Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SUGESTÃO DE LIVRO

Já a algum tempo não sugeria a leitura de livros. Embora tenha já falado dele, retomo as sugestões enfatizando o conteúdo da obra "A Biologia da Crença", do dr. Bruce Limpton. Não é um livro espírita, não como doutrina, mas trata de tema espírita pois enfoca as descobertas do cientista quanto a imortalidade da alma e a reencarnação, graças aos seus estudos sobre o universo das células. Entre outras coisas que me impressionaram, encontra-se determinado trecho em que parece estarmos lendo um texto do espírito André Luiz. Bruce Limptom fala da inteligencia celular, que ela seria um princípio inteligente. O livro é escrito numa linguagem fácil e agradável, com uma certa leveza. O cientista, antes cético, encontra um sentido para a vida, exatamente nos postulados espiritualistas. Vale à pena a leitura da obra. Recomendo.

COMENTÁRIOS

Desejo pedir desculpas aos amigos que postaram comentários desde quarta feira pois só agora estou atualizando-os. É que só nesta madrugada do dia primeiro de fevereiro é que entrei no blog e li os comentários, sobretudo, os que se relacionavam com o texto " Caravana Inesquecível". Alguns corações queridos das cidades visitadas e até o amigo Ruy, da cidade de Piaçabuçu, Alagoas, onde tive a oportunidade de realizar seminário, colocaram postagem na área dos comentários. Deem uma passadinha por lá, sim ? E agradeço as colocações carinhosas e cheias de incentivo que foi a tônica das postagens. Espero que novas caravanas como as que ocorreram se multipliquem. Meu desejo é ampliá-las. E vamos conseguir. Vamos lançar a idéia: Caravana Feliz, espalhando o espiritismo e confraternizando os confrades entre as cidades. Vamos juntos. Os bons espíritos permaneçam nos auxiliando em nome do Mestre inesquecível...

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

VIAJANDO NAS ESTRELAS

Sem dúvida, nada mais indescritível que o espaço. A infinitude que nos passa e o magnetismo que exerce,  atraindo os olhares humanos desde a antiguidade, falam de sua importância. Na história da evolução humana, primeiro a admiração, depois a conquista das estrelas, tem sido dois aspectos constantes. Mesmo no período de maior desconhecimento sobre o infinito, como na idade média, por exemplo,  os astros causavam deslumbramento e perquirições.

Escritores, não só astrofísicos mas jornalistas que se interessam pelo tema ao longo dos anos, se debruçam ante o enigmático cortejo de galáxias e astros. Estaremos sozinhos nessa imensidão? Temos irmãos inteligentes neste "sem fim" do universo? Se eles existem, tem nos visitado, como sugerem tratados históricos, religiosos e obras de ficção? E os famosos buracos negros, o que representam? Para onde vai a matéria que neles cai ? Sua gravidade é tão poderosa que nem a luz consegue escapar de sua ação. Mas, o que ocorre ao que fica aprisionado nele?

São tantas interrogações, provocando mentes brilhantes e instigando cérebros fantasiosos. Em verdade, a razão indica que as respostas são, pelo menos algumas delas, respondidas pela "lógica". Estarmos sozinhos nessa amplitude já parece quase impossível para muitos cientistas que, através de cálculos probabilísticos, dão como certo que existiria vida inteligente lá fora, enquanto alguns chegam a declarar que é questão de tempo um contato mais próximo.

Se isto ainda não ocorreu ( se é que não ocorreu), o que impede que se efetue? Conforme os estudos da atualidade, as grandes distâncias seriam o primeiro elemento impediditivo, isso levando em consideração o que nosso estágio atual alcança no tocante a tecnologia adequada para vencer milhares de anos luz em curto espaço de tempo. Mas, lembram alguns desses pesquisadores, outras civilizações podem ter alcançado avançada tecnologia, capaz de atravessar distâncias incomensuráveis em pouco tempo, seja por força energética que desconhecemos, seja, quem sabe, utilizando "atalhos" espaciais como os famosos "buracos de minhoca" que, em tese, comprovaria a curvatura do universo e a existencia de realidades ainda desconhecidas por nós.

O espiritismo é um corpo de ensinamentos que contempla a multiplicidade de vidas, de civilizações, no universo. A pluralidade dos mundos habitados compõe seus princípios fundamentais. Apoiada na razão ( a mesma dos astrofísicos modernos ) e nas comunicações mediúnicas sérias e elevadas, além da chancela das evidências de acontecimentos que sugerem fortemente a presença de naves estranhas à tecnologia terrena, não só no passado bem como na atualidade em várias partes do planeta, a doutrina vem, no momento, se preparando para mais ampla abordagem em seus trabalhos e reuniões abertas ao público, para enfocar o assunto. e dele extrair, como sempre, fundamentos morais significativos para a compreensão sobre a lei da evolução.

Segundo o Livro dos Espíritos, não há vazio no espaço e os mundos que nos parecem "mortos" e estéreis, na verdade, abrigariam, em dimensões da matéria que nos escapam aos sentidos e aos nossos instrumentos, sociedades humanas e espirituais, devidmente organizadas, a serviço do processo evolutivo dos filhos de Deus. Camille Flamarion, o fantástico astrônomo frances, até hoje admirado em toda a Europa, foi quem, à época de Kardec, melhor escreveu sobre a questão, inclusive, intuitivamente, descrevendo, em seus romances espiritas e astronômicos, formas de vida inteligente não necessariamente semelhantes aos nossos corpos. Cada natureza em cada mundo apresenta peculiaridades. O que seria gás tóxico para os que vivem na Terra, seria gás nobre e benéfico para quem experiencia nestes mundos, como se para eles fosse o que é o oxigênio para nós.

Não há como não se deleitar com a beleza e os mistérios do universo. Olhar para cima e se encantar com uma noite clara e estrelada, não apenas é algo romântico mas, com certeza, desperta numa mente mais sensível e reflexiva, pensamentos que impulsionam o indivíduo no rumo das perquirições. A vida na Terra fica menor, embora com sua importância. Há um sentido mais amplo para a existencia, devem pensar os que se entregam a este olhar. E não podemos nos fixar na arrogância pois a pequenez do nosso belo planeta azul, ante a infinitude do espaço, deve nos fazer beber uma dose permanente de humildade. E reverenciar a Mente Criadora, a Força Incausada e o Amor Indescritível que a tudo rege.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

900

Já, já chegaremos à novecentos seguidores postados no painel do blog. Sinto essa tremenda vibração de uma legião de servidores da luz, estudiosos da imortalidade, servos do bem. É isso: a era nova se delineia. É uma força que impulsiona a Terra para seu glorioso destino. Lenta mas perseverante. Marcha decidida. Se o quisermos, imbatível.

ASSEUF

Ontem a sede da Associação Espírita União e Fraternidade estava lotada. É claro que o salão é diminuto mas me refiro já termos uma resposta generosa do público em relação ao esforço que a casa vem encetando para dinamizar suas atividades. Estamos oferecendo nossa colaboração todas as terças feiras, ao lado de outros amigos lá da nossa Casa do Caminho. Saltamos de um público médio de tres, quatro pessoas, para cerca de um pouco mais de quarenta e cinco corações, apinhando-se na sala pequenina, porem, aconchegante.

Quem desejar conhecer a Asseuf, dê um saltinho por lá na terça feira. Tomamos um chazinho fraterno, assistimos a reunião e fortalecemos a casa. É fácil chegar lá: após a beira canal, na Av. Barão de Souza Leão, em Boa Viagem,  entra na primeira rua à direita. Pronto. No começo da rua encontra-se o centro. Casa espírita que se reergue é vitória da luz, clareando mais consciencias.

SOBRE O BOM SAMARITANO

A participante do blog, Catarina Leite, postou comentário solicitando o endereço do Centro Espírita Bom Samaritano, onde estarei proferindo palestra na próxima quinta feira. Olha, Catarina, por incrível que pareça, eu não tenho o endereço. Um amigo me levará até a instituição. Lamento. Espero que voce encontre o endereço e possa estar presente. E espero que se identifique para que lhe abrace com extremada fraternidade. Será uma alegria conhecer de perto mais um participante do nosso blog. Deus a abençoe, cara irmã.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

AGENDA

Amanhã, à noite, estarei na Associação Espírita União e Fraternidade, localizada na primeira rua à direita, após a beira canal da barão de Souza Leão, em Boa Viagem. Na quarta feira, farei a palestra na Casa do Caminho, em Garapu, Cabo de Santo Agostinho., 20 horas. Na quinta feira, 20 horas, proferirei palestra em Recife, no Centro Espírita Bom Samaritano. Sábado irei aos trabalhos de Goiana, no Nacca pela tarde e à noite, proferirei palestra na fraternidade Espírita irmão Lázaro, me parece que em bairro pertencente ao município de Jaboatão dos Guararapes. No domingo falarei na cidade de Nazaré, agreste pernambucano.

PELAS CIDADES MENORES

Uma amiga, conversando esta noite comigo, externou seu pensamento sobre o singelo trabalho que realizamos, visitando cidades pequenas, comunidades que, em geral, muitos nunca ouviram falar sobre elas, levando a mensagem espírita a estes rincões nordestinos, principalmente. Em geral, esse público não tem acesso aos congressos espíritas, eventos de maior porte, devido a diversos fatores. E não recebem, quase nunca, companheiros mais experientes em termos de doutrina ou que são detentores de mais ampla cultura doutrinária.

Segundo o último censo realizado pelo IBGE, o espiritismo apresentou um significativo aumento em número de adeptos, cerca de 80% em relação ao levantamento anterior. E ainda segundo a instituição de estatística nacional, o maior número de espíritas declarados se encontram no sudeste, sul e centro oeste, nessa ordem. O menor número de seguidores espíritas se localiza  no norte e nordeste.

A doutrina espírita se caracteriza pelo grande estímulo ao estudo, a leitura. E nas duas regiões com menos seguidores é onde encontramos o maior número de analfabetos ou de pessoas com menor índice de leituras. Ou seja, em observando outros dados apresentados pelo IBGE, a população espírita se localiza, predominantemente, nas classes média e alta, com maior renda per capta e maior nível de escolaradidade. O espírita possui o maior número de tempo escolar.

A dedução dessa realidade nos parece clara: o espiritismo encontra-se perfeitamente consolidado na classe média e alta, com grandes perspectivas de continuar avançando nesses estratos sociais face ao seu forte apelo à fé raciocinada e análise dos fatos, com características filosóficas e científicas bem ao gosto da parcela mais esclarecida da sociedade. Quando nos voltamos para os obstáculos que dificultam a maior popularização do pensamento espírita na faixa mais desprovida de escolaridade e condição sócio econômica, aí é que devemos avaliar o que estamos fazendo para que esses corações localizados na base da pirâmide tenham acesso à consolação da grande mensagem.

Agora entendo melhor o incentivo que os espíritos sempre me deram para que continuasse ampliando a interiorização da difusão espírita. O espiritismo veio para o povo, de todas as condições, de todos os estratos, pensamento este defendido pelo Chico Xavier em várias de suas entrevistas, e nos relatos dos seus amigos mais íntimos era esta uma preocupação recorrente no médium mineiro. É preciso levar a mensagem para os locais mais simples, para as mentes ainda não acostumadas ao raciocínio espírita, numa linguagem que as façam compreender sua grandeza. É preciso chegar ao povo.

Cada vez que retorno de um ciclo de palestras como este que realizei pelo interior potiguar sinto uma imensa alegria.  Vejo o quanto há uma enorme sede da verdade como colocada pelo espiritismo. Não devemos subestimar a capacidade de absorção das pessoas menos letradas, diríamos assim. O que mais vale quanto ao conhecimento espiritual é a maturidade psíquica, a evolução que a alma alcançou, o que lhe permite, mesmo que vivendo em condições de pouca escolaridade, absorver, intuir e decodificar, os ensinamentos espíritas. E mesmo que alguns corações não apresentem a devida maturidade espiritual para o recebimento do conhecimento espírita, ficará a semente, aguardando o tempo certo para desabrochar. Importante é que possam ter acesso.

Ainda esse ano terei a oportunidade de ir a cidades como Florânia, Lagoa Nova, Santa Cruz, Jardim do Seridó, Parelhas, Picuí, Frei Martinho, Piaçabuçu, Coruripe, Surubim, Canhotinho, São Bento do Una, Nazaré, União dos Palmares, João Alfredo, Passira, Souza, Petrolina, Bom Jardim, Limoeiro e outras cidades do interior nordestino, recebendo a luz da bondade de seus habitantes, o carinho dos confrades heróicos que mourejam com renúncia e abnegação em terrenos ainda minados pelo preconceito religioso. Dentro do exposto, rogo aos céus me permita continuar tendo a honra de ir até essas localidades. Lá posso até disseminar a mensagem mas afirmo, recebo verdadeiras lições de cristianismo legítimo, sendo eu, portanto, o grande beneficiado nessas atividades.

JOSAFÁ E OS PRETO VELHOS

O participante Josafá postou comentário no texto sobre os preto velhos na Casa Espírita e acho que ele definiu bem minha posição, inclusive, referendando o que eu havia colocado, ou seja, meu ponto de vista não difere, no fundo, da colocação de Divaldo Franco sobre o tema. Josafá foi extremamente feliz quando definiu nossas posições como complementares. Deem uma olhadinha no que escreveu o Josafá. Obrigado, amigo, pela postagem feliz.

domingo, 26 de janeiro de 2014

UMA CARAVANA INESQUECÍVEL

Deus me reservou uma grande felicidade neste final de semana. Como divulguei aqui, a agenda me levava para o Rio Grande do Norte, começando com uma palestra em Natal, sexta feira, na zona norte da cidade. Várias casas espiritas da região ali se fizeram presentes. Auditório lotado e uma energia feliz no ar. Abordamos sobre o Livro dos Médiuns, à pedido da instituição - "Obreiros do Cristo". Mas, mais ampla cota de emoção estava reservada no sábado. Saímos em caravana da cidade de Natal e fomos para o interior do Estado, precisamente, para visitar quatro cidades.

A primeira parada foi na cidade de Ceará- Mirim onde realizamos seminário com o tema "As Doenças da Alma". O evento durou toda a manhã do sábado ensolarado. Após o almoço, regado a uma grande alegria dos caravaneiros que nos acompanhavam pela excursão interiorana, seguimos para a cidade de Taipu. Ali a emoção atingiu o auge e não pude negar a alegria e a gratidão : faríamos a primeira palestra espírita naquela cidade desde sua fundação, segundo os amigos da região. As expectativas foram superadas. Casa cheia com a presença dos amigos de Natal, acrescida a caravana com os confrades de Ceará Mirim mas, tambem, para grande felicidade de Oliveira, coordenador da Cre-Norte, zona da federaçaõ espirita do RN, de residentes de Taipu. Sim, por mais estranho que pareça, não se esperava muita gente da cidade face a inexistencia de um núcleo espírita no local. Surpreendeu à todos. Após a palestra que versou sobre "O Que é o Espiritismo", reunimo-nos, reservadamente, com muitos da cidade que estavam presentes ( alguns até simpáticos à doutrina) e praticamente conseguimos estimular o surgimento de um grupo de estudos, semente de um futuro centro espírita.

Seguimos para a próxima cidade - Poço Branco. outra forte emoção. O núcleo localiza-se na residencia bucólica de um casal dedicado e extremamente simpático. Lá proferimos palestra ao ar livre, debaixo de um frondoso cajueiro. A essa altura, a caravana havia aumentado, com gente de Ceará Mirim e Taipu, que não prevíamos seguisse o grupo. Abordamos o tema "Jesus na atualidade". A emoção ampliou-se. A presença espiritual foi evidente. Os nobres espíritos se fizeram mais claramente presentes. O clima geral, desde a primeira palestra da caravana, evidenciava isso. E ali, no bucolismo local, resplandeceu.

Encerrada a explanação em Poço Branco e após um lanche delicioso regado a felicidade e carinho entre todos, com lágrimas escorrendo pelas faces, viajamos para a última cidade a ser visitada pela caravana: Jardim de Angicos, cidade de apenas tres mil habitantes. Dá ´para imaginar a singeleza do lugar e a atmosfera espiritual ? Era recorrente na memória de todos o cristianismo primitivo. Ali estávamos unidos, despojados de burocracias, com a alegria dos primeiros tempos da mensagem de Jesus.  Lá, na pequena cidade, proferimos a palestra cujo tema foi " Jesus em nossas vidas". Foi na quadra do ginásio de esportes. A mocidade do Centro Espírita Jesus de Nazaré, organizador do encontro, apresentou uma peça teatral e músicas encantadoras. A alegria do meu amigo Evilázio, dirigente da instituição, era tamanha pelo fato de verificar muita gente que nunca foi ao centro mas ali se encontrava, na quadra, para ouvir sua primeira palestra espírita. Ao término, fomos à sede da instituição para um jantar e maior confraternização. Onde passávamos, a população ficava perplexa pela grande quantidade de carros que formava o comboio de luz.

A despedida foi cheia de profundo carinho. A saudade estava em todos. Em mim, a felicidade de ter cumprido o compromisso que o senhor reservara neste final de semana. Abraços e beijos, promessa de perseverança e reencontro. E estamos acertados: todo ano faremos esta caravana. Ano passado fomos apenas à cidade de João Câmara. Este anos, ampliamos e chegamos a mais quatro localidades. No próximo ano, sob as bençãos de Deus, iremos, entre outras cidades, à Touros, onde nunca estive. Calendário estabelecido. Cumpriremos.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CHEGAMOS

Amigos, batemos nos 890 seguidores no painel do blog. Isso tambem significa que, provavelmente, vem aumentando o interesse pelo espaço. Claro que sei que tem gente que só agora colocou seu rosto no painel mas que já frequenta aqui há um bom tempo. Não posso deixar de externar minha alegria já que entendo que forma-se um exército de mentes que se interessam pelas coisas da alma e, de alguma forma, são mãos que se jogam na construção de um mundo de luz e consciencia. Formamos uma família de esperança e anseio superior. Estreitemos esses laços. Forjemos uma nova mentalidade, cheia de dinamismo, edificando uma era nova para nossa civilização. E que nosso blog seja sempre um instrumento para essa nova realidade. Obrigado por somarem.

AGENDA

Amanhã já estarei em |Natal, a bela capital do Rio Grande do Norte, onde proferirei palestra na zona Norte da cidade, 20 horas, sobre "O Livro dos Médiuns". No sábado tem início uma verdadeira maratona. Falarei em quatro cidades no mesmo dia. Pela manhã, seminário na cidade de Ceará Mirim sobre "doenças da Alma"; na parte da tarde, 14 horas, estarei na cidade de Taipu, abordando o tema "O que é o Espiritismo"; depois sigo para Poço Branco, 16 horas, onde faço palestra com o tema "Jesus e o Espiritismo" e, por fim, às 20 horas, estarei  em Jardim do Angico, onde proferirei palestra sobre o tema "Jesus em nossas vidas". Retorno após a última palestra  para Natal, onde pernoito, voltando à Pernambuco na manhã do domingo. É sempre uma sensação de contentamento e leveza após cumprir roteiro como este. Sem falar na alegria de rever corações amigos ou de conhecer outros tantos.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

HOJE À NOITE

Aqui, no bairro da Boa Viagem, tem uma instituição que, há algum tempo, vem atravessando dificuldades ao ponto de um dos seus dirigentes externar sua preocupação ate´quanto ao fechamento de suas portas. E fechar Centro Espírita nos dias de hoje é como fechar hospital em tempo de epidemia. Falta de trabalhadores, de dinamismo. Seus componentes são maravilhosos, idealistas, amigos. Chama-se ASEUF - Associação Espírita União e Fraternidade. Diante do que conversamos, resolvi somar com os dedicados amigos da casa- eu e minha esposa. Toda terça feira, estou lá, num estudo público do evangelho, às vinte horas. Ficamos à disposição, tambem, para o atendimento fraterno. Nosso objetivo é dinamizar as atividades e corações queridos já se mobilizam para dar uma força. Quem morar em Recife e, particularmente em Boa Viagem e desejar ir ter conosco, vem pela Barão de Souza Leão. Após a beira canal, é a primeira rua à direita. Fica logo no comecinho desta. Fácil, fácil... Esse farol não pode se apagar.

RECADOS DA LUCIDEZ

Amigos, coloco aqui algumas reflexões do nosso querido Chico Xavier. Para mim, representam recados da lucidez. Dentro das nossas lutas com o intuito de mantermos a fidelidade à grande causa espiritual que nos alimenta, considero de extrema relevância os apontamentos do dedicado médium. Vamos lá:


"Na nossa doutrina não deveria haver lugar para tantas intrigas...foram as intrigas humanas que deturparam o movimento cristão em seus primeiros tempos e que continuam, até hoje, entravando o progresso espiritual dos que delas não sabem se desvencilhar"

"Unificação sem união...seria mesma coisa que um corpo destituído de coração, no qual só o cérebro funcionasse"

"O médium que não se habituar a trabalhar no clima de muitas pressões nada conseguirá produzir...""

"...A maior recompensa do trabalhador é a sensação do dever cumprido. O reconhecimento que devemos buscar é o da própria consciencia. Não importa a ingratidão...todo aplauso externo é ilusório".

"A obsessão merece maior atenção por parte dos esdtudiosos da doutrina. Os processos obsessivos podem ser responsabilizados por grande parte da violência praticada pelo homem...existem crimes tão estarrecedores que, sem dúvida, não poderiam ser praticados por uma só pessoa em ação. A gente fica com a nítida idéia de que foram muitos os que agiram através do autor de determinada  atitude de violência".

"Emmanuel sempre me disse: - Chico, quando voce não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca"

"Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja".

"Precisamos tolerar mais um pouco, tolerar mais um tanto, compreender de algum modo mais um tanto e criar em torno de nós a simpatia de que precisamos para viver".

Vivemos como criaturas que se suicidam pouco a pouco; todo dia um suicidiuzinho...um ato de rebeldia, uma reclamação indébita, um ponto de vista infeliz...atraímos vibrações negativas e operamos sobre nós esse suicídio lento, indireto".

"Quem deserta da luta achando que a luta está muito grande, não tenha dúvida: vai encontrar uma luta muito maior pela frente"

"...No evangelho, não existe um moralismo farisaico; a mensagem do Cristo é de elevação, de compreensão do erro, de incentivo a quem deseja ser melhor...Quem olhar para dentro de si não terá coragem de olhar a alguem na condição de pecador! Precisamos destacar o valor dos companheiros; não acredito que companheiro espírita algum possa estar na doutrina mal intencionado...às vezes não temos coragem de nos enfrentar...acusamos os outros para que a observação alheia não se demore sobre nós, detectando-nos o problema..."

"A crítica dos opositores de nossa fé não nos dói mais que a dos nossos irmãos de ideal...vamos incentivar os jovens. Não somos donos do movimento, a casa espírita não tem donos...vamos criar oportunidade para o crescimento dos outros. Ninguem precisa anular ninguem...sobra espaço para as estrelas no firmamento!"


Tái, amigos do blog, esse pequeno painel do pensamento do Chico. Creio que se meditarmos direitinho nesse tesouro, podemos descobrir um pouco de nós mesmos nas citações, não é mesmo? Adiante, coloco mais...!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CRESCIMENTO DO BLOG

Confesso que houve ocasiões em que pensei em encerrar as atividades do nosso blog. As dificuldades do dia a dia, os compromissos diversos, enfim, o desejo de não ficar sem atualizar o espaço, exatamente em respeito a essa atenção que voces dão a ele. Bom, prosseguimos. Desejamos fazer do blog um instrumento leve, abordando primordialmente temas espirituais, associando-os à vida cotidiana. de vez em quando, enveredamos pelos caminhos dea cultura, com poemas e crônicas. Enfim, a ânsia é que seja instrutivo e prazeroso para quem nos visite. E, se não me engano, já caminhamos para cerca de quatro anos de existencia ( vou conferir a data ).

O blog vem tendo um aumento paulatino em seu número de frequentadores. Temos acompanhado. Até nos que colocam seu perfil em nosso painel vem aumentando. Estamos caminhando para 900 os amigos no painel. Minha gratidão à todos. Sei da importância desse espaço para divulgar a imortalidade e a realidade do espírito. Vou prosseguir. Voces me dão uma extraordinária força. Todos. Dos que mais postam aqui, como nossa querida Hilda, de Alagoas, aos que só de vez em quando o fazem, bem como aqueles que nunca comentam mas que sei, pelos acessos efetuados, nos honram com suas eventuais passadas pelo blog.

Não desejo ser unanimidade. Essa não existe. Nem Jesus a possui, não é mesmo?. Alem disso, sabemos que estamos todos à caminho. Posso emitir alguma opinião equivocada ou postar algo que os amigos discordem. Natural e, até, positivo que ocorra. Agora, o objetivo é sempre o mesmo: difundir a grande luz, com a alegria, responsabilidade, amor à causa. Com sinceridade. E o máximo que pudermos, com elevação. Obrigado à todos.

BEZERRA DE MENEZES TRABALHANDO COM ALCOOL E FUMO?

Um participante do nosso blog, Renato, colocou na área de comentários uma postagem em que solicita, de minha parte, a averiguação sobre uma informação que ele teria tido, não especificou qual a fonte, que o querido espírito Bezerra de Menezes atuaria por médiuns que fariam uso do fumo e do alcool e onde esta prática seria comum. 

O interesse de Renato é pertinente e o assunto é instigante ao meu ver. Não comungo intimamente da companhia do médico dos pobres. Eventualmente, ele traz algumas comunicações por intermédio das minhas limitadas condições mediúnicas. Nunca fiz, caro Renato, qualquer indagação ao benfeitor espiritual sobre isso pelo fato de nunca ter me detido no assunto. A princípio, externando uma opinião pessoal, entendo a questão que pareceria ser fácil de responder mas, podem existir nuances que nos escapam à pobreza de maturidade espiritual.

Para confirmar essa minha colocação, penso, de imediato, que isto não ocorreria, ou seja, ele não alimentaria algo dessa natureza.Os nobres espiritos não apoiam,como sabemos, práticas exdrúxulas e bizarras. Mas não sei se existiria alguma situação em que ele poderia, estrategicamente, estar atuando objetivando, adiante, libertar tanto médiuns quanto espíritos dessa condição infeliz. Falta-me  o conhecimento sobre a questão. Prometo a voce, Renato, que se tiver oportunidade de indagar a ele sobre o tema, o farei. Pode até ser num eventual contato com Divaldo Franco, que vem mantendo com Dr. Bezerra mais amplo nível de proximidade.

Ah, tem tanta coisa que não sabemos não é mesmo, amigos!? Vou ver se clareamos o tema adiante.

TEMAS ATUAIS

Vamos tratar, hoje, de temas do cotidiano e que vem manopolizando a atenção nos meios de comunicação. Os chamados "rolezinhos", gerador de polêmicas, vem assustando muita gente, sobretudo, frequentadores de soppings centers, onde vem se concentrando a prática. Vamos dar nome aos bois. E não se pode faze-lo sem uma abordagem mais ampla sobre o contexto atual no Brasil.

Já escrevi aqui que o nosso país, infelizmente, esta´em um momento de muita violência, inclusive, de dolorosos casos de selvageria, não só nas lotadas e desumanas penitenciárias nacionais como em plena via pública. Mata-se com a maior naturalidade nas cidades. Não incluo, aí, outras formas de violência pois tomaria muito espaço. Campos de futebol, escolas, moradores de rua queimados, vandalismos, gente morrendo nos corredores de hospitais, etc.

Li alguns profissionais das chamadas ciencias sociais afirmarem que não se deve reprimir os rolezinhos, que é uma questão de afirmação social e outras justificativas mais. Discordo integralmente dessa colocação. Afinal, dar um "rolê", na sua origem , seria "ficar" com alguem, uns "amassos", beijo na boca, encontro com alguns desses objetivos. Sem entrar na análise comprtamental dessa natureza, seria isso. O que está ocorrendo, porem, descamba para coisas que não correspondem ao descrito acima. Furtos, vandalismos com vitrines quebradas, corre- corre, gritaria e até faixas muito bem escritas, demostrando que a questão tomou outro rumo.

Não acredito em uma sociedade de progresso e modernidade sem ordem, leis e que tanto as autoridades quanto os cidadãos devam cumpri-las, respeitando a civilidade. Não se pode buscar uma sociedade pacífica apoiando qualquer possibilidade de ver cidadãos que não compartilham dessa ou daquela posição social ou política impedidos do direito de ir e vir ou de encontrar o respeito à ordem. Se os governantes não tratarem devidamente a questão teremos que lamentar mais um aumento de selvageria e barbárie. Vitimizar esses jovens que marcam o que, erradamente, ao meu ver, estão chamando do "rolê", não é saudável, perdendo foco numa solução mais adequada da situação. O Brasil necessita ter muito cuidado pelos passos que vem dando. A desagregação social é evidente; a fratura social é quase gritante, acrescentada pelo fato de termos
inflação crescente e pouco crescimento econômico. Forma-se um caldo de cultura perigoso.

Oração, atitude e reflexão. Nosso país tem um destino que deve cumprir cheio de luz. Deve evitar a separaçaõ entre irmãos.  Deve buscar a aproximação, não a divisão. Onde isto foi feito, fracassou.  Paz tambem passa pelo ordenamento das leis, pelo respeito entre todos, pela liberdade com responsabilidade.

sábado, 18 de janeiro de 2014

AGENDA PARA AMANHÃ

Logo pela manhã estarei realizando seminário no Centro Espírita Guillon Domênico, em Olinda, área metropolitana de Recife. O tema será "As Leis Morais". Começaremos as 08:30 hs e iremos até 12 horas.

DE ACORDO, EVA

Ainda sobre o tema dos pretos velhos na Casa espirita, nossa participante Eva Macedo coloca outro comentário. Veja como é lindo dialogarmos e, dessa maneira, deixando novos elementos sobre quaisquer temas. Ela coloca ( e muito bem, por sinal ) sua preocupação no que tange à companheiros ou instituições espíritas que, ao invés de esclarecer a sociedade sobre o que é espiritismo, de alguma forma contribuem para a confusão entre os leigos sobre espiritismo e umbanda.

Apoio o que a amiga comentou pois existem diversos aspectos que diferenciam as duas doutrinas. Claro que é um dever de qualquer espírita esmiuçar para o mundo a beleza, a ciencia, a filosofia e a religiosidade que a doutrina dos espiritos, codificada por Allan Kardec, oferece à Terra. Dentro desse desdobramento, referendo o que motivou as minhas postagens sobre o tema: jamais alimentar os condicionamentos mentais dos nossos irmãos bem como jamais deixar de os receber com carinho. E, principalmente, ao meu ver, não se sentir ofendido pela presença deles, em algum momento, nos trabalhos mediúnicos espíritas.

Dentro dessas próprias comunicações surge a oportunidade de divulgar a libertação espiritual proporcionado pelo espiritismo à esses companheiros que viveram situações muitas vezes dolorosas na sua condição africana. E assim, querida irmã Eva, vai a doutrina esclarecendo vidas, libertando corações e emancipando consciencias. Sem atavismos, sem rituais, sem condicionamentos  ( mas reconhecendo sua existencia), sem aparatos exteriores. E não pense que houve qualquer mal estar, viu? Essa é a maneira de enriquecer as reflexões e favorecer o entendimento. Continue emitindo suas opiniões, para nós cada vez mais esperadas, sem cercear qualquer opinião divergente. Sinto-me rico pela suas colocações que, na essencia, são as minhas. Às vezes, alguma diferença, quando existe, é mais de forma que de fundo; mais da maneira como se coloca do que pelo conteúdo que se coloca. Abração.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SOBRE PRETO VELHO NO CENTRO ESPÍRITA

Eva Macedo postou comentário ( vide abaixo do texto meu sobre preto velho no centro espírita ), referindo-se ao fato de Divaldo Pereira Franco ter uma determinada posição à respeito. E ela enviou um linck de um vídeo em que nosso apóstolo da divulgação tece comentários à respeito.


Eva, eu já tinha visto o vídeo. Admiro profundamente Divaldo,assim como, creio, a grande maioria dos espiritistas. Sua palavra é sempre muito abalizada, porem, isso não impede que formemos nossa opinião, aliás, algo muito próprio do espiritismo: aprendemos, tambem, a pensar por nós mesmos, o que não quer dizer que não reformulemos nossos pensamentos desde que nos convençamos dessa necessidade. Dessa forma, Eva, quando voce expressou que "ante de falar eu pesquisasse", digo-lhe que tanto o que escrevi é fruto de um ponto de vista que considero doutrinário como, sobretudo, evangélico. E se voce ler com mais carinho o que escrevi, verá que, essencialmente, não há significativas diferenças entre minha concepção e a que Divaldo professou. O que muda, creio, é a maneira de encarar a atuação de pretos velhos nas casas espíritas.


Escrevi com a máxima clareza que posso que a casa espírita não pode renegar ninguem. Deve ser acolhedora. Falamos em caridade e amparo mas temos dificuldades para aceitar esses nossos companheiros de jornada, apenas porquen trazem,ainda, em sua generalidade, condicionamentos e atavismos? Alem do mais, lendo atentamente o que escrevi, voce deve ter verificado que mostrei que não devemos alimentar os condicionamentos desses amigos, orientando-os, esclarecendo-os quanto à essa nova realidade espiritual. Recebe-los com afeto e carinho não é o mesmo que mante-los nessa situação. O que não podemos concordar é o preconceito que se expressa muitas vezes em nosso ambiente espírita, inclusive, como se os amigos que se apresentam como tal fossem uma praga ou algo dessa natureza. Neste aspecto, sobre o esclarecimento deles, verifique que corresponde ao ponto de vista de Divaldo.


E, por fim, ainda que tivéssemos efetivamente opiniões diferentes sobre o tema ( o que não acho que tenha ), embora respeite o extraordinário tribuno espírita , a quem devo, particularmente, momentos de incentivo e consolação em alguns dos nossos encontros nos eventos da doutrina, permaneceria com a opinião que externei pois o universo é belo pela diversidade e, com o uso da razão, entendemos que podemos formular idéias e conceitos, tambem compreendendo que não devemos achar que somos donos da verdade. Sei que nosso Divaldo tambem não deseja que só suas palavras representam toda verdade das coisas. Creio que minha posição sobre como receber nossos irmãos "pretos velhos" encontra-se compatível com o Evangelho, assim como, com a finalidade do espiritismo. Se necessário, podemos voltar a tratar do assunto. Um abração, Eva

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PRETO VELHO NUM CENTRO ESPÍRITA?

Esse assunto, de vez em quando, me chega nos seminários que tenho oportunidade de realizar pelo Brasil. A indagação se devemos atender aos espiritos que chegam às instituições espíritas nas suas tarefas mediúnicas com as características de um "preto velho" são recorrentes. E sou muito objetivo quanto à questão: Por que não? A estrutura do cristianismo e, por extensão, do espiritismo, é montada no acolhimento, no senso de igualdade e respeito profundo ao espirito imortal. Qualquer atitude contrária a este fundamento nega os postulados superiores da causa e implica em alguma forma de discriminação, derruindo na direção do preconceito, seja racialista ou religioso.


Racialista pelo fato de que poder-se-ia estar reproduzindo, inconsciente ou conscientemente, algum tipo de dificuldade para com os que viveram experiencia na condição de afrodescendente. Não nos esqueçamos que a escravidão foi uma das mais aberrantes violações dos direitos humanos e que manchou, gravemente, a atmosfera psíquica do nosso país. Até hoje temos sequelas cármicas proveniente desse período.


Preconceito religioso, isto para com a umbanda, já que as manifestações dos pretos velhos são associadas diretamente  aos trabalhos espirituais do culto afro brasileiro. É preciso o respeito pelos trabalhos amorosos desenvolvidos na umbanda, com muitos corações sendo amparados em seus serviços. Quando um pastor evangélico ou um padre desencarnados se comunicam nas atividades mediúnicas no centro espírita não se tem a mesma postura que aquela utilizada com os preto velhos. Se esses espíritos, sacerdotes evangélicos ou católicos encontram-se desnorteados ou agressivos, se tem respeito e se procura orientá-los, a fim de que encontrem a luz de um novo tempo. Estão, quase sempre, investidos pelos seus condicionamentos doutrinários que lhes foram caros e úteis. Os chamados pretos velhos tambem trazem seus condicionamentos e necessitam, quando nesses casos, de acolhimento, repeito, carinho e orientação. Muitos espiritos que desencarnaram em idade avançada e foram escravos ou descendentes diretos destes trazem as marcas das humilhações sofridas quando no corpo, face à escravidão e outros tipos de preconceito. Receberão o mesmo em nossas casas?


Há tambem os casos de espiritos nobres, que são gratos à experiencia redentora quando aqui na Terra viveram entre os negros africanos escravizados no Brasil ou outros países . Gratos pela libertação espiritual proporcionada pela vivência dolorosa, mantem a configuração de um preto velho e irradiam paz e orientações boas. Claro que sabem que não são pretos velhos pois essa é uma expressão da carne. Numa instituição espirita tendem, após suas primeiras manifestações, tomar a posição de espírito, independente da cor da carne quando estavam reencarnados. Já superam os condicionamentos da matéria.


Óbvio que , ante os que se manifestam como preto velho com atavismos, maneirismos e pedindo cachimbo, bebidas ou quaisquer outros aparatos materiais e inadequados, caracterizam-se como uma alma não avançada ou esclarecida de sua situação, devendo receber os esclarecimentos de que carecem. E não preciso dizer que não se deve ceder às suas solicitações dos aparatos materiais. Estes espíritos precisam do carinho acolhedor e do norteamento. Precisam encontrar apoio para se descondicionarem de sua antiga condição de reencarnante na condição de escravo africano. Jamais alimentar neles o atavismo em que se encontram enredados.


Os que se manisfestam inicialmente como tal mas são almas esclarecidas, alem da razão que já expus acima, tambem podem faze-lo para contribuir a fim de romper os muros preconceituosos que, porventura, apresentamos. Não vejo qualquer tipo de "mácula" nas atuações destes amigos do alem. Assim como referente aos caboclos. Sofrem estes situações muito semelhantes, quando temos informes dos trabalhos que eles realizam à serviço do bem tanto no mundo espiritual quanto na Terra. Claro que irão evoluir e, assim como nós, irão superar a idéia de cor da pele e condicionamentos culturais. Isso não pode, no entanto, fazer-nos esquecer que devem ser recebidos como qualquer outro coração, nos braços de nossa ternura. E quando necessário, esclarecidos, objetivando sua evolução espiritual.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O PENSAMENTO E A EDIFICAÇÃO DO ESPÍRITO

Emmanuel, o admirado guia espiritual do Chico Xavier, nos diz que pensamento é vida. Sem dúvida, estudando algo à respeito, ele, o pensamento, produz nosso destino. Conforme a direção que ofertamos às nossas construções mentais, edificamos e corrompemos, produzimos saúde ou enfermidade. Ao pensar emitimos ondas constituindo uma frequencia vibratória. Esta terá o poder de  nos elevar ou de nos imantar nas expressões mais baixas da vida...

O pensamento é o construtor da alma. Somos o que pensamos e atraímos outras forças mentais que se coadunam, sintonizam,  com a natureza do que emitimos. Espíritos fora da matéria ou almas ainda experienciando no mundo são "convidados" por nós mesmos para respirar nossa atmosfera psíquica, desencadeando, dessa maneira, simbioses mais ou menos profundas entre os seres. O universo é essa comunicação permanente de energia, vibração, mentes, corações.

Desde escolas espiritualistas mais antigas, sobretudo, àquelas voltadas para mais ampla iniciação espiritual, se estuda a força viva do pensamento e sua influência sobre os caminhos das almas. O Espiritismo, síntese desse conhecimento milenar nos tempos de hoje, amplia, ao nosso ver, o conhecimento, e aprofunda os horizontes das potencias da alma, dentre estas, a mediunidade e seus mecanismos, caracterizando as más influencias espirituais - obsessões - como sendo o agasalhar de vibrações identificadas, de maneira infeliz, entre mentes vinculadas por interesses similares de paixões e tendencias negativas, alem de comprometimento moral entre as partes, o que, por si só, elabora algum tipo de sintonia. Onde há o débito, abre-se porta para o cobrador.

No mundo contemporâneo, marcado pelo imediatismo, as paíxões enlouquecidas e o estresse do ritmo alucinado das grandes cidades sobretudo,  as mentes tornam-se verdadeiras construtoras de lixo energético. E as depressões abundam, sempre vicejando ante a pobreza da falta de vontade, da consciencia nas criaturas de que elas podem alterar a situação, usando de determinação e alterando seus desejos e aspirações. Podemos modificar nossa realidade vibratória para melhor educando sentimentos e focando o crescimento espiritual, os valores mais nobres, a edificação mais sublime da vida. Quando não o fazemos, deixando de elaborar pensamentos contínuos de mais alto teor, aí, as circunstâncias da vida, que são ações das soberanas Leis Universais, começam a produzir mecanismos de amadurecimento. São os fenômenos das dores, do desencanto, do vazio que, conforme mais uma vez a direção dos pensamentos, geram lições que impulsionam a alma ou tornam-se, perante o olhar desta, simplesmente sofrimento.

Parece-nos que a dor pode ser lição ou, simplesmente, sofrimento. Isto conforme onde colocamos a mente. Até mesmo o sofrimento vai servir para o indivíduo, porem, melhor seria que ele apreendesse a lição pois pouparia maior cota de dificuldades ao longo do caminho. O tesouro do livre arbítrio, ou seja, do poder de escolha, resplandece, dessa forma, com toda a beleza de que é constituído. Podemos e escolhemos caminhos. O pensamento, o conteúdo deste, é o cinzel e o buril do escultor que somos, na edificação do espírito glorioso. Em resumo: conforme pensas, viverás.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

SOBRE A NOITE

Abaixo escrevi um texto falando pelo meu encanto para com o dia, o sol, as claridades do verão. Isso não implica dizer que não se pode enxergar a beleza que há nas noites do mundo, em certas noites abençoadas. Deus é tão bom que alivia a penumbra colocando o plenilúnio do luar, e as estrelas misteriosas e românticas, convidativas e sedutoras, sobre nossas cabeças.


Quando escrevi o ser solar, postagem anterior, senti um pouco de remorso pelo fato de ter esquecido quantas vezes me encantei com a noite. E claro, não é a essa beleza de noite a que me referi na postagem anterior. Referia-me à escuridão, ao não brilho, ao que não emite luz. Nas noites dos poetas e dos que amam há sempre algo de beleza, e perfumes de promessas, cânticos suaves e doces, falas que embalam corações e vidas. Sim! há beleza e harmonia em nossas noites.


Esse texto foi uma redenção. Precisava me redimir, afinal, quem já não se admirou com o disco lunar surgindo no horizonte, parecendo maior que o mundo e aumentando a sensação de encanto pela vida? Agora, fico sim, a imaginar quando nossa alma, incendiada de amor, fitar a beleza por trás da matéria, ou fixar sua atenção nos mundos mais belos da realidade maior ...

UM SER SOLAR

Fomos feitos para a luz, ou melhor, de luz. Todas as forças do universo, todas as expressões das Leis de Deus visam  impulsionar a alma para a plenitude. O sol interno pulsa a espera de ser descoberto. Somos seres solares. Às vezes fico a pensar se não seria esta a razão de me sentir um tanto melancólico nos dias frios, mais escuros. Sabemos que os raios solares atuam sobre nosso cérebro e ativam secreções produtoras de euforia, leveza. Melanina ativada, propensão para a  alegria. Embora reconhecendo a importância da chuva no sistema do planeta ,  para a produção de alimentos e sustentação da vida, adoro o verão e o esplendor do sol.

Nos mundos mais evolvidos, segundo narrativas substanciais na literatura espírita trazidas por espíritos nobres, não haveria noite, não composta de escuridão como a conhecemos e uma luz permanente tece claridades infindas para seus felizes habitantes. A harmonia do conjunto é sustentada pela amenidade climática e uma atmosfera psíquica altamente saudável e estimuladora, graças ao nível espiritual de seus habitantes.

Bom, mas não estamos lá, pelo menos ainda não. A Terra tambem tem seus encantos, aliás, inúmeros. A agonia e agitação que se apresentam nos movimentos das chamadas placas tectônicas faz parte da acomodação planetária, se dirigindo esta acomodação para converter-se no paraíso do mundo melhor do futuro. Nosso belo planeta azul ainda é relativamente jovem. Ainda está em resfriamento de sua constituição, basta ver a presença do magma, logo abaixo da crosta onde pisamos, massa ígnea que conta um tanto da nossa história planetária quando de seus primórdios. Como tudo encadeia-se  e segue um programa inteligente, essa acomodação termina por servir às mortes coletivas, acelerando os resgates dos espíritos e, dessa maneira, contribuindo para a grande transformação da ascenção da Terra para uma condição de planeta melhorado.

Olhando os dois avanços, o individual, das almas, e o do mundo como estrutura planetária, verificamos que essa ascenção, que não será abrupta mas que segue um processo mais ou menos lento, encaminha um e outro para estados radiantes de ser. Espíritos que conquistarão o brilho interior e um planeta refletindo o aperfeiçoamento das almas que evolutem em seu seio. Na verdade, em ambos os casos, desmaterialização da matéria, conversão desta em energia, dos instintos básicos para a plenitude dos sentimentos mais nobres.

A transformação em seres solares, ou melhor, a atitude de assumirmos nossa condição de seres de luz é a consequencia do fenômeno evolutivo. Sem inverno na alma. Sem adeuses, sem mortes, sem dores de débitos . Sem noites. Claridade solar. Sol de meio dia, só que refrescante, na mente e no coração. Para sempre.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A MENINA MARIA CLARA

Parece que era |Maria Clara seu nome. Menina que só queria brincar, como toda criança.
Queimaram-lhe os sonhos, abataram-lhe o sorriso infantil.
A sombra subiu ao ônibus e, na insanidade própria da ignorância espiritual, 
acendeu a fogueira da iniquidade. E obscureceu os sonhos de Clara

Queimaram, é verdade, os sonhos de Maria Clara mas não poderão queimar-lhe a imortalidade.
Ela voltará. Ela abençoará seus algozes. Ela perdoará os que se fizeram agentes da dor.
Quantos não trarão, a partir de agora, as chamas da consciência prontas a fustigar suas mentes?

Maria Clara olha, agora, as dimensões da alma. E seus olhos, creio, derramam o mel da infância pelos céus. E clarearão, um dia, a própria sombra que lhe ceifou a vida na Terra.


OBS -Pequeno poema em homenagem a garota queimada no ônibus no Estado do Maranhã e que faleceu em consequencia.

TRIBUNA ESPIRITA

Esse é o nome da revista espírita  possuidora de um dos melhores conteúdos doutrinários do Brasil. Publicada na Paraíba, tendo à frente o jornalista Azamor Cirne, sempre foi uma das minhas leituras preferidas. Artigos muito bem escritos e com temas palpitantes, tem primado desde seu início, a uns bons anos, por muita fidelidade às estruturas do pensamento espírita. E agora, para maior alegria ao meu coração, tenho tido a felicidade de ser um dos seus articulista. Já tres edições que publicam textos meus, inclusive alguns postados aqui no blog. Bi -mensal, a revista traz, em seu último número ( novembro e dezembro ), abordagens concernentes ao fato em que o movimento espírita comemora os cinquenta anos do livro  O Evangelho Segundo o Espiritismo que, em seu início, chegou a receber o título ( inadequado, por sinal ) de Imitação do Evangelho . Vários eventos neste ano serão relativos às comemorações sobre o lançamento da obra, assim como o Congresso Nacional espirita, promovido pela FEB na cidade de João Pessoa, no mes de abril e que terei a honra de ser um dos expositores.

Pois bem, quem puder e ainda não conhece a Tribuna Espírita procure faze-lo. E, se puder, torne-se um assinante. Na internet se consegue tudo, não é mesmo? Vale à pena. Aproveito para parabenizar os editores pela belíssima capa com a figura de Jesus. Lindíssima.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

AGENDA

Logo mais, à noite, estaremos no atendimento ao público na Casa do Caminho, como de hábito. No final de semana estarei na cidade de Caruaru, agreste pernambucano, realizando seminário sobre mediunidade. Será no sábado à tarde e no domingo pela manhã. Sábado, 20 horas, proferirei palestra sobre o tema.

CHORANDO JUNTOS

Lendo uma brochura publicada pelo meu mano desencarnado neste final de ano, o Antonino, intitulada " Cristão sem Fronteiras", me vi refletindo sobre a magistral experiencia de ser cristão. Magistral e difícil, para nós que trazemos diversas mazelas ainda encravadas na alma.  Como há virtudes silenciosas a serem vividas! Aprender a chorar junto é uma delas. Muitas vezes achamos que ser solidário é despejar um caminhão de conselhos, apresentando um ar sacerdotal. Existem situações em que a melhor opção é o silêncio de quem está ombro à ombro, renteando com a dor do semelhante. É aquele silencio quen fala, canta, sussurra amizade e entendimento e, sobretudo, explicita a bela condição humana de todos nós.


No nosso caso, ser cristão não é ser anjo e sim, ser humano, com toda a beleza do que isso possa significar. Chorar junto é compartilhar a dor e, dessa maneira, dizer que ele não está sozinho. A presença silenciosa pode representar muito. Com isso não quero dizer que em toda as situações essa deva ser a atitude. Não. Quero dizer que, em certas ocasiões, vale muito se sensibilizar com a dor do outro e, com sinceridade, oferecer um ombro ou um lenço é o caminho. Dar um abraço apertado ou, até mesmo, não comentar sobre certos acontecimentos, pode representar, para quem sofre, o aceno de que não os julgamos e que nos interessamos por ele como filho de Deus que é e o ser humano que ele é.


Isto representa o coração acolhedor, saudável, que faz ao outro o que desejamos que se nos fizessem. Para quem lidera, em qualquer escola religiosa da |Terra, é um exercício da liderança saudável, que se faz igual, reconhecendo que, assim como nossos irmãos de jornada, nós tambem temos limitações e defeitos, dores e necessidades. A solidariedade é o mecanismo que nos serve de anteparo, de apoio mútuo, a fim de que a caminhada se faça menos pesada para todos nós. Jesus já fizera  o alerta ao indicar:"Não julgueis para não serdes julgados pois com a mesma medida que medirdes serás medido".


Ser amigo! E ser amigo significa, como o sabemos, ser o outro vestido de nós. O outro precisa se ver no amigo. O amigo é ele se amando, no estado de carencia, mas sem abdicar da própria personalidade, da sua individualidade. Estamos interligados, como tudo no universo. Vamos chorar junto, o que não quer dizer "viver chorando, se lamentando", é óbvio. Simplesmente, estar junto, próximo, não necessariamente fisicamente, mas de coração, alma, vibração e ternura.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O PAÍS DA VIOLÊNCIA E A PÁTRIA DO EVANGELHO

Naturalmente que algumas pessoas, particularmente simpatizantes espíritas, indagam à respeito da colocação do espírito Humberto de Campos sobre ser o Brasil, a "Pátria do Evangelho e o Coração do Mundo", título mais que conhecido de uma obra do grande escritor maranhense desencarnado, psicografada por Chico Xavier, em que relata a missão que caberia ao Brasil ante o mundo espiritual. Há os que contestam o espírito e o ufanismo da obra. O motivo da contestação e da dúvida estaria no fato de termos, hoje, uma das sociedades mais violentas do planeta, com cerca de cinquenta mil mortes provocadas por algum tipo de arma, fora os feridos em assaltos, sequestros, etc. As cadeias e presídios superlotadas e os presos em condições sub humanas, vivendo em situação aberrante. A sensação de insegurança abunda e os níveis de corrupção, outra forma de violência, atinge patamar alarmante.


Tenho uma tese, repito: tese, para explicar a aparente contradição entre a afirmativa de Humberto de Campos e a realidade do país. Quando lemos o livro, tendemos, naturalmente, a pensar que encontra-se encarnado no Brasil apenas grandes missionários ou espíritos em tarefa ligada diretamente ao Evangelho. Embora creia que isso, em parte, seja realidade, existe outro aspecto que justificaria o epíteto grafado pelo escritor como título de sua obra psicografada. Na verdade, alem dos aspectos da grande ( ? ) religiosidade do brasileiro, formando um enorme contingente de católicos, evangélicos e espiritas, alem de outros segmentos espiritualistas, devemos levar em consideração que aqui encontram-se reencarnados inúmeros espíritos rebeldes, comprometidos desde séculos com o crime, os desvios de conduta, e renasceram no Brasil precisamente para, na aura mística do país, de sua energia voltada para as religiões, receberem educação moral, abrindo-lhes oportunidades de soerguimento. Para ser um pouco bem humorado, o Brasil auxilia ao esvaziamento das regiões atormentadas do espaço.


Por mais que isso possa nos incomodar, penso ser plausível a tese. Claro que muitos fracassam e não aproveitam a oportunidade de redenção e tombam nos mesmos desvios de outrora. Isso inclui políticos, assaltantes, cidadãos de variada natureza e profissão. E essa tese não exime os governantes de suas responsabilidades ao falharem nos cuidados para com a segurança de seus cidadãos, na educação e no bem estar destes, na infraestrutura do país, no saneamento básico, etc, pontos em que estamos longe do civilizado.


Penso que a razoável quantidade de pessoas que o movimento evangélico, por exemplo, atrai para seus templos, resgatando-as da criminalidade, desde traficantes até assaltantes, drogados e alcoolatras, fortalecem a tese que levanto. A igreja católica tambem possui suas ações de apoio às pessoas marginalizadas, bem como o movimento espírita. Estaria aí um dos elementos comprobatórios da missão do país junto ao evangelho do Cristo: redimir almas. O Brasil seria esse cadinho de libertação, se assim me posso expressar.


Podemos falhar enquanto país junto a espiritualidade? sim, podemos. Acredito, porem, que estamos caminhando para cumprir a missão, apesar de todos os empecilhos. E Deus queira\ que consigamos. Tenho fé. Acredito. Tudo muda. Haverá mudanças. A prática do evangelho é feita de lutas e suores abundantes, tanto individual quanto coletivamente. 


domingo, 5 de janeiro de 2014

UM VENTO FRIO

Sopra, esta noite, um vento frio. Olho da varanda a ação deste sobre o mar. Embora noite, as lâmpadas da avenida clareiam o suficiente a espuma e a inquietação das ondas. O vento frio está de acordo com  meu estado meditativo de hoje. Ou, na verdade, eu que estou de acordo com o que foi o dia: um tanto ameno, meio nebuloso, vento frio...


Para aumentar o estdo reflexivo, estamos iniciando mais um ano, mais uma etapa reencarnado. E muitas atividades abençoadas que o Senhor nos dá como oportunidades de crescimento emocional, desenvolvimento espiritual, amadurecimento das aspirações. Quanto bem a fazer! Quantos corações necessitando de compreensão e amor!


O vento frio, de alguma forma, me fala que preciso aquecer a alma, o coração. Mostra-me o quanto o ar frio amortece o coração. E no frio, muitos sofrem, envoltos na solidão amarga da grande dor, ou dos pequenos desprezos que nascem de um pouco do egoísmo humano.


Vento frio, mensagem da vida para mais amor, para mais amar.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

MEDO DE SONHAR

Existem pessoas que parecem temer os sonhos. Na vida prática, alguns, por sofrerem pesadelos, outros, por não entenderem o seu significado. No tocante a parte subjetiva dos sonhos ( o que não quer dizer que seja irreal), sonhos são vistos como planos, expectativas, anseios que nutrimos...e, lamentavelmente, tantos abdicam da doçura que é sonhar.

Sonhar não implica em se tornar sonhático, alienado, despido de realidade. Os grandes seres que impulsionaram a nossa civilização em todos os quadrantes da vivencia humana, foram , antes de mais nada, grandes sonhadores e descobriram que a realidade que intentavam transformar primeiramente sofreram transformações no mundo das idéias, do desejo, das aspirações. Para concretizar o progresso, muitas vezes ( ou quase sempre) foi necessário nutrir os sonhos.

No âmbito espiritual sonhar é, tambem, estabelecer metas e acreditar que elas podem ser alcançadas...é suportar o peso das próprias dúvidas sem permitir que elas calem o som poderoso da vida, a clamar bem alto: evolução. Nesse novo ano, permaneçamos na beleza e delicadeza dos sonhos, transformando-os, porem, em plena realidade. Primeiro, idealizamos, focamos, depois, agimos, efetuamos, concretizamos....é assim. Chegaremos, então.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

AGENDA

Iniciando o ano na tarefa de divulgação do pensamento espírita estarei, amanhã, sexta feira, 20 horas, proferindo palestra no "Misdsionários da Luz", no bairro do Pina, próximo a Boa Viagem, aqui em Recife, dentro das comemorações de aniversário daquela instituição. A casa, alem das atividades pertinentes a um centro espírita, mantem uma creche que atende a comunidade carente das redondezas.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

EM UM LIVRO ANTIGO

Leiam esta pérola que encontrei perdida, numa página amarelada pelo tempo. Não sei quem é o poeta. Li e reproduzo a página


O teu silencio ensurdecedor cai em minmha alma como um trovão ameaçador.
Parece selva à noite, e mais ensurdecedor teu silêncio é que as grandes árvores.
Por que tão brutal silêncio, mais amplo que o silencio do deserto, tão incomunicativo quanto este...
Colocas intermináveis quilômetros entre o meu coração e o teu...No vazio de tua voz, 
na ausência de tua alma, no vácuo da tua impermanência...
Esse silencio me recorda as grandes estepes, onde a neve e o verde parecem indiferentes ao solitário viajante  que ousa atravessar-lhes os caminhos sem caminhos.
E pareces que desejas me punir com o teu silêncio de distância...
Ah, desejaria que fosse o calar das almas meditativas e não o linguajar ferido da dignidade.
Agora, mais que nunca, o teu silencio se parece com a voz da estrela mais distante, que não escuto,
que não percebo.
Aldebaram distante; Canópus entristecida; Beteguelze amortalhada...

Não desejo suportar esta ausencia embora a ausencia seja o texto final.
Em meio a dor de teu silêncio, pelo menos ele me recorda a eternidade, em que apenas o coração fala.

ANO NOVO

Tudo bem, não deixa de ser uma convenção do calendário humano, no entanto, é ano novo. Quero agradecer as muitas mensagens que recebi com votos de progresso espirtual  nesse novo ano. Quando estava apagando algumas mensagens mais antigas pois a caixa de mensagens poderia, a qualquer momento, apresentar-se cheia, apaguei, sem querer, algun números de celulares. Isso me impediu de responder ou de ligar para alguns corações amigos para expressar meus votos. Me perdoem. Desejo à todos um ano de muitas conquistas da alma, de muitas luzes internas. Deus seja a permanente inspitação de todos. eço, se possível, que alguns retornem para mim a fim de refazermos o contato. Paz, amigo.