Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 4 de março de 2011

CUIDANDO DO PLANETA

É voz corrente que nossa civilização precisa cuidar melhor do planeta que nos acolhe para as experiencias da evolução. Isso tambem serve de parâmetro para aferir o grau de progresso espiritual de uma sociedade. A exaustão que já se delineia na natureza reflete as atitudes inconsequentes tomdas pela humanidade na utilização dos recursos naturais. O gênero de vida que levamos, com um nível de busca desenfreada do "ter", posuir, alem da deseducação em termos de alimentação, vem causando impactos significativos nas estruturas do planeta.

A ameaça de uma guerra nuclear sempre foi um grande temor da civilização. Temos o livre arbítrio e podemos evitar essa monstruosidade por meio de uma busca de pacificação, de uma verdadeira conscientização que pertencemos a uma mesma família, habitando a mesma casa cósmica. As fronteiras foram criadas pelos interesses humanos. E criamos, tambem, as fronteiras emocionais, culturais e morais, que se somam àquelas que representam raças ( só existe, na verdade, a raça humana).

Podemos viver melhor e em convívio fraterno. A escolha nos pertence. As retóricas diplomáticas precisam dar lugar às atitudes construtivas que visem real interesse de entender nossa condição de irmãos no infinito, experienciando no mesmo lar, navegando pelo espaço na mesma abençoada nave.

Cuidar do planeta é demonstrar maturidade. E pede, sem dúvida, educação. Podemos começar fazendo nossa parte, o ambiente mais próximo onde nos situamos, sem esperar que os grandes líderes mundiais efetuem sua importante parte. É preciso começar. É como o amor: é necessário amar para entender a força colossal que ele tem.

2 comentários:

  1. Prezados,

    Desenvolvimento sustentável não é apenas um termo bonito ou da moda. O que será realmente necessário ao bem viver. Refletindo uma leitura recente, na qual o autor nos diz: "... Jesus, nem sequer tinha onde recostar sua cabeça e jamais andou com bolsa de provisões, confiando ao Pai o abastecimento de suas necessidades mais imediatas...".

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Para cuidar do planeta não precisamos de grande atitudes. Gestos pequenos, mas que se somados fazem grande diferença na preservação. Como por exemplo, não jogar lixo nas ruas, sempre descartar nas lixeiras públicas mais próximas. Em casa buscar separar o lixo reciclado do orgânico. Conciêntizar as crianças da importância que é cuidar do seu planeta. Evitar pegar sacolas plásticas no supermercado, buscar levar a sua própria sacola de casa, ou caixa de papelão.

    E assim, com pequeninos gestos e atitudes que podemos ajudar a conservar nosso planeta.


    Pensemos nisso!

    ResponderExcluir