Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

AGENDA

Sábado, pela manhã, estarei num programa de rádio no bairro do vasco da gama. À noite, proferirei palestra na Fratrenidade Espirita Irmão Zaqueu, em Jaboatão, bairro de Cavaleiro. No domingo, à tarde, falarei no C. Espírita  Cristina de Menezes. Aguardo, por sinal, contato dos amigos dessa instituição, para confirmação e resolução de algumas pequenas dificuldades quanto à palestra. Se alguem da casa estiver lendo o blog, por gentileza, peçam para entrarem em contato comigo.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ENCONTRO COM UM AMIGO

Muitas  vezes não damos importância a uma segura amizade. Podemos esquecer certas características desse tesouro superior, sublime: a amizade verdadeira. De frente para o belo mar de Boa Viagem, em minha querida Recife, sou envolvido pelas vibrações indescritíveis de reencontrar um desses tesouros. Há muito ansiava reve-lo. Havia, por circunstâncias da vida, perdido contato com ele. Faláramos, a última vez. por telefone. E ali estava o amigo Geceraldo Cerqueira diante de mim, com sua querida companheira Didi. Nos abraçamos afetuosa e demoradamente. Sentamos num cantinho da calçada e esquecemos da hora. Quase duas horas trocando impressões sobre nosso ideal espirita e relacionando os desafios que ensinam.

Um amigo! Quanto calor emana de um verdadeiro amigo. Tenho muitos. Sei que recebo esse calor a que me refiro. Sinto a emoção dessas almas quando nos vemos e elas podem sentir o mesmo emanando de mim. Nem sempre podemos estar juntos. O estar junto fisicamente é detalhe. Estar na alma e no coração é tudo. Eles, os amigos, são perfumes, flores, árvores que nos acolhem e colocam a sombra amena nos abrigando do sol escaldante. São fontes de águas cristalinas. São pouso em sítio nobre, refrescando-nos ante os problemas que se avolumam na estrada. E são mensagens vivas de que podemos acreditar na veracidade de sentimentos. Representam a doce esperança, a concretização das mais belas aspirações que um ser humano pode ter. Nos momentos difíceis, eles se transformam em vesúvios, niágaras a nos conceder força e energia para a superação. E nas noites de invernias, são sopros amenos e suaves, consolando e iluminando a noite nostálgica que atravessamos.

Um amigo! Pode nos surpreender dando a vida ou simplesmente o ombro para chorarmos em nossas delicadas experiencias mais profundas. E hoje reencontrei um deles. Voltei com a alma apaziguada ao meu caminho. Nos despedimos com um forte abraço, abraço cheio de eternidade. Parecia que não desejaríamos mais desapegarmos daquele momento. E observando as ondas do mar, elas pareciam repetir a cena de há pouco: os amigos vão e voltam. O coração não nos deixa perder um ao outro.



ACESSOS AO BLOG: EUA SURPREENDEM

Atualizando as informações sobre o rancking de acesso ao nosso blog: Os EUA mantem-se em segundo lugar em número de visualizações de nossas páginas. O que chama a atenção é que cresceram significativamente os acessos norte americanos. Já passam de dez mil acessos. O terceiro lugar continua com Portugal, com pouco mais de duas mil visualizações. Entre os dez primeiros não ocorreu modificações nas posições. Fora desses países com maior número de acessos, a Polônia entrou na área. Ainda são poucos acessos no entanto., se faz presente. Isso é o que importa.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

EPIDEMIA DO CRACK E INTERNAÇÃO À FORÇA

Criou-se uma polêmica em alguns meios de comunicação sobre a ação do governo de São Paulo quanto a internação à força dos vitimados pela droga mais devastadora dos últimos tempos em nosso país, o crack. Algumas pessoas não concordam com a ação dizendo que fere a dignidade e os direitos humanos daqueles usuários. Sinceramente, eu concordo com a internação compulsória, forçada. Primeiro que tudo, que dignidade se sente possuidora as pessoas que vivem como mulambos humanos, nas sarjetas, em vidas sub humanas, animalescas e promíscuas ? Por que não agir com firmeza junto àqueles que praticamente perderam poder de reação e chegaram ao fundo do poço, sem nada fazer para tentar amparar-lhes ? Dará certo para todos os casos? não sabemos, mas é preciso tentar. Ficar apenas assistindo o desfile das misérias humanas, à garotas grávidas e sujas, obsediadas e infelizes como se não interessasse ao Estado brasileiro ou a sociedade como um todo, é negligência que não se deve cultivar. Algo precisaria ser feito.

Se fosse minha filha ou filho que tivesse atingido tal nível de dependencia e sofrimento, de perversão da condição humana, de filho de Deus, não gostaria que algo fosse realizado para tentar socorrer-lhes ou, como defendem alguns, os deixaria à própria sorte, até que a morte os encontre na vileza das suas dolorosas vias sacras ?

Não, amigos, não existe mais dignidade para o que assistimos em nossas cidades brasileiras ( e tambem em outras de países irmãos ). Existem circunstâncias em que o livre arbítrio precisa ser cerceado, a benefício da própria criatura. Até na dimensão espiritual isto ocorre. Quando o ser perde as condições de decidir seu destino, comprometendo-se mais intensamente perante o equilíbrio da Grande Lei, faz-se necessário que instâncias superiores ou em condições de nortear o caminho, aja, em atitude fraternal e misericordiosa. Dará certo o internamento à força ? não se sabe. Algo está sendo tentado após anos de derrotas para a droga. É uma epidemia colossal. Muitos jovens estão morrendo nas ruas, infectados e desvitalizados pelo monstro da drogadição, particularmente, as famigeradas pedrinhas de crack. Pelo menos se está tentando um caminho. É preciso buscar soluções. Elas passam por outras ações, no entanto, é hora de se lutar por vidas que já  não conseguem lutar por si mesmas. Se fossem meus filhos, desejaria que algo fosse feito, auxiliando-me com tal drama.

DOR NACIONAL

O Brasil está estarrecido pela tragédia que vitimou mais de 200 jovens em Santa maria, RS, num show que ocorria na Casa de Espetáculos Kiss. O incêndio devastador fulminou famílias inteiras e o país busca novas informações à respeito. Independente das falhas ocorridas na segurança do local, que devem ser averiguadas e providências serem tomadas pelas autoridades competentes, temos, ainda, outra visão de fatos dessa natureza. Desencarnações coletivas sempre impactam amargamente mas, solidários à dor das famílias enlutadas, esperamos que Deus possa consolar, alivias as mães, pais, irmãos e amigos feridos pela tragédia de Santa Maria. É hora de orarmos juntos, rogando forças à todos direta e indiretamente afetados pela dor. Do nosso blog, vibrações de paz para os que desencarnaram e fortaleza aos que ficaram em suas lutas redentoras na face da Terra.

sábado, 26 de janeiro de 2013

O DELICADO TERRENO DA TRANSCENDENCIA

Allan Kardec, na prudencia que nasce em meio à sabedoria, recomendava circunspecção quanto às informações concernentes aos fatos trancendentes. Estudioso da alma humana, conhecedor da história evolutiva da humanidade, sabia o codificador que a fantasia, a mitificação e as lendas ainda exerciam ( e exercem ) profunda influencia no poder de avaliação dos seres na Terra. Ante o avanço da ciencia e as restrições que estas desenvolveram ( com justa razão, havemos de convir )quanto àquilo que extrapola os sentidos físicos, todo o cuidado [e pouco. Não por acaso, embora tratando das coisas do espirito, o espiritismo fundamentou-se na análise dos fatos palpáveis e na utilização da razão e do bem senso. E tinha razão de ser assim.

Quantas "revelações" tem aparecido, de natureza espiritual, que fere o mínimo do bom senso ou desencadeia comportamentos bizarros, muito mais atrapalhando a difusão das grandes verdades da alma que auxiliando-a ? Ainda hoje, no campo delicado dos fatos inusitados, muitas situações controversas aparecem, tumultuando, gerando inseguranças e desanimando vidas e mentes voltadas pela busca sincera dos fatos. O terreno da transcendencia é extremamente delicado e requer paciencia e a ação do tempo para consolidar suas assertivas. E trato do assunto face uma solicitação de meu caro amigo Yuri, das Alagoas, que me pede uma abordagem sobre alguns assuntos que se encaixam nesse terreno movediço e delicado a que me referi. Solicita o amigo a informação de como a doutrina espirita encara  as notícias sobre "A Grande Fraternidade Branca~e a frota de Ashitar Sheram, o ja quase lendario comandante de uma suposta frota interplanetaria a servi;o  do planeta.

A doutrina, em si, nao tem uma opiniao especifica sobre esses pontos, particularmente. Agora, o que achamos atualmente ou se houve alguma informacao espiritual a respeito, e outra coisa.. Quando o tema e controverso, estudemo-lo, e aguardemos a acao do tempo. O bom senso pede a atitude. Nao sei se Ashitar e fato. Prefiro aguardar e ponderar. Voltaremos adiante ao assunto. Como veem, estou com problema no teclado. Endoidou (rsrsrs).Est[a desconfigurado.E sem poder colocar acentua;'ao

A DIVINA ALQUIMIA

Há um soberano princípio que norteia o universo - a fraternidade. E é ela que promoverá a grande mutação da sociedade humana. As convulsões políticas, conquanto terminem por exercer sua influencia no debastar das arestas referentes às imperfeições da vida planetária, gerando, muitas vezes, ódio e ressentimentos, não alcançam o promontório em que os seres humanos da Terra divisarão seu destino glorioso, estruturado na paz verdadeira e na justiça social. A generosidade, a compaixão, a dignidade de caráter - eis o que brotará das lutas intestinas da comunidade humana.

Nesse contexto, entendemos a função do sofrimento, fornalha dos mundos inferiores, a organizar as mentes e corações, sensibilizando-os para os grandes voos do espírito. O espiritismo, na feliz colocação do colossal Leon Denis, tem importante e crucial tarefa, a de esclarecer as massas, iluminar as almas, fermentar o progresso, consolar os mais desvalidos. A grande noite da ignorância cederá à força das sublimes claridades. Sob o ponto de vista da lei de evolução, não há como não sentir os elos que nos unem à todos, que nos coliga aos que lutam em ambientes amargos, com suas vidas atormentadas. Eis a hora, então, do coração sentir a divina alquimia proporcionada pela solidariedade, alquimia esta burilada pelo cinzel das dores, nas sucessivas existencias e na atual experiencia na carne. Eis o momento de consolar vidas, iluminar caminhos e de se acender o archote da fraternidade legítima, escopo de uma vida superior.

Teus irmãos - grita a voz das dimensões sutis, em referindo-se aos que mais sofrem. Tua arena abençoada - aponta a mesma voz, em remontando ao planeta azul. A ascenção gloriosa se processa em meio ao turbilhão de incertezas mas, se processa. Ela ocorre. E a maioria ainda não a sente e não a entende. Com a palavra e a escrita, com o coração e o exemplo, esclareçamos, instruamos, eduquemos, a partir de nós mesmos. O mundo conhecerá, então, essa divina alquimia.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

EM LOUVOR À VIDA

A alvorada do amanhã visitou o presente e disse, em seu halo de esplendor:
" Ainda matas ? ainda trucidam-se irmãos? ainda punem os faltosos rompendo-lhes
A vida sagrada ?"

Ainda a noite da ignorância e da negação tisna vossa idéia de civilização...
Onde matam-se irmãos, esta não existe!
Humilha-se a inviolabilidade da vida e até nos ventres, que deveriam ser a sagração
Da grande ternura feminina e proteção dos mais frágeis, a espada dilacerante
da "morte" enegrece a face dos seres.

Não há liberdade em qualquer povo, ou nação, em qualquer ser ou coração,
Se não existe a generosidade, a compaixão. E onde não se louva a vida,
Não pode haver bondade, nem a grandeza de se ser humano.

Detenha-se a idéia ou qualquer arma que anseia perseguir a vida!
Ode à liberdade é onde a alvorada da vida recebe a lágrima das almas!
União aos povos, aos corações! Quem sonha ser civilização tem compromisso com a vida,
Com a dignidade, a honestidade, com o caráter!

Em louvor à vida, a alvorada da manhã retornou ao futuro
não sem antes enxugar sua face bela, macerada pelo presente
de braços dados, ainda e dolorosamente, com  as valas escuras da morte.

EXTRATERRESTRES E O FÓRUM ECONÔMICO DE DAVOS

O título desta postagem parece o "samba do crioulo doido" mas não é. Na verdade, ele representa os tempos que vivemos, muito especiais em todos os sentidos e direção. O  tradicional fórum econômico de Davos, que ocorre na Suiça e congrega as chamadas  principais economias do planeta e órgãos como o FMI, dessa vez colocou na sua pauta de discussões não apenas a crise da economia na Europa mas, tambem, inusitadamente, o efeito da confirmação de vida extraterrestre para a sociedade humana. Isso não ocorre aleatoriamente, como sabemos. E para ser colocado em pauta pelo pragmatismo e materialismo do forum é porque sabem que é uma questão de tempo a confirmação oficial. Sim, oficial, pois essa certeza os pesquisadores e governos das grandes potencias já a possuem.

O interessante é a preocupação que surgiu e será colocada em debate: quando se confirmar tal situação, de como isso irá afetar crenças e mudar paradigmas da civilização. Ouso, então, colocar a importância do conhecimento espírita, pois, para os que estudam a filosofia dos espíritos, já há a devida preparação face  ao fato de que a realidade de outras moradas da casa do Pai serem habitadas constituir certeza trazida pelos espíritos superiores, com a chancela da razão, da lógica e do bom senso. Alem do mais, os inúmeros fatos sérios de aparições de OVNIS ( sim, pois existem as fantasias e o engodo ) tem levado à relatório de cientistas e departamentos de governo tratando dos casos consistentes dessa natureza.

Para o Espiritismo, a existencia de irmãos que habitam outros mundos encontra-se entre os princípios basilares do pensamento doutrinário. A reencarnação se complementa em seus fundamentos com a pluralidade dos mundos habitados, ampliando a idéia da evolução universal e fazendo compreender um pouco mais a imensa harmonia e encadeamento de todas as coisas. Sem dúvida que a constatação de que não estamos sós no Universo representará para certos seguimentos religiosos um baque vigoroso pois colocará em cheque certos fundamentos de suas teologias. E terão que se adaptar á verdade para não caírem em descrédito ante os fiéis. Tudo evolui. As religiões terão que se adaptar e passar por reformulações sob pena de serem tragadas pelo rolo compressor do progresso. E assim fazendo, entenderão que DEUS não se torna menor pelo fato de promover a vida nesse Universo sem fim. Terão de compreender que os conceitos estabelecidos há séculos de céu e inferno e da terra como centro da vida  não correspondem a realidade. Isso dilatará seus horizontes.

Nesse sentido verificamos como o espiritismo será crença comum. Ele representa  o que poderíamos chamar de religião natural e exercerá influencia salutar para todos os campos do pensamento humano e seguimentos religiosos. Afinal, trata de leis universais, leis que não dependem da crença humana para existir. O caminho é conhece-las e viver conforme sua harmonia e seus fundamentos. Davos, FMI e países ricos falam, em sua pauta, sobre outros mundos e suas possíveis formas de vida. Eis o futuro acenando nos dias de hoje.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

AGENDA

Neste sábado estarei proferindo palestra em mais um aniversário do Centro Espirita Nosso Lar, 19:30, no bairro do Cordeiro, Recife. À tarde, terei participado da visita fraterna à comunidade assistida pela Casa  do Caminho, em Garapu. No domingo, 16:30, estarei no Centro Auta de Souza, no bairro do IPSEP, tambem na capital pernambucana.

PROGRAMA ROTEIRO

Na área de comentários há uma postagem de Léia dizendo ter escutado a reprise do programa Roteiro, da rádio Boa Nova, em que fui entrevistado pelo Adriano, âncora do programa. Segundo a Léia, gostou da entrevista e indica como acessar a rádio. Prometeu, ainda, estar conosco no blog. Fico feliz por ter nos escutado e por vir somar em nosso espaço de espiritualidade. Seja bem vinda.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

INFORMANDO SOBRE CARAVANAS

A amiga Kika fez uma indagação sobre as caravanas e  qual o sistema para o atendimento destas. Simples, Kika: chega-se antes das 18 horas e submete-se a uma pequena entrevista. Três tarefeiros fazem o atendimento, eu, o Cleo e o Marcelo. Ninguem fica sem a oportunidade. É só chegar. E ainda tem um cafezinho amigo nos aguardando.

DEPRESSÃO E MATERIALISMO

Já existem diversos estudos maravilhosos sobre a depressão, essa pandemia do século 21. São especialistas na área médica, nas muitas escolas psicoterápicas, e abordagens espíritas e espiritualistas, tratando, com maestria e profundidade a doença. Aqui mesmo, neste espaço, já abordamos o tema. Gostaria, apenas, de enfatizar certa nuance da dificuldade que vitima a humanidade. Paradoxalmente, um número crescente de pessoas se afirmam espiritualistas, buscam compreender a vida dentro dessa ótica e, no entanto, não podemos desconhecer que a pandemia depressiva tambem é estimulada pelo materialismo, ou um gênero de vida que não leva em consideração os valores mais profundos do espírito que somos. Como sabemos, não há uma única gênese para o surgimento da depressão. diversos fatores podem ( e desencadeia) a enfermidade. Muitas vezes, mais de um elemento apresenta-se como instrumento que desenvolve a insidiosa enfermidade da alma. Desde  a dificuldade de lidar com perdas de variada natureza até a obsessão tradicional que os espíritas estudam e conhecem bem.

A ausencia de uma vida pautada pelos valores a que fiz referência acima, aprisionando a criatura no materialialismo que caracteriza, ainda, o ambiente na Terra, responde por uma alimentação dolorosa ao mal emocional que trucida milhões e milhões de vidas. As práticas religiosas são "materialistas" e as aspirações sagradas estão eivadas de fatores eminentemente materiais. A "fé" desses dias de hoje ainda não é capaz de remover as montanhas das dificuldades. Claro que existem gratas e muitas exceções. Mas são, infelizmente, exceções.. Como vivemos? qual é o nosso gênero de vida? Como se configuram nossas aspirações? Como nos relacionamos com o divino? São perguntas que, conforme as respostas, podem nos dar mais pistas sobre algumas manifestações da depressão na existencia de milhares de criaturas.

Nos dias tensos e difíceis que atravessamos, a alma é exigida mais amplamente em termos de diretrizes, de caminhos que trilha, desafiando sua a paz. É preciso remodelar o conceito de paz, repensar essa busca. E definir a compreensão de que a alma precisa encontrar a "alma", no entendimento de que somos o ser imortal mergulhado, temporariamente, nas águas mais densas do oceano físico. Isso pode fazer a diferença, sim, na constituição do universo psíquico que respiramos, com ares mais harmônicos ou turbulentos, conforme a direção que damos à própria consciencia. A vida só material, estressante, não sacia e não responde a sede que temos. É fundamental dar uma chance ao espírito.

POR QUE FRANCISCO ?

Meu amigo Gustavo fez referencia ao  texto que escrevi sobre a grande personalidade crística de Francisco de Assis. Deem uma olhada na área de comentários. E incentivou, diretamente, a esta nova abordagem sobre o "pobrezinho" de Assis. Penso que seja indiscutível não só a importância histórica da vida dele para a cristandade quanto os elevados predicados psíquicos e morais que apresentava, moldando o que poderíamos chamar de ser humano do amanhã, para cada um de nós. Claro que devemos levar em consideração o contexto social, cultural, ambiental e de tempo do período em que ele esteve na Terra. E isso trouxe o que muitos podem considerar exageros de comportamento do filho de Pedro Bernadone.

A tarefa de Francisco não era ( e não foi ) fácil. A reconstrução da "igreja" ia alem do reerguimento das ermidas e pequenas capelas, como a de São Damião, efetuada com grande esforço por ele. Em sua dimensão mais ampla, Francisco teria a missão de refazer a igreja das convicções, da essencia do cristianismo, do despojamento dos ensinos de Jesus, na pulcritude e simplicidade trazidas pelo Mestre. A cristandade, pelo menos em sua igreja dita oficial ( apostólica romana ), estava em grave perigo, açambarcada por interesses políticos, de poderes terrestres, desvitalizando cada vez mais a grande mensagem. Tínhamos um cristianismo anêmico, sem viço, sem alma, sem vibração de amor, sem calor e humanismo.

Embora a aparente fragilidade que o filho de dona Pica e de Bernadone , seria necessário alguem de muita força interior e profunda bagagem de natureza moral, para concretizar o grande chamamento ao retorno para o cristianismo primitivo. Numa sociedade manietada pelo temor religioso, prisioneira de um "cristianismo sufocante", fazia-se necessária uma forço transformadora de uma alma  capaz de cumprir sua tarefa  de maneira a influenciar toda a estrutura da época, com efeito alem do tempo. E isso, efetivamente, ocorreu. Claro que o "medievalismo" não se encerrou com a passagem de Francisco na história. Seria um efeito com desdobramento à  longo prazo. Muitas vidas, porem, foram influenciadas diretamente pela ternura, fidelidade e coragem proveniente do amor de Assis. Aquele sol resplandeceu alem do tempo e do espaço. E ainda hoje inspira vidas. Estudar Francisco é encontrar-se com um fantástico manancial de ensinamentos, de posturas e serenidade arrebatadora. É mergulhar na sublimidade do evangelho, encrustado num espírito profundamente integrado á mensagem inesquecível  da Galiléia.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

RECEBENDO CARAVANA

Nesta quarta feira a Casa do Caminho estará tendo a alegria de receber uma caravana do Centro Espirita Missionários da Luz, do bairro do Cristo, em João Pessoa. Cerca de quinze corações amigos virão, trazendo o perfume do amor fraterno. Meu querido "pai" pelo coração, João Araújo, faz parte desta casa. Espero que possa vir tambem. Em nós, a alegria de recebe-los, aliás , como ocorre com a presença de outras caravanas de companheiros que se deslocam de lugares distantes para um atendimento fraterno em nossa casa, ou simplesmente para trazer-nos abraços de incentivo e apoio para nossas atividades.

A EXPERIENCIA DE DEUS

Estava lendo o livro de Inácio Laganera sobre Francisco de Assis e parei para refletir na grandeza da experiencia mais que transcendente do contato com o divino vivenciada pelo Irmão da Úmbria. Outras grandes alma já narraram suas experiencias para com a luz infinita da vida e todas sentem tomadas pela colossal energia que lhes fortalece a existencia, suprimindo-lhes qualquer receio.

Francisco é guindado  a um estado de consciencia indescritível. Na verdade, ele se redescobre em sua natureza cósmica. E projeta toda a beleza da presença de Deus em todas as expressões da vida, em todos os elementos da natureza e em todos os seres viventes. Identificou, por exemplo, que os mendigos não trazem apenas a fome do corpo mas, tambem, a necessidade de aquecer o coração, enregelado pela indiferença de tantos e pelos dissabores da vida. Creio ser ainda preciso um estudo de grande profundidade para vasculhar a imensa contribuição que a vida do Santo de Assis oferece aos estudiosos da sociologia, psicologia e da religiosidade. É um personagem fascinante, de difícil compreensão pelas decisões que teve a coragem de tomar fora dos tradicionais padrões encontrados.

Conforme observamos os exemplos deixados pelo "pobrezinho" de Deus, várias nuances dos desafios humanos se apresentam e pautam nossos pensamentos num processo de avaliação dos nossos passos na vida. Uma grande vida, que nada materialmente possuía, demonstrou que, em Deus, tudo possuía.  O que isto representa na conquista da verdadeira liberdade ainda precisa ser aprofundado por cada  alma. A consciencia límpida, tomada pelo divino, oferta a mais ampla liberdade ao ser. É preciso estudar melhor a vida de Francisco de Assis.

sábado, 19 de janeiro de 2013

EM GOIANA

Neste sábado estivemos nos trabalhos do Núcleo de apoio cristão Casa do Caminho, nossa seara em Goiana. Uma tarde luminosa. O sol estava encantador. O pomar irradiava uma luz diferente e o verde das gramíneas estava com uma tonalidade fantástica. Abordamos para as mães o tema da "Presença de Deus em nossas vidas". O meu amigo Pedro, que ainda não conhecia o NACCA, tambem utilizou da palavra durante alguns minutos tratando da mesma temática. Enquanto isso, as crianças estavam em contato com o Evangelho de Jesus, como de praxe ocorre de quinze em quinze dias. No último sábado do mês, a caravana "Francisco de Assis" visitará os lares das assistidas.

Quem ainda não conhece o local, dê uma olhadinha no site, vejam as fotos da área e se programe para nos visitar. Estamos envidando esforços para conseguir cobrir o auditório que estamos erguendo. Tudo é muito dinheiro e vamos divagar mas com muita determinação. Depois dessa etapa virão outras, como a edificação do refeitório e do dormitório, alem de um abrigo para idosos que se encontra em nossos planos. no futuro, nos auxiliando à manutenção das atividades que tem um custo natural, estaremos locando o belo espaço bucólico para seguimentos religiosos que o desejarem, em períodos como o carnaval ( ótimo para retiro), finais de semana ( quando não coincidirem com os dias dos trabalhos), seminários espíritas, etc. Um espaço para meditação, elevação de sentimentos e pensamentos, dias em contato com a harmonia da natureza.

Se alguem desejar somar com nossa equipe, pode vir. Não precisa ser de nossa instituição. O importante é o coração que ama, que anseia servir e aprender. Junte seu coração ao nosso. Pode vir fazer parte dessa atividade do Bem.

JESUS - O HOMEM DE BEM

Amanhã ( domingo ), às 9 horas até 12 hs, farei seminário no "Guillon Domênico, em Olinda sobre o tema que titula esta postagem. Procurarei traçar o perfil desse homem de bem, suas virtudes, sua psicologia, que teve em Jesus seu ápice, seu apogeu. Não é fácil, sem dúvida, pensar nas qualidades que caracterizam o homem de bem conforme colocado no Evangelho segundo o Espiritismo, porem, temos ali um roteiro, ou caminho, capaz de ampliar nossas possibilidades e apontando o rumo que trilharemos ao longo do processo evolutivo. Quem puder, dê uma passada lá e teremos a alegria de trocar idéias à respeito, esmiuçando, juntos, os caminhos para a plenitude, perfeitamente alcançável pelo espirito.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CHEGAMOS AOS 800

Taí a bela notícia. Chegamos ao seguidor de número 800 em nosso painel. Número redondo, bonito. Vamos para outro número bem "circular": 900. E a idéia, o pensamento espírita circulando. Obrigado, amigos.

PASSEATA NA FRANÇA 2

Quando fiz a abordagem sobre a passeata na França contra a questão de casamento homossexual ( este é o termo colocado pelos promotores da passeata ),o fiz não para analisar a questão referida e sim, me reportando ao direito das pessoas discordarem e terem posições, sem serem agredidas e mal tratadas, como vem ocorrendo em nosso país que é democrático. Quis citar a problemática do ABORTO, sendo que me posicionei em defesa da vida e contrário à sua legalização. Explico isto porque nosso participante Thiago Leite postou comentário equivocado, como se eu estivesse me posicionando contra o casamento homoafetivo. A MINHA REFERENCIA FOI SOBRE O ABORTO E QUE Q DEMOCRACIA MADURA DA FRANÇA PERMITIA O POSICIONAMENTO DOS QUE NÃO CONCORDAVAM. A questão seria tambem política e na minha abordagem mostrei o equívoco dos que não aceitam que se trate da questão do aborto em tempos de eleição. Deve-se tratar sim. E, ante o exposto, o Thiago fez uma abordagem equivocada, fora do contexto de minha tratativa. O foco não foi a homossexualidade e sim o entendimento que estes temas ainda polêmicos são políticos e como tal, deve ser ouvida a sociedade como um todo, sendo que meu objetivo foi a questão do aborto. Thiago, releia o artigo em questão. Está logo aí embaixo, amigo.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ADRIANO E A RÁDIO BOA NOVA

Tive o enorme prazer de conhecer o Adriano em Poços de Caldas, Minas Gerais, durante um evento no último mês de novembro. A rádio Boa Nova estava transmitindo parte de sua programação do local. Na oportunidade, participei de dois programas ao vivo, sendo entrevistado por ele. Me impressionei com sua dinâmica, não permitindo que, apesar de longas, as entrevistas  caíssem num certo marasmo, sempre possível quando temos bate papos de mais de duas horas de duração. Pois bem. Semana passada fui surpreendido por telefonema do Adriano me convidando para mais uma participação no seu programa "Roteiro", na Boa Nova. Gravamos a entrevista feita por telefone e o programa foi ao ar ontem à noite. Segundo contatos do Adriano via e-mail, será reprisado na próxima terça pois solicitei tal gentileza face ao fato que não pude divulgar em nossa região a entrevista. Por aqui, no Nordeste, não é fácil acessar a rádio Boa Nova. O programa pode ser acessado por parabólica ou internet. Só não sei as coordenadas mas voces descobrirão, com certeza. Quem souber, por favor, poste o endereço.

NO PRÓXIMO DOMINGO

Neste domingo, pela manhã, estarei realizando seminário na cidade histórica de Olinda, área metropolitana de Recife. O tema solicitado pelo Centro Espirita Guillon Domênico, onde transcorrerá  o trabalho, será: Jesus - O Homem de Bem. Temos aí um vasto horizonte para reflexionar à respeito dos valores com que somos defrontados para a construção do ser humano maduro, integral, mente ampla e coração acolhedor. Quais as etapas a serem trilhadas para que o referencial mais perfeito que a humanidade tem como exemplo possa tornar-se íntimo da nossa vivencia pessoa
Não é fácil, como sabemos, alcançar o patamar do nosso modelo e guia. Muitas etapas teremos que percorrer para que a consciencia nos indique a superação das mazelas que ainda vigem por dentro de nós. O seminário, só ele, já é enorme desafio para a compreensão do que precisamos fazer a fim de conquistar a plenitude que nos aponta a colossal figura de Jesus. Mas gostaria de encerrar esta postagem dizendo:nós a alcançaremos ( a plenitude). uem puder, aguardo no domingo, pela manhã, em Olinda.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

HÁ VIDA APÓS A PONTE

De imediato, o título desta postagem é enigmática mas explico: em Natal, há uma brincadeira referente à zona norte da capital potiguar feita pelos companheiros espiritas daquela região. Os eventos espiritistas só ocorreriam na zona sul e os convidados palestrantes de fora só se faziam presentes na chamada área privilegiada. Pois bem. tive a oportunidade de participar, como convidado, de evento na Sociedade Espírita Obreiros da Vida Eterna, zona norte de Natal. E constatei a grande vida que existe alem da famosa ponte que divide as duas regiões. Vida cheia de entusiasmo, carinho e vivencia cristã. Clima de amor ao próximo  regada a extremada ternura.

Fiquei deslumbrado com o contato junto as almas dedicadas daquela região. Não sabia que havia tal brincadeira citada por eles mesmos, porem, se posso atestar aos companheiros espiritas da área sul de Natal alguma coisa, diria que eles não podem perder a fantástica oportunidade de estar com os amigos de lá, de além  da ponte. Atravessem-na. Ficarão mais ricos. se enternecerão pelo afeto de que serão alvos. O espiritismo estará muito mais forte com a interação mais intensa entre os dois lados da ponte. Ambos os lados já brilham. Imagino como resplandecerão com a maior proximidade entre as duas margens do mesmo amor.

FORÇA DO PROGRESSO OU OS POETAS CANTAM O AMANHÃ

O verdadeiro poeta é o luzeiro de seu povo, é o farol de sua gente
Sua poesia o guia a mulher de suas vidas e ao tino para o novo tempo.
O poeta é o trigo em meio ao joio e a espiga que desponta em meio as ervas inúteis.
Traz ele a força do progresso que desencadeia com seus versos inflamados de arroubos e de ternura - a ternura e a ira santa.

O poeta é a alvorada que acende os sonhos de coragem em quem temia as sombras
da noite.
É o pirilampo que voluteia resplandecente no breu dos tempos.
Clama ele pelo bem  e exalta o amor,
Pincela de arrebol as tardes cinzas e converte nostalgia em reencontro.
É a inconteste comprovação da reencarnação e em seus olhos fulguram os séculos idos e os amores vividos.
Filho da liberdade e herói da crença firme, a alma é sua essência e a lágrima seu cinzel.

O poeta é o encanto da imortalidade e quem o encontra ve-se ante a formosura, o ápice do belo, 
a profundidade de todos os mares.
Falo do verdadeiro poeta, daquele que não deixa Deus entregue a sua solidão - dialoga com Ele, na mansidão de seu Amor e proteção de Sua misericórdia.
Reproduz-se o poeta no útero divino. O luzeiro jamais se apaga, o farol sempre brilha.
seus versos constrói mundos
Mundos de luz, e de vida em abundância.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

PASSEATA NA FRANÇA

Ao ler nos jornais a passeata de protesto de milhares de franceses contra o projeto do presidente Hollande sobre a legalização ao casamento homossexual sem que essa passeata cause nenhum arrepio ou mal estar à democracia francesa, uma das mais maduras do planeta, berço do iluminismo, da revolução que mudou a face política e social não só da Europa mas de todos os continentes, recordo o que ocorreu no Brasil nas duas últimas eleições - para presidente e para prefeito. Quando religiosos e alguns poucos políticos levantavam o debate sobre o aborto, se posicionando contra, "surgiam" os "politicamente correto " para acusar a atitude como fascista e coisas do gênero. Ora, em qualquer democracia séria e madura do planeta, temas polêmicos como estes - aborto, casamento homoafetivo, eutanásia - fazem parte do cardápio de debates pois são ações ( legalizar ou não ) a serem definidos por governantes eleitos e que incidiram diretamente sobre a vida social. São ações políticas, portanto. Se o são, por que quem não concorda com elas não teria o direito de se posicionar e debater ? Por que teria que ser favas contadas apenas pelo fato de um dos candidatos ou partido apoie e, a partir daí, teria que ser adotado ?


Falo particularmente sobre o aborto. É tema sim, de eleições. Desejo votar em candidatos que, dentre outras coisas, como seus projetos administrativos, tenham posições que sejam condizentes com minhas convicções morais e éticas. Em outros países, embora saibamos que muitas mazelas como as nossas nessa área existam, os políticos assumem suas posições e são instados pela imprensa a se posicionar para conhecimento dos eleitores. No Brasil, por incrível que pareça, boa parte da imprensa adota o discursos enganador de que não se deve falar de aborto por não ser tema político...ora, nada mais falso e equivocado. A França nos dá mais um exemplo. Uma boa parte da população francesa discorda do ponto de vista do governo. Se estão certos ou não, não entro, nesta postagem, no mérito da questão. O que desejo abordar é a falácia, o engodo de não podermos questionar as posições de nossos políticos e candidatos quanto à temas sensíveis - e no caso do aborto profundamente grave para uma boa parcela de eleitores, sobretudo os religiosos.


O debate é salutar numa democracia. O contraditório serve para legitimar os valores democráticos. Nada de : "quem é a favor é avançado, luminar e coisas mais" e os que são contra atrasados, fascistas, e outras agressões. Aqui mesmo, no nosso espaço, postaram comentário com palavras agressivas, de baixo calão, pois me coloquei contra a legalização do aborto. E quem me conhece sabe que não fico em cima do muro, embora tenha como premissa respeitar quem pensa diferente e não os considero monstros, destruidores da humanidade ou coisa semelhante. Claro que nem postei o comentário. Teria pudor de o fazer. Voces não merecem ler o que me foi enviado, atacando-me. Falo o que o espiritismo me ensinou e provou sobre o aborto. E entendo que o desconhecimento das grandes verdades espirituais alimenta o pensamento dos que anseiam por efetivar a prática.


Quase 800 mil franceses se posicionaram, segundo estimativa dos organizadores da passeata, quanto ao tema. Foram respeitados democraticamente. Assim tem que ser. Posso não concordar com a posição de alguem, no entanto, devo defender o direito que ele tem de te-la. Esse é o pensamento de Voltaire, o filósofo frances iluminista. E se não nos posicionássemos; se milhares de religiosos não houvessem se colocado, talvez o aborto já estaria sendo praticado com o amparo do Estado, sem qualquer respeito às vidas, sobretudo, dos espiritos que necessitam renascer, tal qual nós mesmos.

BREVE ANÁLISE SOBRE O FILME

Ontem assisti o filme "A Viagem". Realmente, conforme já postado na área de comentários, não deverá agradar às massas. A Pâmela colocou muito bem sua visão do filme. É um tanto complexo pois a narrativa não é linear, portanto, nada convencional. Os diversos tempos vão e voltam, enredando os personagens e contando o desenrolar das suas experiencias e seus entrelaçamentos em épocas diferentes. Creio que os autores conseguiram encadear, demonstrar que estamos conectados com pessoas que cruzam nossas vidas aparentemente de maneira fortuita bem como as circunstâncias são respostas das escolhas que fazemos. Ninguém foge de si mesmo, das suas construções. Possibilidades, eis a palavra chave. Podemos determinar o desenrolar de nossas histórias de acordo com o que desencadeamos.

Para o público pouco acostumado a narrativas nada linear, sem dúvida, o filme até não agradará. Até certo ponto, é uma obra cinematográfica cerebral. E hoje em dia não se quer ir a uma sala de espetáculos para se pensar muito. Eu gostei do filme. Achei inteligente e dá para perceber o esforço desencadeado pelos produtores para passar a mensagem à respeito do que pode provocar nossas escolhas, não apenas no que diz respeito aos indivíduos quanto à nossa civilização. Inclusive, acho que, quando se refere a um possível futuro, caiu-se um pouco num clichê quanto ao que proporcionará a vida tecnológica exacerbada. Vale pelo alerta.

A  evolução ali está posta, até a lentidão que os espiritas tão bem conhecem. O processo, com raras exceções, se desenrola colocando muito bem que, ao longo de épocas distantes, os personagens guardam vigorosos laços com o passado, em alguns casos, mudando tão pouco.  O lado obscuro é representado pela força da tentação, o personagem que estimula um dos personagens do Tom Hawkes a agir de maneira negativa. Em alguns momentos, a velocidade das cenas nas diversas épocas deixa mais claro que se trata das mesmas pessoas em vidas diferentes. Isso ocorre do meio para o fim do filme. Quem for assistir, vá com calma e paciência, com muita atenção. Penso que assim gostará do que vai ver.

domingo, 13 de janeiro de 2013

EM JOÃO CÂMARA

O evento em João Câmara, interior do Rio Grande do Norte. me impressionou em todos os sentidos. O carinho com que os irmãos de lá prepararam a palestra, a organização e, sobretudo, a participação do público, tudo foi perfeito. Muitas cidades vizinhas vieram atá a escola onde ocorreu a conferencia. Ceará mirim, Poço Branco, Taipu, Parelhas lá estavam, com os amigos espiritas dessas localidades, verdadeiros heróis de amor à doutrina felizes e entusiasmados. O auditório estava lotado. O clima estava elétrico. Voltei à Pernambuco com muita saudade de todos e emocionado, agradecido à Deus pela benção da atividade. Me amparando mais de perto, o amigo Evilásio e sua companheira, Filomena. Não posso esquecer os anfitriões de João Câmara. Diego e sua esposa. Enfim, uma emoção que não se descreve.

SOBRE O FILME A VIAGEM

A amiga do blog, Pamela, faz uma abordagem com o critério que lhe caracteriza as postagens. Não assisti o filme ainda, porem, ela parece que já filtrou, de maneira lúcida, a película. Deem uma olhada no comentário referido. Vale à pena.

sábado, 12 de janeiro de 2013

NA ZONA NORTE DE NATAL

Foi maravilhoso o  evento na  Sociedade Espirita Obreiros da vida eterna, zona norte da capital potiguar. Ontem tivemos um público que lotou o pátio da instituição. O grupo musical Harmonia, composto por integrantes de diversas casas espíritas da região. Fantástica a afinação do grupo, fazendo jus ao nome. Abordamos o tema: A importância de Jesus e seu Evangelho para a humanidade. Hoje pela manhã tivemos um encontro com trabalhadores de algumas casas espiritas da cidade, particularmente, da zona norte. Viajo daqui à pouco para a cidade de João Câmara onde iniciarei a atividade com um breve encontro com tarefeiros de casas espíritas das cidades vizinhas. Noite farei a palestra numa escola particular da cidade.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

VIAGEM

amanhã, logo cedo, estarei viajando ao Rio Grande do Norte, para realizar palestras em Natal e João Câmara. Tentarei postar de lá. Passem por aqui nestes dois dias. No domingo estarei de volta. Se não postar das terras potiguares o farei no domingo.

A VIAGEM - TUDO ESTÁ CONECTADO

Já haviam me falado do filme. Um amigo querido fez referencia ao triller que assistiu e achou interessante. No elenco, nada mais que o excelente Tom Hanwkes. Dois grandes diretores são responsáveis pelo filme. mais um de hoolywood abordando a transcendencia da vida. A base da trama, segundo comentários, seria a evolução e a reencarnação, embora não se refira diretamente a ela. O amigo Nilson, postou comentário logo aí embaixo sobre o filme, inclusive, com um link para os que desejam saber mais sobre; "A Viagem - Tudo está conectado". Deem uma olhadinha.

Não seria apenas pelo grande interesse do público à respeito do tema que o cinema americano e de outros países vem investindo nos temas espíritas. Por trás dessa avalanche de abordagem no universo cinematográfico, está o plano do mais alto para que se torne crença comum, conhecimento natural, as questões espirituais. Os fatos espíritas vem cumprindo sua missão de colocar toda a humanidade frente à frente diante da imortalidade. Mesmo onde não existe um só centro espírita, programas, filmes, entrevistas, revistas e jornais promovem debates, documentários, pesquisas e comentários sobre a temática. Ninguem, hoje em dia, pode dizer que nunca ouviu falar dessa realidade.

Mais esse filme faz parte da mudança. da transição. Essa é a transformação que deve ser esperada. Nesse novo ciclo da humanidade, ouviremos falar sempre mais da questão e assistiremos novos filmes e entrevistas, com maior frequencia, abrangendo mediunidade, reencarnação e algo alem da visão "convencional" e material que restringe o ser humano a um amontoado de células físicas. Essa visão equivocada vai desaparecendo. O materialismo, então, tem os seus dias contados.

Vamos assistir. E podem, depois, postar comentário aqui, para que possamos partilhar nossos sentimentos à respeito

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

RANCKING

Atualizando nosso rancking de visualização de páginas do blog, houve alteração. Novidade entre os seis primeiros países em número de acesso à este espaço. O Brasil, como seria natural, disparado, continua em primeiro lugar. Mais de cem mil visualizações. Em segundo, os EUA já estão com quase dez mil visualizações. Portugal vem logo a seguir, em terceiro e depois, Alemanha ( a novidade, com quase duas mil visualizações, Rússia |(outra feliz novidade ) em quinto e Arábia Saudita em sexto, mantendo um bom número de acessos. Do sétimo ao décimo, algumas novidades, como a ascenção de Angola e Holanda. A Espanha ficou para trás mas creio que vai intensificar o acesso e voltará ao top 10. Muito obrigado à todos os irmãos que nos honram nesses vários países, com sua leitura das postagens e dos comentários. Lembrando ainda que outros países vem acessando o espaço e tem tanta importância quanto os acessos dos países de maior frequencia. Canadá, Espanha, \inglaterra, França (estes dois  já se encontram entre os dez primeiros), Eslovênia, etc. Todos fazem o relativo sucesso do blog. Minha gratidão.

OLHANDO A LINHA DO HORIZONTE

Tenho diante dos meus olhos a linha do horizonte com a marca do oceano atlântico. A grandeza das águas redimensiona minha pequenez perante a natureza. Ela é maior do que eu pensava. Ao mesmo tempo, ante os colossais elementos do universo, seja fitando o mar ou olhando para o cosmos, posso sentir a grandeza que pulsa, que é latente, no universo da minha consciência. Pequeno e enorme, como todas as emoções, como todas as características do nosso atual estágio. Como o mármore bruto na natureza, em mim dorme um anjo, a beleza estética que aguarda o esmerilhar dos séculos, nascendo do aperfeiçoamento do caráter.


Observo as ondas que chegam suave à praia e deixo-me envolver pela brisa que não diz de onde vem. Olhando o mar, fito o passado, em reflexões importantíssimas para a jornada. Sim, o futuro tambem se imiscui, desejando fazer-se sentir como realidade que se forja a partir de todas as experiencias vividas. Se não fosse esse olhar a linha de horizonte esta singela crônica não teria nascido. E nasceu como recurso da vida para que o tesouro da reencarnação seja mais devidamente valorizado. Meditar, refletir sempre, é o cinzel que burila, é o fogo que molda o ferro, é a bigorna que bate no aparar das arestas.

Alem do horizonte, muito alem, horizontes se apresentam, falando de infinito e intensidade, de vida, e vida em abundância. Sem fim, sem adeus, sem dor, sem morte.

GLORIOSA ÍNDIA

Gigante asiático, país marcado pela profusão de cores, perfumes e uma população de cerca de um bilhão e duzentos mil habitantes, perdendo apenas para a China nesse quesito, a Índia representa bem o vem ocorrendo no planeta a nível de transformação. Embora contabilizando ainda algo em torno de 800 milhões de pessoas vivendo na pobreza (sobrevivem com 2 dólares por dia ), notabiliza-se pelo dinâmico crescimento econômico, grandes transformações na geração de riquezas, proporcionando o surgimento de uma classe média que já é igual a todo a população dos EUA. Embora tenha aderido a economia de mercado, a Índia valoriza sua cultura espiritual e suas manifestações folclóricas, alem de investir num humanismo próprio dos seus valores espirituais.

Em termos de economia, vem crescendo, há duas décadas, cerca de 8% ao ano, quase o mesmo que a China, se especializando, inclusive, na chamada economia moderna, envolvendo trabalhadores especializados em tecnologia e uma industria que já se faz pujante. Leva vantagem sobre a China, seu maior rival em termos de país emergente pois enquanto aquele aderiu a economia de mercado mas manteve-se sem democracia política, a Índia é a maior democracia do planeta, no que tange ao número de sua população.

Para termos uma idéia das grandes mudanças que atravessa o gigante asiático, muitas empresas locais já se tornaram potencias internacionais, na verdade, poderosas multinacionais, na área da siderurgia, tecnologia e outros serviços modernos. Elas adquiriram empresas inglesas, belgas, americanas e espanholas, demostrando o vigor de sua riqueza gerada nos últimos anos.

A tolerância religiosa vem alcançando degraus significativos, lá convivendo hindus, cristãos, jainistas, muçulmanos, etc. Essa pluralidade enriquece e humaniza cada vez mais o país. Alem do mais, a reencarnação é crença que se mantem inabalável, fortalecendo os dispositivos da consciencia sagrada do povo. Claro que a modernização da India coloca em risco certas conquistas do espirito indiano. A terra de Tagore e Ghandi necessita estar atenta para não sucumbir ao canto consumista e materialista da riqueza material, seu grande desafio, ao lado da geração de empregos e da retirada de um enorme contingente da miséria. No entanto, diante do que era ( já foi muito pior ), a India dará prova de sua capacidade de superação. Muitos ascenderam em suas condições de vida. Outros milhões tambem o farão. O futuro pertence, tambem, a gloriosa Índia. Ela bem representa a Terra em transe que conhecemos na atualidade.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MEDIUNIDADE TORTURADA

Quando estudamos a mediunidade sob a ótica da doutrina espírita, encontramos que, no planejamento das experiencias do espírito aqui na Terra no campo dessa faculdade, existe a mediunidade provacional, aquela que a criatura a traz como instrumento de recuperação moral ante as quedas de outras reencarnações e a mediunidade por conquista evolutiva, em que a faculdade se estabelece pelo aperfeiçoamento espiritual  da alma, como, por exemplo, no caso do grande missionário de Sacramento, MG, Eurípedes Barsanulpho. Ainda no contexto das almas em recuperação de consciencia, surge a mediunidade atormentada, em que graves processos obsessivos  atinge o ser, provocando dilacerantes angústias, dentro de uma estrutura de resgate muito complexa.

A sintomatologia dessa expressão da mediunidade é variada, passando, inclusive, por quadros epilépticos até situações em que a vítima da perseguição atroz é levada às circunstâncias mais constrangedoras, mais amargas. Nesses casos, o tratamento desobsessivo, com a aplicação de passes e acompanhamento paciente e amoroso, incentivando a pessoa ao caminho da renovação íntima, é o tratamento adequado. Claro que nenhum desses tratamentos dispensa a prática da medicina convencional.

A necessidade do evangelho em nossas vidas faz-se mais patente quando se vivencia situação desa natureza,. O desconhecimento dos fatores espirituais contribui, de maneira intensa, para o agravante do quadro. Mais que nunca se faz premente espalhar as luzes esclarecedoras do pensamento imortalista, sobretudo na feição espiritista, a fim de que ofertemos poderoso ferramental de amparo e apoio aos que padecem do problema, alem de ser instrumento preventivo para que não caiamos nas armadilhas das perturbações espirituais.

Muitos trazem o tormento de suas faculdades psíquicas por meio de mentes intrusas, elos que nasceram no passado infeliz. O futuro, porem, nos aguarda à todos. O evangelho reluz, convidando a todos à renovação moral, com transformação efetiva de nosso ser.

AGENDA

Neste final de semana estarei no Rio Grande do Norte, começando na sexta feira à noite em Natal, a bela capital potiguar, e concluindo no sábado na cidade de João Câmara, cerca de uma hora de Natal. Ontem à noite, proferi palestra em Vitória de Santo Antão, interior pernambucano, reiniciando o ciclo de palestras e difusão do pensamento espírita. Na sexta feira da próxima semana vou até Serra Talhada e no domingo realizo seminário em Olinda, no C. E. Guillon Domênico

domingo, 6 de janeiro de 2013

ORIENTE MÉDIO - O ÚLTIMO GRANDE BASTIÃO DAS SOMBRAS

Sabemos que as sombras que trazemos ainda em nosso mundo interno produz as muitas dores que invadem o corpo da civilização: violência doméstica e urbana, descaso, misérias sociais e econômicas, descalabros morais. assassinatos e estupros e leis que legalizam o aborto, em nome de supostas idéias "progressistas" e "avançadas". faço essa introdução para deixar claro que o título desta postagem não está negando a triste realidade que caracteriza, por hora, a sociedade planetária. Desejo, apenas, fazer uma reflexão com voces sobre uma visão panorâmica dos acontecimentos no mundo, no tocante aos embates mais graves que infestam nações e trucidam esperanças humanas.

Até a África não vive mais os conflitos étnicos e tribais que foram predominantes nas décadas de sessenta até os anos noventa. O grande continente africano, após muitos anos de guerras intestinas, conhece, atualmente, a busca do desenvolvimento do comércio e da sua sociedade. A Europa calou seus conflitos nos balcãs. Resta, agora, a insanidade das guerras no Oriente Médio. A força destruidora de vidas que assola àquela região não deixa dúvida de que ali se encontra, na atualidade, o último grande bastião das sombras, que intentam manter o domínio de seus tentáculos no planeta em transformação. Homens bombas, suicídio em nome de Alá, carros que explodem matando crianças, mulheres e idosos, enfim, toda a sorte de amarguras advindas do desequilíbrio espiritual dos seres humanos naquela região.

A Síria, em guerra civil, o Afeganistão,junto com o Paquistão, com os atos terroristas empurrando seus países e população para a miséria social e o atraso. Ditaduras que tentam resistir e selvageria que comete atos enlouquecedores, atormentando nossos irmãos muçulmanos. Claro que temos, por aqui e em outras partes do planeta, as feridas emocionais, as conturbações gerando sofrimento e outros males, no entanto, nada comparado ao descalabro e à atmosfera psíquica que encapsula o Oriente Médio. A Ásia se desenvolve econômicamente tirando milhões da sua população da pobreza. Os países muçulmanos do O. M. não, permanecem vinculados a conceitos de religião fundamentalista ( a minoria, vale salientar ). Uma minoria que estruge e perturba os pacíficos religiosos, envolvendo-os nas consequencias dolorosas de seus desajustes. Oremos pelo Oriente Médio. Ali se trava uma grande batalha para que, um dia, o bom senso predomine e os irmãos daquela região possam viver em paz, construindo o futuro que todo nós almejamos,. Voltarei a postar sobre a região e a participação dos países ocidentais na atual realidade conflituosa da terra islâmica.


sábado, 5 de janeiro de 2013

CORRENTES DE ASSIMILACÃO

Na fantástica obra já citada, de André Luiz, Nos domínios da Mediunidade, encontramos a abordagem sobre as correntes de assimilacão, referente a sintonia. Descendo especificamente às relacões familiares dentro do lar, o admirável espírito delineia a importância dos cuidados que devemos ter para com a manutencão de pensamentos elevados para obter-se as melhores condicões psíquicas no grupo familiar. Emitimos ondas de sentimentos e de construcões mentais para os que estão à nossa volta e somos influenciados pelo que emite os que convivem debaixo do mesmo teto. Isto serve, também, para a vida de relacão comum, em qualquer ambiente social. Respira-se o hálito mental que as condicões morais dos habitantes de uma localidade emite.

O nosso amigo participante do blog, o Nilson, faz referencia, na área de comentários, a importância desse conhecimento, para a preservacão da paz dentro do lar e na superacão de conflitos entre as quatro paredes da casa. Reporta-se, alem disso, à necessidade da auto educacão para todos nós. Vigiar pensamentos, falar com elegância moral, sentir com grandeza e agir com dignidade, eis o caminho. Coerencia entre o que defendemos ética e moralmente e nossa forma de viver e nos movimentarmos na vida social e na intimidade do lar. 

Quando revisitamos a colecão Nosso Lar, nos defrontamos com largo manacial de profundos ensinamentos voltados para todos os campos da vida humana. Cada página nos remete à uma série de valores habitualmente esquecidos em nossa forma de viver e ver a vida. E mesmo quando se faz observacão quanto aos momentos infelizes dos seres humanos, os instrutores fazem questão de enfatizar os valores mais belos que dormem nas almas ainda nos estágios primários do processo evolutivo, como boa parte dos habitantes da Terra.


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

NÓS, OS DEUSES

Os que estudam o cristianismo costumam repetir uma frase utilizada por Jesus referindo-se ao fato de sermos "deuses". Teríamos, no entanto, noção exata do que isso significa? Tentamos, na postagem abaixo, contribuir, de alguma maneira, com uma análise à respeito. Saber-se deuses não implica em sentir e utilizar os elementos referentes à designação. E esses deuses citados pelo Senhor terá que compreender que ele inicia a viver essa sublime realidade a partir das experiencias clarificadoras do amor. Aí está a maior potencia criadora da alma: o amor. Ele move os poderes da alma para as mais altas realizações do ser, desde a criação dos mundos e o controle das galáxias, à capacidade de curar e guiar vidas. Jesus foi o Mestre por excelencia quanto à utilização desses poderes nas bases sublimes da elevação e do amor. E o que Ele fez, nós poderemos fazer, assim nos ensinou, falando com olhos postos no grande futuro a ser trazido pelo progresso da alma. Quando falta esses valores de elevação espiritual, os deuses se apequenam, regidos pela pretenção, presunção e orgulho, caindo nas dolorosas experiencias retificadoras. Vamos estudar, com entusiasmo, essa nossa gloriosa destinação ?

LABORATÓRIO DO MUNDO INVISÍVEL

Quem está acostumado com os estudos psíquicos e, particularmente, sobre o espiritismo, deve se recordar do laboratório do mundo invisível que é, em verdade, todo o universo maleável à ação da mente. Na realidade das dimensões extra físicas, a mente age sobre os fluidos, moldando-os e permitindo a alma o exercício do seu poder criador. Estudando o livro A Gênese, de Allan Kardec, precisamente no capítulo 14, intitulado "Os Fluidos", encontramos vasto horizonte para  a compreensão das ciencias da alma, esta com seus poderes magníficos, ainda adormecidos na maioria dos habitantes da Terra e, na verdade, desconhecidos destes.

No mesmo livro da codificação, Kardec aborda alguns dos fenômenos prodigalizados por Jesus como a multiplicação dos pães e peixes e sua caminhada sobre as águas. Espírito mais puro que a Terra já recebeu e Senhor do planeta, o Cristo possuía amplo domínio sobre os fluidos e elementos da natureza, demonstrando o superlativo grau que alcançara, fato este que, por nossa vez, tambem efetuaremos, às portas do tempo. Quanto mais o espirito evolui mas se inteira das  potencias que traz em si e do poder de co- criação que detem, conforme verificamos no livro "Evolução em dois mundos|", de Andre Luiz, psicografado por Chico Xavier.

Na obra de Emmanuel, Caminho da Luz,, tambem psicografado pelo médium de Uberaba, o instrutor por todos nós conhecido trata de algumas reflexões extremamente interessantes, entre elas, a questão do momento em que o princípio espiritual passa do reino animal para tornar-se espirito humano. Deixa claro Emmanuel que o fenômeno transcorre no laboratório da realidade espiritual através de fatores transcendentes que escapa ao nosso poder de entendimento no estágio em que nos encontramos.

Analisando a vida de Moisés, o legislador hebreu, conhecido pale historiografia universal como um mago de grandes poderes, verificamos que ele se desenvolveu nas ciencias psíquicas, abrangendo grande habilidade na utilização dos portentosos recursos à disposição da alma, infinito à fora. No mundo dos espiritos, há os que se dedicam a aplicabilidade desses recursos em inúmeras frentes de atividades, desde a construção de residencias e prédios até intervenções magnéticas a benefício da saúde dos seres. Muitos iniciados das civilizações mais remotas do nosso planeta conheciam e exercitavam, com extrema limitação, é claro, a manipulação das forças da alma. Essas mesmas forças, no entanto, podem ser manipuladas por intenções negativas, embora sem a mesma amplitude quando voltadas, as intenções, para o sentido do bem. É o caso dos chamados magos negros, registrados na história antiga e na realidade das regiões sombrias da dimensão espiritual. ( vide Libertação, de André Luiz ).

Enfatizamos que a manipulação dessas forças pela mente destrutiva de companheiros menos felizes é limitada pelo fato de que não alcançariam eles maior magnitude face ao fato de que  o universo é um elemento regido pelos fatores positivos, do bem, fluindo, esta realidade, da mente do Criador através de seus prepostos. A atuação dos que tombaram no desajuste moral não poderia possuir a mesma capacidade, tanto porque lhes é interditado mais amplos conhecimentos dessa energia por parte do comando da vida, quanto suas condições de inferioridade moral não lhes permite a devida sabedoria para o domínio das forças organizadoras do universo.

Leon Denis faz referencia as potencias da alma e ele mesmo, iniciado de outros tempos, de várias outras encarnações, alem de estudioso do mediunismo dentro das hostes espiritistas, exercitou a aplicação desses recursos tanto na sua última encarnação quanto nas anteriores. Pertenceu à doutrinas secretas e trazia em seu psiquismo profundas intuições à respeito dessas potencias a que se refere em sua obra riquíssima: O Problema do Ser, do Destino e da Dor.

E nós, estudantes do espiritismo ou de outras doutrinas espiritualistas, como temos lidado com essa questão ? Temos buscado exercitar esses recursos, capazes de nos proporcionar avanços significativos na trajetória evolutiva, conforme nos entreguemos ao aperfeiçoamento moral, garantia de utilização digna desse laboratório? Temos compreendido a importância da utilização da mediunidade dentro do contexto de elevação e nobreza, atraindo espiritos nobres para nos amparar a prática ? 

A força do bem, o poder do amor, são os elementos fundamentais para que nossa mente dirija essas energias no rumo da plenitude. E a reforma moral do ser é decisiva para que não nos tornemos prisioneiros de forças perturbadoras e sim, administradores de recursos luminosos, sob a tutela dos bons espiritos, com a anuência de Deus e da própria consciência. 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

PRESENÇA DOS NECESSITADOS

Formam legião.
Em grande leva, percorrem as  grandes metrópoles ou ruelas singelas das pequenas aldeias.
São os infelizes, os inconsolados, os entristecidos, os amargurados, os que carregam coroas de espinhos invisíveis.
São tambem os rebeldes e endurecidos, os que odeiam e os ingratos.
Carregam cruzes e muitas vezes tormentas na alma de difícil descrição.
São as mães aflitas e os filhos mutilados, os pais desesperançados e as viúvas inconformadas, que cruzam os teus caminhos ou encontram-se à tua volta. 
Não tenhas dúvida. O Senhor os envia à tua senda para que, de alguma forma, possas ofertar a eles algo do teu coração. Mais que o bem material entregue, muitas vezes necessitam de teu aconchego e de tua atenção. Precisam de alguem que escute seus martírios ou se apercebam do ruído provocado pelos frequentes gemidos.
Dá de ti o que possas em dosagem de amor.
Escuta-os. Oferta o pão aos necessitados famintos mas, escuta-os.
Apazigua a sua sede mas, abraça-os.
Oferta o medicamento ao enfermo esquecido, mas dá tua amizade e o teu sorriso. Eles disso carecem.
Como sombras doloridas, eles, os necessitados, te acompanharão como mensagem viva de Jesus solicitando que os atendas em nome da misericórdia e da fraternidade.
Eles, os teus irmãos necessitados, que vivem nos casebres ou nas mansões.
Eles, teus irmãos necessitados.

MARTA

Mensagem publicada no livro Caminhos da Sabedoria - DPL Editora

OBRA MAGISTRAL

Da extraordinária coleção escrita pelo espirito André Luiz, estou relendo a magistral obra "Nos Domínios da Mediunidade". Após anos de leitura feita, revejo-a e encontro detalhes encantadores contidos em suas páginas. Sem dúvida, o espirito que fora na Terra um médico e pesquisador encontrou na mediunidade de Chico Xavier um instrumento maleável e à altura de sua finalidade: desdobrar e aprofundar o que encontramos na codificação efetuada por Allan Kardec.

Desde a figura do Instrutor Áulus, que fora contemporâneo do codificador em Paris e estudioso, como ele, do magnetismo humano e da mediunidade, até a análise do grupo de trabalhos mediúnicos enfatizando as características de caráter e a ação "técnica" das faculdades psíquicas de cada um, nos defrontamos com uma avalanche de ensinamentos magníficos. A riqueza do conteúdo, em termos  de abordagem referente à temática é semelhante a um sol de primeira grandeza derramando faiscantes luzes de conhecimentos transcendentes. Creio que, ao longo da leitura, voltarei a tratar de alguns pontos que considero importantíssimos para trocarmos idéias. A mediunidade é um complexo tema, cheio de nuances e detalhes que nem imaginamos existir. Há muito que se explorar à respeito. E não podemos esquecer que, estudar a faculdade psíquica é estudar a si mesmo, ao ser humano em seu multifacetário universo.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O QUE NOS AGUARDA

Início de um ano. Um novo ciclo de experiencias evolutivas. Oportunidade de crescimento íntimo, de reavaliação de valores. O que nos aguarda não só este ano bem como nos próximos, é muito trabalho, belas oportunidades de serviço no bem e vivências que ficarão registradas na mente imortal. Temos motivos de ficar feliz. Há muita coisa maravilhosa, verdadeiros tesouros para serem entregues à nossa civilização. É verdade que muitas dores ainda serão vivenciadas, muitas mortes fruto da triste violência, das balas perdidas, e a corrupção amargará os corações decentes e sensíveis, no entanto, mudança é a palavra chave. O plano do Mundo Maior abrange transformações, não aquelas que os humanos que gozam de poder político manipulam ao seu bel prazer mas as transformações de cunho mais profundo, que tem suas bases no universo da moralidade e dos aspectos espirituais,.

Otimismo é o sentimento a ser cultivado. Com razão. Com fundamento. Cada dia teremos oportunidades de ouro para o aformoseamento do nosso ser. É viver e amar. É sentir e ter olhos para ver.

PROBLEMA RESOLVIDO

Bom,finalmente a novela teve final feliz. Resolvido o problema da Internet que me impedia postagem regular. Voltamos com força total e fôlego renovado. Terminou sendo umas férias rápidas. Espero neste ano que se inicia que tenhamos a mesma participação ativa do público. Aguardo novos integrantes ao nosso blog e um conteúdo cada vez mais elevado. Vamos atingir o participante de número 800 no painel da página de apresentação. E o número de acessos esperamos duplique este ano. Está lançado o desafio.

O TRABALHO DE DR GARY

O companheiro Marcelo Cabral, residente em Tucson, Arizona, EUA, postou comentário na postagem sobre o livro A Grande Aliança, do dr Gary Schartz. Marcelo reside exatamente na cidade próxima à universidade do Arizona onde o cientista vem revolucionando as pesquisas psíquicas. |Concordo com Marcelo quando ele escreve que, no seu entender, o trabalho de Gary é o que apresenta maior capacidade de influenciar a mudança de paradigmas com objetivo de estabelecer uma visão imortalista em nossa civilização. Fica reforçada nossa sugestão para a leitura da obra citada e nosso agradecimento ao participante deste espaço que reside no Arizona, o amigo Marcelo Cabral. Leiam seu comentário logo abaixo.