Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

HUMANIDADE MAIS FELIZ ?

Ontem tive acesso a uma das reportagens da revista Superinteressante deste mes. Ela tratava de uma pesquisa realizada em todo o planeta ( ou melhor, numa boa amostragem das populações do planeta ) sobre o índice de felicidade das pessoas. O resultado foi de que a maioria da população do planeta encontra-se mais feliz hoje do que na pesquisa anterior. Ou seja, a humanidade parece estar mais feliz. E esse resultado pode proporcionar julgamento referente as abordagens quanto à evolução da civilização e o sistema hegemônico de se viver no mundo de agora. Seria esta uma das indicações das mudanças para melhor que preconiza a espiritualidade quanto a um novo momento para a nossa civilização ?

Levanto esta questão porque algumas pessoas ainda teimam em dizer que a humanidade piorou ( na verdade, essa sensação está relacionada pela grande quantidade de informações negativas que bombardeiam  a mente humana ). Os significativos avanços tanto no âmbito das ciencias, quanto na área social e ambiental, nos leva a ser otimista para com o futuro da Terra. Assistia a uma reportagem, ontem, em que mostrava Sydnei, na Austrália, aproveitando os equipamentos construídos para a Olímpiada daquela progressista cidade da Oceania. A preocupação com o meio ambiente e com a educação ambiental de suas crianças nos impresionou vigorosamente. Isso está ocorrendo em vários países do mundo, independente de ideologias partidárias. Na Austrália mesmo, o partido no poder é considerado conservador, porem, ouvindo um de seus ministros e vendo o que está ocorrendo naquele país, ve-se que o cuidado com o planeta não pertence a cor política e sim, à necesidade humana.

São muitas as notícias boas sobre os caminhos da humanidade. Claro que ainda temos ( e teremos por mais algum tempo) muitos atropelos e coisas ruins a serem superados, no entanto, óbvio que nunca vivemos um período com tantas notícias positivas ( e olhe que a máquina de moer coisa ruim persiste nos telejornais ). Ser humano mais feliz, consciencia ambiental crescente, bilhões de cidadãos, em várias partes do mundo, deixando a faixa da pobreza, curas de alguns cânceres, maior acesso a informações, mais amplo respeito às liberdades políticas ( com algumas raras excessões, como Cuba e Coreia do Norte e mais alguns emirados árabes, sem esquecer países africanos ) e grande poder de inovação, sobretudo nos países mais desenvolvidos, formam alguns dos eixos que abrem felizes perspectivas para a civilização.

Claro que algumas aberrações persistem e teimam em se travestir em "direitos humanos", tais como a legalização do aborto, a aprovação da eutanásia, alem do falso combate à corrupção que verificamos em vastos setores da política...são desafios que não nos deve desanimar ante as imensas possibilidades do futuro. Podemos dar uma enorme contribuição à essa melhoria a partir do nosso investimento nas sublime força do amor, na nossa capacidade de amar, ser solidário, desejar ser um ser humano melhor. O importante é não se acomodar e não perder de vista a necessidade da mudança.

2 comentários:

  1. Bom dia.
    Amigos, o link abaixo mostra o caso da Vitória, uma linda criança anencéfala que graças ao amor dos pais, que não aceitaram a sugestão dos médicos para "antecipar o parto", ou seja, abortar,tiveram a criança que conta hoje com dois anos. É emocionante!

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=q98oHkzSa6U

    ResponderExcluir
  2. Fred,

    SEGUE ABAIXO NOVOS LOCAIS DE VENDA DOS INGRESSOS PARA O NOSSO EVENTO "ENCONTRO COM O PENSAMENTO ESPÍRITA" QUE OCORRERÁ NO DIA 29 DE ABRIL DE 2012 NO CENTRO DE CONVENÇÕES DE PERNAMBUCO:

    C.E. Irmãos de Boa Vontade - San Martin
    Grupo Espírita Luz e Amor - Encruzilhada
    GAM - Torre
    SEDE - Imbiribeira
    Federação Espírita de Pernambuco - Espinheiro

    Abraços,

    Cléo

    ResponderExcluir