Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 4 de outubro de 2014

AMANHÃ

Como já escrevi aqui, amanhã o Brasil tem um encontro com as urnas. É fato que o povo brasileiro tem enormes dificuldades para com o ato político. A despolitização foi se acentuando ao longo do tempo. A educação falha ( na verdade, das piores do planeta, segundo estudos de várias instituições internacionais ) propicia que os eleitores encarem o momento eleitoral como se torcessem por um time de futebol, ao invés de se analisar propostas ou se enxergar o quanto o voto traz consequências.

Falta pensamento crítico. E falta exatamente pelos fatores citados acima. O nível da nossa sociedade, em termos de maturidade educacional e política, é muito baixo e vem piorando ao longo dos anos. Escuto muita gente, sobretudo jovens, desencantada com a política ou dizendo não se interessar por ela. Isto é preocupante pelo simples fato que é ela, enquanto agente organizador do funcionamento dessa mesma sociedade, que elabora leis ou atende os cidadãos. O problema é que interessa a muitos dos políticos esse desinteresse social pela política. Quanto mais gente que pensa se afastar da política, mais eles ficam com os que podem manipular, pela dependência do Estado e pela desinformação.

Sei que as falcatruas e a ausência de realizações efetivas desses agentes públicos gera a desilusão, porém, da mesma maneira que em outros setores da vida necessitamos reformulá-los, aperfeiçoando-os, mais ainda no que tange ao campo político. Cabe ao cidadão contribuir para a depuração dessa área importante da vida humana. A dificuldade está na despolitização, na falta de educação, nas manipulações. O tempo, no entanto, vai, aos poucos, amadurecendo a nação. Mais devagar do que gostaríamos mas vai indo. 

Amanhã, hora de pensar bem. O que queremos para o país? Creio que todos desejam mais decência, mais honestidade, mais eficiência e mais educação, saúde, segurança. Uma sociedade melhor. Um encontro com um futuro mais feliz, mais justo e próspero. Analisemos bem os que postulam mandatos para qualquer cargo. E eleitos, que cumpram o que prometeram na campanha ( sempre promete-se, lógico, o melhor dos mundos, rsrsrs), não decepcionando seus eleitores. E se errarmos, consertemos depois, sendo que durante o mandato do escolhido, estejamos atentos para cobrar-lhe as promessas.

É assim que, um dia, as coisas acontecerão. O que não pode é acomodar no que falhou. Para amanhã, boas inspirações na hora de digitar e confirmar. E que os céus abençoem os eleitores e inspire os eleitos.

Um comentário:

  1. Estou muito feliz por ter cumprido com o meu dever de cidadã, não só pelo fato de ter votado, mas também por ter trabalhado como mesária e contribuído um pouco. Que vençam os que possuem no coração o desejo sincero de gerar mudanças positivas em nossa sociedade e que estejam dispostos a cumprir as tantas promessas que fizeram ao longo de suas campanhas.
    Fred, tenha uma semana iluminada com muita paz e amor!

    ResponderExcluir