Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 31 de março de 2013

PALESTRA NO SÍTIO

Logo mais, tres da tarde, estarei proferindo palestra numa instituição singela, fundada em um sítio, na zona rural da cidsade de Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco. O nome do Centro é "Irmãos de Maria". A primeira vez que estarei lá. E, que me recordo, a primeira ocasião de falar numa instituição erguida~num sítio. Sempre tive o prazer de falar em cidades pequenas, com público simples, quase área rural mas essa, de hoje, é exatamente distante da cidade, das estradas.  No retorno postarei sobre a experiência. O coração bate feliz pela oportunidade. A mensagem necessita chegar à todos. Louvo a atitude dos fundadores da atividade. Deus os abençoe pela iniciativa.

CHICO, DE BOM JARDIM

Sinceramente, sei que muitas vezes parece que estamos falando de fatos surreais mas não posso deixar de postar minha admiração pelo esforço hercúleo de nosso Chico, da cidade de Bom Jardim, para divulgar a mensagem espírita. Sabemos as dificuldades que existem para, numa cidade pequena dos rincões interioranos, se falar ou conversar de espiritismo. Claro que melhorou muito, da água pro vinho, em relação à cerca de cinquenta anos atrás, porem, permanecem entraves naturais pelas características da sociedade e pelos vínculos arraigados da população às suas religiões de origem.

O Chico leva adiante, com grande dificuldade, o "Herculano Pires".  Seu público é formado por pessoas simples que residem na zona rural da cidade. Ele aluga carros para trazer os corações dos sítios onde residem, muitas vezes a cerca de tres, cinco kilômetros da cidade. Pessoas pobres, sem instrução, de uma simplicidade que nos recorda as tarefas das primeiras comunidades cristãs. Senhoras e senhores macerados pela dor do caminho mas que se resignam com devoção, ante os desafios da estrada. E lá está o nosso Chico, entregando ainda cestas básicas, ajudando na compra de receitas médicas e ainda viaja para proferir palestras em outras cidades. Conversando com ele, somos envolvidos pelo seu grande amor à causa. Fala com entusiasmo do espiritismo e parece uma criança quando vê a instituição cheia, observando ele as fisionomias atentas à mensagem.

Meu amigo Chico ( e espero não ferir sua simplicidade) ainda mantem um trabalho de confecção de medicamentos fito terápicos, inclusive, trabalhando com o avelós. Chegou a ser pauta de reportagem do Fantástico, se não me falha a memória, há muitos anos atrás, pelos efeitos positivos que havia conseguido em muitas pessoas que utilizaram o recurso. Ir, como fui ontem, à Bom Jardim, é encontrar-se com uma fonte de sagrados estímulos. Deus abençoe Chico, sua querida companheira e a família numerosa, alem dos seus companheiros de tarefa doutrinária, poucos, é verdade, no entanto, extremamente amorosos. Ontem me senti presenteado pelos céus face a experiencia de falar àqueles corações humildes e amigos.

quinta-feira, 28 de março de 2013

O TRABALHO DE HELENA

Acho que já escrevi sobre ela aqui no nosso espaço. Faz muito tempo. Helena me deslumbra sempre que a visito como fiz esta manhã. Seu trabalho acolhendo pessoas que sofrem de algum tipo de câncer e que vem do interior, a grande maioria sem qualquer condição financeira, é algo da presença dos espíritos nobres na face da Terra. Ela mesma enfrenta grandes dificuldades finnceiras e emocionais pois sua fiilha, Lúcia, enfrenta uma batalha com enfermidade que a obriga estar constantimento internada, inclusive, viajará, por esses dias,  à Ribeirão Preto, São Paulo. A pousada "Filhos de Deus", com sua plaquinha bem singela, fica próxima a Av. Mário Melo, numa rua transversal, escondidinha, nas proximidades da Rádio Jornal do Commercio, aqui em Recife. De vez em quando a dispensa fica vazia mas sempre aparecem doações e corações amigos. Hoje mesmo, véspera de feriado, cerca de trinta e cinco pessoas estavam na casa ( na verdade, a maioria estava nos hospitais, fazendo quimio ou radio terapia). Estarão na hora do almoço para a alimentação de que precisam. Na verdade, do alimento material e espiritual, que Helena, em sua condição, procura atender.

Sempre preocupada com seus semelhantes, alem do trabalho maravilhoso que desenvolve, ainda que sem uma estrutura adequada, Helena  se desdobra para beneficiar comunidades carentes existentes nas proximidades da sua casa "Filhos de Deus". O que recebe sobrando de doações leva para favelas e casebres em necessidade.  distribui sopa para as dezenas de famílias que vivem embaixo dos viadutos de Recife. Alem de amparar os que chegam com câncer, seu coração sempre acolhe pessoas abandonadas com outras enfermidades. Sofre críticas dos que nada fazem, mas adoram criticar quem faz, pelo fato de não atender, apenas, os que tem câncer. Coração que ama é assim mesmo: não tem tempo para ficar "presa" a burocracias e supostos focos de trabalho. Ela deseja amar, na simplicidade que lhe caracteriza o ser. E nunca deixou de focar seu trabalho nos que vivem a dolorosa saga do câncer e não tem condições de se tratar em hospitais de ponta, como o Sírio- Libanês, em São Paulo, meca dos políticos e empresários que sofrem do mesmo mal.

Estive, como escrevi, com Helena esta manhã. Voltei revigorado para casa e, como sempre, refletindo que poderia fazer algo mais, que quase nada tenho realizado, mesmo com a saúde que me bafeja a atual existencia ( Helena ainda tem problema de saúde ). E sinto que uma energia se move aqui dentro da alma, me propondo estímulos santos para me aproximar dessa mulher que esquece tanto de si para ofertar apoio, uma energia familiar, aos que chegam de suas realidades duras, com suas enfermidades dolorosas, para tratamento na capital pernambucana. Um beijo, Helena. E me ensine, amiga, a servir, de fato, aos irmãos que tanto sofrem.

quarta-feira, 27 de março de 2013

ESPIRITISMO E EDUCAÇÃO

Na magistral obra "Obras Póstumas", contendo artigos de Allan Kardec que, até então, não haviam sido publicados pelo codificador, ele tece uma consideração que resume a finalidade da grande mensagem para a humanidade: a educação. Claramente o codificador afirma que o objetivo do espiritismo é a educação, não a formal, de simples transmissão de conhecimentos, mas aquela que forma o caráter, desenvolvendo os valores mais elevados da criatura. E aí estaria a felicidade para a alma humana. Desde Pestallozzi, passando por Maria de Montessori, até o austríaco Rudof Steiner, com seu método Weldorf, de educação de profundidade, a educação apresenta-se, sempre, como a grande necessidade da nossa civilização. Não por acaso, o codificador da doutrina espírita foi um pedogogo, discípulo de Pestallozzi.

Sai Baba, na contemporaneidade, tambem enfatizou a educação, precisamente o que ele chamava educação para os valores humanos. A experiencia seria a mesma daqueles que nós citamos anteriormente, claro que com nuances e alguns detalhes de metodologia , porem, visando o desenvolvimento do potencial divino existente no espírito em evolução. Verificamos nas questões 467 e 469 de O Livro dos Espíritos, respostas dos espíritos superiores que referendam a importância dessa educação mais elevada e profunda. Vejamos :

467 - Pode o homem eximir-se da influencia dos espíritos que procuram arrastá-lo para o mal?
R -    "Pode, visto que tais espíritos só se apegam aos que, PELOS SEUS DESEJOS OS CHAMAM, ou aos que, PELOS SEUS PENSAMENTOS, OS ATRAEM".

A resposta da questão 469 é esta: " PRATICANDO O BEM e pondo em Deus toda a nossa confiança, REPELIREIS A INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS INFERIORES..."

ORA, TANTO NA PRIMEIRA QUANTO NA SEGUNDA QUESTÃO, O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO SE CONSOLIDA COMO APETRECHO DE PROTEÇÃO CONTRA AS MÁS INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS, TÃO EM VOGA NOS DIAS QUE VIVEMOS, COMO O FORA ANTERIORMENTE.

Evitar os desejos insanos ou controlar pensamentos sem os permitir tornarem-se indignos é tarefa da educação. De dentro para fora, aprendemos a conhecer a nós mesmos e a dominar emoções, vigiando a natureza dos pensamentos e modificando qualquer desejo de natureza infeliz. A reforma íntima, em síntese, é consequencia do esforço da educação interior. O diamante imortal lapida-se no fornalha da educação, seja aproveitando os atritos de elementos exteriores ao coração que provocam reflexão e dor, seja pelo esforço para domar as más inclinações, investindo na prática do bem, capaz de produzir vibrações de alto teor, atraindo os bons espíritos para nos secundar na jornada que nos cabe. A educação cria as condições psíquicas para que os benfeitores espirituais sejam sentidos por nós e possam melhor nos influenciar. Ou seja, a educação cria a sintonia refinada.

O Espiritismo possui aí sua gloriosa missão na face desse mundo ainda de expiação e provas. E trazendo a religião natural para os seres humanos, abre clareiras no rumo da regeneração das almas e do planeta. Reflitamos mais um pouco nisso, na certeza de que, na tarefa da educação encontram-se os estímulos para que nos tornemos almas generosas, amáveis, ternas, doces e firmes, seguras e confiantes, prontas para os estágios mais elevados e belos da grande jornada.

MOSSORÓ

Peço aos amigos de Mossoró, no Rio Grande do Norte, a gentileza de efetuarem um contato comigo, já que tive que alterar o e mail do qual me servia devido a um cyberataque ( nome elegante ). Estou confirmando nossa ida àquela progressista cidade mas necessito falar com os irmãos que me fizeram o convite. Fico no aguardo.

terça-feira, 26 de março de 2013

AVISO

Caros amigos, face a um problema que tornou-se incontornável, tive que criar um novo e-mail. Por favor, quem tiver meu contato ligue para que possamos atualizar o e mail, está bem? Não enviem mais mensagem ou comunicado pelo antigo endereço eletrônico. Ele já está inválido. Coisas do"mundo Cyber". Obrigado pela compreensão.

O MÊS DO LIVRO IMORTAL

Abril, como sabemos, é o mês em que se comemora o lançamento do Livro dos Espíritos, ocorrido em 18 de abril de 1857. Terei a alegria de proferir palestra na Assembléia Legislativa de Pernambuco em comemoração à este lançamento, palestra esta que todo ano ocorre em função dos deputados terem aprovado esta data como sendo a data do livro espírita. Se não me falha a memória, esse é o terceiro ano em que um espírita falará na casa dos deputados. Será pela manhã. No mesmo dia`, por volta das 18 horas, estarei, a convite da Federação Espírita Paraibana, fazendo palestra em praça pública, em João Pessoa. Falar, dessa maneira, sobre o livro imortal, o livro das luzes do Consolador, é uma honra e um contentamento inenarrável. Sou só gratidão aos amigos da Assembléia Legislativa de Pernambuco e aos companheiros da Paraíba. No caso de João Pessoa, será minha segunda palestra em praça pública pois anos atrás, falei numa praça no município de Moreno. Agora, em plena capital da Paraíba, terei a honra de expor um pouco da beleza, da grandeza e profundidade do livro base do Espiritismo e espero ser digno e corresponder a tão grande responsabilidade. Quando a data estiver mais próxima, voltarei a tratar sobre o assunto, está bem?

AGENDA

Amanhã, última quarta feira do mês, é o dia de minha palestra na Casa do Caminho, no Cabo de Santo Agostinho. Toda última quarta de cada mes, profiro a palestra em nossa instituição. O final da semana será para visitar, em palestra, tres cidades do interior de Pernambuco. Sexta, vou à cidade de Bezerros, onde terei a alegria de falar no aniversário do Centro Espírita Apolo. No sábado viajo para o lado oposto, até o município de Bom Jardim, onde proferirei palestra no C. Espírita Herculano Pires, abraçando o meu dileto amigo irmão, o Chico. No domingo, estarei em Vitória de Santo Antão, à tarde, voltando às proximidades de Bezerros. Nesta localidade, proferirei palestra num centro que fica em um sítio. Infelizmente, não recordo-me o nome da casa. Vou a convite de meu querido irmão Marcos Pimentel. Portanto, tres cidades serão visitadas nessa rápida jornada pelo agreste pernambucano.

DORES DE MÃE

Nessa minha estadia em Fortaleza, tive experiencias inesquecíveis, de grande valor humano e espiritual, particularmente quando fui procurado por duas mães que sofreram a perda de seus filhos, ambos assassinados. Uma das mães era espirita. A outra, estava pela primeira vez numa palestra da doutrina, levada pela senhora em cuja casa ela trabalha como secretária do lar. Uma criatura simples, de uma grande resignação, embora a imensa dor que lhe caracterizava o semblante. Aliás, as duas apresentavam grande valor de conformação.

Pude presenciar, ali, o valor que a fé produz nas vidas. Ainda que sem ser espírita, a senhora simples guardava uma fé ( que em todos os seguimentos religiosos existe, claro ) em Deus, que lhe deu, inclusive, a capacidade de perdoar o algoz do filho. Fiquei extremamente sensibilizado e tudo fiz, dentro de meus parcos recursos, para aliviar aqueles dois corações angustiados por tamanha dor. Na verdade, o Senhor estava a me trazer imensa lição, a fim de avaliar minha própria confiança ante os percalços da vida. E se fôssemos nós a sofrer o desencarne de um filho nas condições amargas que aquelas mulheres haviam sofrido ?

Difícil precisar, dimensionar ou, até mesmo, imaginar nosso comportamento apenas levantando hipóteses. Sabemos, apenas, que nunca é fácil para uma mãe ou um pai a separação de um filho em condições brutais. Fiquei com um grande sentimento na alma por aquelas dois corações, símbolos das lutas no planeta e dos sentimentos mais belos atingidos pela dor profunda da desencarnação em condições trágicas. Deus lhes ampara. O socorro dos céus era visível e o contato com as duas foi uma oportunidade de captar as luzes do mais alto derramadas sobre as feridas humanas. Que Deus as inspire e em breve possam ter a total superação dessa dor, prosseguindo, como estão fazendo, na jornada da Terra com olhos postos no futuro glorioso.

segunda-feira, 25 de março de 2013

VOLTANDO

Como devem ter percebido, desde sexta feira que não postava em nosso espaço. A viagem ao Ceará ocorreu na sexta feira pela manhã e já à tarde fiz palestra em uma das sedes do "Paulo e Estevão" na Piedade.. À noite, estava no bairro da Água Fria, na outra sede do grupo. Sábado pela manhã iniciamos o seminário. E gostaria de ressaltar a organização qualificada do evento, além, claro, da atmosfera  energizada, do clima de grande vibração produzida pela receptividade do público. Foi um evento que contemplou cerca de setecentos participantes, segundo informação da coordenação, baseando-se na venda de ingressos.

O local onde ocorreu o seminário ( antiga Escola Técnica, na rua treze de maio) possuía boa estrutura e um auditório confortável e amplo. A nota distoante do local foi a questão de acessibilidade. O elevador estava desligado e não havia rampa para cadeirantes ( e tivemos um rapaz nessa situação em que foi preciso desce-lo e subi-lo com a ajuda de algumas pessoas ). Alem disso, uma senhora usando bengala, necessitou descer escadas pelos fatos citados acima e por não existir bateria de toilette na parte superior onde localiza-se o auditório. Fora isso, maravilhoso o ambiente. O evento foi, para mim e para o Marcel Mariano, orador da Bahia, meu amigão e querido irmão, além de grande conhecedor do espiritismo, um grande exito. E espero que para o público tenha sido tambem.

De parabéns a Arlane, o Olavo e toda a equipe extremamente simpática e eficiente. Com certeza, no próximo ano, a afluência do público será ainda maior. O evento completará dez anos e terá a presença do Alberto Almeida, do Severino Celestino e Marcel Mariano. Talvez eu tambem venha a participar. O convite já foi feito mas como será, pela primeira vez, no mes de agosto, talvez não dê. Já tenho compromisso, todos os anos, com alguns eventos em Estados vizinhos. Preciso checar as datas. Mas, como sempre, valeu muito e me sento honrado de ter sido convidado mais uma vez e por ter recebido tantas expressões de carinho dos amigos cearenses.

quinta-feira, 21 de março de 2013

QUEM DEVERIA SALVAR VIDAS...E O ABORTO AVANÇA

Os meios de comunicação do Brasil noticiaram, hoje, que o Conselho Federal de Medicina apoiou que seja introduzido no novo código penal brasileiro, a ser aprovado pelo congresso nacional, que o aborto seja feito sem necessidade nem mesmo de atestado médico  que confirme a incapacidade da mulher em ser mãe, ou seja, até o terceiro mês de gestação, a mulher que não desejar a criança, poderá fazer o aborto. É emblemático que um conselho de uma classe que fez o juramento de Hipócrates, de defender e salvar vidas, apoie que esta seja dizimada no útero materno. Ou os médicos acham mesmo que um feto de tres meses não tem vida? ou acreditam os religiosos que apoiam este pensamento  que um bebê de tres meses na vida intra uterina não tem alma ?

Há muito que estas idéias vem sendo construídas dentro de sindicatos e universidades, numa construção cultural para que um dia vire norma. E neste nosso espaço tenho postado à respeito de uma estratégia de se conseguir, aos poucos, aquilo que a sociedade já rejeitou: a legalização do aborto sem qualquer motivo, simplesmente por vontade ( ou não vontade ) de se ter um filho gerado. Já expus, tambem, que imagino as dores que acometem muitas das nossas irmãs que realizam o aborto, isto comprovado pelos fatos, face aos dramas de consciencia pela violação ao claustro sagrado, promotor da vida. E isto sem falar nos processos obsessivos desencadeados pelo ato. E não são poucos.

Sofrem, sim, as mulheres por esta violação.E om presidente do conselho federal afirmou, nos jornais, que o conselho enxerga na  legalização um direito natural da mulher ao seu corpo. Uma visão simplista, que não contempla outros ângulos da questão. E principalmente por que a visão da medicina oficial não enxerga o espírito. Seríamos apenas um corpo de carne regido por uma química ao acaso.

Já tratamos bastante sobre o assunto. E já expusemos nossas convicções. Esperemos em Deus que o Alto inspire nossos políticos, as pessoas envolvidas, para que não coloquemos sobre os ombros de nosso país tal fardo, tal conta, que a vida irá cobrar, tanto individualmente, quanto em termos da coletividade.

OS ETs E AS RELIGIÕES EM PARAFUSO

No último fórum mundial de Davos, que reúne empresários e governantes dos países ricos naquela cidade da Suíça, um tema veio à pauta de maneira surpreendente: a existência de extraterrestres. Não que, de repente, os homens de negócios e os poderosos políticos passaram a ver discos voadores ou passaram a conversar com os ets. Acostumados a um pragmatismo até de natureza cética, esses homens trouxeram à baila, com o respaldo da revista científica Nature, a abordagem. Indicaram que, conforme cálculos e probabilidades estatísticos, a questão não é se existe vida em outros mundos ( vida inteligente, claro ) e sim, quando essas vidas manterão contato conosco, os terráqueos. Sinal dos tempos, não ?

Uma das preocupações de um painel de debate que abordou o assunto é como as religiões receberiam a notícia. Segundo alguns dos presentes, poderiam "entrar em parafuso" pela questão teológica, onde elas estruturam seus ensinamentos. A Terra seria o centro da vida no universo os princípios morais sofreriam um possível abalo. Por exemplo: nestes possíveis mundos habitados, o que se ensina aqui valeria? E se assim não fosse, como ficariam os bilhões de fiéis, acostumados, há séculos, com a abordagem do pecado, do céu e do inferno, etc ?

Bom, entendemos a preocupação que foi levantada, apenas gostaria de ressalvar que, no Espiritismo, não haveria qualquer problema. Em suas bases, divulga a pluralidade dos mundos habitados e desde seu início enfatiza que temos irmãos de outros muindos, que a Terra não só não é o centro do universo, como não é o ápice da moral e da inteligência, muito pelo contrário. A amplitude da abordagem espírita faz seus estudiosos compreender esta assertiva bem como encarar com naturalidade a existência desses mundos habitados. Quanto ao fato da moral ensinada pelas religiões não ser exatamente seguida em possíveis outras civilizações, também aí a mesma naturalidade se apresenta dentro dos postulados espíritas. O ensino moral da doutrina, conquanto estruturado na Boa Nova, que conhecemos na Terra, traz uma concepção universalista, vendo os valores morais como Lei da natureza, sendo qualificada na Terra ou em outros mundos. Não é um "corpo" de ensinamentos dogmáticos, organizado em mitos e condenações dos céus. Os princípios espíritas podem ser estudados e entendidos em qualquer parte do universo, naturalmente, obedecendo sua profundidade à condição de maior ou menor grau de evolução da humanidade que a estuda.

Jesus trouxe esta mesma estrutura cósmica para a Terra, as enxertias dos homens desnaturaram esses ensinamentos. Os interesses humanos criaram teologias e, até, ensinamentos que ferem o bom senso e a razão, apresentando, em muitos casos, um Deus com tanto defeitos quantos os homens. Por diversos motivos, invertemos a Bíblia, fazendo com que, ao invés de sermos a imagem e semelhança de Deus o fizemos a nossa imagem e semelhança.

Para o Espiritismo, portanto, não haverá qualquer problema quando esse contato com possíveis civilizações venha a ser anunciado oficialmente. Até o desejamos, para que a humanidade ascenda em maturidade espiritual e compreenda a grandeza dos universos, das múltiplas dimensões e, a partir daí, compreenda-se que Deus é maior do que os homens supõem em suas formas de crer. Creio que todas as religiões necessitarão sofrer mudanças, adaptações em relação às conquistas do conhecimento, não só em relação aos extraterrestres como à outros fatores transcendentais da vida universal. É da lei do progresso. Este não pode ser detido. Nada ficará parada, estanque ante sua força colossal. E que venham nossos irmãos de outras terras.


quarta-feira, 20 de março de 2013

NA CASA DO CAMINHO

Hoje à noite estarei , mais uma vez, recebendo confrades que vem de outras cidades e Estados na Casa do Caminho, em Garapu, Cabo de Santo Agostinho. Quem está para aparecer por lá ( talvez seja esta noite ) é o meu querido amigo e apóstolo do Bem das Alagoas, Frei José, devotado frei franciscano em essencia que realiza obra social respeitável em Maceió. O coração encontra-se ansioso para rever o dileto amigo de divulgação do evangelho.

EM FORTALEZA II

Quem não conseguiu ingresso para o seminário no sábado e domingo, pois conforme postei logo abaixo, já encontra-se esgotado, pode dirigir-se aos dois núcleos do "Paulo e Estevão" na cidade pois estaremos realizando nesses locais palestra sexta feira à tarde e à noite. Pelo menos, teremos a oportunidade de nos encontrar e compartilhar o pensamento espirita naquele clima de fraternidade e alegria peculiar nesses encontros. O Paulo e Estevão é uma instituição das mais dinâmicas e respeitáveis do Ceará, surpreendendo pelo grande número de grupos de estudos sistematizados que possui, com centenas de participantes conhecendo o espiritismo. E terei mais uma vez, a alegria de proferir palestras por lá.

EM FORTALEZA

Postei ontem que estaria em Fortaleza neste final de semana, só que coloquei que o seminário com minha participação e do Simão Pedro, de Minas Gerais, seria no auditório do sindicato de contabilidade do Ceará. Engano. Já foi lá. Este ano será no auditório da escola técnica, no Centro da cidade. A coordenadora Arlane me informou por telefone agora há pouco, que já não existem ingressos disponíveis, ou seja, 700 lugares já preenchidos. O seminário é uma realização do Geluz, instituição localizada em Caucaia, área metropolitana de Fortaleza, onde já estive proferindo palestra. Fazem nove anos que o Geluz promove o evento. Participei de quase todos eles. Sempre dois expositores convidados de outros Estados. Os primeiros foram realizados por mim e pelo Marcel Mariano, notável expositor da federação Espírita da Bahia.

O pessoal do Geluz sempre obteve grande exito nesse evento. Casa cheia e uma organização mais que satisfatória. Cito isso pois o grupo é pequeno, de uma casa espírita singela, mas com um trabalho sério e comprometido com a divulgação criteriosa do espiritismo. Já participei de outros eventos grandes em Fortaleza mas realizados por instituições com a capacidade de mobilização muitas vezes maior que o do Geluz, como a Federação Espírita Cearense e o "Paulo e Estevão", a mais conhecida instituição da capital alencarina, instituição com mais de mil participantes em seus diversos departamentos de atendimento à população. Ou seja, força multiplicadora para realizar eventos maiores. O Geluz, portanto, tem minha admiração poius conseguem resultados extraordinários  dentro de suas possibilidades mais restritas. De parabens, pois, os amigos de Caucaia.

terça-feira, 19 de março de 2013

MENSAGEM LEVE, PROFUNDA E INTENSA

Sempre que tenho oportunidade, em conversas íntimas com amigos, ou em palestras públicas, procuro enfatizar que a mensagem de Jesus, ao meu entender, é constituída de imensa leveza, grandiosa profundidade e extraordinária intensidade. Em nossa pequenez, confundimos leveza com superficialidade; profundidade com complicação e intensidade com algo dramático. Claro que sei que existem muitas pessoas que não pensam assim. Me refiro, no entanto, ao grosso da humanidade. A Boa nova não deve chegar ao nosso coração como algo sufocante e, até, ameaçador. O processo atávico, em que o sentimento de culpa sempre foi enfatizado nas religiões, assim como as distorções provenientes da teologia dos homens, cobrindo o Evangelho de diversas impurezas, provocou um enorme distanciamento da sociedade da essência da Boa Nova. Encontramos pessoas assustadas, temerosas, e até infelizes em sua relação com o ideal que abraçaram. É certo que a consciência que se ilumina faz claridade sobre realidades nem sempre agradáveis de nosso ser, no entanto, a mensagem consoladora e extremamente amorosa  do Cristo é um grande agasalhamento, um amparo afetuoso dos céus em nossa alma ainda envolta em inúmeros desacertos.
"Eu não vim para os sãos e sim, para os que estão enfermos", ou seja, vim para os que tombaram e encontram-se necessitados de entender a si mesmos a em compreender a vida.

A mensagem inesquecível do monte ainda precisa ser melhor assimilada por todos nós. E as colocações misericordiosas do Senhor sobre os cuidados que o Pai tem para conosco aguardam o devido entendimento para produzir as transformações que podemos e devemos introduzir em  nossa vida, assim como para gerar a felicidade própria de quem sabe que o Amor Sublime não permitirá que nenhuma de suas ovelhas se perca. A profundidade da mensagem garante a sabedoria espiritual; a intensidade promove uma dinâmica especial para a vida e a leveza brota no coração, introduzindo bem estar e confiança aos nossos passos, ainda que atravessando momentos de dificuldades e desafios. Lágrima e preocupação constituem experiencias naturais em nossa jornada, sem perder a esperança jamais. Não há noite permanente. Não há problema que não seja superado, um dia. Não há desafio que não se diluirá no carreiro da caminhada.

Leveza, profundidade e intensidade - Caminho, Verdade e Vida.

NA TERRA DE IRACEMA

Neste final de semana terei uma pequena maratona de divulgação da doutrina espirita no Ceará, precisamente em Fortaleza, terra de Iracema, a inesquecível personagem do grande José de Alencar . Na sexta feira à tarde profiro palestra no "Paulo Estevão", assim como à noite em outro núcleo da mesma instituição. No sábado pela manhã e tarde, realizo seminário ao lado do confrade Simão Pedro, MG, no auditório do sindicato de contabilidade de Fortaleza ( acho que é esse mesmo o local ). No domingo, repetimos a dose durante todo o dia. Acho que totalizaremos cerca de catorze horas falando da grande mensagem, o que me honra profundamente. Alem do mais, terei a oportunidade de reencontrar inúmeros corações queridos, que o coração jamais me permite, nem em sonho, esquecer. São tesouros de carinho que a Divina Providência espalhou em meu caminho.

ESCUTO O SOM

Escuto o som das estrelas e ele me fala de Ti.
Parece que o grande silencio ( o aparente silêncio ) do espaço
Esconde Tua voz. Ela se apresenta, porem, aos que alongam sua alma
E sentem a dor trabalhar seu mundo íntimo.

Escuto as constelações e ali a sinfonia composta por Ti ilumina o infinito
E gera os filhos da inteligencia, os peregrinos da luz, que das sombras do começo
rumam para o sem fim.
Escuto  a voz tonitroante das nebulosas, fertilizando o espaço e envolvendo com vida
todas as dimensões, todos os universos, todas as palavras que não existem e as vidas que não entendemos espalhadas por Ti...

Partilho, então, com os meus irmãos, a própria dor de ser pequeno e alegria de saber que crescemos
E ainda a felicidade de carregar a leveza da luz em cada célula de meu ser.
Partilho com as viúvas e os esquecidos, e os filhos do calvário, anônimas mensagens do Teu Amor nas valas do mundo.
Por isso, escuto o Teus som, indescritível e ainda inaudível, para o germe que ainda sou...
Ainda assim, escuto o som de Tua misericórdia.

NOTÍCIAS

Caros amigos, a cirurgia de minha esposa foi  exitosa. Está em franca recuperação, embora um certo desconforto, o que é natural. Agradecemos as preces e vibrações em seu favor pois muitos aqui postaram seus votos, alem dos que escreveram via e mail. Alguns compromissos e a recuperação da companheira me impediram de atualizar o nosso espaço. Vamos em frente.

sábado, 16 de março de 2013

AMANHÃ

Neste domingo, 14:30, estarei realizando seminário na Federação Espirita Olindense, ali, na charmosa cidade alta, histórica, se não me engano, próxima "aos Quatro Cantos". É um banho de luz a estada naquela área da "Marim dos Caetés", como tambem é conhecida a cidade patrimônio da humanidade. Beleza de vista, de história, de arte e espiritualidade.

GESTOS EXPRESSIVOS

O novo Papa vem surpreendendo positivamente de acordo com alguns gestos que tem produzido. Sabemos que, pela importância da igreja católica, o que o sumo pontífice faz tem repercussão mundial. A mídia propaga e analisa seus gestos. Pois bem. Atitudes bem simples tem produzido efeitos animadores sobretudo em boa parte dos seguidores do catolicismo. Desde quando foi escolhido Papa, o sacerdote vem surprendendo. Ao contrário de abençoar a multidão em sua primeira aparição pública na praça da Sé, pediu a benção do povo para que conseguisse ser digno representante como pastor do grande rebanho. Viajou com outros cardeais no ônibus que os transportava, não utilizando o carro papal ao qual teria direito. Foi no Hotel onde estava hospedado para a escolha do novo sumo pontífice da igreja e pagou, do próprio bolso, suas despesas. Gestos expressivos, ao meu entender, pois exemplo valem mais que palavras. E embora tenha surgido comentários de que seu nome Francisco teria sido em homenagem ao "santo" Francisco Xavier e não a Francisco de Assis, mesmo assim, a simplicidade norteia suas primeiras atitudes.

O importante é que ele possa realizar, à contento, aquilo que os céus esperam dele. E creio que poderá dar uma grande contribuição para as transformações que a igreja necessita a fim de prosseguir sendo o amparo de bilhões de seguidores. Uma igreja católica dinâmica, capaz de conviver bem com outras denominações religiosas, que se reinvente e reveja alguns aspectos de seus postulados, só irá beneficiar o progresso da nossa sociedade. O papa Francisco I deve receber toda a melhor vibração de todos nós, que almejamos o progresso da civilização e a implantação da paz na Terra.

quinta-feira, 14 de março de 2013

O NOVO PAPA

Volto rapidamente à postagem para fazer breve comentário sobre a escolha do novo Papa, o argentino Jorge Mário, agora cognominado Francisco I. Primeiro, a surpresa da escolha recaindo sobre um cardeal sul americano. Segundo, o nome escolhido pelo pontífice com que gostaria de ser chamado: Francisco, o nome daquele que é apontado pela cristandade como sendo o maior imitador do Cristo, o que mais se aproximou da mente crística, o pobrezinho de Assis.

A escolha de um novo Papa se reveste, sim, de grande importância pois  significa a escolha do maior representante da igreja mais expressiva em número de adeptos do cristianismo, a igreja católica apostólica romana, que tem cerca de 1 bilhão e duzentos milhões de fiéis. Não entramos aqui nem no mérito se estes praticam sua doutrina, nem as discordâncias de natureza teológica. O que importa são os imensos desafios que o novo Papa terá pela frente e devemos orar para que ele realize um papado exitoso, de progresso e equilíbrio para o seguimento, estimulando a vivencia do evangelho e suplantando as dificuldades oriundas das questões políticas e morais que tem afligido a igreja nesses últimos anos.

O quanto Francisco I conseguirá renovar a igreja, oxigená-la e aproximá-la cada vez mais dos sublimes postulados, não sabemos precisar. Podemos torcer pois é importante na consecução da paz uma igreja católica atuante, conciliadora, produtiva na divulgação do evangelho, ainda que atada à diversas questões que, sabemos, no futuro, ela terá que encarar e se reformular. Não sei se o escolhido será o instrumento para  que seja reintroduzida a reencarnação no seio do catolicismo. Sei, apenas, que isso ocorrerá em breve. Quem sabe a missão que está reservada ao sumo pontífice argentino ? Que ele consiga semear  o amor, expandir a Boa Nova e receba nossas preces afetuosas e amigas, no cumprimento de sua árdua e difícil tarefa., guiando, com sabedoria, o imenso rebanho colocado aos seus cuidados.

CIRURGIA

Amigos, nesta sexta feira, tudo farei para atualizar nosso blog. Amanhã estarei com minha esposa no hospital onde ela se submeterá a uma cirurgia de endometrioma e não sei se terei oportunidade de escrever algo para este nosso espaço de luz. Passem por aqui e deixem seus comentários sempre pertinentes. Se eu tiver uma "brecha", posto alguma coisa. Até mais.

ESPERANÇA LUMINOSA

Sou otimista por convicção. Embora os embates em que se cartacteriza o quanto necessitamos caminhar para alcançar novos patamares de consciencia, podemos perceber avanços significativos dentro da proposta para a implantação da luz em nosso querido planeta. Tenho visto em minhas viagens por aí, o aparecimento e consolidação de novos tarefeiros na seara da espiritualidade. São jovens e dedicados, competentes lidadores da grande verdade a espalhar bençãos de conteúdo nobre, nos congressos e seminários do movimento espirita. Quando os janeiros se avolumam sobre minha fronte, encanecendo-me os cabelos ( parece que estou bem velhinho, não é mesmo, rsrsrsrs ), e o peso das reflexões em torno dos passos que dei na jornada me reporta  aos erros cometidos e deficiencias nas singelas tarefas que o Senhor me concedeu realizar, fico com um sorriso suave e grato, feliz e reconfortado ao encontrar as promessas abençoadas que despontam e aqueles que já não são apenas promessas mas doces realidades em nossas atividades de iluminação. Dá para sentir que trazem maior cota de conquistas pessoais e uma bagagem mais ampla do que eu, com maior condição de vencer em suas trajetórias e despertar almas para os grandes valores da vida, para a imortalidade e os princípios da religião natural preconizados pelo espiritismo.

Acredito que esses valorosos trabalhadores, que ocuparão naturalmente seus espaços e nos substituirão nas atividades, conseguirão cumprir com mais eficiencia o que deles espera o Mais Alto. Claro que o número de tarefeiros é sempre muito aquem das necessidades da batalha, porem, o amor supre a questão numérica. Vibremos para que a marcha de cada um deles se faça perseverante e sempre mais digna de tantas bençãos com que Jesus os cumula. Me emociono quando os vejo, despertando admiração de tantos e trazendo na alma pérolas não só de conhecimentos teóricos mas, tambem, de exemplos desua maturidade espiritual. E muitos outros virão.

Aqui, bem pertinho de mim, observo a dedicação e a serenidade do nosso Leonardo Machado, do André Gayoso, de João Pessoa, do Alysson Guedes, de Recife, alem de mais outros que não sabemos ainda seus nomes ou que se encontram no anonimato da "preparação", para em breve, iniciarem suas abençoadas tarefas, não necessariamente como expositores da fala mas, tambem, com exemplificadores e expositores pelo bem que realizarem, pela evangelização dos jovens, enfim, por toda a contribuição ao luminoso postulado espiritual.

E depois, na força de seus exemplos, retornaremos, para em nova encarnação, reaprender com eles os caminhos da grande luz. Mais que uma esperança luminosa, um fato efetivo, que se concretizará, sob as bençãos de Deus

O BAIXO NÍVEL DOS PROGRAMAS E O BBB

Como sempre, não ficarei em cima do muro numa análise do que vem ocorrendo nas nossas casas todos os dias, via televisão. Um grande amigo, Joaquim Canuto,  enviou-me um texto do arcebispo auxiliar de Aracaju referente ao programa BBB, da Rede Globo. E concordo integralmente com o que o arcebispo escreveu.

A quem interessa solapar as bases da decencia, do equilíbrio familiar, com o baixo nível do que é apresentado pelo programa da Rede Globo? É indiscutível que os valores mais dignos do ser humano são ali afrontados. Pessoas segregadas, embriagando-se em cada festa e os desentendimentos aflorando como se fossem simples objetos dos mais vis instintos. A promiscuidade grassa ali. E não vai aqui qualquer laivo de puritanismo. Não tenho esta característica. É apenas a constatação da degradação, preocupante mais ainda pela força do exemplo negativo que está chegando para muitos jovens, grande admiradores da insanidade do Big Brother.

O programa agride não só os seus participantes, chamados de heróis pelo apresentador do programa. Está na internet e nas rádios enquetes relativas a quem deve sair ou ficar na casa lamentável e dolorosa. E mobiliza milhões de almas em sua grande audiencia. Perdoe-me os que gostam de assistí-lo mas é a burrificação e a vulgarização de cada um de nós, os que paramos para assistir seus descalabros. Em nada enriquece ( a não ser materialmente o vencedor da prova vulgar ) quem se detem para assistir o programa. E contribui para a desestruturação de muitos lares pois elementos nocivos ao bem estar espiritual da família ali se propaga como coisas certas e naturais. E não são.

Oremos para que nossas emissoras de tv alcancem logo o dia em que saberão propagar o melhor e contribuirão para a educação das almas, com os programas instrutivos. E quando abordarem o lazer, que tambem é importante para a vida do ser humano, o farão em bases de coisas sadias, enriquecedoras dos valores mais caros da solidariedade, da cultura, do belo, das artes como um todo. Façamos, ainda, nossa parte, conversando com nossos filhos e avaliando a queda moral e emocional que se apresenta nesses programas bárbaros. E se depender de nós, desligar e mudar de canal, a fim de que a sombra ali veiculada não se faça imagem em nossa tela mental, espalhando perturbação em nossas vidas. Exagero ? não, não creio que o seja. "Sim, sim, não, não". Eis a clareza solar da postura.

quarta-feira, 13 de março de 2013

O GADO MORRE E NÃO É SÓ DE SEDE. É DE FOME TAMBEM

Sinceramente, aguardo ansioso que os nossos governantes, com tão grave missão que é administrar a coisa pública e a coletividade, sejam eles de qualquer nuance, atentem para as ações efetivas que tragam benefício consistente à sociedade. Décadas atrás, Israel conseguiu transformar boa parte do deserto em algo viável, gerando riqueza para a nação. Irrigou e implementou políticas de apoio ao desenvolvimento da região árida. Israel é hoje um país desenvolvido, com uma democracia consolidada e instituições que funcionam. A sociedade construiu aquela realidade. Quanto mais avança-se politicamente mais desaparece o espaço para que uma mente carismática, messiânica creia poder resolver os problemas complexos de uma nação com canetadas apenas. É assim em toda a parte do mundo, em todos os continentes. A Austrália, tambem hoje uma nação própera e desenvolvida, país continental como o nosso e com grande parte de suas terras desérticas, não só passou a conviver bem com o fato como encontrou soluções para os graves períodos de seca. Por que não fomentar encontros com estes dois países a fim de se estudar nossas dificuldades com a região árida brasileira e viabilazar soluções, algumas delas já de nosso conhecimento ? Vejam a decantada transposição do rio São Francisco, parada e cheia de prejuízos financeiros ao erário público e que vai se gastar bem mais para retomar as obras.

O problema é que, alem da seca permanecer secularmente fazendo os mesmos estragos, outros fatores contribuem para o drama de nossos irmãos localizados na região mais afetada pelas estiagens, o nordeste. Segundo os meios de divulgação apresentaram semana passada, em muitos casos, a água não seria a grande vilâ causadora da morte das cabeças de gado, sobretudo, entre os pequenos criadores, mas sim a ausencia do alimento. Explico: algumas propriedades até possuíam alguma água, no entanto, em volta a estiagem fez desaparecer o mato e a alimentação do gado. O milho no estoque do governo , que deveria ser um amparo para os tempos de estiagem, fora vendido em um determinado momento e não houve reposição pois os agentes governamentais prosseguiram vendendo o milho que serviria como "colchão " de segurança em tempos como estes, de longa ausencia de chuva. E o pior é que por burocracia exagerada, quando se resolveu comprar milho lá fora, já foi tarde, quando cerca de seis milhões de cabeças de gado morreram, não só de sede mas, como vimos, tambem de fome.

Burocracia significa lerdeza. Mas lemos e escutamos nos noticiários, que será criado o trigéssimo nono ministério, isso mesmo, trigéssimo nono ministério para acomodar mais um partido a fim de ampliar a já ampla  base de apoio ao governo federal. Hoje, esse excesso de ministério já custa à nação mais de 212  BILHÕES de reais. Mais um, amplia-se, óbvio, essa sangria. Enquanto isso, o Brasil permanece sem gerar mais riqueza porque não investimos nem 18% dos recursos em infra estrutura, quando os cálculos dos especialistas seria de que o governo teria que investir algo em torno de 25%, no mínimo, para atender aos requisitos capazes de fomentar o desenvolvimento do país. Mais de 50% dos lares brasileiros não tem saneamento básico e sabemos que se esse problema fosse resolvido, não se precisaria gastar tanto em saúde pois a falta de saneamento contribui com enorme parcela das enfermidades que fazem do brasileiro um dos povos que mais adoecem no mundo. E  não recebe um tratamento adequado da saúde pública. Com tantos ministérios, sobra pouco para investir, me parece.

Com um mais de um ano, se antecipou a campanha eleitoral. O nosso político pensa sempre nas próximas eleições e não nas próximas gerações. Se está no governo, vive pensando na reeleição. Se é oposição, tambem. Enquanto isso, segundo a avaliação do "Educação Para Todos", nossa educação piorou. Os alunos do ensino médio brasileiro conseguiram ficar piores no aprendizado este ano do que o foi ano passado ( o que era ruim, ficou pior). As provas de matemática e portugues foram desastrosas. De cada dez alunos brasileiros testados , só um conseguiu responder o mínimo correto em matemática e português. Àqueles que se dedicam à missão da política, vão aprender dolorosamente a responsabilidade que carregam. Lamentável. E temos que orar muito por todos eles. O pior é que essa falta de consciencia atinge a coletividade. Daí, o compremitimento de suas vidas e atitudes pois mexem com a sociedade.

Esperemos que a burocracia e a ineficiencia sejam superadas nos próximos governos. Seja com a reeleição da atual presidente ou com a entrada de outro governante, que se enxugue a máquina pública e que se tenha um projeto de sociedade, de civilização e não um projeto deste ou daquele partido, colocado no poder pela esperança de um povo.

terça-feira, 12 de março de 2013

SAEM AS EXPIAÇÕES. FICAM AS PROVAÇÕES

No conceito espírita, expiação tem a ver com erros cometidos, infrações realizadas ante a Grande Lei e atingindo, em geral, outras almas. Provação é teste, averiguação do que se aprendeu ou aquisição de experiências. Quando a Terra viveu seu ápice expiatório, corpos teratológicos, mutilados, retorcidos, atrofiados ou vitimados por enfermidades que a medicina de então não conseguia debelar, eram costumeiros e os encontrávamos aos montes pelo mundo. Almas renascidas em organismos limitados, em sofrimentos atrozes, muitas vezes indescritíveis. Ao lado dessas condições, ainda vivenciavam testes. A expiação em si mesmo é uma provação, no entanto, a provação pode não ser expiação. Lentamente, saem as expiações, predominando, antão, as chamadas provações, até alcançarmos a condição de regeneração.

A medicina foi avançando obedecendo os planos do Alto para que nosso mundo evoluísse a fim de deixar de ser, um dia, mundo de expiação e provas, afinal, tudo evolui no universo, "do átomo ao arcanjo, que por sua vez, já foi átomo". Pois bem. À medida que os espíritos que aqui renasciam iam se depurando, embora em geral muito lentamente, no contexto maios amplo o planeta ia preparando melhores condições para o desenvolvimento da natureza moral e física dos seus habitantes. Maior cota de conforto foi sendo posta ao alcance dos habitantes da Terra. Observemos que, tal qual a medicina, que foi tornando suas intervenções menos invasiva, as lutas humanas foram ganhando conotações mais sutis. Surgem as depressões e as síndromes, substituindo na arena terrena as dilacerações dos corpos, as deformidades físicas. As próprias intervenções estéticas proporcionando correções nos organismos sinaliza essa etapa transformadora. Observemos como diminuiu sensivelmente a existência de seres vivendo em corpos destroçados. E doenças já foram erradicadas.

Breve não mais teremos espíritos necessitados de qualquer quadro expiatório. Claro que isso não se dará da noite para o dia. Pelo que expus acima, a coisa já está se processando desde algumas décadas atrás. Estamos vivendo, como o sabemos, uma faixa de transição. Para muitos, estes detalhes passam desapercebidos. A ciência debela as doenças físicas; as idéias mais elevadas debelarão as enfermidades psíquicas. O amor saneará as almas. Na Terra regenerada, o aprendizado será referente as conquistas das virtudes e os testes serão estímulos e oportunidades da vivência. Poderão ainda cair os que viverem no planeta melhorado ? sim, poderão. Serão almas ainda imperfeitas, com um longuíssimo caminho a percorrer até as condições seguras das dimensões da sabedoria, da condição de um mundo feliz. A grande vantagem é que as condições para a evolução se -rão mais amenas, sem os mecanismos das tentações muito próprios dos mundos expiatórios, mais materializados. A fraternidade será elemento predominante e as leis de solidariedade resplandecerão entre os seus habitantes. Se progride mais rapidamente no tocante ao exercício do bem e dos valores espirituais face a atmosfera mais branda e convidativa aos acertos. 

Em relação ao que é nosso planeta agora, o mundo regenerado pode ser considerado um paraíso. As dores como as conhecemos praticamente inexistirão. O cuidado com a bela natureza, a honestidade de propósitos  e o desaparecimento de inúmeros fatores de perturbação social, como a violência e a desconfiança entre os seres, estimulado ainda pelo desaparecimento paulatino e mais acentuado do egoísmo, facilitarão o progresso das almas que tiverem a felicidade de continuarem seu jornada nesse mundo. Parece um sonho, não é? Será verdade, creiam. Que esse conhecimento possa encher nosso coração de sagradas esperanças e estímulos abençoados, alem da determinação de fazer o melhor na edificação do reino por dentro da própria alma.

ANJOS DA GUARDA

Nossa amiga do blog, Danyelle Daise, de Campina Grande, solicitou uma abordagem sobre os "Anjos da Guarda", entidades que desde tempos imemoriais povoam as informações de algumas religiões. A expressão que encima a postagem se relaciona mais intensamente com a igreja católica mas o espiritismo tambem explica o que seriam esses seres, reconhecidos como protetores dos indivíduos em suas jornadas pela Terra. 

A grande lei do amor que governa a vida e o cosmos estabelece a solidariedade como norma e alma da criação. Os espiritos que já atingiram etapas mais avançadas tem, como norma, amparar, instruir e auxiliar os mais frágeis, os que se encontram em etapas mais novas ou retardadas no caminho. Os que atingiram alturas morais de grande magnitude, estágios de pureza e poder, são aqueles que chamamos anjos da guarda. Não são seres criados à parte. São espíritos que cumpriram o mesmo processo de evolução que estamos fazendo. Isso implica dizer que seremos, um dia, seres angelicais, responsáveis pela orientação e encaminhamento de irmãos nossos que se encontrarem à retaguarda.

O livro dos espíritos trata da questão. E como é bom sabermos que temos estes companheiros de grande conhecimento, sabedoria e amor, nos acompanhando e inspirando para que venhamos a avançar com mais acerto. Podemos evocá-los pela prece, pelo pensamento vigoroso e confiante e eles estarão nos socorrendo. Jamais pensar que eles nos substituirão nas tarefas que nos cabem. Não são serviçais à disposição de nossos caprichos. São enviados de Deus que, com extrema maturidade, nos ensinam e respeitam o livre arbítrio de cada um de nós. O mérito e o demérito deve nos pertencer.

Os anjos da guarda são, sempre, de alta evolução. Pertencem as fileiras superiores, por isso, não devemos confundí-los com os amigos espirituais que nos conhecem à tempo ou com familiares protetores desencarnados. Embora quem nos ampara como estes não deixem de ser "espécies "de anjos em nossas vidas, os que seguem responsáveis diretos pela evolução que nos cabe encontram-se em um patamar superior de iluminação. E todos temos esses grandes representantes do alto a nos envolver com a proteção necessária. Mais uma vez, não confundir proteção com não deixar que tenhamos experiencias amargas, por exemplo, sobretudo quando estas advenham das escolhas que realizamos em nossa liberdade de caminhar. Ninguem está sozinho na jornada. Jamais estamos destituídos dessas mãos amigas e dessa luz de amor, mensagem viva da divina misericórdia à todos nós.

domingo, 10 de março de 2013

LOGO MAIS NO JARDIM BRASIL

Logo mais, à noite, 19: 45 hs, estarei proferindo palestra no Centro Espirita Amor e Caridade, no bairro do Jardim Brasil, Olinda, Pernambuco. Aniversário da casa. O  tema será "a parábola da vinha e dos vinhateiros", baseada em Mateus. Quem puder se fazer presente, será uma alegria abraçá-los na oportunidade.

RENOVAÇÃO

Esta é a palavra chave: renovação. Em tudo na vida e em todos os campos, a renovação oxigena e, no mínimo, pode abrir novas perspectivas e caminho para outros ângulos das experiencias. Na trajetória das almas, a mudança de valores e de comportamento promove a inserção em novos setores do universo e da vida. Na área da vivencia da sociedade, a renovação favorece a abertura para ângulos diferenciados a concederem novos rumos à criatura na face da Terra.

Temos, no planeta, diversos países que já experimentam condições de vida social mais compatível com um novo tempo. Desde qualidade de vida até práticas honestas e transparentes de convívio social e político. Reforçada pela adesão aos postulados espirituais da vida, esses países avançarão mais intensamente para a regeneração apregoada pelo espiritismo. No entanto, ainda há muito a caminhar.

Estamos construindo um mundo novo. Cada um traz seu  tijolo para essa edificação. Todos temos importância nesse processo. Nossa própria renovação moral é como que entregar milhares de tijolos para a construção desejada. Renovação mental, moral, espiritual, intelectual, política, artística, científica, social. Um olhar mais abrangente sobre a vida e o universo. Renovação religiosa e filosófica, sem medo de novos conhecimentos. Penso que o espiritismo traz enorme contribuição para tal mister. Tem, sim, o poder indutor de novas formas de enxergar a religiosidade e a compreensão da vida. Tem o poder da renovação, sem sectarismo, fanatismo, tendencia hegemônica...é o elemento da natureza, capaz de inocular o conhecimento das leis naturais no seio das religiões.

sexta-feira, 8 de março de 2013

INTEGRANDO-SE AO UNIVERSO

Penso que temos, hoje, uma percepção de como a evolução nos integra ao todo. Do ser isolado, inconsciente dos fenômenos naturais do período primitivo da Terra até a civilização que explora o espaço, estuda os astros, desde os cometas até a paralaxe das estrelas, vai um grande passo. Estamos vivendo a época em que o ser humano inicia sua integração com o cosmos. Já lançamos o olhar para fora não apenas do nosso planeta mas, tambem, para fora do sistema solar. A ânsia de contactarmos habitantes inteligentes em outros mundos define bem a sede de relacionamento mais amplo da nossa sociedade. Saímos lentamente da clápsula planetária e avançamos para alem das fronteiras do generoso mundo que nos abriga para as experiencias evolutivas atuais.

Já não se fala, apenas, em descobrir vida fora da Terra. Busca-se saber quando encontraremos outras civilizações no universo que conhecemos. Perceberam?♣ de dentro, do útero planetário, para o infinito. Movimento natural, tal qual um nascimento: o bebê sai do útero materno e começa a interagir com o ambiente externo. Estamos nessa fase, embora engatinhando. Somos como crianças antes a vida mais dilatada do Cosmos. Ainda tateamos, inseguros, ante as grandes distâncias estelares e os desafios inerentes à nova etapa. Podemos ainda inferir que estamos saindo da segregação própria de mundo expiatório para sermos inseridos na grande família universal, mais maduros e evoluídos. Não seremos mais uma ameaça à paz de utras famílias planetárias. Quanto mais evoluído é o ser maior cota de liberdade desfruta para ir à toda parte. Por enquanto, ainda somos "presidiários" da vida cósmica. Essa colocação é metafórica, claro. É uma analogia, óbvio. Evoluindo espiritualmente, emancipamo-nos.

Paulatinamente estamos conquistando uma liberdade vigiada. Ou seja, liberdade condicionada, prosseguindo a analogia com as prisões. No mundo regenerado dos séculos futuros, com certeza, estaremos em contato com irmãos de outras plagas e com acesso à tecnologias que nos favoreçam maior integração com a família universal. E estaremos mais maduros, e harmonizados mais amplamente com a sublimidade das Leis de Deus. Pacificados, recebemos o galardão da integração, com a abertura de novos horizontes. É a liberdade condicionada a um maior senso de responsabilidade. É só acompanharmos os movimentos da ciência astrofísica para percebermos isto que coloco nesta postagem. Faz parte da regeneração, sim. São várias frentes. Das doenças que estão sendo extintas da Terra até os confins do universo; da materialidade do passado à espiritualidade e valores transcendentes que se busca em todos os campos da vida humana. O caminho ainda é longo, porem, uma parte já foi percorrida. Estamos em movimento, aprendendo duramente com os próprios erros. "Adão e Eva" se reintegram ao "paraíso". Se redimem da queda. É o retorno do filho pródigo.

quarta-feira, 6 de março de 2013

JESUS E O POVO

Chico Xavier, em diversas ocasiões, chamou a atenção para que o movimento espírita fugisse da elitização. Creio que o médium de Uberaba tinha suas razões para abordar o tema. Doutrina de livre pensamento, tem se caracterizado, entre os seus seguidores, por penetrar nas classes mais aquinhoadas de formação intelectual. Até aí, natural. No entanto, necessitamos observar que, ante o ensinamento contido no Evangelho segundo o espiritismo - missão do homem inteligente na Terra, somos chamados a buscar o povo simples, ofertando a ele, o tesouro de conhecimento espiritual que promove o pensamento espírita. É verdade que a grande maioria dos centros espíritas desenvolvem louvável trabalho de amparo social junto à comunidades carentes. Alem disso, imprescindível que interajamos com o povo simples e não apenas sob a ótica de que eles são os assistidos da casa. Na linguagem próxima a realidade dele - do povo simples - entregar-lhes a luz do esclarecimento.

Trazemos atavismos potentes em nosso ser. E podemos repetir, com naturalidade, equívocos que estão registrados na história da cristandade. A pompa das igrejas e o intelectualismo gerando a presunção de donos da verdade, junto às facilidades do poder temporal, foram cantos de sereia que desvitalizaram a substanciosa mensagem do Senhor. A elitização já desencadeou a anemia do cristianismo ao longo da história. Não podemos repetir isso. É verdade que as igrejas evangélicas vão até as comunidades carentes. Mas, com todo o respeito que nos merecem ante o trabalho de amparo e sustentação da fé entre os corações simples, não conseguem oferecer o conteúdo dos primeiros tempos do evangelho, embora, repito, venham beneficiando milhões de vidas. Falo do espiritismo. Falo do nosso movimento. Existe um espaço de facilidades para que nos afastemos da linguagem simples e dos corações menos aquinhoados de conhecimento escolar, favorecendo a preocupação exarada, em diversos momentos, pelo Chico, concernente a evitarmos a elitização.

"Jesus veio para o povo", dizia o médium mineiro, com a autoridade que lhe era peculiar. Verdade que todos conhecemos mas não custa nada recordar. Ele andava em meio ao povo doente, velhos e crianças pobres, mulheres e homens rejeitados, estigmatizados e falava-lhes do amor de Deus, da consolação e da renovação de suas vidas. Reservava alguns momentos durante a noite, sobretudo, para um contato mais íntimo com os apóstolos, no entanto, com o povo estava Ele frequentemente.
Vale pensarmos nisso detidamente, não ?

E DURANTE O SONO ?

O que ocorre conosco ao dormir ? quem está nos arraias da doutrina espírita já se familiarizou com a resposta. Sabemos que o sono, que refaz o organismo físico, é tambem mecanismo que devolve a alma ao seu habitat original - o mundo espiritual. Pelas portas do sono físico, o espírito emancipa-se parcialmente da matéria e haure energias renovadas ou compromete-se com sombras e dores que avançarão no tempo. Ao dormir, entramos em relação com os ambientes e companhias espirituais que correspondem aos nossos anseios e aspirações, tendencias e gostos. Uma atração vigorosa nos atrai para as forças correspondentes ao que somos em nosso interior.

O espiritismo é o corpo de conhecimentos que nos beneficia com tão largo ensinamento à respeito desse momento de emancipação da alma. E o quanto de responsabilidade brota daí pois muitos dramas e lágrimas que infelicita a sociedade humana tem aí seu nascedouro, bem como sublimes ações que embelezam e enobrecem a civilização forjam-se ante os contatos que se estabelecem entre espíritos e homens enquanto descansa o corpo no leito. A educação do indivíduo é algo permanente e com desdobramentos muito mais vastos do que se imaginava até então. Nossas escolhas não se refletem apenas na Terra enquanto estamos despertos mas  vara dimensões, repercutindo em todas as direções. 

Explica-se, a partir daí, muitas das irritações com que despertam inúmeras pessoas. Elas mesmas não conseguem justificar aquele estado de comportamento logo ao despertar. Há, ainda, os que acordam deprimidos, ansiosos, tensos ou com idéias fixas de algo negativo. Isso não quer dizer que toda situação desse porte é explicado pelas más influências recebidas nessa condição, mas muitas vezes, essa é a origem. Desenha-se, então, o imperativo de criarmos o hábito da oração antes do sono físico. Não basta, porem, isso. Importante observarmos o gênero de vida que levamos, maneira de proceder e expectativas pessoais. Onde colocamos o coração ( desejos ) estará o tesouro que encontraremos. Para o vicioso, o tesouro é o vício alimentado e encontrado quando desprende-se do corpo na noite. O revoltado e malicioso encontra seus pares na madrugada e sente-se encorajado em seus planos de vingança ou em suas predisposições às agressões costumeiras no dia a dia.

Tambem, claro, quem anseia semear o bem, encontrará, durante o sono, estímulos santificantes à prática luminosa.  Quem se acostuma-se a espalhar perfume da caridade durante seu dia, fatalmente, se verá envolto no perfume das belas almas. Nada mais feliz aos bons espíritos do que encontrarem eles espaço em nossa aspirações para a prática da generosidade. 

Salutar para nosso auto aprendizado indagarmos para onde estamos indo enquanto o corpo dorme. E estudarmos as próprias reações no despertar, alem, claro, de permanecer,atento, a natureza do que sentimos, pensamos, falamos e fazemos durante o dia. Recomendamos a leitura das obras de André Luis para formarmos, mais claramente, o entendimento sobre o tema.

terça-feira, 5 de março de 2013

E ELAS SE VESTIRAM DE LUZ

Quase sempre, quando a cristandade comenta a passagem em que as duas irmãs, Marta e Maria, estão em contato com Jesus e a segunda prefere ficar escutando os ensinamentos do Mestre, os comentários se referem a passagem sempre com um certo toque de repreensão pela atitude da primeira, como se Jesus, na ocasião, estivesse mostrando o quanto Marta estava errada naquela situação. Ora, observando melhor o contexto, entendemos que o Mestre não perdia oportunidade de ensinar, efetuar uma lição que ficasse não apenas para os envolvidos diretamente mas, tambem, para a humanidade como um todo. E naquela passagem, o Senhor fez uma colocação que fortalece e enfatiza a questão de que há o ascendente espiritual regendo o universo. A busca primeiro do Reino de Deus à frente de qualquer outra preocupação de ordem material. Na ocasião, penso eu, era o momento, inclusive, de não constranger Maria pelo "tom" com que sua irmã havia lhe chamado a atenção face à necessidade justa de auxílio no tocante ao preparo das iguarias para a alimentação de Jesus e amigos.


Emmanuel em uma mensagem psicografada por Chico Xavier, faz uma interpretação belíssima e cheia de poesia sobre essa passagem. Apresenta um ângulo diferente da questão, mais ou menos com o seguinte teor: ele enfatiza a importância da mulher no concerto da espiritualização, chamando Marta de santa da ação, da atitude, e Maria, santa da contemplação, da meditação. Ambas, em seus fundamentos, importantes na contribuição para a elevação da sociedade humana, complementares nestas características que ressumam da passagem evangélica. Que sensibilidade do grande orientador do Chico! Que perspicácia e delicadeza, evitando a trivial interpretação "pejorativa" de Marta, entendendo ( e subentendendo) que não se pode definir o valor de uma alma por uma certa situação, sobretudo, quando essa mesma situação comporta diferentes ângulos de entendimento da questão.


Pelo que sabemos, ambas as mulheres, muito amigas do Senhor, vestiram-se de luz, principalmente, após a crucificação, dedicando-se, ambas, ao mister da difusão e vivência dos postulados. avançaram no rumo de mais amor e compreensão da vida. Encerro este singelo texto, lembrando que cada personagem do evangelho me parece representar, sim, cada aspecto da personalidade humana. No caso das duas, além dessa situação que aqui enfocamos, em outra, em que Lázaro, seu irmão, está sepulto, quando Jesus chega ao local, embora as duas chorassem, Maria foi a que apresentou maior cota de desespero, inclusive, se não estou equivocado, foi a que cobrou do Mestre a sua ausência, dizendo-lhe que se Ele tivesse vindo antes seu irmão não estaria morto., enquanto Marta teria se mantido mais resignada. Como vemos, todas as nuances do ser humano encontramos em cada personalidade citada no Evangelho, tais como, negligência, exigência, falta de confiança, ambição, ciúme, etc. Ler o evangelho buscando entender esse aspecto do que representa cada personagem no contexto da humanidade, é, creio, poder identificar a si mesmo e, dessa forma, absorver a mensagem concernente  à nossa posição, segundo a Boa Nova.

domingo, 3 de março de 2013

VOLTANDO DO INTERIOR

Voltei, agora há pouco, do interior do Estado. Na cidade de João Alfredo, a hospitalidade interiorana, como de hábito, me deixou perplexo. Aniversário do C. Espírita Luz Divina. 66 anos disseminando no agreste pernambucano a grande mensagem. Casa cheia com a presença de confrades das cidades de Surubim, Bom Jardim, Limoeiro. Eletricidade nobre circulando por todo ambiente e a alegria nas almas. Abordamos o tema: Amor - Fonte da Vida. No sábado, mais um trabalho na granja do amor, o Nacca, em Goiana, mata norte do Estado. Tarde ensolarada, vibrante, luminosa. Após a palestra, os passes , o lanche para as mães, pais, crianças e adolescentes. Depois, o bom papo dos trabalhadores, a leitura de uma mensagem do evangelho e de uma mensagem de Auta de Souza. Compareceu um benfeitor espiritual e nos trouxe substanciosa abordagem sobre as mulheres da localidade que estão engravidando. Surpreendente e bela mensagem. Depois, após a última olhada na paisagem bucólica, o retorno para Recife. Fim de semana proveitoso, amigos.

sexta-feira, 1 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL

Ontem tive a honra de proferir palestra na sede da guarda municipal de Recife, em comemoração aos 120 anos da instituição. Segundo o comandante da mesma, já havia sido realizada uma missa e um culto evangélico nos dias anteriores. O auditória recebeu um público muito bom e deu para perceber a alegria doa amigos espíritas que mantem, com grande dificuldade, um grupo de estudos no local. O tema foi a "saúde e felicidade ". Presentes, alem de componentes da corporação e ex-comandantes, alguns companheiros de centros espíritas, convidados ou que receberam a divulgação da palestra. Fui ouvido com extrema generosidade por todos, numa atmosfera de grande respeito e vibração espiritual. Minha gratidão à Guarda Municipal pela oportunidade e meus votos de mais anos servindo a coletividade recifense.

O PAÍS E SEU CAMINHO

Esta semana um amigo me indagava sobre um comentário da presidente do país de que a miséria deveria estar erradicada neste mês de março. Algo assim. E que o Brasil deveria ser, por volta de 2020, uma potência mundial. Naturalmente não me furtei em colocar meu ponto de vista. Falei-lhe que a miséria é algo muito mais complexo que o fato de se viver com mais ou menos de 70 reais por mês. Os números estatísticos podem enganar e muito. E se forem mascarados, então... pois bem. A outra questão relaciona-se com a primeira. Para acabar com a miséria e tornar-se país desenvolvido, é preciso mais que ampliar os valores dos programas sociais. Faz-se necessário mais ampla cobertura de saneamento básico ( temos cerca de 52% dos lares sem esse benefício ), educação de qualidade, perspectivas profissionais  de qualidade efetivas, o que estamos longe de obter face  à pouca qualificação profissional e sub empregos oriundos da falta de educação, infra estrutura real, saúde, acesso à cultura, etc. Estamos longe de alcançarmos tal patamar. Gostaria muito que assim não fosse e que, de fato, em março, não tivéssemos mais qualquer irmão nosso na miséria. Não creio que isso ocorra exatamente pelo fato exposto acima.


Outra coisa que referenda a descrença nessa peça de marketing político - a erradicação da miséria no Brasil - é o fato de visitarmos e realizarmos trabalhos com comunidades carentes através de nossa Casa do Caminho. Quem faz trabalhos como este sabe o quanto temos muito que caminhar para acabar com a miséria e a pobreza. A vila do Pocotó, uma de nossas localidades paupérrimas que visitamos, é a mais expressiva fotografia de uma realidade que, lamentavelmente, não desaparecerá tão cedo de nossas paisagens. Barracos de papelão, sem água encanada, chão de terra, cercado de lixo por todos os lados, é sua realidade. E assim, temos milhares de comunidades por aí á fora. Multiplique isto por todo o nordeste, pelo interior mais esquecido do país. E digo mais: afirmar que milhões deixaram de ser pobres e tornaram-se classe média, é ufanismo demais ou simples jogada de publicidade enganosa. Não basta, através de uma decisão governamental, dizer que a partir de 300 reais per capita, uma família passa a ser de classe média. Como a questão da miséria, outros ingredientes entram na conta. Classe média significa tambem um padrão de vida. Passar a ter acesso a certas compras pelo crédito longo, por si só, não implica dizer que a família vive nos padrões da classe. E agora, pelo que verificamos, a inflação, a famosa carestia, está de volta, minando os já apertados recursos dos cidadãos. 


Acredito muito no Brasil e na Lei do Progresso, no entanto, que os nossos governantes, de qualquer espectro político e partidário, os atuais e os futuros, possam se empenhar em planejar, em organizar e agir pensando nas próximas gerações e não no próximo pleito eleitoral. Potencial temos para avançar mais rapidamente. Com dengue e estradas mortais, violência epidêmica e quadros de corrupção aos montes, hospitais abarrotados e sem medicos ou material, escolas que não preparam e interesses eleitorais permanentes, fica difícil esperar alcançarmos o nível de país desenvolvido nas próximas décadas. Muito menos sem miséria. Espero estar errado mas, infelizmente, não creio que esteja. Trabalhemos e aguardemos o futuro, sobretudo, escolhendo nossos candidatos com consciencia e agindo como cidadãos, tambem fazendo nossa parte, no que toca aos nossos direitos  mas, além disso, concernente aos nossos deveres.