Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 4 de outubro de 2014

HARMONIA INTERIOR

"O que está fora, está dentro; o que está em cima, está embaixo". Essa assertiva estudada pelos que se dedicam aos estudos da iniciação espiritual em doutrinas esotéricas, expressa um caminho para entendermos um pouco mais a questão da harmonia interior citada no post abaixo. Toda a harmonia que os cientistas estão descobrindo no universo, pela assertiva acima, também, naturalmente, estaria na nossa natureza pessoal. É semelhante a uma força que dormita, em estado de gérmem, na criatura. O reino da Luz, com todo o significado de equilíbrio, harmonia, beleza, poder e felicidade, encontra-se dentro da alma.

Acessar essas potências de grandeza inimaginável é adquirir essa harmonia interna. E o caminho para tal é a adequação dos nossos pensamentos, emoções e sentimentos, concretizando-se em atitudes nobres, aos valores soberanos deste reino. Isso implica em tomada de consciência pelas vias do estudo, meditação e atitudes. Renovação pelas vias da reforma moral preconizada por todas as escolas espirituais da  humanidade. Ou seja, moldar em nós a sintonia para com as Grandes Leis que regem o universo moral.

Internalizar o que se aprende nos diversos segmentos espirituais é o caminho. Deixar a simples crença exterior, que apenas ilude o que pensa "crer", e aprofundar as convicções, determinando-se a revolver o mundo interno para verificar o quanto estamos próximos ou distantes dos fundamentos elevados da vida. Para a população não devidamente preparada para os grandes vôos da alma por dentro de si mesmas, Jesus fez breve referência sobre o reino Sublime que encontra-se na realidade interna de cada espírito.

Por não estarmos habituados a aquietar a mente, educando pensamentos e instituindo o amor nas bases do que sentimos, continuamos imediatistas e envoltos no materialismo, até mesmo na forma de crer. desperdiçamos a conquista das potencias da alma por não conhecermos o que somos e quem somos. Pensamos que somos , apenas, o complexo de órgãos físicos, sob o comando dos hormônios e do cérebro, ao contrário da mente, verdadeiro comandante das engrenagens cerebrais e de toda a vida.

Espiritualizar-se  não é apenas o bem que podemos fazer aos outros. Isso é natural em quem busca transcender; muitos fazem o bem mas permanecem presas ao imediatismo e ao materialismo, por mais paradoxal que pareça, assim como existem os que buscam a meditação e ficam à distância da fraternidade, o que nos parece, também, contraditório. Além do bem a ser feito,  refinar aspirações, sentimentos e emoções, asserenando a alma e desenvolvendo a fé ativa, resultante da compreensão mais ampla de como podemos assumir as rédeas da própria vida. E, dessa forma, melhorando, substancialmente, nossa maneira de nos relacionarmos com ao próximo.

Quanto mais vida interiorizada, maior profundidade na consciência. Quanto mais auto conhecimento, maior a probabilidade de mais amor à própria VIDA. Quanto mais amor em tudo e para com todos, mais harmonia interior pois a consciência, onde está inscrita a Lei de Deus, gera a leveza e a aprovação para com a maneira como se vive.

Um comentário:

  1. Diante desta riqueza de informações que você nos apresentou através deste belíssimo texto, pude concluir que o autoconhecimento vai nos proporcionar um referencial sobre nós mesmos, e a partir deste referencial, ficará mais fácil administrar e educar nossos pensamentos, e que aumentando nossa confiança em Deus, conseguimos aquietar nossa mente.
    É vivendo e aprendendo, ou melhor, é vivendo, estudando, analisando, tropeçando e finalmente aprendendo! rsrsrsrs
    Mais uma vez obrigada, por nos ajudar a esclarecer nossas mentes.

    ResponderExcluir