Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

UMA MENSAGEM SOBRE O ATEÍSMO

Amigos, recebi a permissão de divulgar a mensagem do meu amigo a que me referi abaixo e que o Thiago Leite, nosso companheiro aqui do blog, ficou interessado. Aí vai. Espero que achem tão interessante quanto eu achei.

                                                             SOBRE O ATEÍSMO



Indaga-se voce sobre o ateísmo. Sim, muitos na carne se entregam à descrença em um Criador por razões, diria até compreensíveis, quando lhes falta o senso íntimo proporcionado pela maturidade espiritual ou pelo volume de situações que parece negar a presença de um Deus na experiencia humana ( pelo menos, o Deus da concepção usual dos homens).

Tenho um grande amigo aqui, na dimensão onde me situo presentemente. Foi ateu um bom tempo na Terra. Não conseguia entender algo que não tivesse tido um início. Como conceber alguma coisa que sempre existiu ? E o "caos" que caracterizava, aos seus olhos, o universo ? Como pode ter surgido o que nunca nasceu? Essas indagações afloravam em sua mente durante a juventude e levou-o à descrença. Só aos quarenta anos de idade teve início o seu retorno para a aceitação de Deus. Era o filho pródigo. Foram os fatos trtanscendentes que lhe venceram a resistencia intelectual. Primeiro teve visões de espectros que, de início, o induziram a cre que era vítima de alucinações, mas a multiplicação destas visões abriu clareiras imensas em sua descrença. Dedicou-se, depois,  a estudar os fenômenos psíquicos e obteve, ele mesmo, comprovações inequívocas sobre a imortalidade do ser. Após seu desenlace, permanece sem entender Deus, embora ciente de sua existencia. Comprende que o fato de não entender algo não fará que este mesmo algo deixe de existir.

Ah! muitos podem achar estranho que o amigo permaneça sem compreender Deus ainda que residindo no mundo dos espiritos. Ora, a morte não nos trás as respostas para todos os enigmas do infinito. Pelo menos, não em nosso estágio de evolução. Não é um passe de mágica. Será uma desilusão para qualquer um acreditar encontrar-se, depois da sepultura, com todas as respostas prontas. Continuamos a estudar, perquirir, investigar. Para que voce tenha uma pálida idéia à esse respeito, os cientistas continuam, por aqui, a buscar compreender os fenômenos da vida, conquanto em condições melhores que na Terra. Eles analisam, levantam teses, constroem maquinários, inclusive instrumentos com objetivo de falar aos humanos sem a utilização de médiuns. Enfim, continuam desafiados a levantar os véus do conhecimento, agora, no entanto, com a presença de Deus.

Este meu amigo antes ateu me falou que há uma alegria extasiante quando o descrente "redescobre" Deus, momento maior que o entusiasmo daquele que tem a fé. Pelo menos foi assim no seu caso e de alguns que, como ele, viviam alheio à presença de um Criador.

Feliz o que encontra alguma nesga dessa verdade. A insistencia de alguns setores religiosos em apresentar um Deus em vestimenta infantil produz, ainda, novos ateus.  Escrevo isso sem querer menosprezar qualquer crença mas, apenas, analisando os fatos. Para mim mesmo, seria difícil crer no Criador como se nos apresenta o conceito usual em várias escolas religiosos.

E, pelo sim, pelo não, ateu que é ateu mesmo procura fazer o bem para a sociedade. Penso que, talvez, lá no fundo, ele pensa: "vai que há, realmente, um Ser Supremo..."


                                                   FERNANDO DE LACERDA

RESPEITAR E CONCORDAR

A maturidade espiritual proporciona um equilíbrio em todos os angulos de nossa vida. Caminhamos para uma civilização de profundo respeito de uns para com os outros. Esse respeito é elemento imprescindível para a boa convivência. Não desconhecemos que inúmeros conflitos nascem da ausencia do respeito ao direito do outro de escolher seu mundo de idéias ou suas atitudes perante a vida. Isso, no entanto, não significa dizer que quem respeita, concorda. Posso e devo respeitar as opções do outro, ainda que sejam, diametralmente opostas, suas escolhas, às minhas. Mas posso não concordar com elas.

A construção do ser é algo que pertence ao universo de fórum íntimo. Claro que não devemos levar no sentido absoluto essas coolocações que aqui faço sobre o tema já que, no que toca a certas circunstâncias, nossa intervenção se faz fundamental, como no caso de filhos pequenos e, até, nos adultos, de conformidade com a situação. Isto posto, entendemos que o mundo caminha, cada vez mais, para essa posição de respeito às individualidades, embora, como dissemos, sem necessariamente adotar as mesmas posições.

A diversidade das experiencias humanas vive um momento de verdadeiro laboratório. Experimenta-se as ações inclusivas e afirmativas, o combate aos preconceitos, ao mesmo tempo em que precisa-se encontrar o equilíbrio para que se não crie um preconceito às avessas. Exemplificamos: muitos desejam a liberação das drogas a fim de, conforme afirmam, se combata, com eficiencia, o tráfico destas. Ora, quem não concorda com isso tem direito a não concordar e expor seu ponto de vista. Só deve, claro, educar-se ao ponto de saber discordar. Podemos ser contrário a uma idéia sem ser agressivo; cordialmente, embora com firmeza. Firmeza não é violência, assim como mansuetude não é tibieza.

Talvez a questão mais polêmica e delicada dessa diversidade e desses dias atuais seja a homessexualidade. Por motivo religioso, moral, biológico, científico ou o que for, a pessoa tem o direito a não concordar com a prática ( e os homossexuais precisam aceitar isso ), porem, não se pode agredir, criminalizar, perseguir ou usar qualquer tipo de violencia contra quem lida com sua sexualidade e afetividade dessa forma. Por outro lado, os que estão na posição da homoafetividade necessitam entender essas nuances da sociedade e, penso, dessa maneira, podemos encontrar o melhor caminho para a superação das dificuldades.

A famosa transição planetária tambem contempla esse laboratório de emoções e atitudes desencontradas. E o tempo a tudo ajustará, com certeza. Entenderemos mais amplamente as nuances e ângulos da vida que nos escapam, por hora, ao entendimento. A  harmonia nascerá dessa fornalha de extremos. A combustão calcinará o que precisa ser calcinado e o buril junto com o cinzel, moldará o novo ser, obra de arte a nascer do artista divino após a pedra bruta tornar-se polida.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

UMA PERSONALIDADE FULGURANTE OU UM ESPIRITO PASSOU LÁ EM CASA 2

A participante deste nosso espaço, Graciela, veio me tentar, postando na área de comentários que eu não fosse tão comedido com minhas experiencias mediúnicas. Daí eu ter voltado a tratar do texto aí de baixo. E, na verdade, eu até estava propenso a isso. Afinal, estou mesmo com saudade de meu amigo desencarnado ( parece que ele não gosta muito desse termo ).

Alguns amigos do blog podem estar pensando o que viria após os textos psicografados deste nosso amigo. Sinceramente, ainda não sei mas, creio, tanto pelo conteúdo quanto pela necessidade de se espalhar as boas idéias, seria de bom alvitre publicá-los. Claro que ele teria que trazer mais textos pois o que temos é muito póuco para enfeixar num volume. Esse o primeiro problema. O segundo, estou no momento sem editora. A questão não é fácil de ser resolvida. Após publicar 13 livros, dos quais, 8 pela DPL, editora de São Paulo, não mais publiquei nada exatamente pela falta dessa editora. De certa forma, foi boa a parada. Isso porque penso que devemos publicar algo que venha a enriquecer  o ambiente literário espirita, não ser simplesmente mais do mesmo. E estamos num momento em que devemos primar, cada vez mais, por páginas de grande consistencia doutrinária, de real abordagem que traga contribuição efetiva à causa. Pretendo, no futuro, assim que conseguir sanar o problema da editora, reeditar , pelo menos, alguns dos meus livros ( meus e dos espiritos pois há os psicografados e os de minha própria lavra).

Mas já derivei muito no assunto. Voltemos ao amigo da outra dimensão. Sua maneira de tratar os assuntos me impressionou. Saiu do que seria de esperar sem perder, em minha opinião, claro, aquele conteúdo que nos faz pensar. O que ele escreveu sobre o ateísmo está muito interessante, com um toque de leveza que nos faz desejar ler mais. Bom, pelo menos foi assim que senti e espero, em se divulgando algum dia suas páginas, possam sentir o mesmo. Quem sabe não receba a autorização para divulgá-las aqui, em nosso blog ? Falo isso pelo fato de que os texto psicografados me faz ter muito cuidado em  sua veiculação e procuro trabalhar em consenso com os protetores espirituais que se dignam em me amparar nas pequenas tarefas mediúnicas.

Quanto a narrar outras experiencias, conforme a repercussão do que agora escrevo, pode ser que vá adiante e poste mais alguma coisa, viu Graciela? Até que foi um incentivo tremendo seu comentário. Pensarei com imenso carinho. Realmente, tenho algumas coisas que considero interessante e que me enriqueceram muito a visão das coisas. Mas isso fica para adiante. Digo à voces que, quanto possível, darei notícias do amigo que foi, na última experiencia aqui na Terra, lusitano, tendo, no entanto, desencarnado no Brasil. Aguardemos.

UMA PERSONALIDADE FULGURANTE OU UM ESPIRITO QUE PASSOU LÁ EM CASA

O título dessa postagem se parece com o de um filme de hoolywood. Normalmente, costumamos dizer que sentimos falta de quem está na carne ou alguem que já retornou à dimensão espiritual mas convivemos aqui na Terra. Eu estou com saudade de um desencarnado que me encantou literalmente. Existem almas que marcam vigorosamente nossa vida ou por onde passam. Essa foi uma delas.

Me refiro a um espirito que, certa noite, esteve em minha residencia ( claro que sei muitos visitam nossas casas. Detenho-me neste em função de  algumas peculiaridades ). Não costumo falar a respeito de minhas experiencias mediúnicas, salvo aquelas que podem trazer uma contribuição à outras vidas. Sou, habitualmente, muito comedido quanto a isso. A personalidade fulgurante, instigante, desse meu visitante desmaterializado, leva-me a vencer a costumeira discrição.

Percebi, desde o primeiro contato, que estava diante de um ser intenso, experiente, um tanto irrequieto sem ser ansioso ou agitado. Seria a inquietação criativa sob as bençãos do equilíbrio. Mente ágil, arguta, capaz de, num relance, fazer-se entender, com doses de inusitadas posições. Quando estabelecemos o contato, ele me falou suas impressões de seu pós morte e suas dificuldades quando no mundo, já que fora médium e sofrera horrores com a descrença, as calúnias e humilhações que passara. Confesso que tive uma sensação de imenso respeito e carinho por ele. Fiquei comovido por sua história, sinceridade e senso de entendimento por tudo o que vivera. Passado tanto tempo de sua desencarnação, ao voltar a falar do comportamento de algumas pessoas para com ele, despontava uma ponta de tristeza. Não era mágoa, muito menos revolta. Era algo tranquilo, porem, muito humano.

Chegamos, após acerto, a psicografar, por várias ocasiões, mensagens que eu considero foram muito interessantes. Como sua personalidade, o enfoque das mesmas, embora elevadas, tinham algo de muito humano. Creio que escrevera assim para caracterizar algo de sua personalidade quando na Terra. Coração generoso, demonstrava ser cuidadoso, na verdade, zeloso para com os que recebiam sua atenção, sua amizade. Um amigo. E aprendi, nessas algumas semanas de contato, muita coisa sobre as emoções, os sentimentos e a vida alem.

Nunca pensei que ficaria  esperando o retorno de um espirito como o fazemos ante a saudade de alguem na carne, que viajou e deve voltar breve. Criando uma imagem literária: Fico a olhar o horizonte para ver se vejo uma poeira que seja, dizendo, vem vindo alguem, pode ser ele.(rsrsrsr).
Espero que retorne logo. Sei que ele pode nos trazer um conteúdo enriquecedor. Afinal, sua personalidade é assim: profundamente enriquecedora.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O BRASIL

Nós, espiritas, bem como pessoas de outras perspectivas filosóficas e espiritualistas, sabemos e pressentimos, a tarefa que traz nosso país ante a espiritualização do planeta. Isso escrevemos sem qualquer ufanismo pois sou refratário a esta postura. Ufanismo favorece a pouca lucidez e o mascarar dos problemas a serem atacados para o aperfeiçoamento das coisas. Cada nação carrega tarefas a cumprir junto ao desenvolvimento da civilização. Não somos privilegiados em nada. E podemos falir, enquanto nação, no tocante à missão que devemos concretizar, embora seja otimista e creio que alcançaremos nosso objetivo.

Estamos amadurecendo nossa democracia e sabemos que precisamos vencer muitos percalços para que ingredientes nocivos que maculam a prática política da nação, desapareça definitivamente do nosso horizonte. Acabamos de viver mais uma eleição. De maneira razoável, tudo transcorreu convenientemente. A salada de siglas partidárias, sem nitidez de idéias, promove essa coisa "amorfa"e muito dos fatores "promíscuos" que infectam o corpom político. Mas avançamos.

Em outros quadros, estudo doBID, divulgado nesta semana que passou, atesta que pioramos no que diz respeito ao grau de competitividade e ambientes para negócios, sobretudo, para pequenas e médias empresas. Nossa posição já era ruim ( 120 lugar ). Caímos para 130 lugar. A eficiencia no inglês nos derrubou mais ainda ante a comunidade internacional. Estamos colocados quase no final da fila, atrás de vários países sem o mesmo potencial de que dispomos. Isso cria gargalo para o desenvolvimento deste mesmo potencial e atrasa inúmeras conquistas que poderíamos estar alcançando.

No que diz respeito à parte ética e moral, aí precisamos ter muito cuidado e investir na concretização desses valores. Cada cidadão precisa estabelecer esses valores como sendo preponderante para o avanço da nossa missão. Maturemos o que desejamos conquistar em termos da tarefa espiritual que nos cabe. Um projeto de país que traga, à frente de suas diretrizes, a marca das luzes internas, da moral elevada, da justiça e do amor, tornando-se, pela prática, a pátria do Evangelho

domingo, 28 de outubro de 2012

SECA

A parte que me entristeceu um pouco neste final de semana foi a terra ressequida, esturricada, no sertão potiguar. Paisagem de seca terrível. O gado magro procurando comida e água. A caatinga caracterizada na paisagem. Calor intenso. Parecia que eu estava num bolsão de ar quente. O que aliviava tudo isso era o carinho, a ternura, o extremado afeto dos parelhenses. Em Currais Novos, um público fantástico abarrotava o auditório da instituição. E  em Frei Martinho, já na Paraíba, a alegria contagiante dos amigos de lá empolgava-me. Alem do mais, estavam presentes, bem como havia ocorrido em Parelhas e Currais Novos, caravanas de várias cidades da região. O sol inclemente apenas iluminava com mais esplendor, nassas almas, nossos sentimentos. Só posso dizer : Obrigado, amigos do Seridó. Voces clarearam este final de semana e mostraram com que abnegação devemos servir ao Cristo.

sábado, 27 de outubro de 2012

MARAVILHOSO

O evento em Parelhas, onde me encontro agora, ocorrido ontem à noite, foi fantástico. O público surpreendeu os coordenadores. O auditório da escola ficou pequeno. E não foi só espirita que acorreu para escutar a palestra. Figuras admiradas na sociedade da cidade estavam presentes. A imprensa fez a cobertura. Esta é a terceira vez que venho à região e, sem dúvida, foi a mais concorrida e de mais ampla repercussão. Tambem presente caravanas de outras cidades do RN e da Paraíba, como Santa Luzia, Currais Novos ( onde farei palestra logo mais à noite ), Ouro Branco, Frei Martinho, Junco do Seridó, Carnaúba dos Dantas, etc. Hoje pela manhã gravei um programa na TV Seridó, tv na Internet. Após o almoço, tenho um encontro com trabalhadores espiritas da região, inclusive, de Patos, um pouquinho mais distante mas que se farão presentes. Logo mais, tentarei atualizar o blog com mais informações sobre este giro pela região, por sinal, muito castigada pela seca. Comove a bela paisagem tão afetada pela inclemência do sol.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE

Esse será o nosso tema no seminário que realizarei em Frei Martinho, PB, neste domingo. O amigo querido França, daquela cidade, fez postagem na área de comentários, enfatizando o tema. Fica a divulgação pois quem acessar este espaço naquela região e puder comparecer, será uma grande alegria.

SABEDORIA DOS ANCIÃOS

Existem coisas que carregam uma simbologia poderosa, capaz de impor respeito à todas as mentes e corações. Quem ainda não assistiu um filme sobre iniciados ou magia que não teria um ancião sábio, detentor de conhecimentos místicos elevados e um olhar capaz de penetrar nos escaninhos da alma? Ou que não tenha assistido um filme sobre outros mundos, apresentando a governança realizada por um conselho de anciãos, respeitados e ali postados exatamente pelos seus conhecimentos e honorabilidade? Até filmes de faroeste enfocam os conselhos das tribos indígenas que valorizam os seus anciãos, dotados de vasta experiencia concedida pelo tempo....

Algumas pessoas que passaram por experiencias espirituais, seja pelas vias das EQMs ( quase morte ) ou pelos caminhos da hipnose, narram que estiveram em uma região luminosa e passaram por uma especie de avaliação da existencia que experimentam na Terra no momento. Muitas vezes, há a presença de uma especie de conselho de espiritos mais evoluídos, maduros, etc. Outras vezes, a entidade que serve de guia para o que vivencia tal momento, se apresenta como um ser sereno, demonstrando, embora a jovialidade da face, possuir um tempo longo de evolução. Notoriamente percebe-se que a imagem da ancianidade pode não ser exatamente a que estes seres de luz possuam em suas esferas espirituais. É possível que a imagem seja alguma coisa icônica, simbolizando suas conquistas. A imagem anciã impõe respeito, transmitindo uma aura de harmonia e sabedoria. Sendo ou não este o fator, podemos refletir sobre a importância da sabedoria e do tempo evolutivo, no que diz respeito à iluminação espiritual, caracterizada pela imagem transmitida.

Quando recordamos a feliz abordagem de Allan Kardec sobre a "aristocracia intelecto-moral", tratada no livro "Obras Póstumas", aquela que, numa Terra evoluída, seria responsável pela governança da civilização, entendemos melhor a esta questão. Hoje, nas condições das escolhas dos líderes dos países, diversos fatores incidem sobre estas, nem sempre são fatores que preservam os valores e as condições que tenha o líder em termos de qualidades para o desempenho da tarefa. Predominam diversos interesses ou características, em geral, passando longe de fatores éticos morais. Ouvimos pessoas afirmaraem que, desde que tenha emprego, não importa se o "líder" eleito" desvie recursos púiblicos ou aja ilicitamente. Relativiza-se aspectos importantes como sabedoria e conquistas mais profundas. Carisma, recursos financeiros e acertos de grupos podem alavancar à postos de comando pessoas inabilitadas ou que possam vir a comprometer, perante a grande Lei, um lugar, um estado, um país, etc.

Em instâncias superiores ( e não vai aqui uma comparação pura e simples pois são realidades muito diferentes ), os mais iluminados são guindados ao comando. Os mais honestos, portanto, os que podem beneficiar sem interesses outros os cidadãos de uma civilização, assumem a governança. O progresso efetivo se processa. A sociedade se eleva. Os conflitos cessam. A maturidade da alma vem à frente dos requisitos. A moral é condição sine qua non. O sentimento de desejar o bem estar de seus irmãos, é norma e preceito inviolável.

Viveremos, algum dia, esta realidade ? acreditem que sim. Isso irá ocorrer. Estamos numa construção. Até lá, temos muito o que fazer para preparar o caminho e amenizar, tanto quanto possível, os efeitos colaterais amargos, da condição que se nos apresenta. Resolvi postar este assunto face, naturalmente, não só ao momento eleitoral que vivemos em nosso Brasil mas,  tambem, aos conflitos de natureza política que infernizam a vida de inúmeras nações mundo à fora, provocando, inclusive, o derramamento de sangue em guerras civis dolorosíssimas, levando à fraturas sociais de repercussão ao longo do tempo, de natureza amarga. Está aí a Síria, o Líbano, a Líbia, a questão Palestina - Israel, etc. Muito a ser feito. Avanços mundiais foram alcançados, como o desaparecimento quase que total, das guerras entre nações européias, graças às trocas comerciais e culturais. Alem das brigas entre alguns países, brigas, por sinal, históricas, a Europa foi palco das duas grandes guerras mundiais, devastadoras e mutiladoras do espirito humano. A Ásia tambem vem assistindo ao sumidouro de inúmeros embates milenares, embora tenhamos, há pouco, assistido a uma rusga antiga recrudescer entre China e Japão por causa da posse de algumas ilhas naquela região. Até a Àfrica, pródiga em guerras civis, arrefeceu os ânimos e muitos de seus países estão, agora, mais preocupados em se inserir na comunidade internacional pelas vias do comércio, da economia, levando o desenvolvimento de seus habitantes. O diálogo tem sido estimulado entre os povos, conquanto, vez em quando, o radicalismo nos faça retroceder em certas ocasiões.

Fundamental persistirmos no investimento quanto à evolução moral de nossas civilização. É garantia de mais avanços e serenidade no trato das questões mais sensíves entre nações. A luz espiritual clareará sempre mais os meandros sombrios da política escura. Uma nova configuração será apresentada na anatomia das nações. E um verdadeiro pacto de países, vivendo uma unidade hoje distante, iluminará o céu da esperança. Não é só desejo meu. É fato. É a lei do progresso, que nada pode deter.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

PERPLEXIDADE

Ontem assistia na tv uma reportagem que tratava da reprovação de mais da metade dos novos médicos numa prova do órgão de medicina que representa os profissionais. Mais da metade foi reprovada. Os conhecimentos básicos quase que inexistiam. Daí não espantar a saúde encontrar-se na UTI. Há poucos meses, foi a OAB que constatou o despreparo de boa parte dos futuros advogados. É preciso encontrar um novo caminho. Desse jeito, continuaremos nos últimos lugares em educação nas provas internacionais e, pior, submetendo a população à riscos para sua já tão combalida saúde pública. Tenho certeza que isto irá passar. No futuro, teremos melhores condições. Enquanto isso, busquemos caminhos.

VIAGENS

Neste final de semana estarei viajando. Na sexta feira, estarei proferindo palestra na cidade de Parelhas, região do Seridó, interior do Rio Grande do Norte. No sábado pela manhã, participarei de um programa na TV Seridó ( acho que é afiliada da Globo, não sei bem). Na parte da tarde, farei seminário para os trabalhadores da causa, de Parelhas e região. À noite, já estarei na cidade de Currais Novos, na mesma região. O tema será : Depressão -  O grito de dor da alma. No domingo pela manhã, farei palestra na cidade de Frei Martinho, já no Estado da Paraíba. Após o almoço, retorno para Recife.

NA CÂMARA DE VEREADORES DO CABO DE SANTO AGOSTINHO

Hoje à noite estarei proferindo palestra na Câmara de Vereadores da minha cidade, dentro da programação da 34 Semana Espirita Cabense, que teve seu início ontem à noite e vai até domingo, sempre 19 horas. O tema será referente às drogas. Atualíssimo. Muitas famílias estão devastadas pela ação dos variados tipos de drogas. Muitos espiritos encontram-se no limiar de perder toda uma encarnação, vitimados pelos entorpecentes. Alem de falar das drogas como as conhecemos, naturalmente sob a ótica do Evangelho e da doutrina dos espiritos, trataremos de outros tipos de entorpecentes, aquelas drogas que nascem do lixo mental, dos sentimentos destrutivos e das emoções destruidoras.

Alem de minha participação, o evento terá ainda os palestrantes Ronaldo Menezes, Lourenço Barros, Edná,  e Xerxes Luna ( ambos da Federação Espírita Pernambucana). Todas as noites teremos apresentação artística antes das palestras, preparando o ambiente.

Devido a Semana  Espirita, amanhã, na Casa do Caminho, em Garapu, só teremos o atendimento espiritual e fraterno. A reunião pública que acontece sempre às 20 horas, será transferida para a Câmara de Vareadores. Quem precisar do atendimento, pode ir à Casa do Caminho. Quem desejar apenas assistir a reunião pública deve se dirigir à Câmara. Na quarta feira da próxima semana, retornaremos à normalidade.

ESPERANDO CONTATO, CLAUDIA

Amiga Claudia Monteiro, aguardo seu contato comigo pelo e mail. Gostaria de lhe falar.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ONTEM EM CARUARU

Retornei, neste domingo , à bela capital do agreste pernambucano e tive a alegria de rever um público sempre receptivo, interessado na grande mensagem. Conforme o tema que nos foi entregue pela direção do C. E. Leon Denis, abordei a Renovação de Atitudes na visão espírita. Tratamos sobre as dificuldades inerentes à essa transformação face aos séculos em que permitimos se estratificassem determinados comportamentos equivocados. O automatismo infeliz, fazendo-nos repetir comportamentos problemáticos, tece uma estrutura potente que dificulta a mudança, no entanto, isso é perfeitamente superável.  À medida em que avançamos com determinnação nesse propósito - nossa mudança moral - vamos rompendo essa teia e divisamos novos horizontes com a mudança de postura mental e comportamental. Prrocuramos demonstrar o quanto é possível o estabelecimento da nova era em nós. As forças sublimes que compõem  nossa natureza só aguardam que as acionemos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

OS LIVROS ESPIRITAS E AS "NOVIDADES"

Qualquer pessoa minimamente informada sabe o quanto o mercado de livros espiritas vem crescendo, sobretudo em nosso país. Novos títulos aparecem diariamente e editoras parecem brotar do chão. Uma massa imensa busca com sofreguidão os postulados codificados por Allan Kardec.  Aí é que começa o problema: aquilo que se ganha em quantidade, tende,normalmente, a perder em qualidade.

Muito comum encontrarmos livros que nada mais são que repetições de tantos outros,muito pouco acrescentando ao conteúdo profundo da doutrina. Claro que, com isso, não estou a dizer que essas obras não ajudem ou consolem o próximo. Mutos repetem o conteúdo até em estilo elevado. A questão não é essa. O problema é quando informações sem qualquer substância doutrinária ou com informações duvidosas ganham chancela de verdadeiro best sellers. A maioria dos leitores ( não só na seara espirita ) não apresenta senso crítico ou o mínimo de conhecimento. Dessa forma, absorve o que está colocado como verdade inconteste.

Sempre procuro indicar às pessoas a leitura das obras clássicas do espiritismo. Isso dará firmeza e a orientação mínima para que o leitor consiga discernir as informações que a enxurrada das obras postas no mercado derrama sobre as mentes. E acredito que uma grande contribuição as instituições espiritas prestam ao espiritismo quando colocam em suas prateleiras, em suas livrarias, estas obras de qualidade, inclusive, orientando os frequentadores de seus pontos de venda a escolher os livros mais qualificados. Não se deve pensar apenas na vendagem . O principal é a divulgação dos elevados ensinamentos, com a consistencia própria com que nos foi entregue pelos espiritos superiores no século 19. Naturalmente, isto não quer dizer que só esses livros monumentos tenham qualidade. Muita coisa boa tambem aparece. A mente aberta é fundamental para acompanhar e entender o progresso. Observe-se, no entanto, a fonte. Há livros de pesquisadores de fenômenos espiritas maravilhosos. Existem obras atuais de grande conteúdo, abordando os princípios da religião natural. Mas, que a base não pode ser desprezada, ah isso não pode não, sob pena de criarmos dificuldades para nós mesmos, faltando, ainda, com a caridade para com o espiritismo, nnão o difundindo como se deve fazer.

CONGRESSO DO URUGUAI APROVA O ABORTO

O congresso do nosso vizinho Uruguai acaba de aprovar a legalização do aborto. Falta a sanção do presidente do país. Como é da linha da Bolívia, Venezuela, Brasil, ou seja, embora com nuances mais ou menos suave no espectro ideológico, porem, no mesmo campo, deverá ser oficializado. Vejam como o que estamos postando aqui, enfatizando que é um projeto macro, dentro da linha política citada aí em cima, vai sendo comprovado. E vamos agora colocar um aspecto que, se não me falha a memória, até agora não o fiz.

Todos  sabemos que o atual momento da Terra caracteriza-se pelo reencarne de espiritos mais avançados, dentro do projeto da dimensão superior da vida em fazer surgir uma nova geração marcada por maior maturidade intelecto moral. Muitos espiritos nobres estão trazendo missões importantíssimas para a implantação do mundo regenerado. As sombras sabem disso. Elas tambem são organizadas. E embora saibam, tambem, que não conseguirão impedir a concretização do programado pelo governo do planeta, tentarão criar as situações mais difíceis e desnorteadoras. Tentarão atrapalhar o máximo possível a vinda desses luminares e comprometer, moralmente, o maior número de criaturas através da mortandade dos fetos. É um débito grave que se adquire, tanto os indivíduos diretamente envolvidos na ato, como as nações que oficializam o mesmo.

Com a facilidade de se abortar, não podemos dimensionar as dificuldades que se colocarão para a transição, a ser acelerada por intermédio do reencarne desses espiritos, então encontrando dificuldades dessa monta. Claro que o alto tem seus mecanismos de defesa. Não podemos, no entanto, esquecer as injunções próprias das circunstãncias. Se para o nascimento de Jesus as sombras arquitetaram o plano de matá-lo ainda recem nascido, como não entender a extensão dessa luta entre duas forças antagônicas - luz e sombra? Sim, por mais difícil seja para nós entender tal ousadia, o exemplo do movimento organizado pela luz para preservar o Cristo mostra, claramente, que as sombras poderiam obter exito se os cuidados não fossem tomados pelos espiritos angélicos. A linguagem utilizada pelo anjo anunciador à Maria a fim de que ela partisse imediatamente para o deserto, comprova a urgencia e o perigo que o Governador da Terra estava correndo.

A legalização do aborto em caráter internacional faz parte do desespero das sombras ante a iminência das transformações do nosso planeta. Muitos homens públicos encontram-se em posição de títeres desses interesses, embora não tenham disso consciencia. Necessitam de nossas orações e rogativas para que estejam à altura dos graves compromissos que possuem junto à coletividade.

A luz, ao final, será vencedora. Nada irá deter a programação do alto. Precisamos, no entanto, fazer nossa parte e ajudar a sociedade a não se comprometer mais gravemente. Mãos à obra, amigos. Venceremos. O sopro da renovação alterará, no momento certo, o ambiente das adversidades. Podemos, porem, evitar certas "perdas", derruir determinados obstáculos para que o plano do Bem ocorra o mais celere possível, sem entraves prodigalizadas pela incúria dos homens e pela omissão dos que acreditam na luz.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

34 SEMANA ESPIRITA CABENSE

A partir de segunda feira, tem início a trigéssima quarta Semana Espirita Cabense. Durante toda a semana, a partir das 19: 30, na Câmara de Vereadores da cidade do Cabo de Santo Agostinho, vários oradores convidados proferirão palestras sempre com temas retirados da abordagem central, que é Jesus - Governador Espiritual da Terra. Cada dia, uma casa espirita do município  fica encarregada pela condução dos trabalhos. A nossa Casa do Caminho ficou responsável pela terça feira, quando estarei proferindo a palestra da noite, falando sobre as drogas. Aproveito a oportunidade para divulgar que, conforme entendimento entre as instituições espiritas do Cabo, durante a semana espirita, a reunião publica de cada casa será transferida para a Câmara de Vereadores. Por exemplo: na quarta feira que vem, não teremos a reinião publica da Casa do Caminho na sede e, sim, no local do evento, dessa maneira comntribuindo para uma maior participação do público. Nessa quarta feira teremos apenas o atendimento fraterno que fazemos até às 19: 30, saindo, depois, para a Câmara de Vereadores. Mantivemos o atendimento pelo fato de recebermos muita gente de longe que, não sabendo de um possível cancelamento, teriam o mal estar da viagem perdida. Então, atenderemos, porem, só não teremos a palestra da noite habitual.

NICE, VOCE NÃO PEDE

Minha querida Nice Albano solicita permissão para utilizar alguns dos meus textos no facebook, num espaço que ela criou para, através da arte, de poemas e pensamentos, contribuir com sentimentos mais elevados. Ela faz a divulgação do face na área de comentários. Deem uma olhada e visitem o espaço da Nice. Olha, Albano, voce não pede. É uma honra saber que voce acha interessante algo que eu posto aqui, com o mesmo objetivo que o seu: contribuir para reflexões e elevação de nossa consciencia. Use sempre que achar conveniente. É mais uma maneira de estar mais juntinho de voce e do Zé Caetano. Beijão, amiga.

"PERTURBAÇÃO " DA LUZ

Pode a luz causar perturbação ? sim, isso é fato. Especificamente, quando a criatura é tocada pela luz transformadora, sua postura ante a vida, suas atitudes, diferem imensamente do que se chamaria "convencional". A sociedade humana, conquanto tenha avançado em diversos aspectos, ainda não alcança o poder transformador que a luz desencadeia no ser. Claro que me refiro a uma transformação efetiva, fruto de uma alteração da consciencia. Ela se expande  e os padrões se alteram. Muitas vezes, essas almas não são compreendidas em sua visão mais avançada e em sua ansia de amar. Mesmo que em nome de uma moralidade, a perplexidade da sociedade ou de indivíduos que rodeiam esta pessoa transformada muitas vezes desencadeia mal estar e desentendimentos.

Não será um pouco  desse fato a razão da expressão utilizada por Jesus no capítulo referente à moral estranha, ao dizer: " Eu não vim trazer a paz mas a espada ?". Ele viera trazer o fogo purificador. E suas atitudes abalam as convenções sociais. Quando citamos o abalo das convenções, não me refiro ao escândalo social ou as bizarrices com o único objetivo de provocar espanto no corpo da sociedade. Às vezes, almas pequenas tambem chocam a sociedade mas através de padrões inferiores, de pura e simples rebeldia, não porque estejam alem, na vanguarda da humanidade.

Muitos que viveram o fenômeno conhecido como EQM ( Quase Morte ), transformam-se de maneira encantadora e assustadora. Tornam -se pessoas mais seguras, afirmativas, idealizadoras e realizadoras. Desenvolvem uma ansia de ser útil à coletividade e alcançam uma consciencia transcendente, perdendo, inclusive, o medo da morte. Sabem de sua imortalidade.

Há um número acentuado de pessoas que despertam para a espiritualidade. E formam um verdadeiro exército que, cada vez mais, ousam fugir da mesma visão limitada, rotineira, materialista, que grassa na civilização ainda. E recebem a ajuda de novos indivíduos, hoje crianças, que trazem valores poderosos, convidando o corpo coletivo para alcançar mais ampla beleza da vida e horizontes mais vastos, embebidos em luz. Estão em vários seguimentos sociais, em seus diversos estratos, e em todas as religiões. Erguem projetos de espiritualidade, sem vinculação às religiões tradicionais e estabelecem o amor como suas expressões de religiosidade. Sabem que não há espiritualidade profunda sem amor, e não existe a força deste se não se transformar em ação junto à coletividade.

Sim, a luz causa um tipo de "perturbação". Os mecanismos das sombras tremem ante o farol que clareia o lixo moral e emocional. A luz devassa cada meandro do planeta e invade cada pedaço do espirito, exuldando uma dinâmica incomparável. A feliz perturbação da claridade. O doce agulhão do bem, que fustiga a alma e a impulsiona, tirando-a da acomodação.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CORREÇÃO NA AGENDA

Eu havia postado sobre a agenda desta semana que estaria em Moreno no sábado pela manhã. Temos que corrigir: essa data  foi cancelada pois o evento vai se realizar mais adiante devido ao fato de alguns expositores não poderem atender ao mesmo na data que estava programada. Portanto, não haverá a palestra do sábado pela manhã e sim, à noite, na SEDALC, em Rio Doce, Olinda

terça-feira, 16 de outubro de 2012

REFORÇO EM DEFESA DA VIDA

O jornal Folha Espirita noticia, em sua última edição, que diversas instituições respeitáveis se reuniram para questionar a sugestão para o novo código penal que, entre outras coisas, aprova o aborto. Entre elas, a Associação dos advogados de São Paulo,  associação paulista  do Ministério Público,  associação dos procuradores  do município de São Paulo, o Centro Acadêmico XV de agosto, a Defensoria Pública do estado de São Paulo, o departamento penal da faculdade de direito da Universidade de São Paulo,  a Escola de Direito de São Paulo, o Instituto dos Advogados do Estado do Paraná, Instituto Brasileiro de Ciencias Criminais, Instituto de defesa do Direito de Defesa, Instituto Manoel Pedro Pimentel da USP, Ministério Público do Estado de São Paulo, alem das seccionais da ordem dos advogados  do Brasil no Paraná e em São Paulo. Se reuniram para se posicionar em defesa do código penal e para criticar os descalabros da nova proposta, apoiada, claro, pelos mesmos que vem insistindo na legalização do aborto. Ressalvo que a questão dessa sugestão do novo código penal traz outras questões polêmicas, alem do aborto. Quem comanda este movimento em defesa da vida é o ex- Ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior.

Outra boa notícia foi a formação da frente parlamentar em defesa da Vida, em Brasília. Já está trabalhando contra a anuencia proposta pela Junta Jurídica que facilita a legalização do aborto, nas propostas de reforma do código penal brasileira, que precisa, sim, de ser alterado pois o que se tem é de 1942, no entanto, sem a legalização do aborto e com defesa explícita da vida, seguindo nossa Constituição de 1988. Boas notícias. Estejamos atentos e mobilizados.

EM GOIANA

Sábado passado estive no NACCA, nossa atividade de evangelização e de cunho social em Goiana, num sítio de dois hectares, onde há 8 anos temos o trabalho referido. Face as minhas viagens, estava alguns meses sem poder estar com as mães assistidas pelo trabalho. Tivemos uma festa para a criançada e a reunião para os pais. Lindo. A emoção, o carionho que elas expressavam ao me ver, enchia-me os olhos de pura emoção. E levei para elas uma palestra sobre: Nunca desistirmos de nós mesmos. Ao final, tive o depoimento marcante de uma das mães, dizendo que ia desistir mas que a palestra a fez mudar de atitude. Imaginem como fiquei contente. Outra, ao encerrar a abordagem, na saída da sala, me abraçou e  ficou demorada no abraço. Percebi que chorava. Não quis dizer o motivo. Claro que respeitei e procurei incentivar-lhe a prosseguir. São muitas dores. São muitas angústias, muito sofrimento. Essas pessoas simples, no entanto, são movidas`pela fé, pela esperança. E por isso, vencem

AGENDA DA SEMANA

Amanhã irei à Gravatá, proferir duas palestras no aniversário do Nucleo Espirita Meimei. Será pela manhã e à tarde, pois à  noite estarei na Casa do Caminho para o atendimento costumeiro. Na quinta feira, proferirei palestra no comando da aeronáutica, aqui em Recife, parece-me que é algo referente à Semana da asa. Estou muito honrado pois, segundo a aeronáutica, é a primeira vez que teremos uma palestra espirita nesse evento, pelo menos na capital pernambucana. O tema será: o Amor e as emoções. No sábado pela manhã, farei palestra na abertura de um evento sobre literatura espirita na cidade de Moreno, área metropolitana de Recife. No mesmo sábado à noite, estarei na SEDALC ( esqueci o significado da sigla e o bairro, rsrsrsr), em Recife. No domingo, vou à Caruaru realizar seminário pela manhã no Leon Denis e à tarde, palestra no mesmo local.

domingo, 14 de outubro de 2012

SAIR DO CORPO

Este é um tema que provoca reações as mais diversas em quem entra em contato com a questão da saída do corpo. Algumas pessoas  se assombram com a possibilidade.outrosmplesmente não acreditam. Outros mais recordam que já tiveram a sensação, naquele estágio de sono, em que se sentem "caindo" e, ao retornarem ao corpo, se chocam contra a parede. Há, ainda, os que se veem fora do corpo, ao pé da cama e se assustam, por dois motivos interligados: porque ficam confusos de estar em pé e se vendo ali "deitado" no leito e porque pensam que estão mortos. A identificação com a matéria é a grande responsável por essa sensação desequilibrante para muitos.  Por pensarem que são a matéria, ficam sem entender como podem estar em dois lugares ao mesmo tempo ( na cama e em pé) e na verdade não estão em dois lugares pois o corpo não é a pessoa. e o medo de estar morto advem do mesmo fator. Alem do mais, se se está fora do corpo, o "outro" só pode ser o "cadáver".

No Livro dos Espiritos há um capítulo que abre as primeiras e claras noções sobre o tema. Trata-se "Da Emancipação da Alma". São abordagens demonstrando que, em certas condições ( como pre disposição orgânica, estado de enfraquecimento da matéria por motivo de doença e pelo sono físico )o espirito que somos se despreende do corpo e entra em relação mais íntima com seu mundo de origem, a pátria dos espiritos. De lá podemos trazer lembranças do que fizemos ( o que, em termos lúcidos, é um tanto raro ) outrazermos impressões mais ou menos vagas de acontecimentos ou ainda, intuições que nos guiarão no estado desperto.

Algumas pessoas apresentam certas habilidades concernentes um certo estado de consciencia, de lucidez e uma imensa facilidade de despreender-se do corpo. São os médiuns de desdobramento, muito utilizados em grupos de desobsessão, descrevendo certas regiões espirituais e condições de entidades que estejam relacionadas às atividades programadas pelos benfeitores espirituais responsáveis pela instituição onde aqueles trabalhos se desenrolam. Yvone Pereira foi um desses sensitivos maravilhosos que apresentava facilidade para esse gênero de acontecimento. Noslegou obrasmgistrais que tratam do assunto: "Recordações da mediunidade" e "Devassando o Invisível ". Recomendo a leitura. Outro notável médium desse gênero ( talvez o mais importante ) foi o Eurípedes Barsanulfo. Sua condição de espirito elevado lhe proporcionava total domínio de sua movimentação fora do corpo. despreendia-se da matéria com tanta propriedade e segurança, que realizava partos e escrevia receitas, entregando-as aos seus pacientes atendidos naquela condição especialíssima. os fatos eram atestados pelos mesmos, que descreviam a presença do medium de sacramente, MG, e mostravam as receitas. A grandeza desses desdobramentos, que se tornavam tambem materializações, era comprovada pelo fato dos pacientes o enxergarem e tocarem nele despreendido. Ele pegava os bebês nos quais ele realizava os partos.

Quem desejar, poderá consegr sair do corpo com lucidez ? Claro. Para isso, sem dúvida que estudo, determinação, disciplina, exercício e, para agir com segurança e serenidade fundamentais, a busca pela própria moralizaçao, espiritualizando a mente. É possível sim. O problema é que a vida material exerce intensa influencia sobre nossa vontade, nos aprisionando vigorosamente na sua teia. Somos, de alguma forma, prisioneiros do corpo. Nossa educação como ser imortal, meditando sobre isso, proporcionará caminhos nessa direção. e,conseguindo, com certeza, já estará facilitando para si mesmo, o despreendimento ante o momento da própria desencarnação.

Toda noite, saímos do corpo. Laentavelmente, ainda com muita pouca consciencia ou lucidez. Às vezes, vamos pra locais de aprendizado e guardamos idéias vagas ou intuições do que lá aprendemos. Outras vezes, podemos permanecer aqui mesmo, nas adjacências da carne, como que imantado ao organismo físico. E noutras ocasiões há que se deixam seguir para ambientes desagradáveis do mundo espiritual ou aqui mesmo, no planeta. O hábito cotidiano da oração e do bem que realizamos, será sempre elemento a nos amparar, evitando tais desagradáveis circunstâcias. Muito material para refletir, não ?

sábado, 13 de outubro de 2012

O GESTO DE HELOISA HELENA

Como voces devem lembrar, Heloisa Helena é a vereadora alagoana que já foi candidata ( se não me falha a memória ) à  presidencia da República. |Renovou, nestas eleições, sua participação na Câmara de vereadores de Maceió. E o que ela faz aqui, neste espaço voltado fundamentalmente para as questões espirituais, embora sempre eu coloque aqui e ali algo relacionado à política ?

A vereadora comunicou neste sábado, seu desligamento do PSOL, partido de esquerda ao qual estava filiada depois de sua saída do PT. E deixou o partido, dentre outras coisas, porque queriam que ela aprovasse o aborto, assinando documento do partido com este objetivo. Heloisa Helena é cristã e contrária a essa posição.

Fico refletindo que danado tem partido de esquerda para gostar de apoiar a morte de fetos? E não só: adoram eutanásia e outras ´questões" pertinentes a agressão à vida. O PT tem a legalização do aborto inserido como constitutivo de seus estatutos. E o pior é que fazem isso em nome dos direitos humanos. Imagino, a partir daí, que se não fossem os direitos humanos, o que veria pela frente. Sinceramente...

UM PROGRAMA PARA OS NOVOS TEMPOS

Ontem ( sexta feira ), o programa Globo Repórter correspondeu ao que chamamos Novos Tempos para a Terra. É certo que abordou situações do homem comum e porisso mesmo trouxe esse sentimento. Desde os moradores de rua, um casal residente de um viaduto que encontrou vinte mil reais roubados de um restaurante e os devolveu, até o professor de música que catava lixo e vivia na extrema pobreza. Alem das superações que eles, os personagens enfocados, conseguiram sobre suas vidas, a demonstração de honestidade, de não revolta da parte deles. E dos que, de alguma maneira, se inseriram em suas vidas, como no caso dos donos do restaurante que receberam seus valores furtados das mãos do casal morador de rua, que os empregou e providenciaram uma casa para que deixasse a indignidade de não ter um residencia, a clara demonstração da generosidade e da gratidão que vige em o coração humano. Foi um belo programa. Emocionante por todos os valores que resolandeceram nele. E numa hora em que o povo brasileiro, estarrecido, verifica a Suprema Corte do país atestar o desvio do dinheiro público, que faz falta para hospitais, creches, escolas e segurança, principalmente para a população mais pobre, tudo isso feito por lideranças políticas que deveriam dar o melhor exemplo, recebendo estes a condenação no julgamento da alta corte da justiça brasileira. É uma especie de contraponto. Há, sim, pessoas comuns ( tenho certeza que é a maioria ), que primam pela honestidade de propósitos e que não perde a força e a esperança. Um programa para os novos tempos que se aproximam.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

NESTE FINAL DE SEMANA

Aproveitando este feriadão, deixei a agenda voltada para as atividades de nossa casa. Sábado irei à Goiana, para o contato com as famílias atendidas pelo NACCA, nosso núcleo avançado próximo à praia de Ponta de Pedras. Será na parte da tarde. No domingo, estarei na Casa do Caminho, na cidade do Cabo de santo Agostinho. Bom final de semana e restante do feriado para todos. Volto a escrever amanhã. Passem aqui.

SUICÍDIO

Todas as religiões enfatizam que os seres humanos jamais devem optar pelo suicídio, apontando-o como "deserção do aconchego de Deus". Mostram que, seja qual for a provação, jamais perder a fé em Deus. Há, até, as que se negam às exéquias , aos rituais do sepultamento, para os que optaram pela "auto destruição", já em si uma ilusão pois ninguem consegue sair da vida. Ela é imortal.

O espiritismo tambem demonstra que o suicídio é um grande equívoco do espirito. E o faz embasado na racionalidade, nos fatos "presenciados" nos livros que abordam a questão. Matar o próprio corpo, antecipando o desenlace e jogando fora a oportunidade reencarnatória não é solução para as dificuldades. Ao contrário, é agravar os próprios caminhos, com o desespero, as agruras advindas da falta de confiança e fé. Na verdade, aumenta-se a presença dos problemas. De que maneira ?

Quando viemos ao mundo, nos ligamos célula à célula ao corpo físico que moldamos para a jornada. Energia vital é infundida para que venhamos a viver no planeta o tempo necessário para o aprendizado e o trabalho a que estamos destinados. Forças sublimes são mobilizadas para que venhamos a avançar em nossa evolução. Quando tiramos nossa exstencia física, alem dos problemas de consciencia que desencadeamos, acrescentamos ao que nos fez sofrer e fugir das lutas, o descompasso vibratório, a distonia oriunda do desequilíbrio provocado pelo gesto da antecipação. A consequencia amarga da agressão imposta a si mesmo desencadeia, em geral, grande padecimento à alma. Não é solução. É agravamento dos próprios caminhos.

Quem desejar conhecer algo mais do tema, sem dúvida, importantíssimo para todos nós, indico a extraordinária obra psicografada por Yvone do Amaral Pereira, "Memória dos Suicidas", publicada pela Federação Espirita Brasileira.

Lembremo-nos, ainda, que não há perdição para sempre de nenhum filho de Deus. Nossas orações são poderosos instrumentos de auxílio a quem tirou sua própria vida. O amor que irradiemos à eles os atingirá, minimizando suas dores e os encorajando a sair da condição atormentada. Mais adiante, retomarão o caminho, naturalmente após submeterem-se as consequencias naturais advindas do gesto.Nenhuma ovelha se perderá, Ele já dissera.

NÃO DESISTA

Muitas vezes parecerá que não há saída. Tudo apontará que as estradas se tornaram caminhos de dor. O céu tinge-se de negro. Terremotos emocionais desestruturam nossos sonhos e a amargura parece entranhar-se na alma, impedindo-nos esperar e, muito menos, construir a felicidade. Não desista, porem. Jamais se entregue à visão pessimista da vida. Nem céu enegrecido, nem provas persistentes, nada, absolutamente nada está aí de forma permanente. Embora pareça um chavão, todas as tormentas passarão. A Grande Lei insiste e precisamos entende-la e escutá-la, dizendo-nos: serás feliz. Não desista.

Lutas agregam valores à nossa vida se soubermos entende-las como roteiro em direção à sabedoria. Obstáculos significam que Deus nos permite as experiencias para que guindemos a consciencia à patamares mais elevados. Os erros que, porventura, cometemos, representa alerta para nossa
condição e nos ensinam, de algum, a maneira, a reorganização das idéias e o refazimento dos passos. Se alguem lhe acusar do erro e tentar desqualificar o que voce é, pense que voce é um dos espíritos de Deus e não seguirá conforme pensam os homens nosssos irmãos, tão falhos quanto nós mesmos. Siga a luz e lembre-se que haverá, sempre, o amanhecer. Não desista.

E, sobretudo, não desista de ser melhor. A grande sinfonia da vida é a música de nossa transformação. A mais eloquente oratória, nossa evolução. A epopéia mais elegante da vida, nossa emancipação espiritual. Jamais se curve aos empecilhos. Some paciencia. Multiplique esperança, diminua medos e defeitos. Divida o bem para com a humanidade. Enxugue as lágrimas e olhe para o horizonte antevendo a vitória sobre voce mesma. Sorria, clareando o próprio rumo. Voce vencerá. Não, não desista de voce. Nem Deus, nem as forças sublimes do Universo, jamais desistem de nós. Eles sabem que venceremos.
 
 
P. S. - Amigos: se acharem que este texto pode auxiliar alguem, por favor, replique-o. Faça-o chegar a outros corações. Abraço.



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O MUNDO ESTARIA PIOR ?

Algumas pessoas, diante da informação que a Terra estari progredindo, caminhando para ser um mundo melhor, conforme a escala evolutiva, contesta essaa percepção pois, segundo elas, a terra, na verdade, estaria piorando. A sociedade convive, hoje, com muito mais sujeira moral que antes. A violência exarcerbada desmonta qualquer idéia de melhoria, segundo estes descrentes. Os graves distúrbios familiares, as drogas que devastam vidas e o sofrimento de bilhões de pessoas em todo o planeta, não proporciona qualquer concepção otimista sobre o nosso destino. estaria a Terra piorando ?

Não, não está. Há alguns fatores que necessitam serem levados em consideração nessa análise. E começamos pelo entendimento que há mais luz na face do mundo. Identificaamos mais miséria moral e física por que antes elas estavam escondidas na mais brutal sombra espiritual. Quando se faz mais luz, quando se clareia mais um ambiente, se passa a ver mais detalhes, a enxergar-se aspectos não divisáveis anteriormente. É exatamente a presença de mais luz que, paradoxalmente, nos faz enxergar a escuridão, o lixo moral que precisa ser estirpado da civilização e dos indivíduos. Não é o fato de se ter mais podridão. Ela está sendo descoberta. E desaparecerá, exatamente por isso.

Kardec, com muita lucidez, na obra a Genese, faz referencia de que, uma das características da transformação do planeta para melhor seria o surgimento de instituições, órgãos governamentais e internacionais, responsáveis pelo combate ao mal, às querelas sociais, aos deslizes morais. e, efetivamente, novas leis que coibem abusos, que pugnam pelo meio ambiente, que rechaçam ditaduras ou práticas bárbaras, todas como verdadeiros fóruns mundiais, significam que o codificador foi profético, visionário, pois previra isso no século 19. A descoberta escancarada do mal favorece o seu combate. É uma nova mentalidade que se constrói na civilização. Claro que há muito para se fazer e até as próprias leis avançadas ainda não são exercidas adequadamente, porem, caminha-se nessa direção.

Nunca se fez tanto bem como hoje em dia. Nunca tantos se mobilizaram para auxiliar como nesses tempos. Nunca se enxergou as mazelas da sociedade como a fome que vitima vergonhosamente à tantos quanto nos dias que vivemos. Paradigmas retrógrados são quebrados e um olhar mais de essencia do que de forma delineia-se em todos os campos da vida humana. As religiões são convidadas a buscar o espirito que vivifica do que ficar estanque na letra que mata. E há uma ansia de amar que permeia vidas e mais vidas. Temos, hoje, uma grande saudade de Deus, ainda que muitos não identifiquem isto. Mentes se mobilizam para entender o ser humano em sua imortalidade.

Não, o mundo não está pior e nem piorando. Nossa mente acostumada, na verdade, viciada nas notícias ruins, não consegue perceber esse movimento em nome das grandes verdades. Mas o progresso não se detem porque alguem não o perceba. Ele avança e se concretiza. É a Lei. A vitória da evolução é certa. O Bem é o vitorioso, de antemão.

FERIDA MENTAL

O medo é uma força que leva pessoas ao paroxismo do desespero, causando terrível sofrimento mental. Vejamos os dias que atravessamos: milhões padecem de imensas feridas mentais  oriundas dos temores cultivados. O medo de "fim do mundo" paralisa e angustia inúmeras almas, atormentadas com as notícias associadas às grandes transformações do planeta. Óbvio que esse problema atinge pessoas espiritualistas. Há muita coisa na internet anunciando tsunames que destruíriam boa parte do planeta, dias escuros, literalmente sem sol, face a efeitos gravitacionais de um gigantesco corpo celeste que invadiria nosso sistema solar, aproximando-se perigosamente da Terra. E por aí vai. Mentes mais frágeis encontram-se hoje desequilibradas em função desse medo instituído em boa parte da sociedade. O espiritismo, no entanto, assim como o próprio evangelho, possui antídoto eficaz para que a serenidade possa substituir tal estado emocional infeliz em nossas vidas.

Analisando o que Allan Kardec pondera quanto à nova era que já estava em curso naquele século 19, na obra a Genese, encontramos tanto a afirmativa do codificador, quanto as mensagens dos bons espiritos, afirmando que a mudança se daria paulatinamente, com o reencarne de uma nova geração de espiritos mais evoluidos, substituindo a geração antiga, muito mais do que através de situações catastróficas. Não que as catástrofes não viessem a existir. Óbvio que não só os terremotos, os maremotos, as irupções vulcânicas existiriam como verificamos terem aumentado sua presença na face do mundo. Produzem, muitas vezes, mortes em larga escala, acelerando a seletividade planetária bem como os chamados resgates cármicos de inúmeros espiritos. Recordamos, por exemplo, que tanto o século 19, quanto o século 20 ( em seu início), conheceram pestes que grassaram ceifando mais de 20 milhões de vidas no corpo físico. Foram as pestes bubônicas e a peste negra. A humanidade não foi extirpada. Ampliando a noção que os cataclismos sempre estiveram presentes, ajustando a natureza e renovando vidas, o grande terremoto de Lisboa matou milhares de portugueses. Lembramos, ainda as duas grandes guerras mundiais, responsáveis pela mortandade de milhões de seres humanos.

Já se divisa a presença dessa nova geração de espiritos mais avançados. Apresentam-se mais dóceis à verdade. O medo não deve assumir nossas vidas, muito menos em função das mudanças que impulsionam nosso belo planeta a uma condição mais elevada. O futuro da terra é glorioso. E o nosso tambem. Serenidade e entendimento de que deus é o Amor Infinito. E tudo pode ser transformado para melhor de conformidade com o noso livre arbitrio. Sim ainda conviveremos com notícias dolorosas, no entanto, nada que transcenda o bom senso e a razão. O barco não se encontra à deriva. Há um comando. É um comando poderoso, maravilhoso, cheio de misericórdia e amparo. Confiemos nesse comando

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CARAVANAS NA CASA DO CAMINHO

Nesta quarta feira nossa Casa do Caminho esteve em festa espiritual. Mais uma vez ( como vem se repetindo quase que em todas as semanas), recebemos muitos amigos de outras cidades e estados. Paraíba e Alagoas, alem de cidades como Garanhuns e Recife, nos deram a alegria de suas presenças. Para completar, tivemos a segunda parte da palestra de nosso Ricardo Brasil sobre o aborto. Os aplausos ao final da abordagem reflete a felicidade como o tema foi abordado. A fonte ligada, tocando a música das águas murmurando e um céu belísssimo completaram a noite inesquecível. Tivemos a oportunidade de efetuar o atendimento fraterno e espiritual com dezenas de corações, eu, o amigo Cleo Fonseca e o vice presidente da casa Marcelo. Nossa gratidão pelas presenças e carinho.

NA FACULDADE JOAQUIM NABUCO

Fui convidado pela profesosra Cristiane, da faculdade Joaquim Nabuco, localizada na Av. Guararapes, centro de Recife, para proferir palestra concernente ao tema "Relações Interpessoais no lar e na escola". Foram 86 alunos que se inscreveram, receberam certificado e uma oportunidade maravilhosa que tive de compartilhar algumas reflexões com os estudantes. A palestra ocorreu  ontem ( terça feira ). Uma hora e meia de abordagem. Fiquei feliz de perceber o interesse que nossos pensamentos, recheados, naturalmente, da filosofia espirita conquanto não fosse uma palestra espirita, havia despertado. Ao final, os estudantes expressaram a generosidade  de seus corações e o clima de carinho e contentamento que enchia a atmosfera do auditório. E solicitaram que eu fosse proferir a palestra em outra unidade da faculdade localizada na cidade de Paulista, área metropolitana de Recife. Aguardo o convite.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

NICE AGRADECENDO

Não só minha amiga Nice está feliz pelos comentários cheios de amor e incentivo que voces tem colocado aqui como, é claro, eu tambem. Ela vai estar sempre mais fortalecida com tantas vibrações que emitem em sua direção. E fiquei agradavelmente surpreso em verificar que ela tem entrado no blog pois postou tres comentários de agradecimento. O "ibope" vem crescendo, não é Nice ? Passe sempre por aqui. E vamos conversar mais, amiga.

AINDA A ESCOLHA DE CHICO XAVIER

Voces devem estar lembrados da abordagem que fiz relativa a escolha de Chico Xavier como o mais importante brasileiro da história e que eu havia expressado o sentimento de que não teria sido uma vitória do espiritismo. Isso seria diminuir a grandeza do personagem, ou melhor, da escolha. Não que nossa doutrina não merecesse, claro que não, mas pelo fato dele ter sido votado por espiritas e não espiritas. Foi a vitória do amor. Pois bem. Um site evangélico, ligado ao movimento gospel, escreveu a respeito da escolha de maneira não apenas imparcial mas até elogiosa. Ressaltou o homem de bem, seu sentimento de cristandade e a caridade que prodigalizava.

O texto do site gospel referenda o que eu havia escrito. A eleição do Chico transcende a doutrina e representa a sede de Deus, do bem e de paz que o ser humano tem. Claro que na área de comentários desse site encontramos algumas pessoas evangélicas que não gostaram da escolha e até fizeram comentários jocosos e infelizes, no entanto, outros postaram que acharam merecido. Há os que, sem referencia à religiões, não concordaram com a escolha pois defendiam que outros brasileiros foram mais importantes para o país que o Chico. Nada mais democrático e, dependendo do ponto de vista, é possível que estejam certos. Se fatiar pela natureza do que se produziu, claro que o Chico não teve a importância de um Santos Dumont para as grandes viagens intercontinentais, por exemplo. Mas, se enveredarmos pela exemplificação do evangelho, então, mais que justa sua escolha.

Esse texto foi só para concluir nossa abordagem sobre o fato e ressalvando o texto gospel, escrito de maneira tão respeitosa e imparcial, reconhecendo a contribuição do médium de Pedro Leopoldo na história da disseminação da luz para a humanidade.

SINCRONICIDADE E VANIA CAMACHO

A sincronicidade é objeto de estudos dentro da parapsicologia. Na verdade, este é o nome que os pesquisadores dão ao que os leigos batizam de coincidencia. Segundo muitos cientistas, ocorrem muitas dessas sincronicidades no universo, o que para eles, indica, de alguma maneira, uma inteligencia por trás dos acontecimentos, ou, como alguns preferem, uma intencionalidade. E o que tem a ver o fenômeno citado com o nome de Vania Camacho ?

Vania é uma das participantes do nosso blog. Pelo menos, fiquei sabendo agora à pouco, na área de comentários. Dem uma olhada lá. Me emocionei com o que ela postou, recordando que há 20 anos atrás, assistia uma palestra minha no Hotel Tambaú, em João Pessoa, ao lado de sua mãe. E descreve que assistiu, neste ano, uma nova palestra minha, já com sua filhinha, narrando a diferença física da passagem do tempo com extremado carinho. Qual a sincronicidade na história ? Bom, hoje eu havia acordado um tanto cansado, reflexivo, meditando nos caminhos da vida, em algumas dificuldades que enfrento na atualidade. De repente, abro o blog e, como de costume, verifico a parte dos comentários para liberá-los. Vania envia-me, exatamente, palavras de estímulo e usa a expressão referente ao cansaço. Provavelmente, ela não se deu conta da importância que suas palavras teriam para mim. E foi de um impacto feliz ao le-las pelo fato de estar ( como estava ) com a sensação de cansaço...naturalmente que ela fazia referencia ao que eu havia escrito no texto que motivou seu comentário, porem, ela poderia não ter escrito nada ou ter escrito em outro momento. Escreveu na hora certa, da forma adequada, enfatizando não só o cansaço bem como os possíveis efeitos do esforço que empreendemos para prosseguir na jornada.

Obrigada, Vania. um grande abraço em voce e na família toda. E este abraço é extensivo a essa família que tenho no nosso espaço, sempre orando pelo amigo aqui e me presenteando com o estímulo santificante. Ô sincronicidade maravilhosa!

sábado, 6 de outubro de 2012

NESTE DOMINGO

Amanhã, dia das eleições municipais, estarei na minha cidade, Cabo de Santo Agostinho, cumprindo meu dever de cidadão. Deverei votar pela manhã e, logo após o almoço, irei à Casa do Caminho, participar de nossa reunião pública, 15 horas.

SEMINÁRIO HOJE

Logo mais, a partir das 14 horas, estarei realizando seminário no Núcleo de Estudos Mediúnicos e Orações, no bairro da Torre. Os amigos daquela instituição, num gesto de generosidade, solicita que, quem for ao seminário e puder, leve 2 kg de alimentos não perecíveis. Toda a arrecadação será revertida para o projeto "Onde jesus Passaria o Natal", da nossa Casa do Caminho. Esse projeto já acontece há 12 anos quando, na véspera do Natal, nossa equipe sai da instituição e visita cada barraco, cada casa de tres comunidades carentes assistidas pelo nosso núcleo. É uma emoção só. Imaginem visitar os mais necessitados exatamente na véspera ? Muitos dos visitados choram, emocionados, e nossa equipe tambem. Sorrisos e lágrimas, eis a tônica. O trabalho inicia as 15: 00 hrs e geralmente vai até 19 horas.

Agradeço a iniciativa do NEMO para esta tarde. E quem não puder levar a doação, não tem problema. Pode ir assistir o seminário. Não é pagamento de inscrição. É oportunidade de ajudar, caso haja condições. Ah, o tema do seminário é sobre a transição planetária.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

OS NOVOS TAREFEIROS

Pegando carona numa colocação do nosso Iuri na área de comentários (UM PEDIDO ), fiquei refletindo num lembrete do missivista quando se referiu aos novos tarefeiros que mergulham na carne nestes dias e se preparam para iniciar suas atividades, dentro do compromisso que firmaram na dimensão espiritual. Alguns ainda estão na infãncia, outros já despontam na adolescencia. E tantos mais virão. Almas bem mais aquinhoadas que nossa geração. Espiritos mais avançados que a maioria de nós. Trazem extraordinária bagagem intelecto moral. Com certeza, irão acelerar os nobres ideais em sua implantação definitiva na face do planeta.

Essa reflexão me conforta profundamente. A mensagem do Senhor é tão grandiosa, tão plena de luzes e sabedoria que não nos furtamos em sentir nossa pequenez e limitação para ofertar a ela maior cabedal de qualidades que ainda não alcançamos. Fica a felicidade de ter sido aceito no sublime movimento do Evangelho, a despeito dessas limitações.

Brotou, então, um sorriso discreto e maroto em minha face. Sim, eles estão vindo em grande quantidade. O amor está reencarnando em profusão. Os genios dos sentimentos, os sábios do pensamento de várias expressões estão chegando. Os nobres artistas riscam os céus em nossa atmosfera, revestindo-se da carne para educar a humanidade. E os oradores superiores, os mestres da palavra descem ao teatro do mundo, protagonizando um novo século das luzes. Esses estetas da palavra encantarão, magnetizarão vidas, tocarão corações, despertarão almas, com uma arte na retórica estruturada na vivencia. Falarão com a segurança dos que vivem da mais ampla maneira possível a mensagem que veiculam. Arrebatarão espiritos nos dois planos da vida. Sobretudo, viverão o grande bem. Ufa, isso me conforta. O que me impede de cumprir melhor a tarefa não impedirá que eles façam o que tem a fazer. Para isso vieram ( e virão ).

É  isso mesmo, Iuri, é isso mesmo. Após trinta e um anos de pregação, as vezes sinto a ação da passaagem desse tempo. Comecei cedo. Alem das viagens, daquilo que atinge o físico, tem tambem a carga emocional, o envolvimento de cada abordagem. Embora seja raro, sinto um pouco de cansaço, o desgaste natural da exposição. Mas, faria tudo de novo, com a mesma alegria que sinto na tarefa da divulgação. O tanto de amor que recebemos é alimento de grande poder revigorante. É uma espécie de eletricidade que nos perpassa e nos liga a uma tomada transcendente e....pronto. Nos acendemos de novo. Viramos um dínamo e desejamos mesmo é falar e falar, argumentar e argumentar, divulgar e divulgar. Assim mesmo.

É, que bom que eles estão vindo. E que venham mais e mais.

O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS

Não foi uma enquete, diríamos, oficial, porem, promovida pelo SBT. Milhares de pessoas votaram. Gente de todo o país. E concorreram personalidades da história nacional e da conteporaneidade. Irmã Dulce, Santos Dumont, Tiradentes, JK, Ayrton Sena, Pelé, FHC, Lula, etc. Nosso Chico Xavier no meio. E o admirado médium mineiro foi superando cada fase, sempre disputando com um nome expressivo da memória do país. Sei que a primeira superação foi quando ele concorreu com irmã Dulce, a generosa missionária baiana. E o Chico avançou até a disputa final.

O resultado da enquete que mobilizou boa parte do país foi a vitória de Chico Xavier. Sim, nosso apóstolo da mensagem espirita, mais uma vez, demonstra que transcendeu o espiritismo. Foi eleito o maior brasileiro de todos os tempos, o mais importante personagem de nosso país. Não encaro isso como uma especie de vitória do espiritismo. Isso seria muito pequeno ante a real importância da escolha. Mais que um espirita ter saído vencedor, foi o amor que venceu. Os brasileiros não escolheram um importante desportista ou algum político de inegável importância histórica. Não. Nossos conterrâneos optaram pela caridade, pelo valor espiritual. Isso confere maior importância, em meu entendimento, à escolha.  Chico, alem do espiritismo, é um convite à espiritualização da humanidade, à busca da vivencia do amor e ao cultivo da humildade, alicerçando a fraternidade entre os seres humanos. Lídimo representante da mensagem de Jesus na Terra nos dias atuais, essa escolha referendou a força moral, a credibilidade de sua vida. E isto não tem templo, nem doutrina específica. A vaidade de ver um espirita no topo dessa escolha não deve, creio eu, ser o mote da felicidade que todos sentimos pela sua escolha. A felicidade será pelo que significa sua figura - o homem do Bem.

Claro que nós, espiritas, nos sentimos , de alguma maneira, agraciados pois amamos a mensagem da imortalidade codificada por Allan Kardec. E essa escolha pode contribuir para que mais pessoas desejem conhece-la. O escolhido, no entanto, é um convite para te-lo como exemplo a fim de que, dentro das limitações que ainda nos são inerentes, dentro de nossa capacidade atual, possamos imitá-lo em seus esforços de vivencia evangélica, de simplicidade que comove e de entrega despreendida pela causa da luz.

Parabens Brasil, pela escolha plena de ternura. O país, em meio a tantas notícias negativas de corrupção e desacertos, envia uma clara mensagem de que acredita na esperança, confia nos céus e sabe que a força do amor é a mais poderosa que existe no universo. Mesmo que inconscientemente, afirmamos que temos sede de Deus. Temos saudades do amor. E ansiamos por compreende-lo. Quanto ao Chico, claro que em sua humildade, não valoriza essa escolha, inclusive, se pudesse falar agora, ele não concordaria com sua vitória. Entendemos no fato que, como um grande espirito que é, mesmo após sua desencarnação, prossegue influenciando vidas e sendo elemento catalisador a favorecer a difusão das idéias espíritas. Embora, como escrevi acima, extrapole a doutrina em que viveu, falar em Chico é remeter ao espiritismo. Não há como ser diferente.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CIDADES

Estamos às vésperas de mais uma eleição municipal. Escolheremos prefeitos que irão assumir a responsabilidade, como funcionários da sociedade ( no caso, a municipalidade), de gerir nossas cidades. A importância de suas funções não é pequena. Vivemos nas cidades. As urbes precisam ser lugares com capacidade de se reinventar, assimilando e equacionando, da melhor maneira possível, os problemas do aumento de suas populações e consequentemente das dificuldaes relacionadas a mobilidade, saneamento básico, cultura, lazer, educação, saúde e segurança. Qualidade de  vida implica em valores que extrapolam esses fatores ( que tambem compõe a lista dos fatores de qualidade). Passa por aspectos espirituais, de se sentir seguro, vivendo num ambiente agradável, etc.

Muitas de nossas cidades são, apenas, um amontoado de gente vivendo estressada, angustiada, atormentada pela sobrevivência e com quasse nenhum acesso à cultura , lazer de qualidade e sem ambientes tratados com beleza, esmero e suavidade. Falta planejamento e execução deste planejamento urbano, valorizando áreas. Parques dignos deste nome poucas cidades no país possuem, onde as famílias possam passear, interagir. As cidades necessitam de áreas comuns de convivencia social, fortalecendo a proximidade de seus habitantes. Daí a importância de um prefeito e equipe criativos, idealizadores e executores eficientes, preocupados com os habitantes atuais e as gerações futuras, não as eleições futuras.

Já coloquei aqui meu pensamento de que as cidades devem ser feitas para as pessoas e não as pessoas para a cidade. Quando temos que dar um jeito de nos adaptarmos a um núcleo urbano que não dispoe de boa infra estrutura, de espaços saudáveis de convívio, algo está errado. Quando as cidades voltam-se para as pessoas, significa que elas se planejam ( melhor dizendo, são planejadas), para atender a todos esses fatores que norteiam uma cidade eficiente e adorável de se viver.

Neste domingo, dia 07 de outubro, possamos exercer nossa cidadania, enviando aos nossos candidatos a mensagem que desejamos uma cidade melhor, começando pela exigencia de que eles não esqueçam de serem éticos e dignos em suas elevadas responsabilidades para com a coletividade.

AINDA MINHA NICE E MEU ZÉ

Pelos comentários de quem foi dar uma olhadinha no comentário que minha amiga Nice postou e eu recomendei em "DEEM UMA OLHADINHA", vi que fiz bem em recomendar. E o Zé Caetano, seu companheiro e meu amigo, enviou-me um e- mail que é uma obra prima de delicadeza e emoção. Arrancou-me muitas lágrimas. Bateu uma imensa saudade dos dois, dos nossos encontros em sua casa pequena e aconchegante. E um recado para a Nice: o nosso participante Iuri postou comentário desejando falar com voce. Dá uma olhada Nice na área de comentários e pega o contato do nosso Iuri.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

UM PEDIDO

Vou fazer um pedido que, de alguma maneira, me entristece. O movimento espirita já sabe que abro minha agenda para o ano seguinte no mes de outubro do ano em curso. Abri dia 01 para o próximo ano. O imenso carinho e confiança dos companheiros espiritas sempre me brinda com os convites a fim de que eu profira palestras ou realize semminários em suas casas ou locais neutros. Sinto ter que solicitar que, por favor, quem ainda não conseguiu marcar para o próximo ano tenha paciencia com este seu amigo e irmão. As datas que eu tinha disponível para o próximo ano já foram preenchidas. Não tenho como marcar mais palestras ou seminários para 2013. E coloco isto aqui no blog pelo fato de que tenho recebido ainda muitas ligações e, como não posso mais atender os pedidos, percebo que algumas pessoas ficam chateadas e eu sei que estavam tentando há algum tempo mas não conseguiram. Solicito a compreensão de todos. E a generosidade dos que telefonaram e não otiveram o que desejavam. Saibam que eu gostaria, sinceramente, de atender à todos. Alem do mais, tenho outros projetos e atividades inerentes à causa. Sei que vou ser atendido.

DEEM UMA OLHADINHA

Amigos, não tenho como expressar a emoção. Lembram o texto que escrevi sobre minha amiga Nice Albano e o Zé Caetano? (vê postagem )....Pois bem, deem uma olhadinha no comentário que aquela minha querida irmã postou. Ela leu a referencia que fiz sobre eles e respondeu. Chorei. Quantas lições para todos nós se encontra em seu comentário! E elas são mais verdadeiras pelo tom coloquial, autentico, sem desejo de mostrar o que não seria real. Vejam a beleza de Nice. E atestem o quanto eu tinha razão no que escrevi sobre eles. São pessoas comuns, como nós, que tem dificuldades e estão no caminho. Nice nos trouxe entriquecimento profundo e desejo que voces possam se enriquecer tambem. Por favor, vão até lá, na postagem a que me refiro. E se emocionem, tambem, com minha Nice e seu companheiro ( e meu tambem ), o Zé Caetano. Alem do mais, o bom humor permanece o mesmo. Imperdível.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

CONQUISTAS PARA SEMPRE

Cada povo tem o que ofertar para o enrequecimento da civilização, aliás, como já ocorre. A extraordinária colcha de retálhos de todos os povos produz um mosaico multicolorido, de grande beleza. Estas características diversas, no entanto, não se sobrepõe à condição inerente a todas as nações, a todas as culturas: a condição humana. Somos habitantes de uma mesma nave educativa, a Terra. Formamos uma mesma civilização e estruturamos as necessidades que se configuram para cada alma no trajeto da evolução.

Não há porque não se entender e respeitar crenças e convicções. A realidade múltipla não é excludente. É preciso, porem, o amadurecimento dos diversos seguimentos religiosos a fim de se construir um pacifismo que se encontra na essencia de todas elas. O fanatismo confunde defesa de ideal com histerismo, demonstração de fé viva com violência. Acredita-se na propriedade de Deus. E se vive afastado dos postulados que se afirma defender ou acreditar.

Existem valores nos países ocidentais que são conquistas a serem zelados. O ambiente de liberdade de opinião, de expressão, de família no que diz respeito à cristandade, são aspectos que, embora refletindo a imperfeição dos seres humanos, representam a edificação dos séculos. No oriente, a história consagra civilizações que se encontram no nascedouro da humanidade. E tambem carece de aperfeiçoar-se, modernizar-se, enfim, integrar-se a um novo tempo, pleno de entendimento e respeito mútuo. Não há que se alimentar um lado e outro, Ocidente e Oriente. Somos seres humanos, habitantes da Terra, dividindo aspirações, labuta, valores humanos, sonhos e dores. Somos irmãos. Temos a mesma origem divina.
 
Essa concepção estabelecerá conquistas que se notabilizarão pela consistencia. Serão conquistas para sempre.

AGENDA NO FINAL DE SEMANA

Sábado estarei no Núcleo de Estudos Mediúcos e Orações - NEMO, no bairro da torre, Recife, realizando seminário sobre o tema: Transição Planetária. A instituição fica localizada no bairro da Torre. Será das 14 às 17: 30 horas. No domingo, descanso e eleição.

ALEM DO PETRÓLEO

Uma das causas de grande conturbação política, sobretudo, entre as nações, é o petróleo. Embora já tenha diminuído, ainda é enorme a dependencia energética do produto, particularmente no tocante aos transportes. Breve, porem, isso será uma experiencia do passado. novas formas de energia já despontam através de pesquisas efetuadas por universidades e empresas privadas. Carros elétricos e movidos a hidrogenio, embora estejam em primeiros passos, serão efertiva realidade, alem de outras opções que surgirão dentro em breve, surpreendendo o planeta. Isso não é profetismo ( em parte, rsrsrsr). As pesquisas relacionadas às novas tecnologias, acenam com a superação da dependencia do petróleo. Grande passo para acalmar inúmeros fatores de conflitos que atormentam a humanidade nos dias de hoje. A indústria do petróleo não terá, daqui a algumas décadas, o peso, a importância que tem até hoje. Faz parte das grandes mudanças na civilização terrestre.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

AGENDA

Nesta terça feira estarei proferindo palestra no GEAP - Grupo Espirita Amor ao Próximo. Será às 15: 30. O centro localiza-se nas proximidades da vila da aeronáutica, em Boa Viagem, Recife. O tema que me foi solicitado pela direção da casa: Indulgencia.

COMPUTADOR ATORMENTADO

Observem que houve uma desarrumação na estruturação da página. O computador me pareceu atormentado ( ou seria eu....rsrsrsr). Desculpem o problema. Tentarei reajustá-lo. Quem estiver chegando agora ao nosso blog, por favor, após a postagem abaixo, há um espaço em branco mas, podem descer um pouco mais que outros textos estão postados.

LEVANTAR O QUE CAIU

Em conversa com um amigo de ideal, dedicado tarefeiro da seara em Estado aqui perto do nosso, notei-lhe uma certa amargura, uma tristeza aguda que lhe empanava o brilho do olhar. O rosto estava coberto com um véu de melancolia, denotando intenso sofrimento. Abriu o coração ante a minha indagação sobre aquela expressão de sofrimento. Desabou. Cometera um erro e estava sendo sacrificado por companheiros de ideal. Pior: se condenava brutalmente. A consciencia que conhece é mais firme que a postura de quem não sabe. Estava transtornado e pensando em abandonar o barco. Iria se recolher. Não se achava digno de professar o serviço do Senhor. Continuaria espirita, no entanto, só para si. A dor era intensa.

Naturalmente, procurei levantar-lhe o
animo, mostrando que ele havia dado contribuição significativa à causa e eu sabia que teria aliviado corações nesses anos em que se devotara com carinho. Entendia seu drama pessoal, de consciencia, no entanto, mostrei para ele que somos viajores do aprendizado. O próprio erro cometido seria lição para que dobrássemos a vigilância. Somos ainda frágeis e suscetíveis a estas situações. TODOS NÓS. Exatamente por isso, enfatizei que superasse o momento e olhasse para adiante. "E os que afirmam que devo me afastar da casa ?"

Ah, para estes, disse para que os visse como tão suscetível à quedas quanto ele. Poderiam ser os proximos a cair ( se já não estivessem em queda não identificada). Conversamos mais um pouco.

Bom, o amigo seguiu e espero que ele supere o ocorrido. Fiquei a meditar o quanto permanecemos distantes da proposta iluminativa do Senhor. Ao cair um coração, a recomendação da generosidade é buscar o companheiro para reergue-lo, tal qual ficaríamos felizes
caso estivéssemos na sua condição. Ao contrário, por nossa imprevidencia e vaidade, ao invés do amparo, de levantar o caído, muitas vezes coloca-se o pé sobre sua garganta e afunda-o mais ainda, ampliando sua dificuldade de superação e contribuindo para o retardamento em seu processo de libertação.
Praticamente ninguem tem condições de se arvorar, aqui na Terra, em juiz do semelhante. E quem as tem, não se posiciona como tal pois já tem suficiente amor para auxiliar o mais necessitado: o que tombou. Precisamos refletir profundamente sobre isso. Recordo a passagem que o senhor diz: "Se fizeram isso ao madeiro pronto, o que não farão ao lenho seco "?