Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A LEI E NÓS 2

Várias doutrinas iniciáticas fazem referencia simbólica que o processo de evolução da alma caracteriza-a como uma pedra bruta que necessita ser debastada. Seríamos essa pedra cheia de falhas e irregularidades. Ao longo do tempo, precisamente, após as múltiplas reencarnações, o ser vai se aformoseando, ou seja, a pedra vai sofrendo uma transformação, sendo lapidada pelas intempéries, pelos atritos do caminho. Naturalmente, se o ser investe com sua vontade, seu esforço pessoal, pode acelerar a jornada, lapidando-se através de sua reforma íntima. O que duraria milênios, pode se reduzir à séculos. Não nos assustemos com os números. Séculos ou milênios nada representam ante a imortalidade que nos pertence.

Há, então, considerável diferença entre ser levado de roldão pela lei do progresso ou pelo automatismo da lei, e a decisão do espírito de evoluir, alcançar novos degraus, ascender para universos mais belos e potentes, sutis e vigorosos, acima de nosso estágio atual. Sofrimentos que necessariamente não precisam ser vividos seriam evitados, ficando experiencias conquistadas com mais ampla consciência. Isso não significa que algo referente às dores do crescimento não seria experimentado. Claro que sim pois faz parte da organização pedagógica da vida. A Grande lei impulsiona as grandes transformações por impactos consideráveis, abrindo clareiras magníficas na floresta da indiferença humana e fazendo despontar sublimes expressões da sensibilidade.

Nossa adesão a essa Grande Lei vai se verificando, seja por escolha definida por nós, seja por frustrações advindas das escolhas equivocadas. Tudo termina em aprendizado. E tudo se converte, ao final, em progresso. A espiral da evolução suga a alma para mais amplos e elevados horizontes. Subimos por impulso próprio, mais aceleradamente, ou por força dessa mesma espiral, como um empuxo sistemático, um moto automático que a tudo catapulta para outras condições evolutivas.

Quanto mais embaixo nos estágios de evolução mais  o poder da livre escolha é relativo, submetido, em essência, ao automatismo. Com  a ascenção da alma, esta ganha maior cota de liberdade pelo senso de responsabilidade adquirido, pela maior cota de luz irradiada. Sua maior identificação com a Grande lei lhe proporciona ser "senhora de si". A alma sente uma felicidade indescritível pois, antes de mais nada, se movimenta mais integrada com o pensamento do Criador. Sua vontade reflete, espontaneamente, a vontade do Grande Amor. Tem-se a consciência de movimento NELE, conforme colocação bíblica: "Estamos mergulhados em DEUS".

Nos estágios de mais avanços espirituais, a pedra polida resplandece. As arestas desapareceram. A alma cintila. As virtudes, vividas e sentidas com naturalidade atestam a sintonia entre ela e a Lei. Um consentido casamento entre a Luz Maior e aquela que nós trazemos em nossa natureza divina. O espírito torna-se mais poderoso e confiante. Polido, ele edificou o seu céu.  Sereno, conquistou o nirvana. Amoroso, se revestiu de paraíso. Sábio, alcançou as estrelas. E permanece avançando infinitamente.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A LEI E NÓS

No estágio espiritual em que nos situamos, somos mais ou menos refratário à grande lei que rege o infinito, a vida, com o objetivo de nos conduzir à plenitude. Diante dos dissabores da existencia, ficamos revoltados e culpamos a vida, à Deus, aos bons espíritos, aos santos, à instituição que frequentamos, enfim, buscamos desaguar em algo ou alguem, toda a mágua pelo que consideramos nossa infelicidade. E desejamos que a Grande Lei da Sapiência Infinita se adapte a nós, e não refletimos na necessidade de nossa adaptação à ela.

O estado de incompreensão sobre os  fundamentos da vida, os seus elevados objetivos, nos condiciona a enxergar as experiências sob um prisma extremamente limitado. Flutuamos em torno de uma concepção estanque, terra á terra, imediatista e eminentemente material. Às vezes, adotamos um determinado ideal superior como crença, no entanto, basta que certas situações atinjam o que nos agrada, demonstrando que necessita de ajustes perante a ética ou a moral, e já questionamos a validade da crença ou relativizamos as próprias convicções. O que servia de parâmetro moral até então, transforma-se em exagerado conceito religioso.

Recordo, nesse momento, a colocação de Jesus referente à coerência que devemos ter na trajetória que escolhemos. "Seja tua palavra sim, sim, não, não". Claro que devemos entender a alma dessa colocação. A firmeza naquilo que acreditamos, nos princípios morais que abraçamos, não pode se moldar à nossa conveniência. É ou não é. Não estou aqui fazendo uma leitura radical, purista da questão. Observando os espiritos nobres que servem de parâmetros com suas vidas exemplares, podemos entender qual postura deve nortear nossos passos: relativizar princípios, em geral, corresponde a tentativa de apaziguar a consciência, "ajeitar" as coisas, justificando-as ante aquilo que sabemos não estarmos sendo íntegros ou coerentes para com o que acreditamos .

Claro que temos uma imensa jornada pela frente até contemplar, com grande harmonia, o que cremos com o que somos. Isto não deve nos desanimar nem se tornar um "paredão " que nos amedronte perante os desafios naturais do caminho. São etapas. E quanto mais exercitarmos colocar nossa vida de acordo com os postulados sublimes que abraçamos, mais entenderemos onde fica a felicidade e o quanto de leveza nos envolverá pela aprovação do próprio coração pelo proceder de nossas atitudes.

O amor governa a Grande lei. O amor somado a nossa vida nos atrela à plenitude desta mesma lei. O Reino está em nós, logo, entrar no Reino é ajustar nosso mundo interno com a luz que governa e emana no Universo. O processo de espiritualização passa por esse movimento de integração entre o interno ( em nós ) e o externo ( por nós ).

sábado, 23 de fevereiro de 2013

DOMINGO

Neste domingo estarei proferindo palestra no Centro Espirita Manoel Philomeno de Miranda, em Jaboatão dos Guararapes, 16 horas. Há um bom tempo que não reencontro os amigos daquela instituição. A alegria já é imensa pela oportunidade.

JUSTIFICATIVA DO CORAÇÃO

Me permitam os amigos deste nosso espaço de luz utilizá-lo para expressar minha tristeza por não poder atender os convites diversos proporcionados pela generosidade de tantos corações para proferir palestras em vários Estados do Brasil. Ultimamente, por exemplo, não pude aceitar os convites dos amigos de Taubaté, interior de São Paulo, Brasília, de Belo Horizonte e, ontem à noite, do caro Luiz Fernandes, dedicado trabalhador de Blumenal, Santa Catarina, para uma participação na Semana Espirita daquela progressista cidade do sul do país. Meu amigo Alamar Régis, incansável divulgador do espiritismo, por exemplo, tem se empenhado para que eu aumente as idas ao sul e sudeste do Brasil, no entanto, a agenda está um tanto complicada. Fico, no entanto, alimentado pela esperança de, em breve, atender cada um desses convites.

Dentro das minhas expectativas, espero que o problema que venho apresentando de crise labiríntica durante os voos, que vem começando a limitar-me os movimentos em viagens mais longas, me permitam satisfazer meu coração no atendimento de tantos generosos convites. Após trinta anos de viagens aéreas, começo, conforme me foi dito por médico amigo, a sentir mais ampla dificuldade nesses deslocamentos. Persisto, ainda, nas viagens. Não sei até quando, mas persisto. Ainda bem que reconheço, para maior alívio do coração, que nossos amigos do sul e sudeste dispõem de eficientes e competentes expositores da sublime causa, não afetando, portanto, a não concretização dos seus convites a minha pessoa, os programas nobres de difusão do pensamento espírita, em suas localidades. Agradeço, de coração triste, porem, um tanto feliz pela lembrança, a cada um deles. Deus há de contornar os obstáculos que nossa pobreza íntima não o conseguir, e nos dará, amigos, um breve encontro para a festa da alma.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

DESAFIO DA VIOLÊNCIA

Acredito que ações interligadas, onde múltiplos setores da experiencia social possam contribuir, podem proporcionar avanços  para a pacificação das cidades. Os meios de comunicação noticiam, todos os dias, a violência urbana que trucida vidas e macera a existencia no cotidiano. Hoje, por exemplo, leio que a agressão à sociedade chegou, virulenta, em Rondônia. Ônibus queimados e ataque ao quadro policial. Os que combatem a lei atacam os seus defensores. Não há receio. Estão seguros de que não sofrerão derrotas.

São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco, enfim, onde chegamos os jornais destas cidades informam o drama da população refém do problema. á uma complexidade na questão., não só de natureza social e política como tambem espiritual. É um conjunto de fatores. A presença das drogas é elemento fundamental da problemática. Ela dilacera famílias, destrói vidas. Nossas fronteiras não funcionam bem. Não há ação harmoniosa, conjunta dentro do contexto amplo para se superar a dificuldade. Será um trabalho hercúleo vencer a violência e a drogadição. Mas, venceremos.Todos os elementos sociais agindo objetivando a dignidade do ser humano, favorecendo-se, ainda, os fatores espirituais da criatura, alcançaremos a vitória sobre o monstro. É preciso determinação. Idealizar e concretizar.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BREVE RECADO AO FRANÇA

Amigo França, estamos em oração pelo seu pronto restabelecimento. Cálculo renal é doloroso mas sua heróica resistência moral lhe proporcionará fortaleza de ânimo. Os bons amigos espirituais, com certeza, auxiliarão seu coração nesse momento. Breve nos abraçaremos em nosso querida Frei Martinho.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CRIANÇAS NO MIEP

Dentro da postagem que fiz aí embaixo, recordo ainda com emoção a participação das crianças no MIEP - encontro espírita que ocorre em Campina Grande, Paraíba, durante os quatro dias do carnaval. Em sua programação, existe o Miepinho.  nome diz tudo. Quase duas centenas de crianças recebem aulas e participam de atividades que deslumbram. Ao final do evento, a criançada realiza uma apresentação para os adultos, sempre arrancando lágrimas do grande público.

Dá para perceber o amor com que essas crianças são tratadas durante o evento. E sempre elas tem oportunidade de entrevistar alguns dos expositores do MIEP. Eu mesmo, pelo terceiro ano seguido, fui submetido às perguntas inteligentíssimas dos pequenos. Algumas das abordagens nos impressionam e, até, nos pressionam. Dá para sentir a longa trajetória de muitas delas, ou seja, que são espíritos de inúmeras encarnações e conquistas efetuadas ao longo dos séculos. para mim, é uma enorme alegria e honra ser entrevistados por elas.

Os jovens também formam uma legião estimulante no evento. Tanto os que se inscrevem no evento quanto os diversos trabalhadores da coordenação -  jovens muitos deles , ex- participantes do Miepinho, - são verdadeiras mensagens de otimismo para os mais vividos. Entre inscritos e trabalhadores, o MIEP congrega centenas de jovens. Se juntarmos os adultos ainda moços, então, mais que duplica-se a presença da juventude no encontro. 
Fica o convite aos que desejam conhecer essa bela realidade para o próximo ano, no carnaval. Inclusive, a coordenação, ante o sucesso do evento, irá efetuar intervenções para melhorar a estrutura no local. Com certeza, o que é bom vai ficar bem melhor.

A COLOSSAL IMPORTÂNCIA DA EVANGELIZAÇÃO

Os núcleos espiritistas, assim como outros seguimentos religiosos, efetuam um trabalho que os espíritos superiores consideram fundamental para qualquer programação de melhoria do planeta: a evangelização da criança e do jovem. De-se o nome que se queira dar nos vários caminhos das religiões, cuidar da nova geração é atitude que não se pode descurar, sob pena de comprometer-se um vasto programa de apoio à programação do mundo maior para a transformação do planeta.


Alem, claro, de entregar ao mundo cidadãos mais enobrecidos, ou pelo menos, encaminhados em sua formatação ética e moral, também representa a evangelização das novas gerações, o fornecimento de peças de reposição aos núcleos religiosos, auxiliando em sua renovação, substituindo os que saem de cena por idade avançada, saúde, desencarnação ou outros fatores. Instituição que se descuida dessa atividade estrutural pagará, possivelmente, com maiores dificuldades, a incúria. Se a moralização da humanidade, com seu devido esclarecimento espiritual, é finalidade precípua da casa espirita, esta deve sempre envidar esforços para ofertar estrutura adequada e dinâmica a fim de que os corações dos pequeninos e jovens recebam o grande tesouro da iluminação espiritual, auxiliando-os a lidar com os desafios da vida com a ferramenta dos valores mais elevados da alma.


Cuidar da base - necessidade inquestionável. Preparar-se para tal, desafio premente. Isso implica em estimular a casa a fim de que se renove, repense, reavalie a si mesmo e dinamize suas atividades. Sem malabarismos, sem "modismos" desnecessários, sem engessamentos ou correrias desenfreadas. Ser dinâmico não significa ser imprudente. Ser cuidadoso não implica em ficar paralisado, com medo dos contextos atuais. E, interessante, para enfrentar os desafios do presente e do futuro, sinceramente, para ficarmos no que coloquei aí em cima, nada melhor do que reler o que escreveu o codificador na sua magnífica Revista Espírita, alem da codificação e nas "Obras Póstumas". Ali tem muito à nos orientar. A espinha dorsal, vindo do passado, é mais do que atual. É vanguarda. É futuro, objetivo da evangelização da criança e do jovem.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ARTE DO ENVELHECER

Aprendo a envelhecer e a sentir apalpar-me o suave crepúsculo.
O anoitecer envia suas mensagens
Do dia que renasceu.
desejo aprender a arte de envelhecer e tornar meus gestos mais mansos.
Os passos suaves e a voz mais doce.
Quero brincar com os netos e fazer crianças sorrirem;
Elas representando a luz dos céus; eu, o resplandecer das experiencias.
Aprendo a envelhecer e possuir o olhar sereno de quem fita não apenas a Terra mas, tambem, os mundos invisíveis.
Mais generosidade, mansuetude!
Não se precisa ser admirado ou desejado, simplesmente despertar amor.

Ah, o suave entardecer do envelhecimento é o abrir a porta de um mais belo amanhecer!
Brilha a luz mais intensa; desponta a felicidade mais profunda.
Nos olhos cintila a firmeza amiga da sabedoria naquele que sabe envelhecer.
A matéria exerce menor pressão sobre o espírito e este, eleva mais nobre anseio pela imortalidade.
E quando, então, meu corpo baixar a sepultura e algumas faces chorarem a saudade de meu sorriso e de minhas palavras, então, digo-lhes:
Agora, sim, a vida se apodera, plena, de mim. A vida mais bela, mais intensa, rejuvenescida.
Não choreis por mim. Apenas, erguei uma prece...!

Em homenagem aos que se  inquietam tanto com a velhice e ao poeta Victor Hugo.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

INDO AO NACCA

Logo após o almoço estarei indo ao Nacca - Núcleo de Apoio Cristão Casa do Caminho. Rosemary Kiss falará para nossos amigos de lá. Doce ansiedade para estar no paraíso bucólico de Goiana. Mais um sábado de grande luz.

OS METEOROS E A FRAGILIDADE DA TERRA

Ontem, os meios de comunicação de todo o mundo noticiou a queda de um meteoro na Rússia, mais de 1.500 km de Moscou. Os vídeos com a cena chocante pululam na rede. E coloca na pauta das conversas a fragilidade de nosso planeta no que diz respeito à possíveis choques com estes corpos celestes, aliás, como já ocorreu no passado. Os dinossauros , por exemplo, foram extintos há bilhões de anos graças a um desses choques com um meteoro de grande magnitude.

A Terra encontra-se na chamada "zona habitável" considerada pelos cientistas, aquela em que o planeta está em distância conveniente de sua estrela, nem tão perto que arda e não permita a vida em seu ambiente e nem tão longe que o esfrie demais, impedindo termos uma temperatura adequada ( ao ser humano , claro). Pois bem, da mesma maneira, o planeta azul também localiza-se "próximo", ou na rota de milhões de corpos celestes errantes, os meteoros e cometas que, de quando em quando, "descambam" para dentro do nosso sistema solar. Interessante, no entanto, observar que, a partir do surgimento do homem forjando a civilização, não tivemos qualquer choque ou queda desses corpos capaz de provocar mortandade ou, muito menos, a extinção da nossa espécie. Acaso ? Não creio. Previdência superior. Além do mais, a inteligência do ser humano vai se ampliando e breve teremos tecnologia suficiente para evitar possíveis tragédias dessa natureza. A ação de Deus precisa ser enxergada, no momento. Os espíritos superiores cuidam com entranhado zelo para a preservação da vida na Terra. E teremos, claro, de fazer nossa parte. Ah, e não esqueçamos da constituição da atmosfera a nos proteger de muitas situações que, sem ela, passaríamos. Ela nos protege dos raios cósmicos e desintegra uma boa parte dos meteoros que, de quando em quando, atinge a Terra sem, no entanto, representar grande ameaça face à suas dimensões reduzidas. lembro, ainda, que os que não se desintegram, em geral, caem nos oceanos ou em regiões inóspitas, despovoadas. Acaso?  Também, creio que não. Inteligência Suprema. Zelo superior. 

Se fizermos nossa parte, imaginem os recursos que nos chegarão, pela maturidade conquistada, pelos valores cultivados, pelos méritos adquirido...! A Terra parece muito frágil, solta no espaço, no entanto, quanto poder tem o planeta ante a proteção do Mundo Maior, e quanto ele se fortalecerá, com uma humanidade que zele por ele e viva mais condizente com as Leis Morais da vida.

PAÍSES DESARMADOS

Talvez alguém lendo esta postagem me ache ingênuo, sonhador e desconhecedor do funcionamento da política internacional. Trataria de me explicar a necessidade da força de dissuação, fundamental para colocar "no eixo" os inimigos da paz. Seríamos tão beligerantes que até para termos a paz almejada necessitamos das armas. Na verdade, não desconheço algo das injunções políticas do mundo e, até mesmo, o problema da chamada força de dissuação. O que não posso deixar de firmar é a convicção que tenho, proporcionada pela doutrina espirita, de que os fatos históricos já indicam que o ser humano, há muito, está cansado de conflitos e anseia ser feliz. Uma comunidade harmônica, solidária, fraterna e justa. Uma realidade realízável, efetiva, pois podemos, cultivando valores mais elevados, estabelecer um ambiente de paz, numa civilização pacificada pelos seus interesses superiores.

Desarmem-se todas as nações, não apenas de seus arsenais nucleares assim como de qualquer outro recurso de destruição em massa. Quando alguns possuem armas poderosas, outros se sentem no mesmo direito. E ambos tem o dever de cessar com ameaças e evitar a sandice das armas nefastas. Fazemos parte de uma mesma família - a família humana -  e estamos numa mesma embarcação - a Terra. Só nosso orgulho e nacionalismos torpes, alimentados por ideologias ilusórias, explicam os choques vergonhosos entre habitantes de um mesmo mundo, que se servem dos mesmos recursos ofertados pela natureza, sob as bençãos de Deus.

As lições já foram muitas. Não dá para acreditar que ainda não as aprendemos. Não há vencedores nas guerras e, muito menos, haverá, num conflito nuclear que, de maneira otimista, creio que não ocorrerá. Temos um planeta maravilhoso para cuidar e que cuida de nós, uma ciência que avança gerando bem estar material e longevidade aos seus habitantes, e realidades fantásticas de possibilidades na construção da felicidade. O que tem faltado é o despojamento dos líderes mundiais, o cultivo da vontade férrea de se viver em paz e a consciência de Deus pois, afinal, esse é o valor maior que, desenvolvido, sanciona o sentimento de irmandade.

Escrever neste espaço à respeito pode parecer algo muito pequeno e não alcançará o alvo que seria importante ser alcançado. Acredito, no entanto, no poder das idéias e na multiplicação das consciências unidas com este objetivo. A irradiação de mentes pensando e desejando a mesma coisa, é fato. Como escrevi num poema abaixo, somos muito. Independente de religião, somos bilhões que comungam dos mesmos anseios. Vibrando e colocando o assunto em pauta, os líderes irão ser influenciados ( e creio que já estão ) por essa energia. Caso contrário, talvez, não estivéssemos vivenciando a expansão do comércio substituindo as guerras. Mas, sei, ainda há muito por fazer. E faremos. Os países se desarmarão. Pode não ser agora ou amanhã, mas, se desarmarão. Eu creio. E oro por isto. E não é por ingenuidade, creiam.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MUITOS

Somos muitos. Dentro de nós, muitas experiencias, muitos seres. Etapas inúmeras constituem nossa bagagem na grande viagem rumo à perfeição. O encanto está no fato do Supremo Amor  entender as condições de cada alma e incentivá-la em sua trajetória. Suas Leis contemplam o estágio em que nos situamos.

Somos muitos e intensos. O espírito que descobre suas forças ganha em poder e leveza.  E pode aproveitar melhor as oportunidades. Múltiplos nas habilidades. Ricos nos talentos. Adequados para as novas conquistas, para adquirir conhecimentos e efetivar virtudes. Temos o infinito à frente e os séculos mortos atrás. No presente, a matéria prima que forjará a luz do amanhã.

Somos muitos e amados. Sim, não há como descrever a potência do amor que nos cerca e trabalha para que alcancemos estágios mais belos na trajetória. E isso sem violentar o serviço que nos cabe fazer para tal. Embora todo o amparo, o indivíduo não pode se abster de se construir, de ter o mérito, de fazer-se o grande anjo.

Somos muitos e santos. Na essência somos os que trazem a delicadeza dos emancipados e o fulgor dos inspirados. O anjo forja-se em meio ao frágil que ainda somos, como o diamante nasce das profundas forças que agem sobre o carbono. O universo é um rutilante ambiente feito de jóias preciosas, que brotam através dos vários mundos, das incontáveis dimensões e das abençoadas lutas em cada vida. Somos muitos e destinados a muito servir. O destino é a plenitude.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ROSEMARY KISS NO NACCA

Neste sábado, 15 horas, nosso Núcleo de Apoio Cristão Casa do Caminho, localizado no município de Goiana, receberá minha amiga e grande expositora, Rosemary Kiss. Ela falará para as mães assistidas pela instituição. Estarei lá pois logo após a maratona de palestras que foi o carnaval, deixei livre este final de semana. Não tive ainda tempo de recuperar a garganta de uma faringite face ao fato das inúmeras palestras nesse período. Pois bem. Quem desejar conhecer o Nacca este sábado será ideal. Uma bela palestrante, de forte conteúdo doutrinário e, com certeza, um dia lindo de sol, uma tarde de céu azul na bucólica localidade.

A CORÉIA DO NORTE E MAIS UM TESTE NUCLEAR

A sandice humana ainda precisa de mais tempo para que desapareça da face da terra. A Coréia do Norte, um dos países mais isolados e atrasados socialmente do planeta, fez mais um teste nuclear subterrâneo, causando repulsa de quase todas as nações. Enquanto boa parte de sua população passa fome, o governo coreano faz teste com mísseis. E seria bom que os outros países possuidores de bombas nucleares e outros artefatos de destruição em massa, se desfizessem de seus arsenais atômicos pois o exemplo é o caminho. Precisamos de um mundo que invista na paz como uma forma de viver, como um valor a ser sentido, pensado, vivenciado. Nem Coréia do Norte, nem EUA ou Alemanha, seja quem for, devem manter seus arsenais de destruição em massa. A humanidade está cansada de ser ameaçada pela loucura do poder, em forma de violência.

A RENÚNCIA DO PAPA

Neste carnaval o mundo foi surpreendido pela divulgação da renúncia do papa Bento 16.  Naturalmente que a repercussão  foi enorme em todo o planeta face a força da igreja, com mais de um bilhão e duzentos mil seguidores, e sua importância política e religiosa. Independente das várias versões que teriam motivado tal gesto, a cristandade deve orar para que a estabilidade prossiga no seio católico face ao momento que vive o planeta, pois muitas almas necessitam dos valores e do trabalho realizado por este seguimento hegemônico do movimento cristão. Os desafios serão amplos, creio,para a igreja católica, chamada, entre tantos acontecimentos, a manter o "rebanho" e atualizar sua atuação. Faz parte das grandes transformações o que está ocorrendo. Repetimos o que temos colocado nesse nosso espaço: todas as esferas das experiencias humanas vão sofrer alterações e crises depuradoras. Este é o tempo. Diversos assuntos de natureza espiritual esperam uma melhor abordagem pelos grandes representantes do movimento cristão, sobretudo, os que tratam da imortalidade e do que ocorre com a criatura após a morte, alem, claro, dos problemas relativos à vivência na sociedade humana. Oremos para que os ventos que soprem sobre a longeva igreja de Roma representem renovação, firmeza, espiritualidade e orientação à essa multidão de mais de um bilhão de seguidores.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

MIEP - 40 ANOS DE LUZ

Após o trabalho em João Pessoa partir para a bela Campina Grande, onde teríamos a emoção de participar, mais uma vez, do MIEP - Movimento de Integração do Espírita Paraibano. Este é o evento mais antigo dentre os tantos que ocorrem naquela cidade durante os dias do carnaval. São quarenta anos ininterruptos, propagando a luz. O que começou com cerca de trinta participantes, hoje resplandece com quase 900 inscritos, fora as palestras abertas ao público, que eleva a frequencia para algo em torno de 1.500 pessoas nas dependencias do encontro. A emoção foi visível, sobretudo na homenagem aos fundadores, os idealizadores do MIEP, que foram encontrados e entrevistados no local. Alem disso, a energia eletrizante do mundo espiritual envolvia à todos. Gente de vários Estados do Brasil ali estava: Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Pernambuco, Sergipe, etc. Já não integra apenas os espíritas da Paraíba faz anos. O evento pertence ao Brasil. E o que dizer do conteúdo apresentado pelos dedicados expositores ? Severino Celestino, Simão Pedro (MG ), Sandra Borba ( RN ), Leonardo Machado ( PE ) E OUTROS, OFERTARAM PARA NÓS UM GRANDE BANQUETE. O público, alem da emoção, apresentava a alegria do conhecimento que estava sendo adquirido sobre o tema da paz. Os grupos musicais enriqueceram ainda mais o MIEP. Merlânio Maia, grande poeta paraibano, com sempre, encantou, fez sorrir e cantar em sua apresentação. Enfim, um grande sucesso, que encheu a alma de saudades. Conforme anunciado ao final, o próximo ano o evento terá como tema : Espiritismo e Evangelho - 150 anos de luz e amor, homenageando o Evangelho Segundo o Espiritismo. Esperamos mais participantes. É o natural.

NO LAR DAS VOVOZINHAS

Depois de cinco dias ausente em função das atividades durante o carnaval, retornamos com a alma rejuvenescida e trazendo algumas informações aos amigos do nosso espaço. No sábado à tarde, estive proferindo palestra em João Pessoa, precisamente no Lar das Vovozinhas, instituição com largos serviços prestados ao Espiritismo e ao amparo social. Foi uma tarde rica, reencontrando amigos e sentindo a beleza do interesse de todos pelas informações espíritas. A acolhida e organização do evento foram impecáveis. Falamos sobre a educação do espírito sob a ótica  da lei de evolução, conforme o espiritismo nos ensina. Creio que, pela alegria reinante, e o afeto com que os amigos me brindaram após a abordagem, o pensamento espírita felicitou e atendeu aos anseios. Não poderia ser diferente. A grande mensagem atende, sim, aos diversos ângulos da experiencia humana e todas as aspirações do ser. Agradeço, ainda, as palavras do Antonio que postou comentário no blog, fazendo refernia mais que generosa ao nosso encontro. Tomo suas palavras como abençoado estímulo para que eu corresponda, um dia, plenamente, as expectativas que nossa doutrina merece e a minha consciencia precisa. Um grande abraço, querido Antonio. Deus o abençoe pelo coração gentil.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

NESTES DIAS

Amigos, como amanhã inicio minhas viagens em eventos no período do carnaval, não sei se poderei atualizar as postagens. Farei o possível, porisso, deem sempre uma passadinha no nosso espaço. Até a volta.

A VELHICE E ESPIRITUALIDADE

Na magistral obra " O Grande Enigma", o poeta e filósofo Léon Denis, inspirado como sempre, faz uma instigante e lúcida abordagem à respeito da velhice e sua importância para o aflorar da espiritualidade no indivíduo. Cada etapa da vida na carne tem sua importância, seus valores e peculiaridades. A velhice não seria diferente. Enquanto na fase da juventude temos a explosão das energias estimulando e estimulado pelo desenvolvimento dos hormônios e na fase adulta uma certa estabilização destas mesmas forças, na ancianidade, o ser humano lida com um certo teor de introspecção. É como se o espírito, automaticamente começasse a refletir sobre como teria ocorrido sua etapa na carne e se preparando, de alguma maneira, para o retorno à pátria de origem. É uma ante sala das avaliações a que nos submetemos após a desencarnação. E é, tambem, extremamente salutar tal ocorrência. Os anos em que nos entregamos a rever os passos dados na encarnação pode proporcionar ( e é esse um dos seus objetivos principais ) correção de rumos ou fixação de aprendizado decorrente dos anos vividos. Daí a importância de se ter aproveitado bem as etapas anteriores através de ações construtivas e edificantes para que esse momento de maior lentidão das atitudes externas seja reconfortante e não tão dolorosa como muitas vezes ocorre.

Viver bem, com a maior nobreza possível no cultivo dos valores espirituais, favorece uma velhice mais serena e proveitosa. Não que essa etapa seja apenas de avaliaçãopois a cada dia que passa a ciencia dilata as forças dos corpos alquebrados. Os que atingiram a velhice podem ( e cada vez mais estão fazendo isso ) produzir intelectualmenbte e até fisicamente. Alem do mais, o Bem é luz em quaklquer etapa produzindo bem estar, lucidez, revigoramente e alegria de viver.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

AGENDA

Neste carnaval estarei em alguns eventos no vizinho Estado da Paraíba. A atividade será intensa. No sábado à tarde realizarei seminário em João Pessoa, na Casa da Vovozinha. Logo após, viajo para Campina Grande onde, a partir do domingo proferirei algumas palestras e seminários no MIEP, evento espírita que completa 40 anos. Ainda na capital serrana da Paraíba, proferirei palestra no Encontro para uma Nova Consciencia,  que reúne diversas religiões em um maravilhoso congraçamento onde o respeito à religiosidade e espiritualidade de cada um é a norma. Estou feliz por mais esta oportunidade que os céus me concede de compartilhar pensamentos e conhecimentos com milhares de corações. São auditórios lotados e uma energia singular, inesquecível.

O CARNAVAL E AS CASAS ESPÍRITAS

O amigo Cléo me solicita uma abordagem sobre o carnaval e as casas espíritas, sobretudo, no tocante ao fechamento das mesmas durante esse período,  fato que ocorre em diversas instituições pelo Brasil à fora. A alegação de algumas delas é de que as vibrações são muito pesadas. Outras , por estarem situadas em locais que são focos das brincadeiras e blocos. Vamos por parte.

O carnaval, sem dúvida, representa uma época em que os seres humanos ficam extremamente vulneráveis a uma serie de conturbações, exatamente pelos excessos que sabemos são cometidos por uma multidão de brincantes. E este é o momento de terem as casas espiritas para os auxiliar. Alem do mais, o pronto socorro que é tambem uma instituição espírita, seria interessante que estivesse à postos, oferecendo o atendimento que lhe é comum, com as palestras instrutivas e o apoio moral do qual tanto carece a humanidade. Claro que podem existir excessões para a situação de ter que fechar as portas no carnaval um centro espírita. Se ele localiza-se no foco das atividades carnavalescas, onde não se tem qualquer controle dos excessos, onde blocos se reúnem na localidade e situações as mais inusitadas e constrangedoras possam afetar a normalidade e segurança da própria casa, compreendemos que estes são os casos em que pode ( até deve) suspender suas atividades. Imaginem um centro espírita localizado nos "Quatro Cantos "ou na praça da preguiça, em Olinda...Como funcionar adequadamente? Diríamos ser quase impossível e, até, imprudente, e me refiro visando a segurança dos próprios tarefeiros. São milhares de foliões, muitos drogados ou alcoolizados, com diversos pontos de conflitos e agressões, alem das orquestras de frevo e trios elétricos com os seus estridentes decibéis.

PRISÃO INTERNA

Pode existir alguem livre segregado em uma peniteciária e pessoas trancafiadas fora delas. Estão aprisionadas nas grades do medo, das frustrações, do remorso, da mentira, da ignorância sobre a verdade da vida. As grades internas, pois, são as mais dolorosas. Pensamentos perturbadores, viciosos, desajustados, representam uma amarga e dolorosíssima prisão interior, capaz de manietar a alma e emparedá-la nos ambientes insalubres da mais profunda infelicidade.

Recordamos Jesus exortando o coração humano a "conhecer a verdade pois esta o tornará livre". A liberdade é algo que tem a ver com os estados íntimos da alma, suas escolhas mentais, a natureza de seus sentimentos, a direção que imprime às suas atitudes. Quanto mais seus valores encastelam-se na transitoriedade da matéria, mais se aprisiona nas grades da ignorância. Buscar o Reino dentro de si é caminho para livrar-se da prisão em si mesmo pois o Reino fala de um espírito livre por dentro, liberto das amarras dos erros, superado estes pelas vias da sublime reencarnação. Interessante, não?

O remorso é um cárcere insalubre, sobretudo quando a criatura apenas fica em seu estágio incômodo, sem nada fazer para dissolver-lhe a existencia por intermédio de uma ação renovadora, uma mudança de postura, uma renovação íntima que proporciona a prática do amor que cobre a multidão de pecados. A correção do rumo, o refazer o que foi feito de maneira infeliz é feliz oportunidade de sair das grades internas para sentir, novamente, o sopro delicado e poderoso da liberdade interna, sob o sol da esperança. Não precisamos permanecer emparedados nos próprios erros ou num genero de vida infeliz. Podemos, sim, edificar uma outra realidade, tão real e forte que nem as traças poderão roer e nem os ladrões poderão roubar.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CHÁCARA BEZERRA DE MENEZES

|Lembram que escrevi aqui, ano passado, obre um possível novo trabalho em nossa esfera de atividades? Uma área de 26 hectares  na zona rural de minha cidade do Cabo de Santo Agostinho. Hoje, tivemos a informação que poderemos ter concretizada a doação nesses próximos tres meses. O empresário falou comigo pelo telefone e me comunicou  que sua proposta está de pé. Aguarda, apenas, seu automóvel sair da oficina para que possamos ir até o local. Ainda não connheço a área, no entanto, o amigo já nos disse que é um local bonito, com muitas árvores, centenas de pés de coco e água em abundância. O nome já tenho: Chácara Bezerra de Menezes. E pelo que está se configurando, devo reencarnar para poder ver concretizada a obra dentro em breve ( rsrsrsrsr ). Embora ainda tenhamos que aprofundar algumas idéias, sobretudo ao observar o local, deveremos ter a Casa da  Sopa, o núcleo de evangelização Jesus de Nazaré, CaSA DA MEDITAÇÃO, e outras atividades que só informarei mais adiante. Benção de Deus, presença de Jesus em nossas vidas, não  é mesmo ?

APELO

Amigos, quem me conhece de anos no movimento espírita, sabe  que procedo com muita prudencia e cuidado quanto à colaboração que nosso grupo necessita para dar prosseguimento e até ampliar as atividades sociais que encetamos. Sabemos que muitas outras casas valorosas lutam com imensas dificuldades no mesmo setor, no entanto, a solidariedade na prática do bem é norma que devemos incentivar e, às vezes, muitos corações precisam de um empurrãzinho para somar na tarefa.

Hoje, graças à Bondade Divina, temos a possibilidade de amparar centenas de famílias em difíceis condições sócio econômica, seja nas comunidades carentes do Cabo de Santo Agostinho, através de uma creche que ajudamos a fundar, seja pelo centro Casa do Caminho que ampara tres comunidades  próximas ao bairro Garapu, ou, ainda, as famílias em Goiana, onde através do NACCA, Núcleo de apoio cristã Casa do Caminho, um carinhoso trabalho de apoio social e de evangelização é realizado. E é sobre as atividades do Nacca que gostaria de efetuar um apelo aos que me leem todos os dias neste nosso espaço de luz. Aí ao lado tem como acessar fotos e histórico do Nacca. Quem não o acessou, por favor, faça-o. É uma área belíssima, dois hectares, bucólica, inspiradora, onde a harmonia da natureza nos convida à meditação, ao contato com a espiritualidade. Nosso projeto na área é bem mais amplo que aquele que já está em prática. Vejam só:

a) Desejamos abrir essa área linda para que grupos religiosos e, particularmente, os espiritas, possam fazer seus eventos ou retiros pois esse nosso trabalho, conquanto seja constituído por espíritas que somos, não se apresenta como sendo um núcleo espírita e sim, um núcleo de amparo cristão, sendo que, para terem uma idéia, nossos frequentadores são, predominantemente, evangélicos.

b) Para isso, precisamos cobrir a mais nova edificação do local, nosso novo auditório. Ele tem um formato hexagonal e estamos na fase de cobertura. Para cobrí-lo, necessário a importância de R$ 20.000. Já temos 8.000 mil ( há pouco não tínhamos nada), face a venda dos dvds e cds das nossas palestras.

c) Numa outra etapa, ergueremos refeitório e  dormitório, complementando a infra estrutura fundamental para que outros grupos possam fruir desse paraíso da natureza. Resumindo: quem puder contribuir com esse nosso propósito, agradeçemos antecipadamente. Entrem no site do NACCA e vejam como fazer sua contribuição. Quem desejar conhecer pessoalmente, de quinze em quinze dias temos nossos trabalhos por lá, nos sábados à tarde. Será uma alegria recebe-los. Nosso atual presidente é o Gustavo. Podem entrar em contato com ele ou o Fonseca ou comigo mesmo. Vamos lá, concretizar esse sonho para um mundo melhor.

NA ERA DA VIOLÊNCIA

Sabemos que o nosso querido país ainda tem inúmeros problemas a serem superados mas a violência apresenta-se como dos mais graves e persistentes. Todo o território nacional parece tomado pela virulencia aterradora. São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio grande do Sul, Bahia, Pernambuco, para ficar nos mais noticiados, são uma expressiva amostragem do tormento que vive o país nessa área. Presídios em condições sub humanas, educação das mais fracas do mundo, drogas avançando assustadoramente compõe este doloroso caldo de cultura. Ainda bem que para aliviar o Bem que se faz cresce grandiosamente. Oremos pela nação e façamos o melhor ao nosso alcance  esperando e vibrando que as nossas autoridades façam a sua. Como cidadãos, temos o compromisso do aperfeiçoamento da sociedade como um todo. E manteremos, sim, a esperança na superação de todas as dificuldades. Países mais maduros socialmente falando já alcançaram o patamar que anelamos. Dinamarca, Suecia, Suíça, Noruega e Canadá. só para citar alguns, atingiram um grande equil[ibrio. Tem suas dificuldades, claro, mas apontam o caminho para uma sociedade tranquila e pacífica. Com certeza vamos chegar lá. O progresso não se detem, no máximo, pode-se retardá-lo.

DOENÇAS QUE SE VÃO

Observando o histórico dos avanços da medicina na Terra podemos identificar aspectos dessa grande mudança que estamos abordando aqui em nosso espaço e que tantos outros seguimentos tambem o fazem. Só para dar uma certa leveza à temática, muitas vezes, quando adolescente e já espírita, ficava a conjeturar futuras encarnações achando extremamente desa
gradável ter que passar pelo estágio de infância novamente e, junto a isso, vivenciar o quase toda criança passava anteriormente: catapora, sarampo, caxumba, etc. Era  um martírio me imaginar repetindo experiencias tão desconcortáveis. Pois bem, o que vemos hoje: praticamente não verificamos mais surtos das enfermidades citadas acima. As crianças da atualidade já não necessitam ter que viver a infecções costumeiras anteriormente.

O desenvolvimento das vacinas caminha ao lado dos planos de ascenção do planeta. As almas que renascem na Terra, paulatinamente, superam a condição de ser vitimadas por inúmeras enfermidades, sendo estas vencidas pelas conquistas da consciencia humana. Até mesmo enfermidades mais graves, como hanseníase e câncer, receberam alta dose de superação de seus efeitos. A hanseníase tem cura na atualidade e já não se faz segregação nos dias de hoje. Alguns tipos de câncer, detectados em seu início, já tem cura e outros podem ser tratados dilatando a vida da criatura portadora do mal. Sem sombra de dúvidas, são sinais das condições de melhoria do planeta, que recebe novas gerações de espíritos mais avançados e, portanto, sem necessidades de quadros expiatórios ou de viver doenças não mais compatíveis com seu estágio atual.

Sempre é bom recordar o texto de Allan Kardec no livro a Gênese, em que ele trata das novas gerações. Um primor de análise do mestre de Lyon.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

NA RÁDIO LITORAL

Sábado pela manhã tive oportunidade de ser entrevistado na rádio litoral , aqui em Recife, com perguntas sobre diversos temas espíritas ou da sociedade como um todo sob a ótica do espiritismo, perguntas estas elaboradas e sugeridas pelo público ouvinte durante toda a semana e anotadas pelos entrevistadores. Alem disso, muitas  outras foram feitas ao vivo. Uma hora de programa. Perguntas inteligentíssimas e tenho a impressão que a entrevista foi muito proveitosa face ao fato de, inclusive, pessoas não espiritas terem participado com suas dúvidas e indagações. Sempre que surge a chance de expresssar o pensamento espírita em torno dos problemas humanos sinto uma grande alegria por verificar o respeito que o público em geral cultiva perante as respostas da nossa doutrina. Um colosso. Valeu à pena. Aguardo novas oportunidades como essa.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ONDE ESTÃO OS SUICIDAS ?

Alguem esta semana me escreveu indagando o que ocorria com a alma dos que tiravam sua vida terrena. Estava confusa pois lera ou alguem havia lhe dito que os suicidas iam para um vale, uma região específica da dimensão espiritual só para os que partiram do mundo físico nessa condição. Mas aí, como fica alguns casos em que famílias narram a presença desse ente querido que se "matou" e que parece assombrar a antiga residencia ou é "visto" junto de algum familiar, interferindo em sua vida ou provocando sensação doentia e desagradável sobre ele ?

Essas questões são muito interessantes pois servem de alerta a uma tendencia que temos de generalizar todas as situações que nos chgam trazidas pelos espíritos. Após a magistral obra psicografada pelo médium Yvone do Amaral Pereira, "Memórias de um suicida", em que o autor, um escritor portugues que havia cometido o triste ato na sua última peregrinação terrena, narra seus terríveis sofrimentos no mundo espiritual, com o consequencia de sua DESERÇÃO DA VIDA FÍSICA, em uma região que ele batizou de vale dos suicidas, muitos seguidores do pensamento espírita desenvolveram o raciocínio de que todo suicida iria para essa região. Não me recordo de nenhuma afirmativa dessa natureza na referida obra. Alem do mais, há algumas mensagens psicografadas por medianeiros respeitáveis, como Chico Xavier, por exemplo, em que suicidas falam que estavam em plena recuperação e narram o que lhes aconteceu logo após o ato insano. Não falam que estiveram no vale. Há, inclusive, como a missivista narrou, exemplos de situações em que a pessoa que cometeu o ato permaneceu ao redor de sua casa.

Cada caso é um caso. Nem todo suicida apresenta aquelas condições de desespero e despreparo íntimo que os obrigue a ficar segregado no chamado vale. Realmente ele existe e serve como sublime proteção aos humanos para as situações mais extremas e graves nas condições vibratórias desses irmãos infelizes. Existem condições outras, no entanto. Claro que o gesto de tirar a própria vida acarreta repercussão dolorosíssima à alma. O sofrimento existirá mas de acordo com as circunstâncias, será mais penoso ou menos atribulado. O que sabemos é que, seja num ou noutro caso, é um gesto desencadeador de mais sofrimento ao espírito, retardando, inclusive, sua evolução e obrigando-o a reiniciar a etapa. Jamais será solução tirar sua vida. É um complicador de alta magnitude. A misericórdia divina, no entanto, jamais nos abandona. Há casos e casos. Oremos por todos que  tomaram essa triste direção e busquemos evitar que outros façam o mesmo. Nossas prece para eles é um poderoso auxiliar para que retomem a jornada, mais adiante, no rumo da divina perfeição. A Lei assim o quer.

O QUE IRRADIAMOS

Recordemos quando jogamos uma pedra num lago. Percebemos que ondas concêntricas partem do foco central para a periferia. De alguma forma podemos, por analogia, compreender que somos o núcleo central de um grande gerador de irradiações. De cada um de nós partem ondas vibratórias emitidas pelo que pensamos, sentimos, falamos e fazemos. E essas ondas irão encontrar outras ondas que se lhe assemelham. Dessa maneira influenciamos e somos influenciados. Dá para imaginar o "mar" de energias em que nos movimentamos, assimilando as forças que se coadunam com nossa natureza íntima.

Isso nos leva a entender o que nos compete na trajetória da existencia com essa imensa possibilidade de "escolher" as forças que sintonizamos. Será sempre um exercício de educação interior, mental, e um estímulo à reforma moral tão preconizada pelo Evangelho e a doutrina espirita. Os solavancos naturais decorrentes dos confrontos fluídicos, o desconforto e o embaraço pertinente às sensações negativas, os males decorrentes de uma má influencia espiritual alavancarão nosso esforço, um dia, de maneira mais ampla, para alcançarmos a sintonia com as Leis de Deus. Há os que buscam essa sintonia pelo esforço de cada dia, pelo estudo edificante, pelo bem que procura realizar, no entanto, boa parcela da humanidade jaz adormecida na percepção mais densa da vida, sem maior consciencia da sua natureza espiritual, dessa maneira necessitando das experiencias incômodas, dolorosas, amargas, abrindo lentamente espaço em nosso mundo interior ÀS GRANDES VERDADES do espírito imortal que somos.

Indaguemos sempre: que tipo de ondas emitimos ao derredor de nós? Como estou caracterizado em face da natureza das minhas irradiações? Dessa maneira, teremos boas perspectivas de auto conhecimento e poder de redirecionar a própria vida, qualificando, ainda, as companhias espirituais atraídas pelo que exalamos. A vida é dinâmica e não estanque. Podemos melhorar, transformar, edificar sempre, em cada passo da vida.