Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

FUMO, ÁLCOOL E MEDIUNIDADE

Como postei abaixo, me foi solicitado por uma participante do blog do Estado de Sergipe, uma abordagem sobre o envolovimento de trabalhadores da área mediúnica com o hábito do tabagismo e do álcool. A questão deve ser analisada com serenidade e poder de entendimento. Lidar com a questão como se o medium que ainda não superou o tabagismo fosse alguem em grave queda e altamente nocivo à prática mediúnica gera, quase sempre, dificuldade para auxiliar o tarefeiro que enfrenta a dificuldade. Claro que o ideal para o funcionamento mais seguro da mediunidade é a abstenção completa de qualquer droga. O fumo e  o álcool criam dificuldades ao poder de irradiação da alma, obstruindo esse poder e, dessa maneira, interferindo no teor de vibração do médium. Dependendo do grau de dependencia, podemos ter, fatalmente, uma relação direta para com a companhia espiritual do tarefeiro. O melhor é o candidato ao serviço mediúnico dedicar-se à superação da necessidade do uso do fumo, do álcool ou de qualquer outra droga, seja lícito ou ilícita. O que devemos ter cuidado é não encarar o companheiro que ainda não superou o problema como possuidor de uma " doença contagiosa.

O Evangelho é a bússola para um ser humano sadio em todas as suas nuances. A vivência da Boa Nova propiciará nível superior de equilíbrio, motivando auto confiança e um estado de segurança interior capaz de proporcionar a superação de quaisquer dificuldades de ordem moral. Necessário entender que, alem da superação da questão do fumo e do alcool, tambem é tão importante ( ou mais ) superar a maledicencia, a avareza, o interesse de julgar ou a desonestidade. Um conjunto de valores que precisam receber os cuidados de todos nós. Voltaremos a tratar do assunto mais adiante.

8 comentários:

  1. Fred, obrigada pela resposta. Tem toda razão. Depois eu volto aqui pra comentar a respeito, pois acho que podemos ajudar muitas pessoas, não só as casas espíritas terem essa consciência, como o médiun ou qualquer pesssoa. Podemos ajudar essas pessoas até a nem começarem, conscientizando dos prejuízos futuros. Olha quanto acesso ao teu blog, parabéns ! Eu estou aqui digitando um texto pra aula do Esde de terça-feira, tema: A Terra: mundo de expiação e provas. Assim que eu terminar, no máximo amanhã eu venho aqui e respondo de forma mais clara, até como testemunho, já que eu fumo para quem sabe assim, ajudar as pessoas a nem começarem e, as que já estão no vício, conseguirem se sair.
    Deus te abençoe meu amigo. Muito obrigada pelo texto.
    Se não quiser, não precisa aceitar essa postagem, pois voltarei para tratar do assunto de forma que toque as pessoas e acredito que conseguiremos ajudar muita gente.
    Um beijo grande no teu coração. Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Fred

    Amigo Sei como o tabagismo é maléfico não só para o físico como para o espirito.
    Fui fumante muitos anos, mas graças a Deus me libertei desse mal.Sei como foi difícil, me livrar daqueles que através de mim se beneficiavam.Fiz um tratamento espiritual ao mesmo tempo do tratamento ante tabagismo.
    Inclusive hoje mesmo participei do grupo no qual me trarei. É um trabalho belíssimo todo voluntário que vem tirando do vício um número muito grande de pessoas .
    Hoje Graças a meu bom Deus sou voluntária tentando ajudar a vítimas desse maldito vício.

    Meu querido, Deus te cubra de Luz e Bençãos.
    Muita Saúde e Paz.
    Que os Anjos Guardiões derrame pétalas de amor Divino sobre te.
    Abraçoooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Fred passando para te desejar um ótimo final
    de semana!!!! Muita Saúde!!! Paz!!! Luz!!!

    Reflexão!!!!

    Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
    Mas, enquanto houver amizade,
    Faremos as pazes de novo.

    Pode ser que um dia o tempo passe...
    Mas, se a amizade permanecer,
    Um de outro se há-de lembrar.

    Pode ser que um dia nos afastemos...
    Mas, se formos amigos de verdade,
    A amizade nos reaproximará.

    Pode ser que um dia não mais existamos...
    Mas, se ainda sobrar amizade,
    Nasceremos de novo, um para o outro.

    Pode ser que um dia tudo acabe...
    Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
    Cada vez de forma diferente.
    Sendo único e inesquecível cada momento
    Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

    Há duas formas para viver a sua vida:
    Uma é acreditar que não existe milagre.
    A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.
    Albert Einstein

    Abraços!!!!! Beijos no coração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ÁLCOOL
      Como citei no texto do fumo, precisamos ter consciência dos nossos vícios e da necessidade da mudança. Seja lá qual for o problema, se você acha que se anestesiar por algumas horas vai te ajudar a resolver, então você é só mais um iludido. Tenho certeza que muitos aqui tem casos na família ou de conhecidos pra contar em relação ao álcool. Histórias tristes, que muitas vezes acabaram em tragédias. Então, somos levados a uma reflexão para que não deixemos abrir um abismo diante de nós. Muitas vezes nos colocamos dentro do buraco e depois nem nós mesmo sabemos como sair dele. O álccol é mais um empurrão pro abismo. Além das companhias espirituais que acabam por agravar ainda mais o prolema.
      Faz mais ou menos um mês, eu aqui em frente ao condomínio em que moro, entrando às 10 e 30 da noite em casa, quando ouví um barulho terrível. Pancadas que vinham da avenida que fica em frente aqui, a minha casa. Como sou ascostumada a ajudar nesses casos, fui correndo, pois pela pancada eu já sabia que se tratava de um acidente. Desliguei a ligação em que estava e fui com meu celular em mãos. Atravessei a avenida e lá estava o carro, virado. Capotou 3 vezes. Três jovens saem de dentro do carro. Tivemos que cortar o cinto de segurança para que eles pudessem sair. Quem vinha atrás se machucou, mas os da frente não sofreram nenhum ferimento. Os 3 estavam alcoolizados. O rapaz que vinha dirigindo, se aproximou de mim (bêbado) e pediu para ligar pra família do meu celular. Fiquei olhando pra ele com pena. Ele estava nervoso, tenso. O carro, quase que totalmente destruído. Esse é só um dos casos que tenho pra contar que já presenciei.
      Necessitamos refletir sobre nossas atitudes, sobre os nossos problemas e de que forma buscamos resolvê-los. Se você nunca ingeriu álccol e tem alguém te convidando ou já pensou nisso, um conselho: não embarque nessa. Não vale a pena. Quando você bebe, hoje pode não afetar em nada, aí você permanece na ilusão de que pode acontecer com o seu parente ou com seu vizinho, mas com você não vai acontecer. Ilusão, meu amigo.
      Precisamos amar e respeitar o nosso corpo, pois desta forma estamos não só nos preservando, como também ensinando ao nosso próximo que é importante preservar a vida, esse presente tão preciso que tantos queriam ter e que estão lá do outro lado na fila de espera. Deus confiou em nós e confia, então não podemos deixar que por um capricho nosso, colquemos tudo que nos foi confiado a perder. As provas que precisamos passar, são necessárias ao nosso crescimento espiritual.Temos que aproveitar ao máximo a nossa encarnação. Os nossos problemas são pequenas pedras que podemos retirar pouco a pouco do nosso caminho. Não vai poder tirar todas de uma vez, mas você vai tirando de uma em uma, afinal você tem fé e força para isso. Cuidado com o álcool, ele também é ladrão de sonhos, de tempo, de crescimento espiritual; Cuidado com os seus pensamentos, porque são eles que te levam à busca dessa fuga que vai te destruir aos poucos e você mais uma vez vai pro CÉU (Centro Espírita Umbral), e lá passará realmente por problemas, que muitas vezes você os julgava tão grande quando ainda estava aqui encarnado e tinha chance de reparar, de vencer, de suportar. Cuidemos de nosso corpo e de nossa alma. Ajude a quem puder levando estas informações. É importante ajudar o próximo, não podemos desistir de ajudar. Se ele hoje ainda é fraco e não consegue se sair, amanhã com a nossa força eu tenho certeza que ele vai conseguir, mas precisamos continuar ajudando.
      Um abraço a todos.

      Excluir
    2. O ÁLCOOL
      Como citei no texto do fumo, precisamos ter consciência dos nossos vícios e da necessidade da mudança. Seja lá qual for o problema, se você acha que se anestesiar por algumas horas vai te ajudar a resolver, então você é só mais um iludido. Tenho certeza que muitos aqui tem casos na família ou de conhecidos pra contar em relação ao álcool. Histórias tristes, que muitas vezes acabaram em tragédias. Então, somos levados a uma reflexão para que não deixemos abrir um abismo diante de nós. Muitas vezes nos colocamos dentro do buraco e depois nem nós mesmo sabemos como sair dele. O álccol é mais um empurrão pro abismo. Além das companhias espirituais que acabam por agravar ainda mais o prolema.
      Faz mais ou menos um mês, eu aqui em frente ao condomínio em que moro, entrando às 10 e 30 da noite em casa, quando ouví um barulho terrível. Pancadas que vinham da avenida que fica em frente aqui, a minha casa. Como sou ascostumada a ajudar nesses casos, fui correndo, pois pela pancada eu já sabia que se tratava de um acidente. Desliguei a ligação em que estava e fui com meu celular em mãos. Atravessei a avenida e lá estava o carro, virado. Capotou 3 vezes. Três jovens saem de dentro do carro. Tivemos que cortar o cinto de segurança para que eles pudessem sair. Quem vinha atrás se machucou, mas os da frente não sofreram nenhum ferimento. Os 3 estavam alcoolizados. O rapaz que vinha dirigindo, se aproximou de mim (bêbado) e pediu para ligar pra família do meu celular. Fiquei olhando pra ele com pena. Ele estava nervoso, tenso. O carro, quase que totalmente destruído. Esse é só um dos casos que tenho pra contar que já presenciei.
      Necessitamos refletir sobre nossas atitudes, sobre os nossos problemas e de que forma buscamos resolvê-los. Se você nunca ingeriu álccol e tem alguém te convidando ou já pensou nisso, um conselho: não embarque nessa. Não vale a pena. Quando você bebe, hoje pode não afetar em nada, aí você permanece na ilusão de que pode acontecer com o seu parente ou com seu vizinho, mas com você não vai acontecer. Ilusão, meu amigo.
      Precisamos amar e respeitar o nosso corpo, pois desta forma estamos não só nos preservando, como também ensinando ao nosso próximo que é importante preservar a vida, esse presente tão preciso que tantos queriam ter e que estão lá do outro lado na fila de espera. Deus confiou em nós e confia, então não podemos deixar que por um capricho nosso, coloquemos tudo que nos foi confiado a perder. As provas que precisamos passar, são necessárias ao nosso crescimento espiritual.Temos que aproveitar ao máximo a nossa encarnação. Os nossos problemas são pequenas pedras que podemos retirar pouco a pouco do nosso caminho. Não vai poder tirar todas de uma vez, mas você vai tirando de uma em uma, afinal você tem fé e força para isso. Cuidado com o álcool, ele também é ladrão de sonhos, de tempo, de crescimento espiritual; Cuidado com os seus pensamentos, porque são eles que te levam à busca dessa fuga que vai te destruir aos poucos e você mais uma vez vai pro CÉU (Centro Espírita Umbral), e lá passará realmente por problemas, que muitas vezes você os julgava tão grande quando ainda estava aqui encarnado e tinha chance de reparar, de vencer, de suportar. Cuidemos de nosso corpo e de nossa alma. Ajude a quem puder levando estas informações. É importante ajudar o próximo, não podemos desistir de ajudar. Se ele hoje ainda é fraco e não consegue se sair, amanhã com a nossa força eu tenho certeza que ele vai conseguir, mas precisamos continuar ajudando.
      Um abraço a todos.

      Excluir
  4. O FUMO
    Gostaria de pedir que as pessoas refletissem a respeito do fumo. Sou fumante e conheço todos os riscos que o vício apresenta. O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.
    Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos ,cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.
    Tem mais gente, das 400 substâncias presentes no cigarro, pelo menos 43 são cancerígenas. Entre essas substâncias, estão metais pesados, pesticicidas e inseticidas. Olhem essa pequisa:
    No mundo todo, três milhões de pessoas por ano -seis por minuto- morrem por causa do fumo, segundo o livro Mortality From Smoking in Developed Countries 1950-2000, publicado em conjunto pelo Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer, da Grã-Bretanha, pela OMS(Organização mundial de Saúde) e pela Sociedade Americana do Câncer. Essa análise das tendências mundiais com relação ao fumo, a mais abrangente até a presente data, engloba 45 países. “Na maioria dos países”, adverte Richard Peto, do Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer, “o pior ainda está por vir. Se persistirem os atuais padrões de tabagismo, quando os jovens fumantes de hoje chegarem à meia-idade ou à velhice, haverá cerca de 10 milhões de mortes por ano causadas pelo fumo - uma morte a cada três segundos.
    Por isso, assim como eu, peço a todos que reflitam sobre isso. Deve ser horrível chegar do outro lado da vida e ser chamado de suicida, pior é a consciência da gente, que toda vez que acende um cigarro, vem logo na cabeça: será que um dia eu vou ter um câncer ? Será que eu vou ter sorte e nunca terei nada ? Não se iludam, só em você fumar, já tem muita coisa. Começando pela culpa que guardamos. Qual o prazer que sentimos quando acabamos de fumar um cigarro ? Nenhum. Pura ilusão, ilusão que mata, que rouba anos e sonhos, que rouba tempo e dinheiro e que nos leva pro CÉU (Centro Espírita Umbral). Não adianta reclamar quando chegar lá e também não adianta você querer dizer que vai continuar porque já sabe que não tem mais jeito. Tem sim. Tudo na vida tem jeito. Aqui, só cabe a cada um a força de vontade. Muitos de nós ainda vamos num pneumologista só ouví-lo dizer: você precisa parar agora senão pode pegar um câncer, pode ter problemas respiratórios. Precisamos pesar tudo e ver se realmente vale a pena, gente. Eu tenho problemas, todo mundo tem, mas usamos o cigarro muitas vezes como uma fuga ou pra "pensar melhor" no que se vai fazer. Essa é outra grande ilusão, cigarro não deixa ninguém mais inteligente e nem faz pensar melhor. Ao contrário, pode levar você a uma maca bem fria, lá no setor de oncologia e os seus que te amam, entrar lá e te olharem com pena, mas quem não ouve conselho, ouve coitado. Outra coisa, sabe aquela parte do Evangelho que diz: faz tua parte que eu te ajudarei ? É muito fácil a gente querer que tudo caia do céu, mas nada cai. Então, os convido a fazer uma reflexão sobre tudo aqui colocado. Os espíritos que também eram viciados, nesse momento também se aproximam de nós, mesmo que não vejamos, é bem verdade. E para as pessoas que não acreditam em Espiritismo e obsessão, peço que vejam pelo lado da ciência e da psicologia, então. Não vale a pena se matar por nada. Seja lá qual for o problema, sempre tem alguém pior do que nós. O cigarro não vai resolver o seu problema, ao contrário, ele vai te trazer mais problemas.
    Um abraço a todos e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  5. amigo fred, realmente toda forma de julgamentos a irmãos que passam por estas dificuldades sendo eles dentro de centro espíritas,protestantes, igrejas católicas ou quaisquer outra religião com certeza não é correta.
    esta questão do alcool e de outras substancias nocivas a saúde fisicas e espiritual, não apenas abrange o trabalhador da casa e sim também aquelas pessoas que vão em busca de alivio para suas dores e que recebem muitas vezes fluidos em uma cabine de passe por exemplo e que se faz necessário que o trabalhador esteja equilibrado,
    para que o problema não alcance proporções maiores.
    então da mesma forma que o trabalhador que realiza trabalhos mediunicos merece muito respeito atenção e amor.
    Devemos ter tambem estes mesmos sentimentos para com aqueles que procuram um centro espirita.
    e o fato do trabalhador se afastar para seu tratamento não significa exatamente que o centro esta fazendo julgamentos. pois se um cirurgião material não esta apto para realizar cirurgia devido a algum problema de saude e o diretor do hospital o a afasta não caracteriza um julgamento pois dele depende vidas.
    muita paz.

    ResponderExcluir
  6. Amigo,

    Pode me ajudar numa dúvida muito grande?
    Todo o médium ele tem que desenvolver?
    Não sei se é mito, ou, se é verdade...
    Sempre faço aquela pergunta de Paulo de Tarso que você me ensinou na sua palestra no Congresso em Natal:"O que queres que eu faço Senhor?". E a resposta que eu escuto de Jesus é "Faça o bem!"

    Fui a um centro, e conversei com um coordenador do espaço sobre algumas lembranças do passado que me foram reveladas. E ele foi taxativo disse que se não desenvolvesse minha vida pararia!!! Sai de lá um pouco triste, porque não senti que ainda era a hora.

    Tenho doado algumas horas do meu dia todos dias para vibrar pelos meus amigos, familiares, alguns pedem a minha vibração, e a maioria deles relatem uma melhoria no problema. Mas a vibração mais sincera foi em benefício do meu pai, que era fato o câncer de próstata, a biopsia não havia sido ainda realizada, mas todos os médicos tinham certeza absoluta do diagnóstico.

    Lembro que durante a prece eu senti uma virtude sair do meu coração, e tive a certeza que ele seria curado. O exame não deu nada!!! Apenas uma inflamação na região, ele fez uma biopsia não detectou nenhum tumor.

    Espero que possa me ajudar com as suas sábias palavras, claro se for do meu merecimento.

    Desde já agradeço! Você é amigo querido!

    ResponderExcluir