Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ATIVIDADES DOS ESPIRITOS

Quando comecei estudando a doutrina espirita, um dos temas que me causava extrema curiosidade, era sobre o que faziam os mortos na realidade espiritual. Com meus doze anos, deixava a imaginação trabalhar quando caía em minha mãos alguma obra que tratasse da questão. Ficava ávido por informações à respeito. A serie Nosso Lar, de Andre Luis, abriu um universo de enormes proporções e fascínio ao meu coração assim como o livro " A Vida Alem do Véu", de Dalle Owem. Os textos filosóficos da doutrina eram poderosos e atendiam minha sede de saber, de ter respostas que se adequassem com a sapiencia divina, porem, qando adentrava-me na vida no mundo dos espíritos, o encantamento e a empolgação era de alta magnitude.

Creio que em milhões de pessoas ocorre o mesmo. Não é por acaso que os livros de André Luis fazem tanto sucesso.  As religiões, embora respeitáveis, não conseguem abordar o tema pelo simples fato de não possuirem a devida clareza a respeito. Coerentemente, o espiritismo, ao demonstrar que continuamos os mesmos após a morte, enfatiza que a alma não permanece paralizada, inerte, sem atividade, no mundo dos espiritos. E mais:elas se reunem tal qual na Terra, por afinidades e com a estrutura social bem semelhante ao que temos no planeta. Casas, bairros, povoados, cidades, se desdobram nas dimensoes invisíveis ao olhos da carne.

Todo o saber adquirido pela alma tera´utilidade e são infinitas as atividades que podem ser exercitadas pelos seres. Das mais simples e bem semelhantes ao que temos no mundo, até as atividades mais complexas e transcendentes que, por agora, não podemos cogitar de suas especificidades. Naturalmente que essas atividades se desdobram sempre relacionadas com a elevação da esfera espiritual em que se vive. Natural que, quanto mais proxima da Terra for a cidade espiritual, mais semelhante sua vida com o que conhecemos por aqui.

O importante é saber que não se fica inativo, a não ser que se queira e aí, estaciona-se e retarda-se a própria evolução, até que a Lei impulsionará o espírito para a marcha com os recusrsos infinitos e poderosos de que dispõe. A Lei do Progresso é, conforme verificamos no Livro dos Espíritos, inexorável.

Há muito o que fazer no aprendizado do bem na realidade espiritual. A noção de "descanso"apo´s a morte, é maior das ilusões. E seria o maior fator de tédio e infelicidade em nossa pátria de origem - - a realidade espiritual.

4 comentários:

  1. Prezado amigo e irmão do Ideal Espírita. Bom dia! Primeiro meus parabéns pela linda e excelente postagem. Venho por aqui para informa-lo que a muito venho divulgando seu blog pelo meu. Sei que tomei essa ousadia sem nem lhe consulta, adoro assistir suas palestras quando você nos presenteia vindo a Maceió-Alagoas. Bom Natal e feliz Ano Novo!
    Antônio Ramos.
    Meu blog.: http://www.antonioramosalves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. "Quando tudo lhe (nos) faltar...
    Quando tudo lhe (nos)faltar, quando, lhe faltar as forças, lhe faltar raciocínio, lhe faltar projeto, lhe faltar amizade, lhe faltar ânimo, lhe faltar saúde, lhe faltar discernimento.
    "Quando tudo lhe (nos)faltar!"
    "Você terá o que mais você necessita, a presença do grande e profundo amigo: JESUS."

    Ao amigo Frederico e todos do blog, desejo um Feliz Natal e um 2013 repleto de boas realizações.

    ResponderExcluir
  3. Fred

    Querido amigo quanto tempo e quanta saudade!!!

    Ainda bem que aproxima-se o MIEP para revermos e também ouvir falar desse tema que vai nos dar mais uma vez o prazer de dividir conosco teus preciosos conhecimentos....

    Para o Natal fico com a pergunta que fizeste ano passado: Onde Jesus passaria a noite de Natal?

    Gostaria que as pessoas deixassem o brilho das luzes que enfeitam as ruas brilhar verdadeiramente dentro de cada um , levando o afeto e calor humano para o irmão mais necessitado em fim...

    Estou trabalhando, passando só para dizer um oi kkkkk esse blog já faz parte de nossas vidas, mesmo sem nos conectarmos, é difícil ficar sem dar uma visitada....Também com ´problema na INTERNET, como diz nosso amigo É A VIDA...É A VIDA...É A VIDA kkkk

    Amigo querido que Jesus te ampare em todos os momentos de tua vida
    Maria Santíssima te aconchegue nos braços de Mãe que É, dizendo: Filho continuas tua jornada que estou e sempre estarei segurando tuas mãos te fortalecendo para cumprir o que o teu Pai e meu filho te enviou. Nos momentos mais difíceis te darei o Balsamo do amor e a Paz que precisas Sou tua Mãe e intercederei por Te , meu filho amado.

    É assim que te desejo um Feliz Natal rogando a Maria por te como faço sempre em minhas orações, certa da proteção Divina do Amor e amparo para seguir tua caminhada.

    Que a Luz Divina ilumine a você e toda sua Família sempre..

    Abraço Carinhoso.

    Campina Grande Pb .

    ResponderExcluir
  4. Fred

    Como sempre o chamo de amigo, pois é assim que o vejo como um bom e querido amigo.

    Hoje usarei esse tempinho para agradecer a Jesus por mais um ano que desfrutamos da oportunidade de conviver nessa encarnação contigo, por todo teu trabalho junto aos nossos irmãos levando o alimento físico e espiritual,na divulgação do Evangelho de Amor e a prática do bem.

    Jesus querido, pai justo e bom ., Quero te dizer Obrigado....Obrigado... mil vezes obrigado, por permitir que nosso irmão Fred trilhe o caminho que lhes foi traçado , pelas horas Pai que não deixasses desistir ...devolvendo-lhe a força e coragem , plantando nesse coração a esperança e a Fé que cresce cada dia....Enxugando-lhe as lágrimas que venham a cair... tornando-o mais humilde e amável com o próximo . Atendendo-o quando a te recorre nas suas angustias e aflições. Conheces o coração do teu filho e nosso irmão...Sabes dos conflitos íntimos e nessas horas falas: Filho não temas , o medo não faz parte de tua vida , pois quem ama o próximo como tu, jamais fraquejara, É por isso Pai que te agradeço por envolve-lo com o teu Manto de Amor e Luz.
    Como eterna pedinte que sou peço O! Pai! fortaleça a saúde para que continue sendo o mensageiro do teu evangelho.

    Abraço Fraterno !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir