Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CHOQUE DE REALIDADE

Sempre achei interessante a política. É fundamental na vida coletiva da civilização. Sempre me interessei por ela e procurei desenvolver um senso crítico que me permitisse uma leitura consistente da realidade. Claro que, ao longo do tempo, passamos por mudanças oriundas das transformações que a vida proporciona, através da maturidade ocasionada pelas experiencias. Nunca gostei de seguir correntes. Acho que devemos ter independencia suficiente para discernir. E sempre fui contrário a qualquer gesto de deselegância com este ou aquele agente político ou este ou aquele amigo que tivesse uma visão diferente da minha. Creio que esse seja um belo caminho para mantermos o equilíbrio e o respeito que devemos ter por tudo na vida. Respeito este que nos mantem ligados no sentimento de que voce pode discordar de um procedimento politico e administrativo de alguem sem perder de vista que ele é um ser humano em jornada. Isso tambem não quer dizer que não possamos demonstrar indignação para com certos procedimentos, até porque os princípios devem ser instrumentos para colaborarmos na implantação do mundo melhor que todos nós almejamos.

Por que essa introdução toda neste artigo ? Pelo fato de  de que, ante a proximidade de mais um período eleitoral, a mesma postura enganadora se apresenta de que os temas polêmicos como aborto, por exemplo, não deveria ser discutido pelo eleitor. Ora, por que não? Por que, passadas as eleições, legalizar o aborto passa a ser visto como um ato de interesse de políticas públicas, portanto, um ato político, e quando nas campanhas eleitorais seria algo incompatível para com o debate ? Por que serve num caso e não  no outro ? a população precisa saber em quem está votando pois, se ele, o eleitor, for contrário a legalização do aborto e vota num candidato que pode desencadear a liberação do mesmo, com influencia na política do país para o caso, ele estará votando em algo contrário às suas convicções, com consequencia direta na sociedade como um todo. O mesmo vale para a situação contrária. Um defensor do aborto provavelmente não votará em candidato que diga claramente que ele jamais permitirá a legalização deste. Por que vale para um e não para o outro. O problema é que os que defendem o aborto sabem que a maioria da população brasileira não concorda com a prática e temendo perder votos ( esse filme já vimos há pouco e a enganação se concretizou ) fogem do debate como se fugissem da cruz.

A questão é sim, pertinente ao debate eleitoral. Política é tambem questão moral. Dizer ao contrário é apostar na ignorância política das pessoas. Desqualificar quem pensa assim não é correto. Dizer que é atraso político trazer questões morais para o fator político é, quando não hipocrisa e manipulação, desconhecer que política é lidar com todas as questões humanas. Posso atestar isso agora. Está no Congresso Nacional uma PEc da senadora Marta Suplicy, relativa à questão da homoafetividade. Nesta pec, por exemplo, segundo informações advindas de quem assessou o documento ( há coisas que não são divulgadas pela imprensa que, por tradição histórica, considera certas situações avanços sociais ), entre outras coisas, sugere que haja cotas para homossexuais, assim como há para os negros. Qual a razão para estas cotas, caso seja verídica a informação ? E caso se confirme o proposto, é ou não uma decisão que atingirá a sociedade como um todo, no meu entender, desequilibrando a noção de justiça em concursos publicos, vestibulares e outros ?

Quem me conhece mais de perto sabe o quanto sou sensível, assim como nosso grupo de atuação, às necessidades de corações que sempre viveram à margem de melhores condições. Sabem que lutamos pelo respeito integral à todos os seres humanos, em sua liberdade de expressão e que ninguem sofra discrimanação por nada, no entanto, não acredito nessa proposta que privilegia, preconceitua ao inverso, denigre na verdade quem recebe as cotas porque mostra o beneficiado como incapaz de concorrer em pé de igualdade com outros. Nesta mesma pec estaria uma proposta de que as escolas sejam proibidas de comemorar dia dos pais e das mães, para não constranger possíveis filhos de casais homoafetivos. Ressalvo que procurarrei me inteirar da veracidade referente a esta questão e até solicito a ajuda de alguns de voces para verificarmos se é esse mesmo o texto. Se for, o que acham voces à respeito ?

Vejam que são questões complexas e as citei para demostrar o quanto são elas questões políticas e de cunho moral, sim. Por que uma senadora eleita ( com seu mandato garantido ) PODE LEGISLAR SOBRE O ABORTO E A HOMOAFETIVIDADE E OS TEMAS NÃO PODEM SER DISCUTIDOS PELA POPULAÇÃO NAS CAMPANHAS ? Quando a população é escutada nessas questões sensíveis ? Ao contrário, muita coisa é tratado na calada da noite, sem estardalhaço e sem que a imprensa divulgue, a não ser quando sai o resultado da votação. Posso ser contrário a posiçao de alguem mas este alguem tem todo o direito de discordar e ter sua posição.

Mais uma vez tem início a tentativa de que se silencie a abordagem de idéias. Quanto mais pasteurizada a campanha mais interessa aos que detem o manopólio do poder. O dinheiro forte descarrega propagandas e mais propagandas com cidadãos falando, sorrindo, de projetos que nem estão sendo tocados mas parece que já são realidades. Agora mesmo, no Rio de Janeiro, na abertura da campanha de Eduardo Paes, prefeito daquela localidade, à reeleição, ele, Dila Roussef e Sérgio Cabral, governador do estado, entregaram algumas casas do " Minha Casa, Minha Vida", projeto que é um fracasso em números, e estas casas, após o comício, a partir do dia seguinte, mostra que ninguem foi morar ali pois as obras estão inacabadas, sem estrutura para os moradores e serviu apenas de palanque.

Vamos para mais um choque de realidade ? O TCU denunciou, por volta de 2007 , 2008, os superfaturamentos e irregularidades das obras do PAC cometidas pela Delta Construtora, que está no olho do furacão em escãndalos diversos. A denúncia foi feita ao governo brasileiro, que à época tinha como presidente Lula da Silva e como gerente do PAC Dilma Roussef. O Presidente dizia que ela era a mãe do pac. Pois bem. Não só o presidente desqualificou o Tribunal de Contas como deu-se prosseguimento as obras. E  mais, eleita, Dilma assinou mais trinta, isso mesmo, TRINTA novas obras do PAC ( e muito pouco tinha sido feito pela construtora ). Agora, tempo de eleição e com novas denúncias de desvio de dinheiro público e irregularidades, a presidente, para efeito de mídia, pede para que seja verificada se há alguma irregularidade em algum contrato da Delta com o governo federal. Ora, meus amigos, issso tinha sido levantado há quase cinco anos atrás pelo órgão encarregado de fiscalizar as obras públicas, o TCU. E não só o governo fez vista grossa, tanto Lula quanto Dilma, como foram estreitadas as relações de negócios entre as partes.

Daí a importãncia de termos uma consciencia  sobre aquilo que ocorre nessa área - a política. E de termos o direito de opinar sobre questões de princípios e moral. Por que advogados, engenheiros, artistas, políticos, arquitetos, médicos, estudantes, são ouvidos e promove-se debates com suas pautas e os religiosos não podem? Por que este estigma contra os que primam pela fé, pela construção de espiritualidade e defendem a vida e seus princípios? Por que desenvolver o cliche de que falar em religião em uma atividade tão nobre ´como a política é "reacionarismo", atitude retrograda e outras coisas do genero ? desqualificar segmentos é sinal de que falta argumento ou se tem medo da força dos argumentos do oponente. Que nossos candidatos falem claramente o que pensam sobre os temas sensíveis e escutem quem pensa diferente. E deixem que a população julgue, votando ou não em suas idéias. A democracia pressupõe isto. A idéia vencedora prossegue e aos que tiveram suas concepções superadas, mantem seus pontos de vistas, prossegue esclarecendo e convencendo, sem alimentar "confrontos". Aguarda-se o tempo.

Posso voltar, adiante, a um pouco mais de um choque de realidade, saindo das "fantasias" e avaliando as coisas como elas, efetivamente, são. Como veem, aumentei a temperatura do blog, não foi ?

5 comentários:

  1. A frase que se houve para justificar o sistema de cotas para negros e pardos, que a meu ver, enaltece a discriminação sim! É que: “O Brasil tem uma dívida eterna com os negros (afrodescendentes)”. Devido ao sofrimento imposto pela escravidão. Ora, se assim fosse, todas as civilizações antigas que se utilizaram de mão de obra escrava teriam uma dívida eterna com os povos escravizados; a Alemanha teria uma divida eterna com os judeus, ciganos e demais perseguidos pelas atrocidades cometidas a esses povos, os homens teriam uma dívida eterna com as mulheres, devido a milênios de opressão, e marginalização desse gênero; a Humanidade com os portadores de necessidades especiais que não eram nem considerados humanos, tidos por aberrações que deveriam ser mortos ao nascer, que está comprovado nos anais da História, como exemplo, é só darmos uma olhada no que dizia a Lei das XII Tábuas Romana: “Tábua IV. Lei III - O pai de imediato matará o filho monstruoso e contra a forma do gênero humano, que lhe tenha nascido recentemente”... e por aí vai. Fico imaginando de onde surgem essas máximas, esses memes que tomamos como verdade. Gente, a escravidão também existiu na própria África, entre os próprios negros, devido às rivalidades entre tribos; e quando uma tribo saia vencedora de um conflito, transformavam os vencidos em escravos e os trocavam pelas quinquilharias oferecidas pelos europeus. Com isso, acredito que na História não existem vilões e heróis, e sim o acirrado e eterno jogo de interesses sociais, a disputa não só por direitos, mas pelo poder, independente de qual seja a raça/etnia! Para tanto, deveríamos perceber que as diferenças existentes, por exemplo, entre “negros” e “brancos”, são em relação ao decurso histórico-social das raças, e não intelectual. Por esses dias assisti a um filme fantástico que fala sobre isso, intitulado “O grande desafio”.

    ResponderExcluir
  2. Com relação à PEC envolvendo os homossexuais, que está gerando muita polêmica, concordo com a parte da criminalização da homofobia, por esta ser uma forma de discriminação; mas existem verdadeiros absurdos na proposta de emenda à Constituição, tais como: contos infantis que apresentem casais heterossexuais devem ser “banidos” se também não apresentarem duplas homossexuais transvestidas de casais; a questão de cotas nos concursos públicos para homossexuais como já existem para negros em alguns Estados brasileiros, bem como cotas em empresas privadas, como existe para deficientes físicos. Além do que o Estatuto da Diversidade Sexual está exigindo do Estado a obrigatoriedade de se investir dinheiro público para homossexuais que querem “caros” procedimentos de reprodução assistida por meio do SUS, dentre outros despautérios. E onde fica o princípio da isonomia?! Poderiam, ao invés de propor acabarem com as festividades referentes aos dias das Mães e Pais, os casais homoafetivos femininos comemorarem o Dia das Mães; e os homoafetivos masculinos o Dia dos Pais, ou então poderiam propor o Dia da Família. Seria interessante. Mas, o que percebo na PEC dos Homossexuais é certa dose de radicalismo. E fico a me perguntar: Por que tendemos a separar tudo em dicotomias: bons e maus; negros e brancos; homossexuais e heterossexuais; certos e errados... se fazemos parte do mesmo TODO, mesmo quando optamos por escolhas diversas?! Acredito que o que esteja escasseando é a compreensão de alteridade e amor entre as pessoas no Mundo. Fico muito triste com isso...

    ResponderExcluir
  3. Ops! Pequena retificação gramatical ao meu comentário: "a frase que houve", e não "a frase que "se" houve; pois no caso o 'houve' deveria ser substituído por 'ouve'. Ê, língua portuguesa complicada; qualquer deslize e pronto.

    ResponderExcluir
  4. O projeto não é um fracasso. As casas estão em construção e a estimativa é que até o final do ano toda a obra esteja pronta e seja entregue.

    ResponderExcluir
  5. Prezados Amigos,
    Tema bastante interessante e digno de debates.
    Ao que me diz respeito, senti na pele o preconceito devido a minha deficiência física (mobilidade reduzida), fui assediado com uma proposta de aposentadoria prematura, que rechacei com todas as forças possíveis, sempre acreditei no crescimento possibilitado pelo conhecimento acadêmico (tem que estudar mesmo, debruçar-se nos livros, dedicar-se aos estudos e colher os frutos do esforço próprio). Em nada que me propus fazer ou realizar coloquei minha condição como desculpa, mas hoje utilizo meus direito de “preferencial”, sem macular o direito das outras pessoas, tenho limitações físicas que comprometem meu desempenho em algumas poucas coisas. Ser negro, ser pobre, ser homossexual, não é fator limitante para dedicar-se com afinco aos objetivos de vida, uma semente para tornar-se arvore tem que vencer as sombras da cova, despontar na superfície e focar a luz do sol, se quiser crescer e dar frutos.
    A política de cotas cria desigualdades tão terríveis quanto à desigualdade criada pela ignorância. Vencer na vida requer esforço, requer ação, vontade e determinação. Sair de uma cadeira de rodas e voltar a andar requer muito mais que cotas ou políticas inclusivas, que quando colocadas em ação não deveriam excluir outros grupos.
    Devemos sim, ir aos debates, que mesmo inflamados devem ser acompanhados de respeito pela diversidade de opiniões, argumentos sólidos e exemplos edificantes. A política e a Religião regem as relações humanas, e se tratadas com equilíbrio necessário agregam os seres humanos e abrem o pensamento.
    Forte Abraço
    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir