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quarta-feira, 27 de março de 2013

ESPIRITISMO E EDUCAÇÃO

Na magistral obra "Obras Póstumas", contendo artigos de Allan Kardec que, até então, não haviam sido publicados pelo codificador, ele tece uma consideração que resume a finalidade da grande mensagem para a humanidade: a educação. Claramente o codificador afirma que o objetivo do espiritismo é a educação, não a formal, de simples transmissão de conhecimentos, mas aquela que forma o caráter, desenvolvendo os valores mais elevados da criatura. E aí estaria a felicidade para a alma humana. Desde Pestallozzi, passando por Maria de Montessori, até o austríaco Rudof Steiner, com seu método Weldorf, de educação de profundidade, a educação apresenta-se, sempre, como a grande necessidade da nossa civilização. Não por acaso, o codificador da doutrina espírita foi um pedogogo, discípulo de Pestallozzi.

Sai Baba, na contemporaneidade, tambem enfatizou a educação, precisamente o que ele chamava educação para os valores humanos. A experiencia seria a mesma daqueles que nós citamos anteriormente, claro que com nuances e alguns detalhes de metodologia , porem, visando o desenvolvimento do potencial divino existente no espírito em evolução. Verificamos nas questões 467 e 469 de O Livro dos Espíritos, respostas dos espíritos superiores que referendam a importância dessa educação mais elevada e profunda. Vejamos :

467 - Pode o homem eximir-se da influencia dos espíritos que procuram arrastá-lo para o mal?
R -    "Pode, visto que tais espíritos só se apegam aos que, PELOS SEUS DESEJOS OS CHAMAM, ou aos que, PELOS SEUS PENSAMENTOS, OS ATRAEM".

A resposta da questão 469 é esta: " PRATICANDO O BEM e pondo em Deus toda a nossa confiança, REPELIREIS A INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS INFERIORES..."

ORA, TANTO NA PRIMEIRA QUANTO NA SEGUNDA QUESTÃO, O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO SE CONSOLIDA COMO APETRECHO DE PROTEÇÃO CONTRA AS MÁS INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS, TÃO EM VOGA NOS DIAS QUE VIVEMOS, COMO O FORA ANTERIORMENTE.

Evitar os desejos insanos ou controlar pensamentos sem os permitir tornarem-se indignos é tarefa da educação. De dentro para fora, aprendemos a conhecer a nós mesmos e a dominar emoções, vigiando a natureza dos pensamentos e modificando qualquer desejo de natureza infeliz. A reforma íntima, em síntese, é consequencia do esforço da educação interior. O diamante imortal lapida-se no fornalha da educação, seja aproveitando os atritos de elementos exteriores ao coração que provocam reflexão e dor, seja pelo esforço para domar as más inclinações, investindo na prática do bem, capaz de produzir vibrações de alto teor, atraindo os bons espíritos para nos secundar na jornada que nos cabe. A educação cria as condições psíquicas para que os benfeitores espirituais sejam sentidos por nós e possam melhor nos influenciar. Ou seja, a educação cria a sintonia refinada.

O Espiritismo possui aí sua gloriosa missão na face desse mundo ainda de expiação e provas. E trazendo a religião natural para os seres humanos, abre clareiras no rumo da regeneração das almas e do planeta. Reflitamos mais um pouco nisso, na certeza de que, na tarefa da educação encontram-se os estímulos para que nos tornemos almas generosas, amáveis, ternas, doces e firmes, seguras e confiantes, prontas para os estágios mais elevados e belos da grande jornada.

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