Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

VIAJANDO

Amigos, amanhã estarei viajando para o interior alagoano, em direção a cidade progressista de Arapiraca, a fim de realizar o seminário que há 16 anos acontece naquela região. Pode ser que não consiga postar nada. Tentarei. Hoje ainda procurarei deixar mais textos para nossas reflexões. Também não sei se vai ser possível. Como sempre, passem por aqui, para verificar se tem coisa nova. Se não tiver, postem algo. Afinal, o blog é de voces.

NOITE MEMORÁVEL

Ontem, na sede do Grupo Espirita Djalma Farias, conforme anunciei aqui, tive a honra de proferir a palestra comemorativa a mais um aniversário da ADE - PE ( Associação dos divulgadores do Espiritismo, secção de Pernambuco, instituição esta de cunho nacional que tem, inclusive, assento no Conselho Federativo Nacional, junto à Federação Espirita Brasileira. Foi uma noite memorável. O poeta Merlâneo maia, da Paraíba, meu dileto amigo, lá estava e, como sempre, arrebatou-nos o coração, declamando o poema que fez referente ao tema da minha palestra " O Sonho de Kardec". Alem desse poema, Merlâneo cantou duas encantadoras músicas altamente espiritualizadas. Vários diretores da ADE presente, bem como a presidente da Federação Espirita Pernambucana, Edná, assim como o meu querido irmão Heleno Vidal, presidente da Comissão Estadual de Espiritismo.

O público compareceu em bom número. As dependências da instituição estavam tomadas. Lá funciona a ADE, daí a comemoração ter ocorrido no Djalma Farias. A contribuição que nossa ADE vem realizando na difusão da doutrina é admirável. O programa Realidade Paralela, pela Rádio Folha de Pernambuco FM, tem uma bela audiência. Fiquei particularmente feliz por ter sido o convidado para proferir a palestra. Meu profundo agradecimento ao Marcos Vinícios, atual presidente da Associação pelo convite.

LUZ APRISIONADA

O amigo Nilson postou comentário referente ao texto " Alegria dos Espiritos" fazendo alusão a uma abordagem do físico Fred Wolf em que ele trata da idéia que muitos cientistas tem, hoje, de que matéria seria luz aprisionada. Belíssima definição. lendo a postagem de Nilson logo abaixo, lembrei da definição do espírito André Luiz, através de Chico Xavier, na obra "Evolução em Dois Mundos", quando o médico e cientista brasileiro desencarnado define matéria como luz coagulada, conceito muito similar ao de Fred Wolf, não é mesmo ? Isto comprova a autenticidade do André Luiz, que se antecipou à própria ciência da Terra.

Embora a postagem do Nilson não tenha sido dentro da temática da alegria dos espiritos, ela é muito interessante pois não fala das mais recentes teorizações da física quântica. Já postei aqui que a física, antes a mais ferrenha estimuladora do materialismo é quem está desmoronando a concepção mecanicista do universo e quem vem trazendo uma vasta contribuição para a ciencia se aproximar, cada vez mais, da imortalidade. Podemos dizer, sem qualquer insegurança, que a Física vai confirmar ( oficialmente ) a existência da alma imortal dentre todas as ciências.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A ALEGRIA DOS ESPIRITOS

Habitualmente, temos a concepção de que os espiritos nobres são sisudos, em confusão com seriedade. Não se faz  idéia que sejam bem humorados, dotados de uma leveza mais que graciosa. Claro que não são estridentes em seu contentamento, nem se comportam de forma histriônica, movidos a algazarra desenfreada. Mas é fácil imaginar que a consciência feliz proporcione o bem estar desencadeador de uma alegria nata.

Em nossas atividades medíúnicas temos tido provas contundentes dessa alegria, dessa descontração que nada tem a ver com irresponsabilidade ou atitude inadequada. José Grosso, entidade muito amiga e que se dedica aos trabalhos de cura, é de um bom humor à toda prova, com "tiradas" impressionantes que nos faz rir, cheio de observações sagazes mas profundamente  educativas. Seus irmão de uma das mais recentes encarnações, Palminha, tambem se apresenta com uma leveza contagiante. Até o Dr. Lobaick, um tanto austero, resplandece o ambiente com sua segurança e colocações de uma agilidade intelectual capaz de fazer-nos refletir no que fala através do bom humor.

São disciplinados mas não engessados. Cumprem as obrigações com a felicidade de quem participa de um lazer ( voces entendem a colocação ). São sérios sem serem tensos ou carrancudos. Claro que as personalidades são diferentes, Há os benfeitores mais graciosos e há os que são de pouca expansividade. Natural. O amor gera alegria. O bem é leve como a luz. O dever, com Deus, é suave e firme, como o voo da gaivota.

A imagem lúgubre do mundo superior não se sustenta quando interagimos mais de perto com esses orientadores sábios. A concepção de que os "mortos" queridos perderam o poder de sorrir passa longe quando mergulhamos nos estudos edificantes do espiritismo. A prática nos esclarece porque os primeiros cristãos eram felizes, sorridentes, assim como todo agrupamento marcado pela fraternidade legítima, pela ânsia do Bem, pelo prazer da luz. Na verdade, a paz não só o silencio e o nada que incomode. É tambem a consciencia que se move no dinamismo da vida, cheia de esperança e da alegria de viver.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O FIASCO DA EDUCAÇÃO

Saiu o resultado da mais nova pesquisa global sobre educação. Agora, é a da consultoria Intelligence Financial Unit, prestigiada instituição que, de tempos em tempos, a realiza com 40 nações. E, sem novidade alguma, o Brasil ficou em penúltimo lugar, ou seja, ficamos à frente, apenas, da Indonésia. Trigésimo nono lugar entre quarenta países. O exame ocorre em cima de leitura, ciencias e matemática. Os primeiros colocados , portanto, com muito futuro pela frente, foram Finlândia, Hong Kong, Japão, Coréia do Sul e Cingapura. Ficamos entre os piores do planeta. São vários os requisitos avaliados, alem do desempenho dos alunos, a capacidade dos mestres, infra estrutura, etc.

A Alemanha, cerca de dez anos atrás, ficou bem atrás em relação aos outros países europeus. Isso provocou um imenso debate nacional sobre a educação no país ( que não era ruim, porem,necessitava de melhorias ). Foram tomadas decisões a partir desse debate e hoje a Alemanha melhorou seu desempenho consideravelmente, estando postada entre os melhores. Enquanto isso, no Brasil, a educação é tratada como fator de ideologias. Não se avalia devidamente os fatores capazes de promover o salto de qualidade que se precisa. Tem-se um medo tremendo de avaliar desempenho profissional do professor. Todas as outras profissões precisam de competência, por que não o professor? Boa remuneração a estes, condições para que ele viva com dignidade, estrutura para que explore o conhecimento, também devem ser levado em consideração. Cada governo que entra diz que a educação vai melhorar mas isso dentro desses padrões anacrônicos e ineficientes. O que esperar das cotas de até 50% das vagas para alunos de acordo com a cor da pele ou por ter estudado em escola pública ? Tende-se a piorar esse desempenho. Não se ataca o grande problema, que é o ensino público de má qualidade, com escolas de má qualidade e muitos professores com pouca eficiência e qualificação para ensinar. Claro que tem os bons. E creio que são muitos, no entanto, o nível dos mestres é preocupante.

Por que não se remunerar conforme capacidade, desempenho, conhecimento ? estimular o professor para seu aperfeiçoamento, para que busque ser cada vez mais qualificado, não através de cursos amorfos, mas com uma organização à toda prova. E o professor merece pois ele é o início de tudo, a base de todas as outras profissões. Na Coréia do Sul,  ele é reverenciado e tão atrativa é a função de professor que é a mais procurada para ser exercida, sempre bem remunerada e respeitada. Das mais valorizadas profissão. E o país não perde seus talentos pois se sentem compensados pela capacidade que apresentam. O resultado é que no início da década de setenta do século passado, a Coréia era mais atrasada que o Brasil. Hoje, é um país desenvolvido e uma potencia tecnológica.

O país assiste, aterrorizado, toda semana, uma enxurrada de escândalos, sempre envolvendo as mesmas pessoas,os mesmos nomes, quase os mesmos políticos, envolvendo empresários, secretárias especiais, ministros, etc. Cobre-se a ação da justiça brasileira. Que sejam devolvidos os bilhões de dinheiro público desviados ( o que não acontece, mesmo nos casos das condenações ). Agora, se não se investir num país educado, a corrupção permanece endêmica, intestina, no sangue da ignorância moral e sua perversidade.

Interessante observar que os países de mais baixo índice de corrupção são aqueles de melhor desempenho na educação. Cingapura, enquanto não havia investido numa educação de qualidade, era considerado um paraíso da corrupção. Dez anos atrás, fez a revolução educacional e melhorou extraordinariamente sua situação contra a praga que o Brasil conhece bem. Coréia do sul a mesma coisa. "Coincidentemente", os últimos lugares na avaliação internacional, tanto no Pisa quanto nesta última, são os países com maior tradição de corrupção ( Argentina, Colômbia, México, Brasil e Indonésia). Contra fatos não há argumento.

A prestigiosa pesquisa foi feita dentro do desempenho de 2006 a 2011. Quando me recordo que o ex-presidente Lula, fazendo a campanha do prefeito eleito de São Paulo ( que era o ministro da educação dele no período que engloba a pesquisa), disse que  Haddad teria sido o melhor ministro da educação da história do Brasil, termo que o Lula gosta de usar, fico imaginando, ante os dolorosos resultados apresentados, se ele tivesse sido ruim. Era fechar para balanço ou internamento.

Educação gera sociedade mais equânime, justa, igualitária, mais harmônica. Fora disso, é demagogia, exploração das necessidades sociais e engodo. É corrupção e frustração. Nossos políticos, de todos os partidos e espectros ideológicos, precisam pensar mais na sociedade e menos em seus interesses. Mais nas gerações que nas eleições.

O JOIO E O TRIGO

Existe função para todos os elementos da vida. Na verdade, isto é a maior comprovação de que o mal não é criação divina. É uma energia, gerada por uma atitude em distonia para com a suprema lei, desencadeada pelo livre arbítrio do ser humano. Está dentro das possibilidades condizentes a esta liberdade de escolha. A Grande Lei, como não poderia ser diferente, prevê esta possibilidade e, ainda que permitindo os descalabros da alma, utiliza a atitude infeliz realizada e seus efeitos para ensinar o ser, agregar experiencia, permitindo que sejamos construtores dos próprios caminhos, elaboradores do próprio destino.

O contraponto sempre ensina, embora, às vezes, duramente. A saúde debilitada nos faz refletir na importância da saúde; a sombra em que possamos mergulhar valoriza a esplendor da luz; a inquietação potencializa o valor da harmonia; os tempos da nefasta guerra impulsiona a necessidade da paz. Não que tenhamos que desencadear o mal para fazer o bem, porem, nos estágios em que nos situamos, lamentavelmente, no usufruto da liberdade mal utilizada, terminamos por precisar do contraponto. O joio e a importância do trigo. A erva daninha e a pujança da planta e seus frutos. Quem não combate as pragas vê seu jardim ou pomar morrer, perdendo a semeadura. O bom combate. O por-se em movimento. A dinâmica da alma que procura, busca, bate à porta, trilha a passagem da porta estreita.

O zelo pelo melhor. A atitude consciente pelo que já se compreende como o bem. Enquanto não se alcança a maturidade de se ansiar pela luz, atabalhoadamente buscamos a ilusão do poder, do gozo à todo custo, do machucar para sair ganhando. Nessa fase, semeamos o joio. Adiante, desejaremos o trigo. Então, começaremos a sua semeadura não sem antes limpar o terreno, suar para erradicar o joio. Primeiro, preparar o terreno que nossa incúria não cuidou. Depois, semear. Adiante, regar, acariciar, persistir. No futuro, a natural colheita. Sempre assim. Não se colhe o que não se planta. Não se ceifa onde não investiu.  natureza do que se colhe é sempre de acordo com a natureza do que se planta, por isso, não há injustiça na Lei de Deus.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

ANSIEDADE E LUCIDEZ

Fico pensando porque apresentamos tanta dificuldade em pensar soluções para os problemas que enfrentamos. É comum verificarmos pessoas completamente atônitas ante certas situações, como que hebetadas, paralisadas, sem conseguirem delinear caminhos ou atitudes com segurança para a superá-las. Muitos aportam nas casas espiritas e outros núcleos religiosos, ou então, em consultórios médicos e psicológicos, intentando apoio e orientação para firmar poder de solução.

Sem dúvida que, junto com outros fatores, o nível de ansiedade interfere na serenidade imprescindível, capaz de fazer-nos enxergar estradas onde, de imediato, só vemos abismos. Muita ansiedade limita a lucidez. Sem lucidez, o poder de análise da circunstancia atrofia e ficamos à mercê dos fatos. Perdemos, quase sempre, a capacidade de dirigir os acontecimentos ou de agir sobre eles com a devida segurança. O resultado disso é que qualquer dificuldade cresce  assustadoramente e sentimo-nos extremamente frágeis diante dela.

Não por acaso, a visão espiritual nos induz a guardar o máximo de calma, a levar em consideração o conhecimento dos mecanismos da vida ( daí a importância do conhecimento espiritual, favorecendo o entendimento quanto à sabedoria das Leis universais). Seja qual for a dificuldade, o desespero, a exagerada ansiedade apenas complicará a situação. São péssimas conselheiras. Na verdade, devemos buscar criar o hábito da serenidade no dia a dia pois torna-se quase inviável improvisar valores que não são estratificados por um exercício cotidiano. O desafio é maior quanto a isso.

A calma mantem aberto os canais da lucidez. Há solução para tudo. Há saída em qualquer circunstância . E há lição em todo acontecimento. Mesmo solucionando as dificuldades, importante um olhar atento para compreender o que estão nos ensinando. Isso nos leva, em outra situação, manter o estado positivo e confiante para o desafio novo a ser vencido. E nos equipa para mais eficiente ação perante os obstáculos. Tudo isso, então, está a nos falar de auto conhecimento e educação interior.

AGENDA DA SEMANA

Hoje estarei na loja maçônica Alvorada da Paz, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Amanhã é o dia da minha palestra na nossa Casa do Caminho. Quinta feira, à tarde, profiro conferencia num congresso de educação do educandário Souza Leão, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, área metropolitana de Recife. À noite, farei palestra comemorativa de aniversário da ADE, associação de Divulgadores Espiritas de Pernambuco, que será no C. Espirita Djalma Farias, bairro da Encruzilhada, Recife, abordando o tema: Um sonho de Kardec - a importância da divulgação espirita nos dias atuais.. Sábado, viajo para a cidade de Arapiraca, interior do estado de Alagoas, onde há 16 anos tenho o prazer de realizar seminário, sempre nos sábado e concluindo no domingo pela manhã. O tema do seminário será Espiritismo - Renovando Atitudes. Retorno à Recifena partrer da tarde, chegando no início da noite. Aí vou descansar um pouco.

DOIS CORAÇÕES DE POÇOS DE CALDAS

Tive a alegria, ao abrir o blog, de encontrar dois comentários de pessoas que se encontravam no evento da cidade mineira: a Andrea Cristina e o Paulo Neto. Que bom receber estes contatos de almas que partilharam conosco seu ar, seu respiro, seus ideais de um mundo melhor. Sejam bem vindos Paulo e Andrea. E que outros venham se somar a este nosso espaço de luz. O desejo de nossa amiga de poder visitar-lhe a instituição creio que em Poços de Caldas me faz feliz. Espero, um dia, poder concretizar essa oportunidade. No momento, pelo menos até o final do próximo ano, está quase que impossível. Mas, quem sabe, breve estaremos aí novamente, o que vai me deixar extremamente motivado e feliz pelo reencontro com sua bela cidade. A Sonia, coordenadora do evento, já deseja o retorno para o próximo ano mas creio que não vai dar. Aguardemos. Um abraço à voces, amigos. Passem sempre por aqui.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

POÇOS DE CALDAS 3

Desculpem ter ficado sem atualizar o blog nestes tres dias em que estive no sudeste. Até que tive um tempo para faze-lo, no entanto, por incrível que pareça, estávamos sem conexão com a internet no hotel. No evento, creio que havia internet mas aí, para mim, ficou impraticável. 

Tive a alegria de participar de dois programas da rádio Boa Nova junto com outros expositores, como o maravilhoso Severino Celestino, o Alamar Régis e o Paulo Silva, que não conhecia. Foram programas de mais de uma hora. A Boa Nova transmitiu o evento ao vivo e gravou programas que estarão sendo exibidos esta semana. 

A organização do evento estava impecável e de muito bom gosto. Já conhecia a fama da Sonia, organizadora do encontro e esta se confirmou para mim. Dos músicos ao violino e violão na entrada do prédio recepcionando os participantes até o piano de caldas e flauta durante a pintura mediúnica de José Medrado, passando pela pontualidade das palestras e ordenamento para as filas que se formavam em cada salão onde as palestras ocorreriam, tudo foi quase que impecável. Enfim, fiquei muito feliz por ter estado ali, no entanto, sinto não poder aceitar o novo convite para Poços no próximo ano pela dificuldade de agenda. Vamos ver como isso se resolverá.

POÇOS DE CALDAS 2

Fiz uma oficina de hora e meia sobre : Reencarnação - porta para a felicidade. Proferi duas conferencias. No sábado à tarde, falei sobre Vida Interior e a regeneração, e no domingo pela manhã, abordei a "Dimensão Humana da Mediunidade". A receptividade dos participantes, sinceramente, me comoveu. Era a primeira vez que estava no sul de Minas e foi uma integração emocionante. Tentarei ajustar minha agenda para atender os diversos convites para a região dos Lagos no Rio de Janeiro, para Taubaté, Franca, Sorocaba, alem de outras cidades mineiras. Na medida do possível, procurarei retribuir o imenso carinho e a atenção dos corações que solicitaram palestras. Para o próximo ano não dá mas no ano seguinte, é bem possível.

POÇOS DE CALDAS

Como havia colocado aqui, estive neste final de semana em Minas Gerais, precisamente na cidade de Poços de Caldas. O evento é encantador. Quase duas mil pessoas inscritas e muitas não conseguiram inscrição devido ao local. Antes, o evento ocorria no Cassino, espaço bem mais amplo mas este está em reformas. Gente de quase todos os estados brasileiros. Alem de inúmeras caravanas de cidades do interior paulista, como Franca, Sorocaba, Taubaté, lá estavam irmãos de Rondonia, Rio de Janeiro, Paraná, etc. Os hotéis estavam lotados. Eu não conhecia Poços de Caldas e a impressão foi a melhor possível. Progressista cidade, recebe muitos turistas pelo seu ar serrano e as termas, que lhe dão um charme especial. Quanto ao evento, os diversos expositores, segundo a avaliação dos participantes, atenderam as expectativas, As palestras eram simultâneas mas consegui assistir algumas. E foram de muito bom nível.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

UM HOMEM DE BEM RETORNA AO MUNDO ESPIRITUAL

Vou viajar para Minas Gerais um tanto pesaroso. Recebi agora a pouco a notícia do desencarne de um dos mais queridos amigos do meu coração, o apóstolo Dr. Sarmento, de Maceió. Recebendo a informação, ergui o pensamento aos céus e não pude reter as lágrimas de uma intensa saudade do amigo e benfeitor. Ah! quantas vezes abriu-me as portas de seu lar para que eu e minha família pudéssemos desfrutar de sua luz, sua ternura, seu abraço amigo e seu entusiasmo pela tarefa do abrigo Francisco de Assis, onde semanalmente atendia as famílias carentes e os idosos amparados pela casa. Incansável, distribuía sopa e carinho pelas ruas da capital alagoana.

Passa um filme em minha mente e não posso conter a sublime gratidão que tenho para com sua alma acolhedora. O quarto perfumado e asseado com esmero e o almoço farto, regado a simpatia e amor. Não dá para não chorar. Escrevo esse texto com lágrimas abundantes. O que conforta, claro, alem de saber da imortalidade e do nosso reencontro adiante, é a certeza que tenho de que foi e está sendo recebido com festa na pátria espiritual pois é assim que os homens de bem são recebidos nos céus. Alem do mais, fico imaginando o seu encontro com sua Gleyde, a companheira amada, desencarnada alguns anos atrás e que tanta falta lhe fazia.

Sua família, as queridas Paula e Belinha, o seu Henrique amado, enfim, todos estão vivendo o momento da perplexidade pois o desencarne se deu de maneira inesperada. Deus o abençoe velho amigo. Vai receber, no coração, o abraço do nosso Jesus pela tarefa incansável, cumprida com determinação e devoção heróicas. Fico ainda por aqui, agora, tentando seguir-lhe os passos, imitar-lhes os gestos de despreendimento, lembrando-lhe a figura veneranda de sua ancianidade. E se posso dar-me o gesto de egoísmo, quando voce se refizer na transcendente pátria, ampare este seu amigo, para que ele não tombe, não erre muito, e seja um pouquinho mais digno do Senhor. Fica com nossas vibrações de amor e gratidão, Dr. Sarmento.

GRANDE NOTÍCIA

Amigos e companheiros de sonho e ideal: nosso blog já atingiu mais de UM MILHÃO E 750 MIL   ACESSOS desde que iniciamos as postagens, cerca de dois anos atrás ( creio que faz isso). Para mim, uma grande notícia. Sei que não é fácil manter um nível de acesso que considero tão satisfatório. Para mim, que sou quase dinossáurico em termos da tecnologia, penso que atingir essa marca é algo extremamente gratificante. As idéias estão circulando. Mais gente do bem se interessa pelo que nós postamos aqui. Sim, nós, pois, como sempre tenho colocado, voces são, tambem, os articulistas deste espaço, com comentários que são interessantes reflexões em torno do que este amigo de voces escreve aqui com sincera boa vontade. Obrigado a todos. Pela frequencia, fidelidade ao blog, lucidez em seus comentários, carinho e afeto para conosco e, com certeza, grande amor pela luz. E vamos para os dois milhões de acessos.

VIAGEM

Amanhã de madrugada estou levantando voo em direção à Minas Gerais, precisamente, a cidade de Poços de Caldas, onde realizarei dois seminários e duas palestras em grande evento daquela belíssima cidade mineira. Retorno na madrugada da segunda feira. Farei de tudo para atualizar nosso blog de lá. Às vezes não dá. Alem das atividades programadas aparecem outras tais como entrevistas e visitas à instituições. Espero conseguir postar. Deem sempre uma passadinha  e coloquem seus comentários. Lembrem-se: voces fazem e mantem o blog. Um abração e até a volta.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O ENCANTO PELA VIDA

Verificamos, costumeiramente, pessoas que perdem o encanto pela vida. Vagam entre as experiencias do mundo sem ânimo, sem perspectivas, carregando toneladas sobre os ombros ou vazias, sem compreender o propósito do existir. Encontram-se chumbadas ao chão. Não trazem asas que as guindem para ares mais rarefeitos. Não entendem sua origem divina, não compreendem os poderes de que são constituídas e não alcançam os sagrados objetivos da vida.

Em geral, estão abatidas pelas provações e atravessá-las sem enxergar a inteligencia das Leis é sacrificial. Resgatar-se é fundamental. A vida tem seus encantos extraordinários. Nem falo daqueles que o conhecimento espirita nos proporciona, em cima da certeza da imortalidade, da benção da reencarnação e por aí vai. falo mesmo daqueles encantos que até os descrentes podem ver, se o desejarem.

Parar numa esquina e encontrar alguem que se conhece ou até mesmo olhar para quem não se conhece. Tomar sorvete com o filho ou acariciar o animal de estimação. fazer alguem sorrir ou conversar amenidades com os amigos. Estar entre irmãos, observar uma bela paisagem, ler um belo romance ou se deliciar escutando Djavan. Vai tambem de Roberto Carlos. Ou Vinicius de Morais. Ler Ferreira Gullar ou Drummond. Tomar suco de araçá bem gelado ou abraçar o ser amado. Sonhar com as estrelas ( sim, porque sonhar é a ante-sala da realidade ) e comer uma salada com molho barbequiu. ler o Evangelho e se colocar a serviço do bem. Amar. Simplesmente, amar.

Se voce puder ajudar um coração a se reencantar pela vida, ah, aí está uma grande caridade. Agora, só se consegue isso quando se tem , em si, esse encanto. Como está o seu ?

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O PODER DA ESCOLHA

Ruan é uma figura especial. Sofre de uma atrofia que lhe dá a estatura reduzida ( menos de um metro e meio ). Padece de uma enfermidade degenerativa que o faz ter os ossos partidos com extrema facilidade.  Dores atrozes o vitimam com facilidade. O corpo está um tanto retorcido.Tudo parece conspirar contra sua confiança na vida, no entanto, ele se apresenta causando perplexidade em todos os que tem contato com sua personalidade irradiante. Sorrindo sempre, participa da vida social e não perde o bom humor.

Perguntado como consegue ser tão entusiasmado com a própria vida, embora as limitações que apresenta, Ruan simplesmente diz: "Fiz a escolha por viver. Teria duas opções: me entregar ao desespero e a não aceitação, talvez tirando a própria vida, ou resolver viver, procurando me superar a fim de descobrir que tudo me é possível se eu resolver viver. Fiz a segunda opção. Essa foi minha escolha".

A experiencia de Ruan me fez recordar outro gigante do progresso humano, da nossa ciencia atual, o fantástico físico Stefane Hawking. O genio sofre, tambem, de uma enfermidade atrofiadora. Locomove-se em uma cadeira de rodas especial e fala através de um sistema de computação acoplado à sua cadeira. Quando indagado sobre sua posição quanto ao suicídio assistido ( no caso das pessoas que não tem qualquer chance de ficar curado de alguma enfermidade e solicita o direito de por fim a sua vida ) ele se diz contrário pois, segundo ele, há sempre meio de superar, de continuar a viver. Pode, perfeitamente, falar isso. Agigantou-se sobre si mesmo porque fez a escolha pela vida e pela auto superação.

Escolher ficar sofrendo ou optar por aprender e superar. Escolher se sentir vencido ou determinado a vencer; escolher se incapacitar ou buscar se afirmar na descoberta de novos meios, de valores mais poderosos e amplos. A escolha é nossa. A decisão nos pertence. A história está repleta de fatos como estes. A história emite para o ser humano a mensagem permanente do otimismo, da capacidade de vitória. E a mais consistente vitória inicia pela consciencia de que temos o poder da escolha. A estrada que seguiremos será a que escolhermos. Caminhar ou ficar parado, lamentando, é escolha da alma. O que temos escolhido ?

RENUNCIAR A SI MESMO

Poder ser o vencedor que o mundo atesta,
ter o sucesso justo aos seus pés, a admiração e o aplauso,
As facilidades do mundo, o poder do dinheiro,
Dedicar o tempo para fazer o mundo aplaudir seu talento;
Ao invés disso, silencia e mira as estrelas. Sabe do próporio talento mas seus valores são outros, seus sonhos englobam os que mais sofrem, os que gemem esquecidos,
Os que o mundo não enxerga.

Poderia ter as portas do mundo abertas para lhe dar a aclamação e os olhos de todos alimentando seu ego;
Poderia ter coisas e realizar o que muitos enxergam como conto de fadas.
Quando fala, todos param para escutá-lo; quando ri, o mundo aplaude sem saber por que...
No entanto, ele prefere ouvir a voz de outros e fazer sorrir as faces dos irmãos de jornada.
Ser e não ter é o que lhe preocupa os passos.
Ofertar e não receber, é a música que o faz dançar na vida.

Este é aquele que renuncia a si mesmo. Seus olhos enxergam o que o mundo não vê e seus ouvidos captam sons que a sociedade desconhece. Toma sua cruz e segue por onde ele já compreende ser a estrada da verdade. 
O mundo pode não lhe entender. Não importa, ele já anseia entender o mundo

sábado, 17 de novembro de 2012

SEMPRE HOUVE O FIM DO MUNDO

Fazendo uma observação histórica, ao longo do tempo, outras gerações aguardaram o fim do mundo. Houve quem acreditasse que sua geração viveria o final dos tempos. Um pouco de calma e bom senso nos aponta o fato de que necessário a compreensão de que, talvez, exista campos de observação e interpretação das escrituras que não são entendidos pelos afetados com a idéia do apocalipse. Aliás, a palavra apocalipse significa REVELAÇÃO e não, necessariamente, destruição.

O famoso livro escrito pelo apóstolo João na ilha de Patmos tem servido de interpretações sinistras ao longo dos séculos. Várias seitas cristãs marcaram o fim dos tempos para certas datas que nunca se cumpriram. Cada um "vê" o que deseja ou alcança. Daí termos tantas decepções históricas à respeito. Só no século XX, tivemos algumas datas delineadas para o "arrebatamento", aquele momento em que seriam levados aos céus os eleitos. Não precisamos enfatizar que nada ocorreu.

Isto significa que o livro do apocalipse não teria valor ? Absolutamente, não é isso. Tem valor e muito. É preciso mergulhar no espirito e entender, tambem, que muitos elemento influenciaram as percepções espirituais do grande místico de Patmos. E fatores de sua época, com certeza, influenciaram sua percepção. Segundo alguns pesquisadores, o arrebatamento não consta do apocalipse. Seria enxertia de outra época. O psiquismo humano, eivado de culpa, aguarda punição justa  aos pecadores. Abre-se, então, uma grande via para esperar-se tragédias inomináveis. Como se já houvessem ocorridas tantas e em tal número que já poderia ter superado todos os escritos apocalípticos.

É possível que não tenhamos, ainda, desenvolvido uma visão de um poder cósmico pleno de amor, misericordioso, muito além das mesquinharias humanas. A civilização que construímos, desde milênios, tem marcado seus passos pela violência, a guerra, a mortandade. Esperamos de Deus o mesmo. Deixamos de compreender a ação da alma humana nas estruturas daquilo que nos atinge e creditamos ao Senhor da vida, os descalabros de nossa rudeza.

Os espiritos nobres e responsáveis, claro, se referem às grandes transformações pelas quais passamos. E naturalmente inserem as catástrofes que ceifam vidas inúmeras como componentes históricos na trajetória do planeta. A solidariedade nesses momentos de dor coletiva é mais importante que a destruição, mas nos detemos naquilo que faz estrago e não no que edifica a sensibilidade do ser humano. Tudo se ajustará ao que está planejado para a sociedade terrestre. O melhor virá e só o mundo arcaico, atrasado, violento, acabará. As pilastras corroídas pelo mal serão substituídas. O homem encontra-se frente à frente com sua história evolutiva. Está de cara com sua trajetória e pode aprender muito. A ciencia veio em seu auxílio. Estamos vivendo o período em que somos convidados
à essencia das coisas, fugindo da superficialidade de crenças que se apoiam em aparatos externos e, muitas vezes, infantis.

Sempre houve, na história da humanidade, épocas em que o final dos tempos se concretizariam. Gerações passaram e não se concretizou o esperado. Vivemos, hoje, o limiar da nova era. Sem final do mundo. Início de uma nova concepção de civilização, mais altruísta, aberta, espiritual, com consciencia da transcendencia da vida e da nossa incapacidade atual de entender QUE É DEUS. SABEMOS O QUE ELE NÃO PODE SER E TEMOS ALGUMAS FRESTAS QUE SINALIZAM QUE VAMOS ENTENDER O QUE ELE VEM A SER.  A lei do progresso é permanente. Para sentir melhor e melhor entender Deus e seu Amor, necessário a mudança dos tempos, o amadurecimento das almas e a conquista de um novo mundo, argamassado na sublime Lei do Amor.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

AGENDA

Tenho esquecido de colocar a agenda. Neste final de semana estarei no sábado, no "Júlio César, em Rio Doce, dentro da progração que ocorre todos os anos, sobre ecologia, em Olinda., falando sobre ecologia e espiritualidade. Será 16:30 horas. No domingo, pela manhã, 10 horas, estarei na Fliporto - Feira literária nacional que ocorre em Olinda, numa mesa redonda com o escritor Artur Lins, falando sobre Literatura Espirita e realismo fantástico. Uma honra participar de um evento dessa magnitude para falar sobre a literatura espirita. Já na próxima semana, terça feira, proferirei palestra na Faculdade Integrada de Recife - Facipe, à noite. Sexta feira, dia 23, levanto voo e viajo para Poços de Caldas, MG, onde realizarei dois seminários e duas palestras em evento tradicional daquele recanto mineiro. Retorno na madrugada da segunda feira, dia 26.

AGRADECIMENTO

Agradeço aqui os votos de felicidade que o pessoal tem enviado em mais esta data de aniversário. São comentários e telefonemas que me chegam como grande incentivo, estímulo para crescer e prosseguir. A postagem abaixo, inclusive, nasceu desta data. Obrigado, amigos. Deus lhes abençoe por tanto carinho.

AH! A SAGA HUMANA

Fico pensando na fascinante saga que é a vida humana. Muitos pensam que já decifraram o enigma que é a alma humana mas há meandros na nossa intimidade que não penetramos ainda. Só os milenios proporcionarão adentrarmos nessas maravilhosas dimensões que nos constitue o ser. Sim, existem alngulações, nuances no nosso universo pessoal, que só o processo evolutivo nos dará a chave para penetrarmos na magia que carregamos.

Quanto mais reflexiono na grandeza que compõe a alma imortal mais identifico nossa pequenez ante o que preciso ser alcançado, nossa limitação ante o ilimitado. O pensador repousa a cabeça sobre a mão espalmada e se indaga sobre os mistérios da vida. A perquirição o impulsiona para mais alto voo, para horizontes mais vastos. Temos uma estrada indefinível pela frente.

A saga humana é marcada pelos dissabores e pela alegria, pelas conquistas e pelas frustrações, pela liberdade bem utilizada e pelo desajuste nesta utilização. Ela é bela, por mais trágica que, muitas vezes, se apresente. É bela, por mais agonia vista sua realidade. É bela, por mais lágrimas banhem nossa face. Sempre vale a pena enfrentar os desafios e vencer. Jamais sairemos da vida. Ela é inerente ao espirito. A alma sempre estará na vida, sempre existindo, escolhendo caminhos, pontuando conquistas, edificando edifícios e aprendendo consigo mesmo. Vale a pena viver e sentir, e sofrer, e amar, e servir. Olhar para os céus é olhar para o nosso amanhã. Fitar o infinito é tomar posse da própria realidade: não perecemos jamais. Essa é nossa maravilhosa saga.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AINDA A LITERATURA ESPIRITA

Assisti um vídeo em que o Raul Teixeira, dos mais prestigiados oradores espiritas da atualidade e que recupera de um AVC, faz judiciosas e precisas colocações à respeito das muitas obras psicografadas que inundam o mercado editorial espirita na atualidade. Já fiz uma postagem sobre o assunto aqui no blog. Dentro daquela assertiva de que o que se ganha em quantidade tende-se a perder em  qualidade ( poderia não ser assim ), concordo com as colocações do orador carioca no tocante ao aumento de nossas responsabilidades quanto à qualidade daquilo que passa a fazer parte de nossas publicações. O espiritismo não tem índex, ou seja, relação de obras proibidas. Não deve ter mesmo. Agora, necessitamos agir com foco na melhoria dessa qualidade, favorecendo o acesso das pessoas ao real pensamento espirita.

No momento da Terra, ofertar o pensamento espirita, com todo o seu poder de consolação e fé raciocinada, é algo que não se deve postergar. Sabemos que o mercado de livros relacionados com a imortalidade está aquecido e, muitas vezes, surgem editoras e autores que não tem o devido cuidado com o conteúdo, visando a venda em detrimento da qualidade real da obra. O problema é que muita gente está acessando o espiritismo através de obras duvidosas, misturadas e com abordagem equivocadas sobre o tema espirita.

Um dos caminhos para auxiliar as pessoas a conhecer uma boa obra começaria pelas nossas livrarias, nas casas espiritas, venderem obras de conteúdo correto. Daí a importância que se deve dar às livrarias, primando por preparar trabalhadores que possam opinar à respeito, lendo algumas dessas novidades. Outro caminho, é, tambem, colocar as obras clássicas do espiritismo à vista, com uma pessoa sugerindo-as. A codificação, os livros de Dennis, Flamarion, Bozzano, Andre Luis, Emmanuel, Herculano Pìres, etc, não podem desaparecer de nossas prateleiras. Isso, com certeza, minimizaria a questão da má qualidade, favorecendo que os leitores atendidos por essas atitudes simples, criem seu poder de análise, sua base de conhecimento, estabelecendo, assim, discernimento e segurança para ler com capacidade de reter o melhor, sem maiores confusões.

Bom seria que as editoras ditas espiritas fossem mais seletivas, mais criteriosas quanto às suas publicações. Sabemos, no entanto, ante o crescimento da mensagem, que isto não vem ocorrendo. Trabalhemos objetivando o melhor para a humanidade, cuidando do que oferecemos em nossas casas em termos de literatura.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

AUSENCIA

Meus amigos, estive ausente em função de compromissos com a saúde. O tempo ficou escasso pois submeti-me a um demorado exame que me tomou horas e horas. Nada demais. A saúde está bem e pronto para continuar a jornada. liberei comentários que estavam acumulados. Quando certas coisas acontecem, servem para nos lembrar que não estamos mais no início da encarnação....rsrsrsr. Amanhã escreverei mais. 

domingo, 11 de novembro de 2012

A JUNÇÃO DAS EXPERIENCIAS

Cada raça que passou pelo mundo deixou sua cota de colaboração para o desenvolvimento intelecto - moral da humanidade. Dos primitivos hominídeos, passando pelos lemurianos e a civilização da Atlântida, ganhamos vivencias e conhecimentos que foram incorporadas ao cabedal armazenado pela nossa população planetária. Ainda hoje se estuda a farta contribuição do Egito antigo na edificação de um novo estágio evolutivo da Terra. E as escolas filosóficas que brotaram na Grécia antiga? que portento de pensamentos, que agudeza de construção das idéias! Vivemos, na atualidade, o ocaso da raça ariana, a chamada quarta grande raça que Emmanuel se refere no seu encantador " A Caminho da |Luz", psicografado por Chico Xavier. A contribuição advinda dessa linhagem é enorme.

Se desenha no horizonte novos caminhos. A civilização experimenta uma confusão de informações. Está sendo estruturada, no entanto, uma realidade mais ampla e profunda, um novo estágio de sociedade, influenciada pela natureza dos espiritos que estão reencarnando nois dias atuais. Sinto a Terra hoje como uma imensa fornalha, ou melhor, um imenso caldeirão de idéias, preparando uma nova realidade. Nada se perde. Tudo o que foi vivido pela grande família humana ao longo dos milênios, de positivo e de negativo, se incorpora como aprendizado. Estamos em pleno ensaio para mais amplo surto de evolução. Sou otimista sempre. Creio, firmemente, nas luzes de novas etapas que estamos por conquistar. A lei do progresso é energia impulsionadora na direção das vastas messes de luz com que a Suprema Inteligencia do Universo bafeja sua criação. A gloriosa "renascença" espiritual se aproxima. A era de ouro se fará a partir das lutas, dos recuos e avanços da civilização.

A INDA O DESCASO

Nosso Thiago, pela resposta que deu sobre minha resposta à sua postagem referente a Seca e o Descaso,  demonstra que ficou aceso, ou seja, a defesa confirma que a ideologia política do amigo pesa muito no raciocínio dele. Vejamos: faz referencia aos governos militares, como se, em algum momento, tivéssemos citado que o período militar hovesse sido melhor ou que houvéssemos feito alguma defesa dos militares no governo. Ledo engano. Segundo aspecto é que o amigo cita isso e infere que os atuais governantes foram os instaladores da democracia no país quando sabemos que uma parcela deles, pelo menos, não "lutou" por democracia. Depois, refere-se Thiago ao fato do governo ter "cortado " na própria carne. Ora, amigo, FOI OBRIGADO A FAZE-LO´. AS DENÚNCIAS FORAM TÃO GRAVES ( E AINDA SÃO ) QUE NÃO HAVIA COMO SEGURAR AS PESSOAS NOS SEUS CARGOS. Por fim, ele fala dos espiritas que, se não concordam com o governo, entrem na política e façam melhor. Temos aí uma questão que o Thiago precisa entender: para se posicionar como cidadão não se faz necessário que se seja politico profissional, ou seja, eu não preciso ser vereador, prefeito, senador, etc, para ter o direito de me posicionar ou ter minha visão das coisas. Já pensou, todo mundo que discordar de uma administração municipal ter de ser prefeito para poder consertar o que discorda...escreveu ainda o amigo discordante das colocações que aqui fiz, que orador espirita não salva ninguem e que não é pai de ninguem. Ora, não entendi a referencia. Qual a ligação com o assunto? Se foi para me lembrar que eu não salvo ninguem, agradeço mas já sabia disso e não me proponho a qualquer coisa dessa natureza, amigo. Depois, não me acho pai de ninguem aqui. Apenas exponho, no nosso  espaço, o que acho sobre vários assuntos, inclusive política. Nunca expressei que voces concordem comigo. Se a sua preocupação é de que os meus pontos de vistas possam influenciar alguns corações que aqui participam,  não creio nisso. E para concluir, segundo seu último comentário que está postado logo abaixo, deixa a entender que se refere as dificuldades que temos de viver a mensagem de espiritualização, o que é verdade, no entanto, isso não impede que possamos discordar de nossos governantes. No que diz respeito ao bem coletivo e a administração pública, desde que se faça as observaçõoes com respeito e sem ferir a dignidade de outrem, perfeitamente válido que haja o contraditório. Aliás, em termos de democracia, fundamental que exista a oposição. Fora isso é ditadura e esta, seja de direita ou de esquerda, repudio.

Permanecerei discordando desta linha de administração da sociedade que prima pelo aborto, que  estabelece práticas que lesam o bem público ( A Suprema Corte do país confirmou tal prática agora há pouco ) e relegam compromissos com o exemplo que devem vir dos nossos líderes. Para que não achem que tenho uma visão fechada sobre os atuais mandatários, sei que os há de boa intenção, porem, a posição jamais será de cunho pessoal e sim, de visão e prática da ordem política. Repito uma assertiva do Livro dos Espiritos que o mal predomina ainda na Terra porque os bons se omitem ou se calam. Sem estardalhaço e sem muito menos achar que os governantes são os ruins e nós somos os bons ( porque não acho mesmo isso ), escrevo  para reforçar que temos o direito de discordar e alertar, sim, quando, porventura, algum mal teime em se perpetuar sobre a coletividade.
Desculpem o texto já longo e o assunto enfadonho. Dou aqui a celeuma por encerrada.

sábado, 10 de novembro de 2012

O DIFERENCIAL DE CAMPINA GRANDE

Na postagem abaixo, fiz referência a uma cidade alemã que adotou o Esperanto como língua auxiliar, inclusive, estabelecendo a oferta do curso em todos os colégios da cidade. Campina Grande, interior da Paraíba e segunda cidade mais importante daquele Estado, tambem criou seu diferencial. Todos os anos a cidade torna-se região da espiritualidade, das religiões, durante o período do carnaval. O município ficava vazio nesta época pois a maioria dos seus habitantes terminavam por viajar, alguns para Recife a fim de brincar carnaval, outros para João Pessoa objetivando descansar na zona litorânea, enfim, a cidade ficava vazia. No próximo ano ( fevereiro ), o encontro mais antigo da cidade, de natureza espiritual, completa 40 anos. É o MIEP - Movimento de Integração do Espirita Paraibano, evento que já tornou-se nacional, aglutinando milhares de pessoas em diversas de suas palestras. Mas não só os espiritas tem seu encontro na cidade. A programação é extensa e com múltiplas opções. O Encontro da Nova Consciência, que engloba diversos seguimentos religiosos e filosóficos numa só programação, deu projeção internacional ao mesmo. E os evangélicos, assim como os católicos, promovem, tambem, seus retiros. Com isso, Campina Grande respira um ar diferente de outras cidades , sobretudo, as envolvidas com o carnaval. Os hotéis ficam cheios, os restaurantes funcionam, etc. E o mais importante, claro, mentes e corações tem oportunidade de estudar e entender o pensamento espiritual em suas diversas expressões. A| cidade fica diferente. Bom programa para quem desejar aproveitar os quatro dias de Momo para meditar, conhecer e praticar os valores da imortalidade, numa cidade das mais simpáticas e colhedoras do nordeste. Hora de programar-se. Vale a pena.


ESPERANTO COMO LINGUA DE APOIO NA ALEMANHA

A revista Superinteressante deste mês de novembro, traz uma matéria atraente e inusitada: o Esperanto, a língua auxiliar criada pelo gênio missionário de Lázaro L. Zamenhoff, e que não objetiva substituir nenhuma língua ou idioma pátrio e sim, de ser um idioma de apoio, que facilite o entendimento entre os homens, foi adotada como uma espécie de segunda língua na cidade alemã de Herzberg am Harz, cidade de cerca 15 mil habitantes. Não que toda a população já fale o Esperanto, não. Segundo o próprio prefeito, esperantista, Gerhard Walter, ele acredita que cerca de 500 habitantes se dedicam a falar a língua neutra. Segundo o prefeito, todos os colégios da cidade oferecem o estudo do Esperanto mas poucas pessoas se matriculam nos cursos. Apesar disso, a atitude do prefeito de apoiar o Esperanto tem rendido lucros para o turismo local. Congressos esperantistas tem sido realizado por lá, atraindo cerca de 300 pessoas nos eventos, impulsionando a rede de hospedaria, restaurantes e transportes da cidade. Com pouco investimento financeiro, o prefeito conseguiu criar um diferencial para Herzberg. E a mensagem de fraternidade da língua neutra universal, o Esperanto, ganha manchetes e se propaga entre os alemãs.

A RELIGIÃO CÓSMICA

Indiscutível que estamos vivendo a grande transição. A gama de novas informações provenientes das ciencias e as convulsões de cunho social, alem das circunstâncias de alterações geográficas do planeta, apontam, nitidamente, nessa direção. As comunicações persistentes do mundo espiritual conclamando o ser humano à busca da renovação moral acentua a hora delicada e especial que vivenciamos na atualidade.

Nas altas esferas não se cogita o desaparecimento dos homens do mundo e sim, sua adesão, em breve, à religião cósmica, a religião natural, a religião do amor. Conforme assertiva de Emmanuel por intermédio do Chico Xavier, confirmando mensagens dos espiritos da legião do espirito Verdade, como Arago, Fenelon e outros, assistimos ao desaparecimento de toda uma geração, ou seja, de um nível de geração, mais atrasada, e o surgimento de outra, formada por almas mais maduras e com maior quociente de iluminação interior. "São chegados os tempos".

Nada a temer das forças convulsionadas da natureza. As energias telúricas que modificam a geografia planetária trabalham, em verdade, para que se concretize a implantação da nova civilização. O fator moral é muito maios poderoso e decisivo para a mudança do que os movimentos catastróficos que venhamos a assistir na atualidade. Deus está no leme. Um ciclo específico de condição moral se encerra, outro desponta, assim como o dia sucede, naturalmente, à noite. Tudo prosseguirá, dentro de um planejamento mais elevado idealizado pelas potestades misericordiosas e sábias que regem nossos destinos.

Este é o alvorecer da religiosidade por excelência, da espiritualidade vivida.  Um parto de beleza ímpar. No corpo ciclópico da natureza, verifiquemos as forças amigas que nutrem a seiva da existencia. Nada a temer, repito. Enxerguemos os elementos positivos que ensementam a gleba preparada. Verifiquemos os planos do alto que promove o reencarne em massa de espiritos de grande qualidade moral nos dias de hoje e só isso nos dirá que a vida prosseguirá triunfante no planeta. As dores coletivas que sempre existiram oriundas do carma da população, poderá intensificar um pouco mais sua ação. Nada, porem, fora da curva de observação no tocante ao movimento da Terra O futuro nos pertence..

ONDE JESUS PASSARIA O NATAL

Estamos iniciando, na Casa do Caminho, mais um ano do projeto : "Onde Jesus Passaria o Natal ?". Consta de um trabalho de visitação aos barracos das tres comunidades assistidas pela instituição na véspera do Natal. A caravana se desloca da sede  por volta das tres da tarde, estendendo o trabalho até por volta das 19 : 30 hs. É uma emoção indescritível. Alguns lares nos presenteia com as lágrimas daquelas pessoas simples, sofridas, amarguradas por uma vida de extrema dificuldade. Quem desejar partilhar desse momento, pode vir. Levamos cestas natalinas, brinquedos e outras doações. Realizamos orações em cada casa visitada. Foi dada a partida. A campanha teve início.

VERDADE DOS FATOS

O amigo Thiago Leite postou comentário defendendo o governo quanto ao descaso referente à seca que já dura mais de um ano. E ele defendeu a presidente afirmando que ela está com as mãos atadas. Mãos atadas, como ? tem a grande maioria no congresso, é presidente num país hipertrofiado em termos de executivo, como mãos atadas ? mãos atadas está o povo que continua a sofrer o problema e a população brasileira que tem que conviver com um dos mais altos índices de violencia do planeta e refem das drogas, tornando o Brasil  segundo lugar em uso de crack e cocaína. Se ela reuniu governadores antes de ontem para anunciar liberação de verbas, questiono por que só agora ? e as mãos, foram desatadas ?

Quanto ao fato de  voce citar os 9 ministros que ela colocou para fora com menos de dois anos de governo , aliás, ministros herdados do governo Lula, alem de ter sido um dever, recordo que só o fez após a pressão da imprensa livre, mesmo assim, ela relutou, procurando segurar, até onde aguentou...Não foi uma atitude independente da presidente. Foi a ação da imprensa e político morre de medo da opinião pública ( pelo menos isso ). Alem do mais, Thiago, para que tanto ministério em nosso governo, sendo que eram 39 (a média seria 15 ) e ainda foi criado mais um, a secretaria das pequenas e micro empresas, que possuirá forum de ministério. Enquanto isso, falta verba para saúde, educação, segurança, infra estrutura, etc. Não falta verbas para propagandas, porem, os apagões avolumam-se e o analfabetismo funcional, segundo as últimas pesquisas, vem crescendo no país.

Dizer que ela não fez ou faz determinadas ações emergenciais, com agilidade devida, porque está de mãos atadas, me perdoe mas considero uma injustificável defesa. Tudo bem que voce tenha sua simpatia ideológica, onde quase sempre não há espaço para uma visão diferente, o contraditório, no entanto, caro amigo, já ´é hora de olharmos para o que nos cabe fazer como cidadão: assumir a responsabilidade junto aos nossos homens públicos, a fim de que eles saibam que há uma força atenta e disposta a favorecer o bem, seja de que partido for o administrador. Infelizmente, Thiago, hoje, é o pt. garanto à voce que se fosse PDT, PSDB, DEM, PCB, nas mesmas condições, eu estaria postando o que posto aqui.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A SECA E O DESCASO

O  Nordeste vive um de seus mais intensos períodos de seca. É cíclico. Todo mundo sabe que vai chegar em algum momento. Um presidente bem popular fez a maior festa referente `a transposição das águas do rio São Francisco. e como em outras ocasiões, o que foi anunciado com festa imensa ficou no retardo, não prosseguiu. Lembro quando se festejou, tambem, que éramos auto suficientes em combustível. Resultado: estamos importando combustível e, provavelmente, haverá falta deste em algumas regiões do país neste final de ano., segundo a imprensa vem abordando.

Assisti, agora há pouco, o Jornal Nacional apresentando o dinheiro público desperdiçado na obra do São Francisco. Bilhões quase perdidos. Mato cobrindo boa parte dos trechos abandonados e onde há concreto já posto no que seria o canal de transposição, há rachaduras e quase todo o trabalho será refeito. Enquanto isso, os animais morrem de sede e o sertanejo padece das mesmas agruras de sempre ante a falta d'água.

Segundo o Ministério responsável, a transposição era um projeto maias complexo do que eles imaginavam, conforme noticiado pelo telejornal. Novamente a história se repete: falta de planejamento pois aqui mesmo, em Pernambuco, a refinaria de petróleo que custaria 2 bilhões, já está orçada em 20 bilhões, com uma série de aditivos sobre o seu preço. A atual presidente da Petrobrás reconheceu a falta de planejamento do governo anterior. Quanto à seca, após meses de seca cruel em todo o Nordeste e parte de Minas Gerais, a presidente reuniu-se com os governadores para tratar do problema e anunciar, como de praxe, recursos para combater o que já era para estar sendo combatido desde o início. Desculpem. Eu não posso deixar de fazer referencia a isso pois temos diante de nós o sofrimento agudo dos irmãos sertanejos, quando a seriedade de nossos homens públicos poderia já ter, se não resolvido o problema, de fato bem complexo mas que tem solução ( o povo de Israel sabe disso e Las Vegas tambem ), pelo menos, dado a assistencia necessária, minimizando o dilema dessa natureza. O ralo por onde escorre o dinheiro dos impostos continua aberto. A sangria precisa ser detida. Só aos céus cabe resolver e atuar sobre isso ?



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DUAS JOIAS EMBOSCADAS NOS CORPOS

Voces vão me desculpar mas não posso me furtar a postar algo relacionado com minhas outras duas filhas. Sei que talvez não seja interessante para os frequentadores do espaço mas, sinceramente, de tudo a gente poide tirar lições e encontrar caminhos para valorizar almas, principalmente as que se encontram viajando ao nosso lado.

No meu livro VITÓRIA DE DEUS, publiquei, como último capítulo, um poema que fiz para Talita, minha filha mais velha, face ao fato de que, na oportunidade, ela, pequenina, chorava sofridamente pelo fato da televisão transmitir o início do bombardeio americano sobre o Iraque, na guerra do Golfo. Sua sensibilidade já era por demais conhecida minha, no entanto, chorei junto com ela ante a insanidade de mais uma guerra. Pois bem. Talita HOJE está fazendo 21 anos. Imaginem com está rodopiando minha cabeça. Não porque estou ficando velho, afinal, velhice é um ensaio para o rejuvenescimento após a desencarnação ( gostaram?). Mas porque parece que foi ontem aquela menina de cabelos escorridos, dançando pela casa, com olhos asiáticos e sorriso de aconchego. A garotinha que impressionou o nosso Jorge Andrea, pesquisador espirita, quando de nossa estada em Paulo Afonso, Bahia, para um evento e Talita fora conosco. "Essa menina veio da Ásia ", dizia ele com sua perspicácia de estudioso da reencarnação.

Pedra preciosa. Espirito independente e maduro. Alma com passagens nos templos dos mistérios espirituais. Grande elo nos liga desde tempos imemoriais.Já me deu lições incríveis. Já me surpreendeu enormemente. E para completar, como não ser grato ao Senhor da vida pois a outra jóia emboscada num corpo de carne, minha filha Dandara, completou, no mes anterior, seus quinze anos na atual reencarnação ? Danda, como a chamamos, é uma doçura de pessoa. Cativa pelo seu silencio. Atrai pelos seus olhos amigos. Prende pelo seu extremado carinho. Obediente, embora, muito possessiva com suas coisas. Foi a maneira da natureza demonstrar o quanto ela é bem humana...rsrsr. Duas jóias que estiveram comigo na minha anterior experiencia na carne e agora, repetem a dose. E eu, essa ilha feliz, cercado por essa fantásticas mulheres. Ou fui maravilhoso para com elas ou, então, tenho muito que me corrigir junto a esses espiritos bem femininos. Fico mais com a segunda opção, rsrsrsr.;

NA SIMPLICIDADE DO AMIGO CLÉO

Desejo chamar a atenção dos companheiros do blog para o comentário judicioso, bem escrito e de conteúdo que eu assino embaixo ( como se precisasse! ) do meu amigo Cléo Fonseca, que subescreve "Simplicidade", referente ao tema CLONAGEM DA ALMA?, postado logo aí embaixo. Foi muito feliz o Cléo. Colocou com precisão cirúrgica a questão. Lúcido e aberto, responsável e com leveza em sua argumentação. Deem uma olhadinha.

MEU IRMÃO PAULO FERNANDES

Acordei com grande saudade de um coração amigo dos tempos de minha primeira casa espirita, minha escola de cerca de doze anos de atividades, o Núcleo Espirita Ismael Gomes Braga, o amigo Paulo Fernandes. Alma de poeta, mente de filósofo, coração de passarinho. Livre, despreendido das coisas materiais. Viajei, hoje, para o país das lembranças e lá estava Paulo e os momentos de cristianismo nascente que vivemos, ao visitar pessoas enfermas ou tomando o cafezinho quente com broa de nossa mãe Emília, criatura a que já fiz referencia aqui no blog. O largo sorriso do amigo, seus olhos azuis sonhadores e um certo ar de tristeza cativavam quem dele se achegava ( e ainda cativa ).

Fazia pérolas de poemas e músicas que nossa mocidade cantava embevecida. Coração de paixão, tinha algumas dificuldades com a bebida. Me parece que já superou. Um dia desses nos encontramos e ele falou, entusiasmado, que precisávamos nos encontrar, nós dois e mais alguns "mosqueteiros " daqueles tempos inesquecíveis.

Apesar de sempre enfrentar dificuldades financeiras ( não teve muita sorte nas atividades profissionais ), mantinha a confiança e sentia-se feliz como uma criança por coisas muito pequeninas para o comum das pessoas mas que, para ele, eram coisas de enorme valor. É um grande amigo e um extraordinário coração. Deve estar enchendo de risos e poesia muitas almas por aí. Não sei onde ele se encontra agora, só sei que desejo ve-lo, sentir um pouco das coisas lindas do céu no seu abraço um tanto tímido mas cheio de calor e aconchego. Em sua homenagem, tenho sempre encerrado algumas de minhas palestras com uma sua poesia, que tem uma música linda. Acho que voces vão recordar desse poema ( aqueles que já assistiram alguma palestra desse vosso escriba ):

Hoje acordei, feliz a cantar
Uma alegre canção, sem tergiversar
Não vale ser triste, não pares na dor
Sorria, amigo, na paz do |Senhor
Olha os campos, os pássaros, as flores
A noite e os céus, com seus esplendores
A vida é bela, sublime é o amor,
Sorria, amigo, na paz do Senhor

E mais esta:

Caminhei, caminhei, sem saber onde ir
Nestes caminhos, tantas vezes me perdi
E o amor do |Pai, a brilhar se fez em luz,
iluminando nos caminhos,
as pegadas de Jesus....

E por aí vai. Talvez, para alguem de gosto e sentimento mais rebuscado, sofisticado, as letras possam parecer simples demais, no entanto, com sua musicalidade, e dentro do momento em que vivemos o nascer das canções, elas tem uma beleza enorme. Bom, taí. Essa minha homenagem para esse coração de |DEus, que me faz, no dia de hoje, sentir uma emoção especial pelo passado e saudade do futuro, onde, com certeza, estaremos, de novo, bem juntos.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

CLONAGEM DA ALMA?

Recordo bem quando surgiram os debates sobre clonagem. Assim como o bebe de proveta , causou celeuma e posições bizarras umas, ajustadas outras e o temor da ciencia. O tempo ajusta muita coisa. E se consegue, então, clarear o horizonte sem que se perca o bom senso.

Tanto na questão da fertilização in vitro quanto na clonagem, a reencarnação veio à baila entre os seguidores do pensamento reencarnacionista. Como ficaria, então ? Por ser uma abordagem nova, esses temas provocaram em muita gente uma certa insegurança inicial. Natural, em se tratando de abordagens enfocando questões inusitadas. A reencarnação ficou no mesmo lugar. O entendimento de que os cientistas da Terra recebem estímulo de pesquisa dos cientistas desencarnados oferta a compreensão de que a morte não é o  adentrar-se em todas as respostas do Universo. Não cessa a busca, a perquirição, as indagações, embora a visão se dilate e novos elementos se agreguem, propiciando mais ampla visão. O cientista prossegue cientista, desejando obter respostas e entender a vida. Estudos sobre processos de reencarnação se aprofundam na dimensão espiritual e por saber que o que existe aqui veio de lá, inferimos, naturalmente, que esses novos caminhos representam a chegada do tempo propício para novas portas de acesso do espirito às experiencias na carne, já que surgem mais dificuldades para o retorno à carne desecadeado pelo ser humano invigilante, tais como aborto, infertilidade ( aí brota o problema de existencias passadas ), etc.

E a clonagem ? A preocupação ética com a questão é pertinente e apresenta uma certa maturidade da sociedade para com a sensibilidade moral. Recordemos, no entanto, que a perspectiva para a medicina é fantástica. Normalmente, imaginamos clonagem como uma espécie de réplica de uma pessoa, igualzinha ao original. Não é isso. Órgãos podem ser reproduzidos, suprindo a deficiencia de doações e salvando vidas. É uma novo caminho para o bem estar da civilização.

Se fosse possível clonar o corpo, seria a clonagem do indivíduo, da individualidade, do caráter ? Claro que não. O espirito é distinto do corpo e é único. Ainda que a ciencia da Terra viesse a dominar tal tecnologia ( o que não duvido ocorra no futuro ), isso não implica que se terá uma pessoa em duplicata pois a pessoa não é o corpo. A alma traz suas aquisições de um pretérito longínquo e essas conquistas delineiam o ser. Não será um bolo de carne com forma que constituirá o ser. O espirito inmtelectualiza a matéria, conforme lemos em o Livro dos Espiritos. E isso quer dizer que um "clone" alcançado pela ciencia só vingará se existir um espirito para habitar e intelectualizar a clonagem. E será uma personalidade diferente do molde de onde brotou a réplica, pelo motivo citado acima. Não há dois espiritos iguais.

A natureza já produz seu clone. Os gêmeos de forma semelhante comprovam o que coloquei no parágrafo anterior. São parecidos, quase iguais na forma, no entanto, todos se encantam com a diferença que apresentam de tendencias, gostos,  caráter, perfil psicológico, etc. Óbvio que ocorre de apresentarem certas afinidades de características mas isso se explica por serem almas identificadas com aqueles mesmos gostos, espiritos afins. São, no entanto, seres distintos.

Clonagem da alma, jamais. Reprodução da forma, possível. São novos campos de colaboração da ciencia para com as leis de Deus. Para isso, deu o Criador a inteligencia aos espiritos, para que auxiliem nno desenvolvimento da vida e na transformação dos mundos, colaborando com Ele no grande concerto do Cosmos.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

OLHOS PARA QUEM ESTÁ AO NOSSO LADO

Em conversa com um amigo muito próximo, ele me narrou suas agruras, a angústia que envolvia seu coração. Coração generoso e sempre preocupado com o próximo, não mede esforços para socorrer a necessidade alheia. Verdadeira compulsão para ajudar o semelhante. Construiu sua vida em cima desses valores da solidariedade que marca o universo cristão. E por que estava vivendo o atual momento de sofrimento intimo ?

Ele descobriu, essa semana, que sua companheira, a esposa querida de tantos anos, estava sofrendo de baixa auto estima e desejava morrer. Foi um impacto terrível em seu coração. Então ele, acostumado a detectar os males da alma em muita gente não havia percebido o drama vivido pela esposa ? Assistiu, com máscara de sofrimento íntimo, a companheira afirmar que não queria mais viver. O desafio, agora, estava ali, bem juntinho ao seu coração.

Procurei reconfortá-lo, apontando que isso pode ocorrer, que não somos perfeitos e as pessoas podem mascarar sua realidade íntima. Óbvio que isso não teria o efeito que eu desejava pois a aguçada consciencia do amigo, seus conhecimentos de psicologia, a vivencia doutrinária, apontava na direção contrária. Enxergava com imensa clareza a dor distante mas fracassara em identificar o gemido mais próximo. Claro que não se deve absorver tal sentimento de culpa como se tudo fosse simples assim, olhou e identificou. O ser humano é um grande mistério, na verdade. Continua sendo pois no nosso estágio, estamos engatinhando no que diz respeito à realidade íntima de cada alma. Temos muito o que aprender.

Trato do assunto porque ele mesmo me pediu que abordasse o tema a fim de que servisse à outras pessoas. Solicitou até com certa ênfase que eu o fizesse pois desejava que sua experiencia fosse útil para outros corações. E aí está. Sim, precisamos ter olhar para quem segue ao nosso lado mais de perto. Filhos, marido, esposa, um tio, avós, são almas que trazem suas lutas e necessidades implorando nossa capacidade de amar, de ser fraterno e os amparar. Olhos para quem caminha ao nosso lado, o próximo mais próximo.

domingo, 4 de novembro de 2012

CONSISTENCIA

Encontro muita gente assustada com os fatores catastróficos divulgados nos meios de comunicação, mas sobretudo nos meios espiritualistas, previstos para este ano, precisamente, no dia 21 de dezembro. Na mentalidade coletiva, há um sentimento de culpa que predispõe a aguardar ações dolorosas sobre a humanidade como elementos de uma transformação que necessita ocorrer no planeta. Várias datas foram previstas para o final do mundo ao longo deste século. Estamos aqui ainda.

Claro que percebemos fatores climatológicos e movimentos telúricos que, por sinal, sempre existiram, ocorrendo em todo o globo. E entendemos que eles, de alguma maneira, fazem parte da movimentação natural dentro do processo que vivemos atualmente. É preciso, no entanto, serenidade e não abdicarmos da racionalidade para que não venhamos a pagar um pesado tributo ( mais do que já ocorre ) em forma de doenças mentais, sofrimento psíquico de alta magnitude e crises emocionais em grande parcela da humanidade.

Ante tantas notícias de natureza trágica, importante contemplar, tambem, aquelas que apontam na direção de uma certa normalidade, face ao fato de que os espiritos nobres e responsáveis que, ao longo desses anos todos, jamais terem feito observações desse teor alarmista. Emmanuel, Joanna de Ângelis, Imperator ( através de Stanton Moses), Bezerra de Menezes, etc, em suas mensagens avulsas e em livros como o intitulado "EMMANUEL", não apontam destruição em massa no planeta em uma época específica. A codificação espirita não cita algo desse porte e Sai Baba, guru indiano já desencarnado, que fazia referência à transformação da Terra em mundo melhor, não nos parece tenha se referido à algo tão nefasto para a humanidade.  Seria só por "generosidade"? Teria sido apenas para não chocar ? Não haveria dó para a humanidade ante tão drásticas consequencias?

Se pegarmos o livro "Não Será em 1012", da Dra Marlene |Rossi e do Geraldinho, que informa teria Chico Xavier conversado sobre as grandes mudanças planetária, a única referencia trágica abordada é no que diz respeito ao fato dos países ricos desencadearem uma guerra nuclear, o que provocaria uma hecatombe de proporções dilacerantes , o que, convenhamos, graças à Deus, não parerce provável nos dias atuais...

Assisti um documentário na Nacional Geografe hoje sobre o calendário maia e os elementos que poderiam configurar a destruição da humanidade, incluindo aí, fenômenos geológicos, tsunames, etc. E a posição da ciencia, conquanto admita que muitos fatores podem, sim, desencadear uma situação trágica para a civilização, apressa-se a dizer que sempre existiram essas possíveis ameaças e que, atualmente, nada indica essa direção para os dias que vivemos. Poderiam ocorrer de surpresa ? Claro que sim, afinal, os fenômenos telúricos não pedem licença aos homens para ocorrerem. Nada, porem, fora da curva de observação.

No livro a Genese, Allan Kardec faz uma abordagem judiciosa sobre a era nova que se avizinha, indicando, conforme informação dos espiritos superiores, que as mudanças ocorrerão muito mais em função da natureza moral dos espiritos que reencarnarão do que pelos fenômenos destruidores provocados pela natureza. Novamente coloco: assistiremos diversas tormentas no globo, provavelmente com grande intensidade, no entanto, por que esquecermos que Deus encontra-se à frente do Universo e o seu Amor é a força que organiza o progresso ?

Portanto, serenidade. As coisas não ocorrem aleatoriamente. A consciencia superior preside os elementos, visando a felicidade e o aprendizado de todos. A razão solicita consistencia nas análises de qualquer natureza. Usemo-la, com a calma de quem sabe que as divinas forças encontram-se no leme dessa embarcação.

A ATENÇÃO DO ESPIRITO

Nas dimensões espirituais, a alma situa-se no alvo que sua atenção se volta. Essa colocação surge para analisarmos o fato de espiritos permanecerem presos não só a ambientes bem como a épocas. Daí muitos ficarem alienados do que lhe ocorre à volta e, até, sem perceber os seres humanos que pululam ao seu redor. Isso infere que não basta estar desencarnado para tudo perceber à sua volta.

Espiritos fixam seu pensamento e vibração em determinado período de suas experiencias. Não percebem o tempo passar. Aliás, por isso mesmo, a sensação do tempo é algo que pode diferir daquela que os que estão na carne vivenciam. Isso tambem explica a razão de. nas reuniões mediúnicas, conversarmos com entidades completamente alheias à sua realidade de desencarnadas ou desconectadas da passagem do tempo. Muitos, ainda, experimentam a vivencia de épocas remotas. Temos, antão, mutos elementos para um estudo aprofundado sobra a vida e a constituição dos universos.

Outra coisa que me vem à mente nessa abordagem é quanto a assertiva de Jesus de que " onde colocas o teu coração, aí estará o teu tesouro". Onde a alma coloca seus interesses, sua atenção, ali passa a ser o seu universo pessoal, o ambiente de suas aspirações. Sem descer à maior profundidade pela imaturidade intelectual de seu tempo, Jesus tratava desse aspecto de nossas vidas após a morte ( tambem ). O espirito e o tempo - como bem colocava Herculano Pires - tem muito o que se estudar.

sábado, 3 de novembro de 2012

MINHA FILHA ESPERANÇA

Hoje é o aniversário da minha filha mais nova, Esperança. Sim, é esse o seu nome: Esperança. O nome tem a ver com sua história de vida. Tem a ver com nossos sonhos. Superou muitos desafios para chegar aonde chegou. Minha Esperança. 

Doze anos apenas. Já doze anos. Para o tempo de existência na atual encarnação, apenas doze anos. Para a sua luta contra os obstáculos que atravessou, já doze anos. Quando viajo, claro, a saudade das filhas é grande, assim como da companheira querida. Falo, porem, de Esperança neste texto. É seu aniversário e a minha saudade dela se refere às lembranças de seu sorriso acolhedor, largo. Sorriso espontâneo. Alma alegre. Ah, e como dá trabalho. Até isso me faz sentir saudades dela. E que ela jamais saiba disso, senão, estou frito.

Doze anos. E que Deus a abençoe na jornada. Abençoe seu coração generoso. Não pode ver ninguém sofrendo que deseja logo fazer alguma coisa. Um mendigo corta-lhe o coração. Quer dar tudo o que tem. Essa é Esperança. Quem não a conhece, precisa conhecer. Ativa, esperta, um tanto teimosa, linda. Chamo-a, desde pequenina, "prefeita do Umbral". Isso é para vocês terem uma idéia.

Esperança, nome da Nova Era. Nome de superação. Nome de um dos meus amores. Simplesmente, a amo..

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

FINADOS SERÁ PASSADO

Aproxima-se o tempo em que o dia dos finados pertencerá ao passado. As lágrimas, às vezes desesperadas, outras vezes resignadas, estarão nas páginas da história, descrevendo elas o período em que os seres humanos "não sabiam" que eram imortais e que os entes queridos, atravessando a barreira das vibrações através daquilo que chamamos de morte, permanecem vivos e partilhando o mesmo afeto, os sentimentos, os sonhos, as aspirações que possuíam quando na Terra.

No museu da história estará a idéia ilusória da morte. Haverá, apenas, o dia dos sempre vivos e será todo dia. Com a mente aberta e a mediunidade natural, os seres humanos perceberão os seus afetos domiciliados no mais alem ao seu redor e entabularão conversação amigável com eles. Alguns os enxergarão, outros os escutarão, sim, a mesma voz que os emociona, ali ao  lado. A Era Nova trará a consciencia que a morte é vida. A vida sucede a vida. Há sempre vida.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

NA FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO

Dia 20 de novembro, às 19: 00 hrs, estarei proferindo palestra na FACIPE - Faculdade Integrada de Pernambuco para seus alunos. sempre que surge uma oportunidade como esta faço de tudo para poder aceitar, só não o fazendo quando a data está completa ou for dias em que não posso marcar palestras face minhas atividades na Casa do Caminho. É um campo para chegar as mentes e corações de futuros profissionais, que construirão o amanhã.

FEIRA LITERÁRIA

Aqui em Pernambuco ocorre , todo ano, um grande evento na área da literatura. É a FLIPORTO, que teve início em Porto de Galinhas, litoral sul pernambucano, balneário dos mais famosos no cenário turístico internacional, e que foi transferida para a linda Olinda, Patrimônio da H|umanidade, aqui juntinho de Recife. A feira traz escritores famosos e reconhecidos intelectuais. Pois bem, o Espiritismo terá um belo espaço este ano ( parece-me que pela primeira vez. Não tenho certeza.). Haverá uma mesa redonda sobre o tema: LITERATURA ESPIRITA E LITERATURA FANTÁSTICA. Recebi, hoje, o convite e após consultar a agenda, estando com a manhã desta data livre, aceitei. Farei palestra assim como outro escritor abordará sobre a segunda parte. O mediador será o escritor Fernando Farias. Será no dia 18 de novembro, domingo, 10 da manhã. Considero uma honra e uma bela oportunidade para a causa pois esta é uma feira reconhecida e muito bem prestigiada. Para mim, será um presente de aniversário falar da nossa literatura espirita ( dia 16 fico mais próximo do desencarne rsrsrsr). Quem puder estar lá, programe-se.

ARAPIRACA

A participante do blog Eronilda postou comentário indagando a data em que estarei na cidade de Arapiraca, cidade pólo do interior alagoano, pois deseja convidar um amigo para dele participar. Eronilda, sinto-me honrado pelo seu interesse e pela confiança que demonstra em nosso trabalho, ao ponto de envidar esforços para a participação do seu amigo. Estarei em Arapiraca nos dias 01 e 02 de dezembro, tendo início o seminário no sábado, as 15 horas; a noite às 19: 30 e no domingo será a partir das 9 da manhã até ao meio dia. Nos veremos lá.

AGENDA

Este final de semana deixei mais livre. arei, apenas, palestra em Olinda, no NEAM - Núcleo Espirita Aristides Monteiro. Falarei sobre  As Crianças da Nova Era. Domingo vou à Casa do Caminho, na parte da tarde.