma carta, assinada por diversas entidades católicas, evangélicas e só uma espirita, um centro espirita Auta de Souza, de Brasília, solicitando que nossos deputados e senadores não aprovem o projeto de Lei citado na postagem abaixo, como está. Alem disso, a carta aberta solicita aos eleitores que se posicionem claramente, nas eleições, contra os candidatos e partidos que apoiem a legalização do aborto, a descriminização das drogas e outras questões semelhantes. Que não votem nestes candidatos e partidos. E que estejam atentos pois eles, como ocorreu nas eleições presidenciais, negarão que são favoráveis.

Esse movimento em defesa da vida vem se mobilizando como uma resistencia à legalização não só do aborto mas , tambem, contrária ao suicídio assistido. Passeatas tem sido feitas em vários estados e reuniões se realizam para avaliar a resistencia. É supra religioso. Eu, Frederico Menezes, apoio integralmente o Movimento. Sempre deixei claro aqui, neste espaço. Já me escreveram, ofendendo-me, com palavras de baixa expressão. Querem ter direito às suas opiniões mas não aceitam que alguem tenha o mesmo direito, a não ser se forem as mesmas opiniões que defendem. Sei que há´pessoas que frequentam estes espaço e não concordam com todas as minhas posições. Acho isso salutar. Não há nada demais nisso. Agora, frequentou aqui, tem que entender que trago princípios claros e posições que considero coerentes em relação ao ideal que me norteia a vida. Lamentavelmente mentiram na campanha presidencial. O governo federal está quase chegando lá. Deverá obter a aprovação da legalizaçãop

A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO CAMINHA

Foi entregue ao presidente do senado brasileiro, José Sarney, a ras propostas de reforma do código penal do país, elaborado pela comissão de juristas, apoada pelo governo federal, cujo objetivo principal, dentre outras situações, é a legalização do aborto. Sarney, apesar de se dizer cristão e ser contrário ao aborto, nada fez para sanar o problema. A base aliada do governo já está pronta para aprovar. Em apenas 11 dias, Sarney contribuiu para transformar em projeto de lei as sugestões dos juristas da comissão, sem que a população pudesse sugerir alterações, sem que os cidadãos brasileiros fossem consultados, logo eles que, em todas as pesquisas de opinião demonstram ser contrários a legalização do aborto.

Durante a campanha à presidencia do brasil, Dilma Roussef prometera que ela não enviaria nenhum projeto ao Congresso nacional para legalizar o aborto. E o povo acreditou. ora, ela está "cumprindo", sim, pois não enviou pessoalmente, no enmtanto, há quem faça por ela, patrocinado, porem, pelo governo. Todas as ações do governo federal, é nessa direção. Nomeou para o ministério das mulheres uma defensora do aborto, inclusive, que admitiu ter feito dois abortos como fez curso na colômbia para tal. O Ministério da Saúde lançou cartilha orientando como fazer aborto seguro, numa atitude claramente fora da lei pois a constituição brasileira imputa como crime ( até agora ) a prática. O governo renovou com a Fiocruz contrato de análise referente ao aborto. Está claro que o governo Dilma, assim como seu partido, PT, deseja, sim, a aprovação do aborto.

AGENDA

Amanhã estarei em Caruaru, capital do agreste pernambucando. Falarei, à tarde, no André luis, localizado numa comunidade carente no Alto do Moura, ponto turístico da cidade. À noite, falarei no Bezerra de Menezes, na Cohab 2. Domingo, pela manhã, estarei na AME. Retorno a tardinha para Recife.

ARREPENDIMENTO 2

Sem identificar onde devemos modificar, não haverá progresso. Minha vida reflete, exatamente, as imperfeições que me caracteriza a realidade humana, o estágio moral em que me encontro. Claro que não coloco a questão de maneira rígida. Até entendo que, em geral, quando as pessoas falam que não tem do que se arrepender, se referem à coisas graves. Afirmam, inclusive, que fariam tudo de novo, do mesmo jeito. Penso que aí tambem temos que refletir. Fazer igual, em muitas situações, não é o indicado. A dinâmica da vida e do aprendizado, ao lado do reconhecimento de nossa limitação, deve engendrar a coragem para a mudança.

Sim, acredito que posso dizer, claramente, que me arrependo, sobretudo com o conhecimento de que disponho sobre a vida face ao que busco e conheço no espiritismo, de não ter sido mais eficaz e determinado em atitudes mais acertadas. E não pensem que essa colocação tenha algo de auto punição ou de auta estima baixa. Sinceramente, não. Sou otimista, esperançoso e até gosto de mim ( rsrsrsr). A abordagem desse tema é uma tentativa de tratar da questão dentro da ótica das transformações que devemos engendrar no caminho. E isso ocorre a partir da identificação dessa necessidade. O foco é ser melhor, dentro da própria humanidade que nos caracteriza. E espero que jamais tenhamos que nos arrepender amarga e dolorosamente por algo grave cometido e sim, por coisas que poderíamos já ter produzido de melhor. A causa que abracei, o ideal que me abrasa, faria de novo, caminharia na mesma estrada, só que, como numa nova edição, revista e melhorada, com menos erros e mais acertos. É o que desejo para todos nós.

ARREPENDIMENTO

Achava bonito quando escutava alguem dizer que não tinha do que se arrepender na vida. Ainda que adolescente, de alguma maneira achava que aquela colocação era bela, no entanto, seria efetivamente real ? Será que aquelas vidas não teriam nada a reparar, a corrigir, a modificar ? Ou será que a idéia que essas pessoas faziam de correção de vida seria algo tão superficial ou limitado que não se aperceberiam das próprias carências ?

Confesso que, durante algum tempo, tambem passei a cultivar esse raciocínio. Achava que não tinha do que me arrepender. Com o tempo, porem, isso mudou. Meditando sobre a lei do progresso e estudando a questão das virtudes, comecei a mudar o ponto de vista. Sim, hoje digo, tenho do que me arrepender. Dizer que faria tudo de novo, em sentido absoluto, não direi. Um gesto que poderia ter feito e não fiz. Ou outro que jamais deveria ter feito e fiz. Uma palavra inadequada proferida. Quantas vezes, pensando em ajudar e em estar correto, exagerei e feri minhas filhas, por exemplo...O bem que poderia ter feito e não fiz. E atitudes que não poderia ter tomado mas, infelizmente, tomei. Essa é a realidade.

Quando me recordo da palavra de Paulo de Tarso: "O bem que eu desejo fazer, esse não o faço mas o mal que não quero fazer, esse ainda o faço" ganhou para mim, ao longo da trajetória dessa encarnação, uma consistencia e uma logicidade expressiva. O progresso, no estágio em que nos encontramos solicita mudança de rumo mas, como mudar se não identificamos que necessitamos faze-lo ?

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ROSTO EM MARTE 2

Para os mais ortodoxos, alguma dificuldade poderia surgir mas, me parece, que o grosso da humanidade já não vê com estranheza o fato de poder existir vida fora de nosso planeta. Isso não diminuiria Deus. Ao contrário. Na casa dEle há muitas moradas. Apenas algumas análises poderiam surgir, sobretudo, no tocante à primazia de crença. Perfeitamente solucionável. O que necessitar de reajuste nas crenças, que seja reajustado, ora.

Penso que já está na hora dos governos e os cientistas a serviço deles serem mais transparentes para com a população. Há muitas verdades à respeito que precisam vir à tona. Não estamos sós no infinito. Temos irmãos de outros mundos e estes nos visitam. Não tenho dúvida sobre isso. Claro que apenas devemos separar as fantasias da realidade. Estou me referindo a enxurrada de depoimentos e fatos sérios ocorridos e à logicidade do argumento favorável a idéia. Alem do mais, em contato com o mundo invisível, esta questão já foi sobejamente confirmada, tanto pelo próprio Allan Kardec, como através de Chico Xavier, Divaldo Franco, e tantos outros médiuns e pesquisadores.

Pode ser que alguem que esteje lendo esta postagem esteja indagando : por que ele está abordando esse tema?Não, não falei com nenhum E. T. ( até que gostaria )e nem recebi qualquer orientação espiritual sobre isso. O assunto me interessa e creio que faz parte das grandes realidades a serem intensificadas para daqui a alguns anos no bojo da transição que vivemos. E acho que tem o poder de transformasr muita coisa em nossa vida de relação. Vale a pena pennsar nisso. E no rosto marciano, pois não.

ROSTO EM MARTE

Há alguns anos, quando uma das sondas terrestre circundava a tenue atmosfera de Marte, nosso vizinho do espaço, batendo fotos de sua superficie, uma imagem inusitada impactou os responsáveis por analisar as milhares de fotos transmitidas para a sede da Nasa: uma suposta imagem que se assemelhava a um rosto humanóide. A face marciana parecia olhar serenamente o espaço. Um dos especialistas estudou detidamente a foto e não teve dúvidas que se tratava de um rosto, alem do que, em derredor da face, haviam "construções" simétricas, caracterizando aos especialistas que se tratava, provavelmente, de edificações artificiais produzidas por uma inteligência.

Após as primeiras impressões que causaram frissson na imprensa, a Nasa, surpreendentemente, veio à baila desmentindo que seria uma face e sim, uma ilusão de ótica. A agencia espacial americana divulgou que havia tirado novas fotos do mesmo lugar, horas depois, e já não se via mais o rosto. A ilusão seria fruto da erosão provocado por agentes naturais. O problema é que a imprensa cobrou, durante meses, as novas fotos que indicariam ser o rosto marciano uma ilusão. A Nasa sempre dava uma desculpa, dizendo que naquele momento não estavam disponíveis. As fotos nunca apareciam.

Outros analistas que trabalhavam para a Nasa continuaram a ver evidencias de um rosto desenhado ou esculpido por uma inteligencia. Eles sabem hoje, confirmado, finalmente, em publico, que as tais fotos supostamente comprovando a ilusão de ótica, nunca existiram. Então, por que a mentira ?

Conta-se, nos meios científicos, que desde a década de cinquenta, quando o programa espacial norte americano surgiu, assim como sua agencia, que especialistas em comportamento humano haviam recomendado extrema prudencia ante a possibilidade de se confirmar vida inteligente fora da Terra pela comoção que poderia causar à população. Segundo estes especialistas, suicídios poderiam vir a ser cometidos em grande quantidade e, até mesmo, descontrole social. Não sei em que se basearam estes especialistas. Tenho a impressão que há um certo exagero nisso. Pode ser que àquela época fosse possível tal comoção mas creio que hoje já se está mais familiarizado com a questão. A quantidade de avistamentos de OVNIs e depoimentos de pessoas sérias e responsáveis que descrevem o contato visual com supostas naves alinígenas devem ter preparado a alma coletiva para essa realidade. Até entendemos que, de alguma maneira, para os religiosos mais ortodoxos, a revelação de outros seres alem do nosso planeta seria um desafio para suas teologias centradas na referencia humana, a Terra como o centro do Universo e seus conceitos morais em cima de aspectos do nosso planeta. Se há vida fora daqui, podem pensar estes, então, estariam eles tambem salvos ?e não seguem nossa religião, o que seguem ?

MENTES EM TESTE

Esse é um período em que as mentes estão sofrendo intensa pressão emocional. Inquietações, temores, inseguranças, medos agudos, desacertos familiares e processos obsessivos se acumulam, desafiando a integridade e a sanidade mental e emocional de grande parte da humanidade.

Sem dúvida que somos testados todos os dias. E da mesma forma, temos elementos de apoio, medicamentos eficazes para a superação desses desafios. Vigilância mental, confiança no Alto, fé inabalável, consistente, porque raciocinada, o cultivo da certeza de que não estamos sózinhos, a noção de que estamos caminhando para outro estágio mais belo de ser, enfim, Deus não nos deixa à deriva.

Exatamente pelo momento especial que estamos vivendo no planeta é que os espiritos nobres tem multiplicado suas equipes junto a nós, intentando aliviar e nos amparar na trajetória que se nos apresenta. Não existem, apenas, situações negativas. Há os aspectos altamente positivos, proporcionando a quem tem olhos para ver a alegria íntima de saber que tudo está sob o controle da Grande Lei.

A simbologia da separação dos bodes das ovelhas acena, exatamente para esses instantes de desafios. Calma e serenidade. Necessário o desenvolvimento da confiança profunda nos que dirigem a vida, o universo e, particularmente, os destinos da nossa humanidade. Tudo concorre para que o planejado pelas dimensões superiores da vida se processe.  As forças sublimes da imortalidade trabalham, tranquilamente, para o amanhecer. A grande noite passará. Continuemos e usemos o conhecimento do Bem, os evangelhos e outros nobres tesouros da espiritualidade na manutenção da paz no coração, contribuindo para o amparo ao mundo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

E A VIDA CONTINUA...

Dia 14 estreia em todo o Brasil outra obra do espirito Andre Luiz adaptada para a grande tela: E  a vida continua. Penso que os espiritas e todos os que simpatizam com as questões espirituais deverão prestigiar mais esta obra do medium Chico Xavier que faz parte da chamada coleção "Nosso Lar". É convidar os amigos e demonstrar, mais uma vez, a força do assunto.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

DOIS PENSAMENTOS FANTÁSTICOS

Um é um cientista renomado. O outro, poeta da mais bela estirpe. Vejam o que eles disseram sobre o aborto:

"Assim que é concebido, um homem é um homem" - Prof. Jerôme Lejeume - pai da genética moderna.


" O aborto não é, como dizem, simplesmente um assassinato. É um ROUBO. Nem pode haver um roubo maior porque, ao malogrado nascituro, ROUBA-SE-LHE este mundo, o céu, as estrelas, o universo, tudo. O ABORTO É O ROUBO INFINITO." - Mário Quintana, escritor e poeta gaúcho.

A QUESTÃO DA EUTANÁSIA

Duas das principais revistas semanais do país - Veja e Época- trazem, como reportagem de capa, sendo que a Época o fez na edição anterior, o problema da eutanásia, ou seja, o direito do paciente escolher parar o tratamento ou deixar em testamento que se desligue aparelhos ou os deixe de socorrer a partir de certos limites. Os motivos são os mais  variados para justificar a posição : não pesar sobre a família; parar de sofrer; não vê objetivo em prolongar uma situação terminal, enfim, são várias as explicações. E elas sinalizam, mais uma vez, o quanto nossa sociedade, embora "religiosa", vive à parte do entendimento dos mecanismos da vida em sua ascendencia espiritual.

Por não compreender a finalidade da reencarnação e não alcançar mais amplamente os desígnios da lei em relação às almas, cai-se, naturalmente, em posições semelhantes. E digo que , sob esse prisma, compreende-se, então, tais posturas. Equivocadas, no entanto, estão dentro da concepção estritamente materialista que caracteriza nossa humanidade. Cada vez mais mostra-se fundamental, no caldeirão de debates que se forma sobre aspectos da vida a difusão do pensamento espirita. Colocá-lo ao alcance de todas as mentes é fundamental para que se entenda nossa posição. Vê-se como espirito em estágio de evolução, em resgate do passado problemático e demonstrar essa interligação, é acrescentar novos elementos para a análise dessas pessoas no tocante à definição do instante da morte. No último sopro de vida na carne a alma pode furta-se à anos de dor, na dimensão dos espiritos e nas próximas experiencias reencarnatórias. Aquele momento de coma ou de estado vegetativo pode ser fundamental à evolução da alma. Mas a humanidade não sabe ou não aprofundou-se nessa questão. A superficialidade da fé que cultivamos sucumbe ante o acicate da dor. Falta o entendimento para que se gere a resignação operosa, fruto da compreensão. A campanha pela vida deve continuar por todos nós, que trazemos o compromisso com as grandes verdades da imortalidade. Nesse instante de tanta efervescência de debates pelo qual passa a civilização, a firmeza e a logicidade do pensamento espirita deve resplandecer, de maneira segura, em nosso raciocínio, com generosidade e respeito, em nossa intervenção junto as idéias no mundo.

LAMENTÁVEL NOTÍCIA

Não gostaria de tratar dessas questões negativas mas como este nosso espaço se propõe a abordar a vida nos seus diversos quadrantes, terei que o fazer. Nosso país já é o maior consumidor de crack do planeta e o segundo de cocaína. Estamos assistindo o solapar de esperanças de inúmeras famílias. Há muito que se vem noticiando o quanto  não se cuidou da questão. A imprensa abriu a a problemática e aí, corremos, desesperados, para tentar fazer campanhas nos meios de comunicação. É um passo, porem, como se chegou à isso ?

São muitos os fatores que envolvem o problema. Desde a posição íntima de quem se deixa levar pela experimentação das drogas, passando pelos dramas em família, até a leniencia do poder público, no que toca aos cuidados com nossas fronteiras. Sim, pois que há muito se fala que elas estavam escancaradas e a rota do tráfico estva aberta. Da Bolívia, somos inundados por uma alta quantidade de cocaína. Até uma estrada estava projetada a ser feita pelo governo brasileiro com o da Bolívia. Era a estrada da coca.

A ação agora pede maior gasto e menor possibilidade de vitória, pelo menos, de imediato. Se discute, ao meu ver, equivocadamente, a legalização das drogas, com isso, segundo seus defensores, minando a rentabilidade do tráfico. Ilusão. Vamos aumentar o numero de dependentes químicos dessa maneira. Alem do investimento em valores espirituais, religiosos, educacionais, de apoio às famílias, há que se organizar mais eficientemente a repressão à circulação das drogas. Uma nação depaupera a partir de sua lassidão moral e quando as drogas, ao lado de outros elementos destrutivos, campeia avassaladora. A quem interessa alienar mais ainda a população ? Quem está sendo beneficiado ante o poder do tráfico ? Estamos em um momento delicadíssimo na nossa nação. A leniencia com certos fatores de perturbação social e familiar trará um tributo caríssimo a ser pago pela nossa sociedade. União e planejamento. Amor e diálogo com os dependentes. Firmeza e energia na repressão ao tráfico. Valores e princípios elevados. Este é o momento. Ser o maior consumidor de crack, a droga mais devastadora da atualidade, e o segundo lugar em cocaína, diz tudo. Não preciso mais escrever nada.

AUGUSTO, DA NOVA ERA

Quando de minha última estadia em João Pessoa, fui à casa de uma amiga que atravessa um momento doloroso junto à família. Um de seus filhos encontra-se em um período amargo da vida. Na casa, encontrei o filho mais novo dela, Augusto. Apenas oito anos, se não me engano, irradiando, porem, uma atmosfera de grande maturidade espiritual. Sua fisionomia me impressionou. Transmitia o poder de ser querido. Estava triste com a situação de seu irmão mais velho, assediado por espiritos infelizes. Augusto, sem dúvida, é uma alma que veio "pronta" para seus compromissos. A delicadeza e gentileza que apresentava comovia. Não me esqueço quando, na saída de seu lar, ao  me despedir dele, me falou: " Ajude minha mãe e meu irmão. Tenho receio que aconteça algo ruim com ele."

Augusto, inclusive, vê a entidade que está perturbando o irmão. Falou que ela estava naquela hora no quarto e nos levou até lá para uma oração. Ele descreve o espirito com detalhes. Mantem-se calmo, embora muito triste.  Coração aberto ao amor. Serena aura de bondade. Procurei infundir-lhe bom ânimo. Abracei-o com carinho. Falei-lhe que tudo sairia bem, que confiássemos. Augusto pertence a nova geração da humanidade. Que Deus o ajude no cumprimento de suas tarefas e que nós, seus irmãos na carne, tambem auxiliemos a estes tarefeiros do novo tempo.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O PANAMÁ SE PROJETA

Depois de sofrer décadas com conflitos militarizados, o pequeno Panamá supera o passado problemático. Segundo levantamentos, mesmo com a crise mundial irá crescer este ano cerca de 10%. Taxa chinesa. Vive um momento de grande prosperidade. Estabeleceu entendimento em sua sociedade, trabalha beneficiado pela importância do canal do panamá, única ligação entre o Pacífico e o Atlântico. Esse  desenvolvimento vem se dando há anos. Para termos uma idéia da pujança que o país da América Central vive, o Brasil crescerá, talvez, 1, 5%. Claro que falta muita coisa, sobretudo, melhoria na educação pois o Panamá está entre os últimos lugares na avaliação internacional, assim como nosso país. O importante é que a nação está em paz, trabalhando e produzindo. Suas cidades despontam com belas arquiteturas de arranhas - céus, gerando muito emprego na construção civil. Sua capital, cidade do Panamá, apresenta um ar cosmopolita, de um tigre asiático. Outra bela notícia em favor do avanço e da paz.

O DESENVOLVIMENTO VENCENDO A GUERRA

Os meios de comunicação estão noticiando que as FARC - movimento guerrilheiro de esquerda, propôs conversações pela paz. O governo colombiano fez o mesmo movimento. Não sem tempo. A Colômbia vem em pleno surto de desenvolvimento econômico. Deverá crescer cerca de 7, 5 %. Já é, inclusive, a segunda economia da América do Sul. Ultrapassou a Argentina, ficando atrás apens do Brasil. O desemprego depenca e os salários vem melhorando cada vez mais. A área rural já não apresenta os mesmos bolsões de pobreza de antes, o que reduz o poder da guerrilha em recrutar jovens moradores, com o argumento de que melhorarão de vida com a implantação do regime socialista defendido pelas farcs. Abalada pela perda de homens e líderes ante a ação do exército colombiano, não encontra forças para prosseguir adiante. Isso é bom, para os colombianos e toda a América Latina.

Esperamos que os entendimentos prevaleçam. Os membros das Farcs percorram o caminho do debate político e não  o derramamento de sangue, anacrônico e injustificável. E que nunca deu certo na história da humanidade. A própria Colômbia dá um exemplo disso. O trabalho, o comércio, a produção e o entendimento produzem o progresso. Uma sociedade não pode se tornar justa com divisões fratricidas e manchas de sangue de irmãos nas roupas de cada um. Não se pode defender uma idéia bela com a fealdade da violência, do arbítrio, dos sequestros e, muinto menos, com o tráfico de drogas. Mais uma boa notícia para o nosso tempo de mudanças.

SEMPRE DE MALAS PRONTAS

Bom, retornei de compromissos na Paraíba e já mantenho as malas prontas para novas viagens. Neste final de semana vou aqui para pertinho de Recife, Caruaru, para uma série de palestras na capital do agreste. Na próxima semana, já estendo um pouco pois viajarei para Aracaju a fim de proferir palestras no Congresso Espirita de Sergipe, promovido pela Federação Espirita daquele Estado. Este ano ainda irei `a Coruripe, Arapiraca, Poços de Caldas, Minas, , interior do Rio Grande do Norte ( Parelhas e currais Novos), Petrolina e Belem do São Francisco, Bezerros e João Pessoa. Alem dessas viagens, tenho ainda várias palestras aqui em Recife e cidades vizinhaas, alem de palestras numa Universidade particular da região metropolitana. Preciso trabalhar, amigos. São muitas bençãos que o Senhor me fornece e muito pouco tenho ofertado. Sei, sei que tenho que cuidar da saúde e estou cuidando. Acho que no próximo ano em modero um pouco....rsrsrsr. Tenho alguns convites para Cuiabá, Feira de Santana, Piauí e Maranhão, alem de Salvador e uma possível ida de retorno á Minas Gerais. Prometo que vou ajustar tudo isso. Escrevo isso pelo fato de alguns amigos me chamarem a atenção sobre o estado de saúde. Tive uns probleminhas mas fiz um check up, quase tudo em ordem ( QUASE TUDO ).  Estou tomando medicamentos e tenho certeza estarei mais novo que cinco anos atrás. Duvidam ?...eu tambem.

iNDIA E PAQUISTÃO

Grande notícia. Os ministros das relações exteriores dos dois grandes países asiáticos assinaram acordo de cooperação comercial e cultural. E qual a importância dessa notícia? As duas nações, desde a independencia indiana, vivem em conflito. A rivalidade é estimulada pela disputa pela região da Caxemira. E as duas são potencias nucleares. Possuem a famigerada bomba atômica. O estado de tensão entre as duas infunde insegurança no planeta.

Sabemos o quanto as trocas comerciais contribuem para o clima de paz entre os povos. As relações nesse âmbito, com certeza, auxiliarão no que tange a consciencia de que somos interdependentes. E as relações culturais clareiam o espírito. Precisamos incentivar um maior intercâmbio entre todos os países. Nesses últimos 60 anos, essas relaçoes impediram conflitos mundiais, ou pelo menos, contribuíram para tal. A Europa, que vivia agasalhando em suas terras guerras regionais, viu praticamente desaparecer tais conflitos, sobretudo após a união européia. Enquanto os radicalismos políticos ideológicos fomentam as guerras, as relações comerciais e culturais promovem surto evolutivo.

Podemos contribuir para que a India e o Paquistão, assim como outros povos em litígio, encontrem a inspiração para a pacificação. A oração é força vibratória, é energia potente. As correntes de várias mentes vibrando pela paz e pela solidariedade entre as nações representam potencial de apoio indescritível.

Um dia, que esperamos seja breve, nossos irmãos muçulmanos radicais entenderão que a mortandade é a antítese da religiosidade e dos  interesses divinos, assim como, ao verificarmos um leve recrudescimento do conflito entre nossos amigos católicos e protestantes na Irlanda, torcemos para que tambem entendam a ineficácia e a incoerencia dessa atitude. Um dia colocaremos nos pórticos de todos os credos e de todos os núcleos de ciencia o dístico formoso e nobre: "Amai-vos uns aos outros".
 
Na transição que vivenciamos no planeta, saudamos mais essa aproximação entre a India e o Paquistão como importante passo para um mundo pacificado e melhor.

domingo, 9 de setembro de 2012

ZEZÉ E SEU GRANDE AMOR

Dando prosseguimento nas abordagens sobre vidas que nos inspiram, neste final de semana, na Paraíba, conheci mais uma dessas existencias que enchem nosso coração de esperança na humanidade. Zezé é o nome da alma maravilhosa. O amor com que cuida há tantos anos de seu filho autista, 31 anos de idade, é algo indescritível. O filho, Joel, não dorme durante a noite. Ela fica, então acordada com ele, que mal consegue se expressar. Fala com o Joel como quem conversa com um diamante valioso. E é. Zezé ensaia o amor incondicional. Isto tudo com  alegria. Seus olhos de mãe abnegada brilham quando fala sobre Joel. E deseja criar uma casa de apoio à outros como o filho e suas famílias. A vida não cansa de nos dar lições de amor. Zezé ficou gravada na retina da alma. Inesquecível.

DOIS SEMINÁRIOS

Retornei agora à noite de João Pessoa, bela capital da Paraíba. No sábado, 20 horas, proferi palestra no C. E. Lar de Jesus, falando exatamente sobre : Jesus, o caminho. Hoje, pela manhã, realizei seminário sobre casamento e família. Ontem como hoje, público extraordinário, inclusive, no sábado à noite não há reunião no centro , ainda assim, a casa estava lotada. Tambem hoje à tarde, estive nas comemorações dos 61 anos da Caravana da Fraternidade Cristã, no bairro do Jaguaribe. Realizei seminário sobre Ciencia, Filosofia e Espiritualidade. Uma alegria reencontar meu amigo Almir Laureano e Luciana, tambem cantora do Grupo Acorde. Fiquei hospedado na simpátissíma residencia do irmão Miguel. Só acolhimento e bem estar.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O QUE ESTÁ OCORRENDO NO ESPAÇO?

Há muito que os astrônomos vem monitorando o espaço alem do sistema solar e verificando perturbações em torno de alguns dos planetas , como por exemplo, as últimas fotografias de Saturno, que se encontra em posição alterada no seu eixo e em local tambem inesperado. Só a presença de um corpo celeste de grande massa poderia provocar alteração tão ríspida em um gigante gasoso como o planeta dos anéis. Na verdade, há muito que os cientistas vem olhando os céus e seus cálculos indicam a presença de uma grande massa nos confins do nosso sistema estelar, talvez confirmando a hipótese de um décimo planeta , de massa enorme, suspeita antiga dos especialistas. Quem sabe, tambem, seja a confirmação de um possível irmão gêmeo de nosso sol, hipótese que pode parecer estranha para nós, leigos, mas para os cientistas, perfeitamente plausível. Afinal, sistemas binários, ou seja, formado por duas estrelas, seria o comum no universo. Sóis solitários seria excessão.

A ejeção de grande quantidade de cometas na direção da parte interna do sistema solar tambem provoca suspeição aos astrônomos de que algum astro poderoso estaria impulsionando essa ejeção. Os cálculos de que um possível corpo celestial gigantesco são feitos há algumas décadas. Segundo os pesquisadores, ainda não tínhamos visto nada parecido pelo fato de que esse astro teria uma órbita anômala, bizarra até, só aproximando-se da Terra em milhares de anos. Só agora, portanto, com a tecnologia que já dispomos em termos cósmicos, é que estamos identificando a presença claramente perturbadora deste astro.

Creio que teremos, em breve, informações mais precisas sobre o tema. Uns falam que seria o lendário planeta X, outros não tem dúvida de que seria o mundo conhecido dos sumérios na antiguidade como Nibiru, outros estudiosos apostam na detecção de um outro sol. Aguardemos. Os próximos meses serão estimulantes no tocante ao espaço.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AGENDA

Neste final de semana estarei de volta à João Pessoa, Paraíba, onde terei a alegria de proferir uma palestra no sábado à noite, no C. E. Lar de Jesus, no bairro da Mangabeira, e no domingo pela manhã, realizarei seminário no mesmo local, dentro das comemorações de mais um aniversário daquela casa, dirigida pelo querido amigo Miguel. No mesmo domingo, à tarde, as 15 horas, estarei realizando seminário sobre ciencia, filosofia e espiritualidade, na instituição " Caravana da Fraternidade", comandada pelo Almir Laureano, completando mais um ano de vida. No começo da noite estarei retornando à Pernambuco.

D. MARIA DO RANCHO

Por volta da década de oitenta, costumávamos, eu e o Nelson Cavalcanti, o Nelsinho, cunhado de meu irmão Ronaldo, visitar um lugar na periferia do Cabo, que chamávamos o "Rancho". Na verdade, era uma estribaria, um local onde se guardavam animais e estava abandonado. Uma senhora muito pobre morava ali. Não sei se era dela o local ou apenas encontrou-o e ali fincou residencia. O interessante é que alguns mendigos da cidade ia para lá, ao final da tarde,  para ter onde dormir em segurança. E ela os acolhia, fazendo, inclusive, alguns quitutes para eles. Magérrima, pequenininha, D. Maria se agigantava na compaixão pelos que tinham menos que ela.

Aquela situação nos tocou particularmente, a mim e ao Nelson. Fizemos amizade com ela e com seus "hóspedes" permanentes. Procuramos aliviar-lhe a carga ( uso essa expressão apenas no tocante à questão material, como alimentação e roupas pois ela não os via como tal ), desenvolvendo uma singela atividade aos domingos pela manhã. Chão de terra batida,  lá estavam eles, cada um em sua dor e mundo pessoal, acolhidos por d. Maria do Rancho. Fazia um cházinho para um que estava indisposto, lavava os trapos de outro, encaminhava os que precisavam para o médico e ia seguiindo sua vida, até quando Deus o quisesse, dizia ela.

Com o tempo, o rancho deixou de existir. Não me recordo a causa. Não sei se o dono vendeu para alguem. Só sei que não mais vimos D. Maria e nem os mendigos cuidados por ela. Parece que o Rancho não mais existe. Uma estrada está passando no local.Mas a beleza daquele gesto, com certeza, está fixada nos fluidos da vida, na atmosfera psíquica da área, quem sabe para inspirar outras ações semelhantes... quem sabe, um dia, tambem fundaremos um rancho que abrigue os rotos e estropiados do caminho, semelhante a atitude nobre de D. Maria ?

D. EMÍLIA E OS MALFAZEJOS

Na linha de ensinamentos trazidos por pessoas de nosso convívio comum, encontrei na lembrança D. Emília. Sua residencia fora, na década de setenta, a sede do Grupo Espirita Ismael Gomes Braga, fundado por meu pai, meu irmão Ronaldo e alguns amigos. Os parentes de Emília foram desencarnando todos. Ficou apenas ela. O centro espirita mudou-se para sede próparia e a senhora ficou sozinha na casa. Tornei-me um filho para ela. Na sua solidão, afeiçoou-se a mim fortemente. A idade avançada e a limitação da visão causava-lhe grande sofrimento. Apesasr de todas as agruras, mantinha a confiança em Deus e ainda brincava com a própria situação, dizendo: " Meu filho, será que Deus esqueceu de mim? Vou virar serpente daqui à pouco". Ríamos bastante daquele bom humor. Havia dias, porem, que a amargura a tomava e ela chorava muito.

Bom, nessa saga de D. Emília, outra coisa que destaco em sua vida de resignação e heroísmo, era o fato de todas as noites, as 18 horas, ela se postava na janela de sua cozinha e orava pelo que ela chamava, em sua maneira peculiar de se expressar, de malfazejos. Elevava preces para assaltantes e assassinos, bandidos e pervertidos de toda a natureza. Quando todos nós oramos pelas vítimas dos infortúnios, ela lembrava de pedir pelos que erram. Lembramos de ter compaixão das vítimas de assaltos e todo tipo de violência ( o que devemos fazer, claro) mas aquele coração de ouro se compadecia dos que tornavam-se instrumentos do mal. Talvez por isso sua residencia jamais fora molestada por qualquer assaltante, afinal, naquele período, o Cabo de Santo Agostinho já enfrentava problemas dessa natureza.

Nesses gestos simples e silenciosos forjam-se anjos. Como aquilatar a grandeza do coração de D. Emília, minha mãe Emília ? E como não recordar com emoção as lições que ela me dera e que só agora começo a compreender melhor ? Sinceramente, muito me auxilia a enxergar a própria pequenez moral. Não escrevo isso para fazer entender que expresso uma humildade que não tenho. É o mais puro sentimento de alcançar a medida da minha distância em relação ao que aquele coração havia adquirido em amor. Ah, gestos simples! Não precisa de ações que impactem a humanidade. As grandes almas nem sabem que são grandes e não tem a dimensão de seus largos gestos, envoltos nas roupagens mais despojadas. D. Emília cresce dentro de mim, a medida em que os anos passam e a maturidade me deixa ver coisas que a juventude não permitia. E sinto uma imensa saudade de seu cafezinho feito numa chaleira antiga e de seus sorrisos largos, seus olhos lacrimejando sempre, sua face sulcada pelos anos de provação e heroísmo. Sua voz, doce e cansada, me dizendo: "meu filho de minha alma..." Que saudades de voce, mãe Emília. Obrigado por tudo . Sonho, agora, com o nosso reencontro.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ONDE ESTÁ ADÃO ?

Não, não me refiro ao personagem bíblico, representativo de uma raça, marco divisor de um novo estágio ao qual nosso mundo havia chegado. Este Adão é um homem que viveu na minha cidade  e ao qual já fiz referncia em postagem lá atrás, nos primeiros textos, creio, do início do blog. Simples, infantil pois apresentava um retardamento mental que o fazia, apesar de já adulto, de certa idade, se assemelhar a uma criança. Agradável, sorridente, trabalhav no pesado, carregando cargas para as pessoas nos supermercados e nas padarias da cidade levava as lenhas para os fornos. Não aceitava dinheiro como pagamento. Só queria receber comida. Um prato de comida. Às vezes, ganhava roupas que, logo, logo, estavam rotas, rasgadas. Agora recordo o quanto ele irradiava uma energia encantadora. Algumas pessoas o perturbavam, mexiam com ele. Prestativo ao extremo, era, em geral, muito amado pelas famílias.

Quando desencarnou, a cidade, para surpresa de muitos, assistiu a um enterro digno de um "figurão" da sociedade cabense. Grande contingente de pessoas acompanharam seus despojos, inclusive, para se ter idéia da cena, com médicos da cidade carregando o caixão. O cortejo saiu do abrigo São Francisco de Assis, obra admirável erguida pela missionária de Jesus, madre Iva. Muitos comerciantes fecharam as portas de seus estabelecimentos, em última homenagem aquele ser diferente e extremamente bondoso, que vivia sem dinheiro e demonstrava ser feliz. Alguns acenavam com lenços brancos. Acho que nem a cidade imaginava que Adão fosse tão querido.

Muitos anos depois, inesperadamente, tivemos contato com ele em nossos trabalhos mediúnicos. Foi inesperado pois nem pensávamos nele. Espontânea e bela comunicação, demonstrando a feliz condição espiritual em que se encontrava. Era mais uma comprovação de que não podemos julgar as pessoas pela aparência. Um mendingo pode estar moralmente numa condição muito mais avançada do que imaginamos. Aquela condição faz parte de seus aprendizados, resgate ou tarefa de legar exemplos para o restante da humanidade. Adão demonstrou que se vive despojadamente. Que se pode ser feliz através de outros valores mais profundos. Claro que sua limitação mental auxiliou, possivelmente, para que ele vivesse como um pássaro livre, porem, outras almas, não limitadas mentalmente, tambem conseguiram viver assim, libertos das amarras do ter. A hstória registra isso.

Onde está, agora, nosso Adão? Não sei por que me veio a lembrança muito forte dele. Estará em regiões mais nobres ? Teria ascendido para regiões ignotas do infinito ? Estaria a nos visitar nesse período, compadecido de nossa pequenez ? Não sei a resposta. Só sei que anseio chegar, um dia, à sua grandeza, à sua simplicidade e ao seu amor à vida. E que nossa humanidade alcance, dentro em breve, a mansidão das pombas e a graça dos colibris.

UMA OUTRA REALIDADE

Em contato com seguras informações de experiencias de desdobramento às regiões equilibradas do mundo espiritual, verificamos uma outra realidade, bem distinta da nossa. A atmosfera que se respira nessas dimensões mais nobres  proporciona uma singular sensação de bem estar e felicidade, o que leva seus habitantes, ainda suscetíveis de reencarnação, a não desejar deixar tal região.

A sociedade desses mundos edificantes apresenta a solidariedade como elemento essencial à sua existencia. Sem a predominância de violência e sentimentos egoístas, configura um clima que, para nós, seria um verdadeiro paraíso. Recordo-me quando um orientador espiritual da equipe da nossa Casa do Caminho relatou sua estada, para estudos, em um mundo ( físico, não espiritual) mais avançado que o nosso. Explanou |à respeito da estruturação social, de algumas edificações residenciais e alguns aspectos do desenvolvimento espiritual de seus habitantes. Escutando tais narrativas, sentimos estímulo extraordinário para ascender moralmente e contribuir para que possamos, aqui na Terra, alcançar tal progresso intelecto moral. Nosso mundo é belíssimo e já se atingiu determinados avanços científicos que geram certo bem estar material. Nosso desafio é o ajuste de ordem moral, de aperfeiçoamento dos sentimentos, a fim de harmonizar os dois aspectos, moral e intelectual.

Objetivando esse incentivo é que, vez em quando os bons espiritos nos brindam com mais amplas informações sobre sociedades mais avançadas da criação. São estímulos à que venhamos corrigir nossos disparates sociais, de relacionamento. A nossa educação espiritual é o mote que leva esses benfeitores traçar, ainda que palidamente, o perfil desses mundos mais felizes, que alcançaremos no futuro. Até lá, devemos, em nos aperfeiçoando, contribuir para que nossa Terra se melhore, a partir dos melhores cidadãos que seremos.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

UMA HISTÓRIA PARA SE REFLETIR

Em um hospital conhecidísssimo em cidade do nosso país, uma história belísima e dolorosa faz refletir nos insondáveis "porques" da existência, sobretudo as pessoas que não conhecem o pensamento espiritista. Um médico encontra-se há 10 anos internado, na verdade, morando, nesse hospital onde ele era um exímio cirurgião. Tinha 44 anos quando um enfermidade degenerativa rara, que paralisa o paciente e o deixa quase incomunicável com o mundo exterior, o acometeu. Hoje com 54 anos, o médico escuta e se comunica com piscadelas que correspondem ao alfabeto, sistema que ele desenvolveu com a senhora que é sua cuidadora. E para termos uma idéia do talento do médico vitimado, ainda hoje, alguns colegas vão até o décimo andar onde está localizado o apartamento hospitalar do enfermo e o consulta sobre determinados problemas médicos.

Há ainda um outro profissional contratado pelo hospital apenas para se dedicar ao colega paralisado. E este não deseja, jamais, abdicar dessa tarefa. Ou seja, tanto este médico quanto a curadora, tambem estão "presas" no hospital . Qual a história por trás desses tres profissionais retidos no complexo hospitalar ? Que farto material de estudo não temos aí, em termos de recarnação, tecendo a grande rede de experiencia dessas almas? Que ligação tiveram no passado ?

Espero, em breve, poder detalhar melhor esta história. Ela me foi contada por uma pessoa muito amiga que, acompanhando um parente para exames nesse complexo hospitalar, ouviu a narrativa do médico que os atendia. Uma história que me fez refletir  nos laços do passado próximo ou remoto, as ligações intensas e profundas entre as almas. A inteligência da vida, a intervenção de leis poderosas que objetivam a libertação do atraso espiritual, impulsionando vidas no rumo de níveis mais elevados de ser. Tudo tem uma razão de existir. Mesmo quando não entendemos os mecanismos justos por trás de certas situações, eles existem. Há finalidade nos acontecimentos. Mesmo aqueles que nascem das nossas atitudes fortuitas. Agimos e algum tipo de resposta advem. É assim que acontece. Pensemos. E em tudo, a beleza do amor agindo, iluminando os rumos.

DVDS DO CONGRESSO

A participante desse nosso espaço, Graciela, expressou interesse em adquirir nossas palestras realizadas no Congresso de Natal. Ela mora no sul do país e lamenta a distância que lhe impediu a presença. Olha Graciela, entre em contato com a Casa da caridade Bezerra de Menezes, da capital potiguar. Todas as palestras foram filmadas. Voce pode solicitar qualquer uma delas. Não sei se irão disponibilizá-las na rede. Espero, em breve, ter a oportunidsade de ir até o sul. Não sei qual sua cidade mas em novembro, estarei participando em evento na cidade de Poços de Caldas,MG, portanto, creio, mais próximo de voce. Será nos dias 21, 22 e 23. Quem sabe voce não estará lá ?

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

UM INFARTO E UM BELO FILME

Estou em plena madrugada. Uma constirpação nasal impede-me o sono. Lendo uma revista, vejo que o ator do filme "A Espera de Um Milagre", desencarnou aos 54 anos de idade, vítima de um infarto. O filme é muito belo, com uma consistente mensagem sobre a ação de forças curadoras que determinadas pessoas trazem como missão na Terra. Comovente. Vale à pena assistí-lo. Não há como não chegar às lágrimas em determinadas cenas. E que o ator possa ter chegado ao mundo dos espiritos da melhor maneira possível. Agora, tentareio repousar. O novo dia nos aguarda, com novas e fundamentais experiencias iluminativas.

AGRADECENDO

Foram postados comentários de corações que estiveram conosco no Congresso Espirita do RN. Expressões cheias de suavidade fraternal e palavras extremamente carinhosas, que caem como incentivo imenso à jornada. Obrigado, amigos. Não imaginam a alegria que sentimos ao saber que voces gostaram e sentiram que as palestras, bem como todo o evento, lhes foram úteis. Fica a saudade. Fica a alegria do reencontro que pode não ter que esperar até o próximo congresso. Quem sabe não retorno a bela capital potiguar antes disso ? Seria um presente dos céus pois Natal vibra em meu coração, com toda sua beleza e o acolhedor coração da terra do Pirangi. Minha gratidão à voces.

A VIDA NÃO É PROBLEMA. É SOLUÇÃO

Recebi informativo por e mail sobre a vitória que os médicos pró vida, da Coréia do Sul, obtiveram na alta corte daquele país asiático. Os juízes mantiveram a proibição ao aborto. Na Coréia do Sul médicos, inclusive alguns que realizavam abortos, fazem um movimento forte em defesa da vida. Aliás, eles estão convictos, assim como nós, que matar não é solução para os problemas sociais ou deste ou daquele gênero. A vida não é o problema. Na verdade, saber viver, valorizando a existencia, investindo em valores superiores, é que pode solucionar vários dos intrincados desafios da vida.

Fico pensando como é poderoso o looby pró aborto. Observem que o movimento atinge vários países e em todos os continentes. E depois ficam a perguntar por que tanta gente com depressão, sindromes, vazio existencial, obsessões, feridas emocionais que não sabem explicar, etc. Muitos até desejam culpar à Deus pelas suas existencias aboletadas pela amargura. Defende-se o aborto, despreza-se o valor da vida, minimiza-se a importância das lutas da vida e depois....mais lágrimas. Não se pode ferir as pilastras da vida sem as naturais consequencias que daí advem. Infelizmente, muitas dores terão que se derramar sobre nossa humanidade, a fim de que venhamos a entender sua gloriosa finalidade. Parabens aos médicos e  a alta corte da Coréia do Sul. E que outras nações sigam o exemplo, inclusive, a nossa.

DE RETORNO

Caros amigos, aqui estou de retorno. Desde quarta feira que não atualizo nosso espaço. Como voces estavam sabendo, estava no Congresso Espirita de Natal, RN. Foi uma maratona de palestras. Alem das várias que estavam programadas, tive que proferir mais duas conferencias em substituição a dois outros palestrantes, o André Luiz Ruiz, ausente por enfermidade de um familiar, e o José Medrado, da Bahia, acometido de infecção respiratória. Sentimos muito a falta dos companheiros e estamos vibrando para a recuperação do nosso amigo baiano da Cidade da Luz. Sua alegria e carisma fez uma falta tremenda.  André Ruiz não conheço e desejo que os problemas que envolveram a saúde de seu sogro ( se não me falha a memória) possa estar recebendo toda a assistencia do Alto.

O Congresso teve, como tema central, a mediunidade como vida em abundância. Segundo os congressitas, o conteúdo apresentado teria atendido as expectativas. Cerca de 750 participantes inscritos. E uma energia vibrante, capaz de sustentar o cansaço da verdadeira maratona  de palestras durante todo o dia. A abertura foi na quinta feira à noite. Sexta feira pela manhã teve início a programação intensa. Segundo a coordenação do evento, o próximo ano terá como assunto principal: desobsessão - libertação para a lma. Uma espécie de continuação deste ano. Quem puder, programe-se. Vale à pena.
 
Só retornei à Pernambuco hoje pela manhã. Como viram, não tive condições de postar direto do Congresso.