Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 24 de julho de 2012

CUIDAR DOS ANIMAIS

Uma participante do nosso blog, a Megue Araújo, postou comentário relacionado com o tema abaixo sobre a consciencia dos animais, a mais recente constatação da ciencia. E pede ela uma abordagem minha sobre o esforço que ela despende, com amor, em defesa dos animais, buscando ampará-los ou procurando encontrar um lar para os animais desabrigados, pois tem recebido algumas críticas no ambiente espirita sobre essa sua atitude, afirmando seus críticos de que melhor seria se ela gastasse energia de amor amparando crianças, que são muitas sem lar, etc. A amiga afirma ficar confusa com estas observações de co-idealistas e pede-me opinião à respeito pois não sabe se está agindo corretamente.

Megue, cara amiga, creio que seus críticos,na verdade, no fundo, não devem ser contra sua atitude louvável de amparo aos animais. Seria uma brutal incoerencia da parte deles se assim pensassem, afinal, como conciliar essa atitude ante a proposta do cristianismo que nos aponta o amor à todos os seres viventes, conforme o praticado por Francisco de Assis, espirito tão admirado no meio espiritista? Com certeza eles devem desejar que essa capacidade tão encantadora de amar que voce tem apresentado seja ampliada para outros setores da experiencia humana. É que nós temos uma dificuldade tremenda de expressar o pensamento face as condições espirituais que nos são próprias.

Continue em sua tarefa de amparar os animais em necessidade. Eles merecem e isso é agradável á Deus. Com certeza os bons espiritos devem lhe amparar nesse mister. Creio que um dia os que lhe tecem suas observações um tanto difíceis verão este mesmo empenho seu em outras áreas, sem que isso a impeça de continuar esse apostolado pelo amparo aos nossos irmãos, os animais. Deus lhe abençoe, Megue, e permaneça amando os seres viventes,  humanos ou animais, e entendendo, com serenidade, os que esperam sempre mais de sua capacidade de amar.

3 comentários:

  1. Prezados,
    Particularmente, não acredito no termo “critica construtiva”, toda critica tem por objetivo expor uma falha. Criticar é condenar algo que está sendo posto em ação.
    Indubitavelmente cuidar de crianças abandonadas, idosos esquecidos requer e demonstra muitas qualidades do ser, não menos do que cuidar e dedicar-se aos cuidados dos animais jogados nas ruas, a maior atitude dos críticos de plantão (e não posso deixar de ser um critico também) seria entender que cada pessoa está onde deveria estar e faz o que deve ser feito. A atitude da nossa irmã, de dedicar-se a causa de cuidar dos animais é bastante nobre e certamente produzirá bastantes frutos no meio social em que ela está inserida, requer muito desprendimento e amor, aos que vêem nisso ou pensam ver uma atitude menos digna, sintam-se convidados a arregaçar as mangas e visitar uma creche, um abrigo de idosos uma comunidade carente e dar, prestar, atender a necessidades das crianças, idosos e pessoas carentes de uma palavra, uma conversa edificante, uma prece.
    A amiga Megue Araújo, parabéns pela ação e continue com sua convicção, todo ato de bondade é um ato de agradecimento e de ligação com Deus.
    Forte Abraço
    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Amigo são tantas postagens boas que a gente
    não sabe como escolher + eu resolvi ficar
    nesta mesmo. Muito bonita a atitude de nossa
    amiga Megue Araújo pela dedicação que ela tem com os animais, olhe amiga continue sempre fazendo esse trabalho porque os nossos animais
    estão num abandono total, eles estão precisando
    de pessoas como vc com garra e que trabalha
    por amor a causa parabéns e pode ter certeza
    que papai do céu fica muito feliz com sua
    atitude. Termino dizendo assim "Ser protetora
    de animais não é status, é atitude."
    Quanto a vinda de vcs para Maceio estamos felizes e aguardando.Abraços!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Amigo Fred,

    Gostaria de agradecer a vc e aos amigos Gustavo e Hilda que aqui postaram, entendendo que meu trabalho voluntário em prol dos animais não me faz ser uma pessoa insensível a dor do meu semelhante, o contrário. Respeito e amo a vida independente de espécie e de retribuições.

    Mais uma vez obrigada pelo carinho e compreensão. Que Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir