Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

A MORDIDA DE SOARES

Um dos fatos marcantes desta copa do mundo de futebol foi a mordida do craque Luiz Soares no zagueiro italiano. Reincidente, Soares foi punida pela FiFa com expulsão do torneio. Ele já havia sido punido por gestos semelhantes na Holanda e na Inglaterra. Fica evidente, ao meu ver, o distúrbio do jogador.

O que me leva a tratar do assunto em nosso blog foi o apoio da populacão uruguaia e algumas autoridades ao craque. Claro que como ser humano deve ser amparado e estimulado a tratar-se, jamais, porem, ser endeusado e receber as filigranas que recebe. Ele precisa de ajuda. Foi, me parece uma inversão de valores. A mordida é uma atitude ante esportiva e sintomática de desajuste emocional. Volto a escrever sobre isso adiante.






e

sábado, 28 de junho de 2014

O CACHORRO ATRAVESSANDO A FAIXA

Bom, apenas um assunto leve e, diríamos, inusitado em nosso blog. Ontem, retornando de um compromisso no bairro da Boa Viagem, parei ante o sinal de trânsito que estava fechado para mim. Estava andando. Do outro lado, muita gente para atravessar a rua, como eu. Só que entre os vários transeuntes estava um cachorro. Chegou, parou no meio da multidão e ficou aguardando o sinal abrir. Enquanto os automóveis passavam velozmente , o animal aguardava pacientemente o momento do sinal abrir. Fiquei observando.

Quando o sinal fechou para os  carros e, obviamente, abriu para os pedestres dos dois lados da calçada, eis que o cachorro segue calmamente entre os seres humanos, atravessando  corretamente na faixa. Passou por mim numa tranquilidade e "consciencia" impressionante. Realmente parecia mais educado do que muitos de nós, os humanos, que várias vezes atravesamos indevidamente fora das faixas recomendadas. Eu já havia escutado de um amigo que havia um cão nas redondezas que parecia conhecer as leis de trânsito. Seria aquele? Detalhe importante: era um"vira-lata", ou seja, sem coleira, magrinho. Creio que não fora ensinado a agir como o faz.

A inteligencia nos animais, que fora descartada em boa parte do século passado cada vez mais é referendada nos dias atuais. Aliás, nós sabemos que eles  são princípios espirituais em evolução. Possuem inteligencia fragmentada e não a chamada inteligencia ou pensamento contínuo mas, as ações de muitos deles na intimidade dos lares comprova não apenas a inteligencia como, inclusive, expressões de sentimentos. O planeta evolui, os espíritos evoluem como habitantes destes e os animais, claro, estão nesse processo. Por que não?

sexta-feira, 27 de junho de 2014

PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Não há beco sem saída nas leis do universo. Todo caminho possui saídas. E toda saída é sempre estrada para novas experiencias, objetivando a ascenção do ser. Não existe problema sem solução. Esta pode não ser a que desejamos de imediato mas será a de que necessitamos para a jornada e o aprendizado. Por isso que não entendemos muitas vezes a presença divina em nossas vidas. Atropelamos o processo com a seiva do livre arbítrio. Aliás, Deus é a força mais democrática que existe. Deu-nos a liberdade de escolha, não no sentido absoluto, porque estabeleceu, ao lado do livre arbítrio,  a obrigatoriedade da colheita, do resultado da escolha efetuada.

Não há problema em si mesmo insolúvel. Será mais complicado ou menos. Será mais evidente a solução ou não. Será mais simples ou complexo. Apenas isso. De conformidade com a realidade rebelde ou recalcitrante, da alma, teremos o MAIS ou o MENOS no universo dos problemas. Podemos escolher. Podemos decidir. Mas teremos que aprender, que colher, que responder. Assim a alma cresce, ascende, edifica-se, constrói a experiencia, elabora-se. Manter-se calmo ante o desafio muito auxilia para entender onde se encontra a solução deste. Colocar-se atento para compreender o aprendizado muito ajuda para que o espírito assimile a lição. 

Apareceu a dificuldade, parar e pensar. Lançar o olhar para até mesmo entender onde foi que desencadeamos a situação. E se, por acaso, não for detectável, seja porque pertença a outras encarnações, seja por conta da sutileza do que a provocou, apaziguar o coração dizendo para si mesmo que poderá ser apenas algo que a vida está nos concedendo para aprender. Um coração difícil é oportunidade de empregar a paciencia; um momento complexo, de viver a calma; uma acusação dolorosa, instante para a humildade. Sempre oportunidade de aprendizado, de viver o que foi ensinado.

Não há problema sem solução. Não há vida esquecida da Suprema Providencia. Nossa vida está sempre em boas mãos.

A FORÇA INTERIOR DE BEZERRA DE MENEZES

Todos os que estudam o espiritismo já ouviram falar no "médico dos pobres" Bezerra de Menezes. Sua vida na Terra foi marcada por inúmeros exemplos da bondade e humildade que lhe caracterizava o caráter. Ressalvo neste post, no entanto, um marco de seu exemplo de fé inabalável, condizente de suas convicções espírita. A esposa desencarnou aos dezenove anos, deixando-o com dois filhos. Casou-se pela segunda vez e recebeu em seus braços mais dez filhos, portanto, ele foi pai de doze filhos. O que ressalvo, porem, foi o exemplo que ele demosntrou naquilo em que acreditava.

Narram os seus contemporâneos, companheiros da Federação Espírta Brasileira, que Bezerra assistiu o desencarne de cinco de seus filhos, inclusivei, a caçula de tres anos e outros filhos menores. Quando todos assistiam a saída dos corpos em lágrimas de angústia, Bezerra permanecia impávido sempre, com extraordinária serenidade, embora a tristeza da separação que sentia. A fé em Deus e na imortalidade da alma eram seu arrimo e glória. Exemplo vale mais que palavras. Penetra fundo nos corações. O médico dos pobres não perdia a oportunidade de legar o exemplo de suas convicções.

A  força da maturidade espiritual de Bezerra serve como elemento de averiguação do estágio em que se encontra nossa convicção, nossa fé. Óbvio que não estamos propondo que nos ombreemos com ele no que diz respeito à grandeza espirtual. Eu, pelo menos, sei da distância estelar que me separa do grande apóstolo do amor. O que proponho é meditarmos na dor que ele viveu, vendo cinco filhos, em períodos diferentes ( não desencarnaram os cinco de uma vez não), retornarem ao mundo espiritual, almas chegadas ao seu coração, inclusive, a garotinha que enchia seus dias de imensa ternura, e manter-se resignado e confiante. meditemos.

terça-feira, 24 de junho de 2014

NA ASSEUF

Logo mais à noite estarei na Asseuf, em Boa Viagem, realizando o atendimento fraterno. O contato com os corações é de um grande ensinamento para o coração, ao mesmo tempo em que verificamos a beleza, a profundidade dos ensinamentos espíritas no que tange ao reconforto, esclarecimento e iluminação íntima que proporvionam. Um contentamento verificar a luz nos olhos emocionados em certas ocasiões daqueles que recebem o conteúdo da grande mensagem. Aguardo todos por lá.

AMANHÃ

Nesta quarta feira estaremos na Casa do Caminho, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, para o atendimento aos que acorrem à instituição. Fica localizada no bairro Cidade Garapu e inicia-se as atividades de assistencia espiritual a partir das 18:30. Haverá, como de praxe, palestra pública as 20 horas e após a palestra temos os serviços de passes. Os jovens tambem tem seus estudos  no mesmo horário da reunião pública.

domingo, 22 de junho de 2014

COPA DO MUNDO

Mesmo entre trancos e barrancos e dificuldades sem conta, creio que os brasileiros vem amadurecendo em certos aspectos. Estamos em plena copa do mundo de futebol. Sei que aida vibramos com enorme paixão pelos clubes e, principalmente pela seleção brasileira de futebol. Sabemos a tristeza imensa que se abate sobre o país quando nossa seleção é eliminada de uma competição.

Não será diferente se isto ocorrer na atual competição. Torço que o Brasil chegue à final e, claro, que vença, no entanto, penso, tambem, que se forma lentamente uma massa crítica que a copa é uma competição esportiva e não deve ser confundida com a vida da nação. Temos inúmeros problemas sociais e econômicos para resolver e a vida não se resume em ganhar partidas de futebol. Há uma demonstração nítida de como problemas resolvidos nas nações dão um certo equilíbrio nas reações dos países que são eliminados da copa. Me refiro aos países mais prósperos, mais desenvolvidos. Alemães, italianos, franceses, noruegueses, australianos ficam tristes, chateados quando suas seleções perdem, no entanto, isso não representa o fim do mundo e nem que eles se tornem as pessoas mais infelizes do planeta. Claro que existem as exceções. Já os países com problemas mais graves de natureza social as reações parecem ser mais dramáticas.

Ponderar as emoções é fator de saúde mental e psíquica. Entregar-se ao desespero ou à tristeza excessiva age ao contrário. Permitir que o mundo desabe quando, por exemplo, nosso time perca uma competição pode estar significando a transferência que se faz, acreditando que a vitória de um time ou seleção é semelhante às conquistas que devemos empreender dentro dos objetivos morais de nossa encarnação. Essa fragilidade emocional explica o descalabro de pessoas que matam em  função de brigas relacionadas com seus clubes. Ou das depressões que acometem inúmeras pessoas ante a derrocada de times de futebol. Há quem chega a dizer que o time que torce é a coisa mais importante de sua vida.

Que se torça ( para quem gosta) pela seleção mas que não esqueçamos que a copa irá passar e ficaremos com as dificuldades múltiplas do dia a dia, independente se vencermos ou não a copa do mundo. E calma, seja na alegria , seja numa derrota que não se deseja, naturalmente. 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

DESAFIOS À PÁTRIA DO EVANGELHO

Estamos em um momento extremamente delicado na pátria do Evangelho. As inquietações sociais do momento e as incertezas políticas produzem uma atmosfera penosa. Por outro lado, investe-se contra a união do corpo social. Ativam-se richas entre condições sociais diversas. O tecido social fragiliza-se. O momento solicita oração e equilíbrio, serenidade e convicção.

O Brasil não é uma ilha no planeta. Os embates entre o mundo renovado e as pilastras arcaicas das sombras se espalham por todo o globo, basta verificar o incendio doloroso das guerras civis no Oriente Médio e em alguns países da África. No nosso caso, a pátria do evangelho, segundo conceituação do espírito Humberto de Campos, enfrenta uma torrente de radicalização face à proximidade de mais uma eleição presidencial. Esperamos que os que se apresentam como líderes políticos se apeguem a propostas e estimulem a união na nação. Dividir é provocar mais radicalização e esta é apenas de interesse das sombras espirituais. Elas apostam em coisas dessa natureza para perpetuar o reino do desentendimento, da criminalidade, da insegurança.

Os cidadãos façam sua parte. Analisem com serenidade a realidade em volta e as propostas de cada candidato. Pesem na balança os fatores que achem importante e evitem posturas agressivas, próximas às paixões asselvajadas. Torçamos para que o Brasil mantenha-se digno das aspirações e planos dos espíritos superiores responsáveis pelo desenvolvimento moral do país. Quanto mais apoiarmos a família, os valores morais, a decencia, a honestidade, o respeito às leis, mais sintonizaremos com a paz e o bem estar. Olhos postos no futuro, mãos operosas no bem. Pensamentos de equilíbrio, coração na ardência dos sentimentos elevados. E nenhuma concessão ao engodo ou para atitudes contrárias à dignidade.

Enfim, oremos para que todos os candidatos mantenham-se com suas energias voltadas ao bem da sociedade, não alimentando qualquer espaço para a violência de qualquer matiz. O Brasil precisa manter-se na tradição pacifista e de respeito às diferenças. Sejamos em nós a paz que desejamos para o  mundo.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

CARAVANA FRANCISCO DE ASSIS

Neste sábado à tarde estarei junto aos demais trabalhadores do Nacca, nossa casa de atividades sociais em Goiana, Pernambuco, realizando a visitação aos lares dos assistidos com a Caravana Francisco de Assis.  Sempre uma vez no mês a tarefa é realizada. Uma grande experiencia humana. Um momento sempre enriquecedor. Eles vão até a granja do amor que é a sede do Nacca ( Núcleo de Apoio Cristão Casa do Caminho ) em alguns sábados para ouvir palestras e levar aos filhos às aulas de evangelização. Um sábado, porem, somos nós que vamos até eles, sentir sua realidade mais difícil de perto, compartilhar com eles os seus ambientes, orar em seus lares. Quando suspendemos temporariamente essas visitas por motivos superiores,  eles sentiram grande falta. Chegaram a dizer que era mais pela prece em seus lares do que por algum bem material que levávamos. Isso nos sensibiliza muito. Sábado, portanto, viverei, novamente, esse encanto de solidariedade e carinho. Como já postei aqui, quem se interessar em conhecer, pode falar. Será uma grande alegria recebe-los.

A FRASE DE UM GRANDE PENSADOR

"Seja em voce a mudança que deseja para o mundo". Leon Tolstói gostava dessa frase. Dizem que Ghandi tambem. Não se sabe ao certo qual dos dois teria sido o autor da frase feliz. Ficarei com o escritor russo, autor da obra Anna Karenina. Dentro de sua visão de mundo, que muitos chamavam cristianismo radical, ele desdobrou-se por viver, da maneira mais fiel possível, a proposta da Boa Nova. Os que não entendiam sua opção pelos mais infelizes achavam que ele exagerava. Talvez para uns ele seria fanático.

Tolstói, antes de optar pela forma de vida eminentemente cristã, meditou intensamente sobre os textos dos evangelhos. Realmente, ele foi um tanto extremo em alguns casos, no entanto, estava convicto de que não poderia haver uma humanidade justa e feliz distante da vivencia clara e determinada daqueles postulados monumentais trazidos pelo Homem de Nazaré. E começou sua adesão total ao evangelho mudando a forma de viver. Passou a cuidar melhor dos trabalhadores de sua fazenda - Iasnaya Polyana - atendendo suas necessidades de vida digna, de moradia adequada, de saúde e educação. Ele mesmo desenvolveu uma pedagogia específica para alfabetizar os "mujiks" de sua terra.

Alem das ações solidárias juntos aos mais tristes e sofridos, o escritor resolveu incorporar as propostas do Cristo à todos os seus pensamentos e sentimentos. Absteve-se de alcool e carne. Afastou-se completamente da vida dissoluta que levara anteriormente. Distanciou-se da vida social própria da aristocracia russa, o que veio a desgostar alguns familiares e até a esposa. Enfrentou, portanto, enorme dificuldade  junto aos corações queridos da família.

Mesmo os que não aceitavam sua mudança radical reconheciam o esforço que ele empreendia para viver de acordo com o que acreditava. E se ele ansiava e desejava um mundo de paz, precisava ele mesmo ser essa paz. Coerência. Essa a palavra chave, antídoto contra a hipocrisia. Um grande pensador. Um homem que amava o Cristo a partir dos evangelhos. Ser a paz que desejava para o mundo. Verdade perante a própria consciencia.

terça-feira, 17 de junho de 2014

LOGO MAIS

Logo mais, a partir das 19 horas, estarei na Asseuf com o atendimento fraterno e a palestra na reunião pública, que tem início às 20 horas. Como já divulgado, a instituição fica na rua Eládio Ramos, primeira rua à direita, após a beira canal vindo pela Barão de Souza Leão, sentido Aeroporto.

A CASA DIVIDIDA CAI

É fato. O texto evangélico referenda o fato. Onde há divisão em um grupo, sociedade, nação, fragiliza-se toda e qualquer possibilidade. Centro espirita dividido, onde não pontifica a homogeneidade de ideal torna-se estrutura com frestas por onde as sombras estabelecem sua ação.

Tenho visto esta realidade em muitos lugares. Uma vara é fácil de quebrar mas um feixe, não se consegue. Esse chavão é mais que verdadeiro. Seja um país ou um singelo lar, a união, a solidarieedade, produzem energias de fortalecimento e vida. Superar divergencias e entende-las como elementos de enriquecimento de visão é o recurso para preservar a integridade de uma comunidade.

Quando  permitimos o ódio, o melindre ou a indiferença pontificar no grupo, então, preparemo-nos para um trabalho mais intenso com o fito de anular as forças da desagregação. Algo semelhante ocorre com o indivíduo. Estando em permanente conflito consigo mesmo desencadeia extrema  vulnerabilidade. Sua realidade íntima vive em permanente rachadura, minando a capacidade de restauração, reconstrução ou edificação da alma.

A integridade do espírito é ajudada face uma consciencia sem remorsos e, se tiver motivos para que este se instale, elaborar a consciencia de que as Leis de Deus pretendem, sempre, estimular o ser com o objetivo de que ele acesse a grandeza do Reino constituinte de seu mundo interior. Há saída do conflito, dos núcleos do remorso: o amor que cobre a multidão dos pecados, conforme o texto bíblico. Nossa destinação gloriosa encontra-se inscrita no átrio da consciencia. União consigo mesmo, com o próximo, em nome da edificação individual e social.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

SIMPLESMENTE MÁRIO

Desde os meados da década de 90 venho tendo oportunidade de contato com um espírito muito interessante, extremamente culto e atencioso. Com sua primeira mensagem psicografada por meu intermédio, veiculada numa instituição aqui mesmo em Recife, pude perceber a energia equilibrada, amorável, respeitosa, que ele exalava. Fora homem de ciência. Seu nome é detentor de um certo prestígio nos meios acadêmicos.

Semana passada, em nossas atividades de tratamentos à distância, tivemos oportunidade de conversar com este amigo pelas vias da psicofonia. Demonstrou, mais uma vez, alta cultura, saber e grande simplicidade. Como a equipe não tem hábito de tratar de assuntos de porte científico, o benfeitor desce humildemente à nossa condição limitada para que venhamos a compreender suas colocações. Um amigo da equipe de médiuns fez uma pesquisa sobre sua vida na Terra e verificou o respeitável currículo do orientador. Hoje, ele escreveu uma mensagem pedindo que nos desvencilhássemos dos títulos da Terra pois estes, ante a realidade da grandeza da vida imortal, nada representavam. Que ele era simplesmente, tanto quanto nós, alguém necessitado de mais luz, de mais compreensão à respeito de si mesmo.

Os títulos do mundo ficam na sepultura, escreveu ele. E pediu que o tratássemos apenas como Mário. Simplesmente irmão Mário. Apenas isso. Não desejava que os condicionamentos e as convenções do mundo atrapalhassem nossa relação e, mais que isso, não fizéssemos uma idéia supervalorizada à seu respeito. Lição de humildade. Ensinamento concreto de simplicidade. Sem se desmerecer, mostrou o quanto estamos distantes da grandeza universal. Por mais que admiremos as conquistas da Terra, isso pouco representa ante o infinito e a grande lei. Ser mais generoso, mais compassivo para com todos, era o que importava, na Terra ou nas dimensões mais sutis da vida. No mundo dos espíritos os valores da imortalidade, estruturados na capacidade de fazer o bem, são os aspectos de real valia para o ser.

O irmão Mário nos legou, esta noite, muitos ensinamentos,como sempre o fez em outras ocasiões. À ele, nossa eterna gratidão.


domingo, 15 de junho de 2014

"DIA DE JOGO TEM CENTRO" ?

Aproveito uma pergunta que me fizeram esta semana para tratar de algo bem engraçado. Um amigo me indagou se nesta terça feira haveria atividade normal na Asseuf - Associação Espírita de União e Fraternidade - casa a qual estou vinculada aqui em Boa Viagem. Respondi, naturalmente, que sim. Teremos atividades normais. O meu interlucutor indagou: mas tem o jogo do Brasil. Ora, disse- lhe, e daí? Não é no mesmo horário. O jogo será às 16 horas e a instituição tem as atividades a partir das 19 horas. Ele, então, me ripostou : Mas tem as comemorações. Enchi-me da sagrada paciencia e redargui: meu amigo, problema de quem vai comemorar. Os sagrados compromissos espirituais não devem se adequar aos interesses fortuitos do ser humano, muito menos os dessa natureza. Ainda que o jogo fosse no mesmo horário da palestra pública ou se fosse reunião de desobssessão, teríamos atividades. Será que deveríamos suspender trabalhos sérios por causa de uma partida de futebol? Se o público não for, os tarefeiros devem estar, porem, à postos.

Ficou mais uma área de reflexão. Depois as pessoas ficam se indagando por que a vida está desse ou daquele jeito, etc. Quais são as nossas prioridades? O que nos move efetivamente na vida ? Essas indagações deveriam habitar nossos pensamentos para compreender as mudanças que necessitamos realizar a fim de obtermos melhor proveito da encarnação. As coisas mais elevadas deveriam ser buscadas com mais afinco por todos nós. O lazer é importante, porem, não pode estar acima do que se faz mais útil e necessário, que são as coisas do espírito imortal.

Quanto às comemorações a que se referiu o moço após o jogo, pensei comigo depois ( não falei nada com o meu interlocutor à respeito ): será que estamos tão arrogantes que descartamos a possibilidade de não haver comemoração? Uma partida de futebol não se constitui apenas de vitórias mas, tambem, da possibilidade de derrotas ou empates. Não é praga e nem premonição. Acho até que a seleção brasileira vai vencer. É questão de entender como pensamos.

Encerrando: creio que o amigo me pareceu um pouco decepcionado pelo fato de saber que teremos reunião normal, mesmo com o jogo do Brasil. Paciencia. A dor do mundo não cessa para ver o Brasil jogar, rsrsrsr.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

LOGO ABAIXO

O artigo sobre "o que fazer da vida", escrevi terça feira e postei. Pensei que tudo estava bem. Apareceu a confirmação da postagem. Ao voltar ao blog hoje para a atualização, verifiquei que não constava o referido texto. Agora parece estar sanado. Desculpem, portanto, a ausencia de um novo tema desde segunda feira. na verdade havia atualizado. O motivo do problema é que ainda não sei. Bom, importante é que ele está aí. E espero comentários sobre ele. Abração à todos.

O QUE FAZER DA VIDA

Em meus diversos contatos com as pessoas todas as semanas, tenho verificado, comovidamente, o enorme contingente de corações desnorteados, sem entender o que ocorre com suas vidas, sem rumo ou compreensão no que tange ao sentido da vida. Esse estado emocional, infelizmente, abrange não apenas pessoas leigas sobre aspectos espirituais. Religiosos e, dentre, estes, muitos espíritas, vivem a mesma dolorosa realidade.


Detendo-me especificamente sobre estes últimos, reflito na grande importância de intensificarmos o estudo e, sobretudo, a internalização dos conhecimentos vastos proporcionados pelo espiritismo. É comum encontrarmos tarefeiros dedicados da causa  que, diante das injunções infelizes da vida, se desajustam e entregam-se ao desalento, ao desânimo amargo. Em nossa fragilidade, fico indagando de mim mesmo: o que estamos fazendo desse legado luminoso que nos foi entregue pelo Espírito Verdade para nortear nossas vidas? Não estaríamos ainda dentro das concepções mais tradicionais da religiosidade, a  aguardar um bem estar generalizado sem mudanças efetivas dos padrões deteriorados de pensamentos e sentimentos infelizes que habitualmente efetuamos?


Dizem os nossos benfeitores do Mais Alto que, sem transformação efetiva do ser permanecerão as mesmas condições de vida infeliz e empobrecida. A presença constante das doenças, sobretudo as de fundo emocional e psíquicas, como depressão, tristeza excessiva ou síndromes diversas atesta que permanecemos na periferia dos conhecimentos superiores da vida, dos valores mais verdadeiros e profundos da existência que são os espirituais. Ser desta ou daquela denominação religiosa, por si só, não nos condiciona a nos tornarmos uma pessoa mais saudável e feliz. Entrar em determinado segmento religioso não implica em se deixar penetrar por sua espiritualidade. E isso é o que importa. É o que faz a diferença.


Tenho pensado muito na enorme legião de corações, muitos deles com adesão às escolas religiosas, boa parte até espiritista mas que trazem colossal dificuldade para lidar com os problemas existeciais, evidenciando grande superficialidade na própria fé a que se vinculam. E tenho verificado o quanto este olhar se apresenta às minhas reflexões para que faça um vasculhar das minhas próprias fragilidades a fim de consolidar as convicções, aprofundar a fé e estender o entendimento sobre a finalidade da vida. Os desafios precisam ser entendidos dentro da ótica do grande sentido da evolução, a partir da consciencia que precisamos ter sobre o passado que trazemos. Temos, afinal, as lições que ainda carecemos para a jornada.


Comove-me ouvir almas queridas indagar em lágrimas por que nada dá certo em suas vidas, quando elas mesmas já acessaram esta informação de que, em verdade, muitas coisas dão certo só que o que acreditamos estar dando errado pode ser, simplesmente, o aprendizado que precisamos efetuar para que mais coisas se ajustem no caminho. Sem compreendermos que precisamos ajustar as emoções, os pensamentos e atitudes em relação a sublimidade da Lei do Amor, permaneceremos a aguardar um Deus que traz a obrigação de nos atender, distanciando do entendimento de que nós é que necessitamos nos adaptar a harmonia da grande lei.


Nunca foi tão útil e fundamental abrir espaço para o estudo e a propagação da filosofia espírita como recurso abençoado à superação dos problemas, dos desafios e obstáculos. "Filhos de nós mesmos", ou seja, sendo resultado das escolhas que efetuamos em algum momento da jornada, somos, tambem, chave para rever a estrada, reajustar as ações e reestruturar o próprio mundo interior. Da mesma maneira que as ecolhas infelizes produziram as distonias em que se vive, as escolhas felizes do presente tambem trarão respostas equilibradas mais adiante, conforme a sabedoria das leis universais, que o espiritismo nos desdobra ao conhecimento.

Resplandece cada vez mais cintilante o pensamento do grande espírito Emmanuel: "A maior caridade que podemos fazer ao espiritismo é a sua divulgação". Para as dores da humanidade, mais ainda.




RESOLVENDO PROBLEMAS DO BLOG

Amigos, postei artigo antes de ontem e, agoara, verifico que não está atualizado. Escrevo para ver se contornei o problema. Aguardem.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

UM TEMA DE BELEZA INFINITA

No primeiro final de semana de Agosto, como faço todos os anos, estarei realizando seminário em prol da maravilhosa obra social espírita em MACEIÓ, o abrigo Francisco de Assis, comandada pela amiga Bete. Embora faltando quase dois meses ainda, já me sinto mais feliz que o de sempre em ir a capital das Alagoas, onde meu coração é amparado pelo grande carinho dos muitos amigos da terra dos marechais. O motivo desse estado de espírito entusiasmado foi o tema escolhido pelo Abrigo para o nosso seminário: A TERAPIA DO PERDÃO. Ao meu ver, é de uma beleza infinita.

Mas não só é um tema rico de beleza. É rico de necessidade, de atualidade. Todo e qualquer sentimento de mágoa, ressentimento, é desastre de inimagináveis proporções para os caminhos da alma. A grande turbulência das relações sociais nestes dias de hoje é alimentada pelo veneno do "não- perdão". A experiencia iluminadora do ato de perdoar, por sua vez, é seta cristalina apontando o caminho para a paz, saúde, plenificação de todos nós. Ao longo da proximidade do evento, voltarei, provavelmente, a tratar do assunto. Fica, desde já, o convite para os amigos de cidades vizinhas à capital alagoana para que, alem de ajudar o abrigo, que cuida de dezenas de idosos num ambiente acolhedor, refletir conosco sobre a terapia do perdão.

O QUE NÃO É

Em nossa Casa do Caminho, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, de dois em dois meses pelo menos, os jovens que formam a juventude da instituição, tem a oportunidade de um contato com os espíritos orientadores sendo que, na oportunidade, eles tem o espaço de fazer perguntas à eles. Em geral, são cerca de 45 minutos de perguntas e respostas entre a mocidade e os espíritos. Ressalvo que nossos jovens são adolescentes, variando a idade entre 14 até 17 anos em média. E considero esta oportunidade enriquecedora, dando a certeza, para os jovens, de que o mundo espiritual deve ser encarado de maneira natural. Falam e entrevistam os espíritos como quem o faz com alguem aqui da Terra.

Nesta última quarta feira, durante este momento que me comove pelo carinho que os mentores demonstram em relação aos jovens, nossos queridos estudantes fizeram muitas indagações sobre Deus. A reunião foi gravada. As perguntas, muito interessantes. Não poderia faltar indagações referentes aos objetivos de Deus ao nos criar e, claro, como entender a presença de Deus no Universo, uma tentativa de compreende-LO.

Sempre de acordo com o que a legião do espírito Verdade trouxera nos inesquecíveis tempos da codificação, o amigo espiritual que estava encarregado da entrevista com os jovens enfatizou que o estágio espiritual que nos caracteriza no momento no planeta não nos permite compreender a Deus como eles desejavam. Ainda não conseguimos precisar o que ELE  é,porem, já podemos entender o que Ele não é.

Fora enfatizado pelo espírito vários elementos que, como setas luminosos, nos encaminham, para o melhor entendimento sobre Deus, na condição moral em que nos situamos. Usando de uma alegoria, o benfeitor pediu que os meninos imaginassem uma estrela um milhão de vezes maior que o nosso sol ( para dar-lhe apenas um sentido de incomensurável, pois sabemos que a comparação seria infinitamente maior) e imaginasse eles tentando colocar essa estrela colossal numa caixa de fósforo...os jovens ficaram impressionados e meditativos.

Bom, ao verificar a abordagem feliz sobre Deus para os jovens, recordei como a astronomia vem deixando seus estudiosos perplexos ao verificarem como o Universo parece uma engrenagem perfeita, num ajuste milimétrico para que a vida exista. Um tantinho para lá, e a vida sucumbiria; um tanto para cá, e ela nem teria iniciado. O equilíbrio de forças de coesão com as de dispersão, fomentando, pela gravidade, que as galáxias não se dispersem, deixando de ser ninhos de estrelas e mundos. E a lua? âncora que se não existisse, provavelmente a Terra já teria sido sugada pela poderosa força gravitacional do gigante do nosso sistema solar, Júpter, e a vida nem teria sonhado se multiplicar por aqui. Caso nosso satélite natural estivesse alguns milímetros além da posição em que se encontra, pronto! a Terra já era. Segundo os pesquisadores, a perfeição das leis universais impressiona e assombra até aos cientistas que ainda não concebem o Criador.

Vejo essas indagações que temos quanto a Deus como estímulo ao progresso. Incita e excita a mente. Instiga e inquieta a alma. Amplia a sede de saber. Não estaria tudo isso dentro dos planos divinos, essa salutar inquietação? Claro que sim. Deus vai se mostrando aos poucos. Na verdade, poderia ser até mais rápido mas a natureza não dá saltos. Primeiro o ser humano, através da ciencia, vem conhecendo as leis do mundo físico, entendendo o universo mais limitado onde se situa na presente condição espiritual. Paulatinamente, a Inteligencia Universal sabia que ele, o ser humano, aprofundaria suas indagações metafísicas. A própria ciencia, ao penetrar  no mundo infinitamente menor ( microscópico), seja pela microbiologia, seja pela física quântica, se defrontaria com estruturas que os homens até então consideravam subjetivas. O invisível abre-se às conjecturas dos pesquisadores, com seus universos paralelos e dimensões múltiplas.

Sinceramente, penso que já podemos ler a Bíblia com outros olhos e verificar o quanto ela, em suas expressões simbólicas, traz as mesmas verdades que a ciencia vem identificando. Claro que não coloco isso no sentido absoluto e nem me refiro aos fatores puramente históricos constantes no livro, sobretudo no velho testamento . Com outras palavras, a bíblia aponta caminhos que a ciencia começa a trilhar. No livro "A Gênese" segundo o espiritismo, Allan Kardec já indica alguns aspectos em que a Bíblia não estaria assim tão distante da ciência quanto se pensava. Não levem, no entanto, o que estou dizendo no sentido absoluto, fechado. A verdade parece está colocada na natureza e em todos os setores do pensamento da humanidade, aguardando que o ser humano a descubra, ligando os pontos. O espiritismo traz uma grande contribuição para a união entre ciencia e religião, que não deveriam ser excludentes mas complementares, enquanto caminhos para estudar a verdade por ângulos diferentes.

Divaguei um popuco mas, retornando ao assunto da postagem, Deus permanece um grande estímulo às mentes. Começar entendendo o que Ele não é, e nem poderia ser; que Ele não poderia ter os defeitos humanos; que fomos criados à Sua imagem e semelhança, e não o contrário, enfim, Ele seria o maior motivo de entusiasmo para a perquirição da inteligência e a ampliação dos sentimentos mais nobres em nossa vida. Espero que os nossos jovens tenham sentido um pouco dessa grandeza e sintam maior incentivo para continuarem sua busca pela luz do conhecimento, ajudando-os a entender melhor a si mesmos.

sábado, 7 de junho de 2014

OBRIGADO

Agradeço os votos de restabelecimento da saúde que muitos amigos me enviaram. Estou melhorando. Fazia muitos anos que não tinha um certo abalo na resistencia do corpo físico. De certa forma traz sua contribuição para cuidarmos melhor dele. Tive que desmarcar viagem de divulgação neste final de semana. Repousei bem como há muito não o fazia. Creio que esta segunda feira já estarei quase que totalmente recuperado, assim  espero. Obrigado pelas energias carinhosas e amigas que me enviaram. A luta prossegue. Deus abençoe à todos.

EXCELENTE LIVRO

Não recordo se falei dessa obra aqui no blog. Bom, se falei não custa repetir. Estou relendo o livro "Mostre-me Deus", escrito por Fred Heeren e publicado pela editora Clio. O autor, escritor de assuntos científicos, dialoga com grandes astrofísicos e astrônomos da atualidade, alguns deles ganhadores do prêmio Nobel e os indaga se, em suas últimas descobertas científicas, sobretudo dentro da astronomia e da física, há um espaço para Deus. Interessantíssimas as respostas. A abordagem nos presenteia com informações valiosíssimas sobre exobiologia, projetos de possíveis contatos com civilizações alienígenas,  o surgimento do universo e, até, os conceitos da física quântica. Teve início o universo ou existiu sempre?

Mostre-me Deus é um livro que quanto mais o lemos mais ele se reveste de alimentos renovadores para a alma. Não é um livro espírta. Fred Heeren, ao que verificamos na parte final do livro, possui vinculação com alguma igreja evangélica. Mente aberta, escreve de maneira agradável e rica. Se puderem ler a obra, tenho certeza que confirmarão a impressão que tenho de suas páginas. Farto material de pesquisa, revela muito das interrogações que estimulam as buscas de cérebros cultos e científicos da atualidade. Fica aí a dica de leitura. E os meus votos de imenso prazer ao faze-la.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

UM POUCO ENFERMO

Hoje eu deveria estar na cidade de Petrolina, onde ficaria até domingo, num evento promovido pelo GESP - Grupo Espírita de Petrolina, ao lado do expositor pernambucano Sílvio Romero. Lamentavelmente, estou um tanto acamado, com febre, tomando medicamentos. Que pena que não pude rever os amigos do sertão pernambucano. A saúde abalada me privou dessa alegria. Tudo bem. Vamos adiante. Espero em tempo mais breve possível retornar as atividades. Em suas orações, não esqueçam desse seus amigos aqui, rsrsr. Escrevo para não deixar mais dias com o nosso blog desatualizado. Espero amanhã retomar a normalidade dos escritos. Abração à todos.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

A FIGUEIRA ESTÉRIL

Ontem, na Asseusf, tive a oportunidade de abordar a parábola da figueira estéril. Um dos trechos mais emblemáticos do evangelho. Tive a oportunidade de mostrar que a passagem é mostrada como parábola que é uma história fictícia narrada com objetivo de se extrair um fundo moral. Jesus utilizava muito este recurso iluminativo, pedagógico. Naturalmente eu tenho dificuldade em ver Jesus, espírito mais puro que a Terra conheceu, nosso governador espiritual, como bem o define os espíritos superiores, amaldiçoando qualquer criação divina. Nem mesmo amaldiçoando. Há uma simbologia muito bem explicada no capítulo 19 do Evangelho segundo o espiritismo. Representaria,  a figueira que secou, tudo aquilo que traz apenas o verniz social sem aprofundamento e veracidade. E como tal, não subsistirá. Será arrancada e "jogada fora". 


Refere-se Kardec aos que falam bonito sem vivência daquilo que fala, ou dos que possuem recursos para serem úteis e não o são. São figueiras cheias de folhagem mas que não produzem frutos. Há mais superficie do que profundidade, mais aparência do que conteúdo. Tratando do tema ontem à noite, não pude me furtar em tirar proveito da abordagem. Digo sempre que o mais beneficiado das palestras é aquele que a faz, se souber tirar para si o conteúdo daquilo que aborda. Podemos, sempre, ser útil à humanidade. Não importa que nossa ação não abranja toda a humanidade. Se atender um só coração ou a comunidade menor a que estamos vinculados, já será um fruto produzido.  Nossa existencia terá mais sentido na medida em que ampliamos o senso de entrega, de compartilhamento. Nem sempre quando nos voltamos apenas a nos atender, atendemos a sociedade, porem, sempre que atendemos a comunidade humana, estamos nos atendendo dentro dos postulados superiores da vida.


Para a Grande Lei, o coração que se volta em ser útil ao semelhante é digno de maior cota de talentos, ou seja, de ampliação dos seus recursos pois poderá ampliar o socorro às necessidades da civilização. Quanto mais amor na alma, maior poder de crescimento espiritual, irradiando melhor para o universo. Quanto mais o espírito evolui maior cota de liberdade e poder ele conquista, servindo em campos mais vastos do plano divino. O infinito lhe pertence. Como figueiras de Deus, observemos se apenas temos folhagem abundante. O mais importante é verificar se temos frutos a oferecer à humanidade.

AINDA SOBRE A INSANIDADE

O participante Abílio carinhosamente postou comentário expressando seu ponto de vista sobre alguns temas de cunho mais político, ressalvando, segundo ele, que o blog é para divulgação do Evangelho e que este é a propagação da verdade enquanto a política seria a arte de ocultá-la. Abílio, caro irmão, embora achando muito inteligente sua colocação, permita-me discordar de algumas colocações que voce fez. Primeiro, nosso blog existe para, alem de difusão do Evangelho conforme o pensamento espírita, tratar de questões de interesse do ser humano, tratando-as de forma a ampliar os horizontes da humanidade, enfatizando questões de fundo ético moral. Me permita, ainda, discordar de sua concepção de que política seria a arte de esconder a verdade. Sim, na prática, voce tem razão. Os que estão à frente da política tem procedido, lamentavelmente, conforme voce colocou porem enxergamos o setor como sendo o caminho para o bem comunitário, sendo a política móvel para o avanço da sociedade, onde fatores, como leis e ações do poder público, interferirão na vida da sociedade como um todo. Procuramos, quando enfocamos esta vertente - a política -, abordá-la na forma mais elevada possível, de acordo com os postulados mais nobres.

Alem do que coloquei acima, sou daqueles que acreditam que não podemos ficar alheio aos problemas dessa natureza. É nisso  que aposta os que agem dentro da política para permanecer afrontando o equilíbrio social. A omissão dos que podem alertar, esclarecer, deixa o caminho livre para os que se locupletam dos males, ou que agem sobre terríveis inspirações, prejudicando a sociedade como um todo. Agora, o tratamento, amigo Abílio, jamais será de cunho partidário. A política é própria da condição humana. Não se pode alheiar-se dela pois ela agirá sobre nossa vida comunitária. Infelizmente, quem está no comando pertence a algum partido. Vai doer, sim, em quem estiver à frente da insanidade a que me referi. Não importa o partido que estiver à frente. A atitude administtrativa insana é que necessita ser revista. Penso que deva existir nobres representantes dessa importante atividade nos diversos núcleos partidários. Agora, depoimentos de uma autoridade pública falando que usar drogas é uma atitude de lazer e de socialização é, no mínimo, um alento às sombras que se aproveitam das fragilidades humanas para destruir pessoas e famílias, ampliando a ação obsessiva sobre os homens.

O Evangelho atende as necessiadades da alma imortal em todos os setores de sua manifestação. Sonhamos, sim, com médicos espiritualizados, advogados cada vez mais enobrecidos, políticos sempre cônscios de sua missão junto aos grupos sociais, professores sempre mais equipados da capacidade de instruir, religiosos valorizando o compromisso junto aos corações...a tarefa evangelizadora passa por contribuirmos ao despertar das mentes e em deixar elementos de reflexão aos que seguem à frente de seus campos de trabalho. Assim, iremos fazer conquistas mais amplas dentro de cada experiencia humana. Por isso mesmo, caro Abílio, todas as vezes em que decisões políticas, de governantes sejam deste ou daquele partido, desta ou daquela vertente ideológica, aprovar leis  que firam princípios da vida, como aborto, legalização da drogadição, ou cerceamento da liberdade social, irei abordar neste nosso espaço a questão. Não poderei me omitir. Se nós , que temos algum compromisso com o progresso da humanidade, a partir do nosso próprio progresso, silenciarmos ante a insanidade moral e social, seremos cúmplices do avanço do equívoco.

Sei que qualquer tema dessa natureza é espinhoso, até porque sei que frequentando este espaço existem simpatizantes desta ou daquela vertente política. Tenho amigos espíritas que, por exemplo, fazem parte de algum partido que está no comando das decisões públicas em nosso país na atualidade. Mas, seja como seguidor do espiritismo, seja como cidadão pura e simplesmente, tenho o dever e o direito natural de me posicionar quanto aquilo que considero importante no que tange à mudança de rumos. Já postei aqui, quando alguns agentes políticos diziam que aborto não deveria ser tema de campanhas eleitorais, que discordava desse ponto de vista. Claro que deve ser tema, sim. Afinal, a aprovação para a prática aleatória do aborto vai implicar em alteração expressiva da vida social, com dolorosas repercussões na dimensão espiritual e, até, no aumento da epidemia obsessiva que grassa no planeta ainda hoje. As primeiras grandes vítimas da liberdade do aborto sem critérios são as próprias mulheres, tanto biológicamente, mentalmente quanto espiritualmente.

Perdoe-me a abordagem já um tanto longa mas precisava justificar, tanto para voce, caro irmão, quanto para outros que podem não gostar de enfoques sobre temas políticos que, repito, são temas humanos. Continuaremos tratando da espiritualização primordialmente em nosso espaço de luz mas, quando aparecer uma insanidadezinha, ah, então, lá vou eu dizer o que penso. Não sou dono da verdade mas escreverei sempre, buscando-a. Desculpe se não poderei atender suas expectativas. espero que permaneças conosco, somando e trazendo, como o fez, sua contribuição. Agradeço sua intervenção, Abílio. Embora discordando dela, afirmo que nos enriqueceu bastante.

domingo, 1 de junho de 2014

A INSANIDADE MARCA MAIS UM PONTO

Quando pensamos que já vimos de tudo na insanidade predominante em certas expressões da vida nacional, somos surpreendidos com mais e mais...uma secretaria do governo petista da cidade de São Paulo falando sobre a proliferação de "cracolândias" pela periferia da cidade diz, em entrevista aos jornais paulistanos, que o uso da droga seria uma questão de "lazer", gerando uma espécie de socialização, e consequencia do desemprego e da miséria.

Ora, que inversão de valores. Dizer que o vício no crack seria uma espécie de lazer é mais que absurdo. É um pensamento tortuoso. Creio que a secretária do prefeito Fernando Haddad não deve ter nenhum parente viciado em "crack", essa droga que, mais que as demais, destroi em poucos meses a vida do indivíduo, levando, quase sempre, a família junto para o  fundo do poço.

Afirmar que é uma espécie de socialização no mínimo é uma distorção profunda sobre a questão. É verdade que aproxima o viciado de outros viciados, no entanto, o perincipal é saber que tipo de "socialização" ocorre. É a "socialização" da degradação, da destruição do ser humano e de sua família.

O tratamento que se está dando ao problema das drogas em nosso país está equivocado. Já somos o "campeão mundial" de consumo do crack e segundo lugar em cocaína, isto sem sermos produtores das drogas. Famílias inteiras estão sendo consumidas. A área livre para o consumo seria um grande erro pois o usuário destruído pela dependencia vai sair para assaltos a fim de financiar suas necessidades. A violência aumentará.

Não, o problema não é culpa do desemprego. Com cerca de 7% de desempregados, segundo a nova metodologia do IBGE, não vivemos algo catastrófico nesse sentido. A questão não é essa. Valores precisam ser resgatados. Fundamental termos uma política adequada que englobe todos os problemas inerentes à violência em nosso país: drogas, assassinatos, incentivo à impunidade, educação de melhor qualidade, apoio às famílias afetadas e, tambem, repressão, sobretudo, junto àqueles que se aproveitam das fragilidades das pessoas para oferecer-lhes o nefasto produto, inclusive, os jovens, quase crianças, as vítimas preferidas dos traficantes.

No conjunto das ações, existe a parte que cabe às famílias. Imprescindível o cultivo dos valores da religiosidade, da decencia, da fé substancial. O diálogo e a afetuosidade  deve nortear as relações dentro dos lares.

A insanidade da secretária paulista foi mais um grotesco atentado ao bom senso e à\ civilidade. Pensamento tortuoso, capaz de maquiar as reais mazelas de tão doloroso drama que vem destroçando milhares de famílias por todo o território nacional.