Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SUPERANDO AS BARREIRAS

'E preciso romper as barreiras criadas nos ambientes academicos. Se alguem resolve abordar temas como imortalidade em tese de doutorado, por exemplo, at'e consegue mas antes tem que escutar ironias. Est'a surgindo, no entanto, uma nova geraçao disposta a enfrentar, com muita coragem, estas barreiras. Com inteligencia e determinaçao, eles apontam para o futuro. Breve, muito breve, os preconceitos dos se acham donos da verdade cair'a por terra. Ninguem detem o progresso. Volto ao tema adiante. Escrevo da cidade de Natal, em pleno Congresso Espirita do RN. Abraços.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

AGENDA

Estou viajando para o Rio Grande do Norte onde participarei de mais um Congresso Espirita daquele Estado. Farei a palestra de abertura do evento na sexta feira pela manha e mais algumas abordagens, inclusive, a palestra de encerramento, no domingo `a noite. O congresso 'e marcado pelo grande n'umero de oradores e uma grande presença de p'ublico, numa promoçao da Casa de Caridade Bezerra de Menezes, dirigida pela incans'avel doutora M'ercia.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A VOZ SILENCIOSA

Nós, os habitantes deste fantástico planeta, ainda nos ocupamos de muitos fatores exteriores à grande finalidade da vida. Penduricalhos, quinquilharias, apetrechos de enfeites, que nada enriquecem a realidade interna. Não conseguimos escutar a voz silenciosa de Deus na acústica da alma. Nos escravizamos a elementos que não farão parte da natureza sublime da qual faremos parte. Ou melhor, que faz parte do nosso ser. A vida na carne, quase sempre, é vista como um peso e, muitas vezes, como um escolho para a nossa felicidade. Precisamos mudar de foco. Veremos que não é exatamente assim.

Isso ocorre em função do desconhecimento sobre a finalidade da existência. E não me refiro ao conhecimento sobre isso, e sim, sobre o sentir essa finalidade, internalizar essa verdade. Agimos no mundo, muitas vezes, em confronto com esses objetivos santos. Nos deixamos prender em teias de ilusão, daí repetirmos experiências, deixando de enveredar por novas etapas, cada vez mais belas e luminosas da trajetória.

A voz silenciosa solicita apostarmos na vivência da serenidade. As alternâncias emocionais, tão próprias das almas em conflitos, produzem inquietações e medos, fragilidades e inseguranças, fazendo estrondar nas mentes vulcões de perturbações. A voz silenciosa é o abraço com a luz superior, o aconchego do sagrado, a estrada do infinito e o ninho de paz por dentro da alma. Para escutar o que transcende se faz necessário silenciar a mente, aquietar o coração e dominar ansiedade. Para nós isto é um desafio magnífico, porém, realizável. Começar é fundamental. Não desistir, persistir, é crucial. Só temos a ganhar, ouvindo a voz do Amor Incondicional

AGENDA

Um amigo, o Ronaldo, postou na área de comentários do texto sobre o Congresso de educação no qual fiz palestra, se tinha como saber da minha agenda. Pode sim, amigo. Se você acessar nosso blog, toda semana, vai saber onde estarei. Coloco minha agenda aqui. Será um enorme prazer te-lo participando, tanto aqui em nosso espaço de reflexão, como nos auditórios das palestras. Abração.

SOBRE A PALESTRA MORRER, E DEPOIS?

Agradeço a Graciela as carinhosas e incentivadoras palavras sobre a abordagem que fiz com o tema do título deste post. Fico feliz por você ter gostado e espero que outros trabalhos sejam vistos. Quanto mais o pensamento espírita e o evangelho forem difundidos, melhor para a humanidade. Obrigado mesmo, Graciela.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO

Estive proferindo palestra, agora à noite, no congresso para os pais do colégio Souza Leão, localizado no bairro de Candeias, município de Jaboatão dos Guararapes. Abordei um tema referente a afetividade. Experiência bela. O contato com os desafios que os pais atuais sofrem é rico momento de aprendizado. A interação com eles deixou uma deliciosa sensação na alma. Valeu. Aproveito para dizer-lhes que provavelmente amanhã, sábado, não devo atualizar o blog face a estar viajando para João Pessoa. No domingo já devo postar alguma coisa. Até a volta

AINDA A AIDS

Permanentemente a natureza vem convidando os habitantes da Terra a ajustar-se perante a soberana Lei. Sabemos, nós que estudamos o universo espiritual, que todo desajuste da alma perante o equilíbrio das forças que governam a vida solicita recomposição. No artigo postado aí embaixo sobre o tema, explicitamos que já existem vozes consideradas representativas da ciência e pensadores dos problemas humanos enfatizando a necessidade das campanhas de combate a aids tocar em questões relacionadas aos valores, as atitudes, ao comportamento.

À título de se respeitar o livre arbítrio não se deve acreditar que é "normal"o que precisa ser educado. Esses mesmos estudos alertam, inclusive, que os jovens ( adolescentes principalmente ), que representam fator decisivo para o aumento dos casos da doença no Brasil, não estão dando importância ao uso de preservativos. Temos, então, uma mistura explosiva: ao mesmo tempo em que não se fortalecem conceitos importantes nas campanhas sobre o respeito a si e ao próximo, dignidade nas relações, cuidado no comportamento, estes mesmos jovens não entendem(?) a importância dos cuidados para uma relação sexual segura.

A mesma coisa ocorre com outro grupo considerado de risco, os homo afetivos. Sei que muitos deles não gostam de serem colocados como tal mas é questão de números. Os fatos indicam isso mesmo. E  eles também parecem estar se descuidando dos preservativos. Os que fazem uso de drogas, aquelas em que são usadas agulhas, também contribuem para o aumento das estatísticas infelizes do nosso país. E o uso de drogas representa, claro, a confirmação de que o problema é, sim, algo vinculado ao comportamento. Resumindo : estamos, no Brasil, perdendo a batalha para a enfermidade. Precisamos modificar o foco das campanhas.  Qualquer movimento de esclarecimento à população tem que passar, como já estão fazendo alguns países considerados de vanguarda no planeta, pela análise comportamental e pela avaliação dos valores cultivados pelas pessoas.

Sei que neste tempos, muitos tem receio de serem definidos como conservadores políticos e sociais, de idéias retrógradas mas, creio que isso não é o mais importante. Ficar preso a definições ultrapassadas como estas e a favor do aumento do problema não me parece ser inteligente. Além do mais, no embate entre luz e sombra, o que estas almejam é ferir a credibilidade da importância dos valores morais para melhor disseminar a perturbação e o debacle. 

O ser integral é conservador no que tange ao que precisa ser preservado como conquistas profundas do ser, e progressista em relação aos avanços próprios do aperfeiçoamento da civilização. Isto para ficarmos nestes conceitos ainda tão em voga e usado para manipulação das pessoas. Essa posição do ser integral representa o equilíbrio. O que o ser espiritualizado não cede é a valorização do que nos aproxima da saúde verdadeira, dos valores da integridade espiritual, daquilo que nos aproxima de Deus. 

A família precisa ser trabalhada e apoiada para que contribua para a melhoria, não apenas do combate a aids, mas para auxiliar a sociedade a fim de que tenhamos um mundo melhor que todos desejamos. E os governantes, assim como o restante das instituições, revejam o foco das abordagens. Não é só incentivar o sexo seguro com preservativos e distribuí-los. Fundamental estimular o salto de condição moral, dos valores e do respeito à dignidade humana, para que superemos a dolorosa presença da aids entre nós. Isto não é julgamento sobre um tema em que somos todos ainda tão frágeis. É constatação de fatos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

AIDS CRESCE NO BRASIL E DIMINUI NO RESTO DO MUNDO

Há cerca de dois meses os meios de comunicação divulgaram o novo relatório internacional da ONU sobre o combate à AiDS. Enquanto diminuiu o número de infectados no planeta cerca de 39%, aumentou o número de casos no Brasil. Nosso país tem uma tradição de pesquisas sobre medicamentos para controle do desenvolvimento do vírus nos já infectados. Surpreendeu o mundo, no entanto, o acréscimo de 11% de novos casos no país.

Sem me deter em aspectos outros do problema, concordo com uma entrevista de uma infectologista espírita de São Paulo, quando em entrevista sobre o tema, afirmou que o foco de nossas campanhas estão equivocadas. A médica é a dra Luciana Galvão. E qual  a questão à respeito? as campanhas, que  ocorrem quase que exclusivamente no carnaval, enfatizam o uso de preservativo, inclusive, com a distribuição gratuita do mesmos, como quem diz, podem enlouquecer desde que usem camisinha.. Claro que não está errado os cuidados que se deve ter com a prática sem preservativo, não só em relação à aids mas as outras doenças sexualmente transmissíveis. O problema é que centralizando a campanha apenas no preservativo não se enquadra aspectos fundamentais da problemática, como o comportamento em si.

Não basta distribuir camisinha para se combater o mal. O resultado já prova isso.  Na Europa, até nos chamados considerados mais liberais, as campanhas já trazem abordagem sobre a responsabilidade para com o comportamento sexual e suas consequências. Até mesmo a abstinência passou a ser levada em consideração. Esse aspecto sabemos o quanto é mais complexo.

Uma informação mais grave ainda compõe o relatório negativo sobre o avanço da Aids no Brasil: aumentou significativamente o número de jovens contaminados. É como se o brasileiro, sobretudo adolescentes, não entendessem o perigo da doença. No caso do adolescentes infectado, que cresceu assustadoramente em nosso país, é como se eles não levassem em consideração os ídolos que se foram com o mal.como Cazuza e Renato Russo. Observemos que a gera.cão anterior de jovens conheceu estes dois ícones da música e sofreram o impacto de suas mortes. isto ajudou a que tivessem mais cuidado. Os adolescentes atuais não conviveram com estas perdas. Será que isto não tem contribuído para a proliferação?

Muito bom que vozes já se fazem ouvir quanto a importância de se investir na educação não apenas sexual dos jovens mas, na educação como um todo. Valores como  respeito a si mesmo e ao próximo, controle de impulso, importância dos exemplos no lar, enfim, todos os aspectos da construção familiar parecem começar a ser levado em consideração. Não se pode confundir liberdade com achar "normal"as atitudes superficiais e, até, promíscuas. Chico Xavier, na década de setenta, em entrevista à Folha Espírita, já dizia que a aids não seria punição de Deus mas, sim, consequência das atitudes dos seres humanos, convidando à estes observarem os costumes, o comportamento equilibrado e respeitoso para com a vida. Voltarei a tratar da questão em outra postagem

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

"MORRER, E DEPOIS? " EM JOÃO PESSOA

Neste final de semana estarei em João Pessoa, capital paraibana, num evento promovido pelo "Missionários da Luz", instituição localizada no bairro do Cristo e que durante muito tempo foi dirigido pelo meu querido pai pelo coração, João Araújo, hoje afastado por problemas de saúde.  Tenho a alegria de participar desse evento há muitos anos. Neste ano, realizarei o seminário "Morrer, e depois?", com renda revertida ao Edukar, creche escola vinculada ao Missionários e que atende dezenas de crianças daquele bairro. Será no sábado a partir das 14 horas, se estendendo até às 05:00 hs. O local do seminário será no auditório do Sesi, na rua Camilo Chaves, 90. Preço do ingresso R$ 10,00. Lembrando que esse valor é para ajudar a creche acima referida.

MORTES COLETIVAS

Sempre que ocorrem grandes desastres, sejam naturais,  como terremotos, maremotos, etc, sejam de transportes coletivos, ceifando centenas ou milhares de vidas, surgem inúmeras indagações, justas, por sinal, na sociedade: por que isto ocorre? Como explicar que tantas vidas desapareçam de um só golpe? Como entender a Inteligência regendo o Universo diante de uma catástrofe como a do tsunami na Indonésia que matou mais de duzentas mil pessoas, aparentemente sem escolher vítimas?

A chave desta última indagação para entender o problema está na palavra "aparentemente ". O Espiritismo, assim como outras doutrinas reencarnacionistas, nos mostra que  as chamadas mortes coletivas é um recurso utilizado pela grande lei com o fito de acelerar determinados processos de resgates ou quitação de débitos por parte de diversos espíritos. Muitas vezes, ao invés de provas individual, mais lentas para certos objetivos de evolução, são agrupadas, num mesmo local ou no mesmo acidente, almas que trazem necessidades semelhantes no que diz respeito aos seus compromissos "cármicos".  Isto não quer dizer, automaticamente, que aquelas pessoas que deixaram seus corpos num determinados acidente, tenham cometido erros no passado juntas , o que também é uma possibilidade. Simplesmente, se acelera o aperfeiçoamento ou a recomposição de muitos espíritos num mesmo gênero de expiação ou prova.

Quando o acidente ou tragédia inclui nomes públicos, naturalmente chama mais atenção da população. As perguntas se multiplicam. Dessa maneira, até por essas perguntas, a humanidade abre espaço para discutir os fundamentos da vida, o funcionamento da Grande Lei e os objetivos superiores e sagrados do universo. Há inteligência no funcionamento da vida ainda que para nós, os humanos, não alcancemos a compreensão de como ela funciona. Estudando as mortes coletivas, no Livro dos Espíritos, no entanto, entendemos melhor o processo, dessa forma, abrindo-se novos horizontes de resignação perante as grandes catástrofes. A evolução de muitas almas se acelera com os desastres coletivos. E como há expiação individual, há,  também, expiações  coletivas. Sugiro a leitura do Livro dos Espíritos.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

AMANHÃ FEIRA DO LIVRO NA ASSEUF E PALESTRA

Amanhã, terça feira, farei a palestra na Asseuf - Associação Espírita de União e Fraternidade, localizada na rua Eládio Ramos, Boa Viagem, primeira entrada à direita após a beira canal, vindo pela Av. Barão de Souza Leão. Alem da palestra, teremos uma Feira do Livro Espírita Semi-Novo, com obras a preços bem baratinhos. A renda objetiva atender as necessidades da instituição. O tema da minha palestra será: A Missão dos profetas". Quem puder comparecer será uma grande alegria para todos nós.

LAGOA DOS GATOS

Como eu havia escrito embaixo, escrevo para a participante Mayara, da cidade que encima o título da postagem. Uma amiga de nome Yane, também residente em sua cidade, pensa em criar um grupo de estudos espíritas em Lagoa. falei para ela que este grupo deve ser o embrião do futuro centro espírita. Coloco-me à disposição para apoiar a empreitada luminosa. E tenho certeza que os amigos de Panelas poderão servir de amparo para a nova casa. Aguarde novidades. Breve você terá uma instituição pertinho. Enquanto isso, procure a casa de Panelas. Você se sentirá bem.

EM PANELAS

Como divulguei aqui, estive na cidade de Panelas, agreste pernambucano, este final de semana. Centro de uma singeleza encantadora, com poucos mais dedicado tarefeiros da luz. O público presente foi muito bom, inclusive, de cidades próximas como Lagoa dos Gatos e um pouco mais longe, Lajedo. Aliás, a Mayara escreveu na área de comentários, que eu postasse o endereço da palestra pois reside em Lagoa  e não sabia que existia instituição em Panelas. Ela desejava ir. Lamentavelmente, só vi seu comentário. Mayara, hoje, segunda feira pois postei na sexta e não acessei mais o blog. Não sei o endereço mas não é difícil achar. A cidade é pequena e você pode se informar na pousada Casarão, ao lado da rodoviária pois a proprietária, a simpática Neli, faz parte da casa espírita. As reuniões ocorrem sábado à noite e no domingo. Bom, foi uma noite, para mim, memorável. Clima de bela espiritualidade. Depois, um lanche maravilhosos e as conversas cheias de esperança.
Ah, Mayara, preciso sair mas, ao retornar, postarei uma abordagem que irá lhe interessar, sobre sua cidade, Lagoa dos Gatos. Volto já.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

AGENDA

Hoje à noite estarei fazendo uma abordagem junto ao grupo de estudos da Asseuf, na rua Eládio Ramos, em Boa Viagem, 20 horas. Quem desejar fazer parte desse grupo que começa a estudar o Livro dos Espíritos é só se apresentar. Será um grande prazer tê-lo conosco. Amanhã, estarei na cidade de Panelas, no interior de Pernambuco, proferindo palestra junto a uma instituição à pouco formada. Retorno no domingo pela manhã.

MISSÃO JUNTO À COLETIVIDADE

Na verdade, penso que a tarefa junto `a coletividade não pertence apenas aos políticos e agentes públicos. O amigo Nilson me solicitou uma colocação em torno do bem coletivo e aí vai, embora a questão comporte um tratado de sociologia. Cada um de nós necessita pensar com maior senso comunitário. Nestes dias em que  população brasileira vive uma experiência traumática ante a desencarnacão do ex governador Eduardo Campos, candidato à presidência do Brasil, vale, sim, uma reflexão em torno da tarefa grandiosa e nobre, qual seja, administrar uma nação, Estado ou cidade.

Poder beneficiar milhares ou milhões de pessoas é benção inestimável para o espírito, embora o poder, assim como a riqueza, seja, também, difícil prova para a alma. Os apelos para os desvios são inúmeros. As facilidades para quem comanda atiçam os graves problema que todos ainda trazemos na alma relativamente frágil. Seres voltados para o ter, afrouxamos o caráter e resvalamos em graves desvios de conduta. Esta é a experiência relativamente comum que temos.

Ante esta visão da elevada tarefa junto à sociedade é que discordamos daqueles que rejeitam  política em si, desprezando-a enquanto elemento fundamental junto aos destinos da coletividade. O problema não está na política e sim, no nível de uma boa parcela que lá se encontra e em seus equivocados procedimentos. Como laboratório de aperfeiçoamento do planeta, as nações vão amadurecendo, os povos se agigantam em cultura e educação e avançam. Óbviamente que já temos belos exemplos de povos que desfrutam de conquistas importantes, tanto no que diz respeito aos valores da política em si, quanto na vida em sociedade.

Enquanto isso, temos ainda países que encontram-se relativamente distantes da educação e da cultura a que me referi acima. Podemos incluir o Brasil nesse patamar. temos um ciclo doloroso, espécie de armadilha que precisamos romper para avançar. Uma população sem a devida condição educacional e sem acesso à cultura no sentido universal do termo, torna-se presa fácil de interesses nefastos dos que fazem da política o gozo de interesses próprios. Perpetua-se o ciclo da pobreza e, sobretudo, da miséria moral. Povo sem educação avançada torna-se facilmente manipulável. Não possui maior noção crítica sobre seus direitos ou sobre valores mais amplos. Muitos não enxergam a autoridade pública como um gerente que foi contratado pela sociedade para administrar o bem público. Eles veem o presidente ou o governador como se fossem donos do país ou do Estado.

Por outro lado, ao verem os agentes públicos se locupletarem através da corrupção e do enriquecimento ilícito, muitos cidadãos ( uma boa parcela, penso eu ), passam a tentar extorquir candidatos para benefício pessoal, alimentando a cadeia da insanidade política. Assisti isto de perto quando, há alguns anos, fazendo um trabalho profissional e comunicação para um amigo meu, candidato à vereador na minha cidade natal, e que tinha uma posição de não portar-se como os demais. Ouvi ligações telefônicas e até conversas de eleitores pedindo dinheiro pra votar nele e conseguir algumas dezenas de votos, ou pedindo para ele fazer um muro de arrimo na casa deles. Meu amigo não aceitava e não foi eleito. Preferiu, disse ele, a consciência tranquila.

Superar isso é um grande desafio que ainda, ao meu ver, perdurará décadas. Será por esse motivo que não verificamos maior avanço na educação? Será essa a razão de não termo projetos de emancipação do cidadão pois este, emancipado, cada vez mais independente dos governantes, teria a capacidade de não se sentir obrigado a votar neste ou naquele governante, apenas por gratidão, ainda que não concorde com suas práticas?

A tarefa do verdadeiro líder é unir povos, não dividi-lo para atingir seus objetivos pessoais. Quem pensa, de fato, na coletividade, entende-a como um todo, com suas particularidades, uns necessitando de certo apoio, outros, de determinados incentivos. Todos, porem, fazendo parte de um só bloco de seres humanos. A missão do homem público é bela e luminosa, porem, eivada de espinhos e tentações. Que Deus ilumine sempre todos eles, aqui no país e em outras partes do planeta. E que a sociedade cresça em educação, em valores, tendo princípios morais e valores à frente de qualquer poder de realização do governante. E para o religioso, sobretudo, que a dolorosa e triste frase "rouba mas faz"seja apagada do dicionário político. Fazer é obrigação de quem governa; não roubar é dever de todo cidadão. Nem comprar o voto e nem vendê-lo.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O CARÁTER DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Merece um estudo aprofundado a mente do brasileiro e seu caráter. Já postei aqui uma abordagem sobre a sociedade violenta e com muitos pontos de degradação. Mais de 60 mil assassinatos por ano, alto nível de insegurança e agressões, primeiro lugar no uso e dependência do "crack ," segundo em cocaína em todo o planeta. Acrescentemos o problema do comportamento do torcedor brasileiro em seus estádios de futebol. Sempre assistimos os confrontos bárbaros entre os mesmos.Neste final de semana não foi diferente. Santos e Coríntians e Grêmio e Internacional tiveram no entorno da praça de esportes embates violentos e selvagens. São, às vezes, centenas de envolvidos. Até no hospital onde os feridos foram atendido houve confronto.

Para onde a sociedade brasileira deseja caminhar? Particularmente, os seguimentos religiosos estão à altura dos desafios atuais? E a família, sofrendo a síntese da macro sociedade, ela mesma, fornecedora de desajustes ? Temos muita coisa a repensar e desafios importantes a superar. Valeria um grande contrato social da nação, um debate longo e mais profundo, redefinindo nossas escolhas. Voltarei ao tema em outra oportunidade.



AGENDA

Alem do atendimento ao público, tanto na terça feira na  Asseuf, em Boa Viagem, quanto no Cabo de Santo Agostinho, na quarta feira, na Casa do Caminho, estarei proferindo palestra, pela primeira vez, em uma nova instituição na cidade de Panelas, interior de Pernambuco, neste sábado. A abnegação dos amigos interioranos me comove. Estarei lá.

domingo, 10 de agosto de 2014

MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO

Essa frase da música de Roberto Carlos define bem minha percepção daquele que foi, nesta minha encarnação, meu velho pai. Ah, que saudade, querido poeta, meu velho amigo! Embora o dia dos pais seja algo da convenção humana, sempre é bom ter um dia em que se volta para reverenciar a figura do pai. Claro que devem ser todos os dias essa reverência. Mas, que saudade...! Lembro de seu olhar acolhedor e sua fisionomia quase sempre com um ar de riso a despontar, luminoso, na face. Sua voz cheia de leveza e seu coração quase sempre calmo ainda hoje me faz uma grande falta.

Seus passos firmes, apesar dos setenta anos, sua inteligência suave, seus poemas que nos dava para ler...recordo os domingos com os tios, irmãos, parentes diversos, a casa cheia como cheio vivia seu coração, voltado à todos nós, seus nove filhos. A lembrança avança, desenhando, novamente, o dia de seu sepultamento, a emoção de cidadãos de várias classes sociais, alguns falando, entre lágrimas, dos benefícios que o senhor lhes fez e que nunca dissera para nós. 

O comércio homenageando a passagem de seu corpo e as lágrimas de pessoas nas janelas, que eu não sabia que sentiam tanto sua partida para o mundo espiritual. E que dizer do meu tio Amaury, doente, na porta da casa do meu irmão, acenando com lenço branco e o rosto contristado pela dor da saudade, sem poder acompanhar o féretro....inesquecível!

Pai, meu pai, receba, mais uma vez, uma torrente de meu amor, de minha gratidão. Sei que é o pensamento de todos os meus irmãos. E finalizo dizendo o quanto abre-se um largo sorriso em meu rosto só de pensar no mu retorno ao Grande Lar, onde irei lhe abraçar novamente e novamente lhe beijarei o rosto e as mãos, como antes. Não haverá como descrever minha alegria, mesmo felicidade, em poder lhe escutar que tem poemas para me mostrar, que tem coisas para me ensinar, guiando, como na Terra, meus primeiros passos no além, após mais esta etapa na carne.

Obrigado por tudo, meu querido, meu velho, meu eterno amigo. Beijos, e peço , como de costume na terra, sua benção.

sábado, 9 de agosto de 2014

O QUE DIZEMOS E NÃO FAZEMOS

Todos os movimentos religiosos convivem com os conflitos entre o que devemos ser e o que ainda não conseguimos. Na esfera das relações interpessoais, vivenciam o choque das cobranças entre os membros sobre o que se prega ou se estuda, e o que, efetivamente se consegue viver. No âmbito individual, núcleos de remorso aparecem, refletindo o desgosto íntimo das pessoas para com as quedas que se repetem. Elas são vistas, apenas, como quedas e não como lições, avaliações e aprendizado.

Essa situação perpetua a dificuldade que os agrupamentos religiosos terminam por apresentar no tocante a se verem como irmãos. Na dimensão da cristandade, a frase lapidar de Jesus: "Conhecereis meus discípulos por muito se amarem ", encontra obstáculo para ser vivenciada. Muitos tombam num quadro depressivo, outros se afastam e se isolam, caindo na vala do desânimo, do desalento.

Quando a comunidade espiritualista de todas as vertentes se ampararem no entendimento mais profundo, na solidariedade mais aguda, teremos a superação dos entraves que se colocam para as  conquistas que todos almejamos alcançar. Tem sido mais fácil a acusação de hipocrisia para com os que erram do que a aplicação do serviço de amparo e reerguimento que nos cabe à todos perante as fragilidades que apresentamos.

Um coração querido me disse, certa feita, em plena desilusão com o seguimento religioso a que se vinculava, que já pensava se não seria melhor ele tentar viver sozinho o esforço de iluminação, procurando servir ao próximo, sem estar submetido às incompreensões dos que conviviam com ele socialmente. Estava desencantado. Desejava continuar a servir ao Senhor sem vínculos com qualquer grupo.

Este estado de espírito é mais comum do que pensamos. Claro que isso não invalida o trabalho dos grupos religiosos de qualquer vertente mas coloco a situação como ponto de reflexão a fim de repensarmos como temos convivido com as dificuldades inerentes `a nossa condição humana. E nem acho que isso deva servir de acomodação para que não venhamos a justificar um possível pouco esforço para a superação das dificuldades que trazemos. Equilíbrio em tudo.

Se não fazemos ainda integralmente o que dizemos ou o que acreditamos, mantenhamos a perseverança para que venhamos, em breve, estar de acordo a consciência para com a fé. E aos que observam a dificuldade do irmão de jornada, a tarefa que cabe é a do amparo na oração, o socorro da conversa amiga e íntima, o olhar de indulgência e a disposição de auxiliar na correção de rumos. Afinal, quem de nós não necessita de tudo isso na própria vida? Qual de nós não precisou, precisa e, possivelmente não irá precisar da tolerância dos outros, em pleno caminho de dificuldades?

Atire a primeira pedra o que estiver sem pecados. A humanidade tem muito o que pensar sobre isso.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

EDUCAR É, ESSENCIALMENTE, DESPERTAR

Educar é um ato de despertamento. Despertar para valores fantásticos que compõem a vida e a nossa realidade interior. Já se faz conhecida a definição de que educar é trabalhar caráter. Noutra definição, mais ao gosto do oriente, significa estimular o ser para que coloque o divino para fora.

Seja esta ou aquela definição, sempre temos compondo seu conceito a idéia de que trata-se de uma despertar. Até quando nos voltamos para a presença do sofrimento em nossa vida, lá está ele, o despertar. A dor vai abrindo clareiras, vai esculpindo o grande amanhã, vai sensibilizando a criatura.

Será que estamos, enquanto educadores , ajudando os filhos a despertar para suas potencialidades e para a presença do divino em suas vidas? Ou será que estamos apenas preocupados em conduzi-los de conformidade com o que queremos, sem que eles se deem conta de sua natureza e de seus objetivos grandiosos ante os planos de Deus?

Penso que não se pode discutir educação sem se levar em conta o fator do despertar, respeitando o indivíduo em toda a sua complexidade e atuais limitações. Educamos moldando para a vida ou para nós, para o despertar dos valores espirituais dos filhos, ou para vê-los à nossa imagem e semelhança? 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

"PARA ONDE VOU ? "

Essa é uma interrogação costumeira no desnorteado psiquismo da maioria da população planetária. Crise existencial tem aí o seu nascedouro. Muita perturbação tem nesse desconhecimento sobre os próprios rumos sua gênese. É assustadora a quantidade de pessoas que temos contato apresentando a angústia do "não saber que rumo seguir.

Outra consequência desse estado de espírito é o vazio existencial. Qual o sentido da vida? o resultado mais comum é a infelicidade, a depressão, o desânimo. Irritabilidade ou indiferença quanto à própria vida são presença marcante em milhões de criaturas. Mais que nunca, ofertar acesso dessas criaturas ao pensamento espiritualizado, se faz prioridade. Desconhecimento sobre a natureza espiritual do ser humano e consequente ignorância sobre a finalidade de estarmos aqui, reproduz o sofrimento profundo.

Existe uma direção. Existe um plano de ascenção. Existe um porque para todas as coisas. O que não falta é planejamento ao comando do Universo para a concretização dos planos de Deus. O problema não está no sentido da vida e sim, no seu desconhecimento. Não está nos fundamentos do Universo e sim, no desajuste do homem quanto à eles. Não está numa suposta indiferença dos céus em relação `a nossas dores e sim, na nossa indiferença em relação aos sublimes propósitos.

O manancial de conhecimento trazido pelas verdades da alma representa orvalho bendito e bússola norteadora aos passos do viajante inseguro. Procurar conhecer. Há como faze-lo. Quando a existência está ruim, eis a oportunidade de rever os valores e elaborar um novo olhar sobre os caminhos que estamos trilhando. Deixar de responsabilizar os outros ou  até mesmo o criador e enfatizar que sou o administrador da própria vida. Sair da zona de conforto e apostar na descoberta de todas as belezas e tesouros da vida.

Descobriremos o rumo. Não precisaremos, então, perguntar a alguém: "Para onde vou ? "A seta apontará para a luz.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

AGENDA

Nesta terça feira farei palestra no GEAP - Grupo Espírita Amor ao próximo, em Ba Viagem, 15 horas. Falarei sobre : Verdade e ignorância como parâmetro da nossa espiritualização. Na parte da noite, estarei na Asseuf, tambem em Boa Viagem, onde estarei realizando atendimento fraterno e palestra. Na quarta feira, no horário do almoço, estarei na Chesf, falando num grupo de estudos espíritas que faz aniversário. este grupo é formado por funcionários da estatal elétrica. Já estive lá em outras ocasiões. Eles se reúnem todas as quartas feiras, no horário do almoço. Isto há vários anos. Ao cair da tarde sigo para o Cabo de Santo Agostinho onde, na Casa do Caminho, realizarei as atividades semanais tradicionais no atendimento ao público. No sábado próximo, estarei no bairro do Janga, na cidade do Paulista, área metropolitana de Recife, proferindo palestra no Seara da Esperança. A palestra ocorrerá às vinte horas. Domingo, dia dos pais, estarei com a família, claro.

A TERAPIA DO PERDÃO

O seminário deste final de semana, como ocorreu em outros anos, foi um sucesso de publico. Imaginava que o seria. O povo alagoano nunca faltou. O Abrigo Francisco de Assis merece esse carinho. Pátio lotado. Mais de 500 pessoas no local, deixando uma atmosfera bela, elétrica. Presença de diversas casas espíritas alagoanas, não apenas da capital. A Federação Espírita Alagoana, através de sua presidente, se fez presente no domingo.

Vários os motivos de uma grande felicidade em meu coração, a começar, claro, pela extraordinária presença do público. Pessoas de outros segmentos religiosos presentes, inclusive, vieram falar comigo e disseram que fora a primeira vez que assistiam uma palestra espírita. Depoimentos carinhosos do público me deixou satisfeito. As pessoas estavam mais belas, profundamente receptivas. O ambiente estava aconchegante.

A equipe organanizadora do evento, à frente a querida Bete, esteve impecável. Entusiasmada e simpática, favorecia o bem estar do público. Já se falava no seminário do próximo ano. A saudade faz isso mesmo. Ah, gostaria, ainda, de ressalvar a bela palestra realizada no sábado antes do seminário, pelo meu querido amigo Jilvon, excelente orador espírita da terra dos marechais. Enfim, tudo encantador.

Ainda voltarei à Alagoas este ano em duas ocasiões. Irei estar em Coruripe e Piaçabucu nos dias 27 e 28 de setembro, e nos dias 01 e 02 de novembro em Maceió, no Centro Espírita Dorotéa Lima.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

PREPARANDO A VIAGEM

Já estou organizando a viagem para Maceió. Amanhã, estarei realizando seminário, que prossegue no domingo pela manhã, sobre a "Terapia do Perdão ". Esperamos um belo público, aliás, como sempre. O local do evento será o Abrigo Francisco de Assis, no bairro de Serraria, obra social belíssima, dirigida pela incansável Bete. Todos os anos realizamos este trabalho em prol do abrigo. Em todas as edições anteriores tivemos êxito absoluto pois o abrigo desfruta, com justiça, de grande prestígio e carinho por parte da população alagoana. O evento já ocorreu em auditório de faculdade e no Teatro Deodoro. Em algumas ocasiões, tivemos a presença do grande músico paraibano Sibélius. Há dois anos que o seminário transcorre na própria sede do abrigo, em seu aconchegante pátio. Com isso se evita os custos extras e favorece, ao meu ver, a integração do público com a obra. Como nos anos anteriores, espero uma bela presença do público, seja para ajudar o abrigo, seja, também, pelo oportuno tema, a prática do perdão e do auto perdão. Espero a presença de todos.

DEBASTANDO A PEDRA BRUTA

A tradição da busca espiritual de todas as épocas estabelece que a jornada da alma humana pelos caminhos do mundo representa o "debastar"de uma pedra bruta. A alma seria a pedra a ser trabalhada, aformoseada, limada suas imperfeições para daí surgir uma verdadeira obra de arte. O buril  e o cinzel do artista divino vai esculpindo, através das diversas encarnações, a figura do anjo do amanhã.

Aí está a síntese dos objetivos sagrados da existência: erguer templos às virtudes e masmorras aos vícios. Aí está a gloriosa expressão para definir nossa jornada, o destino luminoso de cada um de nós. Quando a humanidade tomar consciência dessa realidade, com certeza, as estruturas sociais se modificarão para melhor. A justiça tão almejada se constituirá em efetiva experiência e a generosidade representará sublime fator a nortear a vida dos seres humanos.

As imperfeições morais que trazemos caracteriza a pedra bruta. Semelhante ao diamante que resplandece, e quando o faz, ninguém recorda que ele já foi detrito, carbono coberto de "lixo "em plena natureza. Após as grandes pressões sofridas na intimidade das cavernas e montanhas, depois de séculos em transformação no seio da terra, eis que a beleza se faz e o brilho se concretiza. Não seria essa analogia  mais efetiva verdade à respeito da evolução do espírito?

A diferença entre o simples carbono e o ser humano é que este pode, e deve, auxiliar em sua transformação, colaborando com o cinzel da Grande Lei para que a fantástica obra de arte de Deus se consolide: o espírito emancipado, maduro, luminoso, seguro e feliz. Forjado na fornalha das grandes lutas reencarnatórias, dentro da montanha de seu ser ou das cavernas em sua intimidade, a alma cresce, assume mais amplamente seu destino, e ruma determinada para o seu alvo grandioso. A pedra bruta desaparece e resplandece o ser imortal, nobre e glorioso, irradiando a luz dos céus em seu coração.