Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A REALIDADE DOS MUITOS MUNDOS HABITADOS

OVNs, outros planetas contendo vida, extra terrestres, são expressões corriqueiras nos dias atuais mas ainda marcadas pelo ceticismo de uns, crença exagerada e cega de outros, enfim, são temas polêmicos mas que, na atualidade, já não causam tanta estranheza no grande público. Na verdade, se fizermos uma pesquisa a nível mundial veremos que grande parcela da humanidade aceita que a Terra não seja o único planeta onde a vida se configurou. Mesmo sem uma maior clareza de como esta se daria em outros mundos, a razão popular já aceita essa possibilidade.


O espiritismo, como sabemos, tem, na pluralidade dos mundos habitados, um de seus pilares. Ao contrário de outros segmentos religiosos que coloca a Terra como ponto central do universo, o espiritismo não coloca nem o homem como o modelo único, nem o mais avançado dos universos, seja em moralidade ou em inteligência. No Livro dos Espíritos, os orientadores da humanidade falam ao codificador que existem mundos onde as almas que lá se desenvolvem possuem tambem corpos mas compatíveis a natureza do mundo onde estão localizadas. Ou seja, a diversidade das formas e de peculiaridades da natureza dos planetas e dimensões geram uma infinidade de possibilidades em que a vida, vitoriosa, se manifesta.



Pensando que o corpo de carne que utilizamos não suportaria as longas viagens interestelares, sobretudo ante uma velocidade mais aguda que aquela que nossa tecnologia atingiu, havemos de pensar que os que visitam a Terra proveniente de outras plagas não só desenvolveram uma tecnologia muito alem das nossas concepções mas que devem, tambem, em alguns dos casos reais de presenças espaciais, possuírem condições diferenciadas em suas constituições. Claro que é uma tese que levanto pois não possuímos mais amplas informações à respeito. O tema das pluralidades das condições nas diversas moradas na casa do Pai ainda nem mesmo é muito abordado nos meios espiritistas.



Estudando a temática em o Livro dos Espíritos verificamos que eles deixam muito claro que a alma utiliza organismos que, necessariamente, não tenham que ser similar ao nosso, que existem recursos e utilidades para determinados elementos da natureza que desconhecemos por ora. Poderíamos citar a eletricidade como exemplo. O próprio livro citado toca na questão. Estamos ainda tentando encontrar caminho para compreendermos essas manifestações que, periodicamente, infestam os céus do planeta, com estonteantes demonstrações desses objetos voadores não identificados. Mesmo considerando os casos em que os avistamentos não correspondem a presença de nossos irmãos de outros mundos pois há a fantasia, as interpretações equivocadas de outros fenômenos que não sejam casos de Ovns reais, permanecem os milhões de casos, desde a antiguidade, que evidencia não estarmos sós no universo.



Com o ser humano deixando a Terra para visitar outros orbes do nosso sistema solar, mesmo que ainda por intermédio de sondas espaciais não tripuladas, como no caso de nossas pesquisas em solo marciano, penso que, em breve, teremos informes mais detalhados dessa realidade, com possível contato mais próximo desses visitantes do espaço  para conosco. E o espiritismo tambem acompanha os acontecimentos atuais e a ciência. Se a reencarnação é averiguada por cientistas, isto interessa a doutrina dos espíritos ;  se a mediunidade chega aos laboratórios acadêmicos, os espíritas buscam ficar atentos a isto. Por que não no que diz respeito aos casos da ufologia? Afinal, não iremos adiante reencarnar ou nascer de novo, em novas condições, em outros mundos, conforme ensinamentos dos nossos maiores espirituais?



Poucas obras confiáveis na seara espirita encontramos sobre o tema. Na verdade, quase nenhuma. Ensaios inspirativos do astrônomo francês Camille Flamarion, publicados pela FEB - Federação Espírita Brasileira - é uma  das poucas coisas que dispomos. Estou terminando a leitura de um livro que, provavelmente recomendarei à voces. Aguardem. Voltarei ao tema numa próxima postagem. Penso que o tema é fascinante. E  vocês?

terça-feira, 27 de agosto de 2013

AGENDA

Minha agenda, neste final de semana, provavelmente me fará ficar um tanto ausente do nosso blog. Farei tudo para atualizá-lo o mais breve possível. Isto porque o final de semana, na verdade, vai se iniciar na quinta feira. Viajarei para participar do Congresso Espírita do Rio Grande do Norte, onde farei, como de praxe, a palestra de abertura, quinta feira à noite. Terei outras participações ao longo dos dias de evento, culminando com a palestra de encerramento. Esta passei a fazer cerca de três anos atrás. Era realizada por José Medrado, da Bahia, que, por motivos de suas atividades profissionais, não pode mais cumprir este compromisso. Eu abria o congresso, ele fechava. Agora, é uma overdose comigo, rsrsrsr. Deve ser carma dos potiguares. Retorno para Pernambuco só na segunda feira. Tentarei escrever algo enquanto estiver na bela cidade do Natal. Passem por aqui pra verificar se conseguir postar algo. E me perdoe caso fique alguns dias sem atualizar o espaço.

P.S. - Bom, esta dificuldade de postagem, vale lembrar, será só a partir de quinta feira. Até lá, estarei normalmente escrevendo as postagens, certo?

MEU IRMÃO, ALMIR MEDINA CAMPOS

Recebi, ontem pela manhã, a notícia do desencarne de uma alma muito querida minha, aliás, pelo fluxo de pessoas que compareceu ao velório e ao féretro, coração amado por muitos: Almir Campos. Após a notícia, veio, de imediato, lágrimas aos olhos, numa saudade que trouxe um filme de recordações. Há muitos anos que não convivíamos. A vida produz esse fenômeno. Estar longe não implica sair do coração.

Um profundo sentimento de gratidão aflorou poderosamente em mim. Fui extremamente beneficiado pelo generoso coração de Almir. Particularmente, minha família recebeu de sua alma com arroubos de criança, expressões de afeto e carinho. Não preciso descrever como isso se deu. Sei que isto poderia ferir sua simplicidade.

Almir transportou, durante longos anos, crianças e adolescentes para as escolas. Fazia o trajeto do Cabo de Santo Agostinho para Recife. Minha filha mais velha, Talita, foi uma das centenas que receberam dele a vigilância, o cuidado que ele tinha com os pequeninos e jovens que transportava. Era amado por todos.

Tinha uma personalidade vigorosa, às vezes soava bem rude. Chegou a dizer que era um índio reencarnado ( era espírita ). Mas quem o conhecia, embora assistindo seus rompantes, falando agitado e alto, tambem conhecia a grande generosidade do coração, a compaixão que possuía por animais e pelas pessoas. Amparou crianças carentes. Adotou alguns corações. E tinha uma simpatia contagiante.

Fiquei pensando em Almir. As lágrimas, ainda agora, caem pelo meu rosto, enquanto escrevo este texto. Peço ao Pai de Suprema Bondade e Amor Incondicional, que o permita receber de todos nós, os pais beneficiados pela sua dedicação aos nossos filhos, e de mim, amparado que fui pela sua amizade, as vibrações de afeto e de confiança, pois sabemos o quão é delicado esse momento de recem chegado ao mundo dos espíritos. Em geral, ficamos um tanto mais fragilizados e inseguros. E como é bom receber energias de apoio e estímulo, dos que permaneceram na carne. Pelo bem que fez, sei que estará colhendo nossos desejos de paz e progresso na nova etapa de sua jornada. E desejo, quando eu retornar à dimensão espiritual, poder reencontrá-lo, abraçá-lo fortemente, olhar em seus olhos de criança trelosa e reafirmar, para ele, minha admiração e meu amor, meu sincero carinho ao seu coração amigo. Confia, Almir. Tudo ficará bem. Obrigado por tudo.

SOBRE O ENCONTRO ECUMÊNICO

Foi emocionante. Teve gente que foi às lágrimas. Na verdade, creio que todos anseiam a proximidade das religiões, ou melhor, dos seguidores destas. A Câmara de Vereadores recebeu um público de cerca de cem pessoas. Foi um evento prestigiado pela Arquidiocese de Recife e Olinda, que durante muitos anos esteve sob o comando do inesquecível D. Helder Câmara e agora tem como líder D. Fernando Saburido, que enviou como palestrante, Frei Tito Figueiroa, seu presidente da coordenadoria para o  ecumenismo. As igrejas Batistas enviaram, inclusive, para assistir, o presidente de um conselho nacional. Muitos espíritas estiveram presentes. Os temas bailaram na boca dos dois missionários das igrejas representadas. Foram extremamente felizes em suas participações. Frei Tito foi objetivo, enchendo-nos de esperança no aprofundamento do projeto. Esse aprofundamento, quem sabe, poderá nos levar, inclusive, à aproximação com outros segmentos religiosos não cristãos. Tenho fé no futuro.

Ocorreu, tambem, a intervenção do público, de maneira estimulante. Vários participantes pediram a palavra, isto após as palestras. O próprio público pediu, alem de novos encontros, uma ação prática junto a sociedade. Algo que auxiliasse os semelhantes em nome das religiões. Dentro dessa maravilhosa perspectiva, já falamos no natal à comunidades carentes da cidade promovido pelos núcleos participantes do movimento e qualquer outro segmento que deseje se inserir. Sinto que estamos caminhando bem. Outra coisa, amigos: levei para João Pessoa, capital da Paraíba, a idéia do movimento. Eles tem por lá a gfigura ecumênica de Dom Aldo Pagotto que se relaciona muito bem com os espíritas. Desejamos que surjam atividades semelhantes em outras localidades. Como fizemos referente ao projeto da Casa do do Caminho, que realizamos há doze anos, "Onde Jesus passaria o Natal", que já é reproduzido em algumas outras cidades, desejamos que o mesmo ocorra noutras localidades. Quem desejar implantar ( ou tentar, claro) promover essa aproximação onde reside, estou à disposição para compartilhar idéias.

ATRASO NAS POSTAGENS

Como voces devem ter verificado, estou atrasado nas postagens. Motivos diversos me fizeram ficar um pouquinho distantes de voces, nestes dias. Vamos atualizar agora. Agradeço, ainda, as postagens na área de comentários, o que muito me incentiva para as análises equilibradas e sensatas que tento, tanto quanto me permitem as forças, efetuar.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MENTIRAS COM PERNAS CURTAS OU A MILITÂNCIA PELO ABORTO NA TV

Arranjei um tempinho para uma abordagem de urgência em nosso espaço. Li, agora há pouco, que o capítulo de ontem da novela "Amor à Vida", da Rede Globo, apresentou uma cena em que uma mulher dava entrada num hospital com sangramento pelo fato de ter realizado um aborto. Segundo o que foi narrado no artigo a que eu tive acesso, um médico teria se recusado a atende-la pelo fato dela ter realizado o aborto, sendo este ainda um crime perante as leis do Brasil. A mulher morre. O dono do hospital perguntou por que o médico não a socorreu e este respondeu que era religioso e não atenderia uma pecadora. Bom, prossegue o texto da novela fazendo a apologia da oficialização do aborto, dizendo, ERRADAMENTE, que esta seria a causa da maior parte das mortes de mulheres no Brasil. Esse texto, parece, teria sido dito pela enfermeira, indignada pela morte da mulher. Aliás, a ministra das mulheres, que não só defende o aborto como já o praticou com naturalidade, chegou a levar esses números falsos a uma assembléia da ONU, afirmando que cerca de 200 mil mulheres morriam de aborto por ano no Brasil.

Primeiro, vejam como a campanha em prol do aborto se espalha estrategicamente. Sabemos que muitos artistas e escritores possuem relações de simpatia ideológica com o partido que está no governo e que tem, coincidentemente, em seus estatutos, a legalização do aborto. Já coloquei aqui que minha posição não é jamais de descaso para com a situação da mulher que sofre este problema, muito menos aquelas que correm o risco de morte pela prática em situação inadequada. A questão é em relação à morte de um ser humano pois o feto é um ser humano. 

Segundo, é a prática contumaz de se manipular números para fazer a população tornar-se simpática ao aborto. Segundo dados de um órgão do próprio governo , o IBGE, o aborto não é, e nunca foi, a maior causa de mortandade feminina, nem no Brasil e nem no planeta, conquanto qualquer número de morte proveniente dessa natureza seja lamentável e inaceitável. Voltando aos números oficiais do governo: entre agosto de 2009 e julho de 2010, 443. 166 mulheres perderam a vida no país, sendo as causas: 123. 643 por problemas circulatórios ( 27% ); o câncer teria vitimado 60.713 mulheres (13%); vítima de problemas no aparelho respiratório morreram no país 41.214 e 20.828 de parasitoses e doenças infecciosas.

Desse número de mortes de mulheres, 194.599 seriam de mulheres consideradas idosas, ou 43% dos casos. Meninas que morreram com menos de 1 ano foram 15.067. Em termos de mortes maternas, ou seja, mortes por causa de gravidez, foram menos de 2.000 mulheres, sendo o equivalente à 5% por causa de aborto, seja provocado ou espontâneo. de onde  o governo, atrapes de sua ministra e os militantes pró aborto na mídia tiraram a informação de mais de 200 mil mulheres mortas só em função do aborto ou que este seria a maior causa de mortes femininas no país ? Isso tem o nome de mentira ou manipulação para se conseguir o desejado. 

Claro que sabemos que esses números que apresentei são os números oficiais, registrados, e que sei que mulheres que praticaram o aborto ilegal morrem nessas más condições. O que levanto é a sordidez da mentira, do engodo para se defender a idéia. Mesmo levando em consideração os abortos feitos escondidos e possíveis sequelas dolorosas e fatais ocorridas, nem de longe os números são tão escabrosos como estes. Não se pode "brincar" com algo tão sério. E nem uma empresa de televisão, com grande audiência no horário nobre, pode veicular informações falsas sobre um tema que diz respeito à vida. Quem ainda não leu minhas postagens sobre o tema, por favor, recorram à eles para entender o ponto de vista que defendo, seja por percepção humanística, seja por convicção espiritual.

Outra coisa lamentável é a caricatura do médico religioso que, a despeito de sua formação acadêmica, num texto pobre, diz que não atenderia uma "pecadora". Tenho dificuldade de enxergar um médico, mesmo que religioso, agindo e falando assim. Não digo que não possa existir tanto religioso quanto médico assim, mas isso é criar uma imagem da religião extremamente caricata e, tambem, é mostrar o profissional da medicina tão distante de um gesto humano. O médico que agir assim, nem é médico e nem tem uma atitude religiosa. Ainda que seja contra o aborto, tanto o médico quanto o religioso, socorre e atende quem está sangrando, às portas da morte. Isso é a atitude comum. O que houve foi um interesse escuso de denegrir a religiosidade e a postura à favor da vida. Aliás, nada mais incoerente na novela do que seu título "Amor a Vida" ,fazendo apologia da morte de uma vida humana, no caso, o feto. Amor à Vida em defesa da morte.

Desculpem se porventura o tom dessa postagem foi acima do tom que sempre utilizo aqui. É que acompanho os interesses em jogo, venho observando os movimentos cheios de segredos e subterfúgios, sem usar da clareza, objetivando enganar a opinião pública. Isso causa indignação. E como um profissional do marketing e da publicidade, conheço algo dos meios utilizados para se "dourar" a pílula, enfeitar o presente para ampliar seu valor. É assim que a coisa vem funcionando. Uma boa parte da população não percebe certos movimentos. A própria falta de uma boa educação, que amplia o senso crítico e produz capacidade de analisar, contribui para deixar muito à vontade os que apostam na manipulação para implantar os planos lamentáveis que defendem.

Sonho, sim, com o dia em que nossa civilização será pacifista, a começar por nós mesmos, claro. Sonho com o dia em que não defenderemos a morte de ninguem , nem de mulheres, nem de fetos.Que a educação seja aspecto comum, com visão da imortalidade do ser e das leis morais do universo. Enquanto este dia não chega, ainda que primando ou buscando a brandura do coração, não permitamos que o terreno fique vazio, aberto aos que procuram implantar coisas negativas, seja com plena consciência do que faz ou por ignorância da grande realidade da vida, o que, creio, seja o caso da maioria dos que fazem o jogo mais sombrio. Sim, em muitos casos, o mal precisa encontrar resistência. A resistência do amor.
.

FALANDO SOBRE ELE

E logo mais à noite, na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, estarei falando sobre Jesus no encontro ecumênico, dentro do nosso projeto: "O Mesmo Pai, o Mesmo Filho, o Mesmo Amor ". Ao lado do Frei Tito, representando a igreja católica, e do pastor Erivaldo Alves, representando as igrejas evangélicas, abordaremos os grandes ensinamentos, estreitando aspectos que podem fortalecer o trabalho de iluminação de consciências. O importante é entendermos que os vários seguimentos religiosos podem e devem dialogar, assim como filosofias e cientistas de vários departamentos intercambiam suas descobertas e estudos para fortalecimento do conhecimento. O adversário comum da humanidade é o materialismo. A ética superior da religiosidade é a grande necessidade da civilização. Possivelmente, ou mais tarde, ou amanhã antes de viajar, estarei postando algo à respeito do evento. Passem sempre por aqui. Farei o possível para atualizar o blog nas próximas horas.

JESUS

Me fascina a figura humana de Jesus. Ao contrário do que possa pensar os que o enxergam como figura divina, o Jesus humano é aquele que surpreende a cada passo e o que ensinou permanece não só atual como, com certeza, será melhor compreendido no futuro. É vanguarda.

A doutora Hanna Wolf, psicanalista alemã, estudando a personalidade dEle, perplexa ante os desafios de penetrar em tão colossal condição de ser, expressa seu encantamento pela personalidade do ser integral que o Cristo apresentou. Jamais adoeceu face, segundo ela mesma, o equilíbrio que alcançara, harmonizando as duas polaridades - masculina e feminina - na sua realidade íntima.

Ser harmônico por excelência, foi capaz de romper paradigmas sem ser agressivo e com tal naturalidade que impactou a sociedade humana para sempre. Tornou-se maior que a história. Enquanto outras personalidades encontram-se dentro da história, Ele a dividiu entre antes e depois de sua presença na face do mundo.

Fascina-me Jesus pois foi quem melhor apresentou a outra força constitutiva de nosso universo conhecido, a força moral. Enquanto a física moderna nos aponta a gravidade, o eletro magnetismo e as forças fraca e forte como sendo as potencias que regem o funcionamento universal, Ele nos apresentou a força moral, agindo como elemento gerador de consequências. Essa força possui como sua essência o Amor, sendo este, na verdade, o que chamamos de fator moral. E cada vez mais as descobertas das ciências se aproximam de seus ensinamentos, identificando-os como sendo ciência transcendente e governadores da existência.

Fascina-me pelo fato de ter mostrado que somos humanos e capazes de aperfeiçoamento mas sem condenações. Ajuizou que a hipocrisia é o pior dos estados de alma pois fecha a criatura em véus de ilusão, empacotando-a em máscaras que implodem a autenticidade da alma.

Jesus é o ser integral por excelência. Sintetiza as aspirações da criatura resolvida. Espírito puro, antes da Terra ser Ele já era. Mesmo com esse conhecimento de sua grandeza, a figura humana que se exala de suas ações, renteando com nossas necessidades, o faz, ao meu ver, mais grandioso ainda. A irmã do grande pensador francês, Ernesto Renan, a senhora Henriette, após passear pelo Líbano e conhecer algo da trajetória de Paulo de Tarso, escreveu ao ilustre irmão, que não simpatizava com o Cristo face sua aversão às religiões, desafiando-o a ler os ensinamentos de Jesus, não nas traduções ocidentais, eivadas das distorções teológicas, mas que o lesse no hebraico, ou aramaico, ou até mesmo no grego clássico, dessa forma, não tinha dúvidas Henriette, ele se apaixonaria pelo Evangelho.

E o escritor, integrante da Academia Francesa de Letras e professor da Sorbonne, após a leitura efetuada, ficou tão encantado pela figura de Jesus que escreveu o que seria sua maior obra literária: A Vida de Jesus, em três tomos, sendo um quarto tomo escrito algum tempo depois abordando os atos dos apóstolos. E Renan era cético.

Quem se debruça sobre seus ensinos e sobre sua complexa e grandiosa personalidade, se assombra e, quase sempre, se transforma. Quem é crente, se empolga. Quem não o é, fica perplexo e, muitas vezes, modifica completamente seu ponto de vista. Passa a compreender que, em nenhum momento, Jesus falou num Deus antropomórfico, com essas características inaceitáveis e, muitas vezes, irracional, com que nos brinda seguimentos e escolas religiosas, embora que nos mereçam todo o respeito. Ele nos deu o Deus cósmico, o amor que não compreendemos ainda, a Força Sublime que a tudo organiza. Por isto, Ele nos disse: "Ama teu irmão pois se não consegues amar aquele que vês e está contigo aos teus olhos, como poderás amar o que não vês e não entendes..."

Ainda necessitaremos um bom tempo para compreender a figura ímpar de Jesus. Mas a entenderemos. O tempo  contará à nosso favor. E a busca de viver o que nos trouxe promoverá avanços de espíritualização magníficos. Enquanto isso, abramos a alma e nos deixemos fascinar pela sua personalidade e, sobretudo, pelos seus ensinamentos,.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

AGENDA

Nesta quarta feira estarei, como toda semana, na Casa do Caminho, em Garapu, Cabo de Santo Agostinho, realizando atendimento aos que nos procuram a partir das 18: 30. Na sexta feira, haverá o encontro de natureza ecumênica na Câmara de Vereadores do Cabo. Lá estarão presentes os oradores pastor Erivaldo Alves, representando a Igreja Batista; Frei Tito Figueiroa, presidente do comitê para diálogos interreligiosos da igreja católica na arquidiocese Recife e Olinda e este que vos escreve, representando o Espiritismo, além do padre Albérico, que trabalha com D. Fernando Saburido, outros representantes das igrejas evangélicas e,  possivelmente a presidente da Federação Espírita Pernambucana, Edná, que recebeu convite e expressou o esforço que fará para se fazer presente. Se não puder, a presidente da federativa de Pernambuco tentará enviar representante. É o projeto "O mesmo Pai, o Mesmo Filho, O mesmo Amor". No final de semana, vou até João Pessoa, precisamente no bairro do Cristo, onde farei seminário no sábado à tarde e no domingo pela manhã sobre: " Paulo de Tarso e a construção do homem de bem", dentro da programação de aniversário do Missionários da Luz, no já tradicional SEMILUZ.

Na próxima semana, de quinta feira à domingo, viajo para Natal, onde proferirei várias palestras no Congresso Espírita do Rio Grande do Norte. Faço na quinta feira a palestra de abertura do evento, assim como terei a honra, em mais um ano, de encerrar o congresso, no domingo à noite. Durante o evento ainda terei outras participações. Retorno para Pernambuco na segunda feira, dia 03 de setembro.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ESTUDAR MELHOR KARDEC

De quando em quando aparece alguem afirmando que os livros da codificação espirita estariam desatualizados, ou ultrapassados, como habitualmente dizem. Ora, desejo discordar frontalmente dessa grande inverdade. Mal entendemos o que nos livros de Kardec encontra-se posto, como queremos dizer que está ultrapassado? Muitos admiradores da causa espírita, empolgados pelo aluvião de conhecimento dos primeiros contatos com a filosofia espírita, anseiam por mais ampla cota de ensinamentos e revelações. Ora, mal maturamos as que nos chegaram pela lucidez do codificador e ainda não digerimos, por exemplo, as informações das obras do espírito André Luis, psicografadas por Chico Xavier, e ficamos a desejar novas informações sobre o mundo dos espíritos, por exemplo. A sabedoria do Alto vai dosando os ensinamentos. Uma luz muito forte, cega, não clareia. Ao reler um dos livros de André ou de Allan Kardec sempre nos deparamos com detalhes e informações não percebidos anteriormente. Já meditamos, já estudamos criteriosamente o que temos em mãos, vindo das dimensões mais elevadas ?


É só verificar a nova geração de espiritistas. Muitos nunca estudaram ( e não me refiro a ler, apenas ), as obras clássicas e que são estruturais, do espiritismo. Gabriel Delane, Camille Flamarion, Leon Dennis, o próprio Allan Kardec, são meros desconhecidos ou superficialmente conhecidos pelos seguidores, claro que existindo as excessões. O número extraordinária de novas obras publicadas quase não dá tempo de se "mastigar" o livro lido há pouco. Fico pensando como podemos afirmar conhecer o espiritismo sem que tenhamos analisado as páginas sublimes das obras fundamentais e subsidiárias de sua filosofia. O resultado é que temos pessoas praticando mediunidade sem entender o que ela é, sem compreender as leis que regem os fenômenos, sem se aperceber das leis dos fluidos. Verificamos até dedicados seguidores da causa que, ante as provas que chegam no caminho, desnorteados face aos desafios, desanimados, se perguntam porque estão passando por isto ou aquilo, embora estejam "trabalhando" no centro espírita, como se espírita estivesse isento de seu acerto de contas com a vida e a consciencia, ante os desacertos de vidas passadas, ou como se novos ensinamentos não tivessem que receber.


Trago uma experiencia que considero interessante dessa realidade pelo fato de que, em eventos que tenho participado como expositor, responder perguntas de companheiros há muitos anos em tarefa diversa na casa espírita, caracterizadas, estas perguntas, pelo desconhecimento de temas primários em termos de espiritismo. Houvesse um mínimo estudo realizado sobre a doutrina e estas questões estariam resolvidas para estes companheiros respeitáveis, é verdade, mas que, em nome do conteúdo deste texto, preciso enfatizar essa observação relacionada à ausência do estudo criterioso das obras básicas.


Tenho grande carinho pelos que se interessam pelo espiritismo nos encontros e jamais deixo de responder-lhes as indagações dessa natureza, obviamente dentro das minhas grandes limitações. Apenas faço referência a isso devido à defesa que precisamos fazer da codificação e de uma melhor acuidade em termos de estudos das grandes obras espíritas. É um caudal de ensinamentos que nos encontramos ainda longe de esgotar. Não posso ficar indiferente ao fato de verificar que muitas livrarias espíritas não colocarem logo à frente, em suas prateleiras, essas obras que refuto prioritárias para quem deseja conhecer a grandeza espírita. E colocar pessoas preparadas nas livrarias para orientar os neófitos no que tange às obras a serem lidas. Até já abordei isto aqui no nosso blog.


O Espiritismo é progressivo e progressista por excelência. Gosto de enfatizar isto em minhas palestras. O próprio Allan Kardec faz referencia a isso na sua obra. Não é uma doutrina engessada no tempo e no espaço. Ao contrário. Anda de mãos dadas com o progresso das ciências. Agora, daí a pensar que as obras básicas estão ultrapassadas vai uma enorme distância. Como Yvone do Amaral Pereira escreveu certa feita, tratando desse mesmo assunto, naturalmente algumas novas informações chegarão para ampliar os ensinamentos. Kardec já previra isso. A primeira palavra fora dada, não a última. Se assim não fosse, seria mais uma doutrina dogmática, fadada ao fundamentalismo e nada mais contrário ao espiritismo que o fanatismo e o embotamento da mente. Mas ainda creio que o espiritismo parece ser um grande desconhecido de todos nós, seus seguidores.


Muito ainda temos que beber na fonte. Suas águas nos reservam tesouros cristalinos que ainda não penetramos. E esses tesouros mais antigos podem ser a garantia de segurança para se aproximar dos supostos tesouros de hoje. Coloco supostos pelo fato que há o trigo e o joio. Saber diferenciar um do outro pede critério, lucidez e conhecimento da base. E onde encontra-se a base? Raul Seixas, na sua música "Tente Outra Vez", diz: "a água cristalina ainda está na fonte...." Os cinco livros da codificação, acrescidos das obras "O Que é o Espiritismo" e "Obras Póstumas", alem dos clássicos acima expostos, representam a fonte. Bebamos dela.

POR QUE A LUZ INCOMODA ?

Sem dúvida que incomoda. Ela clareia vãos e ângulos de ambientes e corações, espaços e mentes. Onde a luz ilumina não há como fazer de conta que não se enxerga o lixo, os detritos, o monturo. Por isso ela incomoda tanto. Seus raios parecem ser, a princípio, inimigos da paz do ser humano pois penetra nas necessidades que trazemos de mudança, de alteração de rumos. Desafia nossa coragem para mudar, mexe com a zona de conforto da alma pusilânime. Incomoda-nos pelo simples fato de calar a desculpa que venhamos a dar, apresentando os fatos como argumento e calando argumentos que visam justificar a acomodação.

Tanto filosofias e instituições se deixaram incomodar pela luz que, ao longo dos séculos, a história registra as reações à esta, através de perseguições e torturas às pessoas ou movimentos que a apresentaram para a humanidade. Não se atira pedras em árvore que oferece frutos. E não se incomoda com algo que não tenha consistência e não ameaça o senso de dominação que instituições ou pessoas cultivam ao seu redor. Sendo mais claro: se a reforma luterana não houvesse apresentado uma realidade incontestável de equívocos da igreja, esta reforma não teria sido tão combatida. E se o Espiritismo não representasse, tambem, verdades incômodas para religiões e filosofias dominantes, não teria sido tão perseguido em seus primórdios. E assim outros fatos da história. Gamaliel, o sábio rabino do judaísmo, ante o incômodo trazido pela figura de Jesus e seus ensinamentos ao Sinédrio, ponderou, com justeza: " Se não for verdade e não vier de Deus o que Ele ensina, cairá por si mesmo".  E se não caiu...

A luz pode incomodar  o coração ainda acomodado ou imaturo, porem, torna-se estímulo e felicidade, incentivo e divina esperança para a alma que anseia alcançar novos degraus da verdade. E para isso precisa deixar-se varrer pela força da luz, enxergar nos porões onde guardamos, quase sempre, o que não temos coragem de mostrar de público, e comprometer-se com a máxima transparência em nossa vida. Serão passos. Isso não ocorre de um momento para o outro. Pelo menos em sua generalidade. Importante é que entendamos a assertiva do Mestre: aquele que está em mim não anda em trevas". E nada pior que nada enxergar, sobretudo, em si mesmo.

domingo, 18 de agosto de 2013

NESTA SEXTA FEIRA

Lembram do nosso projeto: "O mesmo Pai, o mesmo Filho, o mesmo Amor: o que podemos fazer juntos"? Pois bem, nesta sexta feira, dia 23, retornaremos a ele, com palestras realizadas por mim, pelo pastor da igreja Batista da Cohab do Cabo de Santo Agostinho, Erivaldo Alves e pelo Frei Tito Figueiroa,  indicado pelo Arcebispo de Olinda e Recife, D. Fernando Saburido, e presidente do comitê para assuntos ecumênicos e diálogos interreligiosos do Estado de Pernambuco. O encontro, para nós de grande significado, ocorrerá às 19 horas, na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho. esperamos a presença de um bom número de assistentes. Os amigos espíritas devem se fazer presente tambem em bom número pois a doutrina lida maravilhosamente bem com as demais religiões e com a união entre estas. O tema central é: Amamo-nos pois Ele nos ama. Aguardamos voces.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

LEMBRETE

Logo mais, 20 horas, estarei no bairro do Arruda, aqui em Recife, proferindo palestra sobre o Livro dos Espíritos, sobre espíritos imperfeitos, no Centro Espírita Luz da Verdade.

A GRANDE PILASTRA

Ao longo do tempo toda filosofia ou ideologia que ansiou destruir a presença da família faliu fragorosamente e praticamente desapareceu da face da Terra. Outras se enfraqueceram e aguardam novas oportunidades para investir contra ela, mas em vão. Isso porque a família é uma estrutura fundamental na constituição do processo evolutivo do espírito. É a argamassa que produz a "liga" que une corações e mentes, até mesmo quando a família tem problemas de relacionamento. A família é o cabo de sustentação nas aspirações das almas e no pleno exercício da afetividade.

Doutrinas políticas que colocam o Estado à frente dos cidadãos, fazendo-os estar a serviço deste e não este à serviço dos cidadãos, investiram na ruína familiar, tentando tornar "impessoal as relações e, até mesmo, incentivando a delação entre pais e filhos, entre cônjuges, numa atitude radical para a implementação de seus postulados eminentemente materialistas. Foi o caso do comunismo e de algumas experiências socialistas quando o mundo era dividido entre dois blocos - o capitalista e o socialista - durante a chamada guerra fria. O materialismo dialético apostava na idéia de coletivização da humanidade, despersonalizando o indivíduo.

Claro que a medida que nós evoluímos vamos aprofundando nosso senso de coletividade e o altruísmo passa a reger nossas relações. O egoísmo, esta chaga da humanidade no feliz dizer dos espíritos superiores, tende a desaparecer do mundo, só que isso não implicará em despersonalização da criatura, da sua capacidade criativa e de iniciativa. Nesse bojo, a família exerce salutar e imperiosa influência para os grandes objetivos da evolução espiritual de cada um de nós. As generosas e nobres concepções do socialismo, concepções estas de singular beleza, representa um estágio de mais maturidade do ser, não algo que venha ser imposto por governantes ou estados, muito menos, negando a riqueza da religiosidade humana e a presença de Deus . E nesse quesito, a não valorização da família é um grande equívoco de toda e qualquer doutrina ou filosofia que não atente para a questão.

Estrutura basilar da vida de relação e centro de profundo aprendizado para a alma, quando a família se desestrutura, desorganiza-se o ser junto com ela, tal a importância do núcleo familiar. A violência será mais facilmente vencida no futuro quando as famílias se tornarem cada vez mais equilibradas, constituída de valores elevados e afetividade cada vez mais profunda. O indivíduo que cresce num lar voltado para a edificação moral de seus componentes, desenvolvendo um senso ético de alta magnitude, tende  a se tornar cidadão pacífico e útil à sociedade em que está inserido. Será, sem dúvida, componente voltado não apenas para sua satisfação própria mas, sobretudo, interessado no progresso da sua comunidade.

O contrário já se comprova nos dias atuais. Famílias voltadas para a transitoriedade das coisas materiais e onde não predomina o amor e o respeito entre seus membros produz cidadãos problematizados que, somado às pressões de fatores externos à ele, tais como inépcia dos governos, morosidade da justiça, educação caótica e qualidade de vida indigna, formam o caldo de cultura onde se gesta uma sociedade infeliz e violenta. A ausência da luz espiritual alimenta a ignorância das massas.

Daí vem a importância da família. Ela é decisiva. Nada  a substituirá. O que mudará, com o tempo, é a maneira em que o indivíduo externará seu amor, seus sentimentos, vencendo a idéia egoística sobre a família, ampliando o sentimento de que há uma família maior, a humanidade. Muitas coisas serão depuradas nas relações familiares mas como consequência da depuração espiritual da alma. Ela,  a família, permanecerá como a primeira e grande célula da experiência humana, fundamental para as grandes conquistas que o espírito necessita obter ao longo de sua trajetória. Qualquer corpo de doutrina, qualquer concepção religiosa ou política, que não leve isso em consideração estará fadado ao fracasso. A história comprova isso. E o conhecimento espiritual reafirma essa verdade.


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O BRASIL PRECISA TER CUIDADO OU O ABORTO EM VIAS DE LEGALIZAÇÃO

Sabemos, estudando o funcionando das leis universais, que existem os "carmas" individuais e os coletivos. Pessoas e nações, individualidades e sociedades desencadeiam, em qualquer movimento, respostas, reações que terão de ser atendidas, a fim de retornar-se ao equilíbrio. para ficar apenas em nosso país, ilustro o problema com duas situações que desencadearam os mais importantes comprometimentos da terra do Cruzeiro desde sua descoberta em 1 500 : a escravidão e a guerra do Paraguai. De alguma maneira podemos dizer que ambas estão superadas, agora o país vive um momento de convulsão social, em que uma parte da população foi às ruas reivindicando melhorias nos serviços públicos e fim da corrupção. O que foi um movimento pacífico e considerado justo por estudiosos e especialistas foi a senha para grupos anarquistas e desajustados, a serviço estrando àsd necessidades da nação, depredassem prédios públicos e vandalizassem passeatas. Saem mascarados e quem vai a um protesto público mascarado já acena para as intenções. O pior é verificar, agora, puro interesse eleitoreiro, detendo-se nas cidades de São Paulo e Rio de janeiro.

Acrescentemos a isso, as notícias, que continuam, lamentavelmente, proliferando, de novas ações promíscuas de empresas com governos, ao ponto de um cartel descoberto há pouco ligado ao transporte ferroviário e trens urbanos incluindo metrô, , que se acreditava estar agindo em São Paulo apenas descobre-se que vem atuando ( sim, ainda atua), em todo o Brasil, junto ao governo federal. Os metrôs de Fortaleza e outros estão relacionados com isto. E as empresas envolvidas com esses superfaturamentos e maneira de proceder negativo ainda estão assinando contratos com o poder público nacional e, se o desejar, naturalmente, estaduais, isso porque nossa legislação o permite até a comprovação dos fatos.

Por outro lado o jornal Folha Espírita deste mês, editado pela Fe, de São Paulo, denuncia, em seu EDITORIAL, que o aborto disfarçado já está em vias de legalização. Transcrevo parte do artigo escrito pelos nossos amigos das AMES ( Associações Médico - Espírita ). Vejam que absurdo lamentável:

"O  INACREDITÁVEL ACONTECEU. O PROJETO DE LEI PLC  03/ 2013 PASSOU SORRATEIRAMENTE PELAS DUAS CASAS DO CONGRESSO - CÂMARA E SENADO -E FOI APROVADO SEM QUE OS PARLAMENTARES PRÓ - VIDA PERCEBESSEM QUE SE TRATAVA DA APROVAÇÃO DISFARÇADA DO ABORTO NO BRASIL.

COMO ISSO ACONTECEU ? O TÍTULO DO PROJETO DIZ QUE SE TRATA DO ATENDIMENTO ÀS PESSOAS QUE SOFRERAM VIOLÊNCIA SEXUAL. A PALAVRA ABORTO FOI CUIDADOSAMENTE OMITIDA DO TEXTO E O PROJETO TRAMITOU EM REGIME DE URGÊNCIA CONSCIENTEMENTE PLANEJADO PARA QUE OS PARLAMENTARES, INCLUSIVE OS QUE SÃO TOTALMENTE CONTRÁRIOS AO ABORTO, NÃO PUDESSEM PERCEBER O VERDADEIRO ALCANCE DA PROPOSTA SENÃO DEPOIS DE DEFINITIVAMENTE APROVADO.

O ARTIGO  DIZ QUE OS HOSPITAIS, SEM EXCEÇÃO , DEVEM OFERECER ATENDIMENTO EMERGENCIAL E INTEGRAL DECORRENTES DA VIOLÊNCIA SEXUAL E O ENCAMINHAMENTO, SE FOR O CASO, AOS SERVIÇOS DE ASSISTENCIA SOCIAL. ATENDIMENTO EMERGENCIAL SIGNIFICA QUE DEVE SER REALIZADO IMEDIATAMENTE APÓS O PEDIDO, NÃO PODENDO SER AGENDADO PARA UMA DATA POSTERIOR. E ATENDIMENTO INTEGRAL QUER DIZER QUE NENHUM ASPECTO PODE SER OMITIDO, SUBENTENDE  QUE SE A VÍTIMA DA VIOLÊNCIA SEXUAL ESTIVER GRÁVIDA, DEVERÁ SER ENCAMINHADA AOS SERVIÇOS DE ABORTO. ( ....)

(...)O PROJETO DE LEI QUE FOI APROVADO AFIRMA QUE VIOLÊNCIA SEXUAL É QUALQUER FORMA DE ATIVIDADE SEXUAL NÃO CONSENTIDA. E A LEI DEIXA CLARO QUE A VIOLÊNCIA SEXUAL NÃO NECESSITA SER CONFIGURADA POR UMA AGRESSÃO COMPROVÁVEL EM UM EXAME DE CORPO DE DELITO. BASTA A AFIRMAÇÃO DA VÍTIMA DE QUE ELA NÃO CONSENTIU PARA QUE SEJA CONSIDERADA, PARA EFEITOS LEGAIS, VÍTIMA DE VIOLÊNCIA. ASSIM, SE ESTIVER GRÁVIDA, PODERÁ EXIGIR O ENCAMINHAMENTO AO ABORTO EM QUALQUER HOSPITAL...()"

O movimento contra a legalização do aborto havia vencido duas batalhas no Congresso quando o ex- presidente Lula apresentou projeto de lei favorável ao aborto. Nas duas votações daquele ano, uma por unanimidade e outra por 54 votos contra e apenas 4 à favor, o aborto foi reprovado. Agora, com uma estratégia a que já me referi aqui em nosso espaço, paulatinamente o aborto vai ganhando corpo no país. Um ardil conseguiu que se aprovasse tal projeto que deixa livre a possibilidade de se abortar, para isso, basta que a mulher diga que não foi consentida a relação, inclusive, com o próprio marido. Se estiver grávida poderá recorrer à lei. Ora, a violência sexual é um terror e ninguem de sã consciência será a favor dessa aberração. Não se trata disso, voces sabem. É a matreirice  e as portas que foram abertas para se permitir o ato de se matar o feto.

Resta que nos juntemos com a Federação Espírita Brasileira, o movimento pró - vida, a Associação médico espírita do Brasil e outros para reivindicar da presidente do Brasil, Dilma Roussef o veto desses pontos polêmicos. Ela pode faze-lo. A legalização do aborto será um carma de grande magnitude que nosso país irá adquirir caso aprove tal situação. O conhecimento que temos do que é o aborto nos diz isto. E os espíritos já externaram tal preocupação. Pela soma de tudo o que escrevemos e estamos vendo no país, o Brasil precisa ter cuidado. Muito


OBS :  Quem desejar conhecer todo o editorial da Folha Espírita, deve adquirir a edição deste mês ou então, creio, deve ter como acessar algum site da mesma para o devido conhecimento


terça-feira, 13 de agosto de 2013

AGENDA

Nesta sexta feira estarei proferindo palestra no bairro do Arruda, em Recife. Será no Centro Espírita Luz da Verdade, abordando tema relativo ao Livro dos Espíritos. será às 19 horas. No final de semana estarei sem compromissos doutrinários, salvo um encontro que terei com nossos trabalhadores do NACCA, em Goiana, na manhã do domingo. Um final de semana menos intenso no que diz respeito a palestras.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O MEDO DA MORTE OU O RETORNO INFELIZ AO MUNDO DOS ESPÍRITOS

Lendo uma entrevista do venerável Chico Xavier, me deparei com uma colocação em que o médium mineiro faz referencia à questão do temor a morte que caracteriza a grande maioria dos seres humanos. Afirmou Chico que uma das causas do nosso receio sobre a morte estaria, tambem relacionado a outras desencarnações que tivemos e em que não chegamos muito bem na dimensão espiritual, ou seja, não morremos bem. A consciência nos causou grande desconforto. O sofrimento vivido na realidade sutil em outras ocasiões seria uma espécie de trauma que encontra-se fincado em nosso ser.

Faz sentido, claro. Sabemos que outras razões do temor à morte está relacionado ao instinto de conservação ( em parte ), ao medo do desconhecido, ao apego à matéria e ao peso de consciência, isto pelos deslizes cometidos na atualidade. Outro fator seria tambem cultural pois desde criança que a sociedade humana associa morte a rigidez do cadáver, fria como este fica, num hiperdimensionamento ao apego material. Chico Xavier nos apontou outro aspecto provocador do terrível medo de morrer e que se encontraria no inconsciente: o temor de voltar a viver os dramas de outras desencarnações que tivemos. Naturalmente a reencarnação é uma das leis do universo e só se morreu outra vez, obviamente porque  se viveu na carne em outros momentos.

O  pensamento espirita abordado pelo querido médium de Minas Gerais abre novos horizontes para a compreensão da problemática. Racional colocação pois compreendemos que tudo o que o espírito vivencia permanece como registro em seu ser imortal, agregando experiências salutares umas, nem tanto outras, ainda assim, servindo ao desenvolvimento da alma. Se desejamos vencer este temor da morte o caminho é o processo de nossa espiritualização, a busca pelos acertos de comportamento moral, libertando a consciência de seus entraves e dos instrumentos propiciadores de sofrimentos emocionais na realidade espiritual. Impõe-se a reforma íntima da criatura como elemento fundamental para "bem morrermos", sem temores ou receios próprios da condição de almas comprometidas com a retidão de princípios e comportamentos.

Recordando o livro "O Céu e o Inferno", de Allan Kardec, a morte de um homem justo é sempre marcado pela harmonia interior oferecida pela mente tranquila e, como que sentindo a atração da lei de sintonia, a alma nobre "sabe" que não há o que temer pois já carrega a aprovação da própria consciência. O coração está liberto. A sombra que a alma encontra no retorno será sempre aquela projetada pelo próprio coração. É um estado de consciência. Antes de viajar para fora  a alma viaja por dentro. É o que lhe dá equilíbrio e confiança, as boas ações, o bem realizado e os anseios dignos. É assim que desencarna o ser espiritualizado.

Sempre é tempo de viver bem para desencarnar melhor. Como a verdade é simples, não ?

sábado, 10 de agosto de 2013

LEGADO PARA OS FILHOS

Neste domingo comemora-se o dia dos pais. Tenho a tentação de escrever que todos os dias devem ser reverenciados como tal. É um chavão, eu sei, por isso não abordarei sobre isso.  Faço uma reflexão como pai que sou: o que estamos a legar para os nossos filhos?

Essa colocação tanto serve para aspectos de cunho moral ( o principal, ao meu ver ), como de natureza social, em nosso país. Aliás, o que ocorre neste tambem está ligado ao fator moral. Como pai, desejamos, naturalmente, contribuir para que os filhos sejam equilibrados como seres humanos, harmoniosos emocionalmente, sensíveis como pessoas e honestas como cidadãos. E me entristece que eles, os filhos, assistam ao festival de mazelas políticas e sociais que vivemos nestes anos no país.

Espiritualmente, trago o coração feliz e confiante na larga avenida de oportunidades que os filhos tem, assim como todos nós, ante a vida. As leis de Deus são pródigas de recursos em benefício dos seus filhos. Bençãos de oportunidades que, espero, elas ( as minhas filhas consanguíneas), e eles, os filhos do coração, aproveitem, ainda que o "papai" não tenha sido um poço de exemplos como gostaria. Isso, porem, é uma outra história pois faz parte do esforço de superação que envido no compromisso que me toca.

Ah, dia dos pais! nessa singela crônica, é para eles, os filhos, que escrevo. E qual o alvo mais identificado por qualquer pai senão os filhos? É para os sonhos que sonharão, e para as desilusões que, possivelmente terão, que se voltam nossos olhos de pais e nosso coração de amigo...Para eles que escrevo, sim. Meu presente é falar deles, os filhos de todas as condições, de minhas filhas que , quando a alma sente um pouco de cansaço, refundam minhas forças e me fazem vasculhar os caminhos quase insondáveis e misteriosos da criança que fui e olhava para o meu pai, tentando compreender aquele amor tão devotado do meu "velho" por todos os filhos, os filhos de seu Tune.

E já vou eu divagando em direção ao meu pai, olhos cansados e orgulhosos de fitar suas "crias" e de dizer aos visitantes o talento ou qualidades que seu coração amigo enxergava em cada um deles. Os exageros amorosos de um pai rivaliza com o dulçor dos anjos. Ah, saudade do olhar sereno dele, de sua participação em nossas vidas! Queria sentir de novo suas mãos me colocando no colo, mesmo quando eu já trazia 28 anos de vida na atual encarnação. E queria escutar sua voz educada me chamando como o fazia: " Minha estrela..."  Coisa de pai.

Minhas filhas, a benção de te-las ao meu lado nessa jornada. E sabe, nesse momento nem quero saber se elas me veem como bom pai ou não. Quero ser somente, pai. Sou o pai da Esperança, da Talita, da Dandara. Feliz demais por isso. E ponto. O resto, é trabalhar para ajudá-las em suas caminhadas. E vou escrevendo o que penso, na confiança de que, um dia, elas, assim como outros filhos de outros pais ansiosos, possam sentir despontar, na sociedade em que vivemos, o raiar de um tempo sem mentiras e engodos, com reais oportunidades para que elas e os outros cidadãos de nossa pátria linda possam crescer e forjar, cada vez mais, uma nação mais justa, verdadeira e feliz. 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

RETOMADA DO PROJETO - DIÁLOGO ENTRE AS RELIGIÕES

Estou imensamente feliz e desejo compartilhar com voces o motivo. Já abordei aqui o projeto: " O mesmo Pai, o mesmo Filho, o mesmo Amor - o  que podemos fazer juntos", idealizado e comandado pelo meu irmão Antonino Junior e desde o início abraçado por mim e pelo pastor da Igreja Batista Erivaldo, missionário fantástico na cidade do Cabo. Pois bem, havíamos dado uma parada por diversos motivos, inclusive problema de saúde de Antonino. Tínhamos realizado um seminário na Câmara de vereadores com palestras minhas, do pastor e de um representante da igreja católica que, lamentavelmente, não guardei o seu nome, pedindo desculpas por esta falha. Depois, fizemos a primeira comemoração em praça pública relativa à páscoa, com apresentação de um coral, e a palavra do padre da cidade, do nosso Erivaldo e minha, representando o espiritismo. Embora a doutrina não tenha qualquer comemoração dessa natureza, a importância foi o congraçamento e a abordagem sobre a libertação espiritual do ser humano que foi realizada.


Agora, vamos retomar o projeto. Será no dia 23 deste mês, na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, 19 horas, com uma palestra minha, uma do pastor Erivaldo e, pela igreja católica, D. Saborido indicou o Frei Tito Figueiroa, presidente da Comissão Arquidiocesana para o ecumenismo e o diálogo com as religiões. Vejo este projeto com muito entusiasmo, contribuindo com este movimento mundial que se processa, em que se procura o diálogo entre os diversos segmentos religiosos. Todos estão convidados para participar desse encontro. E não ficaremos apenas nessas oportunidades. Vamos aprofundar os trabalhos. Adianto para os amigos do blog que, entre os trabalhos que estamos discutindo e analisando encontra-se o de termos um dia na semana ou no mês para estudarmos os evangelhos juntos, as três religiões, sendo que, em cada encontro dessa natureza o estudo será efetuado na sede ou templo de uma delas. Por exemplo: tal dia será na igreja Batista, com a presença dos companheiros das outras escolas religiosas, depois será no Centro Espírita e assim sucessivamente. São passos que esperamos se concretizem. Cada etapa está sendo estudada com prudência, respeito às possíveis dificuldades mas estamos avançando. Sinto boa vontade em todos para esta iniciativa de envergadura. É algo tambem do novo tempo para o planeta. Claro que teremos ainda muitos obstáculos. Sabemos que o caminho ainda é árduo mas como disse, estamos avançando.


Quem morar aqui em Recife e adjacências, se puder, faça um esforço e venha compartilhar do momento. Posso garantir que é belo, de uma energia espiritual emocionante. Será numa sexta feira. E quem morar um pouco mais distante, claro que será uma grande alegria recebe-los mas sei das dificuldades. Solicito, então, as orações de todos para que a luz desse entendimento prossiga e tudo saia a contento. E sairá. Mãos à obra.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A FÉ

Inspirado por uma leitura de um texto mediúnico do grande escritor russo, Leon Tolstói, por quem nutro grande simpatia, resolvi fazer esta breve reflexão sobre a fé . Não esperem, no entanto, qualquer tentativa de definir ou analisar a fé  como se estivéssemos num curso de teologia ou num debate acadêmico à respeito. Nem mesmo tenho condições intelectuais para tal. O que pretendo tratar é pragmáticamente entender a ação altamente construtiva dela, conforme Jesus enunciou.

Exatamente num dos trechos mais encantadores e poderosos, na minha visão, em que o Mestre referenda os tesouros de que somos possuidores, envolvendo uma antecipação do que hoje se concebe como auto ajuda, e cientificamente, como neuro linguística: "Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda e ordenares a esta montanha que passe daqui para acolá, ela o fará. Nada vos será impossível". estaria Jesus ensinando a mistificação, a ilusão de tudo podermos possuir a uma ordem peremptória dos interesses atuais?  Claro que não. Fundamental entender os contextos e, tambem, o todo da obra. Há que se ter uma visão panorâmica, se pudermos assim nos expressar, e uma percepção detalhada do que ensinava a cada momento. Era um pescador de pérolas no mar de cada alma. Ele sabia mergulhar neste oceano e, mais ainda, levava a pessoa junto, a fim de resgatar-lhe perante si mesmo.

Folheando a grande mensagem verificamos que é uma apoteose de estímulos para que a alma humana acesse sua grandeza interna e a fé é um instrumento não só de esperar instantes melhores mas de confiança na misericórdia de Deus e em nossas condições de filhos dos céus. "Nada nos será impossível"; Não percamos a razão, deixando-se ser ingênuo por levar ao extremo do pé da letra, atolando-se na mesquinhez do imediatismo material, dessa forma acreditando que basta desejar agora e as benesses materiais virão nos suprir as carências financeiras ou sociais. Não! O trabalho para viver dignamente já é um exercício do nada vos será impossível pois a Grande Lei deseja que nada falte ao ser para sua evolução. O texto refere-se muito mais aos aspectos mais reais de nossa natureza espiritual, concernente às vitórias sobre os desafios e provações, bem como ao poder de aliviar e, até mesmo curar, quando o amor move a fé.

Quantas pessoas bem humildes não comprovam, na prática, o poder de sustentação da fé? Ao contrário das tertúlias intelectuais para definir sobre o tema ou esmiuçá-lo academicamente, se isto fosse possível, vemos nessas pessoas o sustentáculo que a fé representa, fazendo-as não desanimar jamais e comprovando que vencem as injunções mais infelizes, jamais se entregando ao desespero e compreendendo, ainda que apenas intuitivamente, que não lhes faltará alguma forma de amparo, proveniente do amor de Deus. Isso faz com que estas pessoas que enfrentam muitas montanhas de provas e dores consigam sorrir, avançar e superá - las. São lições vivas de fé, dizendo para todos nós que não devemos ofertar guarida ao desânimo, ao abatimento. Nada é impossível àquele que crê, que tem fé, que espera agindo, que usa as forças interiores...

Fé operosa, que age, constrói e edifica em plena batalha. Fé construída sobre a rocha, tambem inteligente pois não abdica de senti-la por saber que é lógico que não seremos superados pelos desafios. As leis de Deus são sábias. Mesmo que intuitivamente, sabemos disso. Há mais de doze anos atrás tive a prova exata disso. Era uma montanha enorme ante minha fragilidade humana. A fé me levou a vence-la. Foi o grande exemplo prático que tive de tudo o que já havia lido e refletido a respeito. Confesso: como a questão parece pálida quando teorizada, e como ela, a fé, se torna bela e luminosa, vívida e real, ainda que do tamanho do grão de mostarda, retirando a montanha daqui para acolá ou, até mesmo, fazendo-nos transpô-la.

MENTE E CÉREBRO

Eis uma questão que vem atravessando séculos e escolas do pensamento. Seria a mente e, consequentemente a consciência, um epifenômeno cerebral?  seria a mente algo independente do cérebro, dessa forma, abrindo perspectivas de sobreviver à decomposição do cérebro pelo fenômeno da morte? Escolas organicistas e espiritualistas se revesam ao longo do tempo na tentativa de chegar a uma resposta definitiva sobre o desafio. Naturalmente, a concepção materialista se estrutura em cima da visão em que somos uma resposta bioquímica a ação cega de forças desencontradas, sendo que, as escolas psicológicas de cunho fisiológico descrevem as diversas problemáticas do universo psicológico humano associadas aos fatores eminentemente estruturais na matéria. O apóstolo da ciência Sigmund Freud, embora sua contribuição inegável aos estudos da psique e de ter trazido respostas e conhecimento à respeito de muitos comportamentos do ser humano, não avançou na direção de certos desafios onde poderia oferecer, com o seu gênio, farta contribuição sobre a natureza da mente e a destinação do ser,se findando-se com a morte ou prosseguindo para além desta.

Jung, eminente discípulo de Freud, foi alem e, com todo respeito ao mestre, resolveu penetrar nas dimensões em que o pai da psicanálise estacou na soleira da porta. Carl G. Jung não só nos legou a abordagem sobre os arquétipos, dilatando o estudo sobre o inconsciente humano, como enveredou por aspectos da paranormalidade. Lhe chamou a atenção os fenômenos que se multiplicavam com o surgimento de diversos sensitivos e os estudo efetuados desde a metapsíquica de Charles Richet até os trabalhos altamente científicos de J. B. Rhine, o criador da parapsicologia. Inquestionavelmente, Jung ficara impressionado com os casos estudados de precognição e vidência, alem das pesquisas no campo da telepatia. Esses fenômenos instigaram a mente analítica do sábio e lhe abriram o senso de observação no que tange a possibilidade de outros horizontes ofertarem campo de entendimento alem do cartesianismo tradicional.

Jung experimentou em si mesmo a questão da memória extra física. É perfeitamente sabido o que viveu referente aos que espiritualistas chamam de viagem astral. O próprio Jung descreveu esse momento e nunca escondeu que vivia alguma coisa do que já havia sido descrito por outros pesquisadores. A reencarnação foi alvo de seu interesse, muito embora Freud tenha tentado desencorajá-lo desse caminho. Alem de alguns outros estudiosos da mente humana isoladamente terem adentrado nessas questões, como os cientistas que se dedicaram a estudar as várias vidas e a sensitividade de paranormais, dentre eles o prof. Banerjee, da universidade de Jaipur, na Índia, Ian Stevenson, Julita Kiskis, Helen Whambart, Jim Tucker, Patrick Druot e centenas de outros investigadores que sondam o que está alem da matéria, desde a década de setenta que o mundo conheceu aquela que seria conhecida como a quarta força da psicologia: a psicologia transpessoal, tendo como seus mais reconhecidos criadores, os drs Stanislaf Groff e Maslow. A abordagem da transpessoalidade procura olhar o ser humano como algo muito mais complexo, envolvendo a possibilidade da questão da consciencia independente do cérebro e a ele sobrevivente, alem dos "poderes"  da alma. A não localidade da mente, tambem estudada por vários físicos  quânticos, amplia a idéia sobre a vida e a nossa existência.

Cientistas do quilate de Amit Goswami ou de um Fred Wolf enveredam cada vez mais na convicção que a consciência não seria um sub produto do cérebro e sim a força que utilizaria esse cérebro para se manifestar, inclusive, sendo responsável pela sua sustentação. Ao invés de ser um efeito, a consciência seria a causa., o elemento organizador e que não estaria restrita a agir apenas enquanto enclausurada no cérebro. Para estes pesquisadores, a visão à distância, a telecinesia e a telepatia demonstram recursos da mente destacando-se das grades sensoriais do cérebro. Outro campo que tem ampliado os estudos à respeito são aqueles relacionados a EQM ( estudos de quase morte). A avalanche de casos em todo o mundo dessa natureza e que abrem desafios para os explicar adequadamente, indica que algo se manifesta na criatura demonstrando lucidez e inteligência, muito embora com o cérebro destroçado ou sem oxigenação. Recomendo a leitura dos livros dos médicos Reymood Moody Jr, Melvin Morse e, o mais recente, o do neuro cientista Dr. Eben Alexander que apresenta como diferencial o fato de que, ao contrário de dezenas de outros cientistas, como os citados acima, ele mesmo passou pela experiência, ficando em coma por sete dias, vitimado por uma menigite bacteriana, levando os médicos que o tratavam a desenganar a família quanto à sua vida. O livro do neurocientista intitula-se: "Uma prova do céu"publicado pela editora sextante.

Para nós, espíritas, claro já tínhamos de que o cérebro é o instrumento que a mente imortal utiliza enquanto na carne. A memória mais profunda pertence a alma, sendo que, enquanto estamos encarnados, a condição do cérebro é decisiva para a boa manifestação dessa mente. Conforme Allan Kardec nos aponta na sua obra "A Gênese", o espírito reencarnado encontra-se atrelado ao corpo físico célula à célula, dessa maneira promovendo estreita vinculação entre os implementos orgânicos e a alma. O espírito encarnado, no entanto, não se encontra totalmente encerrado à matéria como numa prisão inexpugnável. Existem possibilidades dele se evadir do "calabouço" físico em alguns instantes, devolvendo-o à sua natureza e, até, à sua pátria de origem. São os chamados estados de emancipação da alma, via o sono físico, ou mesmo os casos citados anteriormente de natureza paranormal, de sonambulismo, viagem astral ou visão à distância.

Todas estas circunstâncias indicariam que, embora o cérebro seja elemento importantíssimo para o ser humano, óbvio, ele não seria o fator causal da consciência ja´que são inúmeras as demonstrações de que esta se manifesta sem ele. A não ser que se enverede, como defendem alguns organicistas, para o quase miraculoso e sobrenatural, dando ao cérebro o poder de ler à distância, enxergar sem os olhos e, até, parar de funcionar e, ainda assim, registrar e pensar sem imputar a existência de algo para alem da matéria, como nos casos de EQM, não há como, nesses novos tempos da civilização, acreditar que a consciência esteja restrita à matéria, especificamente ao cérebro.

O amor e a saudade, a paixão e os sentimentos, o refletir e o construir teoremas não são resultantes de um quimismo cerebral, por mais complexo que o seja. São esses fatores que desencadeiam o quimismo e não este que produz sentimentos e idéias. Em síntese, é para este ângulo do ser humano que apontam as pesquisas desde o século 19 aos dias atuais, no âmbito da psicologia transpessoal, da física mais moderna, e da parapsicologia, alem, claro, dos experimentos espiritistas, sobejamente encontrados em profusão por aí.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

CHÃ GRANDE

Neste próximo sábado estarei na cidade de Chã Grande, agreste do estado. Será uma abordagem pela manhã, na única instituição espírita da cidade. Ela fica pertinho de Gravatá, na verdade, ao sair do túnel após a subida da serra, à esquerda, junto ao posto da polícia rodoviária, pega-se o retorno e logo, logo, chega-se a cidade. Fica a dica para quem deseja conhecer a casa.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

GOVERNO DOS BONS

A humanidade vem realizando, concernente ao problema da boa governança, ensaios que servem para ir testando as condições da civilização em seus estágios espirituais. Verdadeiros laboratórios da experiencia coletiva. Desde formas bárbaras e incompatíveis com o respeito aos seres e sua liberdade, até as formas mais condizentes com algo que poderíamos considerar mais aprimorado. Ditaduras, autocracias, plutocracias, teocracias, em formas republicanas ou monárquicas, enfim, buscas e situações que falam das etapas concretizadas pela humanidade do nosso planeta.

Leon Tolstói, o grande escritor russo, autor de Anna Karênina e o grande clássico Guerra e Paz, foi um inquieto buscador de um mais avançado regime de experiencia política e social na Terra. Questionando a injustiça que identificava não só na sociedade russa bem como em outros países europeus no final do século 19, radicalizou sua ânsia de uma estrutura político social onde se vivenciasse igualdade  de oportunidades e tratamentos para todos o cidadãos. Fascinado pelo evangelho de Jesus, acreditava ser a Boa Nova o roteiro e a fonte onde os homens poderiam beber da água lustral capaz de produzir a sociedade perfeita. Desencantado dos moldes tradicionais onde pontificavam privilegiados e a marginalização do povo simples, aremessou-se contra as formas de estado e das influências das religiões, já que, embora amante dos ensinamentos do Mestre, via nas prédicas e práticas dos sacerdotes distorções graves destes ensinamentos . Aspirava algo mais elevado e nobre na condução das massas.


A democracia, conquanto suas imperfeições naturais, próprias dos homens que a idealizaram, me parece o modelo mais ajustado no estágio em que nos situamos. Sabemos, no entanto, que ela será uma etapa e que tem trazido resultados bons em suas experiências, sobretudo naquelas consideradas democracias maduras. Gostaria, no entanto, de abordar outro momento que atingiremos no aperfeiçoamento gradual de nossas conquistas coletivas. Adiante, teremos o GOVERNO DOS BONS. O que seria isso ? Mais uma utopia, podem afirmar os céticos contumazes. Será crível algo dessa natureza?



Essa já é uma realidade vivenciada pelas cidades da dimensão espiritual e outros mundos mais avançados do universo. O governo não é exercido escolhido pelo povo, conforme temos na democracia atual. A escolha se dá pelos valores, pelas luzes, pela maior cota de qualidades morais e tirocínio iluminado dos espíritos, em estâncias superiores da governança universal. É o que Allan Kardec antecipou falando, no livro "Obras Póstumas", a Aristocracia intelecto - moral. Não aristocracia no sentido pejorativo de privilegiados, poderosos, que tudo tem e podem, não. É no sentido de os melhores pela suas condições de conquistas evolutivas, com grande talento administrativo e alta dose de generosidade, compaixão, amor pela coletividade. Nem as eleições onde o dinheiro compra apoios e regalias e nem a escolha das massas que, face suas limitações morais e espirituais, podem, sim escolher por várias razões e não pelo amadurecimento de raciocínio e pela lucidez de visão, candidatos inadequados.. É um outro estágio.


Os problemas que vivenciamos hoje deixarão de existir: corrupção, desonestidade, engodo, descaso e outros elementos nocivos a paz social. Por outro lado, não mais interesses mesquinhos por parte de qualquer classe social e nem direitos sem a contrapartida dos deveres. Uma sociedade mais consentânea com as Leis de Deus. E consequentemente, mais feliz. Naturalmente que a carreira política que se assiste  hoje deixará de existir. Muitos que galgaram os degraus do comando de nações e povos não teriam a mínima chance nessa nova realidade, que virá.


Essa aristocracia intelecto moral, ou o que chamo de humanismo espiritual, será nossa próxima etapa, creio. Isto não quer dizer que será para logo ou tão breve. Lamentavelmente, não o será. Mas será. É preciso que o fermento cresça. Necessário que a alma humana amadureça. Imprescindível continuar os experimentos para que a humanidade desenvolva mais qualidade espiritual a fim de alcançar tal momento. Até lá, ainda teremos que conviver com idas e vindas, acertos e desacertos, mentiras e manipulações, interesses muitas vezes escusos e, até, nefastos. Em nome do bem para o povo o mal será infligido e haverá, claro, tambem, acertos como os há. 


Paulatinamente, amigos, as leis da sociedade humana se aproximarão das de Deus, como verificamos ocorrer ao longo dos milênios da nossa história. Tolstói estará, então, realizado assim como, claro, todos os habitantes desse magnífico planeta. Felizes, graças ao governo dos bons.

RETORNO AO GRANDE LAR

Sexta feira passada fui visitar um amigo querido, grande trabalhador de nossa causa. Assim que dobramos a esquina da rua, lá estava o carro do Samu, a ambulância de apoio. De imediato, senti que havíamos chegado em um momento delicado pois, embora não soubesse onde era sua residencia ( era a primeira vez que ali estávamos, acompanhado de dois amigos que me levaram para ve-lo ), logo me inteirei do momento. Os paramédicos tentavam reanimá-lo. Assistimos tudo durante cerca de vinte minutos. Deus me deu o consolo de assistir a partida de Antonio Lima, cerca de setenta anos bem vividos.

Durante aqueles minutos de emoção, passeou na minha tela mental as expressões de imenso carinho que ele tinha para comigo. Parecia um pai, sorriso afetuoso e sempre estimulando-me a jornada. Fazia questão de dizer de seu amor. Veio-me suave emoção. Olhava para o corpo já inerme e recordei a alma maravilhosa que havia utilizado aqueles implementos de carne. Recordei seu sorriso largo e amigo, seu abraço apertado, seu amor. Escrevo, agora, com os olhos molhado de lembranças mágicas.

Muitos do movimento espirita aqui de Pernambuco o conhecem e sabem do tarefeiro que foi e é. Serrinha, pequena e carente cidade localizada nas proximidades de Itambé, zona da mata norte do Estado, conhece sua abnegação pelo bem. Há muitos anos que realizava um trabalho social naquela localidade, auxiliando famílias carentes e fundando um núcleo de divulgação do espiritismo. Tive a oportunidade de proferir palestra ali, numa de suas caravanas de luz em Serrinha.

Nesse retorno ao Grande Lar, que nosso amado Antonio Lima seja sempre mais amparado pelos serviços prestados aos mais necessitados. Com certeza, fez jus a todo o amparo que recebe desde sua desencarnação. Obrigado, amigo Antonio, por tudo o que fez pelo próximo e, particularmente por mim. Deu-me sempre sua imensa ternura e isso é tesouro impagável. Ore por nós que aqui ficamos, amigo. Sei que muito em breve estará à postos, continuando nos serviços do Senhor.

domingo, 4 de agosto de 2013

AH, MACEIÓ, QUE SAUDADE!

Como descrever à voces o que foi o evento na capital alagoana neste final de semana? Simplesmente fantástico. Desde a ambientação do abrigo francisco de Assis, com o esmero próprio da Bete e sua equipe, até o incrível público que superlotou o espaço do seminário. Mais de 400 pessoas numa área que por um triz não transbordou. Mas tudo em plena ordem. Mesmo com as ruas no entorno do abrigo completamente tomadas pelos veículos, havia a tranquilidade própria dos valores que nos estimulam à todos no âmbito da espiritualidade. Pessoas de outras religiões, não espíritas portanto, curiosos sobre a visão espirita quanto á depressão, depressivos ou ex, convidados sem religião, etc, ali estavam, saboreando a música que brotou dos dedos ágeis e mágicos do Sibélius bem como atentos ao conteúdo da filosofia espírita que procuramos abordar naturalmente dentro das minhas condições.

Procurei fazer uma viagem por diversas definições sobre a depressão e enveredamos pelas características da doença, inclusive, óbvio, os aspectos espirituais da problemática. Olhos atentos, com pombos voejando, vez em quando, por entre o público, aliás, recordando que estávamos na casa de Francisco de Assis. Creio que obtivemos exito em despertar o interesse da assistencia para estudar o livro dos médiuns, bem como verificamos que o pensamento espírita havia enriquecido a compreensão das pessoas, sobretudo os que ali estavam ainda vivenciando seu drama depressivo, à respeito das diversas origens do problema assim como os caminhos da reação e superação do mal. O seminário e as apresentações do querido Sibélius teve a transmissão de uma rádio web local, sendo assistido por cerca de 300 pessoas em diversos países.

Quando encerrei o evento, não pude deixar de sentir saudades do carinho do povo alagoano pois não estavam ali apenas os amigos de Maceió. Estavam presentes irmãos de Arapiraca, Piaçabuçu, União dos Palmares, etc. Retornei à Recife como ocorre sempre que vou ao amado Estado vizinho, completamente envolto na doce saudade da terra dos marechais.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

DOR DA DEPRESSÃO

É enorme a dor de quem padece de depressão, sobretudo, em seus estágios mais avançados. E quando acrescenta-se a obsessão ao problema, temos um caldo de cultura dantesco que atinge milhões de criaturas por todo o planeta. Como a obsessão ( influência negativa de um ou mais espírito sobre uma pessoa) ainda não é levada em consideração em boa parte do planeta e pelas instituições médicas, os corações vitimados pelo mal ficam sem o respaldo do amparo da ciencia.

Depressão é doença da alma e a obsessão, muitas vezes na origem do mal, torna mais dolorosa a situação. Neste final de semana iremos estudar, em Maceió, os diversos aspectos relacionados tanto à depressão como à obsessão. De como uma atrai a outra. Sem dúvida que teremos a oportunidade de vasculhar, sob as lentes profundas e luminosas do espiritismo e do evangelho, os escuros vãos da depressão e das perseguições espirituais, durante o evento no abrigo Francisco de Assis, no bairro Serraria, capital alagoana.

P.S. - Será que estarão presentes os companheiros de Palmeiras dos Indios, Arapiraca, Coruripe, Rio Claro e União dos Palmares, só para citar os que tenho mais contato ? Será que confrades de outras cidades que ainda não tive oportunidade de conhecer não poderão aparecer por lá para os primeiros contatos? Estou esperançoso pois tenho recebido sinalização do "invisível" quanto a conseguir visitar um maior número de municípios alagoanos no próximo ano. Vamos ver.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PREPARANDO A MALA

Neste final de semana, como já divulgado neste espaço, estarei em Maceió, capital de Alagoas, para realizar o seminário em prol do abrigo Francisco de Assis, notável instituição com trabalho maravilhoso de cunho social, atendendo idosos ( internos) e famílias carentes através de seus consultórios médicos e doações de alimentos. Ainda se ressente a obra do desencarne de um dos seus baluartes, o humaníssimo médico e meu grande amigo Dr. Sarmento.

Esse seminário terá como tema "Obsessão e Depressão". Na parte artistica teremos a companhia do fantástico músico Sibélius. A expectativa, como em todos os outros anos, é de casa cheia, tanto pelo tema do evento quanto pela finalidade do mesmo: ajudar o abrigo a continuar com sua folha de serviço magnífica aos mais carentes. Começa na tarde do sábado, 15 horas até 17: 30, concluindo no domingo pela manhã, a partir das 9 horas. Já estou preparando a mala e quero encontrar os muitos amigos das diversas casas espíritas da capital, bem como de algumas cidades circunvizinhas, no evento. O abrigo merece mais um ano exitoso do evento.

TRIBUNA ESPIRITA

Recebi, esta manhã, telefonema do Severino, do excelente jornal "Tribuna Espírita", publicado na Paraíba. Reputo este veículo das idéias espíritas como dos mais bem realizados no movimento espiritista, com um conteúdo sempre muito bem embasado. Pois bem. O Severino me solicitou escrever, sempre que possível, algum artigo para o jornal. Me senti muito honrado, tanto pela contribuição que o mesmo vem prestando à mensagem da luz em tantos anos, quanto pelos colaboradores que lá se fazem presente. Já enviei, hoje mesmo, um texto. Alem disso, autorizei o "Tribuna" a retirar do blog qualquer postagem que seus editores acharem interessante. E já foi pinçado o primeiro texto daqui. Provavelmente o próximo número do jornal espírita paraibano já irá trazer a postagem que fiz referente à presença do papa Francisco no Brasil, abordando a questão da liderança acolhedora e tudo mais. O próximo texto escrevi hoje, sobre "o que podemos fazer pela vida." Quem ainda não conhece a "Tribuna", procure conhecer. Vale a pena. Agradeço o convite e, tanto quanto possível, procurarei manter a singela contribuição.

P.S - No mais recente exemplar foi publicado uma mensagem que tive o prazer de psicografar do espírito Napoleão Laureano, quando de minha última passagem pela cidade de Itapororoca. Napoleão, segundo informação dos amigos do centro espirita daquela localidade, foi médico na Paraíba, sendo um dos mentores da instituição. Mensagem escrita de forma simples, direta e com belo conteúdo evangélico - doutrinário.

FESTA DA ALMA

Como postei aqui, ontem foi feita a gravação do novo dvd, uma abordagem sobre o Céu e o Inferno, a visão espírita sobre o tema. Casa lotada, clima de profundo interesse demonstrado por todos os presentes. Uma verdadeira festa da alma. Dava para ver nos olhos da equipe da Casa do Caminho aquele fulgor, aquele brilho de entusiasmo e alegria, de certeza de mais essa contribuição pela divulgação do pensamento espírita será caracterizada pelo êxito. Temos  o desejo ardente que a análise que fizemos da questão sobre a justiça de Deus nesta palavra venha a atender a sede que as pessoas tem de compreender como essa justiça funciona, sempre guiada pela misericórdia suprema.

Breve, voces que participam de nosso blog poderão conhecer este novo trabalho. Esperamos a conclusão da edição e a análise de sua qualidade em termos de imagem e som. Se possível, divulguem essa nova empreitada. Mais que nunca, esta é a hora de por ao alcance de todos o farto conteúdo espírita, anunciando a perfeição das Leis de Deus e os objetivos traçados pelo comando do universo para todas as almas. Vamos continuar trabalhando.