Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ELE

Dividiu o fatos da humanidade em antes e depois de sua passagem pela Terra. E não apenas em termos de acontecimentos mas, sobretudo, em termos éticos e morais. Construiu a mais segura ponte entre as angústias humanas e a conquista da felicidade. Ergueu-se como a mais segura edificação da esperança e fez da mansuetude um indicativo de força interior e poder de realização.

Sua mensagem ainda que sofrendo distorções realizadas pelo próprios seguidores permanece profundamente atual e capaz de promover s transformções que carecemos no rumo da plenitude. Sua Presença cobre todasas aspirações da alma e nos impulsiona para as experiencia iluminativas da serenidade e da segurança interior.

Ele é o farol aceso em noites trevosas e porto seguro em plena fúria das tempestades. É o Amor Incondicional. É aquele que entrega a vida e os sonhos para nós, os filhos da luz, para a construção do reino em nossa intimidade. Ele, o Senhor de nossas vidas, a luz da eternidade.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PASTOR FALA NO CENTRO ESPIRITA

Nesta quarta feira nossa Casa do Caminho tem o prazer de receber o pastor da primeira igreja batista da Cohab, Cabo de Santo Agostinho, Erivaldo Alves, compnheiro de um projeto de diálogo e aproximação entre as religiões na nossa cidade. Apóstolo equilibrado e amoroso, mente aberta e caridoso, Erivaldo já esteve em nossa instituição proferindo uma palestra sobre o amor. Agora, lançará seu livro "Liderança Acolhedora". Toda a vendagem do livro será para as obras da igreja que pastoreia. É um grande prazer recebe-lo em nossa casa espirita e te-lo como amigo de ideal ( a união entre os seguimentos religiosos ) e como colega da Academia Cabense de Letras. Quem desejar estar conosco, a palestra será às 20 horas, no bairro cidade Garapu.

PIRATININGA

Atenção cara Linda Maria: na área de comentários do texto PASSAMOS, encontra-se a orientação escrita pela Tânia sobre as dificuldades de postar comentário e como fazer para superá-las. Dê uma olhadinha lá. Será uma enorme alegria receber os comentários dos nossos amigos daí. Por favor, dê um retorno sobre se encontrou a orientação, está bem?

SOBRE POSTAR COMENTÁRIOS

Taí, nossa querida Tania, de Campina Grande, PB, postou comentário orientando como fazer para conseguir colocar comentários em nosso blog. Leiam com atenção. Eu já havia respondido para uma amiga de Maceió sobre fazer o login. Obrigado, Tânia, como sempre, voce é o anjo bom a nos socorrer. Valeu. Quem estiver com dificuldades leia a orientação e mande suas idéias. Terei prazer em publicá-las.

RESSIGNIFICADOS

Constantemente a vida nos presenteia com novas experiencias profundamente enriquecedoras. Quando falo de ricas não quero dizer que seja sempre algo complexo, exótico ou enormemente desfiador. Pode ser uma coisa simples, como um abraço solicitado por uma criança ou um rosto amigo que chora em silencio. Ou pode ser uma nossa dor escondida na urna de nossa discrição ou temor em se expor. Não importa. Às vezes, e talvez quase sempre, deixamos passar lições de alta monta pelo fato de serem acontecimentos aparentemente fortuitos, corriqueiros. É aí que podemos perder a oportunidade de entender que aquilo pode nos auxiliar a rever maneira de ser, de dar um outro significado aos próprios passos. Por que só faze-lo quando a vida física está ameaçada ante uma enfermidade insidiosa ou quando tudo parece ruir à nossa volta ?

Tomar a atitude de rever a vida quando tudo parece estar dentro da normalidade pode evitar inúmeros dissabores e dramas de consciencia que atordoam, de maneira dilacerante, o ser, ampliando o sofrimento nos momentos de enormes desafios. Sabe a história de só fechar a porta depois que se é roubado ?

Com mais ampla cota de sensibilidade poderemos aproveitar melhor os acontecimentos ao nosso derredor e que ocorrem por dentro de nós. A inteligencia rege a vida em todas as suas gradações. Porisso, é sábio enxergar a "inteligencia " dos acontecimentos que nos chegam. Ressignificar os símbolos que compõem a nossa existencia. Reformular conceitos. Despojar-se de meras convenções religiosas para aprofundar a religiosidade. E para isso não precisamos estar às portas da morte, não é mesmo?

FRASES DA NOVA CIENCIA

Vamos colocar aqui frases de alguns pesquisadores renomados. E são frases que diferem daqueles pensamentos estreitos, acanhados, da ciencia (?) cética e materialística. Vejam que colosso de reflexões:

Dr. Willians James, pai da psicologia moderna: " A mudança de atitude mental altera nossa vida. Assim pensamos, assim seremos".

Dr.Joe Dispenza : "A energia mental faz o alargamento de nossas fronteiras"

Dr Jonh Eggle : "É espantoso que a cada pensamento a mente movimenta e controla átomos de hidrogênio, oxigenio, etc."

Eistein : " O homem é um conjunto eletrônico regido pela CONSCIENCIA"

Observem como esses pensamentos estão de acordo com a mensagem transcendente da vida. Somos o que pensamos e a consciencia é o elemento desencadeador de tudo, inclusive, de toda a genética. Aliás, acaba a "ditadura do DNA. Este, na verdade, está submetido a consciencia, que é o espirito. A genética sofrerá, sempre, a influencia dos compromissos da alma. É a ascendência d imortalidade sobre qualquer elemento do universo.

ESPIRITOS PRESENTES

No Congresso Espirita do Rio Grande do Norte, tivemos, mais uma vez, a presença ostensiva dos espíritos. E não foram apenas os orientadores espirituais como Castro Alves, Bezerra de Menezes, José Grosso e o Djalma Farias mas familiares desencarnados de muitas pessoas que participavam do evento. Através da Marilusa Vasconcelos, vários desencarnados enviaram seu abraço e recado para os congressistas. Por meu intermédio, vivemos momentos de muita emoção, sobretudo pela feição consoladora desses contatos. Um companheiro espiritual ( que eu não conhecia ) usou de nosas faculdades para trazer um recado para uma senhora presente, de sua filha, falecida há apenas onze dias. Identificou-se e ainda fez um pequeno relato de uma situação só conhecida, creio, dessa senhora. Ouve, ainda, um recado de um irmão desencarnado em Campina Grande, para sua companheira, que não estava presente mas que o receberia através de pessoas daquela querida cidade paraibana. Interessante foi a informação dada pelos campinenses referente ao fato de que a pessoa a quem era endereçado o recado ter chamado muito pelo desencarnado a semana anterior pois vive um momento de grande dor pelo suicídio de um sobrinho. O amigo domiciliado na além vem em socorro da companheira em sofrimento.

Essa é a grande feição consoladora do espiritismo e esse intercâmbio traz inúmeras nuances para estudo e iniciação espiritual à todos nós. A mediunidade tambem pode e deve ser vista na largueza que lhe e´própria e é, ainda, um convite para o aumento do nosso senso de responsabilidade perante a vida. Não se pense que é o simples ato de receber uma mensagem. Todos gostariam de ter essa experiencia. É estar atento para entender a extensão do esforço efetuado pelo mundo espiritual. Receber um contato dessa natureza implica em estabelecer novos padrões de observação da própria vida e em mudança de valores na forma de sentí-la e vive-la. Pelo menos assim deveria ser.

Alem dessas mensagens de teor pesoal, tivemos belas e instrutivas mensagens de nossos orientadores. Foram dias de estudos intensos e contatos com a dimensão espiritual

PASSAMOS

Postei ontem à noite sobre o número 500 de seguidores no painel e aí....bum! Já ultrapassamos. Agora são 502 e vamos somar para os seiscentos. Bem vindos os novos companheiros.Ah, aproveitando a ocasião, alguns seguidores do blog não estão conseguindo postar comentários. Como sou ainda um tanto dinossáurico na questão, quem poder contribuir para orientá-los, coloque na área de comentários, ok?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

OLHA O NÚMERO

Gente, faltam só tres novos companheiros no painel para atingirmos 500 seguidores. Claro que eu sei que um número bem maior vem acessando o blog mas é delicioso verificar o número crescendo...tenho para mim que isso representa que a avalanche da luz jamais será detida ( isso é fato! ). Mais tarde volto a postar. Tenho trefa na instituição. Cheguei de viagem às tres horas da tarde e vamos aos trabalhos. Preciso disso. No mínimo, em gratidão de tantas bençãos que tenho experimentado como dádiva da sublime misericórdia.

ENCANTADOR

No Congresso do Rio Grande do Norte, alem dos belos e seguros expositores de outros anos como Avildo Fioravanti, Irvênia Prada, Heloísa Pires, etc, uma grata surpresa encantou a platéia e a mim particularmente. Foi o médico piauiense Ribamar Tourinho. Leve, bem humorado, cativou e encaminhou seus temas como quem simplesmente conversava com a platéia. Falou sobre reencarnação e algo de suas experiencias e pretendo, em breve, voltar a falar sobre esse encantador novo amigo, deixando-me sentir que voltei mais rico de Natal.

ENFIM, DE VOLTA

Não deu para postar durante o evento em Natal. O Congresso foi de uma beleza impar. O conteúdo apresentado pelos expositores, tenho certeza, agradou em cheio. O tema central foi "Vivendo em Plenitude". Fizemos várias viagens na análise da busca do ser humano para a conquista da felicidade. E, naturalmente, o Evangelho resplandeceu com diversas de suas nuances esmiuçadas pelas abordagens. Jesus e seus ensinamentos agigantaram-se ante os elementos da experiencia humana, vasculhadas pelas emáticas do Congresso.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O OCASO DO OUTONO

Olho pela janela as folhas caídas. Sei da importância do outono para a natureza. Prepara a renovação. Mas ao fitar o outono deixo que minha mente vá ao encontro do momento planetário. Em termos simbólicos, vivemos o ocaso do outono espiritual que dará lugar a eterna primavera. Claro que ante a natureza os outonos deverão prosseguir, organizando novas mudanças.

Esse outono se assemelha àquele olhar triste no rosto esmaecido pela dor da mulher inesquecível. Seus olhos de lágrimas carregam a ternura irrestível, a força comovente capaz de arrancar sonhos e segredos de qualquer alma. É o espirito que acena com a primavera ainda que atormentada pelo despetalar dos próprios sonhos. Traz em forma de semente no cofre de seu sofrimento a árvore da esperança. Essa mescla a torna encantadora, irresistível...

Apesar de todas as dores, vamos sorrir, se dar as mãos e, ao lado da enigmática mulher, vamos nos debruçar à janela para assistir o ocaso do outono e o despontar da primavera ?

FRASES

"As mãos que servem são mais sagradas que as bocas que vivem a orar"

" Dê um passo em direção à Deus e Ele dará dez passos em sua direção"

"Não pergunte qual o caminho para a paz. A paz é o caminho. "

UMA LINDA FESTA DA ALMA

Ontem meu coração ficou enfeitiçado, encantado mesmo. A comemoração dos sessenta anos do Núcleo Espirita Lar de Jesus, na Ilha do Retiro, Recife, na qual tive a honra de proferir a palestra comemoativa ( Já o tinha feito nos cinquenta anos da casa ), foi uma apoteose de alta vibração espiritual. Casa lotada e almas em festa. Havia um grande amor na atmosfera. Presente a nossa irmã Edná, presidente da venerável Federação Espirita Pernambucana e diversos representantes das casas espiritas de Recife. Os amigos espirituais nos brindaram com uma abordagem interessante à respeito da transição para a Nova Era. Ao final, muitas alegrias e uma serenidade que nos incentivava à buscar as regiões mais belas do infinito.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

HOJE

Como escrevi ontem, estarei, logo mais, às 20 horas, no Centro Espirita Lar de Jesus, proferindo a palestra dos sessenta anos daquela casa. Ela localiza-se próximo ao estádio do Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro. Infelizmente não tenho o endereço, só essa referencia. Mas, não deve ser difícil encontrar. Até mais.

O FIM DO UMBRAL 2

Fizemos uma abordagem sobre o desaparecimento do umbral e, em roda de amigos, ocorreram comentários interessantes à respeito. Teve quem se expressou afirmando jamais ter pensado nesse fato. Será que esta idéia se encontra em alguma obra espirita ? Que eu saiba, não. A postagem foi feita em cima de reflexões que achamos perfeitamente lógica. É assim que novas concepções vão surgindo. Vejamos de onde partir para chegar a essa conclusão:

O umbral é resultante das construções mentais e emocionais desajustadas dos encarnados e desencarnados. É uma intoxicação da atmosfera psíquica do planeta. Uma carga densa de vibrações e energias que prende, de alguma meneira, em seu campo magnético, aquelas energias e vibrações que vibram de acordo com sua densidade, daí muitos espiritos ficarem retidos na região em face da correspondencia na natureza vibratória.

Diante do exposto e mediante a informação contida na codificação, especificamente, nos livros o Evangelho e a Genese, alem das informações atuais veiculadas por Chico Xavier (diversos espiritos ) , Divaldo Franco ( diversos espiritos )e vários propagadores da mensagem tem recebido em toda a parte de que já nos encontramos em plena fase da transição para a condição de um mundo melhor, então começamos a refletir sobre o desaparecimento do umbral. Com a retirada das almas mais endurecidas e violentas, desajustadas em maior profundidade perante a Lei de Deus, e o reencarne de espiritos mais avançados moralmente, portanto, mais equilibrados, formando uma nova geração mais evolvida, não haverá mais a alimentação mental para a manutenção daquela dimensão infeliz. Não será algo imediato mas paulatino. Talvez semelhante ao alvorecer. Talvez como, após uma imensa tempestade de dias, as nuvens iniciam sua dissipação e pode-se começar a ver alguns raios de sol, até que a densa atmosfera se dissipará com um todo. Não acham lógico?

Sabemos que a Sublime Sabedoria utiliza os desvios dos seres à benefício da criação e, particularmente, para o avanço dos espiritos. O umbral, embora seja fruto do desgoverno das almas rebeldes, tem sua utilidade para recuperação dessas mesmas criaturas que o mantem. Aprendemos com o resultado de nossa própria incuria. Nessa área de dor e angústia, drenamos muita energia conturbada. Alem do mais, não deixa de ser um antro de cerceamento pois, se todos os indivíduos que lá se encontram permanecessem em contato direto com os encarnados, seria um verdadeiro caos, uma desarmonia de alta magnitude, com consequencia altamente destruidoras. A pressão das angústias e energias dos que se localizam no umbral poderia desencadear desencarnes terríveis e outras danosas consequencias. Mas não, retidos ali, se alivia tal pressão e eles mesmos alcançam, em determinados instantes de seus sofrimentos, a vontade de uma nova vida, tal como ocorreu com André Luis, exausto pelo desnorteamento e havendo drenado vibrações mais densas, lembrou-se de Deus e alterou sua condição íntima. Nessa ótica, o umbral é uma benção para todos nós, encarnados e desencarnados, embora não alcancemos a compreensão dos seus benefícios quando lá aportamos.

Sei que muita gente não gosta de falar nesse assunto mas vejam que a abordagem é extremamente positiva. Informamos, pelo raciocínio apresentado, que breve não necessitará mas a Terra de tal "presídio". E teremos uma atmosfera psíquica saneada. Até lá, façamos o que nos cabe, melhorando nossa realidade íntima, educando a casa mental e norteando nossas ações pela bússola da fraternidade. Já estaremos contribuindo para a dissipação do nevoeiro, a partir de nossa melhoria íntima.

Humanidade melhor, mais espiritualizada, mais cristalina a atmosfera, mais luminosa vista da dimensão espiritual. Fico só imaginando como o nosso já lindo planeta ficará mais belo quando tal dia chegar.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

500

É, estamos nos aproximando do seguidor de número quinhentos, no painel do blog. Já estamos com 489 ( dia 22 de agosto ). Imaginem essa massa de mentes compactuadas com a luz disseminando suas idéias e propagando as abordagens ? Aproveito a ocasião para dizer que podem, sim, reproduzir nossos textos. Muitos tem escrito pedindo autorização para tal. Já está dada. Multipliquem. E vamos demonstrar que não só desejamos um mundo melhor como vamos construí-lo. Alguem tem dúvida ?

TERÇA FEIRA

Amanhã estarei proferindo palestra no aniversário dos sessenta anos do Centro Espirita Jesus no Lar,em Recife. Será às 20 horas. Abordaremos a " Contribuição do Espiritismo na Construção da Nova Era". Tive a honra de proferir a palestra dos cinquenta anos da instituição e, agora, dez anos depois, volto para mais uma data significativa. Que a casa persista sempre, com união e amor, na tarefa luminosa de libertar consciencias.

LONGA AUSENCIA ?

Amigos, a semana poderá ser curta para os nosso contatos pelo blog, isto porque estarei viajando à Natal, capital potiguar, para participar de mais um Congresso Espirita do Rio Grande do Norte. E estarei viajando quinta feira pela manhã pois faço a abertura neste dia. Como sempre, tudo farei para postar algo de lá mas nem sempre consigo. Vou, no entanto, me empenhar para isso. O problema é que só retornarei de viagem na segunda feira bem cedinho pois tambem farei o encerramento do evento, afora algumas palestras dentro da programação.

Vou escrever estes dias até quarta feira. Depois disso, tentarei nossas postagens dentro do evento. Passem sempre por aqui para ver se consegui e para postar seus comentários. Acho que vou conseguir.

FALAR DE FRANCISCO

Estou de volta ( da viagem e para o blog ). Desde sexta que não posto. Desejo fazer esse retorno abordando a alegria que senti ao tratar da figura ímpar de Francisco de Assis em uma das minhas palestras. Considero o Paladino da Úmbria uma das mais ricas e expresivas personalidades da civilização em todos os tempos. Há uma gama fantástica para análise em seu ser. Personalidade jamais convencional, é o atestado do poder da coragem e da humildade na consecução dos mais santos objetivos da vida. E demonstra à saciedade que o ser humilde não é o que não exerce a vontade e, muito menos, o que não tem coragem. Mente complexa para os padrões medianos da humanidade, desafia qualquer análise psicológica. Suas aspirações e conflitos, seus anseios e superações, sobretudo, sua entrega ao amor.

É o que mas se aproxima da figura do governador da terra, Jesus , e alguem duvida da participação direta de Francisco na equipe do Espirito Verdade? E se o comandante do Consolador é o próprio Jesus, Francisco, seu dileto amigo, não estaria na linha de frente ?

Fico sempre muito comovido com tudo o que se relaciona com a figura riquíssima de Francisco. O nosso Chico Xavier é uma versão moderna do Santo da Úmbria. A simplicidade envolvente, a cativante ternura, a doçura poderosa, a energia realizadora, a firmeza de ideal...tudo nos estimula a te-lo como referencia moral, obviamente, depois do Cristo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ETAPAS

Me permitam uma pequena crônica à respeito de como me sinto na etapa atual de minha existencia, não por qualquer valor maior que tenha mas como uma reflexão que, quem sabe, pode auxiliar alguem em suas etapas. Conversava há pouco tempo com um grande amigo e falávamos da sucessão dos anos. Tudo parece estar muito acelerado. Os dias voam, os meses correm, os anos parecem evaporar... e ele fazia referencia aos seus dezoito anos. Disse-lhe, então, que não desejava retornar a qualquer fase da minha vida. Não que não tivessem sido boas mas por conceber que toda época de nossas experiencias trazem oportunidades, emoções e aprendizados únicas.

Recordo-me que ao completar vinte anos fiquei feliz e mirei os trinta, desejoso de viver uma época de mais maturidade. A década que deixava para trás havia sido especial mas acreditava que a próxima tambem o seria. Depois, fitei os quarenta anos e imaginei o salto de vivencia e entendimento mais profundo em torno da vida. Foi exatamente assim. Me senti mais disposto, seguro e feliz. Em todos os angulos da existencia, me senti mais completo. E nisso, o Espiritismo foi decisivo. Abriu sempre mais a minha mente e dilatou-me os horizontes. Então, aguardei, sereno, os cinquenta anos...

Olho-me ao espelho e, sinceramente, bendigo os cabelos grisalhos e os olhos que me falam dos anos vividos, das inesquecíveis experiencias atravessadas e das muitas amizades adquiridas. Sinto-me mais disposto para amar, valorizando cada detalhe do dia a dia e cada ser humano que Deus coloca em meu caminho para enriquecer-me o caráter.

Fito, agora, os sessenta. Faltam oito anos. Até lá, quantas emoções, quantos acontecimentos marcantes e quanta oportunidade de ser útil! Não tenhamos receio da passagem do tempo. Claro que quanto mais tivermos o apoio da consciencia, melhor. O nosso ideal no auxilia a atravessar as etapas com a lucidez desejável, a segurança imprescindível e a energia para mais realizações. Saudades apenas dos bons momentos mas sem qualquer desconforto. O presente é nosso melhor amigo e o futuro é o porto mais belo de nossa jornada. Meu amigo ficou me olhando com um certo olhar de "abestalhamento" e senti nele o conflito dos anos. Sorri para ele e o abracei, brincando lhe disse, assustando-o mais um pouco: "Se preocupe não. Quando voce deixar o corpo vai estar mais jovem". Sorrimos e caminhamos para mais um trabalho em nome do Senhor.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CORREÇÃO

O nome da amiga de Foz de Iguaçu a que fiz referencia na postagem sobre caminhar nos cemitérios é Kelly e não Keila. Desculpe a amiga pela troca do nome. Ainda aguardo suas considerações sobre a abordagem.

PASTOR LANÇA LIVRO NA CASA DO CAMINHO

Dentro do nosso projeto de aproximação com todos os segmentos religiosos, a Casa do Caminho estará recebendo o pastor Erivaldo Alves, encantador missionário da Primeira Igreja Batista da Cohab, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, que lançará, em nosso centro espirita, o novo livro de sua lavra. Mente aberta, Erivaldo faz um trabalho efetivamente apostolar, auxiliando centenas de famílias carentes. O seu livro intitula-se : "Liderança Acolhedora". Toda a renda é revertida para as obras de sua igreja e nossa Casa do Caminho tem a honra de promover o lançamento.O pastor é tambem parceiro no projeto ecumênico "O mesmo Pai, o mesmo Filho, o mesmo Amor: o que podemos fazer juntos", alem de ser colega da Academia Cabense de Letras. Como estão vendo, o que postei sobre mentes abertas é uma realidade e por aqui a gente vai colaborando da melhor maneira possível.

O convite está feito: lançamento do livro Liderança Acolhedora, do pastor evangélico Erivaldo Alves, na sede da Sociedade Espirita Casa do Caminho, no dia 31 deste mês, última quarta feira , às 20 horas.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SOBRE O CONTATO COM OS ESPIRITOS

Uma participante do blog comentou na postagem sobre Mentes Abertas o desejo que tem de receber uma carta psicografada do seu ex marido bem como de uma irmã já desencarnada. Olha, cara amiga, esse contato não é tão simples como se possa parecer, embora seja natural. A bondade do alto já me permitiu ser veículo de algumas comunicações dessa natureza, apesar da minha limitação mediúnica. Vários fatores servem de obstáculo para que venhamos a ser portador de tais comunicações. Para termos uma idéia, o médium pode estar pronto mas o espirito comunicante não; o espirito desejar mas não ocorrer a identificaçao das energias ; o ambiente não auxiliar; não existir a permissão do mundo maior por ausencia de merecimento, seja do espirito ou do solicitante, enfim, diversos são os fatores que podem entravar um desejável contato Não podemos esquecer a maleabilidade mediúnica, ou seja, o potencial da mediunidade disponível. Esses devem ter sido o motivo do Chico Xavier ter feito referencia ao fato de que o telefone tocaria de lá para cá. Os entraves são muitos. E olha que até o excelente médium Chico Xavier reconhecia todas essas dificuldades. Muitos buscavam a instituição que o Chico atendia mas nem todos obtinham exito na empreitada. Centenas se aglomeravam no Grupo Espirita da Prece mas apenas cerca de cinco ou seis pessoas eram agraciados por uma mensagem psicografada.

Sempre me coloco à disposição. É muita alegria quando podemos ser instrumento para tal reconforto, sobretudo, quando são mães desesperadas à procura de notícias dos filhos queridos. Se um dia isto ocorrer com a solicitação da companheira de blog serei uma criatura mais feliz ainda, no entanto, dadas as explicações concernentes ao fenômeno, peço paciencia e compreensão `a solicitante. Lembremo-nos que Deus tem inúmeros recursos para nos socorrer. Confiemos e aguardemos a determinação do mais alto. Aproveito para indicar à amiga o estudo de o Livro dos Médiuns, bem como de toda a codificação espírita. Um grande abraço.

MENTES ABERTAS

Com o passar do tempo as fronteiras vão caindo. É a jornada do ser humano e da civilização para a integração. Dentro desse movimento irreversível, a queda das fronteiras mentais é a mais significativa. Sim, se as de natureza geográfica estão sofrendo alterações com uma certa constância, principalmente após a queda do muro de Berlim e o esfacelamento da União Soviética, imaginemos, com as descobertas científicas e o longo e doloroso aprendizado da alma humana, o que não está ocorrendo com o espaço mental da criatura...

Observa-se, nos dias atuais, o surgimento, nos meios religiosos, de uma gama interessante de líderes capazes de sentir a universalidade de Deus, a irmandade de todos nós e, dessa forma, apresentam discursos de aproximação, união, entendimento. O tão ansiado diálogo fraternal e respeitoso entre os vários credos e os mais variados campos do pensamento filosófico religioso desenha-se, de maneira cada vez mais contundente, nos horizontes da humanidade. São padres com uma voz ecumênica; pastores com sentimento de profundo respeito à crença diferente da sua ; são espiritas buscando a comunicação com os demais seguimentos; budistas interagindo com os vários credos....enfim, vivemos uma potencialização das mais nobres aspirações de unidade que formam os sonhos de uma civilização pacífica e cada vez mais próxima da espiritualidade universal.

Tenho a alegria de fazer parte de uma singelo movimento de aproximação aqui na minha cidade. O projeto tem um nome sugestivo : "O Mesmo Pai, O Mesmo Filho, O mesmo Amor: O que podemos fazer juntos ? ". Já realizamos um seminário na Câmara de Vereadores, uma comemoração da páscoa em praça publica, com uma abordagem do sacerdote da cidade, do pastor da igreja batista, Erivaldo Alves e deste seu amigo representando o espiritismo. O bom é que esse movimento visa aquilo que é convergente nas religiões cristãs sem abdicar, cada uma, de suas convicções, filosofias e aspectos teológicos. Claro que ainda estamos nas doutrinas cristãs mas pretendemos, no futuro, ampliar o movimento para outras expressões religiosas, até porque, na cidade, não conhecemos ninguem que professe o budismo ou o judaísmo, por exemplo. Já é um belo passo, concordam ?

Sei de outros lugares em que os amigos da igreja católica e do meio evengélico estão interagindo com os espiritas, em uns lugares de forma mais intensa e em outros ainda de maneira tímida. É assim mesmo. Foram séculos de ilusão separatista. Séculos em que desejamos um Deus exclusivista. Séculos de egoísmo religioso, contribuindo, paradoxalmente, com a propagação da violência e da hediondez das guerras na face do planeta. Agora, a maturidade, paulatinamente, se faz. O reencarne de espíritos mais avançados, de mentalidades mais esclarecidas, forja uma nova era. As fronteiras emocionais, afetivas, mentais estão sendo derrubadas. Somos irmãos, filhos da mesma Força Criadora e Amorosa. O Senhor da Vida não é propriedade de quem quer que seja. A verdade apenas se difunde de conformidade com a maturidade de cada seguimento, como se ganhasse a coloração e o brilho de acordo com os "vitrais" apresentados por cada escola religiosa. E estamos começando a entender isto.

Acredito vigorosamente que assistiremos, nas próximas décadas, ao avanço mais intenso desse movimento luminoso de aproximação. E com o advento da universalidade de absorção dos princípios da imortalidade através dos fenômenos espiritas em todo o planeta, nos aproximaremos mais amplamente dessa união. Cada escola religiosa compreenderá que o adversário de seus ensinamentos é o materialismo destruidor, que estimula o ter, a posse do que é transitório, os valores perecíveis que as traças roem, os ladrões roubam e a ferrugem corrói. Entenderão que a verdade não veio destruir a crença real e sim, as ilusões ou os aspectos puramente humanos das crenças, numa depuração em larga escala, a fim de que os seguimentos se adaptem à nova realidade do mundo regenerado. A presença no mundo de almas mais evoluídas dará poderosa contribuição para a concretização dessa realidade.

Creio que essa interação religiosa será uma extraordinária contribuição à implantação da paz na face da Terra. Temos buscado divulgar esse pensamento e percebo magnífica receptividade em todos os lugares e ambientes. A cultura da paz é um imperativo aos nosso corações cansados, exaustos de violência e separações. É chegada a hora. Vamos concretizar essa realidade.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PASSEANDO EM CEMITÉRIOS

Antes de recolher-me não pude deixar de colocar algo à respeito de uma nova seguidora do blog, a Keila, de Nova Iguaçu. Ela postou que adora turismo ( trabalha no setor), história e museu. Alem disso, gosta de passear em cemitérios. E antes que alguem possa ficar imaginando que idéia é essa, quero colocar algo à respeito. No mundo inteiro, varios países tem seus "campos santos" como atração turistica. As obras de arte que encontramos nestes locais são encantadoras. Muitas esculturas implementam um ar mágico, um senso estético maravilhoso. Sem falar que há um certo ar de tranquilidade que perpassa essas áreas. Keyla, seja bem vinda. Nosso blog está mais rico com sua paricipação. Um abraço em toda a belíssima Foz. Se possível, coloca mas comentários sobre sua relação com as áreas de sua predileção e se o que coloquei enquadra-se na sua percepção sobre os cemitérios. Um abraço.

NOVAS POSTAGENS

Amanhã deverei postar artigos mais longos. Escrevo as 12:30 horas. Não dá para "raciocinar" mais amplamente. Não preciso nem dizer porque. Estou cansado. Como sempre, a participação de voces me animou a postar algo. Obrigado.

CARAVANAS

Uma amiga de Alagoas perguntou, em um dos comentários, como fazer para trazer uma caravana da terra dos marechais para nossa Casa do Caminho, conforme fazem os irmãos de Campina. Ora, amiga, é só programar e venha. Aliás, a finalidade dessas caravanas de Campina é o atendimento realizado aqui. Ocore às quartas feiras, à partir das 18 horas. Será um prazer recebe-los. De vez em quando alguns carros particulares vem de Maceió e Arapiraca, alem de Colônia Leopoldina ( aliás, que há um bom tempo não vem. Estamos com saudade ).

AUTORIZANDO

Os amigos da cidade de Frei Martinho, PB, criaram um blog ( o endereço está no comentário posto aqui ) e me perguntam se podem reproduzir algumas postagens do nosso blog. Sim, perfeitmente autorizado. Sinto-me honrado pela solicitação. Estamos juntos nessa empreitada de amor. Um abraço, Frei Martinho.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

RECEBENDO CARAVANA

Esta quarta feira a nossa Casa do Caminho recebe mais uma caravana dos amigos da bela Campina Grande. Essas caravanas da serra da borborema se repetem desde o ano passado em várias quartas feiras. Como algumas visitas de Alagoas, elas vem para o nosso atendimento fraterno e, claro, para nos realimentarmos nas vibrações do amor. Contamos as horas para esse contato mais estreito com os irmãos paraibanos.

AGENDA

Neste final de semana estarei participando, mais uma vez, do SEMILUZ, evento promovido pelo Centro Espirita Missionários da Luz, no Bairro do Cristo, João Pessoa. Estarei realizando seminário sábado e domingo no evento. Grande oportunidade de rever os muitos amigos do movimento espirita paraibano, alé, claro, de voltar a abraçar e beijar o meu pai pelo coração, João Araújo, alma muito querida a quem devo as mais belas expressões de afeto.

NOSSO ENCONTRO EM SETEMBRO

No próximo mes temos o encontro programado para a granja do amor, o Nacca. Como voces sabem, será no dia 18 de setembro, com um seminário que realizarei e apresentações artísticas. Quem ainda não conhece esse nosso espaço, creio que ficará encantado e nós ficaremos muito felizes em recebe-los. Ah, aproveito a ocasião e peço, caso Alexandre, do Amor e Caridade de Jardim Brasil, estiver lendo nosso blog que ele contacte comigo. Urgente, urgentíssimo. O seminário é aquele que as chuvas não permitiram que ocorresse no mes de julho. Até lá.

MUDE O SER HUMANO E A SOCIEDADE SE TRANSFORMA

Está na aspiração da humanidade a mudança, conquanto, paradoxalmente, ela tenha resistencias às mudanças. No bojo desse anseio, a história registra esforços, no âmbito da experencia polítco- econômico e religiosa, que permanecem como elementos comprobatórios que o ser humano precisa achar o melhor caminho. De um lado, os que acreditam que mudando a sociedade o homem se adaptaria a ela. Foi o que ocorreu na experiencia do chamado socialismo real, como ocorrido no Leste Europeu e na China. Como se isso funcionsse por decreto, essa experiencia não vingou, ao contrário, ao ruir a Cortina de Ferro, descobriu-se as mesmas mazelas, sobretudo de fundo moral, do lado capitalista. Este, por sua vez, coloca o mercado econômico como elemento fundamental e estabelece uma sociedade marcada pela competição ao invés da solidariedade. Alimenta o financeiro como acima do ser humano e não atende às aspirações de mais humanidade na civilização. Por outro lado, em quase todas as estruturas religiosas, busca-se a SALVAÇÃO da alma, da individualidade apenas, em um processo fechado, egóico, mutas vezes alienando o ser humano de sua participação no corpo social.

É aí, meus migos, que vejo o portento dessa mensagem que nos abrasa o coração. Em sua estrutura de equilíbrio, o Espiritismo nos favorece com uma filosofia tão abrangente capaz de casar, com perfeição, a mudança do indivíduo com a transformação social. E é simples sua abordagem. Mude o homem, célula do corpo social e a sociedade estará em permanente processo de transormação. As chagas sociais sanarão à partir do homem saudável. Educando-se o espirito, ele atuará de forma consistente no aperfeiçoamento das leis sociais e no tocante ao convívio.

Na concepção espiritista, o espirito ajustado toma mais ampla consciencia de sua participação para coletividade. Tem grande responsabilidade na construção de uma sociedade mais equânime, justa, amorosa e feliz. Não por decreto mas por convicção, estágio espiritual alcnçado. Não se pode ascender sozinho. A "salvação" egoísta, da própria alma, cede lugar à ação pelo todo a partir da melhoria pessoal. Creio que esse seja o caminho para a solução ansiada. Sem a adesão do ser humano, como esperar que uma idéia social, por mais bela que seja, possa predominar na civilização ?

sábado, 13 de agosto de 2011

DANTE, E O INFERNO MAIS ARDENTE

O grande poeta italiano, Dante Alighieri, em sua magistral obra A Divina Comédia, em que provavelmente escreve o que percebeu desdobrando-se em corpo astral, narra, sobre o sétimo círculo do inferno : " Este lugar, o mais horrendo e ardente do inferno, está reservado para aqueles que, em tempos de crise moral, optaram pela neutralidade ."


Impressiona a colocação do grande poeta. E o faz exatamente pelo fato de associarmos a neutralidade ( na verdade, a omissão ) à "não culpabilidade", como se a indiferença nossa nos eximisse das consequencias inerentes à posição tomada. Recordo que já fiz comentário aqui no blog à respeito de uma assertiva de Marta, nossa amiga espiritual, em que ela coloca enfáticamente, que "não há neutralidade nas leis morais: O bem que deixamos de fazer já é nossa contribuição para o mal".


Ghandi tambem faz referencia à omissão dos bons, e Martin Luther King, o líder negro americano, falava que o que mais o assustava não era nem mesmo a maldade dos que estão ainda atrelados às sombras e sim, a indiferença dos bons.


Estamos em tempos de crise moral semelhante ao texto de séculos atrás. Valores são invertidos e em nome do liberalismo ou de uma concepção dita progressista, intenta-se subverter aspectos morais. Aplaude-se marchas pela descriminalização das drogas, como se estas não destruíssem lares e famílias, como se vidas não fossem lançadas nas sarjetas e não causassem sofrimento. Atos ilícitos multiplicam-se e não nos posicionamos. Tenta-se atingir a família, base de sustentação do organismo social e muitos tem receio de ficar contra o "politicamente correto" ( correto ? ).


Nesses tempos de enormes desafios morais, esperam os céus que mostremos a firmeza de nossos ideais, de nossas convicções. A afirmativa de Dante, embora com a simbologia própria das figuras de linguagem, deve merecer de todos nós a reflexão devida. O convencionalismo social nos prende ao fluxo das ilusões próprias de quem não conhece a vida que segue alem do túmulo. Faz parte do nosso testemunho romper com essa linha de se apoiar o que vem sendo apontado, equivocadamente como "respeito às escolhas de cada um ". Respeitamos, sim, MAS NÃO DEVEMOS NOS OMITIR EM COLOCAR OS EFEITOS DESSAS ESCOLHAS INFELIZES.


Há muitos corações atormentados na Terra e na dimensão espiritual vitimados por estas inversões de valores. Podemos, quem sabe, impedir que outros tantos, alem de nós mesmos, possam tombar no sétimo círculo de dor.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DORES DE CABEÇA, DEPRESSÃO E MUDANÇA MAGNÉTICA

É cada vez mais habitual encontrarmos pessoas se queixando de depressão, tristeza insistente, irritabilidade, dores de cabeça...embora saibamos que existem diversas geneses que detonam esses dolorosos e desconfortáveis estados, gostaria de fazer uma colocação não muito usual, nada convencional à respeito dessa problemática: a modificação do campo magnético do planeta vem contribuindo para a instalação do problema. Até a ciencia reconhece que está havendo alteração no campo magnético. Isso ocorre de tempos em tempos. Agora, a visão espiritual diferencia esse momento dos anteriores. Há um maior incidência de luz sobre o mundo e os seus habitantes sofrem a consequencia da mudança de padrão vibratório que vem ocorrendo em função da grande transição.

Nosso organismo está sendo desafiado à adaptar-se a uma nova frequencia vibratória. As alterações do novo momento que se avizinha solicita uma certa dose de sacrifício e paciencia de todos nós. As mudanças tão decantadas englobam diversos ângulos de nossas vidas. A matéria sofre o momento. O psiquismo tambem. Justificar

Claro que não estou afirmando aqui que toda dor de cabeça ou irritação seja oriunda desse fator. Como sabemos, diversos outros elementos contribuem para tal circunstância: problema de vista, alteração hormonal ( que tambem se ressente da alteração magnética ), coluna, modificação química, stress, obsessões, etc. Agora, a quantidade de casos dessa natureza corresponde às informações trazidas pelo alto no que diz respeito ao fato. Vale estudarmos a questão. Sou sempre muito prudente quanto a determinadas abordagens. Se resolvi trazer à baila o tema é que achei propício faze-lo. Fica esse toque para nossas reflexões.

POSTAGEM NÚMERO MIL

Amigos, nos aproximamos da postagem de número mil. Excetuando-se os pequenos lembretes como este, que são pouquíssimos, significa que já tratamos de vários assuntos desde o início do blog ( apenas 1 no, se não me engano ), totalizando quase mil textos. Faltam apenas 90 abordagens. Já escrevemos, portanto, 910 textos. Creio que é muito assunto. Como dizia o nosso Chico Xavier: conversa sobre o espirito dura uma eternidade. O que voces acham de fazermos um esforço e coletarmos os assuntos mais palpitantes aqui abordados para transformarmos em livro ? Claro que poderíamos aprofundá-los e ajustá-los de forma a ampliar o entendimento sobre eles. O que acham?

DECEPÇÃO

Este é um sentimento que amarfanha muitas vidas. Decepcionar-se consigo mesmo ou com alguem, com uma religião ou um partido politico, com uma profissão ou, até mesmo,com os próprios sonhos, enfim, desencadeia uma série de respostas em nosso organismo, em nosso psiquismo.

Meditemos, porem, se a decepção não está fincada em expectativas construídas em cima das nossa próprias fragilidades e em nosso desconhecimento sobre nós mesmos e os outros. Além do mais, as dificuldades que temos de aceitar o outro conforme é, e o orgulho que nos faz ser referencia da verdade ou de desejarmos sempre sair vencedor em qualquer debate de idéias, contribui acentuadamente para aquilo que chamamos decepção. Na verdade, no decepcionamos conosco mesmo, com a idealização que fazemos das coisas e dos outros, alem de nós mesmos. Claro que no mundo de relações ocorrem fatos que nos enchem de tristeza e até se torna natural que venhamos a nos sentir assim. É bom, porem, nos casos a que nos referimos no escopo dessa abordagem, refletir sobre como poderíamos evitar aumentar nossa carga de lutas e dores aprendendo a conviver, de maneira mais serena e compreensiva, com a realidade que permeia aqueles que jornadeiam, como nós, os caminhos da evolução.

Por que nos inquietamos tanto com a opinião contrária, por exemplo, se nós mesmos ansiamos que nos respeitem, no alcance que temos à respeito de qualquer assunto? O fazer aos outros o que desejaríamos que a nós nos fizessem pode nos auxiliar a aceitar melhor as imperfeições alheias assim como temos as nossas e precisamos que nos suportem e nos amem como somos. Parece-me que, dessa forma, haveremos de sofrer um menor número de decepções. Nossa vida, então, tera´mais leveza.


COMENTÁRIOS DA MENSAGEM

Começam a chegar comentários relativos à mensagem que aqui foi escrita pela nossa querida benfeitora Marta, mensagem esta cheia de incentivos para que prossigamos na disseminação da luz. Foi a primeira vez que nossa amiga se apresenta para fazer referência a esse trabalho pelo blog. E senti o carinho e o reconhecimento dela aos esforços que todos temos feito para propagar as idéias veiculadas aqui. Este espaço, pelo que vejo, tem a imensa simpatia dos amigos do alto. Se não é um trabalho de massas, no entanto, age de dentro para fora, a partir do critério qualitativo. Mais vale duas ou dez mentes conscientes que centenas ou milhares inconscientes, apenas formais, convencionais, sem profundidade transformadora, aquela que modifica estruturas por intermédio da força das idéias. Aguardo mais abordagem à respeito.

CARO DIMAS

Amigo de Cajazeiras, professor Dimas, mais que honrado, fico entusiasmado com a possibilidade de ver nossos singelos textos veiculados pela Rádio Alto Piranhas. Está autorizado e espero que o público ouvinte goste e reflita, sendo-lhes útil na caminhada

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

AGRICULTORES DE DEUS

Essa a tarefa que nos compete nos dias decisivos de hoje: Trabalhar o terreno, ensementá-lo, adubá-lo com profundo amor e entregá-lo ao Senhor da Vinha, que sabe o tempo propício para que a semente cresça e dê frutos.

Pomicultores de um novo tempo, arai incansavelmente. Ainda que rudes invernias assolem vossos passos, não vos detenhais. O suor derramado e as lágrimas que molharem vossas faces dedicadas serão os faróis a vos guiar na grande noite da transição. O coração palpitará, muitas vezes, com a insegurança nascida dos erros cometidos e das negligências que facearam nossas atitudes no passado. Não importa . Arai, ainda assim. A brisa da renovação necessita de vossos esforços para soprar com mais vigor. E o edifício da nova era aguarda os elementos de vossa contribuição para que desponte, vitorioso, nos horizontes da humanidade.

Usai da palavra viva nos debates entre corações amigos e escrevei em todo espaço que vos concede a Misericórdia Suprema. Ocupai cada centímetro de oportunidade para revolver o terreno envolto pelas ervas daninhas da descrença. Gerai a efervescência de um novo tempo, dilatando os horizontes mentais com as concepções luminosas da filosofia imortal.

Sim, é a todos vós que recorro através destes teclados. É a vós, que amais a causa nobre descida à Terra para que se cumpra os planos traçados pelo Senhor da vida, a fim de que o planeta alcance o estágio mais alem. Escrevei e falai com amor. Vivenciai, porem, com muito mais ardor e verdade o mundo renovado e feliz que ansiais para a humanidade cansada das tristes ilusões do materialismo e das dolorosas consequencias das guerras nefastas. Arai. Confiai. Disseminai o novo tempo.


MARTA - MENSAGEM PSICODIGITADA NESSE INSTANTE, PARA TODOS OS QUE FAZEM PARTE DESSE ESPAÇO E DESSE SONHO, QUE SERÁ REALIDADE, EM BREVE.

NO FACEBOOK

A amiga Letícia escreveu, lá de Maceió, dizendo que há um grupo no Facebook chamado "Espiritualismo", que vem divulgando nosso blog e, até, repoduzindo algumas dos nossas postagens. Fico muito feliz porque sei da seriedade dessas pessoas e vejo nossa singela contribuição chegando à outras mentes. Iso é que é bom: criarmos um imenso caldo de cultura diferenciado. O mundo necessita de idéias decentes. O Brasil precisa ( e como! ) de honestidade de propósitos. Nossa civilização está pronta para novos conceitos e valores mais elevados. Precisamos de coisas diferentes das que estão ainda por aí, minimizando a condição humana. E esse é o momento de não negociarmos com aquilo que venha a ferir uma ética superior, não para implantar simplesmente nos outros mas, primordialmente, em nós mesmos. Espero que essa seja a caminhda do " sim, sim, não, não". Com imensa paz, sem engodo ou hipocrisia. Com firmeza, determinação e leveza.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

AUTORIZAÇÃO

O amigo Dimas, da querida Cajazeiras, solicita autorização para trabalhar nosso texto "Não há solidão" em sala de aula. Professor Dimas, sinto-me honrado. Fique à vontade. Se for útil aos seus alunos, será um presente que voce está me dando. Outra notícia que muito me felicitou veio da cidade de Frei Martinho. O França informa que está utilizando nosso blog como página inicial. Entrou na Net, entra a página. Obrigado amigo, pelo carinho com o nosso espaço.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

NÃO HÁ SOLIDÃO

Não há solidão no coração que entrega esperança e dissemina amparo à sua volta. Essa é um certeza que a sabedoria espiritual nos faz entender. A solidão é uma chaga que supura em muitas almas nestes dias de rigor que atravessamos. E muitos ainda não entenderam que ela, a soldião, tem a ver com nossa indiferença ao outro. Tem a ver com o olhar atrofiado em direção ao próprio umbigo. Tem a ver com a imobilização de nosso amor, estagnado no poço do egoísmo.

Não está contemplado pelas forças da vida o só olhar para si. Isso declina a energia do ser e adoece a alma. Intoxica a mente e vicia os núcleos da resistencia, fragmentando a consciencia e distorcendo-a. Com excessão daquele momento em que estamos sozinhos à meditar, importante para a conquista de si mesmo, carecemos de interagir e, principalmente, enriquecer vidas, bebendo o elixir da vida na caridade da nossa entrega.

Não há como ser forte sem viver a mais intensa solidariedade. Seremos anêmicos, desprovidos de forças, quando nos isolamos ou desejamos apenas receber. É preciso ofertar, dar-se, ir para outro a fim de ser mais rico, forte, pleno, realizado. Na trajetória da evolução, atravessando o tempo como setas de Deus, entenderemos onde nasce a ventura, onde brota a felicidade, de onde surge a luz da sabedoria : do outro, a partir de nós. De nós, a partir do outro.

Não haverá solidão no coração que ama e serve. Desde a nuvem de testemunha à anuência da consciencia em paz, até aos outros que foram atraídos pelo magnetismo da nossa entrega, jamais existirá espaço para o estar "sozinho". A solidão doentia se combate com fraternidade.

ACESSOS

Caminhamos para 70 mil acessos e o Brasil, claro, lidera com quase 60 mil. Os EUA permanecem no segundo lugar com 1.042. Em terceiro a Arábia Saudita, com 781 acessos. Portugal vem em quarto lugar, com 662. Em quinto, a Rússia, com 141. Os demais países, como Alemanha, Inglaterra, ainda não atingiram 100 acessos mas estão próximos. A Alemanha, por exemplo, já tem 97 acesos. E a luz se espalha.

TIPO DA LETRA

Amigos, que tal um "feedback" sobre o tipo de letra que tenho usado, como esse texto, mais encorpado ? Ficou melhor assim ou preferem o tipo mais aberto ? Gostaria de saber qual o que voces acham melhor para ler. Se possível, retornem, comentando, certo ?

UMA CRÔNICA PARA O FUTURO

Fico pensando, às vezes, por que trazemos uma ânsia de escrever. Essa necessidade premente que carrega um escritor por colocar suas idéias, sua visão de vida e do mundo ao alcance dos possíveis leitores. Eles podem concordar ou não com o que leu. É um direito. O melhor é que perpassa o coração uma especie de saudde, de nostalgia, um "que" do ontem que teima em nos remontar ao passado. Esse tempo que se foi é uma referência para nossas vidas, tanto no que diz respeito à aspectos positivos, onde, igual perfume, bailam lembranças que emocionam no lembrete de grandes amizades e momentos inesquecíveis, quanto no aspecto negativo, onde podemos avaliar os passos que demos e, com o conhecimento que desfrutamos na atualidade, reve-los e corrigi-los.

Mas, apesar da importância do passado que contribui para a formação do senso de individualidade e para a construção do ser espiritualizado do amanhã, existe na intimidade de cada alma uma força, um mecanismo que a impulsiona na direção do futuro. Posso chamar de "saudade do amanhã." É a "voz"de Deus atraindo o espirito para sua destinação gloriosa. É o cais de luz, onde nossa embarcação breve aportará, para a festa da plenitude.

Por isso, chamei esse singelo texto de uma crônica para o futuro. O passado, por mais feliz que tenha sido, sempre deixa um tanto de saudade, uma pitada de dor, uma nostalgia que faz marejar os olhos. Isso é bom, tambem. E tambem é importante na edificação do anjo que seremos. Mas o futuro, ah, esse é a superação de todos os males, de toda a sombra, de toda a dor, de todas as angústias. O futuro é o corolário dessa construção marcada por quedas e desnorteamento, por insatisfações e temores, por amores mal amados e ódios injustificáveis. Isso tudo dará à luz a alvorada do "vir a ser". E nenhum passado ou qualquer presente é capaz de impedir a chegada do amanhã. Na verdade, ambos, passado e presente, servem à ele, o futuro. Trabalham e vivem para que nasça a nova geração de nossos sonhos e a materialização de nossas aspirações. São argamassas desse belo edifício do "filho da luz".

domingo, 7 de agosto de 2011

RETORNO E NOVA VIAGEM

Estou de volta do alto sertão paraibano. A programação foi maravilhosa pois agregou algumas cidades adjacentes, alem de termos uma excelente afluencia do publico. Mais um ponto da luz na jornada por um mundo melhor. Nesta terça feira, estarei viajando para o município de Chã Grande, no agreste do Estado de Pernambuco para uma palestra à noite. Agora, vou descansar um pouco. Volto amanhã ao nosso blog.

sábado, 6 de agosto de 2011

NAS ONDAS DO RADIO

Como havia escrito, posto algo aqui do sertão da Paraíba. Participei de um programa de rádio numa FM de Cajazeiras. Foi mais de uma hora respondendo perguntas dos entrevistadores e dos ouvintes. Repercussão fantástica. Logo mais, às 19 horas, falarei sobre mortes coletivas. Amanhã pela manhã, seminário sobre reencarnação e laços de família.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CAJAZEIRAS

Ainda deu para essa pequena postagem. Estou de saída para Cajazeiras, no sertão da nossa Paraíba. Mais uma tarefa que Jesus me concede a honra de realizar. Espero que cheguemos a mais corações, no afã de ser útil, divugando o pensamento espirita. Volto já.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

FINAL DE SEMANA : ONDE ESTAREI.

Amanhã estarei viajando para Cajazeiras, sertão paraibano. No sábado, farei palestra sobre mortes coletivas e no domingo realizarei seminário sobre reencarnação e família. Será que terei oportunidade de rever os amigos de Itaporanga, Patos, Souza e adjacências ? Seria uma grande alegria. Vamos ver. Estarei de volta no domingo à noite. Como de praxe, se houver condições, postarei algo de lá. Caso contrário, só na volta atualizarei nosso blog. Passem por aqui para ver se tem novidade. Postem comentários. Um abraço.

ASSOMBRAÇÃO

Casas mal assombradas. Quem já não ouviu falar delas? E qual a cidade que já não teve um caso dessa natureza ? Tirando os casos fantasiosos e mal interpretados, existem, de fato. São inúmeros os acontecimentos dessa natureza narrados pelas mais diferentes gerações nos mais diversos países. Aliás, o grande astrônomo da França, Camille Flamarrion, escreveu uma olbra específica sobre o tema, publicada pela Federação Espirita Brasileira. Allan Kardec tambem cuidou de alguns casos relativos às assombrações. Sua Revista Espirita, magistral repositório de estudos espirituais, aborda inúmeros casos desse porte.

Fácil entender o que ocorre quando comprendemos que boa parcela dos seres humanos, após deixar o mundo físico, atordoada ou prisioneira de sentimentos destrutivos, como o ódio, a mágoa, etc, permanecem vinculados aos ambientes que lhe são caros ou os únicos em que suportam viver. Vivem atrelados ao local de suas dores ou de seu crimes.

Como superar um mal estar dessa natureza ? o melhor caminho é Evangelho no lar, a construção de um ambiente sadio, edificado em bons pensamentos e atitudes elevadas. Em casos mais graves, a desobsessão é a saída. Claro que cada caso é um caso. Se a situação é devido aos próprios moradores é uma coisa; se for um problema, apenas do local, é outra. Os níveis de "assombração" levam a verificar qual a estratégia mais adequada para lidar com o problema.

Por fim, elevando-se a humanidade, desaparecerão os fatores predisponentes às assmbrações. Aliás, em muito breve, isso não mais existirá na face do planeta. A claridade dos seres norteará toda a atmosfera do mundo, em todas as partes. Em todos os lares.

FRONTEIRAS

Lendo uma obra do magistral escritor espirita Herminio Correia de Miranda, em que ele fala sobre as fronteiras humanas, inspirei-me para escrever este texto, na verdade, referendando o pensamento do grande escritor.

A vida dos homens é feita em cima de fronteiras: geográficas, culturais, religiosas, etc. Me parece claramente que à medida em que evoluímos vamos derrubando essas fronteiras da separatividade. Quanto mais luz na alma mais se amplia a sensação de integração para com todas as coisas. Compreendemos, no entanto, que neste estágio em que nos apartamos de tudo, surgem aspectos importantes na construção do nosso entendimento da vida. E cada fronteira, dessa forma, vai sendo superada e fornecendo valores e conhecimentos imprescindíveis ao desenvolvimento da nossa civilização.

A ciencia vem rompendo barreiras em sua área de estudo e as artes, conquanto respeitando-se peculiaridades de cada povo e região, tendem a agregar povos falando a linguagem de seu senso estético. A música, por exemplo, vence as barreiras linguísticas e sensibiliza pessoas de todas as nações. A informática estreita o mundo e liga continentes. A aviação permite a sensação de proximidade entre países atravésde suas potentes aeronaves.

Há, porem, uma fronteira que persiste em desafiar a inteligencia humana. Talvez seja a que causará maior revolução nos costumes e hábitos, nos valores e na ética: a fronteira do mundo espiritual, já que o espaço vem sendo devassado pelos projetos da Terra. As dimensões invisíveis aos olhos da carne é um "mistério" que mexe com o imaginário popular desde tempos imemoriais e "assusta" a mente academica que teme ver todos os seus cânones derrubados.

Mesmo com a dificuldade dos homens em acelerar seu rumo na direção dessa realidade invisível, eles, os imortais, sempre se imiscuem na vida carnal, numa teimosia abençoada, ciosos de que a criatura, na Terra, necessita tomar ciencia de sua transcendencia. Isso mudará vários fatores da convivencia humana. Mais que o pouso no solo da lua, a definitiva compreensão da imortalidade será a grande notícia propagada pelos meios de comunicação, obrigando o ser a reavaliar sua existencia dentro da concepção de causa e efeito, justiça das soberanas leis e misericórdia imanente no universo. Não há como permanecer com os mesmos valores do consumismo desenfreado, com o hedonismo exarcerbado, com a indiferença egóica, com a arrogância sem sentido. As guerras perderão qualquer sentido ( aliás, elas não os tem ) e a paz será natural expressão da vida pois os elementos resultantes da verdade transcendente irmanará todos os povos.

Precisamos auxiliar os "pensadores" à acelerar os passos. Essa fronteira é fundamental para a grande transformação de que carece nossa civilização. E a melhor forma de contribuir é através de nossa vivencia, da exemplificaçao de uma ética elevada, de atitudes enobrecedoras, demonstrando que é possível ser melhor. É viver como espirito que somos, com a presença de DEus em nossamaneira de pensar, sentir e fazer.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

FÉ NA VIDA

O ser humano é feito de vida e para a vida. Sua essencia é o plasma de Deus, Seu hausto criador, cheio de renovação. A vida é, tambem, renovação. Ela que conduz nossa ânsia, nossa vibração para suplantar etapas. Somos feitos de uma energia fadada à gloriosa superação, à cintilante glória da perenidade.

Renovar-se é alimentar-se da pura constituição. Morte é estagnação. Ela produz a inapetencia, a pouca valia, o menosprezo de si mesmo. Dificuldade é a força que acorda o poder da alma e a impulsiona à novos estágios, cada vez mais elevados. Ter fé á atitude que nasce das entranhas desses filhos da luz que somos. Fé é recordar-se vaga ou intensamente, da nossa origem divina, onde reside a transparencia e a honestidade, a ternura infinita e a compaixão permanente.

Fé em si, na força imanente de Deus, na destinação sublime da vida. Não somos criados para a "morte ". Porisso, entregar-se ao abatimento e a tristeza dói tanto. É porque estamos, desse modo, fora da nossa natureza real, aquela que referenda que somos Filhos de Deus.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

DIVINO BANHO

Desce o amor sobre a humanidade como célere véu, diáfano sonho na alma do homem.
Desce luz nas sombras que já demoraram o bastante nos caminhos do mundo, do nosso belo planeta.
Agora, é hora de materializar todos os sonhos, os que viviam na terra das utopias, nas mentes dos apóstolos e pensadores nobres, dos santos verdadeiros e sonhadores comuns.
Desce em meu peito a vontade férrea de amar e servir,
E ter diante de mim a dor de muitos para as poder socorrer.
Ergo tua bandeira luminosa, oh, Senhor e me faz enxergar as sombras que teimam em nutrir-se de minhas limitações !
Desce sobre mim e sobre todos a certeza de que já desponta ali, no risco do horizonte, as luzes da alvorada permanente...E nelas, teus olhos fulgurantes a derramar sobre o mundo, as cintilações da
Tua compaixão.

EFEITOS DA CORRUPÇÃO- NOVO IDH DA ONU

Voce já ouviu falar de Tonga, Brunei, Barbados, Malta, Seichelles, São Cristóvão, Omã, Antíguas e barbados ? São países pobres ou de quase nenhuma importância mundial. Pois bem. Saiu a nova pesquisa IDH ( Indice de Desenvolvimento Humano ) da ONU. Todos esses países estão à frente do gigante Brasil nessa pesquisa respeitável, que mede o desenvolvimento das nações. Nosso país ocupa o lugar de número 73. Decepcionante pois a máquina de propaganda do governo ( Lula e Dilma ) pintam que o país está se desenvolvendo fantasticamente. Ve-se que não é verdade. Há anos, o Brasil estava em septuagéssimo lugar. Em 2010 ficou em septuagésimo quinto lugar e, agora estamos em septuagéssimo terceiro lugar. Perdemos ainda na América Latina para Peru, Chile, Uruguai e Argentina. Ou seja, qualidade de vida péssimo.

O índiceé adotado pela ONU desde 1993 e serve para balizar a situação de cada país do planeta. Estamos ruins, como se vê. Ele, o indice, é medido através das condições de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores nos quais não estamos bem. Essa é a realidade e não a visão oficial dos nossos políticos. E não podemos dissociar tal vergonha da corrupção em alto grau que assola o país. Os desvios dos recursos públicos é responsável, tambem, pela péssima educação, pela falta de saneamento básico, assustadora saúde pública e analfabetismo funcional. E digo isso por causa de outra pesquisa realizada por outra instituição internacional. A Transparência Internacional aponta o Brasil como um dos países mais corruptos do planeta, sendo que, calcula, nosso país seria, hoje, responsável por cerca de 26% da movimentação de dinheiro desviado na Terra, isso na melhor das hipóteses, ou 43 % na pior delas.

O Brasil não merece isso. Temos uma tarefa nobre no concerto das nações e o Alto respeita o livre arbítrio de quem quer que seja. Chegará, no entanto, o momento da prestação de contas de cada um. Lamento por quem estiver envolido nesse mar de lama. Quanto à nós, contribuamos por uma civilização ética, sincera, moralizada, começando pelos nossos exemplos e estendendo através de atitudes e reflexões maduras, discutndo e esclarecendo pessoas para que princípios e valores possam nortear todas as nossas aspirações. E que propagandaspassem como nuvens ou sejam analisadas pelo bom senso de todo cidadão. Se a propaganda fosse real, o Brasil já teria avançado para os 20 primeiros lugares. E não é essa a situação, como vemos na pesquisa da ONU.

DA MATÉRIA À ENERGIA

Insistentemente a ciencia teima em desmaterializar o universo. É so observar os avanços da física moderna. O conceito quântico revolucionou toda a concepção sobre o universo e a matéria. O olhar microscópico sobre a intimidade do que é sólido mostrou a imaterialidade de tudo.

As partículas sub atômicas cada vez mais empurram as concepções humanas para o mundo sutil da alma. A matéria é efeito de um processo de coesão dessas partículas, em vibração tal que gera a sensação de solidez. Desaparecendo a força que dá essa coesão, a matéria torna-se, simplesmente, energia.

Um novo mundo, cheio de matéria em diversos níveis de vibração aproxima a ciencia do entendimento das cidades espirituais que existem em um tipo de matéria quintessenciada. Noutra frequencia vibratória, essa matéria acolhe as almas desencarnadas e não demorará muito até que a física ateste, em definitivo, a realidade da vida imortal. Costumo dizer que, das ciencias, a física, paradoxalmente, é a que primeira atestará as dimensões onde as consciencias que viveram na Terra prosseguem existindo. Logo ela que foi o bastião estimulador do materialismo ilusório.

Todas as perquirições dos homens, todos os seus movimentos em conhecer e dominar os elementos da natureza, levam ao encontro da espiritualidade. O dr. Amitt Goswami antecipa-se e escreve sua obra : A Física da Alma, em que ele comprova a imortalidade e a reencarnação através da física quântica. Fred Wolf e diversos outros físicos, se entregam à possibilidade concreta, real, da transcendencia da vida. Enfim, a matéria sólida, é uma especie de ilusão dos sentidos pois, no fundo, é a energia em estado de condensação.

ELES VOLTARÃO E O FIM DO UMBRAL

Na linha de observação concernente ao planejamento do Mundo Maior quanto às transformações do planeta rumo à era nova, identificamos o retorno à carne de muitos dos pioneiros do movimento espirita, tais como Caírbar Schutel, o grande Eurípedes Barsanulfo, Batuíra, Meimei e tantos outros que voltarão ao mundo físico, com suas extraordinárias experiencias, objetivando a implantação definitiva do Evangelho no coração da humanidade. E provavelmente muitos de nós pode ficar a pensar quanto àquelas regiões, hoje quase impermeáveis à Boa Nova, como o Oriente Médio. Como a mensagem penetraria no arcabouço hermético, fechado, do psiquismo da coletividade constituinte da região? Esquecemos, no entanto, do movimento das migrações proporcionada pela reencarnação. Almas abertas e renovadas tambem estarão encarnando no mundo muçulmano. Serão pontas de lanças a abrir caminhos. Nada pode deter o progresso. E quando a hora é chegada, sob os planos divinos, os inúmeros recursos do Alto começam a agir.

Junto aos pioneiros espiritistas, os grandes lidadores da verdade de todos os tempos, consagrados nos textos bíblicos, se somarão aos grupos de almas mais avançadas proveniente de mundos e dimensões superiores que, em massa, acorrem à Terra para a contribuição à concretização da regeneração planetária. Esse contingente de tarefeiros maduros, avançados, será o elemento desencadeador de mais contundente renovação na face do globo. Secundados pelos espiritos nobres que os assistirão de perto, favorecerão a alteração psíquica da atmosfera da Terra. O resultado desse luminoso movimento, reforçado pelo exílio dos corações mais endurecidos, é o desaparecimento, no futuro, do Umbral e todas as zonas sombrias que ainda compõem as estruturas espirituais do nosso planeta. A dissipação dessas regiões purgatoriais é perfeitamente compreensível pois, não nos esqueçamos, elas existem hoje em função dos desequilíbrios e sentimentos desajustados da geração pertencente à condição expiatória, almas com atraso moral expressivo e imaturidade emocional significativa. Desaparecendo os fatores desencadeadores de tais regiões, naturalmente serão substituídas por zonas mais claras e condizentes com os espiritos melhorados aqui reencarnantes.

Eles voltrão e, de imediato, já trarão abençoados benefícios à nossa psicosfera. Façamos nossa parte. Podemos acelerar a transformação através das reformas e das ações dignificantes que somos capazes de realizar. Ajamos.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

QUASE QUINHENTOS

Sei não mas creio que, logo, logo, estaremos com quinhentos seguidores no painel do blog. Falta pouco. Deem uma olhada no painel dos membros. Claro que sei que um número bem maior segue este espaço mas, taí... E ainda tem gente que se demora a temer as sombras, quando somos tantos a disseminar a luz.

CARMEM

Voces não a conhecem. Ah, quem vier até a Casa do Caminho posso levar até à sua casa. Pertinho da instituição. Carmem é um encanto de criatura e uma missionária da resignação. Sofrida, vida difícil, há alguns anos sofreu atropelamento na PE - 60, aqui no Cabo de Santo Agostinho. Ficou em cima da cama vários meses. Vendia caneta nos ônibus para sobreviver. Recuperou-se e acidentou-se novamente, na mesma perna. Teve que colocar uma "gaiola" após a operação. Sete meses na cama. Mora sozinha, na parte mais erma de Garapu, bairro onde está localizada nossa Casa do Caminho. Não reclama. Em nenhum momento, neste longo calvário, ela levantou a voz para se queixar. Ao contrário, sorri e agradece o anjos que Deus envia para cuidar dela. Passou boa parte da provação dormindo só, sem poder levantar do leito. A Casa do Caminho procurou ampará-la, inclusive, contratando uma acompante . Era o mínimo que podíamos fazer ante tantos exemplos de heroísmo da nossa Carmem.

Lindo o sorriso da amiga ao nos receber, junto com o seu gatinho. Hoje mostrou, feliz, que não só estava em pé como podia caminhar sem moleta. Parecia uma criança levada desejando se " mostrar " para os pais. Chorou, emocionada pela visita amiga que fizemos. Interessante o que exponho agora. Após o término da reunião de cura à distância, senti enorme vontade de ve-la. Lá chegando com um grupo da Casa, após a alegria dos abraços e as "trelas" de andar sem moleta, nossa amiga Marta fez questão de endereçar para Carmem algumas palavras sobre sua vida e tudo o que passou. Alem disso, fez uma prece para encerrar nosso encontro. Foi muita emoção. Muitos choravam e nossa Carmem debulhava-se em lágrimas. Conto isso para refletirmos no mérito alcançado por ela. A simpatia que ela desencadeou entre os benfeitores espirituais pela resignação e firmeza de fé é comovente. Marta raramente se comunica psicofonicamente, principalmente em uma casa fora das instituições. E senti o contentamento e o respeito que a amada protetora nutre por Carmem. è iso. A cada um conforme suas obras. Despertemos a sintonia com os bons espiritos pelas vias do comportamento digno. O resto virá por acréscimo de misericórdia.

OS VERMES COMEM POR DENTRO

A analogia entre a ação dos vermes no organismo humano e a nefasta ação da corrupção nas entranhas do poder político é pertinente. E as últimas semanas, onde as principais revistas brasileiras dnunciaram, com provas e depoimentos, a brutal corrupção no seio do governo brasileiro, deve nos fazer entender o delicado momento , no tocante à essa agressão à decencia, que vive o país. Claro que esse mal infesta os poderes da nação há muito tempo mas nos últimos oito anos o modelo de loteamento de cargos e outras coisitas alimentaram o dragão da maldade. O atual governo é a continuação do anterior. Espero que algo mude. Bom, se isso não ocorrer, então, a comparação do título desta postagem é pertinente. Esse mal, que vitima sobretudo crianças e idosos e a população mais carente, sofrerá seu fim a partir da autofagia, ou seja, será corroído por dentro.

Aproveito tão desagradável assunto para recordar aos amigos do blog a experiencia da cidade espiritual Nosso Lar. André Luis, espirito, nos narra a informação de Lísias de um dificil quadro relacionado à política administrativa em Nosso Lar. Foi no início da colônia. Até relação "escondida" com os umbrais existia. Foi preciso pulso forte e firme do novo governador para sanar o problema. Pelo que lemos, já numa nova cidade espiritual, sobre uma das regiões do país, na dimensão espiritual o problema se fazia presente. Verificamos que indiferença não houve por parte dos espiritos equilibrados. Firmes nos princípios elevados que cultivavam. Nobres na dignidade que não permitiram ser vencida. Sim, sim, não, não. Tenho dito.