Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 30 de abril de 2013

"PASTOR PRECISA TER O CHEIRO DE SUAS OVELHAS"

O papa Francisco vem mostrando que vai seguir no afã de imprimir uma nova dinâmica à igreja católica. Além de ter renunciado ao papa móvel e ao anel de ouro, deu início a mudanças na linha de atuação das paróquias. A revista Veja desta semana traz uma reportagem sobre algumas das mudanças que o estilo do sumo pontífice vem produzindo.  Documento mais recente vai na direção, segundo alguns cardeais, a prática da igreja nos moldes do cristianismo nascente. Segundo o papa, deverá a igreja buscar formar pequenas comunidades ao invés das comunidades gigantescas de hoje. Dessa maneira, a evangelização se dará de forma mais acolhedora, dinâmica, jamais fria e gélida como às vezes ocorre na atualidade. A linguagem será próxima da realidade de cada pessoa. Acredita-se que o distanciamento das almas pode ter colaborado para a perda de fiéis.

Esse método que será adotado traz, ainda, a recomendação para que o "pastor tenha o cheiro de suas ovelhas", ou seja, esteja tão próximo delas que entenda suas necessidades, acolha-as, sinta suas carências. Enfim, tenha proximidade. Jesus foi o exemplo do pastor acolhedor, que conhecia a dor do povo, dos indivíduos, das agruras das almas. Nada mais desvitalizante do que uma igreja fria, distante, voltada para o poder temporal. Nada mais distante do cristianismo que isso. Vejo como algo extremamente salutar para o catolicismo e seus bilhões de seguidores. Trará, sem dúvida, uma grande oxigenação à igreja. E volta-se para a evangelização.

Observo que há identificação com o pensamento de Allan Kardec em alguns dos aspectos do que aqui estamos tratando. Por exemplo, Kardec também escreveu sobre a importância de termos vários núcleos espiritistas menores ao invés de centros enormes. Isto pelo fato de que seria mais fácil ter-se coesão, mais harmonia e, com certeza, maior possibilidade de uma efetiva dinâmica proporcionando mais agilidade aos serviços da  casa. E os centros espíritas não devem perder a capacidade de acolher, de irradiar um calor amoroso e cheio de generosidade e compaixão.

Ter o cheiro de suas ovelhas. Gostei muito dessa expressão. Ela tem um magnetismo, uma força capaz de penetrar a alma. É uma frase cheia de verdade e poesia. Sintonia, empatia, proximidade, fraternidade, solidariedade. Tudo isso encontra-se nessa frase. Tem cheiro de afeto. Tem fulgor celestial. 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

EM SURUBIM E LIMOEIRO

Neste final de semana estive em Surubim, realizando palestra no sábado à noite, com um público fantástico e surpreendente. A sede do Semeadores do Bem ficou pequena ante o fluxo do público. Surubim é uma cidade progressista que vem crescendo fortemente, com um comércio vibrante. A nota negativa é que a cidade apresenta um alto índice de pessoas que tentam o suicídio. Tive, inclusive, oportunidade de conversar com três desses corações amargurados. No domingo pela manhã, realizei seminário para um excelente público. A surpresa é pelo fato de ser uma cidade interiorana e sabemos a dificuldade que existe para se mobilizar a população para um encontro com a mensagem.  Os temas abordados giraram em torno dos distúrbios do comportamento, depressão, sexualidade. Temas palpitantes e extremamente atuais. o domingo, antes do seminário, logo bem cedinho, fui entrevistado na rádio integração, dentro de um programa espírita mantido pelo Semeadores do Bem. Depois estive na residência de Damião, fantástica pessoa a quem já me referi aqui, no nosso blog. Especial, lição de vida dentro de suas limitações físicas e que emociona à todos que o visitam.

No domingo, após o almoço, segui para a cidade de Limoeiro onde proferi palestra na sede do C. Espírita João Batista. Apesar das fortes chuvas, um bom público esteve presente sendo que o tema que me foi sugerido girou em torno da juventude e seus desafios, particularmente, referente ao jovem espírita e a contribuição da casa espírita junto aos jovens. Limoeiro também apresenta muitos problemas relativos à sua juventude, com as famílias vivenciando, assim como em outras partes do planeta, desafios quanto à alcoolismo, drogas e distanciamento da religiosidade. Ao cair da tarde, iniciei o retorno ao Recife. Foi muito proveitoso o final de semana no que diz respeito ao cultivo da semente luminosa da mensagem espírita, do evangelho de Jesus.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

OVÓIDES E MEDIUNIDADE

Em nosso setor de comentários, alguém me solicitou uma abordagem sobre a possibilidade de espíritos na condição de ovoidização se comunicarem através de um médium. Interessante essa questão. Antes de mais nada, vamos entender um pouco mais a condição inusitada de um ovóide, condição esta trazida pelo espírito André Luis, em um dos seus livros psicografados por Chico Xavier. Como sabemos, essa anomalia  ocorre quando a mente do desencarnado fixa-se em um determinado ponto ( em geral, relacionado ao anseio de vingança ). Essa monoidéia passa a desarticular os diversos órgão das estruturas do períspirito, atrofiando-os por ausência de utilização. Todas as energias da alma estão voltadas para seu sentimento de vingança. Como o períspirito é extremamente plástico, submetido à força do pensamento, o estado de fixação de idéia causa a situação a que nos referimos. Não é um retrocesso da alma, como alguns chegam a pensar. O veículo de manifestação do espírito - o corpo espiritual - é que se deteriora em função da realidade interior do ser.

Posto isto, havemos de entender _ pelo menos chego a esta conclusão - que vários centros de manifestação e núcleos de força do indivíduo sofrem de algum tipo de oclusão, bloqueio e desestruturação. A própria capacidade de articular pensamento, degenerada, limita, consideravelmente, a capacidade de comunicação da alma com o exterior. Imaginemos, então, que não se apresentaria condições psíquicas, mentais, de expressão para que um espírito na condição de ovóide consiga efetuar a delicada operação da atuação mediúnica. Portanto, em princípio, não vejo como seria possível tal comunicação, embora possa não ser visto como impossível pois há tantas peculiaridades no universo psíquico do ser humano e da alma imortal que ainda precisaremos caminhar muito nessa área. Que eu me recorde, vemos ovoides, em sua realidade interior, repetindo para si mesmo a idéia fixa. E passa os sintomas para sua vítimas. Claro que é um tipo de contato mas não temos a comunicação mediúnica tradicional, articulada. Não sei se me fiz entender.

Ressalvo que externei aqui um ponto de vista pessoal, embora embasado numa análise do que entendo no tocante aos aspectos pertinentes à um processo de comunicação mediúnica, conforme os postulados doutrinários. Estudemos mais à fundo a questão. Ela abre perspectivas interessantes de abordagem. Pretendo voltar ao tema mais adiante. Fascinante o que podemos conhecer, não é mesmo ?

quinta-feira, 25 de abril de 2013

MUITO ALEM DO CÂNCER...

O título dessa postagem poderia ser, também, muito além da Aids, muito além da hanseníase, etc. Quero abordar a capacidade que tem a alma humana  de superar-se, vencendo seus desafios. E trato do assunto pelo fato de ter encontrado, ao longo da minha caminhada, inúmeros exemplos dessa heroica superação. Casos e situações dramáticos, vivido por corações sensíveis e por famílias inteiras, que não se deixam abater ante os dolorosos percalços. Essas lições vivas encheram minha vida de sublimes esperanças em mim  mesmo, favorecendo refletir sobre minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, dando-me forças para dizer ao meu coração o quanto posso e devo me empenhar na superação das minhas dificuldades.

A mensagem é clara: jamais parar no caminho, entregar-se ao desânimo. Esses exemplos a que me refiro falam com a voz de Deus. Diante das lutas renhidas, enfrentadas até com sorrisos na face e resignação confiante, esses espíritos fortes, em meio às suas provações, não deixam de acreditar, creem na proteção de deus, que ao final de tudo haverá uma luz compensadora dessas dores lancinantes. Ao olhar para as dificuldades que nos alcançam na atualidade, podemos verificar que temos tudo para manter a serenidade e a calma. Deus nos concede ferramentas maravilhosas de amparo e sustentação, de estímulo e otimismo. É sabermos enxergar e sentir.

Sempre que posso recomendo uma visita à um hospital de hansenianos ( os que ainda restam pois a enfermidade, graças aos céus, hoje é tratada de outra maneira ) pois foi neles que encontrei os mais belos ensinamentos morais e de fé da minha atual existência. Foram mais de vinte anos em contato mais próximo de irmãos vivenciando a amarga enfermidade. Exemplos vivos de fé arrebatadora e, até mesmo, os que não tinham essa força mas viviam suas dores provenientes do desprezo familiar, da indiferença social e da mutilação decorrente da própria doença.

Em hospitais voltados ao tratamento do câncer, quntas vidas não nos ensinam ali? Quantas crianças, portadoras do mal encontramos com o olhar entristecido ou, até com um sorriso inocente na face, ao lado de seus pais macerados pela dor mas, ainda assim, confiantes na misericórdia divina...visitando o abrigo de nossa querida Helena, aqui em Recife, que ampara portadores de câncer proveniente do interior e que não teriam onde ficar durante seus tratamentos, somos defrontados com estados impressionantes de avanço da enfermidade, assim como nos defrontamos com a energia deles, lutando e desejando viver, avançando á despeito das inúmeras dores.

É bom termos olhos para ver e identificarmos esses casos. Creio que essa atitude nos fortalece ante os problemas e males que todos temos que enfrentar na vida. E como extraordinário auxiliar, temos o conhecimento que nosso melhora moral, assim como a prática do bem, favorece a vitória sobre as provações da estrada, fortalecendo a alma no rumo da grande luz. Pois muito além de nossas dores resplandece a vida sem mazelas e a felicidade plena que nos aguarda à todos.

terça-feira, 23 de abril de 2013

UM EXTRAORDINÁRIO MÉDIUM QUASE DESCONHECIDO

O Brasil sempre teve grandes espíritas e magníficos médiuns. E não me expresso assim apenas porque produzem grandes fenômenos e sim, pelas expressões de amor ao próximo, de assistência espiritual dos espíritos bons. Muitos, embora tenham deixado encantadora folha de serviços prestados à causa, são desconhecidos por considerável parcela do movimento, sobretudo, pelas novas gerações. Um desses dedicados tarefeiros foi o César Burnier. Amigo do Chico Xavier, viveu os últimos anos de sua encarnação no Rio de Janeiro. Clarividente, médium psicofônico, de efeitos físicos, era um coração em que os aflitos de todo o jaez encontrava amparo. E lindos fenômenos espirituais ocorriam ante sua presença, de perfumes transcendentais à comunicações de uma fantástica autenticidade, capaz de convencer os corações mais céticos.

Cesar possuía uma facilidade mediúnica muito grande de identificar, com grande segurança, personagens históricos de outras vidas, reencarnados por aqui. Cercado por dedicados e estudiosos companheiros de ideal, Burnier, ele mesmo um personagem da Revolução francesa, o revolucionário Danton, assim como seu pai, que fora o homem equivocado que entronizou a deusa da razão "no lugar" de deus durante a revolução, Pierre Chaumete, desvendou pedaços da história, isso de uma maneira lúcida e muito interessante. Chico adorava o Cesar e confiava muito em suas faculdades mediúnicas. Amigo do Hermínio Correa de Miranda, do Hernani Guimarães Andrade e tantos outros abnegados espíritas do  passado, deixou uma história bela mas desconhecida da nova geração. Quem se interessar por conhecer facetas da vida do lidador e de seus seguros trabalhos mediúnicos, recomendo o livro: Um Amor, Muitas Vidas, da Novo Ser Editora, tendo como autor Jorge Damas Martins. O sub título do livro diz\ muito: As revelações de Chico Xavier e Cesar Burnier sobre reencarnações na revolução francesa. Fica mais esta sugestão.

COMO A MAÇONARIA VÊ O ESPIRITISMO

A amiga Hilda, de Maceió, face a divulgação que aqui fiz de uma palestra que proferi numa loja maçônica, indagou como a Maçonaria vê o Espiritismo. Olha, Hilda, segundo me consta, a Maçonaria abriga pessoas de vários seguimentos religiosos, lá se encontrando católicos, evangélicos, budistas, espiritas, etc. É uma sociedade que coloca como primeiro elemento para se ser aceito em seus quadros a crença em Deus. Ateu não pode ser maçon. Portanto, há uma grande respeito em relação, não apenas ao espiritismo, como, também, às demais religiões. Aliás, interessante a quantidade de espíritas que fazem parte da Maçonaria. E isso não é de agora. Desde quando Allan Kardec codificou a doutrina encontramos como primeiros espiritistas muitos maçons.

Sobre reencarnação, como existem religiosos de variados seguimentos, inclusive, não reencarnacionistas, me parece que se evita tratar de temas sensíveis, capazes de fomentar conflitos. mas, quem sabe se, nos altos graus de iniciação maçon não se trate do assunto ? Nestes tempos de abertura, onde muitos pontos estão sendo colocados nos "is", mitos vão caindo. Penso que muitos relacionados à maçonaria também vão caindo., dentre eles, o de que nossos irmãos maçons teriam pacto com forças das sombras e coisas dessa natureza. Pessoalmente, sempre senti muita alegria entre os maçons, e sempre sou ouvido com grande respeito, carinho e atenção, inclusive, verificando inúmeros confrades pertencentes aos quadros nobres das lojas maçônicas.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

AGENDA

Quarta feira proferirei palestra na Casa do Caminho. Na sexta feira, falarei no Senai; no sábado estarei na cidade de Surubim e no domingo esticarei até Limoeiro.

POEMA LINDO

Nas páginas do livro que indiquei, "Uma Prova do Céu", há um poema de David Romano, escrito em 1993, intitulado;" Quando o amanhã começar sem mim". Como há uma colocação no livro que não se pode reproduzir qualquer parte do livro sem autorização dos editores, e como não sei se poemas podem ser reproduzidos ( por via das dúvidas...), recomendo que deem uma olhada nele, obviamente, assim que adquirirem o livro ( creio que o farão , rsrsrs ). Lindo, o poema. Gostaria de tê-lo escrito. Os belos poemas provocam em quem gosta de escrever uma, digamos, doce "inveja" ( rsrsrs). Vão lá.

domingo, 21 de abril de 2013

INDICAÇÃO DE LIVRO

Amigos, há algum tempo que não indico alguma obra neste nosso espaço. Aqui vai uma sugestão de um livro recente e que fiquei feliz por lê-lo. Trata-se da obra: "Uma Prova do Céu", escrita pelo grande neurocientista e neurocirurgião norte americano Dr. Eben  Alexander, residente de Harvard e da universidade de Massachussets. O prestigioso cientista passou pela experiência de EQM ( quase morte) após ficar em coma por sete dias face à uma meningite bacteriana que encheu seu cérebro com pus. Antes cético e indiferente à questões da imortalidade e das vivências de EQM, Eben muda completamente seu ponto de vista sobre os temas.

Interessante perceber a estratégia que vem sendo adotada pelo Alto. Primeiro, muitas pessoas começam a divulgar suas experiências, fazendo com que cientistas se debrucem sobre tais fatos. Depois, começam os próprios cientistas a viver suas EQMs. Vale a pena dar uma lida no livro. Publicação da editora Sextante. Linguqgem  agradável, sincera. Leiam. E, se possível, postem aqui seus comentários.

A EUDAIMONIA

Na abordagem que fiz, ontem, na Maçonaria sobre a felicidade, tive o prazer de elaborar algumas reflexões sobre aquilo que os filósofos gregos da antiguidade chamavam de "eudaimonia - ou seja, a prática das virtudes seria responsável pelo sentimento da felicidade. essa posição dos gregos está consentânea com o pensamento de Jesus e dos espíritos superiores dentro do espiritismo: Fazer o bem é o que produz a real felicidade, consistente, concreta e cada vez mais perene. "Faça ao próximo o que desejaria que este vos fizesse". Aí está toda a lei e os profetas. Buscar a felicidade nos benefícios que possa receber, seja dos céus ou de alguém, é inverter o funcionamento real da grande Lei. É alimentar o egoísmo e crer que "ter coisas", ou obter bens seria caminhar para ser feliz.

Precisamos dar um salto nessa percepção e creio que um número cada vez maior de almas vem ampliando a sensibilidade nessa direção. O altruísmo,  a solidariedade, a compaixão, a generosidade, são virtudes capazes de desencadear um estado de saúde integral, de bem estar emocional e psíquico, de felicidade, de plenitude. A ascenção no que diz respeito à vivência das virtudes merece, de qualquer estudioso do tema felicidade dedicada e acurada atenção. Mais que nunca isso vem sendo tornado palpável pelo simples resultado apresentado à humanidade, em todo esse período em que o egoísmo tem sido elemento predominante em nossas relações. As lágrimas anseiam por mãos que as enxugue; as dores esperam corações que as amenize; a desesperança anseia por quem lhe acenda, no céu tenebroso, a estrela de recomeço, da esperança.

Estavam certos, sim, os grandes filósofos do passado: as virtudes, elas, sim, produzem a felicidade, em todas aas sociedades e em todos os espíritos. Fazem cintilar a consciência. É lá, conforme explicitam os benfeitores da legião da Verdade, que se encontram inscritas  as Leis de Deus.

FALANDO DA FELICIDADE

Ontem à tarde tive a oportunidade de abordar à respeito da construção da felicidade na honrosa Loja Maçônica Gonçalves Ledo, na rua da Penha, aqui no centro de Recife. O convite me foi formulado pela loja numa reunião aberta ao público. O pequeno e aconchegante salão estava lotado. Presentes, além das esposas dos irmãos maçons, jovens que formam a ordem Demouleais e as adolescentes intituladas Filhas de Jó, trabalhos realizados para formar os adultos do amanhã nas bases de uma moral elevada. A receptividade foi muito grande e o ambiente, da mais profunda fraternidade, empolgou-me especialmente. Espero, em breve, retornar àquela loja da Maçonaria e sentir, novamente, o clima de espiritualidade e respeito.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

UMA ENERGIA PODEROSA

E lá estava eu, em praça pública, falando sobre o Livro dos Espíritos, em pleno coração da cidade de João Pessoa, com os transeuntes saindo do comércio. Numa promoção da Federação Espírita da Paraíba, o evento se desenrolou durante todo o dia, numa promoção ousada até certo ponto, contando, ainda, com apresentações artísticas em diversos horários. Toldos armados e um público espírita maravilhoso, sentado ( a maioria ), aguardando nossa palestra que encerraria a empreitada. Nesta mesma praça - a praça dos cem réis - no começo do século XX, o grande apóstolo do Espiritismo, Vianna de Carvalho, notável orador e entusiasta divulgador da mensagem, subiu em um caixote de madeira e defendeu o espiritismo com destemor, de maneira corajosa e veemente, aliás, como muito se exigia, àquela época pioneira. Uma energia poderosa perpassava a praça. A emoção era enorme. De alguma maneira, iria repetir o gesto do grande tribuno, claro que com enorme diferença no contexto em que estava se dando o fato.

Fiquei encantado com a promoção efetuada pelo presidente da federação, o querido amigo Marco Lima. E sua equipe, revezando-se durante todo o dia, mantinha a energia vibrante, segundo nos falaram no local. Cheguei quase na hora de proferir a palestra face a compromissos em Recife, precisamente na assembleia legislativa, que se estendeu para além das 13 horas, retardando-nos o almoço e a consequente viagem à João Pessoa. De parabéns à Federação Paraibana, à equipe dedicada dos espíritas paraibanos e às muitas instituições espiritas que estavam presentes. Ah, também observamos várias pessoas que passavam pela praça e paravam para ouvir a abordagem, atraídas pelas beleza do conteúdo espiritista. Enfim, foi a primeira vez que tal evento foi realizado e, segundo percebi, a dose deverá ser repetida no próximo ano.

Gostaria, ainda, de ressalvar que a federação paraibana sempre desenvolve atividades para o grande público, com serenidade, sem estardalhaço, mas envidando esforços para que um maior número de pessoas tomem contato com o pensamento da doutrina. Assim, há anos o seu anterior presidente, José Raimundo, estabeleceu uma ação vigorosa nos cemitérios de João Pessoa durante o dia dos finados, entregando mensagens consoladoras e realizando palestras esclarecedoras sobre vida após a morte, grande iniciativa que beneficia muitos corações. Admiro, por toda essa iniciativa, o movimento espírita paraibano.

JUSTA HOMENAGEM

Como postei aqui, ontem estive na Assembléia  Legislativa de Pernambuco, na sessão solene comemorativa ao dia da consciência espírita, criado a partir de um projeto do deputado Sérgio Leite. A plenária recebeu um bom público sendo que tive a oportunidade de abordar o Livro dos Espíritos como sendo a espinha dorsal da grande mensagem que contribui para a formatação à uma nova era da nossa civilização.

Na oportunidade, Ricardo Andrade, querido irmão de ideal e grande talento musical, nos brindou com duas de suas belas composições, seguindo-se após, a apresentação do Grupo Girassol, formado por crianças de até dez anos de idade e que faz parte do Grupo Feliz, de Jaboatão dos Guararapes. A criançada encantou com a graciosidade de sua apresentação, entregando-nos uma mensagem luminosa nas músicas que cantou.

Creio que o resultado foi positivo face a verificação de que funcionários daquela instituição escutavam, atentamente, o conteúdo da palestra. O clima foi inspirador. Presente, ainda, a presidente da Federação espírita Pernambucana, nossa irmã Edna, e Heleno Vidal, presidente da Comissão Estadual de Espiritismo. Diversos presidentes de várias casas espíritas se fizeram presentes. Segundo o próprio deputado Sérgio Leite, impressionado pela afluência do público, este ano os espíritas  foram em bom número, prestigiando a homenagem da Assembléia ao espiritismo.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A INFELIZ ATITUDE DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

A Associação Médica Espírita do Brasil entregou ao CFM ( Conselho Federal de Medicina ) carta de repúdio à atitude tomada por este quanto a questão do aborto. O Brasil possui cerca de 400 mil médicos e, apesar desse número, o CFM, sem discutir amplamente com a classe médica, apoiou mudança no novo código penal brasileiro, a fim de se permitir a realização do aborto até os três primeiros meses, desde que a mulher assim o deseje. Alem da ausência de transparência e do claro descaso para com a classe que representa, o conselho de medicina agride  o direito |à vida, vida esta que os médicos juram preservar e salvar. O aborto é crime hediondo pois ceifa a vida de alguém, de um ser humano, que não tem como se defender. Como entender a atitude do CFM? baseado em que fatores científicos ele define se a criança pode ou não viver ? será que o Conselho terá a coragem de dizer que o feto de três meses não tem vida ou não é ser humano ?

Ainda que não comungue da crença de um espírito utilizando o corpo, o Conselho sabe que a definição do que é o ser humano, ainda não está perfeitamente efetivada pelos próprios materialistas. Os aparelhos cada vez mais avançados vão dilatando a idéia de vida humana na condição fetal. Cada vez mais a tecnologia vem proporcionando a reflexão sobre o fato de que o feto, em qualquer etapa, é um ser vivo. Nós, espiritualistas, e espíritas em particular, sabemos disso há muito tempo. Aguardamos a certeza atingir uma parte dos nossos esculápios ainda presos em seus dogmas médicos. Sim, há posições dogmáticas na área científica e médica, sobretudo pelo fato de aferrarem-se, de maneira fechada, nas suas concepções descrentes, ainda que a medicina avance e a tecnologia venha, a todo momento, derrubando mitos e ampliando visões sobre a vida.

A carta de repúdio da AME - Brasil é um sopro de esperança de que nosso país não enverede pelo caminho doloroso e retrógrado da mortandade de bebês. Pela maneira com que o Conselho agiu, só aspectos ideológicos de uma minoria - pois não tenho dúvidas de que a grande maioria dos médicos são favoráveis à vida, mesmo que não tenham religião, assim como a grande maioria das mulheres - pode explicar tal comportamento. Oremos para que o bom senso predomine e a vida saia vencedora. Não pode haver paz numa sociedade que apóia a violência de se matar alguém, muito menos, quem não pode se defender

QUANDO OS DOGMAS ADOECEM

Li,  dia de hoje, no jornal excelente Folha Espírita, artigo sobre o pensamento do cirurgião Décio Iandolli, querido amigo, sobre a questão da fé em Deus que gera saúde mas, também, um tipo de fé que pode produzir doença, desencadeando estados emocionais deprimentes, incômodos, até infelizes...Os dogmas, a fé que não se discute, a noção de um Deus severo, que não perdoa, agressivo, pronto a condenar seus filhos por qualquer erro que tenha cometido, tudo isso provoca um nível de estresse agudo e mina a esperança de recomposição da criatura que veio a comenter deslizes.

A crença em Deus, como a ciência já começa a demonstrar, é importante para a saúde humana, sobretudo quando os valores desencadeados por esta fé encontra-se alicerçada na espiritualidade que se traz na própria natureza de que somos constituídos. E uma crença em Deus baseada na confiança no Pai, na sua ternura infinita e Amor incondicional, preenche a alma do ser com poderosos elementos de bem estar e segurança, produzindo uma calma e serenidade condizente com a proteção e o acolhimento que a pessoa se sente envolta por sua crença.

Estudos comprovam  a reação do sistema imunológico aos estados positivos da mente e do coração. Já a crença temerosa desencadeia incertezas e sensação mais ampla de culpa, produzindo mais infelicidade e angústia. A relação nossa com Deus necessita sofrer alteração. Jesus nos ensinou exatamente isso e parece que a humanidade e, particularmente, a cristandade, não entendeu isso. O Pai zeloso, que cuida dos lírios e dos pássaros nos céus, não deixaria de zelar, de cuidar e de zelar pelos seus filhos em experiência na condição humana. O amadurecimento vai chegando aos poucos e nos distanciando do Deus antropomórfico, cheio dos defeitos humanos, que a cultura dos séculos em distorção religiosa produziu.

Fé e espiritualidade produzem saúde. Fé racional, elevada. Crença dogmática desencadeia enfermidade emocional e psicológica, distorcendo a própria crença e a finalidade das religiões. Mas o grande salto já começa a ocorrer. Espiritualidade é estudada nos grandes centros acadêmicos do planeta e breve, suas abordagens chegarão vigorosamente no seio das múltiplas religiões. Até que, pela vivência e pela compreensão mais elevada de Deus, viveremos a religião natural, cósmica, do amor, preconizada nos dias de hoje, pelo espiritismo. Com saúde e felicidade.

terça-feira, 16 de abril de 2013

EM PRAÇA PÚBLICA

Nesta mesma quinta feira, ainda em comemoração ao Livro dos Espíritos, numa programação elaborada pela Federação Espírita da Paraíba, farei palestra em praça pública, 18 horas, em João Pessoa. Experiência única, embora já a vivi em evento ocorrido há mais de dez anos, na cidade de Moreno, próxima de Recife. Saio da assembleia Legislativa de Pernambuco e sigo para a capital paraibana.

NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO

Quinta feira, 18 de abril, o movimento espírita comemora o lançamento do Livro dos Espíritos, ocorrido neste dia, no ano de 1857. E em Pernambuco, cerca de três anos atrás, a data foi transformada no dia do livro espírita. Estarei proferindo palestra na casa dos deputados do estado, na rua da Aurora, dez horas. A cerimônia é aberta ao público. Teremos a honra de falar de nossa doutrina e da beleza do livro primeiro da codificação naquela instituição.

ANIVERSÁRIO DA CASA DO CAMINHO

Amanhã, 17 de abril, a Casa do Caminho completa mais um ano de existência. São onze anos de estudo e divulgação da mensagem espírita na cidade do cabo de santo Agostinho, aqui na área metropolitana de Recife. Teremos a palestra do amigo Geceraldo Cerqueira, ex- presidente do Conselho da federação Espírita Pernambucana. A palestra ocorrerá as vinte horas. Teremos, antes, uma parte artística. Nestes onze anos temos recebido pessoas de vários estados do Brasil, como São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Alagoas, etc. que buscam o atendimento fraterno e espiritual dos amigos do mais alto. No período de sua existência, a instituição já se fez amparo de inúmeras famílias, graças à Deus, e tem procurado evangelizar dezenas de crianças nas tardes de domingo. Algo em torno de quinze jovens formam a sua juventude, além de manter uma bela atividade de cunho social, como a distribuição de sopa pelas ruas da cidade após a reunião pública das quartas feiras. Visitas são realizadas nos finais de semana, uma semana na vila Pocotó, noutra semana, na comunidade da linha. Gestantes carentes são amparadas e a comunidade ainda recebe a atenção do abnegado dr. Fernando Neves, médico de grande coração que oferece, em sua agenda de atividades, um dia no mês para atender os mais carentes.

Nas segundas feiras, algo em torno de vinte pessoas se dedicam a estudar as obras de André Luis. Neste mesmo dia, ocorre os trabalhos de cura à distância. Na quinta feira, ocorre a desobsessão. Nossa livraria "Chico Xavier" oferta livros atuais e, como não poderia deixar de ser, as obras clássicas, como os livros de Kardec, os de Leon Denis, Emmanuel, etc. Em Goiana, a Casa do Caminho apoia as atividades que transcorrem no Nacca, núcleo de atividades evangelizadoras que atende cerca de quatro dezenas de famílias naquela localidade. Amanhã, estamos mais felizes. Que Jesus nos estenda mais ampla possibilidade de sermos úteis e disso sejamos dignos. Fica o convite para amanhã à noite em nossa sede. Será uma grande alegria tê-los conosco nessa comemoração.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

RETORNANDO DE VIAGEM

Desculpem a ausência de postagem. Estava em viagem, cumprindo roteiro de palestras por algumas cidades da região do brejo paraibano. O contato com irmãos de ideal de cidades onde é um verdadeiro ato de heroísmo servir à causa espírita é algo rejuvenescedor para mim. Ver de perto a batalha feita de renúncia e sacrifício em prol de levar em frente os centros espíritas naquelas localidades é algo inspirador. Sinceramente, me faz lembrar os primeiros tempos do cristianismo, naturalmente, levando em consideração o contexto da época.

Visitamos, inicialmente, a cidade de Itapororoca e lá pude sentir a beleza da dedicação dos trabalhadores da instituição, envoltos na simplicidade, na aura mágica da fraternidade. Nosso encontro foi à tarde. Após, um breve lanche e seguimos para compromisso na cidade de Jacaraú, cerca de 1 hora de Itapororoca. As dificuldades são maiores nesta pequena cidade do brejo. Enquanto á tarde tivemos um público que lotou as dependências do centro, em Jacaraú o público foi reduzido, mesmo assim, óbvio, a alma estava em festa e nos saboreamos com apresentações de poetas populares da região. A alegria de falar do espiritismo nestas localidades não consigo descrever.

Voltamos à João Pessoa, onde pernoitamos. Retornamos à região do brejo na tarde do domingo, onde proferimos palestra, com perguntas e respostas, na cidade de Mamanguape. Lá, pudemos conversar com os dedicados e pouquíssimos tarefeiros espíritas do município de Mataraca e do povoado de Vila Regina, na cidade de Rio Tinto. Essas duas comunidades visitaremos na minha próxima ida ao brejo da Paraíba, provavelmente no ano vindouro. O contato, porem, com os amigos de lá, já serviu para que trocássemos impressões sobre suas lutas e dificuldades. E procuramos incentivá-los no prosseguimento da jornada. Eles não sabem como me injetam bom ânimo e estimulam a prosseguir. São heroicos.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

CHÁCARA BEZERRA DE MENEZES : O SONHO COMEÇA A SE CONCRETIZAR

Estive hoje conhecendo o sítio a que fiz referencia neste espaço, que um empresário irá nos doar. Fui com ele e um companheiro da Casa do Caminho, o querido Carlos. Uma grande emoção me envolveu pela beleza da área, sua amplitude ( são vinte e cinco hectares ), um mundo de contato com a natureza. Mata atlântica em boa parte, água com várias nascentes. Tão grande que não deu para conhecer tudo. Terça feira retornamos para percorrer o restante. Sinceramente, é trabalho para a próxima encarnação.

Localizada na zona rural do Cabo de Santo Agostinho, situa-se distante da estrada. Minha mente começa a se voltar para planejar as atividades. Dá para fazer muita coisa. O projeto deve ser amplo. Muito verde. Uma energia característica de áreas distantes das cidades. Divulgaremos aqui o que será o projeto. Da Casa da Sopa à uma pousada par quem anseia meditar e passar final de semana. De um abrigo à albergue. Hortaliças para abastecer nossas atividades sociais. Casas de taipa lá estão, já aguardando nossa ação para amenizar a vida dos residentes. Nosso venerável Bezerra de Menezes terá muito trabalho ( mais que já tem ).

Creio que nestes dias  daremos início às especificações das atividades. Traçaremos os caminhos. E contaremos, como sempre, com a colaboração de tantos corações devotos do bem. Sinto aquele sentimento do muito a fazer. Esperamos ter a disposição necessária para a implantação da obra. Não chegaria em nossas mãos aleatoriamente, não é mesmo? Isso é bom. Pouco fazemos e a seara é enorme. Graças ao alto, mãos amigas se somam às nossas. Nossa fragilidade não suportaria a largueza de possibilidades do novo empreendimento. Creche, abrigo para idosos, o trabalho de goiana e os núcleos espiritas foram etapas realizadas. Agora mais esta, nossa chácara. Vamos em frente.

A Chácara do dr. Bezerra começa a se vestir.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

NOVO EMAIL

Coloco aqui, amigos, meu novo email: Frederico.menezesdeoliveira@yahoo.com. O anterior ficou inabilitado.

COM TRISTEZA

Foi divulgado ontem mais um relatório sobre educação em 144 países, portanto, mais uma pesquisa realizada por órgãos ou instituições internacionais, confirmando as próprias averiguações oficiais do nosso país. desta vez foi o relatório do Fórum Econômico mundial. E o Brasil, em mais essa, ficou em posição vergonhosa. No tocante ao desempenho da nossa educação em Matemática e Ciências, ficamos no centésimo, trigésimo segundo lugar (132 ), entre 144 países. Ficamos atrás, inclusive, da Etiópia. E bem atrás da maioria dos países da América Latina. Nosso sistema educacional, como um todo, ficou em centésimo, décimo quarto lugar, também atrás de países economicamente mais frágeis que o Brasil. Li com grande tristeza mais esse levantamento ( creio que uns três de natureza internacional, realizados por institutos diferentes e reconhecidos mundialmente ), demonstrando como nossa educação está em frangalhos. Não pode existir futuro melhor para a nação sem que essa situação seja superada. Segundo esse levantamento, inclusive, o Brasil piorou nos últimos anos.

Penso que um grande debate entre as cabeças pensantes da área, a sociedade como um todo, políticos, artistas, etc, representa um caminho para darmos uma guinada, mudando essa situação vexaminosa que compromete a vida de milhões de brasileiros. Crescem inaptos para a vida profissional, engedrando-se por sub empregos ou tornando-se, quando muito, trabalhadores de baixa qualidade. A educação é o maior projeto social que um governo pode oferecer aos seus cidadãos. Emancipa, deixa de manter o cidadão como dependente governamental e lhe abre o futuro. Pela educação pode-se planejar, sonhar, ser dono de seus caminhos. mas, ante o histórico, será que há interesse real de promover um povo educado, capaz de pensar por si mesmo e de cobrar de seus governantes o que lhe é de direito ?

Não sei porque mas, ao escrever essa parte do texto, me lembrei de uma música do Zé Ramalho : ..."Vida de gado, , povo marcado, povo feliz"

quarta-feira, 10 de abril de 2013

AS RELIGIÕES ORGANIZADAS E COMO DEUS SE APRESENTA

Nesses período de grandes mutações da civilização um dos mais árduos desafios encerra-se no campo das religiões. O  mundo não suporta mais uma ideia de um Deus distante e severo, quase indiferente ao que somos em nossa fragilidade. daí, creio, vem a grande angústia de muitos que seguem religiões mas não conseguem encontrar serenidade, segurança, acolhimento. O Deus severo de antigamente ainda está presente nos pesadelos de muitas almas. Ao invés de um Deus acolhedor, amigo e protetor, amor infinito e compreensão incondicional, um senhor inatingível.

Essa angústia ajuda a entender porque um número cada vez maior de pessoas vem abandonando as religiões tradicionais e buscando a espiritualidade à sua maneira, sem amarras teológicas. Buscam maior leveza e uma experiência mais profunda, íntima, com o Criador. Algo dentro do ser humano diz, nos dias atuais, que Deus não é propriedade de instituições organizadas e nem de representantes específicos, ordenadores do acesso a energia misericordiosa que rege a vida. Os parâmetros da espiritualidade ganham maior largueza cada dia que passa. O ser humano vai se encontrando com o que poderíamos chamar de religião natural.

É preciso que as tradicionais religiões tragam Deus para a experiência comum, para a proximidade com o coração humano. E efetivamente, Ele não está distante.  sentimento de inferioridade e o atávico senso de pecado colocou-nos muito distante de Deus. Sim, pois Ele nunca se postou longe de nós.  Espiritismo, exatamente por não ser uma religião institucionalizada, apresenta o potencial e a prática de trazer esta realidade sublime para nossa experiência de relação com Deus. E é preciso cuidado para não alimentarmos, equivocadamente, por atavismo, esse distanciamento, que não é proposta do espiritismo.

Sentir Deus tocável, próximo, é fundamental para entendermos a grandeza da vida. A chamada experiência mística dos grandes espíritos que passaram na Terra se caracteriza pelo fato deles terem sentido que Deus estava tão próximo deles que poderiam "tocá-lo", tal a percepção de proximidade e segurança que sentiam. Por humildade, não acreditavam que estivessem indo até Deus. Sentiam que o Criador, em sua Misericórdia, se chegava à suas dores e pequenez. O amor de Deus incondicional se caracteriza por esse estar presente em nossas vidas.

Quando penso em Jesus tenho a sensação de que não faz sentido ficar pensando em sua volta pois ele nunca se foi. Deveria ser, para todos os que o estudam, a luz presente cotidianamente em nossa vida. Ele, como governador da terra, não poderia ficar distante de nós. A humanidade está sob sua tutela, embora saibamos que ele tem seus prepostos que auxiliam nas atividades. O amor, porem, não se distancia, não é mesmo?

As religiões começam a valorizar a espiritualidade muito mais que as práticas externas. Umas mais lentamente que outras. Terão que fazer esse movimento sob pena de não atenderem as profundas necessidades das pessoas. Estamos caminhando para a relação com Deus em espírito e verdade no templo do coração. Uma relação mais íntima e leve, mais amorosa e compreensiva.  Aos que sofrem, isso representa maior sensação de acolhimento, ternura e consolo; aos que buscam satisfação intelectual em relação ao divino, representa mais amplo entendimento da grandeza da vida e compreensão mais larga de como esse tão decantado Amor Incondicional funciona. Sim, esquecemos, habitualmente de que Deus é o Amor sem impor condições. A incondicionalidade de Seus Amor rege, inclusive, aquilo que chamamos Sua Justiça. É ele, o Amor Incondicional, que sintetiza Suas leis, harmonicamente vibrando entre justiça e bondade, misericórdia e causa e efeito, ternura e responsabilidade.

Para encerrar essa postagem já um tanto longa, divulgo a mensagem que a amiga espiritual Marta nos trouxe, segunda feira, em uma reunião privativa, lá na Casa do Caminho,  sobre Deus. A mensagem veio face a uma indagação de uma companheira sobre como eu via Deus.  Deixo a delicadeza da mensagem para vocês saboreá-la:

                                                     DESTE-ME  DEUS


Olhei os teus olhos, amiga, que me agasalharam na suave luz, mesmo sem que eu houvesse te pedido. Tuas mãos se estenderam amparando-me na queda, quando poderiam permanecer distantes de mim.
Teu sorriso acendeu constelações em meu céu quando a noite estava sem estrelas, tumultuada pelas rudes provações.
Me abraçaste de encontro ao peito e senti um calor diferente, pois era um reflexo do sol das amizade, sem me exigir bondade, sem me pedir respostas.
Lembro tua voz suave e entrecortada por certa timidez, afirmando que desejava saber como eu estava.
Deste-me Deus quando assim agistes. Fizeste-me sentir Sua presença e, se pudesse defini-Lo, na retina dos meus olhos, com algum tipo de forma, não tenho dúvida, amiga, que Deus teria , pelos tesouros que me entregaste, o teu semblante.
Assim eu vejo e sinto Deus.

                                                    MARTA

O que acharam?

terça-feira, 9 de abril de 2013

ENCONTRO NO INTERIOR

Como postei aqui, estive na cidade de Vicência, interior de Pernambuco, realizando, junto com Sílvio Romero, seminário sobre Jesus e a conquista da felicidade. O evento foi um grande êxito no tocante a agregar diversas casas espíritas de muitos munícipios da zona da mata norte pernambucana e de Recife. Alem de ônibus e diversos carros vindos da capital, tivemos caravanas das cidades do Carpina, Condado, Nazaré, Timbaúba, São Vicente, Surubim, etc. Edna, presidente da Federação Espírita Pernambucana, prestigiou o encontro nos dois horários, dirigindo as atividades pela manhã e à tarde. Esse contato da federativa com as diversas casas localizadas na região interiorana é extremamente importante pela troca de experiências e fortalecimento dos laços fraternos que deve nortear nosso movimento.

Sol forte, calor abrasador e um auditório lotado. O evento transcorreu na sede do "Caminho, Verdade e Vida", única instituição da cidade. Pela alegria reinante e pela atenção com que os amigos participaram do seminário, creio que saíram satisfeitos e encorajados para o labor do Bem. Sabemos o quanto é árdua a tarefa espírita no interior, sobretudo quando há forte predominância de determinado seguimento religioso e uma certa dose de preconceito. Valeu muito. Ao final, a felicidade das reflexões e os abraços dos confrades representaram  estímulos grandiosos para o prosseguimento de todos na divina jornada. Parabéns ao querido amigo Marco Brasil e toda a sua equipe do Centro Espirita de Vicência ( Caminho, Verdade e Vida ) pelo sucesso da promoção.

sábado, 6 de abril de 2013

"VINDE A MIM, VÓS QUE ESTÁS CANSADOS..."

Esta é uma das frases mais poderosas do Cristo para os que sofrem, em todas as épocas da humanidade. Vale, no entanto, observar que, assim como outras passagens do Evangelho, comporta vários ângulos de análise. Natural que assim seja pois à medida que evoluímos penetramos melhor nas subjetividades e na grandeza dos pensamentos de Jesus.

O que significaria Vinde a Mim ? seria o ato físico de se aproximar dele ( na sua época ), apenas, ou comportaria alguma outra interpretação? Claro nos parece que o ir na frase implica, também, o estado interior da criatura, sintonizando com o universo das soberanas leis que Ele representava. Ir à Ele indica mudanças de postura e de visão, substanciada na identificação com os seus postulados, seus ensinamentos. Quem ama vai ao encontro de quem necessita de ser ajudado. E por que nessa passagem Ele indicou a atitude de ir até Ele?

No restante da frase encontramos outra jóia para análise. Os cansados e sofridos seriam ALIVIADOS, pois entrariam em consonância com a vida mais elevada ( indo à Ele) dessa maneira dilatando a compreensão sobre a vida e os desafios, entendendo a perfeição da grande lei e a justiça de todas as coisas. Assim, seremos aliviados, com o jugo ficará suave e o fardo ( de qualquer natureza), leve. Ah, vale relembrar que a alma será aliviada e não curada ou terá, de imediato, seus problemas resolvidos. Acho isso extremamente interessante.

O ato de se mover em direção à ele, ao seu Evangelho, ao que Ele representava, enfim, indica uma dinâmica fundamental para o  nosso processo de crescimento espiritual. Indica ATITUDE. Amar é atitude. Ser bom é tomar atitude. Renovar-se moralmente, é atitude. O ato é atividade, pro atividade. Não é uma posição passiva: o Senhor não teria, Ele, que vir a mim, simplesmente. Precisamos fazer a nossa parte, querer ir, se locomover para, chegar próximo, se mover na direção da luz.

Muitas vezes ficamos a esperar que os céus venham até nós ( e na sua dádiva, sempre vem ), mas esquecemos que se não envidarmos esforços de ascender, não acessaremos o céu de nossa consciência, na fraqueza da negligencia e na paralisia provocada pelo brutal egoísmo. Afinal, como esquecermos o "ajuda-te que o céu te ajudará?

quinta-feira, 4 de abril de 2013

QUALIDADE E QUANTIDADE 2

Quem está acessando só agora o blog sugiro ler a postagem logo abaixo, com o mesmo título, já que esse texto é um desdobramento do outro. E prossigo refletindo a respeito do bom entendimento que devemos ter sobre qualidade e preocupação com a quantidade. Enquanto o proselitismo se caracteriza com imposição de ideias e, de alguma maneira, execração das concepções diferentes da que defendemos, a consciência de propagar os valores espirituais conforme os ensinamentos dos espíritos superiores motiva-nos a expor os conceitos, a visão sobre a vida que encontramos no Espiritismo, entendendo que outros seguimentos recebem a luz da verdade dentro de naturais especificidades, influenciadas, inclusive, por enxertias de natureza humana. Todos, porem, merecem respeito e cumprem sua missão para grande parcela de almas.

Jesus é, também no assunto que tratamos, referencia superior. Pregou nas praças, nas margens do Tiberíades e nas sinagogas. E chegou a dizer: " Não coloqueis a candeia embaixo do alqueire mas acima do velador, para que os homens vejam sua luz," ou seja, as boas obras. Aí está a necessidade de se colocar ao alcance das consciências as grandes verdades dos céus. Ainda mais: enviou os discípulos para que disseminassem os ensinamentos pois eram os chegados os tempos para o mister. Como se vê, temos muito o que refletir.

Nossas ações precisam ser organizadas enquanto instrumento de difusão da qualidade espirita para que alcancemos um maior número de pessoas. Este é o tempo para que todos tenham acesso ao grande ideal, em plena transição planetária. Não se compete com ninguém e nem se deseja retirar quem quer que seja de sua fé. Como citei abaixo, na outra postagem, Kardec indicou o caminho, apontando os que não estão vinculado à qualquer seguimento ou, pelo menos, não satisfeito com sua crença e respostas, como público alvo prioritário. Não é questão de deixar de ser minoria ( o que nem tão cedo deixará de ocorrer ) em termos de quem se define desta ou daquela religião, mas de ampliar a contribuição para a melhoria da sociedade humana. Ser espírita não é pertencer ao movimento espírita ou frequentar centro espírita. É ser tocado pelos princípios espiritas, seus ensinamentos, e buscar a reforma moral, ainda que se permaneça, até, vinculado a outros campos da fé.

As grandes verdades da alma tornam-se, paulatinamente, crença comum. Muitos admiram o espiritismo e o tem como filosofia de vida, conquanto não frequentem a casa espírita. Muitos simpatizam com as idéias espiritistas, adotam a crença na reencarnação, aceitam a intervenção dos espíritos em nossa vidas e a mediunidade mas não se vinculam ao movimento e serviços da instituição espírita. É um público potencial para vir a ser estimulado em cerrar fileiras nas tarefas da causa. Se tornarem-se seres humanos melhores, já é um tesouro, a elevar a civilização em termos de dimensão moral. Espiritismo vai se tornar crença comum exatamente a.ssim.  Estão aí os programas de televisão e revistas de circulação internacional debatendo os fatos espíritas e analisando as pesquisas efetuadas por cientistas, inclusive, nos países onde não se tem centros espíritas. E o nosso querido movimento espírita é ferramenta importante para acelerar e clarear os caminhos nessa direção. Para bem cumprir tal grandiosa missão, mister se estruturar, aperfeiçoar a dinâmica do movimento, acostumar-se a avaliar as ações e, sobretudo ( acima de tudo) viver o ideal, sentir e respirar o exercício do amor, exemplificar a fraternidade de maneira profunda, verdadeira.

AGENDA

Estarei neste sábado no bairro popular do Ibura de baixo, na casa de Caridade. Será à noite. No domingo, farei seminário, junto com o Sílvio Romero, na cidade de Vicência, interior de Pernambuco, com o tema: Jesus e a conquista da felicidade. Sílvio falará pela manhã e farei minha abordagem à tarde. No final da próxima semana, estarei realizando pequena excursão pelo interior da Paraíba. No sábado, 13, na parte da tarde, falarei na cidade de Itapororoca. À noite, viajarei para Jacariúna e no domingo, tarde, estarei na cidade de Mamanguape.. Retorno para Recife logo após a última palestra. No dia 18 profiro palestra comemorativa sobre o Livro dos Espíritos na |Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco pela manhã e à noite, estarei de volta à capital paraibana para falar em praça pública sobre o Livro dos Espíritos, numa promoção da Federação Espírita Paraibana. No sábado, dia20, falarei numa loja maçônica em recife, a "loja Joaquim Gonçalves Ledo" e no domingo, 21,  falarei no Centro Espírita Deus É Luz, no bairro do Tejipió.
 Dia 23, terça feira, volto a uma loja maçônica, desta feita, a Alvorada da Paz. Na quarta feira, 24, profiro palestra na nossa Casa do Caminho à noite. Na sexta, dia 26, falarei no Senai, do Cabo de Santo Agostinho. No sábado, dia 27, viajo para a cidade de Surubim e no domingo, 28, estarei no município de Limoeiro. Como de vez em quando esqueço de postar a agenda, já adiantei. Aguardo vocês.

QUALIDADE E QUANTIDADE

É pensamento corrente no movimento espírita que a doutrina não faz proselitismo e nem se mede pela quantidade de seguidores. O trabalho é de disseminação das ideias espíritas, esperando o terreno amadurecido para que sejam albergadas nas almas. Isso, porem, necessita ser melhor entendido pois não se pode cair na concepção simplista de que não devemos nos esforçar para mais ampla difusão do pensamento espírita pois  faz-se necessário maturidade da alma para que se deixe penetrar pela mensagem. Não é totalmente assim. Quando olhamos o desempenho do codificador, na França da sua época, entendemos que a visão do mestre lionês era de que o espiritismo precisava ser divulgado da melhor maneira possível, inclusive, escrevera ele em sua revista espírita, para que viesse alcançar as massas. Só assim, as ideias espíritas iria cumprir, finalmente, seu objetivo de influenciar a sociedade humana, auxiliando sua transformação.

Ora, Allan Kardec demonstrou, em toda sua missão, que não poupou esforços para que um maior número de pessoas tomasse contato com o pensamento espírita. Viajou por várias cidades francesas e alguns países europeus, numa época de mais difícil locomoção; lançou uma revista que era verdadeiro laboratório de reflexões espíritas e escreveu livros e artigos, utilizando os meios que tinha à sua disposição no século 19. O que não faria ele com os meios de comunicação de massa que temos nos dias de hoje? O codificador chegou a escrever na sua revista que o espiritismo deve chegar, primordialmente, aos que não tem religião, e não aos que se encontram satisfeitos em seus seguimentos. Se preocupava ele ( e isso está escrito em seu periódico ) com as estatísticas e ressalvava, quando achava conveniente, o crescimento do número de espíritas em todo o mundo, particularmente, nas cidades francesas. Destaque para Lyon, cidade operária à época, o que fazia Kardec mais valorizar a divulgação vigorosa do espiritismo nessas localidades pois favoreceria o aperfeiçoamento moral das massas dos trabalhadores.

Chico Xavier também enfatizava que o espiritismo precisava chegar ao povo, às pessoas mais simples. E isso implica, óbvio, a proliferação das suas ideias. Portanto, ante o exposto, enfatizo, sim, que a qualidade é fundamental, não apenas no espiritismo mas em todas as expressões da vida humana, no entanto, isto não impede ( e não deve mesmo) que trabalhemos para que um maior número possível de almas possa ter acesso à mensagem esclarecedora espírita. Emmanuel externou pensamento semelhante ao escrever, por intermédio do médium Xavier, que a maior "caridade que faríamos ao espiritismo seria sua divulgação".

Planejar, organizar, avaliar o processo de difusão espírita, é o que nos cabe, enquanto trabalhadores da causa. Temos um exemplo, ao meu ver, na questão identificada, quanto à relação dos centros espíritas junto ao público jovem. Segundo percepção empírica constatada pela pesquisa do IBGE, desde a década de 90 do século XX, teria ocorrido uma certa evasão de jovens das casas espiritistas. O órgão estatístico brasileiro constatou esse fato. O seguimento espírita envelhecera mais em relação à pesquisa anterior, de dez anos atrás. Os evangélicos rejuvenesceram seu público, ou seja, mais jovens chegaram ao seguimento. assistimos, porem, com grande contentamento, que o movimento deu início a uma reação, reunindo-se para seminários, congressos e avaliações das dificuldades para se chegar mais consistentemente à juventude. Isso implica mais planejamento, averiguação de erros e programação didática para motivar a revira- volta da questão. Com certeza, assim agiria,  também, Kardec.

Qualidade sempre. Quantidade não de forma preocupada em fazer proselitismo mas objetivando entregar, ao maior número de pessoas, as ferramentas de espiritualização, de superação das dificuldades, de compreensão sobre nossa origem e destinação, como o faz o espiritismo.

terça-feira, 2 de abril de 2013

HOJE, NO GEAP

Nesta terça estive proferindo palestra no Grupo Espírita Amor ao Próximo - GEAP. instituição mais que aprazível da capital pernambucana. De boa estrutura física e com um público excelente, tive a oportunidade de abordar o tema sobre " a vida futura". O Geap está muito bem localizado, próximo à vila dos militares e impressiona pelo aspecto bem cuidado, amplo. Está passando por importantes transformações no tocante aos seus estudos, investindo no aprofundamento doutrinário. além do mais, desenvolve interessante trabalho social, inclusive, mantendo uma creche em suas dependências. Muita gente. E mais uma vez, a força da mensagem espirita demonstrou o bem que vem fazendo aos corações.

EM PLENA NATUREZA

A amiga Hilda, de Maceió, fez referencia, na área de comentários, sobre minha palestra ocorrida em Vitória de Santo Antão, precisamente no sítio. Sim, Cara amiga, foi uma experiência indescritível. O centro foi construído nas proximidades da residência dos confrades que me receberam, em plena natureza. Pequeno, tem apenas o salão, cabendo cerca de trinta pessoas. Lá fora, árvores frondosas e frutíferas. Jaqueira, cajueiro, limoeiros, pés de ingá, coqueiros...acrescento, ainda, que cerca de trinta metros, lá estava o galinheiro e a criação de patos.

Gente simples, dos arredores, e muitos parentes dos donos do sítio. Clima de alegria cristã. Sol forte e muito calor ( almoçamos  e logo após, 15 horas, fomos ao centro). Telhado de brasilit. Muito quente mas a brisa amenizava. Só contentamento. Os amigos que nos recebiam demostravam  a felicidade que sentiam pelo momento. Eu que estava em estado de graça, embora parecia que os amigos não acreditavam que eu pudesse estar ali para fazer a palestra, para vocês terem idéia de como eles são encantadores e humildes. O que seria eu para causar-lhes tal sentimento, meu Deus?

Sim, Hilda e companheiros de nosso espaço, foi uma tarde memorável. Já havia proferido palestras em núcleos muito singelos de nossa causa, o que, confesso, é de minha preferencia mas nunca em um sítio, na zona rural de um município interiorano. Sinto-me feliz pelo encargo a mim confiado de levar o conteúdo espírita àqueles corações e naquela localidade. Amplia-se neste amigo de vocês, a sensação de imenso débito perante os céus ante tanta bondade. Ah, ia esquecendo....: abordamos a perfeição da lei de Deus consubstanciada na reencarnação - Justiça das aflições. Valeu muito á pena.