Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 30 de julho de 2013

NOVO DVD - O CÉU E O INFERNO

Amanhã estremos proferindo palestra na sede da Casa do Caminho, no bairro Cidade Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, a instituição a qual estou ligado. Até aí, tudo bem. Como muitos já sabem, a última quarta feira do mês sou responsável pela palestra pública, que acontece as 20 horas. A novidade  é que ocorrerá, na oportunidade, a gravação da palestra, que terá como tema: "O Céu e o Inferno", transformando-se no novo dvd da nossa lavra. A Casa do Caminho vem ampliando suas atividades e seu espaço físico, o que importa em maior sustentação  financeira. Este novo dvd será de grande ajuda tanto para a difusão do evangelho e do espiritismo bem como para auxiliar nossa instituição na sustentação de suas obras. Assim espero. Em breve esta palestra estará à disposição dos corações. Como muitos já estão acostumados, nas palestras que tenho a oportunidade de proferir, atendendo convites generosos de várias localidades e instituições, levarei este e outros dvds a fim de facilitar o acesso para os que desejarem assisti-los. Farei o atendimento habitual ao público a partir das 18:30 hs, encerrando por volta das 19 ; 50 hs, a fim de efetuar a abordagem. É assim que ocorre em toda a última quarta feira de cada mês. Nas outras quartas, o atendimento se estende para alem das 21 horas. Aguardo, portanto, os amigos que desejarem participar, amanhã, da palestra e, consequentemente, da gravação.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

A PERENE MENSAGEM DA ESPERANÇA

Achei encantador o título da palestra que me foi solicitada para abordar no encerramento do aniversário do NEIL, tradicional instituição espirita localizada no bairro do São José, aqui em Recife. Eis o tema: O Evangelho - a perene mensagem da esperança. Lindo, não? Será amanhã, 20 horas. Sinceramente, vejo uma grande felicidade na escolha do título pois, sem dúvida, que em qualquer época da trajetória evolutiva das almas terrestres, o evangelho será de uma permanente atualidade, e eivado da mais preciosa força de esperança. A melodia entoada pelo cantor das estrelas - Jesus Cristo - ecoa vigorosa algumas vezes, em outras ocasiões de forma discreta e silenciosa, sabiamente aguardando o abrir da alma pelas vias do amadurecimento às suas máximas benditas.

Em mundos como a Terra, onde ainda impera as tantas dores expiatórias e os espinhos das provações rigorosas, a esperança é sol que não pode apagar-se, sob pena de ampliar o desespero na senda dos espíritos comprometidos com a consciência em culpa. E é isso que o evangelho proporciona: a permanência da luz da esperança, advinda da misericórdia suprema, em direção aos que, sobretudo, tombam pelos caminhos da vida.

Essa mensagem de ternura e alegria gera leveza quando a entendemos, aprofundamo-la na alma, estudamos seus textos e contextos de maneira a internalizá-la por dentro da alma. Trata das mais intensas e profundas carências do ser e aponta roteiro para o êxito da superação do mal em nós mesmos, estimulando a vivência do bem em cada recanto do coração. É o amor vertendo como poesia der suas lições, como se ainda estivesse recém saído da boca do poeta da Galiléia, há um pouco mais de 2.000 mil anos. Uma perene mensagem de esperança, um eterno cântico de paz.

CORAÇÃO ACOLHEDOR

Um dos grandes desafios para qualquer ser que anseie viver a grande mensagem do cristianismo ou de qualquer seguimento religioso, é o de tornar o próprio coração um centro de acolhimento. Um coração acolhedor é um coração aquecido, que inspira confiança. Tem tudo a ver com a Boa Nova. Como ser acolhedor preocupado em julgar, condenar, ressalvar diferenças, desprezando ou ficando indiferente? O papa Francisco acendeu a juventude, assim como toda a igreja católica, com sua expressão de simplicidade e acolhimento. Só uma alma simples torna-se acolhedora. É como que fosse ela capaz( e é) de derrubar qualquer muro, qualquer elemento que o distancie do outro. E o que mais carecemos no mundo é de almas que queiram se aproximar, líderes que saibam ser empáticos, vidas que se esmerem em magnetizar outras vidas, as estimulando para o bem e o belo.


A juventude, particularmente, tem sede de Deus, de espiritualidade legítima, de uma força que a estimule a fazer a diferença no mundo, dentro dos valores mais elevados da vida. Qualquer religião que se preze não pode desprezar a missão de falar aos jovens, em sua linguagem, na sinceridade, na palavra direta, sem rodeios e com a profundidade devida. Isso que eles precisam e desejam. O esteriótipo de que o jovem não quer nada com a vida é de uma generalização arbitrária e própria de uma arrogância sem limites. O que eles não querem é uma religião distante da vida, de suas lutas, que não contemple sua realidade. Francisco disse em um dos seus discursos, que os jovens "são janelas por onde o futuro entra no mundo". Achei belíssima essa expressão. E ninguem melhor que Jesus para se entender com a juventude.


Evangélicos, católicos, espíritas, budistas, judeus, etc, devem focar o coração dos jovens pois representam importante estrada para a edificação de um novo momento para a civilização. Eles representam um terreno preparado para a superação de uma visão de muindo voltada para a ilusão do poder, do consumismo desenfreado, do materialismo dissolvente. Jovens anseiam por valores. Mas precisam sentir em quem lhes fala o exemplo, para que acreditem e se movam. São grandes auxiliares para vencer o mal e estabelecer uma era de paz, amor e progresso espiritual. Tudo com a energia de um coração acolhedor.


ATENÇÃO, CORURIPE

Já postei aqui meu novo e mail pois o anterior não pode mais ser acessado. Vai ele de novo: frederico.menezesdeoliveira@yahoo.com. A amiga Débora, de Coruripe, cidade de Alagoas  onde eletrônico. E fica, tambem, para todos os amigos desse enorme Brasil caso desejem me contactatenho compromisso agendado, postou na área de comentários que aguarda uma resposta minha ao e-mail que ela me havia enviado. Débora, não o recebi. Veja se voce já tem esse novo correio r.

sábado, 27 de julho de 2013

HOJE À NOITE E A AGENDA

Estarei proferindo paulista na cidade de Paulista, precisamente no Centro Espírita André Luis. Será 19 horas, tendo como tema: Depressão e suicídio. Amanhã, farei a penúltima palestra do SIMESPE (Simpósio Espírita de Pernambuco ), grande evento realizado pelo "Seara de Deus", no teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco. Abordarei o tema: O exercício do bem - falar sentir e agir, a influencia dos espíritos nos acontecimentos da vida. Após a palestra, o médium de Uberaba, Carlos Bacelli, fará o encerramento do simpósio já tradicional na região nordestina. Na terça feira próxima, volto a proferir palestra em instituição na capital pernambucana já que há algum tempo tenho viajado ou realizado palestra em cidades metropolitanas. Será no NEIL - o tradicional Investigadores da Luz, localizado no bairro de São José. O tema que será abordado é lindo: Evangelho: a mensagem perene de esperança. Será 19:30.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

MÉDICO E EDUCADOR

No processo de aproximação entre a medicina e a espiritualidade, entre a ciência e a religião, vamos chegar, com certeza, a noção de que o médico agirá, também, como um educador. A percepção da doença como sendo uma distonia nascente das condições emocionais do ser, de suas feridas psicológicas e da natureza de seus pensamentos, alem da questão dos hábitos alimentares,conduzirá o médico a uma ação efetivamente educadora, demonstrando ao seu paciente que o "grande mecanismo curador" encontra-se dentro dele mesmo, vinculado às suas escolhas na forma de viver, das diretrizes morais e espirituais de sua vida. Claro que isso ainda é algo que ocorrerá como prática corriqueira da medicina no futuro. Isoladamente, alguns profissionais da saúde já enveredam por este caminho.

A importância do meio acadêmico levar em consideração a dimensão espiritual da enfermidade é grande. O espírito, para que ocorra esse dimensionamento da doença, necessita ser introduzido na ciência, sobretudo, na área médica. A ignorância dessa grande realidade da vida - sua feição espiritual - desencadeia um sem número de problema que macera a humanidade e contribui para um ser humano infeliz. Desequilíbrio é o primado dessa ignorância. Doença é sua consequência. Infelicidade é seu patrimônio doloroso.

Muitas pessoas só desenvolvem um certo processo de reeducação emocional, alimentar, mental, quando são diagnosticadas com alguma enfermidade. Isso não precisaria ser assim. Prevenção é o melhor caminho. Melhor não contrair o problema. Nossa milenar indisciplina moral desafia o esforço de melhoria interior que necessitamos empreender. Na verdade, essa uma das missões das religiões ( pelo menos, deveria ser ): apontar caminhos para a educação espiritual do ser.

Médicos conscientes da realidade energética do indivíduo, sabedores que as doenças nascem no universo invisível da criatura, podem lidar melhor com sua missão de "curar", entendendo, no entanto, que a cura efetiva só é alcançada pelo próprio enfermo, em mudando seus valores e posição perante a vida. Fora isso, o médico poderá obter certo êxito em determinadas intervenções mas aquele mal poderá ressurgir de outra maneira, com outras características, em seu paciente. O médico "convencional", organicista, materialista, achará que é uma nova doença a agredir seu paciente mas será, muitas vezes, a mesma energia distônica a densificar-se no corpo físico com outra denominação.

O médico, então, será um educador; o paciente será médico de si mesmo.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

SUGESTÃO DE LIVRO

A minha sugestão para a leitura dos amigos deste espaço, desta vez, trata de um livro espírita escrito na linguagem extremamente singela, e aí está sua beleza. Publicado pela IDE editora, "A Grande Espera" refere-se a uma das vidas de tres grandes vultos do espiritismo à época de Jesus: Bezerra de Menezes, Caíbar Schutel e Eurípedes Barsanulfo. A história transcorre num povoado essênio e se desenrola com uma narrativa encantadora em sua simplicidade. Foi psicografada pela médium Corina Novelino e, segundo revelado pelo Chico Xavier, ali estava, retratado nos personagens de Lisandro, Josafá e Marcos, os tres grandes baluartes da mensagem cristã. Independente da convicção que o leitor possa ter sobre estas reencarnações das tres grandes almas, vale à pena sua leitura, agradável e de belo conteúdo doutrinário.

Aproveito a ocasião para sugerir, ainda, a leitura de tres grandes obras escritas pelo codificador, obras estas que parecem não receber a devida atenção dos idealistas espiritas da atualidade: O Céu e o Inferno, a Gênese e Obras Póstumas. Muitas revelações magníficas encontramos nestes mananciais da espiritualidade e Obras Póstumas detem informações históricas do surgimento do espiritismo relatadas por Kardec. Vamos à leitura e boa viagem...

FRANCISCO E FRANCISCOS

O papa  Francisco traz um sopro de renovação para a igreja. Sua mensagem, embora repetindo a de outros pontífices, vem embasada na força do exemplo. Tenho escutado muita gente fazendo referencia à sua simplicidade, na maneira como dispensa luxos e privilégios. Isso é extremamente positivo, sobretudo para a juventude. As religiões precisam falar à ela. Há um frescor natural em busca de Deus nos jovens, ainda que, muitas vezes eles explodam em rebeldia ou em aparente indiferença para as coisas das religiões. Eles trazem uma sede natural de Deus e de direção. Se brota uma liderança com o carisma da universalidade, eles se empolgam. Não querem dogmas que asfixiam; desejam exemplos que aproximem, estimulem, empolguem. Eles querem fazer a diferença no mundo.

Francisco, o papa, vem demonstrando que entende os franciscos inúmeros da vida. Não só os que vivem na pobreza mas, tambem, os franciscos de todas as condições, de todas as culturas, religiões, sonhos e esperanças. A presença papal em nosso país dá um certo frescor à essa carga imensa de problemas não resolvidos que ainda trazemos enquanto sociedade. Ele irá embora e os problemas permanecerão, é verdade, no entanto, se deixa as luzes da esperança, há como se voltar para a coragem de fazer as coisas diferentes.

O papa, em um dos seus discursos, fez referência ao fato de que dinheiro e poder não trazem felicidade e que Jesus deve estar no centro de nossas aspirações, de nossas vidas. Santas e sábias palavras. Os valores invertidos que se verifica na atualidade precisam de uma palavra forte de quem faz ecoar por todo o planeta seus axiomas, seus ensinamentos lincados ao Evangelho do Senhor. E a voz do papa repercute e vibra por todos os quadrantes do planeta. E não tenho dúvida que esta voz tambem faz parte da renovação da civilização, embora ainda com muitas coisas a serem alteradas, modificadas.

Acredito que o sumo pontífice católico trará algumas mudanças importantes no seio de uma das mais importantes expressões religiosas da Terra, o catolicismo. São bilhões de almas a seguir seus postulados. Que a autoridade papal, exercida pela moral mais elevada, proporcione o brotar da divina primavera, da alvorada mais bela na vida de todos os seres humanos, de todos os Franciscos que esperam e sonham em todos os países do orbe. O peregrino da igreja seja abençoado e inspirado por onde passe. Com certeza, os céus depositam no sacerdote Francisco, sublimes esperanças e tarefas, a fim de que um novo tempo se consolide, em breve, na humanidade tão espezinhada pelo materialismo e pelo distanciamento do amor.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

FALTAM POUCOS DIAS

Amigos alagoanos, faltam poucos dias para o nosso encontro anual, início de agosto, em que realizamos seminário para o abrigo Francisco de Assis. O evento será na sede da obra assistencial e terá, como já postei aqui, a participação artística do grande músico Sibélius. lembrem que o evento é, tambem, para ajudar as atividades do Francisco de Assis. Alem de casa de idosos, ainda atende a comunidade carente com ambulatórios médicos, exames, cestas básicas, cursos, etc. O abrigo tem reuniões públicas sobre o espiritismo e mantem grupos de estudos. Enfim, gostaria de ver os muitos amigos que tenho não só em Maceió bem como de outras cidades daquele Estado querido, para juntos realizarmos uma grande confraternização e um estudo que, espero, seja edificante e útil à nossa jornada terrena. Faltam poucos dias. É o primeiro final de semana de agosto. Se inscrevam

SE NÃO FOSSEM ELES...

Ah, se não fossem eles, os amigos, que seria de nós...?! eles sempre se fazem presentes ainda que ausentes fisicamente. Se em forma de lembrança, os amigos conseguem, ainda assim, acalmar e arrancar sorriso ou reconforto. Se erramos, são capazes de enfatizar o próprio erro para não ampliar a dimensão de nossa ferida. Mesmo sem querer, eles aumentam a sensação de devedores pois é assim que me sinto quando recordo o quanto eles me enchem de amor e me socorrem quando tropeço.

Ah, se não fossem eles, não há como sentir um pouco mais da extraordinária beleza da vida e, como se fossem mágicos, usando uma varinha transcendente, parecem dilatar a eternidade e nos fazer sentir, sim, herdeiros da felicidade. 

Eles estão em minha vida e representam boa parcela de tudo de bom que trago em minhas aspirações. Só posso, em minhas limitações e ante a grandeza de todos eles, dizer que lhes sou imensamente grato. Espero o futuro para poder formar galáxias e constelações e poder lhes fazer, através delas, cada vez mais felizes. Mas como sei que eles, os verdadeiros amigos, não querem nada disso, já vou providenciando acender a mim mesmo ao longo do tempo, para que eu veja, algum dia, o encanto e o sorriso que demonstrarão quando observarem que venci a mim mesmo , penetrando no grande e luminoso reino da alma. Isso que eles apenas querem: que eu me acenda e seja feliz. Isso que faz um grande amigo realizado.

SOBRE A JORNADA AO SERTÃO DO SÃO FRANCISCOI

Sábado já havia postado sobre o programa de rádio que havia participado em Belém do São Francisco. Deixando voces com conhecimento da jornada empreendida, a palestra nan sexta feira na instituição - Centro Espírita Zita Lustosa - teve início com cerca de 25 frequentadores, chegando a, mais ou menos, 40 pessoas até o término. Cito isto para terem uma idéia do esforço apostolar dos irmãos espíritas daquela localidade. Enfrentam grande dificuldade para a difusão da doutrina e os membros da casa formam um reduzido grupo de dedicados tarefeiros. Senti por parte de alguns deles a preocupação pelo fato de ter me deslocado de tão longe para falar à pequena assembléia. Procurei mostrar-lhes que isto não é o que me move e não faz a diferença.O importante é que, pelo menos, um coração receba a mensagem; que não falo apenas para grande platéia pois não encaro a tarefa como um espetáculo para ser admirado. Quem tem que brilhar é Jesus e a mensagem dos espíritos. E vi que surtiu efeito pois percebi um maior entusiasmo de alguns componentes. No sábado, como me referi na postagem anterior, pela manhã fui entrevistado na rádio Canabrava e teve uma bela repercussão. Corações não espíritas, que jamais pisaram no centro, entraram ao vivo durante o programa para efetuar perguntas  e reconhecer a justeza do pensamento espírita. À tarde, fizemos seminário sobre reencarnação e o público foi reduzido mais muito interessado. Mais ou menos cerca de 20 pessoas. Na parte da noite, concluímos com uma palestra sobre o mesmo tema, agora no auditório da faculdade. O público, possivelmente graças ao programa de rádio, foi acima de sessenta pessoas, sendo que lá estavam pessoas das cidades de Floresta, Petrolina e Serra Talhada, alem de uma visitante da cidade de Santos, litoral paulista. Retornei cheio de contentamento pelo carinho e o hospitaleiro afeto do jovem casal que me abrigou, o Cléo e a Vanine, simpatia e amor em pessoa. Ao retornar no domingo à tarde, fui para o Grupo Espírita Casa do Caminho, em Jaboatão dos Guararapes, bairro de Cajueiro Seco, área metropolitana do Recife, onde fiz palestra sobre mediunidade: aceitação, vivência e evolução, isso às 16 horas. Noite e descanso pois ainda somos de carne....rsrsrs.

sábado, 20 de julho de 2013

EM BELEM DO SÃO FRANCISCO

Como postei quinta feira, estou no sertão pernambucano.A palestra ontem nos deixou cheio de contentamento. Acabei de vir do programa na rádio Canabrava. Seria meia hora de entrevista mas o programa foi tão palpitante ( isso não é novidade quando se trata do espiritismo ) que durou mais de uma hora. O apresentador, o Ademir, foi de uma felicidade, um talento maravilhoso. Perguntou o que o povo perguntaria. O público ainda pode fazer perguntas no ar. Logo mais, começarei o seminário sobre reencarnação, que prosseguirá até às dezessete horas e concluiremos à noite. Escreverei amanhã.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PEGANDO ESTRADA

Amigos, amanhã pegarei a estrada. Como disse um compositor brasileiro;" Minha vida é andar por esse país, para ver se um dia descanso feliz...". Vou à Belém do São Francisco, sertão de Pernambuco, onde proferirei à noite palestra com o tema: Espiritismo e a saúde verdadeira". No sábado pela manhã participarei de uma entrevista em rádio local. Na parte da tarde, seminário sobre reencarnação. Na parte da noite, prosseguimos com a abordagem. Retorno no domingo pela manhã, descanso um pouco e vou à cidade de Jaboatão dos Guararapes a fim de fazer palestra na Casa do Caminho, no distrito de Cajueiro Seco, abordando o tema Mediunidade - aceitação e evolução. Tentarei postar algo do sertão. Caso não consiga, escrevo no domingo. Deem uma passadinha por aqui e, se possível, postem comentários. Lembrem-se que este espaço é feito por voces.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

CRISE QUE MELHORA

Sou otimista por natureza. E com o espiritismo, esse otimismo ganhou grande reforço baseado no funcionamento das leis do universo, as Leis de Deus. A Terra atravessa, como sabemos, um período de profundas crises, diríamos, sistêmicas. m vários setores da vida humana, essas crises se fazem sentir. detenho-me, nesta postagem, à crise que atinge econômicamente, o "velho mundo", a Europa. desde 2008, o desemprego cresce, as empresas tremem e as incertezas campeiam, levando, sobretudo, os jovens à descrença nos dias melhores.

Por que me deter na Europa quando outras regiões tem suas dificuldades? Bom, o que afeta uma região afeta as demais, umas mais, outras menos; segundo, porque a Europa deu um passo para a pacificação do planeta extraordinário pois foi o surgimento da União Européia que fez desaparecer as múltiplas desavenças que infestavam as relações dos diversos países do continente. Lembram das duas grandes guerras mundiais? E das constantes rusgas entre França e Inglaterra? E as guerras nos balcãs? Com a incrementação do comércio e a facilidade de se negociar e de se locomover entre os vários países, houve o apaziguamento das relações e surgiram não mais adversários e sim, parceiros comerciais. As guerras desapareceram da Europa, acalmando mais o planeta.

Com a crise da zona do euro, temos motivo de torcer por sua solução. As inquietações sociais geram energia de perturbação. Recrudescem os nacionalismos sectários e podem advir ações que não desejaríamos rever. Mas, como eu escrevi, sou otimista. A crise tambem purifica, não só maltrata. Grande aprendizado brota para não só os irmãos europeus mas todo o planeta. Fazemos parte do mesmo barco. Estamos na mesma história. A crise do parto antecede o esplendor da luz. A dor das contrações provoca o nascimento. Uma nova e grande realidade deverá despontar do útero europeu e da Terra. Oremos. E  façamos nossa parte.

SAÚDE PÚBLICA

Peço desculpas ao Renato, participante do nosso espaço, que já há alguns dias havia me solicitado opinião à respeito da vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no país, dentro de um projeto do governo federal para melhoria da saúde pública brasileira, pelo fato de só agora abordar o assunto. Não costumo deixar sem respostas a qualquer solicitação de abordagem. É que surgem idéias aqui, outras questões acolá, umas mais de acordo com o objetivo central deste blog e a gente vai, às vezes, postergando. Mas vamos ao ponto, isso é o que interessa.

Primeiramente, toda tentativa de melhoria no atendimento à sociedade brasileira será sempre bem vinda. Não entrarei no mérito do que se debate nos meios de comunicação sobre: "por que não fez antes? só fez pressionado pelas ruas, no calor das quedas nas pesquisas, etc". Isso deixo para analistas políticos ou militantes. As colocações que farei serão as de um cidadão que deseja todo acerto que traga melhoria para o povo, venha de onde vier.

Segundo: é verdade que existem localidades onde escasseia a figura de médicos. Isso precisa ser sanado. Segundo as autoridades do país, muitos médicos não se candidatam a ir aos rincões mais remotos, às cidades mais distantes dos grandes centros e, até, às periferias dos aglomerados urbanos. Segundo lemos dos profissionais em questão, o problema, alem dos salários, estaria nas condições destas localidades para o bom exercício da medicina. Temos aí duas visões ou ângulos de um mesmo problema.

Analisando tudo, penso que o problema da saúde no Brasil não se restringe a questão da falta de médicos, conquanto isso necessite, ao meu ver, ser resolvido pois não haverá prática médica em um local sem médico. Existem muitos outros elementos que precisam ser tratados pelo governo adequadamente. Faltam nas pequenas cidades e regiões remotas desde hospitais a medicamentos. Essa é uma realidade, tambem, nas grandes cidades. Basta verificarmos o  dia a dia nas grandes e médias cidades: pacientes nos corredores, filas enormes na ânsia de atendimento, falta de esparadrapos, medicamentos, gases e, até, luvas. Tenho amigos médicos e sei da angústia que sentem ante o caos que tem que vivenciar todos os dias para atender a população mais carente. Nesses lugares não faltam médicos e sim, estrutura e gerenciamento. Não é justo passar a impressão que a má saúde pública é devido ao fato dos médicos não desejarem ir a certos lugares. Não é o caso, por exemplo, neste parágrafo da postagem.

Já no interior a ausência de médico é um dos elementos a fortalecer o caos. É aí que aparece o nó da questão do projeto governamental. Segundo divulgado, Brasília oferece salário de dez mil reais aos médicos que vierem do exterior para atender à necessidade. Ora, é um bom salário. Por que não já ter oferecido isso para os nossos médicos, formandos ou não, a fim de estimular suas idas onde se faz importante que estejam? Junte-se a isso, a infra estrutura que se faz imprescindível. Não basta que médicos espanhóis ou ingleses, alemães ou norte americanos  atendam ao apelo. Eles vão querer ( e vão precisar) de material, laboratórios, equipamentos ( de raio X, ressonância, etc), enfermeiros. Quantos aparelhos de raio X, nas capitais e no interior, não estão quebrados há anos, e encostados em depósitos úmidos e fétidos?

Outro problema que, acredito, o governo necessita trabalhar, é a averiguação da real capacidade dos médicos estrangeiros que atendam ao chamado. Se um médico brasileiro vai atender em qualquer desses centros internacionais precisam comprovar sua capacidade e está correto isto. Trata-se da vida dos cidadãos. Sou, portanto, favorável, ao REVALIDA, para atestar a capacidade profissional dos contratados.

Portanto, Renato e amigos, o tema comporta uma abordagem mais ampla pois o problema é mais complexo e saúde pública não é só ter ou não médicos em determinados locais. É, tambem,.se eles poderão atender a população sem os recursos e o gerenciamento correto destes. Se vierem mais médicos, ótimo, mas nada será alterado se eles, assim como os médicos brasileiros, não puderem nem mesmo solicitar um simples exame de praxe.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

AGENDA - INDO AO SERTÃO

Neste final de semana, a partir de sexta feira, estarei indo ao sertão pernambucano, precisamente, à  cidade de Belém do São Francisco, cerca de seis horas de carro do Recife. Na sexta à noite, proferirei palestra sobre "o Espiritismo e a saúde verdadeira"; no sábado pela manhã, participarei de um programa de rádio com grande abrangência na região. Oportunidade maravilhosa de irradiar o conteúdo espírita. Na parte da tarde realizarei seminário sobre reencarnação. Retorno à capital no domingo pela manhã e já na parte da tarde faço palestra na cidade do Jaboatão dos Guararapes, área metropolitana do Recife, no distrito dos Prazeres, na instituição Casa do Caminho, homônima da casa a que pertenço. Será um tanto cansativo pois a viagem ao sertão é um pouco extensa e estarei viajando de automóvel. Vale à pena, no entanto. Dá para imaginar a alegria que nos envolverá, o entusiasmo que nos contagiará em cada cidade que passarmos, a riqueza que será recebermos e compartilharmos a sublime doutrina dos espíritos.

ATENÇÃO ALAGOAS

Se aproxima o encontro que já fazemos há muitos anos lá em Maceió, em benefício do abrigo Francisco de Assis, dirigido com dedicação pela Bete. No primeiro final de semana de agosto estarei realizando seminário com uma temática instigante e extremamente atual: depressão e problemas da obsessão sob a ótica espírita. Para repetir o momento inesquecível do ano passado, estarei ao lado do fantástico músico Sibelius, reencarnação do grande músico finlandês Jean Sibelius. O ano passado o evento foi no Teatro Deodoro, com casa cheia. Este ano será na sede do próprio abrigo. Espero que os amigos de Maceió compareçam em peso para ajudar o abrigo, refletir sobre o riquíssimo conteúdo espírita e se encantar com a maestria do Sibelius.

Sinceramente, aguardo, inclusive, a presença dos amigos de outras cidades do entorno da capital alagoana. Será um momento de grande beleza pois os bons espíritos sempre marcam suas presenças com a vibração característica de sua proteção. Alagoanos, esperamos, eu e Sibelius, todos voces.

sábado, 13 de julho de 2013

DONANA

Gosto de repartir com voces as experiências que me enriqueceram a atual encarnação,  sobretudo, falando sobre as pessoas magníficas e anônimas para o mundo mas que são e foram mensagens sublimes para que continuemos a acreditar na criatura humana. Importantíssimo esse trabalho da vida em nos legar o contato com almas que marcam nossos passos e contribuem para semear no coração as qualidades mais encantadoras, sobretudo, vindo de pessoas que se fazem iguais à nós. Isso nos fortalece, em geral, para acreditar de que também somos capazes de vivenciar o que elas conseguem.

Ana Zulmira - esse seu nome -, que nós chamávamos lá no "Ismael Gomes Braga", minha casa espírita inicial e onde trabalhei cerca de treze anos, saindo para fundar no distrito populoso de Ponte dos Carvalhos outra instituição, sonho do próprio "Ismael" , era  ( e é ) uma alma fulgurante. Carinhosamente a chamávamos de Donana. Sabe aquela "preta velha" característica, cheia de uma bondade inesgotável, de uma simplicidade estonteante? era ela. Chegava, humilde, na instituição, e abria um largo sorriso, mostrando uns dentes folheados à ouro com uma naturalidade que cativava.

Coração de ouro, plena de ternura e afetividade, era pobre materialmente mas nunca a vimos falar ou queixar-se da situação. E ainda se desdobrava para dividir o pouco que tinha com outras famílias. Alguns componentes da nossa casa espírita foram beneficiadas pelo seu carinho e devotamento. Recordo quando ela chegava em minha residencia trazendo uma vitamina de banana que ela fazia, afirmando que seria muito bom para mim pois isso me daria "sustança". 

Lenço preso na cabeça, vestido limpo e bem passadinho, cheirando a ferro quente. Sim, ela  tinha esse cheirinho peculiar, de roupa recém passada à ferro. Não sei se vocês me entendem ou conseguem imaginar o que seria esse cheirinho. Ela o possuía. O que lhe emprestava, ao meu ver, um ar interiorano, um certo toque de quem cuida da casa simples e varre o "terreiro", o quintal de casa, logo que a manhã desponta, cercada por algumas galinhas que dançam ao redor.

Isso não significa que Donana não tivesse uma personalidade vigorosa. Não, ela transpirava uma segurança de quem era determinada. E era. Valorosa, vencendo inúmeros obstáculos familiares e materiais, ainda entregava-se ao trabalho mediúnico, com aquela naturalidade de quem parecia já fazer aquilo há muito tempo.

Só conhecendo para amá-la e sentir em toda a extensão de sua notável personalidade. Fica aí, para voces, um pequeno e pálido retrato de minha querida Donana. Perdemos contato com ela por muitos anos. Parece que teve que passar um tempo com a família noutra cidade e eu saí para o mundo, para as pregações e outras atividades. Não sabia se ela ainda estava reencarnada pois já possuía mais de sessenta anos, creio, na época em que estávamos juntos. Há poucos meses, em nossos trabalhos privativos na Casa do Caminho, tive a notícia de que ela estava na dimensão espiritual Ela mesma veio dizer. Atuou, conversou rapidamente, se despediu e se foi, deixando, agora numa linguagem estritamente poética, aquele doce e inesquecível cheirinho de roupa recentemente passado à ferro. E uma grande saudade tatuada na alma.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

"O ROUXINOL DE DEUS" OU D. CARMINHA EM QUE DIMENSÃO ESTÁS?

Hoje acordei com uma doce lembrança de D. Carminha, fundadora do Lar de Silas, instituição localizada próximo ao bairro do Rosarinho, aqui na capital pernambucana. Sempre que eu tinha a oportunidade de falar na casa espirita que ela dirigiu por largos anos, sentia-me feliz . Falando para suas "assistidas", , pessoas simples e humildes, beneficiadas pela casa e pelo amor do seu coração. D. Carminha era possuidora de apreciáveis recursos mediúnicos e um grande amor à causa espírita. Desencarnou há mais de 13 anos, creio.

Sempre que eu ia proferir a palestra no Lar de Silas, ela me apresentava com grande generosidade e carinho maternal. Falava que eu era o "Rouxinol de Deus" e que não deveria jamais parar de falar ou "cantar", na sua linguagem figurada. Claro que ela assim falava para me incentivar. Óbvio que eu via nessa expressão nada mais do que um coração de mãe, acrescentado pelo desejo de infundir-me bom ânimo à jornada. Em nenhum momento levei para o coração que eu fosse isso a que ela se referia. Se faço a citação dessa expressão é pelo fato da recordação nostálgica ter me invadido intensamente no dia de hoje. E fico a perguntar: "Onde está, em que dimensão, esse colibri de Deus encontra-se a servir ao Evangelho que ela tanto amava?".

Não sei se o sopro do vento frio que atinge Recife neste dia, com a chuva que quase não dá trégua, alimentou a lembrança. Por que ela? Tantos amigos querido já se foram para o Grande Lar, nessa minha trajetória de 53 anos...! Não importa. Penso que minha querida Carminha pode ter se lembrado de mim e endereçou-me, na generosidade de um coração caridoso e compassivo, quem sabe, alguma prece. Vai que ela viu a realidade desse pobre urubu que não canta e, por bondade própria de quem só traz beleza na alma, lembrou de orar pelo seu menino amigo. Penso até que ela insiste, perante benfeitores espirituais, que lhe dê notícia do seu rouxinol...coisa de mãe. Coisa de alma generosa. Ainda que saiba que, entre rouxinol e urubu, vai uma bela distância...

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PADRES QUE "INCORPORAM"

Que a mediunidade não é privilégio do espiritismo estamos cansados de saber. Faculdade que pertence ao ser humano, não importando sua preferencia religiosa, exterioriza-se até nos ateus. Há muito que escuto e leio sobre sacerdotes católicos e pastores que atuam mediúnicamente. E não é aquela atuação, digamos, características dos carismas das igrejas pentecostais ou carismáticas. Eles exercem a mediunidade nos moldes espíritas, em centro espíritas. Talvez o caso mais famoso da atualidade seja o do padre Miguel ( não sei se ele desencarnou ), que , na própria igreja, cede sua estrutura mediúnica para que o espírito do Frei Fabiano de Cristo se manifeste e, até, consulte fiéis na sacristia do templo, após a missa. Isto em Brasília.

Tive a oportunidade de conhecer um centro espírita que conta, em suas fileiras de trabalhadores mediúnicos, um padre, que atua pscofônicamente, atuando nele um médico espiritual que já atendeu algumas pessoas em suas enfermidades. E sacerdotes que impõem as mãos como fazem os espíritas, esse número cresce aceleradamente. Sabe-se, ainda, que na região sudeste e centro oeste, existem casa espíritas que contam, em sua s fileiras, com sacerdotes e freiras que estudam, criteriosamente, os livros de Alan kardec.

É a generalização do espiritismo. Entendemos, por aí, o que o grande pensador Leon Dennis quis dizer ao afirmar em sua frase: "O espiritismo não é a religião do futuro mas o futuro das religiões". À primeira vista, pode-se interpretar como uma característica de presunção ou arrogância doutrinária, mas não. É o oposto. Vejo na frase um reconhecimento de que o espiritismo não veio substituir ou "acabar" com qualquer seguimento religioso, ocupando-lhe o lugar. As religiões são importantes pois atendem vastos universos de almas que se afinizam ou estão preparadas para certos níveis de ensinamentos espirituais. Sendo o futuro das religiões, o filósofo afirma que a doutrina, em sendo revelação e estudo de leis da natureza como são os fenômenos espirituais, agregarão conhecimento às religiões, que se adaptarão aos ensinamentos e, em alguns casos, retornarão à abordagem deles, já que no passado certos conhecimentos da religião natural eram adotados, como a reencarnação, por exemplo.

Os espíritos atuam em toda a parte. Não pertencem a este ou aquele seguimento religioso. Sopram onde querem e encontram instrumentos adequados, assim como Deus está em toda a parte e em todos os templos. O bem é um influxo do universo. Ninguem pode se apresentar como o único e exclusivo dono da verdade. Esta brilha em todas as épocas da humanidade de acordo com o grau de maturidade apresentado pelo período, bem como nada conseguirá deter a lei do progresso, a lei de evolução, que cumprirá sua tarefa de colocar as coisas no seu devido lugar. Padre e pastor atuado mediunicamente? Sim, assim como ateus tambem o fazem , ainda que não saibam o que ocorreu ou não aceitem o fato. Aliás, já "vi" casos dessa natureza, sendo que o descrente de Deus ficava atordoado após o fenômeno. Para ele, alguma disfunção psíquica estava ocorrendo. Espírito? vade retro, imortalidade....rsrsrsrsr.

NOVAMENTE NO INTERIOR

Neste sábado irei à cidade de Itambé, zona da mata de Pernambuco, na divisa com o estado da Paraíba. Aniversário da instituição que já tem umas boas dezenas de anos na semeadura da causa, no entanto, enfrenta muitos preconceitos e dificuldades para manter acesa a divulgação. Cidade com grande tradição católica, Itambé é um desafio que os amigos espíritas que os dedicados companheiros de lá enfrentam com heroísmo. Estarei proferindo palestra à noite. Já no domingo, estarei na cidade de Igarassu, cidade histórica, onde localiza-se uma das igrejas mais antigas ( se não a mais antiga) do Brasil. É um centro humilde, localizado num bairro periférico, cercado por famílias simples, que enfrentam dificuldades sócio econômicas graves. Abordarei a mensagem espírita como o Consolador a que Jesus se referiu em seu Evangelho de Luz. Retorno final da noite, por volta das vinte e tres horas.

domingo, 7 de julho de 2013

IMPRESSIONANTE !

Essa é a melhor expressão no que toca ao evento em Canhotinho, agreste pernambucano, onde fui, conforme divulguei aqui em minha agenda. Gente acolhedora e um trabalho interessantíssimo produzido pelos espíritas da localidade. Presente, tanto no sábado como hoje pela manhã, corações de várias cidades da redondeza, como Panelas, São João, Garanhuns, etc, bem como de outros estados, como Paraíba , com um grupo de João Pessoa, e Sergipe, com uma caravana da cidade de Canindé do São Francisco ( aliás, deverei conhecer esta cidade no próximo ano, à convite dos amigos que conheci).

Canhotinho tem a alegria de possuir o Lar Espírita André Luis, nome da instituição que completa 25 anos de existência e me deu a honra de proferir uma palestra e realizar um seminário. Em dezembro estarei de volta ao local. Antes de mim, lá estarão Carlos Baccelli, de Uberaba, lourenço Barros e Nando Cordel, aqui de Recife. Parabens aos dedicados tarefeiros do "André Luis", capitaneados pela sorridente e amorosa Socorro.

Tudo indica que no próximo ano farei um percurso por três cidades da região que ainda não possuem casas espíritas. São elas: Agrestina, Cupira e Quipapá. Acrescentarei ao roteiro a cidade de Panelas, onde uma instituição espírita singela mantem acessa a chama do ideal. Hoje demos início aos preparativos para essa tournê objetivando a disseminação do pensamento espírita, principalmente onde não existe um centro espiritista. Adiante, darei informes à respeito desse trabalho que, com certeza, o senhor nos dará a honra de realizá-lo.

sábado, 6 de julho de 2013

FESTA NO CORAÇÃO

Recebi uma notícia que deixou meu coração em festa e desejo compartilhar com voces:  meus amigos Nice e Zé Caetano estão voltando para |Pernambuco terça feira, dia dezesseis. lembram deles, não? Esses guerreiros do amor, artistas do bem, encherão as almas de alegria e virão somar nos serviços do Senhor por essas bandas. Novamente. Já o faziam antes da Nice ter que ir para São Paulo fazer seu tratamento quimioterápico. Vou contar as horas. Vou empurrar os minutos para frente. Vou imaginar que sou Cromos, o deus do tempo, e vou trazer o futuro para o presente.

P. S. - Estou pegando a estrada, viajando para o agreste de Pernambuco, precisamente, a cidade de Canhotinho. Logo mais, à noite, faço palestra sobre "Caridade é o Caminho" e amanhã pela manhã, tenho um bate papo com os trabalhadores de casas espíritas da região. Quando retornar, logo após o almoço, espero atualizar nosso blog. Até mais.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

AS MENINAS DE HYDESVILLE

São pouco comentadas nos meios espiritualistas nos dias atuais. As irmãs Fox, que serviram de instrumentos para dar início ao movimento do chamado neoespiritualismo, numa cidadezinha chamada Hydesville, próximo à Nova York. Foram elas, por volta de 1847, que fizeram explodir para a humanidade os contatos mais frequentes entre os homens e os seres que habitam a dimensão espiritual.

A saga das irmãs foi de renúncia como é de praxe aos que abrem picadas, na luta intensa do pioneirismo. Os EUA viviam, naqueles meados do século 19, uma grande efervescência cultural, social, científica. Em plena industrialização, sua sociedade refletia toda movimentação e conflitos inerentes aos indivíduos que ali depositavam seus sonhos e esperanças de uma vida melhor. Quando na noite de março do ano citado as primeiras pancadas nas portas assustaram a família Fox, o mundo espiritualista não seria mais o mesmo. Em pleno período de crise entre a igreja e a ciencia que, cada vez mais, questionava os ensinamentos teológicos, surgem as meninas que se tornaram célebres, ao ponto de, frequentemente, serem capa de jornais e revistas da época.

Humanas, foram portas para uma realidade que os homens buscam comprovar até os dias de agora. Não se pode santificá-las. Possuíam, naturalmente, personalidades distintas. Tinham fraquezas próprias de cada um de nós. E anseios que lhe tornavam frágeis como qualquer ser humano. Foram perseguidas pelos que defendiam as  tradições da religião predominante. Sofreram ameaças de morte e humilhações terríveis. Claro que cometeram falhas em suas tarefas, segundo informações do período. Mas não podemos deixar que se apaguem da história as contribuições efetuadas pelas garotas de Hydesville. Margareta, conhecida por Margareth( o nome da mãe), Catharine (Kate) são almas que nos merecem as vibrações de carinho e gratidão. Embora com participação menos citada, ainda havia uma terceira irmão, mais velha e  tambem médium, que servia com espécie de empresária das irmãs mais novas, personalidade carismática. Era Leha. As três fazem parte dos personagens que iluminaram o pioneirismo, das almas que enfrentaram a sombra e as convenções do mundo a fim de que a verdade resplandecesse.

Vamos conhecer um pouco mais dessas meninas ? Vamos estudar um pouco mais sobre elas?

GERAÇÃO CONCRETA. DO CONCRETO

É fácil verificar que as novas gerações, com as exceções naturais, cada vez mais são induzidas a viver aceleradamente, num mundo cada vez mais em transformação. A tecnologia, em velocidade estonteante e as estruturas da sociedade voltadas quase que exclusivamente para a superficialidade das coisas, alimentam o distanciamento das pessoas daquilo que é denominado na cultura humana como "coisas abstratas".

Isso significa dizer: nos voltemos para aquilo que é "concreto", ou seja, material, imediatista e, porque não adicionar, descartável. O ser humano não se conhece em sua transcendência, ignorando sua realidade além das aparências. As gerações cada vez mais não conseguem se dedicar à contemplação, à meditação, ao explorar o universo do subjetivo. Aprendi com o espiritismo que esses elementos não significam alienar-se ou tornar-se inadequado para o pragmatismo do mundo, da sociedade moderna. A beleza de sonhar encontra-se na raiz das grandes realizações materiais. Isto é fato.

Se alguém se diz romântico há quem o confunda com deslocado da realidade e incapaz de obter êxito em seus empreendimentos no mundo. Nada mais equivocado. Ser profundo em seu mundo interno, em seu olhar sobre a vida, só torna uma pessoa mais interessante - acrescentando-se que pode, também, ser eficiente e dinâmico para as coisas da Terra.

Penso que essa é uma contribuição que podemos dar à humanidade: entregar aos nossos jovens a possibilidade de conhecer o pensamento espiritualista. Mais que nunca, a cultura do transcendente necessita ser colocada às vistas da população, sobretudo, dos mais jovens. Há os que, desanimado, não creem que estes estejam interessados nisso. Sem dúvida que há percalços a serem vencidos pois a mídia estabelece, cada vez mais, necessidades descartáveis para o ser, no entanto, essa é a luta. Muitos espíritos encontram-se preparados, mais do que possamos imaginar, aguardando nossa colaboração para que algo, alguma informação que os desperte, acorde neles o conhecimento adormecido, lhes chegue ao coração.

Eis uma nobre razão para entregarmos nosso vida.


SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS

Um filme que me impressionou e comoveu foi "A Sociedade dos Poetas Mortos". Quem assistiu deve recordar do professor de literatura que rompe convenções e antiquados paradigmas de um colégio tradicional que, de alguma maneira, castrava o poder de criatividade que seus alunos possuíam. Pareciam mais robôs que seres humanos compostos de expectativas, ansiedades e sentimentos. E o professor os estimulava a descobrir Walt Wilttman e outros grandes escritores. Pois bem, esta postagem,na verdade, surgiu quando me lembrei do primeiro livro psicografado e oficialmente lançado por Chico Xavier, o "Parnaso de Alem Túmulo". Ao contrário do filme no que diz respeito ao título, apresentou-se pelas mãos do psicógrafo de Pedro Leopoldo, uma verdadeira sociedade dos poetas vivos. Vívíssimos, aliás. O impacto causado pelos poemas de grandes poetas "mortos" por intermédio de um rapaz de 17 anos, morador de uma pequena cidade do interior mineiro e semi analfabeto, foi de alta magnitude. Como ele poderia apresentar os estilos iguais, literalmente iguais, dos extraordinários escritores que o mundo admirava e reverenciava? Alem dos estilos, a profundidade do conteúdo, a largueza das abordagens e a riqueza da métrica, dentro do estilo de cada vate, impressionou intensamente jornalistas e críticos de arte.

Segundo os que passaram a pesquisar o garoto mineiro que dizia receber os poemas dos poetas já domiciliados no além, era quase impossível não "ver" ou sentir que ali estava Castro Alves com suas imagens fortes e épicas, ou Casimiro de Abreu, com a singeleza de sua inspiração; Augusto dos Anjos, com sua métrica quase inimitável e palavras inabituais, sem dúvida ali se encontrava, redivivo. Era o poeta do EU de retorno. Dezenas de outros admiráveis escritores desfilavam pelas mãos do médium das Minas Gerais, autênticos, verdadeiros, eles mesmos. Era quase loucura negar-lhes a autoria dos poemas sublimes. A obra magistral "Parnaso de Alem Túmulo" deve ser lida não apenas na grandeza do seu conteúdo mas na percepção de seu contexto, com o olhar voltado ao intermediário da produção fantástica, um caboclinho numa cidade perdida, distante (àquela época) ,de Belo Horizonte.

A simplicidade do médium assombrou o mundo tanto quanto as suas psicografias. Ela dava imenso respaldo ao inusitado da produção. Eram mesmo os poetas sublimes que estariam escrevendo pelo Chico? Como escrevi acima, quem se dedicava a analisar os versos de cada entidade e fosse conhecer o garoto, não cultivava dúvidas. E quem não desejasse admitir que os mortos ainda viviam, ficava com uma "pulga atrás das orelhas".

Essa é nossa sugestão de leitura neste mês. Mesmo quem não gosta de ler poemas, creio que irá adorar pelo menos alguns deles. Alem de também sentir a profundidade daquela prova da sobrevivência da alma após à morte. A "Sociedade dos poetas Vivos", estabelecida no livro mediúnico, o primeiro da lavra de Chico Xavier, é um canto de imortalidade e um roteiro de ensinamentos, da mais alta inspiração literária e moral. Vale à pena conhecer.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

AGENDA

Neste final de semana estarei na cidade de Canhotinho, no agreste pernambucano, onde proferirei palestra no sábado e seminário. É um retorno àquela localidade. Estive apenas uma vez na cidade, que sofre a influencia da cidade pólo de Garanhuns. Com certeza, sob as benção de Deus, será oportunidade ímpar de encontrar e reencontrar corações que mourejam no agreste com grande senso de apostolado, alem da possibilidade de semear o pensamento espírita nas almas dos que, pela primeira vez, estarão ouvindo uma palestra espiritista.

terça-feira, 2 de julho de 2013

"SEU FRED, FIZERAM UM TRABALHO PRA MIM "

Quem já não ouviu esta expressão, seja no meio espírita ou no ambiente leigo, do dia a dia ? Na luta cotidiana.marcada pelos desafios, dissabores, frustrações, temores, insegurança e desatenção para com aspectos morais que deveriam nortear mais intensamente nossas vidas, surgem situações desta natureza. Trabalhos de "magia negra" atormentam muita gente. Lares ficam de cabeça para baixo e pessos adoecem sem encontrar explicação da parte dos médicos e dos exames solicitados, que nada detectam capaz de justificar os sintomas apresentados pelo paciente.

Mas, isso pode ocorrer? de fato, espíritos infelizes, temporariamente envolvidos com  o mal, são capazes de infernizar a vida humana ? Allan Kardec se preocupou com o assunto e numa das suas indagações, que consta do Livro dos Espíritos, estes respondem ao codificador que, quanto a alguem mal, com o auxílio de um espírito tambem na mesma condição, poder fazer o mal à outra pessoa, Deus não permitiria. A pergunta está dentro de um contexto geral. Não quiseram dizer que os espíritos infelizes não possam fazer mal aos seres humanos na carne. Tanto ocorre que eles, os benfeitores espirituais, dizem, na mesma obra magistral da codificação, que a maneira de nos precavermos contra essa má influencia estaria na qualidade dos nossos pensamentos e desejos.

Os chamados trabalhos de magia negra, conquanto sua complexidade, estão dentro das mesmas leis, no que tange aos mecanismos de defesa da criatura contra seus malefícios. Muitas mentes atormentadas da dimensão espiritual, aproveitando-se da invigilância humana e de suas deficiências morais, conseguem acesso à realidade interior da criatura, muitas vezes, passando a comandar a vida mental da vítima incauta, ignorante de suas condições espirituais e em débito perante a Lei do Universo. O problema será sempre de sintonia. Daí o espiritismo enfatizar a imprescindível necessidade da reforma moral. Ela é que cortará o alimento para qualquer má influência espiritual.

Devemos respeitar a energia que se encontra contrária à grande Lei. Até porque essa energia se alimenta do alimento que fornecemos a ela. Agora, devemos esclarecer as pessoas sobre esse fato e alertar para que não fiquemos a justificar todas as dificuldades da existencia ao "trabalho" que foi feito contra nós. Deus é o comando da vida. E todas as vidas dos universos físicos e espirituais estão sujeitosao seu comando. Não nos esqueçamos.

UM RAIO SOBRE A CABEÇA

Esta semana muitas pessoas amigas ou conhecidas me procuraram para dizer-me das lutas intensas que estavam atravessando. Num dia era o pai de uma delas que havia tido um enfarte. No outro, a notícia de que a filha detectou um câncer na mama, agressivo, sendo indicado pela medicina a mastectomia. Outro, soropositivo que havia deixado de tomar a medicação, como que abdicando de viver. Mais outra me liga solicitando apoio pois havia "travado" a coluna e estava no leito, com dores atrozes...enfim, muitos desafios.

Existem momentos na vida que parece que um raio caiu sobre a criatura. É a hora do testemunho. Em alguns casos, o chão começa a sumir sob os pés. Nuvens escuras, densas, teimam a ameaçar a paz e mina a esperança. Chegam as provas amargas. E, muitas vezes, parece que todo o mal resolveu chegar de uma só vez.

Diria, para os que vivem estes momentos, algo bem semelhante ao que já havia postado aí embaixo, particularmente, no texto "quando o dia amanhece cinza". Aprendemos com a sabedoria do mundo espiritual, que quando estes instantes acontecem, é a soberana lei universal, marcando o compasso, o ritmo para as transformações das almas. Como viajantes milenares da evolução, recebemos das forças responsáveis pelo nosso progresso, os organizadores do processo, as condições para a superação dos desafios que se nos aparecerão na estrada. Alem dos equívocos perpetrados pelo nosso livre arbítrio no passado, inclusive, chegando a ferir irmãos de jornada, ainda necessita-se agregar experiencia para a  conquista da sabedoria, ampliando os horizontes do espírito.

A fé é elemento imprescindível para a sustentação de nossas forças. E a fé raciocinada é fundamental para a devida compreensão sobre estas lutas renhidas, para o enfrentamento desses momentos muitas vezes dilacerantes na vida da alma. Entender que não indiferença dos guias espirituais e, muito menos, de Deus, ante os percalços a que somos chamados à superar. O terrível raio que parece desabar sobre nós na verdade não dos destroçará e nem tem o poder que, quase sempre, acreditamos que ele tenha. Está, inclusive, a serviço do nosso crescimento interior. Há uma grande Lei que visa a nossa plenitude.

Sejamos fortes ante os desafios. Precisamos deles. São drenos que purificam o simbólico pântano de nossas  imperfeições. E jamais estaremos sozinhos nesse esforço. O amparo é permanente vindo das dimensões superiores. e como não há tempestade que dure para sempre, o raio desaparecerá. E ficará dele a energia, o fulgor, a eletricidade que deve motivar a alma, levando-a para novos estágios, com a confiança de quem sabe estar galgando novos e abençoados degraus.