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segunda-feira, 16 de abril de 2012

A UNIVERSIDADE DOS PÉS DESCALÇOS

Tem muita coisa fantástica acontecendo e alterando as  estruturas íntimas da humanidade. Vejam essa: O professor indiano Bunker Roy é o responsável pela fundação da Universidade dos Pés Descalços, que traz uma proposta de ensino e metodologia extremamente sui generis, promovendo a integração entre a educação e o amor ao semelhante. Seu objetivo não é apenas ensinar mas, tambem, promover a transformação dos seres, mostrando-lhes a importância da utilidade do tempo, a necessidade da aplicação  de suas habilidades e talentos a serviço da coletividade, alem do respeito aos recursos naturais e a igualdade entre todos.

Essa visão da educação da Universidade está de acordo com a visão do nosso professor Rivail ( Allan Kardec ), que dizia, inspirado em Pestallozzi: "A educação se for bem compreendida, será a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os carácteres como se conhece a de manejar as inteligencias, conseguir-se-á corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porem, exige muito tato, muita experiencia e profunda observação".

A universidade não é nova mas só agora os meios de comunicação começam a difundir sua existencia. Já são 45 anos de amor e educação. O professor a criou visando as pessoas  das classes sociais mais baixas, implementando um modelo onde as experiencias de vida desses alunos fossem levados em consideração. Sentados ao chão, não se distinguem professores e alunos. Esse é um dos diferenciais dessa experiencia educacional. Fica aqui o registro de mais esse ensaio para um mundo renovado.

Um comentário:

  1. Como tudo é no tempo acho que agora no mundo
    que vamos ter renovado, a nossa metodologia quem
    sabe não mude também através dessa divulgação.
    Seria ótimo se isto acontecesse porque os
    nossos jovens precisam de renovação trabalhar a vivência deles.Nosso Paulo Freire deixou um
    legado maravilhoso, que foi alfabetizar os alunos de acordo com o universo vocabular,com a
    vivência, e a experiência de cada um.Me lembro
    como hoje, quando sentávamos para fazermos
    o planejamento de sala de aula, eu questionava
    com a coodernadora para que usassemos
    o método do Paulo Freire, e ela não concordava
    muito porque tinha que seguir o que a Secretaria
    da Educação mandava. Eu além de baixinha era, e
    sou rebelde, fazia uma mistura e dava certo.
    Minha turma era de jovens e adulto os alunos
    eram da favela, e moravam ali na balança de
    Jaraguá o que era que eu fazia:usava o universo
    vocabular que era: mar, jangada, barco, peixe,
    maré,tubarão e muitas outras. Obtive ótimos
    resultados porque eram palavras que eles usavam
    na vivência deles e consegui alfabetizar alguns
    isso para mim foi gratificante demais.Fiz um Pós
    Graduação "Poesia no Ensino Fundamental" de primeira a quarta.Também levei para minha sala
    de aula poesias, músicas, onde os alunos
    gostavam,e participavam bastante.Uma renovação
    que houve foi a do professor+ aluno, porque
    antigamente quem tinha o dom da palavra era
    o teacher,hoje ambos estão se interagindo bem
    + faz parte da democracia, agora a metodologia
    tem que haver reforma urgente, porque deixa muito a desejar infelizmente.Têmos que estar
    convictos que as crianças da Nova Era estão
    reencarnando e o planêta precisa de renovação
    em tudo, para recebê-las.Termino com esta frase que achei muito interessante e inteligente:'A
    educação se for bem compreendida,será a chave
    do progresso moral".Amigo abraços!!!! Muita paz!!!!!!

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