Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 31 de julho de 2012

HÁ QUANTO TEMPO VOCE NÃO DIZ : TE AMO?

Não me refiro a palavra pela palavra. Não quero dizer que basta falar. A palavra  deve ser o sentimento materializado. É o pensamento convertido em ondas sonoras, tornando audível as vibrações mentais. Às vezes, sentimos e não verbalizamos. Há os que acreditam que devem apenas sentir e demonstrar com atos. Falar não seria importante. Acho que, dessa forma, estamos menosprezando um dos sentidos de expressão mais interessante de que dispõe o ser humano. Ouvir expressões de sentimento equivale a um banho magnético, uma torrente de sentimentos que chega ao coração pelas ondas sonoras. E tira da subjetividade aquilo que pede para ser advinhado. Certo que o olhar cheio de ternura pode dizer muito - e diz, no entanto, muitos sentimentos podem ter expressão semelhante em certos olhares. A palavra dita com sentimento pode ter o condão de explicitar, objetivar, o que o olhar e os gestos estão dizendo.

Falar sobre o quanto amamos o filho, o companheiro ou companheira, o irmão, o amigo, impregna o ambiente de uma magia transcendente. E pode desanuviar uma atmosfera eivada de dúvidas ou stress. É um pequeno gesto de afeto que pode tornar-se colossal medicamento nas relações. E, nunca é demais repetir, desde que com verdade, delineando um sentimento verdadeiro. Para quem fala, há outro valor: enternece o coração. Abranda a alma que assim se expressa. Recordamos a assertiva evangélica: a boca fala do que está cheio o coração. A palavra é pois a configuração do ceu interno em que se vive ou do inferno moral em que nos movimentamos.

E aí? Quanto tempo faz que voce não diz: Eu te amo ?

segunda-feira, 30 de julho de 2012

CONVERSANDO COM OS ESPIRITOS

Qualquer pessoa sabe que se fala com os espiritos desde que a humanidade está sobre a face do planeta. Pesquisas antropológicas atestam a colocação. Se espirita, sabe-se mais ainda. Esse contato não se dá, apenas, nas casas espiritas. Em toda parte pululam os desencarnados e onde existir uma "antena " para os captar, o diálogo se faz, seja pelos canais da intuição ( com muita frequencia), seja por meios mais ostensivos ( audição, videncia, psicofonia, etc).

É comum, no que se refere à leigos, a indagação de como se deve falar com as almas do outro mundo. Nada de especial. Converse-se com naturalidade. Lembremo-nos que os espiritos são os seres humanos sem a "roupa" de carne. A diferença é que estão invisíveis aos nossos olhos. São,porem, os mesmos. Personalidade, gostos, tendencias, cabedal intelectual, não difere muito do que se tinha aqui no planeta.

Em reuniões mediúnicas, uma das grandes dificuldades que se encontra é moldar a eficiencia para se conversar com os que se comunicam através dos mediuns. E nada melhor que tratá-los com a bondade e a naturalidade como temos de usar com os que renteiam conosco nas estradas do mundo. Trate-os com o respeito e o carinho que gostaría, por sua vez, de ser tratados A  recomendação evangélica serve para qualquer dimensão da vida. Eles são os que viveram por aqui e a morte não lhes confere diferenças substanciais, salvo após certo tempo de renovação na outra dimensão e em função das luzes espirituais que conseguiram amealhar. Mesmo assim, nada contrário à condição de ser humano. A maioria dos que se comunica é formada por almas sem maiores desenvolvimentos espirituais, guardando grande identificação com a vida material. Necessitam sentir-se amados e direcionados corretamente. Precisam ser acolhidos e ou orientados.

Esse diálogo com os "mortos" será, cada vez mais, frequente, daqui por diante. É bom nos acostumarmos com ele. E nos prepararmos para ser útil ou aprender.

CUIDAR DO PLANETA

Sim, esta é uma questão que o bom senso indica, independente de qualquer conjectura que se venha a fazer no tocante à religiões, ideologias, movimentos, etc. Cuidar do planeta é zelo com a própria casa. Podemos dizer que já está estabelecido na mentalidade da sociedade humana esse tema. Cresce o número de pessoas que já agem com olhos postos na questão ecológica. Governos e partidos, instituições e grupos religiosos se debruçam nos debates sobre o tema. No entanto, amigos, necessitamos respaldar cada vez mais com credibilidade essas aspirações de um mundo que se sente amparado pelos seus habitantes. Serenidade e consciencia, conhecimento e honestidade, para que a questão seja tratada com a eficiencia que solicita.

Por que falo assim? Bom, cada vez mais surgem nomes abalizados, no meio academico, contestando possíveis exageros que estão sendo divulgados pelos ativistas ecológicos. Tenho lido trabalhos bem embasados, inclusive, feitos por cientistas que antes partilhavam dessa mesma visão que combatem hoje. Alguns deles chegam a dizer que não se nega a alteração climática nem a influencia da ação humana nessa alteração. Não. O que se aborda é a "falácia" do aquecimento global, sobretudo da maneira em que se coloca. Há comprovações históricas de que a Terra já sofreu outros períodos de aquecimento, sem nem mesmo a presença humana, o que, no mínimo, leva a rever algumas colocações radicalizadas sobre esse fator. A temperatura do planeta, inclusive, na atualidade, não vem sofrendo alterações substanciais . Outros fatores, perfeitamente naturais, mostram  o processo cíclico de degelo e aquecimento. Nada "catastrófico".  Ao contrário de algumas abordagens sobre aquecimento do planeta, algumas regiões do planeta apresentam aumento de geleiras ou temperaturas mais frias que em outros períodos de décadas atrás. Fatores geológicos, mesológicos, tambem contribuem para a situação.

Muitos amigos que lutam pelo equilíbrio planetário não gostam de ver abordado o assunto sobre esse prisma que coloco aqui. Confundem levantar o "problema" sob a ótica científica com negar que a natureza está sendo agredida. E não é isso. A sanha dos seres humanos por utilizar os recursos da Terra sem o devido respeito e cuidado é inegável e temos que mostrar mais carinho e consciencia ecológica sobre isso, no entanto, para que obtenhamos resposta consistente e eficiente, precisamos saber exatamente o que está ocorrendo e em qual grau as ações humanas vem comprometendo a estabilidade do mundo. Isso tende a evitar distorções e posturas ou direções erradas, ideologizações ou partidarizações de um problema que diz respeito à todos nós.

Sinceramente, ainda não há qualquer perigo da humanidade desaparecer sobre a face de nossa bela escola por conta dos fatores colocados habitualmente quando se fala em ecologia. As ameaças mais graves permanecem àquelas apresentadas pela loucura das guerras e das armas de destruição em massa. Os recursos do planeta devem ser utilizados com equilíbrio e bom senso, o que ocorrerá com maior desenvolvimento espiritual do ser humano. Quanto mais espiritualizada a criatura, mais respeito a tudo, menos impulso materialista, mais poder de compartilhamento e não, usuras e abusos de recursos. Penso que estamos caminhando para reajustar nossa relação com a natureza. E claro que o movimento em defesa da natureza tem uma participação exponencial nisto. Agora, sem alarmismo e com informações ténicas claras, confiáveis. Essa é a mesma preocupação que tenho para com os "números" apresentados pelos que defendem o aborto: sabemos o quanto esses números são manipulados, exagerados, para ampliar o poder de convencimento e comoção da sociedade como um todo.

Já tive a oportunidade de colocar aqui que não percebemos uma movimentação contundente dos espiritos superiores sobre isso. Não que só venhamos a tratar de um problema apontado por eles. Não formo nos que pensam dessa maneira mas creio que, ante o alarmismo que se espalha à respeito e os fatores graves que envolve o problema, certamente eles já teriam sido enfáticos sobre o tema, o que ocorreu com outros assuntos. Estarei enganado ? Sinceramente, estou aberto aos argumentos. Até mesmo sobre a capacidade que tem o planeta de receber um número maior de habitantes, digo que a Terra ainda comporta mais gente. E sustentavelmente, em condições de alimentá-los. Basta maior racionalidade, planejamento, educação em todos os sentidos, etc. E digo mais, vou ser bem polêmico agora: não há ameaça de faltar água para o consumo e utilização da humanidade. Temos extraordinários mananciais em veios aquíferos, com bilhões e bilhões de metros cúbicos do precioso líquido correndo bem abaixo dos nossos pés. Essa é outra questão vital que parece não preocupar nossos orientadores do mais alto. Tambem isso não quer dizer que vamos sair por aí desperdiçando água, não. Até porque estamos a aprofundar o desenvolvimento de tecnologias apropriadas para a utilização, no futuro, desse filão "escondido". Temos que ser, repito, equilibrados, racionais, tanto na utilização dos recursos hídricos quanto em qualquer outro recurso da natureza. Precisamos tratar bem a natureza, não só  para preservar nossa existencia ( e que não vejo ameaçada) na face do mundo mas, tambem, como expressão de uma educação espiritual, desencadeadora de uma postura amorável e integrada à todos os outros elementos naturais. Nós tambem fazemos parte da natureza. Nós somos ela. Isso implica dizer que necessitamos cuidar de nós mesmos, cuidar com o que somos, pois nossa agressividade, nossos ressentimentos e mágoas, fazem tanto mal à natureza quanto o gás que os automáveis exalam ou a matança de animais absurda promovida pela insensibilidade comercial. Expelimos energias prejudiciais ao equilíbrio planetário com o nosso desamor, nossa desonestidade, nossos sentimentos conflitantes. É preciso abrir os olhos para essa triste realidade.

CHEGANDO O DIA DO EVENTO

Estamos na reta final para o evento em Maceió, onde estarei realizando o seminário " A Construção da Felicidade", e Sibelius, grande artista da música, nos briindará com a música elevada, com seu talento impresionante. Será neste final de semana, sábado e domingo, no Teatro Deodoro. Toda a renda das inscrições será revertida para o maravilhoso trabalho social do Abrigo Francisco de Assis, localizado no bairro Serraria, lá na capital alagoana. Espero que os muitos amigos espiritas e não espiritas da terra dos marechais estejam presentes. Conto com as caravanas das cidades do interior bem como, claro, com as casas espiritas de Maceió. Convidem um amigo. Divulguem para outras pessoas. O abrigo merece e será, não tenho dúvida, um evento encantador. Sábado à tarde e domingo pela manhã, estaremos juntos na construção da felicidade.

NÃO ESCONDA A FACE

Não esconda a face ante os desafios da vida.
Abra os olhos e observe a perfeição de todo o movimento da natureza.
Enxergamos caos onde pontifica uma harmonia intrínseca,
sombra, onde vibra a luz de todas as coisas,
Dores, onde está o escopo da perfeição,
Adversário, onde se localiza um professor para a sabedoria.

Não esconda a face perante os que trazem a taça de amargura.
Encontram-se precisando de ti e de tua capacidade de ser feliz.
Ilumine seus passos e enxugue aquelas lágrimas persistentes.
Auxilie-os  a sentir que há amanhã e amanheceres.
Diga-lhes que sempre existe alvorada infinito à fora.

Não esconda a face quando for a hora do testemunho. Testemunhe
sua fé e sua crença no amor.
Deixe que o mundo veja que voce não se dobra ante os obstaculos.
Permita que vidas sintam em sua vida que em voce o espelho da face de cada um reflete
o caminho sublime da imortalidade. Voce os reflete. Eles estão em voce.

Jamnais esconda sua face pois, um filho dos céus,
Um amante da luz, um anjo em construção, jamais pode sentir derrotado
perante a vida.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

AMANHÃ, LOGO CEDO

Estarei subindo a Serra das Russas para proferir palestra na Instituição Canto da Paz, na cidade de Chã Grande, próxima a Gravatá. Será pela manhã, às 9 horas. Por volta das 10: 30 estarei retornando à Recife. No domingo, 16 horas falarei no Educandário Joana D'arc, no bairro Zumbi, próximo ao Hipódromo de Recife.

A VIDA E OS POTENTES CAMPOS DE FORÇA

Nos dias de hoje, em que toda a matéria sólida dissolveu-se em energias, não há como permanecer sob os mesmos conceitos mecanicistas de outrora. Acreditar-se como resultado aleatório de forças cegas é sumeter a inteligencia a uma agressão sem limites. A nova biologia, ao detectar os campos morfogenéticos, do dr. Ruppert Sheldrake, amplia a visão. Aliás, é exatamente na estrutura dos olhos que encontramos a complexidade e a inteligencia que age sobre a matéria, produzindo-lhe a vida e a consciencia. Cada parte da estrutura ocular, isoladamente, nada define, porem, quando reunidas, encaixam-se perfeitamente, parecendo saber sua função e molda a delicadeza da visão. Outros elementos do corpo humano poderíamos citar, corroborando a tese do planejamento inteligente que vários cientistas vem enfatizando, inclusive, alguns ganhadores do premio nobel. Deus, aos poucos, se revela

A época das concepções mecanicistas, materialistas, parece que vai chegando ao fim. As grandes conquistas da ciencia, inquestionáveis no apoio ao ser humano, dentro dos padrões puramente fisiológicos, atingiram seu ápice. A curva da transformação começa a ficar mais clara para outra direção. Vai em direção a essencia da vida, a consciencia, independente da matéria e organizadora dela. Aliás, foram as descobertas dos poderosos campos de força, estruturadores de toda a aglutinação material, que nos trouxe os primeiros lampejos de que a consciencia não seria resultante da atuação química do cérebro e sim, este que corresponde a ação da consciencia sobre o quimismo cerebral. Acreditar, hoje, que a matéria se organizou sozinha, apesar de toda a sua complexidade e os fatores de inteligencia que se apresentam nos fenômenos universais, é crer que um engenheiro olhe para um monte de tijolos e diga-lhes que se aglutinem um ao lado do outro e acima e estes obedeceriam por si mesmo. Primeiro, a inteligencia do homem delineia como será a conjugação desses tijolos para dar a forma e a funcionalidade que se pretende; segundo, é preciso a força e a inteligencia dos operários para configurar o projetado. A grande complexidade e sutileza da vida impõe nova visão.

Fora necessário, ante a imaturidade intelecto- moral do ser humano, que este dominasse primeiro a natureza em volta. Entendesse algo de suas expressões e, lentamente, começasse a perceber a inteligencia por trás da realidade fenomênica. Deus vai se revelando em cada avanço na realidade sutil.

No combate ingente da medicina pela saúde humana, ela terá que voltar o seu olhar para a integralidade do ser. Doença não será entendida e vencida sem que se perceba o ser humano como um delicado e poderoso campo energético e que, quando este campo sofre desequilíbrio fica suscetível de apresentar as variações patológicas. É preciso entender as enfermidades humanas como consequencia de uma série de elementos que dizem respeito aos sentimentos, emoções e escolhas mentais efetuadas pelo ser espiritual que somos. É assim que a bela tarefa da medicina do futuro irá trabalhar e efetivamente, curar. Não mais acreditar que a interação medicamentosa ( que tantos benefícios trouxe à coletividade ) por si só promova a cura mais profunda do ser. Terá, sem dúvida, em muitos casos, auxiliado, no entanto, a predisposição às enfermidades permanecerá adoecendo novamente a criatura pois os fatores predisponentes encontram-se no psiquismo em profundidade. É na alma, a consciencia imortal, que se encontram os núcleos desencadeadores da perturbação energética, fomentadora das enfermidades que atacam o ser humano.

Não há como se ficar indiferente às grandes revoluções trazidas em primeiro lugar pela física, depois pela biologia e pela cosmologia. De agora em diante, não há como se ver como uma máquina e sim, como a consciencia que rege, com sua realidade equilibrada ou desajustada, a máquina de que se utiliza o ser.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

MUITOS VIRÃO

Hoje acordei um tanto reflexivo sobre a extensão das dores humanas. Em nossa Casa do Caminho, singela e pequenina célula de amparo espiritual, temos tido muitos exemplos da diversidade de problemas que atormentam bilhões de seres humanos. Ontem, por exemplo, tive mais uma noite em que a angústia, os problemas familiares, a depressão, os tormentos obsessivos que envolvem muitos irmãos do caminho chegaram, mais uma vez. em nossa oficina de amor. E confeso a voces que, de quando em quando, pesa-me esse aluvião de lutas. Temos que rogar à Bondade de Jesus nos ampare a todos. Sentindo-me pequenino ante esses tantos desafios a inúmeros corações, alimenta-me a alma e reconforta-me saber que vários espiritos mais evolvidos já estão entre nós, sendo que muitos deles já iniciaram suas tarefas e tantos outros estão na agulha, prestes a contribuir nessa seara de solidariedade e amor. E muitos virão. Muito mais virão.

A família humana vem crescendo consideravelmente e amplia-se o volume de corações que buscam o amparo da mensagem espirita, convidando-nos a redobrar esforços e a não deixar o posto de serviço. A causa necessita de mais operários. Multiplicam-se as atividades. A proporção entre os que choram e os que servem ainda é grande. Confesso que procuro por os olhos no amanhã para antever a chegada destes que estarão mais aquinhoados que nós mesmos e prosseguimos tentando ofertar o melhor.

Quando tenho notícias de um ou outro novo tarefeiro, dedicado e sensível, inteligente e abnegado, me alegro intensamente. Surgem os novos expositores, comoventes e de bela inspiração, e aparecem os evangelizadores com a alma posta na luz dos céus. Novos médiuns surgem no horizonte, com grande sesibilidade e capacidade de desempenhar produtivamente suas espinhosas e felizes tarefas. |Enche-nos de esperança e entusiasmo a chegada destes valorosos amigos. Ocuparão, breve, seus espaços e farão, com certeza,  melhor do que nós, o trabalho de arroteamento do solo, espalhando a semente e fazendo-a brotar, em forma de consolo e proteção, nas almas atormentadas que grassam no mundo.

Não estou pesaroso ( sei que este texto pode passar a impressão ), não. Estou esperançoso e, confesso, um pouco nostálgico. Quem sabe isso não é resultante do fato de, ante as agruras que nos tem chegado à nossa frente de tantos corações amargurados, eu ter pensado: "Ah, se o Mestre estivesse aqui, agora, ( em pessoa, claro!), como consolaria esta alma, como edificaria esta vida, como ampararia este irmão!"...mas, naquele instante, aquelas lágrimas só tinham a mim...!

Sei que os bons espiritos estão sempre conosco e não nos deixam órfãs. Ah! Que doce consolação.

NOSSO GUSTAVO DE VOLTA

Já estava com muita saudade dos comentários do Gustavo Cajueiro, sempre inteligente e agudo em suas colocações. Tirou uma merecida férias com a companheira e agora nos brinda com a alegria de seu retorno. Espero, Gustavo, que todas as forças estejam renovadas para a nobre batalha que travamos todos na edificação do reino de Deus na face da Terra. Que bom te-lo de volta!

HOJE, NO NÚCLEO ESPIRITA INVESTIGADORES DA LUZ

Hoje estarei proferindo palestra no aniversário do Núcleo Espirita Investigadores da Luz ( NEIL ), instituição das mais conhecidas do Estado de Pernambuco e uma das mais antigas que conhecemos. Será as 20 horas. Fica em uma das transversais da rua Imperial ( creio que é a segunda trasnversal vindo da Dantas Barreto para a rua Imperial). Quem puder, naturalmente morando aqui em Recife, venha compartilhar esse momento de alegria do movimento espiritista.

COMPARTILHAR

As pessoas na Terra ainda se caracterizam, em suas relações sociais, pela competição. Estamos engatinhando na direção do compartilhar. Queremos caminhar à frente do outro e não lada a lado. Stress e angústias nascem, tambem, dessa competição insana  que nos coloca adversário do outro e de querermos,  muitas vezes, ser maior ou melhor que o outro ( o competidor ). A sociedade está organizada para a competição. A fraternidade e a pacificação do planeta impõe um outro olhar.

Ser eficiente profissionalmente é uma coisa; ser competidor feroz, é outra. Ser competente é dever de ofício, até mesmo em respeito à empresa que nos emprega ou à função que exercemos frente a comunidade. Estudar para dominar sua profissão e servir a humanidade, é caminho para a própria satisfação íntima, ao contrário dos estímulos de hoje, onde ganhar mais e mais dinheiro leva ao estado psíquico de frequente tensão e, logo depois, de dolorosa frustração pessoal.

Nossa função no concerto da civilização, por si só, é abençoado estímulo para nos tornar peça consciente e produtiva, superando quaisquer limitações que, porventura, se nos apresente no caminho. A harmonia social solicita essa concepção de compartilhamento, troca, apoio mútuo, complementariedade. Muitos dos males do tecido social nascem do egoísmo feroz, dilacerador da solidariedade e usurpador da paz íntima. Quanto mais egoísta somos, mais ameaçados nos sentimos por aquele que deveríamos ver como irmão. Sei que esse raciocínio é  visto como utópico mas estou convicto de que é real. E a humanidade já tem tido provas mais que de sobra de que o raciocínio que externo é verdadeiro.

Como otimista que sou ( sem deixar de ser realista), creio que estamos a caminho de darmos uma chance ao sonho das grandes almas que passaram, ao longo dos séculos, iluminando as mentes e impulsionando o progresso ético moral da nossa civilização. Exaurido os mecanismos do egoísmo, não haverá outro caminho a não ser tentar a outra estrada para descobrir, por fim, quanto poderíamos ter melhor entendido a vida se houvéssemos feito essa escolha. Mas tudo tem seu momento. O amadurecimento, às vezes, pede o esgotar das idéias velhas ainda resistentes apesar de ter demonstrado seus frutos infelizes, no caso da nossa abordagem, a competição desenfreada na humanidade., em forma de infelicidade e sofrimento diversos. Faremos, sim, a melhor escolha. Aliás, não haverá escolha, se insistirmos onde ainda estamos. Repetindo Ghandi:  Não existe caminhos para a paz; a paz é o caminho"

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CRIATIVIDADE E FUTURO

Assisti uma reportagem sobre o Azerbaijão, um país que viveu vários anos sob o domínio da antiga União Soviética e que, na década de noventa do século passado, lutou para deixar de ser satélite da cultura comunista e conquistar a liberdade. Passado este estágio, o povo Azé começou a redefinir seus caminhos. Uma de suas autoridades emitiu um conceito que achei belíssimo. Disse o líder: "Uma sociedade que se permite ser criativa tem futuro". Essa frase foi dita no contexto do momento em que Baku, capital daquele país, atravessa um período de grandes construções arrojadas. Por toda a cidade, erguem-se edifícios com linhas criativas, futuristas e com grande significado. O monumento da chama flamejante é uma construção gigantesca que se assemelha a uma chama ardendo ( belíssima ) e o centro de cultura, que une biblioteca e um teatro para grandes concertos, todo em linhas curvas e encantadoras. Interessante é que não são construções aleatórias para mostrar uma suposta grandeza. Não, são construções com objetivos bem definidos, relacionadas, em sua maioria, às artes e a cultura em geral. É como se a nação, sem negar sua história cheia de lutas, quisesse dizer a si mesma que seria capaz de encarar um futuro de progresso, de desenvolvimento cultural, científico e socialmente capaz. Não bastava a conquista da liberdade. Era preciso a afirmação de que os Azé estariam em condições de delinear a sociedade que gostariam de ser.

A criatividade de um povo, quando estimulado, é um grande patrimônio de uma sociedade. Os indivíduos, respeitados em suas peculiaridades, são capazes de transformar tudo em volta. Ter futuro é a chave para o dinamismo, para a esperança, para se superar qualquer obstáculo. Por isso, qualquer sociedade que é tomada pelo totalitarismo, torna-se desvitalizada, anemica, não produtiva e burocratizada. Alguem poderia dizer que a exceção seria a China. Permitam-me discordar dessa avaliação se ela aparecesse. A China é um país de um só partido, portanto, não é democrático, no entanto, quando foi que a China passou a ser a sociedade vigorosa e dinâmica que conhecemos na atualidade? exatamente quando abriu sua sociedade. Permitiu a energia criativa de seus empreendedores, o surgimento da iniciativa privada, das instalações de empresas estarangeiras, enfim, soltou a energia criativa do povo chinês. Embora seja um país de um só partido ( o comunista ) já não se pode dizer que é comunista. O Brasil é governado por um partido que se define como socialista mas não é socialista. Mais de 60 % do PIB chinês é produzido pela iniciativa privada. Mesmo assim, ainda que represente um caso parcial de exceção, nenhuma outra nação tornou-se progressiva sem liberar o poder da criatividade de seu povo, divisando um futuro que pode ser sempre melhor.

Cultura e criatividade. Feliz a nação que investe em cultura, que clareia os seus caminhos com o conhecimento, o respeito ao que pode produzir seus cidadãos, que ilumina suas cidades com as artes, com o fazer da alma, com a sensibilidade posta em movimento para edificar uma civilização. Criatividade diz ao povo que ele tem futuro...!

EM DEFESA DA VIDA

Considero a campanha da Feb e do movimento espirita "Em Defesa da Vida" uma das mais belas já realizadas pela humanidade. Defendendo a vida em qualquer circunstância, a campanha enfatiza o valor da existencia e a importância para o espirita das situações que atravessa, por mais desesperadora que pareça. Eutanásia, suicídio, aborto, pena de morte, seja o que for, verificado sob a ótica do espiritismo, jamais deve ser cometido ( a exceção fica para o aborto em que há risco de vida para mãe, conforme os espiritos colocaram em o Livro dos Espiritos, que justificam o fato com clareza ).

Compreendemos perfeitamente a angústia de parentes ante o estado vegetativo de um ente querido postado em um leito há tanto tempo sem perspectiva de recuperação. Não devemos recriminar os que defendem a eutanásia nesses casos. O que precisamos fazer é demonstrar a importância daquele momento para o espirito, uma torrente de mudanças que estará ocorrendo em sua intimidade enquanto permanece em coma. Voltarei ao tema numa postagem específica adiante, já que a eutanásia comporta algumas variantes interessantes para nossa reflexão.

Chamo a atenção para os que defendem radicalmente a morte assistida, o aborto, o desligamento de aparelhos em qualquer situação, etc. Eles mesmos não desejam morrer e se estivessem na posição daqueles que eles insistem que "partam" da Terra, possivelmente implorariam que não fizessem qualquer movimento para apresar-lhes a morte.

O desconhecimento da imortalidade, dos fundamentos da vida infinita, das soberanas leis que regem o universo, do funcionamento do pensamento divino responsabiliza-se pela indiferença quanto à estes elementos por parte da nossa sociedade. Mais que nunca temos o dever de defender a vida, iluminando as mentes, tocando consciencias e corações, e definindo o futuro em bases sólidas, futuro este fincado na imortalidade do ser.

terça-feira, 24 de julho de 2012

INUNDADA PELA MÚSICA

Está se aproximando o final de semana em que Maceió, a bela capital das Alagoas, será inundada pela música nobre. Sibelius, o mesmo grande compositor finlandês Jean Sibelius reencarnado, derramará, com certeza, luar em forma de notas musicais. Penso que os alagoanos não irão perder essa oportunidade de se emocionarem e sorrirem felizes com o músico paraibano. Talvez alguem ao ler esta postagem possa ficar confuso pelo nome do artista. É que ele teve o mesmo nome na existencia anterior. Existem outros casos dessa natureza, por exemplo: Joanna de Ângellis foi Joana de Cusa, Joana Angélica e Juana Inês de La Cruz. Bom, voltando ao Sibelius, ele estará comigo no primeiro final de semana de agosto ( 04 e 05)  no Teatro Deodoro, no centro de Maceió, quando na oportunidade estarei realizando seminário em prol do abrigo Francisco de Assis. Gostaria muito de ver o teatro lotado, tanto pela música sublime de Sibelius quanto pela ajuda ao trabalho social do abrigo, que ampara idosos de ambos os sexos, alem de amparar na área de saúde a comunidade carente. Imperdível. Convoco, pois, os amigos alagoanos para esse encontro que vai ficar marcado em luz.

CUIDAR DOS ANIMAIS

Uma participante do nosso blog, a Megue Araújo, postou comentário relacionado com o tema abaixo sobre a consciencia dos animais, a mais recente constatação da ciencia. E pede ela uma abordagem minha sobre o esforço que ela despende, com amor, em defesa dos animais, buscando ampará-los ou procurando encontrar um lar para os animais desabrigados, pois tem recebido algumas críticas no ambiente espirita sobre essa sua atitude, afirmando seus críticos de que melhor seria se ela gastasse energia de amor amparando crianças, que são muitas sem lar, etc. A amiga afirma ficar confusa com estas observações de co-idealistas e pede-me opinião à respeito pois não sabe se está agindo corretamente.

Megue, cara amiga, creio que seus críticos,na verdade, no fundo, não devem ser contra sua atitude louvável de amparo aos animais. Seria uma brutal incoerencia da parte deles se assim pensassem, afinal, como conciliar essa atitude ante a proposta do cristianismo que nos aponta o amor à todos os seres viventes, conforme o praticado por Francisco de Assis, espirito tão admirado no meio espiritista? Com certeza eles devem desejar que essa capacidade tão encantadora de amar que voce tem apresentado seja ampliada para outros setores da experiencia humana. É que nós temos uma dificuldade tremenda de expressar o pensamento face as condições espirituais que nos são próprias.

Continue em sua tarefa de amparar os animais em necessidade. Eles merecem e isso é agradável á Deus. Com certeza os bons espiritos devem lhe amparar nesse mister. Creio que um dia os que lhe tecem suas observações um tanto difíceis verão este mesmo empenho seu em outras áreas, sem que isso a impeça de continuar esse apostolado pelo amparo aos nossos irmãos, os animais. Deus lhe abençoe, Megue, e permaneça amando os seres viventes,  humanos ou animais, e entendendo, com serenidade, os que esperam sempre mais de sua capacidade de amar.

ANIMAIS TEM CONSCIENCIA

Esta semana o mundo recebeu uma informação da ciencia que pode alterar significamente a relação dos seres  humanos para com os animais. Segundo 25 neurocientistas de todo o planeta, foi constatado pela ciencia de que os animais tem graus de consciencia, portanto, sofre, sente dor e prazer. estes grandes representantes da ciencia assinaram um documento atestando o fato. Em entrevista, o neuro cientista canadense, Philipi Low, discorreu sobre o efeito dessa constatação. Ele afirmou que isso pode e deve mudar a maneira como nos relacionamos com os animais. particularmente, o canadense disse que já teve início em si mesmo essa transformação. Passou a olhar com outros olhos os animais e já propõe que não se mate os animais nas pesquisas em laboratório: " Não se deve tirar a vida para estudar a vida". Para ele, a partir desta constatação, deve-se usar as tecnologias mais avançadas para que os animais em laboratório não precise sofrer intervenções muito invasivas. Philipi Low disse, ainda, que passou a levar em consideração a possibilidade de se tornar vegetariano.

Para nós, espiritas, não há novidade na descoberta dos cientistas. Já sabíamos disso. Os animais são princípios espirituais em processo de evolução em direção à humanização. Tem níveis de consciencia, desenvolvem sentimentos tanto pela prole quanto pelos seus cuidadores ( palavra mais adequada que dono ). É a transição, amigos. Esperamos que essa constatação dos neurocientistas abram caminho para um melhor tratamento aos nossos irmãos em estágio no reino animal. O livro dos espiritos nos solicita tratemos a eles, que nos veem como especies de deuses, com carinho, zelo e amor.

Na entrevista do canadense apenas lamento que ele permaneça com uma visão organicista, material, do ser humano, à ponto de afirmar que, sendo constatado que os mesmos mecanismos que "produz" a consciencia no homem, o faz nos animais, como se fosse o cérebro o originador da consciencia. Esta, segundo o Dr. Low, seria um epifenômeno do cérebro. Ainda bem que outros cientistas já questionam essa concepção, entendendo que os fenômenos como EQMs e outros evidenciam que mente e cérebro são coisas distintas. Bom, em todo o caso, olho com emoção para Apolo, querido companheiro das noites silenciosas da minha casa. O respeito por ele só cresce. E nem precisava os cientistas terem assinado esse documento para que eu visse, todos os dias, a inteligencia e o afeto que se irradia dele.

RAÇA HUMANA

Questões climáticas, ambientais, geográficas, interferem na configuração de algumas cracterísticas físicas concernentes aos habitantes desta ou daquela região. As variantes das chamadas "raças" que habitam o planeta encontram-se bem colocadas na obra " A Caminho da Luz", do espirito Emmanuel. Desejo ressaltar, no entanto, que, no todo, científicamente, já está comprovado que não existem raças e sim, a raça humana. Análises genéticas demonstram que muitos brancos possuem estruturações genéticas que remontam  a ancestralidade negra, por exemplo. A nova biologia trucida o conceito de raças e fere, de morte, o preconceito referente à essa diversidade. Somos humanos. E pela reencarnação, hoje estamos no Brasil, amanhã poderemos estar reencarnados no Japão como ontem estivemos na África. Somos homens ou mulheres, conforme a necessidade do prosesso de evolução. Mergulhamos na carne em ambos os sexos, portanto, não se sustenta nem ética, nem biológicamente, qualquer atitude de denegrir o gênero oposto. Antes de sermos homens ou mulheres, somos espiritos imortais, nascidos na condição humana.

A partir dessa compreensão, poderemos desenvolver mais amplamente a fraternidade tão decantada nos meios religiosos e humanitários. Um traço mais vigoroso de união atrairá todos os povos. Os problemas planetários serão entendidos, em definitivo, como um problema da casa dos humanos. Pertencemos à mesma família em evolução na Terra, como pertencemos à grande família cósmica que se desenvolve em outros mundos no infinito. Essa consciencia nos levará, sem dúvida, ao compartilhamento e não mais à competição. Os olhos mais puxados ou arredondados, a cor da pele mais clara ou mais escura, o organismo físico mais vigoroso ou delicado serão vistos como pequenos detalhes da forma, sem alteração do conteúdo humano e espiritual dos que se utilizam, temporariamente, desses implementos. O grande alicerce para a vivencia do amor solidário e cada vez mais pleno estará montado. E estaremos prontos para sentir e compreender o  que é felicidade.

COMENTÁRIOS

Amiga Pâmela, como voce foi feliz no conjunto  de suas observações à respeito da Pec que citei no texto "Choque de Realidade". Voce fez referencia a aspectos sobre o complexo de culpa transformando-se em "eterna dívida para com os negros face à escravidão". Esse não é o caminho. Aliás, o radicalismo tolda nossa visão no tocante ao fato de que pertencemos a mesma família universal. Qualquer política afirmativa, sem o devido esclarecimento, tende a aumentar a injustiça no processo social, criando alguma forma de discriminação. Convergimos em quase todos os pontos e acho sua colocação sobre o dia da família muito interessante.

Quando o Estado resolve ditar o nível de procedimento social a partir de sua ótica ideológica, sem as luzes do esclarecimento espiritual, cria-se o que voce bem definiu como o eterno  jogo de interesses. E claro que esses interesses não seriam aqueles mais elevados e despreendidos, lamentavelmente. Os líderes políticos do planeta tambem se encontram a caminho do salto evolutivo. Chegará o momento em que nos perceberemos como seres humanos e que, na verdade, não há ciganos, judeus, africanos, europeus, brancos, negros ou amarelos. Seremos seres humanos e, acima de tudo, espiritos imortais. A compreensão da universal lei da reencarnação favorecerá esse salto evolutivo. Infere-se aí a necessidade de abrirmos maiores clareiras na divulgação do conteúdo espirita, favorecendo o acesso em todas as camadas sociais, em todos os níveis profissionais, em todos os campos da atividade humana, proporcionando as transformações consistentes que esse conhecimento é capaz de gerar.

Pâmela e todos os demais amigos do blog, aguardo sempre seus comentários que enriquecem este espaço e, particularmente, a mim.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CHOQUE DE REALIDADE

Sempre achei interessante a política. É fundamental na vida coletiva da civilização. Sempre me interessei por ela e procurei desenvolver um senso crítico que me permitisse uma leitura consistente da realidade. Claro que, ao longo do tempo, passamos por mudanças oriundas das transformações que a vida proporciona, através da maturidade ocasionada pelas experiencias. Nunca gostei de seguir correntes. Acho que devemos ter independencia suficiente para discernir. E sempre fui contrário a qualquer gesto de deselegância com este ou aquele agente político ou este ou aquele amigo que tivesse uma visão diferente da minha. Creio que esse seja um belo caminho para mantermos o equilíbrio e o respeito que devemos ter por tudo na vida. Respeito este que nos mantem ligados no sentimento de que voce pode discordar de um procedimento politico e administrativo de alguem sem perder de vista que ele é um ser humano em jornada. Isso tambem não quer dizer que não possamos demonstrar indignação para com certos procedimentos, até porque os princípios devem ser instrumentos para colaborarmos na implantação do mundo melhor que todos nós almejamos.

Por que essa introdução toda neste artigo ? Pelo fato de  de que, ante a proximidade de mais um período eleitoral, a mesma postura enganadora se apresenta de que os temas polêmicos como aborto, por exemplo, não deveria ser discutido pelo eleitor. Ora, por que não? Por que, passadas as eleições, legalizar o aborto passa a ser visto como um ato de interesse de políticas públicas, portanto, um ato político, e quando nas campanhas eleitorais seria algo incompatível para com o debate ? Por que serve num caso e não  no outro ? a população precisa saber em quem está votando pois, se ele, o eleitor, for contrário a legalização do aborto e vota num candidato que pode desencadear a liberação do mesmo, com influencia na política do país para o caso, ele estará votando em algo contrário às suas convicções, com consequencia direta na sociedade como um todo. O mesmo vale para a situação contrária. Um defensor do aborto provavelmente não votará em candidato que diga claramente que ele jamais permitirá a legalização deste. Por que vale para um e não para o outro. O problema é que os que defendem o aborto sabem que a maioria da população brasileira não concorda com a prática e temendo perder votos ( esse filme já vimos há pouco e a enganação se concretizou ) fogem do debate como se fugissem da cruz.

A questão é sim, pertinente ao debate eleitoral. Política é tambem questão moral. Dizer ao contrário é apostar na ignorância política das pessoas. Desqualificar quem pensa assim não é correto. Dizer que é atraso político trazer questões morais para o fator político é, quando não hipocrisa e manipulação, desconhecer que política é lidar com todas as questões humanas. Posso atestar isso agora. Está no Congresso Nacional uma PEc da senadora Marta Suplicy, relativa à questão da homoafetividade. Nesta pec, por exemplo, segundo informações advindas de quem assessou o documento ( há coisas que não são divulgadas pela imprensa que, por tradição histórica, considera certas situações avanços sociais ), entre outras coisas, sugere que haja cotas para homossexuais, assim como há para os negros. Qual a razão para estas cotas, caso seja verídica a informação ? E caso se confirme o proposto, é ou não uma decisão que atingirá a sociedade como um todo, no meu entender, desequilibrando a noção de justiça em concursos publicos, vestibulares e outros ?

Quem me conhece mais de perto sabe o quanto sou sensível, assim como nosso grupo de atuação, às necessidades de corações que sempre viveram à margem de melhores condições. Sabem que lutamos pelo respeito integral à todos os seres humanos, em sua liberdade de expressão e que ninguem sofra discrimanação por nada, no entanto, não acredito nessa proposta que privilegia, preconceitua ao inverso, denigre na verdade quem recebe as cotas porque mostra o beneficiado como incapaz de concorrer em pé de igualdade com outros. Nesta mesma pec estaria uma proposta de que as escolas sejam proibidas de comemorar dia dos pais e das mães, para não constranger possíveis filhos de casais homoafetivos. Ressalvo que procurarrei me inteirar da veracidade referente a esta questão e até solicito a ajuda de alguns de voces para verificarmos se é esse mesmo o texto. Se for, o que acham voces à respeito ?

Vejam que são questões complexas e as citei para demostrar o quanto são elas questões políticas e de cunho moral, sim. Por que uma senadora eleita ( com seu mandato garantido ) PODE LEGISLAR SOBRE O ABORTO E A HOMOAFETIVIDADE E OS TEMAS NÃO PODEM SER DISCUTIDOS PELA POPULAÇÃO NAS CAMPANHAS ? Quando a população é escutada nessas questões sensíveis ? Ao contrário, muita coisa é tratado na calada da noite, sem estardalhaço e sem que a imprensa divulgue, a não ser quando sai o resultado da votação. Posso ser contrário a posiçao de alguem mas este alguem tem todo o direito de discordar e ter sua posição.

Mais uma vez tem início a tentativa de que se silencie a abordagem de idéias. Quanto mais pasteurizada a campanha mais interessa aos que detem o manopólio do poder. O dinheiro forte descarrega propagandas e mais propagandas com cidadãos falando, sorrindo, de projetos que nem estão sendo tocados mas parece que já são realidades. Agora mesmo, no Rio de Janeiro, na abertura da campanha de Eduardo Paes, prefeito daquela localidade, à reeleição, ele, Dila Roussef e Sérgio Cabral, governador do estado, entregaram algumas casas do " Minha Casa, Minha Vida", projeto que é um fracasso em números, e estas casas, após o comício, a partir do dia seguinte, mostra que ninguem foi morar ali pois as obras estão inacabadas, sem estrutura para os moradores e serviu apenas de palanque.

Vamos para mais um choque de realidade ? O TCU denunciou, por volta de 2007 , 2008, os superfaturamentos e irregularidades das obras do PAC cometidas pela Delta Construtora, que está no olho do furacão em escãndalos diversos. A denúncia foi feita ao governo brasileiro, que à época tinha como presidente Lula da Silva e como gerente do PAC Dilma Roussef. O Presidente dizia que ela era a mãe do pac. Pois bem. Não só o presidente desqualificou o Tribunal de Contas como deu-se prosseguimento as obras. E  mais, eleita, Dilma assinou mais trinta, isso mesmo, TRINTA novas obras do PAC ( e muito pouco tinha sido feito pela construtora ). Agora, tempo de eleição e com novas denúncias de desvio de dinheiro público e irregularidades, a presidente, para efeito de mídia, pede para que seja verificada se há alguma irregularidade em algum contrato da Delta com o governo federal. Ora, meus amigos, issso tinha sido levantado há quase cinco anos atrás pelo órgão encarregado de fiscalizar as obras públicas, o TCU. E não só o governo fez vista grossa, tanto Lula quanto Dilma, como foram estreitadas as relações de negócios entre as partes.

Daí a importãncia de termos uma consciencia  sobre aquilo que ocorre nessa área - a política. E de termos o direito de opinar sobre questões de princípios e moral. Por que advogados, engenheiros, artistas, políticos, arquitetos, médicos, estudantes, são ouvidos e promove-se debates com suas pautas e os religiosos não podem? Por que este estigma contra os que primam pela fé, pela construção de espiritualidade e defendem a vida e seus princípios? Por que desenvolver o cliche de que falar em religião em uma atividade tão nobre ´como a política é "reacionarismo", atitude retrograda e outras coisas do genero ? desqualificar segmentos é sinal de que falta argumento ou se tem medo da força dos argumentos do oponente. Que nossos candidatos falem claramente o que pensam sobre os temas sensíveis e escutem quem pensa diferente. E deixem que a população julgue, votando ou não em suas idéias. A democracia pressupõe isto. A idéia vencedora prossegue e aos que tiveram suas concepções superadas, mantem seus pontos de vistas, prossegue esclarecendo e convencendo, sem alimentar "confrontos". Aguarda-se o tempo.

Posso voltar, adiante, a um pouco mais de um choque de realidade, saindo das "fantasias" e avaliando as coisas como elas, efetivamente, são. Como veem, aumentei a temperatura do blog, não foi ?

AGENDA

Nesta quarta feira estarei proferindo a palestra na instituição à qual estou vinculado, a Casa do Caminho, no Cabo de Santo Agostinho. Na quinta feira, farei palestra no aniversário do NEIL, Núcleo Espirita Investigadores da Luz, tradicional oficina espirita do Estado. Ambas as palestras serão à noite, 20 horas. Na sexta feira, participarei da posse dos novos membros da Academia Cabense de Letras, instituição cultural que eu tenho a honra de fazer parte. No sábado pela manhã, as 9 horas, farei palestra no município de Chã Grande, nas proximidades de Gravatá. Não estranhem o horário. É que esta casa faz tratamentos espirituais durante todo o dia e terei a honra de inaugurar seu novo espaço. No domingo, às 16 horas, estarei no Educandário Espirita Joanna D'arc, no bairro do Zumbi, em Recife. Na próxima semana, a primeira de Agosto, estarei em Maceió, no belo teatro Deodoro.

ECOS DA TRANSFORMAÇÃO

Desde quando a chamada globalização apresentou-se no conceito da humanidade, duas correntes se ergueram para falar sobre ela: uma contra, afirmando que só favoreceria as forças dos países ricos, e outra, à favor, dizendo que abriria grandes oportunidades aos países mais frágeis. Nesse mundo de paradoxo e contradições, parece que ambas as partes tem lá sua razão. Claro que os países de maior índice educacional, com alto nível de produtividade e tecnologia, seriam mais aquiunhoados pela geração e circulação das riquezas, no entanto, indiscutivelmente, a globalização proporcionou situação de melhoras significativas em diversos países. Os números atestam isso. Mais de meio bilhão saíram da pobreza só na China. Milhões, no Brasil. A Rússia viu desabar o número de pobres e, segundo algumas estatísticas mundiais, quase um bilhão, em todo o planeta, alcançou o status de classe média.  Ainda há muita desigualdade? Há, sim, lamentavelmente. Precisamos ver o lado positivo e o estreitamento que o processo nos traz, aproximando culturas e países tão diferentes. Como já abordei aqui, creio que no ano passado, a globalização existe desde séculos, só que agora de maaneira acentuada. Os pequenos sofrem em função da pouca produtividade e seus índices nefastos de educação. Isso é algo que precisa ser corrigido.

Coloquei a globalização como um eco das mudanças em função de que os números negativos eram bem piores antes dela. Havia mais pobres por países e o acesso à produtos era limitadíssimo em diversas nações. A tecnologia era propriedade de poucos e privilégios de pouquíssimos. Agora, em terras mais distantes, em zonas rurais remotas, o cidadão pode se comunicar por celular e computador. A universalização dos acessos aos bens e serviços produzidos é fato. Ainda há disparidades ?Sim, claro. E precisam ser corrigidas. Infelizmente, o sistema predominante hoje é o que conseguiu instituir o progresso para bilhões mas, imperfeito como tudo o que constitui o ser humano, ainda não atende os anseios mais amplos que cultivamos para a civilização. À medida que as almas progridem, certas condições vão sendo superadas e, com certeza, atingiremos, no grande amanhã, uma organização planetária mais digna e justa. Sem tantas disparidades socio econômicas. Uma civilização mais humana e igualitária. É o caminho.

Que tenhamos, em breve, uma civilização mais humana e fraterna. Líderes mais enobrecidos estejam, à frente de nossas comunidades. Um mundo mais moralizado, sem dúvida. E virá.

NA NOITE DE ONTEM

Estava um friozinho bem gostoso, aconchegante, na cidade de Gravatá. Casa lotadíssima com vários amigos de cidades próximas, como Chã Grande e Bezerros. Aniversário do Centro Espirita Enviados de Jesus. 83 anos de existencia. Uma bela vida. Fomos recepcionados com aquele calor humano fantástico na residencia de seu presidente Cristóvão, alma boa, de uma simplicidade e de um bom humor maravilhoso. Recebeu em sua casa cerca de 20 pessoas para um jantar de acolhimento. Depois, rumamos para a sede da instituição, onde o grupo infantil Girassois nos presenteou com muita graça e emoção. A casa estava luminosa. Fiz a palestra tocado pelo entusiasmo das cariciosas vibrações que emolduravam a bela noite. O tema que abordei foi uma reflexão de uma passagem do Evangelho um tanto esquecida por nós, cristãos: é uma passagem em que Jesus indaga aos que o procuravam, "o que buscais?". Ainda é atualíssima a indagação do Mestre. Creio que deu para que voltássemos aos nossos lares se perguntando a mesma coisa, o que buscamos nEle e em sua mensagem.

As perguntas sempre moveram o progresso da humanidade e no Evangelho não é diferente. Lembram os primeiros cristãos ou Francisco de Assis, na idade média: "Senhor, o que queres que eu faça?"

Outras perguntas importantes brotaram na grande mensagem, tais como: Senhor, quantas vezes perdoarei meu irmão? então, "O que fazer para alcançar o Reino dos Ceus ? ou mais essa: " É lícito pagar o tributo à César ou não ?"

As perguntas movem a vida...




sexta-feira, 20 de julho de 2012

CEDAW - MANIPULAÇÃO DE NÚMEROS ?

Cada um vê o que deseja e todo interesse pode levar instituições a manipular números a favor de suas concepções. Há muito que se vem levantando a questão à respeito do que a CEDAW - instituição que defende o aborto mundialmente, recebendo, inclusive, fundos internacionais para implantação do aborto em escala mundial- faz em defesa da implantação do aborto. Vários países passaram a apresentar seus números e levantamentos nos fóruns voltados para debater a questão e, cada vez mais, a tese defendida pela CEDAW de que a liberação do aborto reduz a mortalidade materna, desce pelo ralo. Os levantamentos dos países apresenta números diferentes e nenhuma evidencia científica se faz presente para justificar o que pretende os defensores do aborto. O que os números apresentados por diversos países apresentam é que maiores investimentos em saúde, educação, saneamento, acessibilidade pre natal, estes sim, promovem maior qualidade de vida, inclusive, lógico, feminina, preservando a saúde da mulher. Quando o país oferece condições para que seus cidadãos tenham segurança de saúde, com o acompanhamento médico digno, as condições para a sobrevivencia materna cresce. Agora, os governantes acham menos trabalhoso "tirar" o feto do que oferecer saúde digna e educação de qualidade aos seus governados. Compensar sua ineficiencia com liberação do aborto é atestar a falencia de princípios e de capacidade de se desincubir corretamente de suas funções.

Sem dúvida que há grandes interesses por trás dessa sanha de liberar o aborto. Será que laboratórios internacionais teriam interesse no controle da natalidade por intermédio, tambem, do aborto? Não sei. Levanto o problema, apenas. É muito estranho esse movimento que fere a vida em nome da mulher. É algo orquestrado, perfeitamente orquestrado. Aumentam-se os números de abortos realizados. Amplia-se os números para impressionar a opinião pública...

"MILAGRES" DE TODOS OS DIAS

Ontem,no reporter da Bandeirantes, assisti a uma das cenas mais interessantes e emocionantes deste ano: uma criança, me parece, de cerca de 06 anos, que estava desaparecida desde o dia anterior, foi encontrada. Ela brincava com outras duas crianças quando caiu em um buraco e desapareceu. Imaginem a aflição dos pais. Cada hora representava acréscimo de temor pela morte do garoto. Pois bem. Descobriram-no num bueiro da cidade, agarrado em um objeto, quase sendo arrastado pelas águas do esgoto. Os olhos assustados indicavam que ele estava quase sem forças e parecia em estado de choque. Após um dia desaparecido , passara todo o tempo sendo levado pela correnteza e conseguira se segurar. Sem se alimentar ou beber água, ficamos a perguntar que fenômenos de natureza espiritual não ocorreram para que aquela criança frágil ( na verdade era magérrima) pudesse ter sobrevivido após o susto e ser carregada pela força das águas. Se olharmos com calma, todos os dias, no planeta, forças monumentais se movimentam, causando perplexidade aos seres humanos e evidenciando que uma Providencia Superior vela por todos nós. Que tenhamos olhos para ver.

AGENDA

Ia me esquecendo da agenda. Neste sábado estarei na Casa Espirita da Caridade, em Muribeca, Jaboatão dos Guararapes. Será  às 19:30 Hs. Domingo, tambem à noite, no mesmo horário, estarei na cidade de Gravatá, no Centro Espirita Enviados de Jesus. Em ambos, tema livre.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

CARAVANA DE RIO LARGO, ALAGOAS

Ontem, tivemos a alegria de receber em nossa Casa do Caminho, uma caravana da cidade de Rio Largo, Alagoas. Foi uma alegria só. Dezessete corações que nos brindaram com sua presença. E falaram que estariam nos dias 04 e 05 de agosto no Teatro Deodoro, quando, na oportunidade, estarei realizando um seminário sobre "A Construção da Felicidade", tendo uma parte artística com o grande músico Sibelius. Ficamos encantados com o esforço desses amigos que vem de tão distante conhecer nossas atividades ou submeter ao atendimento espiritual da casa. Conversando com os trabalhadores da instituição, falávamos que os resultados tão bons que eles obtem podemos creditar ao mérito do esforço que fazem para chegar até nossa oficina de atividades. Tem sido assim com as caravanas de Campina Grande ( com mais frequencia), com João Pessoa (em carros isolados), Maceió, Colônia Leopoldina ( Alagoas) e, até, amigos do Ceará... Espero, agora, a oportunidade de voltar a abraçar aqueles companheiros no início de agosto.

A FAMÍLIA E O ABORTO

Na postagem abaixo, fiz referencia ao fato do aborto ser uma das graves ameaças à estrutura familiar. Não é apenas um problema para a mulher que o pratica ou para aqueles que se vinculam, direta ou indiretamente, a ele. Quando um país "normatiza" sua prática, estimula uma série de fatores que podem contribuir para desestruturações graves na família. Fácil perceber isto. Consequencias emocionais, espirituais, afetivas, se apresentam no grupo. Há dimensões mais amplas como consequencia do aborto. A falta de equilíbrio, de educação espiritual dos seres na Terra é porta aberta para uma série de abusos, desde a leviandade na prática do ato ( sem qualquer motivo ) até justificativas que nescem do desconhecimento das realidades mais transcendentes da vida.

Uma nação que incentiva o aborto atesta sua falencia de cuidar dos cidadãos bem como em defender o primeiro dos direitos humanos : a vida. Tereza de Calcutá colocou muito bem a questão, se referindo às nações que liberam a prática. Mas  parece que , para uma certa gama de dirigentes, permitir que os fetos sejam eliminados é mais "fácil" do que executarem suas obrigações para com os cidadãos no campo da educação, da saúde, do planejamento e das condições parea uma vida digna.

A China, que para muitos, teria justificativa para a liberação face sua grande população, resiste, de alguma maneira, a eliminação da família, embora o Estado totalitário que ali vige. Por que não o planejamento familiar ser estimulado, os anti concepcionais tornarem-se mecanismo de controle populacional, ao invés da eliminação de fetos como se este não fosse nada mais que um objeto qualquer?

O aborto, à vontade do homem e da mulher, mina a condição moral de um povo. E todas as grandes nações do passado caíram não só por causa de um ciclo natural de surgir e desaparecer mas, tambem, e principalmente, pelas quedas morais de seus impérios. Foi assim com os povos bárbaros, com o império otomano, levado pela ambição, no império romano, com sua dissolução de caráter, suas sensualidade exarcerbada e sua intensa corrupção, etç.As leis servem para os indivíduos e para os povos. São leis cósmicas e enquanto não se viver de conformidade com elas, assistiremos um cortejo de dores e angústias, desespero e falências que, muitas vezes, são questionadas pelos que tombam nas suas malhas justas. São fatos históricos os que eu citei, e são fenômenos observáveis esses relacionados com o confronto para com as soberanas leis.

Quando aprenderemos ? Será que não conseguimos observar, aprender com o encadeamento de todos os acontecimentos que a história registrou ? Não por acaso, as sombras investem para que os seres humanos se distanciem da realidade espiritual pois ela pode nos dar o conhecimento dessas leis e a consequente noção de uma ética superior, uma moral mais elevada. Quando soubermos ler nas páginas da história sob a ótica do ascendente espiritual, mudaremos a direção das nossas próprias leis, da nossa postura perante a vida e das atitudes perante o próximo. Daí a importância de propagarmos o pensamento espirita o máximo que pudermos, objetivando ofertar a um maior número de pessoas instrumentos que lhe permitam refletir, sob um prisma diferente, sobre o funcionamento da vida.

No final, amigos, aborto e família não se combinam, aliás, aborto não combina com nada.

A FAMÍLIA É FUNDAMENTAL

Passa o tempo, mudam os valores, alteram-se as leis, surgem modas, contesta-se modelos, alternam-se  grupos no poder político, a geografia planetária sofre alterações, no entanto, a família permanece como uma pilastra fundamental no arcabouço do desenvolvimento da civilização. Assim tem sido e, nos tempos atuais, continua. Surpreendendo estudiosos do comportamento humano, apesar da nova postura dos jovens na atualidade ( e em cada época eles surgem com novos elementos ) pesquisas atestam, por exemplo, que os jovens valorizam o casamento e a construção de uma família. Acham fundamental para suas vidas. Essas pesquisas foram realizadas na década de oitenta, noventa e neste século 21. Isso após a chamada contracultura do movimento Hippie e as extravagâncias da metade da década de setenta do século passado.

O que levaria a família a resistir ao assédio que sofre para sua dissolução ? Sem dúvida, ela está ínsita na natureza humana e nas soberanas leis de Deus. Com o conhecimento da reencarnação, sua beleza resplandece e sua importãncia se destaca. Quem, por algum motivo, não faz parte de um grupo familiar ( casos provacionais e expiatórios agudos) sabe a dor que é viver sem o componente magnético - afetivo de uma família. os espiritos se reúnem, desde o retorno à carne, em grupos afins ou, em certas circunstâncias, junto às almas com quem tem necessidade de desenvolver vínculos afetivos, dissolvendo correntes de animosidade elaboradas por nossa invigilância em outras oportunidades. Fornalha bendita onde as arestas são aparadas e ninho acolhedor onde as luzes da amizade pura são acesas, a família precisa estar atenta para sustentar o edifício da vitória da harmonia e da paz no coração do mundo ainda atormentado. O diálogo e a demonstração do afeto são elementos importantíssimos na constituição de um lar, onde as almas podem encontrar alimento sagrado e energias revigorantes. Na esteira de sua resistencia contra o assédio das sombras que carregamos no íntimo ou que nos chega do exterior, o aborto, sem dúvida, é uma grande ameaça que, acima, na nova postagem, descreverei. Preciso parar agora mas, volto logo mais.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A BELEZA DOS ESSENIOS E O ESPIRITISMO III

Quem não acompanhou os dois primeiros textos sobre os essenios, leia as duas postagens abaixos. E gostaríamos de acrescentar sobre esse interessante grupo religioso, que ele tinha  a facilidade de adaptar seus ensinamentos a outros seguimentos, como forma de fugir das perseguições. Como estudavam outros ensinamentos alem dos seus, os essenios desenvolveram uma grande cultura religiosa e adquiriram esta habilidade de "disfarçar" os conhecimentos, inserindo-os em algumas culturas religiosas. Como era um núcleo iniciático, existiam vários graus de ascenção. Os ensinamentos mais profundos, mesmo nesses casos em que "misturavam" seus ensinamentos à outros segmentos, eram reservados para aqueles que eram, de fato, seus iniciados.

Outra coincidencia para com os cristãos, é que eles ficaram conhecidos, tambem, como os irmãos do caminho, pela generosidade com que cuidavam dos mais necessitados, sobretudo, em casos de enfermidades. A mesma denominação com que os primeiros cristãos ficaram conhecidos. Junte-se a isso as características das comunidades cristãs primeiras, marcada pela igualdade, pela divisão do arrecadado com o trabalho para com toda a comunidade apostolar, exatamente como os essenios faziam.

A iniciação para tornar-se essenio começava na idade infantil. As crianças eram levadas pelos pais para serem instruídas e educadas por eles. Cresciam na disciplina moral e na devoção da seita. Em geral, tornavam-se adultos úteis e moralizados, nobres e compassivos. Desenvolviam, tambem, faculdades psíquicas, cada vez mais aprofundadas a medida que se avançava nas iniciações. Foram, portanto, precursores do cristianismo e, de alguma forma, do próprio espiritismo em alguns dos seus aspectos, como vimos nas tres postagens que fizemos.

A BELEZA DOS ESSENIOS E O ESPIRITISMO II

Os essenios pertenciam a  uma ramificação dos judeus. Uma das principais junto dos saduceus e fariseus. Na verdade, parece-nos que era a ramificação mais espiritualizada. Preferiam o isolamento pois acreditavam que o contato nas cidades havia maculado a pureza dos ensinamentos dos céus. Recolheram-se em diversas comunidades em locais ermos e dedicavam-se a plantação de hortaliças e plantas medicinais ( onde eram mestres ), trabalhos com argilas ( com objetivos curadores) e pecuária. Guardavam silencio pois criam que a palavra era de tão nobre valor que não poderia ser desperdiçada com assuntos vãs, fúteis, banais. A voz, para eles, poderia até mesmo curar. Acordavam antes do sol aparecer, tomavam um banho em água fria pois valorizavam bastante a água, relacionando-a com todos os movimentos da vida. O líquido tambem era utilizado com fins terapeuticos ( nossa água fluidificada) através da imposição das mãos. Sempre oravam nas refeições e se recolhiam para o repouso logo no começo da noite, após os estudos das escrituras sagradas.

Os papiros descobertos nas cavernas de Qumram nada dizem de uma possível estada de Jesus entre eles. As evidencias seriam de que o Mestre não teria feito parte da seita. Essa idéia nasceu pela identificação dos ensinamentos e características de cura exercida por Jesus. Pessoalmente, alem dessas informações históricas que não fazem qualquer referencia da presença do Cristo entre os essenios, creio ser mais condizente com os fatos e a lógica, o que nos informa a obra psicografada por Corina Novelina, do espirito Eurípedes Barsanulfo, " A Grande Espera", que nos traz a informação de que Jesus era esperado pelos membros da seita e teria tido, sim, um contato com eles quando aida adolescente mas, ensinando e redirecionando os serviços realizados pelos esssenios. Se Jesus hovesse feito parte do grupo, por qual razão esses documentos ( milhares deles ), que engloba séculos antes de Cristo até a década de sessenta D.C., não fala nada à respeito ? Muito estranho, não ?

"Antes da Terra ser, Ele já Era", ou, "Meu corpo eu tomo e retomo a hora que quero..." são expressões que indicam não haver qualquer coisa para ele aprender entre os "terapeutas", ao contrário, teria o que lhes ensinar. Acho perefeitamente cabível esse contato do Senhor mas sem que isto representasse uma adesão formal ou iniciática por parte do governador espiritual do nosso planeta. Mas, sinceramente, tambem não acho que, se Ele tivesse tomado parte do grupo, isso não o diminuíria e muito menos acho relevante o fato.

Pelo postado acima creio que dá para perceber a profundidade dos ensinamentos dos Essenios. Estavam muito alem do seu tempo. Oficialmente, eles desapareceram por volta dos anos 70 após o Cristo, destruídos pelo cerco e perseguição dos romanos. Existem algumas hipóteses não devidamente averiguadas de que alguns dos seus membros teriam conseguido fugir dos massacres e chegado à Índia. Nada comprovado. Ainda assim, não teriam ido alem. Falam que alguns grupos na atualidade, em alguns países, reviveram os seus ensinamentos e se consideram essenios modernos. Pesquisem na internet e busquem livros à respeito pois acho que vale à pena. E recomendo o belo livro A Grande Espera para todos voces.

terça-feira, 17 de julho de 2012

A BELEZA DOS ESSENIOS E O ESPIRITISMO

Neste texto estou fazendo uma ponte de milênios. Aliás, isso não é novo. Essa ponte tambem está feita entre o cristianismo e o espiritismo. O que me move é a abordagem da similitude existente entre o que ensinava a seita essenica e o que nos traz o espiritismo. É facil identificar esses vetores exatamente porque há uma grande identificação dos ensinamentos dos essenios e àqueles que foram pregados por Jesus. Como o espiritismo resgata o cristianismo dos primeiros tempos, naturalmente, que encontraremos afinidades entre os dois campos de sabedoria espiritual. Aliás, a verdade é sempre a mesma, guardando nuances e peculiaridades da evolução dos tempos, da cultura das épocas, etc.

Os essenios formaram comunidades extremamente interessantes, muito parecidas, em suas estruturas sociais, com as comunidades do cristianismo nascente. Pregavam uma igualdade total entre seus frequentadores e estabeleciam a fraternidade como sendo a vivencia máxima de seus postulados. O amor ao próximo era a base de sua sabedoria e buscavam uma vida ascética, de oração, com uma procura da mais absoluta pureza, moral e física. Voltavam-se para ajudar e acolher os mais necessitados. Daí o nome Essenios, que significa, em algumas traduções, médicos ou terapeutas. Ensinavam a compaixão, alem da imortalidade e a reencarnação. A similitude dos ensinamentos de Jesus bem como algumas de suas atitudes, levaram alguns pesquisadores a acreditar que o Mestre teria pertencido à seita.

A imposição das mãos tambem foi outro elemento que aproximou os essenios do cristianismo. Práticas bem parecidas. Comportamento moral similar. Os ensinamentos correspondem a muito do que ensina o espiritismo e a prática tambem converge, embora algumas diferenças naturais. Os essenios se vestiam de branco e valorizavam determinados rituais cotidianos, o que os diferencia, neste ponto, da doutrina dos espiritos que, como sabemos, não tem rituais e práticas de cunho externo. A reencarnação e a lei de causa e efeito caem nos ensinamentos essenicos como o faz no espiritismo. Verificamos aí que a verdade é única em todas as épocas, embora possa apresentar algumas colorações diferenciadas, conforme algumas peculiaridades de cada tempo.

Acho interessante estudar a cultura dos "terapeutas". Desde 1947, quando das descobertas dos papiros essenicos nas cavernas de Qumram, vasta literatura desses ensinamentos encantadores despontou, seja nos próprios papiros, seja pelos livros escritos por pesquisadores. Mais luz caiu sobre a humanidade. Interessa ao espiritismo essas descobertas no sentido de que, sendo este a síntese do conhecimento espiritual das civilizações, encontra entre os essenios mais uma comprovação das grandes verdades que atravessam os tempos. Provavelmente voltaremos a abordar mais o assunto em outras postagens, se for do interesse de voces. Vou aguardar os comentários.

INTERNET - JUNTOS E SOZINHOS

Não sou daqueles que enxergam a internet apenas em seus aspectos ditos negativos. Indiscutivelmente, necessitamos abrir debates e reflexões em torno da avalanche das chamadas redes sociais. Aliás, o Brasil precisa voltar a debater as coisas, amadurecendo idéias, questionando "coisas". A aceitação tácita de tudo emburrece, "mediocriza", aliena e engessa o ser. A implantação de um pensamento único não contribui para a evolução de uma sociedade. Pois bem, quanto a internet, podemos fazer algumas avaliações, inclusive, que vem sendo feitas por especialistas no mundo todo.

Verifica-se que a conexão virtual "aproxima" pessoas e as deixa, por paradoxal que seja, sozinhas. Aumenta cada vez mais o número de horas que uma boa parcela da humanidade passa ante a tela do computador, navegando na Internet. E vários sintomas de distúrbios psíquicos se apresentam, sendo detectados por especialistas da área do comportamento humano. Embora o contato virtual ponha pessoas em relação, falta -lhes o elemento da real proximidade, onde o magnetismo próprio, as expressões faciais, o brilho do olhar não se encontram presentes... e sabemos como isso é rico. Não estamos, nem mesmo, tratando de outros problemas que, infelizmente, assolam seus frequentadores na grande rede, tais como pedofilia, violência, estimulos á infidelidade ou coisas que tais. Trato da questão realcionada à dificuldade hoje desenvolvida por muita gente, sobretudo adolescentes, que apresentam uma busca desenfreada da solidão, não aquela solidão "sadia", naqueles momentos de meditação ou reflexão sobre a própria vida, o que é positivo, mas àquela solidão distúrbio, temor da sociedade, fobia de relação, etc.

O problema não está na internet, e sim, em como a utilizamos. Nossa fragilidade interna nos escraviza à tudo o que deveríamos governar. Criamos dependencias de toda natureza. E a síndrome da dependencia, da fraqueza interior, nos leva a submeter-nos ao que deveria estar submetido a uma sadia utilização por nosso intermédio. Observemos como as crianças se relacionam com a internet. Sendo uma "argila" a ser moldada pela vida e pelos educadores, são particularmente vulneráveis ao problema. talvez muita gente que teme se expor, "abre-se" na rede, sob a proteção da tela do computador. até o que não ousariam dizer na relação social, o fazem, muitas vezes, na internet. Não é para assustar mas, sim, para aperfeiçoar o seu uso, pensar nossa relaçao com a rede. O ser humano deve estar à frente das máquinas. estas estão no mundo para abrir novos espaços de progresso espiritual à humanidade. Não devem ser instrumento de dificuldades de realcionamento social e, muito menos, desencadeador de males psicológicos. Pensemos nisto.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

NEM TUDO É OBSESSÃO

É relativamente comum ouvirmos, no ambiente espirita, tanto vindo de leigos quanto de trabalhadores  espiritas, a afirmativa, ante um determinado problema que alguem apresente, sobretudo de natureza emocional, que a causa seria uma obsessão, ou seja, uma constrição ou perseguição de um ou mais espirito sobre aquela pessoa. Já estive em instituições que, conforme depoimento dos que lá estavam em tratamento, quase a totalidade dos casos ali eram diagnosticados como "obsessão". Ora, embora saibamos que este "mal" atinja uma extraordinária parcela da humanidade, precisamos utilizar um pouco mais a prudencia que o codificador Allan Kardec recomendou sabiamente. Disse ele, judiciosamente, que só após esgotarmos uma possível explicação de natureza física é que deveríamos seguir na direção de possíveis influencias espirituais.

Outro fator que deve desencadear a prudencia citada é o de que esse diagnóstico generalizado, quase sempre parece retirar um pouco a sensação de responsabilidade das pessoas para com sua própria vida. Se estou sofrendo, não é por minha culpa e sim, de um espirito, pensam alguns. Outros , por não entender que a própria obsessão tem o componente de responsabilidade da vítima face ao fato de que a sintonia ou elementos que "plugam" espiritos e encarnados, são desencadeados a partir do comportamento dos individuos nesta ou em outra encarnação.

Muitos dos problemas emocionais, psicológicos, que apresentamos na atualidade podem, perfeitamente, ser creditados a nós mesmos. A ausencia de um maior nível de espiritualização, a dependencia emocional que apresentamos como consequencia de nossa fragilidade íntima, o nível de egoísmo ou de ansiedade elevados, favorecem o surgimento de um estado de infelicidade e frustração, tão frequentes nos dias de hoje. Não combatemos a concepção de nossa infelicidade e entregamos nossa existencia a possiveis soluções externas. E os centros espiritas necessitam estar atentos para que não alimentem um exército de eternos dependentes de soluções "mágicas", instantâneas e que prendem as pessoas num círculo vicioso de um doloroso quadro auto obsessivo que, aí sim, pode desencadear a famosa obsessão de espiritos, atraídos estes pelas vibrações derrotistas e negativas cultivadas.

O espiritismo é um corpo de pensamento capaz de emancipar a criatura humana, de empurrá-la a um nível mais elevado de consciencia, ampliando seus poderes pessoais e gerando o otimismo e um estado de segurança interior maravilhoso. Soluciona os problemas não pelas vias mágicas ou excepcionais, mas auscultando-lhes as lições, absorvendo-lhes os ensinamentos e direcionando a própria existencia no rumo da harmonia interior. Escapa-se, assim, das chamadas más influencia pela influencia sadia de nossos propósitos. Obsessão existe? sim, claro. Sem dúvida alguma, em um mundo como a Terra, é algo que, lamentavelmente, compoe a atmosfera psíquica da nossa sociedade, no entanto, o que fazemos com o objetivo maior da nossa encarnação, nosso crescimento espiritual ?Como temos propiciado o desenvolvimento de nossas potencialidades, sob o amparo dos inúmeros recursos que nos são dados pela Suprema Providência?

Não culpemos os espiritos infelizes por tudo o que nos desagrada na experiencia planetária. Temos nossa parte por fazer. Eles, os espiritos infelizes, não podem agir a seu bel prazer, como pensam alguns. Precisam, sim, de nossa colaboração infeliz, de nossos pensamentos inconsequentes e de nossas atitudes desajustadas. Mas aí, como vemos, já é um caso de parceria, não é mesmo ?

domingo, 15 de julho de 2012

ALTA VIBRAÇÃO

Esta tarde a palestra foi marcada por uma alta vibração. No Centro Espirita Rancho do Himalaia, esteve reunido um público muito bom, formado por frequentadores das instituições espiritas da cidade do Carpina. O acolhimento fraternal foi muito digno do pensamento espirita, onde se respira cristianismo como nos primeiros tempos. Um clima de simplicidade e emoção. Um misto de sonhos e concretização dos anseios mais elevados. A dirigente da casa, Glória, um encanto de pessoa. Ah, imagino que alguns de voces devem estar intrigados com o nome da instituição. Ela tem como orientadores espirituais, segundo os trabalhadores de lá, espiritos "orientais" e o nome tem a ver com a informação sobre as forças espirituais, de grandes mestres, localizadas na cordilheira do Himalaia. A tarde, para mim, foi inesquecível.

NA RÁDIO SIGNIFICA

Lembram da rádio na web, em fase expeimental, da qual venho participando com um programa ás quinta feiras, 21: 30 hrs, com repetição às 23:00 ? Pois bem, devo estar gravando mais alguns programas esta semana. Iniciamos ao vivo mas compromissos que sempre surgem, colocava em risco o programa. Resolvemos gravar os programas. A rádio é espirita. Chama-se Rádio Significa. divulguem e, se puderem, escutem nosso programa, com duração de uma hora. É o "Encontro Marcado" com Frederico Menezes. Espalhem.

sábado, 14 de julho de 2012

NA CIDADE DO CARPINA

Como postei aqui, estarei, neste domingo à tarde, no interior do Estado, precisamente na cidade do Carpina, progressista cidade  da zona mata norte de Pernambuco. O tema é livre e finalmente poderei concretizar um esforço que vinha sendo realizado pelos amigos da instituição responsável por nossa ida. Há algum tempo atrás estávamos certos para proferir uma palestra lá na casa espirita Rancho do Himalaia. Infelizmente, por questões outras, foi alterada a programação. Amanhã, estarei efetivando o compromisso. Comigo irá meu companheiro de encarnações e tarefas, Cleo Fonseca, da Casa do Caminho.

TARDE NO BATISTA DE CARVALHO

O seminário que realizamos hoje à tarde no Abrigo Espirita Batista de Carvalho, no bairro de Jardim São Paulo, aqui em Recife, foi marcado por uma excelente fluencia de publico, sendo quer vários frequentadores de diversos centros espiritas se fizeram presentes. Toda a renda arrecaa foi revertida para o abrigo. O semináriio teve como tema: A Educação dos Sentimentos e o Auto descobrimento. A tarde foi prazerosa, com uma vibração encantadora. As horas passaram céleres e parece que o pessoal estava disposto a ir adiante. Iniciamos o seminário às 14: 30 e fomos até às 17 :35 hrs.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

POSTO DE SOCORRO

Os bons espiritos multiplicam seus esforços a fim de que postos de socorro espiritual se espalhem sobre a Terra. Desde instituições religiosas até residencias particulares, cada um servindo à específicas direções, se erguem como manancial de esperança como ponto de apoio às legiões dos bons espiritos. Um lar onde se esforçam seus moradores para vivenciar, tanto quanto possível, as claridades do bem, se projeta na dimensão espiritual, como grande usina de forças, campo de refazimento e escola de iluminação.

Quando surgem novas oportunidades de serviço, como esta da futura Chácara Bezerra de Menezes, fico a pensar neste novo horizonte aberto, capaz de fazer feliz a colossal equipe da Verdade. E fico pensativo, tentando alcançar a vastidão de possibilidades que se nos faz presente a partir daí. Podemos contribuir para erguer mais um núcleo de apoio à transformação moral da humanidade, por mais singelo que seja o trabalho. O que não podemos é nos deixar levar pela acomodação, doença que nos ameaça o tempo todo, catalogando dificuldades e destacando nossas deficiencias...

Outros projetos estão aparecendo, sobretudo nas regiões mais carentes do planeta. São sinalizações ao mundo de que uma consciencia solidária, altruísta, se eleva e se esprai pela Terra, dizendo que a realidade, a atmosfera psiquica da sociedade humana, está, desde algum tempo, sofrendo alterações mais intensas no rumo do bem que tanto se tem falado ao longo do tempo. Mais que nunca, o momento diz: É necessário trabalhar. E muito.

Aos amigos que anseiam erguer alguma atividade nobre junto à imensa colméia do sofrimento humano, desejo repassar uma experiencia: se demoramos muito planejando todas as etapas de uma sóvez, e aguardando a chegada de recursos financeiros mais amplos, o trabalho parece engessar e fixa-se como um eterno sonho. E não se tranforma em realidade. Comece com algo mais simples mas que beneficie vidas. O trabalho atrairá colaboradores e será visto pelos bons espiritos como algo sério e digno de receber deles toda a atenção e apoio. Ir por etapas é sinal de prudencia. Não tenho qualquer mérito para ensinar coisas relativas a isto. Exteriorizo, apenas, algo de experiencias nessa direção. E tenho visto muitas idéias maravilhosas que nunca saem dos papéis. É preciso a força do início. E o Universo impulsiona para que possamos ir mais adiante. O amor precisa iniciar a amar. E seu poder realiza o resto.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

NO IRMA DE CASTRO

Hoje  tive a honra de proferir a palestra de inauguração do novo auditório do Hospital de Jesus Irma de Castro, localizado no município de Abreu e Lima, áres metropolitana de Recife. Auditório arejado, muito mais amplo do que o antigo, já saturado pela fluencia do público à instituição. A casa, fundada pelo incansável Herculano Dias, atende numerosos corações daquela região. E estava lotada, hoje, com caravanas de diversas instituições fundadas pelo Herculano, provenientes de Gravatá, Bezerros, Igarassu, etc. Vibração de forte emoção, dava para perceber a presença dos benfeitores espirituais. Tarde inesquecível. Momento que se grava na alma e se carrega infinito afora.

CHÁCARA BEZERRA DE MENEZES

Desejo ardentemente compartilhar com voces nosso novo projeto dentro dos postulados que abraçamos; A Chácara Bezerra de Menezes. Lembram o a nova frente de trabalho que eu havia postado aqui ? pois bem. Um coração generoso, espirita, nos telefonou e transmitiu seu interesse de doar um terreno, localizado no distrito de Mercês, zona rural do Cabo de Santo Agostinho, a fim de que fizéssemos uma obra social. Localizada em área bucólica, cercada de sítios e chácaras, comportando 25 hectares, será nosso novo desafio. E, sem dúvida, contaremos, como sempre, com a ajuda de voces, seja nas preces, seja nas doações, quando iniciarmos a concretização do projeto. De que constará ? Ainda não está definido pelos espiritos amigos ( ou pelo menos, ainda não nos chegou a totalidade do plano). Iniciaremos com a edificação da casa da sopa, depois....voces ficarão a par de tudo em nosso blog. Tenham certeza. O lugar é lindo. Centenas de coqueiros embelezam a área. E a visão de um açude da Compesa completa o bucolismo. Breve, teremos, quem sabe, fotos do local. Aguardem.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

NA CASA DO CAMINHO

Mais uma noite em que nossa casa terá a oportunidade de receber caravanas e nossos dedicados amigos espirituais, como sempre, atenderão com grande ternura os que aqui chegam, no afã de uma orientação às suas vidas. Na esteira dos esforços para bem servir à causa, estamos estudando a ampliação das atividades. Certo, a entrega de quatro salas de evangelização mais amplas que as atuais, logo que concretizarmos a construção do novo auditório ( em fase adiantada ). Alem dos serviços de evangelização, estamos elaborando o desenvolvimento de um núcleo de atendimento espiritual, uma especie de posto médico espiritual. E pensamos em criar, às sextas feiras |( uma vez ao mês), reunião com abordagens não muito usuais em nossas casas. Explicaremos isso mais adiante. Como veem, estamos objetivando atender as tres vertentes de nossa doutrina : religião, ciencia e filosofia.

terça-feira, 10 de julho de 2012

E- BOOK DE TRANSCOMUNICAÇÃO

Recebi e-mail da dedicada pesquisadora de transcomunicação instrumental ( comunicação com a dimensão espiritual por aparelhos eletrônicos), Sonia Rinaldi, divulgando seu novo E-book sobre o tema. São mais de trezentas páginas, mais imagens de espiritos e vozes gravadas, com informações atualizadas sobre as pesquisas que vem ocorrendo no mundo, segundo o contato que me chegou. Deve estar excelente o trabalho. Sonia é eficiente e muito séria no que faz. Eu, particularmente, me interesso muito pelo tema, assim como por tudo o que diz respeito à ciencia que comprova nossos postulados e contribui para o progresso da humanidade.

A transcomunicação instrumental abre vastos campos de averiguação. Como todo o contato com a dimensão espiritual, solicita os cuidados inerentes ao entendimento de que pululam, em derredor do planeta e, mais precisamente, na crosta, espiritos das mais variadas condições morais. E por isso, conforme o livro do padre Francois Brune, Linha Direta do Alem, por sinal, execelente, algumas decepções parecem que foram colhidas por alguns pesquisadores, como comunicações frívolas, sem sentido e, até, normalmente, medíocres. Nada, porem, que deva desestimular os que se interessam pela ciencia. É assim mesmo. Allan Kardec, aliás, já fez referencia a esses cuidados. Pois bem, esta aí o novo trabalho da Sonia. Vou adquirí-lo.

AGENDA

Lembrei-me dela. Bom, nesta quinta feira, à tarde ( 14 : 30), estarei proferindo palestra de inauguração do novo auditório do Hospital de Jesus Irma de Castro - Meimei - localizado em Abreu e Lima, área metropolitana de Recife. A instituição foi fundada pelo admirável trabalhador espirita Herculano Dias, amigo e irmão, que sempre me cumulou de grande afeto e incentivo. Desencarnado há pouco tempo, Herculano deixou inúmeros amigos e corações que lhe devem o iniciar na mensagem espirita. E terei a honra de proferir a primeira palestra do novo salão. Sábado, à tarde, farei seminário no Abrigo Espirita Batista de Carvalho, tambem conhecido como Lar da Vovozinha. O abrigo fica no bairro de Jardim São Paulo. No domingo, irei à cidade do Carpina, interior pernambucano, falando às 15 horas na instituição Rancho do Himalaia.

P. S. - o tema do seminário no Batista de Carvalho, sábado, será : Educação dos sentimentos e o auto descobrimento.

FENÔMENOS TELEPÁTICOS.

Pouca gente sabe que alguns governos fizeram experiencias com a telepatia. EUA e a antiga União Soviética se adentraram nos estudos à respeito. No início, para comprovar a possibilidade. Depois, lamentavelmente, após a comprovação de que a telepatia é real, enveredaram por objetivos obscuros e escusos: a espionagem. Fez parte da chamada guerra fria. Foram desenvolvidos aspectos da espionagem que objetivavam enviar informações à distância. Não se tem notícias se funcionou adequadamente. O fato é que os cientistas atrelados ao projeto de ambas as potencias, estavam convictos do fator mental.

Temos certeza de que eles sabem de inúmeros recursos psíquicos da alma. A parapsicologia dedica-se, com frequencia, ao contato telepático. Nós, que mourejamos no espiritismo, sabemos que o pensamento é irradiação de matéria quintessenssiada e, uma vez emitida essa irradiação, poderá ser captada, consciente ou inconscientemente, com lucidez ou sem esta, por outras mentes, verdadeiras antenas que somos. Outro enfoque que nos auxilia a entender a questão é o fator afinidade. A simpatia entre os seres facilita o processo. Quem se ama tende a permitir uma  melhor resposta de captação. Identificamos isso com referencia aos gemeos, quase sempre almas com grande ligação, ou entre enamorados, casais que nutrem intenso sentimento entre si. Mães e filhos tambem estabelecem um "quantun" de facilidade para que o fenômeno telepático se dê.

Precisamos nos enfronhar mais no estudo de nossas possibilidades psíquicas. Nossas forças anímicas são extraordinárias. E recomendo as obras do grande Leon Dennis, no campo espirita. Várias de suas obras terminam por abarcar essas potencias do espirito. Mas, para quem se interessa, obras teosóficas, do rosa crucionismo, por exemplo, podem facilitar mais ampla compreensão à respeito.

"Quando o espirito ama, quando o coração sonha e o outro responde
 O Universo torna-se pequeno e o espaço cabe no toque do abraço.
Não há distância capaz de prender o pensamento, não há grade que detenha
o coração.
Vede! aqui estou e te advinho; sei o que anseias, sei o que desejas.
Não precisas falar, basta que venhas a sentir. Eu estou em ti, tu estás tatuada em mim"

segunda-feira, 9 de julho de 2012

SUMIU...!

Coincidencia ? Tínhamos no painel, 740 segudores cadastrados. No momento em que fui "enfático" naquela postagem do aborto, sumiu um seguidor....hummmmmm! Espero estar enganado, ufa!

GÊMEOS

Assistindo ao filme "Alem da Vida", do diretor Clint Eastewood, fiquei impresionado com a cena do Tsunami, em que uma das personagens passa pela experiencia de quase morte. Depois, a cocatenação dos fatos, a sincronicidade que vai aproximando os personagens, tudo de uma forma muito inteligente. Agora, teve uma situação que me despertou reflexões. Me refiro aos gêmeos. Quem assistiu ao filme deve estar lembrado. Para quem não assistiu, informo que há uma  personagem gemeo de outro, que morre atropelado. E temos, então, reações interessantes de ligação espiritual entre os dois. As cenas em que ele dá boa noite ao irmão desencarnado e a necessidade de se colocar uma outra cama para que ele se sinta mais confortável ao dormir, é expressiva. E sua persistencia em tentar um contato espiritual é relevante.

Sabemos que, em quase a totalidade dos casos dos espiritos que vem em condição geminada, há ligações intensas entre essas almas. Predominantemente, ligações de amor, porem, há situações, mais raras, em que a sublime lei aproxima vigorosamente dois espiritos, até mesmo em condições simbióticas. Algemados pelo ódio recíproco, sofrem a ação dos mecanismos superiores, atestando para eles que chegara o momento de começar a reaproximação, ainda que caçando-lhes, temporariamente, o livre arbítrio. Há um fator magnético nessa história do renascimento de adversários como gêmeos xifópagos: as vibrações antagônicas seculares agem de maneira tão potente que os une intensamente, criando um ímã extraordinário, que os impele um para o outro no mergulho na carne.

Entre os que são simpáticos ou, mais ainda, nutrem grande afinidade, terno amor, fenômenos telepáticos são frequentes quando estão na carne. As ondas mentais são facilmente captadas por ambos e sentem as condições, muitas vezes, emocionais em que o outro se coloca. Vale um grande estudo à respeito.Cremos que a psicologia necessita aprofundar-se nessa área pois poderia ser beneficiada com enorme conhecimento sobre o ser humano, sobre a alma imortal. Sei que alguns estudos já foram feitos, no entanto, penso que ainda não se explorou o que se poderia nessa vertente.

Quem ainda não assistiu ao filme, se o fizer, preste a atenção nesses garotos. Há uma comovente mensagem ali, algo que pode nos levar a sentir um pouco mais a eloquente força do amor, que fala muito nos olhos e na saudade, na busca do outro e na face entristecida, assim como no luminoso sorriso do reencontro, ainda que breve, num fugidio contato mediúnico.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O FATOR HONESTIDADE E A FARSA DO ABORTO

A política deveria ser constituída pela honestidade, que se manifesta através da transparencia. Sei que isso deve soar ingenuo. E talvez seja mas não deixa de ser verdadeiro. Quem me acompanha aqui sabe que não tergiverso sobre princípios que aprendi a venerar e a abraçar como componente do ideal em que acredito. E isso se reflete em minhas postagens relativas ao aborto. Já aqui tive a oportunidade de dizer que não vai qualquer colocação de acusação a quem quer que seja, a qualquer irmã que tenha, por diversos motivos, retirado uma criança de seu ventre. Jamais faria isso. Seria ampliar uma ferida que, com certeza, já trazem na alma.E nem seria cristã de minha parte. A minha batalha é pela vida, pelo que aprendi no espiritismo, no que escuto os espiritos falarem, nas experiencias que tive com espiritos que sofreram o aborto, isso em nossas atividades mediúnicas...

Sempre me posicionei claramente à respeito. As mulheres são maravilhosas para sofrerem com esse tipo de nuvem escura. E sempre procurei ser elegante e respeitador para com os que trabalham pela legalização, conquanto tenha sido sempre enfático. Quem desejar tirar a prova, os textos estão aqui, registrados.É só acessá-los.

Serei, no entanto, mais enfático neste texto ( se é que se poderia ser em relação às outras postagens sobre o tema ). Omitir-me ante as inverdades na política é contribuir para a deseducação da sociedade, pela sua despolitização, para o estado amorfo em que se transformou essa área tão importante da vida humana. E quando postei a estratégia que está sendo usada pelo governo objetivando a legalização do aborto sem despertar reações da população, majoritariamente contrária, citei alguns projetos que estão sendo tocados nessa direção. Agora, para quem não acessou na imprensa, e talvez não soubesse de onde eu estaria tirando tais informações ( embora, algumas delas não tenham vindo da imprensa ), coloco algumas das notícias veiculadas na grande imprensa, em cima de entrevistas de autoridades governamentais e de averiguações dos jornalistas. vamos lá:

A) No dia 06 de junho, o Jornal Folha de São Paulo noticiou a maneira que o governo federal encontrou para burlar a lei sem modificá-la:  Criou mecanismos de acolhimento a mulher que deseja fazer o aborto e a orientará como USAR OS ABORTIVOS QUÍMICOS, GARANTINDO O ATENDIMENTO HOSPITALAR E CRIANDO CENTROS DE ACONSELHAMENTO.

B)  No mesmo dia e no mesmo jornal, a ministra para políticas para as mulheres, Eleonora Menicucci ( que não só assumiu defendendo a legalização da prática como confessou que já havia feito dois abortos e treinado a prática em curso no exterior ), disse em entrevista: "Somente é crime praticar o próprio aborto mas o GOVERNO ENTENDE QUE NÃO É CRIME ORIENTAR SOBRE COMO PRATICAR O ABORTO", ou seja, uma falácia, uma clara atitude de engodo. Que exemplo aos cidadãos para que desrespeitem as leis, não ?

c) No dia 07 de junho, no dia seguinte, portanto, a mesma Folha de São Paulo noticiou a confecção, por parte do ministério da saúde, de uma cartilha para a realização do aborto seguro ( e ainda não é crime no país? Isso é um novo incentivo para que os brasileiros violem as leis pois o governo o faz);

d) Por fim, o jornal Correio Braziliense do dia 09 de junho, noticiou que o ministério da saúde ESTUDA LIBERAR PARA O PÚBLICO A VENDA DE DROGAS ABORTIVAS, só utilizadas em práticas hospitalares.

Bem, desde a primeira matéria jornalística que aqui postei, verificamos o incentivo ao desregramento perante a lei. Incentivo à delinquencia. Sem falar na farsa adotada na campanha eleitoral, inclusive assinanado documento e tal. Muitos acreditaram naquilo. Eu não. Disse que seria mais enfático e serei: Não teve meu voto. Não o terá jamais. Fere todos os princípios que acredito. Sei que parece nada ser, o meu pobre voto, tanto que ela venceu, inclusive com o apoio de espiritas e outros religiosos. Posso, no entanto, dormir tranquilo. Fiz a minha parte e procurei alertar, com imenso respeito, amigos e correligionários. Já narrei aqui a conversa com um querido amigo espirita, candidato na coligação do partido vencedor. E disse-lhe que seria complicado para ele, mais adiante, proferir palestras em defesa da vida, contra a legalização do aborto. Ele, o aborto,  aprovado ( e continuo com esperança de que isso não ocorra - continuo um tanto ingênuo ), espero que pelo menos sirva para uma maior reflexão de cada um de nós sobre coerencia , recordando que não se pode servir a dois senhores...!

TÔ LIGADO - MEDIUNIDADE E ESTUDO

Nosso jovem Matteus solicita uma abordagem à sua idagação aqui postada na área de comentários: é correto alguem com muito pouco tempo de estudo quanto à mediunidade fazer parte dessas reuniões e qual a consequencia disso ? Olha, Matteus, a recomendação é de que não devemos penetrar nessa área, a mediunidade, sem procurar o conhecimento à respeito da matéria. A mediunidade tem suas complexidades e a colocação do codificador, Allan Kardec, em o Livro dos Médiuns, num capítulo referente aos "perigos e escolhos da mediunidade, deixa isso patente. Há, sim, perigo em exercer a faculdade mediúnica sem conhecimento de suas nuances, sua realidade fluídica, seus trâmites, suas leis. O participante que assim procede fica suscetível a muitos problemas, desde fascinação até outros fatores mais complexos ainda. Esta é a consequencia. Isto está lá, na codificação. É preciso não ter pressa. Ir com equilíbrio, adquirindo segurança através do conhecimento.