Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 31 de março de 2011

CORRENDO ATRÁS OU FALTA DE PLANEJAMENTO

O mundo vem desenvolvendo-se há décadas. O crescimento econômico dos países é fato. Não é só o nosso que vem crescendo. Temos a vantagem de um grande mercado, uma população consumidora magnífica. Mas, estranhamente, vivemos correndo atrás. Enquanto diversos países atendem suas necessidades de infra estrutura com velocidade, e podemos citar entre os chamados emergentes, Malásia, Indonésia, India e China, o Brasil não investe o que deveria e quando o faz, suas obras duram mais que o dobro para se concretizarem. A lerdeza é resultante de váios fatores já sobejamente conhecido de todos. E isto não é obra de um só governo mas postura de vários. Vejam o governo anterior, o do Lula. Apesr de toda a louvação, o Brasil ficou, após os oito anos de sua administração, em nonagésimo sexto lugar ( 96) entre 150 países na avaliação do progresso econômico. Duas coisas verificamos aí: o país se desenvolveria de qualquer maneira, independente de quem fosse o presidente e poderia ter sido melhor se tivesse sido melhor gerenciado. Vários gargalos travam o país. Falta de investimento em infra estrutura, alto nível de corrupção, educação incompetente, insegurança e gastos mal direcionados.

Existem obras no Brasil que já duram doze anos. É o caso do metrô de Salvador. Outras encontram-se paralizadas por super faturamento e outras irregularidades. O resultado: mais prejuízo para o país.

Reluto, às vezes, em fazer tais abordagens. Prefiro as que lidam com as questões predominantes no blog, porem, faço-as porque necessitamos de espaço para expor o pensamento e mostrar que há pessoas acompanhando os acontecimentos e propondo ideias para que avancemos. Todos tem a ganhar se a seriedade e a compenetração das responsabilidades reger nossa nação. Inadmissível que milhões sejam prejudicados por todos os fatores já conhecidos que norteiam a prática política brasileira. Repito: são problemas antigos e não de um ou dois governos. Agora, uns mais que outros. Os mais, fácil saber.

É hora de se mudar tais práticas infelizes. Isto ocorrerá sem paixões políticas e sim com integral dedicação à missão de trabalhar pela coletividade.

Um comentário:

  1. Olha Fred, fico muito feliz quando o vejo abordando também aspectos tão importantes sobre a realidade do nosso Brasil. Vejo notícias mentirosas dando conta de uma realidade que sabemos, não é a nossa. A corrupção reina e a miséria continua e continua sem voz, sem representação e o que é pior, sendo explorada.

    Somos o país do futebol, do pré-sal, das “lindas mulatas”, somos o país da “mulher jaca”, da “mulher melancia” e outras frutas que servem de vitrine para que tenhamos como atração turística a PROSTITUIÇÃO. Não estamos aqui sendo pessimistas, mas enfrentando a realidade.

    ResponderExcluir