Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 15 de março de 2012

SOMOS TODOS MÉDIUNS

Para que o blog não fique monotemático ( e nem preciso explicar porque ) abro abordagem para este que é um dos temas dos mais fascinantes e complexos do espiritismo : a mediunidade. E sempre nos defrontamos com pessoas que indagam se todos os seres humanos possuem a faculdade medíunica. Quando em o Livro dos Espiritos estes respondem ao codificador a uma das suas fantásticas e sóbrias indagações no quer tange à possibilidade do espirito se comunicar com outro em estado de vigília( verifica-se, então, que se refere a indagação sobre estarem eles reencarnados , os mentores dizem que o espirito não se encontra encerrado no corpo como se estivessem numa caixa mas que se irradiam em volta. Isto cria uma atmosfera fluídica e esta atmosfera irradiante, produz a permuta de comunicação. Em outra passagem da mesma obra, Allan Kardec indaga se os espiritos interferem em nossas vidas e estes respondem ao apóstolo de Lyon que sim, muito mais do que imaginamos...

Claro que estamos nos referindo à mediunidade generalizada, demonstrando que influenciar e ser influenciado por espiritos encarnados ou não, faz\ parte da nossa natureza. Agora, a aplicação corriqueira do termo médiun se aplica àqueles que apresentam ostensividade efetiva , cujos fenômenos se repetem através da sensibilidade apresentada pela pessoa. São os que trazem a mediunidade como compromisso específico de atividade, seja em missão ( número reduzido )no sentido de elevação espiritual, seja a mediunidade como oportunidade de refazimento do passado equivocado ( a grande maioria dos médiuns ) utilizando-a na promoção do Bem, consolando e servindo ao próximo.

A comunicação é mecanismo do universo e pelas correntes mentais sofremos inspirações dessa realidade invisível aos olhos da carne. Estamos, então, em permanente condição de contato ainda que subjetivo, sutil, não ostensivo, portanto, não aparente mas, nem porisso, inexistente. Nesse sentido, todos somos médiuns pois os elementos que propiciam tal comunicação - pensamento e irradiação fluídica -se encontram na natureza de todos os seres humanos.

2 comentários:

  1. Olá Frederico,

    aproveitando o ensejo da sua postagem trago o link de um texto que escrevi para o meu blog e que foi publicado na Revista Internacional de Espiritismo e que creio ser interessante compartilhar com todos que gostam deste assunto: http://analisesespiritas.blogspot.com.br/2011/05/faculdade-mediunica-geral-e-especifica.html

    Boa leitura e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. ola Fred,

    Como o senhor disse que não quer deixar o blog monotemático, tenho uma duvida que foge um pouco dos temas que vem sendo abordado. Não sei se ja foi falado antes, mas é porque as respostas que chegam pra mim eu nunca entendo bem. Bom, imagine a seguinte situação. Uma pessoa que ja venha programada para desencarnar em determinada situação, para resgatar algo de vidas passadas, por exemplo de um tiro. Mas para que ela desencarne desse jeito é necessário que alguém dispare a arma.Como a espiritualidade faz então para "escolher" (não é bem essa a palavra, mas foi a mais próxima que eu achei)quem vai disparar o tiro? Porque ao mesmo tempo que a pessoa adquire um debito, cumpre com o que já estava programado para quem ia desencarnar. Não sei se o senhor entendeu bem, mas se for possivel que o senhor me explicasse agradeceria muito.
    PS: Acho que não vou perder a mania de chamar de senhor, desculpe, kkkk.

    Beijo Grande

    Isabelle Azevedo

    ResponderExcluir