Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

OS GOVERNANTES DO FUTURO

Escrevi um texto e que compõe o meu livro "A Vitória de Deus', o qual reproduzo, em parte, neste nosso espaço. Espero que gostem. Vamos lá.

Diante dos inúmeros conflitos espalhados pelo mundo, as infelizes opções pela guerra faz estremecer qualquer cérebro com um mínimo de bom senso. Os governantes, naturalmente com algumas poucas exceções, não tem conseguido promover a evolução, a prosperidade dos seus povos, o desenvolvimento de uma consciencia ética superior. Creio até que muitos deles almejam promover a sociedade que governam porem, não sabem como, qual caminho seguir ou, quando sabem, deficiencias morais, limitação da sensibilidade ou outros fatores obstaculam maior avanço. A visão de um estreito nacionalismo, a concepção puramente mercantil de desenvolvimento, a ambição desmedida, a egolatria, o despreparo espiritual, são alguns dos elementos que impedem a superação dos problemas crônicos das populações.

Como avançar para conquistas maiores se ainda se cogita pouco de uma visão espiritual do homem por parte dos indivíduos detentores de poder politico e administrativo? como enxergar melhor o homem de todas as latitudes sem um processo que cuide da essência do ser?

Temos avanços, porem. Todos os países, pelo menos teoricamente, vem enxergando a educação como básica para todos os saltos na qualidade de vida dos povos e de sua emancipação econômica. Claro que ainda sob a limitada ótica de que investir em educação é investir numa escola ainda preparatória de peças de reposição para o mercado de trabalho e não organizadora de almas equilibradas, dinâmicas e serenas. Mas já é um avanço. E aqui e ali econtramos preocupações consistentes qunto aos valores morais e espirituais do ser humano.

Que interesses movem os governantes atuais do planeta? a visão separatista de cada povo, o egoísmo de nação confundido com amor a seu país, a necessidade de auto projeção, geram a pouca credibilidade dos politicos que governam.

Allan Kardec, o organizador do espiritismo, fala sobre o futuro quanto a esse ângulo da vida humana. Se refere o grande educador francês ao que ele chama de "aristocracia moral"....( )
( )...Essa aristocracia moral, ao contrário do que possa pensar qualquer raciocínio precipitado, não representa uma elite no sentido de qualquer privilégio. É uma idéia que se aproxima do que ocorre nas dimensões espirituais da vida. Os mais preparados em sentimento, raciocínio, ética, poder espiritual, experiencia e vivencia moral, assumem as "rédeas" da coletividade. Não precisamos dizer que direitos humanos seria vivencia cotidiana...( )

( )...O pensamento dos governantes do futuro será sempre voltado para o bem coletivo, para todos os países, todos os povos. Afinal, estamos na mesma nave, partilhamos o mesmo ar, os problemas são praticamente os mesmos e um elo divino interpenetra todas as vidas...( )

* Os que desejarem conhecer o texto por completo, podem faze-lo consultando o livro Vitória de Deus. Ah, desculpem o texto longo.

2 comentários:

  1. Meu caro Fred,

    Deus te ilumine sempre.

    Passei para ler a mensagem mais nova e para abraçá-lo.

    Há braços
    Merlânio Maia

    ResponderExcluir
  2. Manda mais textos longos ai!!!

    beijos

    ResponderExcluir