Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

A PEQUENINA OLGA

Encantei-me, mais uma vez, com a pequena Olga, uma criança que conheci em Campina Grande, duarnte o MIEP, encontro espírita que ocorre no carnaval. Naquela oportunidade, ela me surprendeu quando, sendo entrevistado pela criançada do MIEPINHO, me fez perguntas de grande maturidade. Ela parece ter uns oito, nove anos, não sei sua idade.


Pois bem, além das perguntas, ela percebe os espíritos muito naturalmente. E com grande respeito, por sinal. Quando estive, final de semana anterior à este, em João Pessoa, realizando seminário no Lar de Jesus, lá estava ela, com sua avó. No intervalo do evento, elas vieram falar comigo. Nos abraçamos e a avó foi logo dizendo que a "Olguinha convenceu seus pais a trazerem ela para o seminário". Ou seja, ela viajara de Campina Grande para a capital paraibana apenas para assistir o seminário. Os pais a trouxeram mas não estavam no evento. Não sei se eles são espíritas.


Fiquei pensando no que está trazendo a pequenina Olga para esta encarnação. O que faria uma criança permanecer três horas sentada, ouvindo um seminário sobre religião e religiosidade. Observei-a durante todo o transcorrer do mesmo. Prestava a atenção total. Sorria quando lhe olhava e parecia beber cada palavra que dizíamos. Ao término, ela pediu a avó para me dar uma abraço de despedida. Me comoveu imensamente a pequena Olga. Agradeci sua presença . Ela não parecia estar cansada, ao contrário, estava feliz e leve.


Num domingo pela manhã, uma garotinha convence os pais para trazê-la a um seminário espírita e nele permanece como ela o fez, não é comum, não é mesmo? Deus a mantenha no melhor dos caminhos e que a querida Olga cumpra a tarefa que lhe foi confiada, seja no que tange à sua reforma íntima, seja no tocante ao trabalho que, porventura, veio para realizar no mundo.

AGENDA

Logo mais estarei realizando o atendimento fraterno na Asseuf, aqui em Boa Viagem, a partir das 19 horas. Amanhã, o destino é a Casa  do Caminho, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, onde estaremos, mais uma vez, recebendo corações na tarefa fraterna. Pelo que ouvi falar, parece que teremos mais uma caravana de visita à nossa casa. Neste final de semana, face as eleições, não terei compromisso de palestras. Retornamos na próxima semana.

HORA DA CONSCIENCIA CIDADÃ

Neste próximo domingo a nação brasileira tem um compromisso com as urnas. mais que isso, um compromisso com a definição dos rumos que desejamos para o Brasil. O voto é a possibilidade que tem o cidadão de externar o que deseja, o que acha correto e o que discorda. Importante a participação ampla dos brasileiros.

É certo que muitos, creio que a maioria, se desencantam por não enxergar um candidato à altura de suas aspirações. Isso embora seja ruim e uma sensação quase que generalizada, não deve nos impedir de tentar. A democracia pressupõe o poder de corrigir o que não deu certo. Que o brasileiro pense, reflita com calma, use a ponderação, a serenidade e deixe que os princípios e valores mais avançados que o ser humano pode almejar guie sua decisão perante as urnas. O voto, sem dúvida, traz consequências. E muitas.

O país tem funcionado? A direção está correta? As atitudes dos governantes tem sido aprovadas? Podemos melhorar? conforme a natureza das respostas ocorrerá a decisão do eleitor consciente. Lamentavelmente, boa parcela dos brasileiros não apresenta esse censo e o gesto da escolha não apresenta, até mesmo, coerência com que eles afirmam crer. A ausência da educação eficiente contribui para que maus candidatos e a leviandade das mentiras interfiram, com força, na adequada expressão dos cidadãos.

Domingo e, possivelmente, no dia 29 de outubro, temos um encontro com o poder de decisão. Estaremos votando, de alguma maneira, pelos filhos pequeninos, netos, a nova geração. Creio que todos nós desejamos um país que funcione, respeitável, com zelo pelos cidadãos, com respeito às leis, voltado para a decência, a honestidade, sem colocações tão rudes para justificar más escolhas como "Todos roubam, é assim mesmo...". Isso é péssimo. Isso justifica que os desonestos se sintam justificados em sua sanha nefasta. Isso não pode ser assim mesmo.

Escolher um rumo de equilíbrio, responsabilidade, de união do país também faz parte do embate entre luz e sombra. Depois que votamos, não há mais como retroceder. Serão quatro anos na linha escolhida. na direção traçada. Hora de pensar. E escolher. E só lembrando : nem sempre a voz do povo é a voz de Deus. Se votar é uma escolha, então, creiamos, a voz do povo se aproximará da voz de Deus quando optar pela harmonia, decência, honestidade e leis. Livre arbítrio exercido.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

DRAMA DA CONSCIÊNCIA, OU INQUIETAÇÕES DA ALMA

Refletindo sobre o que nos é narrado à respeito do espírito Leon Tolstói, notável escritor russo e autor das obras Anna Karienina e Guerra e Paz, atormentado nos primeiros tempos dele na realidade espiritual em função dos efeitos de seus livros nas mentes jovens da sociedade de sua época entendemos o alerta que os benfeitores espirituais nos fazem sobre termos os cuidados do que semeamos na vida, de como nossos atos, palavras e atitudes podem influenciar outras vidas. Isso será, naturalmente, contabilizado em nossa conta consciencial.

Tolstói viveu angustiado durante um bom tempo na realidade invisível pois muitas jovens, ante seus dramas afetivos, intentavam e imitavam a heroína do romance, tirando sua própria existência. Ao verificar esse fato no mundo das grandes verdades, o escritor sentiu o peso da influência daquilo que escreveu, com certeza, sem o intento de estimular quem quer que seja a atentar contra a vida. Não há como escapar da colheita e o nobre escritor hoje sabe muito bem disso.

Através das mãos mediúnicas de Célia Xavier, Yvone Pereira e outros, ele buscou amenizar o peso dos frutos indigestos protagonizados pela árvore de seus escrito. Uma palavra solta ao vento sempre alcança o ninho de um coração. Conforme a natureza da palavra e a fragilidade, ou não, de que lhe ouve, poderá gerar desnorteamento e desesperança, felicidade e entusiasmo, otimismo e bem estar, medo e pavor, desânimo e sombra.

Tive a honra de ser visitado por este espírito a quem nutro sincera admiração e ter veiculado uma mensagem sua, gravada em cd e entregue à humanidade na série "mensagens psicofônicas", comunicações ocorridas através de minhas limitadas f dos meus faculdades mediúnicas. Tenho certeza que criei enorme dificuldade à ele durante o transe. Mente limitada, sem os recursos mais amplos capaz de traduzir melhor o pensamento do espírito comunicante - no caso o escritor russo - senti claramente a amplitude da mente de Léon e a estreiteza do vocabulário terreno. Junte-se a isso a pobreza das minhas possibilidades, e não vai aqui qualquer tentativa de parecer humilde. Estou falando com a mais absoluta sinceridade. O amigo desencarnado deve ter sofrido um bocado para ver seu pensamento traduzido o mais fiel  possível por mim.

A mensagem tratou da grande ilusão do suicídio. Procurou demonstrar a dolorosa condição dos que atentam contra a vida. Intitulou a mensagem como " Suicídio, jamais...". durante a comunicação em que me mantive consciente, percebi toda uma intensa carga emotiva do escritor. Parecia que aquela seria a última chance dele em reverter o que lhe causava tanto dissabor na consciência. Naturalmente que isto é força de expressão. Desejo destacar a vibração cheia de vida e energia do grande espírito. E a mensagem, em sua carga emocional, trouxe-nos belas orientações.

Vale a lição. O que dizemos,escrevemos ou fazemos trará um resultado tanto mais belo e prazeroso quanto preocupante e amargo, de conformidade com a qualidade moral, do conteúdo edificante ou decadente, daquilo que produzimos. Bom seria que os que escrevem, compõem, falam, enfim, tivessem em mente a responsabilidade de suas criações, inclusive, mentais. Somos responsáveis por elas e delas, como vemos no caso de Tolstói, teremos que dar conta. Cada um é responsável pelos seus atos, no entanto, temos responsabilidades pelo tanto em que influeciamos, para o bem ou para o mal, os atos a que são levados os que assimilaram nossos estímulos direta ou indiretamente.


SALDO DA VIAGEM

Retornando da excursão pelo interior alagoano disseminando o pensamento espírita, tivemos, como sempre, um saldo que nos incentiva no prosseguimento das atividades. Em Coruripe, cidade aconchegante e que vive momentos de violência, segundo pessoas da localidade, realizamos seminário na Câmara de Vereadores, com presença de razoável público, não só de residentes locais mas, também, de cidades vizinhas. Foi na parte da tarde e abordamos, por solicitação dos amigos de lá, um tema do apocalipse. Na parte da noite, falamos na pequenina sede da instituição, abordando o Sermão do Monte.

No domingo pela manhã foi o momento da cidade de Piaçabuçu, com o seminário "Morrer, e depois?". Público fantástico . Além das caravanas de cidades como Penedo e Arapiraca, tivemos, segundo observações do amigo Rui, a presença, este ano, de mais moradores locais. Sem dúvida, este segundo seminário naquela cidade nos deixa entusiasmado ante as perspectivas de avanço da grande luz na região. Já me comprometi, no próximo ano, se a saúde permanecer como está, em ampliar o roteiro, estendendo-o para a cidade de Penedo, localizada cerca de apenas vinte minutos de Piaçabuçu.

No domingo, tive a alegria da participação da equipe da Federação Espírita Alagoana, à frente a dinâmica Marluce, sua presidente. A Federação daquele Estado, com quem tenho vínculos afetivos desde a administração do professor Coelho Neto, sempre participa das minhas jornadas pelas terras alagoanas. Tem sido assim em Arapiraca, União dos Palmares, Colônia Leopoldina, Coruripe, etc, além, claro, de Maceió.

O Centro Espírita de Piaçabuçu tem apenas três anos de existência mas vem fazendo um trabalho consistente, ativo e arrojado, dentro, naturalmente, das condições que se apresentam numa cidade pequena como aquela. Me encanta a devoção de uma equipe ainda com poucos membros mas que supre, com organização e amor, essas limitações.  A seriedade com que eles encaram o espiritismo e sua prática me estimula sempre ao retorno. Volto para beber na fonte da abnegação apresentada pelo amigo Rui, Milena e todos os outros. Retornando daquela região ontem, já digo: que saudade deles! da Rosângela, Samara, Débora, Jorge e todos os demais de Coruripe, enfim, de todos os amigos da região..


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

VIAJANDO

Amanha, pela manha, estarei viajando para as cidades de Coruripe e Piaçabuçu, interior do Estado de Alagoas. Vou me reabastecer no heroismo e abnegaçao dos amigos das duas localidades. Vencem enormes dificuldades para divulgar a mensagem renovadora do espiritismo naquelas terras. Beberei na fonte da dedicaçao e procurarei contar-lhes sobre este abençoado final de semana. Tenham dias de paz, amigos, e passem por aqui pois, se der, atualizarei o blog.

" E EIS QUE FAÇO TUDO NOVO..."

Amigos, estou com problema no teclado, precisamente na acentuaçao. Escreverei sem acentos, esta bem? Bom, o titulo desse post se refere a uma passagem do livro Apocalipse, escrito por Joao, o evangelista. Muitos associam a palavra apocalipse com tragedias, destruiçao. Na verdade, a palavra apocalipse significa revelçao, sendo sua origem do grego apokalipticos, expressando "retirar ou levantar" o veu.

No versiculo 21, capitulo 5, Joao escreve que a voz que lhe arrebatara em espirito lhe dissera que " faria tudo novo, um novo ceu e uma nova terra " e que nesta nao haveria morte, lagrimas, pranto, sofrimento. Interessante observarmos como apocalipse nao significa o fim do mundo e sim, o começo de um mundo melhor. Levemos em consideraçao o contexto historico e a ausencia de "tempo" para as colocaçoes do mundo superior. Temos na frase a promessa das grandes mudanças as quais se referem os espiritos superiores sobre a implantacao da nova era para a humanidade.

Para a visao psiquica de Joao fora apresentada a nova Jerusalem redimida, feita de brilho, fulgor, felicidade, local proprio onde nao viceja sofrimento e predomina a fraternidade em toda a sua beleza. Esse livro, o apocalipse, foi tecido no linho das sublimes esperanças. Ao contrario do que a percepcao popular tem de suas paginas, ele representa recomeço e nao destruiçao.

Fundamental, na visao espirita, a reforma do ser para que, em breve, estejamos figurando nessa realidade social resplandecente, seja nas esferas luminosas alem da dimensao fisica, seja na Terra melhorada do futuro. As lutas que trava a alma em seu esforço pela ascençao expressa a epopeia divina de todos os seres, desenfaixando-se das amarras de mundos atrasados, densos, estruturados na falta de valores elevados.

Nosso mundo sera renovado ( ja esta sendo ) e se mostrara bem diferente daqui a algum tempo. Para merece-lo, por que nao recordar a expressao do Mestre: ~ Bem aventurados os mansos pois herdarao a terra ".pois Ele afirmou que fara tudo novo, uma terra renovada, transmutada em um planeta onde o Bem, enfim, predominara.

P. S. - como dissera, face a problemas no teclado nao pude colocar acentos. Agradeço a compreensao de todos. Nao tenho escrito tentando solucionar o problema. Vamos ver adiante.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

NA ASSEUF

Logo mais estaremos na Associaçao Espirita de Uniao e Fraternidade, em Boa Viagem, Recife. A  partir das dezenove horas estaremos fazendo o atendimento fraterno no local.Vinte horas, palestra com um convidado da casa. Aguardo os amigos.

NUMEROS PREOCUPANTES

O IBGE divulgou numeros preocupantes para a sociedade brasileira: simplesmente apenas 47% das pessoas ativas para o trabalho vem sustentando o pa'is ( ou seja, 95 milhoes de trabalhdores ) pois nada menos que 54 milhoes de pessoas que deveriam estar no mercado de trabalho, ou nao estao empregadas ou nao desejam trabalhar ( nao procuram emprego ). O Brasil necessita resolver esta equaçao. A conta nao bate. Isso vai produzir algo muito ruim adiante.

Sabemos que o aumento da quantidade de pessoas recebendo o bolsa familia contribui para isso pois estes nao sao catalogados como procurando emprego. Se melhorar a renda perde o beneficio, pelo menos em tese. Como mexer no fato?Desafio que temos que superar.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

SOBRE MINHA AGENDA

O Ronaldo postou na área de comentários solicitação sobre como ter a minha agenda. Ronaldo, passe sempre em nosso blog pois frequentemente coloco minha agenda aqui. Geralmente, na segunda ou terça feira divulgo onde estarei na semana e ao final desta, certo? E se for a alguma das palestras, seria uma alegria lhe dar um abraço. Aí vai a agenda da semana:

Quarta feira proferirei palestra na cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Casa do Caminho, instituição à qual estou vinculado, 20 horas.

No sábado farei seminário na cidade de Coruripe, litoral de Alagoas, 15 horas, e palestra à noite, 20 horas. No domingo, farei seminário na cidade de Piaçabuçu, vizinha a Coruripe, pela manhã. Após o almoço, retorno ao Recife.

A MÚSICA DOS MUNDOS

Fitando o céu, não podemos deixar de tecer exaltação à força criadora divina. Poetas das estrelas como o astrônomo Flammarion ou o escritor Léon Denis muito bem descreveram a grandiosidade celeste. Afirmam as grandes almas, sensíveis ao concerto do Universo, que a música, linguagem de Deus, atinge beleza incomparável na movimentação dos sóis e planetas, em seu deslocamento no infinito.

Na verdade, cada mundo como que representa uma nota musical. O influxo de seus movimentos aparentemente ocorreria em silêncio, mas não! Ao invés de barulho ensurdecedor, música poderosa e suave invade as esferas. Beethovem escrevia as partituras de maneira febril, tentando, segundo ele, ser o mais fiel possível à melodia que percebia quase em êxtase. O mesmo ocorria com Bach e Mozart.

Deus se expressa na perfeição matemática do Cosmos e encanta na sinfonia eterna dos astros. A matemática rege a perfeição de toda a natureza mas ela tambem tem sua música, seu ritmo sublime. Quantas humanidades, quantos irmãos nossos desenvolvem suas potencialidades nessas esferas que mal adivinhamos! Quem sabe se suas vozes não sejam harmonia musical  ? E quem sabe seus movimentos não sejam primores da arte estética, suave música da mais encantadora virtuose da dança suprema?

Ah, a música dos mundos! quanto precisamos nos desvencilhar da matéria, de suas paixões asselvajadas, para escutá-la em sua plenitude e beleza indescritível! Quanto necessitamos avançar no território de nós mesmos, na superação das tendências infelizes, a fim de que a natureza que nos pertence se revele na imponente beleza e na felicidade que não podemos conceber! Pobre que ainda somos na ilusão das mesquinharias que não pertencem à alma!

Lancemos o olhar ao infinito e, observando as estrelas, conquanto os seus brilhos representem o passado delas, entendamos que elas expressam nosso futuro radioso. Sublime futuro nos aguarda. Maravilhoso amanhã nos espera. O Reino de Luz e amor que está em nós, deverá, um dia ser acessado a fim de que, o mais breve possível, essa magnífica realidade se concretize. Na verdade, depende exclusivamente de nós, a velocidade com que isto se dará.

Vasculhar o mundo interno à procura das deficiências que nos obstaculam a sublime ascenção. Modificar disposições infelizes por determinação ao bem. Vencer a si mesmo. Renovar-se constantemente, tal a lei e a ação que devemos efetuar para que alcancemos o grande objetivo: a evolução para mais perfeição, mais beleza e felicidade.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

NOS DIAS QUE PASSAMOS E SÓ PASSAMOS

É, tem dia que parece que só passamos por eles...nada se produz, nada parece estar conectado. Muita gente se queixa da monotonia da existência...uma vida em um só tom, monocromática... Sabe uma tarde morna ou uma noite longa ? Assim são os dias muitas vezes. O problema maior é quando todos os dias são dessa maneira. Aí, não dá para não se perceber que se faz necessário uma reviravolta, uma alteração substancial de valores, de atitudes, de objetivos.

Os dias de quem encontrou maior sentido para a vida  não passam por nós ou nós por eles. São dias ricos e vigorosos, intensos, com amplas perspectivas em vista. Ah, encontrar o sentido para a vida! Quantos tombam, quais zumbis, aprisionados na pobreza desse sentido, agrilhoados nas masmorras do marasmo.

Escrevo sobre isso face ao fato de ter conversado hoje, na hora do almoço, com um senhor muito inteligente mas que afirmava, um tanto amargo e triste, que procurava um sentido para a existência. Dava para perceber no seu olhar um sofrimento mal contido, mal disfarçado. Quanto parecia sofrer aquela alma sem sentido...! Quanto me parecia perdida no labirinto de suas inquietações...!

Conversamos e conversamos. Me encheu de perguntas e procurei responder-lhe da melhor maneira possível. Ele havia assistido o seminário que fiz no hotel Jangadeiro. Trazia uma ansiedade imensa de poder conversar e encontrar respostas consistentes para aquilo que ele entendia como a complexidade da existência. Ficamos de tentar um novo encontro para continuarmos a tertúlia da busca. A busca do sentido para a vida. Falamos de reencarnação e das Leis de Deus. Tratamos das aparentes injustiças da vida e dos problemas do sentimento de culpa.

Quantos estão por aí nesse tipo de sofrimento ?! Quantos aguardam a luz do entendimento sobre a natureza espiritual da vida a fim de afastar a descrença ou a apatia ante os desafios do caminho?!Nosso coração e nossos lábios precisam estarem abertos como flor desabrochada, oferecendo o melhor de si para esses filhos da angústia.

NESTE FINAL DE SEMANA

Neste sábado à noite farei a palestra de aniversário do Centro Espírita Leopoldo Cirne, e no domingo pela manhã realizarei seminário n"Lar de Jesus", ambos os núcleos em João Pessoa, capital paraibana.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

UM CASO DE MEDIUNIDADE AMPLA 2

Carlos, om jovem de dezoito anos, personagem do post aí embaixo, é também um caso interessante de reencarnação. Não numa demonstração inequívoca dela mas na sutileza no que tange à preparação de um espírito para sua nova experiência no planeta. As visões que o jovem teve sobre vivências anteriores a esta vida, em seus meandros, servem como oportunidade de estudar a grandeza das várias existências na carne.

Carlos, numa expressão de grande ingenuidade, indaga, várias vezes, sobre sua situação e o que aquele espírito queria dizer como sendo sua mãe, sendo que sua mãe é outra na atualidade. Alem do mais, narrou-me um caso de desdobramento lúcido, espantado pelo fato de sentir, inclusive, a temperatura ambiente, um frio característico da Europa...só que se via no século dezenove. Claro que estou passando pelo alto as informações. Não dá para detalhar as coisas mais do que estou fazendo, pelo menos em minhas limitações literárias.

Vamos procurar ajudá-lo tanto quanto possível. O aprendizado é enorme. E tanto quanto possível, trarei informações à vocês, a título de estudo e edificação. O garoto simpático e singelo é muito agradável. Vai precisar da orientação segura do espiritismo, estabelecendo a fé racional e contribuindo para que o Carlos entendo o que lhe ocorre de forma natural e segura. Sei que muitos outros aparecerão. Mais que nunca estejamos  preparados para a imortalidade a desafiar as concepções limitadas do materialismo desumano e retrógrado.

UM CASO DE MEDIUNIDADE AMPLA

Tenho acompanhado, em nossa Casa do Caminho, um caso muito interessante de faculdades mediúnicas afloradas, saindo, diríamos, da craveira comum. Ao me defrontar com a situação, recordei a obra maravilhosa do Hermínio Miranda, " Diversidade dos carismas", em que ele narra a saga da médium Regina ( pseudônimo) com sua mediunidade diferenciada, cujos fenômenos fugiriam dos habituais e, desta forma, as próprias casas espíritas teriam tido dificuldades para entender e lidar com o fato.

Claro que não estou comparando as condições de ambos os médiuns, a Regina e o jovem que passei a conhecer e que, por motivos que vocês compreenderão, também adotarei um pseudônimo, já que não tive qualquer autorização dele e de seus familiares para expor o caso. Chamarei o jovem de Carlos e trato do fato pelas perspectivas de estudo que se nos abre sua história.

Mês passado fui procurado por este jovem, um ar um tanto assustado e externando, claramente, que ansiava por respostas. Nada conhecia de espiritismo e desejava que pudéssemos explicar-lhe o que lhe ocorria. De formação católica, saindo da adolescência mas cujos fenômenos iniciaram neste período, nascido numa pequena cidade do interior de Pernambuco e atualmente residindo em Estado vizinho, Carlos, de imediato, demonstra ser um rapaz transparente. Os olhos sinceros e inquietos, creio eu como consequência dos inusitados fenômenos, falam por ele. Narrou-me sua luta contra aquela situação para ele inexplicável. ia seres que ninguém enxergava, eles falavam como se estivessem na Terra, sobretudo, um jovem desencarnado, profundamente identificado com ele.

As narrativas do Carlos são, de fato, impressionantes. Os ambientes espirituais em que se vê projetado, os desdobramentos lúcidos, o pavor de visitar certas localidades da dimensão invisível, isto tudo com uma tremenda riqueza de detalhes. O que estou descrevendo do fato, creiam, não é nada de simples entusiasmo pois, depois de mais de trinta e cinco anos de atividades e estudos, não tenho qualquer vocação para tal coisa. Simplesmente não consigo colocar aqui uma idéia aproximada das vivências do garoto. A família, nem se fala, perdida. Ele, completamente aturdido.

Bom, para voces terem idéia, ele ficou completamente confuso quando passou a acordar na cidadezinha  e um espírito de uma senhora, que se dizia ser sua mãe, mandava-o comer este ou aquele alimento que era os que ele gostava há muito tempo. Ele me perguntava como era aquilo pois a senhora não era sua mãe ( atual). Explicamos, naturalmente, a reencarnação. Narrou que teve uma visão, após despertar, do local em que residia, como era muitos anos antes dele nascer. Via o lugar como no início do século, confirmando, posteriormente, a informação através de fotografias, penso eu. essa parte não ficou muito claro.

Após o tratamento espiritual para ajudar no processo obsessivo em que se via envolto pelo jovem desencarnado, retornou esta semana se sentindo outra pessoa. Disse que tudo melhorou significativamente, inclusive, o jovem lhe apareceu pedindo desculpas pelo que lhe havia causado. O amigo espiritual da Casa do Caminho já nos havia dito que o desencarnado estava sob a assistência do alto, convalescendo de sua trágica morte. Agora, disse Carlos, ele estava vendo cinco espíritos que o orientava bastante, inclusive, dizendo sobre o que estava certo ou errado, sugerindo, sem lhe impor, o melhor procedimento para certas situações.

Um fato interessante entre tantos que, por ora, não posso abordar, foi o que ocorreu, quando o jovem desencarnado pediu-lhe para visitar sua mãe e consolá-la. Carlos não a conhecia e nem sabia sua residência. Informado, seguiu para lá e quando a mãe do solicitante o viu, mesmo sem o conhecer, caiu no pranto. Evangélica, isso fez com que Carlos buscasse a melhor maneira de dizer-lhe que estava em contato com seu filho. De imediato, claro que ela não aceitou, no entanto, uma informação que o Carlos lhe repassou sobre uma determinada frase que só ela sabia que dizia em suas orações a fez crer na mediunidade. Em lágrimas pela revelação daquele segredo que ninguém poderia saber pois era fruto de seus pensamentos, a senhora pede uma carta psicografada, o que Carlos lhe disse que ele não sabia como isso ocorria e que não dependia dele.


Narro esta situação para dar uma idéia da sensibilidade e autenticidade dos fenômenos que vem desabrochando no garoto. Poderia narrar alguns fatos inusitados mas, creio, ainda não é hora. Vejo no Carlos uma alma comprometida com os valores do novo momento do planeta. Informações que reputo seguras da espiritualidade, solicitam um tratamento de educação, disciplina e conhecimento doutrinário para que ele saiba amadurecer e efetuar sua tarefa no mundo. As casas espíritas necessitam estarem atentas pois acredito que outros casos como estes deverão aparecer com relativa frequência. essa preparação deve estar alicerçada em um conteúdo de firme substância do conhecimento espírita, naturalidade no trato para com os casos que apareçam e humildade para aprender.

Se necessário, retornarei a abordar o tema. Sinto que tenho, diante de mim, um vasto manancial de estudo nobre e uma alma com compromissos de recuperação moral e de colaboração para uma novo momento da humanidade. Há muito que aprendermos quanto à mediunidade. E há muito chão para trilharmos a gloriosa estrada da evolução, que o Senhor desdobra para todos nós.



RETORNO

Peço desculpas aos amigos do blog pela ausência não programada.  Problemas aparecem e nem sempre avisam, não é mesmo? Espero que tenham passado por aqui neste período. Ainda não consultei a ferramenta que me fornece tal informação. Bom, penso que importante é que estamos de volta ao convívio. Como já escreveu o poeta, "de  volta para o aconchego".

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

AGENDA

Iniciando a semana farei palestra amanhã na Asseuf, em Boa Viagem, às 20 horas, com o tema: "Não separeis o que Deus juntou". A Instituição fica na rua Eládio Ramos, primeira rua à direita após a beira canal, vindo pela Barão de Souza Leão.  No final de semana estarei novamente na capital paraibana, falando no aniversário do C. E. Leopoldo Cirne, sábado,  20 horas, tratando do tema "Jesus - a mensagem para todos os tempos". No domingo pela manhã farei seminário no Lar de Jesus, abordando "religião e religiosidade".

domingo, 14 de setembro de 2014

A GRANJA DO AMOR

Muitos já conhecem, de ouvir falar ou de ler aqui neste espaço, sobre o NACCA - Núcleo de apoio cristão Casa do Caminho. Aprazível estância de luz numa área de dois hectares, arborizada e cheia de uma energia fantástica, o Nacca, que tambem chamamos  "granja do amor", vem realizando, há cerca de dez anos, trabalho de apoio para cerca de 50 famílias socialmente carentes. Muitas lutas neste período. Experiências emocionantes e vasto aprendizado.

Junto ao trabalho feito na granja, de lá parte, no último final de semana, a caravana Francisco de Assis, que visita os lares das famílias assistidas, entregando-lhes cestas básicas e uma deliciosa sopa. A conversa fraterna, encerrando a visita com a oração dentro dos lares simples, muitas vezes marcados pelas provações mais amargas, conquanto a predominância da fé em Deus.

Quem visita o Nacca, localizado na área rural do município de Goiana, nas proximidades de seu litoral, se encanta com sua vibração de paz e a beleza de seu pomar. estamos, ainda, no esforço para cobrir o seu novo prédio - o local onde será seu auditório, erguido em modelo rústico, tijolo aparente e forma hexagonal. O projeto contempla, no futuro, a edificação de dormitório e cozinha.
Aliás, lembram do projeto  Chácara Bezerra de Menezes" ? Estamos estudando sua incorporação ao espaço do Nacca. Explicaremos melhor isto em postagem vindoura.

Os amigos que ainda não conhecem o espaço, solicito deem uma olhada no site da granja, onde fotos belíssimas irão fornecer idéia do local. E os que desejarem  conhecer "in loco", os trabalhos transcorrem aos sábados \à tarde. Entrem em contato pelo site ou sinalizem na área dos comentários no blog.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

VOLTANDO DO '"AUTA DE SOUZA"

Proferi, nesta sexta feira, palestra no Centro Espírita Auta de Souza, no bairro do IPSEP< em Recife. Comemorou-se aniversário de nascimento da mentora potiguar, grande poetisa norte riograndense. A casa estava lotada. Público espetacular e me deram o tema "Rejubila-te em Deus". Antes da palestra ocorreu uma linda apresentação musical com uma garota de uma voz monumental. Não me recordo o nome dela pois quando tive acesso ao auditório ela já se apresentava. ||Sei que foi belíssima apresentação, cantando músicas referentes ao Mestre de Nazaré, a maioria delas, de Roberto Carlos. Uma grande artista, a menina. Amanhã pela manhã falarei na Mostra espírita de Pernambuco, no Centro de Convenções. Na parte da tarde falarei no aniversário do Centelha de jesus, no bairro dos Coelhos, com o tema "Jesus, guia e modelo da humanidade". No domingo pela manhã faço seminário no Lar de Cristie, em Rio Doce, Olinda, com o tema " Ser feliz com o Evangelho", e na tarde volta a proferir conferencia no Centro de Convenções, pela Mostra Espírita, realizada pela Federação Espírita de Pernambuco.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

FAZER SILÊNCIO INTERIOR

Muitas tradições espirituais indicam, como etapa na espiritualização da criatura, aprender a fazer silêncio interior. Importante parte da disciplina das iniciações espirituais, aprender a apaziguar a casa mental é algo desafiador para quase todos nós. Nos acostumamos a gritar em silêncio. Fazemos um barulho ensurdecedor nas irradiações mentais. Nossos pensamentos se assemelham, muitas vezes, a uma tempestade de longo curso.

Não basta ser calado para se supor que estamos em silêncio interno. Não é a aparência. É o real, o interno. A serenidade externa deve refletir a calmaria em profundidade. Controlar a natureza dos pensamentos, seu conteúdo emocional. Opor um bom pensamento a um mal. Isto exige exercício e determinação pois levará algum tempo para que venhamos a sentir que escasseiam, cada vez mais , os pensamentos turbulentos.

Estamos acostumados  a "roncar" com um trovão na mente. O imediatismo com que bafejamos a nossa vida, contribui, de maneira acentuada, para a gritaria interna. Se somos, em tese, donos de nossos pensamentos, estes podem sofrer um processo de controle, originando a educação em profundidade. Claro que o fato de não termos hábito de verificar os pensamentos ajuda na perpetuação das tormentas íntimas. Um furacão interior devasta, muitas vezes, o universo emocional das nossas vidas.

Meditar, refletir, valorizar a vida mental é o caminho para a ascenção dos valores espirituais. Quem investe na realidade da vida alem da matéria encontrará entendimento de que pode  fazer o silêncio interior e, mais que isso, conseguirá manter a construção de bons pensamentos. É um processo. E não será do dia para a noite. É preciso, no entanto, começar. Não há meio sem começo.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

FRASES E POEMA DE TAGORE

" Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado, um amigo que espera; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora"


"Senhor! dá-me a esperança, leve de mim a tristeza e não a entregue a ninguém.
 Senhor!planta em meu coração a sementeira do amor e arranca de minha alma as rugas do ódio.
 Ajuda-me a transformar meus rivais em companheiros, meus companheiros em entes queridos.
 Dá-me a razão para vencer as ilusões.
 Deus! Conceda-me a força para dominar meus desejos.
 Fortifica meu olhar para que veja os defeitos de minha alma e venda meus olhos para eu  não cometa os defeitos alheios.
 Dá-me o sabor de saber perdoar e afasta de mim os desejos de vingança.
 Ajuda-me a fazer feliz o maior número de seres humanos,
 para ampliar seus dias risonhos e diminuir suas noites tristonhas.
 Não me deixe ser um cordeiro perante os fortes e nem um leão diante dos fracos.
 Imprime em meu coração a tolerância e o perdão e afasta de minha alma o orgulho e a presunção..."

O BRASILEIRO , SUA PRODUTIVIDADE E O ESPÍRITO

Li,  há poucos minutos, uma matéria em que  pesquisa realizada com empresários atestava que mais de 80% dos empregadores nacionais estariam insatisfeitos com  produtividade do trabalhador brasileiro. isso já sabíamos, que a nossa mão de obra encontra-se nas últimas colocações no rancking mundial de produtividade. O que precisamos analisar são os fatores que levam a isso. Como são diversos me deterei em pelo menos um, que considero significativo e que foi defendido  pelos pesquisados.

Segundo os empresários, há uma relação entre qualidade de vida e desempenho profissional. O brasileiro viveria, segundo os entrevistados, numa situação de desconforto existencial e isso influíria em seu desempenho. É verdade, sim. Se o indivíduo vive em más condições educacionais, de saúde, de insalubridade, cheio de temores como a violência e a insegurança quanto |à sua qualificação profissional, isto vai produzir uma série de consequências nefastas.

Qualidade de vida é algo importantíssima. Desejo fazer uma breve incursão sobre o tema no que tange à visão sobre qualidade de vida. Esta não diz respeito, apenas, a ter uma boa casa ( também), saneamento básico ( também), saúde eficiente ( também ), mas, ainda mais, percepção da grandeza da vida. Um dia será incluído o fator espiritual, de forma mais explícita pois implícitamente já o é. A serenidade advinda da certeza de sua imortalidade, o conhecimento da presença ativa da força criadora do universo em nossa vida, idéias claras sobre a finalidade da existência, tudo isso será elemento gerador da qualidade de vida.

O fator espírito necessita ser enfatizado na questão. E será. Tudo converge para esse fator. No mundo todo os movimentos traçam um caminho que leva ao ser imortal. No cerne das questões morais, éticas, comportamentais, intelectuais, o ser transcendente é o elemento que espera ser devassado pelo homem na Terra. Não há civilização que se complete sem os valores advindos deste conhecimento.  Sem o espírito, sem a noção da alma, nada se conclui, o ciclo não fecha.

Sem dúvida que os outros fatores, como baixo salário, condições de perspectiva de crescimento profissional, capacidade de arcar com compromissos, segurança da família, tudo isso significam aspectos fundamentais para essa decantada produtividade, junto com educação de qualidade. Mas o ser imortal, a  força desse conhecimento, ao meu ver, sintetiza o grande anteparo.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

UM PAÍS À ESPERA DA INDIGNAÇÃO

Estarrecido, leio sobre novas denúncias referentes a desvios de recursos públicos ocorridos na Petrobrás, maior empresa da América Latina do setor. A chamada delação premiada utilizada quando um detento narra as entranhas dos crimes cometidos explodiu na cara do povo brasileiro como uma bomba. O Paulo Roberto, ex- diretor da Petrobrás, confirma falcatruas que deram prejuízo de bilhões de dólares aos cofres públicos. Dinheiro que faz falta num país cheio de problemas e desafios e que não atende as necessidades da população como devia. O delator tem que apresentar provas do que diz e dos nomes que ele afirma ter feito parte das falcatruas.


PT, PMDB, PR e Psb teriam sido os partidos beneficiados pela trama. Políticos, ministros de Estado, governadores e empresários se misturam numa rede de sombras. Há anos que quase toda a semana nos defrontamos com denúncias e provas contra autoridades. Enquanto isso, os indicadores sociais pararam de melhorar e até, em alguns casos, pioraram, como é o caso do analfabetismo. Estamos perdendo terreno na economia mundial. A infra estrutura brasileira é capenga. A inflação cresce e a riqueza não é gerada. A economia parou.


As eleições que se avizinham podem representar um caminho democrático para se tentar alterar ( ou não, conforme escolha o cidadão ) a situação. Entendo quando muitos dizem estar decepcionados com os nossos homens públicos. Eu tambem mas, não acredito que a abstenção ou voto nulo possa ajudar na situação. É pensar, refletir, ponderar tudo. Ver para onde desejamos ir como nação. E votar consciente. Se vivemos numa democracia, votar é um meio legal para  a esperança. E que Deus nos ajude e inspire nossos representantes públicos para que sejam dignos  das escolhas feitas pelos eleitores brasileiros. Já passa da hora do Brasil chegar a verdadeira prosperidade, à modernidade e ao seu destino como civilização.

AGENDA

Vamos a agenda desta semana. Nesta terça feira estarei na Asseuf, em Boa Viagem, para o atendimento fraterno. Na quarta realizarei o atendimento na Casa do Caminho, no Cabo. Sexta feira, proferirei palestra no C. E. Auta de Souza, no bairro do IPSEP, 20 HORAS. No sábado, pela manhã, farei palestra na Mostra Espírita de Pernambuco, realizada pela Federação Espirita Pernambucana. À tarde, faço palestra 15:30, no Centelha de Jesus, bairro dos Coelhos, em Recife. No domingo pela manhã realizo seminário no "Lar de Cristie", em Rio Doce, Olinda, com o tema: Ser Feliz com o Evangelho. No mesmo dia, à tarde, faço mais uma participação na Mostra Espírita, no Centro de Convenções de Pernambuco.

sábado, 6 de setembro de 2014

VIVENDO NO AMANHÃ

Muitos espíritos nobres, quando na Terra, sentiam uma saudade diferente de algo que não sabiam definir. Uma atmosfera estranha os envolvia. Sabemos, hoje, que essa melancolia tem algo a ver com a realidade que deixaram na dimensão invisível. A experiência na carne é sempre pesada, sufocante para quem experimentou, de alguma maneira, o ar rarefeito de bondade e real fraternidade das esferas luminosas.

Fico a pensar na dor interior vivida por essas almas grandiosas. Se nós, que somos tão pequeninos, temos nossa melancolia em que a vontade de se "livrar" um pouco do peso natural do mundo físico, imaginemos os corações superiores? De alguma forma é como viver no amanhã. O futuro é uma ansiedade por dentro do ser. Fundamental, no entanto, renovar as forças, respirar fundo e recordar a benção que é estar reencarnado, com sublimes possibilidades de evolução.

No livro Evangelho segundo o espiritismo há uma mensagem magnífica que trata sobre a melancolia. Uma reflexão linda e clara sobre esse sentimento que muitos sentem e não sabem precisar. A alma anseia a liberdade da sua pátria natural - o mundo espiritual. Isto não quer dizer que deva se entregar à melancolia por completo pois, caso contrário, poderá ser um indutor para a depressão, grave enfermidade do espírito.

Viver no amanhã  é uma experiência talvez mais comum do que se pensa. Importante saber que esse amanhã ficará mais lindo se tecermos ele com as boas obras do presente, ampliando a cultura dos sentimentos elevados e o conhecimento libertador da  verdade espiritual. Nada de perder o contato com o presente.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SEM MEDO DE MUDANÇA

Natural, no ser humano, uma certa resistência à mudança. Isso conspira, em certo nível, contra as transformações que o processo evolutivo propõe. A chamada zona de conforto, representando a acomodação das pessoas a maneira como se vive, propicia a manutenção de estágios que parecem fixar-se renitente na vida do espírito. O que Jesus falou há dois mil anos ainda apresenta-se como um desafio para todos nós.

Fácil verificar como é difícil remodelar os próprios caminhos. Fácil observar como temos dificuldade para ressignificar a própria existência. Mantemos, em muitas encarnações, posturas que nos vinculam à retaguarda. Não conseguimos dar um salto mais expressivo na jornada. Isso explica porque, em geral, o progresso se dá tão lentamente. Parece que, de alguma forma, temos medo da mudança. É como se, inconscientemente, tememos o que virá se resolvermos modificar os valores e os comportamentos. Até dizemos acreditar que seria uma mudança para melhor mas  o passado parece exercer uma força fascinante sobre o ser.

Em todos os ângulos da vida humana mudar parece tumultuar os corações.Isso se verifica na política ( quantas razões, por exemplo, não tem o brasileiro para desejar dar uma nova direção ao país? ), na família ( quantos embates desgastantes não ocorrem, produzindo sofrimento no lar, e se perpetuam pela ausência de mudança nos hábitos? ), no trabalho, quando ficamos infelizes na atividade profissional e tememos confiar numa mudança de "ares" e atividades, obviamente, após analisar e ponderar com serenidade todos os aspectos que envolvem tal transformação...

A natureza, representando a força da grande lei da evolução, exerce, então, seu poder de deslocamento do ser. A carga de sofrimento, a frustração profunda, as angústias ante provações amargas, tudo isso popde impulsionar a alma a sair de sua zona de conforto. De imediato não entendemos a finalidade de certos abalos emocionais, verdadeiros terremotos morais, no entanto, com o tempo, os efeitos aparecem. A alma se desloca. A vida muda. E novos horizontes despontam, novas claridades iluminam os caminhos. Assim, o espírito cresce. Sem medo de mudar...

A FORÇA CURADORA EM NÓS

A cura sempre esteve em nossas aspirações. A doença sempre atormentou o ser humano no planeta. Muitos agentes potentes em termos de capacidade de curar apresentaram-se ao longo dos séculos e impressionaram o mundo. Onde há um médium de cura ou trabalhos dessa natureza, uma multidão acorre na ânsia de se ver livre das condições patológicas.

O Espiritismo, assim como outros seguimentos espiritualistas, chama a atenção para o entendimento de que estar doente tem a ver com o espírito encontrar-se em algum nível de desarmonia perante as Leis que regem a vida. O estado de alma, emocional e moral, da criatura, tem relação direta com sua saúde ou poder de superação das condições de enfermidade.

Cada um de nós traz, em si, o poder curador. Os recursos de que somos detentores por essência podem cicatrizar-nos de dentro para fora, ou podemos ser agentes de cura para outras almas. Claro que existem fatores determinantes para que esse poder se consolide e apareça. E o principal fator está na consciência desse poder. Junto à renovação moral e ao uso da força de vontade, alimentada por uma fé poderosa, verdadeiros prodígios podem ser realizados.

O maior prodígio de cura, no entanto, é o de nossa transformação moral. A renovação do ser, por si só, condiciona a criatura ao desenvolvimento do poder restaurador constitutivo de toda alma. O desafio é acreditarmos nisso e estabelecermos uma disciplina de reformas que nos impulsione a esta condição de coração mais espiritualizado. Quanto mais espiritualizada a criatura, maior seu poder de sintonia e interação com as forças superiores da vida. Fé é a consciência disso. Vontade é a mobilização dessa fé, no rumo da verdadeira cura.

HORA DE ESCOLHER

O Brasil aproxima-se de mais uma eleição para escolher quem comandará o país pelos próximos quatro anos, além de tambem votar para deputados, governadores e senadores. Hora de escolher. Embora a desilusão para com nossos políticos, penso ser necessário a participação de todos. Quem diz que detesta política e se abstém de votar, tudo bem, é um direito da pessoa. Só lembro que , não votando, a pessoa será governada por aquele eleito por quem gostar de votar.

A cidadania é conquista maravilhosa da vida coletiva. Dessa forma vamos aperfeiçoando as experiências do voto e consolidando a democracia. A responsabilidade que nos cabe é grave. Dentro desses aspectos, analisarmos propostas e planos de governo, embora saibamos que, quase sempre, são apenas letras postadas num documento, e a partir daí avaliarmos o que queremos para o futuro da sociedade brasileira.

A despolitização é um grande mal derramado sobre o povo brasileiro que já não apresenta muito censo crítico e tem grande deficiência educacional. Falam que questões morais não devem fazer parte da avaliação à respeito dos candidatos. Penso diferente pois dizem, sim, respeito a nossa vida coletiva. Leis que induzem a agressão à vida, eutanásia, ou fatores como corrupção ( também fator moral ), desonestidade, devem ser levados em consideração.

Há os que pensam que Deus vai determinar que vença o melhor para o país. Também discordo disso. O livre arbítrio é que vai determinar as escolhas. Creio que só ante graves ameaças à população e aos planos superiores para aquele país, há interferência direta do Mais Alto, como possível perigo de guerra civil, fragmentação territorial da nação, etc. O restante será consequência das escolhas que fazemos enquanto cidadãos.

Pesemos todos os fatores e usemos a consciência. Esta é hora de pensar no melhor para o país, de preferência, sem fanatismo ideológico que cega para uma análise justa da atual situação, com sincero desejo de sucesso para a nação. E que o vencedor leve o Brasil para um futuro próspero, moderno, civilizado, honesto, voltado à educação, obediência às leis, conforme as nações que já beneficiam suas sociedades com real qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento individual e coletivo.

Que todos se inspirem no bem e no melhor para nosso país.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

AGENDA

Hoje à noite estarei na Asseuf, em Boa Viagem, realizando atendimento fraterno e proferindo a palestra, que terá início 20 hora. Amahã, quarta feira, estarei na Casa  do Caminho, Cabo de Santo Agostinho, para o atendimento habitual da instituição. Neste final de semana não terei atividades doutrinárias, reservando os dias para breve refazimento junto à família.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

SUPERANDO BARREIRAS 2

Como vimos no post abaixo, penetrar com idéias espiritualistas no meio acadêmico é, ainda, um grande desafio. O preconceito é sempre algo repugnante e não importa se é de natureza religiosa ou científica. Esta realidade tende a mudar ao longo dos próximos anos. Mentes corajosas estão abrindo clareiras na selva densa da presunção científica., afinal, cada vez mais esta mesma ciência se dobra ante a concepção que a energia e forças invisíveis regem o universo.

Um número maior de doutorandos e pós se voltam para trazer a imortalidade  em suas manografias. Isto ainda choca a presunção dos que acreditam saber tudo no meio científico. Nada mais ante ciencia do que a falta de abertura de mentes que deveriam estar abertas para vasculhar a verdade. Sei que mais mentes corajosas, espíritos arrojados e talentosos aparecerão, revertendo a situação atual. Os transformadores dessa realidade já se encontram no mundo. São as antenas do progresso, seres que vencerão a ortodoxia científica, o retrógrado materialismo que retarda o encontro do ser humano com a grandeza da vida imortal.