Suicídio infantil. Eis um tema dolorosíssimo, difícil até para se abordar. Lamentavelmente, vez em quando surgem notícias desse teor, impactando a sociedade. Há pouco meses, no interior de São Paulo, um garoto de dez anos atirou na professora e depois se matou. Isto num ambiente em que, supostamente, ele estaria respirando esperança e novas perspectivas para sua vida, que se iniciava. O que o levou a agir dessa maneira ? Não há como detectar. Só a lamentar e tirar uma farta gama de elementos que desafia o campo da educação e as famílias. Claro que cada caso é um caso. Até as vidas pregressas da criança podem contribuir para explicar esses delicados casos de auto destruição.
A questão da estrutura familiar precisa ser levada em consideração no tocante à iniciativas preventivas contra tal desatino. Sabe-se que numa família equilibrada, voltada para valores afetivos e de acolhimento, dificilmente encontraremos algo dessa natureza. Pode até ocorrer mas aí seria relacionado à outros fatores que podem passar por aspectos obsessivos e outra questões. Sem dúvida, criança ou adulto, o suicídio choca e mostra-nos como a Terra ainda necessita voltar-se para Deus e o ser humano entender sua natureza e destinação. Os pais, aguçarem seu senso de observação para vasculhar, tanto quanto possível, a vida íntima dos filhos. Não me refiro à uma vigilância pura e simples, com invasão da privacidade. Me refiro à atenção que devemos ter para com o mundo emocional de nossas crianças, suas carências de orientação moral e a detecção de suas dores "escondidas".
O tema é delicado e comporta várias nuances. Como disse, cada caso é específico. Como não conhecemos a realidade de cada caso, diretamente esta a que me referi do interior paulista, ficamos, apenas, no campo especulativo, sem maiores objetividades. A prevenção, no entanto, com certeza, passa pelo investimento de teor moral, pelo incentivo aos nossos filhos, sobre sua espiritualidade e na criação de um ambiente saudável dentro do lar. Sem dúvida, esses elementos são decisivos para que tal tragédia não se repita.
Fred
ResponderExcluirÈ um assunto muito delicado ,mas muito importante que seja exposto , pois na maioria das vezes não paramos para escutar nossos pequeninos, mas na hora de descarregar nossos problemas achamos que são grandes o suficiente para entender.
Estou num momento delicado no meu Lar, mas acima de tudo procuro ser amiga do meu amado PEDRO sempre fomos confidentes . Sei que ele confia em mim e me tem como amiga, mas é apenas uma criança .Isso não me deixa relaxar por que os medos as dúvidas os porquês devem atormentá-los.
Por isso combinado com ele é claro marquei uma consulta com uma psicologa (indicada por Rossandro ) é especialista em psicologia pediátrica é espirita . cito o fato de ter sido indicada poque até nisso devemos ter cuidado com profissionais que estamos levando nossos filhos . Sou muito exigente nesse quesito .
Sei que ainda existe pais que acham que sabe tudo e não procuram ajuda ,mas isso é um agravante sério para o desajuste de uma criança que está batendo as portas da adolescência .
Lembro-me que em Goiana falavas exatamente sobre o medo que estão fazendo da adolescência.Dizias: é uma fase linda precisamos oriente´-los ,direcionarmos e aproveitar esse momento mágico dos jovens .
Amigo querido mais uma vez agradeço-lhe por tratar de assuntos tão vivenciado no nosso dia a dia com tamanho conhecimento nos ajudando a refletir.
Que Jesus continue sendo teu espelho e Guia .
Que em qualquer lugar que esteja nunca deixe de brilhar a luz Divina para iluminar teu caminho.
Que os raios de sol traga energia Celestial para irradiar os teus dias .
Que a paz seja tua companheira sempre.
Campina Grande 24/11/11
Guia (ghh)
Fred
ResponderExcluirDesculpa a confusão postei um cometário com se fosse Pedro Henrique . Mas já deu pra perceber que sou desajeitada com informática , já até citei que não tenho muita intimidade com cp. porque não gosto.
Ele estava usando o cp. pedi para usar ele disse :tá pronto mamãe ! só escrevi e postei depois que foi que percebi.
Estou justificando por que irias ficar sem entender que postagem mais louca è essa ?
Que sejas amparado pela mão amiga de jesus .
Que Maria Santíssima envolva toda tua família com o amor maternal acalentando a cada um nas horas das inevitáveis lamurias.