Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

NEM TUDO É OBSESSÃO

É relativamente comum ouvirmos, no ambiente espirita, tanto vindo de leigos quanto de trabalhadores  espiritas, a afirmativa, ante um determinado problema que alguem apresente, sobretudo de natureza emocional, que a causa seria uma obsessão, ou seja, uma constrição ou perseguição de um ou mais espirito sobre aquela pessoa. Já estive em instituições que, conforme depoimento dos que lá estavam em tratamento, quase a totalidade dos casos ali eram diagnosticados como "obsessão". Ora, embora saibamos que este "mal" atinja uma extraordinária parcela da humanidade, precisamos utilizar um pouco mais a prudencia que o codificador Allan Kardec recomendou sabiamente. Disse ele, judiciosamente, que só após esgotarmos uma possível explicação de natureza física é que deveríamos seguir na direção de possíveis influencias espirituais.

Outro fator que deve desencadear a prudencia citada é o de que esse diagnóstico generalizado, quase sempre parece retirar um pouco a sensação de responsabilidade das pessoas para com sua própria vida. Se estou sofrendo, não é por minha culpa e sim, de um espirito, pensam alguns. Outros , por não entender que a própria obsessão tem o componente de responsabilidade da vítima face ao fato de que a sintonia ou elementos que "plugam" espiritos e encarnados, são desencadeados a partir do comportamento dos individuos nesta ou em outra encarnação.

Muitos dos problemas emocionais, psicológicos, que apresentamos na atualidade podem, perfeitamente, ser creditados a nós mesmos. A ausencia de um maior nível de espiritualização, a dependencia emocional que apresentamos como consequencia de nossa fragilidade íntima, o nível de egoísmo ou de ansiedade elevados, favorecem o surgimento de um estado de infelicidade e frustração, tão frequentes nos dias de hoje. Não combatemos a concepção de nossa infelicidade e entregamos nossa existencia a possiveis soluções externas. E os centros espiritas necessitam estar atentos para que não alimentem um exército de eternos dependentes de soluções "mágicas", instantâneas e que prendem as pessoas num círculo vicioso de um doloroso quadro auto obsessivo que, aí sim, pode desencadear a famosa obsessão de espiritos, atraídos estes pelas vibrações derrotistas e negativas cultivadas.

O espiritismo é um corpo de pensamento capaz de emancipar a criatura humana, de empurrá-la a um nível mais elevado de consciencia, ampliando seus poderes pessoais e gerando o otimismo e um estado de segurança interior maravilhoso. Soluciona os problemas não pelas vias mágicas ou excepcionais, mas auscultando-lhes as lições, absorvendo-lhes os ensinamentos e direcionando a própria existencia no rumo da harmonia interior. Escapa-se, assim, das chamadas más influencia pela influencia sadia de nossos propósitos. Obsessão existe? sim, claro. Sem dúvida alguma, em um mundo como a Terra, é algo que, lamentavelmente, compoe a atmosfera psíquica da nossa sociedade, no entanto, o que fazemos com o objetivo maior da nossa encarnação, nosso crescimento espiritual ?Como temos propiciado o desenvolvimento de nossas potencialidades, sob o amparo dos inúmeros recursos que nos são dados pela Suprema Providência?

Não culpemos os espiritos infelizes por tudo o que nos desagrada na experiencia planetária. Temos nossa parte por fazer. Eles, os espiritos infelizes, não podem agir a seu bel prazer, como pensam alguns. Precisam, sim, de nossa colaboração infeliz, de nossos pensamentos inconsequentes e de nossas atitudes desajustadas. Mas aí, como vemos, já é um caso de parceria, não é mesmo ?

5 comentários:

  1. muitas vezes as pessoas gostam de colocar a culpa em tudo menos nos atos delas próprias , e mais fácil dizer que e obsessão do que dizer que ela precisam de uma reeducação mental e comportamental . e bem mais fácil dizer que e um espirito uma pessoa que noa pode nem desmentir do que assumir a responsabilidade de mudar o pensamento e os atos concordo plenamente as pessoas estão viciadas . Citados dos pobres espíritos que sempre levam a pior e sempre, e as pessoas não querem ter trabalho não, querem que os espíritos façam tudo mesmo . se você tropeça foi o espirito se acontece algo pq e culpa do espirito que não lhe protegeu . as pessoas estão distorcente e muito a doutrina , por isso que muitos vão para centro mais não entendem , e guando não acontecem o que eles querem se afastam pq acham que e milagre , na verdade e se vc mudar seus atos e pensamentos seguir jesus e seus encimamentos com certeza acontece um grande mudança primeiro dentro de vc depois com tudo ao céu redor , mais e a pessoa que tem de mudar e não o espirito que vai realizar esse milagre , se fosse assim que mérito teriamos em evoluir. o merito seria do espirito exclusivamente e nunca iriamos evoluir bj .

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise para reflexão de todos nós.

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas além de tudo de negativo creditarem a obsessores, ainda se julgam as grandes vítimas do processo. Normalmente buscam as Casas Espíritas esperando que terceiros solucionem a questão "tirando" os "seus" obsessores. Ignorando que a vida é um conjunto de experiências, onde devemos trabalhar os nossos sentimentos, emoções e desejos, como diz Emmanuel no comentário que faz ao Evangelho de JOÃO 1:38,  no livro Caminho Verdade e Vida, "Ninguém olvide a verdade de que o Cristo se encontra no umbral de todos os templos religiosos do mundo, perguntando, com interesse, aos que entram: “QUE BUSCAIS?”

     Como você colocou  muito bem "nem tudo é obsessão ",  mas se ela existir não é um processo que a vida injustamente nos legou. 

    Que buscamos? A simples solução de um problema ou a compreensão do que a vida espera de nós diante desta ou daquela dificuldade. O que ela quer nos mostrar. Algumas vezes, a pessoa chega a dizer ante a própria dor, "eu faria tudo para ter esse problema solucionado", mas se o solucionar tal problema passa por abdicar de alguma coisa, então logo dizem: "isso não!" ou "é porque sou assim e não vou mudar".

    QUE BUSCAIS?
    “E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que
    buscais?” — (JOÃO, capítulo 1, versículo 38.)

    A vida em si é conjunto divino de experiências.
    Cada existência isolada oferece ao homem o proveito de novos conhecimentos. A aquisição de valores religiosos, entretanto, é a mais
    importante de todas, em virtude de constituir o movimento de iluminação definitiva da alma para Deus.Os homens, contudo, estendem a esse departamento divino a sua viciação de entimentos, no jogo inferior dos interesses egoísticos. Os templos de pedra estão cheios de promessas injustificáveis e de votos absurdos. Muitos devotos entendem encontrar na Divina Providência uma força subornável, eivada de privilégios e preferências. Outros se socorrem do plano espiritual com o propósito de solucionar problemas mesquinhos.
    Esquecem-se de que o Cristo ensinou e exemplificou.
    A cruz do Calvário é símbolo vivo.
    Quem deseja a liberdade precisa obedecer aos desígnios supremos. Sem a compreensão de Jesus, no campo íntimo, associada aos atos de cada dia, a alma será sempre a prisioneira de inferiores preocupações.
    Ninguém olvide a verdade de que o Cristo se encontra no umbral de todos os templos religiosos do mundo, perguntando, com interesse, aos que entram:
    “Que buscais?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amigo. Como é bom abrir o seu Blog e nos depararmos com explicações tão valiosas para nossas vidas. Quando adentramos em uma Casa Espírita, principalmente naquelas que realizam tratamentos espirituais, a primeira idéia que nos remete ao pensamento é que determinado irmão, aparentando um estado de saúde em seu corpo físico bastante acentuado, é que provavelmente está sendo atacado por "entidades". Deparei-me com uma situação peculiar ao narrado em suas explicações acima. Uma determinada pessoa chegou peeto de mim, com os pés inchados e cheios de manchas vermelhas e disse a mim que tudo aquilo era "entidades" que estavam lhe atacando. Não nego a você que fiquei preocupada com aquela situação, mas sem saber os porqueês daquela pessoa assim se referir, procurei explicação com uma pessoa que tem mais esclarecimentos e ela disse a mim que existem irmãos que criam verdadeiros vínculos e acreditam que só são ajudados quando um médium "retira" a suposta "entidade". Com as explicaçõees acima, para quem está começando os estudos agora, você não imagina quão valiosa contribuição está servindo para mim, bem como para outros. Agradecida, que Deus te ilumine cada vez mais, pois mesmo lendo sobre o assunto "obsessão", agora me senti mais confortada quanto a clareza de suas palavras.
    Eternamente grata.

    ResponderExcluir
  5. Verdade amigo a gente gosta muito de atribuir,o que nos acontece achando que é espiritual +
    não é as vezes somos nós que contraimos então para que isso não ocorra vamos estar sempre
    vigilante em nossos pensamentos, atitudes e
    comportamento e não esquecer que devemos
    sempre que for necessario procurar o homem
    de bata branca que é o medico. Euzinha estou
    constantemente tendo dor de cabeça hoje vou
    marcar uma consulta para um neurologista
    porque não é normal o que estou sentindo
    somente tomando análgesico constantemente.
    E como a Doutrina é bastante esclarecedora
    e só quer o nosso bem vamos orar e vigiar
    eis ai o remédio sem contra indicação.
    Amigo um bom dia!!!! Muita luz!!! Bejin!!!

    ResponderExcluir