O nosso participante Bruno Vieira colocou, em seu comentário da semana passada, suas dúvidas quanto a questão da vida no planeta Marte, especificamente sobre o grau de evolução dos habitantes do planeta vermelho. Ele afirmou que leu na Revista Espirita publicada por Allan Kardec do ano de 1858, que, segundo comunicação espiritual, Marte seria inferior à Terra, enquanto que, pela psicografia de Chico Xavier, seria o contrário, tanto no escrito por sua mãe desencarnada, Maria João de Deus, quanto pelo espirito do grande escritor maranhense Humberto de Campos. O médium Ercílio Maes teria psicografado um livro do espirito Ramatis tambem se referindo à maior evolução da civilização marciana. Olha Bruno, esse tema tem sempre alguns desencontros. Vou dar uma olhada na revista que voce citou para consolidar o que lá está escrito. Tenho lembrança que Kardec realmente teria feito referencia a que Marte seria inferior à Terra mas sem citar a fonte desse sua colocação.Depois, pretendo voltar para abordar o que voce me propôs, certo amigo?
Adianto, porem, que o tema merece o aguardar do tempo para verificarmos, efetivamente,onde houve alguma falha de filtragem, se na época do codificador ou na do Chico. Voltarei ao tema adiante.
Amigo, Fred. Conforme kardec nos coloca sobre esse tema baseado em comunicações do espírito Georges na revista espírita e na resposta da pergunta 182 do LE; .., É-nos possível conhecer exatamente o estado físico e moral dos diferentes mundos?... de acordo com grau de adiantamento. Quer dizer que não devemos revelar estas coisas a todos porque nem todos estão em estado de compreendê-las e semelhante revelação os perturbaria. Encontrei mais citações, resumo e copilações sobre a vida em Marte no livro Deus Espírito e Universo de Euripdes Kühl no cap. A vida em outros mundos pags 246 - 264 Foram as fontes de nossos estudos, no qual encontramos divergências das informações sobre o assunto. Tudo depende do ponto de vista ou da versão, porém, acreditamos que o importante não é saber quais são mais atrasados ou mais adiantados, mas sim que o universo está semeado de vida e sem fim. Obrigado amigo pelo impulso ao estudo e reflexões sobre o tema
ResponderExcluirPermita fazer uma observação,é de todos sabido que tudo no universo evolui,principalmente os planetas,porém assim,creio que em 1858, Marte ainda não fosse superior a Terra.
ResponderExcluirFred, criei um blog que aborda alguns temas básicos do espiritismo: http://espiritismo-facil.blogspot.com/
ResponderExcluirSua opinião sincera, face à experiência com seu blog e com o grande conhecimento da doutrina, seria muito importante.
Um abço fraterno,
Sabino