Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 31 de dezembro de 2011

CHUVA DE BENÇÃOS

Nosso espaço tem recebido muitas expressões de carinho. Nossa gratidão à todos. Ao Gustavo, nosso desejo de conhecer o Artur. Hilda, de Alagoas, obrigado pela mensagem. Guia, de Campina Grande, esses momentos de oscilações são normais em nosso estágio. Permaneça em sua fé grandiosa. O próximo ano será de imensas oportunidades de serviço e crescimento. Feliz ano novo, com muitos progressos e luzes. Amanhã não postarei mas, segunda feira, tudo farei para já está de volta ao batente. Beijos em todos e muita paz. Voces foram fantásticos neste espaço e o tornaram um dos mais concorridos da rede. O Senhor os abençoe. Até segunda.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CRIANÇAS OSEDIADAS

Nesse tema delicado - crianças que sofrem assédio espiritual - encontramos uma imensa compaixão pois, assistir o sofrimento infantil ante um doloroso processo obsessivo, é de partir coração. O que me alivia, porem, é verificar que são raros os casos dessa natureza, sobretudo quando comparamos com os números alarmantes de obsessões em adultos. A criança, embora sendo um espirito adulto, recebe, das leis do alto, toda a proteção para que não seja vítima de tal situação, enquanto em formação no novo organismo. Mas, sendo assim, por que algumas delas não recebem, supostamente, a mesma proteção ?
São os casos em que a vindita é tão acirrada, o compromisso moral é tão grave entre verdugo e a vítima atual, e em muitos casos, oriundos de situação mais recente, em que a Lei "permite" o fato para que mais rapidamente tudo se cumpra e a solução seja encaminhada. Sei como é doloroso, sobretudo para os pais, esse quadro mas recordemos que precisamos ter uma percepção de longo prazo e que devemos ativar a consciencia de que, se Deus permite certas circunstâncias tão raras, é porque Ele sabe que isto é o melhor para aquela situação. Os pais, com certeza, tem algum envolvimento, por sua vez, para com a situação.
Envolvamos em oração e amor esses fatos e confiemos que a Misericórdia Divina não faltará aos contendores e aos familiares...Tudo será concertado ante as soberanas leis. E tudo, no seu mecanismo, funciona corretamente. Que isso seja um conforto e um espímulo, cheio de esperança, na superação do problema.

SOBRE OS PENSAMENTOS ABAIXO

As frases postadas abaixo foram proferidas pelo Chico Xavier, conforme consta da obra "O Evangelho de Chico Xavier ", compêndio organizado pelo Carlos Bacceli, de Uberaba. Bom, no que toca ao último pensamento, em que o médium mineiro fala sobre a não generalização do espiritismo, precisamos entender o contexto em que ele falou. Observemos que ele aborda a questão da lentidão com que o cristianismo é vivido, passado mais de dois mil anos. O espiritismo é um corpo de ensinamentos que pede, por essência, uma certa dose de maturidade, como bem o sabemos. A finalidade de sua reflexão é acalmar os que ficam ansiosos para que a mensagem seja aceita por todos. É semelhante à concepção de que o espiritismo não veio substituir qualquer segmento religioso ou filosófico e sim, auxiliá-los, influenciando-os a tal ponto que seus princípios serão, paulatinamente, absorvidos, já que se trata da revelação de leis da natureza. Claro que crescerá o número de seguidores da doutrina mas temos que ter compreensão que a verdade é como a luz de um holofote: se acesso imediatamente, cega e naõ clareia a visão de quem o defronte. Já se ele, o holofote, puder ser ligado gradualmente, aí sim, iluminará tudo em volta sem incandear quem estava no escuro.
Temos um longo caminho à frente. As lutas serão enormes até que nossa humanidade apresente as condições para mais amplo entendimento sobre o pensamento espirita. Na verdade, os princípios espiritas estão cada vez mais penetrando nas sociedades terrenas, não como a doutrina organizada que conhecemos mas como leis universais, independente das crenças adotadas. E acho que isto é sábio para quebrar resistencia. É assim que, quando perceberem, terão aceito o que já está posto de maneira estruturada no espiritismo. E muitos se espantarão de já existir os mesmos conhecimentos colocados pedagogicamente para atender a necessidade de nossa civilização. Como veem, é uma verdadeira construção. É um edifício de enorme proporção que está sendo erigido e no qual devemos colocar nossa parcela de colaboração, sobretudo, vivendo aquilo que acreditamos pois não há argamassa melhor do que aquela produzida pelo exemplo. Não tenhamos pressa, embora a urgencia de levar o conhecimento para a humanidade. Entreguemos a mensagem e aguardemos a maturidade de cada um. Como diz o caro Chico, não atropelemos aquilo que o próprio Deus espera : a nossa adesão à verdade.

PARA REFLETIR

"Na realidade, num processo obsessivo, ninguem pode dizer quem é a vítima; aliás, isto pouco importa... vítima e verdugo são dois espiritos doentes, ambos necessitados da compaixão divina, a fim de que, juntos,, se levantem da vala do sofrimento, a que se arrojaram...Ninguem tem o direito de julgar. O único que poderia te-lo feito - Jesus - silenciou. Ora, se o Mestre não lavrou nenhuma especie de sentença condenatória, com que direito nos arvoraríamos em juízes da conduta alheia ? "
" A rigor,nenhuma idéia se impõe de imediato. O cristianismo que está conosco há dois mil anos, ainda avança com lentidão...Temos ainda povos idólatras, gente cultivando a crença religiosa de muitos e muitos séculos atrás...O espiritismo não vai se generalizar. A verdade beneficia certos grupos de espiritos - beneficia aqueles que se revelam maduros para assimilá-la. Os fenômenos mediúnicos poderão ser aceitos por muitos mas a Doutrina espirita, na revivescencia do evangelho, é mensagem para poucos. "

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A FORÇA DA IDÉIA

Certa feita, uma mulher com sensitividade, dissera a Kardec que os seus olhos eram olhos de pensamento. Interessante essa observação da senhora ante o pensador criterioso e original como fora o codificador. Certa ocasião, Kardec, diante dos ataques deferidos contra o espiritismo, fez referencia ao furor com que atacavam a doutrina. Era o atestado, a comprovação da força da idéia trazida pelos espiritos. "Não se usa picareta para arrancar uma pequena erva daninha", colocou muito bem o apóstolo de Lyon. A verdade não pode ser detida. Ela deve ser apresentada na hora adequada, quando o terreno está amadurecido. Aí, a idéia é invencível. Quando falamos invencível não devemos associar em sucesso imediato. O exemplo vem do próprio cristianismo. Após 2000 anos, ainda está sendo construída a nova Terra.


Os defensores do materialismo imprecaram contra o pensamento e os fatos espiritas. Apesar de sua agressividade, não conseguiram segurar a mensagem e esta atravessou seu primeiro século e avança no segundo se consolidando paulatinamente. Os adversários religiosos do espiritismo utilizam de um sofisma, dizendo que a doutrina não vingou na Europa, nem mesmo na terra de Kardec. Ora, digo que é um sofisma porque ela não observa o contexto onde os fatos se
desenrolam. Primeiro, não é verdade que o espiritismo não cresceu na Europa. Cresceu e muito rapidamente, ao ponto de, em pouco tempo, se contar aos milhões seus seguidores em diversos países. E muitos nomes expressivos do saber filosófico e científico cerraram fileiras no movimento. O problema é que, após duas grandes guerras mundiais, desencadeadas na Europa e focada no velho continente, com sérias acusações pesando sobre a participação da igreja, fizeram com que os europeus se afastassem de qualquer movimento relacionado com religião.É só verificar como as igrejas católicas vivem vazias, funcionando, hoje, como museus.

Para os que ainda se apegam ao declínio dos profitentes do espiritismo na Europa e seu crescimento especialmente no Brasil, para combater a força da filosofia espirita, recordo a estes que o mesmo fato ocorreu com o cristianismo. Onde surgiu Jesus ? no Oriente. Onde ganhou vigor como religião poderosa ? na Europa, tornando-se religião oficial de vários países. O que restou do cristianismo nas terras onde Jesus vivera ? Quase nada. E nem por isso o que criticam a direção tomada pelo espiritismo se se avivar no Brasil tem a mesma postura de dizer que a verdade do Senhor é questionável pelo fato de não ter vingado em sua terra.

Nós sabemos que os fatos históricos tem sua dinâmica. E os planos de Deus não seguem a "sabedoria" dos homens e nem seu senso imediatista. O plano é de longo prazo e sabiamente conduzido para que em cada época produza conforme cada estágio alcançado pela sociedade. Concluo lembrando o pensamento de Victor Hugo: " Nada mais poderoso do que uma idéia lançada no tempo apropriado"







segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ONDE JESUS PASSARIA O NATAL ?

Pelo décimo primeiro ano realizamos o projeto 'Onde Jesus Passaria o Natal ". 11 anos de experiencia ríquíssima, ao lado de pessoas carentes e que choravam e sorriam com a visita da caravana. Alem das duas comunidades cadastradas para a visita, Deus concedeu a benção de podermos, de última hora, ampliar a atividade e podemos ir até uma invasão, feita de barracos paupérrimos, graças às doações que chegaram de última hora. Já estava escuro, mais de seis horas da noite, quando chegamos ao destino "não programado". Só vocês vendo a festa da garotada e de seus pais quando lá chegamos. Muitas senhoras pareciam estar vivendo seu primeiro Natal. Foi, como sempre, muito forte a emoção.

O projeto já produziu "filhos". Arapiraca, em Alagoas, Campina Grande, Olinda, já realizam essa atividade. Aliás, o amigo Kéops, de Campina Grande, ligou informando das emoções que viveram e que tambem puderam atender um maior número de famílias. Parabens a dedicação de todos e aos que fizeram suas doações. Deus promove o bem com o mínimos que a gente faz. Mas é assim que o bem se espalha. Só um pequeno lembrete: a fome prossegue alem do Natal. Vamos continuar trabalhando.

NOITE FELIZ

Neste dia 25, como de costume, fiz a palestra na Federação Espirita Pernambucana. O clima foi de uma encantadora vibração. Calculamos que algo em torno de 800 à 900 pessoas estavam presentes pois segundo informe de componentes daquela casa o auditório comporta um pouco mais de 800 cadeiras. Como estava lotado e muita gente em pé na rampa, alem das cadeiras extras que foram colocadas, chegamos a essa conclusão. Apesar do forte calor e do ambiente lotado, o clima espiritual promovia um estado de ordem e serenidade deslumbrante. Foi uma noite feliz. Fizemos reflexões em torno da mensagem do Mestre e, pela reação do público, foram pertinentes. Na recepção aos que lá chegavam, o coral da FEP entoava cânticos natalinos. A sede de Jesus fez com que muitos assistentes lá chegassem por volta das cinco da tarde, sendo que a palestra iniciava, como ocorreu, às dezenove e trinta. Para pegar "lugar", muitos chegaram tão cedo. Enfim, foi maravilhoso.

OBRIGADO, JOSIVÂNIA

Nossa irmã Josivânia postou comentário sobre a questão relacionada à Medicina espiritual e a dos homens e me trouxe orientação concernente ao funcionamento das redes e dúvidas que podem surgir nas postagens. Solicito aos amigos que possam ler o que a participante postou. Lhe agradeço, Josivânia, com grande carinho. Posso dizer que alem de ser novato na rede, sou meio que dinossáurico. De verdade. É assim que crescemos e adquirimos experiencia. Espero que tenhamos superado o problema e que outros nem apareçam. Continue, amiga, a trazer seus comentários e, quando necessário, suas orientações.Um grande abraço.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

AINDA SOBRE A MEDICINA DOS ESÍRITOS E DOS HOMENS

Wandir, participante do blog, postou um comentário indagando se eu tinha estudado a medicina espiritual e o fez num tom como se não tivesse ficado satisfeito com algo que eu havia colocado à respeito. Voltei à postagem para reler e verificar se havia colocado algo que ferisse ou transmitisse alguma coisa contrária ao que os bons espiritos falam sobre o tema. Sinceramente, Wandir, não fiz qualquer colocação negativa e nem mesmo contrária à medicina dos espiritos. Fiz apenas referencia a certos locais que trazem perturbações e práticas "estranhas" , alem de outras dificuldades, coisa que qualquer pessoa com alguns anos de atividades no meio espirita sabe que existe. Coloquei, apenas, que se tivesse o devido cuidado. Sou favorável à medicina dos espiritos agindo por caridade e ampliando os estudos cientificos dos homens. Até mesmo, em nossa casa, temos algo nessa direção. Creio que não me fiz entender e, consequentemente, fiquei sem entender o comentário do participante. Gostaria que escrevesse novamente para o devido esclarecimento, certo ?

AINDA SOBRE A MEDICINA DOS ESPÍRITOS E DOS HOMENS

Wandir, paricipante do blog postou um comentário indagando se eu tinha estudado a medicina espiritual

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SOBRE O FIM DO ANO

O blog não terá férias. Continuaremos postando e liberando comentários. Desejo à todos um grande Natal servindo aos mais necessitados, que é a maneira mais adequada de se homenagear o aniversariante, Jesus. Assim, teremos um Natal de Luz porque marcado pela fraternidade mais profunda. O próximo ano, amigos, seja de intenso trabalho, com inúmeras conquistas espirituais. Taí, são os nossos votos. Quem desejar, poste seus votos na área de comentários para os nossos muitos seguidores que estarei liberando...entupam a área de comentários. Será um imensa alegria veicular tanta energia. Ah, se o nosso poeta Merlânio, da Paraíba, ler esta postagem, peço-lhe escrever uma de suas inspirações sobre o blog e sua missão. Pode ser, poeta ?

ESPIRITISMO NA TV

Amanhã. sexta feira, ante vespera de Natal, estarei na TV Jornal, sendo entrevistado pelo jornalista Aldo Vilela sobre o Natal na visão espirita e outros assuntos correlatos. Sempre que surge uma oportunidade como essa só posso vibrar de alegria elo fato do espiritismo ter mais um espaço para proporcionar à população um contato mais íntimo com o pensamento espirita em um meio de grande penetração popular. Estarei gravando o programa e creio que ee deva passar ou à noite ou na véspera de Natal. Como to hoje é acessível à Internet, quem morar em outro Estado pode acessar o site da TV jornal e assitir a entrevista.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O AMOR E A LÍNGUA DOS ANJOS

Nem a língua dos anjos é maior do que o amor. Isso todos já sabemos. Paulo de Tarso nos legou encantador material de reflexão à respeito. Observando a vida dos que se dedicaram ao amor, verificamos que eles foram dotados de um poderoso magnetismo, capaz de lhes fazer conquistar almas e desenvolver tarefas que pareciam quase impossíveis de serem realizadas. Não há como nossa civilização escapar de refexionar sobre o tema. A exaustão do gênero de vida que levamos, com a predominância do materialismo nas conjeturas e comportamentos humanos, induzirá, mais dia, menos dia, o homem para outra dimensão da experiencia social.
Uma sociedade caminha para a "perfeição" quando começa a levar em consideração o amor em suas mais lídimas expressões. E não se pode chamar de povo civilizado aquele que apenas se desenvolveu tecnologicamente. Assim afirmam os espiritos em o Livro dos Espiritos. O conceito de civilização tambem muda quando o amadurecimento regido pelo amor se concretiza. Como chamar de civilização uma sociedade que não cuida dos mais fracos, exclui a fraternidade de seus princípios e permite que muitos de seus componentes morram de fome ?
Os valores terão que ser revistos e isto já começou a ocorrer. Lentamente, é verdade, mas já estamos assistindo a proximidade do parto de uma nova concepção de sociedade. A ebulição do planeta, com suas entranhas sendo sacudidas pelos diversos movimentos, não apenas das placas tectônicas, geológicas mas, sobretudo, movimentos dos seres humanos, bradando pelo fim das ditaduras, da corrupção ( não ainda aqui no Brasil, muito condescendente com o crime do colarinho branco ) e pedindo avanços `a um novo estágio de vida social. Por outro lado, a sede de compreensão sobre valores espirituais caracteriza o homem moderno. As próprias religiões terão que mudar e a expressão paulínea sobre a língua dos anjos e o amor necessitará ser incorporada para que tenhamos mais vivência do amor e menos palavras soltas e de efeito.
A experiencia prática da fraternidade será uma exigencia nas relações. A transparencia e a honestidade serão valores fundamentais para que alguem seja aceito com naturalidade nos meios e, se assim não for, precisará ser tratado para que se recupere do distúrbio de "não amar". Assim teremos uma verdadeira sociedade civilizada, em bases dos valores cristãs e espirituais como um todo. Assim será a sociedade de amanhã, a ser construída no presente.

ATÉ DURANTE O SONO

Esta noite tive um daqueles desdobramentos nítidos ( O que é raro em mim. Quase sempre não me recordo.)e era a realização de um seminário que eu faria. Muita gente, inclusive, algumas pessoas que conheço do nosso querido movimento. Já tive outros proferindo palestras. Poderíamos pensar que necessariamente não seria uma atividade e sim, o inconsciente projetando, de maneira reflexa, o que faço habitualmente no estado de vigília. Sabe, porem, aquela certeza que voce tem de que é, de fato, trabalho programado ? De qualquer maneira, até "dormindo" estou falando. O Senhor seja louvado. Toco no assunto pelo fato, tambem,de termos um manancial de estudos edificantes sobre a vida do espirito, que não cessa enquanto o corpo dorme. E isso é importante para aprendermos a nos movimentar como um ser imortal, a pensar como espirito que somos e a cuidar da nossa casa mental, de nossas aspirações devido ao fato de que, fora do corpo, procuramos o ambiente que corresponde à natureza de nossos anseios e atitudes. Vale à pena pensar nisso.

AGENDA

Nesta sexta feira estarei no bairro do pina, proferindo palestra numa casa paroquial da igreja católica mas que o padre cede para que um amigo espirita, o Edney, realize um trabalho com famílias carentes sendo que, ao final do ano, ele promove essa abordagem. Já fazem cerca de quatro anos que tenho esse compromisso com ele e suas famílias. No sábado, 24, véspera de Natal, cumpriremos mais um ano do projeto "Onde Jesus Passaria o Natal", que nos proporciona visitar centenas de famílias em suas residencias em duas comunidades extremamente carentes da nossa cidade. No dia 25, na noite do Natal, estarei, com em todos os outros anos, proferindo palestra na Federação Espírita Pernambucana, na Avenida João de Barros, às 19:00 horas.

MEDICINA ESPIRITUAL E MEDICINA DOS HOMENS

Em referencia à postagem sobre uma jovem gestante com câncer, o Renato me pergunta o que acho dela ser levada a um núcleo de atividades da medicina espiritual face ao fato de que há muitos resultados satisfatórios em pessoas que recorreram ao trabalho dos médicos espirituais. Sim, sem dúvida que a medicina dos espiritos pode dar excelente contribuição à casos de qualquer natureza. A medicina espiritual, que não é concorrente da material, é complementar e pode ajudar os homens de ciencia a entender melhor as enfermidades. Não sei a receptividade dos familiares da jovem quanto à sugestão do Renato mas, em todo o caso, seria interessante que ela pudesse buscar o auxílio dos benfeitores numa casa de atividades sérias, consistentes e equilibradas. Digo isto porque existem, e escrevo com pesar, casas que se dedicam à "medicina Espiritual" com uma série de posturas desajustadas, predominando personalismo de médiuns e procedimentos que ferem o bom senso e a razão. De qualquer modo, fica a sugestão.

domingo, 18 de dezembro de 2011

VOLTANDO DA BAHIA

Como havia postado aqui, retorno da Bahia, da bela ( e quentíssima, ufa! ) Paulo Afonso. Fui recebido, ao lado da minha esposa, de uma filha e de um casal amigo que me acompanhava, com todo o carinho fraternal pelo pessoal do "Joanna De Ângelis". A felicidade que me tomou procurei enfatizar tanto na palestra intitulada: Recordando os Ensinos de Jesus, quanto no seminário sobre "A Terapia do Perdão ". A viagem, sob o sol escaldante do sertão baiano, foi cansativa e longa, no entanto, valeu à pena, por tudo o que ocorreu: a emoção dos que participaram do seminário, as reflexões pertinentes à palestra e pelo clima de amizade e carinho de todos. Como não há vôo para lá, tivemos que fazer o longo percurso de carro. A luz do local e dos corações amigos que nos receberam, suavizou toda e qualquer dificuldade. Minha gratidão à todos.

JOVEM GESTANTE COM CÂNCER

A amiga do blog, Guia, de Campina Grande, postou um comentário referente a um caso de seu conhecimente, no qual uma jovem de dezesseis anos está grávida, porem, alem da gestação em plena adolescencia, ela ainda é portadora de um câncer. Os médicos recomendaram imediato tratamento de quimioterapia. Um dos problemas, em meio a tão complexa circunstância, é a dúvida à respeito de uma possível intervenção abortiva por parte dos médicos.
Não sei se a jovem gestante corre algum risco de morte. Caso sim, os espíritos colocaram para Allan Kardec que, em casos em que há risco de morte para mãe, é preferível que se preserve a vida que já existe na carne, inclusive porque pode gerar outras vidas. Então, nestes casos, não será uma ação contra as leis universais a preservação da vida carnal da mãe, que já está em plena vivencia. O bebe, então, voltaria em outras circunstâncias pois não houve qualquer interesse de matar o feto puro e simples. Agora, se não há risco de morte para a mãe, então, preserve-se a vida fetal pois não sabemos os compromissos atrelados àquela alma, inclusive, atravessando momentos como a possibilidade de má formação fetal. A quimioterapia apresentaria risco para o desenvolvimento da criança. Isso não seria motivo para se ceifar a vida da criança. A questão é delicada, reconhecemos, mas seremos coerentes com a plena defesa da vida preconizada pelo espiritismo. è assim, querida Guia, que refletimos sobre tão doloroso caso que só a reencarnação nos oferece a chave para entender tais fatos. Oremos pela garota e pelo seu bebê, alem de pedir pelos médicos para que eles preservem sempre a vida de ambos.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

UM GRANDE CORAÇÃO QUE ANIVERSARIA

Hoje eu gostaria de estar em João Pessoa, a bela capital da Paraíba, para abraçar e beijar as mãos de uma grande ALMA a quem devo muito, pela ternura e carinho que me tem devotado. Falo de meu "pai" pelo coração, João Araújo. Sereno e amigo, afável e calmo, é um exemplo que me faz trabalhar para uma dia alcançar-lhe as virtudes já adquiridas. Sei que o que estou postando aqui fere sua humildae e sei que muitos possam pensar que meu coração é suspeito por assim me expressar a seu respeito. Quem o conhece concorda comigo.
Sei que ele tem defeitos e porisso mesmo cresce minha admiração por ele. Fica grandioso na roupagem de sua fragilidade. Hoje é seu aniversário. Meu coração está ansioso para falar-lhe mas nem o telefone tem ajudado. Tudo bem, meu querido pai. Saiba que aqui fico à pedir à Deus por sua saúde e que prossiga em sua dignidade. Amo-te imensamente. Obrigado por tudo.

TÔ LIGADO - MORTES VIOLENTAS

O jovem Matheus solicita uma abordagem sobre o que ocorre com o espirito após o desencarne por morte violenta. Essa indagação surgiu após ele assistir uma palestra minha no You tube sobre suicídio. Na abordagem, ele escutou que uma enfermidade longa e dolorosa como um câncer, por exemplo, o espirito era trabalhado, facilitando seu despreendimento, ao contrário do suicida que, em geral, se expulsa do corpo embora mantenha com ele laços intensos através do fluido vital, o que ocasionária o suicida sentir, inclusive, a decomposição do corpo em muitos casos.
A questão dos que morrem por morte violenta, no que diz respeito ao desligamento fluídico - magnético se assemelha ao caso anterior, ou seja, dos suicidas, no que toca à ruptura dos laços. Não que os que morrem violentamente passem pelo que ocorre aos suicidas em geral mas no que tange à perturbação após a morte. Em o Livro dos Espiritos é colocado que a desencarnação produz uma espécie de perturbação, de torpor, que é mais ou menos acentuado de acordo com o grau de desmaterialização do espirito que deixa aquele corpo. Essa perrturbação, Matheus, pode ser de minutos ou séculos. Depende das conquistas morais da alma. Quando a pessoa está agonizante em um hospital, por exemplo, há meses, de alguma maneira esse sofrimento já o vai condicionando à possibilidade da morte e, quer queira ou não, perpassa em sua mente essa possibilidade. Alem do mais, a doença mais ou menos prolongada age como um dreno, filtrando energias mais vigorosas e "prepara", se assim podemos colocar, a criatura para a passagem. Claro que estamos definindo isso à grosso modo. Tem variações de espirito à espirito. O desenlace violento, ao contrário, não oferece tempo para a mente da pessoa se organizar na direção do desencarne. Tendo plena vitalidade e sem esperar a morte, havemos de convir que a perturbação, em geral, deverá ser um tanto vigorosa. Muitos nem sabem que desencarnaram tal o nível dos laços que os prendem à matéria.
Em qualquer situação, porem, seja em uma doença prolongada ou ante a possibilidade de desencarne inesperado, importante a alma serena, a mente confiante e os valores espirituais cultivados na prática do bem para que nosso desenlace se dê, o máximo possível, em bases de lucidez e amparo de forças superiores da vida.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ÁGUIDA

Eu a conheci quando ela era apenas uma garotinha, no Centro Espirita Ismael Gomes Braga, aqui no Cabo de Santo Agostinho. Sorriso doce e aberto. Já demonstrava suavidade de sentimentos. Adorei a menina desde a primeira vez. Seus pais sempre enfatizavam que ela não dava qualquer trabalho e era de um carinho indescritível. A reencontrei adolescente bela e meiga como sempre. Contato rápido. A vida vai nos levando por caminhos diferentes mas a figura querida de Águida permaneceu em mim.


Semanas atrás, reencontro sua mãe que, ao me ver, cai em prantos em plena via pública. Nossa amizade e a lembrança de que sua filha tinha um grande carinho por mim a fez desmanchar-se ali. E me revelou que no mes de abril Águida havia desencarnado, com trinta e cinco anos. Uma cirurgia de redução de estômago foi o instrumento da partida dela para a dimensão espiritual.


Penso que ela não deveria mesmo demorar por aqui. Sabe aquelas criaturas que voce tem a impressão de que um leve sopro e ela se vai ? Pois bem: essa era a impressão que nossa doce Águida passava. Era um pássaro que não deveria permanecer preso por longo tempo. E não permaneceu.


Tenho visto muitos corações amigos partirem na direção do infinito. Se por um lado fica a saudade de todos eles, por outro fico a imaginar nosso reencontro do outro lado. Sim, porque Deus é Amor e a amizade é das mais belas expressões da vida. Como não haveria esse reencontro para sorrirmos das limitações e bizarrices cometidas no mundo ? Águida, então, sei, abrirá seu sorriso mais acolhedor ainda e deverá falar, com a doçura própria de seu coração bem formado: "Tio, que bom que voce já veio. Temos muito o que conversar. Temos muito o que fazer pelo ideal de Jesus". Enxugarei uma discreta lagrima e apenas olharei em seus olhos, tomarei de suas mãos amigas e beijarei sua testa querida, num longo beijo de profunda saudade.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ESTAREI NA BAHIA

Neste final de semana estarei nas terras baianas, precisamente na cidade de Paulo Afonso. Depois de quinze anos retorno àquela progressista cidade das terras de Castro Alves. Será um reencontro maravilhoso. Farei uma palestra no sábado à noite e no domigo ministrarei um seminário. Ah, ontem, estive no aniversário do "Humberto de Campos", no bairro de coqueiral, aqui em Recife. Parabens àquela casa por mais uma etapa vencida com tantos trabalhos realizados em prol do próximo.

SOBRE O PROGRAMA "AMOR E SEXO" _ TÔ LIGADO

O nosso Matheus Stéfano pede uma abordagem sobre o que assistiu na TV anunciando a participação no programa da Rede Globo, Amor e Sexo, de um pastor, um rabino e um padre e indaga qual a minha opinião sobre essas participações, se seriam positivas ou negativas. Bom, Matheus, eu não conheço o formato nem o conteúdo do programa ( desculpe minha falta de atualização ) porem, creio que, dependendo de como seja enfocado o assunto, poderá ser de extrema importância, crendo que os convidados sejam de grande qualidade e responsabilidade em suas tarefas missionárias. Poderá ser uma boa oportunidade para esclarecer com elevação temas de tanta importância para a vida humana. Aliás, essa é uma área de grande vulnerabilidade para as almas.
O amor e o sexo são duas forças de alta magnitude para a vida universal e ambas precisam ser melhor compreendidas na construção da felicidade humana. Espero, caso se concretize esse programa, que represente um salto de qualidade na abordagem do delicado assunto. A utilização dos grandes meios de comunicação de massa para tratar de temas de grande interesse é conquista significativa no nosso processo evolutivo. Um abraço, Matheus e continue participando do nosso "Tô Ligado "

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS DE RAUL TEIXEIRA

As últimas informações recebidas nos dizem que nosso Raul vem melhorando consideravelmente, inclusive, iniciando a se expressar com mais firmeza. O seu grupo espirita divulgou nota agradecendo, mais uma vez, as orações de todos e dizendo que as melhoras são acentuadas, com o amigo dando mostra de resignação e paciencia. Continuemos vibrando.

NATAL CONSUMISTA: ONDE ESTÁ JESUS ?

Neste período do ano um verdadeiro frisson toma conta da sociedade, infelizmente, não para cultivar o clima de fraternidade em homenagem ao aniversariante do mes e sim, para a busca desenfreada do consumo. A idéia de que natal é compra de presente é vigorosamente cultivada, distanciando mais ainda o ser humano de uma visão relacionada com valores mais altos, valores espirituais, os que são perenes,ao contrário de tudo aquilo que pertence à matéria.
Onde está Jesus no Natal da grande maioria ? Ainda bem que vem crescendo o número de pessoas que questionam o consumismo e tentam resgatar o objetivo do período : recordar o nascimento do Mestre dos Mestres e seus ensinamentos, priorizando a fraternidade. Vários movimentos surgem buscando a interação com a simplicidade dos primeiros tempos da grande mensagem. Grande corrente se faz, na época natalina, de apoio aos que mais padecem, socorrendo os mais fracos e marginalizados socialmente. Há quem critique as ações dessa natureza afirmando que quem tem fome sofre seus males nos outros períodos do ano. Estão com razão quanto ao fato da fome permanecer durante o restante do ano, no entanto, se equivocam quanto à não entender que o gesto nessa época tambem tem seu valor. Alem disso, tambem vem se desenvolvendo a construção de grupos que atuam durante todo o ano. O que precisamos é reforçar o trabalho de amparo aos mais desfavorecidos e clarear-lhes a mente, para que encontrem entendimento e caminho para o auto respeito de que tanto necessitam.
Onde Jesus passaria sua noite de natal, senão junto dos que mais padecem ou enfatizando a fraternidade entre todos ?! Reflitamos nisso.

sábado, 10 de dezembro de 2011

DIREITOS IGUAIS

Nesta noite, aqui em Arapiraca, tvemos a oportunidadede fazer uma abordagem sobre os direitos das mulheres. ou melhor colocando, os direitos iguais para ambos os sexos, como resultante do respeito ao ser humano. Como renascemos em ambos os sexos no processo evolutivo, temos, já em meados do seculo 19, com o espiritismo, a abordagem do respeito às mulheres e a valorização à sua missão no mundo.

A alma possui as duas polaridades ( feminina e masculina ). No carreiro das experiencias, passa pelas duas fieiras. Não há como não ampliar os horizontes e conceber, numa visão universalistas, a igualdade que devemos perceber entre os dois sexos. Os direitos e a justiça regida pelo amor foi a temática principal desse primeiro dia de seminário. Amanhã trataremos da reencarnação como Justiça divina.

SOBRE O SEMINÁRIO

Estou em Arapiraca, interior de Alagoas. O seminário transcorre no Forum Estadual da cidade e cerca de 80% do público não é espirita. A maioria é formada por alunis do curso de direito. O tema da abordagem é : Fazendo justiça e a construção da felicidade. Fizemos uma abordagem sobre Justiça Divina e a justiça humana. depois, enfatizamos o conceito de justiça na ótica espirita, com a consequente conquista da civilização humana. Direitos e sua correlação com os deveres. Logo mais, às vinte horas, retomamos a abordagem até às vinte e duas horas. Tratarei, ao voltar, neste nosso espaço, sobre como foi a noite, ok ?

JUSTIFICANDO

Amigos, passei dois dias sem postar devido ao fato de ter mudado de residencia e mudanças, creio que voces sabem, é sempre um tanto complicado. Pois bem, estou sem internet atualmente. Breve tudo vai estar resolvido. Continuarei postando o máximo que puder, na primeira oportunidade. Agora mesmo estou postando de Arapiraca, onde realizarei seminário até amanhã. E como viram, já passamos de 600 e quero mais. Se possível voltarei a digitar ainda hoje.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SURPRESA NA FOTO

Estive esta manhã no Hospital Mendo Sampaio, aqui na minha cidade. Fui para conhecer um médico que é espiritualista e desejava me conhecer. Fazia várias semanas que um amigo em comum tentava favorecer o nosso encontro. Hoje foi o dia. Abraçamo-nos e ele extremamente simpático. Conversamos algo em torno de vinte proveitosos minutos. Não tínhamos mais que este tempo. Espalhou-se no hospital que eu estava lá e alguns funcionários me conheciam como espirita e se aproximaram para um breve contato, uma troca de rápidas impressões e um abraço amigo. Fiquei feliz de ver como as pessoas ja´tem um carinho pelo espiritismo. Carinho e imenso respeito. Queriam saber a opinião espirita sobre tal ou qual assunto. Fiquei preocupado porque haveria cirurgia e estávamos na ante sala do bloco cirúrgico. Até médica e enfermeira, já paramentadas, saíram do bloco para um aperto de mão e uma demonstração de como queriam bem à doutrina e lhe tinham credibilidade. Uma enfermeira era espirita e me conhecia de palestras. Foi comovedor ver sua alegria.

Bom, em dado momento, uma enfermeira sai do bloco cirúrgico, me chama ao lado e pede para me mostrar uma foto que sua prima, realizando um trabalho sobre hospitais, havia tirado da porta da frente do bloco. Eu era a primeira pessoa, alem da prima e ela, que estava vendo a foto. A prima tinha receio de sofrer alguma "gozação" ou algo assim. Bem, o problema é que, ao bater a foto, aprece nitidamente a figura de alguem deitado num maca. E qual o problema de aparecer alguem doente num maca numa sala hospitalar? Primeiro, a porta a sala estava fechada. Ela bateu a foto da porta da sala, do lado de fora, que por sinal, era a mesma em que eu estava pela manhã - a ante sala do bloco cirúrgico. Segundo, não havia ninguem deitado ali no momento da foto, conforme ela se certificara. Terceiro, o paciente, que víamos claramente na foto, parecia estar noutra dimensão pois a porta estava fechada e, ainda assim, como que transparente, a doente invisível lá estava impregnando a foto. Me pareceu algo autentico. A maneira que a enfermeira me apresentou a imagem e o temor da prima em ser achincalhada, sendo que, a ninguem desejava mostrar o ocorrido, me leva a crer que não houve manipulação da mesma.

Convenci a enfermeira a mostrar para o médico a imagem. Ele ficou impressionado. Não era para ter nada ali. Ninguem estivera na sala e não se coloca pacientes naquele local. A transparencia da imagem fala de sua transcendencia. Claro que, para uma chancela científica teria que se investigar a não violação da foto. Mas que era impressionante, amigos, pela clareza da imagem, isto era.

Estamos acostumados à fenômenos de variada natureza mas sempre que algo assim aparece, gostamos de averiguar, verificar os detalhes e sentirmo-nos gratos pelo desvendar do outro mundo `a outras pessoas, sobretudo leigas na questão da imortalidade. E novos véus serão levantados. Esperemos

CHEGAMOS

Taí, gente. Chegamos ao número 600 de seguidores postados no painel. Poucos conseguem esta proeza nos diversos ramos do conhecimento humano e das abordagens em blog. Não fui eu quem conseguiu. Voces que deram o dinamismo que encontramos aqui. Foi um passando para o outro e o desejo de propagar o bem fez o resto. Agora, ampliemos esse número e fortaleçamos o espaço. Sugiram sempre temas. Convidem alguem. Postem suas dúvidas e, na medida do possível, iremos trocando informações, discutindo temas e abordando assuntos palpitantes. Um abraço.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FALTA UM

Não poderia ir ao sono reparador sem registrar que falta apenas mais UM postar sua presença em nosso painel para atingirmos o seguidor de número 600. Estamos de parabéns. Ah, por favor, digam de onde são, cidade onde residem. Teremos uma idéia mais ampla do tamanho e abrangencia dessa fantástica família.

ARAPIRACA

Neste final de semana estarei em Arapiraca, no interior das Alagoas. Começaremos seminário no sábado à tarde, prosseguiremos à noite e concluiremos no domingo pela manhã. Fico pensando na celeridade do tempo. Já fazem quinze anos que ao final do ano vou à Arapiraca. Um imenso prazer. Estar com os amigos do movimento espirita local, com a Zefinha do Instituto de Cultura espirita e com os companheiros de Emmanuel é uma satisfação indescritível. Conto as horas.

Ja´estou postando minha agenda do final de semana pelo fato de estar mudando de endereço nesta quinta feira e com muita coisa para resolver. Talvez tenha um pouco de dificuldade para atualizar o blog. Tudo será normalizado o mais rápido possível, prometo. Nesta quarta feira, mais uma noite em que teremos a alegria de receber corações para o diálogo fraterno, atividade que realizamos há cerca de dez anos na Casa do Caminho, desdobrando o mesmo serviço realizado no Grupo da Paz, em Ponte dos Carvalhos. Bom, agora é hora do repouso. O dia foi um pouco agitado. Breve terei boas novas para dar à voces. Aguardem.

EDUCAÇÃO DA MENTE

Eis um tema desafiador para a imensa maioria da nossa civilização. A falta de educação mental é caractrística do estágio espiritual em que nos situamos presentemente. Estamos desequipados de valores relacionados com essa base de sustentação de nossas vidas que é a construção do pensamento, sobretudo, nesse lado do planeta - o hemisfério ocidental.

Indiscustível valor adquirido pelas almas nobres, o controle da mente e consequentemente o controle emocional, oferece os recursos imprescindíveis para a construção da felicidade, de um psiquismo saudável, um estado de harmonia interior. Os praticantes de ioga modernos entendem melhor à respeito desse fator que os seguidores de quase todas as religiões. Imaginem os iogues que fizeram da ioga uma verdadeira iniciação espiritual...!

O amigo Nilson me solicitou uma bordagem sobre o tema e se eu realizara algum exercício específico sobre controe da mente. Não, caro Nilson, embora admire imensamente a Ioga, nunca me dediquei à algo assim. Deveria. Esse corcel rebelde que é nossa mente de vez em quando nos prega boas peças. O pouco que me bafeja a alma é fruto de pequenas reflexões pessoais e dos conceitos que me chegaram à vida na intimidade do conteúdo espirita. Mas, ainda vale buscar aprender a respirar, meditar, a pensar. Sempre é tempo de buscar a serenidade. Eselongo caminho que temos pela frente solicita dedicação e disciplina, confiança na imortalidade e no próprio potencial. Temos muito o que fazer à respeito.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

AINDA OS JOVENS

A participante do blog, Linda, faz uma colocação interessante sobre seu esforço para fundar um trabalho com jovens na instituição a que se encontra vinculada. Compreendemos o que ela fala pois este parece ser um problema ainda recorrente em algumas casas. Falta percepção da importância de se cuidar das novas gerações nas oficinas de atividades espiritas. É um descuido que muitos dirigentes irão amargar mais adiante, após a desencarnação, quando verificarem o cuidado, o zelo, com que os benfeitores tratam a formação da criança e do jovem no movimento de renovação da humanidade. Que cada centro faça suas experimentações dentro da realidade em que se situa, obviamente, aproveitando as inumeras sugestões dos excelentes planos de aula adequdamente orgnizados pela FEB e outras instituições respeitáveis. Faço ainda a ressalva de que, quando me refiro a fazer suas experimentações, claro, o faço dentro das bases seguras da mensagem espirita. Experimentações a que me refiro é no tocante às peculiaridades que, muitas vezes, caracterizam esta ou aquela comunidade.

A NOVA CONSCIENCIA

Acho que quase todos voces já ouviram falar do Encontro Para uma Nova Consciencia que ocorre em Campina Grande durante os dias de carnaval. Várias torrentes de religiões e pensamentos filosóficos, de cunho espiritualista, ao lado de pesquisadores da área holística, fazem da querida cidade paraibana um centro de irradiação para novas idéias ou de aprofundamento dos milenares conhecimentos da sabedoria espiritual de todas as civilizações mais remotas. Já escrevi aqui o quanto admiro a iniciativa pois representa um magnífico exercício de alteridade, repeito às diversas formas de se acreditar ou de se debater os rumos das pesquisas mais modernas, de natureza científica, sobre a transcendentalidade da criatura humana.

Seria bom que iniciativa como esta se espalhasse pelo planeta. Precisamos debater melhor o ser humano. Claro que existem dificuldades e, até, falhas em relação ao aprofundamento das questões mas isto não invalida a iniciativa. Precisamos nos aproximar, mantendo, naturalmente o respeito pela diversidade. O grande adversário é o materialismo dissolvente e a ausencia de elevação de caráter em nossa civilização. Unidos, seremos mais fortes para a concretização do sonho de um mundo melhor.

CHEGANDO AOS 600

Observaram no painel que já estamos chegando a um número emblemático de seguidores ? Quase 600 participantes postados no painel. Sei que são muitos os outros que não colocam seus nomes ali e, no entanto, acessam diariamente o blog, porem, impressiona quem está navegando na internet e quando chega à nossa página se depara com esse expressivo número de seguidores. Devem pensar : " O que será que tem aí que tanta gente está participando?

E aí vão entender a força do espiritismo. Tomarão contato com a força da renovação e das abordagens apresentadas pelo conteúdo monolítico e transformador da doutrina. Claro que me refiro aos que ainda não se debruçaram sobre o ideal. e os que já são espiritistas, é o espaçopra indagar, questionar e se integrar com os demais. Por tudo isso, entenderão por que esse é um blog com tantos participantes. A energia da mudança espiritual, somando comoutras correntes espirituaistas, atraírá, com certeza, novos corações para junto de nós. Assim seja.

LEAN

Estive, como escrevi aqui, realizando palestra no Candelária, bairro de Natal, na Associação espirita daquela localidade. Maravilhoso. A parte artística contribuiu muito para o excelente ambiente espiritual que fruimos. Foi no sábado. No domingo pela manhã, fui ao Lean, instituição dirigida pela simpática e boníssima Daguimar. Mantem um Abrigo para idosos e diversas atividades doutrinárias e sociais. Fiquei impressionado com a estrutura da casa. São 10 hectares de puro bem. E o café cultural, realizado todo primeiro domingo de cada mes, ajuda a manutenção das atividades. O custo é enorme para manter tal estrutura. Tivemos um publico excelente. Parece-me que algo próximo à 400 participantes, não sei bem. Os membros do Lean, `a frente Daguimar e Jacob Melo, sem dúvida, vem trazendo substancial contribuição ao movimento de renovação espiritual através dos postulados spiritas. Vou aguardar a feliz oportunidade de retornar àquele encontro.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

EM NATAL, NA CANDELÁRIA E NO CAFÉ CULTURAL

Neste final de semana, como já divulguei aqui, estarei na bela capital do Rio Grande do Norte, proferindo palestra no sábado à noite na Associação Espirita da Candelária e no domingo, pela manhã, realizando seminário no café cultural promovido pela instituição em que trabalha o meu querido irmão, Jacob Melo. Tambem terei o prazer de me encontrar com Doutora Dolores, amiga que conheci em Natal, durante o Congresso Espirita realizado pela Casa da Caridade Bezerra de Menezes e que, atualmente, reside em Cabo Verde, na África. A saudade é enorme da amiga, porem, amanhã, me alimentarei de sua presença generosa.

ATUALIZANDO OS ACESSOS INTERNACIONAIS

Nunca mais tinha postado algo sobre como estão os nossos acessos internacionais. Verifiquei hoje e fiquei impressionado com a ascenção dos portugueses na participação no nosso blog. Depois de ultrapassar a Arábia Saudita, assumindo o terceiro lugar, Portugal avança, agora, sobre os EUA. Já está bem próximo dos nossos irmãos norte americanos, que tambem tem uma participação encantadora. Os EUA caminham para dois mil acessos, enquanto Portugal vai encostando. A Arábia Saudita ampliou a participação e já beira os mil acessos. Outro país que aumentou consideravelmente sua participação foi a Alemanha : quase quinhentos acesos. Isto gera em mim grande alegria pois verifico que irmãos distantes estão compartilhando nosso espaço. Quando cito os avanços de cada país não o faço no sentido de competição. Acho que temos maturidade de entender isso. É apenas registrando a receptividade nesta ou naquela nação. Todos, no entanto, formam uma só família: a família dos que anseiam estudar e propagar as coisas do espirito. Para mim, todos os países são campeões de acessos e eu jamais imaginava que nossas singelas postagens fossem despertar o interesse que apresentam. À voces, amigos que se localizam nos países que aqui postam, minha gratidão e saibam da emoção que geram ao acessar o blog. Continuem e tragam outros amigos. A corrente do bem só faz crescer. Estamos conectados por aspirações elevadas. Os que estão no Brasil acessando o espaço sentem-se, com certeza, ligados à voces.

ESPAÇO PARA OS JOVENS

Creio ser de grande interesse para a dinâmica das casas espiritas que os jovens tenham uma atenção toda especial. Por natureza, eles tendem a dar um ritmo cintilante às atividades. Claro que tudo dentro dos cuidados e ponderações que ajustem sua ânsia de inovação aos postulados que abraçamos. Mas encontramos algumas casas que não oferecem oportunidades de trabalho aos jovens e outras permanecem com uma abordagem,nos estudos, inadequadas para o novo momento, para o contexto atual. Imprescindível um olhar atualizado na pedagogia de nossos grupos de estudo junto à juventude afim de proporcionar à eles o manancial maravilhoso próprio do espiritismo.

A instituição que possui uma mocidade ativa apresenta um brilho especial. As artes se destacam e o sorriso aberto forma uma aura especial em torno da movimentação das atividades desenvolvidas. Tudo com imensa responsabilidade. Tenho visto esta realidade nas casas que tenho visitado em vários estados brasileiros. Por outro lado, nas instituições que esquecem os jovens ou que, pelo menos, não se empenham para conceder-lhe o espaço para funcionar, verificamos que apresentam um ar quase que "envelhecido", se arrastando, como que a instituição estivesse se "despedindo" do movimento. Claro que estou usando uma imagem literária para ressaltar a diferença de clima e de perspectiva entre as duas realidades.

No novo momento do planeta, qualquer eforço iluminativo necessita ter uma atenção especial para com a juventude, ofertando os recursos para atender a estes que chegam com a tarefa de contribuir na implantação do mundo melhor que aspiramos. Não dá para dispensar a mente fresca e a alegria própria deste universo. O sopro renovador passa por eles. Pensemos nisto.


DÂMOCLES

Na palestra de terça feira realizada no Paz, Luz e Harmonia, tive o prazer de conhecer Dâmocles, do periódico Lampadário Espirita. Tentamos conversar alguma coisa sobre os assuntos tratados no blog e que foram abordados no Lampadário mas a grande quantidade de pessoas ao redor e os chamados para autografar dvds nos impediu o entendimento como gostaríamos. Aproveito este espaço e peço para o amigo entrar em contato, se possível. Será uma grande alegria estabelecer troca de idéias, com certeza, enriquecedoras. Atenção, Dâmocles, fico aguardando seu contato.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A MORTE DAS GRANDES ALMAS

Os séculos vinte e vinte e um conheceram grandes almas reencarnadas. Costumamos observar a história e jogar para o passado mais distante a presença de maravilhosos espiritos entre nós. Na verdade, fomos ( e somos ) contemporâneos de almas fantásticas que vieram impulsionar o progresso do nosso planeta. Alem de inúmeros mensageiros da evolução no campo das ciencias, os tivemos na área da filosofia e das artes, alem, claro, da religiosidade. Ou esquecemos que até pouco tempo tínhamos, caminhando conosco na Terra, uma Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Chico Xavier, Sai Baba, Dom Helder e tantos outros que me fogem, agora, à lembrança. E antes desses, Bezrra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo, Caírbar Schutel, etc.

São grandes espiritos que cumpriram, uns mais, outros menos, da melhor forma, suas tarefas no mundo. Retornaram às luzes de onde vieram mas continuam a lutar pelo progresso da humanidade. E não tenho dúvida de que em breve estarão de volta à arena do mundo para fortalecer o movimento da renovação. Aliás, muitos outros grandes corações estão mergulhando na carne para nos amparar na jornada. Não desejam ficar, apenas, na inspiração. Querem sempre ombrear conosco no planeta, seja por amor, seja pelas próprias necessidades que apresentam de mais experiencias na carne.

Quando escuto a informação da partida de uma dessas criaturas magníficas, suspiro um pouco, penso que ficamos um pouco mais pobres, porem, de imediato, me vem à mente que o enriquecimento é permanente, através de reencarne de outros tantos missionários e de nossa melhoria espiritual. E assim caminha a humanidade.

UMA SUGESTÃO

Que tal os amigos que colocm suas fotos ou inscrições no nosso painel, identificarem de onde são ? Eu mesmo fico com grande curiosidade pois sei de lguns que são de São paulo, outros de Alagoas, etc. Então, dá para fazer isso ? Não é nada impositivo, viu, gente. É só para matar a curiosidade...São tantas pessoas interessantes. Às vezes chego em um Estado e sempre aparece alguem para dizer que segue o blog. Então, se houver já a identificação no painel, sou capaz de procurar a pessoa no evento em que estiver participando. Vamos lá.

ALMAS CRUCIFICADAS

O título desta postagem me foi inspirado de uma das obras mediúnicas do escritor frances, Victor Hugo, psicografada pela extraordinária Zilda Gama. E trato aqui daquelas vidas que, desde o berço, parecem ter um compromisso com as dores, o sofrimento de variada natureza. Não desejo enfatizá-las como Almas Crucificadas no sentido amargo que o termo possa apresentar, e sim, no ângulo de que são espiritos que vem do infinito com a missão de exemplificar a renúncia e a abnegação, ao mesmo tempo em que carpem o passado, apagando manchas morais incrustradas na consciencia.

Essas vidas marcadas por inúmeras provações, muitas vezes, nos deixam entrever almas maduras, que padecem com um nível de consciencia da missão, ainda que não se recordem do compromisso firmado antes de reencarnarem. E como são belas suas vidas. Comoventes, de uma beleza transcendente. São existencias heróicas, quase sempre desconhecidas pelo mundo mas que forjam os anjos poderosos do amanhã, quando já não o são. Anônimas, até salvam vidas com seus exemplos.

Que possamos ter "olhos para ver" o que estão escrevendo essas almas crucificadas pela dor e pelo dever bem cumprido. Elas desferirão altos voos para o infinito. Ascenderão meteoricamente na escala da evolução. Observemos seus passos e nos preparemos para, como elas, enfrentar nosso momento de abençoada ( sem qualquer laivo masoquista ) "crucificação".

DISCÍPULO TEIMOSO

O querido coração maternal de nossa participante de Campina Grande, Ghh, postou encntador comentário sobre minha agenda, demonstrando, com bom humor e sensibilidade, sua preocupação quanto ao ritmo das minhas atividades. Sou imensamente grato à ela por mais essa. Sem dúvida, suas palavras me solicitando moderação no ritmo das palestras, são corretas. E correta foi sua carinhosa observação de que o meu guia deve reclamar de minha teimosia. E creio que reclama, sim. Mas, sabe, Ghh, isso é algo que preciso superar. Desde que iniciei nas singelas atividades espiritas que abracei, que trago um impulso, uma sensação de brevidade, de necessidade de fazer...sei que isto não me deve dispensar da ponderação, levando em consideração, as forças físicas, que se desgastam com o tempo. E lá se vai tempo...Não tenho mais os vinte anos iniciais e, sem dúvida, as viagens, mudança de clima, de alimentação, tudo contribui para que eu pondere as atividades. O problema é que não consigo. Teimosia ? Sentimento de tentar cumprir o dever? Não sei. Só sei que está mais para teimosia....rsrsrsrs.

Sei que tem surgido inúmeros companheiros, bem equipado moralmente e intelectualmente, para as tarefas da divulgação. São amigos muito mais preparados que eu para o mister, mas creio que é por mim, pelas imensas necessidades que trago em me melhorar e em demonstrar minha imensa gratidão ao Pai por tudo o que Ele nos dá. Mas isso não impede que eu seja mais moderado, não é mesmo ?Obrigado à voce e atodos que tem orado por mim. Sei de muitos que o fazem. São pérolas que me entregam, em sua bondade, esses corações queridos. Continuem com suas preces. De minha parte, tentarei me " controlar" um pouco ( rsrsrsrsr).