Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SABEDORIA

Muito se fala sobre a conquista da sabedoria entre os chamados buscadores espirituais. Há os que entendem esta como acúmulo de saberes; existem os que acreditam que esta é proveniente dos livros sagrados decorados. Ao final, no entanto, após tanto rodar a procura de uma clara definição à respeito, chega-se a conclusão de que a sabedoria é o BEM que se faz. Na verdade, para se chegar à ela, e quando nela nos encontramos, a  generosidade, a bondade, é apanágio de quem converteu conhecimento, leitura e busca em vivência da Lei do Amor.

É o que mais importa na construção de nossa realidade. O que se fala, o que se escreve, o que se faz, deve estar a serviço do bem ao semelhante, gerando o bem em si mesmo. Virtudes como compaixão e beneficencia, generosidade e amparo, silêncio respeitoso ou a frase amiga e orientadora, são exercícios que fazemos na conquista da sabedoria. Todo o restante, é acessório. Ouvindo um dedicado tarefeiro da luz, escutei-o dizer que, "nos instantes mais difíceis de sua vida, o que o sustentou fora o esforço sincero que envidou para socorrer vidas". Os gestos que fez para ser útil ao seu semelhante representaram grande feixe de forças à lhe socorrer as energias diante do turbilhão de lutas acerbas que enfrentava. E é isso mesmo. Se dermos uma oportunidade a essa prática, veremos o efeito monumental da solidariedade vivida em nossas vidas, renovando sentimentos e forças.

O peso das lutas ,muitas vezes, nos alcança com vigor. E por mais conhecimento desta ou daquela natureza, sentimos o impacto das dores. Aí é hora de recordar a recomendação do espírito Emmanuel para o Chico Xavier, quando este encontrava-se atordoado pelas provações: "Pare tudo o que está fazendo e vamos visitar nossos irmãos na periferia da cidade". Assim fazendo, Chico dizia que retornava renovado, de ânimo redobrado pois o contato com os irmãos em grandes dificuldades, a conversação amiga e fraternal, o abraço solidário aos mais simples, tinha o poder fantástico de renovar as energias. O bem feito, alimenta o coração que o faz.

O SONHO DO POETA, DO PENSADOR

Tem o poeta verdadeiro, o pensador sincero, a ânsia da verdade, do belo e do bom
Tem a espada flamejante de amor e o sonho da justiça em seu peito.
Tem ele a religião do infinito, a religião natural, de quem sente Deus na alma
E não, apenas nas páginas dos livros leis.
Tem o pensador na alma a busca dos mistérios, o decifrar da esfinge,
o holocauto da ignorância.
Forja em si o progresso, e conhece a leveza dos libertos dos dogmas e da mentira.

O poeta verdadeiro e o pensador sincero é espírito que se levanta, ante a queda angustiante,
ante o tombo retumbante, sem de si mesmo desistir.
Os chavões da humanidade, prisioneira da maldade e superfície, não lhe alcançam a determinação
no peito. Pertence ele à Terra pelo seu poema, pertence ao céu pela bondade.
Não teme jamais refletir sobre as verdades encasteladas nos altos cumes, não desdenha da própria pequenez e, vestido de coragem, ascende às montanhas para buscar mais luz.
Fulgor de Goethe, ternura franciscana, fé raciocinada. 
Nele pontifica Kardec, nele resplandece Jesus.
No peito o archote da inspiração, nas mãos o desejo de servir.

Este o poeta verdadeiro e o pensador sincero. Sem o espírito, nada é;
com a matérria, tudo rui. Embora na carne, é essencia e luar,
Mil sóis quando canta, mil beijos quando ama.
Quando pensa, acende a chama; quando ama, clareia o tempo.
Do poeta e do pensador tomado por Deus,nascerá o homem santo.
O ventre do ser velho gerará a alma cintilante.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

AGENDA

Logo mais, 20 horas, estarei proferindo palestra na nossa abençoada Casa do caminho, no Cabo de Santo Agostinho, aliás, como habitual pois a última quarta gfeira de cada mês esta é de min ha responsabilidade. Na oportunidade de logo mais, estarwemos gravando mais um dvd com a temática a ser abordada.

No sábado e nos domingo próximos, estarei na cidade de Arapiraca, tarefa esta que venho tendo a alegria de realizá-la há 17 anos. O tema do seminário deste ano será "Para um mundo melhor, ofereça paz". Abordaremos as inquietações produzidas pela depressão, os conflitos humanos e a educação espiritual como caminho para se alcançar a tão sonhada paz.

Na próxima semana, estarei na sexta feira à noite na cidade de Parelhas ( RN). No sábado à tarde, falarei na cidade de Currais Novos ( RN.). Logo após esta palestra, viajo para a cidade de Frei Martinho, já na Paraíba, onde farei uma conferencia 20 horas. Pernoito  e na manhã seguinte já sigo para a cidade de Picuí ( PB), onde proferirei palestra às 9 horas. Após o almoço, retorno para Pernambuco.

Resumindo:

hoje - Casa do Caminho
30. 11 e 01 . 12 - Arapiraca
06 - Parelhas ( RN )
07 - Currais Novos ( RN )
07 - Frei Martinho (PB)
08 - Picuí (PB)

DESENCARNE DE NILSON PEREIRA

Dia 21 passado retornou ao mundo espiritual aquele que foi o braço direito do médium Divaldo Franco, o seu primo Nilson Pereira, conhecido tambem como Tio Nilson. Administrador da Mansão do Caminho, a modelar obra social fundada pelos dois tarefeiros na capital baiana e que já socorreu milhares de famílias em todos esses anos, tio Nilson, enquanto Divaldo empreendia suas viagens missionárias pelo planeta para a difusão do espiritismo, ficava  à frente da obra, alem de ser trabalhador na área do diálogo com os espíritos nas reuniões mediúnicas do Centro Espírita Caminho da Redenção, tambem fundado pelos dois companheiros dedicados  à causa da iluminação da humanidade. Hábil administrador, sereno e firme à frente das atividades, produzia a devida segurança para que Divaldo expandisse sua tarefa pelo planeta e na recepção dos livros psicografados. Nossos votos de muita paz ao Nilson e que ele possas o mais breve possível ter um pleno reentabelecimento na pátria espiritual, com certeza, voltando aos postos de trabalho na seara do amor, como era de seu feitio. Deus o abençoe, Nilson, pelos seus esforços e dedicação.

A CONTRIBUIÇÃO DE STEINER

Dá para verificar, ao longo da história, que as grandes verdades se inserem, de uma ou de outra forma, em cada período da humanidade. Com roupagens típicas de cada época e obedecendo ao contexto do período, as verdades persistem em chamar a atenção do ser humano a fim de este venha a tomar posse de sua realidade íntima e transcendente: a imortalidade.

Gostaria de pontuar nesta postagem a contribuição do ocultista, filósofo e educador, Rudolf Steiner para a disseminação destas verdades aqui abordadas. Ao final do século 19 e até o ano de 1925, o pensador austríaco foi um dos líderes da Teosofia, que já abordava muito do que o espiritismo trazia à época; depois, se desligou da mesma e criou sua própria escola espiritualista, intitulada Antroposofia. Estudando as faculdades  da alma, entre elas a mediunidade e a lei da reencarnação, Steiner dedicou-se a demonstrar que o meio para a conquista da plenitude do ser era a educação. Quando de algumas palestras que realizou para a empresa de produção de cigarros Waldorf - Astoria, na Alemanha, o proprietário da empresa ficou tão empolgado com a abordagem de Steiner que o convidou para educar seus funcionários e filhos dentro de sua concepção espiritualista.

Foi daí que surgiu a pedagogia Waldorf. Interessante que esse processo educacional, na sua origem, não dispensava a análise da criança e do jovem como um ser antigo, com várias experiências na carne. E tinha Steiner o sentimento que educar era ajudar a colocar para fora as forças divinas que o ser humano possui. Aliás, a mesma concepção de Confúcio,  o sábio chinês, de Pestallozzzi, mestre de Allan Kardec, e de Rousseau, um dos iluministas, pai das idéias que desaguariam na famosa revolução francesa.

Juntando os pedaços da história, efetivamente ela se repete, fundamentalmente no que diz respeito as grandes verdades. A filosofia Waldorf e  a antroposofia podem ser estudadas e identificadas com diversos fundamentos da visão espírita. Rudolf Steiner não dispensava o conceito de imortalidade da alma, da lei de causa e efeito e da reencarnação para estruturar seu sistema educacional. Embora mais de 800 escolas apliquem ainda hoje esse sistema, claro que alguma coisa não se manteve do sistema original em boa parte dos seus núcleos escolares, dentre esses elementos que parecem não mais fazer parte de uma parte das escolas que adotam o método Waldorf, encontra-se a reencarnação. O que é lamentável. Creio que isso interfere diretamente na eficácia do processo em si. Estudar a personalidade da criança sob a ótica reencarnacionista faz uma grande diferença, pois muitos aspectos deixam de serem levados em consideração no tocante aos objetivos reais da educação. É algo que ocorre muito parecido com a psicologia. Sem a reencarnação, muitos problemas da alma humana ficam no limbo, sem caminhos de compreensão e solução.

Mas o importante é verificar que as verdades são as mesmas ao longo do tempo. E elas voltam, aqui e ali, insistindo junto à teimosia humana até que ela ceda e este se volte para a transcendencia da vida e sua gloriosa destinação. Assim será, senão a história não se repetiria, não é mesmo? essa a intenção das altas esferas, dos que são encarregados pela evolução da espécie humana na face do planeta azul.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

QUANDO TU VIESTE AO MUNDO

Quando Tu vieste ao mundo, ó Cristo divino, o mal, a sombra, o crime, tremeram em suas masmorras.
Abristes as portas da luz e desenhaste o caminho ao infinito.
Quando Tu pousaste na Terra, o galopante corcel da negação arrefeceu  seus passos
E uma nesga de esperança começou a fervilhar no gérmem.
Pintor celeste, esteta divino, glorioso lampadário do amor...apavorada a treva sabe o que representas,
Nossa pequenez pressente Tua grandeza,
o criminoso intui tua pureza.
Mas Teu Evangelho canta, na música dolente e instigante da caridade, 
o encontro do mal, do caído, do equivocado, da sombra, 
com a ternura de Deus, com a redenção da própria alma, com o recomeço
de quem tropeçou.


Tua voz ecoa, ainda, para os tombados, em seus túmulos de remorso, as bem aventuranças de misericórdia.
Entoa a melodia do Teu coração, a marcha da recuperação, feita de indulgencia e bondade,
de tolerância e perdão.
Tolo materialismo, incauto materialista, o que sabes da vida e da perene vida, se apenas enxergas a pequena ponta da minúscula ilha, não divisando sua parte submersa.
Oh, Olimpo de eternidade, ó terra de deuses que somos, feita de infinito e estrelas, brilhos e clarões, que da terra minúscula pouco se percebe!
Música de Beethovem puro, sonata de translúcido Chopin, ária de transcendente Mozart...Isso é tua mensagem, Jesus indescritível, Tua face de promessas reais, o tesouro que nos entregas em Teus ensinamentos.


Quando vieste ao Mundo, não só este preludiou a mudança. Os homens se questionaram, as flores perfumaram, as árvores ofertaram mais frutos, o oceano, mais profundidade.
A dor que nos chega e fustiga, então, tornou-se a sepultura do ser humano velho e a alvorada do novo ser rejuvenescido.
Foi isto que ocorreu, quando vieste ao mundo...



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ENCONTRO COM DIVERSAS CIDADES

O trabalho realizado neste final de semana na cidade de Rio Largo, Alagoas, foi extremamente gratificante. Várias cidades se fizeram presentes no seminário sobre "Diretrizes para a educação da mediunidade", que ali realizamos. Lembro de algumas delas: Muricy, União dos Palmares, Itaberaba, São José das Lages, Joaquim Gomes, Viçosa, Arapiraca, alem de Rio Largo e Maceió. Auditório exalando uma energia de grande interesse por parte de todos. No próximo ano, estarei visitando algumas dessas cidades citadas.

TEXTO PRONTINHO...

Achei muito engraçado o comentário de uma participante do blog sobre o texto de Ágira. Ela se referiu, com muita graciosidade, ao fato de ter escrito que eu havia acordado com o texto prontinho e o transpus para o computador. Realmente, esse veio assim, prontinho. É mais uma prova da ação da dimensão espiritual sobre nós ou do que podemos fazer, durante o sono físico, fora do corpo. Se a gente ajudasse mais, quantas coisas maravilhosas não receberíamos ou alcançaríamos vindo dos benfeitores espirituais amigos, não é verdade? Mas a maioria dos textos que escrevo aqui vieram ( e vem) do suor e da reflexão. Temos que fazer alguma coisa, não é mesmo ?

sábado, 23 de novembro de 2013

ÁGIRA E A RELIGIÃO NATURAL

Ágira renascera com o coração pleno de esperança. Estava de volta à arena da Terra consciente de que a hora seria de vastas oportunidades, tanto para seu coração em especial, quanto para a humanidade a que viera servir. Estava exultante, desde sua adolescencia, com a eloquente e profunda mensagem da religião natural. Sim, era disso o de que  tratava o ideal a que passara a se dedicar desde  o início de sua mocidade. Agora, já adulta mas ainda jovem, multiplicava esforços a fim de que o tesouro que lhe enriquecia a vida pudesse chegar ao maior número possível de pessoas.

Não era fácil, porem , a devida assimilação desses postulados. A verdade das leis cósmicas encontrava a resistencia das mentes acostumadas ao período de infância do sentimento religioso. Necessitavam àqueles corações do formalismo, da institucionalização da religião. Pior: não lhe  compreendiam o apelo do desenvolvimento interior, permanecendo na busca de um Deus que lhe atendesse todas as carências imediatistas. Por que se surpreender com isso? Foram milênios vivendo sob injunção da mais ampla ignorância a respeito de si mesmo e da destinação do espírito glorioso. Até a imortalidade, base das diversas escolas religiosas, não encontrava a devida compreensão.

Ágira pensava sobre tudo isso com frequencia. No próprio meio da religião natural percebia uma enorme presença dos resquícios da imaturidade espiritual. Ganhava números de seguidores, no entanto, verificava a enorme quantidade de co - idealistas presos à busca das satisfações imediatas. Consultavam os espíritos na ânsia de ve-los atende-los nas aflições cotidianas, saciando a sede de ver os problemas e dificuldades afastados como num toque de mágica. A consciencia de que deve-se estudar a grande mensagem como quem se organiza "à longo prazo", não possue maior ressonância nas mentes e corações. Sim, mesmo no ambiente de tão avançado corpo de ensinamentos superiores, a "institucionalização" destes conhecimentos produzia a ânsia louca das respostas prontas.

Pensar. Raciocinar. Buscar entender a grande lei, perfeitamente exarada na reencarnação, por exemplo. Isso muitos não o faziam. E uma imensa compaixão envolvia Ágira. Lera não apenas a doutrina a que servia com ardência. Lera Rousseau, Voltaire, os iluministas, a filosofia luminosa que brota dos vedas e do budismo. Ah, a religião naatural seria a perfeita identificação da alma humana para com a divina vontade! Tudo era sagrado. Não haveria na natureza nada que o Criador não houvesse tocado de sagrado. Compreender a espiritualização seria, segundo Ágira, o grande passo para se superar os resquícios da religião de aparencia. 

Uma ciencia religiosa, era o que, na verdade, caracterizava aquele ideal. Princípios das mais elevada moral, que nasciam dos estudos mais intensos sobre a natureza do ser humano e do universo. Sem dogmas, sem rigidez de uma falsa moral, sem puritanismo que esconde a hipocrisia. Pureza real em sua filosofia libertadora. 

Uma religião científica, erguendo  a razão ao patamar de sublime grandeza, encaminhando, por sua vez, a intuição para a esfera mais bela que se poderia conceber. Da análise dos fatos às mais cintilantes conclusões, desenhando uma filosofia elevada, capaz de tocar os céus. Sem sacerdotes e, dessa maneira, todos seria responsáveis sobre o próprio caminho e não apenas alguns deveriam ser entronizados em um  altar. Aliás, ninguem seria levado a este patamar. A visão dos seguidores da religião natural, não tinha dúvidas, teria que sintonizar com esta verdade.

Ágira, sentada diante das vastas montanhas, refletia na estrada longa que ainda cabia à humanidade da Terra trilhar. A própria dificuldade dos seguidores das luzes espirituais de plenificar-se com os robustos postulados, indicavam, ao lado das naturais dificuldades de outros segmentos, um longo caminho, uma árdua ascenção para a imensa comunidade terrena. Assim seria. Assim teria que ser. Caberia prosseguir, semeando, espalhando as sementes da luz, procurando adubá-la em si mesmo. A ascenção se faz. A Lei se cumprirá. E é da Lei que tudo progrida na natureza. Ágira abriu esplendoroso sorriso ante a natureza em festa. Ergueu-se e, fitando a estrada estreita, a seguiu, disposta a viver, tanto quanto possível, a religião natural.

OBS: Amigos, acordei com este texto prontinho na mente. Foi abrir os olhos e ele desfilou por dentro de mim. Tinha que escreve-lo, pois, apesar de ser tão cedo, não havia como voltar a dormir. Levantei e tentei ser o mais fiel possível à sua essencia. Está entregue.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

QUEM ESTÁ NOS ACESSANDO

Já faz algum tempo que não abordo o rancking dos países que vem acessando o nosso blog. Vamos lá, informando os cinco primeiros colocados:

1 - Brasil ( naturalmente )

2 - Estados Unidos

3 - Portugal

4 - Alemanha

5 - Rússia.

Temos ainda um bom acesso de outros países mas estes são os que mais impressionam e nos deixam extremamente felizes. A Arábia Saudita, que durante um bom tempo esteve entre os tres primeiros agora está em sexto lugar. Ainda é um bom número de acesso pois trata-se de um paíos onde não esperamos muitos acessos. Está sempre acima das expectativas. Ressaltamos, ainda, Holanda, França e Reino Unido como países entre os dez primeiros colocados em número de acessos.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

AGENDA

Como postei aqui, sábado estarei em Rio Largo, Alagoas. 19:30 farei palestra  com o tema: Obsessão em tempo de transição, e no domingo, pela manhã, seminário abordando Diretrizes da Educação Mediúnica.

SONHOS E SONHOS

A questão da interpretação dos sonhos é recorrente quando as pessoas sabem que somos espíritas. Muitos acreditam que sabemos interpretá-los e que isso faz parte das bases espíritas. Claro que isso é fruto da ignorância, do desconhecimento sobre o espiritismo e, até, sobre os sonhos. O espiritismo aborda a questão dos sonhos, é verdade, e não poderia ser diferente, pois estes fazem parte dos mecanismos dos estados de emancipação da alma. O problema é a maneira como entendemos o sonho. E não levamos em consideração a complexidade que o compõe.


Quando dormimos, deixamos o corpo em repouso, refazendo-se das lides cotidianas. Isso é sistema de recomposição traçado pela natureza. Agora, o que a alma faz quando se afasta do organismo físico durante o período do sono, é que são elas. E aí tem início as dificuldades para o devido entendimento desta condição diferenciada do espírito. Como sabemos, o cérebro físico não está devidamente aparelhado para suportar os dois gêneros de vida - a física e a espiritual - , bem como aguentar mais que um tempo - presente, futuro ou passado. Eis porque não nos recordamos de encarnações anteriores e dificilmente se penetra no futuro, com as exceções de praxe. Isso tudo devido as condições espirituais da grande maioria dos habitantes da Terra, almas pouco amadurecidas, pouco espiritualizadas e com muitos , e até graves, deslizes produzidos anterior a esta existencia na carne. A bondade do Alto preserva, através deste esquecimento e desta inibição dimensional, se assim podemos nos expressar, a integridade e o equilíbrio do ser.


Durante o período do sono, eis que a alma, de alguma maneira, retoma seu contato com a realidade espiritual ou com o seu psiquismo de profundidade, onde se encontram armazenadas as experiências milenares que trazemos. Tudo de bom ou de ruim que fizemos encontra-se no sublime arquivo da mente. No estado de emancipação do corpo durante o sono, estabelecemos relação com o ambiente terreno à nossa volta, para com outras esferas espirituais as quais estamos vinculados por sintonia, afinidade, ou efetuamos contatos com outras individualidades da Terra ou da dimensão extra física, de conformidade com nossas tendencias e aspirações. Há, em geral, muita intensidade de vida e movimentação durante aquilo que chamamos sono físico. Esse período exerce grande importância na disposição que apresentamos durante o dia, seja no que diz respeito às boas resoluções que tomamos ou seja quanto à comportamentos que não entendemos a razão de uma certa irritabilidade ou atitude infeliz que concretizamos. Segundo André Luiz, espírito, através do Chico Xavier, muitos crimes são arquitetados e estimulados nesta fase, obviamente, pela sintonia e disposição que a pouca moral dos indivíduos proporciona.


Como eu coloquei acima, o cérebro físico não aguenta uma percepção nítida das duas realidades. Por isso os sonhos muitas vezes são confusos, misturando ações que fazemos fora do corpo com registro do inconsciente. Eles, os sonhos, tambem podem apresentar uma carga de simbologia, que é a capacidade de filtragem da mente dos pouco educados habitantes do nosso mundo, apenas registrando, em forma de símbolos, o que escutamos e vemos no reino dos sonhos. Acrescentemos à tudo isso o fato de que, emancipados do corpo físico, podemos ter ou ver uma nesga de vivências de outras encarnações que tivemos, como se uma "brecha" no psiquismo permitisse tal fato. Esta percepção pode ser mais ou menos clara. Isto posto, já dá para entender porque é extremamente complicado se tentar decifrar sonhos, não é mesmo ?


Mas existem, ainda, os sonhos premonitórios. Estes trazem, muitas vezes, uma nitidez magnífica. Algumas pessoas apresentam uma peculiaridade quase sempre incômoda: veem com grande lucidez fatos que irão se produzir mais tarde. Recomendamos aos que simpatizam com os estudo relativos ao futuro, ler alguns trabalhos do pesquisador Hermínio Correa de Miranda, particularmente o livro " A Memória e o Tempo". É uma abordagem que ele faz muito interessante sobre as características do tempo, sobretudo, indicando evidências que o futuro já é, embora se preserve o livre arbitrio da criatura. Leiam a obra.


Portanto, sonhos e sonhos. Há os que são realidade do que faz a alma fora do corpo enquanto este descansa, e os há como consequencia das lembranças ou expressões de formas pensamentos que nutrimos como aspirações em nosso inconsciente. Há os sonhos relativos ao futuro e os há concernentes ao passado. Importante, em cima disso, entender que a maneira como vivemos no estado de vigília exerce direta importância no que serão nossas noites de sono. Quanto mais elevamos nosso ideal e forma de viver, mais nos preservamos de ambientes problemáticos e situações difíceis enquanto o corpo repousa, favorecendo a ação dos bons espíritos, que intentam, sempre, nos levar à ambientes de estudo e edificação. Nossas vibrações são fundamentais para esse mister. Orar antes de dormir, o fazendo com o coração e de maneira sentida, é elemento auxiliar poderoso. Mas acima de tudo, durante o dia, procurar viver da maneira mais edificante que pudermos. 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

EQUIPANDO-SE

Tenho para mim que estudar nossa natureza espiritual é equipar-se para enfrentar os desafios que constituem a jornada para a plenitude. A ausencia de religiosidade ( não me refiro aqui a religião institucional e sim, a religião natural ) responde pelo desnorteamento do ser humano ante circunstâncias muitas vezes avassaladoras que lhe chegam à vida. A ignorância sobre a história que todos trazemos de outras reencarnações resulta numa pessoa duvidando, não só de si mesmo bem como da presença de Deus. As aparentes injustiças da vida não se coadunam com a proteção e misericórdia divina, não é mesmo?

Quando os pais da atualidade, embora até creiam em Deus, não estimulam seus filhos a aproximar-se do Criador, não ensinando-lhe a orar, não sabem como estão contribuindo para o desajuste destes ante os problemas que surgirão em seus caminhos. Desequipados de Deus, e sem o hábito da oração confiantes, serão, muitas vezes, como frágeis embarcações em meio a um oceano revolto, em águas turbulentas. Como recorrer ao Ser Indescritível, se desde pequeno O ignoramos ? Claro que a fagulha sublime está dentro de todos nós e ainda que não acostumados à ela, o instinto de Deus pode brotar, fazendo-nos sentir Sua presença protetora, no entanto, torna-se mais fácil e seguro quando, desde pequeno nos acostumamos à buscá-Lo. Nossos avós e pais, ensinavam seus filhos e netos a rezar antes de dormir. Os pais da atualidade permitem mais cinco minutos de internet, antes do filho adormecer. Bem diferente, não é mesmo?

Espaço para meditar, pensar a vida pelo prisma da espirtualidade: isto é equipar-se para a existencia. É caminho para se entender que há um inteligente propósito para o viver. Há um programa evolutivo, que respeita o livre arbítrio da alma, dentro de seu relativo poder de escolha. Relativo porque, quanto mais o espirito evolui, se ilumina, sua liberdade se amplia, pelo próprio grau de desenvolvimento de seu senso de responsabilidade.Quanto mais atrasada a criatura em sua trajetória iluminativa, mais limitada sua liberdade, restringindo-se sua atuação com poder de mais ampla influencia. Obviamente que é fácil compreender que essa liberdade restrita se refere ao universo como um todo mas aqui na Terra, essa liberdade tem uma certa amplitude. Basta verificar aqueles que usam sua liberdade relativa para matar, roubar, prejudicar, enganar, destruir e, até mesmo, se omitir. Agem, aparentemente, com liberdade absoluta mas, não nos esqueçamos que estamos num mundo dos mais atrasados do infinito, portanto, o poder de escolher caminhos de sombra, está relacionado ao fato das outras pessoas estarem sujeitas as injunções das más escolhas pelo fato de serem almas estagiando num planeta de provas e expiações. A Terra é uma espécie de penitenciária. Quando estão os prisioneiros tomando sol no pátio, podem brigar e gritar palavras nocivas, não é mesmo? Estão presos, porem. Isso é ilustrativo mas serve, creio, para entendermos, um pouco melhor,  a situação.

Equipar-se com os valores espirituais é ampliar seu poder de liberdade. É iluminar-se e encher a alma com cada vez maior cota de sabedoria. É fortalecer-se para as provas da vida. A fé racional, inteligente e poderosa, mantem o ser em estado de confiança e compreensão. Clareia o raciocínio e faz cintilar os sentimentos mais belos diante dos percalços. Produz o alimento que vitaliza a alma. De alguma maneira, resulta num sentimento de cerrteza que chegaremos, vitoriosos, ao elevado objetivo do processo da evolução. Isto porque, estaremos equipados com Deus.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

EXORCIZANDO FANTASMAS OU MATERIALIZANDO ALMAS

Escrever é algo que, por mais tentemos definir claramente, sempre ficará algo a ser preenchido. E até porque a sensação para quem escreve terá, naturalmente, características diferentes, de conformidade com a personalidade do escritor. Para uns, escrever é exorcizar fantasmas, medos, angústias, válvula de escape dos diversos conflitos; para outros, escrever equivale a materializar vidas, almas, sonhos e aspirações. De conformidade com os objetivos de quem escreve, pode ser uma ou outra opção.


Sem dúvida que materializar idéias e sentimentos em forma de palavras é uma das mais notáveis e significativas expressão do ser humano. Enquanto que falar é uma arte "aberta ao público" desde que se pronuncia as palavras, escrever é a arte de "monologar" com o coração e a mente, sabendo que, provavelmente, estará dialogando com outras mentes, outros corações, posteriormente. Primeiro voce escreve na própria intimidade, imaginando que outros estejam lendo o que se escreve. Ninguem escreve para si, pelo menos hipoteticamente. Mesmo quem escreve um diário íntimo, será que, no fundo, não imagina como seria a leitura de alguem acessando aquelas revelações? Será que os produtores de diários nunca imaginaram a reação de supostos leitores às escondidas, devorando seus escritos secretos?


Usar os textos para tratar de temas elevados é das mais belas concepções que o engenho humano pode produzir. Escrever edificando. Materializar idéias que renovem, gerem elevadas aspirações, estimulem a confiança e a criatividade em quem lê. E mais ainda quando se aborda espiritualidade, evolução, entendimento da vida, principalmente num mundo em que a ignorância sobre "quem somos" e o sentido da vida, predomina. Exorcizar fantasmas da ignorância e materializar a consciencia da imortalidade e da destinação gloriosa de todos nós. Eis a sublimidade para quem escreve. Isto não quer dizer que todo mundo que escreve teria que o faze-lo abordando, apenas, as questões da espiritualidade doutrinariamente. Não, isto não. Há muitos temas da vida humana que merecem ser abordados. Amor, sofrimento, saudade, relações....o ponto fundamental é sempre escrever erguendo, enfatizando caminhos ou questionando situações para encontrar respostas. 

É isso. Escrever amando. Amar, vivendo. Viver com intensidade. Ser intenso com responsabilidade. A vida é um tesouro de emoções fulgurantes e fortes, suaves e doces, ternas e, tambem, em erupções. É a paixão pelo bem, a ardência pela sua grandeza, a reverência por Deus. É a tez do anjo e os olhos ansiosos do genio; a leveza da mulher grávida e a saga da alma santa. É o trabalho perpétuo de Sísifo e a beleza de Vênus. Os versos de Victor Hugo e o amor de Tereza de Calcutá. É Francisco amando e Castro Alves sonhando. É Einstein concebendo e Sócrates pensando. É o homem simples do campo com sua enxada e a menina com seu tablet. A costureira e o operário, a flor e o leão. Enfim, escrever é tratar disso tudo. Afinal, isso é a vida.

domingo, 17 de novembro de 2013

EM RIO LARGO - ALAGOAS

No próximo final de semana estarei no Estado de Alagoas, na cidade de Rio Largo, proferindo palestra e seminário, sábado e domingo. A cidade é onde está localizado o aeroporto de Alagoas, alguns quilômetros antes de Maceió. É a primeira vez que estarei por lá. Durante a semana, colocarei aqui os temas da conferencia e seminário, com os respectivos horários.

QUE MANHÃ !

Hoje, como divulguei aqui, tivemos o seminário na Casa do Caminho, enfocando o tema "Educar e Educar-se". Casa lotada. Amigos de João Pessoa (mais de 90 corações na caravana ), Itapororoca, interior paraibano, Olinda, Aldeia, Recife, Cabo de Santo Agostinho, ônibus, micro ônibus, carros, alegria, entusiasmo, arte espírita. Manhã radiosa, dia lindíssimo. A Casa do Caminho parecia tomada de uma magia especial. E estava mesmo. Os benfeitores espirituais nos brindaram, com certeza, com seu magnetismo, o amor que aspiramos dos céus. Havia um perfume diferente no ar.

Como sempre, o carinho, a bondade de tantos corações propiciaram que pudéssemos tratar de um assunto delicado e fundamental na estrada evolutiva dos seres: a educação. Procuramos fazer uma abordagem a partir do pensamento de Pestalozzi, de Rudof Steiner, o criador da antroposofia e da pedagogia Waldorf, Confúcio e, claro, Jesus, o maior dos educadores. Chegamos ao Espiritismo e enfocamos o poder de síntese da doutrina quanto à incorpar esses luminares em suas bases iluminativas. Na verdade, estes prepararam o caminho para o espiritismo. E procuramos refletir sobre os desafios práticos da educação, tanto quanto à nossa própria, quanto a de nossos filhos.

Ao término do seminário, hora do almoço e a festa da alma prosseguiu. Fico sempre muito feliz quando os amigos se sentem aconchegados em nossa instituição. Quando alguem fala da paz que está sentindo ou se refere ao bem estar que fruem naquele ambiente, sinto-me contente e com ardente desejo de trabalhar para que permaneça assim e, claro, que melhore. Minha imensa gratidão às centenas de companheiros que embelezaram o evento, comparecendo em massa. Grato à todos pela contribuição à paz do local, particularmente, o esforço de Miguel, do C. E. Jesus no Lar, da capital paraibana, que organizou a caravana e divulgou o seminário na Paraíba.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SEMINÁRIO NA CASA DO CAMINHO

E domingo é o dia do seminário na nossa Casa do Caminho, em Garapu, Cabo de Santo Agostinho. Será às 8:30 hs e terá como tema: "Educar e Educar-se". Na oportunidade, já temos confirmados algumas caravanas. De João Pesssoa, cerca de 70 companheiros estarão presentes. De Itapororoca, interior paraibano, mais 25 pessoas. Do Centro Espírita Júlio César, de Olinda, virão, em caravana, algo em torno de 30 amigos. Sem falar alguns corações queridos que virão de Recife em seus automóveis, como é o caso dos espíritas do Centro espírita de Aldeia, Camaragibe, e do Abrigo Batista de Carvalho. pelos cálculos, só de visitantes teremos cerca de 150 pessoas. Alem destes, com certeza muitos frequentadores da casa estarão presentes para escutar as reflexões em torno do tema. Pelo visto, teremos a  casa lotada. Mas tem espaço, viu? Pode vir. E aproveite uma manhã, com certeza, cheia das luzes espirituais, no aconchegante espaço da Casa do Caminho. Ah, se alguem desejar almoçar após o seminário, que se encerra ao meio dia, fará um investimento de R$ 15, 00, com direito à sobremesa. 

ENFIM, REENCARNEI

Enfim, reencarnei. No dia 16 de novembro, a misericórdia divina concedeu-me a benção da volta ao corpo. Face às imensas necessidades evolutivas que apresentava e apresento, retornei numa família numerosa. Foram dez filhos. Eu fui o nono ( imaginem a ansiedade que eu não estava na fila d espera ). Com todas as lutas próprias daquela época, meus pais recebiam cada filho com uma verdadeira festa no coração. Família numerosa é sempre acréscimo de lutas e responsabilidades. Para usar uma linguagem bem nordestina, é fartura de aperreio.

No mundo dos espíritos, ansiava o retorno. Singelo e apagado colaborador desencarnado no antigo ( e extinto ) Arautos da Verdade, o primeiro centro espírita da cidade onde renasci, Cabo de Santo  Agostinho, fundado pelos meus avós maternos, recebia, então, sustentação e aprendizado para me preparar convenientemente para as tarefas que teria que realizar no mundo das formas, na encarnação que se avizinhava. Imperioso o melhor aproveitamento. O atraso espiritual que me caracteriza o ser tornava fundamental a dedicação, o esforço para bem desencubir-me dos futuros trabalhos. E não digo isso por suposta humildade. Isso se chama "choque de realidade". Aqui na Terra, mais patente ainda esse choque. As muitas vezes que uma persistente impaciencia se fez presente em minhas atitudes, ainda que não exteriorizada algumas vezes e outras, sim. Minhas filhas sabem bem disso, rsrsrs. Os erros recorrentes, as dificuldades persistentes, enfim, as sinalizações de todos esses fatores a lembrar-me o quanto falta a caminhar.

Vim com o compromisso belo da divulgação do espiritismo, alem, claro, da fundamental reforma íntima. Ao longo desses quase 34 anos, tenho procurado desincubir-me da melhor maneira da disseminação do pensamento espírita. Na parte interna, aí é uma luta colossal, titânica. Haja batalha. Haja suor. Haja paciencia comigo mesmo. Mas, na verdade, só gratidão à Deus, ao Cristo maravilhjoso, pelos muitos amigos que se fizeram e fazem-se, de cireneus para minhas pernas fágeis. A luminosa ferramenta do espiritismo é, sem dúvida, para todos nós, sublime prova da Bondade dos Céus para conosco, amparando-nos por intermédio da grande mensagem.

Peço aos céus que me inunda de mais vigor e lucidez a fim de não magoar tantos corações amigos com as minhas imperfeições evidentes, repetindo um pensamento do Chico Xavier. No caso dele, real humildade. No meu,  choque de realidade, como já coloquei acima. E aos tantos corações queridos, que me incentivam e beneficiam com seu amor fraternal, ouso pedir um pouco mais, além do tanto com que já me enriquecem os passos:  sua preces e vibrações, que rogo aqui com os olhos marejados e feliz, a fim de que eu possa ser realmente digno de tanta ternura, alem de poder compensar o muito que os bons espiritos tem feito à meu favor, dedicando-me da melhor e da mais acertada maneira possível, a causa da divulgação da doutrina espírita e do bem,  dentro das muitas limitações que me caracterizam o ser.

Obrigado à todos voces. Por todas as lembranças carinhosas que já me chegam, felicitando-me por mais um aniversário e pelas provas de amor com que vem me cumulando a vida.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

AGENDA

Amanhã, terça, 12,  estarei proferindo palestra no Centro Espírita Luz e Amor, localizado no bairro da Encruzilhada, aqui na capital pernambucana. O tema que me foi proposto pela casa foi sobre "Camille Flammarion", o grande astrônomo, amigo de Allan Kardec e que legou extraordinária contribuição às pesquisas psíquicas, entre meados do século 19 e início do século 20. A palestra será 20 horas. O Luz e Amor fica logo no início da av. Beberibe, logo após a praça da encruzilhada.

50 MIL MORTOS - OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA

A quem interessa uma sociedade acuada, com medo e insegura? esse é o estado da população brasileira. Afinal, segundo os últimos números levantados sobre a violência no Brasil, números estes provenientes dos próprios órgãos governamentais, este ano já teremos atingidos o aterrorizante número de cinquenta mil mortes por homicídios. Isto mesmo. O número já é bem maior do que os mortos do conflito na Chechênia contra a Rússia, da guerra civil no Sudão e no Iraque. Isso sem contabilizar o número de assaltos e estupros, que cresceu, e muito, em relação ao ano anterior.

Causa perplexidade que, em pleno século 21, ainda a sociedade brasileira conviva com algo dessa natureza. Claro que sociólogos e estudiosos outros, mais qualificados para a abordagem do problema, deverão vir à público tratar da questão. Isso não impede que um simples cidadão como eu faça a indagação. Por que convivemos dessa maneira com tal brutalidade ? Enquanto isso, desejam ampliar essa violência, aprovando a legalização do aborto. Tanta coisa para fazer e fica-se insistindo em legalizar a retirada da vida do feto, dos espíritos que necessitam nascer para dar prosseguimento à sua evolução.

O nosso país já é uma das sociedades mais violentas da Terra. A cada ano cresce o número da tragédia. Para piorar, o Brasil já é campeão mundial de consumo do "Crack" e segundo lugar em cocaína. Não sou mesmo daqueles ufanistas que acham que. como temos a missão de ser coração do mundo e patria do evangelho, deve-se ficar aguardando o que as altas esferas espirituais farão para mudar a situação. O que cabe ao ser encarnado fazer, deve faze-lo. Sou otimista sim, mas isso não me dá o direito de encarar com naturalidade tal descalabro de vida social. 

A vida é dinâmica e temos o poder de escolha. Somos livres para o fazer, no entanto, a colheita é obrigatória. Já li até militante de partido político defendendo os mascarados violentos das manifestações de rua, dizendo que representam legítimas forças sociais. Talvez por isso que nossa sociedade é das mais atrasadas, tanto nas aplicações das leis quanto nas relações sociais. Todo país tem problemas e mesmo aqueles que são vistos como verdadeiros paraísos na Terra tem, tambem, seus tipos de mazela, no entanto, quem já saiu daqui e conheceu outras realidades onde educação, estado cumprindo seus deveres, respeito ao cidadão pontificam, percebe-se a enorme distância que estamos delas ( destas realidades ).

Sair com a família para um simples jantar é exercício de temor em certas localidades do país. Viajar é não saber se se vai voltar, pelo menos inteiro, etc. A antiga colocação culpando a pobreza já não corresponde aos estudos mais atualizados. Temos ainda muita pobreza, é verdade mas a grande maioria dos pobres é honesta e decente. A questão comporta outras análises e me parece, enveredar por questões estruturais, começando com a política. Isso não retira a responsabilidade do cidadão, de cada um de nós avaliar a si mesmo e, dessa maneira, contribuir para a melhoria da sociedade como um todo. Fatores, ainda, como cidades escuras, falta de educação, ausência da lei no sentido de que ela seja cumprida e sirva para todos, combate efetivo as drogas, sobretudo, agindo sobre o nascedouro, incluindo aí, as fronteiras abertas por onde o país é inundado pela cocaína, crack e maconha, concluindo com o terrível mal da corrupção, por si só, um tipo de violência cometido contra toda a população, devem ser levados em consideração.

A análise é complexa, porem, o que posso registrar, amargamente, são os tristes números da indecencia. São fatos dolorosos. E contra fatos, não há argumentos. Triste realidade.

domingo, 10 de novembro de 2013

ENCONTRO NO NACCA

O encontro com as casas espíritas da cidade de Goiana, lá na sede do Nacca, ocorrido neste domingo pela manhã, foi de uma grande felicidade. Alem das instituições da cidade, tivemos a presença de centro espirita de Timbaúba e espiritas de Surubim, alem do casal Valtinho e Cidália, da cidade de Souza, no sertão paraibano, que nos visitavam. Manhã radiosa, de muito sol, com a apresentação dos trabalhos do Nacca e um seminário que fizemos abordando desafios dos centros espíritas nestes tempos de mudança. Foi oferecido aos participantes um lancha à base de frutas tropicais. O entusiasmo dos visitantes pela área bucólica do Nacca os levou a se candidatarem como voluntários, chegando, alguns deles, a garantirem presença na próxima reunião no local. Atingimos, creio, todos os objetivos que traçamos, que era interagir com as casas espíritas do município e faze-las sentirem-se como componentes do Nacca.

sábado, 9 de novembro de 2013

MAIS UMA ETAPA

Próximo sábado, 16, estarei completando mais uma etapa de vida na Terra. Não sei como agradecer as bençãos de misericórdia com que o Pai me amparou na jornada. Como alguns amigos queriam trazer seu abraço carinhoso e incentivador, resolvemos realizar, no domingo, 17, um seminário cujo tema será : "Educar e Educar-se". Será pela manhã, a partir das 8:30, com apresentação artística a cargo do grupo Brincantes, do Centro Espírita Júlio César, localizado em Rio Doce, Olinda e que virá com uma caravana. Receberemos tambem caravana de João Pessoa, com cerca de 60 pessoas, segundo informe do amigo Miguel, do "Lar de Jesus", daquela cidade. Alguns confrades queridos de algumas casas espíritas de Recife estão confirmando presença. Será uma manhã diferente. Creio que quem vier, gostará. O seminário é gratuito, agora, se alguem desejar ficar conosco para o almoço fraterno, então, haverá um investimento de R$ 15, 00 por pessoas, com direito à sobremesa. Um amigo que tem um buffet será o responsável por nos atender nessa parte, já que não teríamos estrutura para organizar os serviços da alimentação. Outro motivo é que desejamos que todos os nossos trabalhadores que possam estar presentes participem do seminário, sem se preocupar com outras atividades, o que não ocorreria se tivessem de ficar na cozinha. Bom, creio que vai ser bom. Programe-se e venha participar desse momento.

PROGRAMA DE RÁDIO

Acabei de participar de um programa espírita  na rádio litoral FM. Muito proveitoso. Uma hora de entrevista sobre mediunidade com intensa participação do público. Inúmeras perguntas. A impressão é de que a hora não comportaria a quantidade de indagações. Só agradecimento à Deus pela benção da semeadura. Agora à tarde, vou para outra rádio - rádio folha - participar da gravação do programa "Realidade Paralela". Este programa já é devidamente conhecido pela público. Ele é ao vivo, porem, por problemas que não sei precisar quais, hoje, excepcionalmente, será gravado. E amanhã, como já postei aqui, estrei no Nacca, em Goiana, em encontro com as casas espíritas local.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MEU ÚLTIMO NATAL

Ando pelas ruas que já se enfeitam para as festas de fim de ano. Sempre achei o Natal a mais bela e mágica das datas especiais. Caminho olhando as luzes que piscam e escuto, inclusive, as músicas natalinas enchendo o ar. Será este o meu último natal na Terra ? Não posso deixar de pensar nisso pois a doença avança e sinto que, talvez, aqui no mundo, não terei mais a oportunidade de me encantar com a as pessoas mais belas, mais dispostas a viver a fraternidade. É certo que lá, do outro lado da vida, viverei um natal provavelmente mais belo, sendo todo dia vivido pelos espíritos desencarnados. Mas é na Terra que se faz necessário que o natal se transforme em disposição diária, em beleza permanente.

Olho as árvores de natal que se multiplicam em cada loja da cidade e me emociono. Valera a pena ter vivido o que vivi, ter sonhado o que sonhei, ter conhecido a grandeza do espiritismo, desvendando o evangelho de Jesus da maneira rica e radiante com que o faz. E mesmo com a doença avançando, valeu a pena até mesmo pelas lições que ela tem me trazido. Se ela vai ser o meu transporte para a dimensão imortal, não sei...apenas sei que ela me faz fitar cada  face com olhos de uma grande ternura.

De alguma maneira a possibilidade de ser o meu último natal no mundo físico me levou ao passado e me fez recordar o cheiro das comidas natalinas, o perfume da ceia, a expectativa doce no rosto de meus irmãos e amigos. O passado tem cheiro e gosto, é um estado geográfico, um local onde, por hora, coloco meu coração. A saudade que encontro neste local faz brotar o rio das lágrimas, que banha este lugar mítico, tão cheio de encanto e amizade, de experiências bobas e outras inesquecíveis.

Mas o natal tem esse poder...desenha um permanente estado de coisas, de contumaz e persistente estado de perpétuo sonho de termos uma humanidade melhor, mais feliz pelo fato de ser uma humanidade mais espiritualizada. Não importa por ser, talvez, meu último natal pelas vias deste mundo, provocando essa sensação uma maneira de olhar cada coisa como se estivesse me despedindo. Não morrerei, é verdade, pois a morte é apenas ilusão dos sentidos. A vida é vitoriosa. Meu natal levarei comigo, na alma, para qualquer dimensão em que eu estiver. Afinal, Jesus é minha meta e meu objetivo de crescer. Viver sua mensagem em mim, meu anseio mais profundo.

Em silêncio, digo, pensando, para todos os que cruzam meu caminho, em meio às luzes que já decoram várias residencias e lojas na mionha cidade: Feliz Natal. Feliz vivência do evangelho. *


* Este é uma peça de ficção, amigos. Não estou enfermo e nem acho que este é o meu último natal na Terra. Desejei, apenas, como escritor, me colocar no lugar de quem, porventura, esteja vivendo algo dessa natureza. Minha sensibilidade me fez pensar nisto hoje, lembrando de um amigo que está enfermo, ante as lojas que já se enfeitam para o final do ano, escrevendo essa crônica para quem se sente na ante sala da mudança de dimensão. Lá, deve ser natal permanente, não é?

FINAL DE SEMANA NO NACCA

Sábado teremos os trabalhos desenvolvidos no Núcleo de apoio cristão Casa do Caminho, instituição que o nosso grupo fundou em Goiana, há cerca de oito anos atrás e que atende dezenas de famílias em condições de risco sócio econômico. As atividades transcorrem a partir das 15 horas e consiste em curso para gestantes, evangelização das crianças e palestras para os adultos tambem enfocando a Boa Nova. Ocorre um lanche distribuído à todos e entrega de gêneros alimentícios. No domingo pela manhã, haverá uma atividade extra, desta feita, reunindo as casas espíritas de Goiana, ação que já deveríamos ter realizado há um bom tempo. Interagir com estas é o objetivo, alem de apresentar o Nacca aos co-irmãos da localidade. Farei um seminário e será servido lanche para ampliar a aproximação. 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

AGENDA

Nesta sexta feira estarei proferindo palestra  no Centro Espírita Trabalhadores  da Última Hora, aqui mesmo em Recife, se não me engano, no bairro Caixa D'água, região da capital pernambucana. O tema será: "Jesus e Saulo na estrada de Damasco", às 20 horas. No sábado pela manhã, serei entrevistado por um programa espírita numa rádio comunitária localizado no bairro de Casa Amarela. No domingo, tambem pela manhã, terei um encontro com as casas espíritas da cidade de Goiana, lá na sede do Nacca, em nosso encantador ambiente bucólico. Será das nove às doze horas, com parada estratégica para fazermos um lanche. Só contentamento poder estreitar relações com os devotados companheiros do município goiano, inclusive, será a oportunidade de muitos deles conhecerem a linda área onde se localiza o Nacca. No dia 12, terça feira, farei palestra no C. E. Luz e Amor, localizado na Encruzilhada, na av. Beberibe. Será às 19:30 e terá como tema Flammarion - sua importância e contribuição ao espiritismo.

NA CASA DO CAMINHO

Nesta quarta feira teremos a alegria de receber mais uma caravana da cidade de Campina Grande, alem de outros amigos de outras cidades. Na palestra pública falará o médico amigo e humanitário Fernando Neves, que atende pessoas carentes que buscam nossa instituição. É sempre uma renovação de forças quando temos a honra de receber a energia trazida por esses corações que nos visitam.

"NÃO SOU SANTO"

Esta postagem, de alguma maneira, tem a ver com a de baixo. Leiam-na, portanto, por favor. Afinal, na luta que se trava para tentar incorporar o evangelho em nossa vida, tornou-se muito comum escutar companheiros, das mais variadas denominações religiosas, afirmando, ante as pressões e desafios do cotidiano: "Eu não sou santo". Soa, inclusive, como um brado desesperado. E tambem como tentativa de justificativa para escolhas infelizes.

Sem dúvida que não somos santos e, inclusive, estamos muito distantes disso. Sempre achei um peso enorme sobre os ombros de quem deseja progredir espiritualmente ou seguir determinada fé, as cobranças e a auto cobraça que se faz neste aspecto. Sinceramente, não creio que esse é o desejo dos céus para a atualidade. Ser santo agora, não. Construir a santificação, sim. talvez até o conceito do que seja santo precise ser ajustado para entendermos melhor a questão.

Penso que a medida que a alma progride, melhor compreende suas necessidades e o funcionamento da Lei de Deus. Avançando em sua iluminação interior, o espírito vai tornando sagrado tudo o que toca e tem a percepção de que, qualquer lugar é sagrado pois o será pelo fato de seu olhar  e vibração assim o sentir. Ou seja, de alguma maneira, estamos aí bem próximo do que muitos teóricos da física quântica costumam colocar em seus estudos avançados: a consciencia do ser interfere no que está em sua volta. Quando voce olha para algo, esse algo é diferente de quando voce não está olhando para ele. Talvez isso para nós, simples mortais não cientistas, seja muito confuso. Uma alma que se espiritualiza, onde chega, inunda o local de sua energia, tornando-o cada vez mais sagrado. Sem falar na santificação que todas as coisas trazem em essência pois foram criadas pelo Pai ou, mesmo elaboradas pelo ser humano, feito do material primacial divino.

Não sei se "viajei" muito, no entanto, esse peso, que se caracteriza em muitos de nós como um forte estresse, de se sentir forçado a ser "perfeito", precisa se tornar leveza. Compreender responsabilidade e sabedoria. Entender melhor a ação de Deus em nossas vidas e as etapas naturais que atravessaremos, levando-se em conta, o livre arbítrio da alma. Há quem até desista de sua busca espiritual pelo fato de se sentir hipócrita ou por não suportar as próprias cobranças internas. Se eu pudesse dizer alguma coisa a alguem que vivencia esses conflitos, sem qualquer pretenção de ensinar nada por me faltar gabarito para tal, diria que não desista. Apenas ajuste os conceitos e reflita sobre o Amor Incondicional do Criador. Medite na Sublime Ternura e Misericórdia. Busque entender um pouco mais algo do funciomaneto dessa Lei, que se expressa tão bem na reencarnação, e não desista.
Não se prenda tanto ao que os outros pensarão sobre voce e sua vida íntima. Eles não a conhecem, embora isso não queira dizer tomar afastamento de refletir sobre alguma colocação que façam à nosso respeito, verificando se não pode contribuir ao aperfeiçoamento que nos cabe.

Viver tambem é aprender a administrar pressões, sejam internas ou externas. Talvez seja mais adequado e leve, ao invés de gritar, angustiado, ""não sou santo", a dizer: "ainda o serei". Que tal ?

SOL DA MEIA NOITE

Retiro de um filme o título desta postagem.  Acho, tanto o filme quanto o seu título, extremamente belos. E não me furto de associar a idéia à figura de Jesus e o corpo de seus ensinamentos. Ele, o Mestre, representa uma espécie de sol de grande intensidade em plena meia noite das lutas humanas. Interessante observar a largueza, atualidade e profundidade dos seus ensinamentos em pleno século vinte e um. É, tambem, roteiro para as vidas de todos os séculos.

Quanto mais me debruço sobre tratados sociais, de filosofia, e conheço algo das idéias dos mais fantásticos pensadores, do passado e do presente, mais verifico que as melhores concepções tem que se aproximar do que Ele ensinou. Os próprios avanços da ciencia no âmbito da saúde humana, se aproximam, vigorosamente, das idéias colocadas pelos Seus ensinamentos. É incrível como a simplicidade, própria do que é sábio, que encontramos na Boa Nova, traduz a grande necessidade humana, seja no que diz respeito ao indivíduo, seja à coletividade.

E quando estamos atravessando grande noite de provação, sabemos o quanto o consolo e o amparo que advem da luz sublime de sua mensagem resplandece como esperança e segurança em pleno breu das lutas que travamos. Se ficarmos, no entanto, apenas nas observações teóricas, o corpo orientador do evangelho tenderá a se tornar simples chavão religioso, com pouco apelo prático à vida da criatura, porem, se envidarmos os esforços para conciliar nossa vida aos postulados grandiosos da Boa Nova, verificaremos como eles se transformam em elementos efetivamente capazes de reordenar os passos e justificar a vida. São elementos de grande praticidade, intrinsecamente voltados para as experiências do ser humano. Ou seja, o Evangelho não é algo para ser admirado à distância e sim, para ser incorporado a vitalidade nossa, aos anseios do ser, a maneira de viver de cada um.

É fácil? Todos nós sabemos que não, muito mais em função dos automatismos que desencadeamos distantes desses postulados do que propriamente pelas exigências dos ensinamentos. É o mal hábito adquirido e acomodado em nós que nos cria as maiores dificuldades de viver a Boa Nova. Isso pede uma reeducação em nossa maneira de pensar, de ver e de experienciar nossa vida. Por isso que o evangelho é, essencialmente, um processo educativo. E reeducativo. Renovar-se é fundamental para transformar-se. O vinho sagrado necessita do recipiente ( que somos nós) arejado, limpo, adequado, a fim de que sua limpidez e poder não se tisne, não seja contaminado. Se somos o recipiente e o vinho é a mensagem, então, o recipiente precisa preservar o valor do vinho, buscando tornar-se limpo e aberto às transformações que nos são imprescindíveis.

Que brilhe, então, em plena noite, esse sol de alta magnitude, clareando nosso mundo interior, e dele irradiando-se para aquecer outros irmãos à nossa volta.


domingo, 3 de novembro de 2013

AÇÕES CONTRA A NATUREZA

O mundo procura estratégias e caminhos que auxiliem o planeta a vencer a dependencia energética do petróleo. As reservas do Xisto, nos EUA, em cerca de seis anos, fará com que os EUA saiam do mercado comprador de petróleo, alem de investirem em novas fontes energéticas menos poluidoras. O Reino Unido virou-se para energia nuclear que, embora o perigo que traz é fonte não poluidora quando se cuida da sgurança que solicita ( e isto não quer dizer que eu esteja seguro de sua validade ); a Alemanha se volta cada vez mais para a energia eólica e até a China intensifica suas forças para a produção hidrelétrica, embora permaneça grande poluidora pelo aumento dos derivados de petróleo. O Brasil, no entanto, vai na contramão. Incentiva a facilidade de se adquirir mais automóveis, consequentemente, mais campo de poluição face à gasolina a ser mais consumida. Os congestionamentos aumentam e temos a paralisação urbana. A qualidade de vida tambem vai ao fundo do poço dessa forma. O governo já estuda proprrogar a manutenção da supressão de impostos a fim de que as facilidades de se comprar automóvel  continuem. E isso sem melhorias na infra estrutura, tanto nas cidades como nas estradas ( BRs ).

São ações contra a natureza. Não se pode perder a oportunidade de se investir na qualidade de vida do ser humano e isso passa, inelutavelmente, por cuidar de aspectos ainda não contemplados pelos nossos governanetes ao longo do tempo. Essa facilidade de compra de veículos pode, até, agradar os consumidores de imediato ( o que para a proximidade com as eleições pode ser tentador), porem, lá adiante estes mesmos que entopem suas garagens com dois ou tres carros reclamarão e ficarão furiosos com os engarrafamentos e a ausencia de condições adequadas de trafegabilidade. É preciso pensar nas gerações e não, apenas, nas eleições. Mais poluição mas, tambem, mais vibrações de irritabilidade, estresse, angústia, com carros presos no trânsito e transportes públicos ineficientes que, parados no congestionamento, tornam a vida dos brasileiros mais infernal.

Será que não precisamos rever o caminho que estamos traçando ? Reavaliar é fundamental para quem deseja acertar mais. Isso tanto serve para a vida comum quanto para quem traz a imensa responsabilidade de governar uma sociedade. Li com preocupação um estudo, semanas atrás, que , alem do chamado analfabetismo funcional, aquele em que a pessoa é dada como livre do analfabetismo pois aprendeu a ler e escrever seu nome, não consegue, no entanto, ler com facilidade e entender o que lê, alem de , por conta disso, encontrar-se inapto para um desenvolvimento mais amplo em sua vida profissional por falta de preparo, temos um leve recrudescimento do analfabetismo no Brasil, ou seja, aumentou, nestes últimos anos, um pouco, o número de analfabetos. Isso é agressão à natureza, natureza do ser humano nesse século 21. Hoje, na rede, encontra-se a matéria em que mais de 50 mil pessoas foram assassinadas no Brasil no ano passado ( 2012 ), sem falar que mais de 40 mil morreram nas nossas estradas. Números de uma guerra civil por ano. A Síria, em cerca de tres anos, assistiu a morte de 100 mil de seus cidadãos. Ou seja, em nosso país morre mais gente por ano na violência  e nas estradas do que em tres anos num país em brutal guerra civil.

Deus ilumine os nossos políticos para que revejam suas opções e forma de governarem, seja os que estão no poder ( como hoje a Dilma Roussef), seja os que, por ventura assumam nos futuro. O caminho está errado. Muitas opções equivocadas produzem mazelas e nos desconectam com o sonho de um país realmente desenvolvido, de verdade, e não apenas nas propagandas oficiais que assistimos em nossos meios de comunicação. Cito minha cidade do Cabo, apenas para pinçar uma pequena célula: propaganda existe mas a cidade está uma tragédia, é só chegar lá para verificar. Qualidade de vida lamentável, índice de violência insuportável, drogas dilapidando vidas. Aliás, o Brasil já é o maior consumidor de crack e o segundo em cocaína. Parece faltar visão de futuro. O futuro parece só ir até as próximas eleições.

Estou acompanhado, nesses dias, o drama vivido por um querido amigo, cujo pai encontra-se em situação cardíaca delicada. Precisa estar na UT mas, por falta de vagas, encontra-se em quarto comum e isto após ficar em leito improvisado. Não faltam médicos para atende-lo; falta estrutura. E o plano de saúde que ele paga, não cobre suas necessidades nesse caso. Está em hospital público aqui de Recife e, se não fosse o médico humanitário que o assistiu e acompanha, talvez já não estivesse mais entre nós. Por conta própria, o médico conseguiu um material que custaria cerca de 15 mil para ser adquirido e o médico o obteve junto a um fornecedor, por humanitarismo. Isso foi numa intervenção realizada semana passada neste hospital. Imagine os muitos que não tem a "sorte" deste paciente de encontrar essas portas abertas pela bondade ?

Natureza é harmonia. Tudo o que nos impede disto, deve ser avaliado. Prioridades revistas. Olhar de futuro. Vamos rever as coisas ?

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O PENSADOR

Não, ele não é o que pensa a dor. Tambem não pode ser o que apenas pensa. Eu o encontrei, numa dessas cidades pequenas, geograficamente construída dentro de nós. Caminhava lento, olhar perdido nesse mundo mesmo e, porque não, em outros... Tinha o cenho franzido vez em quando mas quando permitia, uma serenidade indescritível vazava de sua alma e, então, não havia como sentir um certo respeito coberto de quase veneração.

Admirei o pensador. Sem verbalizar mas se expressando por aquele olhar profundo e imenso, tão imenso que me fez sentir pequeno, ele me disse que ainda não entendia a si mergulhado nessa infinitude do universo. Queria, tinha sede de entender, sua posição no mundo. Observei detidamente os seus olhos: pareciam conter toda ânsia do espírito humano, toda fome de completude, todo desejo de ser digno de Deus.

Normalmente, o que pensa sobre os pensadores, a humanidade? Em geral, acham ineptos os que que ousam refletir sobre as coisas, seres inadaptados para a vida prática. Será que seria exatamente assim? O que vem a ser o que chamamos "vida prática"? De que consistem as definições, clichês e esteriótipos que habitualmente a sociedade estabelece, sobretudo quando se refere àqueles que estão além da craveira comum, muito além da mediocridade habitual ?

Por nos faltar profundidade, adotamos imagens, como se estas fossem a realidade. Em todos os campos da vida humana, assim fazemos. Nas religiões, esperamos santidade das pessoas e, até, cobramos de nós mesmos a angelitude que só virá daqui à...bom, no meu caso, uns bons milênios...rsrsrs. Se é na filosofia, ao contrário do que recomenda esta, queremos ter a posse da verdade de tudo e anatemizamos outras escolas do pensamento. Na ciencia, então, por incrível que pareça, encontramos dogmatização e mentes que se fecham, como se a ciencia já houvesse conhecido e entendido todas as leis do universo. Ledo engano!

Olho o pensador e o admiro. Vai trabalhar no que chamamos "vida prática". Segue com passos tranquilos, rosto calmo e alma acesa. É calmo mas não passivo. É doce, mas não lânguido. É manso, mas não inerte. Lá se vai o pensador, antecipando, muitas vezes, o futuro da humanidade dentro de si, antes de o desvelar para o mundo. Enxugo a discreta lágrima na face o peço a Deus que o abençoe.

* esta postagem é uma homenagem aos espíritos sérios, pofundos, que são archotes, farol da civilização, em todas as expressões do saber humano.