Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

SOBRE A SAUDADE APÓS A MORTE

Muitas vezes encontro corações sofridos duplamente ante a partida de um ente querido. Dplamente porque, sendo espiritas ou de outras denominaçoes religiosas, entram em conflito pelo fato de sentirem saudade de seu afeto que singrou no rumo da dimensão espiritual. Isso ocorre, com certa frequencia, no meio espirita. Ouvem que não devem chorar, que vão maltratar o ente que desencarnou, etc. É fato que o choro de desespero prejudica a si e aos que se foram. Deve ser evitado. Além de gerar mais revolta, demonstra desconhecimento sobre os fundamentos da vida imortal. A aceitação é um resultado ligado à compreensão desses fundamentos, constituindo-se um mecanismo da fé raciocinada. E nossa não aceitação atinge o coração querido recem desencarnado, que por sua vez, quase sempre, tambem não aceita seu desligamento do corpo carnal, ampliando a área de sofrimento, criando-se um ciclo de não aceitação de ambos os lados.

Agora, sentir saudade é natural. Alguem querido viaja e a saudade brota. Não podemos nos condenar por isso. Só precisamos ajustar a saudade ao entendimento sobre nossa imortalidade, à convicção do nosso ideal. Se as lágrimas caírem, que não sejam de revolta ou mágoa para com Deus ou quem quer que seja ante a desencarnação do afeto. Somos de lá. Temos um tempo na carne. Estruturar essa convicção em bases sólidas é fundamental para aprendermos com o fato e seguir em frente, ciente de que, breve, nos encontraremos com os que foram, antes de nós, para nossa pátria verdadeira.

E tenhamos tato ao abordar os que choram seus entes que desencarnaram. É o nosso estagio. Precisamos de entendimento e respeito. Ainda que seja um espirita que chore. Nada demais.

6 comentários:

  1. Amigo Fred, gostaria que vc. comentasse sobre os compromissos do povo do oriente!

    ResponderExcluir
  2. Fred a dor da separação é muito grande quando perdemos um ente querido,fico imaginando como é quando perdemos nossa alma gêmea,desencarnamos logo após ela? pelo que sei almas gêmeas não conseguem viver separadas.
    Karla.

    ResponderExcluir
  3. Fred bom dia!!
    Quero agradecer a vc este espaço tão elucidante, que vem nos esclarecer com tanta humildade, dos mais simples aos mais complexos temas, acontecimentos,... Sinto um conforto imenso. Obrigada meu querido irmão por esta oportunidade. Que Deus o abençõe. Grande bj.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fred
    Sim, passei por esta experiência 3 vezes seguidas. Primeiro foi meu pai(200), meu esposo(2001)e minha mãe(2003. Faz muita falta sim, porém, a Doutrina Espírita dá-nos suporte para compreendermos que agora nos encontramos apenas em dimensões diferentes. É muito importante também que possamos estar sempre nos alimentando de bons pensamentos, boas vibrações e assim poderemos sentir estes nossos amores mais perto de nós. A força da oração acalenta nossos corações e propicia um possível encontro nosso com eles. Deus seja louvado!
    Muit paz à todos.

    ResponderExcluir
  5. FRED

    COMO SOBREVIVER A SAUDADE DE UM FILHO LEVADO A PÁTRIA ESPIRITUAL ? sEM LÁGRIMAS QUE TRANSBORDE ESSE SENTIMENTO É IMPOSSÍVEL.LÁGRIMAS DE SAUDADES DA VOZ QUE NÃO SE ESCUTA MAIS , DA COMIDA QUE NÃO FAZEMOS MAIS , DO SOM ALTO DENTRO DE CASA , DO TELEFONE SEMPRE OCUPADO...
    COMO PEDIR UMA MÃE QUE NÃO CHORE...
    QUE NÃO SE REVOLTE....
    QUE NÃO SE DESESPERE?

    ResponderExcluir
  6. Olá Fred,
    Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que não tenho aprofundamento sobre a doutrina espírita apesar de ser muito curiosa. Gostaria da sua ajuda para entender algumas coisas, meu nome é Morgana e meu pai desencarnou em abril de 2012 e minha mãe desencarnou em junho de 2013. Todos nós que convivemos com o casal dizíamos que eles jamaais conseguiriam viver longe um do outro, acreditávamos que se estisse vidas passadas eles com certeza lá se encontrariam... de ums tempos pra cá a minha mãe já havia me avisando que só estava aguardando o meu casamento e que em seguido ela iria embora para ficar pertinho dele...E assim foi feito ela se foi como tando pediu... desencarnou dormindo como um anjo sem nenhum sinal de sofrimento... Gostaria de saber de você se já teve algum relato ontem um espírito desencarnado relata algo parecido com relação a alma gemea ou se pelo menos sabemos quando iremos morrer,pois ela deixou tanta coisa organizada para mim... Desde já agradeço sua atenção e fico no aguardo ansiosa de um retorno.

    ResponderExcluir