Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 29 de abril de 2014

AGENDA

Logo mais etarei na Asseuf, em Boa Viagem, fazendo o atendimento fraterno e proferindo palestra. Amanhã, na Casa do Caminho, no Cabo de Santo Agostinho, prosseguiremos no atendimento aos irmãos que nos procurarem e farei a palestra da noite, com o tema "O perfume e o pensamento". Na sexta feira, prossigo com o seminário sobre mediunidade na Asseuf, das 19:30 às 21 horas. o sábado, proferirei palestra na loja maçônica Massangana sob o tema " A maçonaria e a elevação molral do ser humano".

O QUE BROTA DA ALMA

"Não é o que entra pela boca que macula o homem e sim, o que brota do seu coração", disse o Inesquecível Mestre. Sem dúvida, o que nasce do coração é o que é forjado pela alma. No tocante às nossas construções íntimas, elas definem o estágio em que nos encontramos no processo evolutivo. Os paínéis mentais, os sentimentos que cultivamos e, em consequencia, as atitudes que tomamos refletem o que o espírito é.

No campo da mediunidade, há um fato que, em geral, causa inquietações: o chamado animismo. Animismo é quando a mensagem nasce da mente do próprio médium, ou seja, não há a presença de um outro espírito. Em si mesmo, isto não é um problema desde que se averigue o teor da mensagem, afinal, o médium tambem é um espírito e traz aquisições do passado. Utilizar o bom senso e verificar a utilidade da mensagem é o recomendado. O bem pode vir de maneira maravilhosa das nossass próprias aquisições. O animismo deve causar cuidados quando se torna predominante em um médium e, especificamente, quando são manifestações atormentadas, irradiando os conflitos do medianeiro. Este deve ser auxiliado como o faríamos a um espírito desencarnado, necessitado de reajuste. Os dramas do médium não deve sobrepor-se, costumeiramente, à tarefa que lhe cabe no atendimento ao mundo espiritual. Recomendo, alem do estudo do Livro dos Médiuns, a leitura da obra "Diversidade dos Carismas", de Hermínio Correia de Miranda, alem dos trabalhos de André Luis e Manoel Philomeno de Miranda ( espíritos).

Toda comunicação espiritual, por mais autentica que seja, possui componente anímico, ou seja, componentes das próprias aquisições do médium. É a matéria prima utilizada pelos espíritos para se fazerem compreender na dimensão física. É uma parceria entre o mundo físico e a dimensão espiritual. O que brota da alma fará sempre a diferença em qualquer expressão da nossa vida, seja no campo da mediunidade, seja em outras manifestações que efetuemos. Como coloquei no início da postagem, estas manifestações definirão a alma que somos, o nível espiritual que alcançamos e deve nos servir para o auto conhecimento, dentro dos sublimes objetivos referentes ao burilamento pessoal. O que tem brotado de nosso coração ?

sábado, 26 de abril de 2014

VISÃO DA MEDIUNIDADE

Ontem, na primeira das três sextas feiras do seminário sobre mediunidade que estou realizando na Asseuf, em Boa Viagem, tivemos um belo público. Procurei mostrar a mediunidade como sendo um fator humano, assim como outras faculdades da alma. Enfatizei a visão holística da faculdade e foquei na percepção de vanguarda do codificador do espiritismo, Allan Kardec. Penso que isso é mais que necessário. Ainda encontramos muita coisa sem fundamento tanto doutrinário quanto científico em nossos trabalhos espiritistas.

Interessante verificar a interligação de vários assuntos no que tange ao ser humano. E como a mediunidade é um campo vasto pra entendermos um pouco mais desse horizonte ilimitado que é a alma humana. Cada abordagem referente às faculdades do ser nos abre perspectivas encantadoras e desafiadoras sobre a mente e o espírito. Somos mais belos do que imaginamos. Somos mais ricos de valores do que pensamos. Somos muito mais em poderes magníficos do que possa conceber "nossa vã filosofia".

Cada vez mais me convenço da necessidade imperiosa  da circulação das idéias imortalistas sobre a civilização. A crise maior do planeta é a crise moral, de valores. Invertem - se os valores. Prioriza-se o superficial. O grosso da humanidade não tem  a mínima idéia dos fundamentos da existencia e nem por que aqui se encontra. Isso favorece a pandemia obsessiva e o desnorteamento que caracteriza o ser humano contemporâneo. Resultado: a criatura enferma, insegura, atordoada, depressiva.

Isso irá mudar, com certeza. Como sabemos, já está em curso grande planejamento arquitetado nas altas esferas espirituais. Em todas as áreas do saber humano os conceitos espiritistas se inserem e reencarnam almas de grande maturidade moral. As entranhas da civilização encontram-se em convulsão. As antigas pilastras são questionadas e não resistirão mais longamente. Novas pilastras de sustentação se erguem, não sem antes conhecermos embates furiosos. As sombras resistirão à perda de seus domínios. É natural. Não poderão deter, no entanto, o avanço da luz.

Estudar a mediunidade é deter-se em si mesmo. É vasculhar as potencias da alma. É mergulhar nos misteriosos continentes do espírito. E é isto que tentaremos fazer no seminário sobre a mediunidade que iniciamos ontem. Sexta feira tem mais.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

SOBRE O CURSO DA MEDIUNIDADE

Sobre o curso de mediunidade que começaremos a realizar amanhã na Asseuf, informamos que não será cobrado nada. É só chegar. A instituição fica na rua Eládio Ramos, uma transversal da Barão de Souza Leão, em Boa Viagem. Passou a beira canal, é a primeira rua à direita. O centro fica logo no começo desta. Tem placa e o muro indicativo. Serão tres sexta feiras seguidas, sempre 19:30 hs. Aguardo voces.

GUSTAV MAHLER E AS ANGÚSTIAS

Lendo uma matéria na Revista Internacional do Espiritismo deste mês sobre o grande compositor tcheco Gustav Mahler, me deparei com uma abordagem interessantíssima. A personalidade do maestro e compositor apresentava uma afinidade com a melancolia e diversas formas de inquietação da alma. Devido a angústia, ele mais se interiorizou e se atormentou após a morte de sua filha. Se já se perguntava sobre a finalidade da vida, as razões de tanto sofrimento da humanidade, Mahler encontrou na sua dor pela desencarnação da filha um ingrediente à mais para turbulências emocionais de grande magnitude. Suas composições, como não poderia deixar de ser, refletiram a tendencia à melancolia e tristeza em auto grau.

Mahler nasceu em meados do século 19 e desencarnou no ano 1911. Foi contemporâneo do surgimento do espiritismo. Com certeza, se tivesse tido a oportunidade de ler o Livro dos Espíritos, penso que teria encontrado respostas para as suas indagações costumeiras. A morte da filha amada encontraria consolo nas luminosas páginas do grande livro. Claro que estou falando em tese. Muitos podem ler a obra e não se deixar penetrar por ela, no entanto, face a grande sensibilidade de Gustav, sua intensidade de espírito, sua efervescencia emocional, sua arguta inteligência, creio que seria um terreno perfeitamente adubado para entender  a vida, vasculhando muito dos seus mistérios.

Até Freud quase que o teve como paciente. Suas angústias ante a vida e a morte chegaram a ser conhecidas pelo pai da psicanálise. Trocaram correspondencia mas Mahler resolveu não deitar no divã de Sigmund. Preferiu ficar com suas indagações a ser devassado pela mente analítica do psiquista. Como em todo grande artista, a dor esculpiu o talento e aperfeiçoou a sensibilidade de Mahler. O mundo foi beneficiado por suas criações. Pena que a alma do artista não bebeu na fonte do espiritismo, não pelo menos, que se saiba.

E assim como ele, quantos que, tombados na desesperança, na grande noite da descrença, aguardam a oportunidade de conhecer a verdade que liberta, que ilumina, que explica, que renova...por isso, nunca é demais o esforço e a entrega para que o conhecimento sublime chegue aos corações. "Mahlers" existem e aguardam saciar sua sede de saber e de entender.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

SOBRE A MEDIUNIDADE

Próxima sexta feira iniciarei uma série de tres abordagens sobre mediunidade na Asseuf - Associação Espírita de União e Fraternidade - localizada na rua Eládio Ramos, uma transversal da Barão de Souza Leão, em Boa Viagem, Recife. A abordagem terá início às 19:30, se estendendo até 21 horas. Portanto, dia 25 e nas sextas feiras seguintes, estudaremos a faculdade mediúnica e suas implicações para avida humana. Aliás, sempre enfatizo que conhecer a mediunidade não deve interessar apenas para quem apresenta algum tipo de mediunidade ostensiva. Interessa ao ser humano. Estudar a faculdade psíquica é estudar o ser humano, conhece-lo melhor. E, conforme o pensamento de Yogananda, a causa maior do sofrimento humano encontra-se na ignorância à respeito de sua natureza transcendental. Os que desejarem participar do estudo, é só chegar no local.

TRISTES NÚMEROS

Externo a dor que me invade - e sei que em muitos corações - dos tristes números que caracterizam a sociedade brasileira como altamente violenta. Noticiários inundam os lares com as cenas de agressão e assassinato. Crianças são mortas, comércios arrombados, protestos violentos. Mais de cinquenta mil vidas são ceifadas pela violência por ano. Por outro lado, um dos maiores recursos para compor uma superação da violência, a educação, patina em índices de baixa qualidade. Para termos uma idéia desse problema, hoje já se gasta  mais com pagamento de bolsa família do que com a educação. Segundo o veiculado pela imprensa semana passada, cerca de 20% a mais é gasto em pagamento da bolsa.

Temos ainda um longo caminho até atingir o patamar de uma sociedade madura. E essa condição nada tem a ver com sermos um país novo. Outras nações da mesma idade que a nossa já superaram o estágio de barbárie que vige em nosso meio. Volto a bater na tecla que tenho batido aqui: educação de qualidade, valorização da família como núcleo de estímulos aos valores morais, respeito às leis, combate efetivo aos desvios de conduta dos agentes públicos ou privados e espiritualização.Haveremos de esgotar esse fel de falsos valores. O esgotamento da incúria ainda exigirá angústia e sofrimento. Antes de ser uma coletividade, somos indivíduos que formam o coletivo.

Os problemas, em si mesmos, nascem das questões de caráter dos seres. E caráter pede aperfeiçoamento. Este, solicita moralização. Dessa forma, o "coração do mundo" que ansiamos para o Brasil se concretizará, conforme o traçado na dimensão espiritual pelo Mestre de Nazaré para o nosso país. Otimista que sou, acredito em mudanças. Venceremos. Tudo muda. A vida é dinâmica. Mudaremos.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

OS TRABALHOS DA SEMANA

Retomando as atividade habituais, logo mais estarei na Casa do Caminho, no Cabo de Santo Agostinho, onde temos estudos doutrinários e um grupo privado de assistencia à enfermos à distância. Amanhã, estarei realizando atendimento fraterno na Asseuf, em Boa Viagem, na rua Eládio Ramos, próximo a Av. Barão de Souza Leão. Na quarta feira, retornamos ao Cabo para receber os amigos no atendimento que lá efetuamos e para a reunião pública tradicional. No final da semana viajo para a cidade de Surubim, interior pernambucano.

NO SERTÃO

Retornei, ontem, do sertão paraibano, precisamente da cidade de Sousa, terra dos "dinossauros" ( deixo claro, para quem não sabe, que existem sítios arqueológicos na região, com marcas da presença dos dinossauros ) onde proferi palestra e seminário com o tema "Morrer, e depois?". Grande público se fez presente ao ponto de faltar acomodação. Muita gente ficou em pé nas confortáveis instalações da faculdade de direito. Presença, ainda, como ocorreu aqui em Boa Viagem, de muitos irmãos que passaram, há pouco, pela experiencia da desencarnação de entes queridos. Pela emoção, pelo brilho nos olhos e pelo contato após os trabalhos, com eles, verificamos como o consolo e a esperança se derramaram do pensamento espírita neste final de semana sobre os corações em dor. O seminário foi no domingo pela manhã não mais no auditório da faculdade e sim, na sede da Casa do Caminho, aprazível chácara que funciona, ainda, como abrigo para idosos. Excelente público tornou pequenino o auditório da instituição. E a alegria foi a tônica do encontro. Retornei feliz pela oportunidade de mais esssa tarefa, sentindo grande saudade dos amigos de lá, à frente meus queridos Waltinho e Cidália.

A LINGUAGEM DE DEUS 2

Tivemos, na área de comentários referente à postagem "A linguagem de Deus", a colaboração excelente do Edivaldo Júnior, e ele enfoca algumas questões que ali postei sobre Francis Collins. Primeiro, gostaria de dizer ao Edivaldo a satisfação de sua participação e minha gratidão pela felicidade de suas colocações. Segundo, é possível que eu não tenha colocado bem a posição do cientista quanto ao design divino. O que voce colocou é o que ele expressa no livro., sendo que o que escrevi foi que ele fez referencia à existencia dos seguidores do desig divino. Collins faz menção dos que defendem a ideia, embora não compactue com este seguimento como um todo. Apenas  mantenho o ponto de vista de que ele acha, sim, que, ao falar de uma força inteligente,,ele acha que é o ponto positivo, embora discorde do modelo como um todo.

Outra coisa importante é que, tanto Collins quanto o pensamento espírita, são favoráveis a Teoria da evolução e a atual visão da ciencia sobre o surgimento do universo. O espiritismo segue a ciencia e ela, até agora, não é causa de qualquer alteração em nossos postulados. A ciencia é evolução e muita coisa que ela defendeu no passado sofreu correção. Estudando as leis naturais, aproxima o ser humano da grande realidade. Fora do design divino há associações de cientistas, como a que Collins faz parte, voltada à análise do universo sob o enfoque deísta. Alem disso, muitos cientistas que estudaram os fenômenos espíritas e psíquicos, adquiriram sólida convicção quanto á imortalidade da alma e a presença de Deus. Recomendo aos leitores as obras já citadas neste espaço:" A física da alma", do Amit Goswami; "A biologia da crença", de Bruce Limpton e " A Grande Aliança", de gary Schartz, só para citar estes.

Como voce colocou muito bem, Edivaldo, a questão de Deus ainda não faz parte das "certezas" da ciencia oficialmente mas, por outro lado, não há como nega´-Lo. Existem cientistas céticos mas não a ciencia. Aliás, gostaria de colocar que, ao contrário da ciencia, muitos cientistas tomam posição fundamentalista quanto à questão, semelhante ao fundamentalismo religioso, ao ponto de parecer que a palavra final fora dado pela ciencia quanto à imortalidade da alma, por exemplo. A própria história da ciencia deveria colocar em estado de ponderação estes pesquisadores que esquecem da própria circuspecção científica.

Cremos que não só a física mas outras ciencias vem "sutilizando" seus conceitos. As proximas décadas irão trazer vastos progressos não apenas no que tange aos estudos da natureza material mas, tambem, quanto aos fatos psíquicos e transcendentais. Na psicologia transpessoal, na biologia moderna e na parapsicologia teremos novidades muito interessantes. Aguardemos.

Espero novas participações suas , Edivaldo, enriquecendo, como o fez, nosso espaço. Um grande abraço.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

AMANHÃ, PALESTRA NA FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA

Comemorando os 157 anos do lançamento de "O Livro dos Espíritos", estarei proferindo palestra na sede da Federação Espírita de Pernambuco, localizada na Av. João de Barros, Espinheiro. A palestra será às 19 horas e faz parte da programação da sessão solene organizada pela federativa estadual. Haverá, ainda, apresentações artísticas, como a do coral da FEP. Creio que será uma noite de grande vibração espiritual. Espero que os amigos que não tenham viajado para aproveitar o feriadão se façam presentes, somando conosco no expressar de nossa gratidão pelo livro luminoso e basilar do espiritismo.

A LINGUAGEM DE DEUS

O Dr. Francis Collins, um dos maiores cientistas da atualidade e considerado o pai do Genoma Humano, pelo fato de ter sido o cientista - comandante  das equipes que conseguiram mapear o genoma, escreveu um livro com o título que encima esta postagem. Nele, Collins fala de sua crença em Deus e que a sua ciencia avançada lhe fortaleceu a convicção no poder do Criador. Escrito numa linguagem agradável, de fácil entendimento, passeia o pesquisador sobre os conflitos entre conceitos religiosos, filosóficos e científicos de maneira extremamente interessante.

O autor narra que já fora ateu no início de sua jornada e descreve o que o levou de volta à convicção da força criadora divina. Informa, ainda, a existencia de uma instituição chamada Associação Academica Científica, localizada nos EUA, que agrupa, como o nome indica, MILHARES de cientistas que acreditam em Deus, dentre eles, biólogos, bioquímicos, físicos, engenheiros, etc. Isto mesmo, milhares de homens de ciencia que, do alto de suas averiguações científicas, não tem qualquer dúvida da presença da Mente Ordenadora da Vida.

Francis Collins entende que estudar o DNA é mergulhar numa Inteligência Ostensiva estruturando seus mecanismos. Na obra citada, ele fala ainda nos cientistas que seguem e defendem o chamado Design Divino. São cientistas que enxergam um desenho inteligente na constituição do Universo. Embora encontre alguns pontos falhos na teoria apresentado por este segmento científico, reconhece que possui bem mais consistencia do que o que apresenta os cientista ateus. No mínimo,. diz o pai dos estudos sobre o genoma humano, o ateísmo não tem como dizer que Deus não existe. Não possui escopo científico qualquer negativa sobre Deus dentro dos conhecimentos atuais do academicismo. Muito pelo contrário.

Em algumas colocações feitas pelo autor, encontramos diversas convergencias de suas idéias para com as concepções espíritas sobre Deus. Falta-lhe - e isto é evidente - o conhecimento do pensamento espírita, mas ele se aproxima de algumas concepções que conhecemos na doutrina dos espíritos. Lamentável o fato do espiritismo ainda ser pouco conhecido entre muitos cientistas do exterior. As idéias são próximas. Muitos cientistas enxergam já a força criadora divina mas eles não tem o auxílio do pensamento espírita. Estão, no entanto, chegando lá.

Recomendo, portanto, a leitura do livro " A Linguagem de Deus". Enriquecimento cultural e humanístico garantido, alem de espiritual, é claro.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

HAWKING

Stefhen Hawking, eis o nome de um dos maiores genios científicos da atualidade. Portador de uma  esclerose lateral amiotrófica, enfermidade degenerativa que o levou a uma cadeira de rodas e à condições de difícil comunicação, necessitando de instrumentos adaptados para tal, sem dúvida é um espírito de antigo representante das ciencias, novamente envolto na carne para auxiliar no entendimento do universo, sendo um dos mais qualificados físicos da atualidade. É o Einstein do momento.

Estou lendo um pequeno opúsculo sobre ele, "Minha breve história", em que, de maneira sintética, narra algo de seus caminhos na atual encarnação. Suas abordagens sobre "viagem no tempo", "buracos negros" e as várias dimensões do universo, representam uma aproximação da cultura academica para com o povo. Linguagem fácil, para que os pobres mortais entendam um pouco do muito que eles compreendem ( dentro das limitações dos seres humanos na Terra, claro).

De maneira indireta, muitos assuntos caros ao espiritismo aparecem, nas entrelinhas do raciocínio de Hawking. Me refiro às múltiplas dimensões do universo e ao interesse sobre a questão da análise do tempo. Me parece que o cientista não acredita no ser espiritual, embora só a reencarnação explique sua enfermidade e sua superação das limitações impostas ao seu corpo pela natureza. Imeginem se ele compreendesse a reencarnação! Creio que nunca se interessou pelo tema. Quer queira, quer não, embora milhares de cientistas tenham se interessado pela imortalidade do ser humano e feito investigações comprobatórias à respeito, o ambiente academico é ainda profundamente "fundamentalista" a esse respeito, dificultando, por formação, o simples despertar para esses temas, nem que seja para contestá-los.

Isso não impede, no entanto, que aqui e ali, Stefhen se defronte com os grandes enigmas do cosmos. Sua mente fervilha. Indagações e mais indagações pontificam nas suas reflexões. Penso que já deva ter conjeturado a respeito da "finitude" da vida física. Todo pensador, todo intelectual, por mais fuja da questão sempre se volta, em algum  momento, para o tema., ainda que anseie fugir dele. O poder de superação de sua vida, o fato de ter tido dois casamentos e gerado tres filhos, não deixa de estimular uma mente tão arguta sobre o suposto "final da vida". E quando ele partir, nosso mundo ficará mais pobre, sem dúvida alguma.

Quanto a nós, ler sobre sua existencia não deixa de nos fazer enxergar um plano sublime da evolução dessa alma. Verificar que o seu genio supera as limitações físicas representa uma mensagem para a humanidade que o poder do espírito é sempre mais amplo e maior que o da matéria. E que a vida na Terra é mais que ter o corpo perfeito, ou que se limite as lamentações tão de nosso cnhecimento. Hawking não lamentava sua condição física. E se dizia viver uma vida prazerosa. Parece-me que efetivamente ama a vida da forma como ela  e buscou vencer os empecilhos, não permitindo que estes lhe infelicitassem a existencia. Uma lição para todos nós, que temos, muitas vezes, um corpo relativamente saudável, condições físicas que facilitam certas aquisições, embora, óbvio, sem a genialidade do grande cientista. 

Se Hawking reconhece os valores positivos de sua vida, ainda que vitimado pela esclerose lateral 
amiotrófica, como devemos olhar a própria existencia, ainda que tenhamos, com justiça, devemos afirmar, dificuldades e obstáculos um pouco à nossa frente?

terça-feira, 15 de abril de 2014

AGENDA

Logo mais, 20 horas, estarei proferindo palestra na Asseuf - Associação Espírita de União e Fraternidade, na rua Eládio Ramos, Boa Viagem, instituição que dirijo atualmente aqui em Recife. Mais cedo, 19 horas, estarei realizando atendimento fraterno aos corações que buscarem a casa. Amanhã estarei na Casa do Caminho, instituição a que estou vinculado no Cabo de Santo Agostinho. Na sexta feira, dia 18, estarei na FEDERAÇÃO ESPÍRITA DE PERNAMBUCO, na av. João de Barros, espinheiro, às 19 horas, proferindo palestra comemorativa ao lançamento do Livro dos Espíritos. No sábado pela manhã viajo para a cidade sertaneja de Souza, interior da Paraíba, onde realizarei o seminário "Morrer, e depois?", retornando no domingo à noite.

O GRANDE COMANDANTE

Sob qualquer prisma, Jesus se apresenta no ápice  da experiencia evolutiva. Poderia ter realizado seu trabalho por si mesmo mas requisitou doze seguidores e fomentou o trabalho em equipe, mostrando o valor da interação e do desenvolvimento da confiança recíproca. Toda a história do cristianismo nascente é uma apoteose da arte da convivencia e da solidariedade que deve vigir entre os seres humanos. Serve este enfoque para qualquer agrupamento humano, seja empresas ou grupos religiosos, seja família ou grupos de estudos.

Saber comandar é saber ser líder. Há uma diferença do simples chefe para o líder. Este traz a riqueza de inteligencia emocional e do poder de agregar. O outro, quase sempre deforma o comando, valorizando sua própria autoridade que se transforma, quase sempre, em autoritarismo. O líder delega ; o chefe manda. O líder motiva; o chefe apenas cobra. O líder valoriza; o chefe, muitas vezes, ameaça. O aspecto humano é visto pelo líder como elemento importante na construção da equipe; o chefe normalmente esquece da humanidade do outro, encarando-o como um número apenas.

Em nossas atividades em grupo, recordemos esses pontos e indaguemos à nós mesmos se nos situamos, quando no comando, como líder ou, apenas, como chefe.

sábado, 12 de abril de 2014

NO REGENERAÇÃO

Logo mais, 19 horas, proferirei palestra no Centro Espírita Regeneração, situado na Av. Abdias de Carvalho, no bairro San Martim, Recife. Abordarei o tema : " O Evangelho como remédio para as almas", dentro das comemorações do Evangelho Segundo o Espiritismo, que completa 150 anos de sua primeira edição.

MOMENTO DE GRANDE ESPIRITUALIDADE

Estive ontem, como postei aqui, no Congresso Espírita Brasileiro, em João Pessoa, PB. Duas mil e cem inscrições realizadas. Grande movimento na belíssima casa de recepções no bairro Altiplano, Paço dos Leões, onde ocorre o evento, quando lá cheguei. Eletricidade fantástica no ambiente e a presença da alta espiritualidade. Os benfeitores atentos a todo o movimento. Tenho certeza que, ao final, muitas vidas serão impulsionadas no afã de servir a causa da luz. Gente de todo o Brasil lá está ( o evento segue até domingo). Gaúchos, brasilienses, cariocas, gente de todo o nordeste. Uma grande família com seus sotaques diversos. O meu querido amigo Marcos Lima, radiante com o êxito do evento, com a natural preocupação que lhe envolverá até o final. Tranquilo como ele é. Fiz minha palestra às 18 horas e, logo depois, pois foi a última abordagem do dia, ocorreu a apresentação do excelente Grupo Musical Acorde, lá mesmo da Paraíba. Lindíssimo e afinadíssimo. Não pude assistir como desejaria a apresentação mas escutei, um tanto à distância, sua musicalidade. Penso que em breve estará no youtube o grandioso congresso. Fiquem atentos.

SAUDADE DA ACÁCIA AMARELA

Saudades daquela acácia, vestindo de ouro minh'alma e meu coração.
Ela ali está e aqui repousa em mim.
Saudade de seu perfume e da sabedoria intrínseca que carrega.
Dos meus irmãos, que saudade...da casa enfeitada pelas flores divinas da acácia.
Do abraço debaixo do seu brilho e dos sonhos de um mundo melhor fitando seu dourado.
Guardo-a em mim e olho o brilho de Deus desde sua raíz até sua copa que busca o infinito.

Sim, enorme saudade da nobre acácia amarela à frente de uma casa luminosa...

quinta-feira, 10 de abril de 2014

SOBRE TECNOLOGIA NO MUNDO ESPIRITUAL

O amigo participante do nosso blog, o Thiago, fez uma indagação interessante a respeito de um texto antigo aqui postado sobre a tecnologia no mundo dos espíritos. Pergunta Thiago se o mundo espiritual tem o pensamento como elemento estrural de sua manifestação ( estrutural é um termo que estou utilizando, não sendo a expressão usada por Thiago mas o sentido é o mesmo ), por que existe tecnologia por lá? Se basta o uso do pensamento para se locomover, por exemplo, para que "máquinas" e outros recursos que conhecemos aqui na Terra?

Thiago, excelente sua indagação. Recordemos que, naturalmente, estamos a nos referir às esferas próximas da Terra, portanto, com natureza muito similar ao mundo físico. Uma boa parte das almas que vivem na realidade espirtual imediata ao mundo físico, permanece atada às condições da vida mais densa. Apresentam-se com seus recursos espirtuais, muitas vezes, sufocados, em condição de latencia. Basta ler obras confiáveis sobre a dimensão invisível imediata ao plano físico, como Nosso Lar, de André Luiz e Chico Xavier e encontraremos uma cidade que, embora respirando numa atmosfera mais equilibrada, localiza-se em região quase rente à Terra. E lá, verificamos a existencia, por exemplo, de transportes coletivos, como o Aéróbus. Segundo nos apercebemos, nem todos os habitantes da cidade espirtual, encontra-se dominando as faculdades da volitação, não sabendo dosar energias ou mobilizá-las com a devida segurança.

Verificamos, ainda, meios de comunicação à distância, muito similar a nossa televisão. Deduzimos que os seus habitantes, com exceção das almas mais evoluídas, não dominam habilidades maios amplas do contato telepático, sobretudo, no tocante a mais vasta interação com um número maior de espíritos. Ainda os valores espirituais apresentam-se de alguma maneira muito incipientes em grande porção de seus habitantes. Isto ocorre em grande parte das inúmeras colônias em derredor do planeta, nas esferas mais próxima a condição humana.

Podemos ainda deduzir que, nas esferas mais elevadas, o próprio conceito de tecnologia deve ganhar enorme diferença do que conhecemos como tal. E, quem sabe, nos círculos superiores da vida, aí sim, é possível que seja dispensável determinados recursos tecnológicos. Ou qualquer recurso dessa natureza.

Aprendemos, portanto, que aqui temos uma cópia pálida de "lá". E esse de "lá", sem dúvida, no que concerne a aparelhos e máquinas, nos orientando que não perderemos referencias que temos  na Terra, o que é salutar a fim de que não ocorram maior cota de perturbação ao abrirmos os olhos após o desencarne, a fora a que já occorre em função das condições morais da criatura. Outra coisa, Thiago, para encerrar essa singela explicação: o mundo espiritual imediato ao nosso, é tecido em matéria rarefeita, cuja "liga" de sustentação de seus elementos constitutivos da vida da coletividade numa cidade no além, é a força mental dos espíritos nobres, cuja missão é a estabilidade dos elementos concernentes a manutenção geral dessa mesma coletividade. Ainda nas esferas mais atrasadas, a mente permanece na base de tudo, com especialistas encarregados dessa tarefa no comando da sociedade espiritual. Espero que tenha ficado melhor esclarecido. Qualquer dúvida, amigo, estamos aqui. O que não soubermos, iremos pesquisar e debateremos neste nosso espaço de luz. Abração.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

CONGRESSO DA FEB

Nesta sexta feira tem início, em João Pessoa, o Congresso espírita brasileiro, promovido pela Federação Espírita Brasileira. Farei uma das palestras do evento neste dia, às 18 horas, com o tema "A Lei do Amor". É sempre um enorme desafio falar sobre o amor, ainda mais, enfocando-o como a sublime lei da Vida. De imediato, pode-se acreditar que é uma temática já muito esmiuçada. Posso dizer que , ao meu ver, muito palidamente esmiuçada. O que sabemos do amor, em nossa condição tão pequena, incipiente? O que vivemos desse sentimento que forja os astros e estabelece a lei da evolução?

Permaneço enxergando o tema como o mais desafiador de qualquer orador, poeta, filósofo ou cientista. É poderoso e complexo, embora possa apresentar-se tomado de comovente simplicidade e aparente fragilidade. Não é fácil tratar daquilo que conhecemos ainda nos primeiros degraus. Não é fácil, sem cair em clichês e expressões repetitivas, discorrer sobre a força que nos deu Jesus e Francisco de Assis, e nos enfeitou com estrelas as noites e o infinito. Penso que é preciso viver o máximo que pudermos essa energia para que ela saia dos lábios na sua linguagem mais próxima da realidade, a linguagem do coração. Queira Deus que eu não emudeça ante a platéia, seja pela força candente do amor, seja pela dificuldade que ainda apresento, para amar. Ainda bem que Deus é Misericórdia....rsrsrsr.

A POESIA COMO MENSAGEM IMORTAL

Na alma dos grandes poetas corre a mensagem da imortalidade.
Não importa se creem ou não ( e quase sempre, creem)
Importa que sua poesia sulca as veias do povo como sangue que arrebata
o ser das garras da insânia.
Na alma dos poetas fala e grita a imortalidade e do que ela é tecida, de sonhos e névoas, de sentimentos nobres e amores desejados, de futuro que se faz presente.
O mundo seria melhor se o povo acessasse a bela poesia, se a ele fosse dado o gosto da poesia.
Ela se veste de ternura e de uma doçura que se faz muralha à violência.

Deixem a poesia banhar as praças e os lares, as almas e a vida.
Permitam as palavras que brincam de maneira mágica,
que se insinuam tomadas pela beleza e pela agudeza de que são capazes...
Ela, a poesia, não tem medo de ser feliz, nem de refletir, as amarguras dos homens.
Deixem os poetas falarem; são tão sábios quantos os filósofos, tão intenso como o amor,
tão desvbravadores quanto os homens de ciencia...
Deixem que eles derramem suas lágrimas ou os faça derramarem as suas. Não tenham medo.
A poesia pode ensinar a chorar...

Na alma de um Neruda, ou Eliot, Castro Alves ou Hugo, há um canto mistico
de imortalidade, mesmo quando elas falam da Terra, e do trigal, do milharal ou dos leitos onde
os que se amam se fundem no mesmo sonho de plenitude, de um gozo que o mundo não conhece,
de uma magia que anseia o universo mágico de uma mulher.
Por isso, leiamos, ou escutemos, o canto álacre ou triste, da poesia.
A praça será tomada pela luz e o coração estará entre as estrelas.
Poesia e bondade são afetos geminados; nasceram da mesma fonte: o espírito
E se dão com o mesmo desejo - tocar o coração  humano.


segunda-feira, 7 de abril de 2014

A NATUREZA QUE NÃO DÁ SALTOS

Talvez algumas pessoas acreditem que basta se ser médium e este terá respostas para magmas quesdtões do universo. Isto é um ledo engano. A sabedoria espiritual indica que uma luz muito forte cega e não reconforta a visão. Alem do mais, o mérito é elemento fundamental nas estruturas ca criação. ´É através dele que a alma se eleva e alcança patamares de respostas e conquistas iluminativas. Digo de mim, que trago faculdades psíquicas ainda muito incipientes, a certeza de que não há favorecimentos aos que, porventura, trabalham na grande seara. Creio que o mesmo ocorre com os efetivos grandes médiuns. Não vejo Joanna de Angelis a tudo informando sobre a vida para o nosso Divaldo Franco, por exemplo. Muitas informações seriam inadequadas para o momento. Os espíritos obedecem ao sublime projeto.

Dentro desta reflexão, a conquista do conhecimento, ao meu ver, seria o equivalente à aragem de um terreno, sua organização, para que, um dia, maior cota de informações possam beneficiar-nos a jornada. Existem aspectos da reencarnação, por exemplo, que os próprios espiritistas podem ter grande dificuldade de entendimento. A revelação é progressiva. A frase "a natureza não dá saltos" é emblemática. Podemos delinear melhor a visão da presença de nuances em aspectos da vida que nos pareciam já devidamente elucidados. Uma amiga, por exemplo, louca para ser mãe, fez inseminação artificial, anseia profundamente a maternidade, no entanto, a despeito dos inúmeros obstáculos para a vinda de espíritos nos dias de hoje, ela, que deseja tanto ser mãe, vê frustrada toda tentativa de exito. Por que não aproveitar o desejo desta mulher e facilitar o reencarne? Mas esse, amigos, é apenas um ângulo do problema. Não estamos por dentro dos compromissos cármicos da que anseia ser mãe ou, até, do possível candidato a reencarnação. E não podemos  descurar do problema relativo à imperfeição da matéria. Quantas lições não chegam aos envolvidos no problema ante a frustração da maternidade?

Já escutei um cético indagar por que cientistas já "mortos" não retornam pela mediunidade e decifram muitos dos problemas aparentemente insolúveis que atormentam os pesquisadores? Exatamente estaria a resposta no ponto que citei anteriormente. Não é permitido que os invisíveis solucionem questões que são fundamentais a marcha do progresso dos humanos. Onde estaria o mérito? alem do mais, desconhece este cético o fato de que a morte não desvenda para a alma os enigmas da vida, como pensam os incautos e leigos. O progresso deve ser buscado em todas as dimensões. O mérito brota do esforço da conquista. E se é verdade que a condição de desencarnado pode oferecer mais amplos recursos para o conhecimento, não faz uma entrega pronta das grandes verdades. Cada alma vai adquirir seus mérito, seus conhecimentos, na continuidade de esforços que empreenda. Ainda assim, os dois mundos intercambiam e ocorre, muitas vezes, inspirações para o salto de progresso da terra. Os invisíveis fazem "parceria", sim, com os que estão na carne.

Há muito para ser desvendado. A mediunidade não é uma vara de condão que a tudo responde sobre os mais transcendentes enigmas do infinito, embora abra janelas expressivas para a imortalidade. O livre arbítrio não teria sentido se as grandes verdades nos fossem entregues sem esforços de nossa parte. A lei do progresso é para todos os universos, para todas as dimensões, para todos os quadrantes da vida. Sem dúvida, amigos, a natureza não dá saltos. Que bom !


domingo, 6 de abril de 2014

NOVAS ATIVIDADES NESTA SEMANA

Além dos trabalhos na segunda e na quarta feira na Casa do Caminho, no Cabo, e na terça feira na Asseuf, em Boa Viagem, estarei proferindo palestra no Congresso Espírita Brasileiro, promovido pela Federação Espírita Brasileira na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, às 18 horas, sobre o tema "A Lei do Amor". Como sabemos, o congresso focará nos 150 anos da publicação do Evangelho segundo o espiritismo. No sábado, farei palestra, noite, no Centro Espírita Regeneração, em Recife e no domingo, durante o dia, realizarei seminário na cidade de Passira, interior pernambucano, terra das  rendas. Espero poder corresponder ao planejado pelos amigos espirtuais.Creio que o Congresso brasileiro será um marco das atividades espíritas nos últimos anos, numa homenagem justa ao livro luz de nossa doutrina.

O SEMINÁRIO SOBRE A MORTE

Peço desculpas pela ausencia de notícias em nosso blog. O final de semana foi de intensa atividade. O seminário "Morrer, e depois?" foi um grande exito. Auditório tomado, atmosfera espiritual encantadora, clima de paz e leveza. A parte artística realizada pela minha querida Nice ( lembram dela, a que estava em São Paulo cuidando de uma câncer?) e seu companheiro Zé Caetano, foi um deslumbramento. E creio que as reflexões que trouxemos à baila teve resultados positivos na platéia.

Por falar na platéia, muitos não espíritas, inclusive, evangélicos. Pessoas que tiveram desencarne de entes queridos há pouco lá estavam presentes. Lágrimas de algumas que me procuraram após o término do evento. Eu estava muito feliz por todos os motivos. Além do conteúdo espírita sobre o tema, ainda tivemos um excelente resultado no que tange ao término da coberta do auditório que estamos fazendo no Nacca. Para todos, nossa gratidão.

A sensação de dever cumprido me deu forças renovadas no sábado pois encerrei o seminário por volta das 17 :15 e já quase sete da noite estava me dirigindo para o bairro de Tres Carneiros de Baixo, a fim de proferir palestra no aniversário da Casa Espírita da Caridade, naquele bairro populoso da periferia da capital pernambucana. O cansaço não conseguiu superar a alegria do serviço com o Senhor. Às vinte e duas horas, retornava para casa, a fim de repousar. Hoje pela manhã já estava seguindo para o bairro de Rio Doce, na vizinha cidade de Olinda onde realizei seminário no Centro Espírita Irmã Angélica, das 09 às 12 horas.O clima nesta manhã foi outro presente do alto. à todos, enfim, minha sincera gratidão. Aos benfeitores espirituais, meu reconhecimento pelo tanto que fazem na superação de minhas enormes dificuldades, me permitindo a honra da tarefa abençoada.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

NESTE FINAL DE SEMANA

Além do seminário, minha agenda do final de semana inclui palestra no Ibura, sábado à noite na "Casa da Caridade". No domingo pela manhã, realizarei seminário no bairro do Rio Doce, Olinda, no Centro Espírita "Irmã Angélica", das 9 às 12 horas, com o tema "o papel do espiritismo na Terra em transição para a regeneração".

AMANHÃ, NO " BOM DIA PERNAMBUCO"

Amanhã, estarei sendo entrevistado no programa da rede Globo, "Bom dia, Pernambuco", a partir das 06: 30, sobre o seminário "Morrer, e depois?". Pela audiência do programa, será uma bela oportunidade de veicular o pensamento espírita. Quanto mais o espiritismo e as idéias imortalistas ocuparem espaço na mídia, melhor para esclarecimento da humanidade, não é mesmo?

SEMINÁRIO : INGRESSOS ESGOTADOS

O tema causou grande interesse no público e a procura de ingressos para o seminário "MORRER, E DEPOIS?", que farei neste sábado no hotel Jangadeiro, na parte da tarde, surpreendeu positivamente. O resultado: os ingressos estão esgotados desde teça feira. Ontem, após os contatos com todos os pontos de venda, constatamos que não há mais ingressos. Isto quer dizer que no dia não haverá como os retardatários comprarem. Eu já havia postado em outras ocasiões, que só teríamos ingressos no dia, obviamente, se não fossem vendidos todos. E ocorreu. Contatamos o hotel e, por questão de segurança, ele não permite que venhamos a imprimir mais ingressos. A CopyMais, empresa parceira nossa e que estava vendendo os ingressos perguntou se poderia imprimir mais, porem, ante a posição compreensível do hotel, não foi autorizada. Lamento pelos que desejam assistir e não terão condições. Pedimos a compreensão de todos. Quem sabe não retornamos com o seminário em outras ocasião? Agradecemos o interesse de todos , assim como pela ajuda que nos foi dada para  cobrirmos o novo auditório do Nacca, em Goiana.

terça-feira, 1 de abril de 2014

NOVOS NÚMEROS LAMENTÁVEIS

Na década de setenta,no século XX, a Austrália e a Coreia do Sul eram dois países com renda inferior ao Brasil. Eram mais atrasados que o nosso país. Realizaram, naquela década e nas posteriores, um forte investimento na educação, uma educação qualificada, inserindo os estudantes no mundo moderno, estimulando a criatividade e a produtividade de cada aluno. Professores estimulados e estruturas adequadas. Resultado: hoje, tanto a Austrália quanto a Coréia do Sul deixaram o Brasil para trás e tornaram-se nações desenvolvidas, com uma sociedade madura e qualificada. Ambos são países inseridos no comércio mundial, gerando riquezas e vencendo a pobreza em suas terras.

Ontem foi divulgado mais um exame do PISA, exame internacional que aponta a qualidade educacional dos países. Os alunos brasileiros já haviam ficado entre os últimos lugares em desempenho na área de leitura, matemática e ciencias, atestando a falência do siistema educacional brasileiro. Agora, pela primeira vez, o Pisa realizou avaliação na disciplina de lógica - aquela que testa a capacidade do aluno em resolver problemas mais complexos. E novamente ficamos entre os últimos lugares. Se nossos alunos mal conseguem interpretar um simples texto ou entender o que está lendo, como saberia resolver problemas mais complexos?

Volto a colocar que precisamos de uma grande transformação na educação. Sem educação não há país que avance e fuja da armadilha de permanecer como país de renda média. O Brasil precisa olhar para o que fez a Finlândia, a Suécia, Singapura, Austrália e Coréia, só para ficar nestes. Deixaram o atraso e ascenderam ao patamar de nações desenvolvidas. Venceram a pobreza, emancipando seus cidadãos. Educação é a receita fundamental para a melhoria da sociedade. Educação é o caminho.