Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

"TEM QUE DESENVOLVER"

Uma participante escreveu solicitando que fizéssemos abordagem sobre uma questão recorrente no meio espirita concernente a alguns casos da mediunidade. Esta amiga falou que esteve em uma instituição e, após ter falado algo sobre suas lutas ( talvez em um atendimento fraterno), ouviu do interlocutor que precisava desenvolver a mediunidade, caso contrário, sua vida ficaria paralisada. Assim como esta colocação, outras semelhantes injetam insegurança, temor e, no mínimo, uma distorção ou limitação na questão relativa à mediunidade.

Será que o problema da pessoa é mesmo de mediunidade ? Será que a vida de uma pessoa ficará engessada ou se acabará pelo fato dela não estar "desenvolvendo " a faculdade mediúnica ? Ora, nosso objetivo aqui é crescimento humano espiritual. A mediunidade é elemento componente das estruturas do ser humano. Seria crível achar que, ante os empecilhos de alguem na vida, a mediunidade seja a responsável ? Creio que precisamos estudar melhor tanto a mediunidade como o ser humano. É muito fácil criarmos clichês que estimulam imagens fantasiosas ou, no mínimo, distorcidas. Claro que sabemos existirem circunstâncias em que a presença da faculdade mediúnica estimulam certas dificuldades, porem, não se pode exagerar. Os fatores humanos, nada relacionados com a mediunidade, exercem muito mais influencia nas problemas que criamos do que elementos outros.

Aprofundar o conhecimento sobre a mediunidade e sobre o ser humano: eis o caminho para termos lucidez e firmeza de conhecimento. Assim, podemos  nos precaver contra a simplificação sobre os problemas que atravessamos, evitando apresentar a chave "mágica": "Tem que desenvolver".

3 comentários:

  1. Bm dia amigo!!!! Passando para te desejar um final de semana com muitas bençãos!!!! Saúde!!! Paz!!!!E luz!!!!

    Frases para reflexão!!!

    Os ventos que as vezes tiram
    algo que amamos, são os
    mesmos que trazem algo que
    aprendemos a amar...
    Por isso não devemos chorar
    pelo que nos foi tirado e sim,
    aprender a amar o que nos foi
    dado.Pois tudo aquilo que é
    realmente nosso, nunca se vai
    para sempre...
    Bob Marley



    Durante a nossa vida:

    Conhecemos pessoas que vem e que ficam,
    Outras que, vem e passam.
    Existem aquelas que,
    Vem, ficam e depois de algum tempo se vão.
    Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar...
    Charles Chaplin


    Eu amo tudo o que foi
    Tudo o que já não é
    A dor que já não me dói
    A antiga e errônea fé
    O ontem que a dor deixou
    O que deixou alegria
    Só porque foi, e voou
    E hoje é já outro dia.
    Fernando Pessoa

    São lindas!!! Abraços!!!!Amigo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fred,

    Muito obrigada pelas palavras que acalentaram o meu coração! Você é muito querido!

    Que Jesus o abençoe e todos que ama!
    Muita Paz!

    Cris

    ResponderExcluir
  3. Boa, Fred!!

    Fui vítima desses determinismos e clichês por anos! Me disseram que eu era médium, que tinha que desenvolver, senão minha vida ia virar de cabeça para baixo. E eu me perguntava onde estava o livre arbítrio, quando éramos "obrigados" a desenvolver a mediunidade, para não ter a vida destruída. E olhe, que faziam um terrorismo da p%¨$¨%#%$te. Aí, eu vi que a mediunidade é um compromisso que a gente assume antes de reencarnar para "pagar" em "suaves prestações" numa vida de 80, 90 anos, a dívida enoooooorme que adquirimos ao longo das reencarnações. Claro que seremos cobrados por não ter ajudado um desencarnado ou encarnado sequer com nossas faculdades, mas há outros meios de ajudar também. Prece, bons pensamentos, reforma íntima, resignação e luta pelo caminho do bem, já são bons requisitos para o médium que não desenvolveu suas faculdades, não chegar do outro lado de mãos vazias. E sabe de uma? Até hoje não sei onde está a mediunidade que disseram que eu tinha! kkkkkkkk. Não ouço, não vejo (graças a Deus kkkkkkk), não falo...
    Pelo menos é o que eu penso. Estou certa?

    ResponderExcluir